quinta-feira, 29 de setembro de 2022

RÚSSIA | Presidente da Rússia ratifica a anexação de mais territórios da Ucrânia

 
Vladimir Putin assina esta sexta-feira à tarde, em Moscovo, os decretos de anexação das regiões separatistas da Ucrânia, anunciou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.
A ratificação acontece na sequência dos pseudo "referendos" nas regiões sob ocupação militar russa. O Kremlin alega que essas consultas unilaterais resultaram em mais de 90% de aprovação local pela anexação desses territórios ucranianos pela Federação Russa.
A comunidade internacional condena os "referendos" como ilegais e não os reconhece.
Depois da ratificação desta sexta-feira, os decretos têm ainda de ser aprovados pelo Parlamento russo, o que deve acontecer no inicio da próxima semana.
Os apregoados referendos nas regiões de Luhansk, Donetsk, partes de Zaporíjia e Kherson foram realizados sob ocupação militar russa e não são reconhecidos pela comunidade internacional.

Fonte: euronews

38 anos depois, a Motonáutica regressa à Barrinha da Praia de Mira

Nos dias 15 e 16 de outubro, a Barrinha da Praia de Mira acolhe o Grande Prémio de Motonáutica da Praia de Mira que inclui o Campeonato Nacional da Aquabike (JetSki e Motas Água) e a Taça de Portugal de Barcos T850, competições sob a égide da Federação Portuguesa Motonáutica.
Com  27 participantes esperados, distribuídos por 10 JetSki, 11 motas de água e 6 barcos, estas provas de
motonáutica nas disciplinas de aquabike e T850 decorrerão na Barrinha da Praia de Mira e terão um circuito idêntico às últimas provas realizadas neste local, há 38 anos atrás.
Para o presidente da Câmara de Mira, Raul Almeida“a realização deste grande prémio na Praia de Mira é o reflexo do trabalho de anos na procura de trazer para Mira um evento diferenciador nos desportos náuticos e que confirmasse as excelentes condições que a barrinha possui para receber vários tipos de desportos”, acrescentando que “a aposta na organização deste tipo de provas no concelho vem confirmar as excelentes condições da barrinha para este tipo de desportos náuticos, permitindo-nos ao mesmo tempo, dar a conhecer o nosso território a novos públicos e, ao fim de quase quatro décadas, confirmar o potencial que Mira tem para voltar a ser uma referência incontornável nos desportos náuticos”. “Esta iniciativa vai ao encontro da estratégia de desenvolvimento que definimos para os próximos anos” conclui o autarca mirense.
De acordo com a organização, haverá 3 mangas na disciplina de aquabike e 2 mangas no Barcos T850, iniciando às 14 horas, no sábado, dia 15 de outubro, ficando as últimas mangas das respetivas disciplinas para domingo, a partir das 10 horas.
A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar no domingo, a partir das 18 horas.

Fonte: Mira Online

Ataques de orcas no mar português triplicaram em 2021

Fenómeno está a ser estudado por biólogos.
Nos últimos anos têm aumentado, no mar português, os ataques de orcas a veleiros. O fenómeno ainda está a ser estudado por biólogos que, até agora, não encontraram uma explicação.
No mês passado, a interação destes animais com os tripulantes de uma embarcação acabou mesmo por causar um naufrágio ao largo de Sines.
Um grupo de orcas terá partido o leme do veleiro do barco, onde se encontravam cinco tripulantes, entre eles uma criança.
Este não é caso único, uma vez que, nos últimos meses, têm sido registadas dezenas de interações entre estes mamíferos e veleiros no mar português. O Grupo de Trabalho Orca Atlântica revela que foram registadas 51 interações em 2020, um número que mais do que triplicou em 2021, para 185.
O comportamento dos animais está a ser estudado pelos investigadores. Aconselham que os tripulantes imobilizem a embarcação e deixem o leme solto ou engatem a marcha à ré, quando sentirem a aproximação das orcas.

SIC Notícias
Imagem: JN

PJ faz buscas na Presidência do Conselho de Ministros por suspeitas de corrupção

Informação foi confirmada pela TSF junto de fonte da Presidência do Conselho de Ministros. O Ministério Público confirma buscas em cinco locais em Lisboa, Coimbra, Porto e Braga.
A Polícia Judiciária está, esta quinta-feira, a fazer buscas na sede da Presidência do Conselho de Ministros (PCM), confirmou a TSF junto de fonte da PCM.
Ao final da manhã, o Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) confirmou que há buscas a decorrer em cinco locais entre Lisboa, Coimbra, Porto e Braga, "abrangendo sociedades comerciais, empresas de contabilidade, residências particulares e organismos de administração pública". A TSF sabe que um destes locais é a Presidência do Conselho de Ministros.
"No inquérito investiga-se a eventual prática de crimes de corrupção ativa e passiva, participação económica em negócio e falsificação de documento. Em causa estão factos relacionados com a adjudicação, através de ajuste direto, de contrato de prestação de serviços celebrado entre organismos da administração pública e sociedade comercial", pode ler-se na nota do DCIAP.

A notícia foi inicialmente avançada pela CNN Portugal, que afirmava que o principal alvo da operação seria o secretário-geral da Presidência do Conselho de Ministros, David Xavier, suspeito de corrupção e de outros crimes, nomeadamente a violação de regras de contratação pública a empresas privadas, de bens e serviços para o Governo.
David Xavier é suspeito de obter benefícios pessoais, através de subornos, na aquisição para o Estado de sistemas informáticos a uma determinada empresa do norte do país.
Em declarações aos jornalistas, no final do Conselho de Ministros, o secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, André Moz Caldas, garantiu que o Governo está em "total cooperação" com as autoridades, esperando com "seriedade" as conclusões do processo, e mantendo a confiança no atual secretário-geral.
"Até que factos que venham ao meu conhecimento que pudessem pôr em causa essa avaliação, aquilo que me cabe enquanto tutela da secretaria-geral da PCM é assegurar o seu prestígio mas, também, assegurar que a honorabilidade de todos os seus trabalhadores e dirigentes não é posta em causa sem fundamento", disse.
A investigação é dirigida pelo Ministério Público com a coadjuvação da Unidade Nacional de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária e o inquérito está em segredo de justiça.

Francisco Nascimento/Carolina Quaresma/TSF

Torres Vedras | EXPOSIÇÃO "A "MASCARADA POLÍTICA" - O CARNAVAL NA OBRA DE RAFAEL BORDALO PINHEIRO (1870-19

 Inaugura a 29 de setembro às 19h00 a exposição temporária "A "Mascarada Política" - O Carnaval na obra de Rafael Bordalo Pinheiro (1870-1905)", no Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras. A mostra estará patente até dia 5 de fevereiro de 2023. 
Assegurando um comentário gráfico regular da vida portuguesa durante mais de 30 anos, como é que Rafael Bordalo Pinheiro (1846-1905) retratou o Carnaval, data importante nos divertimentos públicos de Lisboa? Esta exposição procura responder à pergunta mergulhando na obra gráfica do caricaturista, olhando para o Carnaval, não apenas como um momento de inversão do estabelecido, mas como um fenómeno histórico que contempla inúmeros significados sociais, políticos, económicos e religiosos.
Bordalo Pinheiro abordou o Carnaval, tema que lhe era caro, de várias formas: como cena do quotidiano, objeto de reportagem gráfica nos jornais que publicou, para fazer sátira política, desenhar alegorias e decorações para os carros alegóricos dos clubes carnavalescos ou para os teatros da capital nos “bailes de terça-feira gorda” e, significativamente, abordou o Carnaval para se envolver na polémica causada pela imposição do Carnaval “Civilizado”, com ritos e propósitos distintos do Carnaval popular.
Bordalo Pinheiro foi crítico da tentativa de aburguesamento do Entrudo, e mostrou-o em 1903 com alusão política num dos melhores desenhos carnavalescos saídos do seu lápis. O genial caricaturista era, então, um nome celebrado, entre a pompa de toque dandy e o delírio carnavalesco.

Inauguração: 29 de setembro, às 19h00
Curadoria: Álvaro Costa de Matos
Organização: Câmara Municipal de Torres Vedras
Parceiro principal: EGEAC / Museu Bordalo Pinheiro
Parceiros institucionais: Câmara Municipal de Lisboa | Arquivo Municipal de Lisboa | Hemeroteca Municipal de Lisboa | Gabinete de Estudos Olisiponenses | Câmara Municipal do Porto | Bibliotecas Municipais do Porto

Covid-19: Governo decide não prolongar situação de alerta

Portugal encontra-se agora “num contexto de regresso à normalidade”.
O Governo decidiu, esta quinta-feira, em Conselho de Ministros não prolongar a situação de alerta devido à pandemia provocada pela covid-19 que, recorde-se, termina às 23:59 desta sexta-feira, 30 de setembro.
A decisão do Executivo foi tomada num momento em que o índice de transmissibilidade (Rt) voltou a subir. Porém, sustentou o ministro da Saúde, “em função do elevado nível de vacinação, da proteção e da menor agressividade das estirpes em circulação, a evolução da doença e o impacto no SNS e na vida das pessoas, têm-se mantido estáveis”.
Ainda assim, vincou Manuel Pizarro, a pandemia “não está ultrapassada”, pelo que “temos de continuar a avaliar a evolução da doença”. Neste sentido apelou à manutenção de cuidados, como a higienização, e referiu que a máscara continuará a ser obrigatória nos lares de idosos e em todos os serviços de saúde, como hospitais.
O ministro deixou ainda “neste contexto de regresso à normalidade”, um agradecimento ”aos portugueses pela adesão ao programa de vacinação", revelando que "desde o início de setembro e até ao dia de hoje, mais de 450 mil pessoas" foram vacinadas com a segunda dose de reforço, e outros dois: às Forças Armadas ,pelo “inestimável apoio”, e aos “milhares de profissionais do SNS”.
Questionado pelos jornalistas, o ministro da Saúde esclareceu que apesar deste alívio, e “se ao contrário do que esperamos houver um novo agravamento, voltaremos a tomar medidas de proteção mais intensas”.
Além de Manuel Pizarro, estiveram presentes na conferência de imprensa do Conselho de Ministros o secretário de Estado da Presidência, André Moz Caldas, e o ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos.

Rt acima de 1 só o Alentejo 'escapa'
Segundo o relatório semanal do INSA sobre a evolução da covid-19, o Rt - que estima o número de casos secundários de infeção resultantes de cada pessoa portadora do vírus – aumentou ligeiramente de 1,02 para 1,06 a nível nacional.
De acordo com o documento, as sete regiões do país estão agora com um Rt superior a 1, sendo mais elevado na Madeira (1,40), seguindo-se os Açores (1,31), o Algarve (1,11), Lisboa e Vale do Tejo (1,08), o Norte (1,06), o Alentejo (1,04) e o Centro (1,01).
O Alentejo foi a única região que manteve o valor do Rt em relação à semana anterior, tendo as restantes seis regiões registado um aumento do valor médio deste indicador.

Ana Lemos / SIC Notícias

Imprensa holandesa divulga alegados abusos sexuais cometidos por D. Ximenes Belo

Jornal “De Groene Amsterdammer” refere que os alegados casos terão começado ainda antes de Carlos Filipe Ximenes Belo ser nomeado bispo, na década de 1980. Primeiras denúncias terão surgido já em 2002, ano em que resignou.
O jornal holandês “De Groene Amsterdammer” publicou esta quarta-feira testemunhos de alegadas vítimas de abusos sexuais cometidos, quando eram menores, durante vários anos, pelo ex-administrador apostólico de Díli e Nobel da Paz, D. Carlos Ximenes Belo.
Na sua edição "online", o jornal explica ter ouvido várias vítimas e vinte pessoas com conhecimento do caso, incluindo "individualidades, membros do Governo, políticos, funcionários de organizações da sociedade civil e elementos da Igreja".
"Mais de metade das pessoas (ouvidas) conhecem pessoalmente uma vítima dos abusos e outros têm conhecimento do caso. O ‘De Groene Amsterdammer’ falou com outras vítimas que recusaram contar a sua história nos media", refere a jornalista Tjirske Lingsma.
"O Paulo e o Roberto", as duas alegadas vítimas entrevistadas para o artigo, "conhecem outras vítimas", refere o jornal, um dos principais semanários do país.
O jornal holandês refere que os alegados abusos terão começado ainda antes de Ximenes Belo ser nomeado bispo, quando era superior nos Salesianos de Dom Bosco, em Díli, na década de 1980.
Os timorenses citados no artigo referem alegados abusos cometidos na década de 1990. Hoje com 42 anos, Paulo, identificado como uma das vítimas, alega que quando ainda era menor foi alvo de abusos sexuais na casa de Ximenes Belo, a troco de dinheiro.
O jornal explica ainda que as primeiras investigações a este alegado abuso remontam a 2002, quando um timorense denunciou que o seu irmão era vítima de abusos.
Em novembro desse ano, Ximenes Belo anunciou a sua resignação do cargo, alegando, problemas de saúde e a necessidade de um longo período de recuperação.

"Não tenho conhecimento de algum inquérito contra Ximenes Belo"
Renascença tentou contactar vários responsáveis da Igreja de Timor e o próprio D. Ximenes Belo, 74 anos, até agora sem sucesso.
Antes de ser nomeado bispo, D. Carlos Filipe Ximenes Belo era sacerdote salesiano. Quando deixou a diocese de Dili, passou a viver em Portugal. Ao que apurámos, neste momento, encontra-se a residir na região de Lisboa, mas já não numa casa salesiana.
Contactada pela Renascença, a Província Portuguesa dos Salesianos não quis comentar as notícias vindas agora a público, remetendo eventuais explicações para a Nunciatura Apostólica em Lisboa - a representação diplomática do Vaticano -, sublinhando que D. Ximenes já não pertence à congregação, o que acontece sempre nestas circunstâncias: um bispo deixa de dever obediência à instituição religiosa a que está ligado.
Já José Luis Guterres, antigo ministro dos Negócios Estrangeiros de Timor, ouvido pela Renascença, assegura que nunca teve "conhecimento de que tenha havido algum inquérito ou alguma investigação da parte das autoridades, quer da procuradoria ou outros organismos da Igreja Católica" sobre a acusação que "estão a atribuir ao nosso querido bispo Ximenes Belo".
"Quem acusa deve apresentar provas. Aqui em Timor, eu não tenho conhecimento que tenha havido algum inquérito contra o bispo Ximenes Belo", reforça.
Também contactada pela Renascença, fonte judicial portuguesa que trabalhou no aparelho de justiça timorense assegura não ter conhecimento de qualquer inquérito judicial durante a primeira década do séc. XXI.

Anabela Góis, Ângela Roque, Marina Pimentel, Cristina Nascimento (RR)/Lusa
Imagem: RR

 

Proença-a-Nova | Universidade Sénior de Proença-a-Nova com novas disciplinas

 

Ciência no dia-a-dia, Educação Emocional, Memórias de Proença-a-Nova, Fotografia, Ténis e Meditação e Técnicas de Relaxamento, Treino Funcional são as novas disciplinas da Universidade Sénior de Proença-a-Nova, as quais se juntam às existentes: Psicologia e Bem-estar, Química na cozinha, Jornalismo, Treino Funcional e Respiração, Memórias de Proença-a-Nova, Música, Escrita Criativa, Literatura, Cultura Geral, Informática e Pintura.

As matrículas encontram-se a decorrer na Casa das Associações em Proença-a-Nova e no edifício da União de Freguesias de Sobreira Formosa e Alvito da Beira ou no site do Município, onde também podem ser consultados os horários dos respetivos polos. Também novos professores voluntários devem formalizar a sua disponibilidade através do preenchimento da respetiva ficha, de forma a enriquecer o calendário escolar deste projeto - não é necessário ter formação superior, apenas experiência na área a lecionar.

O arranque oficial do novo ano letivo está marcado para dia 13 de outubro, dia em que será inaugurada a exposição de pintura com os trabalhos realizados pelos alunos da disciplina de Pintura no ano letivo anterior, assim como a apresentação do livro de Escrita Criativa. Neste dia será ainda apresentada uma peça de teatro protagonizada pelo grupo de Teatro Atrapalharte.

Destinada a pessoas com mais de 50 anos, a mensalidade da USPN é de 5,20€, independentemente do número de disciplinas frequentadas. Paralelamente à atividade letiva, os alunos participam ainda em visitas de estudo promovidas pelas diferentes disciplinas, workshops, conferências e outras iniciativas que cumprem o principal objetivo da Universidade Sénior: o envelhecimento ativo através da aprendizagem informal e do convívio entre todos os participantes.



Cantanhede | Ano letivo 2022/2023: Município investe mais de 1,6 milhões em refeições e transportes escolares

 

A Câmara de Cantanhede investiu, no presente ano letivo, cerca de 1 milhão de euros em refeições escolares, montante que acresce aos cerca de 671 mil euros gastos com o transporte de alunos, o que perfaz um valor global de investimento superior a 1,6 milhões de euros para 2022/2023 nestes dois domínios.

No que diz respeito às refeições escolares, estima-se que 3.600 alunos recorram aos refeitórios dos estabelecimentos de ensino do concelho, 3 dos quais de gestão direta do Município – Escola Secundária Lima-de-Faria, Escola Básica Carlos Oliveira e Agrupamento de Escolas Gândara Mar - e os restantes em regime de concessão.

A política educativa do Município de Cantanhede assenta em duas premissas: uma educação de qualidade e a garantia de acesso à educação de todas as crianças e jovens, independentemente das circunstâncias e condições socioeconómicas, assegurando que não fica ninguém para trás”, garante o vice-presidente da Câmara Municipal, Pedro Cardoso, adiantando que o valor investido nas refeições e transportes escolares contribuem para “a promoção do sucesso educativo, capaz de formar cidadãos qualificados e competentes”.

O investimento municipal nos transportes escolares é de 671.717,17 euros, montante que além dos transportes regulares prevê outros entre casa e escola para alunos com necessidades de saúde especiais, inclusivamente para unidades de referência sitas noutros concelhos (Mira e Coimbra).

A mobilidade dos alunos com necessidades específicas continua a ser assegurada por duas empresas de transportes públicos (táxis e transportadoras), complementada pela rede de transportes urbanos de Cantanhede, que dá resposta aos que frequentam estabelecimentos de ensino da cidade.

A grande maioria dos alunos do concelho usufrui das refeições e transportes escolares, nas suas diversas tipologias, considerando-se um universo de cerca de 4 mil alunos, distribuídos por 14 jardins-de-infância da rede pública, 17 escolas do 1.º ciclo, 3 escolas básicas dos 2.º e 3.º ciclos e 1 escola secundária.

Águeda | Escola provisória das Chãs está a funcionar em pleno

 Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares comprova qualidade e segurança das instalações provisórias da escola que acolhe, este ano, 190 alunos

As obras de adaptação do edifício da Fundação Comendador António Soares Almeida Roque e Família para acolhimento provisório dos alunos da Escola Básica (EB) 1 de Águeda (Chãs) foram concluídas a tempo do início do ano letivo. Para comprovar a segurança e o cumprimento das regras legais necessárias ao funcionamento do espaço, a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) visitou e inspecionou o espaço, no dia 21 de setembro, tendo validado a sua utilização sem qualquer tipo de constrangimento.
“A técnica indicada pela DGEstE visitou as instalações onde se encontra a funcionar, provisoriamente, a Escola das Chãs, no sentido de fiscalizar e atestar toda a intervenção de adaptação realizada e elogiou o trabalho executado e as condições encontradas neste que será um equipamento escolar de transição enquanto as obras de melhoramento estão a decorrer”, disse Marlene Gaio, Vereadora da Educação da Câmara de Águeda, salientando que as obras de adaptação do edifício da Fundação para acolher as salas de aula e demais espaços de funcionamento escolar foram realizadas em tempo recorde, com a máxima qualidade e segurança.
Tal como desejado desde o início, este processo de relocalização da unidade escolar decorreu com “serenidade e tranquilidade para alunos, pais, docentes e não docentes”, sublinhou Marlene Gaio que reiterou o agradecimento à direção da Fundação pela cedência de parte do edifício para este fim.
Recorde-se que EB1 de Águeda (Chãs) vai ser requalificada e ampliada, num investimento do Município de Águeda de 484.739,27 euros (acrescidos de IVA), com um prazo de execução de 240 dias.
A obra implica o tratamento, reparação e impermeabilização e pintura das paredes exteriores e interiores, assim como a reparação e isolamento térmico do telhado e cobertura do edifício. Será ainda feita uma remodelação e reestruturação do logradouro existente, para que fique mais apelativo e acessível.

Ana Sofia Pinheiro

Ex-treinador do Rio Ave acusado de assédio sexual por jogadoras

Mensagens terão começado na pré-temporada 2020-21, com a chegada de Miguel Afonso para orientar a recém-formada equipa sénior.
O treinador Miguel Afonso é acusado de assédio de sexual por algumas jogadoras do Rio Ave, equipa que treinou na época 2020/21.
O técnico, que treina agora a equipa feminina do Famalicão, terá trocado algumas mensagens íntimas com jogadoras com idade entre os 18 e os 20 anos, solicitando fotos e vídeos, avança o Público.
Contatado pelo jornal, Miguel Afonso recusou-se a comentar, dizendo apenas: "Não sei onde querem chegar com isso e que tipo de conversas são essas."
Uma das atletas conta que partilhou a situação com os pais e que, depois de ter dado disso conhecimento ao treinador, começou a sentir-se prejudicada, acabando por não ser convocada para o primeiro jogo oficial da temporada e por ser relegada para os escalões de formação do Rio Ave.
Numa outra situação, escreve o jornal, o treinador foi confrontado pelo namorado de uma das jogadoras alvo destas mensagens, mas Miguel Afonso "disse tratar-se de uma brincadeira e pediu desculpas".
O Famalicão terá sido informado da situação depois de o contratar e defende agora que a questão está resolvida, mas não quis prestar declarações ao jornal.
O jornal refere ainda que a promoção de Miguel Afonso a um clube da primeira divisão nacional de futebol feminino "deixou surpreendidas muitas jogadoras e outros agentes desportivos" que tiveram conhecimento da situação e acrescenta que a direção do Famalicão foi informada, mas "nada fez até ao momento".
Desde julho que os regulamentos da FPF preveem punições para os casos de assédio. Este é o primeiro caso do género a ser conhecido no país.

RR

Sopas quentinhas e boas! No Salão da Junta de Freguesia dos Carapelhos

 

Nesta época do ano... não pode ser melhor. O que é produzido pelos nossos agricultores é do melhor que à.


Identificados novos mecanismos no combate a infeções ligadas à covid-19

 A aspergilose pulmonar associada à gripe e à covid-19 afeta entre 15 a 20% dos pacientes graves diagnosticados com estes vírus. A dificuldade de diagnóstico e a elevada taxa de mortalidade associada a esta condição levou a uma parceria entre o Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS) da Escola de Medicina da Universidade do Minho e os Hospitais Universitários de Leuven (Bélgica). O objetivo da equipa foi aprofundar o tema e identificar os mecanismos envolvidos neste processo.
Na UMinho, os investigadores Samuel Gonçalves e Cristina Cunha, coordenados por Agostinho Carvalho, caraterizaram o perfil de expressão génica e das proteínas inflamatórias de 169 doentes críticos com gripe ou covid-19. Foi possível observar uma regulação negativa de genes importantes ligados ao combate destas coinfecções, levando a uma evolução mais acelerada desta patologia, deixando assim um tempo limitado para realizar um tratamento.
O trabalho agora publicado na reputada revista “The Lancet Respiratory Medicine” revelou uma quebra em “dois momentos importantes no que toca à imunidade antifúngica: o dano na barreira epitelial e a capacidade destas células em eliminar o fungo”, explica Agostinho Carvalho. “Com as abordagens que nos propusemos, identificámos mecanismos que podem, potencialmente, ser alvos de novas imunoterapias”, acrescenta o investigador.
A velocidade de desenvolvimento da patologia condiciona as terapias antifúngicas já existentes. Um dos objetivos do estudo é obter um perfil individualizado destes doentes para realizar uma intervenção direta no sistema imunitário, potenciando o combate da aspergilose pulmonar. O trabalho é cofinanciado pela Fundação “la Caixa”, Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), Fundação de Investigação da Flandres, Coronafonds e FEDER/Horizonte 2020.
A aspergilose pulmonar é doença pulmonar obstrutiva crónica em que se desenvolve uma reação alérgica ao fungo Aspergillus, existente no ar que respiramos. Afeta milhares de doentes todos os anos em Portugal e mais de 250 milhões em todo o mundo.
 
Universidade do Minho

Investigadora da Universidade do Minho premiada por desenvolver um substituto ósseo bioativo

 Helena Pereira, aluna do doutoramento em Líderes para as Indústrias Tecnológicas da Escola de Engenharia da Universidade do Minho e do Programa MIT-Portugal, foi premiada no VI Concurso Pitch de Investigação do Grupo Compostela de Universidades, na Suíça, por apresentar um novo substituto ósseo com materiais bioativos, que pode ser absorvido pelo corpo humano e permitir a fase natural de regeneração óssea, melhorando a vida dos pacientes. O projeto está na fase exploratória e com testes in vitro nos laboratórios do Centro de Microssistemas Eletromecânicos da Universidade do Minho (CMEMS), em Guimarães.
O osso é o segundo tecido mais transplantado do mundo e estima-se que 1,5 milhões de pessoas por ano sofrem uma fratura devido a doenças ósseas, com custos significativos para os sistemas de saúde, explica Helena Pereira. O problema afeta em especial os seniores e a Organização Mundial de Saúde prevê que no ano 2050 haja dois mil milhões de pessoas com mais de 60 anos.
Helena Pereira está a utilizar fosfatos de cálcio degradáveis, combinando hidroxiapatita e beta-tricálcio de fosfato, para obter um substituto com dissolução controlada, compatível com a taxa de regeneração óssea, e elevadas propriedades mecânicas, equivalentes às do osso. Isso permite evitar perda óssea, nova cirurgia, imunorreações e outras complicações ligadas a tratamentos comuns. Por exemplo, substitutos sintéticos com titânio, cobalto e crómio têm revelado problemas como libertação de ferro e excessiva rigidez.
“O meu objetivo é criar um produto que se dissolva ao longo dos anos com base em material bioativo; ao mesmo tempo que o osso se regenera, o produto dissolve-se”, explica. O fosfato de cálcio já é usado como substituto ósseo, em pessoas com pouco osso. A presente solução funciona como um implante de fosfatos, pois, além de dissolver à taxa de regeneração do osso e de forma controlada, tem propriedades mecânicas equivalentes às do osso. “Essa é a minha principal inovação, graças a uma combinação dos fosfatos de cálcio e do processo de manufatura”, realça a cientista do CMEMS, que está a preparar um pedido de patente e espera que a sua tecnologia venha a consolidar-se e a generalizar-se no mercado.
Nascida em Fafe há 31 anos, Helena Pereira é licenciada em Ciências Biomédicas pela Universidade da Beira Interior, mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade do Minho e está a ser orientada no doutoramento pelos professores Filipe Samuel Silva, da Universidade do Minho, e Georgina Miranda, da Universidade de Aveiro. Fez ainda parte da equipa vencedora do concurso de ideias de negócio SpinUM 2019, com a tecnologia “beWOODful” que trata e impregna cor na madeira, e obteve agora o 3º prémio do concurso de vídeos científicos do Grupo Compostela, com a apresentação “Guided absorption bone substitutes”
 
Universidade do Minho

Descobertos dois raros super-mercúrios no mesmo sistema

 Ao observar o sistema HD 23472 com o espectrógrafo ESPRESSO (ESO), uma equipa, liderada pela investigadora do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) Susana Barros (IA & Dep. de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto), encontrou três super-terras e dois super-mercúrios. Este último tipo de exoplaneta ainda é muito raro – contando com os dois agora descobertos, só se conhecem oito super-mercúrios.
O objetivo desta investigação, agora publicada na revista Astronomy & Astrophysics, era caracterizar a composição de planetas pequenos e compreender como esta pode mudar com a localização e temperatura do planeta, e como está relacionada com as propriedades da estrela-mãe. Susana Barros explica que a equipa pretendia: “estudar a transição entre ter ou não ter uma atmosfera, o que pode estar relacionado com a evaporação provocada pela irradiação da estrela”.
“A equipa descobriu que o sistema tem três super-terras com uma atmosfera significativa e, surpreendentemente, dois super-mercúrios, que são também os planetas mais próximos da estrela”, conclui Susana Barros.
Dos cinco exoplanetas do sistema HD 23472, três dos quais têm massas menores do que a Terra. Estes são dos exoplanetas mais leves, cujas massas foram medidas recorrendo ao método das velocidades radiais, algo que só se tornou possível graças à grande precisão do espectrógrafo ESPRESSO, instrumento com bandeira portuguesa instalado no Very Large Telescope (VLT) do Observatório Europeu do Sul (ESO), no Chile. E a presença de não um, mas dois super-mercúrios, deixou na equipa uma vontade de querer aprofundar mais o assunto.
O planeta Mercúrio, no Sistema Solar, tem um núcleo relativamente maior e um manto relativamente mais pequeno do que os outros planetas, mas não se sabe porquê. Algumas das explicações possíveis envolvem grandes colisões, que teriam arrancado parte do manto do planeta, ou devido à sua alta temperatura, parte do manto de Mercúrio poderá ter evaporado. Surpreendentemente, outros exoplanetas com as mesmas características, denominados “super-mercúrios”, foram recentemente descobertos a orbitar outras estrelas.
Barros acrescenta: “Pela primeira vez descobrimos um sistema estelar com dois super-mercúrios. Isto dá-nos pistas acerca da formação destes planetas, o que nos pode ajudar a excluir algumas hipóteses. Por exemplo, se um impacto grande, o suficiente para criar um super-mercúrio, já é bastante improvável, dois desses impactos são praticamente impossíveis. Continuamos sem saber como este tipo de planetas se forma, mas parece estar relacionado com a composição da estrela-mãe. Este sistema pode-nos ajudar a descobrir.”
Outro dos membros da equipa, Olivier Demangeon (IA & DFA-FCUP), comenta: “Para compreender como é que estes dois super-mercúrios se formaram será necessário uma melhor caracterização da composição destes. Como estes planetas têm diâmetros menores do que a Terra, os instrumentos atuais não têm resolução suficiente para medir a composição da superfície, ou até a existência de uma potencial atmosfera. O futuro Extremely Large Telescope (ELT) e o seu espectrógrafo de primeira geração ANDES irão ter, pela primeira vez, tanto a sensibilidade, como a precisão necessárias para tentarmos fazer essas observações”.
Mas o grande objetivo é encontrar outra Terra: “A existência de atmosfera dá-nos pistas acerca da formação e evolução deste sistema, e também tem implicações na habitabilidade dos planetas. Eu gostaria de estender este tipo de estudos a planetas com períodos mais longos, que têm temperaturas mais amenas”, diz Barros.
A participação do IA no ESPRESSO faz parte de uma estratégia mais abrangente para promover a investigação em exoplanetas em Portugal, através da construção, desenvolvimento e definição científica de vários instrumentos e missões espaciais, como a missão Cheops (ESA), já em órbita. Esta estratégia irá continuar durante os próximos anos, com o lançamento do telescópio espacial PLATO (ESA), a missão Ariel (ESA) e a instalação do acima referido espectrógrafo ANDES, no maior telescópio da próxima geração, o ELT (ESO).
 
Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço

Astrónomos detectam bolha de gás quente em torno do buraco negro supermassivo da Via Láctea

 Com o auxílio do Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), os astrónomos descobriram sinais de um ”ponto quente” em órbita de Sagitário A*, o buraco negro no centro da nossa Galáxia. Esta descoberta ajuda-nos a compreender melhor o meio enigmático e dinâmico que rodeia o nosso buraco negro supermassivo.
Pensamos estar a ver uma bolha de gás quente em torno de Sagitário A*, numa órbita semelhante em tamanho à do planeta Mercúrio, mas que completa uma volta em cerca de 70 minutos. Para que isso aconteça a velocidade a que se desloca tem que ser enorme, cerca de 30% da velocidade da luz!” explica Maciek Wielgus do Instituto Max Planck de Rádio Astronomia em Bona, na Alemanha, que liderou este estudo publicado na revista da especialidade Astronomy & Astrophysics.
As observações foram obtidas com o ALMA nos Andes chilenos — um rádio telescópio que pertence parcialmente ao Observatório Europeu do Sul (ESO) — durante uma campanha levada a cabo pela Colaboração EHT (Event Horizon Telescope) destinada a obter imagens de buracos negros. Em Abril de 2017, o EHT juntou oito rádio telescópios existentes no mundo inteiro, incluindo o ALMA, para obter dados que resultaram na primeira imagem de Sagitário A*, recentemente divulgada. Para calibrar os dados EHT, Wielgus e colegas, que são membros da Colaboração EHT, utilizaram dados do ALMA obtidos na mesma altura que as observações EHT de Sagitário A*. Para surpresa da equipa, havia mais pistas escondidas nas medições obtidas apenas com o ALMA sobre a natureza do buraco negro.
Por acaso, algumas das observações tinham sido realizadas pouco depois de uma explosão de energia de raios X emitida a partir do centro da nossa Galáxia, a qual tinha sido detectada pelo Telescópio Espacial Chandra da NASA. Pensa-se que este tipo de explosões, observadas anteriormente por telescópios infravermelhos e de raios X, estejam associadas aos chamados “pontos quentes”, bolhas de gás quente que se deslocam a altas velocidades em órbitas muito próximas do buraco negro.
O que é mesmo novo e interessante é o facto destas explosões estarem, até agora, apenas claramente presentes em observações infravermelhas e de raios X de Sagitário A*. Estamos, pela primeira vez, a ver fortes indicações de que pontos quentes a orbitar o buraco negro também estão presentes em observações rádio,” disse Wielgus, também afiliado ao Centro Astronómico Nicolau Copérnico, Polónia, e à Iniciativa Buraco Negro da Universidade de Harvard, EUA.
Talvez estes pontos quentes detectados nos comprimentos de onda do infravermelho sejam uma manifestação do mesmo fenómeno físico: à medida que arrefecem, os pontos quentes que emitem no infravermelho tornam-se visíveis a comprimentos de onda maiores, como os observados pelo ALMA e pelo EHT”, acrescenta Jesse Vos, estudante de doutoramento na Universidade Radboud, Países Baixos, também envolvido neste estudo.
Pensou-se durante muito tempo que estas explosões teriam origem nas interações magnéticas do gás muito quente que orbita muito próximo de Sagitário A* e, de facto, estes novos resultados apoiam esta ideia. “Descobrimos agora evidências fortes para uma origem magnética destas explosões e as nossas observações dão-nos pistas sobre a geometria do processo. Os novos dados são extremamente úteis na construção de uma interpretação teórica destes eventos,” diz a co-autora Monika Mościbrodzka da Universidade Radboud.
O ALMA permite aos astrónomos estudar emissão rádio polarizada de Sagitário A*, a qual pode ser usada para investigar o campo magnético do buraco negro. A equipa utilizou estas observações juntamente com modelos teóricos para aprender mais sobre a formação do ponto quente e o ambiente em que se encontra, incluindo o campo magnético que rodeia Sagitário A*. Este trabalho de investigação coloca limites mais fortes na forma deste campo magnético do que os conseguidos em observações anteriores, ajudando os astrónomos a descobrir a natureza do nosso buraco negro e seus arredores.
As observações confirmam algumas das descobertas anteriores feitas com o auxílio do instrumento GRAVITY montado no Very Large Telescope (VLT) do ESO, que observa no infravermelho. Tanto os dados do GRAVITY como os do ALMA sugerem que a explosão tem origem num nodo de gás que orbita em torno do buraco negro a cerca de 30% da velocidade da luz na direção dos ponteiros do relógio no céu, com a órbita do ponto quente quase de face para nós.
No futuro deveremos ser capazes de seguir pontos quentes ao longo de várias frequências, usando observações coordenadas multi comprimentos de onda, obtidas tanto com o GRAVITY como com o ALMA — o sucesso de tal esforço seria um verdadeiro marco na nossa compreensão da física das explosões no Centro Galáctico,” diz Ivan Marti-Vidal da Universidade de Valência, Espanha, co-autor do estudo.
A equipa espera também conseguir observar diretamente com o EHT os nodos de gás, para investigar cada vez mais perto do buraco negro e aprender mais sobre ele. “Talvez um dia estejamos confortáveis o suficiente para dizer que “sabemos” o que se passa em Sagitário A*,” conclui Wielgus.
 
Observatório Europeu do Sul

Vagos celebrou o Dia Mundial do Turismo com três experiências turísticas

A Câmara de Vagos associou-se ao Dia Mundial do Turismo, que se celebrou no dia 27 de setembro, e proporcionou, de forma gratuita e ao longo do dia, três experiências turísticas com visitas guiadas, ao Santuário de Vagos e à Azenha da Ti Luísa, e uma aula de surf, dinamizada pela ASV - Associação de Surfistas de Vagos. 
A visita guiada ao Santuário de Vagos contou com a colaboração da Paróquia de Vagos, com a disponibilização de uma guia local, a D. Eduarda Rei, que contou a história, as diversas lendas e tradições associadas a este lugar de fé. A visita à Azenha da Ti Luísa, situada no Boco, recentemente classificada como Aldeia de Portugal, foi acompanhada pelo respetivo proprietário, o Sr. Alfredo, que, mais uma vez, encantou todos com o seu conhecimento sobre a história do local e sobre molinologia.
O Dia Mundial do Turismo (WTD) celebra-se desde 1980, no dia 27 de setembro. Este dia foi escolhido por ser a data em que, no ano de 1970, entraram em vigor as diretivas que são consideradas como mais marcantes para o turismo global.
Este ano, a temática associada ao Dia Mundial do Turismo é “Repensar o Turismo” e volta a focar no futuro. À medida que a recuperação do turismo está em andamento, e com base no reconhecimento político e público sem precedentes para o setor, a Organização Mundial do Turismo (OMT) destaca a oportunidade de repensar como fazemos turismo.
Isto significa, segundo a OMT, “colocar as pessoas e o planeta em primeiro lugar e reunir todos, desde governos e empresas até comunidades locais, em torno de uma visão partilhada para um setor mais sustentável, inclusivo e resiliente”.