quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Dia 19 de Dezembro Colheita de Sangue e Registo para Medula Óssea das 9:00 horas às 13:00 horas no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro


Compareçam, não deixem de convidar os vossos familiares e amigos. O Posto Fixo da ADASCA fica localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso. O dito mercado dispõe de um elevador, um parque de estacionamento onde os dadores podem estacionar as viaturas, sem que corram o risco de serem multados.

Todas as pessoas interessadas em aderir pela primeira vez à dádiva de sangue, estão convidadas a comparecer, fazendo-se acompanhar do B.I. ou do seu substituto de forma a facilitar a inscrição junto do administrativo do IPST, o mesmo deve acontecer com os dadores regulares.

Não se deve doar sangue em jejum, deve-se sim, tomar o pequeno-almoço com exclusão de bebidas alcoólicas. Doar sangue não cria habituação, não emagrece nem engorda, bem pelo contrário, faz bem á saúde.

Lembramos que é necessário efectuar duas dádivas no ano económico para continuar a beneficiar da isenção das taxas moderadoras, ainda que só sejam válidas nos Centros de Saúde (cuidados primários), através da apresentação da Declaração emitida pelos Administrativos do IPST, devendo os dadores guardar uma cópia da referida dádiva.

O sangue é necessário todos os dias, todos sabemos disso. O Sangue não se fabrica artificialmente. O Sangue corre nas suas veias. É saudável? Dê Sangue! Ajude os outros… Poderá ser você mesmo a precisar de ajuda! Doar sangue e medula óssea é um gesto solidário que ajuda a salvar vidas. Não fique indiferente.

Dádiva a dádiva… E a vida recomeça num adulto ou numa criança! Saiba como, quando e onde pode dar Sangue em Aveiro, contacte-nos pelos meios abaixo indicados.

Deixe-se levar pelo Coração. Dê Sangue, porque dar sangue é dar vida. Os questionários para a dádiva de sangue, são distribuídos pela ADASCA no local a partir das 8:00 horas, para adiantar o atendimento dos dadores. O Sangue é "a água necessária" que faz correr o rio da vida! (Elsa Oliveira). Esta jovem já nos deixou… fisicamente. Paz à sua alma.

NOTA: Artigo 7.º - Ausência das actividades profissionais
1 — O dador está autorizado a ausentar-se da sua actividade profissional pelo tempo necessário à dádiva de sangue, a Lei confere essa permissão, devendo o dador posteriormente fazer prova à entidade empregadora mediante a declaração que deve ser pedida no local onde se efectua a dádiva.

Diário da República, 1.ª série — N.º 165 — 27 de agosto de 2012, Lei n.º 37/2012 de 27 de Agosto, Estatuto do Dador de Sangue.

Amem a liberdade, sejam felizes.
Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA
Onde posso doar sangue em Aveiro até final do ano de 2015?
Telef: 234 095 331 (Sede) ou 964 470 432

Coordenadas GPS:
N 40.62659
W -8.65133      
Nota: o mapa de Brigadas para todo o ano pode ser solicitado através deste e-mail: geral@adasca.pt.
 Localização do Mercado Municipal de Santiago em Aveiro


NB: Não deixem de consultar os links que seguem abaixo, pois consideramos os mesmos do máximo interesse.

Transplante de medula óssea

20 Dúvidas sobre a dádiva de sangue

Não deixem de visitar a página que foi criada: Angariação de Fundos para a ADASCA

Portugueses perguntam ao Google o que é o amor


by Mira Online
O Google revelou, esta quarta-feira, o que mais foi pesquisado pelos portugueses este ano.
Enquanto queimamos os últimos cartuchos de 2015, vale a pena olhar para trás e perceber o que nos fez mexer no ano que agora termina. O maior motor de busca do planeta dá uma ajuda, revelando as pessoas, locais e coisas que marcaram as tendências depesquisa em Portugal e no resto do mundo.
Através desta análise, que se divide em nove listas distintas, é possível ter uma perspetiva única do que marcou a vida dos portugueses nos últimos meses. Entre as palavras que entraram recentemente para o nosso léxico: "O que é o amor?" é a questão que mais portugueses colocam ao Google, a que se seguem indagações sobre o que é a Uber, o Paypal, o Reiki, a Globalização ou o Estado Islâmico.
Ao observarmos a lista das dez figuras públicas mais pesquisadas, relembramos os momentos de luto que marcaram o panorama nacional: Maria ZamoraNuno MeloDelfina CruzManoel de OliveiraMaria BarrosoFilipa Vacondeus e Mariano Gagodesapareceram este ano e figuram nesta lista ao lado de Sofia RibeiroJoana Amaral Dias e Jorge Jesus.
Nas pesquisas que ditam tendências, o lançamento da plataformaNetflix destaca-se em segundo lugar, apenas superado nas pesquisas por "Desafio Final 3" (ou Casa dos Segredos), numa lista bastante eclética. O terceiro lugar do "pódio" vai para um jogo online (Agar.io), a que se segue Charlie Hebdo, jornal satírico alvo de um atentado no início do ano. Maria Zamora e Nuno Melo voltam a figurar neste top, com as restantes indagações virtuais dos portugueses a centrarem-se em assuntos como os filmes 50 Sombras de Grey e Velocidade Furiosa 7 e os lançamento do Windows 10 e doiPhone 6S (que também lidera o top 10 de gadgets mais pesquisados online).
No campo do futebol, outros nomes se levantam, com Cristiano Ronaldo a encabeçar uma lista onde Messi, Maxi Pereira e Casillastambém se destacam. A nível internacional, as figuras públicas mais pesquisadas em terras lusas pertencem, maioritariamente, ao mundo da música, com nomes como Taylor SwiftSelena Gomez,Ariana GrandeMiley CyrusRihanna,Ed Sheeran e Harry Styles em claro destaque. A lista de celebridades fica completa com a socialiteKylie Jenner, a modelo Irina Shayk e o cientista Stephen Hawking.
A nível internacional, a sétima arte teve direito a destaque com a presença no top 3 mundial de tendências de pesquisas de filmes como "Jurassic World" e "American Sniper", que apenas são superados na liderança por Lamar Odom, antiga estrela da NBA. A mudança de sexo deCaitlyn Jenner também não passou despercebida no mundo, assumindo o quarto lugar das pesquisas mundiais, seguida da lutadora Ronda Rousey, dos atentados em Paris, dos jogos Agar.io e Fallout 4 e do grupo sensação de 2015 Straight Outta Compton.
Fonte JN
Mira Online | Dezembro 16, 2015 às 10:37 am | Categorias: Internacionais 

Junta de Freguesia da Praia de Mira Homenagem ao Poder Local – 30 anos de Freguesia


by Mira Online
No passado dia 5 de Dezembro, a Junta de Freguesia da Praia de Mira, organizou no centro cultural mais um evento inserido nas comemorações dos 30 anos da Freguesia. Ao longo do presente ano esta data foi assinalada em diversos momentos, assim como os 20 anos de elevação a Vila. Neste caso foram homenageados os elementos que pertenceram à Comissão Instaladora da Freguesia, todos os eleitos dos órgãos autárquicos da freguesia ao longo destes anos e associações, coletividades, grupos e instituições mais relevantes.
A Comissão Instaladora teve como Presidente, Manuel Milheirão (1985) e posteriormente foram Presidentes de Junta: João Nogueira, Manuel Milheirão (Boia) e Carlos Milheirão. Durante este dia todos foram recordados, homenageados e respeitados pelo atual Presidente Francisco Reigota e pelo seu executivo (Basílio Fresco e Alcino Clemente). O edil da freguesia fez questão de afirmar que, “é uma honra ser autarca de freguesia na Praia de Mira, é um privilégio poder contribuir para a melhoria e para o desenvolvimento desta terra. A responsabilidade é grande, mas aceito o desafio, a história destas localidades é riquíssima e os homens e mulheres que têm representado a freguesia merecem ser homenageados. É muito gratificante ocupar o mesmo cargo que foi desempenhado por estes três grandes senhores que me antecederam. A memória e a esperança são a forma mais correta de caracterizar o meu sentimento neste momento, uma remete-nos mais para o passado e a outra para o futuro, no entanto ter presente ambas é a certeza de estar a fazer o que é certo”.
Para além destas homenagens existiram diversos momentos culturais, onde destacamos os poemas de José Cação, Manuel Gabriel, João Nogueira e Alcino Clemente. A música também fez parte destes magníficos apontamentos, onde brilharam a "tripla" António Veríssimo, António Horácio e António Lourenço e ainda a "dupla" Vítor e Miguel Santos.
A apresentação da cerimónia foi de responsabilidade de Mara Saborano (atual Presidente da Assembleia de Freguesia) e de Rita Janeiro Milheirão (Funcionária da Autarquia). No final da cerimónia usaram da palavra, Francisco Reigota (Presidente da Junta de Freguesia da Praia de Mira), Raúl Almeida (Presidente CMM) e Jorge Veloso (Vice-Presidente da ANAFRE). De referir que fez parte da mesa de honra, Litério Monteiro, antigo deputado da Assembleia da República eleito pelo Partido Socialista aquando da criação da freguesia e segundo proponente da sua criação, refira-se que o primeiro proponente foi Manuel Alegre.
Após o final desta cerimónia dirigiram-se ao edifício da sede da Junta de Freguesia onde foi descerrada uma placa comemorativa desta data, registando o seguinte texto: “Homenagem a todos aqueles que, nestes 30 anos, lutaram pela valorização e afirmação do Poder Local Democrático, na Freguesia.”
Este foi, certamente, mais um gesto de gratidão e respeito dos atuais membros da Junta de Freguesia da Praia de Mira para com as suas localidades e populações.
Junta de Freguesia da Praia de Mira

Mira Online | Dezembro 16, 2015 às 7:52 am | Categorias: Locais 

SOCIEDADE E DIREITOS HUMANOS


Por Joaquim Carlos (*)

Num universo onde o ser humano representa o ápice de uma evolução multimilenar, num universo onde o animal racional anda de pé com o coração acima do estômago, mas com a cabeça cima do coração, os direitos humanos não deveriam ser uma meta a atingir, mas sim conquista já assegurada.

 Não obstante, longa é a distância que nos separa desta grande utopia, deste grande ideal. Alguns exemplos nos relembram esta trágica realidade:

1 -) Respeita os direitos humanos uma sociedade, onde poucos comem em mesas fartas enquanto para milhares na mesa tudo falta? Penso claramente que não, a fome os diversos tipos de miséria no nosso País são prova evidente disso.

2 -) Respeita os direitos humanos uma sociedade onde alguns (poucos) ganham salários sem mínimos, enquanto a maioria recebe mínimos que na verdade, nem salários são? A realidade é mais que evidente, não adianta escamotear, recorrer-se à lei da sobrevivência.

3 -) Respeita os direitos humanos uma sociedade, onde os "latifundiários" acumulam terras deixando outros sem terra nem para se enterrar? A margem Sul do nosso País, é mais que evidente, embora pouco tenha mudado com o 25 de Abril.

4 -) Respeita os direitos humanos uma sociedade, onde milhares vivem na rua, sem tecto nem chão, e crianças inocentes cruzam esquinas morando sem ter onde morar, de acordo com o que lhes consagra a Declaração de Direitos da Criança? As reportagens vindas a público em alguns da comunicação social são mais que evidentes e falam por si, logo dispensam comentários. A realidade é dura.

5 -) Respeita os direitos humanos uma sociedade, onde os bancos cobram cada vez mais caro pelos serviços prestados, e os enriquecidos banqueiros só faltam cobrar imposto a quem lhes passa à porta do banco? NÃO.

6 -) Respeita os direitos humanos uma sociedade, que desconhece as raízes profundas dos conflitos laborais e sociais, apostando na resignação? Evidentemente que não, a culpa é sempre dos outros e nunca nossa. A indiferença devia configurar crime moral e social.

7 -) Respeita uma sociedade os direitos humanos, onde a violência cresce de maneira a vitimar especialmente as crianças, idosos, deficientes mulheres e outras minorias marginalizadas? As notícias vindas a lume na imprensa, atestam que não, ouçamos esses seres humanos para compreendermos melhor o seu drama existencial.

8 -) Respeita uma sociedade os direitos humanos, que prende, tortura, flagela e mata os mais fracos, privando os familiares do sagrado direito de contemplar os rostos na hora de enterrar seus entes queridos? Disso temos o exemplo dos crimes que foram cometidos em alguns Postos da GNR e PSP, há uns anos, outros não mais recentes. Nestes casos não há direito humanos a respeitar, lamentavelmente... parece que uns são mais humanos que outros. Leia-se o Artº.5 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

9 -) Respeita os direitos humanos uma sociedade, onde se morre por incúria em casa e nos hospitais, enquanto se espera nos corredores, ou se procede a transferências sem as mínimas garantias de que os direitos dos doentes são respeitados/acautelados? Com certeza que não, a sorte é que os cidadãos falecidos naquelas instituições não falam, assim vai reinando a impunidade.

10 -) Respeita os direitos humanos uma sociedade, onde tudo está para ser construído, mas o trabalhador não encontra trabalho? As estatísticas do desemprego são disso uma realidade flagrante. Transformou-se numa chaga social à qual ninguém está imune.

11 -) Respeita os direitos humanos uma sociedade, onde os crimes de colarinho branco entre outros terminam com a impunidade de quem os pratica? Ainda há quem afirme que a lei é cega e igual para todos. Que afirmação tão absurda, façamos um exame de consciência, e uma visita à nossas cadeias para verificarmos que classe de pessoas lá estão presas. Perante a lei existe uns mais iguais que outros.

12 -) Respeita os direitos humanos uma sociedade, onde uma injusta distribuição da riqueza é uma implacável miséria esmagando assim o País nos seus mais nobres valores humanitários? Caso contrário, como se compreende que os ricos são cada vez mais ricos, e os pobres cada vez mais pobres? A fome os enfraquece, e se tornam presas fáceis das doenças. Estes exemplos dão que reflectir, quem tem a coragem de ficar indiferente a todos eles. Esta dramática realidade toca-nos a todos ainda que indirectamente.

Nunca é de mais lembrar que a Assembleia da República, instituiu um Prémio alusivo à Declaração Universal dos Direitos Humanos, sendo atribuído no dia 10 de Dezembro, Dia Nacional dos Direitos Humanos no valor de 25 mil Euros ao melhor trabalho jornalístico apresentado.

Há tantas Declarações de Direitos elaboradas pelas mais prestigiadas instituições, como no caso da Organização da Nações Unidas (ONU), confundindo-se umas com as outras, na medida que nenhuma delas é respeitada na íntegra, tendo em conta as diversas convulsões em que o mundo está atravessando. Todas elas pelo que me foi dado ler, a que mais me surpreendeu, foi a Declaração Islâmica Universal dos Direitos Humanos, no capítulo 1, alínea a) onde declara que: "A vida humana é sagrada e inviolável e todo esforço deverá ser feito para protegê-la. Em especial, ninguém será exposto a danos ou à morte, a não ser sob a autoridade da Lei" assim como no capítulo XIII respeitante ao direito à liberdade de Religião passo a citar: "Toda a pessoa tem direito à liberdade de consciência e de culto, de acordo com as suas crenças religiosas."

A Declaração a que faço referência, é composta por 23 Capítulos, mas, os textos que acima foram transcritos são os mais salientes. Tendo em consideração os acontecimentos registados nos países muçulmanos, a contradição na sua prática é clara e flagrante, pois o fundamentalismo religioso fala mais alto, revelando-se mesmo doentio, violando claramente o texto integral da sua Declaração, promovendo assim uma discriminação de raças e de religiões, fazendo disso uma prática corrente, eliminando fisicamente quem não concordar com os princípios do islamismo estabelecido, logo estamos perante uma Declaração de boas intenções.

Na Declaração Universal dos Direitos Humanos, conforme a versão popular de Frei Betto, ficamos a saber que:
- Todos nascemos livres e somos iguais em dignidade e direitos. Todos temos direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal e social. Todos temos direito de resguardar a casa, a família e a honra. Todos temos direito ao trabalho digno e bem remunerado. Todos temos direito ao descanso, ao lazer e às férias. Todos temos direito à saúde e assistência médica e hospitalar. Todos temos direito à instrução, à escola, à arte e à cultura. Todos temos direito ao amparo social na infância e na velhice. Todos temos direito à organização popular, sindical e política. Todos temos direito de eleger e ser eleito às funções de governo. Todos temos direito à informação verdadeira e correcta. Todos temos direito de ir e vir, mudar de cidade, de Estado ou país. Todos temos direito de não sofrer nenhum tipo de discriminação.


Mais: Ninguém pode ser torturado ou linchado. Todos somos iguais perante a lei(?). Ninguém pode ser arbitrariamente preso ou privado do direito de defesa. Toda a pessoa é inocente até que a justiça, baseada na lei, prove o contrário. Todos temos liberdade de pensar, de nos manifestar, de nos reunir e de crer. Todos temos direito ao amor e aos frutos do amor. Todos temos o dever de respeitar e proteger os direitos da comunidade. Todos temos o dever de lutar pela conquista e ampliação destes direitos.

Tantos direitos para tão pouco respeito pelos mesmos. Senhores que elaboram as leis, ministros e respectivos deputados (representantes do POVO) criem os devidos mecanismos para fazer cumprir na prática estes direitos consagrados nas diversas Convenções que Portugal subscreveu e não tanto na teoria, em benefício de todos, e não só de alguns como regra geral vem acontecendo.

O que aqui fica escrito vs. reflectido são valores e direitos  a defender por quem de direito, para que tenhamos uma sociedade mais justa, equilibrada e saudável. Esta é a minha tese, assistindo-me o direito de a expressar, o dever de a defender todos os dias, sob pena de sofrer mais tarde ou mais cedo as suas consequências. Não fico indiferente com o sofrimento do meu próximo, ao fim ao cabo somos todos feitos da mesma massa, sendo o nosso destino dramático.

Uma sociedade que não respeita integralmente os Direitos os Humanos, é uma sociedade condenada a prazo, uma sociedade desmembrada, enferma, decadente que se vai suicidando lentamente.

 (*) Por ser português, o autor do artigo não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico


NB: Trabalho apresentado à Assembleia da República em Agosto de 2006, tendo sido conferido um Certificado de Participação.