sábado, 3 de setembro de 2022

MUNDO | Mikhail Gorbachev sem direito a funeral de Estado

 
Moscovo despede-se discretamente de Mikhail Gorbachev, as cerimónias fúnebres decorrem este sábado mas o último líder da União Soviética não terá direito a honras de Estado nem a dia de luto nacional. Mesmo o atual Presidente, Vladimir Putin, já fez saber que estaria ausente por ter a agenda preenchida.
Também não se prevê a presença de chefes de Estado estrangeiros, devido ao isolamento imposto à Rússia pela guerra em curso na Ucrânia, a exceção dá pelo nome de Viktor Orbán, o primeiro-ministro húngaro confirmou a sua presença na capital russa para se despedir de Gorbachev.
Visto no Ocidente como o pai da "Perestroika" e uma das grandes figuras da democracia no século XX, o Prémio Nobel da Paz em 1990 está longe de ser uma figura consensual da Rússia, onde é visto como o responsável pela grave crise económica que se seguiu ao desmantelamento da União Soviética.
Vladimir Putin descreveu o momento como a "maior catástrofe geopolítica do século passado".

Fonte: euronews

Estarreja, a Cidade-Galeria vai ganhar mais obras com o ESTAU. Festival de arte urbana começa no dia 10 com nomes como Bordalo II e Pantónio

 
O ESTAU está de regresso às ruas de Estarreja. De 10 a 18 de setembro, a cidade-galeria recebe a 5.ª edição do festival, onde estarão em destaque as criações de arte urbana - com residências artísticas e pinturas ao vivo dos portugueses Pantónio, Bordalo II, Mariana Duarte Santos, Ruído, Daniela Guerreiro, Pitanga, do artista local Mário Afonso e do brasileiro Thiago Mazza. O evento cruza-se com outras ações: workshops, exposições, conversas, cinema, teatro, música, performances, animação de rua e visitas guiadas. O festival renova todos os propósitos para o qual foi desenhado, procurando envolver a comunidade local e provocar o diálogo e a reflexão.

O festival, organizado pelo Município de Estarreja, pinta-se de verde como forma de manifesto, alertando consciências. A sustentabilidade ambiental é o principal tema da edição deste ano, com muitas das telas a refletir o património natural e a biodiversidade do território, apelando à reflexão sobre o impacto das alterações climáticas nesta nossa riqueza natural.

Intervenção pioneira: tanque industrial transforma-se numa tela de arte

Conforme explica a Vereadora da Cultura da Câmara Municipal, Isabel Simões Pinto, "vivemos momentos em que o impacto das alterações climáticas começa a ser demasiado evidente no mundo e a mudança é um desafio que só é possível superar se o fizermos em conjunto. Nesta edição do ESTAU, enquanto espaço artístico que pretende estimular a reflexão e pensamento crítico sobre tudo o que nos rodeia, queremos que o tema da sustentabilidade seja encarado como um desafio de todos e cada um de nós, enquanto cidadão, tem que assumir o compromisso da transição climática para uma sociedade mais neutra, para que possamos continuar a contemplar a biodiversidade riquíssima e outros recursos naturais que temos que preservar com urgência".

A esta causa e compromisso junta-se a Bondalti, uma das empresas do complexo químico de Estarreja, permitindo uma pintura mural de grande dimensão, num tanque industrial. "É uma intervenção pioneira em Portugal e, através da arte pública, pretende-se uma aproximação da indústria química à comunidade, com uma mensagem de reforço do seu compromisso de atuação responsável e contributo para os objetivos do desenvolvimento sustentável", explica a autarca.

Thiago Mazza, grande expoente do muralismo contemporâneo brasileiro e conhecido no cenário da arte urbana pelo seu domínio na representação da fauna e da flora, dará corpo a este projeto artístico.

Bordalo II é outro dos nomes fortes desta edição e volta a Estarreja para criar mais um "Big Trash Animal", da série de animais feitos de lixo que o artista tem espalhado por todo o mundo. O autor do Guarda-Rios (Parque Municipal do Antuã/2015), peça que precipitou e fez voar o ESTAU em 2016, vai dar vida a uma nova ave, a águia-sapeira, questionando uma vez mais a sociedade materialista sobre o consumo e produção excessivos, que resultam na contínua produção de "lixo" e, consequentemente, na destruição do nosso Planeta. Pela sua forte ligação a um ecossistema importantíssimo para a região, a Ria de Aveiro, é na Vila da Ria - Pardilhó que pode ver nascer esta peça de arte. Uma ação realizada no âmbito do projeto de programação cultural em rede "Descobrir e Experienciar novos territórios Estarreja/Aveiro/Covilhã".

Outros trabalhos irão fortalecer a mensagem de sensibilização para a proteção do ambiente: a estética única do artista reconhecido nacional e internacionalmente, Pantónio; a pintura realista de Daniela Guerreiro; e o mundo imaginário de Pitanga, que trabalhará com um grupo de alunos da Escola Secundária de Estarreja na pintura dum muro junto à Estação de Caminhos de Ferro, no âmbito de uma parceria com a IP - Infraestruturas de Portugal.

O ESTAU continua a pôr a arte urbana a falar com a cidade, com as pessoas, com a natureza e com o património. E por isso a identidade local é mote de inspiração para os artistas: Mariana Duarte Santos vai às origens do distintivo Carnaval de Estarreja; a dupla Ruído aposta numa composição em homenagem ao poeta Francisco Joaquim Bingre, o Cisne do Vouga, na primeira incursão do ESTAU à freguesia de Canelas; Mário Afonso recorre ao azulejo para contar a história da cidade, a partir de imagens do Arquivo Municipal.

A programação paralela apresenta os workshops "Estarreja Sensorial", com Marta Pombeiro, e de "Colagem Criativa", de Margarida Girão. Haverá cinco exposições para apreciar em diferentes espaços públicos que cruzam a ilustração, a fotografia, as tradições, entre outras linguagens artísticas. Destaque para a mostra de fotografia "Fábrica de Histórias" que fará reviver momentos da visita performativa ocorrida em junho de 2022, numa criação artística que contou com a participação da comunidade, e desvendará alguns espaços da futura Fábrica da História - Arroz em construção no Antigo Descasque.

Grande produção de teatro com "A Passarola"

No teatro, destaque para "A Passarola" (17 de setembro, Praça Francisco Barbosa), espetáculo de teatro comunitário do Trigo Limpo Teatro ACERT, a partir de uma adaptação livre do romance Memorial do Convento, de José Saramago. Ao grupo de artistas da ACERT, irá juntar-se um grupo de participantes da cidade para juntos tornarem real este espetáculo, que tem a Passarola como engenho cénico. Todos os interessados em tornarem-se atores e atrizes numa peça memorável devem fazer a sua inscrição, neste formulário www.bit.ly/ESTAU22_passarola<http://www.bit.ly/ESTAU22_passarola>.
Os concertos de Felipe Fontenelle (dia 10) e de Modulatos Project (dia 18), na Praça Francisco Barbosa, chegam pela mão da D'Orfeu, no âmbito do circuito de música ao vivo Outonalidades.

O festival ESTAU acontece na cidade de Estarreja, distrito de Aveiro, de dois em dois anos, mas o seu "museu a céu aberto" reside nas ruas do concelho o ano inteiro.

A galeria de arte continuará a crescer nesta 5.ª edição do ESTAU e as visitas guiadas (dias 11, 17 e 18) são a melhor forma de descobrir as cerca de 40 obras assinadas por alguns dos melhores artistas urbanos internacionais: os portugueses VHILS, BORDALO II, SAMINA, ANDRÉ DA LOBA, AKACORLEONE, HALFSTUDIO, THE EMPTY BELLY ou os artistas estrangeiros ISAAC CORDAL (Espanha), BOSOLETTI (Argentina), FINTAN MAGEE (Austrália), BICICLETA SEM FREIO (Brasil), MARINA CAPDEVILA (Espanha), MILLO (Itália), ANA MARÍA (Porto Rico), MOHAMED L'GHACHAM (Marrocos) ou MANOLO MESA (Espanha).

Para além das pinturas murais em execução, mais de 20 iniciativas integram a programação paralela e todas as atividades têm entrada livre. Consulte aqui a brochura com mais informações sobre os artistas que compõem o núcleo desta edição e o programa completo do ESTAU'22<https://issuu.com/municipioestarreja/docs/estau_brochura_digital>.

Carla Miranda

Nordeste Transmontano é a região mais atingida pela seca


As albufeiras registam níveis historicamente baixos e a biodiversidade dos rios está em risco.
O nordeste Transmontano é a região do país mais atingida pela seca. Com menos de 1% de água no solo, dezenas de aldeias estão a ser abastecidas por camiões cisterna para não faltar água nas torneiras.
As albufeiras registam níveis historicamente baixos. A biodiversidade dos rios está em risco, naquele que pode ser um dos piores anos agrícolas na região.

Fonte: SIC Notícias
Imagem: SIC

Actividade semanal da GNR a nível nacional

Entre os dias 26 de agosto e 1 de setembro

Detenções448 detidos em flagrante delito, destacando-se:
  • 208 por condução sob o efeito do álcool;
  • 80 por condução sem habilitação legal;
  • 39 por tráfico de estupefacientes;
  • 28 por furto e roubo;
  • 16 por violência doméstica;
  • 10 por posse ilegal de armas e arma proibida;
  • Dois por incêndio florestal.

Apreensões:
  • 1 115 doses de haxixe;
  • 298 doses de liamba;
  • 295 comprimidos de MDMA;
  • 210 doses de cocaína;
  • 172 doses de heroína;
  • 28 armas de fogo;
  • 14 veículos.

Trânsito:
Fiscalização: 7 026 infrações detetadas, destacando-se:
  • 3 938 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei;
  • 2 138 excessos de velocidade;
  • 410  por falta de inspeção periódica obrigatória;
  • 260 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
  • 208 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização;
  • 191 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
  • 153 por falta de seguro de responsabilidade civil;
  • 219 relacionadas com tacógrafos.

Falta de especialistas pode obrigar ao encerramento de maternidades

A falta de especialistas nos hospitais públicos pode obrigar ao encerramento de maternidades, admitiu hoje o coordenador da comissão de acompanhamento da resposta de urgência em obstetrícia, que pretende entregar o documento final até ao fim do mês.
“A curto prazo não estou a ver outra solução”, adiantou à agência Lusa o médico Diogo Ayres de Campos, ao salientar que a concentração de recursos, que pode implicar o encerramento ou junção de maternidades, não constitui uma proposta final do grupo de trabalho que lidera.
Nos últimos meses, diversos hospitais do país têm enfrentado dificuldades em organizarem escalas completas de especialistas, o que tem obrigado ao encerramento ou ao funcionamento condicionado dos serviços de urgência de obstetrícia e de blocos de partos.
Essa situação levou mesmo o Ministério da Saúde a criar a Comissão de Acompanhamento da Resposta em Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos, mas os constrangimentos têm-se mantido em vários hospitais ao longo das últimas semanas.
De acordo com o primeiro levantamento da comissão, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) necessita de mais cerca de 200 especialistas.
Segundo Diogo Ayres de Campos, a primeira versão do documento a apresentar ao Governo está numa fase muito adiantada, mas “precisa ainda dos comentários dos membros todos do grupo de trabalho”.
“Temos uma reunião do grupo no dia 14 e, se não houver comentários adicionais, estamos prontos para entregar ao Governo no dia 15, mas o mais provável é haver comentários e sugestões”, explicou.
De acordo com o coordenador da comissão, entre o dia 15 e o final do mês, o documento deverá ser enviado ao executivo de António Costa, que “tomará as decisões que entender” sobre esta matéria.
A falta de especialistas em ginecologia e obstetrícia é mais evidente em Lisboa e Vale do Tejo, Algarve a Alentejo, adiantou ainda Diogo Ayres de Campos.
Segundo o especialista, as alternativas ao encerramento de maternidades nessas regiões “implicam medidas do Governo que são mais difíceis” de implementar.
Uma dessas alternativas passa pela contratação de mais especialistas para o SNS, o que “implica, do ponto de vista salarial, tornar as carreiras mais interessantes”, adiantou o coordenador da comissão, ao recordar que a diferença de vencimentos entre os setores privado e público “é muito grande”.
Outras das opções seria reduzir o número de médicos nas equipas de urgência, o que obrigaria, de acordo com Diogo Ayres de Campos, a trabalhar com a Ordem dos Médicos e a reduzir o número de pessoas que vão às urgências de obstetrícia e ginecologia, uma “coisa que não se faz de um dia para o outro”.
“O caminho deve ser por aí, mas a curto prazo, não estou a ver outra alternativa senão concentrar recursos para fazer face a esta dificuldade que há em ter as equipas completas” nos hospitais, reconheceu o especialista.
Ayres de Campos salientou, ainda, que o encerramento de maternidades pode passar por várias soluções, que até não são inovadoras, tal como “já aconteceu várias vezes em Portugal no passado”.
“Uma coisa é o encerramento do bloco de partos, outra coisa é o encerramento das consultas. Ou seja, poderá haver soluções em que os partos são todos concentrados no mesmo local, mas as consultas de obstetrícia continuam a funcionar nos mesmos hospitais”, exemplificou.
No âmbito da rede de referenciação, a comissão está a “definir para cada tipo de hospital o número de especialistas, juntamente com o número de enfermeiros especialistas e não especialistas, de acordo com o número de nascimentos”.
No entanto, Diogo Ayres de Campos admitiu algum “grau de incerteza” sobre o futuro do trabalho da comissão devido à demissão da ministra da Saúde, Marta Temido.
“Estivemos a trabalhar com a equipa que estava no ministério, com a senhora ministra, e estamos disponíveis para continuar com a nova solução que for encontrada para o Ministério da Saúde”, assegurou.

Madremedia/Lusa

Alemães com bónus no ordenado para lidar com subida de preços

O mês de setembro trouxe na Alemanha o fim da redução do imposto sobre os combustíveis e do passe mensal a nove euros, mas chegou também com um bónus de 300 euros no ordenado, sujeito a impostos.
Com as temperaturas a começar a baixar, aumentam entre os alemães as preocupações com a falta de gás na maior economia europeia e a subida dos preços da energia. As mudanças começam a notar-se a partir do início do mês, com o governo a garantir que tudo fará para ajudar a população.
Durante três meses, os alemães puderam viajar nos transportes públicos de todo o país por nove euros. O desconto chegou ao fim a 1 de setembro, com Berlim a querer adotar uma versão deste passe mensal já a partir de outubro. A medida está a gerar controvérsia nos restantes estados federados.
No total, foram vendidos cerca de 52 milhões de passes em junho, julho e agosto, e já foram vários os protestos que reivindicam o regresso da medida. Na segunda-feira, foi entregue uma petição com 450 mil assinaturas nesse sentido, dirigida ao ministro das Finanças Christian Lindner.
Também acabou o desconto do imposto energético sobre os combustíveis, que vigorou durante três meses. Os preços da gasolina e do gasóleo subiram logo no primeiro dia de setembro, com um litro a superar os dois euros em vários postos.
Estas duas medidas serviram de ‘amortecedor’ à subida da inflação que atingiu em maio os 7,9 por cento, tendo caído nos dois meses seguintes, baixando para os 7,5 por cento em julho.
No entanto, o Departamento Federal de Estatística anunciou na quarta-feira que a taxa de inflação anual na Alemanha voltou a subir em agosto para os 7,9 por cento, o nível mais alto em quase meio século.
Para aliviar os consumidores, o governo decidiu juntar à folha de vencimento de todos os trabalhadores, mesmo os que trabalham a tempo parcial, um incentivo de 300 euros sujeitos a impostos. O tempo que as transferências vão demorar ainda não é claro.
Em conferência de imprensa, Christian Lindner sublinhou que são necessários pelo menos 18 meses para reunir todos os dados, acrescentando que, atualmente, são possíveis, por dia, 100 mil transferências da administração pública diretamente aos cidadãos.
No entanto, o ministro das Finanças assegurou que “serão encontrados caminhos tecnicamente viáveis”.
Esta semana, a petrolífera russa Gazprom interrompeu novamente o fornecimento de gás através do gasoduto Nord Stream 1, alegando a necessidade de manutenção, pondo em risco a recente descida dos preços do gás e da eletricidade.
 

Apoios às famílias: Marcelo expectante com pacote de medidas

Anúncio prometido pelo Governo para segunda-feira.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, está expectante para ver se o pacote de ajuda às famílias, que o Governo vai anunciar na próxima segunda feira, é suficiente
O PSD quer a redução imediata do IVA na energia pelo menos durante seis meses.
O Governo admite que mudar para o mercado regulado já compensa mais que isso.
O pacote de apoio no valor de 2 mil milhões de euros deverá incluir alterações no IVA e no IRS e um novo aumento extraordinário nas pensões.

SIC Notícas

Atriz Jane Fonda revela que está a lutar contra um cancro

A atriz e ativista americana Jane Fonda, 84, anunciou nesta sexta-feira que está a contas com um cancro e que iniciou a quimioterapia.

A vencedora de dois óscares comprometeu-se a lutar contra a doença. "Fui diagnosticada com linfoma não-Hodgkin e iniciei o tratamento de quimioterapia", publicou no Instagram. "É um cancro muito tratável, 80% das pessoas sobrevivem, então sinto-me com muita sorte."
Jane lamentou que outras pessoas na sua situação não tenham as mesmas oportunidades. "Quase todas as famílias nos Estados Unidos tiveram que lidar com o cancro em algum momento e muitas não têm acesso aos serviços de saúde de qualidade que recebo."
Jane Fonda apareceu pela primeira vez no cinema em 1960 e ganhou o Óscar de melhor atriz pela sua atuação nos filmes "Klute" (1971) e "O regresso dos heróis" (1978). Também participa da série bem-sucedida "Grace and Frankie", disponível na Netflix.

Madremedia/AFP
Imagem: SAPO24

O adeus de uma lenda. Serena Williams perde no US Open e termina a carreira


"Estou tão feliz por ser Serena". A tenista mais mediática da história, uma das melhores de sempre, deixa para trás uma carreira super premiada, com múltiplos títulos e recordes, além de enorme impacto social fora dos "courts".
Serena Williams, para muitos a melhor tenista da história, terminou a carreira, na madrugada deste sábado, ao ser eliminada do Open dos Estados Unidos.
Em Nova Iorque, a jogar perante o seu público, num Major que venceu seis vezes, a lenda norte-americana, de 40 anos, atual 413.ª classificada do "ranking" WTA mas que durante tantos anos foi a número um, reagiu depois de ter perdido o primeiro set, perante a australiana Ajla Tomljanovic, 45.ª da hierarquia, mas cedeu no parcial decisivo. Serena despede-se do ténis com uma derrota por 7-5, 6-7 (4-7) e 6-1.
No final do encontro, chorou "lágrimas de alegria" e agradeceu aos pais e a todos os que a apoiaram "ao longo dos anos, décadas", incluindo a irmã, Venus Williams, que também fez uma carreira consagrada.
"Muito obrigada a todos, vocês foram fantásticos. Eu tentei, mas a Ajla jogou um pouco melhor. Obrigada, pai, sei que estás a ver-me. Obrigada, mãe. Quero agradecer a todos os que estão aqui e os que me apoiaram ao longos dos anos, décadas. Meu Deus, são décadas. Mas tudo começou com os meus pais e eles merecem tudo e por isso estou muito grata por eles. E eu não seria a Serena se não existisse a Venus, por isso, obrigada, Venus", agradeceu.
Num artigo na revista "Vogue", no início de agosto, antes do arranque do US Open, Serena deu a entender que este seria o último torneio da carreira. Na conferência de imprensa após o jogo, não confirmou a decisão, mas admitiu que estava pronta para desfrutar da vida longe do ténis e terminou com uma frase que poderá tornar-se icónica: "Estou tão feliz por ser Serena."

HISTÓRIA, HISTÓRIA E MAIS HISTÓRIA
Serena Williams deixa o ténis como um dos atletas mais premiados de sempre. Venceu 23 títulos do Grand Slam - sete na Austrália, três em Roland Garros, sete em Wimbledon e seis nos EUA -, o máximo na Era Open (quando os profissionais passaram a poder competir com amadores - antes de 1968, só amadores podiam disputar Majors e a Davis Cup) e apenas atrás de Margaret Court em toda a história.
Terminou o ano no primeiro lugar do "ranking" mundial de ténis cinco vezes e tem o recorde de semanas consecutivas na liderança: 186, marca que partilha com a alemã Steffi Graf.
Também em pares Serena foi grande, com sete títulos do Grand Slam, tendo chegado a conquistar os quatro Majors no espaço de um ano, com a irmã Venus. Venceu, ainda, quatro prémios Laureus para Desportista Feminina, em 2003, 2010, 2016 e 2018.
Se o título de melhor tenista de sempre pode ser discutido, há um em que ninguém bate Serena Williams: é a desportista mais mediática da história e a que mais dinheiro fez. Segundo a "Forbes", fez mais de 94 milhões de euros em prémios de carreira, o dobro de qualquer outra atleta na história.
Serena foi, também, um dos principais rostos dos desportistas negros no mundo. Ao lado da irmã, conquistou o ténis, um desporto predominantemente branco, tal como, por exemplo, Tiger Woods fez no golfe. Como Billie Jean King no seu tempo, a mais nova das irmãs Williams também lutou pelos direitos e reconhecimento das mulheres no ténis.
Personalidades dos vários quadrantes da sociedade norte-americana, e não só, como Michelle Obama, Ophrah Winfrey, Tiger Woods, Simone Biles, LeBron James, Bill Gates e muitos outros homenagearam Serena nas redes sociais.
Serena Williams deixa o ténis aos 40 anos e deixa para trás uma carreira ao nível dos maiores desportistas da história, com igual impacto fora dos "courts".

Fonte: Renascença (Inês Braga Sampaio)
Foto: Jornal Correio

Avião da TAP colidiu com moto durante aterragem na Guiné Conacri

 Um avião da TAP atingiu uma moto durante a aterragem no aeroporto da Guiné Conacri, provocando a morte do ocupante do veículo.
A informação foi avançada este sábado pela companhia aérea através de um comunicado, no qual garantiu que "foram cumpridos todos os procedimentos de segurança".
"A TAP lamenta profundamente o sucedido e dá as suas sentidas condolências à família da vítima mortal. Foram cumpridos todos os procedimentos de segurança, mas, ainda assim, não foi possível evitar o referido acidente"
No comunicado, a TAP adiantou ainda que passageiros e tripulantes "estão todos bem", e que está a colaborar com as autoridades locais "para se apurarem as circunstâncias que levaram a esta lamentável situação".
A TAP não esclareceu em que dia tinha ocorrido o incidente, mas, segundo o NewsAvia, aconteceu na noite de sexta-feira, no Aeroporto Internacional de Conacri, na Guiné.

Fonte: Sic Notícias

“Beat the Butt”. Equipa portuguesa quer criar sistema de recolha seletiva de beatas

 
Uma equipa portuguesa desenvolveu uma caixa porta maços de tabaco que permite armazenar beatas e visa, através de coletores distribuídos em diversos pontos de venda, criar o "primeiro sistema de recolha seletiva de beatas", foi hoje revelado.
“Queremos criar o primeiro sistema de recolha seletiva de beatas”, afirmou Carla Portela, fundadora do projeto “Beat the Butt”, que representará Portugal na final europeia do ClimateLaunchpad (competição de ideias de negócio amigas do ambiente).
À Lusa, Carla Portela, da Universidade NOVA de Lisboa, esclareceu que o projeto não pretende ser apenas uma “caixinha”, mas “uma estratégia completa” e pretende incentivar os fumadores a descartarem as beatas de cigarros “no sítio correto”, ao invés dos caixotes de lixo ou no chão.
A caixa, que tem “praticamente” o tamanho do maço de tabaco, é feita de plástico reciclado e é rígida, o que “assegura que não há libertação de cheiros” no cinzeiro onde podem ser armazenadas até, pelo menos, 20 beatas.
No último ano, a equipa fez três validações junto dos consumidores, estando neste momento a otimizar a caixa com o intuito de “até ao final deste ano” poder comercializar o produto.
Quanto aos coletores, a equipa pretende que estes venham a ser distribuídos pelos diversos pontos de venda de tabaco, como em bombas de gasolina e quiosques. Será nestes coletores que os fumadores poderão depositar as beatas armazenadas na pequena caixa.
“Idealmente o que queremos é que os fumadores recebam pontos por fazer o correto e tentar fazer isso de forma automática através de uma aplicação, na qual as pessoas recebem os pontos e nós sabemos qual o volume de enchimento dos coletores espalhados”, esclareceu Carla Portela.
O intuito é que as beatas sejam recolhidas dos coletores “quando necessário” e, posteriormente, possam dar “origem a novos produtos”.
“Existe documentação na literatura que indica que alguns cogumelos são capazes de degradar a celulose e o acetato de celulose. No fundo, comem as beatas para se alimentarem, uma vez que são feitas de papel e o filtro é feito de acetato de celulose. A verificar-se que é verdade, podíamos ter uma biomassa como matéria-prima para enriquecer composto. Aí fecharíamos o ciclo”, exemplificou a responsável.
Carla Portela lembrou ainda que, atualmente, as beatas são maioritariamente tratadas como resíduos indiferenciados e acabam por ir parar aos aterros.
Neste momento, a equipa já reuniu com várias entidades do setor que “mostraram interesse na solução” e em se associar a “iniciativas de limpeza do ambiente”.
Outro dos objetivos da equipa passa por “chegar às massas”, através, por exemplo, de festivais de música, mercado que também “demonstrou interesse” e onde pretendem “apostar”.
O “Beat the Butt” foi um dos três projetos vencedores da Final Nacional do ClimateLaunchpad, que foi organizada pela UPTEC — Parque da Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, e vai, a 27 de outubro, representar Portugal na final europeia da iniciativa, que visa apoiar ideias de negócio que reduzam o impacto negativo no ambiente.
 
Fonte: MadreMedia/Lusa
Imagem: SAPO24

PSD quer incluir Santarém nas possibilidades para o futuro aeroporto de Lisboa

Plano foi apresentado ao primeiro-ministro, ao líder do PSD e a 11 municípios da Lezíria do Tejo. Câmara de Santarém confirma contactos com privados interessados em construir um aeroporto no concelho.

O PSD quer incluir Santarém como possibilidade nas negociações com o Governo para a futura localização do aeroporto da região de Lisboa.

De acordo com a SIC, essa é uma hipótese que estará em cima da mesa e o principal rosto deste plano alternativo é o antigo acionista da TAP Humberto Pedrosa.

Segundo aquela estação televisiva, a alternativa ao Montijo seria construída entre as freguesias de São Vicente do Paul e Casével, junto à área de serviço de Santarém, na A1, a cerca de 80 quilómetros de Lisboa.

O plano já foi apresentado ao primeiro-ministro, António Costa, ao líder do PSD, Luís Montenegro e a 11 municípios da Lezíria do Tejo, incluindo a própria Câmara de Santarém que confirma ter sido contactada por promotores privados interessados em construir um aeroporto no concelho.

Esta versão vem ao encontro de uma notícia, inicialmente avançada pelo jornal Expresso, segundo a qual existe um grupo de investidores privados que anda há cerca de três anos a estudar a possibilidade de Santarém acolher o próximo aeroporto português.

Na notícia, de 19 de agosto, o Expresso escreve que o promotores do projeto admitem começar apenas como uma infraestrutura regional e, na versão mais curta, com uma pista e um investimento que poderá ser inferior a mil milhões de euros, sem investimento público.

Fonte: Renascença


Diogo Ribeiro ganha segunda medalha de ouro no mundial de juniores de natação

 
O português Diogo Ribeiro conquistou esta sexta-feira a segunda medalha de ouro no mundial de juniores de natação, em Lima, Peru.
Depois da medalha de ouro na prova de 100 metros mariposa, o jovem português venceu também a final de 50 metros livres, com a marca de 21,92, à frente do cipriota Nicolas Antoniou (22,51) e do croata Gere Hribar (22,55).
Pouco antes, o nadador português assegurou presença em nova final, a de 50 metros mariposa, ao garantir o terceiro melhor tempo das meias-finais (23,94).

Fonte: MadreMedia/Lusa
Imagem: CM

Procol Harum ( A Whiter Shade Of Pale / 2004 )

O céu de setembro de 2022

 

O quarto crescente é o primeiro evento astronómico significativo deste mês, tendo lugar ao final da tarde do dia 3. Este astro apresentar-se-á junto a Antares, uma estrela supergigante (com 883 vezes o raio do Sol), cuja cor avermelhada (rivalizando com de Marte) e localização no céu dão-nos a sensação de tratar-se do coração da constelação do Escorpião.

Na primeira segunda-feira deste mês celebrar-se-á o 45º aniversário do lançamento da sonda Voyager I. Para além desta sonda fazer parte da missão mais longeva da agência espacial norte-americana NASA, é o primeiro objeto criado pela humanidade a entrar no espaço interestelar.

Na noite de dia 6 iremos encontrar o planeta Marte junto de Aldebarã, o olho da constelação do Touro. Nesta constelação existem dois aglomerados de estrelas que parecem moscas a enxamear um touro. As Hiades são um aglomerado de estrelas situadas na face do Touro, enquanto que as Plêiades (ou Sete-Estrelo) encontram-se no seu dorso. Este último aglomerado estelar visitado pela Lua na noite de dia 15.

Neste mesmo dia 15 terá lugar o 5º aniversário do fim da missão Cassini-Huygens (uma missão conjunta da agência espacial europeia ESA e da NASA), que terminou com o mergulho do módulo espacial Cassini na atmosfera de Saturno. Este planeta será visto ao pé à Lua na noite de dia 8, enquanto que três dias depois o nosso satélite natural já se terá deslocado até junto de Júpiter.

A seu turno, na noite de dia 10 terá lugar a Lua cheia. Esta efeméride antecede em dois dias o sexagésimo aniversário do célebre discurso "Nós escolhemos ir à Lua" proferido por John Kennedy na universidade de Rice. Este discurso recordar-nos na importância da exploração do espaço e de realizarmos coisas que nos levam a puxar pelo melhor de nós.

Continuando a temática lunar, no dia 14 a Lua irá passar numa direção tão próxima da de Úrano que, em Portugal continental, a Lua irá tapar esse planeta. De notar que pelas 22 horas (hora continental) a Lua estará ainda tão baixa que não permitirá uma boa observação do início deste evento. No entanto pelas 23 horas que tiver uns binóculos ou um pequeno telescópio, e se encontrar num local relativamente escuro, poderá ver o planeta Úrano reaparecer do lado escuro da Lua.

Na noite de dia 16 Neptuno estará em oposição, isto é, a posição diametralmente oposta à do Sol, sendo a altura em que este planeta fica mais próximo de nós. Apesar disto, a observação de Neptuno continuará a requerer o uso de um telescópio com mais de vinte centímetros de diâmetro. Dez dias depois será a vez de Júpiter ficar em oposição.

Na madrugada de dia 17 a Lua será vista ligeiramente acima do planeta Marte. Na tarde desse mesmo dia a Lua atingirá a fase de quarto minguante.

Por se começarem a encontrar-se em direções demasiado próximas da do Sol, a meados do mês Mercúrio deixará de ser visível ao anoitecer, enquanto Vénus deixará de ser observável ao amanhecer. No entanto Mercúrio irá reaparecer na última madrugada de setembro.

Às duas horas e quatro minutos de dia 23 o Sol voltará a cruzar-se com o plano do equador terrestre. A partir deste instante o Sol passará a ser visto abaixo do equador, daí no hemisfério norte designarmos este evento de equinócio outonal. Apesar deste nome só três dias depois e que a duração da noite será a mesma que a do dia pois, devido a refração atmosférica o Sol é sempre visto ligeiramente acima da sua real posição adiantando cada amanhecer e atrasando cada anoitecer.

A Lua nova terá lugar na noite de dia 25. Duas noites depois iremos encontra-la ligeiramente acima da estrela Espiga da constelação da Virgem, enquanto que na ultima noite do mês a Lua já terá regressado até junto de Antares, onde esteve ao início do mês.

Boas observações!

*Fernando J.G. Pinheiro (CITEUC & FCTUC)

**Figura: Céu a sudeste pela uma hora da madrugada de dia 10. Igualmente è visível a posição da Lua nas madrugadas de dias 8, 15 e 17.

***(Imagem adaptada de Stellarium)