sexta-feira, 4 de junho de 2021

ATB_VIC PROPERTIES - Projeto Social "Escola da Cigarra Feliz


Associação Tempos Brilhantes e VIC Properties juntas em projeto social que reabilitará pátio de escola em Marvila, Lisboa, para um ambiente de aprendizagem mais feliz.

A VIC Properties é o novo investidor social do projeto de inovação social Escola da Cigarra Feliz, concebido pela Associação Tempos Brilhantes (ATB) que tem como objetivo revitalizar o pátio escolar da Escola Básica do Condado, no Bairro do Condado, freguesia de Marvila, em Lisboa. A Escola do Condado é Território Educativo de Intervenção Prioritária desde 2009/10 e uma das 18 escolas com instalações mais degradadas de Lisboa.

Sob o mote ‘Vamos dar uma nova cara à Escola Básica do Condado!’e através de uma metodologia de design participativo, desenvolvida em parceria com a equipa de investigadores do ISMAT, o projeto Escola da Cigarra Feliz irá envolver toda a comunidade – escola, famílias e parceiros – na cocriação e coimplementação de um espaço escolar mais feliz, seguro, sustentável e funcional para todos. O projeto pretende, dessa forma participativa, gerar uma intervenção muito positiva nos desafios respeitantes ao sucesso escolar e à inclusão social que o bairro e a escola enfrentam.

“Muito nos honra poder integrar uma iniciativa tão inovadora e inclusiva para toda a comunidade. Estamos empenhados em dar todo o nosso apoio, para que seja facultado às crianças e jovens um programa educativo-cultural integral, que cubra a totalidade de necessidades de formação, criando condições para o seu sucesso escolar, que acreditamos ser fundamental no desenvolvimento económico e social do País. Tratando-se de um projeto com implementação no território em que nos inserimos, a Freguesia de Marvila, que é por excelência uma fonte de mão de obra para todas as atividades económicas que vão surgir nos projetos que desenvolvemos, este apoio permite-nos ainda construir as bases para a integração de toda a comunidade”, revela Luís Gamboa, Diretor de Operações da VIC Properties.

A VIC Properties participou no 1.º atelier participativo do projeto, que decorreu em formato online e onde estiveram presentes 90 pessoas, contribuindo com ideias para a reabilitação que terá lugar. Foi um momento único e muito feliz, pois juntou pela primeira vez todos os elementos da comunidade: crianças, pais, professores, educadores e outros técnicos de educação; a direção do Agrupamento de Escolas Luís António Verney; a Junta de Freguesia de Marvila; diversas associações locais e ainda o Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Professor Doutor João Costa; o Vereador dos Direitos Sociais e da Educação da Câmara Municipal de Lisboa, Professor Manuel Grilo e o Presidente da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social, Dr. Filipe Almeida. O atelier teve como resultado um conjunto de propostas feitas principalmente pelas crianças. Agora os adultos têm uma missão coletiva pela frente, seguramente será uma missão com final feliz!

Escola da Cigarra Feliz é um projeto desenhado pela Associação Tempos Brilhantes e cofinanciado pelo Portugal Inovação Social, que conta agora com a participação ativa da VIC Properties, cujo investimento comparticipará 30% das necessidades globais de financiamento do projeto, numa ótica de filantropia de impacto e de criação de um modelo social de investimento local mais estável, eficaz e duradouro. O novo investidor junta-se ao Agrupamento de Escolas Luís António Verney, ao ISMAT – Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes e à Junta de Freguesia Marvila, os outros parceiros deste projeto ATB.

O cruzamento de valores e compromissos comuns de responsabilidade social, em prol de uma intervenção positiva no Bairro do Condado, sustentam esta aliança estratégica entre a ATB e a VIC Properties, que se prolongará até dezembro de 2022, data de término do projeto Escola da Cigarra Feliz.

Sobre a VIC Properties
Focada no mercado imobiliário residencial português, a VIC Properties combina know-how profundo em promoção imobiliária em Portugal, conhecimento do mercado de capitais e uma vasta experiência em grandes projetos de desenvolvimento. Com sede em Lisboa, sendo liderada por uma equipa de gestão altamente experiente, a empresa é uma plataforma imobiliária totalmente integrada, que cobre toda a cadeia de valor do processo de construção.

A VIC Properties atua desde o momento de identificação dos terrenos, durante a fase de planeamento, até à construção e venda, bem como à posterior administração da propriedade e outros serviços associados.

Sobre a ATB
A Associação Tempos Brilhantes prepara crianças e jovens para um mundo que ainda não conhecemos, ajudando-as a desenvolver as melhores e mais promissoras ferramentas humanas: pensamento crítico, adaptabilidade, criatividade e competências socioemocionais, com base em programas educativos. Uma missão que extravasa as fronteiras nacionais e que tem um forte compromisso de inovação social e comunitária, envolvendo famílias, professores e alunos, num programa contínuo de aprendizagem colaborativa.

Proença-a-Nova | Ano Municipal dos Sabores Tradicionais destacado no Proença ON Festa


A gastronomia vai ser um dos tópicos em destaque no Proença ON Festa, a Festa do Município de Proença-a-Nova que, pelo segundo ano consecutivo, decorre em formato digital entre os dias 10 e 13 de junho. Ainda que seja uma presença constante nos eventos organizados pela autarquia, este ano tem um enquadramento específico no âmbito do Ano Municipal dos Sabores Tradicionais. É precisamente na rubrica Sabores com Tradição que se vão apresentar dois produtos característicos do território: a cereja e o plangaio, com a divulgação da forma de confecionar o doce a partir de um dos frutos típicos desta época do ano e o modo de fazer um enchido inspirado na farinheira, mas à qual são adicionados ossos do espinhaço do porco.

Noutro registo, as Viagens pelos Sabores de Proença-a-Nova são um roteiro pelos restaurantes que decidiram participar neste projeto do Município e ainda pelos principais pontos de interesse do concelho. As guias são três jovens proencenses ligadas ao sector do turismo: Beatriz Baltazar, Catarina Gonçalves e Margarida Mendonça, pretendendo-se cativar turistas e residentes para a descoberta da região. Os sete programas serão transmitidos ao longo dos quatro dias de festa.

Os ateliers do Centro Ciência Viva da Floresta, que apresentam sempre atividades que podem ser replicadas em casa, também são inspirados na gastronomia: o primeiro deles, a decorrer a 12 de junho, tem como tema “Creme com Tradição” e o segundo, a ser transmitido a 13 de junho, ensina a fazer um saboroso gelado de limão.

A emissão pode ser acompanhada em direto nas redes sociais do Município, no Facebook e YouTube, de 10 a 14 de junho entre as 21h00 e as 00h00. No dia 13 de junho, Dia do Município, será transmitida a Sessão Solene a partir das 9h00, seguindo-se a transmissão da Missa de Santo António.


Espelho de água do Rio Águeda só surgirá em julho


Os níveis de água estão baixos durante todo este mês para a execução das obras de controlo das cheias

As obras referentes ao sistema de drenagem da cidade estão agora numa nova fase, que passa pela construção da ligação da nova estação de bombagem ao Rio Águeda, o que implica que os níveis freáticos estejam o mais baixos possível. Esta é a razão pela qual atualmente se vê o Rio Águeda com pouca água e sem o já habitual espelho de água.

Estas obras implicam a demolição parcial do muro do rio e a fixação de uma estrutura no seu subleito, que fará a ligação de escoamento de águas dos coletores pluviais e estação elevatória, atualmente em construção no Largo 1.º de Maio.

“Não podemos subir agora o rio. É imperativo que o nível das águas esteja baixo para que este trabalho possa ser feito, pelo que a subida do açude só poderá acontecer em julho”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda.

Esta obra, nuclear para o sistema de proteção da baixa da cidade às cheias, recorre a um conjunto de técnicas que permitirão fazer o escoamento das águas pluviais que chegam a esta zona, e não escoam naturalmente para o rio em situação de cheia. Esta solução “à holandesa” permitirá que, nestes casos, mesmo as zonas mais baixas que o nível do rio não sejam inundadas.

A empreitada, iniciada em setembro do ano passado e que conta com um investimento de 1,4 milhões de euros (com financiamento de fundos europeus em 75%), irá permitir melhorar as condições estruturais da rede e mitigar os riscos de inundações.

O Presidente da Câmara de Águeda, realçando a importância das obras em curso, apela à compreensão quanto aos constrangimentos causados pela intervenção, nomeadamente no que se refere ao impacto visual de observar o Rio Águeda com uma cota de água mais reduzida. “Temos de perceber que para que esta obra seja executada e intervir no leito no rio é necessário esta condicionante. O resultado final e os ganhos na qualidade de vida justificam o esforço que agora é exigido de todos”, frisou.

A solução que está a ser aplicada passa pela implantação de novos coletores pluviais com maior capacidade na Av. 25 de Abril e nas ruas Rio Grande e Celestino Neto, que serão ligados a poços e a uma estação elevatória, com bombas e um grupo gerador de grande dimensão, que estão a ser instalados no Largo 1.º de Maio. Em termos práticos, toda a água da chuva faz o seu curso natural, escoando para a baixa da cidade, sendo drenada pelos vários coletores para a nova estação elevatória que, através de um sistema de bombagem, a descarregará no rio a jusante.

Para além da rede de coletores e da nova estação elevatória, vão ser aplicadas válvulas de maré, que impedem que o refluxo das águas do rio.

Refira-se que esta empreitada, adjudicada à empresa Cipriano Pereira de Carvalho & Filhos, Lda., tem um prazo de execução de 365 dias e implica um investimento de cerca de 1,4 milhões de euros (1.414.353,50 euros), acrescidos de IVA, com um financiamento comparticipado por fundos europeus em 75% (ao abrigo do POSEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência de Recursos).

Golo de Taremi eleito o melhor da edição 2020/21 da Champions. Veja o top 10

 Pontapé acrobático do iraniano permitiu ao FC Porto vencer o Chelsea, mas não evitou a eliminação frente à equipa que viria a tornar-se campeã da Europa.

iraniano Mehdi Taremi, do FC Porto, venceu o prémio de melhor golo da edição 2020/21 da Liga dos Campeões de futebol, com o pontapé de bicicleta certeiro no triunfo por 1-0 sobre o Chelsea, revelou esta sexta-feira a UEFA.

O avançado de 28 anos bateu figuras como Lionel Messi (FC Barcelona), Olivier Giroud (Chelsea), Neymar (Paris Saint-Germain) e Benzema (Real Madrid) e arrecadou o prémio de melhor golo 'Champions', com um pontapé de bicicleta executado de primeira no centro da grande área, depois de um centro de Nanu na direita.

O tento, alcançado aos 90+3 minutos, deu a vitória ao FC Porto sobre o Chelsea, na segunda mão dos quartos de final, mas foi insuficiente para fugir à eliminação (2-1 para os ingleses nos dois jogos). A formação londrina viria mesmo a conquistar o título.

De acordo com o site da UEFA, o golo de Taremi venceu com larga maioria, com mais 750 mil votos dos adeptos, num total de 1,3 milhões.

O médio Sérgio Oliveira, igualmente do FC Porto, foi eleito para o plantel do ano da 'Champions', assim como o seu compatriota Rúben Dias, do Manchester City, finalista vencido da competição.

Lusa

 

Portalegre | Santo António das Areias feminina na dádiva de sangue

Nas instalações da casa do povo da mais populosa freguesia de Marvão, teve lugar uma colheita de sangue da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP – em colaboração com a Unidade Funcional de Imunohemoterapia da ULSNA.
Apresentaram-se no local duas dúzias de eventuais dadores, entre eles 15 mulheres. Santo António das Areias volta a ter uma consistente presença do sexo feminino (62,5%). Por motivos clínicos alguns dos presentes não puderam concretizar a doação, pelo que foram 19 as vitais unidades de sangue total angariadas nesta colheita.
Estreou-se como dadora de sangue uma jovem. No Registo Português de Dadores de Medula Óssea, inscreveram-se dois dos presentes.


26 de junho no novo centro de saúde de Nisa
A próxima brigada está agendada para a manhã do sábado 26 de junho, pela primeira vez nas instalações do moderno centro de saúde de Nisa. E a 03 de julho marcamos presença em Monforte, nos bombeiros.
Fica o convite para que todos colaborem e para uma espreitadela em: https://www.facebook.com/AssociacaoDadoresBenevolosSanguePortalegre/

JR

Candidatura Portugal/Espanha para o Mundial´30 está oficializada

Governos e federações assinaram documento sob o testemunho do Presidente da República portuguesa e do Rei de Espanha.

Os governos e as federações de futebol de Portugal e Espanha formalizaram a candidatura dos dois países ao Campeonato do Mundo 2030. Os Primeiros Ministros António Costa e Pedro Sánchez e os presidentes da FPF, Fernando Gomes, e da RFEF, Luis Rubiales, assinaram o documento sob o testemunho do Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa e de Sua Majestade o Rei Felipe VI.

O ato institucional teve lugar no estádio Wanda Metropolitano, antes do duelo ibérico de preparação para o Euro 2020. O documento subscrito pelos chefes dos governos de Portugal e Espanha sublinha que “esta candidatura assenta na solidez económica e social de ambos os países, na capacidade demonstrada para organizarem e desenvolverem com sucesso eventos internacionais, na existência de infraestruturas de primeira ordem, nos êxitos desportivos obtidos tanto pelos clubes como pelas suas seleções, mas, sobretudo, na relação de amizade cultivada ao longo dos anos entre Portugal e Espanha”.

Com esta “fórmula vencedora”, como é referido, a organização conjunta do Campeonato do Mundo “representará um marco histórico para os dois países e conta também com o apoio entusiástico dos seus cidadãos”, lê-se ainda.

O facto de se comemorar em dezembro o centenário do primeiro encontro de futebol entre Portugal e Espanha, que é simultaneamente o primeiro jogo da Seleção Nacional, é assinalada pelos dois governos bem como pelos presidentes das federações que usaram da palavra na cerimónia.

O presidente da FPF, Fernando Gomes, recordou a efeméride da feliz coincidência e realçou a “responsabilidade e honra” do momento ao mesmo tempo que assumiu “o compromisso das duas federações, para trabalharem conjuntamente e como uma só nação, por um Mundial de Futebol na Península Ibérica”. Fernando Gomes concluiu: “a viagem começa agora. Unidos e a uma única voz anunciamos ao mundo: vamos!”

O líder da RFEF, Luís Rubiales, sublinhou a "importância do pacto e união" entre os dois países e a história que os liga, recordando os 100 anos do primeiro jogo da Seleção Nacional de Portugal, frente a Espanha. "Vamos fazer uma grande equipa e potenciar os nossos valores como o trabalho, a humildade e a excelencia", acrescentou.

Formalizada a candidatura, os governos e federações dos dois países vão trabalhar no sentido de merecerem a escolha da FIFA que deverá escolher o anfitrião do Mundial de 2030 em 2022. O Catar recebe a competição no próximo ano e em 2026 o Campeonato do Mundo será organizado por EUA, México e Canadá.

O discurso na íntegra do presidente da FPF, Fernando Gomes:

"Majestade

Senhor Presidente da República Portuguesa,

Senhor Presidente do Governo de Espanha,

Senhor Primeiro-Ministro de Portugal,

Senhor Presidente da Real Federação Espanhola de Futebol

Em dezembro deste ano passam 100 anos do primeiro jogo da Seleção Nacional de Portugal e o adversário foi o mesmo desta noite, o nosso país vizinho e irmão… Espanha.

Que ano melhor por isso, para anunciar formalmente o compromisso das duas federações, para trabalharem conjuntamente e como uma só nação, por um Mundial de Futebol na Península Ibérica.

É isso que hoje afirmamos. O nosso compromisso.

Espanha e Portugal venceram os 3 últimos campeonatos da Europa de Futebol… são Países com uma história singular e uma tradição de bem receber e organizar eventos de enorme dimensão.

Os Jogos Olímpicos de 1992, organizados por Espanha, certamente não por acaso, permanecem na memória coletiva de adeptos e desportistas mundiais.

Não apenas pelo que significaram de bem organizar, mas pelo legado de condições desportivas e de novas conquistas que permitiram aos atletas de Espanha.

O Euro 2004, organizado por Portugal, continua até hoje a ser referido por todos os fãs de seleções nacionais como absolutamente exemplar e transformador na experiência de mistura entre um país, uma cultura e todos os restantes povos.

Há um ano, em plena pandemia, Portugal e Espanha deram as mãos à Europa organizaram as irrepetíveis Finais a 8 das Ligas dos Campeões feminina e masculina.

Há uma semana, Portugal e a cidade do Porto, voltaram a dar as mãos à Europa, organizando a Final da Liga dos Campeões pelo segundo ano consecutivo.

A nossa paixão pelo desporto e pelo futebol vem de muito antes de nós e poder receber um Mundial é, temos de o afirmar sem nenhuma dúvida, é algo que os dois Países merecem muito. Algo que tentaram conseguir para o ano 2010 e que não alcançaram por motivos tão diferentes quanto irrepetíveis. Vamos lutar agora por corrigir esse momento e garantir que o Mundial de Futebol de 2030 possa acontecer na Península Ibérica.

Estar aqui hoje, nesta cerimónia, perante as mais altas figuras de Estado das nossas duas Nações, perante uma Federação como a de Espanha e a sua vontade transformadora, é motivo de responsabilidade e honra.

Responsabilidade de quem normalmente entra para vencer respeitando todos e contra ninguém. Honra por ter antes de tudo, conquistado a confiança dos mais altos magistrados das nossas Nações.

Na fase final de uma luta tão improvável quanto difícil frente à uma pandemia que a tantos afeta e afetou, queremos unir tudo o que pudermos para reativar no maior projeto desportivo do mundo, as nossas sociedades, as nossas economias e a projeção dos nossos Países.

A viagem começa agora. Unidos e a uma única voz anunciamos ao mundo: VAMOS!"

Fonte: FPF

Execução de trabalhos localizados na rede de distribuição da e-redes obrigam a corte de luz no dia 6 de junho na Freguesia de SB Messines


A Câmara Municipal de Silves (CMS) informa que no próximo dia 6 de junho (domingo), entre as 07h30 e as 08h30, haverá uma interrupção pontual da alimentação de energia elétrica nas seguintes zonas: Cerca Renda, Sítio Barradas, Sítio Messines de Baixo, Sítio Messines de Cima, Sítio da Portela Messines e imediações (freguesia de São Bartolomeu de Messines).

Este corte deve-se à necessidade de realização de trabalhos da E_REDES Distribuição de Eletricidade, SA.

Mais se informa, que devido a situações imprevistas, os trabalhos poder-se-ão prolongar até às 15h00.

A CMS, ainda que alheia à situação, agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes pelos transtornos causados.

Município de Silves procede à regularização do areal na Praia de Armação de Pêra e na Praia Grande (PÊRA)


Os trabalhos de regularização do areal nas praias de Armação de Pêra e Praia Grande (Pêra), envolvendo homens e máquinas pesadas, encontram-se concluídos. A ação incidiu, sobretudo, na reposição do areal nas áreas concessionadas, contemplando, igualmente, melhorias nos acessos rodoviários e pedonais às praias, tanto na Praia Grande, como na zona do Barranco do Vale do Olival.

De salientar que esta regularização também incidiu na zona dos pescadores, colaborando com a Associação de Pescadores de Armação de Pêra, facilitando o acesso ao mar, permitindo as entradas e saídas dos barcos de perca e de recreio com mais segurança.

Durante o período da época balnear, o Município de Silves também promove regularmente a limpeza manual e mecânica do areal das praias, através de empresas contratadas para o efeito. A limpeza diária estende-se ao areal, falésias, zona dunar, parques de estacionamento, acessos pedonais e recolha de resíduos.

Estas intervenções da autarquia inserem-se na estratégia municipal de promoção dos importantes valores turísticos e económicos de Armação de Pêra, em coerência com o projeto “Lixo 0 Ambiente 100” implementado em todo o território, que assumem um papel extremamente relevante durante a época balnear, trazendo ao concelho dezenas de milhares de visitantes e turistas.

COPIC celebra 50º aniversário com assinatura de Memorando pelo Clima


O Conselho Português de Igrejas Cristãs (COPIC) irá celebrar o seu 50º aniversário (1971-2021) com uma celebração Ecuménica no dia 12 de junho às 15h00 na Catedral Lusitana de S. Paulo, à Rua das Janelas Verdes, Lisboa.

O evento subordinado ao tema «Unidos no Amor e na Esperança» (Efésios 4,1-7) terá a participação de distintos convidados nacionais e internacionais. Presentes estarão o sr Presidente da República, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, Dr. José Vera Jardim, Presidente da Comissão da Liberdade Religiosa e os Presidentes da Conferência Episcopal Portuguesa e Aliança Evangélica Portuguesa, respetivamente D. José Ornelas e Dr. António Calaim. Representando a Conferência das Igrejas Europeias (constituída por 114 Igrejas de diferentes tradições) estará o seu presidente, Reverendo Christian Krieger. No plano internacional destaque ainda para a presença do Pastor Alfredo Abad, Presidente da Conferência das Igrejas Protestantes dos Países Latinos na Europa.
O COPIC, único organismo de matriz ecuménica em Portugal, foi fundado no dia 10 de junho de 1971 numa celebração realizada no Centro Ecuménico Reconciliação na Figueira da Foz e dele fazem atualmente parte as Igrejas Presbiteriana, Metodista, Lusitana e Evangélica Alemã do Porto.

No decorrer da celebração será assinado um Memorando de entendimento para o desenvolvimento do programa «Eco Igrejas Portugal». O programa visa a promoção da ética da sustentabilidade, contida nos princípios eco teológicos do cristianismo e a aplicação nas diferentes Igrejas e comunidades cristãs de indicadores de diagnóstico, educação e gestão ambiental visando uma melhoria continua da sustentabilidade ecológica. A ONG A Rocha lidera este programa que terá como parceiros para além do COPIC, a Aliança Evangélica Portuguesa, a Rede Cuidar da Casa Comum/Fundação Gonçalo da Silveira e a Conferência Episcopal Portuguesa.

Serão também assinalados o 20º aniversário da Lei da Liberdade Religiosa em Portugal e o 20º aniversário da Carta Ecuménica para a Europa, documento histórico cujas linhas mestras visam o aumento da colaboração entre as Igrejas promovendo a construção de uma Europa mais democrática e pacifica.

A celebração poderá ser seguida em direto nas plataformas digitais do COPIC, dado que o acesso presencial está reservado a convidados fruto das condicionantes sanitárias em vigor. Serão seguidas todas as normas e orientações emanadas pela DGS.

Transmissão: Youtube - Facebook - copic.pt

Barcelos | CICF associa-se ao Jornal de Notícias na Divulgação de Informação Financeira das Autarquias Locais


O Centro Investigação em Contabilidade e Fiscalidade (CICF) do IPCA e o Jornal de Notícias (JN) estabeleceram uma parceria com vista à disponibilização de informação sobre a situação financeira das Autarquias.
Os dados recolhidos integram uma página online do JN especialmente dedicada às eleições Autárquicas 2021, onde é apresentada uma caracterização geral dos municípios, o retrato das finanças das autarquias, os resultados das eleições de 2017 e as candidaturas por concelho, entre outras informações. Está página pode ser consultada aqui.

As finanças das autarquias são apresentadas com base na independência financeira, receitas líquidas, receitas fiscais líquidas, impostos cobrados por habitante, passivo exigível por habitante e resultado líquido do exercício. Para todos estes parâmetros, a plataforma disponibiliza a possibilidade de realizar uma análise comparativa entre autarquias.

A fonte desta informação é o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, um estudo publicado desde 2005, que analisa as contas de todos os 308 municípios do país. Este projeto, que constitui uma obra de referência a nível nacional, é liderado pelo CICF e desenvolvido em colaboração com o Centro de Investigação em Ciência Política (CICP) da Universidade do Minho.

Além da apresentação dos valores agregados da prestação de contas anual de cada Município, o Anuário complementa esta informação com rácios que permitem caracterizar a situação orçamental, económica, financeira e patrimonial “média” dos municípios portugueses e das respetivas empresas municipais e serviços municipalizados.

O objetivo final deste estudo é aumentar a transparência e responsabilização da governação local, orientar os atores da gestão pública e local na tomada de decisão, aumentar a informação do setor público e contribuir para a investigação científica realizada no âmbito da contabilidade pública. Criado é 2007, o CICF é uma unidade de investigação científica da Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), desenvolvendo uma reconhecida produção de investigação aplicada nas áreas da Contabilidade e da Fiscalidade.

Alerta | Covid19: Há um concelho da Região de Coimbra na “zona de perigo”


Cantanhede faz parte da lisa de 20 concelhos em todo o país com incidência do coronavírus SARS-CoV-2 superior a 120 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias. Na Região de Coimbra trata-se do único município com incidência acima dos valores recomendados pelas autoridades de Saúde.

Arganil tem vindo a ser nas últimas semanas o concelho da Região de Coimbra com um risco maior de transmissão entrando no nível elevado, o que provocou indignação local e levou o presidente da Câmara Municipal a contestar o método de cálculo do risco nos territórios com baixa densidade. Esta semana esse critério foi tido em conta, mas Arganil também baixou a incidência e está nos concelhos de risco moderado de transmissão da covid-19.

Segundo os dados hoje divulgados no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, tal como no boletim anterior não existem concelhos em risco extremamente elevado, ou seja, com incidência a 14 dias superior a 960 casos por 100 mil habitantes.

Dos 20 concelhos, quatro registam um acumulado, nos últimos 14 dias, de mais de 240 casos por cada 100 mil habitantes, menos dois em relação ao boletim anterior: Golegã (318), Nordeste (288), Odemira (449) e Vila Franca do Campo (299).

Os restantes 15 concelhos têm valores entre os 120 e os 239,9 casos por 100 mil habitantes.

Com zero casos nos últimos 14 dias são referidos 67 concelhos, mais seis em relação ao boletim anterior.

A incidência cumulativa a 14 dias do boletim de hoje refere-se aos dias entre 19 de maio e 01 de junho.

Na nota explicativa dos dados por concelhos é referido que a incidência cumulativa “corresponde ao quociente entre o número de novos casos confirmados nos 14 dias anteriores ao momento de análise e a população residente estimada”.

Na quarta-feira o Governo anunciou que, apesar de manter a mesma matriz de risco, passaria a diferenciar os territórios de baixa densidade populacional, em relação aos restantes, que só recuam no desconfinamento se excederem o dobro do limiar de risco fixado.

Assim, nos concelhos de baixa densidade populacional, que representam mais de metade do território de Portugal continental, a linha vermelha que obriga os municípios a recuar no plano de desconfinamento da pandemia de covid-19 passa a ser fixada pelos 480 casos por cem mil habitantes nos últimos 14 dias e estes territórios ficam sob alerta quando ultrapassarem os 240 casos por cem mil habitantes no mesmo período.

Entre os 20 concelhos com incidência do novo coronavírus superior a 120 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, apenas, metade são de baixa densidade populacional e, por isso, só serão alvo de restrições se em duas semanas consecutivas registarem uma incidência superior a 240 casos por 100 mil habitantes.

Comunicado | ALIANÇA COM AVEIRO

Estando na reta final do Mandato Autárquico 2017/2021, e sabendo que o resultado muito positivo da sua avaliação é a confirmação de que a ALIANÇA COM AVEIRO tem honrado o compromisso assumido com os Cidadãos a 1 de outubro de 2017 com a Vitória Eleitoral, esse trabalho é a base para a Candidatura às Eleições Autárquicas de 2021 na qual queremos renovar a confiança dos Aveirenses e dar continuidade ao trabalho que temos vindo a realizar.

É pois um tempo de balanço, de ponto de situação e de perspetivar o futuro com base no trabalho que temos vindo a concretizar e no futuro que temos pela frente para realizar Mais e Melhor, numa lógica de dar continuidade à intensa atividade que temos vindo a concretizar.

Nesse âmbito foi realizada uma Convenção Autárquica no dia 24ABR21, muito participada, que reiterou esse empenho de forma clara, empenhada e efusiva.

Queremos dar nota da importância do caminho percorrido na governação do Município de Aveiro neste mandato, tendo como prioridades principais, a recuperação financeira da Câmara Municipal de Aveiro com o alcançar da sua plena autonomia em 2021, a execução de muitos investimentos em fase de obra, projeto e concurso, por todo o Município e em muitas áreas de atividade, incluindo um trabalho de boa cooperação institucional e financeira com as Associações e as Juntas de Freguesia, assim como um forte Combate à Pandemia da Covid-19 com muitas ações de apoio à atividade social e económica do Município de Aveiro.

Com Determinação, Coração e Ação, mantemos uma velocidade forte e uma atividade intensa, na governação da Câmara Municipal de Aveiro e das Juntas de Freguesia que lideramos, resolvendo problemas e aproveitando oportunidades, prosseguindo o caminho que vimos trilhando de capacitação, qualificação e crescimento, e que queremos Continuar a concretizar com Mais e Melhor pela Nossa Terra.

Somos uma Equipa de Trabalho, que me honro de liderar na condição de Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, fazendo Equipa com Todos, apostados na boa governação do Município e das suas dez Freguesias e Uniões de Freguesia. A ALIANÇA COM AVEIRO, uma Coligação entre o PSD, o CDS e o PPM, marcará determinada e empenhada presença nas Eleições Autárquicas de 2021, apostados em continuar a fazer crescer o Município de Aveiro e as suas dez Freguesias e Uniões de Freguesia.

Agradecemos a sua atenção e apresentamos os nossos melhores cumprimentos, pela ALIANÇA COM AVEIRO,

José Agostinho Ribau Esteves, eng.

Évora | Projeto “LIFE Água da Prata”

Reativação do Aqueduto e instalação de sistema integrado de rega vai permitir a poupança de 120.000 m3/ano de água tratada.
Reativação do Aqueduto e instalação de sistema integrado de rega vai permitir a poupança de 120.000 m3/ano de água tratada O Projeto “LIFE Água da Prata” foi apresentado publicamente no passado dia 27 de maio, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. A Vice-Presidente Sara Dimas Fernandes fez a apresentação geral com a colaboração do Vereador Alexandre Varela perante uma plateia de representantes de diversas instituições do Concelho ligadas à educação, cultura e ambiente. Os técnicos municipais explicaram detalhadamente as várias componentes do projeto, incluindo os objetivos, as necessárias ações preparatórias, a implementação no terreno e o posterior acompanhamento com monitorização dos resultados. 
O Projeto “LIFE – Água da Prata”, cujos trabalhos deverão ter início nos próximos dias, resultou de uma iniciativa da Câmara Municipal de Évora que tem como objetivo substituir a água tratada usada na rega de grande parte dos espaços verdes da cidade, por água proveniente de nascentes e captações naturais, transportada através do aqueduto. Assim será minimizado o impacto da utilização da água tratada da rede pública, com os decorrentes benefícios ambientais e económicos. Para este efeito, o projeto prevê a realização de obras de conservação no aqueduto, sendo garantido que o monumento não será minimamente afetado na sua traça original. 

A água continuará a ser transportada por gravidade, respeitando os métodos originais. A água a utilizar na rede de rega será a que provém das nascentes e dos poços da Graça do Divor, que atualmente não é aproveitada, sendo para tal necessário proceder à respetiva limpeza e reabilitação. 
Na cidade, será construída uma rede de condutas destinada exclusivamente a distribuir a água do aqueduto por grande parte dos jardins e espaços verdes. O projeto prevê também a construção de um reservatório de 1.000m3 , que terá como função regularizar o caudal e pressurizar a referida rede. Paralelamente, irão também funcionar dois pequenos sistemas de rega autónomos no jardim das Corunheiras e junto à Av. de Lisboa. Nestes sistemasirá utilizar-se a água de poços existentes nos jardins, em substituição da água tratada da rede pública, e também bombas de rega acionadas por energia solar. 
O projeto “LIFE – Água da Prata” inclui ainda ações que visam adaptar estruturalmente alguns espaços verdes da cidade, para melhor resistirem a ondas de calor e fenómenos de precipitação extrema. Os trabalhos incluem plantações de árvores nos jardins para aumento do ensombramento, melhorando assim as condições microclimáticas dos jardins no verão, proporcionando um ambiente mais fresco e também menor necessidade de rega. Na ribeira da Torregela, que atravessa uma área urbana considerável, serão realizados trabalhos para melhoria da qualidade da água e reforço das margens com soluções naturais: utilização de pedra para a respetiva sustentação e adensamento de árvores e arbustos. As plantações nos jardins e nas margens da ribeira serão feitas com espécies nativas, mais resistentes e melhor adaptadas ao clima da região. Com estas ações, será possível transformar gradualmente os jardins, tornando-os mais próximos do estado natural, e ainda poupar água e promover o aumento da biodiversidade em meio urbano. Impactos positivos previstos: 
 Poupança de água tratada e redução da ameaça ao consumo humano: 120.000 m3/ano; 
 Redução do consumo energético em bombagem de água, já que 50% das áreas verdes serão abastecidas por gravidade: redução de 2,16 ton/ano de emissões CO2; 
 Aumento de ensombramento e de condições microclimáticas positivas: 10.100 m2; 
 Aumento da resiliência a inundações abrangendo 45% dos espaços verdes urbanos: 187.517 m2 ; 
 Aumento da resiliência/proteção de margens de ribeiros a fenómenos de precipitação extrema: 1.800 metros de linha de água urbana; 
 Redução adicional do consumo de água para rega com outras medidas de eficiência: 30.000 m3/ano. 
A maior parte das condutas será instalada em áreas verdes ou terrenos livres. Contudo, nalguns locais será necessária a sua implantação junto a rodovias, estando previsto ações pontuais de condicionamento do trânsito nalgumas zonas da cidade. Nestes casos a Câmara Municipal irá divulgar atempadamente avisos pelos meios habituais. 
O Projeto “LIFE - Água da Prata” integra a estratégia global do Município para tornar Évora uma cidade mais sustentável, amiga do ambiente, e melhor preparada para enfrentar os efeitos nocivos das alterações climáticas que cada vez mais se vão fazendo sentir. Neste âmbito entrecruzam-se outros projetos ambientais em curso como o Pocityf – Positive Energy CITY Transformation Framework, o Laboratório Vivo para a Descarbonização de Évora, as Eco Escolas, as Ementas Sazonais Mediterrânicas, o Km0, o Plano Municipal de Mobilidade Urbana Sustentável, o Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas ou a Reflorestação do Alto de S. Bento. 
Com um orçamento total de 1.354.352€, este projeto foi candidatado pelo Município de Évora aos apoios comunitários da União Europeia, tendo obtido cofinanciamento a 60% através do Programa LIFE da União Europeia.

Comuno-indigenismo sacrílego na Argentina

 

O ‘movimento social’ que reúne pretensos ‘índios mapuches’ depredou a paróquia de El Bolsón, em Bariloche; surrou o pároco; profanou o Santíssimo Sacramento; pichou as imagens de Nossa Senhora de Luján, padroeira do país, e as de Cristo e dos santos; quebrou a mobília sagrada, altares e outros objetos; invadiu e incendiou muitas casas.

Têm como objetivo a expulsão dos ‘brancos’. A onda nacional de invasões e depredações é liderada por Juan Grabois, um favorito do governo esquerdista de Buenos Aires, engajado a fundo na pastoral ecológico-social do Papa Francisco.

ABIM

Este fim-de-semana: Prova Atleta Completo Distrital decorre em Febres

O Complexo Desportivo de Febres vai receber nos próximos dias 5 e 6 de junho, cerca de uma centena de jovens atletas praticantes de atletismo de vários escalões, para a prova Atleta Completo Distrital.

A pista de atletismo do Complexo Desportivo de Febres é um equipamento único no concelho e na região, surgindo como um local de prática específica da modalidade já utilizada por nomes de topo do atletismo nacional, como Jéssica Augusto, Ana Dulce Félix ou Filomena Costa.

No tartan, propício para a prática deste desporto, estarão equipas como a Gira Sol, Associação Recreativa Casaense/Escola Atletismo Coimbra ou União Clube Eirense, entre outras.

Esta prova terá, uma vez mais a organização a cargo da Associação Distrital de Atletismo de Coimbra, contando ainda com o apoio do Município de Cantanhede, Junta de Freguesia e Gira Sol - Associação de Desenvolvimento de Febres.

À semelhança de provas anteriores, a iniciativa irá decorrer à porta fechada devido às medidas de confinamento no âmbito do combate à pandemia de Covid-19 que estão previstas pelas autoridades governamentais.

Exposição de pintura na Biblioteca Municipal de Cantanhede

 Sob o tema “As Máscaras do Tempo”

No átrio da Biblioteca Municipal de Cantanhede está patente ao público, até ao próximo dia 31 de julho, a exposição “As Máscaras do Tempo” realizada por alunos do Ateliê Nova Acrópole – Coimbra, que conta com a coordenação da artista plástica Françoise Terseur.

Da autoria de sete formandos desta academia, designadamente António Oliveira Lopes, Elvira Santos Abrantes, Fátima Negrão, Helena Almeida, Luísa Abreu, Maria José Ferreira Santo, Ralph Schottle e da professora, Françoise Terseur, a mostra é constituída por 19 trabalhos de pintura, executados com recurso a várias técnicas de pintura, nomeadamente acrílico, modelagem, colagem e técnicas mistas sobre tela.

Subordinada à temática “máscara”, os trabalhos refletem de forma artística e muito particular, as diferentes formas como cada artista testemunhou a situação vivida recentemente a nível mundial, decorrente da crise pandémica da COVID-19. Os artistas imprimiram nos trabalhos o seu olhar pessoal sobre a vivência do fenómeno da pandemia e as condicionantes a que a COVID-19 obrigou, nomeadamente a utilização de máscara de proteção, procurando plasmar nas obras produzidas, conceitos que entenderam relacionados com este acontecimento.

A Nova Acrópole é uma associação cultural internacional sem fins lucrativos, que tem como missão promover atividades culturais e sociais nos mais diversos campos. Esta organização integra pessoas de todas as idades, etnias, níveis socioculturais e nacionalidades.

Fundada em 1957 pelo professor Jorge Angel Livraga Rizzi, em Buenos Aires, Argentina, a Associação Nova Acrópole tem-se preocupado, especialmente, com a formação filosófica dos jovens, adaptada à época atual, de uma forma independente e alheia a qualquer influência religiosa, política ou socioeconómica.

Atualmente, a Associação Cultural Nova Acrópole está presente em mais de 50 países do mundo, reunindo mais de quinze mil membros ativos e centenas de milhar de simpatizantes que se exprimem em mais de dezoito idiomas e representam uma vasta gama de confissões religiosas, origens étnicas e heranças culturais, oferecendo um magnífico exemplo de coexistência fraterna e mútua compreensão.

Liga Portugusa Contra o Cancro entrega equipamento considerado “de extrema utilidade” à ULS da Guarda

 O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) entregou no 2 de junho, uma bomba infusora de quimioterapia à Unidade Local de Saúde da Guarda (ULSG), numa cerimónia que foi conduzida pelo Professor Vítor Rodrigues, presidente da direção da LPCC.NRC e Eng.º João Barranca, presidente do Conselho de Administração da ULSG. A iniciativa decorreu na Delegação da Liga na Guarda, onde estiveram presentes também a Dra. Natália Amaral, secretária-geral da direção da LPCC.NRC.

A entrega do equipamento pelo Núcleo Regional do Centro da LPCC à ULSG, que contou também com as presenças dos representantes do Movimento Vencer e Viver (MVV) e Grupo de Voluntariado Comunitário da Guarda, decorre no âmbito do projeto de cuidados a doentes oncológicos em contexto hospitalar, em curso na Região Centro, desde 2019, e que prevê a atribuição de equipamentos específicos e materiais, após fase de identificação de necessidades junto de vários hospitais distritais da Região Centro.

Na ULSG, o projeto refletiu-se pela anterior entrega (outubro 2020) de um monitor de sinais vitais + ECG e, hoje, pela doação de uma bomba infusora de quimioterapia, equipamentos considerados pela unidade hospitalar como sendo “de extrema utilidade para os utentes e para a Instituição”. Os dois equipamentos totalizam cerca de 3.200 € de apoio da LPCC à ULS da Guarda.

Manter uma política de proximidade, reforçar a equidade no acesso aos recursos assistenciais são uma pedra basilar na missão da LPCC junto das comunidades. A efetividade desta ação advém, por um lado, da fundamental ação do nosso voluntariado que intervém na comunidade, quer na humanização da assistência ao doente oncológico e, por outro, das contribuições recebidas através de donativos que permitem custear os aspetos materiais de apoio ao doente e o desenvolvimento das iniciativas de promoção da saúde e de prevenção da doença. Na Guarda, nos últimos 10 anos, este apoio traduziu-se na atribuição de 3.830 apoios (de natureza social) a 296 doentes, residentes no distrito da Guarda, num total de 132.526 €.

Já relativamente ao número de consultas de Psico-Oncologia, efetuadas na Delegação da Guarda até ao momento (início em 2016), totalizam-se 467 consultas 


Ryanair condena decisão “bizarra” do Reino Unido de retirar Portugal da “lista verde”

A companhia aérea Ryanair condenou hoje a decisão "bizarra" do Reino Unido de retirar Portugal da "lista verde" de viagens internacionais, referindo que a decisão "não tem qualquer base científica ou de saúde pública".

A Ryanair lamenta a decisão, considerando que "75% dos adultos do Reino Unido já receberam uma vacina" contra a covid-19 e também que "as taxas de vacinação em Portugal estão a recuperar rapidamente os níveis do Reino Unido, com mais de 40% dos adultos de Portugal" já vacinados.

A transportadora irlandesa refere ainda que a decisão de retirar Portugal da "lista verde" "não tem base médica ou de saúde pública", uma vez que as taxas de infeção em Portugal estão a descer e "são idênticas às taxas do Reino Unido (com apenas 50 casos por 100.000 habitantes)".

A Ryanair também condenou o ministro dos Transportes, Grant Shapps, de não adicionar outros destinos à "lista verde" do Reino Unido, como Malta - que já ultrapassou o Reino Unido com quase 80% da população vacinada - indicando que as taxas de casos são de apenas 12 por 100.000 habitantes, menos de 25% da taxa no Reino Unido.

A Ryanair apela para que outros destinos, como as ilhas Baleares e as Canárias, sejam adicionadas à "lista verde" britânica, uma vez que as taxas de casos covid-19 são, aproximadamente, 30 por 100.000 habitantes, "consideravelmente menores do que as taxas de casos no Reino Unido".

O presidente executivo da Ryanair, Michael O'Leary, considera, citado no comunicado enviado pela empresa, que "o Governo de Boris Johnson está, novamente, a administrar mal a recuperação da covid-19".

"Esta abordagem de 'pára-arranca' para viagens curtas na Europa é inexplicável e injustificada quando 75% da população do Reino Unido já recebeu uma vacina", refere o responsável, acrescentando que "os cidadãos do Reino Unido que já reservaram uma viagem para Portugal merecem uma explicação".

Operadores turísticos e dirigentes de companhias aéreas criticaram no domingo o Governo britânico por retirar Portugal da "lista verde" de viagens internacionais, receando que o setor do turismo continue sujeito a restrições da pandemia covid-19.

"Este último anúncio é mais um retrocesso para o nosso setor", lamentou o diretor da operadora TUI UK, Andrew Flintham, avisando que "vai causar danos incalculáveis à confiança dos clientes".

O presidente-executivo da transportadora easyJet, Johan Lundgren, considerou "chocante" a decisão de adicionar Portugal à lista amarela e "uma grande desilusão para aqueles que estão atualmente em Portugal e para aqueles que reservaram um encontro com os seus entes queridos, ou uma merecida pausa neste verão".

Para o presidente-executivo da Virgin Atlantic, Shai Weiss, o sistema de semáforo criado pelo Governo britânico para classificar os países de acordo com o risco é claro nem dá confiança aos consumidores e empresas.

Portugal, incluindo os arquipélagos da Madeira e Açores, vai deixar a "lista verde" de viagens internacionais do Governo britânico na terça-feira às 04:00, segundo o anúncio feito pelo Ministério dos Transportes britânico.

Segundo o Ministério, Portugal passa para a "lista amarela" para "salvaguardar a saúde pública contra variantes preocupantes" e proteger o programa de vacinação britânico.

Num comunicado, refere que, de acordo com a base de dados europeia GISAID, foram identificados em Portugal 68 casos da variante B1.617.2, identificada pela primeira vez na Índia, denominada pela Organização Mundial de Saúde por variante Delta, "com uma mutação adicional potencialmente prejudicial".

A direção geral de Saúde de Inglaterra (Public Health England) está a investigar esta variante e mutação para perceber melhor se pode ser mais transmissível e mais resistente às vacinas.

O Governo britânico diz também que a taxa de positividade dos testes ao coronavírus em Portugal é quase o dobro daquela registada há cerca de um mês atrás, ultrapassando a média nacional no Reino Unido.

Os países na "lista amarela" estão sujeitos a restrições mais apertadas, nomeadamente uma quarentena de 10 dias na chegada ao Reino Unido e dois testes PCR, no segundo e oitavo dia, como já acontece com a maioria dos países europeus, como Espanha, França e Grécia.

A "lista verde" isenta de quarentena os viajantes que cheguem a território britânico, enquanto a "lista vermelha" exige quarentena de 10 dias num hotel designado, além de dois testes PCR.

Lusa