quarta-feira, 20 de junho de 2018

Aprovada Suspensão da aplicação do PSF da Figueira da Foz

Foi aprovada ontem em reunião de Câmara, a Suspensão da aplicação do Plano de Saneamento Financeiro (PSF) da Figueira da Foz, uma possibilidade legal conferida à Autarquia como consequência de já não se encontrar acima do limite de endividamento.
Na sessão, o presidente da Autarquia, João Ataíde, sublinhou que a Câmara está muito aquém do limite de 50M€ de dívidas, situando-se atualmente nos 17M€, quando, ainda em 2016, era de 32M€ e, em 2009, consideradas as dívidas dos sector empresarial local, ascendia aos 87M€.
«Com esta suspensão não se extingue, naturalmente a dívida e, em termos de normas de procedimento interno, continuaremos com uma rigorosa gestão financeira, cumprindo os pagamentos conforme o previsto, a menos que algum investimento justifique diluir a dívida», afirmou o edil.
Em termos práticos, a suspensão da aplicação do Plano de Saneamento Financeiro da Figueira da Foz vem libertar, para tarefas mais produtivas, os técnicos camarários da elaboração de complexos relatórios semestrais. Por outro lado, explicou o presidente da Câmara, a partir desta suspensão a Autarquia encontrará «menos burocracia junto de diversas entidades, do Tribunal de Contas (TC) à Direção Geral das Autarquia Locais», entre outras. «Vamos deixar de ter um nível de exigência tão profundo na concessão de vistos pelo TC», sublinhou o autarca. «Mas continuaremos a cumprir escrupulosamente o pagamento da dívida, porque quanto mais depressa sairmos do endividamento melhor», reforçou João Ataíde, lembrando que, nos últimos anos, o PSF e a Lei dos Compromissos colocaram a Autarquia «num espartilho» indesejado, transformando o investimento num desafio que esta suspensão e os níveis de investimento recentes permitem considerar ganho. «Em 2017, concretizámos investimentos de mais de 9M€ e, em 2018, estão previstos quase 15M€», frisou, lembrando que estes são «os valores mais altos de sempre». O serviço da dívida situa-se, atualmente, nos 5,1M€/ano, e a Autarquia não vai, por opção, deixar de aplicar a Lei dos Compromissos, por considerar que este é um bom instrumento de controlo da despesa pública.
«Vamos manter esta flexibilidade para, pagando as dívidas, consolidar a nossa capacidade de investimento no crescimento do Concelho», resumiu. Para a boa prestação do Município na execução do PSF contribuiu a subida da receita do IMI, «apesar de, no mesmo período, termos tido uma diminuição das transferências do Estado e optado por uma menor receita de IRS, ao devolver uma percentagem superior aos nossos munícipes», destacou ainda o edil. A  Suspensão da aplicação do Plano de Saneamento Financeiro da Figueira da Foz foi aprovada com as três abstenções dos vereadores eleitos pelo PSD.

Cantanhede é o município mais amigo do ambiente em Portugal

O município português mais amigo do ambiente em 2017 foi Cantanhede. Esta é a ideia que transparece da análise dos dados da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) relativamente à proporção de resíduos urbanos preparados para reutilização e reciclagem.
Neste indicador, o concelho de Cantanhede foi o que teve melhor desempenho em Portugal durante o último ano, tendo sido enviados para a reciclagem 85% dos resíduos urbanos produzidos no território, mais do dobro da média nacional, que foi de 38%. O resultado obtido é produto da ação dos munícipes, em função da adoção de atitudes e práticas domésticas que respeitam as exigências inerentes à promoção da sustentabilidade ambiental, e também dos importantes investimentos que a INOVA-EM tem vindo a realizar neste domínio, bem como do facto de os resíduos serem objeto de tratamento mecânico e biológico numa unidade gerida pela ERSUC (Sistema Multimunicipal de Tratamento e Valorização de Resíduos Sólidos Urbanos do Litoral Centro).
A forte aposta da empresa municipal tem sido desenvolvida no âmbito do projeto “Cantanhede Recicla”, o qual contempla ações orientadas para o crescente aumento do volume e da qualidade da reciclagem multimaterial em duas vertentes, designadamente na intensificação das campanhas de sensibilização e educação ambiental ao nível da produção e deposição de resíduos e no alargamento e valorização da rede de equipamentos públicos destinados à recolha seletiva. Neste âmbito, a INOVA-EM procedeu à distribuição gratuita de ecopontos domésticos para recolha seletiva em alojamentos familiares, tendo entretanto sido também consideravelmente reforçada a rede de equipamentos de deposição seletiva de papel e cartão, vidro, plástico e metal.
Para alcançar os objetivos previstos com o investimento realizado, a entidade gestora dos serviços de resíduos urbanos no Município de Cantanhede acionou mecanismos de intensificação das boas práticas ambientais, com enfoque no papel fundamental dos cidadãos relativamente à separação resíduos e, por essa via, no aumento do volume de materiais recicláveis, estando no terreno campanhas de sensibilização que incluem a visita de técnicos a todas as residências do concelho, entre outros aspetos.
Por outro lado, do ponto vista da gestão do processo de recolha seletiva, a empresa procedeu a uma rigorosa avaliação da quantidade e tipologia dos resíduos produzidos em cada habitação, bem como do modo como eles são depositados nos dispositivos disponíveis para o efeito.
O que se pretende é mobilizar continuadamente todos os munícipes para a adoção das melhores práticas de compostagem doméstica, reutilização de produtos e reciclagem, mobilizando os munícipes para uma intervenção ainda mais ativa na defesa do ambiente e na elevação dos padrões de qualidade de vida da comunidade.
E o resultado está à vista, com Cantanhede a destacar-se como o município mais amigo do ambiente em Portugal, nos termos do relatório que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) realizou a partir da análise de dados a nível nacional.
Ainda a este respeito, recorde-se que a INOVA-EM recebeu recentemente o Selo de Qualidade da Gestão de Resíduos Urbanos atribuído pela ERSAR - Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos. Dos 11 parâmetros de avaliação a que foi sujeita, a empresa situou-se no melhor nível de classificação em oito, sendo de destacar o reconhecimento da eficiência e eficácia da empresa em aspetos como Acessibilidade Física do ServiçoAcessibilidade do Serviço de Recolha SeletivaAcessibilidade Económica do Serviço, Reciclagem de Resíduos de Recolha Seletiva, entre outros.

Espanha vence à justa e iguala Portugal no topo do grupo C

O golo dos espanhóis frente ao Irão foi marcado por Diego Costa já na segunda parte
A Espanha venceu o Irão por 1-0 numa partida marcada pelas imensas dificuldades da seleção espanhola para superar a compacta seleção iraniana orientada pelo português Carlos Queiroz. O golo espanhol foi marcado por Diego Costa já na segunda parte.
Já não é surpresa para ninguém que este Irão sabe defender e esta quarta-feira voltou a demonstrá-lo perante uma das grandes favoritas a conquistar a vitória final neste Campeonato do Mundo.
Na primeira parte, o carrossel espanhol não conseguiu surpreender a defensiva iraniana que nunca se desposicionou perante as constantes trocas de bola dos jogadores espanhóis, com Isco e David Silva em particular destaque.
O golo da Espanha surgiu já na segunda parte, aos 54 minutos, num lance de grande infelicidade para o defensor iraniano que viu a bola encaminhar-se para o fundo da sua baliza depois de um corte contra o joelho de Diego Costa.
O conjunto de Carlos Queiroz respondeu positivamente ao golo espanhol e conseguiu mesmo colocar a bola no fundo da baliza de de Gea na sequência de um livre lateral. A jogada, contudo, foi anulada por fora-de -jogo.
Com esta vitória, a espanha somou quatro pontos, igualando Portugal. Já o Irão mantém os três pontos - conquistados na primeira partida frente a Marrocos - e vai aguardar pelo derradeiro jogo do grupo B para discutir com a seleção lusa a passagem à proxima fase do Mundial.
Resultados - Grupo B
Irão-Espanha, 0-1
Portugal-Marrocos, 1-0

Classificação
1.º Portugal, 4 pontos/2 jogos
2.º Espanha, 4/2
3.º Irão, 3/2
4.º Marrocos, 0/2

Fatura de Rui Patrício seguiu para Inglaterra

Wolves só está disponível para pagar se Bruno de Carvalho sair. Van Weert chegou para o ataque e Viviano é o alvo para a baliza.
O Sporting avisou o Wolverhampton de que está à espera do pagamento da transferência de Rui Patrício. Na segunda-feira, o clube inglês anunciou a contratação do guarda-redes, que rescindiu com o Sporting, e recebeu a fatura leonina, reclamando o devido pagamento horas depois, segundo avançou o jornal Mirror.
Apesar de o guardião se ter comprometido com os ingleses por quatro temporadas só depois de ter rescindido contrato com os leões, alegando justa causa, o Sporting considera que tem direito a receber a verba correspondente à transferência. Só não ficou claro o valor da fatura, visto que o Wolves ofereceu 18 milhões de euros pelo passe do n.º 1 da baliza nacional, tendo Bruno de Carvalho recusado a proposta e pedido 20 milhões, o que levou os ingleses a abortar as negociações e Rui Patrício a rescindir.
Aliás, nesta terça-feira, no comunicado enviado à CMVM a propósito da análise feita pelo PWC, auditor da Sporting SAD (ver página anterior), os leões avisaram que agiriam contra os jogadores que rescindiram e contra os clubes que os contratem, "pelos danos e prejuízos sofridos, tendo a expectativa de ser, em consequência, devidamente ressarcido".
Desconhece-se ainda como reagirá o clube recém-promovido à Premier League a este pedido de pagamento de Patrício, mas a medida parece não ter caído bem ao dono e proprietário, uma vez que, segundo soube o DN, o Wolves já tinha feito saber que estaria disposto a pagar os 18 milhões caso Bruno de Carvalho deixe o clube.
Substituto de Patrício, quinta-feira
Apesar da turbulência em termos diretivos e das noves rescisões (falta clarificar a de Battaglia e a de Rafael Leão), o Sporting continua ativo no mercado a fechar contratações para a nova temporada. O avançado holandês Tom van Weert chegou ontem a Lisboa para discutir os termos do contrato com os leões, e o guarda-redes Emiliano Viviano deve viajar para Portugal amanhã também com o intuito de fechar o acordo com a SAD.
Van Weert, de 28 anos, é contratado para preencher a vaga deixada em aberto pelo compatriota Bas Dost, que foi um dos nove jogadores que rescindiram contrato alegando justa causa. O avançado jogou na temporada transata no Groningen, tendo apontado 12 golos em 32 jogos.
Já Emiliano Viviano é o alvo para render Rui Patrício na baliza dos leões. Com 32 anos, o guardião italiano é um velho conhecido de Sinisa Mihajlovic, o novo treinador sérvio do Sporting, que o orientou na Sampdoria na temporada 2014--15. Viviano chegou a ter uma experiência no Arsenal, da Premier League inglesa, em 2012-13, cedido pelo Palermo. Mas em duas temporadas em Londres realizou apenas um jogo, regressando a Itália rumo à Sampdoria, onde permaneceu até hoje.
O guarda-redes conta ainda seis internacionalizações pela seleção italiana, sendo a última vez em 2011. A contratação de Emiliano Viviano vai obrigar a SAD do Sporting a fazer um investimento de cerca de três milhões de euros.
Numa mensagem deixada na segunda-feira no Facebook, Bruno de Carvalho tinha prometido que nesta semana iam começar a ser anunciados reforços - "jogadores identificados para o plantel principal de futebol sénior masculino a serem ainda contratados com os respetivos anúncios a começarem nesta semana". Na mesma mensagem, o presidente do Sporting revelou também que Francisco Geraldes, Matheus Pereira, Ryan Gauld e Carlos Mané iam regressar dos respetivos empréstimos para integrar o plantel, que na nova época estará às ordens do sérvio Sinisa Mihajlovic.
DN

Verdes Exigem Respostas aos Bombeiros Portugueses Após um Ano sobre a Catástrofe de Pedrogão Grande

O Deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar Os Verdes, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através do Ministério da Administração Interna sobre o apoio psicológico necessário aos Bombeiros Portugueses, sobre a necessidade de garantir que tanto as viaturas como os equipamentos estão em perfeitas condições de funcionamento, assim como garantir  toda a operacionalidade necessária para que as mulheres e homens que os operam possam exercer a proteção de pessoas e bens com e em segurança
Pergunta:
A 2 de Novembro de 2017, o Grupo Parlamentar Os Verdes endereçou ao Ministério da Administração Interna a pergunta nº. 218/XIII/3ª onde constava um conjunto de questões que mereciam uma resposta célere. Sucede que depois de 7 meses, e após um pedido de prolongamento do tempo de resposta feito em janeiro de 2018, o MAI não prestou nenhum esclarecimento até à presente data.
O conjunto de questões colocado pelo PEV era um reflexo das dúvidas e das situações que muitas Associações Humanitárias nos fizeram chegar. Estamos, pois, em junho, passou recentemente um ano sobre a catástrofe de Pedrogão Grande e existem muitas perguntas para as quais os Bombeiros Portugueses precisam de resposta.
Depois de um verão atípico como aquele que foi o de 2017 no que diz respeito a incêndios florestais, Os Verdes estão preocupados com a segurança e a operacionalidade dos Corpos de Bombeiros.
Importa por isso que o Governo nos garanta que, principalmente aos Bombeiros dos Concelhos mais fustigados pelos incêndios, foi dado todo o apoio psicológico necessário e que tanto as viaturas como os equipamentos estão em perfeitas condições de funcionamento e garantem toda a operacionalidade necessária para que as mulheres e homens que os operam possam exercer a proteção de pessoas e bens com e em segurança. Recentemente foi publicada nos meios de comunicação Social uma entrevista a uma investigadora do Centro de Trauma da Universidade de Coimbra, Dra. Joana Becker, que indica que em 32 questionários realizados nas Corporações de Cernache do Bonjardim, Castelo Branco e Pampilhosa da Serra, 23 Bombeiros apresentam sinais de stress pós-traumático (ver notícia aqui http://visao.sapo.pt/actualidade/sociedade/2018-06-14-Bombeiros-apresentam-sinais-de-stress-pos-traumatico ). Ora, o PEV sabe bem que o apoio psicológico por parte das Equipas de Apoio Psicossocial (EAPS), foi insuficiente, nomeadamente aos Bombeiros que combateram no Incêndio de Pedrogão Grande.
Além das questões já colocadas anteriormente, o PEV quer também ver esclarecida a situação dos Kits de Alimentação que a Autoridade Nacional de Proteção Civil criou em conjunto com a Direção Geral de Saúde por forma a garantir que em caso de falha na alimentação, seria possível aos Bombeiros tomarem as refeições nos horários de referência, definido na Diretiva Operacional Nacional (DON).
Acontece que após contacto com alguns Corpos de Bombeiros aleatoriamente feito pelos Verdes nenhum recebeu este Kit de Alimentação.
Tendo em conta que na sequência da Pergunta nº 4293/XIII/2ª (PEV), o MAI respondeu que os Kits seriam distribuídos no período compreendido entre 1 de julho e 30 de setembro, urge conhecer o ponto de situação sobre esta matéria.
Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito a S. Exª O Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo a seguinte Pergunta, para que o Ministério da Administração Interna possa prestar os seguintes esclarecimentos:
  1. O Governo já procedeu à transferência para as Associações Humanitárias do total dos montantes relativos às despesas feitas com os Incêndios de 2017 (alimentação, danos, combustível e pessoal)?
  1. O Governo garante a cobertura a todos os Bombeiros com pelo menos um Equipamento de Proteção Individual para Incêndios Florestais? Para quando está prevista a entrega de mais Equipamentos de Proteção Individual (EPI) florestal a cada Bombeiro?
  1. Está previsto que os EPIs, tais como fardamento, botas, lanternas, capacetes, luvas, entre outros, possam integrar as despesas de incêndios florestais, tirando desta forma a necessidade de reposição deste material por parte das Associações Humanitárias ou até dos próprios Bombeiros?
  1. As EAPS desempenham um papel fundamental na saúde mental dos Bombeiros. Quantos Bombeiros receberam apoio psicológico nos meses de junho a outubro de 2017? Destes, quantos continuam com apoio diferenciado? Quantas vezes as EAPS foram ativadas pelos Comandos dos Corpos de Bombeiros nos meses de junho a outubro de 2017? Qual a periodicidade com que as EAPS visitam os Corpos de Bombeiros no território atribuído a cada equipa?
  1. Tendo em conta as situações de stress a que os Bombeiros estão sujeitos, o Governo pondera reforçar o apoio psicológico a estes homens e mulheres, articulando com o Serviço Nacional de Saúde ou até mesmo com um aumento do número de elementos das EAPS?
  1. O Governo confirma que não houve um único kit de alimentação a ser distribuído durante a Fase Charlie em 2017? Se não, quantos kits foram distribuídos e quais os Corpos de Bombeiros abrangidos?
O Grupo Parlamentar Os Verdes

Reunião ordinária pública da Câmara Municipal de Vagos – 21 de junho 2018

A próxima reunião ordinária pública da Câmara Municipal de Vagos realiza-se, esta quinta-feira, dia 21 de junho, pelas 18h00, no edifício sede da Junta de Freguesia de Fonte de Angeão e Covão do Lobo.
Relembramos que estas reuniões decorrem nas terceiras quintas-feiras de cada mês, em  horário e local a anunciar.
Pretende-se, com esta iniciativa, criar uma maior proximidade com os munícipes, permitindo aos mesmos a possibilidade de assistir e intervir nas reuniões.
Destacam-se os seguintes pontos da ordem do dia da reunião:
  • Plano de Urbanização (PU) do Parque Empresarial de Soza (PES) – Proposta
  • Protocolo de colaboração técnica e financeira entre o Fundo Ambiental, o Município de Vagos e a Agência Portuguesa do Ambiente
  • Protocolo de colaboração entre o Município de Vagos e o NEVA – Ação – Gestão das Atividades da Época Balnear 2018
  • Reconstrução de edifícios destruídos ou gravemente danificados em resultado de catástrofe – Decreto-lei n. 130/17, de 09 de outubro – Delimitação das áreas de reconstrução urgente para indústria e habitação secundária – Proposta
  • Plano Diretor Municipal (PDM) de Vagos – Alteração – Início do procedimento
  • Isenção e redução de taxas
  • Intervenção do público

Qué lugar ocupa Latinoamérica en los negocios globales


por Yesica Flores
Los esfuerzos de varios países latinoamericanos hacen voltear a las empresas globales hacia la región
Latinoamérica es cada vez más llamativa para el sector empresarial a nivel mundial, pues además de ser una región dinámica con diversos hubs tecnológicos y de emprendimiento, sus organizaciones están completamente enfocadas en crecer mejor, aseguran datos de HubSpot, la plataforma líder en marketing, ventas y CRM.
Por un lado, Latinoamérica está prosperando como un punto de encuentro para empresas regionales e internacionales que encuentran un entorno próspero para invertir y expandirse, pues varios países de la zona se han colocado, según organismos internacionales, como economías amigables para la inversión.
De acuerdo con un reporte de este año del Banco Mundial, México se encuentra en el puesto 49 del ranking global de Doing Business, el cual brinda una medición objetiva de las regulaciones empresariales y su aplicación. Esto lo convierte en la economía de la región latinoamericana con más facilidades para hacer negocios, seguida de Perú (en el puesto 58), Colombia (59) y Costa Rica (61).
Asimismo, este órgano asegura que Latinoamérica se ha dedicado a mejorar el entorno para facilitar a emprendedores y compañías que buscan prosperar puedan hacerlo. De hecho, Colombia es el país que más hincapié ha hecho promoviendo el mayor número de reformas (34) y removiendo obstáculos para el emprendimiento, seguido de cerca por México (26) y Jamaica (25). En ese sentido, en promedio, empezar un negocio toma cerca de 38 días, un paso importante si se compara con la cifra de hace 15 años que llegaba hasta 78 días.
“Este contexto habla de que hay muchas oportunidades para las empresas que llegan o surgen en el continente. En ese sentido, las compañías que rompen el molde y buscan ayudar a otros emprendimientos a prosperar encuentran un terreno muy fértil”, opinó Carolina Samsing, directora de Marketing de HubSpot Latinoamérica, quien apuntó que ésta es una de las razones por las que decidieron trasladar sus operaciones de la región de su oficina en Boston a Colombia, donde abrirán su octava oficina global.
“El potencial innovador y la búsqueda de aliados estratégicos son características importantes de las empresas latinoamericanas. Con esto en mente, con el fin de reforzar nuestra presencia en esta zona, nuestros nuevos headquarters nos permitirán desencadenar un movimiento aún más contundente de inbound, además de potenciar el desarrollo de otras organizaciones desde el centro donde ocurren los negocios en la región”, concluyó.

Praia de Mira, a única no mundo com Bandeira Azul há 32 Anos consecutivos

O Turismo é o fator chave da Economia local do Concelho de Mira e temos condições naturais para sermos únicos no contexto regional e nacional.
Banhado pelo Oceano Atlântico e com cerca de 15Km de costa, o Concelho de Mira possui apenas duas praias de extenso areal dunar, a Praia de Mira e a Praia do Poço da Cruz
O Concelho de Mira é detentor de um importante património cultural e ambiental que interessa promover e preservar para as gerações futuras, destacando-se a cultura, a gastronomia, a etnografia, a pesca das artes, a casa gandaresa, o palheiro, os moinhos de água e alguns edifícios classificados de património nacional.
Desde 1987 que a Autarquia de Mira candidata a Praia de Mira ao importante galardão da Bandeira Azul da Europa, (BA) conseguindo ser a única praia balnear marítima em Portugal que, desde sempre, tem alcançado essa mais-valia.
Ao longo destes 32 anos na Praia de Mira e 12 na Praia do Poço da Cruz, a Autarquia de Mira, em conjunto com diversas entidades públicas e particulares responsáveis e utilizadoras do domínio marítimo, têm levado estas praias balneares a um continuado conjunto de qualificações.
Mais uma vez foi também atribuída às duas praias a bandeira de ouro da Quercus.
Hasteamento das Bandeiras Azuis realiza-se no próximo dia 22 de junho
Na próxima sexta-feira, pelas 10.30 no Poço da Cruz e pelas 11.00H na Praia de Mira, vamos hastear as nossas bandeiras.
A cerimónia de hasteamento, à semelhança dos anos anteriores, conta com a presença de centenas de crianças dos jardins-de-infância e dos ATL do concelho.
Os jardins-de-infância de Mira participam durante o ano letivo nas atividades de educação ambiental da ABAE como o “Deixa apenas a pegada” no areal da praia e o “Vale a pena verde novo” na floresta.
Estas ações, culminam, no dia do hastear da bandeira azul, com o hastear da “azulitas”.
As “azulitas” são pequenas bandeiras azuis, pintadas pelas crianças desses mesmos jardins-de-infância.
Também o Centro de Saúde de Mira dá o seu contributo para esta cerimónia, apresentando um pequeno teatro no âmbito da sensibilização ambiental e um hino à Bandeira Azul.
“Tudo faremos para continuar a beneficiar a qualidade das praias marítimas no concelho de Mira e a aposta que estamos a fazer num projeto global de qualificação da Praia de Mira é prova disso. A Câmara Municipal de Mira empenhar-se-á, cada vez mais, em manter este galardão que nos enche de orgulho a todos.”, refere Raul Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Mira.

Madjer Cup anima a Figueira da Foz a partir de sexta feira

A próxima geração de estrelas de futebol de praia vai começar a ser semeada a partir desta sexa feira, na Madjer Cup de futebol de praia.
Esta competição, destinada a jovens sub-16 e sub-18, está integrada no projeto Foz Plaza Figueira Beach Games, promovido pela autarquia da Figueira da Foz.
Em campo vão estar 16 equipas de seis países e mais de duas centenas de atletas, que disputarão durante três dias o título de campeões na “versão” internacional da Madjer Cup.
Participam nesta competição as equipas espanholas Campus Ramiro Amarelle e Colegio Obradoiro; os britânicos da Isle of Wight Beach Soccer; os italianos Viareggio Beach Soccer; os BS SoCal Legacy (Estados Unidos), os Warriors SV (El Salvador), e os portugueses AD Buarcos, ACD Sótão, Inter de Limão, CD Ereira e Academia 94 (Portugal). Os jogos decorrerão simultaneamente em três campos (Figueira Foz Plaza Arena, Litocar Pitch e Fit Pitch) a partir das 15h45 desta sexta feira. As finais realizam-se às 16h00 (sub-16) e às 17h00 (sub-18).
A Madjer Cup está integrada no projeto Foz Plaza Figueira Beach Games, promovido pela autarquia da Figueira da Foz e que tem como objectivo o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores na área dos desportos de praia através da colaboração dos diversos agentes e entidades locais, nacionais e internacionais que atuam neste sector.

Marchas na Praia da Tocha: uma boa opção de lazer

Marchas Populares abrem programa de animação cultural da Praia da Tocha

Cumprindo uma tradição de muitos anos, as marchas populares regressam à Praia da Tocha na noite de 22 de junho, com o desfile em honra de S. João. Como habitualmente, o evento é mais uma vez promovido pelo Município de Cantanhede, em parceria com a Junta de Freguesia da Tocha e a Associação Recreativa e Cultural 1.º de Maio, assinalando o início do programa de animação cultural organizado pela edilidade para a presente época balnear.
No total serão 587 marchantes organizados em oito marchas que vão representar simbolicamente as suas comunidades dos trajes e outros elementos ornamentais, bem como através de quadras alusivas a hábitos e costumes locais, sem esquecer as danças e coreografias que criam um ambiente festivo bem característico.
Os temas são variados e sugestivos e a ordem do desfile já está estabelecida, começando com O Mercado (Tocha), seguida de A Música (Murtede), Casa de Cantanhede Marialva (Cantanhede), Dias de Romaria (Vilamar), Luar de S. João(Febres), A Pedra (Portunhos), Banco dos Namorados (Arrôtas) e São Tomé (Ançã).
O itinerário das Marchas da Praia da Tocha começa na Rua Francisco Guímaro, às 21h30, e prolonga-se pela Avenida Dr. Silva Pereira, Rua dos Pescadores, Nossa Senhora da Tocha e Rua n.º 10, estando agendadas exibições no Largo da Fonte (Largo de São João) e no Largo da Festa de São João, locais onde normalmente se concentra o maior número de pessoas.
Depois da Praia da Tocha, o grande desfile da cidade de Cantanhede está agendado para a noite de 30 de junho, também com início às 21h30, no qual vão participar também as marchas de Vilamar, Febres, Cantanhede, Ançã, Murtede, Portunhos, Tocha, Arrôtas e ainda a Marcha Infantil da Gira Sol, de Febres, que vai apresentar-se com o tema Pensar com o Coração.
A realização das marchas populares é subsidiada pelo Município de Cantanhede, que para o efeito atribui às entidades envolvidas uma verba pecuniária destinada a fazer face aos custos de elaboração dos trajes, adereços, caracterização e outras despesas inerentes à preparação das representações.
As marchas na Tocha e em Cantanhede são organizadas pela Câmara Municipal, que apoia ainda a realização de outros desfiles da iniciativa de entidades locais, nomeadamente em Pocariça, na noite de 23 de junho, promovido pela Comissão da Marcha das Arrôtas em parceria com a Junta de Freguesia da União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça, Febres (29 de junho), promovido pela Junta de Freguesia, e Ançã (também a 29 de junho), promovido pela Junta de Freguesia de Ançã, integrado na programação do Mês da Cultura, da Saúde e do Desporto da vila histórica.

Aruba Introduce Solución de Seguridad y SD-WAN, Solución de LAN y Seguridad para Potenciar la Sucursal Definida por Software


por Yesica Flores

 La Solución SD-Branch Administrada en la Nube Provee Simplicidad, Seguridad y una Experiencia Optimizada a Través de un Solo Punto de Control 
Aruba, una compañía de Hewlett Packard Enterprise (NYSE: HPE), anunció su solución para sucursales de Red WAN Definida por Software (SD-Branch), un nuevo acercamiento para ayudar a los consumidores a modernizar las redes multi-sitio para los requerimientos de una nube en evolución, IoT y movilidad. La integración de las nuevas soluciones SD-WAN administradas en la nube, conectadas e inalámbricas, aseguradas con la aplicación de políticas basadas en el contexto, incrementa significativamente la capacidad de los profesionales de IT para brindar una mejor disponibilidad de la red y rendimiento de la aplicación, mientras que reduce dramáticamente el tiempo de administración así como gastos operacionales como de capital.
La afluencia de los dispositivos móviles y de IoT, mayor dependencia en aplicaciones basadas en la nube, y la reducción de presupuestos para IT; están teniendo un profundo impacto en las organizaciones de IT. Los operadores de las sucursales también afrontan el aumento de la complejidad e ineficiencias con una multiplicidad de diferentes herramientas para manejar la red y la seguridad de diferentes vendedores.
La solución SD-Branch de Aruba integra los nuevos Gateways para redes multi-sitio de Aruba con la solución de administración en la nube mejorada Aruba Central, para proporcionar un punto único por SD-WAN, conexión cableada o inalámbrica, aplicación de políticas, y para brindar una conectividad segura y simplificada a escala. Esta solución construida con el propósito de unificar, marca un progreso significativo más allá de la oferta específica de SD-WAN, al reducir el espacio que ocupan los dispositivos, proporcionar un despliegue optimizado de instalaciones distribuidas a gran escala, y menores costos de conectividad WAN para los consumidores en sucursales.
Beneficios clave de la Solución SD-Branch de Aruba incluyen: 
  • Simplicidad a Escala Empresarial: La administración basada en la nube provee aprovisionamiento centralizado y remoto y la administración de conexiones cableadas e inalámbricas dentro de las sucursales, y conexiones WAN y de internet con infraestructura SD-WAN. Esto le permite a IT implementar rápidamente nuevos servicios y cambios en la red a lo largo de entornos grandes y distribuidos sin requerir IT in situ.
  • Seguridad de Primera Clase Integrada: Las soluciones de seguridad de Aruba ofrecen capacidades automatizadas, calidad del servicio granular dentro de la sucursal y capacidad para ejecutar políticas de WAN. Los socios de New Aruba 360 Security Exchange Technology dan protección de amenazas y de firewall basado en la nube.
  • Experiencia Optimizada en la Sucursal: La conciencia contextual de una aplicación, usuario o dispositivo provee QoS granular dentro de la sucursal y a través de WAN para SaaS, UC móvil, y otras aplicaciones remotas. Esto simplifica el cómo el tráfico LAN y WAN es priorizado y dirigido dentro y fuera de las sucursales para proporcionar una experiencia consistente, sin importar el rol del usuario, el tipo de dispositivo o ubicación.
Simplicidad a Escala Empresarial: Mejorías de Infraestructura y Aruba Central
La solución SD-Branch de Aruba facilita a las organizaciones de IT manejar efectivamente más ubicaciones de redes multi-sitio con menos staff mientras que aprovecha el acercamiento consistente para la seguridad y el cumplimiento a lo largo de todas las ubicaciones. Integrando y centralizando la administración mientras que elimina la costosa conectividad MPLS, los consumidores pueden obtener ahorros de hasta 75% en comparación con las implementaciones tradicionales2.
Aruba Central ha sido mejorada con el Nuevo soporte SD-WAN para proveer capacidades de configuraciones automatizadas, visibilidad granular, y herramientas troubleshooting fáciles de usar. Aruba’s Zero Touch Provisioning (ZTP) y la aplicación móvil intuitiva para la incorporación automatizada de dispositivos, brinda una experiencia inmediata después de la conexión al staff no técnico en la sucursal, que elimina la necesidad de configuración manual in situ y costosos y tardados traslados en camiones.
Conforme continúa expandiendo su presencia global, el lujoso retailer de gama alta, Vera Wang es una organización que está enfrentando este reto a medida que escala sus operaciones. “Necesitamos instalar rápidamente las tiendas y tenerlas funcionando, y maximizar nuestra disponibilidad y eficiencia WAN,” dijo Stewart Ebrat, CIO de Vera Wang. “La solución SD-WAN de Aruba remueve la carga de edificar una  infraestructura distribuida.”
Integración de Seguridad de la Mejor Clase y Nuevas Colaboraciones en la Nube para la Protección Avanzada de Amenazas
El aumento de la movilidad, dispositivos de IoT y aplicaciones basadas en la nube en  la sucursal requiere de un modo automatizado y extensivo para abordar la seguridad. Aruba está en una posición única para proporcionar contexto del usuario y dispositivos para la aplicación consistente basada en roles a través de LAN and WAN. El Administrador de Políticas de Aruba ClearPass simplifica y automatiza el cómo se aplican las políticas entre las diferentes capas de la red y el acceso a aplicaciones haciendo a un lado la necesidad de configuraciones manuales tardadas.
“Estoy emocionado acerca de la visión edge-to-cloud de Aruba y de la integración de la funcionalidad SD-WAN. Esto nos ayudará a solucionar nuestros problemas de rendimiento y despliegue a una fracción del costo,” añadió Corey Hasberry, Manager de IT de Vera Wang. “La seguridad de Aruba basada en roles para nuestro Wi-Fi y nuestra infraestructura WAN nos ayudará a traer una experiencia consistente a nuestros empleados y consumidores.”
Adicionalmente, todo el tráfico de red dentro de la sucursal puede ser remitida a Aruba Branch Gateway para una profunda inspección de los datos utilizando el firewall con estado incorporado. Las organizaciones de IT pueden asignar fácilmente políticas para tipos de dispositivos específicos  para segmentar el tráfico hasta la capa de la aplicación. En un ambiente de retail, esto ayuda a limitar el uso malicioso de las cámaras de seguridad en tienda o a designar a donde es que un dispositivo de Punto de Venta (PoS) puede enviar tráfico.
Para resolver vulnerabilidades de seguridad fuera del perímetro de la sucursal, Aruba ha expandido su programa de socios con tecnología de intercambio de seguridad Aruba 360 con la adhesion de Zscaler y con nuevas integraciones con Tecnologías de Software Check Point y con Palo Alto Networks. Este ecosistema de socios brinda un firewall con funcionalidad basada en la nube y un manejo unificado de amenazas para asegurar el tráfico delicado de una organización que se dirija a destinos públicos en Internet.
Experiencia Optimizada en la Sucursal: El Nuevo Gateway para Redes Multi-Sitio de Aruba Proporciona Información y Control WAN
Proporcionar mejores experiencias a los usuarios empieza por brindar fiabilidad inigualable. De acuerdo con Gartner, la caída de red puede ser más que una inconveniencia, y la evidencia muestra que esto puede costar desde $1,000 a $1,000,000 por incidente en pérdida de productividad o ganancias, dependiendo de la locación y el caso de uso de la empresa3.
Tomando ventaja del contexto para obtener percepción del estado de la distribución entera de la red en la sucursal  – cableada, inalámbrica, y WAN – las organizaciones de IT pueden optimizar de forma dinámica la experiencia del usuario en tiempo real antes de que ocurra algún impacto al negocio. Como parte del nuevo Gateway para Redes Multi-Sitio, las capacidades únicas de Aruba sobre el conocimiento del contexto van más allá del acceso de red granular basado en roles y la aplicación de seguridad para proporcionar una inigualable experiencia de la Calidad de Servicio (QoS) desde LAN hasta WAN. Esto permite a los profesionales de IT satisfacer las necesidades de los usuarios finales mientras que simplifican las operaciones de IT.
Adicionalmente, las características del Gateway para Redes Multi-Sitio como la dirección basada en políticas y la selección de ruta dinámica, ahora pueden aprovechar esta información contextual  y este conocimiento para enrutar el tráfico de forma dinámica a través de WAN con base en el usuario, dispositivo o afiliación grupal. Por ejemplo, las organizaciones de retail pueden dar prioridad fácilmente el Sistema PoS y tráfico de video versus el tráfico de visitantes, mientras que los hoteles pueden priorizar el tráfico de voz para cualquier involucrado en servicio al cliente.
Disponibilidad y Precios
Sin tener que actualizar los puntos de acceso o switches de Aruba, los profesionales de IT pueden integrar nuevas competencias en sus redes de sucursales. La solución SD-Branch de Aruba es presentada como parte de Aruba Central con licencias basadas en suscripciones aplicadas a los puertos de red multi-sitio en cada lugar y dirigidas al Gateway alojado centralmente.

Aulas começam a 12 de setembro e com turmas mais pequenas

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As aulas no próximo ano letivo vão iniciar-se a 12 de setembro e o número de alunos por turma sofrerá uma redução em todos os anos iniciais dos três ciclos do ensino básico, segundo o Ministério da Educação.
O Ministério publicou hoje o despacho de constituição de turmas para o ano letivo 2018/2019, que determina a redução do número de alunos por turma, bem como as demais disposições do regime de constituição de turmas nas escolas da rede pública e escolas particulares com contrato de associação.
Foi ainda publicado em Diário da República o despacho que determina o calendário de atividades educativas e escolares 2018/2019 e o calendário de realização das provas de aferição, das provas finais de ciclo, dos exames finais nacionais, bem como das provas de equivalência à frequência do ensino básico e secundário.
Segundo o Ministério da Educação, a redução do número de alunos por turma começou a ser implementada em 2017/2018 nos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP), “uma vez que nestas comunidades educativas os benefícios desta medida são ainda mais significativos”.
Este ano a redução do número de alunos por turma é estendida a todos os anos iniciais dos três ciclos do ensino básico.
As turmas do 1.º ciclo vão voltar a ter 24 alunos e as de 2.º e 3.º ciclos entre 24 e 28 estudantes.
A medida, segundo o ministério, visa melhorar as condições de trabalho dos professores e contribuir para a melhoria das aprendizagens dos alunos, promovendo condições para mais diferenciação pedagógica.
“Trata-se da primeira vez que é publicado este despacho, uma vez que até agora as disposições de constituição eram publicadas no despacho das matrículas. A alteração tem como objetivo sistematizar e organizar a informação, já que a matéria de constituição de turmas é objetivamente distinta da das matrículas”, explica o ministério numa nota de imprensa.
Relativamente ao calendário das atividades letivas, o despacho determina a sua aprovação para o ano letivo de 2018-2019, dos estabelecimentos públicos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, dos estabelecimentos particulares de ensino especial.
As aulas iniciam-se entre 12 e 17 de setembro para os estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e do ensino básico e secundário e as interrupções letivas decorrem de 17 de dezembro a 02 de janeiro, de 04 de março a 06 de março e de 08 de abril a 22 de abril.
Os estabelecimentos particulares de ensino especial iniciam as aulas entre 03 e 07 de setembro.
Já no que se refere às provas de aferição do ensino básico o despacho determina que vão decorrer entre 02 de maio e 19 de junho.
As provas de finais de ciclo do 9.º ano decorrem entre 18 de junho e 22 de junho e os exames finais nacionais do ensino secundário entre 17 de junho e 27 de junho (1.ª fase) e 18 de julho e 23 de julho (2.ª fase).

Fonte: MadreMedia/Lusa

EUA abandonam Conselho dos Direitos Humanos da ONU

Estados Unidos acabaram de anunciar a decisão.
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Os Estados Unidos abandonam o Conselho dos Direitos Humanos das Nações Unidas.A decisão acaba de ser anunciada pela embaixadora norte-americana da ONU, Nikki Haley, que diz que esta decisão foi tomada perante a falta de coragem dos restantes países para avançarem com a reforma deste organismo que considera "hipócrita e egoísta".
A embaixadora assegura, no entanto, que esta decisão não significa que os EUA vão abandonar os compromissos em termos de direitos humanos.
TSF
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Astro português chegou aos 85 golos ao serviço da Seleção Nacional

Cristiano Ronaldo alcançou mais um recorde ao marcar o primeiro golo de Portugal frente a Marrocos. O capitão da Seleção tornou-se no melhor marcador europeu de seleções com 85 golos, deixando para trás o húngaro Ferenck Puskás.O capitão da Seleção Nacional vai agora em busca do iraniano Ali Daei, o melhor marcador internacional, com 109 golos apontados em 149 jogos.
Bancada

PUBG MOBILE RECIBE EL MODO PRIMERA PERSONA Y EL MODO ARCADE: MINI-ZONA


por Yesica Flores
 El exitoso título para móviles recibe hoy una enorme actualización
Por primera vez, los jugadores podrán experimentar la emoción del modo primera persona en la palma de sus manos. Esto es posible gracias a la mayor actualización que PlayerUnknown’s Battlegrounds Mobile (PUBG MOBILE) ha recibido hasta la fecha.
A partir de hoy, Tencent Games y PUBG Corporation añaden la opción de jugar a PUBG Mobile en primera persona, o en su modo clásico. El modo primera persona dará a los jugadores una nueva perspectiva de juego. Pero este nuevo modo es tan solo una pequeña parte de la gran actualización que ha recibido el juego, con la que también se han añadido nuevas armas, un modo Arcade Mini-Zona y mucho más.
Además del modo primera persona, la última actualización de contenido de PUBG MOBILE introduce nuevas características al título, como nuevos modos de juego y más opciones para personalizar y comunicarte, entre las que se incluyen:
  • Modo Arcade: Mini-Zona – En este nuevo modo Arcade los 100 jugadores caerán en una zona reducida en el que habrá el triple de armas. Los jugadores pueden esperar que estas partidas duren, como máximo, 20 minutos.
  • Armería – Los jugadores ahora podrán ver las estadísticas de las armas y comparar los datos de cada uno de los accesorios de las mismas.
  • Royale Pass – Los jugadores pueden completar misiones diarias y semanales para ganar puntos e incrementar su rango. Completa cierto número de misiones cada semana para ganar cajas extra.
  • Avión y acabados de las armas – El jugador con el nivel “Royale Pass” más alto podrá elegir donde termina el recorrido del avión que transporta a los jugadores. Por otro lado, se podrán desbloquear nuevos acabados de armas y personalizar así todo nuestro arsenal.
  • Gestos – PUBG MOBILE ha añadido nuevos gestos y movimientos para que sean usados por los jugadores. Podremos tocar las palmas, provocar o reírnos de nuestros oponentes.
Para echar un vistazo a todas estas nuevas características, accede a nuestro nuevo trailer: https://youtu.be/E7ZqgYn1dpM.
 PlayerUnknown's Battlegrounds Mobile está disponible gratis en la App Store y en Play Store.
PUBG MOBILE está basado en PlayerUnknown’s Battlegroundsel battle royale original para PC y Xbox One, y el fenómeno que conquistó el mundo del entretenimiento interactivo de forma fulgurante en 2017. Hasta 100 jugadores saltan en paracaídas en una remota isla de 8 x 8 kilómetros y luchan en una batalla en la que solo puede haber un ganador. Los jugadores deben localizar y recoger sus propias armas, vehículos y suministros, y vencer al resto de jugadores en un campo de batalla rico, tanto visualmente, como tácticamente, que forzará a los jugadores a desplazarse a una zona de juego cada vez más reducida.