sábado, 13 de maio de 2023

PRESIDENTE DO PSD VISITOU MARINHA GRANDE

 O Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, encontrou-se com o presidente do Partido Social Democrata, Luís Montenegro. O dirigente social-democrata deslocou-se até à Marinha Grande na manhã de sexta-feira, 12 de maio, no sentido de visitar a Mata Nacional de Leiria, que foi fortemente afetada pelos incêndios de 2017.

Aurélio Ferreira deu a conhecer a Luís Montenegro a história do Pinhal do Rei, bem como os trabalhos que estão a ser efetuados no âmbito da reflorestação da mata. O presidente da Câmara da Marinha Grande reforçou o que definiu como a “mobilização da cidade, empresas e comunidade em altura pós-incêndio”. Além disso, Aurélio Ferreira deu a conhecer projetos que se encontram em fase de estudo e desenvolvimento, nomeadamente o Museu Nacional da Floresta.
Aurélio Ferreira e Luís Montenegro caminharam, ainda, juntos por um troço da mata, numa visita que culminou com a oferta de um pinheiro por parte do PSD, num gesto simbólico para com o autarca marinhense.


Marinha Grande | PALESTRA COM O PROF. JOSÉ PACHECO NOVAS CONSTRUÇÕES SOCIAIS DE APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO

 Na próxima terça-feira, dia 16 de maio, entre as 18h30 e as 20h00, terá lugar na Casa da Cultura - Teatro Stephens, uma palestra com o Professor José Pacheco, idealizador da Escola da Ponte.
Temas como "As novas construções sociais de aprendizagem e educação", "Aprender em comunidade", "Transformar a Educação" e "Reconfigurar a escola" constituirão o mote de reflexão para todos os que ambicionam uma escola diferente.

O acesso ao evento é gratuito, devendo todos os interessados fazer a sua inscrição até às 15h00 do dia 16 de maio, através do link: https://forms.office.com/e/VaaupyR2cr

A organização desta palestra é uma parceria entre o Município da Marinha Grande e a Comunidade Educativa de Leiria, destinada a toda a comunidade educativa do concelho da Marinha Grande, associações de pais e encarregados de educação, técnicos e outros interessados em matérias relacionadas com a educação.


Rovanperä cada vez mais líder no Vodafone Rally de Portugal

 Depois de ter sido o mais jovem piloto de sempre a ganhar o Vodafone Rally de Portugal, em 2022, Kalle Rovanperä (Toyota Gazoo) está a construir o seu segundo triunfo consecutivo na prova portuguesa do Campeonato do Mundo FIA de Ralis (WRC), com novo ‘banho’ de multidão nas classificativas da região Norte.
O jovem finlandês começou a etapa de hoje com 10,8s de vantagem sobre Dani Sordo (Hyundai Shell Mobis), mas, de manhã, na primeira ronda pelas especiais do Norte – Vieira do Minho (26,61 km), Amarante (37,24 km) e Felgueiras (8,81 km) – o campeão do Mundo aumentou o avanço sobre o espanhol até aos 52,4s.
O veterano piloto da Hyundai tem agora como principal tarefa manter os seus dois companheiros de equipa atrás de si, pois Esapekka Lappi está a 4,6s e Thierry Neuville está a 5,5s de Sordo, um trio da Hyundai entre os quatro primeiros do rali. Depois do furo de ontem, Ott Tänak (M-Sport Ford) já está a 1m34,1s de Rovanperä, com Oliver Solberg (Skoda) a ocupar a sexta posição da geral e a manter o comando do WRC2, com 37s de vantagem sobre Gus Greensmith (Ford). No WRC3, o finlandês Roope Korhonen (Ford) continua a dominar, na frente do compatriota Toni Herranen.
O duelo entre Miguel Correia (Skoda) e Armindo Araújo (Skoda) pelo lugar de melhor português é, nesta altura, favorável ao piloto bracarense, embora Armindo Araújo tenha vencido a prova do CPR, que terminou ontem. Na etapa de hoje, entram em ação os concorrentes do CPR2 (Campeonato de Portugal de 2 Rodas Motrizes), num dia que culmina com a sempre popular Super Especial de Lousada.
Vodafone Rally de Portugal – Classificação após PE11
1. Rovanperä/Halttunen (Toyota), 2h09m48.9s
2️Sordo/Carrera (Hyundai), a 52.4s
3️Lappi/Ferm (Hyundai), a 57.0s
4️Neuville/Wydaeghe (Hyundai), 57.9s
5️Tänak/Järveoja (M-Sport Ford), a 1m34.1s

Programa para a tarde
SS12      Vieira do Minho 2 (26,61 km)    15h05
SS13      Amarante 2 (37,24 km)                16h35
SS14      Felgueiras 2 (8,81 km)                   18h05
SS15      Lousada (3,36 km)                          19h05

Filipe Santos 

Rovanperä fecha primeiro dia do Vodafone Rally de Portugal na frente

 Emoldurados por largos milhares de espetadores, os primeiros 121,25 km cronometrados do Vodafone Rally de Portugal mostraram que o vencedor do ano passado, Kalle Rovanperä (Toyota Gazoo), é um forte candidato a novo triunfo. O jovem campeão do Mundo em título terminou o primeiro dia de prova com 10,8s de vantagem sobre Dani Sordo (Hyundai Shell Mobis), numa etapa que teve quatro líderes diferentes.
A dupla da M-Sport Ford, Pierre-Louis Loubet e Ott Tänak, bem como a dupla de pilotos Sordo e Rovanperä passaram pelo comando da prova durante as oito classificativas disputadas na região Centro, com o piloto da Toyota a assumir a liderança na segunda passagem por Góis (PE5), uma das suas três vitórias nas especiais de sexta-feira.
Com a dureza dos pisos a provocar uma acentuada degradação dos pneus, Sordo fez uma gestão quase perfeita dos seus Pirelli e aproveitou a posição de partida (sétimo na estrada) para se colocar na luta pela vitória. O seu companheiro de equipa, Thierry Neuville, está a 26s de Rovanperä, admitindo que não se sentiu confortável ao volante do Hyundai. Loubet está logo atrás do belga, no quarto lugar, com Esapekka Lappi a colocar o terceiro Hyundai entre o top 5, a 27,3s do líder.
Tänak chegou a mostrar ritmo para discutir o triunfo em Portugal, mas um furo obrigou o estónio a ceder 54s - e a liderança do rali - na segunda passagem pelos 12,03 km da Lousã (PE4). Pior desfecho teve o líder do Mundial, Elfyn Evans, que sofreu uma saída de estrada em Mortágua (PE7), que destruiu o seu Toyota. A marca japonesa também ficou sem Takamoto Katsuta durante a primeira etapa, devido a problemas elétricos no Yaris GR Rally1, embora o piloto nipónico possa regressar amanhã em Super Rally.
Depois de Lousã, Góis, Arganil e Mortágua, as estrelas do WRC rumaram à Figueira da Foz para uma espetacular Super Especial de 2,94 km com o Atlântico em fundo (ganha por Dani Sordo), que marcou o regresso daquela cidade ao Vodafone Rally de Portugal, 26 anos depois da última presença.
Solberg lidera o WRC2
Com um plantel de luxo no WRC2, o mais forte de sempre em Portugal, a prova dos Rally2 é comandada por Oliver Solberg (Skoda), que fez uma gestão perfeita dos pneus até à Figueira da Foz. O jovem sueco, filho do ex-campeão do Mundo Petter Solberg, tem 50,2s de vantagem para Gus Greensmith (Ford), depois de uma penalização de Yohan Rossel (Citroën) ter promovido o britânico ao segundo lugar. Outro dos favoritos, o regressado Andreas Mikkelsen (Skoda), foi um dos afetados pelos furos, estando nesta altura no quarto lugar, já a 1m41,1s de Solberg.
Armindo Araújo vence no CPR
A prova pontuável para o Campeonato de Portugal de Ralis terminou esta sexta-feira, com as nove especiais disputadas na região Centro. Kris Meeke (Hyundai) foi o primeiro líder da prova, mas desistiu ao início da tarde, com problemas de suspensão na PE4 (Lousã 2). Miguel Correia (Skoda) assumiu o comando, mas viria a atrasar-se na PE6 (Arganil 2), altura em que Armindo Araújo colocou o seu Skoda na frente da competição nacional. O piloto de Santo Tirso confirmou mesmo o triunfo na prova do CPR na Figueira da Foz, garantindo a primeira vitória do ano, dois meses depois do grave acidente que sofreu em Boticas.
Miguel Correia foi o segundo classificado (a 13,9s de Armindo Araújo) e acumulou três pontos-extra, com a vitória na Powerstage em Mortágua. Este resultado permite ao piloto de Braga assumir o comando do CPR, por troca com Ricardo Teodósio (Hyundai), que desistiu em Góis 2 (PE5), com problemas de suspensão. Bernardo Sousa (Citroën) completou o pódio do CPR (o seu primeiro da época), a 54,9s de Armindo Araújo, com Pedro Almeida (Skoda) e Lucas Simões (Ford) a terminarem também entre os cinco primeiros.
Amanhã, os concorrentes rumam à região Norte para mais sete classificativas, numa etapa com 148,68 kms cronometrados.
 
WRC Vodafone Rally de Portugal - Classificação após PE8
1️Rovanperä/Halttunen (Toyota), 1h22m27.7s
2️Sordo/Carrera (Hyundai), a 10.8s
3️Neuville/Wydaeghe (Hyundai), 26.0s
4️Loubet/Gilsoul (M-Sport Ford), a 26.9s
5️Lappi/Ferm (Hyundai), a 27.3s
Classificações online em rallydeportugal.pt
 
Programa
Sábado, 13 de maio
SS9        Vieira do Minho 1 (26,61 km)    07h35
SS10      Amarante 1 (37,24 km)                09h05
SS11      Felgueiras 1 (8,81 km)                   10h35
SS12      Vieira do Minho 2 (26,61 km)    15h05
SS13      Amarante 2 (37,24 km)                16h35
SS14      Felgueiras 2 (8,81 km)                   18h05
SS15      Lousada (3,36 km)                          19h05

 Filipe Santos

Oito pessoas detidas por violência doméstica em uma semana

Entre os dias 5 e 11 de maio, em todo o território nacional

Detenções519 detidos em flagrante delito, destacando-se:
  • 206 por condução sob o efeito do álcool;
  • 148 por condução sem habilitação legal;
  • 55 por tráfico de estupefacientes;
  • 26 por furto e roubo;
  • Oito por violência doméstica;

Apreensões:
  • 224 doses de cocaína;
  • 1 315 doses de haxixe;
  • 97 doses de liamba;
  • 41 doses de heroína;
  • 64 comprimidos de MDMA;
  • 29 comprimidos de anfetaminas;
  • Nove selos de LSD;
  • Sete pés de canábis;
  • 32 armas de fogo;
  • Sete armas brancas ou proibidas;
  • 1922 munições de diversos calibres;
  • 301 quilos de metais não preciosos;
  • Dez veículos;

Trânsito:
Fiscalização: 8 062 infrações detetadasdestacando-se:
  • 1 410 excessos de velocidade;
  • 720 por falta de inspeção periódica obrigatória;
  • 365 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
  • 352 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização;
  • 244 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
  • 432 relacionadas com tacógrafos;
  • 274 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei;
  • 231 por falta de seguro de responsabilidade civil.

Espetáculo Musical e Jantar às Cegas proporcionam experiências sensoriais em Anadia

A CM de Anadia, em parceria com a Escola de Cães-guia de Mortágua, promove duas iniciativas inéditas com o objetivo de proporcionar experiências sensoriais com o intuito de estimular os sentidos. Os eventos, espetáculo musical “Vi(r) ver sem Ver” e o “Jantar às Cegas”, vão decorrer, nos dias 17 (véspera do feriado municipal) e 20 de maio, no Cineteatro Anadia e no Museu do Vinho Bairrada, respetivamente.
O espetáculo “Vi(r) ver sem Ver” realiza-se, no dia 17, pelas 20h00. Uma viagem sensorial, que percorre, através do tempo, um conjunto de músicas criadas e/ou interpretadas por artistas cegos, como Andrea Bocelli, Ray Charles, José Feliciano e Stevie Wonder, entre outros. O espetáculo foi criado numa perspetiva inclusiva e pretende transmitir uma mensagem captada pelos sentidos e sentida pelo coração, onde os espetadores assistem ao espetáculo com uma venda, privando-os assim, do sentido da visão.
A entrada no espetáculo tem um custo de 5,00€, por pessoa.
O “Jantar às Cegas” decorre, no dia 20 de maio (sábado), pelas 19h00, no Museu do Vinho Bairrada. O jantar é elaborado e servido por alunos da Escola Profissional de Anadia. Será uma atividade técnica, de convívio, de divulgação e angariação de fundos, onde se irá disfrutar, além de boa gastronomia e bom vinho, de uma experiência sensorial inesquecível, pois, os participantes estarão de olhos vendados durante todo o jantar. O acesso ao mesmo tem um custo de 25,00€ por pessoa. Ao comerem de olhos vendados, os participantes irão apreciar a refeição, através dos restantes sentidos.
Os ingressos, tanto para o espetáculo musical, como para o “Jantar às Cegas” podem ser adquiridos em www.bol.pt, na Bilheteira do Cineteatro Anadia e o no Posto de Turismo da Curia.

Câmara de Pombal investe 800 mil euros em Parque Verde do Louriçal

A CM de Pombal aprovou a abertura de concurso público para a edificação do Parque Verde do Louriçal, num investimento a rondar os 800 mil euros. O projeto enquadra-se na estratégia municipal de "dotar o concelho com uma rede de parques verdes em todas as freguesias, contribuindo para a promoção da qualidade de vida e o bem-estar da população".
A proposta pretende criar um espaço de referência na região, ímpar na sua simplicidade estrutural e de aproximação direta à natureza e ao património histórico, articulando acessos existentes, promovendo o sentimento de segurança e conforto entre os utilizadores, assim como valores de biodiversidade e de conservação da natureza.
A área de intervenção, com aproximadamente 5500 m2, corresponde aos espaços envolventes ao Aqueduto, próximo do Convento, do centro histórico e da zona de expansão urbana do Louriçal, que este ano comemora o 30o aniversário de elevação a vila.
Os trabalhos previstos abrangem, sucintamente, a construção de um edifício de apoio às atividades desenvolvidas no jardim, destinado a instalações sanitárias, uma zona central com equipamentos infantis e geriátricos, um espelho de água com fonte interativa, iluminação pública, zonas ajardinadas e arborizadas e, diversos percursos pedonais. Dos trabalhos fazem parte, igualmente, um parque de merendas, bolsa de estacionamento e área de acampamento.
“O nosso foco prioritário é, realmente, a atividade económica, mas, paralelamente, também temos de cuidar das pessoas que vivem em Pombal e daquelas pessoas que querem vir viver para o nosso concelho e é por isso que, em cada uma das freguesias, nós vamos criar estes espaços de fruição familiar e comunitária”, considera o presidente da Câmara Municipal, Pedro Pimpão.


Papa “muito triste” com a aprovação da eutanásia, no dia da celebração das aparições em Fátima

Papa Francisco criticou a aprovação da lei da eutanásia em Portugal: “estou muito triste, porque no país onde apareceu Nossa Senhora foi aprovada uma lei para matar.
O Papa criticou hoje no Vaticano a aprovação da lei da eutanásia na Assembleia da República Portuguesa, numa intervenção em que evocava as Aparições de Fátima.
Estou muito triste, porque no país onde apareceu Nossa Senhora foi aprovada uma lei para matar."
“Hoje, dia em que se celebram as Aparições da Virgem Mãe aos Pastorinhos de Fátima...[...] Mais um passo na grande lista dos países que aprovaram a eutanásia”, referiu, num encontro com centenas de representantes da União Mundial das Organizações Femininas Católicas (WUCWO), no Auditório Paulo VI.
Para Francisco, a mensagem de Maria não é compatível com a premissa da eutanásia: “Maria ensina-nos a gerar vida e a protegê-la sempre, relacionando-nos com os outros a partir da ternura e da compaixão”
Os deputados da Assembleia da República aprovaram esta sexta-feira o Decreto n.º 43/XV, sobre a morte medicamente assistida, depois de, em abril, o presidente da República o ter devolvido ao Parlamento.
O decreto estabelece que a eutanásia só pode acontecer se o suicídio assistido for impossível por incapacidade física do doente.

Aura Miguel/RR

PODE A PALAVRA DITA TORNAR-SE UMA COMPETIÇÃO POÉTICA? | POETRY SLAM VOLTA A TORRES VEDRAS

 O Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras (CAC) recebe, pelo segundo ano consecutivo, o Poetry Slam Torres Vedras, um evento em torno da palavra dita que tem por base a performance e os textos poéticos da autoria dos participantes. Este é um evento co-organizado pela Câmara Municipal de Torres Vedras, Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras, EMERGE — Associação Cultural e Portugal Slam, que acontece a partir de 20 de maio até julho, nas diversas salas que compõem o CAC.  
Nos anos 80, um poeta local e um construtor civil lutaram, nos Estados Unidos da América em Illinois, Chicago, através da leitura de poesia contra aquilo que sentiam como uma perda de fulgor da poesia, ao mesmo tempo que queriam devolvê-la às pessoas, através das suas vozes - é assim que surge a prática do Poetry Slam. Esta prática chega a Portugal, a partir de 2009, em Lisboa sendo rapidamente disseminado noutras cidades, sendo hoje praticada em cerca de doze localidades diferentes. 
Pegando no exemplo de outras cidades e, como forma de promover a prática poética junto das comunidades locais, desenvolvendo aptidões literárias (linguagem e comunicação) através da poesia, o Poetry Slam chega a Torres Vedras em 2022.
É um evento gratuito, onde o público é convidado a participar activamente quer na apresentação de obras poéticas, quer enquanto júri, (selecionado a partir do público presente), pontuando cada slammer. 
A competição acontece em três eliminatórias (rounds), sendo o primeiro e segundo lugar automaticamente apurados para a Final do Poetry Slam Torres Vedras, onde será elegido o representante da cidade para a competição nacional no festival PORTUGAL SLAM 2023, que terá lugar em Almada.
Além desta competição pública (3 rounds), haverá também o evento quinzenal Open Slam, onde se convida à expressão livre e espontânea para testarem os seus poemas e, também, serão dinamizadas diversas oficinas. Estas oficinas estão abertas ao público em geral e são coordenadas por Li Alves e NBC. Nestas oficinas haverá lugar à contextualização, desobstrução, questionamento e reflexão sobre poesia e oralidade, a capacitação de participantes a desenvolverem a sua escrita através de referências/emoções escondidas, dos sentidos e sensações, utilizando recursos descritivos através de técnicas ligadas ao storytelling e workshops ligados ao cuidado com a voz, a sua projecção, expressão e técnica, na capacitação dos participantes de boas práticas no uso da voz como ferramenta criativa e profissional.
 
Sobre Emerge - Associação Cultural
A Emerge é uma associação cultural sem fins lucrativos, fundada em 2016 em Torres Vedras, que tem como principal objetivo promover arte contemporânea produzida por artistas emergentes. Esta promoção é levada a cabo através dos vários projetos desenvolvidos em parceria com instituições públicas e privadas, curadores, artistas, galerias, entre outros, abordando temas prementes da arte contemporânea.
 
Sobre Portugal Slam
Portugal SLAM é uma plataforma criada em articulação com as várias organizações do país que têm dinamizado eventos locais de Poetry Slam nas suas cidades, estando aberta em permanência a novos poetas, locais e organizações que se queiram juntar ao movimento. Ao longo de cada ano, o Portugal SLAM trabalha próximo das comunidades locais, bem como escolas, bibliotecas municipais e espaços culturais de Norte a Sul do país, cimentando a prática do Poetry Slam não só enquanto forma de expressão, mas também enquanto ferramenta pedagógica e de integração social. Desde 2014 é realizado um evento nacional que celebra a plataforma e conta com o Campeonato Nacional de Poetry Slam. 
A 9ª final Portugal SLAM irá realizar-se na cidade de Almada em Setembro de 2023, onde irá apurar-se o vencedor nacional de Poetry Slam que representará o nosso país a nível europeu.
 
Sobre CAC — Centro de Artes e Criatividade (entidade que acolhe o evento)
O Centro de Artes e Criatividade (CAC) de Torres Vedras centra-se no Carnaval, dando a conhecer as expressões artísticas de uma celebração assinalada um pouco por tudo o mundo.
 
Poetry Slam Torres Vedras 2023
Local | Centro de Artes e Criatividade Torres Vedras
Inscrições | OficinasCompetição 

 

Proença-a-Nova deixa marca na Mata Nacional do Bussaco

 
O presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo, plantou um Tulipeiro da Virgínia na Mata Nacional do Bussaco a 6 de maio, num dia em que duas outras personalidades plantaram uma camélia e um cedro do Bussaco – nomeadamente Maria Grazina, professora da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, e Laurence Bindoff, professor e consultor em Neurologia da Universidade de Bergen - e dezenas de voluntários participaram na remoção de invasoras, nomeadamente acácias.
O presidente do Conselho Diretivo da Fundação Mata do Bussaco, Guilherme Duarte, que surpreendeu o autarca com a plantação do Tulipeiro da Virgínia, referiu ser esta uma forma de deixar a marca de Proença-a-Nova neste local e um reconhecimento pelo facto de o IV Passeio Anual do Pessoal da Câmara Municipal se ter iniciado neste espaço. Referiu ainda a floresta como ponto comum entre os dois territórios, ainda que com características diferentes. Por sua vez, João Lobo agradeceu a distinção e revelou-se disponível para colaborar com a Fundação em programas de sensibilização a realizar com as escolas do concelho e em colaborações através do Centro Ciência Viva da Floresta.
Iniciativas deste género têm como objetivo promover a conservação da Mata Nacional do Bussaco, localizada no concelho da Mealhada, e potenciar a renovação deste local que foi doada pelo Bispo de Coimbra à Ordem dos Carmelitas Descalços em 1628. Pretende-se também divulgar o trabalho que desenvolve em várias vertentes: florestal, histórica, cultural, religiosa e militar. Quanto à árvore plantada, não sendo uma espécie nativa de Portugal, adaptou-se ao microclima da Mata do Bussaco e pode atingir os 60 metros de altura. A flor amarela do tulipeiro é uma característica distintiva e, para quem quiser visitá-lo, este encontra-se plantado muito próximo do Palace Hotel do Bussaco, numa zona que irá receber outras árvores da mesma espécie.



Proença-a-Nova | Dez empresas distinguidas com o galardão PME Líder no concelho

 
O concelho de Proença-a-Nova tem sete empresas reconhecidas como PME Líder, referente ao ano de 2022, uma distinção que surge como reconhecimento pelo desempenho económico-financeiro e pelo contributo dado à economia portuguesa.
Para João Lobo, presidente da Câmara Municipal, “este reconhecimento traduz o esforço, gestão e capacidade dos nossos empresários e aqui presto a minha gratidão a todos quantos nas empresas do concelho trabalham todos os dias para criar valore e riqueza. No dia 9 de junho realizamos o Fórum Empresarial, para debater a capacidade de empreender e olhar para o futuro das nossas empresas. É de forma articulada e conjunta que construímos o futuro de Proença-a-Nova”.
O Município de Proença-a-Nova promove mais uma edição do Fórum Empresarial, um evento que reúne o tecido empresarial do concelho para apresentar temas de interesse para as pequenas e médias empresas, com o enfoque em três temáticas: os apoios comunitários disponíveis no novo quadro de financiamento e que podem ser utilizados para potenciar empresas de vários sectores de atividade ou até fomentar a criação de novos negócios; as questões da habitação, considerando as oportunidades no âmbito da regeneração urbana e a dificuldade de acesso à habitação que se verifica neste momento no concelho e que pode tornar-se um entrave à fixação de novos residentes; por último, e porque se comemora o Ano Municipal das Artes, será incluído um painel dedicado ao mecenato cultural como forma de incentivar também as empresas nesta vertente.
O estatuto PME Líder é atribuído anualmente pelo IAPMEI e pelo Turismo de Portugal (no caso das empresas do setor do Turismo), em parceria com 10 bancos a operar em Portugal e as Sociedades de Garantia Mútua. O estatuto PME Líder foi lançado pelo IAPMEI em 2008, no âmbito do Programa FINCRESCE, com o objetivo de distinguir empresas com perfis de desempenho superiores, conferindo-lhes notoriedade e criando-lhes condições otimizadas de financiamento para desenvolverem as suas estratégias de crescimento e de reforço da sua base competitiva.
O grupo das PME Líder que apresentem os melhores desempenhos será anualmente distinguido com o estatuto de PME Excelência, criando condições acrescidas de visibilidade para estas empresas de perfil superior.
As empresas Ambienti D'Interni, Unipessoal, Lda, Américo R. Rolo - Construções, Lda, Farmácia Daniel de Matos, Lda, José Lourenço - Pneus e Combustiveis, Lda., José Lourenço & Filhos, Lda, Linhambiente, S.A, Pinhalfer - Caixilharias e Serralharia, Lda, PinhalNova - Madeiras Tratadas, Lda, Piscinas do Centro - Construção de Piscinas, Lda e Superproença - Supermercados, Lda venceram o galardão PME Líder referente ao ano de 2022.

Proença-a-Nova | “As cores da Biodiversidade” em destaque no BiodivSummit

 
“As cores da Biodiversidade: o espectro que não queremos perder” é o tema que dará o mote para a realização da quinta edição do BiodivSummit, a 22 de maio no Auditório do Centro Ciência Viva da Floresta, entre as 10h00 e as 17h00.
O BiodivSummit é um evento realizado anualmente com organização conjunta do Município de Proença-a-Nova e CCVFloresta para assinalar o Dia Internacional da Biodiversidade, celebrado a 22 de maio. Em 2023 esta conferência pretende cruzar as artes com a biodiversidade, estando estipulados três painéis com diferentes moderadores e oradores.
A abertura do evento - que contará com transmissão online nas redes sociais do Município de Proença-a-Nova e do Centro Ciência Viva da Floresta -, ficará à responsabilidade do presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo, que contará com a companhia de Carlos Farinha, artista plástico natural proencense com diversas obras já produzidas no concelho.
No primeiro painel, com o tema “Somos de todas as cores” estarão presentes a moderadora Alexandra Neves, Representante Regional do Centro da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social, bem como Luísa Nunes, professora adjunta na ESACB-IPCB, Magda Ferreira, técnica em representação do projeto BioAromas LIIS e ainda Ana Mafalda Reis, consultora de neurorradiologia e professora auxiliar convidada do ICBAS, da Universidade do Porto.
O segundo painel, “Os Sinais das Cores”, contará com a moderação de Paulo Jorge da Silva Almeida, do Departamento de Química da UBI (Universidade da Beira Interior) e com a participação de Margarida Cristóvão, da Secretaria de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, Projetos de gestão da paisagem AIGP, e de Vítor Gomes, em representação da Biofrade, agricultura biológica.
O terceiro e último painel “Estamos a pintar ou a manchar o futuro”, terá a moderação de Ana Paula Duarte, Vice-Presidente da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI, e contará com a presença dos projetos: “Coopérnico - Energia verde, Sustentabilidade, Cidadania” e “Fôlego”.
As inscrições para marcar presença na V edição do BiodivSummit já estão abertas, garanta aqui a sua. Acompanhe as nossas redes sociais para ficar a par de todas as novidades ou visite diretamente o website www.biodivsummit.pt .



Agrária de Coimbra dinamiza várias atividades no âmbito da 3.ª Semana sobre Espécies Invasoras

 No âmbito da 3ª Semana sobre Espécies Invasoras (SEI 2023), a decorrer de 13 a 21 de maio em toda a Península Ibérica, com o principal objetivo de alertar os cidadãos para o problema das espécies invasoras, a Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) junta-se a quase duas centenas de entidades e dinamiza um conjunto de atividades distintas.

Em concreto, a ESAC participa nesta ação concertada sobre espécies exóticas invasoras, uma das principais causas de ameaça à biodiversidade a nível global e com impactes significativos em termos ambientais, socioeconómicos e de saúde pública, promovendo e colaborando, entre outras, nas seguintes iniciativas:

  • 13 de maio, 10h00 – Remoção de Plantas invasoras na Charca de Noé (Ação de controlo); A Charca de Noé é uma Arca de Noé para plantas aquáticas raras e ameaçadas. Mas para conservar a valiosa coleção botânica lá existente é necessário um esforço constante de remoção das plantas invasoras que colonizam a charca e as suas margens. Nesta atividade os participantes podem acompanhar e participar no processo, ficando a conhecer melhor estas espécies invasoras e como as controlar, mas também ficarão a conhecer as raridades botânicas que ali vivem e como as salvar | Local: Charca de Noé da Figueira da Foz, Jardim do Bairro da Borloteira, Figueira da Foz; Link para inscrições: https://forms.gle/4MXfeA1QGxMERqYe7;
  • 15 de maio, das 10h00 às 12h00 – Alternativas para o Controlo Sustentável de Plantas Invasoras (Ação de sensibilização/Formação; Inicialmente serão abordados conceitos gerais como ecossistema, biodiversidade, plantas autóctones, exóticas e invasoras. Seguidamente, promover-se-á uma discussão entre os alunos, para que percebam porque é que as espécies de plantas invasoras são um problema para os ecossistemas. Por fim, serão interpretados os resultados de uma experiência realizada com espécies invasoras, seguida durante três semanas pelos próprios alunos, que tem como objetivo encontrar alternativas mais sustentáveis para controlar as espécies invasoras | Local: Escola Básica e Secundária José Falcão, Miranda do Corvo;
  • 19 de maio, das 9h00 às 12h30 – Aula dedicada à identificação de espécies de plantas invasoras; Aula de Biologia II, da Licenciatura em Tecnologia e Gestão Ambiental da ESAC | Local: ESAC, Laboratório F1 – Manipulação 2;

§  13 a 20 maio – 3.ª Maratona Nacional de Monitorização de “Trichi” [Trichilogaster acaciaelongifoliae (agente de controlo biológico que forma galhas em acácia-de-espigas)]; As galhas do agente de controlo biológico "Trichi") já são visíveis em praticamente toda a costa litoral do país, e nalguns pontos mais interiores. Os cidadãos são desafiados a participar na maratona de monitorização deste agente para saber onde ele já chegou. Para tal, no caso de verem estas galhas, é pedido que registem a localização na App BioDiversity4All/iNaturalist ou na App Epicollect5, projeto "REGISTO DE TRICHILOGASTER ACACIAELONGIFOLIAE"– Local: Por todo o país.

A SEI 2023 é um evento promovido pela Rede Portuguesa de Estudo e Gestão de Espécies Invasoras - Rede InvECO, associada à SPECO, pela plataforma INVASORAS.PT (de que a ESAC faz parte) e pelos projetos ibéricos LIFE STOP Cortaderia e LIFE INVASAQUA, realizado em estreita colaboração com as entidades/associações/grupos informais promotores de cada atividade.

A totalidade das atividades a serem desenvolvidas no contexto da 3.ª Semana sobre Espécies Invasoras, que neste momento já são mais de 190, são bastante diversificadas e ocorrem tanto no formato presencial como online, estão disponíveis em https://www.speco.pt/pt/iniciativas/semana-sobre-especies-invasoras-2023.

Portalegre | Montargil reúne 26 dadores de sangue

Bem perto da sempre agradável albufeira de Montargil, teve lugar mais uma colheita, desta feita da responsabilidade da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre (ADBSP), da Unidade Funcional de Imunohemoterapia da ULSNA e dos motards daquela localidade do concelho de Ponte de Sor.

O local da iniciativa foi o centro de saúde de Montargil, para onde se encaminharam 26 voluntários. Destes, 17 eram mulheres e, como tal, formaram uma considerável maioria (65,4 %). Mais uma vez, o sexo feminino abraçou de modo particular esta causa de voluntariado.

Dois dos presentes não puderam levar a doação avante, por razões de saúde. Como tal, em Montargil foram devidamente acondicionadas 24 unidades de sangue totalque irão contribuir para o tratamento de alguns doentes.

Também a destacar as cinco presenças de pessoas que se estrearam a doar sangue — duas mulheres e três homens.

03 de junho em Santo António das Areias

Podem-nos encontrar, assim esperamos, a 03 de junho na Casa do Povo de Santo António das Areias (Marvão). E no dia de São João, 24 de junho, contamos estar no centro de saúde de Nisa. Sábados de manhã são quando acontecem as nossas brigadas.

Dar sangue é ser bom companheiro! Visite: https://www.facebook.com/AssociacaoDadoresBenevolosSanguePortalegre/

JR

Terça-feira começam a ser vendidos o bilhetes para a Final da Taça de Portuga

A Final acontece no dia 4 de Junho.
Os bilhetes, a serem divididos em partes iguais entre Sporting de Braga e FCP serão vendidos no site da FPF, através da página oficial daquele organismo, enquanto os clubes venderão através dos seus canais digitais e, presencialmente, nas bilheteiras dos seus estádios.
A FPF refere, em comunicado, que os preços estabelecidos variam entre os 20,00 € e os 35,00 €

“É o meu dever constitucional.” Marcelo assegura que promulgará diploma da eutanásia

O Presidente da República refere que quando jurou a Constituição, jurou "a Constituição toda".
O Presidente da República garantiu esta sexta-feira que irá promulgar o diploma da eutanásia confirmado pela Assembleia da República no prazo de oito dias, tal como está estabelecido na Constituição da República Portuguesa.
Eu jurei a Constituição. A Constituição obriga o presidente a promulgar uma lei que vetou e foi confirmada pela Assembleia da República. É o meu dever constitucional", assegurou Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas em Estarreja.
Desafiado a comentar a posição dos deputados e questionado sobre se este caso não é uma afronta da Assembleia da República ao Presidente da República, Marcelo responde com o juramento.
"Eu não comento. Eu aplico a Constituição. Quando jurei a Constituição, jurei a Constituição toda. Não jurei os artigos que me agradavam", atira o chefe de Estado.
Marcelo Rebelo de Sousa pensa que já aconteceu um caso semelhante enquanto Presidente da República e afirma que "houve casos com todos" os antecessores.
Sobre a comissão de inquérito à TAP, Marcelo Rebelo de Sousa manteve a posição que teve até agora: "Eu já disse que sobre a matéria em causa não vou intervir. Não vou comentar o que se está a passar na Assembleia da República."
A mesma resposta tiveram as perguntas sobre a crise entre São Bento e Belém. "O que tinha a afirmar aos portugueses, já disse. Não encontro mais matéria para me pronunciar neste momento", reitera o Presidente.

Rui Oliveira Costa

Duas medalhas para Portugal na Taça do Mundo de canoagem

Fernando Pimenta conquistou medalha de ouro na prova de K1 500 metros da I Taça do Mundo de canoagem, enquanto Hélder Silva foi prata em C1 200 metros em Szeged, Hungria.
O canoísta Fernando Pimenta conquistou esta sexta-feira a medalha de ouro na prova de K1 500 metros da I Taça do Mundo de canoagemenquanto Hélder Silva foi prata em C1 200 metros em Szeged, Hungria.
Pimenta, que em 2022 conquistou 15 medalhas em provas internacionais, garantiu o primeiro ouro da época em 1.41,35 minutos, batendo o australiano Jean van der Westhuyzen por 45 centésimos de segundo e o alemão Anton Winkelman por 1,42 segundos.
Pimenta está igualmente apurado para as finais de K1 1.000 metros e K2 500 metros misto, com Teresa Portela, além do K1 5.000 que é prova única, sem eliminatórias.
Já Hélder Silva voltou a brilhar em C1 200 metros, sendo segundo em 41,56 segundos, a 24 centésimos do ouro do uzbeque Artur Guliev: o italiano Mattia Alfonsi completou o pódio, com o bronze a meio segundo exato de Guliev.

SIC Notícias