domingo, 11 de fevereiro de 2024

CARROS ALEGÓRICOS, CABEÇUDOS, MATRAFONAS E GRUPOS DE MASCARADOS NÃO FALTARAM NO CORSO


O primeiro corso diurno, saiu à rua este domingo, 11 de fevereiro, para viver a folia mesmo que as condições meteorológicas não tenham sido as mais favoráveis.
Os seis carros alegóricos saíram para as ruas da cidade pela primeira vez, com a sua sátira carnavalesca habitual. A política local foi assinalada através das obras inacabadas; a política nacional em que António Costa é a figura central, tornando-se num “cyberhacker”; a política internacional onde se destaca o Zé Povinho, personagem intemporal e satírica; o desporto que é assinalado pelo robot “Sports Trash”; o tema livre que é exibido pelo Papa Francisco e, por último o carro alusivo ao tema deste ano, onde nesta central espacial é Carnaval o ano inteiro. Para além destes, o carro dos Reis também fez parte do corso, levando Suas Altezas Reais aos foliões que brincavam e respiravam folia.
Os grupos de mascarados vestiam-se de alienistas, naves espaciais, abelhas guardiãs, extraterrestres e até clones do futuro. Ainda, associações carnavalescas, cabeçudos, zés-pereiras, bombos e cavalinhos juntaram-se ao corso com várias sonoridades que caracterizam o carnaval “mais português de Portugal”.

Ao final desta tarde animada, os carros espontâneos também entraram no corso para levar alegria aos foliões que sorriam e dançavam cheios de ritmo. Para a festa ficar completa, o Tó’Candar Paladin, com a Banda Baco recordou alguns dos temas mais emblemáticos do Carnaval de Torres Vedras.
Ainda, o programa Somos Portugal, da TVI, marcou presença a partir da Praça 25 de Abril, que transmitiu para aqueles que não nos puderam visitar, o Carnaval de Torres Vedras numa emissão televisiva de seis horas.

A folia não pára por aqui, porque a noite de hoje continua com a música dos DJs Carnaval nas praças Super Bock (Jardins de Santiago), Paladin (Mercado Municipal) e Praça Dr. Alberto Avelino.

O Carnaval de Torres Vedras é uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras e da entidade municipal Promotorres. Conta com o patrocínio de Super Bock, Paladin e Arena Shopping. O vinho oficial é AdegaMãe. A água oficial é Vimeiro. Televisão oficial: TVI. Rádio oficial: RFM. Apoio: KP World. Certificação ambiental: EcoEvento Valorsul. Apoio: Oeste Portugal e Turismo de Portugal.

*Área de Comunicação da Câmara Municipal de Torres Vedras

CÂMARA MUNICIPAL DE SILVES TERÁ SERVIÇOS ENCERRADOS NOS DIAS 12 E 13 DE FEVEREIRO

 O Município de Silves informa que os seus serviços estarão encerrados ao público nos dias 12 e 13 de fevereiro.

Serão assegurados os serviços públicos essenciais de recolha de lixo e abastecimento de água, bem como o normal funcionamento do Castelo e Museu Municipal de Arqueologia.
As Piscinas Municipais de Silves funcionarão em horário normal no dia 12 de fevereiro e encerram no dia 13.

Marinha Grande | CARNAVAL DA VIEIRA 2024 ESTÁ A SER UM SUCESSO

 Vieira de Leiria, no concelho da Marinha Grande, recebeu milhares de pessoas, este fim-de-semana, nas comemorações do Carnaval, que se realizaram na tenda gigante, instalada na Escola Padre Franklin.
A Associação “AlóédaVieira” organizou um programa com bailes e desfiles, que conta com a parceria da Câmara Municipal da Marinha Grande e o apoio da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria e empresas da região.
O presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, faz um balanço positivo das iniciativas, “pelo envolvimento da comunidade na organização e dinamização do Carnaval, que nos enche de orgulho, e pelo elevado número de público que atraem ao concelho, em particular a Vieira de Leiria”.
Aurélio Ferreira felicita e agradece “o empenho de todos os elementos da Associação «AlóédaVieira», com quem estabelecemos uma relação de parceria exemplar, bem como dos grupos que se juntam para se apresentarem no desfile e tornarem este evento ainda mais bonito e enriquecedor”.
A representante da direção da Associação “AlóédaVieira”, Vera Boiça, está muita satisfeita com os resultados obtidos até agora, quer pelo envolvimento das coletividades, quer pela adesão do público, agradecendo a parceria da Câmara e o apoio da Junta de Freguesia, comércio local e amigos da associação.
O Carnaval da Vieira 2024 teve início na noite de sábado, 10 de fevereiro, com o baile, onde atuaram a Banda Katedral e o grupo Kid Loco & Los Mysterios, que lotou o recinto e deixou a organização muito satisfeita e com as expectativas superadas. 
Para este domingo, 11 de fevereiro, estava agendado o tradicional corso mas, devido às condições climatéricas, o desfile pelas ruas da vida foi cancelado e substituído pela concentração e apresentação dos grupos, na tenda gigante.

Cerca de meio milhar de figurantes, de 11 grupos, marcaram presença, para além de milhares de pessoas que se encontravam a assistir e a participar na diversão proporcionada durante a atuação dos DJ’s Prosa e Daniel F.

Os festejos de Carnaval prosseguem esta segunda-feira, 12 de fevereiro, pelas 22h00, com mais um baile de Carnaval animado pela Banda Rytmos e pelo Dj Daniel F.

Para terça-feira de Carnaval, 13 de fevereiro, pelas 14h30, está marcado o corso, que percorrerá as principais ruas de Vieira de Leiria, no fim do qual atuam o Dj Prosa e o Dj Daniel F., no Largo da República. Desfilarão os cerca de 500 figurantes e carros alegóricos dos grupos: A Aldeia da Roupa Branca, A Bela e o Monstro, Asterix e Obelix, Branca de Neve e os Sete Anões, Capitães de Abril, Caça Sorrisos (Caça Fantasmas), Charlie Chaplin, O Pátio das Cantigas, Piratas das Caraíbas, The Flintstones e Will Wild West.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

PEDRO CARDOSO COMPETIU NO TRAIL DO COVÃO

 
Numa organização do Futebol Clube do Cête, realizou-se no passado dia 11 de fevereiro, o III Trail do Covão, com 3 provas competitivas de 25km, 17km e 10 Km e uma caminhada, percorrendo os atletas participantes os trilhos e caminhos das Freguesias de Cête, Parada de Todeia, Baltar e Recarei, tendo a competição início e fim no Parque Urbano de Cête, no concelho de Paredes.
Na prova de 25km pontuável para o Circuito Nacional de Trail Sprint da ATRP época 2023/2024, participou o atleta da Secção de Ar Livre e Aventura, da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, Pedro Cardoso, alcançando no final da prova, o 20º lugar da classificação geral individual e 4º lugar no escalão M45.

Com o apoio:
Fisioterapeuta Ana Taraio
Luisa Cabeleireiro
Mariana Andrade Martins Nutricionista
Óptica Loisas Loisas - Zeiss
Fisiobaía - Terapias diferenciadas
Streetsport Animação Turística
Fisio André Viegas
NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno)

SECÇÃO DE BASQUETEBOL DA COLUMBÓFILA PROMOVEU TORNEIO DE MINIS 10

 
A Secção de Basquetebol da ASSSCC - Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, aproveitando a pausa nas competições das equipas Sub 14, masculina e feminina, organizou um Torneio de Minibasquete do escalão de Sub-10, que se realizou no sábado, dia 10 de fevereiro, entre as 10h00 e as 12h30, no pavilhão Marialvas.
Foram realizados 6 jogos, entre as diferentes equipas e houve um momento de pausa para que as equipas pudessem lanchar e convier com os seus familiares que estiveram em grande número e sempre a apoiar os pequenos grandes atletas. 
Colaboraram na organização desta jornada de convívio os atletas das equipas Sub 14, masculina e feminina, do clube organizador.
A manhã foi bastante animada, onde o fair-play, a alegria, o desportivismo e o espírito carnavalesco, estiveram sempre presente, marcados pela participação ativa e positiva dos atletas, dos pais, familiares e do público que fez sentir no campo um caloroso apoio vindo da bancada! 
Este torneio que se realizou em Cantanhede, contou com cerca de 35 atletas que estiveram acompanhados por mais de uma dezena de treinadores e seccionista, que representaram as equipas pertencentes ao Distrito de Coimbra, nomeadamente as equipas dos, Olivais Futebol Clube A e B, a equipa do Lousanense e da Sociedade Columbófila, clube organizador deste convívio.

GRUPOS DE MASCARADOS ESTREIAM-SE NAS RUAS DA CIDADE DE TORRES VEDRAS

O primeiro corso noturno saiu à rua pela primeira vez, este sábado, dia 10 de fevereiro no Carnaval de Torres Vedras.
Com o tema “Carnaval do Futuro”, a originalidade das máscaras dos grupos foi o grande foco de atenção da noite pela multidão que assistia ao desfile com cerca de 1600 participantes, desde os mais pequeninos aos mais graúdos.
Extraterrestres, alienistas, foguetões, naves espaciais, galáxias, abelhas guardiãs e até clones do futuro são algumas das mais variadas fantasias que constituem os 34 grupos de mascarados que nos últimos meses reuniram-se para partilharem as ideias e confecionarem os próprios fatos.
Aos grupos de mascarados, juntaram-se cabeçudos, zés-pereiras, cavalinhos e grupos de bombos. Ainda, no final da noite, o Tó'Candar Paladin (veículo de grandes dimensões onde atua a Banda Baco) levou a música até às centenas de foliões.
Ao longo da noite, o público votou através da aplicação do Carnaval de Torres Vedras (disponível na Google Play e App Store) nos grupos de mascarados que mais gostaram. Esta votação está aberta até amanhã (domingo, dia 11 de fevereiro) pelas 23h59. Os vencedores do concurso, serão conhecidos no corso diurno de terça-feira, com a atribuição dos prémios da Real Confraria de Torres, do Público e de Grupos. De seguida, a animação continuou nos três palcos espalhados, sendo que Romana foi a artista que atuou no Arraial Fest na Praça Dr. Alberto Manuel Avelino.
A folia continua amanhã, domingo, dia 11 de fevereiro com o primeiro corso diurno, onde participam os carros alegóricos, cavalinhos, percussão, cabeçudos, matrafonas, grupos de mascarados, o Tó’Candar Paladin com a Banda Baco e milhares de foliões que se queiram juntar à festa. Também, marcará presença a partir das 14h00 em direto, o programa Somos Portugal da TVI na Praça 25 de Abril.
O Carnaval de Torres Vedras é uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras e da empresa municipal Promotorres. Conta com o patrocínio de Super Bock, Paladin e Arena Shopping. O vinho oficial é AdegaMãe. A água oficial é Vimeiro. Televisão oficial: TVI. Rádio oficial: RFM. Apoio: KP World. Certificação ambiental: EcoEvento Valorsul. Apoio: Oeste Portugal e Turismo de Portugal.

*Área de Comunicação da Câmara Municipal de Torres Vedras


No dia 24 de fevereiro. Festa do Desporto vai reconhecer o trabalho dos agentes desportivos de Cantanhede

 
A Câmara Municipal de Cantanhede vai distinguir os feitos alcançados pela comunidade desportiva do concelho no âmbito da Festa do Desporto a realizar no Pavilhão Multiusos de Febres, dia 24 de fevereiro, a partir das 17h30.
O evento visa dar reconhecimento público ao trabalho realizado pelos agentes desportivos envolvidos na promoção e generalização da prática desportiva, quer na vertente competitiva, quer ao nível da formação, contribuindo por essa via para a melhoria da qualidade de vida dos munícipes.
A Festa do Desporto é mais do que uma simples celebração, é em primeiro lugar um encontro de entidades que perseguem objetivos comuns e que serve para dar a conhecer o esforço e o mérito dos atletas e dos clubes, no sentido de inspirar as gerações futuras”, sublinha a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio.
Os prémios que vão ser entregues foram decididos por um júri constituído para o efeito, nos termos das normas instituídas para fazer o devido  "reconhecimento do desempenho daqueles que mais se destacaram em cada modalidade desportiva, distinguindo e incentivando os intervenientes do fenómeno desportivo do concelho de Cantanhede a melhorarem os seus resultados desportivos”.
Para isso, foram definidas duas categorias, designadamente os “Prémios Principais”, com quatro nomeados para eleição de um vencedor pelo júri, e as “Menções Honrosas”, que premeiam todos os atletas que, individual ou coletivamente, tenham alcançado resultados de relevo distrital, nacional e internacional.
Serão atribuídos oito “Prémios Principais” (Equipa do Ano – Desportos Individuais e Coletivos; Atleta do Ano – Masculino e Feminino, em representação de associações do concelho; Atleta do Ano - para todos os naturais ou residentes há mais de cinco anos no concelho, Dirigente do Ano; e Evento Desportivo do Ano).
Já as “Menções Honrosas”, de acordo com a modalidade, contemplam desportos coletivos e individuais, sendo que haverá também prémios de Desporto Adaptado, Fair-Play, Carreira e Dedicação.
A seleção dos vencedores nas respetivas categorias é da responsabilidade de uma Comissão de Avaliação constituída por um conjunto ímpar de personalidades ligadas ao processo desportivo local (dirigentes, treinadores, atletas, jornalistas, entre outros), sendo que compete ao vereador do Desporto, Adérito Machado, enquanto presidente da Comissão de Avaliação, homologar a lista de atribuição dos prémios.

*Carla Cruz Silva 
 Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo


Opinião - Chegou o "chegalismo"

 Temos assistido a uma deriva do partido CHEGA para prometer tudo a todos nestes últimos meses...A esta forma de estar tenho vontade de apelidar de "chegalismo".
No entanto, convém reparar que os partidos políticos que foram escolhidos pelos três diretores de informação das televisões, controlando desta forma a democracia que é de todos os partidos, foram para os debates sem apresentar os programas políticos. Isto revela uma novidade que os comentadores se esqueceram de referir, revela também uma incompetência dos partidos e revela também uma estratégia dos três maiores partidos de prometer "tudo e um par de botas"...

Se já sabíamos de ante mão que o PS e PSD iriam sobrepor-se em inúmeras medidas, temos agora o CHEGA a equiparar-se a um "socialismo", o "chegalismo", por ter como objetivo único; prometer tudo a todos, representando desta forma uma desenfreada caça aos votos...

Agradar a certos grupos da população portuguesa como os pensionistas, os professores, etc...torna-se para André Ventura prioritário, prometendo tudo o que tem à mão, como se Portugal vivesse de fundos inesgotáveis ou ficasse à mercê de uma estimativa incerta de um valor que será fruto do combate à evasão fiscal...

O "chegalismo" na prática está muito parecido ao socialismo, com promessas demagogas e impraticáveis.

O novo partido "Nova direita" nesta conjuntura, apresenta-se como um partido responsável que pode "chamar à razão" a megalomania de promessas eleitorais em que caíram os partidos de direita onde as sondagens dizem que os portugueses vão votar. 

A responsabilidade de governação e a inexistência de quadros neste "chegalismo" a que assistimos, é de certa forma assustador quanto ao futuro.
 Ossanda Liber, líder da "Nova Direita" neste aspeto, a meu ver, tem sabido estar presente nas reivindicações do partido que lidera, aliando a isso, o recrutamento de novos valores da sociedade portuguesa em diferentes áreas profissionais. 

O novo "chegalismo" que poderá ser ruinoso para o país, tal como o "socialismo" o foi no passado e será no futuro.

O mais recente partido português "Nova Direita", nesta conjuntura, foi o primeiro partido a apresentar o seu programa no seu site e tem demonstrado uma coerência programática e uma eficácia comunicativa acima das expetativas...não fosse o condicionamento da democracia por parte das televisões e tudo seria mais democrático em Portugal.

Paulo Freitas do Amaral
Professor de História
Membro fundador do partido "Nova Direita"


Bloco de Esquerda reúne com Associação Académica de Coimbra para discutir agenda “Pelo Estudante. Pelo País”

 Bloco de Esquerda reúne com Associação Académica de Coimbra para discutir agenda “Pelo Estudante. Pelo País”. Ação social, precariedade laboral, e saúde mental em destaque.
O Bloco de Esquerda reuniu, esta sexta-feira, com a Associação Académica de Coimbra, para discutir o caderno reivindicativo “Pelo Estudante. Pelo País.", composto por 101 propostas que norteiam a visão da AAC para o país em matérias estruturantes para os jovens, da empregabilidade à sustentabilidade ambiental, passando pela cultura e inovação.
A AAC fez saber que há apenas 1831 camas em residências para todo o universo estudantil, e denunciou a insuficiência das bolsas de estudo para fazer face ao aumento exponencial do custo de vida. Também sublinhou a insuficiência de profissionais e da oferta de cuidados de saúde mental. Na Universidade de Coimbra, há apenas 4 psicólogos para 25000 estudantes, isolando ainda mais uma comunidade estudantil que se vê obrigada a lidar com os dramas de um país que não lhes dá resposta.
Em declarações, o Bloco de Esquerda afirma que tem uma convergência de amplo espectro com as preocupações da AAC, defendendo um Ensino Superior Público gratuito e de qualidade. Para tal, defende ser preciso reverter o processo de mercantilização do Ensino Superior e Ciência, que atacou a missão da universidade e minou os direitos laborais de toda a comunidade académica.
Bloco de Esquerda de Coimbra
Fotos: em anexo