terça-feira, 2 de maio de 2017

Albergaria-a-Velha recebe fase regional do Concurso Nacional de Leitura

Mais de 100 alunos do 3.º Ciclo do Ensino Secundário de oito municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) reúnem-se em Albergaria-a-Velha, na quinta-feira, dia 4, para a fase regional do 11.º Concurso Nacional de Leitura, promovido pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.

 O Concurso Nacional de Leitura visa promover o gosto pela leitura entre os adolescentes e o conhecimento de obras de autores de língua portuguesa e de escritores universais. Os 67 alunos do 3.º Ciclo deverão ter bem presentes os enredos dos livros “Casos do Beco das Sardinheiras”, de Mário de Carvalho, e “Aventuras do João Sem Medo”, de José Gomes Ferreira. Aos 35 alunos do Secundário é pedido um conhecimento mais profundo sobre as obras “Fahrenheit 451”, de Ray Bradbury, e “Livro”, de José Luís Peixoto.

O concurso decorre em duas etapas. Durante a manhã, na Biblioteca Municipal, os participantes farão uma prova escrita, constituída por questões de escolha múltipla, com a duração de 30 minutos. Os cinco concorrentes melhor classificados em cada nível de ensino serão apurados para a prova oral, a decorrer no Cineteatro Alba, durante a tarde.

 A segunda etapa do Concurso Nacional da Leitura é uma prova espetáculo apresentada por Paulo Condessa, promotor da leitura e dinamizador de sessões de “Stand-Up Poetry”, que será gravada pela RTP. Ao longo da tarde, os dez finalistas terão de responder, de forma crítica e clara, a questões sobre cada uma das obras selecionadas, e ler de forma expressiva um poema escolhido por sorteio.

Após a avaliação do júri, serão premiados três alunos, sendo que o melhor classificado representará a Região na fase final do Concurso Nacional de Leitura. Os prémios são constituídos por cheques-prenda em livros no valor de 100 euros (3.º lugar), 150 euros (2.º lugar) e 250 euros (1.º lugar).

  Para os professores e encarregados de educação que acompanham os concorrentes, a Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha preparou uma visita ao Moinho do Chão do Ribeiro, em Mouquim, para uma degustação de iguarias locais.

Empresários de Albergaria-a-Velha ajudam alunos no Concurso de Ideias de Negócio

Diversos empresários e gestores de Albergaria-a-Velha estiveram envolvidos na preparação dos alunos que estão a participar no Concurso de ideias de Negócio. Amanhã, pelas 21h30, no Cineteatro Alba, as 12 equipas concorrentes vão apresentar os seus projetos de negócio, desenvolvidos ao longo do ano letivo. É uma sessão de acesso livre, em que os alunos do ensino secundário e profissional, do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha e do Colégio de Albergaria, apresentam os seus projetos, em torno de ideias para produtos inovadores.

 Os empresários e gestores Albergarienses desempenharam o papel de mentores dos grupos de alunos que trabalharam as ideias de negócio. O objetivo foi aproximar o meio empresarial das escolas em sessões de trabalho dirigidas pelos profissionais, por forma a melhorar a apresentação de amanhã. Os mentores são de origem muito variada, desde empresas que foram contempladas pelo Programa de Incentivos da Câmara de Albergaria, empresas incubadas na Incubadora de Empresas ou mecenas de alguns projetos do Município. São oriundos das empresas MESMO IT; Conjuga Segmento; Spartec; MP Consulting; Soul4Biz; Metalusa; MPD; Wise4Biz; Keypartner; Optipower; Metalegi; e Palbit.

São 12 as ideias de negócio na edição deste ano, apresentadas por grupos de três ou quatro alunos. Serão avaliadas por um júri independente, composto por José Valente, da SEMA – Associação Empresarial; João Duarte da AJE – Associação de Jovens Empresários de Albergaria-a-Velha; Francisco Banha, da GesEntrepreneur; Susana Carvalho, da AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro; e José Gomes, do IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional.

 Os alunos competem por missões de empreendedorismo, que este ano serão a empresas, incubadoras e centros empresariais, em Lisboa (1.º prémio), Porto (2.º) e S. João da Madeira (3.º). As 12 ideias a concurso resultam de um processo de seleção, que começou com mais de três dezenas de projetos. Na edição deste ano, a terceira, surgem ideias muito variadas, desde aplicações que ajudam a carregar telemóveis ou a encontrar lugares de estacionamento, a sensores que facilitam o atravessamento de ruas nas passadeiras, passando por “apps” que emitem recibos para trabalhadores independentes ou outras que ajudam a escolher a roupa do dia a dia. Para conhecer estes projetos, o melhor é passar pelo Cineteatro Alba, amanhã, às 21h30.

“Vanya e Sonia e Masha e Spike”, com Helena Isabel e Heitor Lourenço, no Cineteatro Alba

Os atores Helena Isabel, Heitor Lourenço e Mané Ribeiro são três irmãos com um relacionamento atribulado na comédia “Vanya e Sonia e Masha e Spike”, que sobe ao palco do Cineteatro Alba no próximo sábado, 6 de maio, pelas 21h30. A peça de teatro, vencedora de nove prémios nos Estados Unidos, conta ainda no elenco com Marina Albuquerque, Mafalda Luís de Castro e João Mota. Os bilhetes estão à venda com preços a partir dos seis euros.

  “Vanya e Sonia e Masha e Spike” é uma adaptação bem-humorada de temas e personagens do dramaturgo e escritor russo, Anton Chekhov. Masha, uma atriz que já conheceu melhores dias, sustenta os irmãos Vanya e Sonia, até que um dia, numa visita à família, surge com duas novidades que instalam o caos – um novo namorado, 30 anos mais novo, e a intenção de vender a casa onde os irmãos vivem.

A peça escrita por Christopher Durang estreou no McCarter Theatre, em Nova Jersey, em 2012, passando para a Broadway, no ano seguinte. Conquistou logo nove prémios, incluindo o prestigiado Tony Award, considerado o “Óscar do Teatro”, para melhor peça. Em Portugal, a comédia estreou no Teatro Armando Cortez, em Lisboa, no passado mês de fevereiro. A encenação e adaptação é de Paulo Sousa Costa, numa produção da Yellow Star Company.

 O bilhete normal para a peça “Vanya e Sonia e Masha e Spike” custa oito euros. Os portadores de Cartão Amigo, Cartão Sénior Municipal, Cartão Municipal de Voluntário e Jovens SUB 23 podem adquirir bilhetes a seis euros. O Cineteatro Alba disponibiliza serviço de babysitting gratuito.

20.º encontro de História Turres Veteras vai debruçar-se sobre a História local de Torres Vedras

História Local: Torres Vedras é o tema da 20.ª edição do Encontro de História Turres Veterasque se realizará nos dias 5 e 6 de maio, no auditório do Edifício dos Paços do Concelho de Torres Vedras.
A iniciativa, que é organizada pela Câmara Municipal de Torres Vedras e pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, constitui-se como o melhor encontro nacional de História organizado anualmente e focado num tema, o qual tem sido pertinente, não apenas para o estudo da identidade e da memória do concelho de Torres Vedras e da região Oeste, mas também para o da própria História de Portugal.
Turres Veteras tem como objetivos fundamentais o fomento do estudo e da investigação histórica, assim como a partilha de experiências e de resultados obtidos na área da História da Cultura e Mentalidades, desde o período pré-clássico até ao presente.
A participação neste encontro tem um custo de 20 euros, devendo as respetivas inscrições ser efetuadas no Arquivo Municipal de Torres Vedras; ou pelo n.º de telefone: 261 320 736;  ou pelo e-mail: arquivo@cm-tvedras.pt.
Em anexo envia-se o programa deste 20.º Encontro de História Turres Veteras.

1.º Curso De Enxertia Em Pinheiro Manso


1.º Curso De Enxertia Em Pinheiro Manso
Inscrições gratuitas!

Funcionários do Município de Cantanhede realizaram ação de formação out-door no Alentejo




Cerca de 90 funcionários da Câmara Municipal e da INOVA- EM estiveram envolvidos na décima edição do Cantanhede Trophy, ação de formação outdoor promovida pelo pelouro dos recursos humanos, em parceria com os Serviços Sociais, que decorreu de 27 a 30 de abril. Liderada pela vice-presidente da autarquia, Helena Teodósio, a comitiva esteve durante o fim-de-semana nos concelhos de Évora, Montemor-o-Novo, Campo Maior, Elvas e Castelo de Vide, onde, além de várias atividades estruturadas em função de objetivos formativos habituais neste género de iniciativas, foi cumprido um exigente programa social.
Organizados em oito equipas, os participantes realizaram provas de orientação, peddy-paper e alguns desafios que incluíram exercícios teóricos e práticos de acordo com um guião previamente definido. Na mensagem que a vice-presidente da Câmara Municipal dirigiu aos intervenientes destacou “o sentimento generalizado de que o ambiente de sã camaradagem destas ações contribui para fortalecer a confiança mútua e o sentido de entreajuda entre os intervenientes”.
Segundo a Helena Teodósio, “há sempre muito a ganhar com as dinâmicas formativas na área comportamental em vertentes como o trabalho em equipa, liderança e desenvolvimento profissional, sem esquecer o reforço das relações interpessoais. É sem dúvida uma boa forma de intensificar o espírito de cooperação e reforçar as dinâmicas favoráveis à implementação das melhores práticas que ambicionamos para a instituição que representamos”, sublinha a autarca.
Na vertente sociocultural, o Cantanhede Trophy contemplou momentos de intercâmbio institucional com representantes das autarquias onde se desenrolaram as atividades. No primeiro dia, o grupo foi recebido pela presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Hortênsia Chegado Menino, numa sessão de cumprimentos e troca de lembranças, após o que se dirigiu ao Município de Campo Maior para uma visita à Adega Mayor e ao Centro de Ciência do Café. Aqui o anfitrião foi o Comendador Rui Nabeiro, fundador da empresa cafeeira que detém a unidade pedagógica dedicado ao ciclo do café, que na ocasião esteve acompanhado pelo vice-presidente da autarquia campomaiorense, Sérgio Bicho. O programa de sexta-feira terminou já do outro lado da fronteira, em Badajoz, com uma passagem pelo núcleo urbano e pelo Museu do Carnaval.
No sábado, 28 de abril, o dia foi passado em Évora, da parte da manhã com atividades radicais outdoor, à tarde com exercícios de condução de karting e, depois de um encontro com o vereador da Cultura, Eduardo Luciano, prosseguiu à noite com uma prova de peddy-paper, “De Regresso às Origens”, que se desenrolou nos principais locais históricos da cidade, com a colaboração da autarquia eborense.

A última jornada, do domingo, começou com a visita ao Museu Militar, em Elvas, seguida da receção pelo líder do executivo camarário, Nuno Mocinha, e terminou em Castelo de Vide, cujo presidente da Câmara Municipal, António Pita, recebeu e acompanhou a comitiva cantanhedense numa numa visita guiada pela cidade. Antes do regresso a Cantanhede, a autarquia de Castelo de Vide ofereceu um lanche que culminou com a atuação do grupo de cante alentejano “Os Lagóias” de Portalegre.

Workshop - Estratégias Inovadoras para o desenvolvimento de competências emocionais e resiliência

Workshop - Estratégias Inovadoras para o desenvolvimento de competências emocionais e resiliência
Data: 11 de maio de 2017
Horário: 18h00 - 20h00
Local: Museu da Pedra,  Cantanhede
Destinatários: educadores, professores, animadores, psicólogos, investigadores, estudantes e demais profissionais que trabalhem diretamente com crianças e jovens.
A realização do workshop dependerá de um mínimo de 10 participantes e está limitado a 25 pessoas (a aceitação da participação será por ordem de inscrição).
Organização: CLA Cantanhede/ Universidade Aberta

Participação é gratuita.


Agradeço a divulgação junto de colegas e outros potenciais interessados.

Ao dispor para qualquer esclarecimento e/ou informação adicional.
 
Sónia Valente
Biblioteca Municipal de Cantanhede - Rua dos Bombeiros Voluntários | 3060-163 Cantanhede
231 410 879 | 915 676 340 | cla_can@uab.pt
www.facebook.com/CLA.UAb.Cantanhede

Exposição até 7 de maio NAC tem “Vidro e Luz”

“Vidro e Luz: transparência, translucidez e opacidade” é a exposição que está patente no Núcleo de Arte Contemporânea do Museu do Vidro, situado no Edifício da Resinagem, na Marinha Grande, até 7 de maio.

A exposição “Vidro e Luz: transparência, translucidez e opacidade” congrega um diálogo procedimental e criativo entre quatro artistas: a brasileira Regina Lara, a portuguesa Teresa Almeida, a estoniana Mare Saare e a irlandesa Suzannah Vaughan.

Os argumentos mediadores deste encontro de artistas são os valiosos valores – quase fundamentos – da arte do vidro: transparência, translucidez e opacidade. Cada uma das artistas colabora de algum modo para que o público perceba a multidimensionalidade do vidro, na sua expressão contemporânea.

Este diálogo foi facilitado pelos esforços de investigação pós-doutoral realizada na VICARTE – Unidade de Investigação de Vidro e Cerâmica para as Artes, pertencente à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. A investigação foi da autoria de Regina Lara, sob supervisão de Teresa Almeida, e configurada, sobretudo, com o interesse de compartilhar conhecimentos, experiências e metodologias na área do vidro, nas suas implicações artísticas e científicas.

A exposição pode ser visitada de terça-feira a sexta-feira, das 10h às 13h00 e das 14h00 às 18h00 e ao sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h00. A entrada é gratuita.

Crianças do 1º ciclo participam nos passeios pedestres Caminhada no Pinhal do Rei






A Câmara Municipal da Marinha Grande está a realizar passeios pedestres para os cerca de 1600 alunos de todas as escolas do 1º ciclo do ensino básico do concelho, de 27 de abril a 16 de maio. 

O percurso tem a extensão aproximada de 3 km e é realizado no Pinhal do Rei, na zona do Samouco. A ação visa fomentar hábitos de vida saudáveis na camada infantil da população e dar a conhecer os recantos e belezas do Pinhal do Rei.

Para a realização desta atividade, a Câmara Municipal conta com a colaboração dos Bombeiros Voluntários da Marinha Grande, Escolas do 1.º CEB e Agrupamentos de Escolas.

Promover a saúde e descobrir o concelho Passeios pedestres em maio


Em maio, a Câmara Municipal realiza passeios pedestres nos dias 7 e 21, com início a partir das 09h00, no Jardim Stephens (frente ao Museu do Vidro), na Marinha Grande. A participação é gratuita e não exige inscrição prévia.

O passeio do dia 7 de maio tem a duração de 8 quilómetros e um grau de dificuldade moderada. Os participantes percorrem a zona das castras, estradas florestais, o interior do Pinhal do Rei, zona da Mioteira e estrada de acesso ao Pilado.

O objetivo é estimular a comunidade para a prática desportiva e de lazer, tentando desta forma contribuir para a diminuição do sedentarismo, motivando os participantes a iniciar uma atividade física regular pelos benefícios para a sua saúde e bem-estar. Pretende-se ainda dar a conhecer a beleza do interior do Pinhal do Rei, a fauna e a flora do concelho.

A Câmara Municipal aconselha a utilização de vestuário e calçado confortáveis. Deve evitar-se sair do trilho, respeitando as indicações do guia; não praticar atos que coloquem em risco a segurança dos participantes; não abandonar lixo; e promover o convívio e boa disposição durante o passeio.

A calendarização de todos os passeios pedestres a organizar pela Câmara Municipal é a seguinte:
7 de maio
21 de maio
4 junho
18 de junho
2 de julho
16 de julho
30 de julho
6 de agosto
13 de agosto
10 de setembro
24 de setembro
8 de outubro
22 de outubro.

Colheita de Sangue Dia 3 de Maio entre as 15 e as 19:30 horas no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro

Após tomar o almoço convém ter em conta o período de tempo para digestão, nunca inferior a 2:30 Horas. Na região de Aveiro só não adere à dádiva de sangue quem não pode ou não quer...

SE O LEITOR É DOS QUE ACREDITA QUE A

UNIÃO FAZ A FORÇA, AJUDE A PARTILHAR ESTA

NOTÍCIA COM OS SEUS AMIGOS

Litoral Centro – Comunicação e Imagem

INFORMAÇÃO SEM FRONTEIRAS!

Faça a sua subscrição gratuita


Onde Posso doar sangue em Aveiro em  2017


Terço gigante de Joana Vasconcelos inaugurado hoje no Santuário de Fátima

Peça tem 26 metros e vai ser iluminada pela primeira vez quando o papa Francisco entrar no recinto do santuário
Resultado de imagem para Terço gigante de Joana Vasconcelos inaugurado hoje no Santuário de Fátima
Um terço gigante, da autoria da artista Joana Vasconcelos, foi hoje inaugurado à entrada da Igreja da Santíssima Trindade, no Santuário de Fátima, obra encomendada pelo templo no âmbito das comemorações do Centenário das Aparições.
A peça, denominada "Suspensão", feita de contas brancas, tem 26 metros e vai ser iluminada pela primeira vez na noite de 12 de maio, quando o papa Francisco entrar no recinto do santuário para, com os milhares de peregrinos aí presentes, se preparar para rezar o terço.
Joana Vasconcelos referiu que a peça "tem a ver com esta relação entre o céu e a terra e a luz" que ilumina o caminho, adiantando ter "muito gosto" em poder fazer parte do centenário, "deste momento tão importante para Portugal e para os portugueses, e poder colaborar nesta mensagem de paz".
Joana Vasconcelos admitiu que o convite do santuário para executar a peça foi "muito especial", esclarecendo que vem "numa linha de pensamento e numa linha de obras" que tem vindo a desenvolver nos últimos 20 anos, entre as quais está a peça que fez em 2002, "www.fatimashop".
"Vim de peregrinação de Lisboa até Fátima para poder aprender e para poder observar o fenómeno de Fátima. Então vim com um ciclomotor até Fátima e fiz daí uma peça que é um altar e que é também um vídeo dessa minha peregrinação, onde testemunhei toda a experiência de vida de uma peregrinação, das pessoas, o porquê", declarou, explicando que, desde essa obra, a sua visão sobre Fátima mudou e toda a sua "vida a partir daí teve uma outra perspetiva".
O reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, referiu que quando foi lançado o desafio à artista para realizar uma obra que marcasse o centenário tinha a noção "da enorme dificuldade que representava", pois "criar uma obra de arte à escala deste enorme recinto era um desafio fora do comum".
"Este desafio foi felizmente aceite", adiantou Carlos Cabecinhas que, dirigindo-se a Joana Vasconcelos, deu os parabéns, dizendo-lhe que "criou uma peça extremamente fotogénica" que "consegue dominar este enorme recinto de oração".
Segundo o sacerdote, era isso que o santuário pretendia: "marcar o Centenário das Aparições com uma obra de arte que fosse significativa, que fosse profundamente enraizada na mensagem de Fátima", como é o caso, pois representa um terço.
Carlos Cabecinhas adiantou que a partir da peregrinação internacional aniversária de 12 e 13 de maio o terço vai iluminar-se todos os dias às 21:30, à hora em que se inicia a oração do rosário na Capelinha das Aparições, o que vai acontecer até "ao fim deste conjunto de grandes peregrinações, em outubro".
"É, por isso, para nós, um elemento particularmente significativo e importante, porque passará a integrar a ritualidade deste lugar", acrescentou.
O diretor do Museu do Santuário de Fátima, Marco Daniel Duarte, disse que o terço, feito com resina de polietileno, LED, filtros de cor, aço e fontes de alimentação, revela o que é a mensagem de Fátima no seu essencial.
A este propósito adiantou que segundo o testemunho dos videntes Francisco, Jacinta e Lúcia, a Virgem "trazia nas suas mãos um terço de contas brancas", explicando que "a oração do rosário foi pedida pela Virgem como oração quotidiana" para alcançar a paz para o mundo, e que o terço "é o objeto comum a todos os peregrinos de Fátima, independentemente da sua condição e proveniência social, cultural e geográfica".
Fonte: DN

Regime norte-coreano fala em "provocação militar imprudente"

Resultado de imagem para Regime norte-coreano fala em "provocação militar imprudente"
A Coreia do Norte acusou os EUA, esta terça-feira, de estarem a deixar a península coreana à beira de uma guerra nuclear, depois de um par de bombardeiros norte-americanos ( aviões B-1B Lancer) ter efetuado testes com outros aviões das forças aéreas japonesas e sul-coreanas, noutra tentativa de demonstração de poder para com o regime de Kim Jong-un.
Os dois aviões supersónicos aparecem em cena em plena tensão entre EUA e a Coreia do Norte, que tem acelerado o processo de aumentar o seu arsenal nuclear e balístico, desafiando as sanções das Nações Unidas e a pressão norte-americana.
O ministro da Defesa sul-coreano, Moon Sang-gyun afirmou que o teste conjunto foi conduzido para enfrentar as provocações da Coreia do Norte. Por outro lado, os norte-coreanos afirmam que foi um teste que envolve "deitar uma bomba nuclear sobre grandes objetos" no seu território.
A KCNA, agência de notícias norte-coreana, afirma ainda que Trump, "os EUA e outras entidades que querem guerra, estão a antecipar um ataque nuclear" no país. "Esta provocação militar imprudente está a deixar a península norte coreana à beira de uma guerra nuclear", cita a Reuters.
Fonte: DN

Hora de Fecho: Redes sociais. Os #polític@s estão no meio de nós

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Costa é rei no Instagram. Rui Moreira tem milhares de seguidores no Facebook. O PSD criou uma newsletter. Na política a revolução digital está em curso e ninguém quer ficar para trás. Menos Marcelo.
A população de Almeida, na Guarda, voltou a barricar-se no balcão da Caixa Geral de Depósitos em protesto contra o seu encerramento. Na semana passada, o vice-presidente da Junta também se barricou.
Daniela Greene era uma tradutora do FBI mas fugiu para a Síria em 2014, para casar com um militante do Estado Islâmico. Arrependeu-se e voltou para os EUA, para a prisão. Foi libertada no ano passado.
Associação de Futebol do Porto teve mão pesada para Marco Gonçalves, que ficará suspenso quatro anos e cinco meses após agressão a árbitro. Jogador apenas poderá voltar, a acontecer, com 38 anos.
Titulares do papel comercial do Grupo Espírito Santo começam por estes dias a receber em casa as cartas a que terão de responder até 26 de maio.
Clemente Alves, vereador do PCP na Câmara Municipal de Cascais, participava numa manifestação contra uma obra no concelho. Acabou por ser detido por resistência e coação às autoridades.
São vários os instrumentos de comunicação do Santuário de Fátima. Seja jornais, um site ou redes sociais, o santuário usa-os para difundir a mensagem de Fátima e cobrir a sua agenda religiosa.
O terço chama-se “Suspensão”, é feito de contas brancas, tem 26 metros e vai ser iluminado pela primeira vez na noite de 12 de maio, quando o papa Francisco entrar no recinto do santuário.
A BMW tem no Série 7 o seu digno topo de gama. Para puxar ainda mais pelos galões, dotou-o com uma plataforma longa e montou um motor V12 cedido pela Roll-Royce. E foi aqui que começaram os problemas.
Líder da Web Summit quer juntar políticos, cientistas e filósofos à mesma mesa, em Lisboa, para mudar para sempre a forma como as tecnológicas operam na Europa. "Temos uma grande responsabilidade."
Até agora era um mistério: que garrafas eram aquelas que, sendo do ano 1955, mostravam no rótulo o tão cobiçado nome? O enólogo do mítico vinho acaba de confirmar: há mais um ano de Barca Velha. 
Opinião

Laurinda Alves
Treinar a gestão do stress e dos medos não está só ao alcance dos atletas de alta competição e dos surfistas das ondas mais altas. É possível e desejável fazê-lo mesmo sem entrar em campeonato nenhum.

Raquel Martins Ferreira
A “Baleia Azul” é um jogo que procura como vítimas aqueles que se encontram de alguma forma mais fragilizados (problemas emocionais), e que por isso são alvos mais fáceis de manipular. 

Helena Matos
A mutilação genital que passou a corte por causa do multiculturalismo. O presidente que acha que as mulheres podem cobrir as cabeças para combater a islamofobia... O que vem a seguir?

Paulo de Almeida Sande
Não me parece que continuar a contar cadáveres no futebol, no sentido real ou figurado, seja aceitável numa sociedade civilizada. Por muito que queiramos que a nossa equipa vença.

Rui Maria Pêgo
Há quem diga que no amor e na guerra não há limites nem regras. E nas redes sociais? Estamos a tornar-nos mais empáticos ou mais violentos? Emocionalmente mais inteligentes? Tenho as minhas dúvidas.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

João Sousa eliminado na 1.ª ronda do Estoril Open

Resultado de imagem para João Sousa eliminado na 1.ª ronda do Estoril Open
Tenista português foi eliminado por Fratangelo, o número 133 do ranking mundial. João Sousa foi esta terça-feira eliminado na 1.ª ronda do Estoril Open, depois de ser derrotado em dois sets, pelo canadiano Bjorn Fratangelo, o número 133 do mundo. O português, número 36 do ranking mundial e sexto cabeça de série do torneio, perdeu pelos parciais de 3-6 e 4-5, num jogo que demorou pouco mais de 1h20m. João Sousa, que contou com o forte apoio do público no Estoril, termina assim prematuramente a participação no torneio português. 

 Fonte: Notícias ao minuto

Erdogan pressiona UE a abrir novos capítulos para adesão da Turquia

Resultado de imagem para Erdogan pressiona UE a abrir novos capítulos para adesão da Turquia

A Turquia renunciará à União Europeia (UE) caso não sejam abertos novos capítulos de negociações para a adesão de Ancara, declarou hoje o Presidente Recep Tayyip Erdogan.


"Não têm outra escolha que não seja a abertura dos capítulos que ainda não foram abertos", disse Erdogan durante um discurso em Ancara. "Se forem abertos, muito bem. Caso contrário, adeus".
As relações entre Ancara e Bruxelas, particularmente tensas desde o fracassado golpe militar de julho de 2016 na Turquia, agravaram-se no decurso da campanha para o referendo sobre o reforço dos poderes presidenciais, devido à anulação de comícios eleitorais de ministros turcos na Europa.
O processo de adesão da Turquia à UE permanece bloqueado há vários anos e os progressos parecem pouco prováveis.
Desde o início oficial das conversações de adesão da Turquia à UE, em 2005, foram abertos 16 dos 35 capítulos que integram a legislação da União, o designado acervo comunitário.
O último a ser aberto, em junho de 2016, refere-se às questões financeiras e orçamentais.
Apesar das tensões, a Turquia permanece um importante parceiro da UE, em particular no combate ao terrorismo e na questão migratória.
Em 2016, Ancara e Bruxelas concluíram um pacto que permitiu reduzir drasticamente o número de passageiros clandestinos na Grécia provenientes das costas turcas.
O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, deverá manter conservações com o Presidente turco no decurso da cimeira da NATO em 25 de maio, em Bruxelas, indicou no sábado a chanceler alemã Angela Merkel.
"Em primeiro ligar, devem ocupar-se destes capítulos, devem manter as vossas promessas. Depois disso, sentamo-nos à mesa, Caso contrário, nada mais temos a discutir convosco", frisou Erdogan.
O chefe de Estado turco evocou, por diversas vezes, uma possível consulta popular para decidir o prosseguimento ou a interrupção do processo de adesão à UE.
Erdogan também admitiu o restabelecimento da pena da morte da Turquia, uma medida que implicaria o fim da sua candidatura à UE, que também muito contestada pela maioria dos eurodeputados de centro-direita, o maior grupo do Parlamento Europeu.
Em paralelo, a Turquia também rejeitou as críticas emitidas nos últimos dias pelas Nações Unidas e UE relacionadas com uma nova vaga de despedimentos e detenções generalizadas de funcionários públicos supostamente vinculados ao clérigo Fethullah Gülen, acusado de ter orquestrado o fracassado golpe militar de julho.

Fonte: Notícias ao minuto

Marinha Grande recebe campeonatos de desporto escolar


Resultado de imagem para Marinha Grande recebe campeonatos de desporto escolar
O concelho da Marinha Grande recebe os campeonatos regionais de desporto escolar, de 5 a 7 de maio, com a realização de provas de diferentes modalidades em diversos equipamentos desportivos.

A organização é da Direção  Geral  da  Educação  (DGE)  –  Divisão  do  Desporto  Escolar (DDE) e conta com o apoio da Câmara Municipal da Marinha Grande.

Os campeonatos contam com a participação de 1200 alunos, dos 13 aos 18 anos. O atletismo abrange a participação de 42 grupos escolares e os desportos coletivos vão ser disputados por atletas de 40 grupos escolares.

O Campeonato Regional de Atletismo vai  reunir  os  campeões  e  as  seleções  das 
Coordenações Locais do Desporto Escolar da Região Centro na modalidade de atletismo, nos escalões de Iniciados e Juvenis.

O Campeonato Regional de Atletismo tem a seguinte calendarização:

5 MAI
EB Guilherme Stephens
15h00-17h00 . Chegada das Comitivas 
18h15 . Reuniões Técnicas 

6 MAI
Estádio Municipal da Marinha Grande 
09h30 e 15h00 . Competições 


Os campeonatos vão reunir os campeões das Coordenações Locais do Desporto  Escolar da Região Centro nas modalidades  de  andebol,  basquetebol, futsal e voleibol. 

O Campeonato Regional de desportos coletivos tem a seguinte calendarização:

5 MAI
EB Guilherme Stephens
15h00-17h00 . Chegada das Comitivas 
17h30-18h45 . Reuniões Técnicas 
Parque Municipal de Exposições, Pavilhões de ES Pinhal do Rei, Sporting Clube Marinhense, EB/S Vieira de Leiria, EB Nery Capucho e Martingança
20h30 . Competições

6 MAI
Parque Municipal de Exposições, Pavilhões de ES Pinhal do Rei, Sporting Clube Marinhense, EB/S Vieira de Leiria, EB Nery Capucho e Martingança 
9h30 e 15h00 . Competições
21h30 . Programa cultural

7MAI
Parque Municipal de Exposições, Pavilhões de ES Pinhal do Rei, Sporting Clube Marinhense, EB/S Vieira de Leiria, EB Nery Capucho e Martingança 
9h30 . Competições
12h30 . Entrega de Prémios


O Campeonato Regional de Patinagem realiza-se para todos os escalões etários e géneros que constam no programa Nacional do Desporto Escolar (INF. A, INF. B, INICIADOS, E JUVENIS MASCULINOS E FEMININOS).

O campeonato consagra provas de percurso de perícia, provas de sprint, provas em linha, provas de estafeta com perseguição, partinagem artística e mini-hóquei em patins.

O Campeonato Regional de patinagem tem a seguinte calendarização:

5 MAI
Escola Guilherme Stephens
10h00 . Chegada das delegações
10h30    . Reunião Técnica
11h00    . Prova de perícia
12h00    . Patinagem Artística
14h00    . 
Prova de Sprint
Prova em linha
Mini Hóquei em Patins 
Estafeta com Perseguição
17h30 . Entrega de prémios