quarta-feira, 3 de novembro de 2021

PANDEIRO IN JAZZ ATUA NO JAZZ NAS ADEGAS SILVES


Nos próximos dias 12 e 13 de novembro, o grupo Pandeiro in Jazz ocupará o palco na 5ª Edição do Jazz nas Adegas na Quinta de Mata Mouros – Adega do Convento do Paraíso em Silves, pelas 21h00 e 17h00 respetivamente.

Esta junção um tanto inusitada, vem provar que a música realmente não tem fronteiras, o trio traz um repertório apurado que vai de temas originais, a versões de grandes nomes do jazz.

Um espetáculo imperdível com Juninho Ibituruna_Pandeiro, Francesco Valente­_Contrabaixo e Cláudio Andrade_Piano.

As últimas sessões do Jazz nas Adegas do ano 2021, serão as seguintes:

26.nov. 21h00 | 27.nov. 17h00
Martin Teuscher Quarteto
Quinta do Francês, Odelouca, Silves

O evento organizado pela Câmara Municipal de Silves, conta com a parceria dos Produtores de Vinhos de Silves aderentes, do Agrupamento de Escolas Silves Sul e da Associação Barmen Algarve.

Os ingressos têm um custo associado de 15 euros (inclui, para além do concerto, prova de vinhos do produtor, degustação de tapas de produtos locais, voucher de visita ao Castelo e Museu Municipal de Arqueologia e a oferta de uma garrafa de vinho), encontrando-se já à venda os bilhetes do The Tavares Jazz Quartet na plataforma BOL em: https://cmsilves.bol.pt/ ou num dos seguintes locais: FNAC, Worten, El Corte Inglés, CTT Correios. O evento destina-se a maiores de 18 anos.

+ Info: Sector de Turismo da CMS | tel.: 282 440 800 | email: turismo@cm-silves.pt

EMPRESAS DA MARINHA GRANDE REPRESENTADAS NA MOLDPLAS


O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, esteve presente na inauguração da MOLDPLAS - Salão de máquinas, equipamentos, matérias-primas e tecnologia para moldes e plásticos, que decorreu hoje, 3 de novembro, na Exposição, na Batalha.

Neste âmbito, o presidente evidenciou a vertente fortemente exportadora e tecnológica da indústria do concelho, conhecida internacionalmente, que associa a Inovação e o Conhecimento à produção de tecnologia “made in” Marinha Grande.

A abertura oficial do certame foi assegurada pelo Secretário de Estado do Planeamento, Nelson de Souza, tendo também contado com o presidente da Câmara da Marinha Grande, Aurélio Ferreira; o presidente da Câmara da Batalha, Raul Castro; o presidente da APIP - Associação Portuguesa da Indústria de Plásticos, Amaro Reis; o presidente da CEFAMOL - Associação Nacional da Indústria de Moldes; o diretor-geral do CENTIMFE - Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos, Rui Tocha; e o promotor da MOLDPLAS, José Frazão.

A MOLPLAS decorre de 3 a 6 de novembro, na Batalha. Tem como objetivo reunir no mesmo espaço as empresas que fornecem e suportam este setor e fazer da feira o palco de apresentação das propostas e soluções ao nível das máquinas, equipamentos, acessórios, matérias-primas e tecnologia para moldes e plásticos.

Conta com a participação de cerca de 180 expositores dos setores de moldes e plásticos, tendo representadas cerca de 30 empresas do concelho da Marinha Grande.

Covilhã | HOMENAGEM AOS CAMPEÕES DO MUNDO DA SELEÇÃO NACIONAL DE FUTSAL

Na próxima sexta-feira, dia 5 de novembro, pelas 17h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a Câmara Municipal da Covilhã vai homenagear três elementos, com ligações à Covilhã e à UBI, da equipa técnica da Seleção Nacional de Futsal que se sagrou campeã do mundo: Bruno Travassos, António Fonseca e José Luís Mendes.

Bruno Travassos, docente na Faculdade de Ciências do Desporto da UBI, treina e trabalha na Beira Baixa há vários anos.

António Manuel Fonseca, nascido na freguesia do Tortosendo, onde reside, e é enfermeiro chefe do serviço de ortopedia do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira. Tem-se destacado na área da enfermagem desportiva ao longo dos últimos anos.

José Luís Mendes está também intrinsecamente ligado ao concelho da Covilhã, onde residiu durante 14 anos, na freguesia do Tortosendo, e iniciou a carreira de treinador de clubes federados ao serviço do Unidos Futebol Clube do Tortosendo.

Assim, a Câmara Municipal da Covilhã convida todos os munícipes a participarem nesta honrosa homenagem.

Real Sociedade Espanhola de Física distingue professor da Universidade de Coimbra

Manuel Fiolhais, professor do Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), foi galardoado com o prémio “Melhor Contribuição Didática nas publicações da RSEF”, atribuído pela Real Sociedade Espanhola de Física (RSEF) em conjunto com a Fundação BBVA.

O prémio, que vai ser entregue no próximo mês de dezembro, em Madrid, distingue o artigo “Sistema mecánico con un potencial catastrófico”. O artigo apresenta uma experiência que ilustra, de forma pedagógica, certos comportamentos descritos, matematicamente, na teoria das catástrofes. A experiência simula, por outro lado, aspetos centrais do funcionamento dos qubits (bits quânticos) baseados em supercondutores.

 

De acordo com Manuel Fiolhais, o artigo agora premiado «mostra como assuntos abordáveis ao nível de disciplinas básicas de física podem estar relacionados com tecnologias de ponta, ainda em desenvolvimento, no âmbito da computação quântica».

 

O trabalho foi levado a cabo em coautoria com Rogério Nogueira, professor da Escola Secundária Eng. Acácio Calazans Duarte, na Marinha Grande.

 

Criados em 2008, os prémios da Real Sociedade Espanhola de Física-Fundação BBVA reconhecem anualmente a criatividade, o esforço e as realizações no campo da física, tendo como objetivo servir de estímulo aos profissionais que desenvolvem o seu trabalho tanto na investigação como nas áreas de ensino secundário e universitário, inovação, tecnologia e divulgação.

 

Um vídeo da experiência está disponível em: https://iopscience.iop.org/article/10.1088/1361-6404/abf059.


Cristina Pinto

Coimbra vai mesmo ser sede do Tribunal Constitucional e do Supremo Tribunal Administrativo

Projeto de lei que prevê a transferência dos dois tribunais para Coimbra foi aprovado na especialidade.

Coimbra vai mesmo ser a sede do Tribunal Constitucional e do Supremo Tribunal Administrativo. Em Lisboa vai permanecer a Entidade das Contas e Financiamentos Políticos.

O projeto de lei que prevê a transferência dos dois tribunais para Coimbra foi aprovado na especialidade com os votos favoráveis de PSD e Bloco de Esquerda e as abstenções de PCP e Partido Socialista. O assunto esteve esta quarta-feira na ordem de trabalhos da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

Já a Entidade das Contas permanece em Lisboa, uma vez que PS votou contra esta transferência. Com a aprovação na Comissão, o projeto de lei do PSD será agora submetido à votação final global em plenário.

Contudo, esta votação que se verificou esta quarta-feira na especialidade não seria suficiente para garantir a aprovação final da lei, uma vez que a Constituição da República impõe que, em votação final global, as leis orgânicas carecem de aprovação "por maioria absoluta dos deputados em efetividade de funções".

A votação na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias decorreu depois de, em setembro, a Assembleia da República ter aprovado na generalidade o projeto de lei do PSD.

O projeto do PSD prevê a transferência dos dois tribunais e implica alterações a leis orgânicas, nomeadamente a lei de organização do TC e o Estatuto dos Tribunais Administrativos e Fiscais.

Na exposição de motivos, o PSD alega que a cidade de Coimbra "reúne condições ímpares" para a transferência, face à sua centralidade geográfica e "pela sua indelével característica de Cidade Universitária e representatividade, no plano nacional e internacional, no ensino do Direito".

Para o PSD, o "desenvolvimento equilibrado dos vários territórios passa também por uma adequada distribuição do "mapa judiciário", considerando que a "organização judiciária não pode ficar à margem de um processo mais abrangente de descentralização e de reorganização e de gestão do Estado, constituindo também um sinal incontornável da aproximação das instituições aos cidadãos".

O Tribunal Constitucional conta com 99 funcionários a exercer funções no Palácio Ratton, o Supremo Tribunal Administrativo tem 111 - entre 76 funcionários e 35 magistrados - e a Entidade das Contas e Financiamentos Políticos, que funciona no âmbito do Constitucional, tem atualmente 11 funcionários.

O projeto de lei do PSD prevê que os trabalhadores com "vínculo de emprego público por tempo indeterminado dos mapas de pessoal" dos tribunais que "adiram, imediata e voluntariamente" à transferência para Coimbra beneficiem do regime de mobilidade especial da lei de 2017 que aprovou o regime da valorização profissional dos trabalhadores com vínculo de emprego público.

Esse regime prevê que quando o posto de trabalho se situa a mais de 60 quilómetros da residência, o trabalhador pode ter durante um ano ajudas de custo. No fim desse ano, o trabalhador pode beneficiar de um "subsídio de fixação" que corresponde ao dobro do salário base, entre outros subsídios.

SAÚDE: Deputados aprovam na especialidade proibição de discriminação na doação de sangue


O parlamento aprovou hoje, na especialidade, a proibição da discriminação na doação de sangue em função “da orientação sexual, identidade de género, expressão de género e características sexuais”, com votos favoráveis de todos os partidos.

O texto de substituição, relativo a quatro projetos de lei (PS, BE, PAN e da deputada não inscrita Cristina Rodrigues) foi aprovado esta tarde, por unanimidade, na comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias e seguirá agora para votação final global em plenário.

Os quatro projetos de lei em causa propunham alterações ao Estatuto do Dador de Sangue, para acabar com a discriminação dos dadores em função da orientação sexual e identidade de género, na sequência de denúncias sobre situações que persistem.

O texto de substituição que irá a votos, ao qual a Lusa teve acesso, define que “pode dar sangue aquele que cumpra os critérios de elegibilidade, previamente definidos de forma objetiva, igual e proporcional por portaria do Ministério da Saúde, os quais devem respeitar os princípios da confidencialidade, equidade e não discriminação”.

“Os critérios de elegibilidade definidos no número anterior não podem discriminar o dador de sangue em razão da sua orientação sexual, da identidade de género, da expressão de género e das suas características sexuais”, lê-se no texto.

É ainda definido, no artigo deste estatuto relativo à dádiva de sangue, que “o carácter das doações, nomeadamente a sua regularidade, definição de unidade de sangue, intervalos das dádivas e outros aspetos relacionados com a dádiva, deve atender aos critérios definidos pelo organismo público responsável, de modo a garantir a disponibilidade e acessibilidade de sangue e componentes sanguíneos de qualidade, seguros e eficazes, os quais devem respeitar os princípios da proporcionalidade, equidade e não discriminação”.

“Compete aos serviços de sangue garantir que os dadores de sangue cumprem todos os critérios de elegibilidade e que estes critérios são aplicados de forma objetiva, igual e proporcional a todos os candidatos”, lê-se também no texto.

O texto define ainda a promoção, pelo Instituto Português de Sangue e Transplantação “em parceria com as instituições de ensino” de uma campanha anual “de incentivo à dádiva de sangue por parte de jovens”.

Esta campanha “deve ser integrada nos diversos contextos sociais e promovida nos diferentes meios de comunicação social, com recurso a uma mensagem simples, clara e informada”, e deverá “sensibilizar para a não discriminação do dador, com especial incidência em razão da sua identidade de género ou orientação sexual”.

É definido também que o Instituto Português de Sangue e Transplantação “promove a formação anual dos profissionais de saúde que atuam nesta matéria”.

No seu projeto, o PAN propunha também alterações à lei no sentido de facilitar a ausência do dador à sua atividade profissional, “não só pelo período estritamente necessário para a respetiva dádiva, assim como durante todo o dia de prestação de trabalho, para que possa recuperar com tempo (…)”, sem perda de retribuição, aspeto que não foi incluído nesta versão final.

Na discussão da iniciativa, antes da votação, a deputada do BE Fabíola Cardoso pediu a palavra para “louvar o esforço de concertação que foi feito”, considerando que este é um “momento histórico”.

“Aprovaremos aquilo que será, espero, esperamos todos, o final de uma longa epopeia que demorou demasiados anos, em que as dúvidas e o preconceito se sobrepuseram não só ao bom senso mas ao melhor conhecimento científico”, sustentou.

Imagem: Posto Fixo da ADASCA

Projeto que cruza fotografia, arte, história e comunidade: Exposição de Duarte Henriques patente na Biblioteca Municipal de Cantanhede

No átrio da Biblioteca Municipal de Cantanhede está patente ao público, até ao próximo dia 30 de novembro, a exposição de fotografia “Sentir o Fado”, de autoria de Duarte Henriques. Num projeto que cruza fotografia, arte, história e comunidade, a escolha desta altura do ano para apresentação da mostra revelou-se fundamental, pois é precisamente no dia 27 de novembro que se assinala o Dia Nacional do Fado.

Em Sentir o Fado estão patentes várias dezenas de fotografias em que Duarte Henriques retrata fadistas, músicos e figuras do Fado, de âmbito local e nacional, acrescentando ao espólio dezenas de objetos relacionados com esta temática. Integram a exposição, para além das fotografias do autor, cartazes de eventos musicais, miniaturas, livros, xailes, uma grafonola e discos de carvão, entre outros objetos, que se cruzam com a temática escolhida para a exposição.

Duarte Henriques pretende apresentar, entre as lembranças únicas e frágeis, uma história, uma perspetiva, uma singela homenagem a todas as “Amálias” deste país, que magistralmente têm ultrapassado a timidez, com o xaile rendado sob as costas e dedos entrelaçados, soltam os acordes para uma história ímpar nesta identidade cultural tão nossa e a todos os músicos e fadistas que tenho acompanhado ao longo da vida.

O fotógrafo cantanhedense apela aos sentidos de todos quantos possam visitar a Biblioteca Municipal de Cantanhede, não só a escutar em silêncio as vozes inconfundíveis de quem magistralmente nos encanta, como também, pelos sons característicos, inimitáveis, únicos e inesquecíveis acompanhados pelas melodias de dedilhares constantes da guitarra portuguesa, das violas de fado e das flautas transversais que o acompanha.”


EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS E COLETIVAS

"Preto e Branco" - Exposição Coletiva de Fotografia, Quinta da Fonte, Ançã – Portugal;

"Portas, Janelas e Mobiliário Urbano" - Exposição Coletiva de Fotografia, Café São João, Curia; Biblioteca Municipal de Anadia, Anadia – Portugal;

"Arte e Religião" - Exposição Coletiva de Fotografia, Fábrica das Artes, Casa dos Bogalhos, Cantanhede – Portugal;

"Gentes Locais" - Exposição Coletiva de Fotografia, Biblioteca Municipal de Cantanhede, Cantanhede – Portugal; Fábrica das Artes, Casa dos Bogalhos, Cantanhede – Portugal;

"Fluids" Internacional Quo Magazine, Open Podium, Fábrica das Artes, Casa dos Bogalhos, Cantanhede – Portugal;

"Fluids & Grain" Internacional Quo Magazine, Open Podium, Biblioteca Municipal de Cadaval, Cadaval – Portugal;

"Livre" - Exposição Coletiva de Fotografia, Fábrica das Artes, Casa dos Bogalhos, Cantanhede – Portugal;

"Arte Xávega" - Exposição Coletiva de Fotografia, Biblioteca Municipal de Cantanhede, Cantanhede – Portugal;

"Natal" - Exposição Coletiva de Fotografia, Fábrica das Artes, Casa dos Bogalhos, Cantanhede – Portugal;

"Caçadores de Imagens" - Exposição Coletiva de Fotografia, Fábrica das Artes, Casa dos Bogalhos, Cantanhede – Portugal; Casa Gandareza, Covões, Cantanhede – Portugal; Biblioteca Municipal do Cadaval, Cadaval – Portugal;

"Praia" - Exposição Coletiva de Fotografia, Grupo f2:8, Associação Moradores da Praia da Tocha, Praia da Tocha – Portugal;

“Percurso” – Exposição Coletiva de Fotografia, Galeria FotografARTE, Cantanhede, Cantanhede – Portugal;

“Photo Travel” – Exposição Coletiva de Fotografia, Galeria FotografARTE, Cantanhede, Cantanhede – Portugal;

“Saborear com Arte” – Exposição Individual no Restaurante Mela’s Boat, Cantanhede, Cantanhede – Portugal;

“Memórias Partilhadas” – Exposição Individual de Fotografia e Textos, Biblioteca Municipal de Cantanhede, Cantanhede – Portugal;

“Maresias” – Exposição Individual de Fotografia, Biblioteca da Escola Básica Marquês de Marialva, Complexo Escolar, Cantanhede – Portugal;

“Quotidianos” - Exposição Individual de Fotografia e Textos, Cineteatro Municipal Messias, Mealhada – Portugal;

“Memórias e Contrastes” – Exposição Individual de Fotografia e Textos, Galeria Bertrand, Alma Shopping, Coimbra – Portugal;

“Perspectivas” – Exposição Individual de Fotografia e Textos, Museu Municipal do Cadaval, Moinho das Castanholas, Cadaval – Portugal;

“Mais que um olhar” – Exposição Individual de Fotografia e Textos, Museu Municipal de Coimbra, Galeria Almedina, Coimbra – Portugal.


Proença-a-Nova | Combate à vespa asiática deve ser uma preocupação de todas as pessoas


O combate à proliferação da vespa asiática deve ser uma responsabilidade não só dos apicultores e dos agricultores – os mais diretamente afetados pela presença desta invasora -, mas também de todas as pessoas de uma forma geral, até porque se as abelhas morrerem, é a própria vida que está em causa. Andrea Chasqueira, técnica da Associação dos Apicultores do Litoral Centro - FNAP, que dinamizou uma sessão de esclarecimento sobre este tema no dia 30 de outubro, no Centro Ciência Viva da Floresta, incentivou precisamente à união de todas as pessoas nesta fase do ciclo de vida da vespa asiática com a colocação de armadilhas um pouco por todo o lado. “É uma questão de saúde pública”, alerta, pois sem abelhas não há polinização.

Com a chegada do tempo mais frio, as obreiras dos ninhos de vespa asiática morrem, ficando apenas as mães – as fundadoras dos próximos ninhos que procuram sítios abrigados para hibernarem. No entanto, esta espécie mostra que já se está a adaptar ao clima português e mesmo com frio há ninhos em atividade. “Nesta altura do ano, e para apanharmos essas fundadoras, devemos colocar armadilhas perto das colónias ou junto das heras e das cameleiras, pois têm muito néctar”, acrescenta a técnica da Associação. Estas vespas procuram hidratos de carbono, daí que as armadilhas devam ter essencialmente açúcares. De entre todos os iscos disponíveis, o mais eficaz para esta fase é o que junta água, açúcar e fermento, sendo necessária a renovação periódica do produto para uma maior eficácia. Por cada fundadora capturada nesta altura, impede-se a formação de um ninho - que pode ter de dois a três mil elementos - que começa a ser criado em março, com as primeiras posturas.

Nos meses de julho, agosto e setembro, a vespa asiática vai buscar a proteína que necessita, entre outros locais, às abelhas dos apiários. “Elas não querem a abelha em si, só querem uma parte da abelha: guilhotinam-na com objetivo de ir buscar a proteína que está junto às asas da abelha, mais precisamente no músculo”. Nesta fase, os apicultores têm de criar estratégias de proteção dos seus apiários, por exemplo recorrendo às chamadas harpas, um método que pode ficar bastante caro. Entre outros conselhos transmitidos, Andrea Chasqueira refere a importância de se terem abelhas saudáveis, com tratamento realizado contra a varroose; é aconselhável deixar crescer pasto à frente das colmeias, reduzir o tamanho da abertura da colmeia e dar alimentação às abelhas para ter apiários mais fortes.

Quanto à destruição dos ninhos, idealmente deveria ser feita à noite, com fogo e o auxílio dos bombeiros, para que as vespas não possam fazer de imediato outros ninhos. No entanto, nem sempre é possível optar por esta situação e os ninhos têm sido destruídos por outros métodos durante o dia. Sempre que um ninho for detetado, devem ser contactados os serviços da proteção civil municipal: no caso de Proença-a-Nova, até ao mês de outubro, já foram destruídos 102 ninhos. Ainda assim, de acordo com a especialista, nesta zona do país ainda não foi o atingido o pico do número de ninhos.

Na abertura desta sessão de esclarecimento, o presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo, referiu que no próximo ano irão decorrer diversas iniciativas dinamizadas por entidades como a Pinhal Maior, CIMBB e o ICNF com o objetivo de combater a proliferação da vespa asiática. “Isso não nos inibe a nós enquanto apicultores, aqueles que querem tirar rendimento desta atividade, de nos munirmos do conhecimento e dessa forma partilhar esse conhecimento entre todos porque só assim é que conseguimos evoluir no combate a esta invasora”.

Barcelos | Quinta edição da DIGICOM junta em Barcelos o mundo do Design e da Comunicação Digital

Os atuais desafios do mundo do Design e da Comunicação Digital vão estar em discussão, de 4 a 6 de novembro, na quinta edição da DIGICOM – Conferência Internacional de Design e Comunicação Digital.

Organizada pela Escola Superior de Design do IPCA em parceria com o ID+, Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura, esta 5ª DIGICOM conta com três oradores convidados e um total de 15 sessões em que serão apresentadas mais de 70 comunicações nas áreas do Design Digital e de Interação, da Comunicação Audiovisual, e da relação entre Sociedade, Comunicação e Design.

Entre os oradores convidados, destaque para Rachel Cooper, professora na Universidade de Lancaster (Reino Unido) e uma referência mundial, sendo presidente Academia Europeia de Design e fundadora do The Design Journal. É, ainda, presidente da Design Research Society e uma das principais investigadoras do PETRAS, um centro de investigação na área da Internet das Coisas (IOT) e Inteligência Artificial.

Ana Correia Barros, investigadora na Fraunhofer Portugal AICOS e líder da equipa de Human Centred Design, será também uma das principais oradoras da DIGICOM, trazendo toda a sua experiência e conhecimento na área do design industrial, designadamente de produtos de assistência (doenças crónicas e deficiência), usabilidade e design inclusivo.

O terceiro orador convidado é Francisco Paiva, professor e investigador na Universidade da Beira Interior, onde dirige o programa doutoral em Media Arts. É, também, coordenador científico da conferência internacional DESIGNA e diretor-executivo da candidatura da Covilhã à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na área do Design.

Nuno Martins, presidente da DIGICOM e professor da Escola Superior de Design do IPCA, destaca, na edição deste ano, “a continuação da tendência de crescimento do número de artigos submetidos”. Por outro lado, sublinha o facto de os trabalhos apresentados na DIGICOM serem publicados num Livro de Atas da série de Design e Inovação da Springer, indexados no Web of Science desde a primeira edição, estando em avaliação os da edição de 2020 e 2021, editados pela Springer.

Além disso, os autores dos melhores trabalhos selecionados serão também convidados a escrever um capítulo original para o livro “Perspectives on Design and Digital Communication: Research, Innovations and best practices”, que será, igualmente, publicado na série de Design e Inovação da Springer.

Ana Teixeira

PJ investiga morte de casal encontrado em casa em Messines

A Polícia Judiciária (PJ) está a investigar um alegado homicídio seguido de suicídio, depois de um casal ter sido encontrado morto em casa, na terça-feira à noite, em São Bartolomeu de Messines, no distrito de Faro, no Algarve, segundo fonte policial.

Neste momento estamos a proceder à recolha de prova, mas numa primeira análise tudo aponta para um quadro de homicídio e suicídio”, disse a mesma fonte, em declarações à Lusa.

As vítimas, um homem e uma mulher, ambos com cerca de 60 anos, foram encontradas na casa onde viviam em Vale Mós, naquela freguesia do concelho de Silves, distrito de Faro, “com ferimentos provocados por uma arma de fogo”.

Segundo disse à Lusa a fonte da Polícia Judiciária, só depois de recolhida a prova e analisado o relatório das autópsias é que será possível determinar a sequência dos acontecimentos.

O alerta para as autoridades foi dado pelo filho do casal ao final da tarde de terça-feira, tendo sido enviadas para o local as equipas de emergência e socorro.

A morte das duas pessoas foi confirmada pelo médico do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

A Guarda Nacional Republicana (GNR) comunicou o caso à PJ, que assumiu a investigação.

Madremedia/Lusa

Imagem: YouTube


CoimbraShopping recebe dois dias dedicados a mamãs e bebés


Este fim de semana, dias 6 e 7 de novembro, o CoimbraShopping recebe os “Momentos Mamãs & Bebés em Passeio”, promovidos pela entidade “Mamãs e Bebés” que nasceu para dar resposta à falta de informação sentida no período da gravidez e no primeiro ano de vida do bebé. As atividades decorrem no Piso 1 do centro comercial, entre as 11h e as 21h.
Durante estes dois dias, as mães podem realizar gratuitamente uma ecografia emocional 5D (sob marcação), na qual é possível ver imagens detalhadas do bebé. Esta iniciativa oferece também a possibilidade de participar numa sessão fotográfica profissional com oferta de uma fotografia em formato digital — e as participantes habilitam-se a ser capa do “Guia de Gravidez Mamãs e Bebés”.

O evento conta ainda com a oferta do Guia Mamãs e Bebés e um eBook de nutrição digitais. Além disso, os “Momentos Mamãs & Bebés” no CoimbraShopping têm para sortear um cabaz com vários produtos para bebé e descontos em parceiros no valor de 1200€ no final da atividadeque ficam também na lista para o sorteio de um carrinho de bebé que será sorteado no final do ano.

Embora a participação seja gratuita, deve garantir-se lugar num dos dois dias do evento, em www.mamasebebes.pt.

Fonte: Notícias de Coimbra

Portugal – As Questões do Presente

As grandes questões de Portugal debatidas pela Associação Participar+, num livro prefaciado por Eduardo Ferro Rodrigues

Depois de Portugal – Que Prioridades para o Futuro, livro que apresentou os estatutos fundadores da Participar+, a associação cívica que pretende analisar e discutir os principais problemas que atingem a sociedade portuguesa, apresenta agora Portugal – As Questões do Presente. Um livro que reúne os contributos de Ana Paula Martins, António Costa Silva, António Saraiva, Carlos Monjardino, Manuel S. Fonseca e Vítor Ramalho para dar resposta às importantes questões do presente, como a vulnerabilidade do país, a pandemia, a saúde e a cidadania. Com prefácio do presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, Portugal – As Questões do Presente é um contributo para a promoção de reflexões e debates sobre temas cuja importância é fulcral para os nossos desafios colectivos. A obra chega à rede livreira nacional no próximo dia 9 de Novembro, com o alto patrocínio da Altice e o apoio da Santa Casa da Misericórdia do Porto e da Sapo.

A associação cívica Participar+, constituída em Março de 2020, poucos dias antes da declaração da primeira vaga da pandemia de COVID-19, promoveu, no dia 27 de Abril de 2021, na Fundação Oriente, a sua segunda sessão pública, sob o tema «Contributos para Respostas a Importantes Questões do Presente».

A sessão moderada por Susana Santos, contou com as intervenções de António Costa Silva, gestor que elaborou, a pedido do Governo, o documento intitulado «Visão Estratégica para o Plano de Recuperação Económica de Portugal 2020-2030», de António Saraiva, presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), de Carlos Monjardino, presidente da Fundação Oriente, e de Vitor Ramalho, Secretário-Geral da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) e presidente da Participar+. Na sessão, participou ainda Manuel S. Fonseca, editor da Guerra e Paz, que chancelou a publicação de Portugal – Que Prioridades para o Futuro, livro que apresentou o projecto da Participar+, e que, agora, irá editar Portugal – As Questões do Presente, obra que faz o balanço desta segunda sessão da associação cívica.

No livro, podemos encontrar a visão estratégica que a Participar+ propõe para o país em múltiplas áreas, desde a situação empresarial nacional, à saúde, à economia e ao combate à pobreza, passando pelo desafio climático e até pela necessidade de reforço da sociedade civil.

Esta iniciativa mereceu a melhor atenção do Presidente da Assembleia da República Portuguesa, Eduardo Ferro Rodrigues, que aceitou o convite da associação para assinar o prefácio desta edição. Nele, «saúda duplamente» esta iniciativa «com contributos ambiciosos»: por um lado pela reflexão, que «reconhece objectivos, identifica virtudes e, naturalmente, insuficiências, propondo melhorias dos instrumentos e das políticas» e, por outro, o facto de a iniciativa converter estes contributos em livro, «lançando desta forma uma importante âncora contra o esquecimento e o desgaste do tempo».

Portugal – As Questões do Presente chega à rede livreira nacional no próximo dia 9 de Novembro, com a chancela da Guerra e Paz Editores e com o alto patrocínio da Altice e o apoio da Santa Casa da Misericórdia do Porto e da Sapo. O livro será apresentado ao vivo, no próximo dia 13 de Novembro, pelas 14h30, no auditório D. Pedro IV da Santa Casa de Misericórdia do Porto, por ocasião do colóquio «Portugal: a juventude e os desafios do futuro», com moderação de António Costa Silva e de Ana Gabriela Cabilhas. O evento contará ainda com as intervenções de Sobrinho Simões, presidente do Ipatimup; de João Pedro Videira, presidente do Conselho Nacional de Juventude; da comissária europeia Elisa Ferreira; de José Diogo Marques, do movimento Cumprir Portugal; e de António Tavares, provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto.

Portugal – As Questões do Presente
Intervenções de: Ana Paula Martins, António Costa Silva, António Saraiva, Carlos Monjardino, Manuel S. Fonseca e Vitor Ramalho.
Moderação de: Susana Santos
Não-Ficção / Actualidade
88 páginas · 15x23,5 · 10,00 €
Nas livrarias a 9 de Novembro
Guerra e Paz, Editores

BEM-AVENTURADOS OS MANSOS

“Nos dias de tempestade, dizem os pescadores, vê-se, no oco das ondas, as pontas das flechas de suas igrejas (da cidade de Is); nos dias de calma, escuta-se subindo do abismo das águas o som dos sinos”.

  • PériclesCapanema

Paradoxos estonteantes“Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra” (Mt 5, 4). “Mas os mansos possuirão a terra” (Sl 36, 11). “On ne règne sur les âmes que par le calme” (só se reina nas almas pela calma). Três citações, origens diferentes, as duas primeiras da Sagrada Escritura, a última de Talleyrand (1754-1838) (cito de memória, li em texto dele, pode ter origem diversa). Sempre me impressionaram pelo paradoxo atordoante. Aos mansos, não aos violentos e aproveitadores, está destinada a terra. Contrassenso à primeira vista, a sabedoria convencional diria o contrário: mansos não possuem nada, não conquistam nada, são presa fácil de oportunistas e ferozes. Quando os mansos conquistaram alguma coisa? Nunca, dir-se-ia. A terra não é dos conquistadores? O salmista afirma igual: “Os mansos possuirão a terra”. E o domínio dos espíritos (das almas) pertence aos calmos, serenos e sossegados, nunca aos endurecidos, enfurecidos e irrequietos, é convicção de um dos grandes diplomatas franceses. E de tantos outros. Tudo à primeira vista, repito, agride a sabedoria convencional. Quanto aos dois textos da Escritura, escrevo, claro, como observador comum, não pretendo entrar em exegeses bíblicas.

Exasperação suicida. Afundo no presente. No Brasil (de modo semelhante no mundo, “servata proportione”) fermentar exasperações de moralismo duvidoso tornou-se recurso usual dos que esperam com elas angariar adesão popular maciça. Em especial por meio das redes sociais, onde campeia a desinformação e a má-fé; o vale-tudo, enfim. “Eu vim para confundir e não para explicar”, a boutade de Chacrinha ganhou surpreendente atualidade, virou bússola para numerosos ativistas. Ficaram comuns as ondas de insultos e ataques, repito, de modo marcante nas redes sociais, em que a falta de escrúpulos, o relativismo moral, a boçalidade ufana, bem como o garganteio de argumentos toscos, a linguagem chula e a catadupa de palavrões se destacam como recurso habitual do embate político. Tudo isso pode gerar popularidade em certa faixa do público, contudo cria repulsa em outras; desprestigia. “On ne règne sur les âmes que par le calme”, advertiu o ladino Talleyrand.

O decoro esbofeteado na ânsia da popularidade. Não só o decoro; também a correção. No sopesamento de vários fatores, tal tipo de popularidade, parece, mantém abertas as possibilidades para vitórias eleitorais em 2022. Vai valer a pena lá na frente? Não creio. Popularidade evapora fácil; sua perda pode deixar sequelas graves.

Afastamento, desgaste, cansaço, desilusão. Consequência da estratégia acima esboçada em traços rápidos, hoje a popularidade de algumas correntes e líderes está se nutrindo largamente no pântano da exasperação. Não irei aqui analisar aspectos do fenômeno no âmbito da esquerda, limitar-me-ei à direita e ao centro. Nas possibilidades de expansão do centro e da direita deixará feridas de cura difícil, já que provoca aversão no brasileiro decente, acostumado com correção e bons modos, segmento gigantesco. Agastamento que se manifesta no afastamento, cansaço, desilusão. E, com isso, no debate público, já agora, está órfã faixa sadia do público; “sanior pars” autêntica, sobre a qual discorri em artigo anterior. Esta parte, uma “cathédrale engloutie” no mar da opinião brasileira, pode decidir o rumo das eleições em 2022 — não nos surpreendamos, ojo! Tentemos ouvir o bimbalhar de seus sinos, pois os mansos possuirão a terra. Faço um desvio: a catedral submersa é um prelúdio de Claude Debussy, que tem como inspiração lenda bretã. Existiria, perto da ilha de Ys, submersa, uma catedral que mostra as flechas de suas torres nas manhãs claras e bimbalha seus sinos. “Nos dias de tempestade, dizem os pescadores, vê-se, no oco das ondas, as pontas das flechas de suas igrejas (da cidade de Is); nos dias de calma, escuta-se subindo do abismo das águas o som dos sinos”, escreveu Ernest Renan (1823-1892) sobre a lenda.

A pacatez enjeita exasperações. Volto ao tema. Arrisco-me a estar completamente errado, mas desconfio que hoje, políticos dos mais variados quadrantes que apostam na tensão artificial e tantas vezes oca, perdem contato, cada vez mais, com o que qualifiquei de “sanior pars”, a faixa mais sadia do público. Ela gosta do decoro, da compostura, da boa educação, da inteligência e da argúcia na cena pública. Abomina ambientes convulsionados — o setor é aparentado com os mansos, têm relações próximas. Busca a resolução de dificuldades de seu quotidiano, desinteressa-se pela encenação postiça e grandiloquente de disputas sem conteúdo. Em 14 de dezembro de 1982 em artigo na “Folha de S. Paulo”, o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira analisou os resultados eleitorais de pleito recente, em que ele reconhece, a esquerda tinha levado a melhor:

“O fato palpável, certo, indiscutível, sobre o qual mais diretamente incide nossa atenção, é esse inegável progresso da esquerda. […] Desdenho o procedimento do avestruz que, quando se aproxima o inimigo, mete a cabeça num monte de areia.”

Mas observa, havia perigo para todos no aproveitamento dos resultados:

“Em outros termos, se os esquerdistas, ora tão influentes no Estado (Poderes 1, 2 e 3), na Publicidade (Poder 4) e na estrutura da Igreja (Poder 5), não compreenderem a presente avidez de distensão do povo brasileiro, deixarão de atrair e afundarão no isolamento. Falarão para multidões silenciosas no começo, e pouco depois agastadas”.

Os perigos continuam a existir na presente quadra histórica. Os pacatos também têm parentesco com os mansos.

Avidez de distensão. Continua o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira:

“A História dá inúmeros exemplos de regimes que não se mantiveram porque não souberam entender coisas destas. Soube compreendê-las, por exemplo Luís XVIII o monarca criptoesquerdista, voltairiano e ladino. Por isto morreu tranquilamente no trono da França em 1824. Sucedeu-lhe Carlos X, seu irmão cavalheiresco, distinto e gentil como um raio de sol, deleitável no trato como um favo de mel. Mas ele era um bom direitista, ao qual faltava (como isso é frequente entre direitistas) qualquer sutileza política. Pôs-se ele a governar contra a esquerda com um afinco e uma precipitação que pôs aos berros o setor visado. A bem-amada modorra se foi rarefazendo. A maioria abandonou Carlos X que caiu no vácuo. Substituiu-o — grande “virtuose” em operar distensões — Luís Felipe, o rei burguês, o ‘rei-guarda-chuva’, o qual ficou no trono até que, cansada por fim de pacatez, em 1848 a França o atirou ao chão”.

Quem avisa, amigo é. Vai adiante o artigo:

“O Brasil de hoje quer absolutamente pacatez. Se a esquerda vitoriosa não souber oferecê-la, esvanecer-se-á. Se o centro e a direita não souberem conduzir sua luta num clima de pacatez, terá chegado a vez deles se esvanecerem. Bem concebo que algum leitor exasperado me pergunte: mas, afinal, quem ganha com essa pacatez? — Até aqui não tratei disto. Mostrei que perderá quem não a souber ter. Quem ganhará: a direita? o centro? a esquerda? — Quem conhecer as verdadeiras fibras da alma brasileira e souber entrar em diálogo pacato com essas fibras”

2022 terá muito de 1982. Sei, 1982 era uma realidade, 2022, outra. Tanto assim diferente? No frigir dos ovos, lá na frente, os pacatos, triunfantes, (aparentados com os mansos) podem empurrar os exasperados, vencidos, para fora do tabuleiro. E que sejam preservados o ânimo e a capacidade de ação em especial da “sanior pars”, mansa, em boa parte pacata. O futuro do Brasil depende de como ela se fortaleça e prospere. Bem-aventurados os mansos.

ABIM

Menina australiana de quatro anos resgatada após 18 dias desaparecida

A menina australiana de quatro anos foi encontrada nesta madrugada de quarta-feira em boas condições de saúde. Esteve desaparecida 18 dias. A notícia trouxe alívio a uma nação inteira, que esteve em vigília desde o seu desaparecimento, reportado há duas semanas.

Cleo Smith esteve desaparecida durante 18 dias e terá sido raptada do local onde se encontrava a acampar com a família.

A menina, de quatro anos, foi encontrada sozinha esta madrugada na casa do alegado raptor, na localidade costeira de Carnarvon, não muito longe de onde desapareceu.

De acordo com a polícia, citada pela australiana ABC News, foi resgatada e encontrada num quarto "viva, bem e a sorrir".

A polícia deteve um homem de 36 anos, sem ligações à família.

A menor foi levada posteriormente para o hospital. Numa foto divulgada pela polícia, é possível ver a pequena Cleo a comer um gelado e sorridente.

Reencontro com a família

A menor reencontrou-se com os pais pouco depois e a mãe, Ellie, expressou o seu alívio nas redes sociais. "A nossa família está de novo completa", escreveu na rede social Instagram.

O subdelegado Blanch contou a uma rádio local que viu "detetives experientes a chorar de alívio" depois de a pequena Cleo ser encontrada.

O desaparecimento de Cleo levou a que o estado da Austrália Ocidental montasse uma busca frenética por terra, ar e mar, que mobilizou 100 agentes, no meio de um temor de que uma tragédia tivesse ocorrido. A polícia recorreu a serviços de inteligência, imagens de câmeras de vigilância e análise forense para encontrar a menina, enquanto vários voluntários percorreram a área em busca de provas.

As autoridades chegaram a oferecer um milhão de dólares australianos (642 mil euros) a quem tivesse informações que ajudassem a localizar Cleo, quando se temia que a menina tivesse sido sequestrada enquanto a família acampava numa zona remota, perto do mar, em Blowholes, a 1.000 km de Perth, em 16 de outubro.

Madremedia/AFP

Imagem: Polícia australiana