domingo, 1 de setembro de 2019

SAÚDE | Dívida de 83 milhões de euros comprometeu funcionamento do Instituto Português do Sangue



3 min · 
https://www.publico.pt/…/divida-hospitais-comprometeu-funci… + http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/
No texto da dita noticia existem explicações aceitáveis, enquanto outras, levantam sérias dúvidas vs interrogações.
Milhares de dadores de sangue deixaram de comparecer nos locais de colheitas de sangue a partir do momento em que foram introduzidas novas condições para o usufruírem das isenções.das taxas moderadoras, pelo ingrato Paulo Macedo, enquanto ministro da saúde, com agravante deste, ter contado com a compreensão das federações de dadores (?).
O que estamos a assistir agora era há muito previsível, os alertas foram feitos no decorrer das Convenções Nacionais de Dadores, todos fizeram ouvidos de marcador, agora oh da guarda que coisa está preta.
As desculpas dão jeito nestes relatórios: a população está envelhecida, os dadores mais jovens foram para o estrangeiro, etc. etc., não se fala na irresponsabilidade de alguns funcionários do IPST/CST de Coimbra, a não realização de mais brigadas na área da ADASCA.
Aliás, nem sequer recebemos respostas às propostas que apresentamos.
Algo não está claro, porque não bate a bota com perdigota. Os dadores passaram à muito a ser vistos como elementos mercadoria lucrativa. Não se vislumbra uma solução para resolver esta situação, contudo, existe solução. Vamos se deve tentar tapar o sol com a peneira, porque o Sol vence.


Algarve | Prazo alargado para candidaturas a fundo comunitário

O Programa Operacional CRESC ALGARVE 2020 abriu o concurso nº ALG 36–2019-08, no domínio temático do combate às discriminações e aos estereótipos, destinado à formação de públicos estratégicos, tendo agora alargado o prazo para apresentação de candidaturas até 23 de setembro.
O objetivo temático é promover a inclusão social e combater a pobreza e qualquer tipo de discriminação e a prioridade de investimento é a luta contra todas as formas de discriminação e promoção da igualdade de oportunidades.
O objetivo específico é aumentar a capacidade de resposta das entidades públicas e privadas através da sensibilização e formação dos atores chave para a prevenção e combate à discriminação, à violência doméstica, de género e ao tráfico de seres humanos, destinando-se os apoios previstos neste aviso a ações de formação de profissionais das áreas da justiça, da polícia criminal, marítima, saúde, educação e da rede nacional de combate às vítimas da violência doméstica.
Consulte AQUI este e os outros avisos que se encontram abertos no âmbito do CRESC Algarve 2020.

Loulé | Um dia na quinta

Nos dias 7 e 14 de setembro, o projeto Loulé Criativo reedita a experiência criativa das vindimas, proporcionando a turistas e demais interessados um dia diferente na Quinta da Tôr, aliando esta tradição agrícola à vertente gastronómica.
Nesta quinta vinícola, os participantes nesta iniciativa serão os protagonistas do dia, numa experiência que inclui uma visita exclusiva às vinhas e adega, a participação nas vindimas usando o método tradicional do pisar as uvas, o almoço e degustação de vinhos.
Num dia de convívio nesta propriedade com vista sobre as vinhas, vai ser também possível dar um mergulho refrescante na piscina, na companhia dos vinhos, vinificados, amadurecidos e engarrafados na propriedade.
Ainda durante o mês de setembro, o projeto Loulé Criativo convida todos os locais e visitantes a participar em atividades repletas de tradição e saberes milenares. A programação é variada e conta com workshops em que os segredos da gastronomia local e de uma alimentação saudável e consciente, baseada na dieta mediterrânica, estará bem presente.
No dia 7, no Loulé Coreto Hostel, a proposta é “Massa madre: a química do pão”, que irá abordar o processo de panificação tradicional, explorando os ingredientes locais.
O figo, um dos frutos emblemáticos do pomar de sequeiro, é utilizado em inúmeras iguarias; a parceira do Loulé Criativo Ana Figueiras irá partilhar as suas receitas caseiras inspiradas neste fruto. No dia 7, os participantes poderão aprender a confecionar queijinhos de figo e, dia 21, os bem conhecidos figos cheios.
Inscrições e mais informações em http://loulecriativo.pt/pt/home

Sul | Câmara de Tavira substitui ponte da ribeira do Almargem

Está a ser preparada a empreitada de de execução de desmontagem e substituição da ponte pedonal e ciclável sobre a ribeira do Almargem (Cabanas).
A Câmara de Tavira informa, em comunicado, que a empreitada foi adjudicada à empresa Carmo – Estruturas em Madeiras, S.A., em maio deste ano e consignada em junho.
A autarquia estima que a intervenção tenha um prazo de execução de 120 dias, encontrando-se, neste momento, em curso os trabalhos de aprovisionamento de material e a preparação da desmontagem. Prevê-se que a montagem da nova ponte ocorra entre os meses de outubro e novembro.
Esta intervenção surge na sequência de se ter constatado “a deformação acentuada desta ponte.” A edilidade solicitou, então, a realização de um diagnóstico de anomalias e recomendações de medidas de intervenção do qual resultou o relatório “Análise das condições de segurança da ponte sobre a Ribeira do Almargem e recomendações de medidas de intervenção”.
De acordo com esse documento, “a ponte apresentava condições de segurança muito deficitárias relativamente às exigências regulamentares previstas na lei e as anomalias detetadas colocavam em causa a sua plena utilização, quer em termos pedonais, quer cicláveis. O relatório recomendava a sua desmontagem e a execução de uma nova ponte”, o que vai ser feito.

Olhão | Fuga à lota pode dar multa de mais de 40 mil euros

Uma empresa de pesca está sujeita a uma coima que pode atingir os 44.891 euros por, alegadamente, não ter levado para venda em lota 1.600 quilos de sardinhas.
Aquele pescado acabou por ser apreendido pela Unidade de Controlo Costeiro de Olhão da Guarda Nacional Republicana (GNR) no decorrer de uma ação de vigilância e fiscalização no âmbito do regime legal da primeira venda de pescado fresco.
O regime de venda de pescado fresco prevê que a primeira venda seja, obrigatoriamente, realizada em lota, pelo sistema de leilão. A base deste regime assenta, sobretudo, na intenção de se manter e preservar um mecanismo regulador de preços neste sector pela concentração da oferta e da procura, acautelando o cumprimento das cotas de captura, estalecidas com vista à sustentabilidade das espécies e pelo controlo higiossanitário do pescado.

Sul | Castro Marim está de regresso ao passado

Em Castro Marim decorre até este domingo, 1 de setembro, a XXII edição dos Dias Medievais. Por estes dias, aquela localidade transforma-se numa vila encantada, mas recriando, com rigor, os usos, costumes e vivências do passado medieval.
O Castelo e a Vila transformam-se no cenário ideal para receber reis e rainhas, cavaleiros de armaduras reluzentes, bobos e jograis, comerciantes, monges, damas e nobres, mas também as contradições de uma época simultaneamente bárbara e culta, palco de acontecimentos e decisões que ficaram na história e de produções culturais e artísticas.
Os torneios a cavalo, os teatros de rua, os muitos grupos de animação “passa calles”, com malabaristas, zaragateiros, cuspidores de fogo, gaiteiros, equilibristas, espadachins e contorcionistas, a música medieval, a música e dança árabe-oriental, a música sacra, as danças medievais, a exposição de Instrumentos de Tortura e Punição, o mercado medieval e os banquetes, são algumas das principais atrações e trazem com elas toda a magia desta época tão fascinante.
Os Dias Medievais em Castro Marim têm por palco principal o Castelo, que é o cenário mais leal possível à Idade Média. É aqui que acontecem as maiores recriações, como as de artes e ofícios, onde estão representadas mais de 45 profissões, e os grandes espetáculos, como os torneios medievais a cavalo. É também o Castelo, no Paiol, que acolhe a renovada exposição de Instrumentos de Tortura e Punição (cofinanciada pelo Interreg V-A, apoiada pela União Europeia, cofinanciada a 75% pelo FEDER, projeto FOURTOURS), mostrando-nos uma das razões pela qual a Idade Média é considerada como a Idade das Trevas.
Pelo banquete, outra das grandes atrações deste evento, passam todos os grupos de animação do evento. À semelhança do que acontecia na Idade Média, à luz misteriosa das tochas, os comensais experimentam as melhores iguarias da época, enquanto desfrutam dos espetáculos de animação. Uma experiência inovadora e diferenciada do restante banquete também pode ser adquirida nesta edição, “Seja Rei por uma Noite”, uma mesa real que reúne 10 convivas, com a pompa e circunstância das cortes da Idade Média.
Todas as classes que estruturavam o quotidiano da Idade Média vão estar representadas, clero, nobreza, burguesia e povo, e nas mesmas ruas e ruelas daremos de caras com as criaturas mitológicas, os monstros, as criaturas demoníacas e mágicas, que explicavam tudo o que ainda era vago e impreciso.
O Forte de S. Sebastião, outro dos palcos deste evento, albergará a Guarnição Militar, uma recriação histórica onde poderá ver várias exposições temáticas, exibições de falcoaria, treino de escudeiros, torneios e artes como a de cavalgar, esgrima e arco longo.
Mantendo o rigor, este ano foram reforçadas algumas questões de segurança, de saúde e questões ambientais, um trabalho que pretende elevar os Dias Medievais em Castro Marim a Eco Evento. Este ano, o objetivo passa por conseguir uma redução drástica de resíduos e uma reutilização máxima dos bens e cenários de cada edição. Vão ser utilizados os copos em barro, como desde quase a génese dos Medievais, e há uma efetiva redução de gasto em papel na produção de todos os materiais gráficos.
Por ser uma época transversal a uma série de culturas, consolida-se este ano a ligação histórica do café ao período medieval, estando agora presente em todo o evento, numa parceria mais estreita com a “Delta Cafés”.
As bilheteiras dos Dias Medievais em Castro Marim abrem pelas 15h00, enquanto as atividades e animação do evento arrancam às 17h00 e encerram às 00h00. Durante o evento, organizado pela Câmara Municipal de Castro Marim, o Gabinete de Apoio ao Munícipe (GAM) funcionará como posto de informações e de apoio.

Algarve | Startup Portimão recebe roadshow de divulgação dos programas Tourism Up e Taste Up

No próximo dia 4 de Setembro, entre as 16h00 e as 18h00, vai passar pela Startup Portimão o roadshow de divulgação dos programas Tourism Up e Taste Up.
O Tourism Up é um programa de aceleração no sector do turismo, que tem como objetivo apoiar startups no desenvolvimento de negócios neste sector, potenciando a inovação e a criação de redes empreendedoras.
O Taste Up é um programa de aceleração em Turismo Gastronómico e Enoturismo, que tem como objetivo promover a inovação e a experiência turística nas áreas da Gastronomia e Vinhos.
Estes programas têm início com um roadshow por 50 territórios, nos quais é dinamizada uma oficina de capacitação e divulgação do programa, e, posteriormente, os 36 projetos selecionados terão a oportunidade de desenvolver os seus negócios através da participação em dois bootcamps, cada um constituído por dois dias intensivos de mentoria e formação, nos dias 25 e 26 de outubro e 22 e 23 de novembro.
Por fim, o programa irá culminar numa apresentação pública final, onde será selecionado o vencedor, no dia 5 de dezembro.
O programa disponibiliza 5000€ em prémio monetário e 500€ em SEO (Search Engine Optimization) para o 1º lugar, 1000€ para o 2º lugar e 500€ para o 3º lugar.
Os interessados podem inscrever-se aqui.

Loulé | Infraquinta angaria 2.500 euros para instituição

A Infraquinta entregou, esta quinta-feira, uma verba de 2.500 euros à Casa de Acolhimento Temporário “Os Miúdos” da Casa da Primeira Infância, montante angariado no âmbito da campanha “Refill Água Quinta do Lago”.
O momento foi assinalado simbolicamente pelo presidente da Câmara de Loulé, Vítor Aleixo, presidente da Infraquinta, Miguel Piedade, e responsável da instituição, José Teiga.
Durante uma semana, no The Campus, centro desportivo integrado neste resort turístico, foram vendidas, pelo valor de 1 euro, garrafas reutilizáveis da Infraquinta e que podem ser “reabastecidas”, garantindo, assim, uma diminuição no consumo de plástico.   
Em cinco dias, foram disponibilizadas 630 garrafas, uma média de 125 por dia, e perto de 500 litros de água para pessoas que estavam a praticar desporto e que foram fazer o reenchimento de água na fonte disponibilizada pela Infraquinta. Como salientou o responsável desta empresa municipal, o duplo objetivo da campanha foi alcançado: promover o consumo de água e reduzir o plástico (esta ação permitiu evitar 300 garrafas de plástico por dia).
Já Vítor Aleixo, sublinhou a importância desta iniciativa que alia duas vertentes fundamentais da política municipal, a preocupação com as questões ambientais e as causas sociais. “As crianças são o fator fundamental para mudar as mentalidades!”, considerou o responsável da Casa da Primeira Infância.
A verba angariada será agora canalizada para o trabalho que a Casa de Acolhimento “Os Miúdos” desenvolve. Recorde-se que esta instituição particular de solidariedade social, em funcionamento há 21 anos, é uma residência mista que visa garantir o acolhimento de crianças em situação de perigo decorrentes de abandono, maus-tratos, negligência, entre outros fatores, e que são indicadas pela CPCJ e Segurança Social, assegurando desta forma a consagração dos seus direitos e garantias. Atualmente estão nesta Casa 12 crianças, com idades compreendidas entre os 0 e os 12 anos, de ambos os sexos, mas ao longo dos anos já passaram por aqui cerca de 200 crianças. A equipa multidisciplinar que acompanha os menores é composta por 8 elementos.

Algarve | FATACIL recebeu 195 mil visitas

A edição deste ano da FATACIL contou com um total de 195 mil visitas, o que significa um aumento de cerca de 10% no número de visitantes e também de receita de bilheteira em relação a 2018.
Entre outras razões, para este aumento, refere a Câmara de Lagoa, em comunicado, contribuíram “a melhoria no estacionamento, a maior fluidez na aquisição de bilhetes, com um tempo médio de espera nunca superior a 8 minutos e um aumento da venda de bilhetes online na ordem dos 15%.”
O recorde de entradas foi conseguido no sábado, dia 24, com a atuação da fadista Mariza com a Orquestra Clássica do Sul, que levaram ao recinto perto de 30.000 visitantes. 
O certame, que foi este ano inaugurado pelo ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, e que contou também com a presença do primeiro ministro, António Costa, no dia 23 de agosto, encerrou no passado dia 25 de agosto e, durante 10 dias, encheu Lagoa de música, cultura, tradição, juventude e muita animação.
Uma vez mais, os vinhos do Algarve estiveram em grande destaque, bem como o Espaço Amar a Terra, onde as mesas se mantiveram sempre cheias, revelando a curiosidade dos visitantes pela gastronomia, pelas tradições e pela cultura algarvia. A animação, garantida pela atuação de ranchos folclóricos de várias zonas do País, e as tertúlias e sessões de show cooking constituíram, outro dos aliciantes para o sucesso daquele espaço.
A autarquia salienta que “o público registou ainda uma grande afluência, e de forma quase permanente, no Setor Equestre, particularmente nos dias de atuação do “cabeça de cartaz”, Paco Martos, uma «estreia absoluta em Portugal» na FATACIL Equestre.”
Destaque ainda para o espaço do Artesanato, onde os artesãos trabalharam ao vivo, em atividades tradicionais, durante os 10 dias da Feira. 
Outro dos atrativos da 40ª edição foi um cartaz orientado para a juventude, com a criação de uma Fun Zone e uma tenda eletrónica onde os destaques foram os vídeojogos, os simuladores e até conhecidos youtubers, como Tiagovski,  Jéssica Pinho, Nuno Moura, Pedro Tim, JaimeDrake ou Shutdown, que estiveram disponíveis para conviver com os mais jovens. 
De referir também as preocupações ambientais com a redução do plástico na Feira, através da campanha “Mais vale um copo na mão, do que uma dúzia no chão”, onde foram utilizados cerca de 50.000 copos recicláveis. Esta novidade levou a que os  visitantes ajudassem o ambiente, e levassem consigo cerca de 20.000 copos recicláveis e reutilizáveis.  
Esta foi, por todos estes motivos, segundo o presidente da Câmara de Lagoa, Luis Encarnação, “a melhor FATACIL de sempre, uma verdadeira mostra do melhor que o Algarve e o País têm para oferecer”. 

Faro | Investimento de quase 100 mil euros nas passadeiras do concelho

O Município de Faro informa que vão ter início nos próximos dias os trabalhos de melhoria das acessibilidades nas passadeiras do concelho, no seguimento do contrato de execução assinado entre a autarquia e a Sociedade Jevop Construções, SA, no passado dia 9 de agosto. 
A autarquia informa, em comunicado, que se trata de “um investimento de €94.654,84, inserido no Plano Faro Requalifica, que nesta sua 5.ª versão reforça o cuidado com as acessibilidades e na mobilidade suave, dando execução às recomendações do Plano de Mobilidade e Transportes do Município, aprovado em 2018.”
Os trabalhos visam essencialmente proceder ao rebaixamento de passeios para cumprimento das regras de acessibilidade, substituição dos pavimentos pedonais existentes por pavimentos táteis e a posterior reposição dos pavimentos pré-existentes.
Prevê-se que o prazo de execução desta empreitada seja de 90 dias.

Silves | Combate à corrupção em debate em Silves

“Prevenção e combate à corrupção – eleições legislativas que medidas?” é o nome da tertúlia que irá realizar-se na Biblioteca Municipal de Silves (BMS), no próximo dia 5 de setembro, pelas 18h00. A iniciativa contará com a presença de João Paulo Batalha, Presidente da TIAC – Transparência e Integridade, sendo moderador Maxime Sousa Bispo, Vereador da Câmara Municipal de Silves. A entrada é livre.
A sessão terá como tema central as eleições legislativas que se avizinham, com especial enfoque nas prioridades para a prevenção e o combate à corrupção em Portugal.
A Transparência e Integridade é uma associação cívica de utilidade pública, independente e sem fins lucrativos, representante portuguesa da Transparency International, rede global anticorrupção presente em mais de 100 países. Tem como finalidade geral promover a legalidade democrática e a boa governação, combatendo a corrupção e fomentando os valores da transparência, integridade e responsabilidade na opinião pública, nos cidadãos e nas instituições e empresas públicas e privadas.

Lagos | Edifício para arrendar em Lagos

A Santa Casa da Misericórdia de Lagos está a receber, até ao dia 30 de setembro, propostas para o arrendamento do edifício sito na Rua 25 de Abril, nº 35, em Lagos.
O imóvel tem uma área de utilização de, aproximadamente, 793 m2, dividido por dois pisos e terraço.
A pessoa singular ou coletiva que venha a tomar conta do imóvel obriga-se a, para além de pagar uma renda anual, levar a cabo obras de infraestruturas, reconstrução, reabilitação do telhado e requalificação, que, pelas contas da instituição, deverão implicar um investimento entre os 350 e os 500 mil euros.
Os interessados devem fazer as suas propostas via email, para: assessoria@scmlagos.com e por carta, para: Santa Casa da Misericórdia de Lagos, Rua Rainha D. Leonor n.º2 * 8600-776 Lagos.

NACIONAL | Volume de negócios no comércio a retalho aumenta 4,7%

O Instituto Nacional de Estatística informa que o índice de volume de negócios no comércio a retalho acelerou, em julho, 0,5 pontos percentuais (p.p.), para uma variação homóloga de 4,7%.
Aquele organismo acrescenta que “o comportamento do índice total foi determinado pelo agrupamento Produtos Alimentares, que acelerou 2,6 p.p., mais que compensando a desaceleração de 1,2 p.p. do agrupamento Produtos não Alimentares. As variações homólogas destes agrupamentos foram de 5,3% e 4,1% em julho, respetivamente.”
Os índices de emprego e de remunerações aumentaram, respetivamente, 2,4% e 7,5%, em termos homólogos
(variações de 2,2% e 5,0% em junho, pela mesma ordem).

Reparação de Rede Viária no concelho de Góis


Vão iniciar os trabalhos de reparação de estradas municipais nas freguesias de Góis, Vila Nova do Ceira e União das freguesias de Cadafaz e Colmeal, com um prazo de execução de 120 dias.

Os contratos assinados no passado dia vinte de agosto, entre o Municipio de Góis e a empresa Socitop foram celebrados no âmbito da candidatura efectuada pela autarquia ao Fundo de Solidariedade da União Europeia, que apoia financeiramente a recuperação da rede viária danificada nos incêndios que ocorreram a 15 outubro de 2017 e afectaram o concelho de Góis, 

Estas empreitadas têm associado um investimento de mais meio milhão de euros. 

CANTANHEDE | SECÇÃO DE NATAÇÃO DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA INICIA ACTIVIDADES DA ÉPOCA 2019/2020


Após ter decorrido os trabalhos administrativos das renovações da participação nas aulas de natação, a Secção da Associação de Solidariedade Sociedade Columbófila Cantanhedense, vai iniciar no próximo dia 5 de setembro pelas 17h45, os trabalhos desta época desportiva, dedicando os primeiros momentos ás equipas de absolutos, que contempla os atletas masculinos nascidos a partir de 2007 e atletas femininas nascidas a partir de 2008. 

No dia 9 de setembro pelas 17h45, terão inicio os trabalhos das equipas de Cadetes, na qual estarão presentes os nadadores masculinos nascidos a partir de 2010 e atletas femininas nascidas a partir de 2011, estando prevista a exemplo dos anos anteriores, a apresentação publica das equipas, dos treinadores, técnicos multidisciplinares e do plano de trabalhos, no decorrer do mês de setembro. 

Para além da apresentação das equipas da Sociedade Columbófila, esta cerimónia contemplará igualmente a apresentação do trabalho desenvolvido e resultados conquistados, na época desportiva que terminou neste mês de agosto, o projecto desportivo para a época que se agora vai iniciar, bem como a atribuição de galardões aos nadadores que mais se distinguiram ao longo da última época. 

Paralelamente ao inicio dos trabalhos das equipas que irão competir nas provas e torneios do calendário desportivo da Associação de Natação de Coimbra e no calendário da Federação Portuguesa de Natação, representando as cores da Columbófila e do concelho de Cantanhede, decorrerá um período de inscrições destinado a todas as pessoas que pretendam praticar a modalidade. 

As referidas inscrições poderão ser efectuadas, devendo os interessados obter todas as informações na secretaria da Secção de Natação, no Complexo de Piscinas Municipais ou nos serviços administrativos, da Sociedade Columbófila, sita no Pavilhão Marialvas, na Rua Luis de Camões, 19 – A, na cidade de Cantanhede, ou através dos telefones 231423186, ou 963784373.


Mundo | Tempos novos, muito novos

Colheita de algodão em Campo Novo do Parecis (MT)
Paulo Henrique Chaves

Incontáveis indígenas anelam se inserir no mundo civilizado, mas muitas ONGs e elementos da “esquerda católica” tentam impedi-los de abandonar os seus costumes selvagens. Em 2018, no Mato Grosso os índios Parecis plantaram 12 mil hectares de soja, e como “prêmio” receberam 44 multas do IBAMA, totalizando 129,2 milhões de reais. O motivo das multas? Castigo pelo fato de os índios terem plantado e colhido!

Tempos novos, muito novos mesmo, pois agora os índios querem produzir, empreender, sair do humilhante “zoológico” em que costumam ser apresentados ao mundo, espécie de cobaias para antropólogos e missionários inescrupulosos. Sem falar das ONGs que os rodeiam, gente com interesse pouco claro, mas que deixa evidente a intenção de tirar proveito disso.

Tal trama revolucionária da esquerda, em que missionários da igreja “progressista” se mostram contrários ao desenvolvimento espiritual e material dos índios, negando-lhes ensinar o evangelho, foi denunciada em 1977 por Plinio Corrêa de Oliveira, em seu livro Tribalismo Indígena – Ideal comuno-missionário para o Brasil no século XXI.

Nas suas pegadas, sempre empenhados em manter alto o estandarte alçado por este ilustre brasileiro, e, sobretudo dada a atualidade que o tema ganhou no Brasil em razão do Sínodo sobre a Amazônia, a ser realizado em Roma proximamente, fomos a Campo Novo do Parecis (MT) [foto ao lado] a fim de conhecer realidade sobre esses índios empreendedores que plantam e colhem, progridem e se civilizam.

Em fevereiro último, estiveram lá para o encerramento de um Encontro Nacional de Agricultores Indígenas, dois ministros de Estado. Na ocasião, a Ministra Tereza Cristina, da Agricultura, que é mato-grossense, declarou que a vontade dos índios é soberana, cabendo a eles decidirem o que fazer ou deixar de fazer. Já o Ministro Ricardo Salles, do Meio Ambiente, observou que os índios plantam e produzem com muita competência, demonstrando aptidão para se integrarem ao agro sem perder suas origens.

No ensejo, os índios fizeram a ministra Tereza Cristina um pedido no qual reivindicaram crédito para aquisição de insumos e maquinário, além de mudanças na lei que os impede de comercializar o que vêm produzindo.

A ministra reafirmou a Ronaldo Paresi [foto ao lado], presidente da Cooperativa Agropecuária dos Povos Indígenas – Coopihanama, que eles merecem o mesmo apoio que os demais produtores rurais brasileiros. E espera que o exemplo deles possa contribuir para “mudar a miséria e a manipulação que existe hoje em torno dos povos indígenas do Brasil”.

Com efeito, eles vêm se destacando pela produção agrícola mecanizada de soja, milho e feijão. Na atual safra, segundo informações dos próprios indígenas, eles plantaram cerca de 19 mil hectares de grãos, produção autorizada pelos órgãos competentes.

Para a ministra Tereza Cristina, a FUNAI deve trabalhar com um novo olhar, cuidando dos direitos indígenas, sem considerá-los como “coitadinhos”, dando-lhes todas as condições para que consigam a autonomia de produzir, bem como possam desfrutar de boa qualidade de vida.

O Diretor Financeiro da Cooperativa, Adilson Paresi fez um resumo da exploração agrícola que os índios vêm fazendo. Segundo ele, “são nove terras indígenas totalizando 1.500.000 hectares, abrangendo cinco municípios circunvizinhos”.

Nessas terras há 63 aldeias com uma população de mais de 2.000 índios”. Área correspondente à metade da Bélgica, hoje habitada por 11 milhões de pessoas. Para Adilson, “sua etnia criou uma política de autossustentação dentro do seu território”.

Tempos novos, muito novos! Chamou-nos a atenção nas aldeias, cujas casas e mesmo as ocas ainda existentes possuem luz elétrica, geladeira, freezer, televisão, sinal de internet, ventiladores… Todas as crianças de certa idade já possuem o seu celular na palma da mão.

ABIM

Figueira da Foz | Programa "Filme Concerto" do Figueira Film Art 2019

   Programa de 5 a 12 de Setembro
                       Sessões às 21.30h e 23.45h
                       Film Art 2019 I Grande Auditório do CAE Figueira da Foz
 
Vítor Rua | Qui 5 | 21.30
Filme Concerto 🎸
O Barão | 2011
De Edgar Pêra 
 
Victor Torpedo | Sex 6 | 23.45
Filme Concerto 🎸
A Bucket of Blood | 1959
De Roger Corman 
 
The Parkinsons | Sáb 7 | 23.45
Filme 🎬
A Long Way to Nowhere | 2015
De Caroline Richards
 
Subway Riders | Dom 8 | 23.45
Filme Concerto  🎸🎹🎷
Missile to the Moon | 1958
De Richard E. Cunha 
 
Marcelo dos Reis | Seg 9 | 23.45
Filme Concerto  🎸
White Dog | 1982
De Samuel Fuller
 
Pedro Chau | Ter 10 | 23.45
Filme Concerto 🎸
The Winter Light | 1962
De Ingmar Bergman
 
Vítor Rua | Qua 11 | 23.45
Cine- koncerto 🎸
A Caverna | Versão inédita 3D 😎2019 Mix
Filme & Câmara ao vivo Edgar Pêra  
Vjamming Cláudio Vasques
De Edgar Pêra 
 
Luis Pedro Madeira | Qui 12 | 23.45
Filme Concerto 🎹
The Unknown | 1927
De Tod Browning 
 
Bilhetes | 5 euros
Bilhete único | 40 euros pass para todo o Festival
Bilhete Festival | 20 euros (exclui programa acima)
Bilhete diário | 3 euros (exclui programa acima)


México | Cómo Ayuda La Tecnología A Realizar Transacciones Seguras?


por Yesica Flores
La seguridad que tienen los mexicanos con respecto a operaciones que combinan tecnología y dinero es baja. De hecho, de acuerdo con estadísticas de las reclamaciones de usuarios financieros de la CONDUSEF, las quejas por fraudes cibernéticos en los primeros meses de 2019 se incrementaron 19 por ciento respecto al año pasado; más de 429 mil fueron por fraudes en terminales de punto de venta, sin embargo, este rubro tiene el tercer puesto más alto en resoluciones favorables.
De acuerdo con datos de la consultora Cynthus, el sector gubernamental, el financiero y la banca, son las áreas más propensas a recibir ataques cibernéticos. Afortunadamente, ante la demanda de los usuarios, las instituciones financieras están cada vez más resguardadas ante estas amenazas, gracias a funciones que además de asegurarlas, ofrecen mayor tranquilidad a los consumidores al momento de hacer transacciones bancarias.
Uno de los temores más recurrentes de los tarjetahabientes es la filtración de datos y cargos extras al utilizar la tarjeta en un establecimiento; en los últimos años, algunos bancos han blindado sus plásticos para que en cada movimiento sea necesaria la aprobación del dueño. Esto obliga a visualizar en todo momento la transacción y a cuidar cómo se maneja la tarjeta, que muchas veces no llega a la persona que hace el cobro.
Actualmente, existen algunos agregadores de pago como Clip PRO que cuentan con innovadoras medidas de seguridad como el teclado dinámico, característica que cambia el orden de los números después de digitar el NIP para dificultar el robo de información.
Otro beneficio es el control y transparencia de la actividad financiera. La mayoría de las instituciones bancarias ya cuentan con apps móviles en las que se pueden consultar saldos, movimientos y demás detalles las 24 horas del día.
Siempre existe un grado de vulnerabilidad al manejarse dentro de sistemas electrónicos, sin embargo, existen certificaciones como la Payment Card Industry Security Standards (PCI) que aseguran a los usuarios que su información está protegida bajo los estándares más altos de seguridad en el mercado global y su acceso está totalmente restringido.
En México, existen diferentes aplicaciones y dispositivos que buscan hacer más simple los procesos de pago, además de empujar al país a una sociedad cashless, es decir, una en el que todas las transacciones financieras se realicen sin efectivo. Aunque el panorama es favorable en cuanto a la implementación de estos nuevos y más seguros métodos de pago, el mayor reto es adoptar las tecnologías actuales y evolucionar poco a poco hacia la digitalización.


México | Isurus Gaming Al Mundial: El Tiburón Ganó Por 3-0 En La Final De La Liga Movistar Latinoamérica De League Of Legends


por Yesica Flores
Frente a 4 mil personas en Talcahuano, Chile, el equipo argentino Isurus Gaming venció al chileno All Knights por 3-0 en la final de la Liga Movistar Latinoamérica de League of Legends. Las partidas fueron seguidas en vivo por cientos de miles de personas a través de los canales oficiales de Riot Games y Movistar. El tiburón representará a Latinoamérica en el Campeonato Mundial de LOL, Worlds 2019, el torneo de deportes electrónicos más importante del mundo que se jugará en Europa desde el miércoles 2 de octubre.
Las competencias deportivas de League of Legends siguen sorprendiendo en el mundo y en la región. La final de la Liga Movistar Latinoamérica de LOL se jugó el sábado 31 de agosto en Chile, y cientos de miles de personas vivieron el minuto a minuto del contundente triunfo de Isurus Gaming 3-0 sobre All Knights. El enfrentamiento fue presenciado por 4 mil personas en el estadio La Tortuga de Talcahuano, Chile. La Liga Movistar Latinoamérica entrega más de 100 mil dólares en premios.
La final de la Liga Movistar Latinoamérica
Partida 1: a favor de Isurus Gaming
La competencia ya empezó caliente. A la mitad del enfrentamiento All Knights logró una importante ventaja que se mantuvo por varios minutos. Sin embargo, en el juego tardío Isurus Gaming logró remontar y aprovechó la sinergia de sus campeones para quedarse con la primera partida en 42 minutos.
Partida 2: a favor de Isurus Gaming
En el segundo enfrentamiento, Isurus Gaming comenzó con fuerza. Lograron matar al primer dragón al minuto 8 y mantener la ventaja en oro. All Knight conquistó el Heraldo y la primera torre, pero no le fue suficiente. En un contragolpe Isurus logró un asesinato triple y destruyó el nexus rival en tan solo 28 minutos.
Partida 3: a favor de Isurus Gaming
El tiburón tomó el control. Isurus demostró que merece representar a Latinoamérica en el mundial y con un 16-3 a favor y superando los mano a mano cruciales se consagraron como bicampeones de la LLA, ganándole las 3 partidas a All Knights.
Por primera vez, la prensa local de la región de Bio Bio presenció el evento de esports más importante de América Latina. Fanáticos y medios especializados de todo Latinoamérica y Santiago de Chile viajaron a Talcahuano para ser testigos del torneo de esports más importante de la región y conocer al mejor equipo latinoamericano de League of Legends, el juego de PC más jugado del mundo.
El mejor pro-player de Latinoamérica
Con la victoria de Isurus, el mexicano Ali ‘Seiya’ Bracamontes, obtuvo su doceavo título en Latinoamérica al ganar la Final de la Liga Movistar Latinoamérica. El carrierol central, es uno de los jugadores más experimentados en la historia de League of Legends en América Latina. Durante su trayectoria como jugador profesional de League of Legends, cuenta en su historial con 10 campeonatos en su participación en todos los títulos de Lyon Gaming y Rainbow7.
‘Seiya’ es el primer mexicano en ganar junto con su equipo, Isusrus Gaming, las dos copas de la LLA (Liga Movistar Latinoamérica) en 2019, previamente representó a la región en el Mid-Season Invitational y, después de ganar el título de campeón después del Torneo Clausura 2019 de la LLA, es el primer mexicano en representar a la región en el evento más importante de esports: el Campeonato Mundial de League of Legends, Worlds 2019.
Una chilena: la mejor cosplayer
En el contexto de la final de la Liga Movistar Latinoamérica, se llevó a cabo, también, la final del Concurso Internacional de Cosplay. La ganadora fue Stephanie “Nori” Valdes Gutierrez, quien representó a Vi. Después de cuatro años compitiendo, por fin se llevó el primer puesto como “Leyenda del Cosplay”. Nori fue elegida entre cinco chilenos, tres argentinos, una mexicana y una panameña.
Latinoamérica al mundial

El equipo argentino Isurus Gaming quedó automáticamente clasificado para Worlds 2019, la competencia Mundial de League of Legends, que -por primera vez- se realizará en Europa, con Berlín, Madrid y París como sedes. El torneo más importante de deportes electrónicos del mundo, comenzará el miércoles 2 de octubre y finalizará el 10 de noviembre.
Acerca de Riot Games

Brandon Beck y Marc Merrill fundaron Riot Games en 2006 con el propósito de cambiar la manera en que se crean los videojuegos y se ofrece soporte a los jugadores. En 2009, Riot lanzó su primer juego, League of Legends, aclamado en todo el mundo. Desde entonces, el juego creció y se convirtió en el juego de PC más popular del mundo y un impulsor clave del crecimiento explosivo de los esports. Los jugadores son la base de nuestra comunidad, y continuamos evolucionando y mejorando la experiencia de League of Legends pensando siempre en ellos. La oficina central de Riot Games se ubica en Los Ángeles, California, y tiene 23 sucursales en todo el mundo.