quarta-feira, 28 de setembro de 2022

IPCA recebe cerca de 1500 novos estudantes dos CTeSP. De 3 a 4 de outubro | Barcelos-Braga-Guimarães-Vila Nova de Famalicão-Esposende-Vila Verde

 
Nos próximos dias 3 e 4 de outubro, o IPCA recebe os novos estudantes dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), com o Welcome IPCA CTeSP 2022/2023.
O Welcome IPCA é um programa que visa a integração e o acolhimento dos recém-chegados estudantes na instituição e na região, numa organização conjunta do IPCA e da Associação Académica. As iniciativas irão decorrer em simultâneo no Campus em Barcelos e nos cinco Polos onde são lecionados os CTeSP (Braga, Esposende, Guimarães, Vila Nova de Famalicão e Vila Verde).
Os estudantes vão ser recebidos institucionalmente, em sessões de boas-vindas com a presença de órgãos dirigentes do IPCA, pela Associação Académica e por representantes das respetivas autarquias. Vão ter a oportunidade de participar em atividades colaborativas onde serão desafiados a participar ativamente, potenciando-se momentos de partilha com os seus novos colegas e com os estudantes mais velhos, que também serão convidados a participar, sempre numa perspetiva de integração, sendo que haverá prémios para os mais criativos.
O Welcome IPCA inclui, ainda, visitas às instalações e momentos de convívio que irão potenciar a integração dos novos estudantes.

Viseu Dão Lafões acolheu a sexta edição do BUPi Envolve

 

A Estrutura de Missão - eBUPI, em parceria com a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, promoveu, hoje, dia 28 de setembro, a sexta edição do BUPi Envolve.


Esta sessão, que teve lugar no Auditório Municipal Carlos Paredes (Município de Vila Nova de Paiva), teve por objetivo aumentar a proximidade com a comunidade e com os técnicos habilitados que trabalham, diariamente, com a plataforma Balcão Único do Prédio (BUPi). 

 


A abertura do evento esteve a cargo do Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva, Paulo Teixeira Marques, que referiu que "este projeto, estruturante para o futuro da nossa região, encerra o grande desafio de fazermos com que os nossos cidadãos se interessem mais pelos seus terrenos, para que no futuro, os seus filhos e os seus netos saibam onde podem investir, seja na agricultura, ou na floresta". 


Seguiu-se a intervenção do Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, que destacou "as mais de 130 mil RGG's que fazem da região de Viseu Dão Lafões o território com mais processos de registo efetuados", enaltecendo, "o papel fundamental que os 36 técnicos habilitados da região, em conjunto com os técnicos habilitados dos municípios e com os 14 gestores municipais, desempenham para o sucesso deste ambicioso projeto". 

 

A Estrutura de Missão para a Expansão do Sistema de Informação Cadastral Simplificado (eBUPi), aproveitou a ocasião para esclarecer temas relevantes e dúvidas mais comuns. Tendo o encerramento da sessão, ficado a cargo da Coordenadora da eBUPi, Carla Mendonça. 

 

Recorde-se que o Balcão Único do Prédio, também conhecido por BUPi, é uma plataforma eletrónica que, aliada a uma rede de balcões de proximidade, permite a identificação das propriedades de forma simples e gratuita. Sendo um procedimento obrigatório para a realização de escrituras de compra e venda de terrenos ou propriedades, usucapião, permutas ou doações, partilhas e também para a realização de novos registos.


Em Viseu Dão Lafões, este projeto resulta de uma candidatura apresentada pela CIM, ao Programa operacional CENTRO 2020, com vista à implementação de um Sistema de Informação Cadastral Simplificado na região, num investimento global superior a 2,3 Milhões de euros. Fruto desta iniciativa, cuja primeira fase foi lançada a 21 de junho de 2021, já foram realizados mais de 130 mil processos de registo de propriedades rústicas nos 14 municípios do território. 

 

O BUPi Envolve é um evento organizado pela eBUPi e pretende ser um espaço de partilha entre os técnicos habilitados BUPi dos municípios aderentes ao projeto, mas também de envolvimento da comunidade relativamente à plataforma e ao cadastro simplificado. 

Proença-a-Nova | Aldeia Ruiva recebe Torneios Internacionais de Ténis de Praia de 8 a 16 de outubro

 

Proença-a-Nova será palco, de 8 a 16 de outubro, de mais uma etapa do circuito internacional de Ténis de Praia, pontuável para o ranking mundial desta modalidade. Esta é uma prova internacional que promete promover em todo o mundo a renovada praia fluvial de Aldeia Ruiva, ao concentrar atletas de várias nacionalidades.

A prova intitulada “Fluvial Beach Tennis Tour Proença-a-Nova” reúne os melhores jogadores portugueses e alguns dos exímios atletas do panorama internacional, que certamente irão presentear os espectadores com competição de alto qualidade e de nível ao longo dos oito dias de prova.

Depois da recente inauguração com o Futevólei e Futebol de Praia, será a vez do Ténis de Praia chegar ao areal da Aldeia Ruiva, constituindo-se como um das novas modalidades a fazer parte do leque já apresentado como possibilidades a realizar. Os courts de areia da renovada praia fluvial de Aldeia Ruiva vão ser assim palco de algumas das mais importantes provas internacionais de ténis de praia disputadas no nosso país, proporcionando momentos de convívio entre todos os participantes.

A entrada para assistir a qualquer uma das partidas será gratuita. Pode ainda aproveitar para dar um refrescante mergulho ou desfrutar de uma bebida nos bares da praia, ao som da música do DJ de serviço permanente, no mesmo local das provas.

“Este é o momento de dar oportunidade à Aliança com Aveiro”. Apresentação de Arlindo Tavares à Junta de Freguesia; Rui Teixeira é o mandatário

 

Na noite de ontem, terça-feira, dia 27 de setembro, o Salão Paroquial de São Jacinto encheu-se para apresentação da candidatura de Arlindo Tavares às Eleições Intercalares para Junta de São Jacinto, pela coligação Aliança com Aveiro (PSD/ CDS-PP/ PPM).

Foi o PS que provocou Eleições em São Jacinto
Ribau Esteves, atual Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e líder da Coligação Aliança com Aveiro, foi o primeiro a dirigir-se às dezenas de pessoas ali presentes para dizer que “nós precisamos muito de resolver este problema, de ter uma Junta capaz, competente, que trabalhe bem, porque temos muitas coisas para fazer”.
Num discurso marcado pela explicação dos vários acontecimentos que levaram à ingovernabilidade da Junta local, Ribau Esteves lembrou que “não fomos nós que provocámos as Eleições Intercalares, foi o Partido Socialista (PS) que se negou a governar, porque a pressão da vergonha atingiu tamanho tão grande, que nenhum dos membros da lista do PS à Junta de Freguesia conseguiu assumir essa responsabilidade e honrar o compromisso com os Concidadãos de São Jacinto”.
É neste quadro que Aliança com Aveiro (PSD/ CDS-PP/ PPM) voltou “à presença de todos os eleitores de São Jacinto, para dizer: “nós estamos aqui”, com a mesma bandeira, com o mesmo exercício que fizemos em 2021, com o mesmo propósito de termos uma Equipa forte” continuou Ribau Esteves, para pouco depois finalizar com um apelo: “Há apenas só uma decisão para tomar no próximo dia 13 de novembro e este é o momento de dar a oportunidade à Aliança com Aveiro (PSD/ CDS-PP/ PPM), para acabarmos com a má gestão e a vergonha da Junta de Freguesia de São Jacinto, colocarmos as contas em ordem, trabalharmos com os Cidadãos, e termos uma Junta que tenha a porta aberta da transparência e da seriedade” concluiu.

Sempre fui e sempre serei correto, digno e honesto”
Motivado para este momento, Arlindo Tavares apresentou-se com coragem para o trabalho exigente que temos pela frente, sem medo. “Durante este período, não sendo a força mais votada, a nossa postura foi sempre de colaboração. Acusaram-me de ser mole, quando o que fui sempre e serei, é correto, digno e honesto e nunca esperem outra coisa de mim. Não fiz como aqueles que sendo do Partido Socialista tudo fizeram para que o mandato da Junta de Freguesia não corresse bem, aparecendo agora como salvadores de uma situação que eles próprios ajudaram a criar.
Esta é a altura de andar para frente e de resolver o os problemas. Temos de ser unidos e contar com a ajuda da Câmara Municipal de Aveiro” lidera pelo Presidente Ribau Esteves.
Para aqueles que dizem que a Câmara de Aveiro só se lembra de São Jacinto durante três dias por ano no “Festival Dunas”, Arlindo Tavares recordou que “só temos Bandeira Azul na nossa praia devido ao empenho da CMA, o Parque de Merendas e o Circuito de Manutenção da Lomba da Mata não teria sido finalizado, temos o novo Ferryboat 100% Elétrico em fase de construção e mesmo agora a CMA prevê investir cerca de 1 milhão de euros na qualificação do nosso Parque de Campismo”, clarificou o nosso candidato.
Arlindo Tavares sublinhou ainda o empenho que terá no trabalho que há para fazer na Freguesia, afirmando que esse é o compromisso para os próximos três anos (2022/2025): “resolver a grave situação de gestão política e financeira da nossa Junta”.

Mandatário da Aliança com Aveiro em São Jacinto
Rui Teixeira, conhecido empresário da localidade de São Jacinto foi apresentado como mandatário da nossa candidatura. Nas palavras que dirigiu aos Cidadãos que se mobilizaram para este primeiro momento de campanha, disse que desta vez decidiu dar a cara por este Candidato, com esta Equipa e com este Projeto, porque desta vez é preciso uma mudança para que São Jacinto possa crescer e utilizar todas as suas valências, que são ímpares no Município de Aveiro.
Rui Texeira terminou com um chamamento aos presentes: “que todos sejam proativos e que sejam vocês a convencer os vossos familiares e amigos, para darmos a vitória ao Arlindo Tavares, à sua Equipa e à Aliança com Aveiro”.

ENCONTRAM-SE ABERTAS AS CANDIDATURAS AO PORTA 65 JOVEM – ARRENDAMENTO POR JOVENS

 Encontra-se a decorrer, até 30 de setembro, uma nova fase de candidaturas ao Programa de Arrendamento por Jovens – Porta 65 Jovem. A Câmara Municipal de Silves (CMS) disponibiliza, através do seu sector de Juventude, apoio à formalização das candidaturas, mediante marcação prévia.
Poderão candidatar-se a este programa todos os jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 34 anos (até 36 quando jovem casal), com rendimentos declarados referentes ao ano anterior (2021).
Os jovens interessados devem proceder à marcação prévia do pedido de apoio junto do Sector de Juventude da CMS, localizado na Rua Dr. João de Deus, nº 21- 1º (ao lado da Junta de Freguesia de Silves) através do telefone 282 440 800 (ext.: 2650 ou 2651), ou através do email juventude@cm-silves.pt.

No ato da candidatura os candidatos deverão fazer-se acompanhar dos seguintes documentos (imprescindíveis):
» Senha online das Finanças (uma por cada elemento candidato), solicitada previamente em www.e-financas.gov.pt
» IRS do ano transato (2021)
» Contrato de arrendamento, onde deverá constar a fração e artigo da habitação (ou Contrato-Promessa de arrendamento)
» Último recibo de renda
» Documentos de identificação de todos os elementos do agregado familiar (incluindo menores), nomeadamente Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade, Número de Identificação Fiscal e Número de Segurança Social
» *IRS dos ascendentes (opcional), caso os rendimentos auferidos pelos ascendentes não ultrapasse o valor de três ordenados mínimos nacionais os candidatos recebem maior pontuação na candidatura (20 pontos) e a possibilidade acrescida de receber o apoio supracitado
» Caso o agregado familiar seja composto por família monoparental, é necessária a apresentação da prova da Regulação das Responsabilidades Parentais
Os candidatos devem, ainda, disponibilizar conta de email e NIB de uma conta bancária, a utilizar para efeitos de pagamento. No ato de submissão da candidatura ao Programa, todos os elementos que compõem o agregado familiar devem possuir a morada fiscal da habitação arrendada.
* Caso se aplique
 
Local de apresentação de candidaturas (mediante marcação prévia)
» Sector de Juventude do Município de Silves
Rua Dr. João de Deus, n.º 21 - 1º | Silves
(ao lado da Junta de Freguesia de Silves)
 

Estão abertas as candidaturas ao Prémio Literário Lions 2023

  • O vencedor terá a Obra publicada pela Guerra e Paz e recebe um prémio pecuniário.

    A Associação Internacional de Lions Clubes – Distrito Múltiplo 115, Fundação Lions de Portugal, e a Guerra e Paz Editores têm a honra de anunciar a abertura das candidaturas ao Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal de 2023, prémio que tem um valor monetário de dois mil e quinhentos euros, atribuído ao autor da obra premiada.

    As candidaturas serão recebidas por email (e só por email), numa forma muito simplificada, que facilita a participação dos autores. As condições a que devem submeter-se as candidaturas estão expressas no Regulamento que pode encontrar nas páginas online do Lions de Portugal e no site da Guerra e Paz editores.

    As candidaturas abrem no dia 1 de Outubro do corrente ano e encerram às 23h59 do dia 30 de Novembro de 2022.

    A Guerra e Paz editores publicará a obra vencedora, tal como publicou já o romance Vidas por Fios, de José Martinho Gaspar, vencedor da edição de 2019, Os Dentes do Tejo, de Evelina Gaspar, romance vencedor do Prémio de 2020, o romance vencedor de 2021, A Desaparecida, de Ricardo Lemos, e Periferia, romance de Catarina Costa, vencedor em 2022.

    O Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal foi criado em 2011 e destina-se a premiar e publicar uma novela ou um romance de autores portugueses, tanto de autores estreantes como de autores já com obra publicada, com a condição de que sejam inéditos.

    Concebido para servir a causa da leitura e para servir os autores e a literatura portuguesa, este é um prémio que se enquadra nos objectivos de ligação e divulgação da cultura que norteiam, também, a acção do Lions de Portugal.

    Consulte o regulamento do Prémio Prémio Nacional de Literatura Lions 2023 aqui.


Município assinalou Dia Mundial do Turismo com sessão dirigida a alunos. Cantanhede reúne todas as condições para se tornar um destino turístico de excelência

 

O vice-presidente da Câmara Municipal não tem dúvidas de que Cantanhede reúne os ativos necessários para se tornar um destino turístico de excelência. Todavia, entende que esse desiderato só será atingido se todos os que operam nesta área continuarem a investir, em busca de oportunidades para gerar mais e melhor turismo.

É precisa visão estratégica, um plano de ação, mas é necessário também que os agentes ajudem a criar condições, não apenas de atratividade, investindo em novas abordagens, com visão, mas também com criatividade e ousadia”, justificou.

Ao intervir na sessão que assinalou o Dia Mundial do Turismo, organizada pelo setor do Turismo do Município e que reuniu mais de uma centena de alunos das escolas EB 2,3/Secundária da Tocha, Secundária Lima-de-Faria e Escola Técnico Profissional de Cantanhede, o autarca refletiu também sobre o desafio de conciliar o turismo enquanto atividade económica e a perspetiva de desenvolvimento sustentável.

O turismo é o encontro de vontades entre quem promove, quem partilha as suas riquezas, e quem pretende experiências únicas e marcantes, que os faz voltar e divulgar”, sintetizou, alertando, todavia, que “esse encontro de vontades não pode ser feito a qualquer preço e o Município de Cantanhede está alinhado com os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável que constam da Agenda 2030, pois o turismo é parte constitutiva de um processo de desenvolvimento sustentável”.

No caso de Cantanhede, Pedro Cardoso não tem dúvidas de que além da singularidade de integrar três regiões – Gândara, Bairrada e Baixo Mondego -, e da valorização do património natural, arquitetónico, cultural e gastronómico, o turismo traz outra vantagem: “a valorização da nossa identidade enquanto comunidade”.

Reiterando o compromisso da autarquia em consolidar o estatuto de Cantanhede enquanto destino de excelência, o vice-presidente da Câmara relembrou alguns dos principais atributos turísticos locais, “que nos permite ter um território muito especial” e “com enormes potencialidades”.

Na palestra sobre “Repensar o Turismo para um Futuro mais Sustentável”, Ana Moita Francisco, mestre em Gestão Estratégica de Destinos Turísticos e Gestora de Projetos de Destinos Sustentáveis na Biosphere Portugal, sublinhou a importância de serem cumpridos os critérios de sustentabilidade com vista à certificação dos destinos turísticos, apresentando alguns casos de sucesso. Ana Moita Francisco foi mesmo mais longe, ao afirmar que “só se pode falar em turismo se existir sustentabilidade”.

Destaque ainda na sessão que decorreu no auditório da Biblioteca Municipal para a apresentação dos serviços municipais de turismo e das respetivas funções e de alguns dos principais indicadores turísticos do concelho.

A iniciativa terminou com um animado quizz, que testou os conhecimentos dos alunos sobre alguns dos principais atributos turísticos de Cantanhede. Os cinco elementos da equipa vencedora foram premiados com uma coluna de som e headphones.

Aveiro | Noite Europeia dos Investigadores junta Ciência, Tecnologia e Arte


Na sexta-feira, 30 de setembro, a Fábrica Centro Ciência Viva e a Universidade de Aveiro associam-se à celebração da Noite Europeia dos Investigadores, uma iniciativa que procura aproximar a ciência e os investigadores do público em geral. Um evento gratuito para todas as idades, que vai juntar Ciência, Tecnologia e Arte.

É já na próxima sexta-feira que a Fábrica Centro Ciência Viva será, em Aveiro, o palco daquele que é considerado o maior evento europeu de celebração da Ciência e da sua relação com a sociedade. Com entrada livre, a Noite Europeia dos Investigadores é dedicada a todos os públicos e famílias, decorre na Fábrica Centro Ciência Viva e no espaço exterior envolvente, e conta com uma programação especial das 19h00 às 24h00.
Num ambiente descontraído e informal, aberto à cidade, proporcionam-se momentos de contacto direto entre investigadores e o público participante, através de diversas atividades de comunicação e divulgação de ciência, tais como a Feira de Ciência e Tecnologia – “Science@UA”, um espetáculo de Arte & Ciência, uma Feira STEAM, exposições interativas, entre outras.
Desta forma, divulgar alguns projetos de investigação desenvolvidos na Universidade de Aveiro, mostrar aos cidadãos quem são os nossos investigadores, o que os motiva e a importância do que fazem para a sociedade são os objetivos desta iniciativa celebrada à escala europeia em mais de 300 cidades.

O programa inicia às 19h00 com a entrega de prémios aos vencedores do Concurso de Fotografia “Mar em Flash”, seguida da inauguração da exposição que integra todas as fotografias a concurso.
O momento de Abertura do evento está marcado para as 19h30 e conta com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, do Vice-Reitor da Universidade de Aveiro, Artur Silva, e do Diretor da Fábrica centro Ciência Viva de Aveiro, Pedro Pombo.

Das 21h00 às 24h00, decorre a Feira de Ciência e Tecnologia – “Science@UA”, com apresentação e demonstração de mais de 30 projetos de investigação inovadores desenvolvidos na Universidade de Aveiro. Nesse mesmo horário, decorre uma Feira STEAM, em que miúdos e graúdos vão poder programar robôs, resolver desafios elétricos, explorar o mundo da impressão 3D, entre outras atividades.

Às 22h00, tem início no auditório da Fábrica, o Espetáculo de Arte & Ciência – “EnCanto de investigar…”, um momento único que vai reunir a música do investigador Ricardo Neves e as palavras da dinamizadora de leitura da Fábrica, Marta Condesso, e nesse embalo todos vão poder espreitar, bem-dispostos, o dia a dia do investigador em palco.

Ao longo de todo o evento, das 19h00 às 24h00, vão estar abertas para visita as exposições “Mãos na Massa” e “E se Mendeleev estivesse aqui?”. Os mais pequenos, e não só, terão ainda momentos de animação garantida com os Jogos do Hélder, insufláveis e uma performance de modelagem de balões muito original.

Ao longo de todo o evento, no espaço exterior envolvente à Fábrica, haverá uma zona destinada a refeições ligeiras.

Todas as atividades da Noite Europeia dos Investigadores são gratuitas e não é necessária inscrição prévia.

O programa detalhado está disponível em www.ua.pt/fabrica/NEI-2022.

Estarreja | Nomes com peso histórico do jazz americano e europeu e da nova geração do jazz português definem o Estarrejazz´22

 Este ano, o Festival de Jazz de Estarreja contempla sete concertos, todos com início às 21h30.
A 17.ª edição do Estarrejazz – Festival de Jazz de Estarreja arranca no próximo dia 1, sábado, e estende-se até dia 15 de outubro, reafirmando-se como veículo de divulgação e conhecimento do jazz. Na edição de 2022, o Festival evidencia a tradição do jazz americano, a versatilidade do jazz europeu, com especial destaque aos nomes consolidados e emergentes do jazz português.
O evento abre em festa com o pianista Victor Zamora com a formação Sexteto Cuba, que conta com a participação do saxofonista Ricardo Toscano e, ainda, Pedro Aguilar Corrales (baixo elétrico e coros), Ivan Campillo (bateria, coros), Osvaldo Pegudo (percussão), Gretel Tamares (voz), José Debray (voz e tres cubano), no dia 1 de outubro. Numa celebração dos ritmos quentes e o sol de Cuba e num tributo à música tradicional cubana, este espetáculo convida-o a saborear a essência desta cultura com o virtuosismo do piano de Zamora e o colorido do Latin Jazz.
Paulo Santo Quinteto promete um concerto no dia 6 de outubro, “viciante, intimista e divertido” em que será apresentado o mais recente disco “Águeda”. O vibrafonista e compositor Paulo Santo mostra, ao lado de Luís Cunha (trompete), João Mortágua (sax alto e soprano), Francisco Brito (contrabaixo) e João Pereira (bateria), a sua sonoridade própria e rica em improvisação, convidando o espectador a entrar no processo de criação.
Versátil, intuitivo e melódico, o saxofonista e compositor estarrejense Miguel Valente, com apenas 21 anos, é capaz de tocar diferentes estilos. Vencedor do Concurso Internacional de Jazz da Universidade de Aveiro, Miguel Valente Quarteto, que promete ser uma força ascendente no panorama da nova geração do jazz português composto por Julia Perminova (piano), Josef Zeimetz (contrabaixo), Luis Possollo (bateria), vai explorar o jazz moderno com melodias únicas e ritmos inovadores, na noite do dia 7 de outubro.
No dia seguinte, dia 8, o guitarrista e compositor Daniel Neto ao lado de Johannes Krieger (trompete), Rui Bandeira (trombone), Gil Gonçalves (tuba), Francisco Brito (contrabaixo) e Paulo Bandeira (bateria), dá o mote para um concerto baseado num jogo de liberdade e precisão, partindo de uma multiplicidade de referências na raiz do jazz, blues, free jazz, rock, música erudita e noutros estilos baseados na improvisação.
A 13 de outubro, o destaque é para o aclamado e versátil trompetista Tomás Pimentel. Considerado uma das grandes referências do jazz português, Tomás Pimentel conta com a cumplicidade de Ricardo Toscano (saxofone alto), Edgar Caramelo (saxofone tenor), António Pinto (guitarra), João Paulo Esteves da Silva (piano), Mário Franco (contrabaixo) e Alexandre Frazão (bateria) para um espetáculo com uma sonoridade mais orquestral que é muito rica, não deixando de parte a improvisação.
O cartaz do Estarrejazz inclui também, no dia 14 de outubro, o norte americano Ravi Coltrane. Saxofonista, líder de banda e compositor aclamado pela crítica, é o segundo filho dos lendários músicos John e Alice Coltrane. Em palco, o fundador da proeminente editora independente “RKM”, que se faz acompanhar por Gadi Lehavi (teclado), David Gilmore (guitarra), Lonnie Plaxico (contrabaixo) e Elé Howell (bateria),  convida o público a permitir que os sons e o espírito do jazz dominem os seus sentidos, enquanto Ravi Coltrane e a sua banda exploram a música cósmica, mística e espiritual dos seus pais, considerados dos músicos mais importantes da história do jazz.
A edição de 2022 termina no sábado, dia 15, com a Orquestra de Jazz de Estarreja, sob a batuta do maestro Carlos Azevedo. Este ano, o concerto da formação musical concelhia conta com a presença do compositor, maestro e saxofonista espanhol Jesus Santandreu. Com uma vasta carreira e reconhecida carreira ligada às big bands, das orquestras sinfónicas aos coletivos de sopros, vem ao Estarrejazz tocar os seus originais, tornando este concerto inigualável e mais um momento memorável do seu percurso.
Nasceu há 9 anos e é resultado dos workshops e masterclasses promovidos durante o festival. A Orquestra de Jazz de Estarreja é uma extensão da marca Estarrejazz, mas também uma montra viva da qualidade dos jovens músicos da Região de Aveiro, que tem andado em digressão pelo país, e tem atuado ao lado de grandes nomes da música nacional e internacional. 
O Jazz no Cinema
Na edição de 2022, há lugar também para o CineJazz com a exibição dos filmes “A vida de Miles Davis (Miles Ahead)”, de Don Cheadle, e “Jazzé Duarte”, de Jorge Paixão da Costa, nos dias 20 e 27, respetivamente, e integrados na rubrica “Quintas de Cinema”.
No foeyer do CTE, o público poderá visitar uma exposição de cartazes, dedicada à temática do jazz em Portugal, cedida pela Universidade de Aveiro. Ficará patente durante o evento.
O Estarrejazz 2022 é cofinanciado pela República Portuguesa-Cultura/DGArtes, ao abrigo do Programa de Apoio à Programação da RTCP.
Adquira o(s) bilhete(s) para o(s) espetáculo(s) da sua preferência, na plataforma online BOL, na bilheteira física, no horário habitual, ou pode reservar o seu lugar através do tel. 234 811 300.

Arranca hoje a 9ª edição do Concurso de Vinhos do Crédito Agrícola

O Concurso de Vinhos do Crédito Agrícola está de regresso e traz uma novidade nesta edição. Cada produtor poderá inscrever o número de amostras que desejar, em cada uma das categorias a concurso. As candidaturas para a 9ª edição do Concurso têm hoje início e decorrem até ao próximo dia 2 de Novembro.
Em parceria com a Associação de Escanções de Portugal e reconhecido pelo Instituto da Vinha e do Vinho desde a sua primeira edição, o Concurso de Vinhos do Crédito Agrícola é dirigido a Produtores e a Cooperativas de todas as regiões vitivinícolas do país, Associados e Clientes do Banco.
No Concurso de Vinhos do Crédito Agrícola será atribuída a distinção Tambuladeira dos Escanções de Portugal de Ouro, Prata e Bronze a vinhos engarrafados, nas categorias “Vinho Branco”, “Vinho Tinto” e “Vinho Espumante”. Será também conferida a Grande Medalha de Ouro ao melhor vinho branco, tinto e espumante.
Isabel Matos, Directora de Comunicação do Grupo Crédito Agrícola, afirma sobre a 9ª edição do Concurso de Vinhos do Crédito Agrícola “que é uma iniciativa que tem vindo a comprovar a sua credibilidade no mercado com a notória qualidade dos vinhos nacionais submetidos a concurso, ano após ano. O Crédito Agrícola afirma-se como a Instituição Financeira de referência que apoia o sector e o desenvolvimento das economias regionais e locais, e este Concurso demonstra a dinamização destas comunidades através do reconhecimento dado aos produtores e às cooperativas de todas as regiões vitivinícolas do país”.
O júri, composto por reconhecidos escanções, enólogos e jornalistas do sector, vai reunir para a realização das Provas Cegas dos vinhos a concurso nos dias 4 e 5 de Novembro.
Nas oito edições do Concurso de Vinhos do Crédito Agrícola já foram submetidos cerca de 1.700 vinhos, dos quais foram reconhecidos cerca de 500 vinhos brancos, tintos e espumantes das regiões vitivinícolas dos Vinhos Verdes, Trás-os-Montes, Douro, Beiras, Dão, Bairrada, Tejo, Lisboa, Península de Setúbal, Alentejo, Algarve e Açores.
O Concurso de Vinhos do Crédito Agrícola materializa a missão do Banco em afirmar-se como a Instituição Financeira de referência que apoia o sector e o desenvolvimento das economias locais, neste caso específico as Cooperativas e os Produtores locais. Tem como objectivo promover e colocar à prova a qualidade dos vinhos nacionais, procurando gerar novas oportunidades de negócio e dinamização das comunidades onde desenvolve o seu trabalho em contacto directo com as pessoas.
O Crédito Agrícola, a única instituição cooperativa portuguesa de capitais exclusivamente nacionais, é um dos maiores grupos financeiros portugueses e está presente em todo o país, detendo a maior rede de Agências bancárias.
As inscrições e o Regulamento do Concurso estão disponíveis em: 

Marido da ministra que tutela os fundos comunitários candidatou-se a apoio e recebeu 133 mil euros

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, teve dúvidas sobre se a candidatura do marido serial legal e chegou a pedir pareceres. O pedido de apoio foi feito já depois de Ana Abrunhosa ser ministra
A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, que tem a tutela sobre os fundos comunitários, está metida numa polémica depois de ter sido tornado público que uma empresa detida a 40% pelo seu marido, António Trigueiros de Aragão, recebeu 133 mil euros de ajudas já depois de ela ter sido nomeada para o cargo. A notícia é revelada pelo jornal "Observador" desta quarta-feira, 28 de setembro, a quem o ministério disse que nada disto é ilegal. Ainda assim, Ana Abrunhosa teve dúvidas sobre se é ou não ilegal, prova disso é o facto de ter pedido pareceres sobre este pedido de apoios por parte da empresa do marido.
O marido da ministra criou a empresa Thermalvet a 14 de outubro de 2020, quando Ana Abrunhosa já era ministra da Coesão Territorial, ministério que tem responsabilidade sobre entidades que decidem quem tem, ou não, direito a fundos comunitários. Apenas 15 dias depois de ter sido criada, a empresa do marido da ministra iniciou um projeto nas Termas de Monfortinho, que tinha como objetivo desenvolver produtos inovadores de uso veterinário com ingredientes como a água termal, revela ainda o "Observador". Para financiar o projeto, a Thermalvet concorreu a um Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural, no valor de 303.275 euros. O concurso foi ganho a 30 de abril de 2021 e a empresa do marido da ministra recebeu 133 mil euros desse fundo, que é gerido pelo ministério liderado por Ana Abrunhosa.
Seis meses depois, a 6 de abril de 2021, já após o fundo de 133 mil euros ter sido atribuído ao marido por uma entidade tutelada pelo seu ministério, Ana Abrunhosa pediu dois pareceres sobre a legalidade desta atribuição de fundos ao marido. Um dos pareceres foi interno, e foi pedido à Presidência do Conselho de Ministros, o outro foi pedido à Procuradoria-Geral da República. Nenhum afirmou que havia ilegalidade na situação, já que este caso não cabe no âmbito da "contratação pública", que é o que é regulada pela Lei n.º 52/2019. Mas a lei é omissa relativamente à atribuição de fundos comunitários.
Ao "Observador", o marido da ministra disse que a mulher não interfere nos seus negócios. "A gestão das empresas das quais sou sócio é feita exclusivamente por mim e outros gerentes ou administradores, e pela equipa de profissionais independentes que nelas trabalham, sem qualquer interferência da minha mulher”. Mas António Aragão não escondeu que falou deste caso em específico com a mulher. “Neste caso concreto, embora não consiga precisar a data, falámos sobre o assunto, quando o consórcio que integra uma empresa de que faço parte decidiu candidatar-se a apoios comunitários. Sei que a minha mulher, já no âmbito das suas funções enquanto ministra, pedira pareceres jurídicos para analisarem (então em abstrato) esta questão, caso alguma vez ela se colocasse”, disse ao jornal.
O Ministério da Coesão Territorial também abordou o caso. Foi dito ao "Observador" que a ministra Ana Abrunhosa “não acompanha os negócios que são do marido, empresário de carreira muito antes do casamento entre ambos, e com quem, aliás, está casada em regime de separação de bens”.
Uma outra empresa em o marido da ministra tem uma participação indireta, chamada XIPU, candidatou-se e recebeu também um apoio de 66.015€ de um fundo comunitário, mas aqui a candidatura foi feita ao programa Compete 2020, que é gerido pelo Ministério da Economia e não pelo da Coesão Territorial.

Fernando Santos arrasado em Espanha: “É um fardo às portas do Mundial. Portugal tem mais jogadores do que treinador”

Jornal 'Marca' analisou derrota de Portugal e criticou o selecionador português.
O jornalista do diário desportivo espanhol 'Marca', Miguel Ángel Lara, assina na edição desta quarta-feira um artigo de opinião acerca do jogo de ontem entre Portugal e Espanha.
Na sua rubrica habitual, de seu nome 'contracrónica' com o título, "Gana, esquece Nico; Portugal, esquece Fernando Santos", o jornalista espanhol incidiu particularmente sobre a equipa portuguesa e o seu selecionador. Lara não foi de meias medidas e classificou Fernando Santos como "um drama para Portugal".
"Mentiu ao dizer que Portugal ia ser uma equipa valente, que ia sair a ganhar e a dominar a Espanha. A seleção portuguesa tem mais jogadores do que treinador, um técnico que fez história no seu país por causa do Euro'2016, mas que agora é um fardo às portas do Mundial. Espanha juntou-se à história negra de Portugal, com a Grécia, a Sérvia...", escreve o jornalista.
Neste artigo de opinião até Cristiano Ronaldo foi visado; Miguel Ángel Lara acredita que, mesmo sem o fulgor físico e instinto matador de outros tempos, não se pode menosprezar a capacidade mental e espírito competitivo do capitão da equipa portuguesa.
É uma realidade que o jogador do Manchester United dá mais medo pelo seu nome e pela sua história do que pelo que é agora mesmo. Mas é verdade que a sua lenda é tão grande que de cada vez que a bola se acerca do Cristiano tem-se a sensação que o perigo está perto. Gayà tirou-lhe uma bola de golo que antes era impossível o 7 deixar escapar. Já não é a fera que matava sem piedade, mas ninguém se atreve a dizer que a sua voracidade está esgotada. A última oportunidade de Portugal foi sua.", conclui Lara.
Com a derrota da última terça-feira, Portugal falhou a fase final da Liga das Nações pela segunda vez consecutiva, isto depois de ter conquistado a primeira edição da prova.

Sportinforma

Operação antiterrorista na Bélgica faz um morto e leva à apreensão de armas e munições

De acordo com o Ministério Público, as buscas decorreram "num meio suspeito de pertencer à extrema-direita" e que estaria a preparar um atentado.
Uma operação policial de combate ao terrorismo de extrema-direita, realizada hoje em Antuérpia (45km a norte de Bruxelas), resultou numa morte e a apreensão de armas e munições, anunciou o Ministério Público da cidade.
A operação incluiu "uma dezena de buscas", uma das quais acabou numa troca de tiros entre a polícia e o proprietário de uma casa, que resultou na morte deste e sobre a qual foi já aberto um inquérito, declarou o porta-voz do Ministério Público de Antuérpia, Eric Van Duyse, citado pela imprensa belga.
As buscas decorreram na sequência de um inquérito sobre detenções ilegais de armas de fogo e, acrescentou Van Duyse, "num meio suspeito de pertencer à extrema-direita" e que estaria a preparar um atentado.
Um número não especificado de armas e munições foram apreendidas, não havendo ainda informação sobre detenções.

ANADIA: Câmara aprova isenção no pagamento da água

A Câmara de Anadia deliberou, por unanimidade, na sua reunião de 22 de setembro, isentar do pagamento do consumo correspondente até aos primeiros 5 metros cúbicos (5 mil litros) de água, na fatura do mês de outubro, os clientes afetados pelo problema verificado na rede de abastecimento público de água, proveniente da zona de captação de Anadia. Este desconto comercial representará para o Município de Anadia uma perda de receita estimada em cerca de 27 mil euros.

Esta deliberação do executivo teve em consideração a situação que ocorreu durante o mês de agosto último e que provocou a apresentação de queixas de munícipes, respeitantes à qualidade de água da rede de abastecimento público.

Estão abrangidas por esta isenção as populações dos lugares de Ferreiros, Vale de Boi, Vale da Mó, Junqueira, Amieiro, Fontemanha, Póvoa do Pereiro, Algeriz, Parada, Canelas, Boialvo, Figueira, Candieira, Avelãs de Cima, Cerca, São Pedro, Pereiro, Mata de Cima, Pardieiro, Póvoa do Gago, Ferreirinhos, Corgo de Baixo, São João da Azenha, Póvoa do Salgueiro, Bicaranho, Vidoeiro, Avelãs de Caminho, Mogofores, Vale de Estevão, Anadia, Arcos, Alféloas, Famalicão, Canha, Malaposta, Aguim, Peneireiro, Alpalhão, Grada, Espairo, Outeiro de Baixo/Lezírias, Outeiro de Cima, São Mateus, Tamengos, Mata da Curia, Curia/Espinhal, Casarão Curia, Vendas da Pedreira, Sá, Sangalhos, Vila, Saima, Ribeiro, Paraimo e Fogueira.


Espanha já “interrompeu transferência” de água do rio Douro para Portugal

A Confederação Hidrográfica do Douro paralisou a transferência de água para Portugal – desde a passada segunda-feira, por decisão do Ministério da da Transição Ecológica e do Desafio Demográfico, está interrompido o caudal para o nosso país que estava a decorrer para cumprir os termos da Convenção de Albufeira, revelou o jornal ‘El Periódico de España’.
Os autarcas espanhóis assinaram uma carta onde manifestam o seu “forte protesto, profunda rejeição e total desacordo com a política de gestão destrutiva que a Confederação Hidrográfica do Douro (CHD) vem realizando com os reservatórios da nossa província, especialmente com Ricobayo”.
O Governo de Espanha comprometeu-se a transferir para Portugal, antes de 30 de setembro, 400 hectómetros cúbicos de reservas da albufeira de Almendra. Um aporte que vai baixar o nível atual em até 20 metros, cuja capacidade é de 32%, com 869 hectómetros cúbicos. A medida também afetou a descarga em Ricobayo, que passaria de 38,95% da sua capacidade total para apenas 16% das suas reservas hídricas.
A concentração de 3 mil agricultores espanhóis em León, no passado dia 23, ameaçou o fecho das comportas da barragem de Almendra, entre Zamora e Salamanca se o Governo não parasse com a transferência de água para Portugal, embora o Governo central tenha garantido que não terão sido essas ameaças a justificar o travão no caudal para Portugal. A Convenção de Albufeira estabeleceu que das barragens de Almendra e de Ricobayo terão de chegar ao nosso país 650 hectómetros cúbicos de água, mais de metade da que está atualmente armazenada.
O ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, negou, no entanto, qualquer conflito com Espanha, sublinhando que o Governo vai “continuar a privilegiar o diálogo”. “Não há guerra nenhuma relativamente à água. Há sim, da parte de Portugal e de Espanha, trabalho conjunto e permanente e aquilo que é uma compreensão relativamente a um ano particularmente difícil do lado de cá e do lado de lá”, disse o governante.
“Nós temos estado em contacto com Espanha, relativamente àquilo que são as responsabilidades que ambos os países têm relativamente a compromissos internacionais que assumem e vamos, naturalmente, como sempre o fizemos, respeitar aquilo que são os compromissos internacionais. E, obviamente, acreditamos que Espanha tem do seu lado, também, o respeito pelos compromissos internacionais que assume”, avançou.
O ministro lembrou ainda a resolução do Conselho de Ministros que determina que, a partir de 1 de outubro, ocorra uma suspensão temporária nos recursos hídricos de 15 albufeiras, “até que sejam alcançadas as cotas mínimas da sua capacidade útil que venham a ser estabelecidas”. “Isso é feito como uma reserva para o período que nós vamos viver nos próximos meses, para garantir a segurança no abastecimento de energia”, explicou Duarte Cordeiro.

Multinews

Violência doméstica: registadas mais de 20 mil denúncias em oito meses

Número representa um aumento de 1,6% face a 2019, antes da pandemia.
As forças de segurança receberam 20.334 participações de violência doméstica até agosto, um aumento de 1,6% face ao mesmo período de 2019, antes da pandemia de covid-19, revelou esta terça-feira o ministro da Administração Interna.
Numa audição pedida pelo PSD sobre violência doméstica, José Luís Carneiro deu conta que, até agosto, foram registadas 20.334 participações, das quais 63% correspondiam a violência física e mais de 80% a violência psicológica, em contraste com as 20.021 queixas no período homólogo de 2019.
Um ligeiro aumento de 1,6%, ou seja, mais 313 participações", disse, sublinhando que "a participação dos crimes de violência doméstica tem vindo a aumentar, na medida em que há já uma maior perceção e sensibilização para a gravidade deste crime".
O governante sublinhou que, para se combater este crime, é preciso "conhecer as cifras negras, ou seja, conhecer a criminalidade que é desconhecida porque não é denunciada".
José Luís Carneiro anunciou que o Ministério da Administração Interna vai avançar em 2023 com um inquérito à vitimização da violência doméstica, para que se tenha "melhores indicadores que permitam atuar mais eficazmente sobre este fenómeno".
José Luís Carneiro disse também que os ministérios da Administração Interna, da Justiça, dos Assuntos Parlamentares e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, bem como a Procuradoria-Geral da República e o Conselho Superior de Magistratura estão a concluir os trabalhos relativos à base de dados da violência doméstica.
Segundo o governante, foi ministrada formação a mais de oito mil efetivos das forças de segurança na área da violência contra as mulheres e violência doméstica.
O ministro disse ainda que existem atualmente "completamente operacionais" 490 salas de atendimento à vítima, das quais 329 em postos territoriais da GNR e 161 em esquadras da PSP.

SIC Notícias/Lusa

ASSEMBLEIA MUNICIPAL REÚNE A 30 DE SETEMBRO

A Assembleia Municipal da Marinha Grande reúne em sessão ordinária no dia 30 de setembro (sexta-feira), pelas 20h30, no Auditório do Edifício da Resinagem.

A ordem do dia é a seguinte:
  1. APROVAÇÃO DAS ATAS DAS REUNIÕES DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL n.os 3 e 4/2022, nos termos do disposto no n.o 1 do artigo 57o do Regime Jurídico das Autarquias Locais, aprovado pela Lei no75/2013 de 12 de setembro, na redação atual;
  1. PROPOSTA DA CDU “Defender a Escola Pública, os Direitos das Crianças e Pais e o funcionamento regular, de qualidade e acessível de todas as valências em todas as escolas do concelho”, ao abrigo do disposto na alínea a) do no 4 do art.o 14o do Regimento da Assembleia Municipal da Marinha Grande;
  1. PROPOSTA DA CDU “Promover a proximidade entre o Órgão Assembleia Municipal e as populações do Concelho da Marinha Grande”, ao abrigo do disposto na alínea a) do no 4 do art.o 14o do Regimento da Assembleia Municipal da Marinha Grande;
  1. CONSTITUIÇÃO DA COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO ORÇAMENTAL, ao abrigo do disposto nos n.os 1 e 2, do artigo 42.o do Regimento da Assembleia Municipal da Marinha Grande;
  1. APRECIAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE DEFESA DA FLORESTA CONTRA INCÊNDIOS, em cumprimento do disposto no n.o 10, do artigo 4.o do Regulamento do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, publicado através do Despacho n.o 443-A/2018 de 9 de janeiro e alterado pelo Despacho n.o 1222-B/2018 de 2 de fevereiro;
  1. APRECIAÇÃO E VOTAÇÃO DA 3a ALTERAÇÃO AO REGULAMENTO E TABELA DE TAXAS DO MUNICÍPIO DA MARINHA GRANDE, nos termos do disposto na alínea g) do n.o 1 do artigo 25.o do Regime Jurídico das Autarquias Locais, aprovado pela da Lei n.o 75/2013, de 12 de setembro, na sua redação atual;
  1. APRECIAÇÃO E VOTAÇÃO DA 3a ALTERAÇÃO AO MAPA DE PESSOAL 2022, nos termos do disposto na alínea o), do no 1, do art.o 25, aprovado pela Lei no75/2013 de 12 de setembro, na redação atual, conjugado com o artigo 3.o, n.o 2 alínea a) do Decreto-Lei n.o 209/2009, de 3 de setembro, na sua redação atual;
  1. APRECIAÇÃO E VOTAÇÃO DA 25.a MODIFICAÇÃO AOS INSTRUMENTOS PREVISIONAIS DE 2022 – 5.a REVISÃO, nos termos do disposto na alínea a), do no 1, do art.o 25 do Regime Jurídico das Autarquias Locais, aprovado pela Lei no 75/2013, de 12 de setembro, na sua redação atual;
  1. AUTORIZAÇÃO PRÉVIA DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL PARA A ASSUNÇÃO DE COMPROMISSOS PLURIANUAIS, nos termos do disposto na alínea c) do n.o 1 do artigo 6.o da Lei n.o 8/2012, de 21 de fevereiro, na sua redação atual;
  1. TUMG - TRANSPORTES URBANOS DA MARINHA GRANDE, E.M. UNIPESSOAL SA. DESIGNAÇÃO DE FISCAL ÚNICO, nos termos do disposto na alínea n), do no 1, do art.o 25 do Regime Jurídico das Autarquias Locais, aprovado pela Lei no 75/2013, de 12 de setembro, na sua redação atual;
  1. APRECIAÇÃO DA ATIVIDADE MUNICIPAL E SITUAÇÃO FINANCEIRA, nos termos do disposto na alínea c) do n.o 2 do artigo 25o do Regime Jurídico das Autarquias Locais, aprovado pela Lei no75/2013 de 12 de setembro, na redação atual.

Aluna com nota inferior entra em Medicina na Católica por ser descendente de benemérito

Filhos e netos de beneméritos têm quotas especiais na Universidade Católica Portuguesa.
A Universidade Católica tem quotas especiais para filhos e netos de beneméritos da universidade. Os filhos ou netos de alguém a quem a instituição reconheça como benemérito podem invocar a ligação familiar para usufruir de quotas especiais.
Este ano, uma aluna conseguiu entrar no mestrado integrado de Medicina com uma média de 15,81.
No regime geral, 19 alunos com notas superiores ficaram fora do concurso.
Através das chamadas quotas especiais, este ano, no mestrado de Medicina entraram outros dois alunos: um atleta de alto rendimento com uma média de 17,63 e um estudante internacional com quase 18 valores.
Num esclarecimento enviado à SIC, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior reitera que “logo que foi conhecida a situação (…) foi de imediato solicitada a intervenção da Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC)”, que “(…) iniciou já o desenvolvimento das ações necessárias para a verificação da legalidade da situação identificada”.

SIC Notícias

BOLETIM INFOADASCA, EDIÇÃO Nº. 26, OUTUBRO 2022

A edição nº. 26 do Boletim InfoADASCA alusivo a Outubro, é quase toda preenchida com artigos cujos autores são professores universitários, pelo que a terminologia usada é mais difícil para o comum do leitor.

Quanto ao editorial, faço questão de trazer de novo ao conhecimento dos dadores e restantes leitores, um assunto sério, relacionado com os apoios financeiros atribuídos pelo IPST a duas estruturas, ambas causadoras e motivadoras da desunião que se vive entre as associações de dadores de sangue, quando estas apregoam a solidariedade a quem faz questão de aderir dádiva de sangue. Pregam o que praticam ou praticam o que pregam? A solidariedade está ou não no sangue como chegou a ser lema de diversas campanhas em prol da dádiva há uns anos?

Apregoar a solidariedade e não a praticar não deixa de ser surreal. O comportamento dos tais enquadra-se com o que está escrito em 1 Coríntios 1:12: “Refiro-me ao facto de um de vós afirmar: “Eu sou de Paulo”; enquanto o outro declara: “Eu sou de Apolo”; e outro: “Eu sou de Pedro”; e outro ainda: “Eu sou de Cristo!”, versão de João Ferreira de Almeida actualizada.

A minha opinião vai no sentido de acabar com tais apoios financeiros, enquanto ambas não se entenderem, e desse entendimento sair apenas uma estrutura, com órgãos directivos eleitos através dum acto eleitoral de três em três anos.

Sempre que a ADASCA pede aumento do apoio financeiro ao IPST, é-nos dito: “Não temos verbas, não temos dinheiro”. Então em que é que ficamos?…

Termino com o que afirmava Montesquieu: «Os interesses particulares fazem esquecer facilmente os interesses públicos» L’Esprit des Lois.

Este é o País em que vivo, a sociedade de que faço parte! Tenho que acreditar vs aceitar que sim. O Estado somos todos nós? Não quero fazer parte deste estado de coisas e de interesses. O cenário que antevemos é de desespero, futuro incerto e angustiante.

Tenham uma boa leitura.

Joaquim Carlos

*O Boletim pode ser lido através deste link http://www.adasca.pt/node/1637

Suspenso uso de água de 15 albufeiras a partir de outubro

Executivo criou "uma reserva estratégica de água nas albufeiras associadas aos aproveitamentos hidroelétricos" identificados no diploma.
O Governo determinou, a partir de 1 de outubro, uma suspensão temporária nos recursos hídricos de 15 albufeiras, "até que sejam alcançadas as cotas mínimas da sua capacidade útil que venham a ser estabelecidas".
Numa resolução do Conselho de Ministros, o executivo criou "uma reserva estratégica de água nas albufeiras associadas aos aproveitamentos hidroelétricos" identificados no diploma.
Além disso, determinou "a suspensão temporária do uso dos recursos hídricos das albufeiras identificadas" da resolução "a partir de 1 de outubro de 2022, até que sejam alcançadas as cotas mínimas da sua capacidade útil que venham a ser estabelecidas".
Em causa estão as albufeiras de Alto Lindoso, Alto Rabagão, Alqueva, Castelo do Bode, Caniçada, Cabril, Paradela, Lagoa Comprida, Salamonde, Santa Luzia, Vilar-Tabuaço, Vilarinho das Furnas, Vendas Novas, Baixo Sabor (montante) e Gouvães.
O Governo determinou ainda que "a Agência Portuguesa do Ambiente, I. P. (APA, I. P.), na qualidade de Autoridade Nacional da Água, promova, no prazo de 20 dias após a publicação da presente resolução, com a colaboração do gestor global do sistema elétrico nacional (SEN) e ouvidos os proprietários dos aproveitamentos hidroelétricos, a fixação do valor da cota, em metros, a atingir em cada armazenamento hidroelétrico identificado, publicando-o no respetivo sítio da Internet".
Fica ainda autorizado "mediante determinação do gestor global do SEN, o uso dos recursos hídricos suspenso nos termos do número anterior, quanto tal seja necessário para a segurança do abastecimento".
Na mesma resolução, o Governo confirmou a medida que já tinha apresentado, no final do Conselho de Ministros de 08 de setembro, para investimentos de 4,5 milhões de euros no porto de Sines.
O diploma determina assim que "o operador de terminal de gás natural liquefeito promova, de imediato e com urgência, a instalação das infraestruturas e equipamentos necessários à trasfega deste combustível entre navios, em Sines, usando para este fim as instalações das quais é operador e, em articulação com a administração portuária, outras que se mostrem disponíveis ou acordadas para o efeito, de modo a assegurar disponibilidade para reenvio de gás natural liquefeito até cerca de 8 mil milhões de metros cúbicos por ano".

RR/Lusa