terça-feira, 11 de maio de 2021

Paraplégico há 34 anos, ilhavense pede apoio para comprar cadeira elétrica especial

 

“Venho de um meio humilde e não tenho dinheiro para esta cadeira de rodas. É por isso que eu gostaria de pedir a vossa ajuda.” Paulo Marques tem 48 anos e é parapégico há 34. Sempre contou com o apoio de uma cadeira de rodas normal para se deslocar mas uma ferida atirou-o para uma cama em 2019. A sua esperança reside numa cadeira eléctrica especial e lançou uma campanha de angariação de fundos para a conseguir adquirir.

“Tenho passado a minha vida na cama durante três anos. Já não me posso sentar numa cadeira de rodas porque tenho excesso de peso, e quase sempre que me sento na cadeira, a ferida abre-se”, revela no texto da sua campanha.

Este ilhavense da Gafanha da Nazaré explica que “a solução é obter uma cadeira eléctrica especial que me coloque horizontal ou verticalmente de modo a que não haja zona de pressão no local da ferida e a ferida não possa abrir-se nesta cadeira eléctrica.”

O crowdfunding agora criado na plataforma GoFundMe tem como objectivo angariar cerca de 23 mil euros que permitirão a Paulo adquirir a cadeira e recuperar a sua mobilidade. “Quero voltar para a minha cadeira de rodas e não ficar deitado na cama durante dias”, diz, referindo que recuperar a mobilidade lhe permitirá  “voltar às ruas e conhecer pessoas” e, assim, vencer a solidão.

Conheça a história de Paulo Marques e o seu apelo em:

https://pt.gf.me/v/c/gfm/paulo-jorge-precisa-do-seu-apoio-para-levantarse


Mealhada celebrará o “seu” dia


A Câmara da Mealhada vai assinalar o Dia do Município, com a atribuição de Medalhas de Mérito Municipal a personalidades que se destacaram, nas suas áreas profissionais, da música à saúde, das forças de segurança ao meio académico.

São seis os laureados este ano: Beatriz Cortesão, harpista, Cláudia Emanuel dos Santos, investigadora e doutorada em Estudos do Património, Cláudio Lopes, capitão da Guarda Nacional Republicana, Luís Martelo, trompetista, Maria Alegria Marques, professora catedrática da Universidade de Coimbra e Maria Anunciação Costa, delegada de Saúde do concelho da Mealhada.

Benfica vence Nacional com bis de Gonçalo Ramos

 O Benfica venceu hoje fora o lanterna-vermelha Nacional, por 3-1, com Gonçalo Ramos a bisar no jogo da 32.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.

O Benfica foi para o intervalo a perder com um golo madrugador de Pedrão, logo aos oito minutos, mas deu a volta na parte final do jogo, com um golo do central insultar na própria baliza aos 78 minutos e um ‘bis’ de Gonçalo Ramos no espaço de cinco minutos (81 e 86).

Com este desfecho, a equipa madeirense vê a descida à II Liga cada vez mais perto, enquanto o Benfica se mantém na luta pelo acesso direto à Liga dos Campeões.

O Nacional, a necessitar imperiosamente de vencer para ainda poder acalentar o sonho de se manter na principal divisão do futebol luso, entrou melhor no jogo, mais agressivo e incisivo e logo aos cinco minutos, Pedro Mendes deu o primeiro sinal de perigo.

Três minutos volvidos, Brayan Riascos obrigou Helton Leite a uma grande intervenção. Na sequência do canto, a bola sobrou para o mesmo Brayan Riascos, que com o peito enviou a bola ao poste, surgindo oportuno na recarga Pedrão para inaugurar o marcador.

Todavia, com o decorrer dos minutos, o Benfica foi passando a deter uma maior fatia de domínio do jogo e no espaço de um minuto Seferovic poderia ter restabelecido a igualdade, primeiro a não chegar a tempo a uma assistência de Cervi e depois a cabecear sobre a barra, após um centro de Nuno Tavares.

Mas foi o Nacional quem esteve mais perto de voltar a marcar, à passagem dos 33 minutos, com Éber Bessa a surgir isolado, mas a não conseguir superar Helton Leite.

Insatisfeito com o rendimento da equipa, Jorge Jesus deixou no balneário Cervi, Pedrinho e Chiquinho, lançando Grimaldo, Pizzi e Everton.

Mas foi o Nacional, logo no minuto inicial a desfrutar de uma boa ocasião, com Helton Leite a evitar o golo, após um desvio infeliz de Otamendi.

Contudo, a partir desse momento, o Benfica assumiu as despesas do jogo, com o Nacional a procurar em transições criar problemas à defesa do Benfica.

Jorge Jesus arriscou tudo, com a entrada de Darwin Nuñez em detrimento de Gilberto. A pressão intensificou-se, mas o Nacional mantinha-se equilibrado e compacto.

Mas o Benfica haveria de em pouco tempo dar a volta ao marcador. Aos 78 minutos, Everton centrou e Pedrão desviou para a sua baliza, restabelecendo a igualdade, para dois minutos depois, Gonçalo Ramos consumar a reviravolta no marcador, após assistência de Darwin Nuñez.

O Nacional tentou reagir, mas ofereceu espaços que até aí não tinha concedido e voltou a sofrer um novo golo, num rápido contra-ataque que foi finalizado novamente por Gonçalo Ramos.

Bancada.pt

Município da Covilhã garante melhores condições na prevenção e combate aos incêndios

A Câmara Municipal da Covilhã aprovou, em reunião ordinária privada do executivo realizada no passado dia 07 de maio, um protocolo que vai permitir que o concelho passe a contar com uma segunda Equipa de Intervenção Permanente (EIP), constituída por cinco bombeiros profissionais que terão a missão de assegurar, em permanência, serviços de socorro às populações. O protocolo, que será subscrito pelo Município da Covilhã, pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Covilhã (AHBV), regula as condições de contratação, funcionamento e manutenção pela AHBV dos elementos que integrarão a EIP. A ANEPC e a Autarquia comparticipam em partes iguais nos custos (cerca de 37 mil euros cada entidade) decorrentes da remuneração dos elementos da EIP.

Esta iniciativa tem como objetivos melhorar as condições de prevenção e socorro face a incêndios, acidentes e catástrofes, garantindo resposta rápida e eficaz às ocorrências que impliquem socorro às populações e defesa dos seus bens. O protocolo prevê ainda a valorização dos bombeiros voluntários, enquanto verdadeiros pilares do sistema de proteção e socorro, através do reforço dos incentivos ao voluntariado, do apoio ao funcionamento e ao equipamento e do pleno aproveitamento das capacidades operacionais e de comando.

Na mesma reunião camarária, foi também aprovado um protocolo que estabelece um apoio financeiro de 25 mil euros da Autarquia aos Bombeiros Voluntários da Covilhã destinado a criar um Serviço de Brigadas de Heliporto para elevar a capacidade de resposta do Heliporto Municipal. A estrutura, constituída nas Cortes do Meio como base para operação ao dispositivo de combate a incêndios florestais da ANEPC, contará assim com a presença de uma brigada de dois elementos dos Bombeiros e um veículo especial de combate a incêndios (VECI), no período de 15 de maio a 15 de outubro de 2021, entre as 08H00 e as 20H00, permitindo um incremento de meios humanos, equipamentos e operacionalidade.

“Esta 2ª EIP vem dar maior capacidade de resposta, mais prontidão e mais eficácia no combate a qualquer catástrofe que possa ocorrer no nosso concelho, nomeadamente nos fogos florestais, em que uma atuação rápida, logo nos primeiros minutos da ocorrência, é absolutamente fundamental”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira.

Para o autarca, “o Município, através de um conjunto de medidas sólidas e concretas, quer garantir atempadamente as melhores condições na prevenção e combate aos incêndios florestais e noutras áreas de proteção e socorro”.



Silves | Fim de semana com sabor a laranja oferece escapadinhas de fim de semana

 O 5.º Fim de Semana com Sabor a Laranja acontecerá nos próximos dias 14, 15 e 16 de maio, em Silves.

Dezasseis são o número de restaurantes participantes neste fim de semana gastronómico e diferente! Barbinha; Café Inglês; Marisqueira Rui; Nova Mesquita; O Barradas; O Cais- Bistro & Steak Boutique; O Compromisso; O Pina; Ponte Romana; Recanto dos Mouros; Restaurante Marisqueira Casa Velha; Salsa & Tomilho; Sushi Love; Taberna do Foral; Ú Monchiqueiro 1; Ú Monchiqueiro 2; são os nomes que vai encontrar neste roteiro com sabor a Laranja.

Pratos tradicionais como Entrecosto no Forno com Laranja e migas; Rojões de porco com migas com Laranja; Espetadas de carne de porco com sumo de laranja; Cachaço no forno com laranja; pratos de alta cozinha, como Peito de pato com creme de laranja de Silves e cenoura, ou criativos e originais, como Camarão frito com molho de laranja e chili ou Filete de robalo com puré de laranja são algumas das propostas que serão servidas nos restaurantes aderentes, que complementarão os seus menus com sobremesas feitas com a laranja de Silves. Tortas; pudins; mousses; cheesecakes; delícia de laranja, Crème Brûlée e Parfait, tudo feito com a laranja.

Nesta edição são sorteados três fins de semana em três unidades hoteleiras do concelho a todos que forem aos restaurantes e preencherem um cupão que será sorteado no dia 21 de maio, pelas 14h00, no Facebook da autarquia, e pedirem a fatura que deverá ser anexada ao referido cupão.

Esta iniciativa insere-se na estratégia delineada pela autarquia de promoção da restauração e da marca “Silves, Capital da Laranja” que procura dar maior notoriedade ao produto laranja, emblemático deste concelho, e aos seus produtores. Um fim de semana inteiramente dedicado à gastronomia feita com recurso a este produto permitirá realçar as características de qualidade únicas e reconhecidas, há longos anos, à laranja e demais citrinos produzidos no concelho, nomeadamente a doçura, quantidade de sumo e a delicadeza de aromas excecionais.

Com esta iniciativa, o município espera também promover os restaurantes aderentes e contribuir para o retorno dos clientes aos espaços que estiveram privados de exercer a sua atividade, devido ao confinamento no combate à Covid-19.  

O evento conta com o apoio do Hotel Colina dos Mouros, do Hotel Holiday Inn algarve e Hotel Vila Galé Náutico.

+ Info: turismo@cm-silves.pt | tel. 282 440 800

Autárquicas 2021: PSD de Cantanhede tem o processo de constituição de listas bastante adiantado


A aposta nos últimos dois meses tem sido a formação e reuniões de trabalho com os candidatos “cabeça de lista” escolhidos às Freguesias nas listas do PSD.
“Acreditamos que vamos ver renovada a confiança que a população tem depositado em nós e nos nossos candidatos, face à qualidade das equipas que vão ser apresentadas, ao prestígio dos candidatos e ao valor de propostas arrojadas, mas sérias e exequíveis, que vamos submeter a sufrágio refere o presidente da concelhia e actualmente vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Pedro Cardoso, a propósito dos candidatos às autarquias de freguesia.
O autarca adianta que “o processo está concluído no que diz respeito aos cabeças de lista, e as soluções encontradas para as equipas dão garantias de poder levar ainda mais longe o processo de desenvolvimento que os autarcas sociais-democratas têm protagonizado no município e nas juntas de freguesia”. Esclarecendo ainda que, “além da aposta na experiência e nas provas dadas, em gente de confiança, há uma clara intenção de prover a renovação das listas e alargar a representatividade geracional, social e profissional”.
A este respeito, Pedro Cardoso sublinha que “os candidatos que o PSD vai apresentar oportunamente resultaram de uma escolha muito criteriosa a nível local, rejeitando preencher lugares apenas por questões partidárias ou completar as listas com pessoas sem qualquer ligação às freguesias por que se candidatam, o que consideramos um claro desrespeito pelo poder local e pelas populações dessas freguesias. Rejeitamos completamente esses subterfúgios, que aliás, não fazem parte da exigente cultura democrática que norteia a nossas opções”.
“Escolhemos pessoas socialmente reconhecidas pelas melhores razões, num registo de credibilidade e confiança, honradez, integridade e compromisso com a causa pública, pessoas de várias gerações e de áreas de formação diversas, com sentido de missão, pessoas bem preparadas para dar respostas aos anseios das comunidades e conscientes da missão cívica inerente à actividade autárquica”, acrescenta o presidente da concelhia.

Para preparação e organização do próximo acto eleitoral autárquico, a direção local dos sociais-democratas elaborou um documento de Princípios de Orientação Estratégica, que fora aprovado pela Assembleia de Militantes e ainda antes da aprovação, por unanimidade, da recandidatura de Helena Teodósio à presidência da Câmara Municipal, cujo enunciado “estabelece linhas de rumo bastante úteis para o desafio de reforçar ainda mais a representatividade autárquica do partido no concelho”.

O processo está muito avançado, com as lideranças bem definidas, conforme confirmação da CPS de Cantanhede, e a aposta desde há dois meses tem sido a formação e reuniões de trabalho. “Obviamente não podíamos descurar a escolha dos autarcas de freguesia até porque é preciso escolher bem e atempadamente para preparar o futuro”, afirma Pedro Cardoso, dizendo não acreditar “em candidaturas de véspera, como geralmente assistimos de quatro em quatro anos, e como que como por magia, aparecem surpreendentemente candidatos nessas alturas, mas que desaparecem muito depressa, após actos eleitorais”.

O presidente da CPS social-democrata em Cantanhede diz que, “entretanto, está a ser feito um trabalho exaustivo de atualização das potencialidades, das fragilidades e das necessidades das freguesias, de modo a enquadrá-las na enunciação das ideias de força do projeto comum que subjaz a todas as candidaturas, tendo sempre em conta as exigências da campanha em função da realidade de cada freguesia. O desígnio que perseguimos é a construção de um futuro cada vez melhor para o concelho, um futuro com mais qualidade de vida e mais coesão social,

Segundo o actual vice-presidente da autarquia cantanhedense “o trabalho preparatório das autárquicas 2021 que tem vindo a ser desenvolvido passa muito por um aposta na formação, pois queremos garantir que as listas candidatas à Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Assembleias de Freguesia sejam compostas por bons candidatos e muito bem preparados. Até porque, para nós, as freguesias e o concelho estão em primeiro lugar. Colocamos os interesses do concelho e de cada freguesia no centro das prioridades pelo que os novos tempos e desafios não se compadecem com experimentalismos”.

Notas do Comunicado da CPS
07/05/2021
SECRETARIADO

A partir de 17 de maio: Cantanhede abre Balcão Único do Prédio com atendimento presencial


Na próxima segunda-feira, dia 17 de maio, o BUPi – Balcão Único do Prédio – entra em funcionamento, através de um posto de atendimento presencial, onde os proprietários poderão, através marcação prévia, realizar a georreferenciação e o registo dos seus terrenos.
Com horário das 9h00 às 16h00, o serviço que vai funcionar no rés do chão do edifício dos Paços do Concelho, surge no âmbito resulta de uma candidatura apresentada pela da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM – RC). Com um investimento superior a três milhões de euros, o projeto tem como objetivo possibilitar aos cidadãos identificarem e registarem, gratuitamente, as parcelas de terrenos rústicos e mistos de que são proprietários.

No concelho de Cantanhede será ainda criado um posto de atendimento itinerante que percorrerá todas as freguesias, que serão colocados em locais estrategicamente selecionados com o objetivo de aproximar este procedimento de toda a população.

Através do BUPi – Balcão Único do Prédio poderão ainda, para além da realização do registo de matrizes prediais rústicas e mistas, também consultar, atualizar e imprimir informação atualizada e detalhada sobre uma determinada parcela, em tempo real e a qualquer momento.

Para efetuar o respetivo registo, os proprietários deverão fazer-se acompanhar pelo cartão de cidadão, respetiva Caderneta Predial com o número das matrizes que pretende registar e indicar ao técnico do município a localização da propriedade, delimitando-a em mapa, de forma a concluir o processo ou, em alternativa, em www.bupi.gov.pt.

Já no caso de o proprietário não ter efetuado registo na conservatória, deve apresentar documentos que comprovem a posse do terreno, como por exemplo, habilitação de herdeiros, escritura de compra e venda ou decisão judicial.

Para qualquer outro esclarecimento adicional poderá contatar o número de telefone 231249055 ou pelo e-mail bupi@cm-cantanhede.pt.

Histórias incríveis de luta e superação de sobreviventes dos abjectos campos nazis reunidas num livro


Humilhação, desumanização, violência, atrocidade. Entre 1933 e 1945, milhões de pessoas foram encerradas em campos de concentração e submetidas à barbárie nazi apenas pela sua condição física, mental, étnica, religiosa, social ou sexual não seguir os padrões definidos pela retórica de ódio de Adolf Hitler. Quase oito décadas depois da página mais negra da História contemporânea, Inês Figueiras recupera com rigor alguns dos chocantes e impensáveis relatos de superação e fuga no livro Campos de Concentração Nazis – Sobreviventes e Fugitivos. Um livro para preservar a memória dos sobreviventes do Holocausto, para que a história não se repita. Nas bancas e livrarias a partir do próximo dia 18 de Maio, com a chancela da Guerra e Paz Editores e o apoio do grupo Cofina.

A dimensão da abominação nazi, alimentada pelo discurso de ódio de Hitler, levou à criação de um distópico e complexo sistema de segregação, paralelo aos conflitos da Segunda Guerra Mundial, composto por campos de concentração, campos de prisioneiros de guerra, campos de trânsito, campos de trabalhos forçados, campos de extermínio, bordéis de prostituição forçada e centros de eutanásia, de interrupção forçada de gravidez e de «germanização» de crianças.

Com os espancamentos, a escravidão, a violação, a fome, a privação de sono, a tifo e de outras enfermidades, o destino era quase certo: o gaseamento e os fornos crematórios. Registam-se 11 milhões de mortos, vítimas do inferno na Terra. Mas, entre os horrores dos campos nazis, existiram também alguns milagres. Pessoas que sobreviveram ou conseguiram até fugir de campos de concentração e cujos relatos têm vindo a ajudar os historiadores a apurarem a dimensão da monstruosidade nazi. Algumas dessas histórias estão reunidas no livro Campos de Concentração Nazis – Sobreviventes e Fugitivos, em que Inês Figueiras se estreia como autora. Uma investigação rigorosa, que revela os impensáveis limites a que a resistência humana pode chegar.

«Estas pessoas sobreviveram por um conjunto de pequenos e grandes milagres, como o acesso a condições um pouco melhores do que a maioria, ajuda e compaixão de terceiros, força interior e determinação, instinto ou o simples acaso.», afirma a autora na nota introdutória.

São pessoas como nós, são judeus, católicos, ciganos, negros, homossexuais, pessoas nascidas na Polónia, na Áustria, na Alemanha, mas também em locais improváveis, como o Brasil ou mesmo Portugal. Pessoas que, não seguindo os critérios genocidas e segregadores dos nazis, se viram arrastadas para o horror. Estavam no sítio errado à hora errada. Entre estas histórias está Maria Barbosa, uma das várias centenas de portugueses escravizados, torturados e mortos naqueles campos. A maioria era emigrante em países como a França, a Espanha ou a Alemanha.

Inês Figueiras conta-nos ainda a história de uma paixão no epicentro do ódio, a história de um prisioneiro que escapou à morte a cantar ou do homem que fugiu no automóvel do comandante de Auschwitz. Relatos que personalizam e humanizam as vítimas, focando o sentido de sobrevivência e a capacidade do ser humano acalentar sempre a esperança, mesmo quando mergulhado no mais profundo negrume e desespero.

Campos de Concentração Nazis – Sobreviventes e Fugitivos chega à rede livreira nacional no próximo dia 18 de Maio. O 24.º título da colecção Livros CMTV, resultante da parceria entre a Guerra e Paz e o Grupo Cofina, estará ainda disponível no site oficial da editora.

Campos de Concentração Nazis – Sobreviventes e Fugitivos
Inês Figueiras
Não-Ficção / História
144 páginas · 15x23 · 12,00€
Nas livrarias a 18 de Maio
Guerra e Paz, Editores

Leiria | A Feira de Leiria este ano está francamente ON.


Apesar dos efeitos da pandemia, a Feira de Leiria não quis, este ano, ficar longe do seu público.

Assim, durante o mês de maio, estaremos ligados com uma programação ONLINE, antevisão

da próxima edição em 2022, que será LIVE, tal como todos esperamos.

Com este programa, pretendemos relembrar os que sempre nos visitaram e o que nos querem visitar o porquê de a Feira de Leiria ser um evento essencial para a comunidade.

Pela música: no PALCO LEIRIA serão apresentados momentos musicais por alguns dos mais importantes nomes da música portuguesa e no espaço CONCERTOS TRADICIONAIS a cargo de ranchos folclóricos e bandas filarmónicas da região.

Pela gastronomia: o LEIRIA COZINHA é um espaço da responsabilidade do Chef Rui Paula que permitirá a todos conhecer a qualidade da nossa gastronomia.

Pela alegria: um VOX POP a não perder com João Paulo Rodrigues a querer saber tudo sobre todos os que visitam a Feira de Leiria habitualmente.

Um cartaz abrangente, onde não faltarão os passatempos e muitas surpresas, e que terá também momentos ao vivo em vários locais da cidade que, respeitando as normas sanitárias, farão as delícias de todos.

Um programa entusiasmante que culminará com a reabertura do Castelo de Leiria no dia 22 de maio, feriado municipal.


Proença-a-Nova | Empresas do concelho reportam falta de mão de obra


O Gabinete de Inserção Profissional do Município de Proença-a-Nova recebeu, nas últimas semanas, mais de 30 pedidos para preenchimento de vagas em várias empresas do concelho que estão a ter dificuldade na contratação de profissionais. As áreas de formação requeridas são diferenciadas, desde administrativo, terapeuta da fala ou engenheiro civil, a operários fabris, serventes ou costureiras. Para o presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, a necessidade de colaboradores é sinal da vitalidade do tecido empresarial que está a fazer a sua parte ao criar condições para a fixação de pessoas no concelho. “Reconhecendo este problema de falta de mão de obra, vemos que atravessa a quase totalidade do país, mas que se faz sentir de forma mais vincada em territórios de baixa densidade”, refere João Lobo, que recorda recentes iniciativas que têm como objetivo criar atratividade para o concelho. “É o caso do protocolo para um Centro Qualifica, no sentido da qualificação da formação profissional para dar resposta ao tecido empresarial, bem como da parceria estabelecida com a Altice para o alargamento da cobertura de rede, fatores de diferenciação no curto e médio prazo”.

Para quem vive noutros pontos do país, existem apoios disponíveis que potenciam a mobilidade para o Interior, nomeadamente o programa Emprego Interior Mais que prevê a atribuição de um apoio que pode chegar perto dos 5.000 euros (variando consoante os elementos do agregado familiar) a desempregados inscritos no Instituto de Emprego e Formação Profissional ou de empregados à procura de novo emprego. João Lobo destaca ainda a estratégia local de habitação, “que tomará corpo no plano de recuperação do pinhal interior”, como resposta à crescente procura de habitação no concelho, fruto da chegada de novos moradores.

As ofertas de trabalho atualmente disponíveis são para terapeuta da fala, empregado de mesa e balcão, empregado de copa para restauração, assentadores de revestimentos, serralheiro civil, operador de estrutura metálica, engenheiro civil, ajudante de cozinha, engenheiro químico, operários fabris, costureiras, empregado de mesa, operador florestal (empilhador de madeira), ajudante de eletricista, pedreiros, serventes, encarregados de obra e administrativo. Os interessados devem enviar o seu CV para o email gip@cm-proencanova.pt.

Leiria | Concertos para Bebés regressam ao Teatro Miguel Franco


É no dia 4 de julho que os Concertos para Bebés regressam aos palcos do Teatro Miguel Franco, em Leiria, num total de dez sessões a realizar até dezembro de 2021.

Depois de uma pausa forçada devido à pandemia da COVID-19, o espetáculo, organizado em parceria com a Musicalmente, irá decorrer em cinco domingos até ao final do ano, com duas sessões por dia, agendadas para as 10:00 e as 11:30.

Com interregno no mês de agosto, os Concertos são retomados a 19 de setembro e repetem a 3 de outubro, 7 de novembro e 5 de dezembro, sendo o preço de cada bilhete de sete euros por pessoa e estando a lotação limitada em cumprimento das medidas de segurança e de prevenção.

Este é um espetáculo que pretende envolver os mais pequenos no gosto pelas artes, contribuindo para o desenvolvimento da capacidade de sentir e de expressar.

Leiria | Espaço do Cidadão chega a Regueira de Pontes


A Junta de Freguesia de Regueira de Pontes é a décima segunda do concelho de Leiria a receber um Espaço do Cidadão, onde os munícipes poderão aceder a diversos serviços digitais prestados pela Administração Pública.

Desde março de 2019 que grande parte da população do concelho tem acesso a estes balcões de atendimento, instalados nas Juntas de Freguesia de Amor, Bajouca, Bidoeira de Cima, Coimbrão, Maceira e nas Uniões de Freguesia de Colmeias e Memória, Monte Real e Carvide, Monte Redondo e Carreira, Santa Catarina da Serra e Chainça, Santa Eufémia e Boa Vista, e Souto da Carpalhosa e Ortigosa.

Regueira de Pontes junta-se agora a estas freguesias, após a aprovação da adenda ao protocolo assinado em 2015, que terá de ser ainda submetida à Assembleia Municipal.

O Espaço do Cidadão reúne serviços de diferentes entidades num único balcão, nomeadamente da administração central, local e de entidades privadas que prestam serviços de claro interesse público.

Nestes serviços, é possível, por exemplo, tratar da carta de condução ou de uma caderneta predial, apresentar despesas junto da ADSE ou ainda resolver assuntos relacionados com emprego e formação profissional ou realizar os serviços e-fatura.

Aprovação das Contas de 2020 do Município de Leiria


A Câmara Municipal de Leiria aprovou esta terça-feira, com votos favoráveis do PS e contra do PSD, os documentos de prestação de contas de 2020 do Município de Leiria, com um saldo de €44.086.749,26, um resultado líquido positivo de 3,7 Milhões de Euros, uma autonomia financeira de 91%, sendo o endividamento bancário de 20 ME, o valor mais baixo desde que o PS assumiu a gestão da Câmara e que era de 56 Milhões de Euros.

As contas traduzem ainda uma redução de 5% da despesa corrente, reforço de transferência de 2 ME para as freguesias para despesa corrente e investimento, destacando-se ainda um aumento muito significativo do apoio ao associativismo, para despesas correntes e investimento, vital para fazer face à quebra de receitas resultantes da pandemia.

Estes números traduzem uma realidade indesmentível: Leiria tem hoje contas certas, equilibradas, que permitem honrar compromissos e projectar obras de impacto relevante para o futuro de todas freguesias do concelho.

Contas que permitiram acorrer às situações de emergência e apoiar a população e a economia durante a pandemia Covid-19, e que permitem honrar os compromissos do Município, que apresenta agora um prazo médio de pagamento a fornecedores de seis dias.

Este resultado permitiu ainda que o Município pudesse assumir, sem restrições, o combate à pandemia Covid-19, que teve um impacto nas contas na ordem dos 2,8 milhões de euros, entre investimento e receitas não obtidas por via de isenções, valor que em 2021 ascende já a 4 milhões.

Tratou-se de uma estratégia acertada, que resultou no reconhecimento de Leiria, num Estudo de opinião da DECO, como a capital de distrito com melhor avaliação na resposta dada por uma Câmara à pandemia.


Manteigas | Luta biológica no controlo da vespa das galhas do castanheiro

Manteigas procede a 28 largadas do parasitoide Torymus sinensis
Nos dias 5 e 6 de maio o Município procedeu à libertação do inseto parasitoide Torymus sinensis, utilizado no controlo da praga que afeta os castanheiros, num investimento de €6.232,80 suportado a 85% por uma candidatura conjunta submetida pela Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) ao PDR2020, com a parceria das autarquias. Esta mesma ação terá continuidade nos próximos 2 anos.
A vespa da galha do castanheiro está presente em toda a região Norte e Centro do país e em Manteigas de forma bastante evidente. Esta é a 3ª ação de luta biológica encetada pelo Município nos últimos anos, sendo que nestes dois dias houve lugar a 28 largadas do agente parasita, distribuídas pelos locais de maior concentração de soutos e castinçais do concelho.

A vespa das galhas do castanheiro (Dryocosmus kuriphilus) é uma praga que causa avultados prejuízos à produção de castanha e de mel, caracterizando-se pelo aparecimento de protuberâncias nas folhas e ao longo dos ramos, vulgarmente designadas por galhas, que atrasam o desenvolvimento da árvore e consequentemente a diminuição da produção.

O concelho detém uma considerável mancha de castanheiros, com origem e utilização ancestral, tornando-se imperioso defender o valor paisagístico, ecológico e cultural que caracteriza Manteigas e a sua envolvente.

Aveiro | Comemorações do feriado municipal

 Avenida D. António Francisco dos Santos e os Arcanjos de Paulo Neves 

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) celebra esta quarta-feira, dia 12 de maio, o Feriado Municipal com destaque para a Sessão Solene, pelas 11h00, no Centro de Congressos de Aveiro, o descerramento da placa toponímica de D. António Francisco dos Santos e a apresentação da escultura “Arcanjos” do artista Paulo Neves. Esta ações contarão com a presença do Presidente da CMA, Ribau Esteves e do Presidente da AMA, Luís Souto.

Avenida D. António Francisco dos Santos e os “Arcanjos” de Paulo Neves

O momento de atribuição do topónimo de D. António Francisco dos Santos, Bispo de Aveiro entre 2006 e 2014, acontece pelas 19h00, na nova Avenida que liga a Alameda Silva Rocha à Avenida Vasco Branco e seguindo até à futura rotunda do Túnel de Esgueira.

Nesse âmbito será feita uma apresentação da escultura “Arcanjos”, do artista Paulo Neves, já patente em duas rotundas que fazem a ligação da nova Avenida D. António Francisco dos Santos, entre a Alameda Silva Rocha e a Avenida Vasco Branco, sendo que a escultura só estará completa com a colocação das peças na futura rotunda do Túnel de Esgueira.

A opção da CMA por esta obra, tem em D. António Francisco dos Santos um elemento central, considerando a sua capacidade de tornar a relação de tantos Homens com Deus, mais próxima e mais fácil.

Composta por três Arcanjos: São Miguel, São Gabriel e São Rafael, a esta instalação ficará a faltar a escultura de São Rafael, a implantar na nova rotunda da Rua de Viseu, em Esgueira. Nesse momento será feita a explicação do simbolismo desta relevante obra de arte.

Outras ações

O dia começa com um grande concerto das torres sineiras de Aveiro, pelas 10h00 (Sé, Paços do Concelho, Vera Cruz, Carmo, Museu de Aveiro / Santa Joana), interpretando a obra de Abel Chaves, “Gaudeamus Cum Campanis Averii”.

Como já é tradicional teremos a Eucaristia, pelas 16h00, na Sé de Aveiro em honra da Padroeira Santa Joana, enquanto que pelas 17h30, no mesmo local, será apresentado o livro “Memorial de Santa Joana e crónica da fundação do Mosteiro de Jesus”.

A Percepção de Distância Interpessoal e o Distanciamento Social na Pandemia do SARS-CoV-2

 A Proxémia, ou o estudo científico do uso humano do espaço, tem vindo a receber a atenção de investigadores das ciências cognitivas, revelando vários dos factores que afectam a natural regulação das distâncias interpessoais. Estas pesquisas revelam desafios e sugerem respostas à recomendação de distanciamento social.

Após encontrar o produto que procurava, num qualquer estabelecimento comercial, o(a) leitor(a) ocupa o seu lugar na fila para a caixa para pagar. Enquanto espera a sua vez, olha para o chão e apercebe-se de marcações, com fita adesiva colorida, que assinalam distâncias de 1,5 metros que deverão ser mantidas entre os clientes, como parte das medidas de prevenção para a propagação do vírus SARS-CoV-2. Por lapso da sua parte, está mais próximo(a) do cliente à sua frente do que o recomendado e, por isso, dá um passo atrás, guiando-se pelas marcações no chão.

A situação acima descrita, que provavelmente lhe aconteceu pelo menos algumas vezes no último ano, traduz um dos desafios colocados à manutenção do distanciamento social no ainda actual contexto pandémico – a distância recomendada de 1,5 a 2 metros contraria os nossos comportamentos proxémicos naturais, de acordo com um artigo revisto por pares e publicado em Novembro de 2020 na revista científica Human Factors. Este artigo, redigido por Robin Welsch e Heiko Hecht, que nos últimos anos têm desenvolvido vários estudos acerca da percepção de distâncias interpessoais, elenca factores conhecidos e documentados na literatura da especialidade que poderão conspirar para a manutenção do distanciamento social recomendado.

A noção de distância interpessoal, e o termo proxémia (termo usado para descrever o estudo do uso humano do espaço), encontram a sua origem nos estudos de Edward Hall, antropólogo que, com base em observações naturalistas, distingue quatro regiões circulares, definindo áreas à nossa volta e naturalmente adoptadas por nós no âmbito de interacções sociais: Espaço Intímo (até cerca de 50 cm), reservado para interacções íntimas ou familiares; Espaço Pessoal (até cerca de 80 cm), dentro do qual permitimos a entrada confortável de amigos próximos; Espaço Social (cerca de 1 metro), adoptado para interacções confortáveis com estranhos; e Espaço Público (acima de 1 metro), reservado para o público em geral. A regulação, adopção e manutenção destas distâncias manifesta processos psicológicos, sociais e culturais relativamente automáticos (isto é, não requerem um esforço consciente e podem ser previstos 600 a 800 milissegundos antes da interacção), sendo que os valores adoptados não são rígidos – nalguns casos toleramos relativamente bem intrusões no espaço pessoal em contextos sobrelotados (e.g., num transporte público), conquanto seja algo temporário; há também flutuações interculturais, especialmente no que se refere ao espaço social, com estimativas entre os cerca de 70 cm, na Argentina, até cerca de 130 cm, na Roménia (para uma amostra portuguesa, a estimativa situa-se nos 110 cm).

Note-se, contudo, que a amplitude do Espaço Social, dentro do qual interagimos confortavelmente com um desconhecido, é consideravelmente menor que o distanciamento social recomendado. Estudos sobre proxémia e algumas investigações conduzidas durante a pandemia do vírus SARS-CoV-2 fornecem algumas indicações acerca dos factores que conspiram para a manutenção do distanciamento social e possíveis consequências resultantes do mesmo. Por exemplo, o desconforto experienciado na interacção com um desconhecido (e.g., quando pedimos indicações a um transeunte) aumenta rapidamente quando esta é feita a menos de 1 metro; quando a distância interpessoal é superior a cerca de 1 metro, o desconforto aumenta igualmente, ainda que mais lentamente. Quanto a interacção é feita a uma distância de 2 metros, o desconforto é equiparável aquele experienciado a cerca de meio metro. Sinais sociais, como o sejam as expressões faciais, o tom de voz e qualidade da comunicação, sofrem alterações concordantes quando interagimos com alguém a uma distância anormalmente longa: tendemos a exagerar, involuntariamente, expressões faciais, a modular a voz para uma tonalidade mais intensa e as frases são mais curtas e com menos palavras. Por outro lado, tendemos a adoptar distâncias sociais cerca de 13 cm maiores quando interagimos com pessoas com uma face zangada, em comparação com uma face alegre. Curiosamente, um estudo recente sugere que em interacções com pessoas com máscara cirúrgica tendemos a adoptar distâncias sociais cerca de 20 cm mais curtas, o que significaria que o uso de máscaras, como forma adicional de combate a pandemia, pode interagir com o distanciamento social, tido como uma das principais formas de diminuição da propagação do vírus.

A proxémia e o estudo dos factores que regulam a adopção automática de distâncias interpessoais, mais que explicar os eventuais lapsos na manutenção do distanciamento social durante a pandemia, oferece um conjunto de conhecimentos que podem e devem ser usados estrategicamente para antecipar e gerir desvios às recomendações oficiais. Por exemplo, sabemos que a distância interpessoal naturalmente adoptada varia inversamente com o tamanho percebido da divisão ou sala em que nos encontramos. Isto é, numa sala comparativamente menor, tendemos a adoptar uma distância interpessoal relativamente maior. Por outro lado, estudos sobre percepção visual têm consistentemente revelado que salas ou espaços mais profusamente iluminados, com paredes mais claras ou tectos mais altos aparentam ser mais amplas e espaçosas. Estes dados sugerem que a sinalética, sob a forma de cartazes e marcas no chão para guiar a regulação do distanciamento social, deverá ser mais saliente e frequente em espaços com essas características.

Nuno de Sá Teixeira

Nuno Alexandre de Sá Teixeira formou-se em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, e doutorou-se em Psicologia Experimental pela mesma instituição. Trabalhou como investigador doutorado no Departamento de Psicologia Experimental Geral da Universidade Johannes-Gutenberg, Mainz, Alemanha, no Instituto de Psicologia Cognitiva da Universidade de Coimbra e no Centro de Biomedicina Espacial da Universidade de Roma ‘Tor Vergata’, Itália. É actualmente Professor Auxiliar Convidado no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro. Os seus trabalhos científicos têm-se centrado no estudo da forma como variáveis físicas (em particular, a gravidade) são instanciadas pelo cérebro, como “modelos internos”, para suportar funções perceptivas e motoras na interacção com o mundo. Assim, os seus interesses partem da charneira entre áreas temáticas como a Psicologia da Percepção, Psicofísica e Neurociências.

 

Tiroteio mortífero em escola russa

 Pelo menos onze pessoas morreram e 32 ficaram feridas, esta terça-feira, na sequência de um tiroteio numa escola da cidade russa de Kazan.

De acordo com as agências de notícias locais, um dos atiradores, um adolescente de 19 anos foi detido e outro foi abatido pelas forças de segurança, depois de se ter barricado no edifício.

Durante a operação policial, a escola foi parcialmente evacuada. Muitos dos alunos permaneceram no edifício. Segundo as autoridades, foram implementadas medidas de segurança adicionais em todas as escolas de Kazan, a capital da república russa de Tartaristão, que fica a cerca de 700 quilómetros a leste de Moscovo.

A polícia abriu já uma investigação criminal sobre o incidente.

Este foi o tiroteio escolar mais grave na Rússia desde 2018. Este tipo de tragédia é relativamente raro na Rússia e o controlo das armas é bastante rigoroso.

Euronews

Imagem: Diário da RMS

Mais uma morte e 268 infetados com Covid-19. Casos ativos abaixo de 22 mil

 

A morte registou-se na Região Norte e foi de uma pessoa com mais de 80 anos.

Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais um morto e 268 infetados com Covid-19. Segundo os dados do boletim diário da Direção-Geral da Saúde, o número de casos ativos está agora abaixo dos 22 mil casos ativos (21.708, menos 394).

A única vítima mortal registou-se na região Norte e tinha mais de 80 anos.

A faixa etária com mais casos novos é entre os 50 e os 59 anos com 46 casos novos. As faixas entre os 20 e os 29 anos e entre os 40 e os 49 anos registam 45 casos novos, cada uma.

O número de internados também recuou. Há, agora, 257 pessoas internadas nos hospitais com Covid-19, menos 20 do que ontem, das quais 71 em cuidados intensivos (menos dois do que ontem).

Desde o início da pandemia, Portugal registou 840.008 casos da doença, dos quais 16.994 acabaram por morrer e 801.306 pessoas conseguiram recuperar.

Fonte: RR

Marinha Grande | Exposição sobre Nery Capucho assinala Dia Internacional dos Museus

 A exposição “Nery Capucho: 120 anos do seu nascimento” é inaugurada no dia 18 de maio, pelas 17h00, no Museu do Vidro, no âmbito da comemoração do Dia Internacional dos Museus, que se assinala naquela data.

Trata-se de uma iniciativa organizada pelo Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente, com o apoio da Câmara Municipal da Marinha Grande.

Envolvidos no Projeto Cultural de Escola, ConvidARTE ao Nascente, os alunos do 2º e 3º ciclo do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente, no âmbito do PNA (Plano Nacional das Artes), criaram desenhos e pinturas representando algumas obras do pintor e trabalhos de reinterpretação inspirados em diferentes correntes artísticas contemporâneas do artista.

Após a criação de uma curta-metragem que veio responder à questão “Quem é o patrono da minha escola?”, é uma honra convidar toda a comunidade a visitar esta exposição, que reúne obras do pintor e trabalhos dos alunos e pretende também ser uma singela homenagem quando se assinalam os 120 anos do Professor Alberto Nery Capucho.

Alberto Nery Capucho, figura incontornável da esfera artística e pedagógica da Marinha Grande, foi um artista multifacetado, reconhecido pintor naturalista, retratista, desenhador, cenógrafo, urbanista e professor de Desenho Artístico e Industrial na então Escola Industrial Guilherme Stephens.

A exposição pode ser vista até 13 de junho de 2021, de terça-feira a domingo, das 10h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30 (últimas entradas às 12h30 e 17h00, respetivamente). A entrada é gratuita.

APDSI e Piaget lançam inquérito nacional sobre o voto eletrónico | Objetivo é avaliar grau de adesão e confiança dos portugueses no sistema de voto e inquérito está aberto até 21 de maio

 Objetivo é avaliar grau de adesão e confiança dos portugueses no sistema de voto eletrónico.


A APDSI (Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Sociedade de Informação) está a promover, em parceria com o Instituto Piaget, um inquérito a nível nacional sobre o que pensam os portugueses relativamente ao voto eletrónico.

 

Lançado no passado dia 5 de maio, o inquérito, realizado em formato online, estará aberto até ao próximo dia 21 de maio. O objetivo é avaliar da adesão e confiança dos cidadãos no voto eletrónico, de forma a disponibilizar informação útil aos vários agentes e poderes públicos com interesse no tema, seja o Governo e Assembleia da República, os partidos políticos, a Comissão Nacional de Eleições, as universidades e respetivos centros de investigação, ou entidades que desenvolvem tecnologia para o voto eletrónico.

 

Se tivesse a possibilidade de escolher entre o voto presencial e o voto eletrónico, qual escolheria? Concorda com o voto eletrónico em mobilidade (por telemóvel, tablet ou computador)? Ou acha que é um risco desnecessário de correr que fragiliza a democracia? Acha que é mais fácil a fraude com votos que ficam numa urna num ginásio ou num centro de dados? Estas e outras questões são objeto do inquérito que é, na realidade, um desafio lançado aos portugueses com vista a conhecer a sua opinião sobre o tema.

 

O propósito dos promotores é recolher, em pouco mais de 15 dias, uma amostra tão representativa quanto possível, quer em dimensão, quer em termos de características dos respondentes, considerando a janela temporal disponível e o formato em que o inquérito foi lançado.

 

O inquérito faz parte do plano de atividades da APDSI que convidou o seu associado Instituto Piaget a participar no projeto desde o início, acompanhando o seu desenvolvimento até à apresentação pública dos resultados finais. O Piaget esteve, assim, envolvido na construção e desenho do projeto, na conceção do questionário e será a entidade responsável pela análise dos dados. Trata-se de um trabalho que está a ser desenvolvido através dos docentes e investigadores que integram a unidade de investigação do Instituto Piaget que está diretamente ligado ao projeto, o LabEST – Laboratório para o Empreendedorismo, Sociedade e Tecnologia.

 

A participação no inquérito está aberta a qualquer cidadão maior de idade que o poderá fazer através do link https://pt.surveymonkey.com/r/voto_eletronico. O tempo de resposta é inferior a 5 minutos e as respostas são anónimas e confidenciais.

 

Os resultados desta pesquisa serão apresentados publicamente no próximo dia 27 de maio, num evento online promovido pela APDSI, a realizar através da plataforma zoom, a partir das 18 horas. A sessão, denominada “MeetOn ‘O Voto Eletrónico – Desafios e Oportunidades’” contará com a participação de um painel de especialistas que irão discutir as implicações do voto eletrónico. Os interessados em participar nesta sessão podem inscrever-se através do link https://pt.surveymonkey.com/r/meeton-apdsi-voto-eletronico.

 

A eventual adesão ao voto eletrónico tem vindo a ser objeto por todo o mundo e nas suas diversas vertentes (desde logo, presencial e não presencial) de múltiplos ensaios e experiências piloto. A sua implementação visa, sobretudo, conferir maior celeridade às operações de votação e apuramento, melhorar a gestão do próprio processo com vista a atingir ganhos de eficiência, manter ou aumentar as garantias de segurança e credibilidade de todo o processo e, ao mesmo tempo, procurar combater algumas causas de abstencionismo que, no caso português, se têm vindo a acentuar em alguns atos eleitorais.  

 

Em Portugal, e até ao momento, foram desenvolvidas quatro experiências de voto eletrónico, todas elas não vinculativas. A nível internacional, a Estónia e o Brasil são dois dos casos mais conhecidos de implementação do voto eletrónico, tal como os Estados Unidos no que diz respeito às primárias republicanas.

Teatro Infantil: Peça “Autopropelia” sobe ao palco do Centro Pastoral de Pêra

 O Centro Pastoral de Pêra irá receber no próximo dia 16 de maio, pelas 16h00, a peça de teatro infantil “Autopropelia”. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Silves e conta com o apoio do Centro Pastoral de Pêra.

Neste espetáculo, interpretado pela companhia de Teatro Quadrilha, é apresentada uma enorme empreitada, onde trabalha uma equipa de arquitetos, engenheiros, mestres de obra, pedreiros, pintores, eletricistas, encanadores, formada por duas pessoas. A partir daqui a história vai-se desenrolando, com ou sem obra feita, mas sempre acompanhada por momentos de muita diversão e humor.

A entrada é livre, mas sujeita a apresentação de voucher que será entregue no local, no dia do espetáculo, a partir das 15h00 (hora de abertura da sala).

De salientar que, devido à atual crise sanitária, o espetáculo tem lotação reduzida, cumprindo as orientações da DGS.

O telefone 282 440 800 e o endereço de correio eletrónico cultura@cm-silves.pt são os contactos do sector de Cultura do Município de Silves para o fornecimento de informações adicionais sobre este espetáculo.

 

+ info sobre Autopropelia

“Autopropelia” é a apresentação de uma enorme empreitada, arquitetos, engenheiros, mestres de obra, pedreiros, pintores, eletricistas, encanadores, equipa formada por exatamente duas pessoas. Eles anunciam, preparam e começam a “obra” ou não…

Repleta de situações cómicas e clichês peculiares de uma obra em construção, o trabalho desta dupla não necessariamente conectada, vive em alternância entre elementos cómicos e ou trágicos, presa a situações sem solução, nonsense e por vezes desligada da realidade.

 

Atendendo ao período que se atravessa, o Município de Silves adverte que, fazendo-se cumprir as orientações da DGS, deverão ser cumpridas as seguintes indicações:

1. Acesso à sala onde decorre o evento é reservado aos titulares de bilhete;

2. Os bilhetes devem ser preferencialmente comprados antecipada e remotamente;

3. Na receção, o atendimento será realizado com distanciamento de 2 metros;

4. Os espectadores devem higienizar as mãos à entrada e à saída, assim como antes e depois de eventual aquisição de bilhete no local;

5. Qualquer objeto que seja entregue ao espectador, deve permanecer com este até ao final e não deve ser partilhado;

6. Período de entrada e saída de público alargado;

7. Entrada e saída de público desfasada com circuitos independentes de entrada e de saída, cumprindo as regras de distanciamento;

8. A lotação máxima definida de acordo com as Orientações 23 e 28/2020 e decisão final das autoridades locais de saúde;

9. Lugares sentados com distanciamento físico de acordo com as orientações da DGS;

10. Obrigatório o uso de máscara;

11. Não é permitido mudar de lugar;

12. Os espaços, equipamentos, objetos e superfícies são limpos e desinfetados periodicamente, conforme a sua frequência de utilização, de acordo com a Orientação 014/2020 da DGS.

(Conferir orientações no Plano de Contingência do evento que pode ser consultado no local)

 

Espaços culturais municipais retomam horário de funcionamento

O Museu Municipal de Arqueologia e o Castelo de Silves estão disponíveis ao público, desde o dia 8 de maio, no horário de funcionamento habitual anterior à pandemia. No âmbito da passagem de Estado de Emergência a Situação de Calamidade, informamos que estes equipamentos retomaram a regularidade do serviço, fazendo cumprir todas as medidas de segurança impostas pela DGS.

 

Museu Municipal de Arqueologia

De segunda a domingo

Entre as 10h00 e as 18h00

 

Castelo de Silves

De segunda a domingo

Entre as 9h00 e as 20h00

 

Reforçamos que será necessário o cumprimento das regras para a proteção de todos:

. Uso de máscara obrigatório

. Desinfeção de mãos à entrada obrigatória, estão disponíveis dispensadores com solução desinfetante

. Respeitar distância mínima de 2 metros em relação a outras pessoas