segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Colisão de dois comboios perto de Munique causa vários feridos e uma morte

Dois comboios colidiram esta tarde perto de Munique, na Alemanha. Há registo de feridos, segundo as autoridades. A imprensa alemã avança ainda uma vítima mortal.

A polícia local informou no Twitter que os comboios "colidiram na área da estação Ebenhausen-Schäftlarn S-Bahn".

Segundo as autoridades, estão vários serviços de emergência no local e há registo de feridos.

O jornal alemão Bild dá conta de pelo menos uma vítima mortal e cerca de 14 feridos, enquanto nas redes sociais são apontados entre 30 a 40. Estariam cerca de 90 pessoas nos comboios.

A colisão ocorreu pelas 16h40 (hora local) e a linha está encerrada.


Madremedia


AVEIRO | NOVOS AVANÇOS NA OBRA DE QUALIFICAÇÃO DO ROSSIO E DAS “PONTES”

 Reforço da estrutura das “Pontes” começa hoje 

Tem início hoje, segunda-feira, dia 14 de fevereiro, os trabalhos preparatórios para o reforço da estrutura das pontes e da rotunda da Praça General Humberto Delgado / “Pontes”, integrados na obra de requalificação do Rossio, que continua o seu bom desenvolvimento.

Nesta fase será vedada à circulação a zona da coroa da rotunda e a faixa de rodagem interior, passando a circulação automóvel a ser realizada apenas numa via em todo o seu perímetro. A parte mais importante e complexa desta componente da obra decorre por debaixo da plataforma rodoviária, para tratamento de patologias, remoção de materiais e reforço estrutural, sendo essas operações feitas com base em plataformas flutuantes e com a devida compatibilização com as operações marítimo-turísticas.

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) solicita por isso a melhor compreensão dos cidadãos para os constrangimentos causados, aconselhando a utilização de outros circuitos externos a esta zona central da Cidade para a realização das deslocações necessárias e/ou em alternativa os transportes públicos da rede AveiroBus.

A empreitada de requalificação do Largo do Rossio, da Praça General Humberto Delgado / “Pontes” e a concessão do serviço público de parques de estacionamento, foi adjudicada pela CMA em janeiro de 2021, e está em execução desde o início do último mês de julho, com a empresa Empark (sub-concessionário da exploração dos parques de estacionamento do Rossio e do Mercado Manuel Firmino) a fazer a gestão do parque de estacionamento do Mercado Manuel Firmino com os novos equipamentos já instalados.

A obra tem um custo total de 12.413.658,94€, sendo comparticipada pelo consórcio como contrapartida da concessão dos parques de estacionamento com o valor de 2.500.001€ e pelos Fundos Comunitários do Centro 2020 com um valor de 2.051.423,31€ (este valor poderá vir a ser aumentado até cerca de 780.000€).

Covilhã | ANA FILOMENA AMARAL NO CAFÉ LITERÁRIO

A escritora portuguesa Ana Filomena Amaral é a convidada do Município da Covilhã para o próximo Café Literário.

A tertúlia literária, que mantém o seu caracter mensal e presencial, terá lugar no dia 24 de fevereiro (quinta-feira), pelas 18h30, no café/bar do Hotel Covilhã Jardim (jardim público).

Ana Filomena Amaral
Romancista, historiadora e tradutora, Ana Filomena Amaral natural de Avintes, Vila Nova de Gaia, é mestre em História Económica e Social Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, possui o curso de pós-graduação em Ciências Documentais /Biblioteconomia, e uma larga experiência como intérprete e tradutora de várias línguas europeias, mantendo particular contacto com a língua alemã. Ana Filomena Amaral é autora de 14 obras, entre ficção e investigação histórica. Desertos encerra a trilogia Mãe Nossa, dedicada à emergência ambiental, antecedido por O Diretor e Gelos.

No âmbito da iniciativa municipal para a promoção da literatura na comunidade escolar denominada “Trocado para Miúdos”, a escritora estará ainda presente em várias escolas do concelho, para contar muitas histórias e apresentar os seus últimos livros aos mais novos.

A vida e obra da escritora será apresentada por Rosa Simões.

No âmbito do Dia Internacional da Epilepsia: Câmara Municipal recebe grupo de voluntárias da Liga Portuguesa Contra a Epilepsia

Inserido no programa preparado para assinalar o Dia Internacional Contra a Epilepsia, Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, recebeu hoje, 14 de fevereiro, um grupo de voluntárias da Liga Portuguesa Contra a Epilepsia (LPCE).

Após aceitar das mãos de Ana Paula Pereira, Maria Neves e Ângela Santos um pequeno ramo de flores lilás, cor associada a esta causa, e um pequeno cartão com o slogan da campanha internacional, “Eu amo alguém com epilepsia”, o autarca enalteceu “o trabalho deste voluntariado na dinamização desta iniciativa”. Pedro Cardoso salientou a “importância de ações como esta, pois constituem uma oportunidade para conhecer melhor a doença, o que é decisivo para acabar com estigmas e preconceitos.” Por outro lado, “é uma forma de alertar a comunidade, com uma proximidade apenas possível desta forma, para uma doença neurológica que afeta cerca de 50 a 60 mil pessoas em Portugal”.

O vice-presidente da Câmara Municipal sublinhou ainda que “estas campanhas servem também como alerta para a necessidade e importância do acesso aos cuidados de saúde, assim como para os familiares e cuidadores, e servem de estímulo aos cientistas para investigarem ainda mais e melhor a epilepsia”, concluiu.

O Dia Internacional Contra a Epilepsia é assinalado durante o dia de hoje no concelho com ações similares a decorrerem das 9h00 às 12h00 na Escola EB Cantanhede Sul e no Agrupamento de Escolas Gândara-Mar, na Tocha. Também um pouco por todo o país são replicadas estas iniciativas, com particular destaque para a presença das 11h00 às 13h00, no Largo da Portagem, e das 16h00 às 18h00, na Praça 8 de Maio, ambas em Coimbra, das 9h30 às 10h30 e das 14h00 às 15h00, no Hospital de Santo André, em Leiria, e das 13h30 às 15h30, no Hospital de São Teotónio, em Viseu.

Recorde-se que já durante o dia de ontem se realizaram iniciativas para celebrar o Dia Internacional Contra a Epilepsia, com destaque para as caminhadas que decorreram junto ao Hospital das Força Armadas, em Lisboa, e do Jardim do Cálem até ao Castelo do Queijo, no Porto.

Sobre o Dia Internacional da Epilepsia

O Dia Internacional da Epilepsia é uma efeméride que promove a conscientização sobre a epilepsia em mais de 120 países. Todos os anos, na segunda segunda-feira do mês de fevereiro, as pessoas reúnem-se para celebrar e destacar os problemas enfrentados por quem tem epilepsia, as suas famílias e cuidadores, a fim de desmistificar o preconceito e disseminar informações sobre uma das condições mais antigas que atingem o ser humano.

A epilepsia é uma alteração temporária e reversível do funcionamento do cérebro, que não tenha sido causada por febre, drogas ou distúrbios metabólicos. Durante alguns segundos ou minutos, uma parte do cérebro emite sinais incorretos, que podem ficar restritos a esse local ou espalhar-se. Se ficarem restritos, a crise será chamada de parcial, se envolver os dois hemisférios cerebrais, de generalizada. Por isso, algumas pessoas podem ter sintomas mais ou menos evidentes de epilepsia, não significando que o problema tenha menos importância se a crise for menos aparente.

6.ª Mostra Silves Capital da Laranja: TEATRO DE MARIONETAS CONTA COMO A LARANJA MAIS DOCE CHEGOU A SILVES


“A laranja doce do Jesuíta” é o nome do teatro de marionetas que animará os mais novos na 6.ª Mostra Silves Capital da Laranja. A iniciativa, que terá lugar no espaço Laranjinha Kids, conta com sessões dirigidas à comunidade escolar (no dia 18, pelas 11h00 e 14h00) e a famílias com crianças com idade superior a 3 anos (nos dias 19 - às 11h00, 15h00 e 16h00 - e 20, pelas 11h00).
Serão momentos que trarão muita animação junto dos mais novos e que irão contar a história de como um jesuíta entrou nos portões da Cidade Proibida para trazer consigo uma muda da laranja mais doce e de como foi a sua aventura até chegar a Silves.

O evento cumpre as orientações da DGS. A entrada em cada sessão está condicionada à apresentação de voucher (entregue no local uma hora antes do inicio do espetáculo) e de certificação de vacinação ou teste negativo (para maiores de 12 anos).


Lotação: 50 pessoas
Classificação: M/3

SINOPSE

Conta-se que depois da chegada da laranja da china, no algarve, mais precisamente em Silves, a vida das suas gentes nunca mais foi a mesma. Conta-se que até os povos da Almóada já se desentendiam devido a este belo, doce e sumarento fruto. Silves ficou no mapa pelo seu passado ligado à cultura e costumes mouriscos, mas nada é equivalente à sua fama de ser a eterna capital da laranja.

Mas como é que a laranja doce chegou a Portugal? Em Portugal só existiam laranjas amargas, mas uma vez um jesuíta visitou a Cidade Proibida na China e aí provou as laranjas mais doces que um algum dia tinha comido. Surpreso com a doçura, com muita astúcia, um dia roubou uma muda dentro do seu cajado oco. Conseguiu sair dali voltou a Lisboa aonde plantou essa muda. Daí em diante iniciou-se a disseminação do fruto, tendo este chegado ao Algarve e ter-se vingado como símbolo e comércio primordial de Silves.

Diz-se por aí, entre as gentes que esse tal de jesuíta teve a astúcia maior para passar os portões da Cidade Proibida sem que ninguém soubesse de nada, com a ajuda do seu cajado oco e de seu burrico que o transportava para todo o lado. A Cidade Proibida era um lugar somente habitado pelo imperador, sua família e serventes. Quem lá entrasse sem permissão era dolorosamente punido. O risco de ali ter entrado o jesuíta, ter conhecido as gentes do palácio e ter sido agraciado com as laranjas doces e estas terem um dia chegado a Silves, são o mote para uma história animada de teatro de fantoches.

CONDIÇÕES DE ACESSO
A entrada no recinto a maiores de 12 anos está condicionada à apresentação de certificado digital válido ou teste negativo (de acordo com as normas em vigor);
O recinto do espetáculo estará delimitado, o acesso será condicionado e controlado;
Devem evitar-se aglomerações de pessoas à entrada e à saída do recinto;
Acesso ao recinto apenas para os titulares de voucher;
Higienização das mãos à entrada e à saída;
Seguir pelos circuitos independentes de entrada e de saída;
Cumprir o período de entrada e saída de público alargado;
Entrada e saída de público desfasada, cumprindo as regras de distanciamento;
Uso obrigatório de máscara;
Não é permitido movimentar a cadeira ou mudar de lugar;
Mantenha a distância de segurança (2 metros) sempre que deambular pelo recinto;
Os espaços, equipamentos, objetos e superfícies são limpos e desinfetados periodicamente, conforme a sua frequência de utilização;
Ao aceder e permanecer no recinto o espectador consente a captação, reprodução, publicação e identificação da sua imagem e som, em quaisquer meios, incluindo nas redes sociais, para efeitos de marketing ou promocionais, a título gratuito.

Inscrições abertas para Sessões «Naveg@s em Segurança?»

Promover a Internet segura e a cidadania digital junto de escolas, associações juvenis e desportivas, autarquias…
O IPDJ, através do Centro Internet Segura, promove mais uma edição da iniciativa nacional «Naveg@s em Segurança?», que está a decorrer de 08 de fevereiro a 16 de dezembro.

Proporciona, assim, a escolas, associações juvenis e desportivas, autarquias e outras entidades, a possibilidade de participar e solicitar a realização de sessões de sensibilização, e ações de divulgação, com o objetivo de promover uma cultura de presença e navegação seguras no mundo digital.

As sessões têm lugar, preferencialmente, nas Lojas Ponto JA do IPDJ das capitais de distrito, a pedido das entidades. Devido à situação pandémica que atravessamos, podem também decorrer via streaming, como webinars.

Com a duração de 45 a 60 minutos, são dirigidas a crianças e jovens, educadores, escolas, grupos, associações, seniores, e cidadãos em geral.

Nestas sessões podem ser abordados os seguintes temas:

Fake news – Cyberbullying - Internet das coisas - Dependência online- Proteção de dados - Discurso de ódio - Redes sociais e outros.

As inscrições podem ser feitas em qualquer altura, de 08 fevereiro a 14 de dezembro, até dois dias antes do final do mesmo, diretamente, numa Loja Ponto JA, ou através do e-mail geral@ipdj.pt .

Mais informações:
Portal do IPDJ: https://www.ipdj.gov.pt

Marinha Grande | MUNICÍPIO MAIS PRÓXIMO DA POPULAÇÃO ATRAVÉS DE APLICAÇÃO MÓVEL

A Câmara Municipal da Marinha Grande aconselha a população a utilizar a aplicação móvel do Município, como um dos canais privilegiados e céleres de comunicação, para obtenção de informação cultural e turística ou reportar sugestões e ocorrências, entre várias outras funcionalidades.

Lançada no final do ano 2019, a APP permite consultar notícias acerca das atividades municipais e a agenda de eventos culturais e desportivos do concelho. Está disponível o acesso ao Geoportal da Marinha Grande; a comunicação de leituras dos contadores de água; o reporte de ocorrências na via pública como entupimento de sarjetas, queda ou poda de árvores, anomalias no abastecimento de água ou ruturas na via pública, queda ou poda de árvores, entre outros assuntos.
A aplicação móvel permite também comunicar avarias na iluminação pública, obter informações sobre os transportes urbanos ou solicitar a recolha de monos.

No âmbito da área do turismo, o utilizador pode saber onde alojar-se, o que visitar, conhecer informações sobre os museus e as praias do concelho. São ainda fornecidos dados de carácter económico.

A aplicação “Município da Marinha Grande” pode ser descarregada na ‘App Store’, por detentores de telemóveis com sistema IOS, e na Google Play Store, para os utilizadores de sistema androide, nos seguintes links:

Link para iPhone (app store)


Link para Android (google play store)

Partilha de documentos e objetos - "Porto de Mós e o 25 de Abril: vivências no tempo da Ditadura e da Revolução"

 No âmbito do 48º Aniversário das Comemorações do 25 de Abril, o Município de Porto de Mós privilegiará a perspetiva de proximidade com a população, através da realização de exposições temporárias, em cada uma das freguesias do concelho. Para tal, as comunidades e instituições locais estão convidadas a partilhar documentos e objetos que se relacionem com a vida em ditadura e com a Revolução.

A partilha de documentos e objetos pode ser feita por qualquer pessoa ou instituição, junto da respetiva Junta de Freguesia, até ao dia 27 de março.

 

A organização e acompanhamento da iniciativa ficará a cargo do Museu Municipal de Porto de Mós.

GUILHERME CARDOSO DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA CONQUISTA 3º LUGAR NO ARENA LISBON INTERNACIONAL MEETING

A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense esteve presente na edição de 2022, do Arena Lisbon Internacional Meeting, a competição mais importante organizada no nosso país, da responsabilidade da Associação Distrital de Lisboa.

A edição deste ano, contou com a presença de 550 atletas em representação de 77 clubes, contando ainda com clubes e seleções de Angola, Espanha, França, Inglaterra e Suíça.

Guilherme Cardoso, Tomás Oliveira, João Lucas e Martim Silva, foram os 4 nadadores da Sociedade Columbófila que obtiveram os mínimos de participação e que competiram durante o fim de semana no complexo olímpico de piscinas do Jamor.

Guilherme Cardoso e Tomás Oliveira obtiveram acesso a várias finais A e B.

O maior destaque vai para o pódio absoluto obtido por Guilherme Cardoso nos 800 Livres ao nadar a prova em 8’42”17, só superado por Bruno Barroso (Sporting) e pelo atleta Olímpico do S. C. de Braga, José Paulo Lopes que viria a vencer a prova.


PARTICIPANTES NO EVENTO DE NETWORKING PROMOVIDO PELO BNI EM CANTANHEDE DERAM GRANDE AJUDA AO PROJECTO SOLIDÁRIO “DO USADO, SE FAZ NOVO”

Na tarde do passado dia 10 de fevereiro a Biblioteca Municipal de Cantanhede, acolheu para celebrar a Semana Internacional de Networking, com início pelas 14h30, a realização de uma tarde de Networking, que permitiu concretizar reuniões de negócios entre os empresários membros do BNI e convidados, bem como, também a passagem de referências de negócio.

Paralelamente e aproveitando a presença de um número muito significativo de membros do BNI, em Cantanhede e no âmbito da sua responsabilidade social, os empresários doaram ao projecto “Do usado, se Faz Novo”, integrado no Projecto de Cooperação . de Partida!, que a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, desenvolve em parceria com a Câmara Municipal do Tarrafal de Santiago, oferecendo um conjunto muito significativo de material desportivo, nomeadamente vestuário, calçado, bolas, bem como material escolar e brinquedos, na sua esmagadora maioria, sem utilização anterior, para as crianças daquele Municipio.

Ao todo os empresários, presentes deixaram mais de três centenas e meia de bens, nomeadamente bolas de futebol, futsal, basquetebol, rugby, voleibol, golf, kits de badminton, sapatilhas, chuteiras e muitas e diversas peças de vestuário desportivo para criança e jovens, bem como alguns brinquedos e material escolar e também um significativo contributo financeiro, que vai permitir à Direcção Geral, daquela Colectividade, converter posteriormente em material desportivo, que certamente possibilitará chegar aos 500 bens doados, sendo estes na sua totalidade, destinados ao projecto de iniciação desportiva promovido pelo Pelouro da Juventude Cultura e Desporto, liderado pela Vereadora Teresa Ramos Correia.

Promovido e organizado pelos empresários e membros do BNI Coimbra em estreita colaboração com o BNI Aveiro, este evento, realizado na cidade de Cantanhede, para além de abordar algumas áreas que estimulam no contexto empresarial a troca de informações e conhecimentos, criando uma rede de contactos, ampliando e consolidando, dessa forma as oportunidades de negócio, possibilitou à Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, através da participação da sua Vice Presidente Financeira Patricia Neves, dar a conhecer aos empresários presentes, as suas atcividades no geral e em particular o Projecto de Cooperação . de Partida!,


ORU das vilas de Porto de Mós e de Mira de Aire aprovadas


As vilas de Porto de Mós e de Mira de Aire justificam a criação de áreas de intervenção integrada, no que à reabilitação urbana diz respeito.
Encetado o processo por parte do Município de Porto de Mós, foram publicados, no passado dia 3 de fevereiro, em Diário de República, o Aviso de Aprovação da Operação de Reabilitação Urbana para a Área de Reabilitação Urbana da vila de Porto de Mós (Aviso n.º 2339/2022) e o Aviso de Aprovação da Área de Reabilitação Urbana de Mira de Aire e respetiva Operação de Reabilitação Urbana (Aviso n.º 2340/2022).

Com a aprovação das ORU das vilas de Porto de Mós e de Mira de Aire será possível haver intervenção de privados e da autarquia, esta última em espaços públicos.

As ARU permitem que as intervenções no âmbito da reabilitação urbana aufiram de vantagens, tais como benefícios fiscais (IMI, IMT, IRC, IRS, IVA), rendimentos prediais, aplicação de taxas municipais em regime especial, através de isenções ou reduções, entre outros.

A criação deste regime de incentivos no âmbito da regeneração urbana visa o apoio à reabilitação de edifícios, o aumento da oferta e procura no mercado imobiliário e, por conseguinte, o desenvolvimento socioeconómico do território.



 

Eco-Escolas de Águeda exibem bandeira verde

A par da entrega das bandeiras que reconhece o trabalho feito pelas escolas na área da educação ambiental e para a sustentabilidade, a Câmara de Águeda entregou compostores a cada escola

Os 14 estabelecimentos de ensino galardoados com a Bandeira Verde Eco-Escola no ano letivo 2020/2021 acabam de receber as suas bandeiras e já as exibem. Tendo em conta a atual situação pandémica, a cerimónia do hastear das bandeiras aconteceu de forma individual por cada instituição, num momento que foi aproveitado pela Câmara de Águeda para promover a valorização dos resíduos orgânicos no recinto escolar, entregando a cada escola um compostor doméstico.

“O galardão Eco-Escola reconhece o trabalho e empenho desenvolvido pelas escolas do nosso concelho na área da educação ambiental e na promoção da sustentabilidade, áreas estratégicas para a construção de uma sociedade melhor e consciente do impacto ambiental das suas escolhas”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, aproveitando para dar os parabéns às 14 instituições de ensino do concelho premiadas neste ano letivo.

O desenvolvimento de competências na área do ambiente e sustentabilidade e a promoção de uma cada vez maior consciência ambiental é “um caminho sem retorno” que deve, acrescenta, ser perseguido por todos. “Por isso, motivamos as restantes escolas do concelho a inscreverem-se neste programa da ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa e a desenvolverem projetos nesta área”, declarou Edson Santos, avançando que para o ano letivo 2021/2022 Águeda tem 17 instituições inscritas.

As escolas galardoadas em 2020/2021 foram as seguintes: Escola Secundária Adolfo Portela; Escola Secundária Marques de Castilho; Instituto Duarte Lemos; Patronato de Nossa Senhora das Dores; Escola Básica (EB) Assequins; EB Fernando Caldeira; EB1 da Borralha; EB1 de Recardães; Jardim de Infância (JI) da Castanheira; EB1/JI de Águeda; Escola Professor Artur Nunes Vidal; EB da Trofa; EB de Valongo do Vouga; e EB1 de Macinhata do Vouga.

Águeda tem também dois eco-agrupamentos (Águeda e Valongo do Vouga), em que todas as escolas destes agrupamentos conquistaram a bandeira verde.

De referir que a Câmara de Águeda entregou a todas as escolas do concelho, galardoadas ou não com a Bandeira Verde Eco-Escola, compostores domésticos, visando com a medida promover, junto da comunidade escolar, uma maior valorização dos resíduos orgânicos gerados no espaço de cada instituição.

NADADORES INFANTIS DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA CONQUISTAM 5º LUGAR NO III MEETING INTERNACIONAL DE LEIRIA

Os nadadores do escalão de Infantis da Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, participaram na 3ª edição do Meeting Internacional de Leira.

Esta prova que foi destinada ao escalão de infantis, contou com a participação de 178 atletas em representação de 27 clubes.

A coletividade de Cantanhede esteve presente com 8 atletas (Infantis A) numa competição realizada ao longo do fim de semana nas piscinas municipais de Leiria.

A prestação dos nadadores da Sociedade Columbófila, foi bastante positiva, tendo os mesmos atingido várias finais.

Para além das melhorias obtida em várias provas, os maiores destaque vão pelo pódios individuais obtidos por Anastácia Protolyuk, na prova de 100 Livres (2º lugar), Leonor Cavaleiro nos 200 Estilos (2º lugar) e Martim Nobre (2º lugar).

Em termos coletivos a ASSSCC conquistou o 5º lugar.


EQUIPA MINI 10 DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA PARTICIPOU EM MAIS UM CONVIVIO DE MINIBASQUETE

A equipa de Mini 10 da Secção de Basquetebol da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, participou no passado dia 13, de fevereiro, num torneio de minibasquete, realizado em Coimbra e organizado pelo Olivais Futebol Clube.

Para além do clube organizador, que participou com duas equipas, participaram neste convívio, a Sociedade Columbófila, e também a equipa do Basquetebol Clube de Condeixa.

Como vem sendo habitual, este Torneio, para além dos jogos contou com o já tradicional concurso de lançamentos.

Foi um momento para que os pequenos “grandes” atletas, revelassem os seus dotes de jogadores de basquetebol, se divertissem e exibissem o seu trabalho desenvolvido nos treinos.

Houve ainda tempo para retemperar forças com um lanchinho num intervalo entre os jogos.

Uma palavra especial para os pais que aplaudiram entusiasticamente a sua prestação.

A equipa foi orientada pelo Treinador João André Costa, contando com o apoio da Delegada: Ana Maria Rodrigues.

Constituição da equipa, Benjamim Costa, Brian Ferreira, Daniel Gaspar, Eduardo Pereira, Gabriel Faria, João Santos, Salvador Gaspar

Treinador: João André Costa


Marinha Grande | GNTK ENCHERAM TEATRO STEPHENS

O Teatro Stephens recebeu na noite de sábado, 12 de fevereiro, o espetáculo ao vivo dos GNTK com banda, na comemoração do dia dos namorados.

Depois de impossibilitados de cumprir este grande objetivo, durante dois anos, devido à pandemia, a banda retomou os concertos para uma noite com grande interação com o público, na Marinha Grande.
Rodeados de músicos de excelência e convidados especiais, tudo fizeram para proporcionar um concerto memorável, ou não fosse esta mais uma etapa marcante no percurso do deste projeto.

Em palco, não faltou a energia de João Correia e Diogo Fernandes e da nova banda, composta por Candy (back vocal), Gonçalo Crespo (guitarra), Francisco Vala (baixo), Pedro Pardal (bateria) e de Jéssica Cipriano (cantora convidada).
O amor incondicional à música fez com que os GNTK tivessem nascido em 2016. Ao leme dos GNTK, o Johnny e o Diogo foram escrevendo a sua história, fazendo nascer os originais, que hoje somam milhões de visualizações nas mais diversas plataformas digitais, conquistando airplay em diversas rádios nacionais e internacionais.

MARINHA GRANDE INTEGRA PROJETO “HORIZONTES 26”

O Município da Marinha Grande integra o projeto "Horizontes 26" da Rede Cultura 2027, que pretende valorizar e dar a conhecer o património dos 26 municípios que integram a Candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura.

A primeira saída de campo ocorreu no dia 7 de fevereiro e reuniu representantes dos 26 municípios, em Alcanena. A Câmara Municipal da Marinha Grande esteve representada pela técnica Helena Godinho e pela estagiária de Programação e Produção Cultural Diana Silva, num encontro em que se percebeu a relação umbilical entre território e população, que realça a pertinência do património na construção e coesão de uma identidade comunitária.
A visita contou com a presença do pintor Saúl Roque Gameiro e do artista plástico Rui Gonçalves. Gabriel Feitor, historiador, investigador e chefe do gabinete de apoio à presidência do Município de Alcanena, foi o orador convidado para aquela sessão de trabalho.

Esta visita inaugurou uma iniciativa que passará a fazer parte do projeto: o lançamento de uma coletânea com os cadernos de viagem de todas as visitas, com cada fascículo a abranger dois municípios. O caderno será composto pela documentação dos vários artistas que integram as visitas e que se organizam sob curadoria de António Gonçalves.
Conhecer alguns recantos de Alcanena, e as paisagens onde a pedra serve de anfiteatro para observar o espetáculo que nos oferece a natureza, foi muito revigorante.

O maior desafio da candidatura é CUIDAR O COMUM, descobrindo o novo paradigma de que fala a REDE CULTURA 2027: aprender a viver um TEMPO LONGO.

Águeda | Novo Centro de Vacinação de Águeda abriu hoje ao público

 Unidade está localizada no pavilhão do GICA e foi dotada de todas as condições necessárias para prestar este serviço à população do concelho.

O novo Centro de Vacinação de Águeda entrou hoje em funcionamento, no pavilhão do Ginásio Clube de Águeda (GICA). A instalação desta unidade resulta de um trabalho de cooperação entre a Câmara Municipal de Águeda e o Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) do Baixo Vouga e em articulação com o GICA, a quem a Autarquia agradece publicamente a disponibilização deste espaço.

A Câmara de Águeda assumiu os custos diretos relacionados com a adaptação do espaço do GICA para esta nova funcionalidade, nomeadamente no que respeita à instalação de mobiliário, equipamento e sinalética, sistema de senhas e infraestruturas de telecomunicações, entre outros.

“Considerando a fase de reforço vacinal em que nos encontramos e tendo em conta que o Centro de Vacinação, em Recardães, não respondia às necessidades e que as carências logísticas e de espaço foram agudizadas ao longo da pandemia, tornou-se imperativo instalar um novo centro de vacinação”, começou por dizer Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, frisando que nesta fase foi muito importante a colaboração do GICA.

Para concretizar esta intervenção, “respondemos, rápida e eficientemente, a todas as solicitações do ACeS para a instalação deste novo centro de vacinação”, agilizando todo o processo e custeando as despesas de infraestruturação do espaço para que fosse possível ter o Centro a funcionar a partir de hoje.

Cabe ao ACeS a gestão de todo o processo de vacinação propriamente dito, designadamente no que se refere aos recursos humanos necessários para o funcionamento do centro, nomeadamente médico, enfermeiros, assistentes técnicos e operacionais.

Este novo centro está dotado com uma área de atendimento, uma espaço de triagem, sala de espera, sete postos de vacinação, uma sala de isolamento e outra de recobro, para que os vacinados sejam monitorizados após a toma da vacina.

O novo Centro de Vacinação de Águeda está a funcionar em regime de agendamento das 9 às 16 horas, de segunda a sexta-feira, e das 9 às 18 horas ao fim de semana; no regime de casa aberta, das 9 às 15 horas, de segunda a sexta-feira, e das 9 às 7 horas ao fim de semana.

Marinha Grande | SPORT LISBOA E MARINHA CELEBROU 83 ANOS

O Sport Lisboa e Marinha (SLM) celebrou o seu 83º aniversário, no passado sábado, 12 de fevereiro, com um convívio realizado na sede da Sociedade de Beneficência e Recreio 1º de Janeiro, na Ordem, Marinha Grande.

Estiveram presentes a vereadora do desporto, Ana Alves Monteiro; a presidente da Junta de Freguesia da Marinha Grande, Cristina Sousa; o presidente da Associação de Futebol de Leiria, Manuel Antunes; o presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Portugal, Luciano Gonçalves; o presidente do SLM, Hugo Pereira; o presidente da Assembleia-Geral, José Lopez; o diretor do clube, Héber Barros.

A vereadora do desporto, Ana Alves Monteiro, elogiou “o dinamismo da atual direção e os seus objetivos, que apostam no desporto de formação que também permite prevenir riscos”. Referenciou como boa prática o cariz social subjacente ao clube, que criou uma sala de estudo para os atletas e garante apoio aos jovens mais cadenciados, garantindo a sua permanência na prática futebolística.
O presidente da direção, Hugo Pereira, agradeceu à Câmara Municipal que permite melhorar a atividade do clube. Lembrou que o último ano foi muito intenso, tendo passado pela angariação de mais sócios, realização de melhorias nos balneários e investimentos na imagem e comunicação, e que “o futuro traz desafios que só podemos atingir com a família SLM”.

O clube reuniu entidades, dirigentes, equipa técnica, atletas e sócios, num jantar que contou com intervenções de representantes das entidades presentes e momentos musicais interpretados por Neuton Marques e The Black Tinto e o humor de Leandro Costa.

Operação Test’Osterona: personal trainer suspeito de tráfico de substâncias e métodos proibidos

 

O Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa informa que a Polícia Judiciária, no âmbito de uma operação designada Test’Osterona, deteve, “em flagrante delito”, um homem, suspeito da prática de um “crime de tráfico de substâncias e métodos proibidos”. O indivíduo tem como profissão personal trainer.

O detido, lê-se no comunicado enviado às redações, “é suspeito de proceder à importação e venda de substâncias dopantes, utilizadas para aumento do rendimento desportivo e da massa muscular, proibidas de acordo com a lista de substâncias”, um crime penalizado pela “Lei antidopagem no desporto, recentemente alterada pela lei nº 81/2021 de 30 de novembro”

No decurso da investigação e de buscas domiciliárias, foi apreendida grande quantidade de substâncias dopantes, designadamente cerca de 31.000 comprimidos e 7.000 injetáveis, além de considerável quantia em numerário, bem como uma viatura de gama alta“.

A operação Test’Osterona desenvolveu-se na Região de Lisboa mas contou com o apoio das autoridades congéneres búlgaras.

Presente às autoridades Judiciárias competentes, o arguido, cuja identidade, nacionalidade e idade se desconhece, ficou sujeito a medida de coação não privativa de liberdade.

 

Idoso identificado em Aveiro por contrafação

A Unidade de Controlo Costeiro de Aveiro, no dia 11 de fevereiro, identificou um homem de 66 anos por contrafação, no concelho de Aveiro.

 No decorrer de uma ação de fiscalização levada a cabo com o objetivo de controlar o transporte de mercadorias, os militares da Guarda fiscalizaram uma viatura que transportava artigos de vestuário contrafeito, ostentando marcas conceituadas no mercado, sem qualquer tipo de documento de transporte ou de aquisição.

No decorrer da ação foram apreendidos 36 artigos de vestuário a fim de serem sujeitos a peritagem. identificado um homem de 66 anos.

GNR relembra que o objetivo principal deste tipo de ações é garantir o cumprimento dos direitos de propriedade industrial, visando essencialmente o combate à contrafação, ao uso ilegal de marca e à venda de artigos contrafeitos.

 

Pombal integra rede de intervenção na violência doméstica no distrito

 

Pombal vai aderir à Rede Integrada de Intervenção na Violência Doméstica do Distrito de Leiria que visa a melhoria da resposta da prevenção, proteção e combate à violência contra mulheres e à violência doméstica (VMVD), no âmbito da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030 – Portugal + Igual.

O respetivo protocolo de cooperação, proposto pela Mulheres Séc. XXI – Associação de desenvolvimento e Apoio às Mulheres, como entidade promotora da rede, foi aprovado na última reunião da Câmara Municipal de Pombal.

O documento, subscrito por vários municípios e entidades do distrito de Leiria, tem como objetivos gerais: desenvolver e implementar políticas definidas nas áreas da igualdade, da violência e da não descriminação numa lógica de intervenção integrada e do desenvolvimento local; e promover as condições e articulações necessárias à sinalização, atendimento, encaminhamento, apoio e proteção de vítimas de VMVD, assegurando a necessária confidencialidade e eficácia da resposta de acordo.

Pretende, ainda, reforçar o papel do trabalho em rede e cooperação institucional e técnica regular, fomentando uma intervenção articulada entre as entidades com competências na área da violência doméstica; criar e manter canais de comunicação ágeis e facilitadores da intervenção; e potencial a dinamização das respostas ao nível da informação e sensibilização promovendo o envolvimento das comunidades locais, assim como, capacitar as entidades para uma intervenção mais ativa e esclarecida, designadamente junto de grupos especialmente vulneráveis, e sensibilizar a comunidade para as questões da violência doméstica, reforçando o sentimento de intolerância social e estimulando a
denúncia.

Câmara de Anadia avança com criação de regulamentos de incentivos fiscais e bolsas de estágio


O executivo municipal de Anadia aprovou os procedimentos para dar início à criação dos Regulamentos de Incentivos e Benefícios Fiscais, assim como de Atribuição de Bolsas de Estágios em Empresas, de Bolsas de Emprego Qualificado e de Bolsas de Doutoramento do Município. As deliberações foram tomadas na última reunião de Câmara, no passado dia 10 de fevereiro.

No que respeita ao Regulamento de Incentivos e Benefícios Fiscais, o Município pretende que funcione como um instrumento orientador na atribuição de benefícios e de incentivos fiscais, consolidando assim, a política fiscal do Município de Anadia, reforçando a componente de apoio à atividade económica, mediante a aprovação de um conjunto de medidas que fomente o desenvolvimento do concelho e o torne ainda mais atrativo para os investidores, potenciando assim o investimento, criando mais empresas e postos de trabalho.

Por sua vez, as Bolsas de Estágios em Empresas pretendem potenciar a empregabilidade de jovens, traduzindo-se na atribuição anual de bolsas dedicadas a alunos que depois de terminar o Ensino Secundário pretendam a inserção no mercado de trabalho, mediante a compensação de uma verba durante um período de seis meses.

As Bolsas de Emprego Qualificado são dirigidas a jovens licenciados, com o desígnio de incentivar o seu regresso a Anadia, através da assunção, por parte da autarquia, de metade dos custos de vencimento durante o período de um ano, valorizando assim o conhecimento e a aprendizagem que adquiriram em prol das empresas do concelho.

É igualmente intenção, com a presente proposta, associar a investigação científica à economia, apoiando duas teses de doutoramento, cujas temáticas possam impulsionar ainda mais os setores económicos do concelho de Anadia.

As Bolsas serão assim um importante instrumento para potenciar a empregabilidade de jovens e a fixação de população, contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento local, assim como para o progresso e valorização do tecido económico.

LPCC organiza 5ª edição do Curso de Formação Básica em Cuidados Paliativos

Nos dias 18, 19 e 25 de março decorre a 5ª edição do curso básico de cuidados paliativos, dirigido a profissionais de saúde. Com o Patrocínio Científico da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos, o curso on-line, terá a duração de 21 horas. As inscrições online já se encontram abertas.  

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) promove a 5ª edição do Curso Básico de Cuidados Paliativos, dirigido a Profissionais de Saúde. Este terá uma carga horária de 21 horas, distribuídas pelos dias 18, 19 e 25 de março de 2022, em formato e-learning. Limitado a 40 vagas, a frequência no curso confere Certificado de Formação Profissional, mediante conclusão com aproveitamento.

A ação decorre no âmbito do protocolo celebrado (em 2020) entre a LPCC.NRC e a Administração Regional de Saúde do Centro, e atende à necessidade de formação específica dos profissionais de saúde na área dos cuidados paliativos, buscando qualificações que permitam desenvolver um cuidado holístico e apropriado à condição do indivíduo, e contribuindo assim para a melhoria do acompanhamento dos doentes com doença crónica, avançada e progressiva e dos seus familiares.

Com uma estrutura e conteúdos programáticos validados e aprovados pela Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos, entre os objetivos de aprendizagem estarão, nomeadamente, o conhecimento dos princípios e filosofia geral dos Cuidados Paliativos; aspetos básicos da organização dos respetivos serviços; princípios básicos de comunicação com o doente e família; o cuidar da família; o luto; as necessidades espirituais do doente e sua família; os princípios gerais de controlo de sintomas; o controlo da dor; o trabalho em equipa e a prevenção do burnout, entre outros.

Para Informação adicional, contactar:  

Magda Teixeira I comunicacao.nrc@ligacontracanc

Pedidos de apoio financeiro das famílias com crianças com cancro aumentaram na pandemia


A pandemia fez crescer os pedidos de apoio económico das famílias com crianças com cancro, uma situação que se tem mantido e que levou a associação Acreditar a aumentar em 60% o apoio social logo no primeiro ano.

Em declarações à Lusa, a diretora-geral da Acreditar – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro, Margarida Cruz, contou que a organização, que no ano passado ajudou quase 2.000 famílias, começou a ter cada vez mais pedidos de apoio económico.

“Nós reforçámos em 2020 o orçamento, divergindo das atividades que não íamos fazer por causa da pandemia, como as saídas e os encontros de famílias (…), e reorganizámos tudo para apoio social. No primeiro ano da pandemia, aumentámos em quase 60% a verba para apoio social e gastámo-la toda”, explicou.

Margarida Cruz disse que esta é uma realidade que se tem mantido e que o valor do apoio económico direto às famílias já ronda os 300.000 euros.

“Para uma associação que não é grande (…) é significativo. Nós neste momento já vamos em cerca de 300 mil euros em apoio económico direto às famílias, sem contar com a entrega de bens materiais”, adiantou.

A responsável contou que, com a pandemia, a Acreditar teve de reformular todo o apoio que entregava em bens alimentares, que deixaram de ser entregues diretamente.

“Percebemos rapidamente que isso era uma forma de promover um contacto com as pessoas, que estávamos a promover a circulação de pessoas, quando elas queriam era circular o mínimo possível”.

“De imediato, pedimos ajuda aos nossos mecenas e fomos correspondidos, felizmente. Passámos a dar cartões de supermercado que garante que as pessoas possam comprar o seu cabaz de alimentos e ajustar também as suas necessidades”, acrescentou.

Os dados da Acreditar indicam que, só em 2021, a associação ajudou 1.911 famílias, com apoio emocional e psicológico, económico, material e escolar. No ano anterior tinham sido 1.520 famílias.

Margarida Cruz sublinhou o impacto psicológico da pandemia nesta famílias.

“Os nosso voluntários deixaram de poder estar dentro dos hospitais e as famílias ficaram mais isoladas, com a criança em tratamento e a mãe e pai igualmente internados no hospital, para a acompanhar, e sem poder ser revezados ou ter quaisquer contactos com o exterior, ou vistas”.

“Este isolamento, que já é pesado com a doença, nestes casos, com internamentos muito longos, tem impacto muito maior”, insistiu.

Para responder a esta fragilidade, a Acreditar lançou no ano passado consultas de apoio psicológico às famílias. A ideia é “ajudá-las a reformular-se (...). É apoio garantido durante algum tempo, de modo a que possam fortalecer-se psicologicamente e encarar a vida de forma o mais positiva possível”.

"Antes dávamos apoio emocional pois sentíamos que os serviços nos hospitais garantiam o apoio psicológico, mas, com a pandemia, sentimos que, com toda a boa vontade, isso não chegava e era preciso reforçar”, disse a responsável, acrescentando: “Como também trabalhámos a questão do luto parental e estivemos ainda mais próximos das famílias que perderam filhos, sentimos que também estas tinham necessidade de reforço no apoio psicológico, às vezes ao longo de um período ainda relativamente extenso”.

Com a impossibilidade de os voluntários estarem nos hospitais, a associação encontrou forma de fazer chegar toda a informação às famílias, através de montras digitais nos hospitais.

Margarida Cruz explicou também a diferença sentida pelas crianças e jovens apoiados pela Acreditar através do programa de apoio escolar ‘Aprender Mais’ quando a escola pública teve de se adaptar às aulas à distância.

Quando todos os outros jovens e crianças foram para casa para ter aulas remotas, [as nossas crianças] sentiram-se muito felizes, porque finalmente tinham acesso à escola remota, que era uma coisa pela qual nós lutávamos muito e tínhamos muita dificuldade em conseguir”, explicou.

“Estas crianças e estes jovens estão afastados muitas vezes da escola durante períodos muito longos, às vezes anos, e não é fácil conseguir que a escola disponibilize o equipamento e a assistência necessários para que eles possam assistir remotamente”, acrescentou.

Depois de, na primeira fase, se mostrarem maravilhados por conseguir “ter aulas como os outros”, quando as escolas reabriram a frustração voltou: “Quando de repente os alunos voltaram à escola, eles voltaram a sentir-se frustrados porque pensavam que a partir dali iam poder sempre garantir este acesso”.

A responsável contou que a associação reforçou o programa Aprender Mais e que, neste momento, ajuda na aprendizagem de 30 crianças e jovens.

“Conseguimos prestar apoio a mais crianças e jovens com professores voluntários, com quem fizemos acordos, a nível nacional”.

“Gostávamos de poder ter ainda mais professores voluntários a ajudar-nos, principalmente em áreas como a matemática, mas temos tido alguma dificuldade em encontrar”, explicou a responsável, acrescentando que a Acreditar também conseguiu aumentar o número de bolsas de estudo que atribui, contando já com 12.

A associação vai ainda reforçar o apoio jurídico às famílias, uma necessidade sentida quando as regras da pandemia “mudavam quase diariamente” e os pais não sabiam bem com o que podiam contar.

“Havia regras novas todos os dias e sentimos que estas famílias tinham necessidade de um apoio jurídico reforçado. Vamos abrir agora em fevereiro uma espécie de clínica jurídica, em que as pessoas possam recorrer a um advogado”, explicou Margarida Cruz, sublinhando: “queremos tirar do caminho aquilo que são os problemas adjacentes que podemos ajudar a estas famílias a resolver”.

Madremedia/Lusa