segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Médicos europeus debatem novas tendências para a Medicina Interna

Resultado de imagem para 18º Congresso Europeu de Medicina Interna
O 18º Congresso Europeu de Medicina Interna vai realizar-se de 29 a 31 de agosto de 2019, no Centro de Congressos de Lisboa, sob a égide da European Federation of Internal Medicine. Esta iniciativa tem Luís Campos, internista e membro da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, como presidente da comissão organizadora.
Segundo o internista, “este congresso representa, por um lado, o reconhecimento da Medicina Interna portuguesa como uma referência no contexto médico europeu, e, por outro, a possibilidade de tornar Lisboa um porto de confluência dos internistas de todos os continentes e um espaço de convergência da diversidade da Medicina Interna”.
Sobre o tema central desta edição, que se vai focar na inovação nos cuidados de saúde e novas oportunidades para a Medicina Interna, Luís Campos refere que “a escolha desta temática se deve ao facto da evolução demográfica, da tendência para a super especialização e do aumento dos custos no setor da saúde, no seu conjunto, estarem a fomentar a necessidade de encontrar um especialista com as caraterísticas de um internista, que consegue olhar para a pessoa de uma perspetiva holística e cuidar dos doentes crónicos no seu amplo espectro de complexidade e gravidade”.
Para além deste, serão abordados temas como a criação de departamentos de Medicina, a cogestão de doentes cirúrgicos, a hospitalização domiciliária, a medicina ambulatória e a integração de cuidados, entre outros.

Museu do Vidro expõe “Pop & Tutti Frutti”



O Museu do Vidro, na Marinha Grande, tem patente a exposição “Pop & Tutti Frutti: O Vidro Em Portugal Nos Anos 60 & 70 - Coleção Pedro Moura Carvalho”, até ao dia 3 de novembro.

“Pop & Tutti Frutti” apresenta um surpreendente conjunto de cerca de 120 peças de vidro português de um período pouco divulgado e estudado. Através desta seleção e do catálogo que a acompanha pretende dar-se a conhecer não só o trabalho desenvolvido por artistas e designers, maioritariamente nacionais, nas fábricas de vidro da Marinha Grande, mas também vidro de autor produzido em Portugal.

As peças em exposição distinguem-se pela contemporaneidade e organicidade das formas, texturas e pela ousadia das cores; são inspiradas na Arte Pop e na Space Age que se vivia então, enquadrando-se perfeitamente nas revoluções de costumes em tons tutti frutti que transformaram o Ocidente.

Nesta mostra, podem ser apreciadas peças desenhadas por Alice Jorge, Ascenso Belmonte, Carmo Valente, Eduardo Marinho, Gerald Gullota, Hansi Staël, Jorge Vieira, Margarida de Ávila e Maria Helena Matos, produzidas nas fábricas marinhenses A Central - J. Ferreira Custódio, Crisal, Fábrica-Escola Irmãos Stephens e Ivima.

O colecionador Pedro Moura Carvalho é mestre e doutor pela School of Oriental and African Studies, Universidade de Londres, e Aga Khan Fellow da Universidade de Harvard. Foi diretor-adjunto do Asian Art Museum de San Francisco e do Asian Civilisations Museum em Singapura. 

Lecionou na Universidade Católica Portuguesa e comissariou exposições em Lisboa, Londres, Seul, Boston, Singapura e San Francisco. Entre os seus livros contam- se Mir t al-quds (Mirror of Holiness): A Life of Christ for Emperor Akbar (Leiden/ Boston, 2012); Gems and Jewels of Mughal India (Londres, 2010); Luxury for Export. Artistic Exchange Between India and Portugal around 1600 (Pittsburgh, 2008) e A Ciência & o Maravilhoso na Goa Quinhentista (Parma, 2018). Foi editor e autor principal de O Mundo da Laca; 2000 Anos de História (Lisboa, 2001) e editor de Collected Letters: An Installation by Liu Jianhua (San Francisco, 2016).

Está presentemente a ultimar como coautor A Rival to China. Later Islamic Pottery (Londres, 2018), e a preparar um catálogo sobre cerâmica portuguesa do século XX. 

A exposição fica patente até 3 de novembro, podendo ser visitada de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Ateliês infantis em São Pedro de Moel



A Câmara Municipal da Marinha Grande realiza ateliês infantis de fotografia da natureza, de 12 a 16 de agosto, no Posto de Turismo de São Pedro de Moel, com o objetivo de ocupar as crianças nas férias de verão e fomentar o contacto com as artes e a natureza.
A iniciativa decorre no âmbito na candidatura da CIMRL Leiria Rede Cultural e é de participação gratuita, apesar de sujeita a inscrição prévia através do número de telemóvel 916 211 448 ou email: inscricoes.abcnatur@gmail.com.

A programação dos ateliês é a seguinte:

12 de agosto . 14h30 – 17h30
FOTOGRAF'ARTE
Formadora: Rute Violante
Neste ateliê as crianças terão a oportunidade de explorar e identificar emoções; desenvolver a auto-estima através da apreciação do seu próprio olhar; admirar e celebrar a mãe natureza e interagir com outras crianças de forma saudável através da fotografia.    
Obs.: limite de 15 participantes | Cada criança terá de trazer máquina fotográfica digital
Público-alvo: 8 aos 12 anos
 
13 de agosto . 14h30 – 17h30
CAÇA AO TESOURO
Formadora: Maria Kowalski
Este ateliê é uma caça a um tesouro (bem escondido na Natureza), cujas pistas são fotografias de vários locais que, como um mapa, levarão à descoberta desse tesouro.    
Obs.: limite de 16 participantes em grupos de 8 participantes | 1h30 por grupo | cada criança terá de trazer máquina fotográfica digital
Público-alvo: 6 aos 12 anos

14 de agosto . 14h30 – 17h30
CÂMARA OBSCURA
Formadora: Maria Kowalski
Neste ateliê pretende-se que cada criança construa a sua câmara obscura portátil, a partir de cartão, a decore e pinte. Depois irão com ela observar a Natureza e desenhar o que vêem. O resultado serão "fotografias" de desenho, feito com o enquadramento da câmara criada.    
Obs.: limite de 15 participantes
Público-alvo: 6 aos 12 anos

15 de agosto . 14h30 – 17h30
PHOTOVOICE 
“FALAR A NATUREZA!” - COMUNICAR ATRAVÉS DA FOTOGRAFIA
Formadora: Rosalinda Chaves
Neste ateliê, pretende-se estimular o entendimento da fotografia como forma de comunicação. Usando a Natureza e a ligação da pessoa àquilo que nos rodeia, as crianças irão fotografar ao ar livre, comunicando esta mesma ligação através do que fotografam!    
Obs.: limite de 15 participantes |  Cada criança terá de trazer máquina fotográfica digital.
Público-alvo: 8 aos 12 anos
    
16 de agosto . 14h30 – 17h30
PAISAGEM EM TONS DE AZUL
Formador: António Palmeira 
Neste ateliê vamos criar paisagens a partir da CIANOTIPIA que foi um dos primeiros processos de impressão fotográfica. Nesta oficina os participantes vão poder aprender esta técnica de impressão criando paisagens em tons de azul com recurso a elementos da natureza.
Obs.: Limite de 15 participantes 
Público-alvo: 8 aos 12 anos.


Regulamento geral de taxas e preços do Município aprovado em Assembleia Municipal

O projeto de regulamento geral de taxas e preços do Município e o projeto de alteração do serviço de abastecimento público de água foram aprovados pela maioria com quatro abstenções na sessão de Assembleia Municipal extraordinária realizada no dia 26 de julho. 

“Com estas alterações queremos dotar de maior racionalidade e transparência os tributos municipais e obter o reconhecimento por parte dos munícipes de que o valor pago corresponde aos custos suportados pelo município com a prestação do serviço que determina a cobrança da taxa”, explica João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova. 

O objetivo destas alterações propostas pelo executivo foi atualizar as tabelas de taxas e outras receitas municipais à realidade atual, cumprindo o estipulado na legislação. Através deste projeto foram previstas isenções, reduções ou situações especiais de incidência e aplicação de taxas em conjugação com os restantes regulamentos em vigor. 

O projeto de alteração ao regulamento do serviço de abastecimento público de água e de saneamento de aguas residuais urbanas veio fazer face às recomendações da ERSAR, ou seja, alterar os escalões dos tarifários, por exemplo, o tarifário do serviço de abastecimento público de agua e de saneamento de águas residuais urbanas atualmente em vigor não tem em consideração a dimensão da família, penalizando fortemente os consumos mais elevados por habitação. O principal objetivo será maior equidade na cobrança. 

Na mesma sessão também foram aprovados os procedimentos concursais de cargos de direção intermédia e a autorização do compromisso plurianual do projeto de requalificação da praia fluvial da Aldeia Ruiva e Parque de Campismo, cujas obras arrancam no final da época balnear.


Campo Arqueológico de Proença-a-Nova dá continuidade às investigações no território


As escavações arqueológicas do VIII Campo Arqueológico de Proença-a-Nova – CAPN 2019, arrancam a 5 de agosto, prolongando-se até ao próximo dia e 30. A campanha de verão 2019 contempla um trabalho de continuidade em dois sítios arqueológicos: a sepultura megalítica do Cabeço da Anta (7ª campanha anual) e o povoado fortificado do Castelo Chão do Trigo (3ª campanha anual). No primeiro local, as investigações decorrerão entre 5 e 24 de agosto e estão focadas fundamentalmente na câmara funerária, tendo em vista concluir os trabalhos desta subestrutura e qualificá-la para receber visitas, sem prejuízo da continuação dos trabalhos noutros setores. No segundo local, as investigações prosseguem entre 12 e 30 de agosto. A exemplo de anos anteriores, o programa do CAPN inclui ainda uma prospeção arqueológica (12 a 16 de agosto) em outros pontos do concelho e uma visita de estudo ao território. 

Desde 2011 que o Município de Proença-a-Nova organiza o Campo Arquelógico, em parceria com a Associação de Estudo Alto Tejo, com a dupla finalidade de, por um lado, aprofundar o conhecimento sobre os monumentos de diversas epocas existentes no concelho e, por outro propocionar a oportunidade de formação a estudantes provenientes de vários pontos do país e do mundo. “É um intercâmbio que tem dado bons frutos, pois avançámos significativamente na informação que dispomos sobre os monumentos megalíticos ou os fortes e baterias só para nomear dois dos temas que mais tem sido estudados ate ao momento”, revela João Lobo, presidente da Câmara Municipal. Além disso, acrescenta, “o campo arqueológico permite-nos enriquecer o nosso roteiro turístico: neste momento já possível visitar a Anta do Cão do Ribeiro e o Forte das Batarias, depois de terem sido intervencionados para receber visitas com a realização de infraestruturas e material informativo. Em breve teremos outros pontos que estão a ser estudados, sendo que o espolio encontrado será disponibilizado na futura Casa da Memória e das Artes que irá nascer no Largo da Devesa em Proença-a-Nova”. 

A 16 e 23 serão realizadas duas conferências, na Casa das Associações, a partir das 17h00: a primeira com o tema “Monumentos megalíticos: recuperar e valorizar, para que?”, com Pedro Manuel Sobral de Carvalho, mestre em arqueologia; a segunda abordará “As dinâmicas de implantação romana no vale do tejo”, e contará com a presença de João Pimenta, mestre em arqueologia e técnico superior na Câmara Municipal de Vila Franca de Xira. 

No dia 28 de setembro terá lugar o Colóquio “Vias antigas da Beira Baixa”, no Edifício Forte e Baterias de Sobreira Formosa, integrado no Festival do Plangaio e Maranho, que terminará com a recriação histórica “Na defesa da pátria contra os invasores”, pelo Grupo de Teatro Vaátão, inserida no Rota das Visitas Guiadas e Encenadas do projeto Beira Baixa Cultural. 

Recorde-se que o município tem também quatro vagas para estudantes maiores de 16 anos interessados em participar no CAPN 2019, uma oportunidade de ter contacto com a realidade do trabalho de campo, participando, com alunos universitários, professores e especialistas, nas escavações, colóquios e visitas, enriquecendo os seus conhecimentos e/ou preparando o seu futuro caso tenham interesse em seguir a área em questão. Para os interessados em visitar o campo durante o mês de agosto deverão contactar a Câmara Municipal através do telefone 274 670 000 ou a Associação de Estudos Alto do Tejo através do e-mail altotejo@gmail.com

Mais informações em: http://archaeologicalfieldcamps-portugal.pt/index.html ou no site do Município de Proença-a-Nova.

FLÁVIO TORRES & OS CANALHAS AQUECEM VERÃO NO CENTRO HISTÓRICO DA COVILHÃ


Flávio Torres & Os Canalhas são o grande destaque da próxima noite de “Verão no Centro Histórico” da Covilhã. No dia 10 de agosto, sábado, pelas 21h30, a Rua dos Bombeiros Voluntários (junto ao Arquivo Municipal) acolhe a segunda noite desta iniciativa cultural organizada pela Câmara Municipal da Covilhã em parceria com o projeto de divulgação musical Sound&Vision, com o patrocínio da ADC – Águas da Covilhã. 

A noite começa com uma visita guiada encenada por Joana Poejo, atriz que já conquistou os covilhanenses pelo seu talento e simpatia. A visita vai contar com a participação muito especial do Rancho Folclórico da Boidobra. Depois, os responsáveis pelo Festival WOOL farão uma apresentação da peça de arte urbana na parede do edifício do Arquivo Municipal. 

Flávio Torres é um músico, cantautor e produtor com uma forte identidade musical nas áreas do folk, blues e do rock. Participou em diversos projetos e editou em 2012 o seu primeiro disco a solo, "Canções de Bolso". "Canalha” foi o seu último trabalho editado (2014). 

Os temas das canções de Flávio Torres passam pelos problemas sociais da atualidade e por temas clássicos como o amor, a solidão ou o desespero. Sempre com um cunho interventivo e vontade de entender melhor o mundo que nos rodeia. Está prestes a editar um muito aguardado novo álbum, do qual já se conhece o 1º single: “Na Mesma Mão”. 

Flávio Torres regressa à sua Covilhã acompanhado pelos seus fiéis “Canalhas” em mais uma grande noite de “Verão no Centro Histórico”! 

Esta iniciativa ocorre todos os sábados, às 21h30, sempre em locais emblemáticos do “coração” da cidade, até ao dia 14 de setembro.


Nota de Imprensa – SINDICATO NACIONAL DOS REGISTOS

GREVE NOS DIAS 29 DE JULHO; 5, 16 E 26 DE AGOSTO;

2, 9, 16, 23 E 30 DE SETEMBRO DE 2019


MINISTRA DA JUSTIÇA INCUMPRE NO RESPEITO PELA LEI

Decorrida uma semana após o primeiro dia de greve, o Ministério da Justiça não promove o diálogo, prefere a manutenção da greve em detrimento do serviço público a prestar aos cidadãos e às empresas.

A Sr.ª Ministra da Justiça ao longo de quatro anos nunca reuniu com esta estrutura sindical, fê-lo sempre por intermédio da Sr.ª Secretária de Estado Dr.ª Anabela Pedroso. Esta atitude demostra o desprezo e a arrogância que a Sr.ª Ministra tratou os legais representantes dos trabalhadores dos registos e notariado.

A Sr.ª Ministra atendeu às reivindicações dos senhores magistrados, concedendo-lhes remunerações superiores à do primeiro-ministro, por razões meramente subjetivas ou de conveniência politica e não de mérito.

Por outro lado a Sr.ª Ministra apresenta o diploma do novo sistema remuneratório dos Conservadores e Oficiais de Registo à aprovação do Conselho de Ministros, sem antes promover a correção das remunerações mal calculadas, sem antes promover a devida atualização indiciária desde 2000, embora admita que 600 funcionários dos cerca de 5000, já estão atualizados e ressarcidos dos retroactivos.

Porém já fez diligências de provisão de cerca de 3 milhões e 500 mil euros para a atualização dos índices dos trabalhadores em falta, para o ano de 2020 (e os retroactivos desde 2000???); sem antes promover os escriturários superiores discriminados na ascensão à extinta categoria de escriturário superior, embora preencham todos os requisitos vertidos na Lei; sem antes promover uma séria negociação, respeitando os compromissos assumidos, preferindo iniciar e ultimar o percurso legislativo do diploma do novo sistema remuneratório nas costas dos sindicatos.

A Sr.ª Ministra quer fazer publicar um sistema remuneratório, assimétrico, discriminatório, injusto e inconstitucional, porque este não respeita a Constituição da República Portuguesa e os princípios nela consagrados de “trabalho igual, salário igual”, tudo sem fazer uma única conta de impacto orçamental ou de ressarcimento de retroactivos vencidos e devidos por lei como a própria assume.

Nesta senda, o SNR – Sindicato Nacional dos Registos realizará a greve já marcada, podendo vir agendar mais greves, manifestações e concentrações, em protesto desta política de incumprimento da lei, de ilegalidades no ressarcimento de rendimentos do trabalho vencidos, liderada pela Sr.ª Ministra da Justiça com total complacência do governo e de quem o sustenta.

Saudações Sindicais,
A Direção
SNR - Sindicato Nacional Dos Registos
Organização Sindical filiada na UGT

COMUNICADO DA PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DA MARINHA GRANDE - PISCINAS DE SÃO PEDRO DE MOEL E AREIA DA PRAIA



Na sequência do esforço que temos feito ao longo de 2018 e 2019 em múltiplas reuniões com o anterior secretário de estado do Ambiente, com a Comissão Parlamentar do Ambiente, com a Secretária de Estado do Ordenamento do Território, Agência Portuguesa do Ambiente (APA), proprietários das Piscinas de São Pedro de Moel e, em Maio deste ano, com o novo Secretário de Estado do Ambiente, convidei a APA para, mais uma vez, numa visita ao nosso concelho, ver in loco os problemas que enfrentamos na Marinha Grande.
Um dos assuntos mais prementes são as Piscinas de São Pedro de Moel, pelo que entendi convidar a estarem presentes os proprietários das mesmas, numa reunião que decorreu esta quinta-feira, no Auditório da Resinagem, na Marinha Grande, com o objetivo de chegar a um consenso final sobre a reconstrução das piscinas.
No decorrer dos contactos estabelecidos, temos pedido à APA para englobar todo o território das praias da Marinha Grande sob a jurisdição de uma única Administração Regional Hidrográfica (ARH), ao invés do que até agora acontecia, em que a jusrisdição cabia numa parte das praias à ARH Tejo e no restante à ARH Centro. Recentemente a APA atendeu às nossas pretensões e atualmente todo o território das praias do nosso concelho está sob jurisdição da ARH do Centro.
Na passada quinta-feira, na reunião com os proprietários das Piscinas, o Grupo Oliveiras, e com a APA conseguimos criar um compromisso entre todos por forma a chegar-se a uma solução arquitetónica que permita resolver este impasse, estudando um novo projeto acompanhado pela ARH Centro e técnicos da Câmara Municipal, que possa ser uma solução definitiva que viabilize a recuperação das Piscinas de São Pedro de Moel, tão importantes para este local, para o nosso concelho e para a nossa região.
Ainda relativamente à falta de areia em São Pedro de Moel, estamos também a tentar encontrar uma solução mais rápida do que aquilo que foi projetado pelo Governo, a

introdução das areias no mar da Figueira da Foz (com o objetivo de que as marés tragam as areias para sul, abrangendo as nossas praias).

Continuarei empenhada, como desde o primeiro momento, na resolução destas situações, em nome do superior interesse do nosso concelho.

A Presidente da Câmara
Cidália Ferreira

Religião | Revolução tribalista


A propósito do documento preparatório para o Sínodo da Amazônia (“Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”), reproduzimos um trecho da Parte III do livro “Revolução e Contra-Revolução”, de Plinio Corrêa de Oliveira.

O caminho rumo a um estado de coisas tribal tem de passar pela extinção dos velhos padrões de reflexão, volição e sensibilidade individuais, gradualmente substituídos por modos de pensamento, deliberação e sensibilidade cada vez mais coletivos. Portanto, é neste campo que principalmente a transformação se deve dar. De que forma?
Nas tribos, a coesão entre os membros é assegurada sobretudo por um comum pensar e sentir, do qual decorrem hábitos comuns e um comum querer. Nelas, a razão individual fica circunscrita a quase nada, isto é, aos primeiros e mais elementares movimentos que seu estado atrofiado lhe consente. “Pensamento selvagem”,* pensamento que não pensa e se volta apenas para o concreto. Tal é o preço da fusão coletivista tribal. Ao pajé incumbe manter, num plano místico, esta vida psíquica coletiva, por meio de cultos totêmicos carregados de “mensagens” confusas, mas “ricas” dos fogos fátuos ou até mesmo das fulgurações provenientes dos misteriosos mundos da transpsicologia ou da parapsicologia. É pela aquisição dessas “riquezas” que o homem compensaria a atrofia da razão.
Da razão, sim, outrora hipertrofiada pelo livre exame, pelo cartesianismo etc., divinizada pela Revolução Francesa, utilizada até o mais exacerbado abuso em toda escola de pensamento comunista; e agora, por fim, atrofiada e feita escrava a serviço do totemismo transpsicológico e parapsicológico…
“Omnes dii gentium dæmonia” (Todos os deuses dos pagãos são demônios), diz a Escritura (Sl 95, 5). Nesta perspectiva estruturalista, em que a magia é apresentada como forma de conhecimento, até que ponto é dado ao católico divisar as fulgurações enganosas, o cântico a um tempo sinistro e atraente, emoliente e delirante, ateu e fetichisticamente crédulo com que, do fundo dos abismos em que eternamente jaz, o príncipe das trevas atrai os homens que negaram Jesus Cristo e sua Igreja?
É uma pergunta sobre a qual podem e devem discutir os teólogos. Digo os teólogos verdadeiros, ou seja, os poucos que ainda creem na existência do demônio e do inferno. Especialmente os poucos, dentre esses poucos, que têm a coragem de enfrentar os escárnios e as perseguições publicitárias, e de falar.
___________
* Cfr. Claude Lévy-Strauss, La pensée sauvage, Plon, Paris, 1969.

Ciclismo | Etapa Rainha” da Volta a Portugal - Pampilhosa da Serra impulsionou ciclistas para a Torre


Pampilhosa da Serra estreou-se, hoje, dia 4 de agosto, na Volta a Portugal, ao acolher a partida da “Etapa Rainha” da 81ª Volta a Portugal, que terminou na Covilhã (Torre), depois de 145 quilómetros de elevado nível de exigência.

A estreia de Pampilhosa da Serra, revestiu-se de um sabor ainda mais especial pelo facto de acompanhar o regresso de uma das chegadas mais míticas da principal prova de ciclismo nacional, o que já não acontecia desde 2015.

Com três metas volantes e cinco contagens de montanha – a última de categoria especial a tocar os 2.000 metros de altitude - esta foi uma etapa verdadeiramente exigente, e o primeiro grande teste à liderança do espanhol Gustavo Veloso (W52 – FC Porto), que acabaria por conseguir manter e reforçar a camisola amarela, depois de ter terminado na segunda posição, a apenas 00:01s do seu companheiro de equipa João Rodrigues.

Mas a Volta a Portugal é muito mais do que uma prova desportiva. É, também, “uma grande festa por todo o país” e uma “montra” – nacional e internacional – para os locais que a recebem, tal como assinalou Jorge Custódio, Vice-Presidente da Pampilhosa da Serra, momentos antes do arranque da 4ª etapa.

“Acho que o facto de recebermos esta prova é o prémio do esforço que temos feito de algum tempo a esta parte para colocar Pampilhosa da Serra enquanto destino de turismo de natureza e de todos os desportos ligados à natureza que daí advêm”, manifestou Jorge Custódio, vincando ainda as virtudes de toda a região: “Isto não é só para a Pampilhosa da Serra, é para todo este interior, para que as pessoas percebam que este interior tem uma potencialidade enorme para este tipo de desporto e outros mais”.
De facto, o traçado que desbravou parte do território Pampilhosense e de áreas limítrofes igualmente encantadores, exibiu o “esplendor serrano” de uma região cada vez mais valorizada pelos recursos naturais que a revestem.

À passagem da 4ª etapa da “Volta a Portugal”, Pampilhosa da Serra mostrou-se, a Portugal e ao mundo, como um local com caraterísticas singulares que potenciam a pratica de atividades lúdico-desportivas de ar livre, no geral, e dos desportos de duas e quatro rodas em particular. As paisagens arrebatadoras e o traçado peculiar das estradas e zonas envolventes permitem que se conjugue o melhore de dois mundos: desporto e natureza no seu estado puro.

No termino da etapa, Jorge Custódio, expressou ainda a vontade de o Município de integrar novamente o roteiro desta bonita festa. “Cá estaremos disponíveis para dizer que sim outra vez, eventualmente com uma chegada da Volta a Portugal”.



Algarve | Concertos da Fatacil passam para campo de futebol

Este ano, os concertos musicais da Fatacil vão decorrer num grande palco que será instalado em pleno relvado do Estádio Capitão Josino da Costa, que depois será substituído.
Dessa forma, referiu o novo presidente da Câmara de Lagoa, Luís Encarnação, na sessão de apresentação do evento, “será possível acrescentar mais 10 mil m2 à área habitual, que, no total, passa a ser de 60 mil m2”, o que vai permitir  ter mais espaço para expositores. Com este alargamento, também aumenta o número máximo de visitantes que a feira pode receber diariamente, que “passa de 20 para 25 mil”.
Outra novidade deste ano é a decisão da organização de declarar guerra aos copos de plástico, que vão ser substituídos por copos reutilizáveis.
A captação de mais público jovem é uma das estratégias essenciais de Luís Encarnação e da sua equipa, tendo a escolha dos cantores e grupos que vão atuar na Fatacil tido isso em consideração. Os mais novos vão também ter à sua disposição uma Fan Zone e uma tenda tecnológica, de forma a que possam aceder ao que consideram ser “mais fixe e mais cool”.
O autarca garantiu, ainda, o aumento do número de câmaras de vigilância, lugares de estacionamento automóvel e bilheteiras. Para entrar no recinto vai ser preciso adquirir um bilhete individual, que custam 4 euros, ou familiar, a troco de 14 euros. Há ainda a possibilidade de adquirir pulseiras que dão acesso ao certame ao longo dos dez dias de duração.
A Fatacil decorre entre os próximos dias 16 e 25 de agosto e o cartaz musical é composto pelos seguinte cantores e bandas: Xutos e Pontapés (dia 16); Calema (dia 17); Wet Bed Gang (dia 18); João Pedro Pais (dia 19); Matias Damásio (dia 20); Quim Barreiros (dia 21); Blaya (dia 22); Jorge Palma (dia 23); Mariza (dia 24) e Richie Campbell (dia 25).

Algarve | Salgados Palm Village nomeado para prémio de Melhor Family Resort Hotel

Duas unidades do grupo NAU Hotels & Resorts integram a shortlist de nomeados aos prémios Publituris Travel Awards 2019. Pelo segundo ano consecutivo o hotel NAU Palácio do Governador, em Lisboa, é candidato a Melhor Boutique Hotel, e o NAU Salgados Palm Village, no Algarve, a Melhor Family Resort Hotel.
Localizado na Herdade dos Salgados, em Albufeira, o NAU Salgados Palm Village funciona em regime de tudo incluído entre Abril e Outubro e integra na sua oferta um total de 283 unidades de alojamento familiar de diversas tipologias.
O resort conta com dez piscinas, quatro delas de utilização exclusiva dos mais novos, distribuídas por amplos jardins. A oferta do NAU Salgados Palm Village contempla ainda três restaurantes, dois bares, estacionamento subterrâneo e exterior, rede wi-fi grátis em todas as suites e um Kids Club com 230 metros quadrados.
Conta, ainda, com um mini golfe para as crianças, um ginásio ao ar livre, um campo de voleibol, três campos de ténis, um campo de futebol e um espaço relvado para o jogo da malha e petanca.
As votações online encontram-se a decorrer até dia 12 de setembro. Os premiados de cada categoria serão conhecidos a 17 de setembro, numa cerimónia a decorrer no Hipódromo Manuel Possolo, em Cascais.

Benfica de mão cheia

Encarnados venceram por 5-0
Resultado de imagem para Benfica de mão cheia
O Benfica goleou ontem o Sporting por 5-0 e conquistou pela oitava vez a Supertaça de futebol, na estreia na época 2019/20, que podia ter tido um desfecho diferente, não fosse o desperdício dos ‘leões’ no primeiro tempo.

Na quarta vez em que os rivais lisboetas se encontraram na competição, o Sporting - que terminou reduzido a 10 jogadores, devido à expulsão de Doumbia, aos 89 minutos - foi perdulário e o excesso de erros cometidos ditou um resultado esmagador, construído com golos de Rafa (40), Pizzi (60 e 75), Grimaldo (64) e Chiquinho (90).
Os dois técnicos optaram por manter grande parte dos titulares da época passada em ambos os ‘onzes’ e lançar apenas um reforço em cada lado: o internacional português Luís Neto estreou-se no Sporting, num esquema de três centrais, enquanto o avançado espanhol Raúl de Tomás fez companhia no ataque ao suíço Seferovic, o melhor marcador do campeonato em 2018/19.
As duas equipas iniciavam a época com paradigmas bastante distintos, pois, se os ‘leões’ não conseguiram vencer nenhum dos jogos de preparação, ainda que tenham alcançado um empate 2-2 diante do campeão europeu Liverpool, as ‘águias’ tornaram-se na primeira equipa portuguesa a vencer a International Champions Cup, o mais prestigiado torneio de pré-época.
Contudo, no Estádio Algarve, a primeira grande ocasião de golo aconteceu para o lado ‘leonino’, quando decorria o minuto três, num lance que, por pouco, não resultou em autogolo de Ferro.
O central Mathieu percebeu que a linha defensiva ‘encarnada’ estava demasiada adiantada e desmarcou Bruno Fernandes (iniciou o jogo no lado esquerdo do ataque), para progredir e assistir Bas Dost na área, que só não deu seguimento devido ao corte errado do central português para quase trair Vlachodimos.
Já o Benfica conseguia até ter mais bola, fez alguns remates à figura de Renan, mas mostrou dificuldade no capítulo do último passe e em ligar jogo com os dois homens mais adiantados, Seferovic e De Tomás.
Até àquele momento, a melhor oportunidade do Benfica na primeira parte surgiu aos 16 minutos, também num contra-ataque, mal definido por Seferovic, deixando-se intercetar por um decisivo Thierry Correia, que se mostrou acertado a nível defensivo.
O Sporting voltaria a estar muito perto de marcar, em dois momentos e num curto espaço de nove minutos, pelo capitão Bruno Fernandes, tendo sido só travado pelo grego Vlachodimos.
Bas Dost retribuiu o passe para o internacional português atirar ainda longe da baliza para uma grande defesa do guarda-redes grego, que voltaria a negar o golo ao médio, depois uma abertura de Thierry para Acuña servir o número ‘8’ dos ‘leões’.
Aos 40 minutos, acabou por ser o Benfica a inaugurar o marcador, por intermédio de Rafa. O extremo das ‘águias’ correspondeu da melhor forma a um cruzamento primoroso de Pizzi do lado direito, apanhando toda a defesa do Sporting desorganizada para bater Renan com um toque de pé esquerdo.
Na segunda parte, o Benfica foi tremendamente eficaz nas ocasiões de que dispôs, perante um Sporting desanimado e que deixou de conseguiu jogar.
Rafa voltou a estar em evidência com duas assistências, aos 60 e 75 minutos, primeiro ao aproveitar a atrapalhada tentativa de sair a jogar entre Coates e Mathieu e oferecer o golo a Pizzi, entregando novamente um passe decisivo ao compatriota 15 minutos depois.
Pelo meio, a falta cometida por Coates à entrada da área permitiu a Grimaldo marcar de livre direto, aos 64, e o suplente utilizado Chiquinho deu mais ênfase à noite demolidora dos ‘encarnados, segundos antes do apito final do árbitro Nuno Almeida.
Com Bancada.pt

Tem dúvidas sobre os serviços públicos? A partir de 2020 pode ligar para o 147

Resultado de imagem para Tem dúvidas sobre os serviços públicos? A partir de 2020 pode ligar para o 147
A ministra da Modernização Administrativa disse à Lusa que a partir do primeiro semestre de 2020 estará disponível o número 147 para os cidadãos tirarem dúvidas sobre serviços públicos, no âmbito do iSimplex 2019.
"Quando há um mês apresentámos o Simplex, destacámos duas grandes prioridades: uma, enfrentar os problemas que os serviços públicos têm estado a revelar em alguns setores e algumas regiões e, a segunda, procurar trabalhar nas dimensões de maior inovação, utilizando a inteligência artificial e as tecnologias emergentes", disse Mariana Vieira da Silva.
"E foi esse trabalho que começámos logo" a fazer e "ao fim de um mês já temos alguns avanços em medidas muito importantes do Simplex", prosseguiu a governante, apontando entre elas o facto de ser possível desde 26 de julho o levantamento do Cartão de Cidadão urgente no próprio dia na Loja do Cidadão do Porto.
"Uma outra medida aprovada" em Conselho de Ministros de 01 de agosto diz respeito "às plataformas de compensação", uma legislação que permite "que as empresas possam fazer acertos de contas entre elas", como também já foram dados os "primeiros passos daquela linha telefónica que estava prevista para distribuir, no fundo, por todos os serviços públicos das perguntas de cidadãos", afirmou a governante, no balanço de um mês após o anúncio do iSimplex 2019.
"Aprovámos com a Anacom [Autoridade Nacional de Comunicações] o número 147 e, portanto, no primeiro semestre de 2020 teremos a funcionar uma linha que pode responder a todas as perguntas que os cidadãos têm", acrescentou a ministra da Presidência e da Modernização Administrativa.
Ainda entre as medidas concluídas ou em vias de serem concluídas constam a plataforma do arrendamento acessível, que permite a execução do programa do arrendamento acessível e que promove a oferta alargada de habitação para arrendamento a preços acessíveis, face aos rendimentos dos agregados familiares, e o portal do cuidador informal, que disponibiliza informação integrada e guia do cuidador informal no portal ePortugal.
"Além disso, temos continuado a fazer a aposta nos Espaços do Cidadão que temos estado a fazer nesta legislatura com o objetivo fundamental de juntar à rede de serviços públicos uma rede muito disseminada no território, são mais de 500, que possa servir os cidadãos nos 20 serviços fundamentais" mais procurados, prosseguiu a governante.
"Portanto, temos estado a trabalhar nesses serviços. Foi feita já uma experiência com os Cartões de Cidadão nas áreas metropolitanas e no Algarve, zonas de maior pressão", adiantou.
"O objetivo é que os Espaços do Cidadão possam corresponder cada vez mais a esses serviços mais requisitados. Todos esses passos que temos dado permitem já ter medidas concluídas ou em fase de conclusão do Simplex um mês depois", sublinhou Mariana Vieira da Silva.
Questionada sobre o ponto de situação da Carta de Condução automática (renovação) e o balcão único do imigrante, a ministra disse que são medidas que demoram mais tempo a ser implementadas.
"As medidas relacionadas com a Carta de Condução implicam algumas alterações legislativas que ainda precisamos de saber se temos de condições de fazer durante esta legislatura, já estamos a trabalhar, mas não consigo ainda dar a certeza que elas consigam ser cumpridas", explicou.
"O balcão do imigrante é uma medida que é mais de longo prazo, implica alguma capacidade de trabalho conjunto com muitos ministérios e essas são sempre medidas que não se conseguem concretizar num só mês. De qualquer maneira o trabalho está avançado, e a nossa expectativa é conseguir cumprir o calendário dessa medida", adiantou a governante.
"Se nós formos ver, o aumento da imigração, que é uma coisa muito boa para o país, tem sido também uma fonte de pressão nos serviços públicos", sendo que este balcão é "uma resposta para que o imigrante, quando chega, não tenha mais burocracias de que um cidadão [nacional e] tenha apenas que mostrar que pode entrar, que cumpre todas as condições legais", concluiu.
Lusa

Miguel Oliveira termina GP da República Checa no 13.º lugar

Resultado de imagem para Miguel Oliveira termina GP da República Checa no 13.º lugar
O piloto português Miguel Oliveira (KTM) somou hoje mais três pontos no Mundial de MotoGP, ao terminar o GP da República Checa, 10.ª prova da temporada, no 13.º lugar.
Oliveira terminou a 19,738 segundos do vencedor, o espanhol Marc Márquez (Honda), que somou a sexta vitória da temporada, atingindo os 50 triunfos na classe rainha, depois de sábado ter igualado as 58 ‘poles’ do australiano Mick Doohan.
Com estes resultados, Miguel Oliveira passa a somar 18 pontos, subindo ao 17.º lugar do campeonato, em igualdade com o francês Johann Zarco (KTM), que foi 14.º e a apenas um ponto do 16.º, o espanhol Jorge Lorenzo, que continua ausente por lesão.
Marc Márquez aumentou a vantagem na frente do campeonato, somando 210 pontos, contra os 147 do italiano Andrea Dovizioso (Ducati), segundo classificado em Brno, numa corrida que começou com 35 minutos de atraso devido à água acumulada em parte do traçado checo.
Lusa

Incêndios: Quase 20 concelhos em risco máximo no interior norte e centro e Algarve

Resultado de imagem para Incêndios: Quase 20 concelhos em risco máximo no interior norte e centro e Algarve
Mais de uma dezena de concelhos dos distritos de Viseu, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Leiria e Faro estão hoje em risco máximo de incêndio, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Os municípios de Tabuaço (Viseu), de Abrantes, Sardoal, Mação e Ferreira do Zêzere (Santarém), de Nisa e Gavião (Portalegre), de Vila de Rei (Castelo Branco), de Alvaiázere (Leiria), e de Tavira, Castro Marim e Alcoutim (Faro) são aqueles que apresentam durante o dia de hoje maior risco de incêndio.
O IPMA colocou ainda em risco muito elevado dezenas de concelhos pertencentes aos distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda e Faro, e em risco elevado dezenas de outros do interior centro e norte do país e toda a região do Alentejo.
O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo, sendo o elevado o terceiro nível mais grave.

Continente e Madeira em risco muito elevado de exposição aos raios UV


Todo o território de Portugal continental e a região Autónoma da Madeira apresentam hoje um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Guarda Portalegre, Évora e Beja são os distritos com índices mais elevados (10), o nível mais grave antes do limite máximo (11), considerado de "risco extremo".
Os restantes distritos e as ilhas da Madeira e do Porto Santo oscilam entre 8 e 9, sendo que o índice ultravioleta varia entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).
Ainda segundo o IPMA, no arquipélago dos Açores está em risco elevado de exposição à radiação UV a ilha de São Miguel, em risco moderado as ilhas terceira e Flores, e em risco baixo a Ilha do Faial.
Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao Sol.
Com Lusa

Detidos em flagrante a furtar baterias na Palhaça (Oliveira do Bairro)

Resultado de imagem para Detidos em flagrante a furtar baterias na Palhaça (Oliveira do Bairro)

O Comando Territorial de Aveiro, através do Posto Territorial de Bustos, no dia 1 de Agosto, deteve dois homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 18 e os 50 anos, pela prática do crime de furto de baterias, no concelho de Oliveira do Bairro.

Após uma denúncia de estar a decorrer um furto de baterias de veículos pesados, na localidade de Palhaça, os militares deslocaram-se ao local, onde detetaram um veículo com os um dos suspeitos no seu interior, estando os outros dois debaixo do veículo pesado de mercadorias.

Na sequência da abordagem foi possível verificar que os suspeito encontravam-se a furtar uma bateria, sendo que no veículo que utilizaram para o se deslocarem, encontravam-se dissimuladas outras seis baterias, também furtadas.

Nesta ação foram recuperadas as baterias e apreendidas as ferramentas utilizadas na prática dos furtos, assim como, o veículo em que se faziam transportar.

Os detidos, no mesmo dia, foram presentes ao Tribunal Judicial da Comarca de Aveiro, ficando sujeitos à medida de coação de apresentações quinzenais no posto policial da área de residência.

Concentração de Motos de Góis tem reserva de combustível para fazer face à greve dos motoristas

Resultado de imagem para Concentração de Motos de Góis tem reserva de combustível para fazer face à greve dos motoristas
Um camião-cisterna com combustível vai estar de prevenção durante a Concentração Internacional de Motos de Góis, entre os dias 14 e 18, para assegurar o reabastecimento dos participantes face à greve dos motoristas de matérias perigosas e de mercadorias.
Jaime Garcia, da organização do encontro, no qual são esperadas cerca de 20 mil pessoas no principal dia do programa, 17 de agosto, disse hoje à agência Lusa que o patrocinador Alves Bandeira, revendedor e distribuidor de combustíveis, procurará “manter os depósitos cheios” nos postos da zona.
Por outro lado, “terá um camião de gasolina de reserva em Vale de Vaz”, concelho de Vila Nova de Poiares, a cerca de 20 quilómetros do Parque Natural de Mototurismo, em Góis, que acolhe a 26ª Concentração Internacional de Motos.
No dia 17, a partir das 22:00, atuam a banda Funk Off, a que se segue David Antunes & The Midnight Band, com um concerto em que também participam Berg e a cantora britânica Samantha Fox.
A greve por tempo indeterminado dos motoristas de matérias perigosas e de mercadorias começa no dia 12, de acordo com o pré-aviso dos sindicatos.
No dia 14, terminam oficialmente as Festas do Concelho de Góis, com um concerto pelos Blasted Mechanism que, ao mesmo tempo, marca o início da Concentração de Motos.
Estes festejos, promovidos pela Câmara Municipal, abrem no dia 10, com a atuação do cantor Matias Damásio, e prolonga-se até 14, com a participação de diversos artistas, num programa que inclui ainda a Feira das Tasquinhas, o Mercadinho e a Feira Sem Regras.
“Estou convencida que não vai haver greve dos motoristas”, disse a presidente do município, Maria de Lurdes Castanheira.
A autarca socialista fez votos para que o Governo, as entidades patronais e os sindicatos “levem as diligências e a negociação ao limite”, para que o conflito laboral seja resolvido e a greve acabe por não se concretizar.
“Uma greve como esta afeta-nos a todos, mas sobretudo os pequenos municípios do interior, como Góis”, declarou à Lusa.
Lurdes Castanheira salientou também que a Feira das Tasquinhas, integrada nas Festas do Concelho, se prolonga até 18 de agosto, último dia da Concentração de Motos, organizada pelo Góis Moto Clube, com a colaboração da autarquia.
O funcionamento das tasquinhas proporciona “uma ajuda indireta” a diversas associações e coletividades locais, incluindo os Bombeiros Voluntários, que asseguram esta atividade gastronómica, revertendo as receitas a seu favor.
Pelo palco da Quinta do Baião, onde se situa o Parque Natural de Mototurismo, junto ao rio Ceira, vão passar igualmente os seguintes artistas e bandas convidados da Concentração Internacional de Motos: The Legendary Tiger Man e UHF (dia 15), 80´s Flashback, Lost in Paint e Moonspell (dia 16), entre outros.
“À semelhança de todas as outras edições, consciencializamo-nos das nossas responsabilidades e continuamos a estimular um ambiente onde a tolerância, liberdade, respeito e civismo sejam valores indissociáveis deste evento”, defende a organização.
Lusa