quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Câmara de Águeda apoia a administração da vacina contra a gripe a munícipes com mais de 65 anos

 Os munícipes com mais de 65 anos, já identificados pelos serviços de saúde para a vacinação gratuita, podem recorrer a uma das 13 farmácias do Concelho para receberem a vacina.

A vacina gratuita contra a gripe para os munícipes com mais 65 anos pode ser administrada também nas 13 farmácias do Concelho de Águeda. Um serviço igualmente gratuito que é resultado de um protocolo que a Câmara Municipal de Águeda estabeleceu com a Associação Dignitude e que permite aliviar a afluência e aglomeração de pessoas nos centros de saúde.

Esta medida reveste-se de uma importância maior tendo em conta o atual momento de contingência social devido à pandemia da COVID-19, permitindo que, com uma rede de farmácias onde a vacina pode ser administrada, haja uma dispersão de pessoas pelos vários locais, evitando aglomerações nos serviços de saúde e potencial congestionamento no acesso a outros cuidados de saúde.

Com a dificuldade que os serviços de saúde estão a sentir, no atual contexto pandémico, para a administração de vacinas, a Câmara Municipal aproveitou a oportunidade que o programa da Associação Dignitude apresentou, disponibilizando 13 outros locais possíveis para que a vacina gratuita possa ser administrada.

Para tornar possível a realização deste serviço nas 13 farmácias do Concelho de Águeda sem qualquer custo para os cidadãos, uma vez que é necessário garantir que haja, naqueles locais, profissionais com formação certificada para administrar as vacinas e que também estejam dotadas de kits de emergência, a Câmara de Águeda comparticipa financeiramente o custo da administração das vacinas.

Esta comparticipação é assegurada através do referido protocolo com a Associação Dignitude (90% do valor da administração está a cargo da Câmara Municipal e os restantes 10% são suportados pela associação), tendo sido um dos primeiros municípios do país a aderir à medida “Emergência abem: COVID-19”, que se concretiza com a “Vacinação SNS Local”, possibilitando que a vacinação gratuita seja feita nas farmácias comunitárias.

Refira-se que a Câmara de Águeda tem desenvolvido um conjunto diversificado de ações e medidas, no sentido de apoiar o maior número possível de famílias, instituições e empresas, tendo em conta o impacto da pandemia da COVID-19 aos níveis socioeconómico e de saúde pública. Contam-se, entre muitas outros, os apoios ao nível do fornecimento gratuito de EPI´s, ao apoio financeiro às famílias e instituições e à criação do Banco Municipal de Recursos Humanos para apoio às entidades públicas e IPSS do concelho.

Na área da saúde, de destacar o apoio conferido ao Centro de Saúde de Águeda para o seu funcionamento, nomeadamente a disponibilização de 15 telemóveis para a realização de rastreios das cadeias de transmissão, assim como a criação de uma linha de apoio psicológico às populações no âmbito da pandemia, para além do trabalho direto e indireto desenvolvido com a IPSS do concelho na realização de testes para os utentes e funcionários ou a colocação de recursos humanos da autarquia na substituição de funcionários em isolamento profilático.

 

Pandemia já infetou mais de 6.500 profissionais de saúde


O coronavírus que provoca a covid-19 já infetou 6.596 profissionais de saúde em Portugal, maioritariamente enfermeiros e assistentes operacionais, desde o início da pandemia, revelou hoje o secretário de Estado e Adjunto da Saúde.

Durante a habitual conferência de imprensa sobre a evolução da pandemia da covid-19 em Portugal, António Lacerda Sales indicou que 4.617 profissionais de saúde já recuperaram, o que representa uma taxa de recuperação de 69,9%.

Entre infetados, 800 são médicos, 1.801 são enfermeiros, 1.655 são assistentes operacionais, 166 são assistentes técnicos, 249 são técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica e 1.925 são de grupos profissionais diversos infetados com o novo coronavírus.

Questionado sobre a origem destes casos de infeção, o secretário de Estado admitiu que nem sempre é possível saber se foram infeções em ambiente hospitalar ou na comunidade.

"Dizer se a maioria destas infeções são na comunidade ou se são intra-hospitalares é muito difícil. Poderá haver, com certeza, um misto. Os hospitais inserem-se na comunidade e contactam com o exterior", explicou.

O governante considerou, no entanto, que mais importante do que estabelecer a origem da infeção é agir tão depressa quanto possível para conter a transmissão do vírus, referindo o exemplo do hospital de Beja, onde ocorreu um surto no final de setembro.

O que temos de fazer é aquilo que foi feito exemplarmente em Beja, que foi tomar conta da ocorrência o mais rapidamente possível, organizar e conter o surto. É isso que estamos a fazer, independentemente de ter surgido na comunidade ou dentro do hospital", sublinhou o secretário de Estado.

Lusa

Alemanha proíbe presença de público nos estádios a partir de segunda-feira


As competições desportivas profissionais na Alemanha, incluindo as partidas da Liga de futebol, voltam a decorrer à porta fechada a partir de segunda-feira, para tentar conter a propagação da covid-19, anunciaram hoje as autoridades germânicas.

Segundo a resolução acordada entre a chanceler Angela Merkel e os líderes dos dezasseis estados federais alemães, as atividades desportivas amadoras também estão proibidas a partir de segunda-feira (02 de novembro), por causa do significativo aumento do número de infeções com o novo coronavírus nas últimas semanas.

A decisão surge algumas horas depois de a agência de controlo sanitário alemã ter confirmado um novo recorde de casos diários de covid-19 no país, ao contabilizar 14.964 infeções, elevando o total acumulado para 449.275 contaminados.

A Alemanha, com cerca de 83 milhões de habitantes, também registou mais 27 mortes relacionadas com o novo coronavírus, contabilizando agora um total de 10.098 óbitos.

Lusa

Portugal sai da lista suíça de países com chegadas condicionadas


As autoridades federais suíças decidiram hoje levantar as restrições à entrada de pessoas provenientes da maior parte de países e regiões que estavam na sua lista negra, incluindo Portugal.

Os nacionais ou viajantes provenientes desses países deixam de ter de cumprir uma quarentena de 10 dias à chegada, sob pena de uma multa de dez mil francos suíços (9.350 euros).

Para decidir se um Estado ou uma zona apresenta um risco elevado de infeção, consideram-se as novas infeções por 100 mil pessoas nos últimos 14 dias.

Se a incidência no país em causa exceder em pelo menos 60 a da Suíça -- mais de 760 por 100 mil habitantes, segundo os números mais recentes -, o país é inscrito na lista negra.

Em 25 de setembro, a Suíça tinha alargado a sua lista de países com viajantes sujeitos a uma quarentena quando chegassem a território helvético, incluindo Portugal.

A Suíça tinha sido relativamente poupada na primeira vaga da pandemia, na primavera, mas desde há várias semanas que o número de casos diários duplica semanalmente.

As autoridades já avisaram que, se a população não se esforçar, as estruturas hospitalares podem ficar congestionadas dentro de duas semanas.

A partir de quinta-feira, dia 29 de outubro, "e com uma duração indeterminada", as discotecas e as casas noturnas estão fechadas, ao passo que restaurantes e bares fecham às 23:00.

Todas as manifestações com mais de 50 pessoas e todas as atividades desportivas e culturais não profissionais com mais de 15 pessoas são proibidas.

A Suíça vai também autorizar a partir de 02 de novembro a realização de testes rápidos.

"Ninguém quer um segundo semiconfinamento", sublinhou a presidente federal, Simonetta Sommaruga, ao apresentar as novas medidas.

No caso da vizinha França só as regiões de Hauts-de-France, a da capital e a Polinésia permanecem na lista, o que significa que as estatísticas da pandemia aí são piores do que as da Suíça.

Até hoje, apenas as regiões fronteiriças com a Suíça tinham sido poupadas, por causa das ligações mútuas muito estreitas e das dezenas de milhares de habitantes em França que fazem funcionar parte importante da economia suíça.

A lista de países e regiões com chegadas condicionadas, que tinha dezenas de nomes, foi assim encurtada e só conta com as regiões francesas mencionadas, mais Andorra, Arménia, Bélgica e República Checa.

Lusa

FC Porto com “prejuízo recorde” de 116,1ME devido à ausênca da LC e à covid-19


A SAD do FC Porto encerrou o exercício de 2019/20 com "um prejuízo recorde" de 116,1 milhões de euros, justificados pela administração pela ausência da Liga dos Campeões e pelo impacto da pandemia de covid-19.

"Apesar do sucesso desportivo [interno], com a conquista da 'dobradinha' [Liga e Taça da Portugal], algo que não acontecia há 11 anos, a anormal ausência da Liga dos Campeões e os acontecimentos dos últimos meses tiveram um impacto negativo", refere Pinto da Costa.

A ausência da Liga dos Campeões, dado que os 'dragões' foram afastados precocemente, gerou uma quebra de receitas face à época anterior de quase 71 milhões de euros, já que em 2018/19 o FC Porto amealhou 80,9ME e em 2019/20, na Liga Europa, não foi além de 9,9ME.

O impacto da pandemia de covid-19, que levou a que os jogos decorressem sem público, traduziu-se na diminuição das receitas de bilheteira, quotas dos associados e direitos de transmissões, contabilizados, pela administração portistas, num prejuízo de cerca de 15ME.

O responsável pela área financeira dos 'dragões', Fernando Gomes, explicou ainda que o facto de o fecho contabilístico ter ocorrido a 30 de junho, em desacerto com o do campeonato que ocorreu mais tarde, as vendas de agosto não entraram nas contas.

"A UEFA determinou o fecho contabilístico da época de 2019/20 em junho, pelo que os jogadores vendidos pelo FC Porto depois dessa data, por valores que ultrapassam os 100ME, não entraram nas contas e só entrarão no ano em curso", referiu.

Os resultados com transações de passes de jogadores foram de apenas 551 mil euros, um valor invulgarmente baixo para a SAD portista, que em média realiza cerca de 40ME de mais-valias por ano.
Apesar do "prejuízo recorde" registado no último exercício, Fernando Gomes está convicto de que o FC Porto sairá da alçada do 'fair play' financeiro da UEFA no final da época, em que espera um recorde de mais-valias [lucro] com a venda de jogadores.

"Nós vamos com enorme probabilidade - em condições normais [sem restrições desportivas inerentes à pandemia de covid-19] -- sair do 'fair play' financeiro da UEFA esta época, apesar destes resultados", adiantou o administrador Fernando Gomes.

Para justificar esta pretensão, Fernando Gomes recorda as mais-valias já realizadas com a venda de jogadores, que só entrarão no final do atual exercício, e a presença na Liga dos Campeões, em que os 'dragões' apontam aos oitavos de final.

Lusa

Orçamento aprovado na generalidade apenas com votos a favor do PS


A proposta de Orçamento de Estado para 2021 foi hoje aprovada na Assembleia da República, na generalidade, com os votos favoráveis do PS e as abstenções do PCP, PAN, PEV e das deputadas Joacine Katar Moreira e Cristina Rodrigues.

O PSD, BE, CDS-PP e os deputados únicos do Chega, André Ventura, e da Iniciativa Liberal, João Cotrim de Figueiredo, votaram contra o diploma do executivo.

Como se previa, o Orçamento passou apenas com os votos a favor dos socialistas, beneficiando das abstenções do PCP, PAN, PEV e das deputadas não inscritas Joacine Katar Moreira (ex-Livre) e Cristina Rodrigues (que abandonou o Pessoas-Animais-Natureza).

Com a mesma votação foi aprovada a proposta de Grandes Opções do Plano para 2021.

Lusa

Liga diz que Bombeiros Voluntários estão em risco devido à situação financeira das corporações


A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) alertou hoje para a situação financeira das corporações de bombeiros devido aos "elevados custos" que têm assumido desde o início da pandemia de covid-19, considerando que estão "à beira do colapso".

A situação financeira das associações humanitárias de bombeiros voluntários foi um dos assuntos hoje analisados no conselho executivo da LBP, tendo concluído que "estão à beira do colapso pelos encargos que têm assumido com a aquisição de equipamentos de proteção individual para proteção do pessoal no transporte de doentes de covid-19", refere a Liga, em comunicado.

"Os elevados custos que têm sido suportados pelas associações desde o início da pandemia, na ordem de muitos milhares de euros, e a consequente perda de faturação em transporte de doentes não urgentes, tem potencialmente criado as condições de perda financeira clara e objetiva", refere o presidente da LBP, Jaime Marta Soares, citado no comunicado.

Além desta situação, a Liga refere que tem contribuído para o "descalabro financeiro" das corporações de bombeiros "a falta de compensação financeira por parte do Ministério da Saúde, que não tem ajustado o necessário acréscimo de custos dos equipamentos de proteção individual" e as operações de retirada de idosos de lares de terceira idade, que ninguém quer assumir o pagamento.

A LBP sublinha que as associações humanitárias "dificilmente vão conseguir" sobreviver, estando em perigo a manutenção das corporações de bombeiros.

O apoio financeiro às associações humanitárias, aprovado este ano pela Assembleia da República, através da criação de um Fundo de Emergência "pode ser um alento nas frágeis finanças" das associações humanitárias, mas está "no horizonte um ano ainda mais difícil devido ao "fraco financiamento" proposto pelo Governo no Orçamento do Estado para 2021, sustenta a LBP.

Para a Liga, o Governo, com a atual proposta do Orçamento do Estado, está a "cavar a sepultura" das corporações de bombeiros e dos bombeiros voluntários, podendo o socorro às populações ficar em causa por falta de financiamento.

México | Para Este Halloween, Imprime Tus Máscaras Con Creative Park De Canon

A finales del mes de octubre e inicios de noviembre, en México se celebra tanto el Día de Muertos como La Noche de Brujas o Halloween, ambas fechas son muy esperadas tanto por grandes como por pequeños. Una de las tradiciones más reconocidas de estas celebraciones es la de disfrazarse, así como las decoraciones con calaveras, luces de colores, papel picado, telarañas o brujas.

Es por esta razón que Canon Mexicana, líder en soluciones integrales de imagen digital, recomienda el uso de la plataforma gratuita Creative Park, la cual ofrece divertidas, entretenidas y económicas opciones para celebrar en casa y con la familia, estas divertidas fechas que se avecinan.

Creative Park de Canon funciona tanto en su sitio web https://creativepark.canon/es/index.html como por medio de su aplicación, la cual se encuentra disponible en los sistemas IOS y Android. Creative Park cuenta con una variada selección de diseños para Halloween, aquí se pueden descargar e imprimir: sombreros de brujas, máscaras de calaveras, máscaras de calabaza, antifaces de murciélagos, entre otros muchos divertidos diseños y plantillas. 

Para poder utilizar esta plataforma sólo hay que visitar el sitio web o descargar la aplicación desde la App Store o Google Play. Los usuarios interesados en descargar material de la plataforma podrán hacerlo de forma gratuita, sólo tienen que ingresar al sitio o la aplicación y descargar el contenido deseado. Para quienes cuenten con una cuenta Canon ID, podrán acceder al contenido premium.

Una de las grandes ventajas de Creative Park es que muchas de sus plantillas se pueden personalizar y añadirles imágenes o texto. Al descargar una plantilla, basta con importar las imágenes a la aplicación desde la galería de cualquier dispositivo inteligente y utilizar la función «Texto adicional» para poder añadir un mensaje personalizado.

Creative Park es una herramienta para todo tipo de público y con la que se pueden descargar e imprimir desde tarjetas de felicitación, sobres, calendarios, juegos de mesa, hasta obras de pintores reconocidos, los cuales se pueden utilizar como elementos decorativos en el hogar.

Alemanha impõe confinamentos de emergência para quebrar ritmo de propagação


Angela Merkel está ainda a tentar convencer os líderes regionais a aceitar medidas mais duras que o encerramento de restaurantes e ginásios. O objetivo é travar o vírus agora para não ter de confinar no Natal.

A Alemanha vai impor um confinamento de emergência para combater o alastramento da Covid-19.

A decisão foi tomada esta quarta-feira por Angela Merkel, depois de o Governo central e líderes regionais terem chegado a acordo para tomar medidas de nível nacional face à sobrelotação dos hospitais.

As medidas precisas estão ainda a ser negociadas, mas fontes com acesso às conversações dizem à Reuters que implicarão o encerramento de bares e restaurantes. Outras medidas como o encerramento de ginásios, teatros e limites à socialização fora de casa estão ainda em cima da mesa.

O Governo prepara um pacote de auxílio financeiro de 10 mil milhões de euros para compensar as perdas que as empresas devem sofrer com este novo confinamento.

As medidas drásticas, que deverão entrar em vigor no dia 2 de novembro, têm por objetivo travar a propagação do novo coronavírus numa altura em que os casos na Alemanha, a maior economia da Europa, atingem novos recordes.

As lojas poderão permanecer abertas desde que respeitem o distanciamento social e limitem as entradas, dizem à Reuters as mesmas fontes. Um dos objetivos das negociações é de acabar com uma situação em que existem medidas diferentes para cada uma das 16 regiões autónomas da Alemanha.

As escolas também devem permanecer abertas e Merkel estará a tentar convencer os líderes regionais a concordar com uma medida segundo a qual as pessoas apenas poderão sair à rua com pessoas com quem coabitam.

O aumento exponencial de casos está a afetar todo o país, ao ponto de que as autoridades já não conseguem fazer os rastreios dos contágios.

“O objetivo é interromper a dinâmica da infeção de forma rápida, para evitar a imposição de limites aos contactos pessoais e à atividade económica no período do Natal”, explica a fonte contactada pela Reuters.

Depois de ter sido elogiada durante a primeira vaga da infeção, a Alemanha vê-se agora a mãos com uma crise sanitária, tendo registado perto de 15 mil novas infeções nas últimas 24 horas e 85 mortes, elevando o total para 10.183 desde o começo da pandemia.

Angela Merkel já avisou que se não forem tomadas medidas a situação poderá tornar-se insustentável, com o ministro da Saúde a dizer que “se esperarmos até aos cuidados intensivos estarem cheios, será tarde de mais”.

RR / Filipe d´Avillez com Reuters

Macron anuncia novo confinamento em França

Presidente francês diz que é necessária uma "travagem brutal nos contágios".


O Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou esta quarta-feira um novo confinamento à escala nacional em França, embora menos estrito que o imposto em março, para tentar travar a propagação da pandemia de Covid-19

Segundo Macron, que falava num discurso via televisão ao país, é necessária uma "travagem brutal nos contágios" para evitar o colapso dos hospitais.

O novo confinamento começará sexta-feira, mas as escolas permanecerão, para já, abertas.

Se nada for feito, haverá pelo menos 400.000 mortes suplementares dentro de alguns meses em França", afirmou Macron.

Lusa

Norte pode atingir os 7.000 casos diários na próxima semana, segundo especialistas


A região Norte poderá atingir 7.000 novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2 na próxima semana, alertaram hoje especialistas, afirmando existirem "vários concelhos" num "patamar semelhante" aos três do Tâmega e Sousa onde foram impostas medidas mais restritas.

Em declarações à agência Lusa, Milton Severo, responsável pelas projeções do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), afirmou hoje que, a manterem-se as previsões, a região Norte pode "chegar aos 7.000 novos casos" de infeção por SARS-CoV-2 e atingir um índice de transmissibilidade (o designado RT) de 1,6.

"Quando olhamos para o RT efetivo, continuamos mais ou menos como estávamos na semana passada, com um RT efetivo de 1,4 (a variar entre 1,2 e 1,6), o que quer dizer um crescimento a cada cinco dias de 40%, o que é bastante elevado, sendo que as regiões Norte e Centro são as que têm valores mais elevados", esclareceu o investigador.

Óscar Felgueiras, matemático especializado em epidemiologia da Universidade do Porto, afirmou que na região Norte existem "vários concelhos" que estão "num patamar semelhante" aos concelhos de Felgueiras, Paços de Ferreira e Lousada, onde foram implementadas medidas mais restritivas para conter a pandemia.

"Há vários concelhos que estão com incidências muito elevadas e seria perfeitamente natural que houvesse extensão de medidas tendo em conta a evolução da situação", salientou o matemático, dando como exemplo os concelhos de Vizela, de Penafiel, de Paredes e do Porto.

De acordo com o investigador do ISPUP Milton Severo, ainda que os modelos matemáticos sejam "como as previsões meteorológicas", uma vez que dependem da "variabilidade do que vai acontecer", os mesmos apontam para cerca 8.000 casos diários de novas infeções em Portugal na primeira semana de novembro, dos quais 7.000 a Norte, com os internamentos no país a poderem variar entre os 2.500 e 3.000 e o número de doentes nas unidades de cuidados intensivos a ascender aos cerca de 300.

Ainda assim, Milton Severo salientou que o índice de transmissibilidade "na primeira vaga da doença foi bastante mais elevado" (tendo atingido os 2,5) e que tal reflete que as medidas implementadas "tiveram uma redução efetiva do RT".
A manter-se esta trajetória, Óscar Felgueiras traça um cenário de, em média, 3.500 novos casos diários durante esta semana para a região Norte e não descarta a hipótese de "existirem dias com mais de 4.000" novas infeções pelo novo coronavírus, que provoca a covid-19.

"Gostaria muito que a previsão desta semana falhasse porque era sinal que, de facto, alguma coisa estaria a mudar, mas ainda não vejo isso refletido nos modelos", afirmou o matemático.

Questionado sobre se eram percetíveis alterações nos modelos no decorrer das medidas implementadas pelo Governo para mitigar a evolução da pandemia, Óscar Felgueiras afirmou que, apesar "de uma pequena melhoria", tal "não é suficiente para sair do intervalo das previsões estatísticas".

Lusa

Em novembro e dezembro: “INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA EM PERTURBAÇÕES DA APRENDIZAGEM DE GRAU MODERADO/GRAVE” É TEMA DE AÇÃO DE FORMAÇÃO E-LEARNING


Numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Silves (CMS) em parceria com a Educarte, irá decorrer em e-learning nos próximos dias 7, 14, 21, 28 de novembro e 5 de dezembro, um curso de formação subordinado à temática “Intervenção Psicológica em Perturbações da Aprendizagem de grau Ligeiro/Moderado”.

A ação é dirigida a Psicólogos com cédula profissional da Ordem dos Psicólogos Portugueses ou estudantes do Mestrado integrado do curso de Psicologia e tem como objetivo principal desenvolver a metodologia de intervenção psicológica com crianças e jovens com disfunções ligeiras/moderadas nas competências de leitura, escrita e cálculo.

O Treino psicomotor; Estimulação da consciência fonológica; Métodos de ensino da leitura-escrita; Estimulação de pré-requisitos da matemática são os principais conteúdos desta ação ministrada por Marta Vidal Paula.

As inscrições são limitadas a um número mínimo de 6 e máximo de 25 participantes e têm um custo associado de 60 euros (pagos diretamente à entidade formadora), devendo ser efetuadas junto do sector de Psicologia da CMS, assim como o preenchimento de ficha de inscrição disponível nesta página, através do email psicologia@cm-silves.pt

Sessões:
» 4 sessões assíncronas: através do moodle da Educarte (os acessos serão fornecidos uma semana antes da primeira sessão síncrona);

» 4 sessões síncronas: videoconferências para esclarecimento de dúvidas e estudos de caso (via Zoom), com duração de 1h30;

- As sessões síncronas (videoconferências) serão aos sábados (dias 14, 21 e 28 de novembro e 5 de dezembro) - das 9h às 10h30

- O acesso à 1ª sessão assíncrona (aulas no moodle) será uma semana antes da 1ª sessão síncrona: 7 de novembro

O telefone 282 440 800 (ext.: 2631) e o endereço de correio eletrónico psicologia@cm-silves.pt são os contactos da CMS disponíveis para o fornecimento de informações adicionais sobre a atividade.

Ansião promoveu curso de costura criativa

Decorreu, entre 26 de setembro e 17 de outubro, no Centro Cultural de Ansião, um curso de construção de livros sensoriais, designado por “Livro Sensorial – Costura Criativa”.

Esta atividade da Rede de Bibliotecas de Ansião com o apoio do CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património, resultou de um acordo de colaboração entre esta entidade e o Município de Ansião.

Destinado a animadores, bibliotecários e ativos empregados ou desempregados com interesse na aquisição de competências específicas na área, o curso foi ministrado por Ana Raquel Domingues Ribeiro, formadora qualificada na área de design, modelagem e confeção.

Os projetos individuais resultaram da aplicação das técnicas aprendidas e das funções de cada livro tendo em conta o grupo etário, o tema e o objetivo a atingir.

Ficou bem patente a criatividade e habilidade dos formandos, a quem o município endereça as suas felicitações.

𝗖𝗔̂𝗠𝗔𝗥𝗔 de Figueiró dos Vinhos 𝗩𝗘𝗡𝗗𝗘 𝗩𝗜𝗔𝗧𝗨𝗥𝗔𝗦 𝗔̀ 𝗔𝗣𝗜𝗡 | 𝗣𝗦𝗗 𝗩𝗢𝗧𝗔 𝗖𝗢𝗡𝗧𝗥𝗔.

 𝗖𝗔̂𝗠𝗔𝗥𝗔 𝗩𝗘𝗡𝗗𝗘 𝗩𝗜𝗔𝗧𝗨𝗥𝗔𝗦 𝗔̀ 𝗔𝗣𝗜𝗡 | 𝗣𝗦𝗗 𝗩𝗢𝗧𝗔 𝗖𝗢𝗡𝗧𝗥𝗔. Este é mais um ato que consideramos grave e que compromete a prestação de serviços aos Figueiroenses numa futura saída da APIN. 

A proposta apresentada e  aprovada, hoje, 28.20.2020, na reunião de câmara, contou com os votos favoráveis do PS e do seu aliado MFi e com  o voto contra do PSD.  


O 𝗣𝗦 𝗲 𝗼 𝘀𝗲𝘂 𝗮𝗹𝗶𝗮𝗱𝗼 𝗠𝗙𝗶 na reunião de câmara de hoje, 28.10.2020, 𝗽𝗿𝗼𝗽𝘂𝘀𝗲𝗿𝗮𝗺 𝗲 𝗮𝗽𝗿𝗼𝘃𝗮𝗿𝗮𝗺 𝗮 𝘃𝗲𝗻𝗱𝗮 𝗱𝗲 𝗰𝗶𝗻𝗰𝗼 𝘃𝗶𝗮𝘁𝘂𝗿𝗮𝘀  municipais afetas à deposição e recolha dos resíduos. 𝗮̀ 𝗔𝗣𝗜𝗡. A saber: MAN – sru, Volvo – sru, Trator Mc CorniK, - sar, Cisterna Herculano – sar, e DAF – sar. 𝗢 𝗣𝗦𝗗 𝘃𝗼𝘁𝗼𝘂 𝗰𝗼𝗻𝘁𝗿𝗮.


𝗙𝗶𝗴𝘂𝗲𝗶𝗿𝗼́ 𝗱𝗼𝘀 𝗩𝗶𝗻𝗵𝗼𝘀 𝘀𝗲 𝘀𝗮𝗶𝗿 𝗱𝗮 𝗔𝗣𝗜𝗡, 𝗰𝗼𝗺𝗼 𝗼 𝗣𝗦𝗗 𝗱𝗲𝗳𝗲𝗻𝗱𝗲 𝗲 𝗾𝘂𝗲𝗿, 𝗳𝗶𝗰𝗮 𝘀𝗲𝗺 𝗰𝗼𝗻𝗱𝗶𝗰̧𝗼̃𝗲𝘀 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗽𝗿𝗲𝘀𝘁𝗮𝗿 𝗼 𝘀𝗲𝗿𝘃𝗶𝗰̧𝗼 𝗮𝗼𝘀 𝗰𝗶𝗱𝗮𝗱𝗮̃𝗼𝘀 𝗱𝗼 𝗻𝗼𝘀𝘀𝗼 𝗰𝗼𝗻𝗰𝗲𝗹𝗵𝗼. 𝗜𝘀𝘁𝗼 𝗲́ 𝗴𝗿𝗮𝘃𝗲 𝗲 𝗼𝘀 𝗙𝗶𝗴𝘂𝗲𝗶𝗿𝗼𝗲𝗻𝘀𝗲𝘀 𝗱𝗲𝘃𝗲𝗺 𝗲𝘀𝘁𝗮𝗿 𝗰𝗼𝗻𝘀𝗰𝗶𝗲𝗻𝘁𝗲𝘀 𝗱𝗮 𝗴𝗿𝗮𝘃𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗱𝗲𝘀𝘁𝗮 𝗲 𝗱𝗲 𝗼𝘂𝘁𝗿𝗮𝘀 𝗱𝗲𝗰𝗶𝘀𝗼̃𝗲𝘀 𝗱𝗼 𝗣𝗦 𝗲 𝗱𝗼 𝘀𝗲𝘂 𝗮𝗹𝗶𝗮𝗱𝗼 𝗠𝗙𝗶 que comprometem futuramente a gestão da água, do saneamento e dos resíduos pela Câmara Municipal como era antes da integração na APIN.


𝗝𝗮́ 𝗻𝗮̃𝗼 𝗯𝗮𝘀𝘁𝗮𝘃𝗮 𝗼 𝗲𝗺𝗽𝗿𝗲́𝘀𝘁𝗶𝗺𝗼 𝗮 𝗳𝗮𝘃𝗼𝗿 𝗱𝗮 𝗔𝗣𝗜𝗡 𝗾𝘂𝗲 𝗮𝗽𝗿𝗼𝘃𝗮𝗿𝗮𝗺 𝗱𝗲 𝗺𝗮𝗶𝘀 𝗱𝗲 𝟭𝟱 𝗺𝗶𝗹𝗵𝗼̃𝗲𝘀 𝗱𝗲 𝗲𝘂𝗿𝗼𝘀, 𝘂𝗺 𝗰𝗮𝗹𝗼𝘁𝗲 𝗮 𝟮𝟱 𝗮𝗻𝗼𝘀 𝗾𝘂𝗲 𝗱𝗲𝗶𝘅𝗮𝗺 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗼𝘂𝘁𝗿𝗼𝘀 𝗽𝗮𝗴𝗮𝗿𝗲𝗺 e que nos pode amarrar durante gerações, 𝗷𝘂𝗻𝘁𝗮𝗺 𝗮𝗴𝗼𝗿𝗮 𝗺𝗮𝗶𝘀 𝘂𝗺 𝗮𝘁𝗼 𝗻𝗮 𝗰𝗿𝗶𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝗰𝗼𝗻𝗱𝗶𝗰̧𝗼̃𝗲𝘀 𝗾𝘂𝗲 𝗽𝗼𝗱𝗲 𝗶𝗻𝘃𝗶𝗮𝗯𝗶𝗹𝗶𝘇𝗮𝗿 𝗼𝘂 𝘁𝗼𝗿𝗻𝗮𝗿 𝗺𝘂𝗶𝘁𝗼 𝗱𝗶𝗳𝗶́𝗰𝗶𝗹 𝘂𝗺𝗮 𝘀𝗮𝗶́𝗱𝗮 𝗱𝗮 𝗔𝗣𝗜𝗡 𝗽𝗼𝗿𝗾𝘂𝗲 𝗮 𝗰𝗮̂𝗺𝗮𝗿𝗮 𝗱𝗲𝗶𝘅𝗮 𝗱𝗲 𝘁𝗲𝗿 𝘃𝗶𝗮𝘁𝘂𝗿𝗮𝘀 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗳𝗮𝘇𝗲𝗿 𝗼 𝘀𝗲𝗿𝘃𝗶𝗰̧𝗼 𝗲 𝗻𝗮̃𝗼 𝘁𝗲𝗿𝗮́, 𝗽𝗲𝗹𝗮 𝗵𝗲𝗿𝗮𝗻𝗰̧𝗮 𝗱𝗲 𝗱𝗶𝘃𝗶𝗱𝗮𝘀 𝗾𝘂𝗲 𝗱𝗲𝗶𝘅𝗮 𝗼 𝗣𝗦, 𝗺𝘂𝗶𝘁𝗮 𝗱𝗶𝘀𝗽𝗼𝗻𝗶𝗯𝗶𝗹𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗳𝗶𝗻𝗮𝗻𝗰𝗲𝗶𝗿𝗮 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗰𝗼𝗺𝗽𝗿𝗮𝗿 𝘃𝗶𝗮𝘁𝘂𝗿𝗮𝘀 𝗻𝗼𝘃𝗮𝘀. Se repararem bem periodicamente vão sendo dados passos que têm como resultado prático a consolidação da integração da câmara na APIN e tornar muito difícil ou financeiramente incomportável uma decisão futura de voltar atrás. 𝗔 𝗰𝗮𝗱𝗮 𝗱𝗶𝗮 𝗾𝘂𝗲 𝗽𝗮𝘀𝘀𝗮 𝗼 𝗣𝗦 𝗲 𝗼 𝘀𝗲𝘂 𝗮𝗹𝗶𝗮𝗱𝗼 𝗠𝗙𝗶 𝘃𝗮̃𝗼-𝗻𝗼𝘀 “𝗲𝗻𝘁𝗲𝗿𝗿𝗮𝗻𝗱𝗼” 𝗰𝗮𝗱𝗮 𝘃𝗲𝘇 𝗺𝗮𝗶𝘀 𝗻𝗮 𝗔𝗣𝗜𝗡.


𝗢 𝗣𝗦𝗗 𝘁𝗲𝗺 𝘁𝗶𝗱𝗼 𝘂𝗺𝗮 𝗽𝗼𝘀𝘁𝘂𝗿𝗮 𝗺𝘂𝗶𝘁𝗼 𝗰𝗿𝗶𝘁𝗶𝗰𝗮 𝗲 𝗰𝗵𝗮𝗺𝗮𝗱𝗼 𝗮 𝗮𝘁𝗲𝗻𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗮 𝗽𝗿𝗮́𝘁𝗶𝗰𝗮 𝗽𝗲𝗻𝗮𝗹𝗶𝘇𝗮𝗱𝗼𝗿𝗮 𝗱𝗮 𝗔𝗣𝗜𝗡 /𝗰𝗮̂𝗺𝗮𝗿𝗮 para com os Figueiroenses ao arrepio do que foi prometido aquando da sua criação de que 𝘀𝗮̃𝗼 𝗲𝘅𝗲𝗺𝗽𝗹𝗼: 𝗼𝘀 𝗮𝘂𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼𝘀 𝗯𝗿𝘂𝘁𝗮𝗶𝘀 𝗻𝗼𝘀 𝗲𝘀𝗰𝗮𝗹𝗼̃𝗲𝘀 𝗱𝗮 𝗮́𝗴𝘂𝗮 𝗲 𝗻𝗮𝘀 𝘁𝗮𝗿𝗶𝗳𝗮𝘀, 𝗮 𝗮𝗽𝗹𝗶𝗰𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝘁𝗮𝗿𝗶𝗳𝗮𝘀 𝗱𝗲 𝘀𝗮𝗻𝗲𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗮 𝗰𝗹𝗶𝗲𝗻𝘁𝗲𝘀 𝗾𝘂𝗲 𝗻𝗮̃𝗼 𝗱𝗶𝘀𝗽𝗼̃𝗲𝗺 𝗱𝗲𝘀𝘁𝗲 𝘀𝗲𝗿𝘃𝗶𝗰̧𝗼, 𝗼 𝗱𝗲𝘀𝗿𝗲𝘀𝗽𝗲𝗶𝘁𝗼 𝗽𝗲𝗹𝗮 𝗟𝗲𝗶 𝗱𝗲 𝗣𝗿𝗼𝘁𝗲𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝗗𝗮𝗱𝗼𝘀 𝗣𝗲𝘀𝘀𝗼𝗮𝗶𝘀, 𝗮 𝗮𝗽𝗹𝗶𝗰𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝗜𝗩𝗔 𝘀𝗲𝗺 𝘀𝘂𝗽𝗼𝗿𝘁𝗲 𝗹𝗲𝗴𝗮𝗹, 𝗱𝗲́𝗯𝗶𝘁𝗼𝘀 𝗶𝗻𝗱𝗲𝘃𝗶𝗱𝗼𝘀, 𝗲𝘁𝗰. 𝗲𝘁𝗰.). e tudo isto com o apoio e conivência do PS e seu aliado MFi.


𝗘𝘀𝘁𝗮 𝗲́ 𝘂𝗺𝗮 𝘀𝗶𝘁𝘂𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗰𝗮𝗱𝗮 𝘃𝗲𝘇 𝗺𝗮𝗶𝘀 𝗶𝗻𝘀𝘂𝘀𝘁𝗲𝗻𝘁𝗮́𝘃𝗲𝗹 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗮𝘀 𝗳𝗮𝗺𝗶́𝗹𝗶𝗮𝘀 𝗙𝗶𝗴𝘂𝗲𝗶𝗿𝗼𝗲𝗻𝘀𝗲𝘀 𝗾𝘂𝗲 𝗰𝗼𝗻𝘁𝗶𝗻𝘂𝗮𝗺 𝗮 𝗿𝗲𝗰𝗲𝗯𝗲𝗿 𝘁𝗼𝗱𝗼𝘀 𝗼𝘀 𝗺𝗲𝘀𝗲𝘀 𝗳𝗮𝘁𝘂𝗿𝗮𝘀 𝗮𝗹𝘁𝗶́𝘀𝘀𝗶𝗺𝗮𝘀 𝗾𝘂𝗲 𝗻𝗮̃𝗼 𝗰𝗼𝗻𝘀𝗲𝗴𝘂𝗲𝗺 𝗽𝗮𝗴𝗮𝗿 e tudo com o apoio e conivência do PS e do seu aliado MFi que não querem sair da APIN e nos mantêm amarrados a uma empresa/câmara que muito afeta os Figueiroenses, o comércio, as empresas e as associações do concelho.


Assim sendo e 𝗽𝗲𝗿𝗮𝗻𝘁𝗲 𝗮 𝗶𝗻𝘀𝗲𝗻𝘀𝗶𝗯𝗶𝗹𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗱𝗼 𝗣𝗦 𝗲 𝗱𝗼 𝗠𝗙𝗶 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗰𝗼𝗺 𝗮 𝗱𝗶𝗳𝗶𝗰𝘂𝗹𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗱𝗮𝘀 𝗽𝗲𝘀𝘀𝗼𝗮𝘀 𝗲 𝗮 𝗿𝗲𝗰𝘂𝘀𝗮 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗰𝗼𝗿𝗿𝗶𝗴𝗶𝗿 𝗲 𝘃𝗼𝗹𝘁𝗮𝗿 𝗮𝘁𝗿𝗮́𝘀, 𝗲𝘀𝘁𝗲 𝗲́ 𝘂𝗺 𝗽𝗿𝗼𝗯𝗹𝗲𝗺𝗮 𝗾𝘂𝗲 𝘀𝗼́ 𝗽𝗼𝗱𝗲 𝘀𝗲𝗿 𝗿𝗲𝘀𝗼𝗹𝘃𝗶𝗱𝗼 𝗲𝗺 𝗲𝗹𝗲𝗶𝗰̧𝗼̃𝗲𝘀. 𝗘 𝗮 𝗲𝘀𝗰𝗼𝗹𝗵𝗮 𝗲́ 𝗺𝘂𝗶𝘁𝗼 𝘀𝗶𝗺𝗽𝗹𝗲𝘀. 𝗘́ 𝗲𝗻𝘁𝗿𝗲 𝗼 𝗣𝗦 𝗲 𝗼 𝘀𝗲𝘂 𝗮𝗹𝗶𝗮𝗱𝗼 𝗠𝗙𝗶 𝗾𝘂𝗲 𝗻𝗮̃𝗼 𝗾𝘂𝗲𝗿𝗲𝗺 𝗿𝗲𝘀𝗼𝗹𝘃𝗲𝗿 𝗮 𝘀𝗶𝘁𝘂𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗲 𝗻𝗼𝘀 𝗺𝗮𝗻𝘁𝗲̂𝗺 𝗿𝗲𝗳𝗲́𝗻𝘀 𝗲 𝗽𝗿𝗲𝘀𝗼𝘀 𝗮 𝘂𝗺𝗮 𝗲𝗺𝗽𝗿𝗲𝘀𝗮 𝗾𝘂𝗲 𝗻𝗮̃𝗼 𝗰𝗼𝗿𝗿𝗲𝘀𝗽𝗼𝗻𝗱𝗲 𝗮́𝘀 𝗻𝗲𝗰𝗲𝘀𝘀𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲𝘀 𝗱𝗼𝘀 𝗺𝘂𝗻𝗶́𝗰𝗶𝗽𝗲𝘀 𝗲 𝗼 𝗣𝗦𝗗 𝗾𝘂𝗲 𝗾𝘂𝗲𝗿 𝘀𝗮𝗶𝗿 𝗱𝗮 𝗔𝗣𝗜𝗡 e devolver aos Figueiroenses a gestão com qualidade da água, do saneamento e dos resíduos a preços que as pessoas possam pagar.


Não há outra forma de resolver este problema que não seja esta. 𝗡𝗮̃𝗼 𝘃𝗮𝗹𝗲 𝗮 𝗽𝗲𝗻𝗮 𝗶𝗹𝘂𝗱𝗶𝗿-𝗻𝗼𝘀 𝗰𝗼𝗺 𝗳𝗮𝗹𝘀𝗮𝘀 𝗾𝘂𝗲𝘀𝘁𝗼̃𝗲𝘀. 𝗘𝘀𝘁𝗲 𝗲́ 𝘂𝗺 𝗽𝗿𝗼𝗯𝗹𝗲𝗺𝗮 𝗽𝗼𝗹𝗶́𝘁𝗶𝗰𝗼 𝗲 𝘀𝗼́ 𝗽𝗼𝗱𝗲 𝘀𝗲𝗿 𝗿𝗲𝘀𝗼𝗹𝘃𝗶𝗱𝗼 𝗰𝗼𝗺 𝘂𝗺𝗮 𝗱𝗲𝗰𝗶𝘀𝗮̃𝗼, 𝘁𝗮𝗺𝗯𝗲́𝗺 𝗲𝗹𝗮 𝗽𝗼𝗹𝗶𝘁𝗶𝗰𝗮, 𝗾𝘂𝗲 𝗻𝗮 𝗖𝗮̂𝗺𝗮𝗿𝗮 𝗲 𝗻𝗮 𝗔𝘀𝘀𝗲𝗺𝗯𝗹𝗲𝗶𝗮 𝗶𝗻𝘃𝗲𝗿𝘁𝗮 𝗮𝘀 𝗱𝗲𝗰𝗶𝘀𝗼̃𝗲𝘀 𝘁𝗼𝗺𝗮𝗱𝗮𝘀. Ponto. Não há volta a dar ou ainda alguém tem dúvidas que assim seja?


𝗠𝗮𝘀, 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗾𝘂𝗲 𝗶𝘀𝘀𝗼 𝗮𝗰𝗼𝗻𝘁𝗲𝗰̧𝗮 𝗲́ 𝗽𝗿𝗲𝗰𝗶𝘀𝗼 𝗾𝘂𝗲 𝗮𝘀 𝗽𝗲𝘀𝘀𝗼𝗮𝘀 𝘃𝗮̃𝗼 𝘃𝗼𝘁𝗮𝗿, que não se deixem enganar, que não vão no conto do vigário das falinhas mansas ou promessas ocas e se dê a maioria a quem quer sair da APIN e resolver de vez este problema para bem das pessoas. Não basta apenas falarem e indignarem-se se depois não forem coerentes na acção. E essa acção é o voto. E não pode ser um voto qualquer. 𝗧𝗲𝗺 𝗱𝗲 𝘀𝗲𝗿 𝘂𝗺𝗮 𝘃𝗼𝘁𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗺𝘂𝗶𝘁𝗼 𝗲𝘅𝗽𝗿𝗲𝘀𝘀𝗶𝘃𝗮 𝗾𝘂𝗲 𝗱𝗲̂ 𝗮 𝗳𝗼𝗿𝗰̧𝗮 𝗻𝗲𝗰𝗲𝘀𝘀𝗮́𝗿𝗶𝗮 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝘀𝗲 𝗴𝗮𝗻𝗵𝗮𝗿 𝗰𝗼𝗺 𝗺𝗮𝗶𝗼𝗿𝗶𝗮 𝗲 𝗽𝗼𝗱𝗲𝗿 𝗠𝗨𝗗𝗔𝗥. 𝗘́ 𝗽𝗿𝗲𝗰𝗶𝘀𝗼 𝘂𝗺𝗮 𝘃𝗼𝘁𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗴𝗿𝗮𝗻𝗱𝗲 𝗻𝗮 𝗖𝗮̂𝗺𝗮𝗿𝗮, 𝗻𝗮 𝗔𝘀𝘀𝗲𝗺𝗯𝗹𝗲𝗶𝗮 𝗲 𝗻𝗮𝘀 𝗝𝘂𝗻𝘁𝗮𝘀 𝗾𝘂𝗲 𝗿𝗲𝘀𝘂𝗹𝘁𝗲𝗺 𝗻𝘂𝗺𝗮 𝗺𝗮𝗶𝗼𝗿𝗶𝗮 𝗱𝗲 𝗺𝗮𝗻𝗱𝗮𝘁𝗼𝘀 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗾𝘂𝗲 𝘀𝗲 𝘁𝗲𝗻𝗵𝗮 𝗮 𝗳𝗼𝗿𝗰̧𝗮 𝗻𝗲𝗰𝗲𝘀𝘀𝗮́𝗿𝗶𝗮 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝘂𝗺𝗮 𝗠𝗨𝗗𝗔𝗡𝗖̧𝗔 𝗲𝗺 𝗾𝘂𝗲 𝗽𝗼𝗱𝗲𝗺𝗼𝘀 𝗮𝗰𝗿𝗲𝗱𝗶𝘁𝗮𝗿. Menos do que isto não resolve nada.


Esta é a escolha que os Figueiroenses vão ter de fazer já, daqui alguns meses, em 2021. 𝗘𝘀𝘁𝗮́ 𝗻𝗮 𝗺𝗮̃𝗼 𝗱𝗼𝘀 𝗙𝗶𝗴𝘂𝗲𝗶𝗿𝗼𝗲𝗻𝘀𝗲𝘀 𝗠𝗨𝗗𝗔𝗥 𝗲 𝗿𝗲𝘀𝗼𝗹𝘃𝗲𝗿 𝗼 𝗽𝗿𝗼𝗯𝗹𝗲𝗺𝗮.. Se deixarem passar esta oportunidade não se poderão queixar no futuro.


Figueiró dos Vinhos | 𝗣𝗜𝗦𝗧𝗔 𝗗𝗘 𝗣𝗘𝗦𝗖𝗔 𝗗𝗘𝗦𝗣𝗢𝗥𝗧𝗜𝗩𝗔 𝗗𝗢 𝗣𝗢𝗘𝗜𝗥𝗢 - alerta do Vereador do PSD, Engº Filipe Silva

 𝗣𝗜𝗦𝗧𝗔 𝗗𝗘 𝗣𝗘𝗦𝗖𝗔 𝗗𝗘𝗦𝗣𝗢𝗥𝗧𝗜𝗩𝗔 𝗗𝗢 𝗣𝗢𝗘𝗜𝗥𝗢 | Vereador do PSD, Engº Filipe Silva, alertou, na reunião de câmara de hoje, 28.10.2020, para o estado em que se encontra a pista de pesca do Poeiro.  

A pista de pesca desportiva do Poeiro, inaugurada em 2013 durante a gestão PSD no concelho, é um lugar de excelência, permitindo aos amantes da Pesca Desportiva não só o prazer dessa atividade, mas também o desfrutar da natureza num local de fácil acesso e com boas condições.

Outrora uma excelente pisca de pesca, palco de grandes competições sempre muito recordadas e elogiadas por todos quantos nelas participaram está agora com evidentes sinais de abandono e inatividade.

É, pois, de urgência imperiosa a realização de uma intervenção de conservação e requalificação da pista. Nada de mais, nem de muito dispendioso segundo pescadores que contactámos e que muito podem ajudar com o seu saber e experiência para devolver à pista o esplendor que já teve.

Mas a intervenção a fazer-se não se esgota aí. Entendemos que após a sua recuperação a pista deve ser sujeita periodicamente a normas específicas de gestão, no sentido da sua proteção, conservação e utilização para prática de pesca desportiva e valorização dos recursos hídricos locais.

A pista de pesca desportiva do Poeiro pode vir a recuperar o que já foi e afirmar-se como um palco privilegiado para uma modalidade que atrai praticantes de todo o país assim haja vontade para o fazer.



                                                                                                                                                  

O Congresso da Rede Cultura 2027 passou por Ansião


Ansião acolheu, no passado dia 23 de outubro, as atividades do primeiro dia do encerramento do congresso "O Futuro da Nossa Cidade", no âmbito da Candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura 2027. 

A decorrer desde maio com a participação dos 26 municípios que têm participado, partilhado e contribuído para fortalecer esta candidatura, o congresso contou com este momento, que teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho. 

O período da manhã ficou reservado à transmissão em direto, a partir do Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, para os municípios ligados digitalmente entre si, da conferência de abertura por Tolentino Mendonça, subordinada à temática da hospitalidade. Contou também com a leitura a vinte e seis vozes, de Ansião pela voz do Presidente da Câmara, do poema “Falemos de uma rede”, de Luís Filipe Castro Mendes. 

À tarde decorreu uma Oficina do Futuro, liderada pela Vereadora da Cultura, com a participação dos congressistas locais, que culminou na transmissão em direto a todo o plenário da síntese dos trabalhos realizados. 




O encerramento do congresso aconteceu no dia 24 nas Caldas da Rainha, tendo os dois dias pretendido lançar as bases para um debate europeu sobre a importância da cultura como elemento de coesão territorial, fundamental para o futuro das cidades, num processo participativo, cuja voz é dos cidadãos, dos atores locais, dos operadores do futuro, projetando o que ambicionam para o seu território.

Guerra e Paz edita O Crime do Padre Amaro: O mais polémico romance de Eça de Queiroz

 Longe dos tempos em que foi censurado, O Crime do Padre Amaro, de Eça de Queiroz, é agora publicado pela Guerra e Paz numa edição que fixa com rigor o texto, que segue a terceira última versão da obra publicada em vida pelo autor, em 1889, mas inclui também um quadro comparativo das alterações que Eça fez da 1.ª para a 2.ª versão e da 2.ª para a 3.ª. O mais polémico romance de um dos maiores romancistas de sempre ousou pôr em causa os princípios morais e a hipocrisia decorrente da prática do celibato da religião católica.  O Crime do Padre Amaro chega às livrarias portuguesas no próximo dia 3 de Novembro. O livro poderá ainda ser adquirido no site oficial da editora.

Dos finais do século XIX, chega-nos O Crime do Padre Amaro, um dos clássicos da literatura portuguesa mais lidos em todo o mundo. À fórmula satírica de sucesso, que denunciava o provincianismo português, Eça de Queiroz juntou a esta obra um polémico e corrosivo retrato da decadência moral do clero, do vazio interior dos padres e do culto da hipocrisia.

 

No centro da acção, Amaro Vieira, um jovem padre recém-chegado a Leiria, que é atraído pela transgressão e pela vertigem libidinosa quando conhece Amélia Caminha, filha da dona da pensão onde fica hospedado. O jovem sacerdote tenta evitar consumar a paixão correspondida até ao dia em que descobre uma rede de perversa ocultação e fingimento de outros membros do clero que também haviam quebrado o voto de castidade.

 

Num meio provinciano em que as aparências ocultam a realidade, Amaro e Amélia tornam-se amantes e vivem uma relação proibida com consequências irreparáveis.    

 

O Crime do Padre Amaro combina tensão narrativa com um sentido de humor fino e mordaz que não poupa nenhum dos seus alvos. A crítica social é tão devastadora e impiedosa que, na época, o livro foi censurado, com a justificação de que estava impregnado de um erotismo esconso a roçar o sórdido.

 

Um romance intemporal que enriquece a colecção Clássicos Guerra e Paz, na qual a editora apresenta escolhas gráficas cuidadas e uma selecção de obras imprescindíveis para os amantes de literatura universal.

 

A edição, num trabalho de Ana Castro Salgado, inclui uma nota introdutória, as notas da segunda e terceira edições, um texto de enquadramento das três primeiras edições e ainda uma lista de personagens.

 

O Crime do Padre Amaro chega às livrarias no próximo dia 3 de Novembro. A obra poderá ainda ser adquirida no site oficial da Guerra e Paz Editores.

 

 

O Crime do Padre Amaro

Eça de Queiroz

Colecção Clássicos Guerra e Paz

Ficção / Literatura Portuguesa

472 páginas · 15x23 · 16,00 €

Nas livrarias a 3 de Novembro

CORONAVÍRUS Pandemia encolheu reservas de sangue. IPST e hospitais garantem que colheitas são seguras

 


Isabel Paulo

ISABEL PAULO


IPO DO PORTO CONFIRMA RESERVAS EM BAIXA

Ao Expresso, Luísa Lopes dos Santos, diretora do serviço de Imuno-Hemoterapia do IPO do Porto, confirma que as reservas de sangue da instituição, como de outros hospitais do país, se encontram em baixa, tal como sucedeu em março e abril devido ao confinamento. “Além dos constrangimentos de deslocação nesta altura, é normal que alguns dos nossos dadores tenham medo neste contexto de pandemia”, refere a especialista, embora recuse que as reservas “estejam de modo algum esgotadas”.


De acordo com Luísa Lopes dos Santos, é natural que os dadores estejam mais retraídos nos seus domicílios por mero receio de contágios ou por eventualmente terem estado em quarentena, apelando a que se dirigem espontaneamente ao serviço de recolha do IPO. “Não há risco de contágio, os profissionais de saúde cumprem todas as regras da DGS e o espaço está devidamente desinfetado”, afiança, pedindo a médica às entidades patronais que facilitem a ida dos dadores aos serviços de colheita de sangue.


A diretora do serviço de Imuno-Hemoterapia assegura, contudo, que não há cirurgias canceladas nem tratamentos adiados por falta de sangue, nem antecipa que tal venha a acontecer, até as instituições de saúde funcionam em rede. “Os doentes não covid já foram bastante prejudicados nos primeiros meses do surto”, lembra, referindo que para precaver falhas o IPO está desde a passada semana a enviar SMS aos seus dadores regulares darem sangue.


Luísa Lopes dos Santos adianta que os dadores não têm de fazer testes à covid-19 e que a despistagem de contágios é efetuada no inquérito antes da colheita, tendo os dadores o dever de comunicarem se testarem positivo nos dias posteriores à dádiva, “mesmo que não haja evidência de transmissão do vírus por via sanguínea”.


Ao contrário do IPO, fonte do Centro Hospitalar do Santo António alega que não há evidência de quebra do número de dadores habituais do banco de sangue desta instituição devido à pandemia, quer em abril e maio, como agora na segunda vaga. “O banco de sangue é nacional, por isso são normais as trocas entre hospitais e o IPST", refere fonte do serviço de hematologia do Santo António, que frisa que até agora a reserva hospitalar não regista maiores constrangimentos do que o habitual.


Fonte do Hospital de São João também adianta estar a sensibilizar os dadores para continuarem a dar sangue, embora refira que as reservas são para já adequadas.


MAIS JOVENS CONVOCADOS

Para doar sangue, a Fepodabes explica em comunicado que na colheita consiste na recolha de cerca de 450 mililitros de sangue e não demora mais de 30 minutos. A idade para ser dador é 18 anos, ter no mínimo 50 quilos e ser saudável. Antes da dádiva, a Fepodabes recomenda que se deve tomar o pequeno-almoço, caso o processo seja realizado de manhã, ou esperar três horas se for após o almoço.


O dador deve ainda hidratar-se com líquidos como a água ou o chá no dia anterior e no próprio dia e grandes períodos de exposição solar devem ser evitados. Já depois do procedimento, o dador deve continuar a hidratar-se e deve evitar grandes períodos de exposição solar e exercício físico “A pandemia não deve ser motivo de medo. Estamos preparados para receber todos os que nos queiram ajudar, adotando todos os cuidados necessários”.



Fonte: https://expresso.pt/coronavirus/2020-10-27-Pandemia-encolheu-reservas-de-sangue.-Federacao-de-Dadores-e-hospitais-garantem-que-colheitas-sao-seguras