terça-feira, 30 de agosto de 2022

Morreu o sócio número 1 do Benfica

Emílio Andrade, dono do conhecido restaurante Ti Matilde, tinha 101 anos
A informação foi revelada esta terça-feira pelo comentador de televisão João Malheiro. Emílio Andrade era o sócio número 1 do Benfica e estava ligado aos encarnados há várias décadas.
Amigo próximo do malogrado Eusébio, o conhecido adepto era também dono do célebre restaurante Ti Matilde, onde o 'pantera negra' habitualmente fazia as suas refeições.
"Faleceu o meu querido amigo Emílio Andrade (Ti Emílio), com 101 anos, sócio número 1 do Sport Lisboa e Benfica. Sentido pesar a todos os familiares e à vasta legião de amigos", pode ler-se na publicação de João Malheiro.

Madremedia
Imagem: TSF/

Emílio Andrade Júnior

© Sport Lisboa e Benfica (arquivo)

Câmara de Pombal lança obras a concurso no valor de 2 milhões de euros

A Câmara Municipal de Pombal tem a decorrer cinco concursos públicos referentes a empreitadas de obras públicas que totalizam um investimento superior a dois milhões de euros.
Uma das empreitadas corresponde a trabalhos de reabilitação das coberturas e fachadas do Bairro Social Margens do Arunca, com um valor base de 277 mil euros, acrescido de IVA.
Na área da rede viária, foram aprovadas asfaltagens de estradas e caminhos na freguesia de Pombal e na União de Freguesias de Guia, Ilha e Mata Mourisca, abrangendo cerca de 9.000 metros.
No caso da freguesia de Pombal, a intervenção, com um valor base de 374.466,90 euros (acrescido de IVA), contempla a beneficiação de diversos arruamentos, visando a melhoria dos pavimentos e a segurança rodoviária com soluções pontuais, sobretudo com a complementarização da sinalização vertical e horizontal.
Por sua vez, os trabalhos previstos para a União de Freguesias de Guia, Ilha e Mata Mourisca estão estimados em 256.723 euros (acrescido de IVA) e contemplam a requalificação de pequenos troços de estradas em aglomerados urbanos.
Encontra-se, também, em concurso público, a obra de requalificação da área envolvente ao cemitério do Carriço, que prevê a criação de bolsas de estacionamento e uma zona de circulação pedonal. Pretende-se igualmente a construção de um acesso ao cemitério que não se torne conflituoso com a EN109. A empreitada tem um valor base de 250 mil euros (acrescido de IVA).
A Câmara Municipal lançou igualmente o concurso público para a requalificação da zona interface de transportes, com um valor base de 725 mil euros (acrescido de IVA).
Pelo faco de os anteriores concursos terem ficado desertos, foram feitas alterações ao projeto inicial, tendo em conta a pretensão da obra ficar concluída até meados de 2023, devido à execução no âmbito do financiamento comunitário.
A solução agora a concurso visou reduzir o prazo de execução da obra, contemplando essencialmente os arranjos exteriores, a demolição das antigas instalações do centro de formação profissional da Cercipom, a ligação de uma praça frente à estação rodoviária à bolsa de estacionamento na Urbanização das Cegonhas, e uma organização do espaço com paragem de táxis e rede de transportes urbanos (Pombus).

Equipa interdisciplinar identifica em Portugal caso de anomalia cromossómica em indivíduo com mais de 1000 anos

 

Uma equipa de investigação internacional, liderada pela Universidade de Coimbra (UC), identificou um dos casos mais antigos de Klinefelter, síndrome genética onde os homens possuem uma cópia extra do cromossoma X. Os indivíduos afetados podem vir a apresentar osteoporose, obesidade e ginecomastia, mas também estatura elevada e um elevado diâmetro da anca. O indivíduo em questão viveu há cerca de mil anos em Castro de Avelãs, Bragança, durante o período Medieval. A descoberta vai permitir perceber a incidência de Klinefelter em antepassados e abre a possibilidade de se estudar a frequência desta e outras síndromes genéticas no passado através da análise de fósseis humanos.

O estudo “A 1000-year-old case of Klinefelter’s syndrome diagnosed by integrating morphology, osteology, and genetics”, agora publicado na prestigiada revista científica The Lancet, foi coordenado por João C. Teixeira, investigador português em genética humana afiliado da Universidade de Coimbra, atualmente a desempenhar funções na Universidade Nacional da Austrália. Participaram no estudo especialistas em genética, estatística, arqueologia e antropologia, nomeadamente investigadores do Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra (CEIS20), da Faculdade de Letras da UC (FLUC) e do Centro de Investigação em Antropologia e Saúde (CIAS) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC). Este contacto entre vários domínios do saber revela «o enorme potencial que advém do diálogo entre áreas disciplinares distintas, mas que se complementam no estudo do passado», explica o coordenador do estudo.

Além desta descoberta, a equipa de investigação desenvolveu ainda um novo método estatístico, que pode permitir, no futuro, «diagnosticar outras anomalias cromossómicas, como por exemplo casos de síndrome de Down, podendo ser também aplicado a contextos forenses e de diagnóstico pré-natal», revela João C. Teixeira.

Na primeira etapa da investigação, a equipa obteve ADN a partir de um esqueleto do século XI, encontrado em Castro de Avelãs, em 2012, pela equipa de arqueologia coordenada por Pedro C. Carvalho, professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. «Este lugar tem uma forte carga histórica, uma vez que foi provavelmente a capital dos Zoelas, um povo referido por Plínio (autor romano do século I), e sede da paróquia sueva de Brigantia, que está na origem da atual cidade de Bragança», contextualiza o investigador da UC.

Seguiu-se a recuperação do ADN do indivíduo, que decorreu no laboratório especializado do Australian Centre for Ancient DNA (na Universidade de Adelaide, Austrália). Neste processo de análise de ADN antigo, um dos objetivos rotineiros passa por «estabelecer o sexo genético dos indivíduos, através de análises computacionais que mapeiam os fragmentos de ADN obtidos nos cromossomas X e Y do genoma humano», explica Xavier Roca-Rada, aluno de doutoramento e primeiro autor do estudo. Os resultados obtidos sugeriram que o indivíduo de Castro de Avelãs teria duas cópias do cromossoma X e uma do cromossoma Y, indicativo de Síndrome de Klinefelter.

Após a confirmação dos resultados genéticos, uma equipa de antropólogos da Universidade de Coimbra encontrou evidências morfológicas no esqueleto compatíveis com Klinefelter, em particular «elevada estatura e o diâmetro da anca alargado», adianta Sofia Tereso, antropóloga da UC. Por outro lado, a equipa não detetou evidências de osteoporose, que afeta cerca de 40% dos indivíduos com Síndrome de Klinefelter.

O artigo científico está disponível em www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(22)01476-3/fulltext.


Universidade de Coimbra

O “Power Point” do século XVII

 

Quando o leitor visitar o excelente Museu Nacional Machado de Castro, em Coimbra, sugiro que esteja atento a um azulejo particularmente enigmático.
Nele verá representada uma figura com um esquema e umas letras como um “X” e um “Z”. Mas afinal o que significam?
Para respondermos a esta pergunta temos de recuar ao século XVII. Essa época ficou marcada na história da ciência pelas observações de Galileu Galilei, as leis de Johannes Kepler e as notáveis publicações do gigante Isaac Newton das quais se destaca a obra “Princípios Matemáticos de Filosofia Natural”. Publicado em 1687 é um livro que marcou a ciência . Nele se explica com linguagem matemática leis universais do cosmos. Em Portugal os jesuítas foram os principais responsáveis pelo ensino e divulgação destes novos conceitos e instrumentos científicos, como o telescópio. Ainda que, reconheçamos, tenham existido algumas forças resistentes à mudança, muitos sacerdotes da Ordem fundada por S. Inácio de Loyola desempenharam um papel central na ciência. E não só em terras lusas mas por todo o globo, incluindo China e Japão.
Voltemos ao nosso azulejo. Um olhar atento interpretará as letras e esquemas representados como sendo a demonstração de um dos teoremas de Euclides. De facto, este e outros azulejos matemáticos estavam numa parede num colégio jesuítico em Coimbra. Como sabemos, a fúria pombalina determinou o encerramento de todos os locais de ensino e expulsão da Ordem. Felizmente chegaram até nós esses exemplares equivalentes a um qualquer diapositivo contemporâneo. Assim podemos observar como a matemática e a razão resistem ao tempo e nos permitem descobrir o funcionamento das leis que regem o universo.

Luís Monteiro (Médico)

COVILHÃ APRESENTA LIVRO “DA MONTANHA AO VALE” DE JOÃO DE JESUS NUNES

A Câmara da Covilhã apresenta no próximo sábado, dia 3 de setembro de 2022, o livro “Da Montanha ao Vale - As Viagens de um Grupo Tertuliano”, de João de Jesus Nunes.
A mais recente obra do escritor covilhanense será apresentada pelo Juiz Desembargador José Avelino Gonçalves, durante a cerimónia que terá início pelas 15 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
João de Jesus Nunes nasceu na Covilhã, mais concretamente na Pousadinha, freguesia de Aldeia do Carvalho, hoje integrada na União de Freguesias de Cantar Galo e Vila do Carvalho. Estudou na Escola Industrial e Comercial Campos de Melo da Covilhã tendo trabalhado ao serviço da Câmara Municipal até ao cumprimento do serviço militar, após o qual passou a exercer a sua atividade profissional, na área seguradora. Foi dirigente de algumas associações citadinas, numa das quais foi um dos fundadores. Atualmente é cronista em alguns jornais regionais tendo várias obras de âmbito monográfico e biográfico já publicadas.


Proença-a-Nova | Festival promoveu Tigelada durante o mês de agosto

 

O Festival da Tigelada, realizado entre os dias 12 e 28 de agosto, terminou com nota positiva, numa iniciativa que voltou a promover a tigelada como produto distintivo do concelho de Proença-a-Nova.

A maior parte dos responsáveis dos vinte restaurantes que acolheram e integraram o Festival consideram ter sido um sucesso, tanto na forma como decorreu, como na procura sentida, principalmente da parte de visitantes de fora do concelho, assumem.

A realização do Festival vem também reforçar o aumento da aposta neste produto endógeno, que reforça o interesse do Município em dar a conhecer este doce tão típico do concelho, produzido ao longo de todo o ano e com interesse acrescido nos meses de maior enchente. Pela primeira vez, o Festival da Tigelada foi ainda aberto a dois restaurantes fora dos limites do concelho de Proença-a-Nova, com a inclusão do restaurante ‘Pérola da Mourisca’, em Setúbal, e ‘O Gaveto’, em Matosinhos, Porto.

O sorteio para ficar a conhecer os vencedores dos prémios será realizado na próxima segunda-feira, dia 5 de setembro, quando estiverem reunidos todos os cupões de cada um dos 22 restaurantes a concurso. O vencedor do primeiro prémio dá direito a um fim de semana para duas pessoas, segundo a uma refeição para quatro pessoas, o terceiro, a um dos quatro cabazes da marca Proença-a-Nova Origem e o último a uma entrada no CCVFloresta.

Também no sentido de promover o Festival, a ‘Amarelinha’, atrelado com merchandising alusivo ao Município, visitou todos os espaços balneares do concelho, nos quais foram distribuídas tigelada para degustação, com possibilidade de ganhar prémios também alusivos ao Município.



As Minhas Causas: livro de memórias de Vitor Ramalho mostra-nos que «uma nação que esquece o seu passado não tem futuro»

Um homem de causas, Vitor Ramalho bateu-se, ao longo do seu percurso de vida, pela defesa da lusofonia, da cidadania e da cooperação entre povos. Agora, o antigo secretário de estado do Trabalho no governo do bloco central (1984-1985) e actual secretário-geral da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), revela-nos, no livro As Minhas Causas, as memórias dos acontecimentos diplomáticos, políticos e humanitários que viveu por dentro, reflectindo sobre a importância da História no futuro de Portugal e dos seus congéneres. As Minhas Causas chega à rede livreira nacional no próximo dia 6 de Setembro, com a chancela da Guerra e Paz Editores. A obra será apresentada oficialmente no dia 8 de Setembro, no auditório da UCCLA, em Lisboa, numa sessão que contará com as intervenções de Leonor Beleza e de Nicolau Santos.

 
Em As Minhas Causas, Vitor Ramalho apresenta uma reflexão sobre as causas que têm guiado o seu percurso e que diz: «são de todos, porque os desígnios nacionais não são pertença exclusiva de ninguém» e «nenhuma acção humana é possível de ser alcançada isoladamente».

Nestas suas histórias, o político recorda o papel central que desempenhou no processo dos acordos de paz de Bicesse para Angola, no processo de paz em Moçambique, que apoiou, lado a lado com Maria Barroso, assim como a luta que travou, durante a Guerra Civil Angolana, enquanto promotor da Campanha portuguesa contra a fome.

Numa obra em que são revelados pormenores dos bastidores da política portuguesa – que Vitor Ramalho partilhou com figuras como Mário Soares, na década de 1980 –, o autor conta-nos ainda a sua participação, enquanto secretário de estado, na recuperação da Lisnave, o principal estaleiro português de construção e reparação naval.

Hoje, aos 74 anos, Vitor Ramalho mantém o espírito activista e impulsionador que sempre o norteou. Empenha-se diariamente, enquanto secretário-geral da UCCLA, na preservação dos laços privilegiados de amizade e cooperação com os povos e países de língua portuguesa e co-fundou, em Março de 2020, poucos dias antes da declaração da primeira vaga da pandemia da COVID-19, a associação cívica Participar+, que tem vindo, ao longo dos últimos dois anos, a apresentar soluções para o crescimento socioeconómico do nosso país.

As Minhas Causas chega à rede livreira naional no próximo dia 6 de Setembro, com a chancela da Guerra e Paz Editores. O lançamento oficial da obra acontece no dia 8 de Setembro, pelas 18h00, no auditório da UCCLA e contará com a apresentação de Leonor Beleza, presidente da Fundação Champalimaud, e de Nicolau Santos, presidente do conselho de administração da RTP.

As Minhas Causas
Vitor Ramalho
Não-Ficção / Política
176 páginas · 15x23 · 16,00 €
Nas livrarias a 6 de Setembro
Guerra e Paz, Editores


MisturArte reúne 26 trabalhos de alunos. Exposição de pintura na Biblioteca Municipal de Cantanhede

A Biblioteca Municipal de Cantanhede vai acolher, entre os dias 5 a 30 de setembro, uma exposição de pintura intitulada MisturArte. A mostra é constituída por 26 trabalhos de pintura e desenho realizados pelos alunos do É. ArteAtelier e pela sua professora, a artista plástica Christine Francisco, que dirige esta escola de pintura de Cantanhede.

Estarão em exposição no espaço cultural trabalhos realizados segundo técnicas de pintura variadas e representações em acrílico e óleo sobre tela, em lápis de aguarela sobre papel e em técnicas mistas.

Os temas representados nos trabalhos da mostra MisturArte são ecléticos, relativamente às técnicas de pintura e aos temas abordados, variando do figurativo ao abstrato.

Os artistas que estarão representados na mostra são Alice Cardoso, Alice Ferreira, Arminda Aleixo, Céu Alfaiate, Christine Francisco, Dora Gaudêncio, Fátima Negrão, Leonardo Cunha, Margarida Machado, Maria Padilha, Maria Pinto, Rita Nascimento, Sofia de Melo e Tita Barata.



Ex-deputado ucraniano que se juntou a forças russas morto a tiro em Kherson

Nos últimos meses, vários funcionários nomeados pelos russos nos territórios ucranianos conquistados foram feridos ou mortos em ataques.
O ex-deputado ucraniano Alexei Kovalev, que chegou a apoiar o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e posteriormente se juntou às forças de ocupação russas na região de Kherson, foi morto a tiro, declararam esta segunda-feira autoridades russas.
"O vice-chefe da administração militar e civil da região de Kherson, encarregado de questões agrícolas, Alexei Kovalev, morreu após ser ferido a tiro", anunciou o Comité de Investigação da Rússia na rede social Telegram.
"O ataque ocorreu na sua casa, em 28 de agosto. Uma jovem que morava com o morto também foi vítima dos criminosos", acrescentou o Comité, responsável pelos principais casos criminais na Rússia, sem fornecer mais detalhes.
Alexei Kovalev, de 33 anos, foi eleito em 2019 como deputado na região de Kherson e juntou-se ao grupo do Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, no Parlamento ucraniano.
Após a ofensiva do Kremlin no final de fevereiro e a conquista da região de Kherson, Kovalev juntou-se à administração de ocupação. No final de junho, já havia sobrevivido a outra tentativa de assassínio.
A maior parte da região de Kherson e parte da de Zaporijia foram tomadas pelo Kremlin, que tenta ali realizar uma política de 'russificação' com vistas a uma possível anexação. Moscovo introduziu o rublo nesta região e incentiva os seus habitantes a receberem passaportes russos.

SIC Notícias
Imagem:DNotícias

MUNICÍPIO DE SILVES ASSINALA DIA NACIONAL DAS BANDAS FILARMÓNICAS

 
Integrado nas comemorações do Dia do Município, decorre a 01 de Setembro, pelas 21h30, no Castelo de Silves, um concerto inédito, em que a Banda da Sociedade Filarmónica Silvense apresentará, através dos seus instrumentos musicais, as bandas sonoras de diferentes filmes de cinema, com simultânea projeção de imagens.
O momento assinala também o Dia Nacional das Bandas Filarmónicas, instituído em 2013, pelo Governo Português, no sentido de reconhecer e valorizar o trabalho desenvolvido ao longo de décadas pelas Bandas Filarmónicas de todo o país.
A Banda da Sociedade Filarmónica Silvense conta com cerca de 35 músicos e é regida pelo Maestro Pedro Coutinho.
A entrada é livre.

Concurso para sensibilização da importância da água dá prémios a alunos do secundário


Concurso promovido pela Universidade Católica no Porto em parceria com as Águas do Norte, Águas do Douro e Paiva e SIMDOURO – Saneamento do Grande Porto.

Alunos do secundário são postos à prova em concurso para sensibilização da importância da preservação da água.

O que podemos fazer para combater a escassez da água? É este o mote que servirá para alunos do secundário, provenientes de 80 municípios da região Norte, darem asas à imaginação e criarem um vídeo que sensibilize para a importância de reduzir e reutilizar um dos nossos bens mais escassos: a água. É esse o objetivo do concurso “Não fiques à seca!” promovido pela Universidade Católica no Porto, em parceria com a Águas do Norte, S.A., a Águas do Douro e Paiva e a SIMDOURO – Saneamento do Grande Porto. Os melhores vídeos, quer sejam a título individual ou em equipa até três estudantes, serão premiados. As inscrições já arrancaram e decorrem até 29 de outubro.

O concurso está em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - Água Potável e Saneamento (ODS6) e Ação Climática (ODS13) – e pretende suscitar nos estudantes do secundário a vontade de aliarem as suas competências de comunicação e vídeo com este tema tão pertinente: a preservação de um bem escasso como é a água,” salienta Célia Manaia, vice-presidente da Universidade Católica no Porto.

De acordo com o site das Nações Unidas, "a água é fundamental para o desenvolvimento socioeconómico, para a produção de energia e alimentos, para a construção de ecossistemas saudáveis e para a sobrevivência da espécie humana. A água é também essencial para fazer frente às alterações climáticas, servindo como elo crucial entre a sociedade e o meio ambiente." Neste sentido, é importante combater a sua escassez e por essa razão, até 2050 existirá um aumento da população mundial, em paralelo com uma maior procura do setor industrial e doméstico das economias emergentes.

O concurso “Não fiques à seca!” foi pensado para dar oportunidade a todos os estudantes do secundário, do 10º, 11º e 12º ano e de qualquer área científica, que através da sua criatividade, realizem um vídeo que não deverá ultrapassar os 3 minutos e que através de uma mensagem clara, baseada em informação credível e rigorosa, e igualmente criativa e assertiva, cumpra o objetivo de sensibilização. Este concurso constitui assim uma campanha inclusiva, que pretende chegar a todos os cidadãos, de todas as idades com o objetivo de todos juntos podermos contribuir para mudar comportamentos e hábitos de consumo, no sentido de promover uma crescente e coletiva eficiência hídrica com vista à preservação deste recurso.

As submissões dos trabalhos deverão ser efetuadas através do preenchimento do formulário online disponível no website da Universidade Católica no Porto até 29 de outubro. Para mais informações e participação no concurso, consultar:

Entre os dias 14 e 16 de outubro. PHOTOfest destaca fotografia e outras artes em Cantanhede

 

Cantanhede vai ser palco entre os dias 14 e 16 de outubro do PHOTOfest, do primeiro festival de fotografia e outras artes com as quais se relaciona, que a Associação fotografARTE realiza em parceria com o Município. Vão ser três dias com múltiplas atividades, quase todas de participação livre.

Após a sessão de abertura, a 14 de outubro, realiza-se um foto-concerto, no auditório do centro paroquial, com fotografias acompanhadas de música com Vítor Saudade, Messias Simões e Inês Vale.

No PHOTOfest vai ser possível participar e visitar também um mercado de artes – onde podem ser vendidas fotografias, fotolivros, fotozines, material fotográfico usado, ilustração, desenho, pintura, etc. -, quatro exposições, três workshops, muita conversa e convívio com fotógrafos de referência.

O festival integra também um concurso de fotografia dedicado ao ambiente e sustentabilidade, onde todos podem participar mediante a inscrição. As fotografias serão expostas durante os dias do festival, no Parque Verde, em Cantanhede.
Destaque também para a exposição “Best Expofacic”, com fotografias que foram tiradas pelo público durante o certame que decorreu entre 28 de julho e 7 de agosto.

Mais informações em www.photofestcantanhede.pt .

Violência doméstica levou à ação da GNR de Ançã

 O  Posto da GNR de Ançã, no dia 27 de agosto, identificou um homem de 46 anos por violência doméstica, no concelho de Cantanhede.

No seguimento de uma ocorrência de violência doméstica, foi possível apurar-se que a vítima, uma mulher de 42 anos, era agredida pelo suspeito.
O suspeito foi identificado e a diligência resultou na apreensão do seguinte material:
·Um silenciador para arma de fogo;
·Uma arma de construção artesanal;
·Uma pistola de pressão de ar;
·Uma pistola transformada em besta;
·Uma faca de ornamentação;
·Um cabo de cobre, transformado em bastão;
·Três sabres;
·Uma espingarda de pressão de ar comprimido.
Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Coimbra.
A violência doméstica é crime público e denunciar é uma responsabilidade coletiva. Se precisar de ajuda ou tiver conhecimento de alguma situação de violência doméstica participe:
· 
No Portal Queixa Eletrónica, em queixaselectronicas.mai.gov.pt;
· 
Via telefónica, através do número de telefone: 112;
· No Posto da GNR mais próximo à sua área de residência, tendo os nossos contactos sempre à mão em www.gnr.pt/contactos.aspx;
·Na aplicação App MAI112 disponível e destinada exclusivamente aos cidadãos surdos, em http://www.112.pt/Paginas/Home.aspx;
·
Na aplicação SMS Segurança, direcionada a pessoas surdas em www.gnr.pt/MVC_GNR/Home/SmsSeguranca.



Coimbra | Homem detido por tráfico

O Posto da GNR de Souselas, no dia 27 de agosto, deteve um homem de 25 anos pelo crime de tráfico de estupefaciente, no concelho de Coimbra.
No âmbito de uma ação de patrulhamento e prevenção criminal, os militares da Guarda abordaram um veículo, tendo o ocupante demonstrado um comportamento suspeito. No decorrer da ação policial foi efetuada uma revista pessoal de segurança e uma busca à viatura, tendo sido possível detetar diverso produto estupefaciente, culminando na apreensão do seguinte material:
·334 comprimidos de ecstasy;
·150 doses de liamba;
·148 doses de haxixe;
·42 gramas de cogumelos alucinogénios;
·35 doses de cocaína;
·Dois telemóvel;
·Duas facas de corte;
·Dois telemóveis;
·3170 euros em numerário.
O detido foi constituído arguido e presente ao Tribunal Judicial de Coimbra, onde lhe foi aplicada a medida de coação de apresentações bissemanais no posto policial da área de residência.


“Besouros Fest” em Sepins no próximo fim de semana

O Grupo Desportivo Sepins vai ter três dias bem animados…

“Musical na Vertical” com Sofia Escobar na Curia

O espetáculo “Musical na Vertical” com Sofia Escobar vai ter lugar, no próximo dia 3 de setembro, pelas 21h30, na Curia. O evento, no âmbito do projeto “Fora da Caixa”, conta ainda com a participação de Filipe Moura e Carolina Puntel, com acompanhamento da Orquestra Jazz do Centro. A entrada é livre.
Num edifício histórico e simbólico para o território, designadamente na fachada do Palace Hotel da Curia, património classificado como de interesse público, criar-se-á um espetáculo musical com várias performances acrobáticas, como a dança vertical, tecidos verticais e muitos outros momentos de extrema beleza.
O projeto da cultura em rede “Fora da Caixa” envolve os municípios de Anadia, Oliveira do Bairro e Tábua. Visa a implementação de um projeto destinado à promoção, qualificação e valorização do património histórico, cultural e natural, material e imaterial, enquanto suporte de diferenciação e competitividade dos territórios, contribuindo para a alavancagem da atividade cultural e turística enquanto elemento fundamental da coesão social e económica.
A programação cultural centra-se num conceito de itinerância com eventos inovadores envolvendo as associações locais e outros agentes que, devido à pandemia de COVID-19, viram a sua atividade bastante reduzida, criando oportunidades e alavancando o desenvolvimento económico e social dos territórios.

TÁBUA | Homem detido em flagrante por atear fogo na floresta

A GNR de Tábua, deteve em flagrante um homem de 34 anos pelo crime de incêndio florestal, naquele concelho, no dia 28 de agosto.
Na sequência de uma ação de vigilância/prevenção de incêndios florestais, em virtude da localidade de Tábua ter sido fustigada por vários incêndios de origem suspeita, os militares da Guarda visualizaram o homem, em passo acelerado, a abandonar o local do início de uma ignição, na berma da estrada. Na sequência da ação, o suspeito foi intercetado e abordado pelos militares da GNR, tendo sido possível apurar-se posteriormente que transportava consigo um isqueiro e acabando o mesmo por admitir a autoria do crime.
Os factos foram remetidos para o Tribunal Judicial de Condeixa.
No decorrer da ação foi contactada a Policia Judiciária (PJ).
Estas ações de vigilância, ao longo deste período, contaram com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Oliveirinha.
Com esta detenção, a Guarda Nacional Republicana (GNR) já efetuou 70 detenções por incêndio florestal no presente ano de 2022, mais 18 que em todo o ano de 2021 (52 detenções).

Comunicado sobre a qualidade da água em Anadia

 
“Os resultados das últimas análises à água da rede de abastecimento público do concelho de Anadia, efetuadas na sexta-feira (26 de agosto), indicam que todos os parâmetros avaliados estão próximos dos valores de referência. Porém, por precaução, esta manhã, foram novamente realizadas análises à água da rede pública, estando o Município de Anadia a aguardar os respetivos resultados. Deste modo, os cuidados referidos no comunicado anterior devem ainda ser mantidos até indicação contrária.
Informa-se ainda que, devido ao reforço do tratamento da água efetuado nos últimos dias e também à captação de água a uma profundidade maior – situação provocada pelos baixos níveis que os depósitos municipais alcançaram – a água poderá apresentar um aroma mais intenso a cloro e uma ligeira alteração da cor, até ao final do dia de hoje.
Recorde-se que a qualidade da água da rede de abastecimento público do concelho de Anadia é controlada através de um plano de análises apresentado à ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, que é efetuado através de laboratório acreditado, com acompanhamento da Autoridade de Saúde. Em caso de deteção de valores anormais, são efetuadas análises adicionais ainda mais rigorosas, sendo posteriormente aplicado o devido tratamento.
Esta situação desagradável, para a qual agradecemos a sua compreensão, está diretamente relacionada com o estado de seca que afeta o país. Deste modo, apelamos, uma vez mais, a um consumo de água mais racional, sem exageros nem desperdícios. Lembre-se que a água é um bem essencial à vida que, se não for preservado, se pode esgotar.”

Estarreja | Apoio à Melhoria de Habitações Degradadas. Candidaturas ao programa Casa Melhor em setembro

 No âmbito do Programa Casa Melhor – Melhoria de Habitações Degradadas de Munícipes Carenciados de Estarreja, encontram-se abertas durante o próximo mês de setembro, no GAME – Gabinete de Atendimento ao Munícipe de Estarreja, as candidaturas ao apoio financeiro para execução de obras de conservação e de beneficiação. Esta é a 20.ª edição deste programa municipal.

Poderão candidatar-se ao apoio os cidadãos residentes no concelho que, necessitando de fazer obras de conservação ou de melhoria das condições de segurança e mobilidade nas suas habitações, não possuam capacidade financeira para custear a sua realização e preencham cumulativamente todos os requisitos definidos no Regulamento.

 

Condições de acesso ao apoio financeiro

- o imóvel objeto de apoio terá que ser propriedade do candidato;

- o candidato ser cidadão nacional ou equiparado em termos legais;

- o candidato e o seu agregado familiar devem ter residência permanente e exclusiva no concelho, há pelo menos, dois anos;

- O rendimento mensal per capita do agregado familiar não deverá ser superior ao valor da Retribuição Mínima Mensal Garantida (RMMG) em vigor em cada ano civil.

- Aos rendimentos do agregado familiar serão deduzidos os encargos mensais permanentes do respetivo agregado, com despesas de saúde, habitação e provenientes de decisões judiciais, se devidamente comprovados;

- O candidato ou algum membro do agregado familiar não devem possuir qualquer outro bem imóvel destinado à habitação;

- As obras pretendidas deverão estar devidamente licenciadas ou autorizadas pela Câmara Municipal, ou serem suscetíveis de licenciamento ou autorização, ou ainda, isentas de licença ou comunicação prévia nos termos legais;

- A habitação não pode ter sido apoiada, no âmbito do presente programa, há menos de cinco anos, salvo situações excecionais a avaliar.

 

Documentos obrigatórios para formalização de candidatura

- Requerimento (MOD.PAS. 002/00), disponível na Subunidade de Atendimento ao Munícipe e página da Internet da Câmara;

- Documentos comprovativos de Identificação de todos os membros do agregado familiar e respetiva situação económica:

  1. Bilhete de Identidade, Cartão de Cidadão ou equiparado de todos os membros do agregado familiar;
  2. Certidão ou comprovativo de eleitor de cada elemento do agregado familiar com mais 18 anos;
  3. N.º de Identificação Fiscal (NIF) de todos os elementos do agregado familiar;
  4. Certidão da Junta de Freguesia comprovativa da composição do agregado familiar e tempo de residência;
  5. Última declaração de IRS e/ou IRC de cada um dos elementos do agregado passíveis de imposto e respetivas Notas de Liquidação, ou em caso de inexistência, declaração negativa de rendimentos emitida pela Autoridade Tributária e Aduaneira (Repartição de Finanças);
  6. Declaração/recibos de vencimento (últimos três meses) dos elementos do agregado familiar que exercem atividade profissional por conta de outrem;
  7.  Declaração dos elementos do agregado familiar que exercem atividade profissional trabalhadores conta própria (MOD.PAS. 005/00);
  8. Declaração da Segurança Social de cada elemento do agregado familiar com rendimentos obtidos através desta Entidade, quando se aplique;
  9. Comprovativo de inscrição no Instituto do Emprego e Formação Profissional/Centro de Emprego (nas situações de desemprego ou de rendimentos inferiores à RMMG);
  10. Declaração, sob compromisso de honra, relativa a outros rendimentos do agregado familiar, quando se aplique;
  11. Declaração da Repartição das Finanças dos bens patrimoniais e/ou rendimentos de bens imóveis de todos os elementos do agregado familiar;
  12. Declaração da entidade bancária com identificação dos depósitos bancários, ações, fundos ou outros valores mobiliários do agregado familiar, ou, em caso de inexistência destes, declaração negativa do requerente, na qual declara esta situação sob compromisso honra);

m) Declaração da decisão judicial relativa à regulação do exercício das responsabilidades parentais e valor pensão de alimentos, quando aplicável;

n) Comprovativo da situação escolar dos elementos dependentes com idade inferior a 26 anos, que frequentem estabelecimento de ensino e não aufiram quaisquer rendimentos.

 

Documentos relativos à habitação objeto de apoio:

Documento comprovativo da propriedade da habitação (certidão de registo predial) e, nos casos de copropriedade, entregar também autorização dos restantes coproprietários para execução das obras; -

  1. Planta de localização do imóvel;
  2. Memória descritiva ou listagem das obras a executar e orçamentos discriminados;

c) Declaração do prazo de início da obra a partir da notificação da concessão da comparticipação e da respetiva conclusão (MOD.PAS.007/00);

 

- E as seguintes declarações:

  1. Declaração da veracidade das declarações prestadas no processo de candidatura (MOD.PAS.006/00);
  2. Declaração sobre a não alienação do imóvel antes dos 5 anos sobre a conclusão das obras (MOD.PAS. 008/00);

Declaração de apoios concedidos (MOD.PAS. 009/00).


 

Carla Miranda

Gonçalo Tavares termina Volta a Portugal de Juniores com vitórias em duas etapas

Gonçalo Tavares, ciclista proencense, voltou a cruzar a meta em primeiro lugar na Volta a Portugal de Juniores, repetindo o feito alcançado na primeira etapa, quando também bateu toda a concorrência. Com a vitória de sábado, 27 de agosto, o jovem ciclista da Bairrada Cycling Team pôde celebrar da melhor forma o 18º aniversário, dia que, certamente não irá esquecer.

Com a companhia de António Morgado, o camisola amarela da prova e líder da classificação geral, também da Bairrada Cycling Team, Gonçalo Tavares cruzou a meta lado a lado com o seu colega de equipa, mantendo-se com nove segundos de desvantagem na geral. Até ao final da prova o ciclista proencense conseguiu segurar o seu segundo lugar na classificação geral, com o pódio a ficar fechado por outro elemento bairradino, Daniel Lima, este já com uma maior diferença, de 5miunutos e 25 segundos.

A terceira etapa da Volta a Portugal de Juniores ficou marcada pelo calor intenso que se fez sentir ao longo de 129,4 quilómetros, entre Sabugal e Penamacor. Num “ataque” a 50 quilómetros da meta, António Morgado e Gonçalo Tavares isolaram-se do pelotão e seguiram lado a lado até final, depois de 3h13m09s, tendo deixado o pelotão a 3 minutos e 2 segundos de distância.

No rescaldo da terceira etapa, Gonçalo Tavares assume: “Não sou grande fã de aniversários, mas assinalar esta data vencendo, lado a lado com o meu colega, sem dúvida que é especial. Ainda por cima conseguimos que o Daniel Lima vestisse a camisola verde (pontos), que também era um objetivo. Parece que está tudo a correr bem para a nossa equipa”, frisou o jovem que atinge agora a maioridade.

A Volta a Portugal de Juniores terminou este domingo, 28 de agosto, com a realização da etapa-rainha, não pela extensão - 103,3 quilómetros -, mas pela dificuldade do percurso. Os corredores partiram do Fundão, às 12h00, para chegarem à Covilhã, onde a meta coincidiu com um prémio de montanha de primeira categoria. António Morgado venceu a etapa e conquistou a camisola amarela, com a equipa da Bairrada Cycling Team a levar para casa a classificação geral individual, por equipas e prémio de montanha.

Depois deste resultado os ciclistas da Bairrada Cycling Team olham agora para os próximos desafios da Seleção Nacional, a entrar em modo de preparação para o Campeonato do Mundo, corrida na qual se espera que Gonçalo Tavares represente Portugal.



Grávida morre durante transporte do Santa Maria para outro hospital

Mulher de 34 anos sofreu paragem cardiorrespiratória, quando foi transferida para o São Francisco Xavier, por falta de vaga no Serviço de Neonatologia.
Uma mulher de 34 anos morreu no último sábado, depois de ter sofrido uma paragem cardiorrespiratória, quando foi transferida do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, para o São Francisco Xavier, por falta de vaga no Serviço de Neonatologia.
A mulher de nacionalidade indiana estava a passar férias em Portugal, com cerca de 30 semanas de gravidez. Recorreu pela primeira vez ao serviço de urgência do Hospital de Santa Maria na terça-feira passada, 23 de agosto, por volta das 2 horas da manhã.
"Após normalização das tensões arteriais e franca melhoria respiratória, foi transferida cerca das 13 horas do mesmo dia para o Hospital São Francisco Xavier, por ausência circunstancial de vagas de Neonatologia no CHULN, acompanhada por um médico e enfermeiros", diz o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), numa nota, esta segunda-feira.
A grávida entrou em paragem cardiorrespiratória durante o transporte, tendo sido realizada a reanimação ainda na viagem.
De acordo com a TVI, a paragem cardíaca durou 17 minutos e a mulher entrou em coma profundo.
No Hospital São Francisco Xavier "foi submetida a uma cesariana urgente, tendo o recém-nascido 772 gramas, que foi para a unidade de cuidados intensivos neonatais por prematuridade".
O bebé continua internado na neonatologia do Hospital São Francisco Xavier. A mãe, que ficou internada nos cuidados intensivos, viria a morrer.

RR

BRASIL: Passageira sobrevive a capotamento e morre atropelada ao sair do carro

Vítima tinha 26 anos.
Uma jovem de 26 anos morreu esta segunda-feira atropelada numa autoestrada no Brasil, no estado de Porto Alegre, momentos depois de ter sobrevivido a um capotamento.
De acordo com a Globo, no mesmo carro estavam mais cinco pessoas. Quatro delas, incluindo a vítima, circulavam no banco de trás.
Duas pessoas ficaram feridas com gravidade.
De acordo com as autoridades, testemunhas relatam que o veículo estava a entrar na autoestrada quando saiu da via e capotou. Instantes depois, a jovem de 26 anos saiu do carro e foi atingida por outro carro que circulava na autoestrada, não tendo sobrevivido.

SIC Notícias