domingo, 5 de junho de 2022

Ucrânia perde final do “play-off” com o País de Gales e não vai ao Mundial

Autogolo de Yarmolenko ditou a qualificação do País de Gales para o Mundial, pela primeira vez desde a última e única participação, em 1958.
A seleção ucraniana perdeu, no País de Gales, por 1-0, e não vai marcar presença no Mundial do Qatar, no fim do ano.
No jogo que decidia a última vaga europeia no Mundial, partida adiada para junho devido à gurra na Ucrânia, um autogolo azarado ditou o apuramento galês.
Aos 34 minutos, Gareth Bale cobrou um livre para a área e um desvio do capitão Yarmolenko colocou a bola na própria baliza.
A Ucrânia carregou, teve mais remates, mais posse de bola e mais oportunidades de golo, mas não conseguiu o empate. Yaremchuk, avançado do Benfica, foi titular e substituído aos 81 minutos de jogo.
O País de Gales vai integrar o grupo B do Mundial, onde vai defrontar a Inglaterra, Estados Unidos da América e Irão. Gales vai ao Mundial pela segunda vez na história. A primeira e última vez foi em 1958.

RR

4ª Marcha LGBTI+ de Aveiro | 11 de Junho

 
A Organização da Marcha LGBTI+ de Aveiro tem o prazer de comunicar que a 4ª Edição da Marcha ocorrerá no próximo sábado, dia 11 de junho, regressando ao seu formato original: Marcha. A concentração terá início a partir das 16H no Jardim do Cais da Fonte Nova em Aveiro.

Convidamo-vos a estarem presentes e, caso assim pretendam, a intervir no decorrer do momento da leitura dos manifestos, previsto para às 18H30 na Praça da República. Na eventualidade de terem interesse em intervir basta comunicarem no próprio dia a algum elemento da organização. 

Após um ano em que, por causa da pandemia, só foi possível fazer uma concentração no Largo do Rossio, voltaremos a percorrer as ruas da cidade, enchendo-as de cores, de orgulho e de luta! 🏳️‍⚧️🏳️‍🌈

Por último, pedimo-vos que divulguem o evento, de forma a mobilizar o maior número de pessoas.
Juntem-se a nós! ✊📢🎉🏳️‍🌈

Lei da eutanásia volta ao Parlamento: Marcelo diz que vai esperar para ver o que acontece

Presidente da República já vetou duas vezes a eutanásia.
O Presidente da República diz que vai esperar para ver o que acontece à lei da eutanásia, que vai ser votada no Parlamento, esta quinta-feira.
Questionado sobre as posições dos partidos, Marcelo Rebelo de Sousa disse que o Presidente tem de estar, em qualquer caso, acima “de braços de ferro”.
O Presidente da República já vetou duas vezes a eutanásia.

SIC Notícias

Mulher baleada em Arouca por ex-companheiro morre no hospital

Em declarações à Lusa, o comandante dos Bombeiros de Fajões, Ricardo Fernandes, confirmou à Lusa que a família da vítima foi informada ao final da tarde de Sábado, pelas 18:00, de que a mulher acabou por morrer.
A mulher encontrada na madrugada de ontem com um tiro na cabeça no interior de uma viatura em Escariz, Arouca (Aveiro), e que estava em estado grave no hospital de Gaia, morreu, disse à Lusa fonte dos bombeiros de Fajões.
A vítima, de 51 anos, foi encontrada esta madrugada com um tiro na cabeça no interior de uma viatura em Escariz e estava em estado grave no hospital de Gaia (Porto).
O alerta para uma situação de uma pessoa baleada em Escariz foi dado hoje pelas 02:05 e quando os bombeiros chegaram ao local deparam-se com uma mulher no interior de uma viatura, "no lugar do pendura", com uma "lesão no crânio compatível com o uso de arma de fogo".
O alegado agressor, ex-companheiro com quem a vítima teve uma relação de cerca de 20 anos e com quem teria encontros pontuais nos últimos tempos, foi localizado entre as 11:00 e as 12:00 num "edificado abandonado junto à sua residência, com lesões nos membros superiores", adiantou o comandante Ricardo Fernandes.
RR/Lusa

Papa pede “verdadeiras negociações” para cessar-fogo na Ucrânia

O Papa pediu hoje "verdadeiras negociações" para um cessar-fogo "e uma solução sustentável" na Ucrânia, em guerra há 100 dias, na sequência do ataque militar da Rússia de 24 de fevereiro.
“Quando se cumprem 100 dias do início da agressão armada na Ucrânia, de novo caiu sobre a Humanidade o pesadelo da guerra, que é a negação do sonho de Deus”, disse Francisco a milhares de pessoas reunidas na praça de São Pedro, no Vaticano, no final da oração habitual de domingo.
“Renovo o meu apelo aos responsáveis das nações: não levem a Humanidade à ruína, por favor”, acrescentou o Papa, que repetiu uma segunda vez esta última frase e foi aplaudido por quem estava na praça.
Francisco pediu a seguir “verdadeiras negociações, concretas, para um cessar-fogo e uma solução sustentável” e que “seja ouvido o grito desesperado de quem sofre”, que haja “respeito pela vida humana e que se acabe com a macabra destruição de cidades e aldeias”.
“Continuemos a reza, comprometamo-nos com a paz incansavelmente”, afirmou.
Francisco reiterou no sábado a sua disponibilidade para ir à Ucrânia, mas questionado por um menino ucraniano durante um encontro com um grupo de jovens no Vaticano, disse que está à espera do “momento certo”.
Gostava de ir à Ucrânia, mas tenho de esperar pelo momento certo”, respondeu o Papa a um menino refugiado, segundo a imprensa local.
Francisco salientou que, neste momento, a situação não é segura e anunciou que esta semana vai reunir-se com representantes do Governo ucraniano, com quem, entre outras coisas, discutirá a possibilidade de uma viagem ao país em guerra, adiantaram as mesmas fontes.
Tanto o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, como o presidente da câmara de Kiev, Vitali Klitschko, convidaram o Papa a visitar o país, uma viagem que Francisco já disse, em várias ocasiões, estar disposto a fazer como forma de ajudar a acabar com a guerra.
Desde que a guerra começou, em 24 de fevereiro, Francisco fez vários apelos ao fim do conflito, mostrou disponibilidade para “fazer tudo o possível” para ajudar a resolver a guerra e enviou vários cardeais para mostrar a sua proximidade com o povo ucraniano.
A Rússia lançou em fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que causou já a fuga de mais de 14 milhões de pessoas das suas casas, de acordo com os mais recentes dados da Organização das Nações Unidas (ONU), que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Também segundo as Nações Unidas, cerca de 15 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia.
Madremedia/Lusa

Mau tempo provoca um morto e 15 feridos em França


Pelo menos uma pessoa morreu e outras 15 ficaram feridas nas últimas horas em França, duas delas com gravidade, após uma noite de chuva, granizo e relâmpagos, com os serviços meteorológicos franceses a registarem mais de 50.000.
O Ministro do Interior, Gérald Darmanin, confirmou hoje o balanço inicial de vítimas, após ter estimado que os bombeiros franceses tinham efetuado cerca de 3.400 intervenções durante a noite.
Segundo o governante, a vítima mortal foi uma mulher de 30 anos que foi apanhada num deslizamento de terras em Rouen, no noroeste de França. Entre os 15 feridos está uma rapariga de 13 anos que se encontra em estado crítico.
Gérald Darmanin anunciou também que irá propor na segunda-feira que seja declarado o estado de catástrofe natural no país, tendo em conta os danos causados, especialmente nas culturas agrícolas, com destaque para as vinhas, que foram afectadas pelo granizo.
As autoridades meteorológicas francesas avisaram que as tempestades poderão repetir-se hoje no leste do país, especialmente na Alsácia, Lorena e Borgonha, embora as autoridades tenham retirado gradualmente o estado de alerta laranja declarado no sábado ao fim da tarde em mais de 65 departamentos do país.

Madremedia/Lusa

Se eu aparecer, atrapalho

  • Péricles Capanema

Disfarces arteiros. José Dirceu, mestre na camuflagem, desde cedo considerado bom político, está de volta; veio para ficar, influir de novo. De momento, atua nas sombras. Até quando permanecerá furtivo, esquivo na bruma Daniel, Pedro Caroço, Carlos Henrique Gouveia de Melo? Ninguém sabe. Primeira incursão da retomada, é dos articuladores da campanha lulista. Na esteira do estilo submerso, seu nome e foto não saem nos encontros de preparação da candidatura petista. Foi sincero com Fábio Zanini da Folha: “Se eu aparecer, atrapalho”. Surpreendeu, soou para alguns na esquerda mais que sinceridade, teve ares de sincericídio.

Se aparecer, atrapalha, vale para quase todo mundo na arremetida petista. Só Dirceu falou, mas o problema é generalizado. Atinge pessoas, intenções, promessasO que vem sendo encoberto? Parte do que será executado (e já está combinado) nos quatro (talvez oito) anos, caso Lula vença em outubro. E chefões petistas que irão mandar nos próximos anos. Não é difícil conjeturar o futuro, basta olhar para trás e para os personagens em cena. E conjeturas objetivas não permitem ilusões. Medidas de esquerda radicalizada já estão combinadas na política externa (alinhamentos com China, Venezuela, Cuba, Nicarágua, Rússia, distanciamento dos Estados Unidos) e, na interna, por exemplo, INCRA, sempre entregue às alas de programa mais revolucionário do PT. Desta vez, não será diferente, o MST voltará triunfante, agitando, intranquilizando e torrando dinheiro público sem escrúpulos. Outras providências virão na mesa trilha, como escolha de extremistas para comandos na área educacional, indicação de ministros dos tribunais superiores. O conjunto configuraria quadro tétrico.

Economia e camuflagem. Analistas políticos observam, nesta eleição a economia assoma como tema principal: inflação, desemprego, preço do diesel, da gasolina, do gás de cozinha, dos alimentos de primeira necessidade, como feijão, arroz, carne, açúcar, tomate, cenoura, mamão. Parecem objetivos. “It’s the economy, stupid”, recordando James Carville. Contudo, permito-me notar, reflexão fundamental ficou de fora. A eleição pende igualmente do êxito do despiste.

Muita luz atrapalha. Postos à luz do dia, revelados programas, desígnios, medidas já combinadas, a rejeição pulará de patamar, cairá intenção de votos. Tudo está sendo para não aumentar o já inchado índice de rejeição. “Veritas vos liberabit” (Jo 8, 32) tem no caso aplicação oportuna. Alteia-se aqui, sob vários aspectos, ponto ápice do embate eleitoral. Camuflar versus revelar. Tirar o véu, desvelar, é a mais decisiva providência; não custa recordar, a mais ligada ao índice de rejeição.

Retrocesso totalitário. Se a camuflagem vencer, além do que está acima, as estatais, de novo inchadas eaparelhadas, serão outra vez saqueadas e entregues a sobas de partidos ávidos de poder e dinheiro. Festejarão os apparatchiki, festejarão dezenas de milhares de chefetes incompetentes e despóticos de alto a baixo da máquina pública, de norte a sul. Imperícia, roubalheira, obscurantismo. Sofrerá o Brasil deteriorado, sofrerão investimento, emprego e renda, sofrerão os pobres. De forma particular, estarão esfrangalhados interesses fundamentais da aliança ocidental. Minguarão as luzes das liberdades naturais, direitos populares serão aniquilados, nos distanciaremos de avanços civilizatórios, afundaremos em retrocessos totalitários. É o rumo, basta ver os modelos que atraem os olhares fascinados dos mais relevantes tubixabas petistas: Cuba, Venezuela, China, Rússia.

Todos prejudicam? Em termos, alguns ajudam. Se aparecerem, ajudam. Lula perdeu, quando não teve camuflagem forte (1989, 1994, 1998). Ganhou, quando as utilizou (as principais foram José Alencar em 2002 e 2006; Michel Temer em 2010 e 2014, com Dilma, a mais da “Carta ao povo brasileiro”). Sobre tal manobra, comentou o ex-senador Pedro Simon: “O seu nome [de José Alencar] colocado como vice deu um significado especial. As interrogações, as dúvidas com relação a Lula, desapareceram”. Hoje, cabe em especial a Geraldo Alckmin o papel de José Alencar, dissipando interrogações e dúvidas. Em curto, impedir que o vendaval das desconfianças derrube o arcabouço petista, de fato aterrador, montado para jugular o Brasil. Conseguirá? É cedo para dizer, depende de muitos fatores.

O receio da rejeição. De outro modo, rejeição alta impossibilita vitória. Aconteceu recentemente sintoma revelador, sobre ele direi rápidas palavras. Podem apostar, situações parecidas pipocarão daqui a pouco Brasil afora, por meios vários. Alexandre Kalil é pré-candidato a governador de Minas Gerais, chances boas (até agora) de levar. Político de raiz popular, o antigo burgomestre de Belo Horizonte fez sua carreira com base em eficiência, preocupação com medidas sociais, estadeando autoridade, senso prático, franqueza e desembaraço. Pouca ou nenhuma carga ideológica, ou seja, já que não despertava temores, em princípio teria potencial vasto para ampliar eleitorado. Não despertava temores, ponto essencial para crescer eleitoralmente.

Água na fervura. De repente, despertou receios. E ele receou a aversão. Agiu rápido. Logo depois do acordo PSD-PT que entregou a vice da chapa de Kalil para o PT e afiançou o apoio irrestrito a Lula na disputa nacional, o ex-alcaide terá visto cumulonimbus no horizonte político. Rápido, abriu guarda-chuvão em apressada entrevista ao jornal “O Globo”, amplamente divulgada, para ele oportuno e necessário fogo de barragem. Com efeito, com o acordo PSD-PT, Alexandre Kalil pela força dos fatos se tornou favorecedor da volta do petismo ao poder nacional. Avaliza e propaga Lula no segundo colégio eleitoral do Brasil. Hoje, companheiro de viagem camufla, oculta sua condição deprimente. Sabe bem se ela ficar clara, atrapalha. Contudo, a lógica comezinha comanda a conclusão, virou um dos grandes promotores do retrocesso petista. A mencionada entrevista a “O Globo” é toda orientada pelo saliente desejo de impedir o aumento da rejeição — rejeição alta é derrota certa, ele sabe bem. Se conseguirá dissolver a desconfiança, são outros quinhentos.

Favorecedor da ideologia e programa petistas. A primeira constatação, a recente posição de Kalil favorece ideologia e programa petistas, pois sua aliança facilita a tomada de poder por partido alentado por seita totalitária e coletivista, geradora de exclusão, atraso e pobreza em todos os lugares onde pôde aplicar suas teorias. Compreensivelmente, é o que o experiente político em primeiro lugar procura negar. Esbofeteando a evidência, tenta tirar o estigma da testa. Não quer se associar a disputas ideológicas, precata inutilmente — já está associado, brota necessariamente do cambalacho pactuado. A coisa é lisa, promete Kalil com argumentação tremelicante: “Na vida a gente tem que ter coerência. Eu tenho uma forma de pensar, o Ciro tem a mesma e o Lula também tem. É o lado que pensa e que cuida de gente”. Alexandre Kalil cavalga na argumentação. Em relambório espantoso, procura desesperadamente empilhar razões (desenxabidas e chochas), tentando descolar de si o ferrete, agora inevitável de linha auxiliar do PT: “Eles estão um pouco assustados que o cara que veio da iniciativa privada. Tentam tachar de foice, martelo, comunismo. Esse não é meu papo. Meu papo é cuidar de gente”.

Pobre é prejudicado com menos investimento, emprego e renda. O governo petista afugentará investidores; daí, em cascata, menos progresso, menos emprego, menos renda, menos impostos. Prossegue Kalil igualmente nevoento e xacoco, foi o máximo que encontrou para tentar limpar da face os respingos do contubérnio conspurcador: Eu tive oportunidade, não sou pobre, não ando de ônibus. Tenho caneta, relógio de ouro, tudo isso. Mas no governo eu cuidei de pobre. Quem cuida de pobre é poderoso e rico. Porque não adianta, o pobre nunca vai poder cuidar do pobre, porque não aguenta nem cuidar de si”. Como qualquer um sabe, um gestor, quando no governo, rico ou pobre, pode agir a favor ou contra os interesses dos pobres, não aplica dinheiro seu. À vera, parece desespero de quem foi pego com a boca na botija; procura livrar-se do malfeito de qualquer jeito.

Clareza, a solução. A propaganda eleitoral petista, e de seus aliados de ocasião, via de regra companheiros de viagem, só terá êxito quando ambígua e esquiva. Com camuflagem. Se aparecer clara, atrapalha, avisou José Dirceu. A luz do sol é o melhor antisséptico, alhures e aqui. O Brasil reclama e merece clareza.

China avança militarmente à sombra da guerra na Ucrânia

A China se aproveita da invasão russa da Ucrânia para lançar sua ofensiva militar na área Indo-Pacífica e em áreas disputadas do Himalaia. Ela assinou astutamente um acordo com o Camboja, em competição com os EUA. O Camboja tem uma monarquia que serve para camuflar seu sistema comunista, mas é de fato satélite econômico da China.

Pequim fez também acordo com as Ilhas Salomão, a fim de garantir o acesso de seus navios de guerra aos portos do arquipélago.

O chefe do Comando dos EUA no Indo-Pacífico denunciou que os chineses montaram bases navais em três recifes de coral no Mar do Sul da China. E, na fronteira do Himalaia, o Exército Vermelho construiu 624 aldeias artificiais em áreas arrancadas pela força à Índia, ao Butão e ao Nepal.

ABIM

Cantanhede | Comunidade local juntou-se à iniciativa da Associação de Pais. Escola Básica 1 de Murtede acolheu Mercadinho

A Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica 1 de Murtede dinamizou um Mercadinho que envolveu todos os alunos deste estabelecimento de ensino. O evento fez as delícias da comunidade escolar e não só, proporcionando um dia diferente, repleto de movimento e alegria.

A população local associou-se à iniciativa - oferecendo os produtos para venda -, assim como diversas empresas e familiares das crianças que frequentam o estabelecimento de ensino. À venda estiveram deliciosos produtos produzidos localmente, designadamente frutas, pão, sobremesas, bolinhos, salgados e produtos hortícolas da época.

O presidente da Junta de Freguesia, Sérgio Maia, e o vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Pedro Cardoso, marcaram presença na iniciativa, participando nalgumas dinâmicas desenvolvidas pelos alunos, sempre com a supervisão dos professores.

Pedro Cardoso, que tutela o pelouro da Educação, referiu que “este tipo de iniciativas constitui mais uma oportunidade de aprendizagem para os mais novos, que de maneira dinâmica e interativa vão aplicando conhecimentos de diferentes áreas, treinando competência e estimulando a criatividade que o contato com o mundo real e imaginário desperta”.

Ainda de acordo com o autarca, estes eventos “são simultaneamente uma estratégia facilitadora da aprendizagem, para quem está numa altura do seu desenvolvimento em que o brincar e o aprender-fazendo tem um papel crucial”.

Sérgio Maia, por outro lado, destacou “a importância do envolvimento de toda a comunidade educativa: a comunidade escolar, os pais, familiares, população em geral, autarquias, empresas, lojas e restauração”.

A organização do Mercadinho esteve a cargo pelos pais das crianças, contando com a colaboração de mães de antigos alunos da escola, imprescindíveis na confeção das pizzas e dos pães em forno a lenha.

Entre as instituições que colaboraram estiveram a Loja do Lúcio - Murtede, Lojinha da Aurora - Murtede, Cantinho da Ofélia - Escapães, Adega de Alfora - Murtede, Café Juventude - Murtede, Cabana do Pastor - Carvalho, Restaurante Júlia Duarte - Murtede, Restaurante Rei dos Leitões - Mealhada, Mini-Mercado Quim Tó - Mealhada e DeBastos Publicidade.

Bíblia Atlântica saiu do cofre durante umas horas para ser mostrada ao público

Obra está na posse da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.

A Bíblia Atlântica é o tesouro mais antigo na posse da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra. A obra, do tempo de D. Afonso Henriques, saiu do cofre durante algumas horas para ser mostrada ao público.
O próximo tesouro a ser mostrado e discutido será o original feito à máquina de escrever, da obra “Praça da Canção” de Manuel Alegre, a 13 de junho.

SIC Notícias


Presidente da República pede aposta na produção de cereais

Muitos agricultores têm desistido da atividade.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, diz que a produção nacional de cereais é de extrema importância, numa altura em que a Europa atravessa um momento difícil.
Marcelo Rebelo de Sousa esteve em Santarém na abertura da Feira Nacional de Agricultura.
Na visita, realçou a importância da produção nacional de cereais numa altura em que a Europa atravessa um momento difícil.
Nos últimos meses são várias as manifestações e protestos dos agricultores e o aumento dos custos de produção levou a que muitas produções deixassem de ser lucrativas.

SIC Notícias

Sobe para três número de mortos em tiroteio nos EUA

A polícia apelou a que se evitasse a área.

Três pessoas morreram e pelo menos outras 11 ficaram feridas num tiroteio na noite de sábado em Filadélfia, nos Estados Unidos da América, segundo dados atualizados pelas autoridades.
O Departamento de Polícia da Filadélfia respondeu aos disparos de uma pessoa armada entre uma grande multidão.
O agente da polícia D.F. Pace, numa entrevista citada pela agência Associated Press, informou terem sido disparados tiros contra uma multidão no centro da cidade e que um policia disparou contra o atacante, mas não foi ainda esclarecido se este foi atingido.
“Podem imaginar que estavam centenas de pessoas em South Street, como fazem todos os fins-de-semana, quando o tiroteio começou”, adiantou o agente.
As condições daqueles que foram feridos no tiroteio permanecem desconhecidas.
As autoridades dizem que não foi efetuada nenhuma detenção, mas que foram recuperadas duas armas.
Numa mensagem divulgada na rede social Twitter, a polícia apelou a que se evitasse a área e deu conta que várias pessoas ficaram feridas no tiroteio.

SIC Notícias/Lusa