sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Macroscópio – O último fim-de-semana

Macroscópio

Por José Manuel Fernandes, Publisher
Boa noite!

É já na próxima terça-feira, dia 8, que os americanos vão escolher o próximo presidente dos Estados Unidos. Estamos por isso a entrar no último fim-de-semana de campanha, a altura em que se esgotam os últimos cartuchos. Inevitavelmente o Macroscópio tem de regressar a esta campanha, até para ajudar os leitores a perceberem até que ponto a corrida ainda está em aberto – ou, por outras palavras, até que ponto ainda é possível que Donald Trump venha a ser eleito.
 
Em Portugal é muito comum vermos títulos sobre sondagens onde se dramatiza este ou aquele resultado, isolando a sondagem que, por ter saído num órgão de informação importante, mais atenção concentra naquele momento. Na verdade a realidade é muito mais complexa, como os leitores desta newsletter sabem, pois todos os dias são conhecidas dezenas de novas sondagens, umas nacionais, outras realizadas nos Estados onde o resultado das eleições se pode decidir, da Florida ao Ohio passando pela Pensilvânia ou pela Carolina do Norte. Por isso Nuno Martins fez hoje no Observador um apanhado do que tem vindo a ser publicado, em que procura responder à questão Com tanta sondagem, quem é que tem razão? É um trabalho onde se explica a diferença entre o significado das sondagens nacionais – onde, em media, Hillary continua a liderar – e as sondagens estatuais – onde a vantagem da candidate em alguns estados decisivos tem vindo a diminuir ou mesmo a desaparecer. Citam-se em especial as contas do Politicosobre o “swing states” e o barómetro do nosso conhecidoFiveThirtyEight.
 
Quanto a este site, à hora a que escrevo a sua estimative é que Trump tem 34,9% de probabilidade de ganhar (mais do dobro do que tinha há uma semana) e Hillary tem 65,1%, como mostra o mapa que reproduzo a seguir:
 
 
estimativa do New York Times era mais favorável a Hillary (84% contra 16%). Quanto a sondagens nacionais, no RealClearPolitics a média das mais recentes apontava para uma vantagem de 1,6% de Hillary Clinton, sendo que nesse site a estimativa de votos eleitorais dizia-nos que a democrata ainda só tinha 216 seguros (são necessários 270 para se ser eleito), sendo que haverá ainda 158 votos eleitorais em disputa nos estados que tanto podem cair para o lado da candidata democrata como do candidato republicano. Já projecção do Wall Strett Journal, mesmo usando a mesma base, é mais favorável a Hillary, considerando que esta está a caminho de garantir 278 votos eleitorais. Ou seja, há ainda grande variação nas estimativas mesmo usando os mesmos números, apenas diferendo os modelos estatísticos.

Quanto a comentários, o nosso conhecido Nate Silver procurava ontem explicar Why Clinton’s Position Is Worse Than Obama’s. O seu argumento é que a democrata poderá vir a ter mais votos do que Obama em estados onde a eleição está decidida à partida (como a Califórnia, que votará Hillary, ou o Texas, que não deverá deixar de votar Trump) e vir a perder votos que lhe fazem imensa falta em estados como o Ohio ou a Florida, onde a vitória se deverá decidir por uma margem escassa. Ora, como ele notava, “if she’s trading voters in Ohio and Iowa for those in Texas and Maryland, she’s not getting the better side of the deal.”
 
Já hoje o mesmo Nate Silve escrevia que National Polls Show Clinton’s Lead Stabilizing — State Polls, Not So Much. Em concreto: “National polls tend to suggest that Donald Trump’s momentum has halted, and that Clinton may even be regaining ground. But Trump is getting his share of good results in state polls, which both show competitive races in some of Clinton’s “firewall” states and favorable trend lines for Trump.” Ou ainda: “It’s not clear that things are getting any worse for Clinton, but it’s also not clear that they’re getting better — and we’re at the point where even a 1-point swing in either direction would be a big deal, since a 4-point lead for Clinton would be quite a bit safer than a 2-point one.”
 
Mas deixemos agora os números e passemos a algumas análises. No meu mais recente Macroscópio referi-vos uma reportagem que eu próprio fiz nos Estados Unidos – As duas Américas já nem falam entre si – onde vos referia as conversas que tive em vários think tanks de Washington (aonde estive no quadro de uma parceriado Observador com a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento) e traçava o quadro de um país profundamente dividido. Recordo esse texto porque John Cassidy escreveu na New Yorker um texto com exactamente o mesmo ponto de partida: Two Americas: Why Donald Trump Still Has a Lot Of Support. Ao lê-lo encontrei uma citação de um grande primeiro-ministro inglês do século XIX, Benjamin Disraeli, que a propósito das clivagens que a industrialização criara na Grâ-Bretanha escreveu uma frase que se aplica como uma luva à realidade americana: agora temos “two nations between whom there is no intercourse and no sympathy; who are as ignorant of each other’s habits, thoughts, and feelings, as if they were dwellers in different zones, or inhabitants of different planets.”
 
Um outro texto da New Yorker, uma grande reportagem de George Packer, Hillary Clinton And The Populist Revolt, abordava também o mesmo problema, agora pelo ângulo do que se está a passar com o eleitorado branco das classes trabalhadoras e chegando a conclusões muito semelhantes sobre a tribalização da política nos Estados Unidos: “More and more, we live as tribes. It’s easier and more satisfying to hunker down with your cohort on social media than to take up Obama’s challenge and get in someone else’s head. What’s striking is the widespread feeling that liberal values are no longer even valuable—a feeling shared by many people who think of themselves as liberals.
 
 
Isto leva-me directamente ao ensaio desta semana do Wall Street Journal, How to Get Beyond Our Tribal Politics - Whether Hillary Clinton or Donald Trump wins Tuesday, understanding the psychological causes of our national rift can help us bridge it. Neste interessante texto, Jonathan Haidt e Ravi Iyer recordam um provérbio beduíno – “Me against my brother, my brothers and me against my cousins, then my cousins and me against strangers.” – para sublinharem o carácter tribal da natureza humana. Depois de analizarem a forma como a luta política tende a explorar essa nossa forma de ser, sublinhavam como se está a ir longe demais e é necessário encontrar formas de voltar a cerzir uma sociedade deslassada: “This has been a frightening year for many Americans. Questions about the durability, legitimacy and wisdom of our democracy have been raised, both here and abroad. But the true test of our democracy—and our love of country—will come on the day after the election. Starting next Wednesday, each of us must decide what kind of person we want to be and what kind of relationship we want to have with our politically estranged cousins.”
 
Como não quero começar já a sugerir-vos guias para compreender e seguir do resultados eleitorais – vou deixar isso para o último Macroscópio antes da noite eleitoral – vou acabar por hoje com uma sugestão obrigatória e um brinde especial.
 
A sugestão obrigatória é o editorial da The Economist, que como sempre deu a sua indicação de voto e fê-lo para apoiar Hillary Clinton, de uma forma até mais afirmativa do que alguns poderiam esperar e concebendo uma capa poderosa com base na imagem que ilustra esta newsletter. Em America’s best hopeescreve-se, por exemplo, que “Mrs Clinton is a better candidate than she seems and better suited to cope with the awful, broken state of Washington politics than her critics will admit. She also deserves to prevail on her own merits.” Ou seja, merece vencer, não apenas tem de vencer para que Trump não possa ser eleito. A velha revista britânica manifesta mesmo algum entusiasmo pela personalidade de Hillary, considerando que apesar da retórica da sua campanha, “In Britain her ideological home would be the mainstream of the Conservative Party; in Germany she would be a Christian Democrat.”
 
O brined é o primeiro texto no Observador de Germano Almeida, um jornalista especializado em temas norte-americanos é autor dos livros “Hillary Clinton – Nunca é Tarde para Ganhar” (novembro 2016), “Por Dentro da Reeleição” (abril 2013) e “Histórias da Casa Branca” (maio 2010) – que convidámos para escrever um conjunto de especiais que publicaremos nos próximos dias. Hoje saiu o primeiro, Os americanos estão numa relação com Michelle — e não é complicado, e nele se conta como os eleitores estão apaixonados pela Primeira Dama, um encantamento tardio mas ainda a tempo de tornar Michelle Obama na verdadeira estrela da campanha mais feia, tensa e bizarra dos últimos anos. Pequeno extracto: “Inspiradora, Michelle Obama consegue tocar o coração dos eleitores. É, nesse aspeto, muito mais eficaz em campanha do que tem sido Hillary, que apesar da extrema preparação nos assuntos, não tem o dom da persuasão. Um pouco como fazia Barack em 2008 (menos em 2012, depois de quatro anos de choque da realidade com o poder), Michelle é capaz de pôr o dedo na ferida sem magoar. De falar diretamente ao bom senso das pessoas, algo cada vez mais difícil no clima dividido e maniqueísta que se vive na política e na sociedade americana.”
 
E por hoje é tudo. Tenham um bom fim-de-semana e preparem-se para uma semana de emoções fortes, com eleições americanas na terça-feira e um Web Summit toda a semana reunido em Lisboa. 

 
Mais pessoas vão gostar da Macroscópio. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

XXXIII Festa do Castanheiro - Feira da Castanha de Marvão


O Município de Marvão promove, nos dias 12 e 13 de novembro, a 33ª edição da Festa do Castanheiro - Feira da Castanha. Este ano, com mais de dois mil litros de vinho da região e cinco toneladas de castanha à disposição dos visitantes, em quatro tradicionais magustos.
 
Para as 10h00 de sábado, na Tenda dos Produtores Locais (Largo do Terreiro), está agendada a Bênção da Castanha e a inauguração oficial da XXXIII Festa do Castanheiro - Feira da Castanha de Marvão.
 
O certame conta ainda com uma exposição temática dedicada à castanha e ao castanheiro, artesãos a trabalhar ao vivo, dezenas de pontos de venda, uma tenda de produtores locais, onde os visitantes poderão encontrar produtos hortícolas, frutos secos, enchidos, queijos, vinhos, licores, azeite, compotas, ou doces caseiros, e uma área de restauração.
 
Neste fim-de-semana, os nossos visitantes podem assistir a diversos espetáculos de animação circense e música popular portuguesa, com as atuações de José Malhoa, Kumpania Algazarra, Cabra Cega e Cant’Areias.
 
A Quinta Pedagógica das Avelãs (situada na Portagem) associa-se também à 33ª edição da Feira da Castanha e promove, no sábado e domingo, às 11h e 16h, magustos no forno para os seus visitantes. Já em Marvão, mediante a apresentação do bilhete da Quinta Pedagógica, estes visitantes terão entrada gratuita no certame.
 
Ainda na Portagem, mais concretamente no Moinho da Cova, entre as 11h e as 17h (de sábado e domingo), poderão degustar-se os produtos típicos da Terrius.
 
Durante a Feira da Castanha, a entrada no Castelo de Marvão (Monumento Nacional) é gratuita, para que os visitantes possam apreciar este património histórico e contemplar paisagens fantásticas, com uma visão de 360º, desde a Torre de Menagem, ou da Torre da Bandeira.
 

No âmbito deste evento decorre, entre 12 e 27 de novembro, em 14 restaurantes aderentes do concelho, a Quinzena Gastronómica da Castanha. Durante estes dias, as ementas dos restaurantes são valorizadas com pratos confecionados à base de castanha. Uma ocasião única para saborear as melhores e mais variadas receitas, feitas à base do fruto, classificado como produto de Denominação de Origem Protegida (DOP).


Dr. António Ascenção recebe Medalha de Mérito da Ordem dos Médicos

O Conselho Nacional da Ordem dos Médicos vai atribuir a Medalha de Mérito ao Médico Pediatra, António Madeira Ascenção, por ter contribuído de forma relevante com a sua atividade e mérito pessoal para a dignificação da profissão médica, bem como da Medicina Portuguesa.

Esta homenagem terá lugar hoje, dia 4 de Novembro pelas 17h30 no decurso do 19º Congresso Nacional de Medicina, que se realiza em Coimbra e contará com a presença do Bastonário da Ordem dos Médicos, Prof. Doutor José Manuel Silva, do Presidente do Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos, Dr. Jaime Mendes e do Presidente da Sub-região de Portalegre da Ordem dos Médicos, Dr. Jaime Azedo.


Cláudia Azedo
Sub-região de Portalegre da Ordem dos Médicos
Rua de São Bernardo loja 2
7300-074 Portalegre


Sismo de magnitude 6,4 atinge região centro do Chile

Resultado de imagem para Sismo de magnitude 6,4 atinge região centro do Chile
As autoridades adiantam que não há perigo de tsunami. Não há, até ao momento, relato de danos pessoais ou materiais.
Um sismo de magnitude 6,4 na escala de Richter atingiu esta sexta-feira a região centro do Chile, não existindo até ao momento relatos de danos pessoais ou materiais, segundo o Centro Nacional de Sismos (CSM).
O tremor de terra, registado ao início da tarde, foi sentido na capital Santiago do Chile e provocou o pânico entre os moradores, relataram jornalistas da agência noticiosa francesa AFP.
De acordo com o centro de sismologia norte-americano, o epicentro ocorreu a 72,42 quilómetros da cidade de Talca, a sudeste da capital chilena, a uma profundidade de 90,12 quilómetros.
Segundo a Marinha do Chile, o tremor de terra não apresenta as características capazes de gerar um tsunami.
Situado no círculo de fogo do Pacífico, o Chile está geograficamente localizado numa zona de grande atividade sísmica. É, aliás, um dos países mais propensos do planeta a ser afetado por tremores de terra. Em 1960, o país sul-americano foi afetado por um sismo de magnitude 9,5, o maior alguma vez registado.
Em 2010, o país registou um dos maiores sismos dos últimos anos, com o tremor de terra a atingir uma magnitude de 8,8, o que causou a morte a mais de 500 pessoas e desencadeou um tsunami.
Uma das maiores preocupações deste país são as minas de cobre, até porque o Chile é o maior exportador mundial deste metal. A maioria das minas está localizada a norte do país, uma zona que, segundo a agência Reuters, não foi afetada pelo abalo desta sexta-feira.
A principal exceção é a mina El Teniente, da Coldeco, que está localizada na região onde se sentiu o tremor de terra. Um porta-voz da Coldeco adiantou à Reuters que os trabalhos não foram afetados
TSF

Organização Florestal Atlantis promove ação de formação sobre “Podas e Desbastes Florestais”

Cartaz OFA Formação Podas 2016.cdr
“Podas e Desbastes Florestais” é o tema da ação de formação que vai decorrer na Praça Marquês de Marialva, no próximo dia 12 de Novembro, das 9h30 às 18h00. Promovida pela Organização Florestal Atlantis (OFA) - Associação de Desenvolvimento Florestal, a iniciativa é dirigida aos proprietários florestais da região, que para participarem têm obrigatoriamente que se inscrever previamente através junto da entidade promotora (tlm: 926141000 ou email: geral@ofatlantis.org). No final serão entregues aos intervenientes os respetivos certificados de formação.
Este curso surge na sequência de outro também promovida pela OFA sobre “Enxertia de Pinheiro Manso”, durante a qual foi detetada a carência da generalidade dos produtores relativamente a conhecimentos técnicos específicos em algumas áreas da gestão florestal.
É precisamente esse diagnóstico que está na origem da formação sobre “Podas e Desbastes Florestais, tanto mais que a região apresenta um considerável potencial para a produção de espécies destinadas à serração, além de que, a correta condução dos povoamentos desde a sua origem, nomeadamente através da realização de podas e desbastes, favorece a valorização da madeira.
Com coordenação pedagógica da Fly-Form, entidade com ampla experiência no sector da formação, este curso de formação será orientado por Francisco Caetano, engenheiro de recursos florestais especializado na área da silvicultura e arboricultura florestal, nomeadamente em podas e desbastes, tendo já ministrado mais de 100 cursos nesta área.
A OFA - Organização Florestal Atlantis é uma associação de desenvolvimento florestal, sem fins lucrativos, com intervenção nos concelhos de Anadia, Cantanhede, Mealhada, Mira, Montemor-o-Velho, Oliveira do Bairro e Vagos. A ação da OFA é transversal a toda a fileira e visa apoiar, representar e integrar todos os intervenientes da dloresta, desde o proprietário privado até à Industria, passando pelos centros de conhecimento e investigação e pelas entidades públicas com ação no domínio florestal.
Mira Online | Novembro 4, 2016 às 6:07 pm

Menina atropelada no Areal

dsc_0223
Uma menina de 12 anos de idade, residente em Carromeu de Cima, foi atropelada esta tarde no cruzamento entre a Rua do Areal e a Rua do Salão, em Mira.
Ela descia a Rua do Salão quando, talvez devido à chuva que se fazia sentir, acabou por embater numa viatura de dois lugares que seguia no sentido Areal - Mira.
Como consequência, teve de ser transportada para o Hospital Pediátrico de Coimbra, tendo sido considerada como "ferido leve" , sendo diagnosticada uma possível fratura no membro inferior esquerdo na região do tornozelo. Para além disto, também teve escoriações nesse mesmo membro e na região do frontal, onde houve cortes superficiais, devido ao embate com o parabrisas do veículo.
Foi prontamente assistida pelos Bombeiros de Mira que para lá seguiram, com 1 ambulância SIV 2 elementos e também pelos enfermeiros que vieram de Cantanhede e que ministraram a medicação para evitar as dores.
Os Bombeiros receberam o alerta pelas 14:16 horas. Também estiveram presentes a GNR com 2 elementos que tomaram conta da ocorrência
Mira Online
Mira Online | Novembro 4, 2016 às 5:49 pm

Hora de Fecho: Com tanta sondagem, quem é que tem razão?

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Nos últimos dias há sondagens para todos os gostos: numas vence Trump, noutras continua Hillary na frente. Em que ficamos? Bem... é complicado. Mas aqui vão algumas explicações.
É o segundo dia de discussão na generalidade do Orçamento do Estado. Depois de na quinta-feira ter sido Mário Centeno a fazer a defesa do Orçamento, é a vez de António Costa entrar em campo.
Um sismo de magnitude 6,4 na escala de Richter abalou esta sexta-feira a região de Talca, no centro do Chile. A marinha chilena informou que é improvável que o abalo provoque um tsunami.
O grupo terrorista poderá estar a planear atentados nos estados de Nova Iorque, Texas e Virgínia. A ameaça, ainda por confirmar, levou as agências federais norte-americanas a emitirem um alerta.
Os preços dos combustíveis vão descer a partir da próxima segunda-feira nos postos de abastecimento em Portugal, refletindo a forte desvalorização do petróleo nos mercados internacionais.
Tire as dúvidas com a ajuda destas 11 perguntas e respostas sobre o programa especial que vai permitir aos contribuintes regularizarem as suas dívidas ao Fisco e à Segurança Social.
A empresária que pôs o Brexit em tribunal tem recebido insultos e ameaças de morte. Diz que não quer reverter o resultado do referendo, apenas apurar os fundamentos legais. "Fiz o que tinha de fazer."
Theresa May quer acionar processo de saída da UE em março de 2017, para em meados de 2019 Reino Unido já estar fora da União. Mas decisão do tribunal londrino pode alterar os planos. Como fica?
A cidade italiana de Florença sofreu um dos maiores desastres naturais do país em 1966. Dezenas de pessoas morreram e milhares de obras de arte foram destruídas. Veja aqui as imagens.
Acaba a época no baseball com a épica vitória dos Cubs e é hora de balanço. Para Zack, a contabilidade é de 842 bolas em 27 estádios. No total de uma carreira de 26 anos, 9.475 bolas. Catrabolas!
Noah de apenas três anos foi diagnosticado com cancro. Michael Buble e a mulher já cancelaram vários compromissos profissionais para poderem apoiar o filho na recuperação. 
Opinião

Rui Ramos
O governo espera controlar o país através de um “clientelismo de massa”, que compreende o funcionalismo público, os pensionistas de maiores rendimentos e os banqueiros do Estado -- um "chavismo rico".

Maria João Avillez
Acenarem com graciosas novas praças ou tapetes de relva não me comove por aí além se o resto ou grande parte dele – o real dia a dia, a rotina quotidiana, o “viver aqui” – permanecer uma luta desigual

Miguel Tamen
Não é claro que poder sentir as mesmas coisas que os outros, sobretudo se esses sentimentos forem de aflição, dependa de um esforço que possamos fazer. E também não é claro que o devamos fazer sempre 

Luis Carvalho Rodrigues
Quem trabalha nos hospitais já sabe há algum tempo que o dinheiro para compras escasseia e que o serviço começa a ressentir-se. Todos sabem que isso resulta da reposição acelerada dos cortes salariais

Pedro Afonso
Vivem-se tempos de decadência. Só assim se compreende que existam personagens políticas, com comportamentos patológicos, nomeadamente de mentira compulsiva, que continuam a ocupar o espaço público.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

____________________________________________


5.º Fórum Empresarial da Região de Aveiro decorre em Albergaria-a-Velha

O Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, vai abrir o 5.º Fórum Empresarial da Região de Aveiro, que decorre no Cineteatro Alba, dia 11 de novembro. É a segunda edição consecutiva do evento em Albergaria-a-Velha, uma organização da AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro, que este ano celebra o seu 30.º aniversário.

O tema central do Fórum é “A Indústria Rumo ao Futuro” e visa promover uma discussão alargada sobre o futuro da indústria portuguesa, em especial na Região de Aveiro, tendo em vista a sua afirmação e capacidade de diferenciação além-fronteiras. À semelhança de edições anteriores, o fórum conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República.

A Indústria Inteligente” e “O Futuro Aposta No Investimento” são os temas dos dois painéis que vão decorrer ao longo do dia e que contam com a participação de empresários, investigadores e administradores de empresas das mais diversas áreas de atividade. Durante a manhã destaca-se a intervenção, por videoconferência, de Carlos Moedas, Comissário Europeu da Investigação, Ciência e Inovação, que irá abordar o tema “A Internacionalização e a Indústria Inteligente”. Durante a tarde, António Saraiva, Presidente da Confederação Empresarial de Portugal, falará sobre “Investimento, Financiamento, Fiscalidade e Confiança”.

Estão confirmadas as presenças no Fórum de Daniel Bessa, Professor da Universidade do Porto, de Manuel António Assunção, Reitor da Universidade de Aveiro, de Carlos Ribas, Representante Oficial da Bosch em Portugal, e de Carlos Martins, Presidente do Conselho de Administração da Martifer. São também aguardadas as presenças de José Rui Felizardo, administrador do CEiiA (Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel) e de Elvira Fortunato, diretora do CENIMAT (Centro de Investigação de Materiais da Universidade Nova de Lisboa). O Secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, vai encerrar o encontro.


Os interessados em participar no 5.º Fórum Empresarial da Região de Aveiro podem fazer a sua inscrição em http://eventos.aida.pt/ . O preço de participação é de 25 euros para associados da AIDA e 35 euros para não associados. 

___________________________


SWORD - Dia do Cuidador - Mais de um milhão de portugueses dependentes em 2040

Boa tarde,
Amanhã, 5 de novembro, celebra-se o Dia do Cuidador e estima-se que, em Portugal, existam cerca de 900 mil portugueses dependentes de outros, com fortes limitações no dia-a-dia por problemas de saúde. Para complementar e melhorar os cuidados domiciliários, empresa portuguesa SWORD Health cria sistema digital único que revoluciona a reabilitação física, o SWORD Arya.

Dia do Cuidador – 5 de novembro
Mais de um milhão de portugueses
dependentes em 2040
Portugal tem uma das mais baixas taxas de cobertura de cuidados prestados por profissionais, em toda a Europa. Para complementar e melhorar os cuidados domiciliários, empresa portuguesa cria sistema digital único que revoluciona a reabilitação física.

Lisboa, 4 de novembro de 2016 – Amanhã, dia 5 de novembro, celebra-se o Dia do Cuidador e estima-se que, em Portugal, existam cerca de 900 mil portugueses dependentes de outros, com fortes limitações no dia-a-dia por problemas de saúde. Nas próximas décadas, este número vai crescer exponencialmente, prevendo-se que em 2040 existam 1,1 milhões de pessoas dependentes e que, em 2060, 13,4% dos portugueses estejam dependentes de outros, naquela que será a quarta taxa mais elevada da União Europeia.

Além de ter a maior taxa de cuidados continuados e paliativos, prestados por pessoas sem preparação nem qualificação, Portugal tem igualmente uma das mais baixas taxas de cobertura de cuidados prestados por profissionais, em toda da Europa. Em cerca de 70% das situações é o marido ou a esposa quem cuida, com o auxílio dos filhos, de outros familiares ou de vizinhos. Estima-se, contudo, que cerca de 40% dos cuidadores não recebem qualquer ajuda, não tendo sido ainda criado o estatuto do cuidador informal.

Com uma população cada vez mais envelhecida e num cenário de estagnação na área da reabilitação em Portugal nos últimos anos, revela-se particularmente importante complementar os apoios à disposição dos cuidadores e encontrar uma solução que permita acelerar a recuperação em processos de fisioterapia.

Foi com o objetivo de revolucionar as condições existentes nos processos de fisioterapia no nosso país que a empresa portuguesa SWORD Health, fundada por Virgílio Bento, criou a SWORD Arya, o primeiro e único sistema digital no mundo que possibilita uma abordagem intensiva e com acompanhamento de fisioterapeutas. O facto dos dados emitidos pelos sensores, que são aplicados no paciente, serem registados na plataforma digital permite que os fisioterapeutas façam uma avaliação permanente e rigorosa da eficácia e regularidade da execução dos exercícios, contactando o paciente sempre que é necessário ajustar algum movimento ou mesmo para incentivar a realização da terapia. 

“Representamos uma abordagem revolucionária ao processo de reabilitação, envolvendo os fisioterapeutas e o doente e seus cuidadores mais próximos em cada etapa da sua recuperação”, afirma Virgílio Bento. O fundador e CEO da SWORD Health salienta ainda que “com a nossa solução garantimos a eficiência da reabilitação e maximizamos os resultados, uma vez que se encurta os tempos de espera para o processo de recuperação – um elemento muitas vezes crucial para a sua eficácia e rapidez – e se garante uma avaliação rigorosa e permanente. O retorno que temos tido dos nossos pacientes é de que o facto de não se terem que deslocar também é um dos pontos fortes em termos de comodidade e mesmo, em muitos casos, económicos”.

SWORD Arya permite a recuperação de doentes com lesões neurológicas (exemplo: AVC) e músculo-esqueléticas (ancas, joelho, ombro, quedas, etc.), surgindo como alternativa ou complemento à reabilitação convencional nas clínicas, permitindo que os pacientes façam fisioterapia em casa, de forma muito mais rápida, mais eficaz e cómoda.
A evidência científica deste método aponta para melhorias na qualidade da execução das tarefas motoras em 93% dos pacientes, 66% de redução na probabilidade de erro na execução de uma tarefa motora e um aumento da ordem dos 40% no número de movimentos corretos por sessão.

A SWORD Health já deu os primeiros passos na sua internacionalização através de uma parceria estabelecida com a maior rede de clínicas de reabilitação dos EUA, que identificou o potencial desta inovação, mesmo para um mercado desenvolvido como o americano e, a breve prazo, prevê-se a entrada no mercado chinês. 


_______________________________________


Apresentação do livro "Uma família de fotógrafos: Carlos e Margarida Relvas"


Apresentação do livro "Uma família de fotógrafos: Carlos e Margarida Relvas"

No dia 8 de novembro, o Grupo de Estudo e Divulgação das Artes Musical e Teatral Jograis e Trovadores irá realizar a apresentação do livro "Uma família de fotógrafos: Carlos e Margarida Relvas", no Museu e Centro de Artes, pelas 14h30.

Esta é uma ação conjunta dos Jograis e Trovadores e do Departamento de Ciências Sociais e Humanas do Agrupamento de Escolas de Figueiró dos Vinhos.
 

Figueiró dos Vinhos, 4 de novembro de 2016 
O Gabinete de Comunicação
Telf. 236 559 558

Inauguração no dia 12 de novembro | Bordalo Pinheiro inspira exposição no NAC

A Câmara Municipal da Marinha Grande e a Universidade do Porto inauguram a exposição “Bordalo Pinheiro, 170 anos depois por alunos de Belas Artes”, no dia 12 de novembro (sábado), pelas 16h00, no Núcleo de Arte Contemporânea do Museu do Vidro, situado no Edifício da Resinagem.

Numa organização conjunta da Unidade de Cultura da Reitoria da Universidade do Porto e da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), a exposição “Bordalo Pinheiro, 170 anos depois por alunos de Belas Artes” reúne cerca de três dezenas de obras em vidro e cerâmica, realizadas por estudantes dos diferentes ciclos de estudo da FBAUP.

Integrada nas comemorações dos 170 anos do nascimento de Bordalo Pinheiro, esta exposição pretende dar a conhecer a faceta de ceramista deste artista português, através do olhar e interpretação pessoal que cada estudante faz da obra de Bordalo Pinheiro.

A exposição pode ser vista de terça-feira a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. A entrada é gratuita.

______________________________



Convite - Seminário "Valorizar a Aprendizagem"

Seminário
Ovar, Toyota Caetano Portugal, S.A, 9.nov.2016

Programa
14:00 horas – Receção aos convidados
14.30 horas – Abertura e boas vindas 
António Valadas da Silva,
Presidente do Conselho Diretivo do IEFP, IP
António Alberto Costa, Delegado Regional do Centro

14.45 horas – Aprendizagem: principais desafios e perspetivas de futuro Paulo Feliciano, Vice-Presidente do Conselho Diretivo do IEFP, IP

15.15 horas - Reflexão sobre o modelo de formação dual no contexto europeu
Michael Axmann, Perito da OIT - Especialista em Desenvolvimento de Competências

15.45 horas – As Empresas e a Aprendizagem, parcerias estratégicas para a qualificação

Apresentação do Referencial de Formação Contínua de Tutores
Conceição Matos,
Diretora do Departamento de Formação Profissional do IEFP, IP
Fátima Lopes, DUAL – Câmara de Comércio Luso-Alemã

Apresentação do modelo de reconhecimento da Rede de Parceiros de Excelência para a Aprendizagem, (IEFP)

16.30 horas - Intervalo para café

16:45 horas - Visionamento de um vídeo

16.50 horas - Reconhecimento público das primeiras empresas da Rede de Parceiros de Excelência para a Aprendizagem

(Homologação pelo SEE das primeiras dez empresas da Rede)

17.00 horas - MESA de ENCERRAMENTO

Intervenções: Grupo Salvador Caetano
SCHMITT+SOHN Elevadores, Lda
José Silva Couto,
Presidente do CEC - Conselho Empresarial do Centro/CCIC - Câmara de Comércio e Indústria do Centro
Miguel Cabrita,
Secretário de Estado do Emprego 

_____________________________