segunda-feira, 10 de junho de 2019

Aveiro | Monumento de Homenagem ao Dr. Jaime de Magalhães Lima

O Monumento que vemos na imagem abaixo, teve certamente como propósito, prestar uma justa homenagem a alguém que marcou a cidade de Aveiro e as suas gentes, só assim se justifica a sua existência no Parque Infante D. Pedro.
Como é possível deixar chegar ao estado de abandono em que se encontra? Será que o Dr. Jaime Magalhães Lima enquanto vivo, foi respeitado de forma diferente ou igual? Fica a dúvida! Uma cidade de que não se preocupa em cuidar dos seus antepassados, também, não se preocupa com os vivos.

J. Carlos
Director



Magalhães Lima (Jaime de).
n. 15 de outubro de 1859.
f. [ 26 de fevereiro de 1936 ].

Bacharel formado em direito pela Universidade de Coimbra; director da agência do Banco de Portugal em Aveiro, provedor da Misericórdia e director da Caixa Económica da mesma cidade, deputado, jornalista, etc.

Nasceu em Aveiro a 15 de outubro de 1859, sendo filho de Sebastião de Carvalho Lima (V. Lima, Sebastião de Carvalho) e de sua mulher D. Leocádia Rodrigues Pinto de Magalhães. Matriculando-se na universidade, formou-se em 1880. Desde muito cedo se aplicou ao estudo dos grandes problemas sociais. Fez duas viagens ao estrangeiro, em que percorreu a Espanha, França, Itália, Áustria, Inglaterra, Bélgica, Suíça, Holanda, Rússia e Norte de África, estudando sempre, e corroborando com a experiência os conhecimentos adquiridos, ou adquirindo-os directamente novos. 

Dr. Jaime de Magalhães Lima
Filiou-se no Partido Regenerador, foi deputado eleito por Aveiro nas legislaturas de 1893,1894 e 1897; em 1901 acompanhou os regeneradores dissidentes, ficando pertencendo ao Partido Regenerador Liberal, de que é o chefe no seu distrito. De 1881 a 1885 foi vogal do conselho do distrito de Aveiro, e em 1892 presidente da câmara municipal da mesma cidade. No ano de 1899 fez uma notável conferência na Real Associação Central de Agricultura Portuguesa, sobre o crédito agrícola de Portugal, que depois imprimiu. Tem publicado os seguintes trabalhos: Estudos sobre a literatura contemporânea, 1886; O sr. Oliveira Martins e o seu projecto de fomento rural, opúsculo,1887; A Democracia (estudo sobre o governo representativo), 1888; Arte de estudar, tradução do inglês, de A. Bain, 1888; Cidades e Paisagens, 1889, depois da sua segunda viagem ao estrangeiro; Doutrinas de Leão Tolstoi, 1892; Jesus Cristo, traduzido do francês, de Didon, 1891; Transviado, 1899; Notas dum provinciano, 1899; Elogio de Edmundo de Magalhães Machado, 1900; O Sonho da perfeição, romance, 1901; As Vozes do meu lar, 1902; Na paz do Senhor, romance, 1903; O Reino da saudade, romance, 1904; Via Redentora; Apóstolos da Terra; Servo e menor, S. Francisco de Assis e os seus evangelhos, Coimbra, 1908. O Sr. Dr. Jaime de Magalhães Lima tem colaborado nos seguintes jornais: Província, Novidades, Repórter, Nacional, Tarde, Jornal da Noite, Diário Ilustrado, Vitalidade, etc. Tem também publicado muitos artigos e monografias no Boletim da Real Associação Central de Agricultura Portuguesa, Revista dos Campos, Portugal agrícola, Revista florestal, Revue politique et parlamentaire, etc. 

Ultimamente tem-se dedicado ao estudo da jardinagem na sua quinta do Eixo. Consta que são notáveis os estudos feitos sobre os eucaliptos, de que já tem publicado muitos artigos avulsos, os quais tenciona reunir em volume, quando acabar os seus trabalhos. Já tem seleccionado mais de oitenta variedades dessas árvores, como próprias para serem cultivadas em Portugal, apontando-lhes a origem, cuidados de reprodução e cultura, nosologia, aplicações, etc., e diz-se que a colecção de eucaliptos, que tem cuidadosamente feito, e cultiva na referida quinta do Eixo, é a primeira da península.

Fonte: Portugal, Dicionário Histórico



Mundo | 2,2 milhões de moçambicanos vivem com HIV/Sida, 860 jovens infectados todas as semanas em Moçambique

Foto de Adérito Caldeira
Moçambique tem feito progressos no tratamento do HIV/Sida, existem 2,2 milhões de moçambicanos a viverem com o vírus graças ao tratamento anti-retroviral no entanto “na área de novas infecções a redução está a ser muito lenta” afirmou o Secretário Executivo do CNCS que revelou ao @Verdade “29 por cento das novas infecções acontece nas mulheres trabalhadoras do sexo e seus parceiros. Quem são os seus parceiros, são indivíduos com certo estatuto económico, que vivem nas cidades e com mobilidade”. Há uma média de 860 jovens, com 15 e 24 anos, infectados todas as semanas em Moçambique.
A luta contra a epidemia do século está longe de estar ganha no nosso país, o acesso ao Tratamento Anti-Retroviral (TARV) passou de 218 mil para 2.212.000 de moçambicanos, entre 2010 1 2018, e o número de mortes relacionada com o vírus da imunodeficiência humana que no início da década rondou as 100 mil pessoas reduziu para 70 mil óbitos anuais.
Com este cenário Moçambique está longe de alcançar as metas da estratégia 90-90-90 que os políticos acordaram alcançar até 2020: que 90% de todas as pessoas vivendo com HIV conheçam seu status; que 90% das pessoas diagnosticadas recebam terapia antirretroviral; e que 90% das pessoas recebendo tratamento possuam carga viral suprimida e não mais possam transmitir o vírus.
A directora da ONUSIDA em Moçambique, Dra. Eva Kiwango, revelou na semana passada que apenas 59 por cento das pessoas que vivem com HIV conhecem o seu estado em Moçambique, somente 54 por cento das pessoas diagnosticadas recebam terapia antirretroviral no nosso país e Moçambique não tem informação sobre quantas pessoas que recebem TARV possuem carga viral suprimida e não transmitem mais o vírus.
Apresentação da OnuSida Moçambique
“Com a actual resposta à epidemia Moçambique só poderá alcançar as metas definidas para 2020, se aumentar ainda mais prevenção combinada”, declarou Eva Kiwango, durante a 10ª Palestra Anual em Saúde Global da Fundação Manhiça, onde revelou que: “Se fizermos uma resposta habitual o número de novas infecções só vai diminuir para 85 mil em 2020”.
Segundo a responsável da ONUSIDA em Moçambique o grande desafio está no controle das novas infecção, 33 por cento de todas novas infecções na África Sub sahariana aconteceram na África Austral, a África do Sul tem a maior percentagem mas Moçambique é o segundo com 16 por cento de novos doentes do HIV/Sida.
“Duas em cada cinco novas infecções em adultos na África Sub sahariana é de cidadãos com 15 a 24 anos de idade, em Moçambique uma médias de 860 pessoas nessa faixa são infectadas todas as semanas, 550 são do sexo feminino”, revelou a Dra. Eva Kiwango que apelou “Muito mais precisa de ser feito”, afinal ainda “estamos a 11 anos de 2020”.
Apresentação da OnuSida Moçambique
Jovens não estão correctamente informados para começar a mudança de comportamento
O Secretário Executivo do Conselho Nacional de Combate ao Sida (CNCS), explicou em entrevista ao @Verdade, à margem da 10ª Palestra Anual em Saúde Global da Fundação Manhiça, que “na área de novas infecções a redução está a ser muito lenta e as mortes reduziram o contribui para que não possamos alcançar as nossas metas (...) a redução está entre 5 a 24 por cento, para acabar com a epidemia vai levar muito tempo, deveríamos reduzir 50 por cento”.
Apresentação da OnuSida Moçambique
Foto de Adérito Caldeira
“Nós temos que focar nos adolescentes e jovens, temos de dar capacidade e habilidade. Capacidade em termos de conhecer sobre a sexualidade e saúde sexual e reprodutiva, a habilidade no momento de ter as primeiras relações sexuais. É preciso também criar ambientes que favoreçam que as pessoas adoptem esses comportamentos saudáveis, se os pais não falam sobre sexualidade, se o professor tem dificuldades para falar sobre saúde sexual e reprodutiva. Se tivéssemos fundos iríamos investir nas escolas”, declarou Mbofana.

O Secretário Executivo do CNCS explicou que embora exista muita informação sobre o HIV/Sida nos livros escolares “falta transforma-la em informativa, estamos a falar de mudança social e de comportamento. Os jovens podem estar informados mas não estão correctamente informados para começar a mudança de comportamento”.
“Para evitar novas infecções nós precisamos de actuar sobre o ambiente, sobre algumas barreiras estruturais que as pessoas tem como questões culturais e económicas. Uma miúda vais dizer usa o preservativo mas depois chega um homem e oferece muito dinheiro para ter relações sem o preservativo, se a miúda está disponível para essa actividade sexual por razões económicas ela vai aceitar”, constatou Francisco Mbofana.
“29 por cento das novas infecções acontece nas mulheres trabalhadoras do sexo e seus parceiros”
O responsável esclareceu que: “o HIV é multidimensional por isso é que nós falamos de prevenção combinada. A prevenção combinada significa pegar em intervenções que são colocadas em áreas diferentes, por exemplo educação para mudança de comportamento e intervenção biomédica, uso do preservativo. Depois temos de fazer intervenções estruturais, por exemplo se hoje eu decidir ir fazer uma campanha sobre preservativos nas escolas será que vão aceitar, será que os pais vão ver isso como uma coisa boa, são essas a barreiras que impedem os jovens de ter acesso a parte informativa”.
Mbofana revelou ainda que: “29 por cento das novas infecções acontece nas mulheres trabalhadoras do sexo e seus parceiros. Quem são os seus parceiros, são indivíduos com certo estatuto económico, que vivem nas cidades e com mobilidade”.
Apresentação da OnuSida Moçambique
Estudos em África mostraram as raparigas entre os 16 e 23 anos de idade contraem o vírus de homens com idades entre os 23 e 35 anos, essa rapariga quando atinge os 18 anos já seropositiva torna-se parceira dos homens com idades entre 23 e 35 anos.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Moçambique | “Al Sabaab” moçambicano surgiu na RD Congo, segundo Comandante-Geral da PRM


Foto da Presidência da República
O Comandante-Geral da PRM, Bernardino Rafael, revelou na passada sexta-feira (07), durante um comício presidencial, que os insurgentes que aterrorizam a Província de Cabo Delgado, apelidados de “Al Shabaab”, “Tiveram a sua génese na República Democrática do Congo”.

Instado pelo Presidente da República a explicar aos cidadãos do Distrito de Metuge, na Província de Cabo Delgado, quem são os insurgentes que desde 2017 criam terror à aquela região de Moçambique o Comandante-Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM) revelou que: “Tiveram a sua gênese na República Democrática do Congo e penetraram no nosso país através da República Unida da Tanzania chegando até a alterar a ordem e segurança pública, sobretudo assassinatos, incêndio nas residências e raptos aos moçambicanos”.

Recorde-se que em Maio, durante um périplo que realizou pela província nortenha, Bernardino Rafael havia identificado os mandantes dos insurgentes, que os locais apelidam de “Al Shabaab” por serem grupos compostos por jovens, como sendo os garimpeiros ilegais e os traficantes de rubis de Namanhumbir.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Moçambique | Maratona Hacka4Moz: Jovens desenvolvem soluções para os desafios que a sociedade enfrenta


Mais de cinquenta jovens provenientes de todo o País participaram, recentemente, numa maratona tecnológica com vista ao desenvolvimento de soluções para os desafios que a sociedade enfrenta. A iniciativa, promovida pelo Ministério dos Transportes e Comunicações, através do Programa de Desenvolvimento Espacial, contou com a parceria tecnológica da Moçambique Telecom SA (Tmcel) e apoio técnico do Banco Mundial. Denominada Hack4Moz, a iniciativa juntou desenvolvedores de software, gráficos, técnicos de marketing, entre outros profissionais e entusiastas, que durante três dias usaram a sua criatividade, para criar soluções de alto impacto no País.

Intervindo na cerimónia de abertura, a directora executiva comercial da Moçambique Telecom, Márcia Fenita, realçou a importância da iniciativa no envolvimento dos jovens e da tecnologia no desenvolvimento de soluções tecnológicas, para os problemas que apoquentam a sociedade.

“Todos estamos cientes da importância que as tecnologias de informação e comunicação desempenham no desenvolvimento da economia do País. Por isso, esperamos que esta iniciativa (Hack4Moz) sirva de plataforma para que os jovens apresentem propostas tecnológicas representantivas da forja de novos talentos do nosso País (os jovens), cuja criatividade deve ser por nós estimulada”, disse Márcia Fenita.

Na ocasião, a vice-ministra dos Transportes e Comunicações, Manuela Rebelo, referiu que, através do Hack4Moz, o Governo espera que os participantes tragam soluções concretas para diversos problemas sociais, principalmente no sector dos transportes.

“Promovemos esta maratona porque acreditamos que a melhoria e acessibilidade aos serviços básicos passam por colocarmos a tecnologia ao serviço do desenvolvimento. Observamos, com satisfação, o engajamento e interesse de todos os jovens presentes, cientes de que envidarão todos os esforços necessários para encontrarem soluções para os diferentes desafios propostos através da tecnologia”, sublinhou Manuela Rebelo.

A governante reafirmou, ainda, o compromisso do Governo em continuar a apoiar a inovação tecnológica no País, tendo exortado aos jovens a tomarem a dianteira na busca de soluções dos diversos problemas sociais, tais como os ligados à mobilidade, racionalização e acessibilidade dos serviços de transporte nos centros urbanos (e não só).

“A inovação é o motor do crescimento. Quanto mais inovações fizermos no nosso País, mais próximos do desenvolvimento estaremos”, acentuou. Importa realçar que, durante a maratona, foram realizados eventos paralelos, nomeadamente debates, master classes, networkings e meet-ups, que contaram com a presença de diversos especialistas e mentores.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Mundo | Nyusi reitera que Lei do Conteúdo Local está refém das petrolíferas que vão explorar gás em Moçambique


Foto da Presidência da República
O Presidente da República reiterou no passado sábado (08) que a Lei do Conteúdo Local, que há 12 anos tem vindo a ser adiada por sucessivos governos do partido Frelimo, está refém da vontade das petrolíferas que vão explorar o gás natural existente em Cabo Delgado. “Ainda na semana passada tivemos mais alguns encontros com os mega-projectos neste aspecto, a lei está a ser trabalhada” declarou Filipe Nyusi, adiando a aprovação do dispositivo legal para o próximo mandato.

Questionado por jornalistas após terminar a visita de trabalho que realizou a província de Cabo Delgado, como Chefe de Estado e também candidato do partido Frelimo, Filipe Nyusi revelou ter abordado “longamente” a questão da Lei de Conteúdo Local que começou a ser preparada em 2007 mas ainda nem sequer chegou a ser objecto de apreciação pelo Conselho de Ministros, que a deverá aprovar para posteriormente enviar à Assembleia da República. “(...) Convidei ao sector privado para fazer parte da lei, disse claramente que é uma lei nova mas nós também não temos experiência, nunca tínhamos tido gás, aquilo que vai ser anunciado nós nunca imaginamos que poderia ter sido aquilo e nem sequer os países que tiveram experiência disso tiveram não resultados óptimos de uma só vez”, declarou Nyusi.

O facto é que Moçambique tem gás natural que é explorado desde 2001 pela Sasol em Inhambane e a falta de uma lei que obrigue a multinacional sul-africana a trabalhar com empresas nacionais originou a situação de durante 15 anos a petrolífera nunca ter contratada directamente serviços ou comprado bens a uma das Micro, Pequenas e Médias empresas existente na Província onde opera.

Durante a conferência de imprensa o Presidente da República e do partido Frelimo prometeu: “Nós vamos trabalhar, estamos a colaborar, ainda na semana passada tivemos mais alguns encontros com os mega-projectos neste aspecto, a lei está a ser trabalhada, está a ser processada e acho que com a participação do sector privado próprio, não só o CTA, o sector privado há uns que não são membros da CTA e nem ficam nesses sítios”.

O encontro da semana passada aludido por Filipe Nyusi foi o que teve com Liam Mallon, o presidente da ExxonMobil Development Company.

No entanto importa clarificar que a proposta de Lei de Conteúdo Local, que nunca passou do Conselho Económico do Conselho de Ministros, não é destinadas a regular a relação com as petrolíferas que vão explorar o gás natural existente no Bloco do Rovuma mas antes para garantir a participação de Pequenas e Médias empresas em todos os mega-projectos em implementação em Moçambique.

O @Verdade entende que mesmo que o Conselho de Ministros ainda aprove a proposta de Lei de Conteúdo Local em 2019 a mesma não deverá ser apreciada pela Assembleia da República durante esta Legislatura que está a terminar em Agosto o que empurra-a para os deputados que forem eleitos para a próxima Legislatura e, mesmo que fosse a primeira lei a ser apreciada e aprovada em 2020, nunca estará em vigor antes do final do próximo ano... nessa altura já as petrolíferas estarão com as grandes obras em curso e as empresas moçambicanas continuarão a ver navios!

Enquanto os moçambicanos esperam pela Lei do Conteúdo Local perto de meio milhar de empresas estrangeiras registaram em Moçambique para prestar serviços aos mega-projectos do gás natural da Bacia do Rovuma. Nenhuma empresa puramente moçambicana conseguiu até hoje contratos directos quer com a Eni, Anadarko ou ExxonMobil para os empreendimentos já em curso na Província de Cabo Delgado.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Aveiro | Património a degradar-se por falta de zelo

As imagens que se seguem incomodam porque, observar o estado de ruína deste património datado de 1880, cujo chafariz se encontra no conhecido Largo das Cinco Bicas, dá-nos força para citar a seguinte frase: "É DEVER DA IMPRENSA INCOMODAR O PODER” (autor desconhecido) quer seja ele constitucional ou local.

Mais, "A imprensa livre é o olhar onipotente do povo, a confiança personalizada do povo nele mesmo, o vínculo articulado que une o indivíduo ao Estado e ao mundo, a cultura incorporada que transforma lutas materiais em lutas intelectuais, e idealiza suas formas brutas" quer se concorde ou não com Karl Marx.

Para tamanho grande clicar na imagem



Aqui fica o alerta às entidades competentes, para que façam o lhes compete no sentido de recuperar o Chafariz, de modo a colocá-lo a funcionar de novo, em em pleno, como aconteceu durante muitos anos. 

Este e outro património semelhante existente pela cidade de Aveiro, em estado de degradação, dão uma péssima imagem da cidade, traduzindo-se num claro desprezo pela memória dos antepassados. 

Aveiro não é composto só pelos Moliceiros, Ria, Universidade, Museu de Santa Joana Princesa, Sé, mas, sim por todos os outros monumentos mais viveis ou não. 

O argumento que não à dinheiro cai por terra, não é sequer aceitável, porque, ao que nos é dado saber, existe milhares de euros para o Festival da Ria, entre outros eventos. 

J. Carlos 
Director

_____________
História


JL

Faz parte ERRADAMENTE da rota da Arte Nova, na cidade de Aveiro. 

Inaugurado em 1880, recebeu o nome de Chafariz do Espírito Santo, devido ao facto de ficar próximo do lugar onde antes existiu uma Igreja e uma paróquia com esse nome. No entanto, todos os aveirenses a conhecem por Fonte das Cinco Bicas. Terá sido a primeira manifestação dos novos parâmetros artísticos que começavam a despontar, um pouco por todo o lado. No centro, enrgue-se uma alta coluna rematada por uma "ave" virada para norte. Esta ave não é a original uma vez que, há alguns anos, por motivos de vandalismo, teve de ser substituida. Há quem diga que se trata de uma águia, símbolo da cidade, e quem diga que é uma pomba, símbolo do Espírito Santo.

Apesar do nome, a sua base, tem apenas quatro bicas. Há quem diga que a quinta bica ficaria na parte superior, junto de outras mais pequenas, o que não parece de todo possível. Outros dizem que era referência a uma outra "bica" existente no mesmo Largo... Seja como for, vale a pena apreciar a beleza da mesma.

Malgrado constar dos roteiros turísticos da cidade, há já vários anos que está desativada e, de certa forma, abandonada pois o lixo é uma constante, havendo, já, elementos em falta. 


ADENDA: Recentemente, surgiu no facebook o grupo Aveiro - História, Gentes e Lugares onde podemos encontrar um artigo muito interessante sobre este Chafariz, da autoria de Francisco Messias Trindade Ferreira, cuja leitura se recomenda. Fonte das Cinco Bicas - FB.pdf


Nacional | Gasóleo e gasolina caem entre quatro e oito cêntimos

10 jun, 2019 - 10:15 • Redação

Foto: DR
É uma descida de preços como não se via há algum tempo e reflete a queda acentuada da cotação da gasolina e do gasóleo à saída das refinarias. 
Os combustíveis ficam mais baratos a partir desta segunda-feira. Em média, o preço desce entre sete e oito cêntimos na gasolina e entre quatro e cinco no gasóleo. A decisão está nas mãos das gasolineiras.
Renascença fez um périplo esta manhã por Lisboa e verificou que, em alguns casos, as descidas de preço já estão vigor. Mas há ainda alguns postos de abastecimento que só vão atualizar os preços a partir da meia-noite.
Na sexta-feira, à Renascença, o secretário-geral da Associação Portuguesa De Empresas Petrolíferas (Apetro) explicava que a variação de preços reflete a queda acentuada da cotação dos combustíveis à saída das refinarias.
“Houve, efetivamente, reduções na ordem dos três cêntimos e meio no gasóleo e de seis cêntimos na gasolina à saída da refinaria. É o mercado que ditará aquilo que cada revendedor de combustível decidir fazer”, referiu.
Fonte: RR

Desporto | Liga das Nações: Bernardo Silva vence prémio de melhor jogador do torneio

Resultado de imagem para Liga das Nações: Bernardo Silva vence prémio de melhor jogador do torneio
Bernardo Silva foi considerado o melhor jogador da primeira edição da Liga das Nações de futebol, depois de Portugal vencer a Holanda por 1-0, na final, enquanto Frenkie de Jong recebeu o prémio de melhor jovem.
Os galardões foram anunciados antes do troféu ser entregue à seleção portuguesa, que viu também Cristiano Ronaldo ser consagrado como o melhor marcador da fase final, com três golos, e Rúben Dias eleito o homem do jogo da final.
Portugal venceu a primeira edição da Liga das Nações, ao derrotar a Holanda por 1-0, com um golo de Gonçalo Guedes, à passagem dos 60 minutos.
Lusa

Anadia | Feira Medieval registou grande adesão, disse a presidente da Câmara Municipal

Apesar das altas temperaturas que se fizeram sentir, foram muitas as centenas de pessoas que, durante os três dias, visitaram a Feira Medieval que decorreu, entre 30 de maio e 1 de junho, no centro histórico da cidade de Anadia.
A animação não faltou com cortejos, arruadas, recriações históricas, encenações, danças, trovas, exposições, teatro de fogo e ainda dramatizações de acontecimentos dos finais do século XIII e início do século XIV, assim como combates com armas.
O recinto contou ainda com uma área dedicada aos comes e bebes, a qual foi explorada pelas associações do concelho que deram a conhecer, aos inúmeros visitantes, algumas das “iguarias medievais”, acompanhadas pelos néctares bairradinos.
A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, faz um balanço“muito positivo do evento” que, este ano, contou com um reforço no que respeita à animação. “Registamos uma grande afluência de pessoas, apesar dos inúmeros eventos que realizaram em simultâneo noutros pontos do concelho e da região”, afirmou, acrescentando que “houve momentos em que o espaço foi insuficiente para acolher todos aqueles que queriam usufruir de algumas ofertas do certame”.
A autarca sublinhou que as condições meteorológicas “também ajudaram ao sucesso da Feira”, bem como “o espaço que viu as suas condições melhoradas para que as pessoas pudessem desfrutar, de forma mais confortável, o evento face às temperaturas que se fizeram sentir”.
A edil deixa ainda uma palavra de agradecimento às Juntas de Freguesia que “conseguiram mobilizar as associações locais para estarem presentes e partilharem estes momentos”.
Para além das Juntas de Freguesia, a Câmara Municipal de Anadia contou ainda com a colaboração das IPSS’s e de outras entidades do concelho.

Algumas frases para reflexão

Esperança
Nosso Senhor Jesus Cristo disse a uma alma privilegiada: “Se sou bom para todos, sou muito bom para os que confiam em Mim. Sabes quais são as almas que mais aproveitam de minha bondade? As que mais esperam. As almas confiantes roubam as minhas graças!”
(Pe. Thomas de Saint Laurent)
Aquele que se interessa pela salvação de uma alma tem fundadas esperanças de salvar a própria.
(São João Bosco)
Deus depositou a plenitude de todo o bem em Maria Santíssima, para que nisso conhecêssemos que tudo o que temos de esperança, graça e salvação, d’Ela deriva até nós.
(São Pio de Pietrelcina)
Há esperança de salvação, quando a vergonha censura o homem.
(Publílio Siro)
A esperança torna o homem diligente, inteligente e cortês.
(Provérbio português)

ABIM

Algarve | Câmara de Silves investe meio milhão de euros em polidesportivo

O Município de Silves prepara-se para fazer um investimento que poderá atingir 506.349 euros, para garantir a execução da segunda fase da empreitada de construção do Polidesportivo de Tunes.
O aviso de lançamento do respetivo concurso público foi publicado em Diário da República, na passada quinta-feira, 6 de junho. O documento fixa um prazo de 30 dias para a apresentação de propostas por parte das empresas do setor interessadas em assumir a empreitada.
Ganhará a que apresentar o preço mais baixo que ficará com a obrigação de concluir a intervenção no prazo de 7 meses, a contar da data de assinatura do contrato de adjudicação da empreitada.