quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Reguengos de Monsaraz integra projeto europeu que vai criar obras de arte sobre o Lago Alqueva


O Município de Reguengos de Monsaraz vai desenvolver a iniciativa ARCHI’Nature, integrada no projeto Erasmus +, da Comissão Europeia. Durante dois anos, de março de 2021 a fevereiro de 2023, vão ser criadas obras de arte sobre o Lago Alqueva, promovendo uma dinâmica cultural que vai envolver a comunidade escolar e os cidadãos.

Esta iniciativa tem como objetivo o desenvolvimento conjunto de trabalhos artísticos e instalações temporárias, através de uma aproximação participativa que inclua a valorização da riqueza ambiental. Para além do Lago Alqueva, integram este projeto os lagos Iseo (Itália), Annecy (França), Kerkini (Grécia) e Aiguebelette (França), local onde no ano passado decorreu a primeira iniciativa nesta área e que convidou artistas, arquitetos e designers para melhorarem sítios naturais e espaços urbanos.
ARCHI’Nature pretende aliar a criatividade ao ambiente e ao bem-estar, com o urbanismo e a arte a beneficiarem o relacionamento do homem com o seu ambiente. A Iniciativa quer também fortalecer a inclusão social através das artes, promovendo uma participação inovadora e um diálogo intercultural ligando os intervenientes na área da educação com os do setor cultural e criativo.
José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, considera que “o projeto visa fortalecer a cooperação intersectorial com ênfase na criatividade, cidadania europeia e consciência cultural de todos os cidadãos. Pretende também fortalecer o sector social através das artes, promovendo a inovação participativa e procurando estabelecer diálogos interculturais”.

Carlos Manuel Barão

Municipio de Ferreira do Zêzere organizou Webinar’s sobre Programas e Apoios dirigidos a empresários e empreendedores do concelho

No passado dia 23 de fevereiro, decorreu pelas 21h00, um Webinar para empresários do concelho, organizado pelo município de Ferreira do Zêzere em colaboração com a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, dedicado à abertura do Programa de Apoio à Produção Nacional.

Esta ação de esclarecimento on-line, contou com a presença do Secretário-geral da CIMT, Dr. Miguel Pombeiro e Dra. Sónia Santos, especialista em fundos comunitários, que fizeram a apresentação do programa. A autarquia de Ferreira do Zêzere esteve representada pelo Vice-Presidente Eng. Paulo Neves e Vereador Hélio Antunes que fizeram a moderação da sessão.

A presença, com grande expressão de empresários do concelho, que rondou os 40 inscritos, foi uma nota bastante positiva que o Secretário-geral da CIMT realçou e enalteceu. Este programa tem como objetivo apoiar diretamente o investimento empresarial, com enfoque no setor industrial e no sector do turismo, para empresas já existentes. O programa é dirigido a micro e pequenas empresas do território da CIM do Médio Tejo, onde se insere o concelho de Ferreira do Zêzere. São elegíveis, as operações inseridas na CAE REV 3:

-Indústrias extrativas (CAE 05 a 09); Indústrias transformadoras (CAE 10 a 33); Turismo: Estabelecimentos hoteleiros (CAE 551); Turismo no espaço rural (CAE 55202); Parques de campismo e de caravanismo (55300); Restauração (561); e Organização de atividades de animação turística (93293).

Trata-se de um apoio que no nosso território (Ferreira do Zêzere) vai desde os 40% de fundo perdido até 60%. As empresas devem assumir o compromisso de manter os postos de trabalho, não havendo a exigência da criação de novos postos. No mínimo, a empresa terá de ter um funcionário afeto aos quadros da empresa. São consideradas candidaturas com uma despesa elegível entre os 20 mil e os 235 mil euros.

A sessão de esclarecimentos realizada, especificamente para as empresas de Ferreira do Zêzere, teve como objetivo, numa primeira parte, a explicação do aviso de concurso, dos vários pontos a ter em consideração e numa segunda parte, contou com um momento para colocação de dúvidas/questões.

Na tarde desse dia, pelas 15h00, decorreu também uma sessão, dedicada à criação de Lojas on-line. Esta ação, fruto de parceria entre o município de Ferreira do Zêzere e os CTT, conta com condições muito vantajosas e visa apoiar os produtores e os comerciantes da região na rápida adoção de novos canais de comércio eletrónico e no acelerar da digitalização dos seus negócios, aproximando os mesmos dos respetivos clientes, possibilitando ao mesmo tempo alcançar novos mercados, o que em tempo de pandemia, pode fazer toda a diferença.

O município de Ferreira do Zêzere encontra-se disponível para eventuais esclarecimentos acerca dos programas referidos, bastando para o efeito enviar pedido de informação para empreededorismo@cm-ferreiradozezere.pt .

Mia Couto vence edição de 2021 do Prémio Literário Manuel de Boaventura


O escritor moçambicano Mia Couto, com o romance "O Mapeador de Ausências", foi o vencedor da edição de 2021 do Prémio Literário Manuel de Boaventura, promovido pela câmara de Esposende, anunciou hoje a autarquia.

A câmara do distrito de Braga justifica a escolha, tomada por maioria do júri, "por se tratar de uma narrativa de elevada maturidade literária que, com particular sensibilidade, consegue cruzar tempos distintos da realidade moçambicana, oferecendo ao leitor uma expressiva representação do país no período colonial e pós-colonial".

Não sendo o galardão atribuído por unanimidade, o júri entendeu revelar a posição do professor Pedro Eiras, que votou na obra "As Telefones", de Djaimilia Pereira de Almeida, pela "criativa exploração da sensibilidade de duas mulheres, mãe e filha, afastadas pela distância e unidas pela mais densa intimidade".

Nesta edição, apresentaram-se a concurso 104 obras provenientes de vários países de língua portuguesa.

O júri, composto pelos professores Sérgio Guimarães de Sousa, da Universidade do Minho, na qualidade de presidente, e Pedro Eiras, da Universidade do Porto, e pela bibliotecária Maria Luísa Leite da Silva, da Câmara Municipal de Esposende, manifestou "satisfação por tão elevado número de obras a concurso".

O Prémio Literário Manuel de Boaventura foi instituído pela Câmara Municipal de Esposende, com o intuito de homenagear e divulgar este escritor e homem de cultura, natural de Vila Chã, Esposende.

De periodicidade bienal e com o valor pecuniário de 7.500 euros, contempla a modalidade da criação narrativa de Romances ou de Contos da autoria de escritores de língua portuguesa.

Na primeira edição, em 2017, o prémio foi ganho pela escritora Ana Margarida de Carvalho com a obra "Não se pode morar nos olhos de um gato" e, em 2019, por Filipa Martins, com o livro "Na Memória dos Rouxinóis".

Mia Couto vence a edição de 2021 com a obra "O Mapeador de Ausências", que retrata a história do regresso de Diogo Santiago, intelectual moçambicano, professor universitário e poeta, à sua terra natal, a cidade da Beira, nas vésperas do ciclone que a arrasou em 2019, para receber uma homenagem que os seus concidadãos lhe querem prestar.

Mia Couto nasceu na Beira, em Moçambique, em 1955, tendo sido jornalista e professor, e é, atualmente, biólogo e escritor.

A entrega do prémio ocorrerá em Esposende, em data a determinar.

Lusa

Covid-19. Doentes cardíacos “ficaram em casa e vão morrer em casa”


Presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia, Manuel Carrageta, confirma que metade dos doentes cardiovasculares têm mais medo da pandemia do que da sua própria doença e deixaram de ser acompanhados pelo médico. "Receberam ordem para ficar em casa... ficaram, mas vão morrer em casa", avisa.

Metade dos doentes cardíacos, já diagnosticados, deixaram de procurar acompanhamento médico.

O alerta foi feito à Renascença pelo presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC), Manuel Carrageta, que avisa que “os doentes que sabem que são cardíacos e são acompanhados, cerca de metade têm mais medo da Covid-19 do que da sua doença”.

Segundo este responsável, são doentes que deixaram de ir aos hospitais e aos centros de saúde, porque “receberam ordem para ficar em casa e ficaram, mas são pessoas que vão morrer em casa”, por não terem a doença controlada.

Aliás, Manuel Carrageta confirma que esta situação já está a trazer um aumento da taxa de mortalidade.

“Verificou-se que desde março do ano passado a mortalidade por doenças cardiovasculares tem estado a aumentar progressivamente. Nos anos normais, são 33 mil, em média. No ano passado, ainda não temos números fechados, mas toda a gente sabe que foram mais”.

Na última semana, um relatório conjunto da Ordem dos Médicos e da Associação dos Administradores Hospitalares dava conta de que em 2020 foram realizados menos 11,5 milhões de consultas e atendimentos de enfermagem nos centros de saúde e nos hospitais.

A título de exemplo, só no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto, em 2020, houve menos 17% de doentes que chegaram à instituição, para uma primeira consulta, referenciados pelos centros de saúde.

“É algo que, realmente, nos preocupa. E não é um problema apenas dos cuidados de saúde primários… outras estruturas que nos referenciavam doentes, como clínicas privadas, também tiveram uma redução na referenciação”, admite à Renascença o presidente do IPO do Porto.

“Acredito que, sobretudo de início, tenha existido receio dos doentes se dirigirem às USF e a outras estruturas de saúde. Aquilo que existe é uma dificuldade dessas estruturas em receberem os doentes, em darem resposta às necessidades, até porque, tal como acontece com os hospitais, estão muito envolvidos na resposta Covid”, acrescenta Rui Henrique.

Rui Henrique confirma, por outro lado, que os doentes estão a chegar ao hospital “em fases mais avançadas” da doença oncológica e que o IPO do Porto está já a preparar estruturas para conseguir dar resposta ao previsível aumento da referenciação de doentes, assim que a pandemia esteja controlada.

A expetativa é que aumente significativamente, nos próximos meses, o número de doentes que dá entrada naquela unidade de saúde.

Hugo Monteiro / RR

México | Bitso La Primera Plataforma En Asegurar Tus Criptomonedas

 


por Yesica Flores

Bitso, la plataforma de criptomonedas más grande de América Latina, con operaciones en México, Argentina y Brasil y más de 1.6 millones de usuarios, ha anunciado hoy que se convierte en la primera plataforma de la región en ofrecer a sus usuarios un servicio innovador y único en la región: se trata de pólizas de seguro para sus criptomonedas, como un adicional a la estrategia integral de seguridad de la compañía, que busca robustecer la protección para sus usuarios. 

En este sentido, Bitso comunicó que las criptomonedas aseguradas con este servicio son Bitcoin (BTC), Litecoin (LTC) y BitcoinCash (BCH) y que seguirán sumando esfuerzos para ofrecer esta misma protección para el resto de los activos listados dentro de sus plataformas. Cabe resaltar que estas pólizas de seguro serán totalmente gratuitas y que todos los usuarios de Bitso contarán con ellas como un servicio adicional.  

“Estamos muy emocionados de anunciar esta nueva medida de protección para nuestros usuarios, pues hemos visto que en América Latina, más allá de sólo la especulación, las personas ya están utilizando criptomonedas en su vida cotidiana, es por eso que para nosotros es fundamental buscar y ofrecer servicios adicionales que protejan aún más a nuestros usuarios ante cualquier riesgo potencial.” Comentó Daniel Vogel, Director General de Bitso. 

Esta póliza es proporcionada por Coincover, plataforma de seguros de criptomonedas con sede en Cardiff y suscrita por Lloyd ‘s of London, reconocida marca de seguros Británica, a la que Bitso ha buscado como aliada para ofrecer este servicio sin ningún costo a sus usuarios.

Es importante recalcar que para que sea posible asegurar los fondos en criptomonedas de los usuarios, se utilizan avanzadas medidas de seguridad que cumplen con los más altos estándares de ciberseguridad del sector. 

Además, estas pólizas cubrirán el robo de fondos en hot y warm wallets, que se refieren al protocolo propietario para la custodia de fondos de los usuarios. Este protocolo incluye un sistema de wallets escalonadas o carteras, y este servicio será brindado a todas aquellas carteras “tibias”, que son las que requieren de operaciones manuales y las las hot wallets o carteras calientes son las únicas que se mantienen todo el tiempo el línea para permitir la disponibilidad inmediata de los fondos. 

La implementación de este tipo de servicios significan un gran avance para el mercado de criptomonedas en América Latina y para Bitso, quien se ha convertido en la primera plataforma de la región en ofrecer este innovador servicio, implementando y sumando productos de gestión de riesgos de vanguardia y de gran capacidad de respuesta para sus usuarios, al proporcionarles un medio seguro para prevenir robos y fraudes.

Para garantizar aún más la seguridad de sus usuarios, Bitso ha comunicado un Plan de Continuidad Comercial de Custodia (CBCP) para mitigar los riesgos que podrían afectar los fondos de los usuarios. Esta solución de custodia es auditada por terceros, incluida la Comisión de Servicios Financieros de Gibraltar (GFSC). 

Además, recientemente Bitso fue reconocida como la onceava plataforma más robusta en protección de ciberseguridad entre más de 250 plataformas a nivel mundial que se han evaluado en CER.live

Parlamento autoriza renovação do estado de emergência até 16 de março


O parlamento autorizou hoje a renovação do estado de emergência até 16 de março para permitir medidas de contenção da covid-19, com votos favoráveis de PS, PSD, CDS-PP e PAN.

A deputada não inscrita Cristina Rodrigues também votou a favor. O BE voltou a abster-se e PCP, PEV, Chega, Iniciativa Liberal e a deputada não inscrita Joacine Katar Moreira mantiveram o voto contra este quadro legal, que permite suspender o exercício de alguns direitos, liberdades e garantias.

A votação de hoje foi idêntica à que se verificou nas três anteriores renovações do estado de emergência, aprovadas no parlamento e decretadas pelo Presidente da República em 13 e 28 de janeiro e em 11 de fevereiro.

No texto introdutório do diploma enviado para o parlamento, o Presidente da República - que falará hoje ao país às 20:00 - defende que "o futuro desconfinamento deve ser planeado por fases, com base nas recomendações dos peritos e em dados objetivos, como a matriz de risco, com mais testes e mais rastreio, para ser bem-sucedido".

Marcelo Rebelo de Sousa considera que se impõe manter o estado de emergência para "permitir ao Governo continuar a tomar as medidas mais adequadas para combater esta fase da pandemia" de covid-19, mas pede ao executivo que "aprove igualmente as indispensáveis medidas de apoio" às famílias e empresas, incluindo moratórias e apoios a fundo perdido.

Este foi o 12.º diploma do estado de emergência que Marcelo Rebelo de Sousa submeteu para autorização do parlamento no atual contexto de pandemia de covid-19.

No projeto de decreto hoje aprovado, com conteúdo idêntico ao atualmente em vigor, especifica-se agora que a eventual definição de limites ao ruído compete ao Governo através de decreto-lei.

Lusa

Voo da TAP do Brasil para Lisboa traz 100 pessoas em situação prioritária


A secretária de Estado das Comunidades Portuguesas disse hoje que o voo TAP, que trará para Lisboa portugueses retidos no Brasil, já completo, inclui 100 pessoas em situação considerada prioritária e uma ao abrigo do regime de repatriamento.

Segundo Berta Nunes, o número de pessoas em situação considerada prioritária aumentou nestes últimos dias, das cerca de 70 inicialmente previstas, para 100.

"São pessoas que têm necessidade de regressar por razões de saúde, problemas familiares ou financeiros", explicou a secretário de Estado, em declarações à Lusa.

"Apenas uma pessoa recorreu ao repatriamento", afirmou Berta Nunes, adiantando que esta foi uma situação analisada e verificada pelos serviços consulares portugueses no Brasil, e tratava-se "efetivamente", de alguém numa situação de grande vulnerabilidade.

Porém, sublinhou que a pessoa em questão, que agora contou "com o apoio consular, terá de reembolsar o dinheiro ao Estado", mais tarde.

"Essa ideia de que o voo de repatriamento é pago pelo Estado é errada", esclareceu a secretária de Estado, acrescentando: "O que Estado está a fazer é a dar a possibilidade às pessoas de regressarem".

"Não há voos grátis, nem no início da pandemia houve", afirmou Berta Nunes, lembrando que as autoridades portuguesas têm vindo a fazer sucessivos alertas para as pessoas não viajarem a não ser por razões "essenciais".

A responsável do Governo aproveitou a ocasião para apelar a todos os que viajam neste avião que cumpram "rigorosamente a quarentena" a que estão obrigadas para que não coloquem outras pessoas em risco.

Segundo a Secretária de Estado, o avião que trará de regresso a Lisboa, no próximo sábado, os portugueses retidos no Brasil "tem 298 lugares e está completo".

"A grande maioria já tinha voos TAP", comprados e marcados, que foram cancelados, adiantou.
Questionada sobre a possibilidade de o Estado negociar com companhias de aviação a transferência de passagens de uma para outra, Berta Nunes disse que isso não foi equacionado, mas admitiu a necessidade de um novo voo no futuro.

A 17 de fevereiro o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, anunciou o repatriamento de portugueses que se encontram no Brasil e que precisam de regressar a Portugal por "razões humanitárias".

Em 27 de janeiro, o Governo suspendeu os voos de e para o Brasil entre os dias 29 de janeiro e 14 de fevereiro, uma medida "de último recurso", que já foi prorrogada, e que o ministro dos Negócios Estrangeiros admitiu ser necessária tendo em conta a "situação muito difícil" que se vivia em Portugal em relação à pandemia de covid-19.

Lusa

Marinha Grande | Alunos do concelho participaram na prova escrita do Concurso Nacional de Leitura

Realizou-se ontem, dia 24 de fevereiro, a prova escrita do Concurso Nacional de Leitura 2021 - Fase Municipal, com recurso a plataformas digitais, concretamente, Google Forms e Microsoft Teams, envolvendo alunos de todos os níveis de escolaridade dos três Agrupamentos de Escolas do concelho.

Os dados relativos à participação dos alunos na prova escrita são os seguintes:

1.º CEB
Alunos a concurso: 87
Questionários submetidos: 83

2.º CEB
Alunos a concurso: 15
Questionários submetidos: 14

3.º CEB
Alunos a concurso: 14
Questionários submetidos: 8

SECUNDÁRIO
Alunos a concurso: 7
Questionários submetidos: 5

Amanhã, dia 26 de fevereiro, realiza-se a prova oral, através da plataforma Zoom.

Na próxima segunda-feira, dia 01 de março, serão divulgados os nomes dos vencedores, que irão representar o Município da Marinha Grande na fase seguinte do Concurso - Fase Intermunicipal, a realizar-se em Leiria, no dia 21 de abril.

Proença-a-Nova | Corrida Virtual de Primavera com inscrições abertas

Inscrições até dia 12 de março

Já estão abertas as inscrições para a 1ª edição da Corrida Virtual de Primavera, que se realizará a 20 e 21 de março, organizada pelo Município de Proença-a-Nova. A pandemia suspendeu as competições desportivas, no caso do concelho, o Grande Prémio da Cortiçada e a Corrida das Cerejas, e obrigou os organizadores a reinventar-se. Para os amantes do desporto e das caminhadas, o Grupo de Desporto do Município sugere a participação numa corrida virtual aberta a toda a população que pode ser realizada em qualquer ponto do país.

As normas de participação são simples: uma vez inscrito na corrida recebe um dorsal virtual e basta ter uma aplicação de treino que permita registar a distância e o dia em que a mesma foi percorrida. Os participantes terão de enviar comprovativo de participação, por exemplo, através de um print dessa aplicação para o email desporto@cm-proencanova.pt. No final, todos os participantes que completarem a prova recebem um diploma de participação.

Para participar basta inscrever-se na página do Município, em www.cm-proencanova.pt/Municipio/CorridaPrimavera.aspx até 12 de março, preenchendo os dados pessoais como o nome, idade, concelho e a distância em que se inscreve – os escalões estão divididos da seguinte forma: 9-12 anos distância de 1 quilómetro; 13-16 anos distância de 3 quilómetros; mais de 17 anos distância de 5 ou 10 quilómetros. Caso se verifiquem condições climatéricas adversas nestes dias, a prova poderá ser realizada durante a semana seguinte (22 a 28 de março).

Proença-a-Nova | Distribuição de armadilhas para captura da vespa asiática em curso

Os apicultores do concelho de Proença-a-Nova já podem proceder ao levantamento de armadilhas para captura da vespa velutina durante os dias úteis na Casa das Associações (antigo edifício da Câmara Municipal, no Largo Pedro da Fonseca, entre as 10h00 e as 12h30 e as 14h00 e as 18h30), no âmbito do apoio prestado pelo Município numa fase crucial do ciclo de vida desta espécie, de modo a mitigar o desenvolvimento de novos ninhos. O levantamento deverá ser feito mediante marcação prévia pelo telefone 274 673 175. Nesse sentido, serão entregues duas armadilhas por apiário até um total de dez por apicultor (mediante apresentação do registo apícola). Para o presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, “este é um pequeno mas importante contributo para minimizar os efeitos que têm sido causados por esta espécie de vespa ao universo do ecossistema das abelhas”. João Lobo destaca o facto de as armadilhas terem sido construídas pelos colaboradores do Município, da área do Ambiente e Espaços Verdes, seguindo “um modelo que pode ser facilmente replicado por cada um”.

Os apicultores que não tenham ainda o seu registo apícola, poderão solicitá-lo no Gabinete de Apoio ao Empresário e Agricultor do Município, a funcionar no Conjunto de Edifícios. A cada apicultor será entregue igualmente uma possível receita e informações sobre o ciclo de vida da vespa velutina.

De acordo com os especialistas, a colocação das armadilhas é fundamental para capturar as velutinas fundadoras na primeira fase do seu ciclo de vida a partir de fevereiro, quando surgem as primeiras fontes de néctar (também outubro e novembro, no início da hibernação, é uma boa altura para a colocação criteriosa de armadilhas). Capturar a fundadora irá impedir a formação de novos ninhos e a posterior destruição de colmeias no período de predação da vespa que decorre entre julho e outubro. Recorde-se que em 2020 o Município foi responsável pela destruição de 48 ninhos de vespa asiática.

Ansião aposta em estratégias de mobilidade elétrica


O Município de Ansião viu aprovadas duas candidaturas para a aquisição de viaturas elétricas e postos de carregamento.

Os projetos foram candidatados ao abrigo da terceira fase do Programa de Apoio à Mobilidade Elétrica na Administração Pública (PAMEAP) - Eco.mob, que tem como principal objetivo promover a descarbonização e a melhoria do desempenho ambiental do parque de veículos do Estado e da Administração Local.

A aprovação das candidaturas resultará na aquisição de quatro viaturas elétricas e de três postos de carregamento, destinando-se duas viaturas a alocar à frota da autarquia e outras duas a disponibilizar à Unidade Local de Saúde, possibilitando a melhoria dos serviços de saúde local prestados ao domicílio. Os postos de carregamento serão instalados no Estaleiro Municipal e no Centro de Saúde de Ansião.

O investimento previsto a rondar os 150 mil euros, com uma comparticipação de cerca de 65 mil do Fundo Ambiental, traduz a aposta do executivo na renovação da frota automóvel municipal com recurso a tecnologias ambientalmente mais sustentáveis, contribuindo para a inversão da tendência de aceleração das alterações climáticas.


Barcelos | Futuro edifício da Escola Superior de Design vai entrar em obras de requalificação


A Câmara Municipal de Barcelos anunciou a adjudicação das obras de requalificação do edifício da antiga Escola Gonçalo Pereira, no centro da cidade, tendo em vista a instalação da Escola Superior de Design (ESD) do IPCA.

“Trata-se de um projeto que deu os primeiros passos em 2015, quando foi assinado um contrato de comodato entre o Município de Barcelos e o IPCA, e que vai agora ser concretizado, permitindo cumprir um sonho antigo das duas entidades”, referiu a presidente do IPCA.

Segundo Maria José Fernandes, “o objetivo é não só dar melhores condições de funcionamento à ESD, mas também estabelecer uma relação estreita entre a escola e a cidade”.

Recordando as palavras de João Carvalho, antigo presidente do IPCA, na ocasião da assinatura do contrato de comodato com o Município, Maria José Fernandes considerou que “a transferência da ESD para a antiga Escola Gonçalo Pereira será uma vitória dos barcelenses, pois irá dar um contributo decisivo para a dinamização do centro histórico da cidade”.

Por outro lado, a concretização deste projeto “vai significar a chegada do IPCA ao centro da cidade, assumindo-se, por isso, como uma oportunidade de reforço da ligação afetiva e efetiva entre ambos”.

Do ponto de vista do IPCA, Maria José Fernandes destaca o facto de a ESD ser “uma referência a nível nacional, e até internacional, na área do Design”, recordando a “qualidade do ensino” ali ministrado ao nível das licenciaturas e dos mestrados, e agora, das pós-graduações, bem como os “inúmeros prémios que os alunos formados nesta escola têm conquistado em Portugal e no estrangeiro”.

A requalificação do edifício da antiga Escola Gonçalo Pereira, um imóvel construído nos anos 30 do século XX, na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, vai envolver um investimento da Câmara Municipal de Barcelos superior a 1,3 milhões de euros, com um prazo de execução de 365 dias.

Apesar de estar encerrado há já algum tempo, o edifício – constituído por subcave, rés-do-chão e primeiro andar – encontra-se em bom estado de conservação.

O projeto de reabilitação é da autoria do Atelier de Arquitetura Carvalho Araújo e visa a adaptação do edifício às necessidades educativas da ESD. Entre os vários pormenores, destaque para a criação de novas dinâmicas de uso do pátio através da construção de um módulo multifunções, bem como a recontextualização da escola no cenário histórico da cidade de Barcelos.

Ana Teixeira

Águeda | Vacinação da população do Concelho de Águeda contra a COVID-19 iniciou hoje


Segundo o plano estipulado pela Direção-Geral de Saúde, nesta fase estão a ser vacinados os maiores de 50 anos com um grupo específico de patologias associadas e ainda os maiores de 80 anos

Teve início hoje a vacinação da população do Concelho de Águeda contra a COVID-19. O posto de vacinação está montado no Centro de Saúde de Recardães, onde um grupo de duas dezenas de profissionais está a pôr em prática as orientações determinadas pela Direção-Geral de Saúde para o Plano de Vacinação COVID-19.

Nesta primeira fase, estão a ser vacinadas as pessoas com mais de 50 anos com pelo menos uma das seguintes patologias: insuficiência cardíaca, doença coronária, insuficiência renal, DPOC ou doença respiratória crónica sob suporte ventilatório e/ou oxigenoterapia de longa duração. Nesta fase, serão ainda vacinados todos os maiores de 80 anos.

“Este é um momento importante para o nosso concelho, em especial para a população que irá começar a ser vacinada contra este vírus que transformou a nossa vida. É de realçar o grande trabalho da comunidade científica em prol da Saúde e a importância das vacinas que nos dão mais esperança para o futuro próximo”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal que Águeda que, hoje, visitou o posto de vacinação de Recardães, juntamente com Manuel Campos, Presidente da União de Freguesias de Recardães e Espinhel, para agradecer a todos os profissionais o empenho em mais esta fase de luta contra a COVID-19 e para desejar que este processo decorra com tranquilidade.

Os profissionais de saúde e os elementos da GNR agradeceram, conscientes de que a população fica mais descansada sabendo que a vacinação já começou a ser feita no concelho. Aproveitaram o momento para alertar que a vacina não é cura e que é importante que “não se negligenciem os cuidados que devem ser mantidos por todos”, nomeadamente a higienização, o uso de máscara e o distanciamento social.

Processo gradual

Nesta fase, no posto de Recardães, que servirá todo o concelho de Águeda, estão a ser administradas 150 doses diárias de vacinas, num processo iniciado hoje e que decorrerá gradualmente, de acordo com o plano de vacinação nacional e em função da disponibilidade de vacinas.

As pessoas que estão a ser vacinadas fazem parte de uma lista determinada pelo Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) do Baixo Vouga, sendo que todas são contactadas telefonicamente ou por sms para agendamento do toma da vacina.

No Centro de Saúde de Recardães, o primeiro contacto é estabelecido pelo “call center”, onde quatro assistentes ligam para os cidadãos que fazem parte da referida lista e agendam a hora para que a vacina seja dada. Chegado este momento, o circuito é feito, primeiro pela Junta de Freguesia, onde está instalado um posto de triagem, que, de seguida, encaminha o utente para o Centro de Saúde (edifício ao lado) para a administração da vacina.

Refira-se que, segundo o plano de vacinação nacional, numa segunda fase, agendada para abril, serão vacinadas as pessoas com mais de 65 anos (que não tenham sido vacinadas previamente) e as pessoas entre os 50 e 64 anos com pelo menos uma das seguintes patologias: Diabetes, neoplasia maligna ativa, doença renal crónica, insuficiência hepática, hipertensão arterial, obesidade e outras patologias com menor prevalência que poderão ser definidas posteriormente, em função do conhecimento científico.

Não está ainda definida a data para o início da terceira fase, que respeitará a toda a restante população, pelo que este será um processo gradual e que irá decorrer durante os próximos meses.

Na foto: Manuel Campos (Presidente da União de Freguesias de Recardães e Espinhel), Edson Santos (Vice-Presidente da Câmara de Águeda) e Vítor Silva (responsável pela Proteção Civil Municipal) com as enfermeiras responsáveis pelo posto de vacinação

Cantanhede | EN334 em Covões e Camarneira já tem novo pavimento

No concelho de Cantanhede, está nesta altura praticamente concluída a requalificação da variante à ex-EN334 na União de Freguesias de Covões e Camarneira, no âmbito de uma empreitada adjudicada pela Câmara Municipal por 319.481 euros.

Trata-se de um investimento justificado pelo grau de degradação em que se encontrava o piso, nomeadamente com a existência de fendas e deformações resultantes da sua utilização intensiva por veículos pesados e trânsito local, e também pela necessidade de assegurar condições de mobilidade rodoviária em segurança no sentido nascente/poente do território. Isto porque, ao assegurar a circulação viária entre várias freguesias, duas delas em concelhos limítrofes, o troço da EN334 em causa desempenha uma função estruturante do ponto de vista da atividade económica da zona por onde se estende o traçado.

De acordo com o caderno de encargos da empreitada, os trabalhos contemplaram a regularização do pavimento, a limpeza de bermas e valetas, a rega de impregnação ou colagem em betume fluidificado, o levantamento das caixas das redes de saneamento e distribuição de água para a cota do novo piso e a aplicação de uma camada de desgaste em betão betuminoso a quente, seguindo-se agora a execução de marcação de sinalização horizontal.

A repavimentação contemplou os vários lanços de um trajeto secionado por três amplas rotundas, em Monte Arcado, Cavadas, e Campanas, e desta última até ao limite do território municipal de Cantanhede, na fronteira com o de Anadia, em Quinta do Cedro. A obra incluiu ainda a realização de trabalhos idênticos no troço da 385-1 entre a rotunda de Campanas e a rotunda da Quinta do Cedro, esta na confluência das ruas do Cedro e Evaristo Cruz. Entretanto, a autarquia cantanhedense tem já em sua posse o projeto de reabilitação do troço da ex-335, entre Campanas e o limite do concelho, em Quinta da Ferreira, na fronteira com a Mamarrosa, no concelho de Oliveira do Bairro, estando prevista para breve a abertura de um concurso público para execução da respetiva empreitada.

A repavimentação da EN334 – que, recorde-se, passou para a jurisdição do Município há alguns anos –, faz parte do programa de requalificação da rede viária que o Município de Cantanhede tem em curso e que deverá ser concluído em 2022. Elaborado na sequência de um disgnóstico exaustivo às condições de circulação rodoviária no concelho, esse programa contempla investimentos da ordem dos 10 milhões de euros, na sua maioria com recurso a empreitadas, mas complementado com intervenções a realizar por administração direta pela brigada de aplicação de tapete do Departamento de Obras Municipais.

Porto de Mós | Orçamento Participativo - Período para submissão de propostas


A edição de 2021 do Orçamento Participativo apresenta duas novidades: a participação alargada a jovens maiores de 16 anos e a votação obrigatória em dois projetos a concurso.

Até 30 de abril, está aberta a primeira etapa do Orçamento Participativo, edição de 2021. Nesta fase, que se inicia a 1 de março, os munícipes são convidados a elaborar os projetos de valor que não ultrapasse os 75 mil euros e a submetê-los ONLINE em op.municipio-portodemos.pt. Poderão recorrer, em alternativa, a impresso de candidatura, em papel, disponível na Câmara Municipal e Juntas de Freguesia.

Na última edição apresentaram-se a concurso seis propostas que envolveram 1261 munícipes no processo de votação. Foi eleito o projeto “Requalificação e restauro da talha dourada da antiga igreja matriz de Mira de Aire”. Para a proponente Susana Reis, a apresentação do projeto é uma “tentativa de valorização do acervo que trave o processo de degradação dos retábulos em talha dourada, preservando o nosso património, mas sobretudo a nossa identidade e história”.

Na edição de 2019, foi eleito o projeto “Construção da envolvente exterior a um ginásio na Escola Secundária de Mira de Aire”, obra considerada pelo seu proponente, João José Almeida, “de grande relevância para a comunidade escolar”.

Na primeira edição do Orçamento Participativos, em 2018, foi eleito o projeto “Reabilitação do campo desportivo da Chã” com a construção de uma pista de “pumptrack”. A obra executada é “pouco usual em Portugal” sendo a pista “uma das melhores do país”, refere o proponente, Luís Filipe Boal.

Tal como nos anos anteriores, o projeto mais votado nesta edição do Orçamento Participativo será integrado na proposta de Orçamento Municipal e no Plano de Atividades do Município para o ano de 2022, com o compromisso de execução até dezembro de 2022.

Participe. O seu projeto conta.

Número de mortes diárias cai para 49. Há 1160 novos casos de Covid-19 em Portugal

 Nas últimas 24 horas registaram-se 1160 novas infeções.

Portugal regista esta quinta-feira mais 49 mortes e mais 1160 novos casos de infeção por Covid-19 do que os registados no boletim epidemiológico de quarta-feira. Portugal regista, assim, o menor número de mortes diárias desde 8 de novembro de 2020, quando se registaram 48 vítimas mortais.

Estão confirmadas 16.185 mortes devido à Covid-19 em Portugal, mais 49 do que no último boletim epidemiológico.

O número de pessoas infetadas pela doença até agora é de 801.746, mais 1.160 nas últimas 24 horas. Há, neste momento, 73.848 casos ativos.

Até ao momento, 711.713 pessoas conseguiram recuperar, das quais 2659 nas últimas 24 horas.

Há 57.694 pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde.

Quanto aos internamentos, há 2613 pessoas internadas (menos 154 do que nas últimas 24 horas) e 536 pessoas em cuidados intensivos (menos 31 do que o registado na quarta-feira).

Comunicado: CIM Viseu Dão Lafões toma posição sobre “Plano de Recuperação e Resiliência”

 "No âmbito da consulta pública ao documento “Plano de Recuperação e Resiliência – Recuperar Portugal, Construindo o Futuro”, o Conselho Intermunicipal da CIM Viseu Dão Lafões remeteu uma comunicação ao Senhor Ministro do Planeamento, à Senhora Ministra da Coesão, à Senhora Presidente da CCDR do Centro e ao Senhor Presidente da ANMP, com um conjunto de preocupações e propostas sobre a implementação e operacionalização do PRR, estando, esse documento, estruturado em três blocos principais, como seja: Modelo de governação, Participação dos municípios e CIMs e Investimentos estratégicos na NUT III Viseu Dão Lafões.

Assim, importa destacar desta tomada de posição o seguinte:

1. Reforçar que a configuração dos vários instrumentos previstos no PRR não poderá ignorar a visão dos territórios e que, por outro lado, esta oportunidade de garantir mais coesão territorial, terá de ter correspondência na definição de instrumentos de diferenciação positiva, que sejam geradores de emprego qualificado, de novas oportunidades de potenciação de recursos, condição necessária para fixar população mais jovem, que venha a garantir a revitalização destes territórios, corrigindo a corrente de massificação do eixo litoral. Se não for assim, daremos, definitivamente, uma machadada final na coesão territorial e nos territórios de baixa densidade;

2. Reforçar o papel das CCDR e das Comunidades Intermunicipais em todo o processo de implementação e operacionalização do PRR. Defendemos, assim, mais uma vez, que a figura de um Pacto Regional, coordenado e liderado pelas CCDR, deverá ser o instrumento que permitirá que todos os nossos territórios deem o seu contributo e participem na execução deste programa. Aliás, esta posição, foi aprovada em sede de Conselho Regional, em reunião realizada no passado dia 4 de novembro, através de uma proposta das oito CIMs da região
centro;

3. Reforçámos que a implementação deste Programa de Recuperação e Resiliência, a que se juntará o novo quadro financeiro plurianual, exigirá um esforço de absorção e uma capacidade Institucional nunca antes vista, pelo que não seria compreensível que os municípios e as CIM’s não fossem chamados para o planeamento e execução deste programa, até porque, o passado diz-nos, que são eles os melhores executores de fundos comunitários e sem dúvida aqueles que conseguem uma maior capilaridade nos seus objetivos;

4. Os autarcas da CIM Viseu Dão Lafões demonstram, também, a sua perplexidade, pelo facto de não estarem previstos um conjunto de investimentos que consideram estratégicos, chave e prioritários para a competitividade e desenvolvimento desta região, no domínio da saúde, dos recursos hídricos, da rede viária estruturante e das “missing links”, apenas para citar algumas áreas, que já tinham, atempadamente, sido sinalizados por esta Comunidade intermunicipal;

5. Neste contexto, destaca-se, no domínio da saúde, a não inclusão do Centro Oncológico do Centro Hospitalar Tondela/Viseu, assim como a criação e reforço da rede de Psiquiatria e de Cuidados Continuados;

6. No domínio da gestão da Floresta e da transformação da paisagem, os autarcas desta CIM esperam que sejam dadas condições à região para desenvolver um Plano Estratégico de Recuperação pós incendio, com a dimensão económica, ambiental, patrimonial e turística;

7. Reforça-se, também, que na dimensão da escola digital e da administração pública digital é importante que não se deixe “ficar para trás” nenhum território, abrindo novos horizontes ao desenvolvimento tecnológico desta região;

8. Por fim, damos nota, da preocupação da CIM Viseu Dão Lafões pelo facto de considerarmos que este PRR não dá respostas claras à dimensão da crise económica e da solvabilidade das nossas empresas. Para o relançamento da nossa economia, para a manutenção e para a criação de emprego, exigem-se intervenções que fortaleçam uma nova resiliência, em territórios, como estes, onde as condições de sobrevivência são mais exigentes. Só assim seremos capazes de manter o nosso tecido económico.

O Conselho Intermunicipal da CIM Viseu Dão Lafões"

Detidos por tráfico em Gouveia

 O Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Gouveia, no dia 23 de fevereiro, deteve dois homens de 25 e 27 anos por tráfico de estupefacientes, naquela cidade.

No âmbito de uma investigação por tráfico de estupefacientes, os militares da Guarda deram cumprimento a onze mandados de busca, quatro domiciliárias e sete em veículo, tendo apreendido o seguinte material:
• 16 doses de liamba;
• 8,5 doses de haxixe;
• Quatro doses de cocaína;
• Quatro doses de MDMA;
• Um selo de LSD;
• Duas balanças;
• Duas estufas;
• Cinco telemóveis;
• Material usado no cultivo e no acondicionamento do produto estupefaciente;
• 200 euros em numerário.
Os homens foram detidos, um dos quais com antecedentes criminais por ilícitos da mesma natureza, e foram presentes ao Tribunal Judicial de Seia, para aplicação das medidas de coação.
Esta ação contou com o reforço do Posto Territorial de Gouveia, Posto Territorial de Paranhos da Beira, do Destacamento de Intervenção (DI) e da estrutura de investigação criminal do Comando Territorial da Guarda.

Imigração portuguesa para Reino Unido aumentou no último trimestre de 2020


A imigração de portugueses para o Reino Unido quase triplicou no quarto trimestre de 2020, antes do fim do prazo para garantir o direito de residência pós-Brexit, mas o valor anual foi o mais baixo desde 2002, revelam estatísticas oficiais.

Dados do Ministério do Trabalho e Pensões publicados hoje mostram que 168 portugueses inscreveram-se na Segurança Social entre setembro e dezembro de 2020, uma subida face os 60 registos do trimestre anterior, de julho a setembro.

O registo na Segurança Social é um requisito para poder trabalhar e beneficiar do sistema de apoio social no Reino Unido e um indicador usado para calcular os fluxos demográficos para o país.

Com o fim do período de transição pós-Brexit, a 31 de dezembro, acabou a liberdade de circulação de europeus no Reino Unido, pelo que cidadãos da União Europeia (UE) tinham até ao final do ano de se estabelecer em território britânico de forma a garantir o estatuto de residente.

Aqueles que tenham chegado depois, em 2021, estão sujeitos ao novo sistema de imigração por pontos, que exige, entre outros requisitos, contrato de trabalho, conhecimentos da língua inglesa e um salário mínimo.

O aumento de registos de portugueses no último trimestre acompanhou o panorama geral entre os cidadãos europeus, pois entre setembro e dezembro de 2020 o Ministério do Trabalho contabilizou 3.235 inscrições na Segurança Social, o triplo das 1.164 do trimestre anterior.

A investigadora do Observatório da Emigração, Inês Vidigal, admite que tenha existido algum esforço de última hora para a legalização no país, mas acredita que o aumento no fim de 2020 estará mais relacionado com o restabelecimento da mobilidade em termos internacionais, afetada pela pandemia de covid-19.

"Nos dois semestres intermédios do ano as fronteiras estiveram fechadas, mas no último trimestre a circulação passou a ser mais fácil. Também poderá ter havido uma compensação dos serviços [do Ministério do Trabalho], que terão estado limitados", disse, em declarações à agência Lusa.

No total, em 2020 registaram-se na Segurança Social britânica 6.664 portugueses, menos 73% do que os 24.593 do ano anterior, sendo o valor mais baixo desde 2002, quando estas estatísticas começaram a ser recolhidas.

Com exceção de 2019, quando foi registado um aumento inesperado face ao ano anterior, desde 2016 que a tendência da emigração de portugueses e europeus para o Reino Unido é descendente, fenómeno que os investigadores atribuem à percec¸a~o criada pelo referendo que ditou a saída do país da União Europeia (UE).

Apesar de a pandemia de covid-19 também ter afetado fluxos migratórios e a atividade económica no Reino Unido, 'Brexit' é um dos fatores apontados para a queda acentuada de 75% nos registos de cidadãos da UE na segurança social.

Em 2020, o Ministério do Trabalho britânico recebeu 116 mil inscrições, menos 340 mil do que em 2019.

Lusa

Mendes Harmónica Trio - 5ª Sinfonia de Beethoven - Excerto

ObservaRia olha para o céu mesmo em tempo de pandemia

 Evento será online e privilegia talks e palestras

O evento dedicado à observação de aves e turismo de natureza está de regresso, de 8 a 11 de abril, num formato online adaptado à pandemia da COVID-19. A ObservaRia - Estarreja Birdwatching Fair não só promove o território natural do BioRia, projeto pioneiro de conservação da natureza e biodiversidade de Estarreja, como é um espaço privilegiado de debate sobre as temáticas ambientais que estão na ordem do dia.
Por estar naturalmente condicionada e adaptada ao cenário imposto pela pandemia, a edição deste ano implica a não ocorrência da habitual feira de expositores, levando as atividades para novos palcos.

Organizada pela Câmara Municipal de Estarreja, a 5.ª edição da ObservaRia - Estarreja Birdwatching Fair contempla talks, tertúlias e workshops desenvolvidos por um painel internacional de oradores. O programa, que será divulgado brevemente, inclui ainda a realização do ciclo de palestras intitulado "Biodiversidade entre nós" (sexta-feira, dia 9 de abril) e prevê a exibição de documentários.
Serão muitos os convidados de renome que farão parte do programa. Ricardo Lourenço, fotógrafo de Natureza e vida selvagem, foi um dos primeiros nomes a ser revelado para esta edição da ObservaRia, uma vez que é o autor da fotografia que ilustra o cartaz de 2021, mostrando a beleza de um guarda-rios (Alcedo atthis).

Nomes da BBC, National Geographic e cinematógrafo de David Attenborough
Um dos convidados estrangeiros que vai marcar presença neste evento estarrejense é Stephen Moss, conceituado naturalista britânico, autor e produtor de televisão, com uma longa carreira dedicada à divulgação da vida selvagem, impulsionada pela sua grande paixão pelo mundo das aves.

Bertie Gregory é outro nome marcante da ObservaRia deste ano. Cinematógrafo na série de Sir David Attenborough "Seven Worlds, One Planet", da BBC, foi produtor e apresentador das séries online "Wild Life: Resurrection Island" e "Wild Life: The Big Freeze" da National Geographic. Com uma carreira emocionante a filmar vida selvagem nos ambientes mais inóspitos e marcantes do mundo, Bertie Gregory terá muitas histórias e aventuras para partilhar com o público da ObservaRia.

A americana Caroline Van Hemert vai-nos levar numa extraordinária viagem de 6,400km pelo Alasca, da qual resultou o livro "The Sun is a Compass". Uma épica aventura que inspira pela sua ligação ao mundo natural, e que é também uma ode à resiliência humana, traduzida numa viagem de seis meses, sem recurso a veículos motorizados, por alguns dos locais mais selvagens da América do Norte.

Premiado pelas fantásticas imagens que capta debaixo de água, João Vieira Rodrigues também é outra presença confirmada. Biólogo marinho, fotojornalista e cineasta, tem no seu curriculum participações no "Europe's Wild Islands" da National Geographic, e no "Blue Planet 2" da BBC, entre outros documentários. É colaborador da Revista National Geographic Portugal e diretor e produtor da Chimera Visuals, através da qual realizou "Cavalos de Guerra - O Filme".

Entre os convidados portugueses, destacam-se também Anabela Narciso e Alexandre Narciso, autores do premiado blog de viagens VagaMundos, numa participação dedicada aos fãs de turismo de natureza.

Dia dedicado às escolas

À semelhança de edições anteriores, o primeiro dia da ObservaRia (quinta-feira, 8 de abril) será dedicado ao público escolar, desafiando os alunos do concelho de Estarreja a participar em diferentes iniciativas, cujo resultado final será divulgado nas redes sociais do Município. As ações foram idealizadas para uma participação à distância, permitindo o envolvimento das crianças, famílias e educadores com toda a segurança.

Estarreja é detentora de um vasto património natural, albergando uma grande diversidade de espécies de plantas e animais, incluindo várias espécies protegidas. É, por isso, um destino privilegiado, ideal para qualquer amante da Natureza. Um património único que a ObservaRia vem divulgar.

Veja aqui imagens vídeo da ObservaRia 2019

REUNIÃO DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL EM DIRETO NO FACEBOOK E NO YOUTUBE

 Informação à Assembleia Municipal e relatório de obras são os destaques da reunião 

A segunda reunião da Sessão Ordinária de fevereiro da Assembleia Municipal de Aveiro, que se realiza esta sexta-feira, 26FEV21, pelas 20h30, terá transmissão em direto no Facebook e no Youtube da Câmara Municipal de Aveiro, com destaque para a discussão da extensa atividade municipal do período entre 10 de novembro de 2020 e 15 de fevereiro de 2021.

Os Autarcas vão debater o relatório de obras municipais, em diferentes estádios de desenvolvimento por Todo o Município, que o Presidente da CMA integrou no seu relatório da atividade da CMA, enviado à Assembleia Municipal.

A primeira reunião, realizada na última sexta-feira, 19 de fevereiro encontra-se disponível para ver ou rever na secção de vídeos, do Facebook do Município de Aveiro ou no canal de Youtube da autarquia.