quarta-feira, 12 de julho de 2023

Para assistir no Porto, no dia 16 de julho, às 11h00, na Fundação de Serralves. Alimentos funcionais e a sua importância para a Saúde em debate na Fundação Serralves


O que são alimentos funcionais, qual a sua importância para a saúde e de que forma a ciência pode contribuir são alguns dos temas que vão ser abordados por Ana Maria Gomes, professora da Escola Superior de Biotecnologia e investigadora do Centro de Biotecnologia e Química Fina da Universidade Católica Portuguesa, em mais uma sessão do Ciclo de Conversas “Alimentar uma causa” que se realiza no próximo domingo, dia 16 de julho, pelas 11h00, em Serralves. A entrada é livre, mas sujeita a inscrição prévia.
Identificada como uma necessidade básica, a alimentação e a forma como nos alimentamos tem um impacto grande na saúde. Uma alimentação desregrada, seja por défice ou por excesso pode, como consequência, originar o aparecimento de uma doença. “Para enfrentar este desafio, é necessário olhar para os alimentos, não apenas como algo que tem uma função nutricional, mas também como elementos capazes de prevenir doenças relacionadas com a nutrição,” salienta Ana Maria Gomes, investigadora que tem vindo a trabalhar no desenvolvimento e caracterização de alimentos funcionais. Neste sentido, a investigadora questiona “Cabe à ciência conseguir responder ao desafio de produzir mais e melhores alimentos para o bem-estar e para a saúde das populações, mas como?”

Nesta sessão vão ser apresentados e debatidos alguns dos exemplos que o Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF/ESB/UCP) tem vindo a estudar neste domínio desde, aprimorar a qualidade nutricional dos alimentos pela redução de sal, de açúcares adicionados ou de gorduras saturadas e trans, otimizar a fortificação com micronutrientes para uma nutrição adequada, formular novos alimentos funcionais com um enfoque na promoção da saúde pela via da adição de ingredientes benéficos (probióticos, pré-bióticos, esteróis vegetais, ómega-3 entre outros) ou melhorar a qualidade de vida dos cidadãos com necessidades alimentares específicas com o desenvolvimento de alimentos modificados dirigidos (por exemplo alimentos para intolerantes à lactose).

A sessão “Funcionalização dos alimentos e saúde”, que integra o Ciclo de Conversas “Alimentar uma Causa”, uma iniciativa promovida pela Fundação de Serralves, em parceria científica com a Universidade Católica Portuguesa no Porto, irá decorrer no próximo dia 16 de julho, na Sala Panorâmica da Quinta do Parque de Serralves. A entrada é gratuita mediante inscrição prévia.

PATRÍCIA GOMES
Senior Communication Consultant

Nome de astrofísico português brilha no céu noturno. União Astronómica Internacional atribuiu o nome do astrofísico Pedro Machado a um asteroide


Pedro Machado, investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Ciências ULisboa), foi homenageado pelo Grupo de Trabalho para a Nomenclatura de Pequenos Corpos (WGSBN) da União Astronómica Internacional (IAU), com a atribuição do seu nome a um asteroide. O anúncio foi feito na Conferência de Asteroides, Cometas e Meteoros, que decorreu em Flagstaff, no Arizona, EUA, e foi publicado no Boletim do WGSBN.
Tem quase três quilómetros de diâmetro e demora quatro anos e meio a dar uma volta ao Sol. Falamos de 2001 QL160, ou melhor, do asteroide 32599 Pedromachado.

Pedro Machado é especialista em atmosferas planetárias, mas este é um reconhecimento pelo seu contributo noutro domínio de estudo do Sistema Solar: a deteção e caracterização de asteroides e outros objetos que se encontram para além da órbita de Neptuno, chamados transneptunianos. Em alguns casos, este trabalho cruza o estudo das atmosferas, pois envolve o estudo das regiões de transição entre a atmosfera e o espaço exterior, as chamadas exosferas, nas quais são perdidas partículas para o espaço.

“É uma honra inesperada e uma grande satisfação ver o meu nome na lista de novas nomeações de asteroides”, diz Pedro Machado. “Estou muito grato por este reconhecimento do meu trabalho pela comunidade científica.”

32599 Pedromachado orbita o Sol entre os planetas Marte e Júpiter, na região conhecida como Cintura de Asteroides. Foi descoberto em 2001 através do programa Lowell Observatory Near-Earth-Object Search (LONEOS), da NASA e do Observatório Lowell, para a deteção de objectos espaciais em órbitas próximas da Terra.

De acordo com o processo de denominação de objetos astronómicos, inicialmente foi-lhe atribuído um nome provisório, 2001 QL160, que inclui o ano da descoberta e letras e algarismos que indicam o dia do ano e a ordem da descoberta. Após a determinação da sua órbita de forma fiável, recebeu a designação definitiva de 32599, pelo Minor Planet Center da IAU. Só a partir desse momento pôde ser proposto um nome para este asteroide para avaliação pelo Grupo de Trabalho para a Nomenclatura de Pequenos Corpos.

Com esta atribuição, Pedro Machado junta-se aos também investigadores do IA, Nuno Peixinho (IA e Universidade de Coimbra) e Pedro Lacerda (Instituto Pedro Nunes e IA), que viram igualmente o seu trabalho reconhecido com a atribuição dos seus nomes aos asteroides 40210 Peixinho e 10694 Lacerda.

(Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço)
 APImprensa

CINEMA NA PRAÇA PROMOVIDO PELO CONTINENTE MODELO CHEGA A VALE DE CAMBRA

GRATUITO E AO AR LIVRE, CINEMA NA PRAÇA PROMOVIDO PELO CONTINENTE MODELO CHEGA A VALE DE CAMBRA
Vale de Cambra vai acolher a iniciativa ‘Cinema na Praça’, sessões de cinema gratuitas e ao ar livre, nas principais praças das localidades onde estão inseridas algumas das lojas Continente Modelo. A sessão começa este sábado, 15 de julho, às 22h00, na Praça Comendador Álvaro Pinho da Costa Leite, em Vale de Cambra. O filme escolhido pelos clientes foi “A Pequena Sereia”.

Os clientes foram convidados a escolher o filme que querem ver entre os 6 mais vistos dos últimos anos e votaram em cinemanapraca.continente.pt, entre as opções “Top Gun Maverick” (2022), “Curral de Moinas: Os Banqueiros do Povo” (2022), “Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo” (2022), “A Pequena Sereia” (2023); “Guardiões da Galáxia: Volume 3” (2023) e “Dungeons & Dragons: Honra entre Ladrões” (2023).

Cada sessão terá em média 500 lugares disponíveis e o Continente Modelo oferece águas, sumos, pipocas doces e salgadas aos participantes da iniciativa ‘Cinema na Praça’, que decorre até 17 de setembro, em todo o país.

O objetivo da marca é estar mais próximo das comunidades onde estão inseridas as lojas Continente Modelo e proporcionar bons momentos, escolhendo locais relevantes de cada localidade para que o público usufrua de uma sessão de cinema gratuita de um dos filmes mais vistos dos últimos anos.

O Continente é a marca de retalho alimentar da MC. Com mais de 35 anos de existência, foi a primeira cadeia de hipermercados a instalar-se em Portugal e conta atualmente com mais de 300 lojas.

As linhas de ação da cadeia são a orientação para o consumidor, os preços baixos, uma forte dinâmica promocional, a qualidade e a variedade dos produtos e serviços.

Saiba mais em www.continente.pt­­

Ana Grácio 

Luís Trigacheiro na Festa do Cante nas Terras do Grande Lago, em Monsaraz


O Cante Alentejano, classificado Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, vai ser celebrado em Monsaraz no dia 22 de julho na Festa do Cante nas Terras do Grande Lago. O espetáculo inicia-se às 22h e decorre na arena do castelo da vila medieval.
No palco vai estar Luís Trigacheiro, cantor natural de Beja que foi o vencedor do programa The Voice Portugal 2020 e que editou o seu primeiro disco no ano passado, “Fado do Meu Cante”, com trabalhos assinados por António Zambujo, Diogo Piçarra, Carminho, Paulo Abreu Lima, entre outros. No início deste ano lançou a música “Mulher Contigo é para Casar”, uma canção de António Zambujo e Marisa Liz que integrou a reedição do primeiro álbum, estando Luís Trigacheiro já a preparar o segundo disco, que prevê editar em 2024.
O espetáculo vai ter também as atuações do Grupo Coral e Etnográfico Os Camponeses de Pias, que tem participado nos concertos de Pedro Abrunhosa, do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz e do poeta Manuel Sérgio, que vai declamar poemas acompanhado à guitarra por José Farinha. A Festa do Cante nas Terras do Grande Lago é organizada pelo Município de Reguengos de Monsaraz, pelo Grupo Cultural e Desportivo da Freguesia de Monsaraz e pela Junta de Freguesia de Monsaraz.
Carlos Manuel Barão

Avenida 25 de Abril aberta parcialmente à circulação automóvel; Condicionamentos de trânsito para o Festival dos Canais

 I – Avenida 25 de Abril aberta parcialmente à circulação automóvel
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) informa que se encontra aberta ao trânsito nos dois sentidos a Avenida 25 de Abril, no troço compreendido entre a Avenida de Santa Joana e a Avenida de Oita.
Os trabalhos irão prosseguir ao longo de toda Avenida, mas numa altura em que já permite a circulação automóvel em grande parte do traçado. Encerrado ao trânsito continua o troço entre a Avenida de Oita e o viaduto a Nascente sobre a Linha do Norte.
A requalificação da Avenida 25 de Abril representa um novo investimento da CMA no valor aproximado de 1,4 milhões de euros, em execução pela empresa Urbiplantec – Urbanizações e Terraplanagens, Lda..
Prossegue assim o investimento regular distribuído por todo o Município, devidamente planificado e com sustentabilidade financeira, visando a conservação das infraestruturas rodoviárias existentes e a qualificação do espaço público, gerindo bem a opção de cumprirmos os compromissos que assumimos.

II – Condicionamentos de trânsito para o Festival dos Canais

 A Câmara Municipal de Aveiro informa que, no âmbito da edição 2023 do “Festival dos Canais”, estão previstos alguns condicionamentos de trânsito motivados pela realização de várias atividades em diferentes espaços da cidade. As zonas mais afetadas (e que são listadas infra) são o Cais da Fonte Nova, Canal do Côjo e algumas ruas adjacentes ao Mercado Manuel Firmino.

Assim sendo, será necessário efetuar alguns cortes de trânsito, reserva atempada de lugares de estacionamento e interdição da navegação no Canal do Côjo e no Canal da Fonte Nova nos seguintes dias e horários:

Concertos e Espetáculo Sylphes
» Corte do trânsito no Cais da Fonte Nova
- até dia 17.07 às 19h (aproximadamente)
» Reserva da totalidade do estacionamento no Cais da Fonte Nova
- até ao final do Festival, dia 16.07.
» Navegação interdita no Canal do Côjo e no Canal da Fonte Nova
dia 14.07 a partir das 21h (ensaio do espetáculo Sylphes)
dia 15.07 a partir das 21h (dia do espetáculo Sylphes)

Espetáculo The Visitors

 » Corte do trânsito na Rua do Eng.º Silvério Pereira da Silva (a partir da Av. Dr. Lourenço Peixinho), na Trav. do Dispensário e na Rua de José Afonso

- dia 12.07 a partir das 23h30 até ao final da passagem dos artistas
- dia 13.07 a partir das 23h até ao final da passagem dos artistas

 Espetáculo Symfeuny

» Corte do trânsito na Rua do Capitão João de Souza Pizarro junto à Rua do Prof. Barbosa de Magalhães, a Travessa das Beatas passará a funcionar em sentido contrario para garantir a saída pela Rua Homem Cristo Filho. Corte do trânsito na Trav.  do Governo Civil junto à Rua Homem Cristo Filho

- dias 14.07 e 15.07 a partir das 21h até à 00h30 (aproximadamente).

Espetáculo Obake
» Corte do trânsito na Rua do Eng.º Silvério Pereira da Silva (a partir da Av. Dr. Lourenço Peixinho), na Trav. do Dispensário e na Rua de José Afonso

- dia 15.07 às 19h (aproximadamente);
- dia 16.07 às 12h (aproximadamente).
 Espetáculo The Black Victorians

» Corte do trânsito no acesso ao Largo de S. Gonçalinho a partir do Largo da Praça do Peixe

- dias 14, 15 e 16.07 das 17h15 às 18h15 (aproximadamente).

Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

PROJETO “COSTURAS SOLIDÁRIAS” DO MUNICÍPIO DE SILVES CRIOU SACOS AMIGOS DO AMBIENTE

Os Polos de Educação ao Longo da Vida da Câmara Municipal de Silves (CMS), continuam a promover o projeto COSTURAS SOLIDÁRIAS.
Este ano foram produzidos cerca de 400 sacos de pano reutilizáveis, com o objetivo de sensibilizar a comunidade para a redução da utilização de plástico. As ações de entrega, realizaram-se nos Mercados Municipais e mensais do concelho, com a oferta de um saco com a mensagem “SOU Reutilizável, SOU AMIGO do AMBIENTE”.
Esta iniciativa teve o objetivo de contribuir para a mudança de hábitos dos munícipes, em prol da proteção e preservação do ambiente.
O Município de Silves deixa aqui um reconhecimento e agradecimento público a todos(as) os/as utentes dos Polos de Educação ao Longo Vida da CMS que têm contribuído em ações de desenvolvimento social através das suas atividades.
 

Silves | Animação de Verão com João Paulo Cavaco

 João Paulo Cavaco é o próximo convidado da Animação de Verão, em Armação de Pêra, no próximo dia 16 de julho, pelas 22h00, na Fortaleza.
O espetáculo é de entrada livre e conta com o apoio da Junta de Freguesia Local.
Qualificar a oferta turística de Armação de Pêra, dinamizar o comércio local, atrair visitantes e proporcionar momentos únicos são os principais objetivos desta iniciativa organizada pelo Município de Silves.