quinta-feira, 21 de março de 2024

Conferência Inclusiva: na defesa dos direitos dos consumidores | ISCA-UA | 22 de março, 16h00

 Amanhã, dia 22 de março, sexta-feira, às 16h00, o ISCA-UA vai promover, em conjunto com a Beira Amiga - Associação de Defesa do Consumidor, uma ação de sensibilização sobre literacia financeira.
Serão abordados diversos temas, como serviços mínimos bancários, Central de Responsabilidades de Créditos, contratos celebrados fora do estabelecimento comercial e conflitos de consumo, com o objetivo de informar e esclarecer os consumidores sobre os seus direitos, divulgar a Rede de Apoio aos Consumidores Endividados e formar sobre a resolução de conflitos de consumo.
Entrada Livre! Contamos com a vossa presença.

ISCA-UA
R. Associação Humanitária BV de Aveiro
3810-500 Aveiro
 
Mail: geace@ua.pt | T: 234 247 154

Comunicado - Eleições na Secção de Aveiro do PSD

 Quando há cerca de dois anos assumi a minha candidatura à liderança da Comissão Política da Secção de Aveiro do Partido Social Democrata (PSD Aveiro), a missão com a qual me comprometi era fácil de compreender, mas difícil de executar.
Como na altura referi, o objetivo passava por devolver o PSD Aveiro aos seus militantes, para que voltasse a ter capacidade reformista, catalisadora de ideias e de pensamento que sempre caracterizou a Social Democracia, envolvendo para isso um vasto de conjunto de agentes da Sociedade Civil, assumindo de forma responsável e liderante o papel de maior Partido da Aliança com Aveiro (PSD / CDS-PP / PPM) e preparando a nossa estrutura para os anos seguintes.
Durante este tempo fomos confrontados com uma Eleição Intercalar em São Jacinto, localidade onde vencemos pela primeira vez em muitos anos e que significou a liderança total de todos os órgãos do Poder Local, em Aveiro, pela coligação Aliança com Aveiro (Juntas de Freguesia, Assembleia Municipal e Câmara Municipal), algo que no tempo democrático ainda não tinha sucedido. Aqui e nestas circunstâncias, soubemos Ganhar.
Também de forma surpreendente e inesperada fomos confrontados com a marcação de Eleições Legislativas antecipadas. Um desafio que não estava previsto no calendário do nosso mandato, mas que abraçámos de forma responsável, séria e assumindo por completo as despesas da necessidade de voltarmos a ter na Assembleia da República um deputado do PSD que fosse do Município de Aveiro. Tarefa que, por diversas razões, tinha um grau de complexidade muito elevado e que estava bem plasmado no facto de Aveiro (Município) já não contar com um elemento na Lista à Assembleia da República, pelo Círculo Eleitoral do Distrito, desde 2015.
A estratégia que definimos e o resultado alcançado, com a Eleição da companheira Ângela Almeida (que ocupou o lugar n.º 3 da Lista apresentada pelo PSD) confirma o sucesso da estratégia, da ação, da competência e da segurança e estabilidade desta Equipa que tenho a honra de liderar, nos processos políticos que envolvem diretamente o PSD Aveiro. Podemos dizer, por isso, que Ganhámos.
Um resultado que volta a dar dimensão nacional ao PSD Aveiro, tal como tinha sido prometido pela Candidatura que abracei e pelo lugar que desempenho desde 25 de março de 2022.
É assim e de forma natural, que após um período de reflexão e análise ao trabalho realizado, que considero merecer um balanço muito positivo, que decidi apresentar a minha recandidatura à liderança da Comissão Política do PSD Aveiro para o mandato 2024/2026, mantendo o trabalho de Equipa e de Unidade do PSD.
Conto também, na mesma Lista, com a recandidatura de alguém que sabe Ganhar, o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, para um segundo mandato à frente da Mesa da Assembleia de Secção, num processo que mantém os alicerces base do trabalho realizado nos últimos dois anos, reunindo autarcas, especialistas em diversas áreas do mercado de trabalho e militantes dos quatro cantos do Município de Aveiro.
Com Ribau Esteves e a Equipa de Autarcas Municípais e de Freguesia do PSD e da Aliança com Aveiro, o Município de Aveiro e os Aveirenses têm Ganho qualidade de vida e desenvolvimento. Queremos “Continuar a Ganhar”.
Após estes primeiros dois anos, estamos mais capazes, com mais energia e com mais força para “Continuar a Ganhar”, somando aos sucessos alcançados, novas vitórias que, de forma objetiva e clara passam pela continuidade da boa governação do Município de Aveiro no atual mandato autárquico (2021/2025) e de uma nova vitória nas Eleições Autárquicas 2025, um processo em que estamos a trabalhar e assim continuaremos, de acordo com os valores e princípios que nos permitiram alcançar os melhores resultados para Aveiro e para os Aveirenses ao cabo dos últimos 10 anos, de forma inegável.
Para “Continuar a Ganhar”, o PSD Aveiro vai continuar a ouvir e a aprender com os melhores da Sociedade Civil. E vamos aplicar esse mesmo conhecimento no trabalho de desenvolvimento de novas abordagens sobre as matérias de maior interesse para o Concelho de Aveiro, com especial enfoque nos assuntos relacionados com a Ria de Aveiro, a Sustentabilidade, a Mobilidade, a Habitação e o Emprego.
Manteremos também uma presença assídua e permanente em fóruns partidários e extrapartidários de debate e pensamento sobre o presente e o futuro de Portugal, procurando por esta via contribuir para a boa Governação do País, agora que teremos sob a liderança do Governo o PSD e o nosso Presidente, Luís Montenegro.
Para “Continuar a Ganhar” a Equipa que irei apresentar em momento público no dia 27 de março, pelas 18h00, no ATLAS Aveiro, tem um projeto claro e de continuidade do novo rumo que iniciámos a 25 de março de 2022, contando com todos e com cada um nesta importante tarefa de cuidar do Presente e projetar o Futuro da Cidade e do Município de Aveiro.
 
Simão Santana,
Candidato a Presidente da Comissão Política do PSD/ Aveiro
 
Simão Santana - perfil
Além de ser o atual Presidente da Comissão Política do PSD Aveiro, eleito em 2022, Simão Santana é também Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) desde 2021 e participa regularmente nos Conselhos Nacionais do PSD, lugar que ocupa desde 2022.
Nos últimos dois anos o atual Presidente do PSD Aveiro foi ainda autor de um artigo no site do Observador sob o título “Reformar a Educação é reformar Portugal”, em janeiro de 2023. E em outubro desse mesmo ano de 2023, numa entrevista ao Jornal NOVO defendeu a necessidade de renovação do PSD e a reforma do sistema eleitoral em Portugal.
Simão Santana tem dado ao longo dos últimos anos o seu contributo ao PSD e à JSD de Aveiro, tendo desempenhado o cargo de Vice-Presidente da JSD Aveiro durante quatro anos e representado Aveiro nos órgãos nacionais da JSD, primeiro como Secretário da Mesa do Congresso e do Conselho Nacional (2014 – 2016) e depois como Secretário-Geral Adjunto (2018 – 2020).
 
 
NOTA DE AGENDA
1.27 de março, 18h00, ATLAS Aveiro – Apresentação Pública aos Militantes do PSD da Equipa “Continuar a Ganhar”, candidata às Eleições da Secção de Aveiro do PSD;
2.As Eleições estão agendadas para o próximo dia 05 de abril, sexta-feira, das 17h às 22h, na sede do PSD Aveiro, na Avenida Dr. Lourenço Peixinho.


Castelo de Paiva | Certame local já vai para a décima quarta edição. Mostra de Vinhos e Produtos Rurais de Real Realiza-se nos dias 23 e 24 de Março

 
José Rocha destaca oportunidade de negócio para os viticultores
Com a primavera a espreitar, está de regresso a Mostra de Vinhos & Produtos Rurais de Real, um certame da freguesia, a ter lugar no espaço do Largo do Adro, e que vai decorrer no próximo fim de semana, dias 23 e 24
,  voltando a merecer apoio municipal, sendo um evento visitado por milhares de pessoas que, naturalmente, continua a despertar grande entusiasmo e expectativa no concelho, potenciando por isso, boas oportunidades de negócio e uma divulgação mais ampla das potencialidades desta freguesia paivense.
Promovido pela Junta e Assembleia de Freguesia de Real, com o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, esta mostra costuma registar grande afluência de visitantes em ambos os dias, contribuindo para isso, a qualidade e diversidade dos expositores, com os melhores produtos da terra.

Esperançado na realização de um certame de sucesso, o autarca local, Carlos Rocha, evidencia a sua satisfação por ser possível apresentar uma mostra que continua a retratar as potencialidades da freguesia de Real, falando da necessidade de se evidenciar aquilo que a freguesia tem de bom, a valorização dos seus vinhos e produtos endógenos, concretizando depois, um agradecimento especial para todos os expositores que sempre marcam presença neste certame, ao mesmo tempo que sublinha o envolvimento da Câmara Municipal e a empenhada colaboração prestada ao evento.
Já o presidente da CM de Castelo de Paiva aproveita para enaltecer esta iniciativa da autarquia de Real, realçando que, a exemplo do que tem evidenciado, é com acções deste nível que se potenciam oportunidades de negócio e se mostra as verdadeiras potencialidades de uma terra aos mais diversos níveis, elogiando o trabalho realizado pela Junta de Freguesia e toda a organização do evento, a vontade e o empenhamento dos expositores presentes.
José Rocha realça também, a parceria estabelecida entre a Junta de Freguesia de Real e a edilidade paivense, manifestando a vontade de colaborar sempre que possível com estas actividades que, para além de projectar o que o concelho tem de melhor ao nível dos produtos endógenos e do nosso artesanato, perspectiva a força e a capacidade empreendedora da população paivense, mostrando uma imagem mais positiva da nossa terra.
Para além de vários produtores de vinho, com a participação de diversas quintas locais, esta XIV Mostra de Vinhos e Produtos de Real  voltará ter como tem sido habitual, a participação do Centro Social de Real, das colectividades da freguesia, da restauração com o melhor da gastronomia tradicional, do fumeiro, produtos agrícolas, a doçaria regional, do artesanato local, entre outros participantes, não faltando a animação musical nos dois dias do certame com bailes populares, destacando-se a participação da IPSS local, entre muita animação de rua.
Assim, para o dia de Sábado, dia 23 de Março, a partir das 14h30 horas, está agendada a cerimónia de abertura, bem como participação do Centro Social de Real, para além da presença do Grupo de Dança “ Grupo Power Fitness “, do artista local Nel Marçal e animação de rua, sendo que, durante a noite, a animação estará a cargo do Grupo Musical “Paiva Douro” com música de baile, e da participação do DJ Ricardo Ramalho pela madrugada fora.
Para Domingo, dia 24 de Março, a partir das 14 horas, o certame contará com uma actuação das Camponesas de Real, seguindo-se uma grande tarde de bailarico com participação da Orquestra Típica Finfas de Nespereira, de Cinfães, até ao final da tarde.
A cerimónia de abertura deste certame está agendada para as 14h30 de Sábado, no espaço do Adro, junto à Igreja Paroquial de Real e contará com a presença do edil paivense José Rocha e dos restantes elementos do Executivo Municipal, do presidente da Assembleia Municipal, Almiro Moreira, do autarca Carlos Rocha e outros autarcas locais, dirigentes associativos, entre outras entidades convidadas.

*Carlos Oliveira
Gabinete de Imprensa e Relações Públicas

3ª EDIÇÃO DO POETRY SLAM TORRES VEDRAS

 O Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras (CAC) recebe, pelo terceiro ano consecutivo, o Poetry Slam Torres Vedras, um evento em torno da palavra dita que tem por base a performance e os textos poéticos da autoria dos participantes. Este é um evento co-organizado pela Câmara Municipal de Torres Vedras, Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras, EMERGE — Associação Cultural e Portugal Slam, que acontece a partir de 23 de março até maio.  
Nos anos 80, um poeta local e um construtor civil lutaram, nos Estados Unidos da América em Illinois, Chicago, através da leitura de poesia contra aquilo que sentiam como uma perda de fulgor da poesia, ao mesmo tempo que queriam devolvê-la às pessoas, através das suas vozes - é assim que surge a prática do Poetry Slam. Esta prática chega a Portugal, a partir de 2009, em Lisboa sendo rapidamente disseminado noutras cidades, sendo hoje praticada em cerca de doze localidades diferentes. 
Pegando no exemplo de outras cidades e, como forma de promover a prática poética junto das comunidades locais, desenvolvendo aptidões literárias (linguagem e comunicação) através da poesia, o Poetry Slam chega a Torres Vedras em 2022.
É um evento gratuito, onde o público é convidado a participar ativamente quer na apresentação de obras poéticas, quer enquanto júri, (selecionado a partir do público presente), pontuando cada slammer. 
A competição acontece em três eliminatórias (rounds), sendo o primeiro e segundo lugar automaticamente apurados para a Final do Poetry Slam Torres Vedras, onde será elegido o representante da cidade para a competição nacional no festival PORTUGAL SLAM 2024.
Além desta competição pública (3 rounds), haverá também o evento Open Slam, onde se convida à expressão livre e espontânea para testarem os seus poemas e, também, serão dinamizadas diversas oficinas. Estas oficinas estão abertas ao público em geral e são coordenadas por Li Alves e NBC. Nestas oficinas haverá lugar à contextualização, desobstrução, questionamento e reflexão sobre poesia e oralidade, a capacitação de participantes a desenvolverem a sua escrita através de referências/emoções escondidas, dos sentidos e sensações, utilizando recursos descritivos através de técnicas ligadas ao storytelling e workshops ligados ao cuidado com a voz, a sua projeção, expressão e técnica, na capacitação dos participantes de boas práticas no uso da voz como ferramenta criativa e profissional.
 
Poetry Slam Torres Vedras 2024
Local | Centro de Artes e Criatividade Torres Vedras e outros (a definir)
Inscrições | OficinasCompetição 
 
Datas dos eventos 
Open Slam | 15h00-18h00 | 6 e 20 de abril – Foliateca CAC | 4 de maio – Jardim Casa Azul
Oficina de Introdução ao Poetry Slam | 10h-13h | 23 de março (on-line)
Oficina de técnicas de projeção de voz e expressão vocal | 10h-13h | 30 de março - CAC
Oficina de escrita sensorial | 15h-18h | 30 de março CAC
Oficina Aprender a conhecer o diafragma | 10h-13h | 13 de abril - CAC
1º round Poetry Slam Torres Vedras | 5 de abril (local a definir)
2º round Poetry Slam Torres Vedras | 19 de abril (local a definir)
3º round Poetry Slam Torres Vedras | 3 de maio (local a definir)
Grande final Poetry Slam Torres Vedras | 21h-23h | 17 de maio – Foliateca CAC
Grande final nacional do Poetry Slam | a definir
 
Sobre Emerge - Associação Cultural
A Emerge é uma associação cultural sem fins lucrativos, fundada em 2016 em Torres Vedras, que tem como principal objetivo promover arte contemporânea produzida por artistas emergentes. Esta promoção é levada a cabo através dos vários projetos desenvolvidos em parceria com instituições públicas e privadas, curadores, artistas, galerias, entre outros, abordando temas prementes da arte contemporânea.
 
Sobre Portugal Slam
Portugal SLAM é uma plataforma criada em articulação com as várias organizações do país que têm dinamizado eventos locais de Poetry Slam nas suas cidades, estando aberta em permanência a novos poetas, locais e organizações que se queiram juntar ao movimento. Ao longo de cada ano, o Portugal SLAM trabalha próximo das comunidades locais, bem como escolas, bibliotecas municipais e espaços culturais de Norte a Sul do país, cimentando a prática do Poetry Slam não só enquanto forma de expressão, mas também enquanto ferramenta pedagógica e de integração social. Desde 2014 é realizado um evento nacional que celebra a plataforma e conta com o Campeonato Nacional de Poetry Slam. 
Na 10ª final Portugal SLAM, com data e local ainda a definir, irá apurar-se o vencedor nacional do Poetry Slam que representará o nosso país a nível europeu.
Sobre CAC — Centro de Artes e Criatividade
O Centro de Artes e Criatividade (CAC) de Torres Vedras centra-se no Carnaval, dando a conhecer as expressões artísticas de uma celebração assinalada um pouco por tudo o mundo.
Coprodução | Câmara Municipal de Torres Vedras, Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras, EMERGE — Associação Cultural e Portugal Slam
Mc’s apresentadores e serviço educativo | Li Alves e NBC
Júri | Público
Gestão de projeto | Daniela Ambrósio
Produção e design cultural | Jorge Reis
Apoio técnico e gestão de pontuações | Jean-Marie Cerutti (Mirko)
Fotografia e comunicação | Sérgio Roxo

50 alunos de Viseu Dão Lafões participam durante dois dias em iniciativa dedicada à sustentabilidade


Bootcamp "Academia Sem Fronteiras - Cidades e Comunidades Sustentáveis" começou hoje em São Pedro do Sul, numa parceria entre a CIM Viseu Dão Lafões, a Universidade de Coimbra e o Instituto Politécnico de Viseu.
Começou hoje, dia 20 de março, em São Pedro do Sul, o bootcamp "Academia Sem Fronteiras - Cidades e Comunidades Sustentáveis", uma iniciativa que proporciona a 50 alunos das escolas secundárias de Viseu Dão Lafões uma experiência educativa inovadora.
Este projeto, que dura dois dias, resulta de um protocolo de cooperação entre a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, a Universidade de Coimbra (UC) e o Instituto Politécnico de Viseu (IPV).
No decurso das atividades, os jovens alunos têm a oportunidade de conhecer melhor o território, explorar o tema da sustentabilidade e contactar com Instituições de Ensino Superior e respetivas áreas do saber.
Hoje, no primeiro dia, teve lugar uma sessão de boas-vindas, em que participaram Teresa Sobrinho, Vereadora do Município de São Pedro do Sul, Helena Vala, Vice-Presidente do IPV, Gabriela Fernandes, Pró-Reitora da UC, e Rui Ladeira, membro do Conselho Intermunicipal da CIM Viseu Dão Lafões.

Seguiu-se uma mesa-redonda dedicada ao tema "Sustentabilidade e os desafios da sociedade atual e do futuro" e, ainda de manhã, o workshop "Novas tecnologias aplicadas à sustentabilidade".

A tarde começou com o workshop "Como viver uma vida mais sustentável", a que se seguiu um momento de promoção de soft skills, cada vez mais importantes para desempenhos profissionais de excelência. Ao final do dia, alunos e docentes organizaram-se em grupos de trabalho de preparação para a "Assembleia Sem Fronteiras", atividade que acontecerá amanhã.

O segundo dia de trabalhos, 21 de março, começará com o workshop "Cidades e Territórios do Futuro", finalizando com a "Assembleia Sem Fronteiras" e um momento musical.

O bootcamp conta com o apoio do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), através do Projeto Living the Future Academy, e confere a todos os participantes um diploma emitido pela Universidade de Coimbra.

Declarações:

Teresa Sobrinho, Vereadora do Município de São Pedro do Sul, elogiou a pertinência do tema do bootcamp e deixou um alerta para todos os presentes, em especial os estudantes: “Estamos a viver uma altura crítica no nosso planeta, em que devemos repensar as nossas opções e em que consumir menos é a única solução. Vocês, que são jovens, têm de começar a pensar de que forma podem contribuir para ajudar o planeta a recuperar e podem ter uma palavra a dizer sobre o assunto: devem sugerir aos vossos municípios as ideias e soluções para os vossos territórios que surgirem neste bootcamp”.

Helena Vala, Vice-Presidente do IPV, destacou que os cursos superiores estão hoje mais adaptados à realidade dos mercados de trabalho. “Atualmente, o ensino superior procura desenvolver novas competências, dando formação aos estudantes para que desempenhem melhor o seu papel, não só no local de trabalho mas também na sociedade. Todos os parceiros envolvidos neste bootcamp uniram-se para poderem proporcionar esta formação de dois dias, que será marcante. Os assuntos debatidos nos workshops são fundamentais, porque vos deixarão mais preparados ao nível da literacia ambiental. Vão ser, de certeza, dois dias muito proveitosos”.

Gabriela Fernandes, Pró-Reitora da UC, sublinhou a importância do empreendedorismo. “O empreendedorismo desempenha um papel importante para sermos uma sociedade mais sustentável. Todos vocês podem ser agentes de mudança para as organizações onde vão trabalhar, todos podem fazer diferente e inovar, de forma a mudar o paradigma da nossa economia, para uma economia mais sustentável e mais circular. É importante que coloquem a vossa criatividade ao serviço da sustentabilidade, nos seus três pilares: ambiental, económico e social. Acredito que este evento vai contribuir para o desenvolvimento das vossas competências a este nível”.

Rui Ladeira, membro do Conselho Intermunicipal da CIM Viseu Dão Lafões, frisou a importância de gerir melhor os recursos e lembrou o trabalho feito pela CIM a este nível. “Com esta iniciativa, estamos a criar a oportunidade de mostrar, aos futuros gestores públicos e empresários, a importância de gerir melhor os recursos, para termos uma melhor qualidade de vida. Este bootcamp de dois dias, em que se vai aprender a gerir de forma mais eficiente os recursos, é um grande contributo que estamos a dar à região e ao país. É importante que os recursos produzidos na nossa região sejam consumidos localmente, para reduzirmos a pegada ambiental. A CIM tem feito um trabalho muito positivo a este nível, ao valorizar a agricultura biológica e o consumo de produtos locais nas nossas cantinas e IPSS”.

Para Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, iniciativas como este bootcamp ilustram o empenho da CIM na educação e formação: “É com muito entusiasmo que vemos este grupo de jovens a aprofundar o seu conhecimento sobre sustentabilidade, ao mesmo tempo que exploram o território. Esta iniciativa reflete o empenho que a CIM coloca nos seus projetos relacionados com a educação. Queremos dar a oportunidade aos nossos alunos de terem experiências capazes de os enriquecer, tanto a nível académico como pessoal, e que eles transfiram estas novas aprendizagens e literacias para as suas famílias, para os seus empregos, para o seu dia a dia, transformando-se em cidadãos mais esclarecidos".

*Miguel Fernandes
Gabinete de Comunicação CIM Viseu Dão Lafões

Marinha Grande | VISITA À PLIMAT NA SEMANA DO TURISMO INDUSTRIAL

 A empresa Plimat recebeu os visitantes da Semana do Turismo Industrial na passada quarta-feira, 20 de março, dando a conhecer todo o processo produtivo, nesta que é uma iniciativa organizada em parceria com o Município da Marinha Grande e o Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa do Turismo Industrial.
O visita foi acompanhada por Graça Domingues e André Matos, da Plimat, que mostraram os produtos ali fabricados, como acessórios para canalização, incluindo o composto de PVC rígido para injeção, preparação de outros materiais plásticos, o processo de reciclagem e triagem, bem como controle de qualidade em produção, em laboratório, armazenagem e expedição para cliente.
A Plimat foi fundada em 1978 e iniciou a sua atividade em 1980, após cerca de três anos de atividade preparatória. É uma empresa altamente especializada em acessórios para canalizações, sendo a sua preocupação principal a produção de peças de superior qualidade.

*Gabinete de Comunicação e Imagem