sábado, 15 de julho de 2017

FATACIL deste ano tem orçamento de 850 mil euros e espera 170 mil visitantes

O orçamento da edição deste ano da FATACIL (18 a 27 de Agosto) é de 850 mil euros e a organização espera que, ao longo dos 10 dias de duração, o certame receba cerca de 170 mil visitantes. Estes dados foram revelados pelo presidente da Câmara de Lagoa, Francisco Martins, no decorrer da apresentação do certame.
Uma fatia importante dessa verba é destinada a assegurar espectáculos musicais que atraiam muitos milhares de pessoas. Este ano, o primeiro a subir ao palco, no dia 18 de Agosto, é Agir e, se as coisas correrem como no ano passado, aquando da sua passagem por Lagoa, vai ser uma noite de grande enchente.
Richie Campbell (dia 19), João Pedro Pais (dia 20), GNR (dia 21), Dengaz (dia 22) e Quim Barreiros (dia 23) são os artistas seguintes a subir ao palco. Na noite de 24 de Agosto, quem se deslocar ao espaço vai poder assistir a um espectáculo que junta no mesmo palco Carminho e Tiago Bettencourt.
Outro momento aguardado com expectativa é o regresso a Lagoa dos Xutos & Pontapés, o que vai acontecer no dia 25. O artista angolano Matias Damásio (dia 26) e os D.A.M.A. (dia 27) fecham o cartaz que, garantiu o responsável por esta área, André Sardet, cumpre “a estratégia de renovação de públicos”.
Mas a FATACIL é muito mais do que música. Cerca de 700 expositores dos sectores da agricultura, comércio, indústria, agricultura e gastronomia vão mostrar o que têm para oferecer. E muitos outros poderiam fazer-lhes companhia, uma vez que, garantiu Francisco Martins, havia “muito mais gente a querer expor na FATACIL” e que acabou por ficar de fora por falta de espaço.
Um dos parceiros principais da Câmara de Lagoa nesta organização é a Direcção Regional de Agricultura. O seu responsável máximo, Fernando Severino, justificou este forte envolvimento por se tratar de “um dos maiores certames do sector primário do país” e uma montra privilegiada do que de melhor existe no Algarve, neste sector.
Outra área em que a aposta tem vindo a ser cada vez maior é a da Equitação. O seu responsável é Emídio Paias, que elaborou um programa que tem como objectivo “elevar a fasquia” de um vertente que já começa a ser vista, a nível nacional, como “uma referência”. O destaque maior vai ser dado ao cavalo lusitano.
Uma das novidades da FATACIL para este ano é a instalação de torniquetes nas entradas. Haverá um aumento de cerca de mil lugares de estacionamento, com a disponibilização de um 7º parque, o que elevará para 4 mil o número total de veículos que podem estacionar na zona envolvente.
O preço dos bilhetes não sofreu aumento e continua a ser de 3,5 euros. Há, ainda as opções do bilhete familiar (para 4 pessoas), que custa 12,50€ euros e o passe de dez dias, a troco de 20 euros. A entrada é grátis para as crianças até aos 12 anos.
Fonte: O Algarve

Portugal deixa escapar o título de campeão europeu sub-19

Resultado de imagem para Portugal deixa escapar o título de campeão europeu sub-19
A seleção portuguesa de sub-19 não teve uma tarde feliz na Geórgia. Os jovens da seleção nacional perderam por 2-1 na final europeia frente à Inglaterra.

A seleção portuguesa de futebol de sub-19 perdeu hoje a possibilidade de se sagrar pela primeira vez campeã europeia de sub-19, no formato atual. Inglaterra levou a melhor na final do Campeonato da Europa de 2017, que decorreu na Geórgia.
Suliman deu vantagem aos ingleses, aos 50 minutos, Sterling, aos 56, igualou para Portugal, com um golo na própria baliza, e Nmecha, aos 68, assinou o tento que garantiu aos britânicos o primeiro título continental em sub-19.
Nenhuma das duas seleções tinha perdido ao longo do torneio continental. A primeira derrota da equipa portuguesa neste campeonato foi, assim, na final, no estádio Tengiz Burjanadze, em Gori.
Portugal já venceu a competição por três vezes, em 1961, 1994 e 1999, mas nenhuma desde que o Europeu passou a se disputar no escalão de sub-19, em 2002, tal como acontece com a Inglaterra, que, no entanto, tinha até hoje nove títulos conquistados e estando agora empatada com Espanha, com 10 títulos cada.
É a terceira vez que Portugal marca presença na final de sub-19. Nas duas presenças anteriores, a equipa nacional perdeu, em 2003, frente a Itália, e em 2014, com a Alemanha, depois de no anterior formato ter perdido no jogo decisivo em 1971, precisamente, frente à Inglaterra, 1988, 1990, 1992 e 1997.
Na fase de grupos, a seleção britânica venceu a Alemanha, a Holanda e a Bulgária, tendo derrotado por 1-0 a República Checa nas meias-finais, enquanto Portugal impôs-se aos checos, à anfitriã Geórgia e empatou com a Suécia, antes de bater os holandeses nas ‘meias’, também por 1-0.
Lusa

Banda do Exército em ação pró-Venezuela. CDS quer explicações

O CDS-PP quer saber se o Governo considera normal que a Banda do Exército tenha tocado numa ação de apoio, em Lisboa, à Venezuela e o que vai fazer para evitar casos de "instrumentalização política ou partidária".


Segundo o texto da pergunta do CDS-PP ao Ministério da Defesa Nacional, a manifestação, a 05 de julho, na capital, "tinha evidente conteúdo político", dado que o Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) "é uma organização controlada pelo PCP" e "presidida pela militante comunista Ilda Figueiredo".

Para o CDS-PP, a Banda do Exército, que tocou os hinos de Portugal e da Venezuela, foi "colocada em risco de ser envolvida e instrumentalizada numa manifestação de apoio a uma das partes do atual conflito político venezuelano", organizada pela embaixada venezuelana, "com o apoio do CPPC e de um partido político português, o PCP -- o que é grave".

De acordo com os centristas, o Governo tem o "dever político" de prevenir que "as Forças Armadas não sejam colocadas em situações em que possam ser instrumentalizadas política ou partidariamente, nomeadamente ao serviço de um dos lados num conflito de um país, como a Venezuela".

Assim, o partido questiona o Ministério da Defesa sobre o que fará para evitar novas situações de "possível instrumentalização político-partidária da Banda do Exército e das Forças Armadas".

Quer igualmente saber se o Ministério concorda com declarações do porta-voz do Exército ao jornal Expresso que, segundo o CDS-PP, "procura desvalorizar o sucedido" e admitiu, a 13 de julho, que a "banda do Exército português tocou nas cerimónias protocolares do Dia da Venezuela em Lisboa e vai voltar a fazê-lo".

Cerca de 200 pessoas participaram, a 05 de julho, numa "ação de solidariedade com o povo da Venezuela", organizada pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação com apoio da embaixada venezuelana, que foi perturbada por um incidente com um cartaz.

A "ação de solidariedade", apoiada pela Embaixada da Venezuela em Portugal, foi promovida, segundo o CPPC, para "expressar apoio às forças progressistas" venezuelanas, alvo de "um golpe antidemocrático" que visa a "recuperação do domínio dos Estados Unidos", "posto em causa com os processos progressistas na América Latina".

Fonte: DN

"A heroína tira-te tudo". Vencedor de "Ídolos" fala do vício das drogas


Nuno Norte fez declarações fortes sobre o seu passado ligado à toxicodependência numa entrevista emocionante concedida a Daniel Oliveira, em que conta que vendeu tudo para poder continuar a consumir drogas: "A heroína tira-te tudo". Em entrevista ao "Alta Definição", da SIC, o vencedor da primeira edição do programa "Ídolos", em 2003 - na altura [...]

Para saber mais clique aqui: www.n-tv.pt

Fonte: DN

Paderne em grande destaque na RTP

Este Domingo, 16 de Julho, dá-se um passo importante para que Paderne possa vir a ser considerada uma das “7 Maravilhas de Portugal”, na categoria de Aldeia Rural.
O período de votação arranca logo pelas 11h30 da manhã, altura em que, na RTP 1, se inicia um programa especial e em que são divulgados os números de telefone das sete pré-finalistas.
O programa desenvolve-se, numa primeira fase, até às 13 horas e regressa à tarde às 17h15 para se manter em directo até às 20 horas.
Esta será uma oportunidade para, a partir do Largo Eng. Duarte Pacheco, em pleno coração de Albufeira, o presidente da Câmara local, Carlos Silva e Sousa, o presidente da Região de Turismo do Algarve, Desidério Silva, o padrinho da candidatura de Paderne, o radialista Fernando Correia, e outras personalidades falarem da beleza e características únicas da povoação, de forma a convencer o máximo possível de portugueses a votarem nela.
Depois do Telejornal, volta a falar-se das  “7 Maravilhas de Portugal”, numa das sete galas que a televisão pública está a transmitir.
Fonte: O Algarve

Funcionários do Centro de Sangue e Transplantação de Coimbra sem educação para os dadores de sangue

Resultado de imagem para aperto de mão
O aperto de mão é um gesto de simpatia, cortesia e até pode ser interpretado como de boas vindas.

No decorrer das sessões de colheitas de sangue no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro, é nos dado a observar que alguns funcionários do Centro de Sangue e Transplantação de Coimbra manifestam uma notória falta de educação pela forma como atendem os dadores de sangue, o que tem provocado um profundo mal estar, não só para com os dadores, como ainda para com a direcção da associação.


No decorrer da sessão de colheitas realizada hoje de manhã foi mais que notório a falta de respeito, como isso por si só não bastasse registou-se uma atraso substancial no atendimento, em vez de ter inicio às 9,30 horas, só aconteceu pelas 10 horas, sem que fosse ouvido um pedido de desculpas pelo que estava sucedendo: uma pequena avaria no sistema informático.

A médica que foi destaca pela primeira vez para o atendimento aos dadores na ADASCA, fez-se acompanhar por um jovem médico, que no futuro será provavelmente o responsável pela avaliação clínica aos dadores. Se se deixar contagiar por pelo exemplo da sua "mestre" estamos mal.

Para principio de conversa, na nossa opinião a sua tutora apresentou-se com um rosto cabisbaixo, sem nos dirigir uma saudação, e assim nos virou costas, ficamos sem saber os nomes dos dois personagens. O que esta gente aprende nas Universidades? Os dadores de sangue não merecem melhor? Mais, no atendimento feito pelos responsáveis da ADASCA, ao entregar o questionário ao dador, é distribuído uma senha numerada por ordem de chegada. 

Da parte dos médicos como funciona a chamada pelos dadores? Ora tomem nota: o primeiro > a seguir > outro > o próximo e assim continua até ao fim, como se as pessoas não fossem detentoras de nome próprio.

"Sem a educação o ser humano não passa de uma besta selvagem. Já com a educação, ele pode vir a ser um diamante precioso." (Herbert Alexandre Galdino Pereira). Mais palavras para quê?

Certo funcionário trata todos os dadores e dadoras pura e simplesmente por tu, como se fossem conhecidos à anos. Que nível, que carácter, para não usar outros adjectivos.

Foram distribuídos uns questionários aos dadores já sentados à mesa do lanche, para sublinharem o quê? O que pretendem os serviços saber da parte dos dadores? TODOS satisfeitos, é natural, muitos dos inquiridos só doam sangue duas ou três vezes no ano. Outros provavelmente não voltam mais, porque pensam que os funcionários do CST de Coimbra pertencem à ADASCA. Deixou de haver civismo?

Enfim, são os funcionários que temos, os médicos que temos e vamos continuar a ter, temos pena. Nem tudo o que parece é, por detrás da imagem existe uma conspiração para prejudicar a ADASCA que é difícil descrever.

O autor destas linhas, fundou a ADASCA há 10 anos, e nela se tem dedicado a titulo voluntário vai fazer no próximo dia 26 do corrente mês 11 anos.

Não sou sola de sapato, nem o camelo do CST de Coimbra, sou uma pessoa que tudo deu em prol da dádiva, na defesa dos dadores, para que não falte sangue nos hospitais, por isso exijo RESPEITO!

"A Educação qualquer que seja ela, é sempre uma teoria do conhecimento posta em prática." (Paulo Freire). É caso para dizermos: não exijas dos outros aquilo que tu não dás.



J. Carlos


Homossexualidade "é uma anomalia". Gentil Martins arrisca inquérito da Ordem

JORGE AMARAL/GLOBAL IMAGENS
Entrevista do cirurgião gerou polémica e deu origem a queixas

O bastonário da Ordem dos Médicos admitiu hoje ao Observador que as declarações de Gentil Martins, 87 anos, ao Expresso poderão ser alvo de um inquérito. Miguel Guimarães explicou que duas médicas manifestaram a intenção de apresentar queixa e que quando isso acontecer a Ordem vai ter de analisar o caso.

O cirurgião Gentil Martins defendeu na entrevista na revista do Expresso que a homossexualidade constitui "uma anomalia", "um desvio da personalidade". "Como os sadomasoquistas ou as pessoas que se mutilam", comparou. O médico garantiu que quando tem de tratar estas pessoas o faz "como a qualquer doente", mas realçou que não aceita promovê-la.

Manifestando-se contra a adoção de crianças por pessoas do mesmo sexo e contra o aborto, o médico católico praticante, foi também bastante crítico em relação a Cristiano Ronaldo, que recorreu a barrigas de aluguer para ter três filhos.

"Considero um crime grave. É degradante, uma tristeza. O Ronaldo é um excelente atleta, tem imenso mérito, mas é um estupor moral, não pode ser exemplo para ninguém ", disse, defendendo que "toda a criança tem direito a ter mãe".

A deputada do PS Isabel Moreira apelou no Facebook a uma denúncia na Ordem dos Médicos, considerando que as declarações de Gentil Martins relativamente à homossexualidade "violam a deontologia médica e têm consequências negativas, graves, gravíssimas".

Duas médicas terão contactado a Ordem dos Médicos a avisar que iriam apresentar queixa na Ordem, segundo disse o bastonário ao Observador. Se essa queixa for formalizada, o conselho de Jurisdição terá de analisar as declarações, pesando o equilíbrio entre a liberdade de expressão e "o dever que os médicos têm de ter um comportamento público adequado à dignidade da profissão", explicou ao site Miguel Guimarães

Fonte: DN

Incêndios: Publicado regulamento de fundo de apoio às populações afetadas

Resultado de imagem para Incêndios: Publicado regulamento de fundo de apoio às populações afetadas

O regulamento de funcionamento do Fundo REVITA, com regras de apoio às populações e à revitalização de Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande, que sofreram incêndios, foi hoje publicado e pode ser consultado em http://www.fundorevita.pt.
Segundo indicou hoje à agência Lusa fonte oficial do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, o regulamento de funcionamento do Fundo Revita, hoje tornado público, estabelece os critérios de prioridade de intervenção e os critérios para a adesão ao fundo.

O regulamento permite, através de um termo de adesão, efetivar a adesão destas entidades ao Fundo.

O decreto-lei que cria o Fundo REVITA prevê a celebração de protocolos com entidades privadas não lucrativas que detenham experiência para a concretização e execução da revitalização das áreas afetadas, promovendo a colaboração com outros instrumentos de apoio à região no domínio solidário.

"O objetivo do Fundo é a gestão eficiente, coordenada e transparente dos apoios alocados a este Fundo, na sua afetação aos que deles necessitam, promovendo um reforço da celeridade em todo o processo de revitalização das áreas afetadas", segundo o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

O Fundo Revita surgiu em resultado dos incêndios de grandes proporções que afetaram os concelhos de Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande em junho, tendo provocado 64 mortos e mais de 250 feridos, bem como sérios prejuízos materiais.

"Os portugueses, num enorme esforço nacional de solidariedade, procuraram atenuar os prejuízos patrimoniais sofridos pelas populações destes concelhos, o que se traduziu em numerosos donativos destinados à reconstrução das habitações e da vida das pessoas afetadas pelos incêndios. A este esforço nacional, juntou-se o apoio financeiro de várias entidades internacionais", indica o ministério.

Neste contexto, o Governo decidiu criar o REVITA, um fundo de âmbito social, com o objetivo de gerir os donativos entregues no âmbito da solidariedade demonstrada, em estreita articulação com os municípios de Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande.

Um decreto-lei de 07 de julho último determina que a gestão do Fundo fique a cargo de um Conselho de Gestão constituído por um representante do Instituto da Segurança Social, um representante das câmaras municipais de Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande (Fernando José Pires Lopes) e um representante das instituições particulares de solidariedade social e associações humanitárias de bombeiros, a nível distrital (Joaquim Guardado).

Em entrevista à RTP, na sexta-feira à noite, o secretário de Estado da Coesão e Desenvolvimento, Nelson Souza, afirmou que "até final de julho" as verbas doadas pelos portugueses chegarão às vítimas dos incêndios.

Fonte: Lusa
Foto: © Reuters

Hora de Fecho: A entrevista de Filomena Mónica a Américo Amorim

14dbacdb-5d52-46bb-b537-a826e00a9a23.png

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Os primeiros negócios, os comunistas, o snobismo, a herança. De tudo isto falou Américo Amorim a Maria Filomena Mónica, em 1989, numa entrevista histórica que o Observador republica no dia do funeral
O cirurgião Gentil Martins afirmou em entrevista que homossexualidade é "anomalia". Médicas fizeram queixa e Ordem dos Médicos vai ter de abrir inquérito para analisar declarações.
O que significa a compra da Media Capital pela dona da MEO? Virá aí uma "guerra", como disse o presidente da NOS? Porque é que Marcelo já está em cena e porque é que a Altice é o alvo de Costa?
Depois de um longo dia de trabalho, como é que as famílias descansam na intimidade do lar? O que acontece dentro das casas pelo mundo fora à hora de jantar? A resposta está nas fotos de Bielefeld.
Treinado por Hagan, Mortimore e Allison, presidido por Borges Coutinho e João Rocha, capitaneado por Toni e Manuel Fernandes. E mais, e mais? A amizade eterna de Fernando Santos
Líder da bancada do PSD, em entrevista ao Expresso, posiciona-se para a liderança no pós-Passos. Diz que apoia o líder de forma incondicional até às legislativas e desvaloriza ida ao Euro 2016.
O dia vai ser de finais no Europeu de canoagem, na Bulgária, e começou da melhor maneira: Fernando Pimenta revalidou o título de campeão europeu em K1 1.000 metros e ainda vai fazer mais uma final.
Antigo primeiro-ministro britânico defende que o processo de abandono do Reino Unido da União Europeia deve manter aberta a possibilidade de permanência entre os 28.
Terá morrido atropelado pelo próprio carro. Agora, denúncias dizem que o advogado encenou a sua própria morte. João Álvaro Dias estava a ser investigado e poderia vir a ser condenado a prisão.
Não há volta a dar, Deftones é o nome maior da terceira noite de Super Bock. Mas também é verdade que há mais para ver e ouvir. E este roteiro que se segue é apenas uma sugestão. 
Opinião

Alberto Gonçalves
Embora sem descurar a habitual concentração de intrujices, descaramento e prepotência, existem sinais nítidos de que o PS decidiu deixar-se de meias medidas e começar a gozar abertamente com o pagode.

José Miguel Cardoso Pereira, Francisco Cordovil, Tiago Oliveira, Paulo Fernandes, Henrique Pereira dos Santos e Pedro Bingre do Amaral
Propostas de seis especialistas para atenuar o problema dos incêndios em Portugal, umas mais restritas e de custo limitado, outras que exigem alterações profundas ao modo como o país está organizado.

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
A Igreja católica foi a única instituição que apoiou e defendeu os polacos no seu processo de libertação do comunismo.

Rui Ramos
O actual governo está condenado a gerir o status quo, esperando que tudo corra bem, e a deixar acumular os problemas, esperando que tudo comece a correr mal o mais tarde possível. 

Miguel Tamen
Um grande fado nunca depende dos sentimentos de quem canta: depende de se achar que os outros não têm sentimentos. 
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

O meu passadiço será melhor do que o teu?

P
 
 
Fugas
 
 
  Sandra Silva Costa  

Foi em 2015 que Portugal pareceu ter acordado para a vida: inauguraram-se os passadiços do Paiva, em Arouca, e de repente o país inteiro virou holofotes para aquela estrutura de madeira que nos mostra ângulos de paisagem como nunca antes os tínhamos visto. Foram um sucesso, os passadiços com assinatura do arquitecto Nuno Martins Melo. Ganharam prémios e despertaram outras vontades. Há novos projectos em curso pelo país fora e aqueles que já existiam passaram a merecer outra atenção. O mais recente passadiço foi inaugurado no fim de Junho, na barrinha de Esmoriz, e é com ele que estreamos a nossa série de Verão. Chamamos-lhe “Caminhos de Verão” e, até 15 de Setembro, vamos passear do Minho ao Algarve. Começamos, já lhe disse, pelo distrito de Aveiro, guiados pela Ana Catarina Peixoto e o Adriano Miranda, que nos mostram como o passadiço devolveu a barrinha à população. Antes, porém, convido-o a ler o texto da Andreia Marques Pereira, que traça o estado da arte dos passadiços nacionais e pergunta se esta “febre” é um caso de amor à primeira vista.


Já a Carla B. Ribeiro navegou no gigante dos mares MSC Meraviglia e explica-nos tudo o que podemos encontrar se nos aventurarmos a bordo: uma promenade interior de inspiração mediterrânica, um spa de dimensões olímpicas, espectáculos Cirque du Soleil, inovação tecnológica que nunca mais acaba. Navegar é preciso, já dizia o outro.


Em Ibiza também se pode navegar – e mergulhar, e dançar noite dentro, e ver e ser visto. Já se sabe que o Verão é uma festa nesta ilha das Baleares, com praias lotadas e frenéticas, cheias de famosos à procura do melhor bronze. Mas, segreda-nos o Sousa Ribeiro, também há lugar para a solidão. Vamos segui-lo?




Se preferir, pode sempre seguir António Pedro Moreira, o nosso protagonista da semana. É dele o projecto Daqui Ali, que já o levou, por exemplo, num périplo de bicicleta até à África do Sul. Numa conversa com a Mara Gonçalves, contou que já lhe aconteceu de tudo em viagem, incluindo ser preso no Laos e esconder um anel em Angkor Wat, no Camboja, para pedir a namorada em casamento. Será que ela aceitou?


E nós, aceitaremos o convite do José Augusto Moreira, que nos quer levar a provar as coisas boas que se comem no restaurante O Farela, em Penafiel? Atractivos há muitos, mas em destaque está a carne da Cachena da Peneda com feijão tarrestre. Leia lá e veja se não vale a pena a viagem.


É tudo por hoje. Marcamos encontro no próximo sábado, à mesma hora, e durante a semana no sítio do costume. Boas viagens!
Vale a pena voltar aqui


No Porto, já há sinos que tocam por pastéis de nata quentes

A Manteigaria chegou à Baixa portuense e o Espaço Delta Q recebeu-a de braços abertos. Agora, já podemos acompanhar, ao vivo e a cores, o nascimento do pastel e do café.



Bispos denunciam ditadura socialista na Venezuela

Péricles Capanema
Venezuela









Em meados de maio, o presidente Donald Trump garantiu que fará “o que for necessário”, em cooperação com outros países do continente, para normalizar a situação na Venezuela, classificada por ele como “uma desgraça para a humanidade”. Foi uma forma de solicitar ação coordenada de países latino-americanos.

Vladimir Putin agiu em sentido contrário. Manifestou sua admiração por Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, por governar com coragem para manter a estabilidade e a paz… De outro modo, a presente atuação do governo venezuelano — disse ele — favorece a estabilidade e a paz no país e na região. Declarou ainda que condenava esforços políticos internos e externos que desconhecem a ordem constitucional no país. Ou seja, censura as ações da oposição venezuelana que procura livrar a nação das garras da ditadura bolivariana, capitaneada em parte por agentes castristas.
Venezuela
Mais um ponto. Como se sabe, Nicolás Maduro [foto] acusa os Estados Unidos de insuflar os protestos no país. A atitude do presidente russo revela clara oposição aos Estados Unidos, quando censura os “esforços políticos externos”. Este, o quadro externo.

Agora, uma novidade importantíssima no quadro interno. O apoio do autocrata russo antecedeu por pouco a enérgica tomada de posição de todos os arcebispos e bispos venezuelanos. Em 13 de julho, pelo documento intitulado “Mensagem urgente aos católicos e pessoa de boa vontade na Venezuela”, os bispos venezuelanos reagiram enérgica e valentemente contra o processo de comunistização em curso no país.
Vamos ao documento. De início, a denúncia da fome: “Fazemos nossos os clamores das pessoas que se sentem golpeadas pela fome, falta de garantias para a saúde, difícil compra de remédios, a insegurança em todos os sentidos. Embora o povo ainda mantenha a esperança, hoje sofre muito mais”. Deixam claro que a ação do regime generalizou a fome.
Venezuela
A seguir, a denúncia da violência: “Em nosso país, a violência ganhou caráter estrutural. São variadas as suas expressões, desde a violência irracional com sua dolorosa cota de mortos e feridos, danos a residências, perseguições. A repressão oficial gera tensão e anarquia. A prisão de muitas pessoas, sobretudo de jovens, por se oporem ao governo, agrava ainda mais a situação. Circulam denúncias sérias sobre torturas. Existem pessoas processadas arbitrariamente pela Justiça militar que foram levadas para penitenciárias de segurança máxima”. O documento acusa na sequência os grupos armados pelo chavismo para intimidar a oposição: “Muitas de nossas comunidades e instituições são flageladas por grupos paramilitares ilegais que agem debaixo do olhar complacente das autoridades”. O regime causa a violência contra o povo.

Os bispos venezuelanos denunciam então o instrumento governamental para continuar no poder, o que perenizará também a fome e a violência: “Embora a crise padecida pelos venezuelanos seja de muitos anos, nos últimos meses aprofundou-se por causa da iniciativa do governo de convocar uma Assembleia Nacional Constituinte, questionada e recusada pela maioria do povo venezuelano. Mais uma vez a Constituição foi violada e o Tribunal Supremo da Justiça (TSJ) e o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) avalizaram o que propõe o Executivo. O mencionado projeto pretende impor ao país um regime ditatorial”.
Em sentido contrário, os bispos apoiam a consulta determinada pela Assembleia Nacional, de maioria oposicionista: “No próximo [dia] 16 de julho, promovida pela Assembleia Nacional, haverá uma consulta popular, que goza de toda legitimidade”.
Venezuela
Concluem então os bispos com um apelo de enorme gravidade, do qual destacamos: “Como pastores da Igreja na Venezuela, ecoando os clamores da imensa maioria de nosso povo, elevamos nossa voz e exigimos da Força Armada Nacional Bolivariana [do Exército, em linguagem simples] [foto] que, como determina a Constituição, cumpra o seu dever de estar a serviço do povo no respeito e garantia da ordem constitucional, e não simplesmente a serviço de um regime, de um partido ou de um governante. Apelamos à consciência de todos seus membros, não se esqueçam de que também fazem parte do povo”.

A gravíssima postura episcopal procura evitar um desenlace trágico e iminente: “O que se busca é instaurar um Estado socialista, marxista e militar”. Em resumo, para os bispos, a Venezuela se encontra às vésperas da ditadura comunista. Assinam o documento todos os arcebispos e bispos venezuelanos.
Este artigo poderia chamar-se: “Um bom exemplo episcopal”. Tocante. Infelizmente raro em nossos dias. De enorme bom exemplo para a CNBB, favorecedora contumaz dos programas e governos petistas, os grandes apoios do chavismo na América Latina. Segui-lo evitaria enormes sofrimentos para o povo, como mostram os bispos da Venezuela.
Fonte: ABIM

Incêndios: Aposta na reanimação do turismo no Centro custa 25 milhões de euros

Um investimento de 25 milhões de euros vai ser preciso "para retomar a atividade turística" nos concelhos do Centro do país afetados pelos incêndios de junho, disse hoje à Lusa o presidente da Turismo Centro.
Resultado de imagem para Incêndios: Aposta na reanimação do turismo no Centro custa 25 milhões de euros
Entre as iniciativas previstas para relançar a atividade turística destacam-se obras de recuperação de unidades afetadas pelas chamas e uma campanha internacional de promoção da região, suportada por dinheiros do Fundo Europeu de Emergência.
Pedro Machado, que dirige a Entidade Regional de Turismo onde se situam os concelhos devastados pelo incêndio que começou em 17 de junho (Castanheira de Pera, Penela, Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande, Góis, Pampilhosa da Serra e Sertã), avançou que não se registaram grandes estragos nas infraestruturas, mas que "a perceção de confiança dos turistas levou um rombo grave".
A Turismo Centro tem trabalhado de perto com a ADXTUR - Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto (que gere a rede das 27 aldeias do xisto distribuídas pelo interior da região Centro), com o Turismo de Portugal e com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) para avaliar a extensão dos estragos e elaborar um plano de recuperação.
"Este é o tempo para visitar o Centro de Portugal. Faça férias no coração do seu país", apelou Pedro Machado, apontando num gesto largo para as águas claras da lagoa do Cabril, onde fica situada uma praia fluvial muito procurada e um prestigiado restaurante de Pedrógão Grande, poupado pelas chamas.
O plano para retomar a "atividade turística plena" nos concelhos afetados pelos incêndios já arrancou. Na semana seguinte ao incêndio ter sido declarado extinto pelas autoridades avançaram as primeiras obras de recuperação.
Segundo o levantamento feito pela Turismo Centro, pela CCDRC e pela ADXTUR, 40 das 200 unidades turísticas da região (num total de duas mil camas) foram atingidas pelas chamas, que, nestes casos, não fizeram vítimas e pouparam as estruturas principais, tendo provocado prejuízos em zonas de apoio, redes de comunicações, águas e saneamento.
Os estragos mais graves registaram-se nas aldeias de xisto Ferraria de São João, Casal de São Simão, Mosteiro e Pedrógão Pequeno. Das 23 aldeias que integram a rede das aldeias de xisto, 19 saíram praticamente incólumes. As chamas afetaram também seriamente as praias fluviais do Pessegueiro e do Mosteiro, mas, pelo menos nesta última, tudo regressou já à normalidade.
No Mosteiro, o reflorestamento da mancha florestal até já arrancou por iniciativa de uma empresa local de turismo, que convida os portugueses a apadrinharem a plantação de "árvores dos afetos".
"A iniciativa é destinada a grupos, empresas e outras instituições que queiram contribuir para o reflorestamento de uma área que foi muito atingida pelos incêndios de junho. Esperemos que criem laços afetivos com esta terra e que regressem sempre", explicou à Lusa o promotor do evento, Luís Dias, responsável pelo complexo turístico do Mosteiro, que integra bungalows e um restaurante junto a uma praia fluvial.
Pedro Machado reconhece que o maior estrago feito pelas chamas aconteceu ao nível da confiança dos turistas, sobretudo portugueses. As reservas nas unidades hoteleiras tiveram um cancelamento de 15% nas semanas que se seguiram ao incêndio, na sua maioria de turistas portugueses. Já as reservas pelos estrangeiros não registaram cancelamentos, antes pelo contrário, tendo-se registado uma ligeira subida na procura.
"A perceção das pessoas de que podem não estar em segurança nesta região é um problema sério, que tem de ser combatido", referiu Pedro Machado, que reconhece que "o mercado português foi o que reagiu pior, de forma mais fundamentalista, em relação à perceção de falta de segurança".
Machado admitiu, no entanto, que a situação está a mudar aos poucos, registando-se de novo uma subida nas reservas, ao que não será alheio a campanha lançada para atrair turistas: "São campanhas de curto prazo em meios digitais e redes sociais", explica, revelando que estão a ser promovidas "fam trips" (visitas de cortesia) à região de jornalistas, agentes de turismo e figuras públicas, estando em curso "parcerias editoriais" com algumas empresas do setor.
Como o exemplo deve vir de cima, algumas entidades do setor estão a escolher os concelhos afetados pelas chamas para realizar reuniões dos respetivos órgãos de direção. É o caso da Associação Portuguesa de Agentes de Viagens e Turismo, que reúne a sua direção na Sertã e Figueiró dos Vinhos nos dias 28 e 19 de julho; da Confederação de Turismo de Portugal, que escolheu Pedrógão Grande para acolher em setembro a reunião do corpo diretivo; e da Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, que reúne em Pedrógão o Conselho Consultivo, a 26 de setembro.
"Com a ajuda de todos vamos conseguir repor a normalidade e até crescer como destino de primeira escolha para os turistas nacionais e estrangeiros", perspetivou Pedro Machado.
Lusa

Manhã de sábado: Perguntas e respostas. Compra da TVI abre guerra?

14dbacdb-5d52-46bb-b537-a826e00a9a23.png

Manhã de sábado

As principais notícias do dia
Bom dia!
O que significa a compra da Media Capital pela dona da MEO? Virá aí uma "guerra", como disse o presidente da NOS? Porque é que Marcelo já está em cena e porque é que a Altice é o alvo de Costa?
O dia vai ser de finais no Europeu de canoagem, na Bulgária, e começou da melhor maneira: Fernando Pimenta revalidou o título de campeão europeu em K1 1.000 metros e ainda vai fazer mais uma final.
Só 9 cursos tinham conseguido fixar todos os alunos um ano depois. O número de alunos que abandonou o ensino superior um ano depois de ter entrado baixou em 2016.
Primeiro-ministro ainda não indicou um nome ao Parlamento. Audição do secretário-geral pelos deputados é obrigatória, mas já só deverá ser feita depois de os trabalhos serem retomados.
Treinado por Hagan, Mortimore e Allison, presidido por Borges Coutinho e João Rocha, capitaneado por Toni e Manuel Fernandes. O que lhe falta? Ser amigo para sempre de Fernando Santos.
Um mês depois dos incêndios começa a reconstrução e já se vêm algumas obras na zona. Construtores civis não têm mãos a medir com tantos pedidos a que têm de acorrer.
O segundo dia foi do hip hop e o melhor foi português, com Slow J e Língua Franca no topo. O norte-americano Future foi o cabeça de cartaz mas não passou de um esboço difícil de entender.
Meias a subir pelas canelas, lenços na cabeça e lentes amarelas. Foi assim o segundo dia do Super Bock Super Rock, onde hip hop não foi só tendência, foi dress code.
O decreto presidencial de exoneração dos secretários de Estado assinado por Marcelo e proposto por Costa, contraria o que disse Margarida Marques que disse não ter pedido para sair do Governo.
Líder da bancada do PSD, em entrevista ao Expresso, posiciona-se para a liderança no pós-Passos. Diz que apoia o líder de forma incondicional até às legislativas e desvaloriza ida ao Euro 2016.
Afinal, havia mais um russo na reunião em que foi passada a Donald Trump Jr. informação desfavorável à campanha de Hillary Clinton. Trata-se de um ex-espião russo, que nega ligações ao Kremlin. 

Comer/Ver/Fazer

Com 34 anos, o chef Pedro Braga provou muito luxo. Na hora de abrir o seu primeiro restaurante, no Porto, quis algo despretensioso, autêntico. A carta tem originalidades, na forma e no conteúdo. 

"Final Fantasy XII: The Zodiac Age" é o momento perfeito para conhecer um dos jogos mais injustamente criticados na altura do seu lançamento. 

Na antiga casa dos condes de Lousã, no coração histórico de Évora, nasceu um hotel de charme. No The Noble House há quartos atravessados pela muralha romana ou forrados a azulejos com quatro séculos. 

O terceiro título desta segunda saga de FC põe símios e homens em confronto decisivo, embora a premissa seja ténue demais para uma fita tão longa e tão solene. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas. 

No MAAT, em Lisboa, acontece a primeira apresentação em Portugal do chinês Bai Ming, um revolucionário da porcelana chinesa. O Observador falou com ele e perguntou-lhe por liberdade de expressão. 

A Pop Closet abriu as portas e quer pôr os portugueses a olharem para a roupa em segunda mão com outros olhos. O dono, António Branco, anda a cozinhar o conceito há anos e trouxe-o agora para Lisboa. 

Onde antes era o famoso Peter Café Sport fica agora o Charkoal, restaurante que aposta tudo na grelha e que serve pratos como bife ou lagosta a qualquer hora do dia. A esplanada junto ao mar é bonus. 

Há novidades nos espaços de restauração do Penha Longa Resort: o Midori está mais pequeno e arrojado e no espaço que sobrou nasceu este Spices, cuja ementa se inspira na comida de rua pan-asiática. 

Sim, as casas nas árvores existem fora dos filmes, incluindo em Portugal. Reunimos 10 de norte a sul do país, para que passe um fim de semana nas alturas, em contacto com a natureza. 

Opinião

Alberto Gonçalves
Embora sem descurar a habitual concentração de intrujices, descaramento e prepotência, existem sinais nítidos de que o PS decidiu deixar-se de meias medidas e começar a gozar abertamente com o pagode.

José Miguel Cardoso Pereira, Francisco Cordovil, Tiago Oliveira, Paulo Fernandes, Henrique Pereira dos Santos e Pedro Bingre do Amaral
Propostas de seis especialistas para atenuar o problema dos incêndios em Portugal, umas mais restritas e de custo limitado, outras que exigem alterações profundas ao modo como o país está organizado.

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
A Igreja católica foi a única instituição que apoiou e defendeu os polacos no seu processo de libertação do comunismo.

Rui Ramos
O actual governo está condenado a gerir o status quo, esperando que tudo corra bem, e a deixar acumular os problemas, esperando que tudo comece a correr mal o mais tarde possível. 

Miguel Tamen
Um grande fado nunca depende dos sentimentos de quem canta: depende de se achar que os outros não têm sentimentos. 

Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa