sábado, 14 de agosto de 2021

Benfica vence Arouca antes de receber PSV para a Champions

Arouca jogou desde os oitos minutos reduzido a 10.

O Benfica venceu este sábado o Arouca por 2-0, com golos de Luca Waldschmidt e Yaremchuk. O resultado do jogo referente à segunda jornada do campeonato foi construído na primeira parte.

Depois do triunfo sobre o Spartak Moscovo, o Benfica regressou à Luz para a receção ao Arouca. Jorge Jesus surpreendeu e fez várias alterações na equipa, optando por mudar também o sistema tático.

O principal destaque estava no ataque, com a titularidade do reforço ucraniano Yaremchuk. E o jogador ex-Dínamo de Kiev esteve em destaque logo nos minutos iniciais.

Yaremchuk importunou a ação do guardião do Arouca, Vítor Braga, à entrada da área. O guarda-redes forasteiro foi ao chão e agarrou a bola com as mãos, o que não passou despercebido ao árbitro Manuel Mota. O juiz da partida mostrou vermelho direto, deixando o Arouca reduzido a dez unidades.

Depois da revisão das imagens televisivas, o VAR confirmou a decisão de Manuel Mota. Na sequência desta falta, Waldschmidt esteve perto de concretizar o livre direto.

Durante 38 minutos, Vlachodimos foi um mero espetador. O guardião encarnado assistiu ao domínio inegável da equipa encarnada e, depois de um contra-ataque, João Mário pegou na bola a meio campo, Yaremchuk fugiu pelo flanco esquerdo, tirou um adversário do caminho e serviu, no lado oposto, Waldschmidt que apontou o primeiro golo no jogo.

Em cima do intervalo, os encarnados aumentaram a vantagem na partida e desta vez o protagonista foi mesmo Yaremchuk. O avançado ucraniano apareceu sozinho na área, correspondendo da melhor forma a um cruzamento quase perfeito de Pizzi.

Nos descontos da primeira parte, o Benfica concedeu espaço ao Arouca, que assustou Vlachodimos. O guardião evitou um golo certo. Também Gilberto esteve em evidência, fazendo cortes importantes perto da baliza das águias.

Na segunda parte e com vantagem numérica e no marcador, o Benfica entrou da mesa forma, com muita presença no meio campo adversário. Aos 50 minutos, João Mário, o pensador do jogo encarnado, ensaiou um remate de meia distância que passou perto da baliza arouquense.

A partir daqui, Jorge Jesus, a pensar no compromisso do play-off para a Champions, optou por começar a poupar algumas peças fulcrais. João Mário, um dos melhores durante a primeira parte, foi ovacionado.

Pouco depois, foi a vez de Gilberto dar o lugar a André Almeida que regressou à competição após uma longa recuperação de 10 meses.

Na reta final do encontro, e já com Gonçalo Ramos no ataque, o menino formado no Seixal teve oportunidade de marcar, mas o seu remate embateu com estrondo no poste da baliza do Arouca, que se limitava a defender.

Aos 82 minutos, Waldschmidt apareceu na área e a Luz gritou golo. No entanto, o alemão estava em posição irregular.

TSF

Mais de 130 bombeiros e oito meios aéreos combatem chamas em Nisa

Um incêndio deflagrou hoje ao final da tarde em Arez, no concelho de Nisa (Portalegre), numa área de pasto e eucaliptal, e já mobiliza mais 130 bombeiros e oito meios aéreos, revelou a Proteção Civil.

O Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Portalegre explicou à agência Lusa que o alerta para o fogo foi dado aos bombeiros às 18:09.

"É um incêndio em pasto e povoamento de eucaliptos, que está a arder com alguma intensidade", disse a mesma fonte, frisando que, por volta das 18:35, não havia "habitações em perigo".

Para o local já foram mobilizados 134 operacionais, apoiados por 27 veículos e oito meios aéreos, incluindo aviões bombardeiros e helicópteros de combate a incêndios.

De acordo com a página de Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, nos primeiros 20 minutos de incêndio já se encontravam mais de 80 operacionais envolvidos na operação de combate às chamas.

Lusa

Maurício Moreira vence na Senhora da Graça e Amaro Antunes segura amarela

O uruguaio Mauricio Moreira (Efapel) foi hoje o primeiro na Senhora da Graça, na nona e penúltima etapa da Volta a Portugal em bicicleta, aproximando-se da camisola amarela, que continua com Amaro Antunes (W52-FC Porto).

Após os 145,5 quilómetros entre Boticas e o Monte Farinha, em Mondim de Basto, Moreira cortou a meta em 3:47.36 horas, menos oito segundos do que Amaro Antunes e 14 do que Joni Brandão (W52-FC Porto).

Na geral, Antunes, vencedor em 2020, tem 42 segundos de avanço sobre Mauricio Moreira e 55 do que Frederico Figueiredo (Efapel).

A 82.ª edição da Volta a Portugal termina no domingo, com um contrarrelógio de 20,3 quilómetros em Viseu.

Fonte: Lusa

 e Imagem: TSF


PCP avisa que recuperação da pandemia deve ser feita “além da propaganda”

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, considerou hoje que Portugal precisa de recuperar económica e socialmente depois da pandemia de covid-19, mas alertou para a necessidade de esse trabalho ser feito "além da propaganda".

Num discurso proferido em Silves, no distrito de Faro, onde participou num almoço comício ao ar livre, que serviu também para fazer a apresentação de candidatos autárquicos da CDU a alguns concelhos do barlavento algarvio, Jerónimo de Sousa apelou ao voto na CDU nas eleições autárquicas de 26 de setembro, por ser a única força capaz de contrariar as políticas conservadoras que têm sido praticadas por PS, PSD e CDS-PP na última década.

Jerónimo de Sousa considerou que essas forças partidárias têm como "verdadeiros objetivos" a criação de "uma política mais agressiva de aprofundamento da exploração dos trabalhadores e do povo", e que só a opção pela CDU pode contrariar esse caminho.

É preciso pôr em marcha a recuperação do país. Recuperar os atrasos, alguns de anos e os problemas mais recentes no plano social, na economia, nos domínios da saúde, da educação e da cultura, lá no conjunto dos setores onde fizeram sentir as consequências da situação epidémica. Nesta necessidade de recuperar o país e promover o seu desenvolvimento, é preciso ir para além da propaganda", afirmou o dirigente político.

Jerónimo de Sousa considerou que "há muita propaganda no ar e muito anúncio de medidas e de pacotes de medidas" por parte do Governo PS, sem concretização e sem ir ao cerne dos problemas", e acusou os partidos de direita de terem uma atitude de "demagogia e muita lágrima de crocodilo, de falso choradinho", para "disfarçar os seus verdadeiros objetivos" de "exploração dos trabalhadores e do povo".

"Há muita propaganda à volta do Programa de Recuperação e Resiliência [PRR], há muito anúncio de milhões que somados nem três bazucas chegava para lhes dar cobertura. Há muita propaganda dirigida ao social e ao investimento público, mas são cada vez mais visíveis as garantias dadas aos projetos do grande capital e dos grupos económicos", criticou.

O secretário-geral do PCP lamentou que, "em vez de se pensar em produzir" em Portugal, os planos do Governo apostem em "comprar já feito, sejam navios, sejam comboios", quando "podíamos fazer cá".

"Nós dizemos claramente aos portugueses que, a manterem-se as mesmas políticas do passado de PS, PSD e CDS, não há PRR ou bazuca de milhões, se quiserem assim chamar-lhe, que nos valha", argumentou ainda o secretário-geral do PCP.

Depois de participar no almoço comício em Silves, onde a Câmara tem maioria CDU e foi apresentada também a candidatura da atual presidente, Rosa Palma, a um terceiro mandato, Jerónimo de Sousa segue para Vila Real de Santo António, para participar no jantar que servirá também para fazer a apresentação de candidatos da coligação formada pelo PCP e pelo PEV a autarquias do sotavento algarvio.

Lusa


Jovens de 16 e 17 anos veem na vacina um passaporte para a liberdade

Bianca, Pedro e Filipe vacinaram-se hoje contra a covid-19 em Loures, fazendo parte das estatísticas dos mais de 160 mil jovens de 16 e 17 anos que se inscreveram para serem vacinados este fim de semana.

Bianca chegou ao Centro de Vacinação de Loures acompanhada pela irmã, enquanto Pedro veio com os pais e Filipe esteve sempre sozinho. Os três revelaram à Lusa que esperam que a vacina seja o passaporte para o regresso a uma vida mais tranquila, com menos medo de apanhar a doença e de transmitir o vírus.

Filipe Cavaca esteve quinze dias fechado no seu quarto em isolamento profilático e hoje recorda que, na altura, teve "um pouco de receio" de estar infetado com covid-19. Depois de duas semanas em suspense, o jovem de 17 anos soube que não estava infetado, mas a experiência ficou-lhe na memória.

Quando soube que os jovens de 16 e 17 anos também se podiam inscrever para serem vacinados, Filipe não hesitou. Tratou de tudo sozinho: Inscreveu-se na plataforma e hoje de manhã chegou ao centro de vacinação munido com o seu cartão de cidadão e telemóvel, onde tinha guardada a hora da vacina.

"Quando fiz o auto-agendamento fiquei um pouco ansioso", admitiu em declarações à Lusa, acrescentando que, apesar disso, nunca teve dúvidas sobre as vantagens da opção que tomou em família.

A maior parte dos seus amigos também vão ser vacinados durante este fim de semana, mas, tal como Filipe, "alguns estão ansiosos".

A ansiedade dos jovens é confirmada à Lusa por António Alexandre, diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde de Loures e Odivelas, que recorda que o centro de vacinação de Loures está a funcionar desde janeiro e agora foi a vez de abrir as portas aos mais novos, um grupo "que precisa de outro tipo de atenção".

Para António Alexandre, os jovens estão a viver "um misto de ansiedade": Por um lado "é uma ansiedade boa, porque veem uma luz ao fundo do túnel, porque veem que podem recuperar alguma da sua liberdade, mas muitos têm medo de agulhas e, por isso, temos de ter algum cuidado, mas está a correr tudo bem".

Inês Silva, de 16 anos, confirma essa "ansiedade boa" referida por António Alexandre.

"É bom sermos vacinadas porque assim podemos conviver mais, estar mais uns com os outros, sem medo de apanhar o vírus", disse à Lusa Inês, acompanhada pela irmã Bianca, a responsável por estarem as duas hoje no centro de vacinação de Loures.

Bianca Silva, de 17 anos, tomou a iniciativa de fazer o auto-agendamento para o pavilhão desportivo de Loures, que prevê receber este fim de semana cerca de 3.500 jovens que se inscreveram, além de todos aqueles que optem por tirar uma senha digital para serem vacinados na modalidade "Casa Aberta".

Segundo António Alexandre, quase 80% dos jovens do município de Loures fizeram o auto-agendamento para os centros de vacinação de Loures e Odivelas, que, este fim de semana, dão prioridade aos jovens de 16 e 17 anos.

Os mais velhos terão de vir mais tarde, como aconteceu com os filhos da família Teodoro. Pedro, de 17 anos, chegou ao centro de vacinação acompanhado pelos pais e em casa ficou o irmão mais velho que será vacinado na segunda-feira.

À Lusa, o pai Rui Teodoro explicou que decidiram acompanhar o filho por "uma questão de solidariedade familiar". "Falta o irmão mais velho, mas segunda-feira vimos com ele também", contou.

Rui Teodoro é um defensor da vacina, que espera que possa "contribuir para um regresso à normalidade" e, por isso, em família decidiram que todos seriam vacinados: "As vantagens são óbvias, a evidência científica dá-nos essa garantia".

Também Armanda Fernandes esteve hoje no centro de vacinação a acompanhar o filho mais novo, Duarte Pedroso, de 16 anos, e para a semana regressa com o mais velho, de 18 anos, que hoje também ficou em casa.

"Já vim com a minha mãe e pude sempre acompanhá-la. Isto também é novo para eles. Estão nervosos e ansiosos. Mas vai tudo correr bem", contou à Lusa a mãe, que aguardou pelo filho nas bancadas do pavilhão, de onde se conseguia ter uma panorâmica de todo o percurso de vacinação, desde a entrega dos documentos, passando pela vacinação e recobro.

O centro de vacinação de Loures contou hoje também com a visita do vice-almirante Gouveia e Melo, que disse estar "confiante" e saudou a participação dos jovens no processo de vacinação e mostrou-se satisfeito com a taxa de auto-agendamento: Inscreveram cerca de 160 mil jovens de um universo de quase 200 mil.

"Tenho uma elevada expectativa de adesão a este processo", disse o vice-almirante, contando que nos quatro centros de vacinação que visitou hoje de manhã encontrou "muita gente alegre por poder finalmente ser vacinada".

Durante a visita ao centro, o coordenador nacional da 'task -force' para Plano de vacinação distribuiu por alguns jovens um cracha igual ao que traz na manga da farda, com o desenho de uma hidra com três cabeças a comer um vírus.  As três cabeças, explicou, representam a Marinha, o Exército e Força Aérea, ou seja, as "4.700 pessoas que todos os dias estão a combater o vírus".

"Quando estes jovens vêm de forma voluntária ao processo de vacinação, eles merecem isto. Estão a fazer parte desta grande 'task-force' que está a tentar encurralar o vírus num sítio em que ele desapareça da comunidade", explicou.

Lusa

Milhares de franceses protestam contra “ditadura” do certificado

"É uma espécie de ditadura", reclamaram vários manifestantes em cidades como Paris, Marselha, Lyon Nantes ou Montepellier.

O certificado de saúde consiste num código, emitido pelas autoridades, que garante a entrada em hospitais, cinemas, museus, comboios e alguns espaços públicos.

Este documento é atribuído quando uma pessoa completou a vacinação contra a covid-19, apresenta um teste de antígeno ou PCR negativo com 72 horas de validade ou já está curada da doença.

"Estou a lutar contra esta ditadura em que a França, o país das liberdades, se tornou", afirmou um dos lideres dos protesto que partiu da Praça da Bolsa (Paris), Carlo Alberto Bursa.

Além deste, verificaram-se mais duas manifestações só na capital francesa -- uma promovida pelo partido de extrema-direita "Os Patriotas" e outra pelo movimento "Coletes Amarelos".

Nos protestos que, até ao momento não tiveram incidentes, registaram-se palavras de ordem contra a política do Presidente Emmanuel Macron.

As Galerias Lafayette, Printemps, BHV, Le Bom Marche e la Samaritaine foram alguns dos espaços abrangidos pela introdução do certificado sanitário como medida de controle, a partir de segunda-feira.

Os centros comerciais parisienses Italie 2, Centre Beaugrenelle e Vill'up bem como o centro comercial Aéroville perto do aeroporto Roissy-Charles-de-Gaulle, vão também recorrer a esta medida.

O documento terá ainda que ser apresentado nos três aeroportos de Paris -- Roissy, Orly e Le Bourget.

Na quarta-feira, o Governo estendeu o uso do passe a empresas com mais de 20.000 metros quadrados (m2), em zonas com uma taxa de incidência superior a 200 casos semanais por 100.000 habitantes.

No total, são mais de 104 os centros e lojas afetados por esta decisão, segundo uma contagem da Agência France Presse (AFP).

A covid-19 provocou pelo menos 4.333.013 mortes em todo o mundo, entre mais de 205,3 milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da AFP, divulgado na sexta-feira.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil ou Peru.

Texto Lusa

Miguel Oliveira arranca do nono lugar no GP da Áustria de MotoGP

O português Miguel Oliveira (KTM) parte no domingo da terceira fila da grelha para o Grande Prémio da Áustria de MotoGP, 11.ª prova da temporada, depois de hoje ter feito o nono melhor tempo na qualificação.

Oliveira fez a sua melhor volta já nos últimos segundos da sessão, rodando em 1.23,499 minutos, terminando a 0,856 segundos do mais rápido, o espanhol Jorge Martin (Ducati), que repetiu a 'pole position' conquistada há uma semana, precisamente neste circuito Red Bull Ring.

O francês Fábio Quartararo (Yamaha) foi segundo, a 0,034 segundos, enquanto o italiano Francesco Bagnaia (Ducati) foi terceiro, a 0,420 segundos.

O português ainda teve de passar pela primeira fase da qualificação, a Q1, onde conseguiu o apuramento para a fase seguinte, a Q2, graças ao segundo melhor registo, com 1.23,365 minutos, que até foi melhor do que o tempo realizado na Q2 e que lhe poderia ter valido o sétimo lugar.

Miguel Oliveira chega a esta 11.ª jornada do campeonato na sétima posição, com 85 pontos.

Lusa

MVI Ria de Aveiro

DSCN1242

Lorene Bazolo bate recordes nacionais dos 100 e 200 metros

A atleta Lorene Bazolo bateu hoje os recordes de Portugal dos 100 metros, que já lhe pertencia, e dos 200 metros, fixado há mais de 25 anos, durante um 'meeting' em La Chaux-de-Fonds, na Suíça.

Lorene Bazolo, que recentemente chegou às meias-finais dos 200 metros nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, correu hoje a distância em 22,64 segundos, fazendo cair a marca de 22,88, estabelecida por Lucrécia Jardim em 31 de julho de 1996, nos Jogos de Atlanta.

Na prova dos 100 metros, a atleta do Sporting marcou 11,10 segundos, melhorando pela terceira vez esta época a melhor marca nacional (11,15), que lhe pertencia desde junho passado.

Ambas as marcas, conseguidos com vento favorável de 1,8 m/s, têm de passar por um processo administrativo para poderem ser homologadas como recordes.

Lusa

Bruno Fernandes entra com ‘hat-trick’ na época 2021/22

O internacional português Bruno Fernandes estreou-se hoje com um 'hat-trick' na época 2021/22 da liga inglesa de futebol, sendo o marcador de serviço na vitória por 5-1 do Manchester United frente ao Leeds.

À passagem da meia hora de jogo, Bruno Fernandes inaugurou o marcador, após uma assistência de Paul Pogba, o internacional francês que teve interferência direta em quatro dos cinco golos da equipa da casa.

Luke Ayling empatou a partida, aos 48 minutos, mas o Mason Greenwood repôs a igualdade (52), de novo, após assistência de Pogba.

Pouco depois, em apenas seis minutos, Bruno Fernandes ampliou a vantagem, garantindo o seu primeiro 'hat-trick' em Inglaterra, marcando aos 54 e aos 60 minutos, a passes de Pogba e Lindelof, respetivamente.

Em Old Trafford, Fred fechou a contagem aos 68 minutos, de novo, após passe de Pogba, e colocou os 'reds' em igualdade pontual com o Brentford, que no regresso ao primeiro escalão 75 épocas depois, se estreou na sexta-feira na liga inglesa com um triunfo sobre o Arsenal, por 2-0 no jogo que marcou o arranque da temporada.

Lusa

Espanha: Piqué baixa salário e FC Barcelona inscreve reforços

O FC Barcelona inscreveu hoje os reforços Memphis Depay, Eric García e Rey Manaj na liga espanhola de futebol, depois de o defesa Gerard Piqué ter chegado a acordo para descer o salário, anunciou o clube.

Assim, o treinador pode contar com os jogadores para a estreia na liga espanhola, no domingo, frente à Real Sociedad, sendo que Sergio Aguero, outro dos reforços da temporada, está lesionado e estará cerca de 10 semanas de baixa.

Os problemas financeiros do FC Barcelona já impediram o clube de renovar com o argentino Lionel Messi, cujo acordo para prolongar o contrato não permitiria que os catalães cumprissem o 'fair play' financeiro da liga espanhola.

"Por outro lado, o clube continua a trabalhar conjuntamente com dois dos quatro capitães, Sergio Busquets e Jordi Alba, para adequar o salário à situação que vive atualmente o clube. Neste sentido, cabe destacar que a predisposição por parte de ambos os jogadores é total e absoluta", informou o FC Barcelona.

Na tentativa de reduzir a massa salarial, o clube já transferiu Jean-Clair Todibo (Nice), Junior Firpo (Leeds), Carles Aleñá (Getafe) e Konrad de la Fuente (Marselha), além de ter emprestado o português Francisco Trincão ao Wolverhampton.

Ainda sem solução estão os casos do defesa Samuel Untiti e dos médios Miralem Pjanic e Philippe Coutinho.

Lusa

SRCentro apela à reabertura da Extensão Saúde da Aguda

 A SRCentro da Ordem dos Enfermeiros (OE) remeteu um  ofício à Administração Regional de Sáude do Centro (ARS Centro) a solicitar reabertura imediata da extensão de saúde de Aguda, da Unidade de Saúde Familiar (USF) de Figueiró dos Vinhos.

No seguimento de um abaixo-assinado remetido à SRCentro da OE a pedir a reabertura urgente da extensão de saúde de Aguda, da Unidade de Saúde Familiar (USF) de Figueiró dos Vinhos, a SRCentro enviou ofício à Administração Regional de Saúde do Centro (ARS Centro) a solicitar a resolução célere da situação.

Realizado de forma espontânea e assinado por cerca de 400 pessoas, o documento apela à reabertura imediata deste posto de saúde, que se encontra encerrado desde Março de 2020.

Atendendo que o acesso à saúde é um direito consagrado constitucionalmente e que o intento fundamental da OE passa pela promoção e defesa “da qualidade dos cuidados de enfermagem prestados à população, bem como o desenvolvimento, a regulamentação e o controlo do exercício da profissão de enfermeiro, assegurando a observância das regras de ética e deontologia profissional” (n.º 1, artigo 3º do Estatuto da Ordem dos Enfermeiros), a SRCentro pediu à Dr.ª Rosa Maria dos Reis Marques, Presidente da ARS Centro, a averiguação do ocorrido e a rápida resolução do problema.

Numa freguesia onde a população é maioritariamente idosa, com dificuldades de deslocação acrescidas pelos poucos transportes disponibilizados, o acesso a cuidados de saúde primários tem sido adiado pelos utentes.

Com a actual fase de desconfinamento da pandemia COVID-19, não é aceitável que a prestação de outros cuidados e tratamentos de saúde seja posta em causa, deixando ainda mais fragilizados os moradores da freguesia da Aguda que aguardam, há mais de 16 meses, pela reabertura e o normal funcionamento da sua extensão de saúde.

Acredito que, a partir deste pedido de colaboração, a ARS Centro irá encetar as diligências necessárias para reabrir rapidamente a extensão de saúde da Aguda”, declarou Ricardo Correia de Matos, Presidente do Conselho Directivo da SRCentro.

 


GNR: Atividade semanal no território nacional

A GNR para além da sua atividade operacional diária, levou a efeito um conjunto de operações, em todo o território nacional, entre os dias 6 e 12 de agosto, que visaram, não só, a prevenção e o combate à criminalidade e à sinistralidade rodoviária, como também a fiscalização de diversas matérias de âmbito contraordenacional, sendo registados:

  1. Detenções: 380 detidos em flagrante delito, destacando-se:
  • 164 por condução sob o efeito do álcool;
  • 106 por condução sem habilitação legal;
  • 29 por tráfico de estupefacientes;
  • 13 por posse ilegal de armas e arma proibida;
  • Nove por furto e roubo;
  • Três por violência doméstica.
  1. Apreensões:
  • 24 277 doses de haxixe;
  • 12 009 pés de canábis;
  • 377 doses de liamba;
  • 105 doses de cocaína;
  • 113 doses de heroína;
  • 15 armas de fogo;
  • Dez armas brancas ou proibidas.
  1. Trânsito:

Fiscalização: 8 319 infrações detetadas, destacando-se:

  • 5 619 excessos de velocidade;
  • 527 por falta de inspeção periódica obrigatória;
  • 448 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei;
  • 339 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
  • 235 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização;
  • 225 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
  • 163 relacionadas com tacógrafos;
  • 161 por falta de seguro de responsabilidade civil.

GNR detém homem em Portalegre por cultivo de canábis e apreende droga

Um homem, de 53 anos, foi detido pela GNR por cultivo de canábis, no concelho de Portalegre, tendo os militares apreendido 80 doses de liamba e 12 plantas de canábis sativa, foi hoje revelado.

Em comunicado enviado à agência Lusa, o Comando Territorial de Portalegre da GNR explicou que o suspeito foi detido, na sexta-feira, pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da sede de distrito.

“No seguimento de uma denúncia por falta de limpeza de terrenos no concelho de Portalegre, os militares da Guarda deslocaram-se ao local” e “constataram que existiam diversas plantas de canábis num terreno adjacente a uma habitação”, é indicado no comunicado.

O proprietário foi identificado e detido, no decorrer das diligências policiais, tendo sido efetuada uma busca à residência e respetivos anexos.

Além das 80 doses de liamba embalada e das 12 plantas de canábis sativa, a GNR apreendeu duas embalagens de fertilizante, duas lâmpadas de sódio HPS, um telemóvel, um computador portátil e uma câmara de videovigilância.

O homem foi constituído arguido e os factos foram remetidos para o Tribunal Judicial de Portalegre, acrescentou a força de segurança.

Lusa

Empresa alemã passa a deter maioria do capital da SAD do Académico de Viseu

Uma empresa alemã, A HOBRA GmbH & Co. KG, especializada em investimentos desportivos, adquiriu a maioria do capital social da SAD do Académico de Viseu, cuja equipa de futebol compete na II Liga, anunciou hoje o clube.

A empresa concluiu a operação com o presidente e atual acionista maioritário da SAD do Académico de Viseu, António da Silva Albino, o qual se irá manter no Conselho de Administração e como Presidente do clube.

"Decidimos de forma consciente por Viseu e pelas suas pessoas. O nosso investimento está planeado como um investimento a longo prazo no futebol português e estamos entusiasmados com a missão de acompanhar o Académico de Viseu e os seus adeptos na sua trajetória futura", afirmou Mariano Maroto Lopez, administrador da HOBRA, em declarações publicadas pelo clube na sua conta numa rede social.

Por seu lado, António da Silva Albino deu conta da sua satisfação pela operação: "Estamos muito contentes por ter encontrado na HOBRA um parceiro que dê estabilidade ao Académico e com o qual o clube possa dar os próximos passos no seu desenvolvimento. Nas nossas conversas com a HOBRA chegámos rapidamente à conclusão de que a empresa e os seus representantes, com a sua abordagem de longo prazo, são uma excelente opção para o Académico e para nós".

Lusa


A maravilhosa Assunção de Nossa Senhora

 

“A Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, terminado o curso de sua vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celestial” 

Com essas imorredouras palavras, o Santo Padre Pio XII definiu o dogma da Assunção da Santíssima Virgem ao Céu em corpo e alma, solenemente proclamado no dia 1º de novembro de 1950, pela Constituição dogmática “Munificentissimus Deus”. A mais importante festividade mariana deste mês é a celebração dessa gloriosa subida ao Céu. Em recordação do grandioso acontecimento, oferecemos a nossos leitores o seguinte excerto de uma palestra do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, em 14-8-65: 

*   *   *

“Odogma da Assunção de Nossa Senhora foi ardentemente desejado pelas almas católicas do mundo inteiro, porque é mais uma das afirmações a respeito da Mãe de Deus que A coloca completamente fora de paralelo com qualquer outra mera criatura e justifica o culto de hiperdulia que a Igreja lhe tributa.


“Nossa Senhora teve uma morte suavíssima, tão suave que é qualificada pelos autores, com uma propriedade de linguagem muito bonita, a “Dormição da Bem-Aventurada Virgem Maria” (Dormitio Beatae Mariae Virgine), indicando que Ela teve uma morte tão suave, tão próxima da ressurreição que, apesar de constituir verdadeira morte, entretanto é mais parecida a um simples sono. Nossa Senhora, depois da morte, ressuscitou como Nosso Senhor Jesus Cristo, foi chamada à vida por Deus e subiu aos Céus na presença de todos os Apóstolos ali reunidos, e de muitos fiéis. 

O gáudio da Igreja triunfante (no Céu), da Igreja militante (na Terra) e da Igreja padecente (no Purgatório) 

“Essa Assunção representa para a Virgem Santíssima uma verdadeira glorificação aos olhos dos homens e de toda a humanidade até o fim do mundo, bem como proêmio da glorificação que Ela deveria receber no Céu. 


“A Igreja triunfante inteira vai recebê-la, com todos os coros de anjos; Nosso Senhor Jesus Cristo a acolhe; São José assiste à cena; depois Ela é coroada pela Santíssima Trindade. É a glorificação de Nossa Senhora aos olhos de toda a Igreja triunfante e aos olhos de toda a Igreja militante. Com certeza, nesse dia, a Igreja padecente também recebeu uma efusão de graças extraordinárias. E não é temerário pensar que quase todas as almas que estavam no Purgatório foram então libertadas por Nossa Senhora nesse dia, de maneira que ali houve igualmente uma alegria enorme. Assim podemos imaginar como foi a glória de nossa Rainha. 
“Algo disso repetir-se-á, creio, quando for instaurado o Reino de Maria, quando virmos o mundo todo transformado e a glória de Nossa Senhora brilhar sobre a Terra”.

ABIM

PORTUGAL | Historiador brasileiro diz que falta pedido de desculpas de Portugal pela escravatura


O historiador brasileiro Laurentino Gomes considera que Portugal deveria pedir desculpas formais pela escravatura e tráfico negreiro aos povos africanos, na sequência do que fizeram outros países europeus e antigas colónias como o Brasil ou os Estados Unidos.
“Um pedido de perdão em relação à escravatura seria muito bom seria muito benéfico para Portugal porque seria libertador, seria um passo importante de reconciliação” com a sua própria história, afirmou à Lusa Laurentino Gomes, autor do livro “Escravidão”, agora editado em Portugal.

“Eu sei que o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, que eu respeito muito, não considera essa hipótese”, acrescentou o historiador.

Lamentando que Portugal não faça também o seu encontro com o passado esclavagista, à semelhança do que fez o Brasil, Gomes recordou que “o Presidente [brasileiro] Luiz Inácio Lula da Silva foi ao Senegal e pediu formalmente desculpas pela escravidão em nome da elite brasileira, na ilha de Gore”, um dos portos de escravos mais simbólicos de África e que já teve cerimónias semelhantes de outros políticos.

Portugal “deveria pedir desculpas” pela escravatura, mas isso “não significa que se deva seguir chicoteando, é apenas uma questão de enfrentar o passado, as dores do passado e reconhecer que houve injustiças grandes”, porque “o perdão é o primeiro passo para a reconciliação”, afirmou o autor, recordando que Lisboa tem hoje um “interesse estratégico” em relação a África que seria favorecido com uma decisão desse tipo.

“Mas eu percebo assim que existe um certo temor em reconhecer as culpas do passado por causa das consequências futuras para Portugal em ter que indemnizar os países africanos”, admitiu o autor.

Ao contrário do Brasil, que tem problemas raciais por resolver na sua estrutura social, Laurentino Gomes considerou que a situação em Portugal é menos relevante, também por razões históricas.

“Embora tenha existido escravidão em Portugal e a população negra em Portugal seja importante, não se compara ao Brasil”. Por isso, “a escravidão foi basicamente brasileira e a dor e consequência da escravidão é mais brasileira do que a portuguesa”.

Nesse sentido, o debate histórico sobre a escravatura tem mais relevo no Brasil enquanto, em Portugal, essa discussão tem uma dimensão mais historiográfica.

“Nós temos um clima de acerto de contas, de enfrentamento a respeito da escravidão, porque é uma dor mais nossa do que a portuguesa”, afirmou o autor brasileiro.

Apesar disso, Portugal deve fomentar mais estudos sobre a história da escravatura e levar esse debate à praça pública, porque “nada é mais libertador para um povo do que olhar a sua história de uma forma um pouco mais madura e de uma forma um pouco mais correta: não adianta construir mitos e ilusões porque isso complica muito a jornada em relação ao futuro”, avisou Laurentino Gomes.

A escravatura portuguesa era mais marcada pela miscigenação, por comparação com outros países, como os Estados Unidos da América (EUA), mas isso não significa que existisse menos violência.

Esse passado de “assimilação” étnica e cultural representa “uma riqueza importante, o que não significa que a escravidão no Brasil tem sido melhor do que os Estados Unidos”.

Hoje, no século XXI, “chegou esse momento de fazer essa reflexão” e aceitar o que nós fizemos “no passado”. “Brasil e Portugal foram os dois maiores nos impérios escravista do hemisfério ocidental na história moderna”.

O livro “Escravidão”, editado pela Porto Editora, contém vários episódios sobre a história da escravatura no Brasil, com documentos sobre o tráfico negreiro e as memórias do comércio de pessoas no Atlântico Sul e em Portugal.

Fonte: Publicado 22 segundos atrás em 14 de Agosto de 2021
por Notícias de Coimbra com Lusa

Polícia da Irlanda do Norte investiga dois ataques “racialmente motivados” a portuguesa

Uma mulher portuguesa queixou-se às autoridades de ter sido agredida e de as suas casas terem sido vandalizadas duas vezes em menos de um mês, num incidente que as autoridades estão a tratar como "racialmente motivado".

De acordo com o jornal Irish Times, que apenas identifica a vítima como "uma mulher portuguesa", o mais recente ataque ocorreu na noite de quarta-feira, sendo visível duas fotografias no artigo, uma com as janelas partidas e outra com a cozinha vandalizada.

Segundo o jornal, a casa na Avenida Woodvale, no norte de Belfast, foi atacada na quarta-feira por nove homens com máscaras e empunhando martelos, pelas 10:00 da noite.

Em declarações citadas pelo Irish Times, a portuguesa confirmou outro ataque, na Avenida Ainsworth, no oeste de Belfast, há menos de um mês, no qual foi agredida por um dos atacantes: "Ele disse-me para voltar ao meu país, só que, bem, o meu país é o Reino Unido, e se eu não fosse rapidamente todas as janelas da nossa casa iam ser partidas e isso aconteceu".

A portuguesa, que afirma que os ataques foram feitos pelo mesmo grupo, está em casa de amigos e disse que ia colocar as duas casas à venda.

"Eu vivo aqui há vários anos e tenho cidadania britânica, vivi em Inglaterra e mudei-me para a Irlanda do Norte, mas parece que não sou bem-vinda", concluiu.

De acordo com as autoridades, "o incidente está a ser tratado como um crime de ódio racialmente motivado, e as investigações estão em curso".

Lusa