quinta-feira, 13 de outubro de 2022

Barcelos | Centro de Investigação do IPCA encontra soluções inovadoras para a eficiência dos tratamentos oncológicos

 Inteligência artificial aliada à robótica médica melhoram a precisão das intervenções do cancro da mama 
 

O cancro da mama é o tipo de cancro mais comum a nível mundial e uma das principais doenças que afetam as mulheres. É uma doença com bastante impacto na sociedade, não só pela sua gravidade, mas também porque agride um órgão vital e símbolo da feminilidade. 
Todos os anos, 2.1 milhões de mulheres têm cancro da mama e em 2018, 15% de todas as mortes por cancro na mulher foram causadas por cancro da mama, o que corresponde a 627.000 mortes por ano. Em Portugal, anualmente são detetados cerca de 7.000 novos casos de cancro da mama, e 1.800 mulheres morrem com esta doença no nosso país. 
O diagnóstico precoce das lesões da mama e o tratamento do cancro da mama são primordiais para reduzir a mortalidade. O diagnóstico atual é realizado através de mamografia e ecografia, sendo posteriormente realizada uma biópsia para compreender a malignidade da lesão. Este procedimento complexo exige bastante treino médico para visualizar corretamente as anatomias e localizar a lesão.  
De forma a melhorar alguns dos procedimentos, o projeto OncoNavigator, desenvolvido no Laboratório de Inteligência Artificial Aplicada (2AI) do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), pretende estudar e desenvolver uma nova solução tecnológica de navegação que combina em tempo real as imagens da ecografia mamária, com inteligência artificial e robótica médica para melhorar a precisão das atuais intervenções do cancro da mama.  
João Vilaça, é Pró-Presidente para a Investigação e Inovação do IPCA e Coordenador do 2AI, e vê neste projeto inovador uma solução inteligente que permitirá diagnósticos mais rápidos e facilitará a identificação de possíveis lesões, reduzindo o risco de erro no diagnóstico: “Este é um projeto multidisciplinar que visa dar resposta ao diagnóstico e à intervenção através da biópsia do cancro da mama. Conseguimos criar uma espécie de reconstrução tridimensional onde caracterizamos a lesão, até agora muitas vezes avaliada de forma bidimensional, e criamos sistemas e dispositivos aumentados apoiados por robôs (ou não). Estes sistemas, de alguma forma, criam ao médico uma espécie de superpoder que vai permitir chegar à lesão de uma forma mais precisa e objetiva naquilo que é a sua caracterização e diagnóstico”. 
Recentemente, tem-se registado um aumento da procura de soluções de robótica colaborativa para integração em procedimentos médicos, estando confirmado a eficiência do mesmo. No caso do OncoNavigator e aliado ao método inovador e certeiro do tratamento, destaca-se o imediatismo: os métodos de inteligência artificial analisam as imagens em menos de 1 segundo. 
Este projeto encontra-se em desenvolvimento no 2Ai da Escola Superior de Tecnologia do IPCA, em parceria com o ID+ - Research Institute for Design, Media and Culture da Escola Superior de Design do IPCA e o CICF – Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade da Escola Superior de Gestão do IPCA. O projeto é liderado por João Vilaça e possui uma equipa multidisciplinar de 12 investigadores e 10 bolseiros de investigação, incluindo clínicos. A equipa alia a base tecnológica, o design, e também o estudo das dimensões económicas do projeto no que toca ao potencial de valorização das tecnologias a desenvolver durante projeto. 
O primeiro protótipo da solução robótica será apresentado na feira MEDICA (Dusseldorf, na Alemanha) durante o mês de novembro. Seguidamente, serão realizados um conjunto de testes em laboratório para validação técnica de toda a solução desenvolvida. A inclusão deste género de tecnologias em ambiente hospitalar requere a realização de testes de validação exaustiva e a certificação do produto de acordo com as normas internacionais. 
Este projeto é suportado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte (NORTE2020) do Portugal2020.  

Ana Teixeira

SECÇÃO DE BASQUETEBOL DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA REGRESSA ÀS COMPETIÇÕES NACIONAIS E REGIONAIS

De acordo com o plano de acção que os responsáveis pela Secção de Basquetebol implementaram, para desenvolver na presente época desportiva, em colaboração com a Direcção Geral, nos próximos dias 16 e 17 de outubro, regressam as competições regionais e nacionais ao seio da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense.

Acompanhados pela delegada Ana Rodrigues, João André Costa, Coordenador Técnico da Secção e treinador das equipas de seniores e sub – 14 e as suas adjuntas Rita Mendes, que se ocupa da equipa dos minis 10, Mariana Melo, dos minis 8, Sofia Beatriz, que tem a seu cargo a iniciação da modalidade junto das crianças que integram a equipa de Bambis e do ajunto Miguel Gomes, que vai orientar a equipa dos minis 12, tem vindo ao longo dos 5 dias da semana, nos últimos meses a efectuar ao fim da tarde os treinos das diversas equipas.

A equipa de Sub 14, masculina irá competir, na 1ª Fase, Série Norte, do Campeonato Basquetebol Centro, defrontando as suas congéneres da Guarda UP, Ginásio Figueirense, CB Santo Estevão, Académica de Coimbra, Clube Olivais, DC Gumirães equipas A e B e Sampaense.

Embora a esmagadora maioria dos atletas que vão integrar a equipa de Sub 14, sejam oriundos da equipa de Minibasquete Sub 12 e por isso atletas de 1º ano neste escalão, tem trabalho regularmente e com qualidade, que certamente muito ajudará o seu desempenho final.

Regressando a competição, a equipa sénior feminina, irá disputar nesta época desportiva, a LVI Campeonato Nacional da 2ª Divisão, Norte D, encontrando-se com as equipas da Associação Académica de Coimbra, Núcleo de Desportos Amadores de Pombal, Ginásio Clube de Águeda, Grupo Desportivo da Gafanha e a equipa do Basquetebol de Condeixa.

Antevê-se nesta fase, uma prova bastante equilibrada, dado o valor de cada equipa participante.

Ainda sem data para iniciar a competição, os atletas da equipa Sub 18, masculina, tem igualmente participado de forma regular nos seus treinos.

ANEPC promove a 2.ª edição do Prémio de Boas Práticas Locais de Promoção da Resiliência

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) lança esta quinta-feira, dia 13 de outubro, em que se assinala o Dia Internacional para a Redução do Risco de Catástrofes, instituído pelas Nações Unidas, a 2.ª edição do Prémio de Reconhecimento de Boas Práticas Locais em Matéria de Promoção da Resiliência.

A iniciativa insere-se no âmbito da Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva (Resolução do Conselho de Ministros n.º 160/2017, de 30 de outubro) e no comprometimento nacional com as metas traçadas pelo Quadro de Sendai para Redução do Risco de Catástrofes 2015-2030, designadamente no que respeita à governança para o risco e à capacitação das autoridades locais na promoção de comunidades mais resilientes.

Reconhecendo a importância e o papel fundamental do poder local na mobilização das comunidades, as freguesias, municípios e entidades intermunicipais (Áreas Metropolitanas e Comunidades Intermunicipais) são convidadas a submeter candidatura (s) demonstrando as boas práticas implementadas e que ocorram de forma permanente, com o objetivo de promover a preparação e a participação dos cidadãos, em particular os mais vulneráveis, para fazer face à ocorrência de acidentes graves e catástrofes.

As candidaturas decorrem até 13 de dezembro de 2022.

Todas as informações em: www.prociv.pt.



Referências turísticas em Castelo de Paiva: MIDÕES E GONDARÉM FORAM CLASSIFICADAS COMO “ ALDEIAS DE PORTUGAL


As aldeias de Midões e Gondarém foram oficialmente classificadas como “ Aldeias de Portugal “, pela ATA – Associação de Turismo de Aldeia, após um trabalho continuado por parte do Município de Castelo de Paiva, da ADRIMAGUnião de Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso, bem como demais estruturas locais e comunidade. 

A marca “Aldeias de Portugal” é uma rede nacional de aldeias turísticas situadas em espaço rural, com relevante actividade no sector primário, que mantêm uma vida quotidiana pautada pela presença de pessoas e actividades económicas permanentes na aldeia e área envolvente.

Estas aldeias oferecem a experiência da ruralidade a todos os visitantes e pertencer a esta rede prestigiada de âmbito nacional, significa incentivar à preservação do sentido de comunidade e à abertura de um turismo consciente, que valorize as dinâmicas locais e a identidade das comunidades destas aldeias.

Os lugares de Midões e Gondarém possuem a beleza característica das aldeias serranas, sendo que, Gondarém é um local propício a passeios pedestres, e sobressai pelo conjunto de casas construídas em xisto e Midões, apresenta-se como um lugar muito agradável, implantado numa encosta com uma paisagem marcada pela vinha de enforcado existente e tem um cais de acostagem para embarcações de recreio.

De ambas as aldeias, temos uma vista deslumbrante sobre o Rio Douro, sendo que ambas dão acesso ao percurso pedestre temático Viver o Douro, inspirado no rio, com uma extensão de vários quilómetros de frente ribeirinha, incluindo diversas estruturas em madeira: pontes, passadiços e miradouros em forma de barco rabelo. Integra-se no projecto Viver o Payva D’Ouro, que inclui uma rede de cinco percursos que abrangem as principais temáticas do concelho (Douro, Paiva, Fósseis e Minas, Serras e as Vinhas).
 
Carlos Oliveira

Atribuído pela plataforma Cidade Social. Município de Cantanhede vê reconhecido trabalho dirigido aos mais idosos

 

A Câmara Municipal de Cantanhede recebeu esta quarta-feira, 12 de outubro, o prémio Intervenção Social Sénior 2022, atribuído pela plataforma Cidade Social. Na cerimónia realizada em Óbidos, a autarquia esteve representada pela presidente Helena Teodósio e pela vereadora com o pelouro da Ação Social, Célia Simões.

O 2.º lugar, obtido ex-aequo com os municípios de Esposende e Miranda do Corvo, na categoria de municípios com população entre os 10.001 e 50.000 habitantes, reconhece um conjunto de políticas sociais que fomentam o envelhecimento ativo da população idosa, o combate ao isolamento, numa lógica de complementaridade das medidas implementadas pelas instituições locais.

Este prémio é o reconhecimento das políticas municipais dirigidas à população mais idosa do concelho que temos vindo a implementar”, considera a presidente da autarquia.

Helena Teodósio adianta que “o Município tem vindo a dinamizar um conjunto de projetos dedicados a esta franja populacional, mais vulnerável e que, por isso, requer um acompanhamento de maior proximidade”, como é o caso do Projeto Philarmonia, Tardes Comunitárias, Universidade dos Tempos Livres do Concelho de Cantanhede, Boccia Sénior, Encontro de Inverno, Arraial Popular e o Projeto Natação Sénior. Paralelamente, e enquanto investidor social, o Município destaca ainda os projetos Cuidin e VirtuALL – Inovação | Envelhecimento | Qualidade de Vida.

Para além destes projetos, a autarquia desenvolve outros mecanismos dirigidos à comunidade que, como é óbvio, englobam a população sénior. Neste enquadramento surge o Regulamento Municipal de Atribuição de Subsídios a Agregados Familiares em Situação de Extrema Carência Económica do Concelho de Cantanhede, o Programa Abem – Rede Solidária do Medicamento, o Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados, Banco de Recursos Colmeia, o Banco de Voluntariado de Cantanhede, Balcão da Inclusão, GAE, CLAIM, protocolo de colaboração para a realização de meio complementares de diagnóstico e terapêutica em proximidade (formalizado com as IPSS com resposta social de ERPI), “Este Verão Mexa-se” (meses de junho, julho, agosto e setembro, com periodicidade aleatória), entre outros.

Recorde-se que segundo os dados preliminares dos censos de 2021, o concelho de Cantanhede apresenta um índice de envelhecimento de 269,6, sendo o oitavo concelho mais representado dos 19 que compõe a região de Coimbra, depois de Penela (307,1), Arganil (325,5), Soure (333,8), Penacova (346,7), Mortágua (370,5), Góis (457,5) e Pampilhosa da Serra (699,6).

Mulher detida por suspeita de coautoria em tentativa de homicídio no Almada Fórum

O marido já tinha sido detido a 11 de setembro e está em prisão preventiva desde 14 de setembro por ter atingido a tiro uma criança.
Uma mulher de 31 anos foi detida fora de flagrante delito por suspeita da prática, em coautoria, de um crime de homicídio na forma tentada no centro comercial Almada Fórum em 10 de setembro, anunciou hoje a PJ.
Em comunicado, a Polícia Judiciária (PJ) adianta que, através do Departamento de Investigação Criminal de Setúbal, em cumprimento de mandado de detenção emitido pela autoridade judiciaria competente, identificou, localizou e deteve, fora de flagrante delito, uma mulher de 31 anos.
A detida é suspeita, em coautoria, de um crime de homicídio, na forma tentada, um de ofensa à integridade física e um outro de detenção de arma proibida.
A ora detida, no passado dia 10 de setembro, juntamente com o seu marido, atualmente em prisão preventiva, quando circulavam numa grande superfície comercial do concelho de Almada, entraram em conflito com um outro casal que circulava no mesmo espaço", conta a PJ.
Segundo a PJ, a detida "entregou ao seu marido, uma arma de fogo que transportava na mala, seguindo ambos, atrás do casal com o qual tinham desavenças antigas".
Após se encontrarem, o marido da ora detida efetuou disparos de arma de fogo na direção do casal, vindo a provocar ferimentos numa criança que se encontrava naquela superfície comercial", é referido na nota.
A detida vai ser presente a primeiro interrogatório judicial, para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.

SIC Notícias/lusa

Três centenas e meia pedem a homologação do Caminho da Geira

Um manifesto intitulado “Em defesa do Caminho da Geira e dos Arrieiros” já foi assinado por três centenas e meia de pessoas, que pedem às autoridades galegas e portuguesas que “avancem decididamente no processo de homologação” deste itinerário jacobeu que liga Braga a Santiago de Compostela.
Os subscritores, sobretudo peregrinos portugueses e galegos, mas também representantes de associações, escritores, professores universitários, jornalistas ou autarcas, defendem que “o Caminho de Santiago é uma rede de comunhão de ideias, de economia e de cultura que une as capitais da Galiza e do Minho”.
“Uma rede que o Caminho da Geira e dos Arrieiros preservou e que um projeto transfronteiriço de associações e pessoas sistematizou e trouxe à luz do dia nas duas últimas décadas”, lê-se no manifesto, lançado no início de setembro.
Um dos subscritores, o escritor, filósofo e Cavaleiro da Ordem de Santiago, José Balboa Rodríguez, defende que este caminho “não quer competir com ninguém, nem negar a existência de qualquer outro, apenas quer ver reconhecida a sua existência histórica como trajeto de peregrinação e de comércio”.
Por isso, “o manifesto também não é contra, nem discrimina qualquer outro caminho ou projeto, apenas defende a sua posição de cordão umbilical entre Braga e Santiago de Compostela, muito fértil nos domínios intelectual e humano”, adianta.
Para o escritor e filósofo galego, “o mais importante” deste caminho é que “não distrai o peregrino e obriga-o a uma introspeção, dando-lhe tempo para fazer uma retrospetiva da sua vida e debruçar-se sobre a sua existência”.
Este itinerário jacobeu aguarda a homologação pelo Governo da Galiza e pelas autoridades do Turismo e da Cultura de Portugal e foi percorrido, em cinco anos, por mais de três mil peregrinos, sobretudo de Portugal e Espanha, mas também de Itália, Inglaterra, Alemanha, Croácia, Ucrânia, Rússia, Polónia, Brasil, EUA, Austrália ou Países Baixos.
Outro dos subscritores é o presidente da Plataforma Berán no Caminho/ACJMR, Abdón Fernández, que considera ser de “justiça a homologação deste caminho, dado o seu património cultural e etnográfico, e também a relevância da quantidade de peregrinos que já o percorrem desde 2017”.
“É um caminho verdadeiramente de peregrinos que querem fazer um trajeto o mais próximo possível do que seria o original”, que hoje pode também ser “relevante para os sectores económicos e para travar o despovoamento das aldeias do interior, que beneficiariam da sua homologação”, destaca Abdón Fernández.
É um caminho “construído por peregrinos e para peregrinos, para o crescimento e enriquecimento das terras e gentes por onde passa, em todas as suas vertentes”, reforçam os subscritores do documento, solicitando às autoridades galegas e portuguesas que “avancem decididamente no processo de homologação, tornando-o um Caminho Oficial de Santiago”. Por outro lado, pedem “a continuação do seu estudo, preservação, promoção e divulgação”.
O Caminho da Geira e dos Arrieiros foi apresentado em 2017 em Ribadavia (Galiza) e Braga, reconhecido pela Igreja em 2019, reconhecido pela associação de municípios transfronteiriços Eixo Atlântico em 2020 e é um itinerário oficial da Peregrinação Europeia de Jovens do Ano Santo Jacobeu 2021/22.
Este percurso de 240 quilómetros destaca-se por incluir patrimónios únicos no mundo: a Geira Romana, a via do género mais bem conservada do mundo, e a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés. Além disso, o seu traçado é um dos escassos cinco que ligam diretamente à Catedral de Santiago de Compostela.
Este é o Link para o manifesto:

Kiev bombardeada por “drones kamikaze” feitos pelo Irão

A região de Kiev foi esta quinta-feira atingida por drones kamikaze fabricados no Irão, segundo as autoridades ucranianas. Pela quarta manhã consecutiva os residentes da capital e arredores acordaram com sirenes de ataque aéreo, depois do grande ataque da Rússia em todo o país no início desta semana.
O governador regional de Kiev, Oleksiy Kuleba, citado pela AP, disse que o ataque ocorreu na área à volta da capital. Ainda não tinha informações sobre se houve vítimas.
O vice-chefe do gabinete presidencial Kyrylo Tymoshenko disse no Telegram que “infraestruturas cruciais” na área foram atingidas, sem fornecer detalhes sobre quais.
Na cidade de Mykolaiv, no sul, um bombardeamento noturno destruiu um prédio de apartamentos de cinco andares enquanto os combates continuavam ao longo da frente sul da Ucrânia.
O autarca de Mykolaiv, Oleksandr Sienkovych, disse que os dois andares superiores do prédio foram completamente destruídos numa único ataque e o resto do prédio ficou em escombros. Não há notícia de mortos ou feridos.
Os ataques matinais na frente sul da Ucrânia tornaram-se uma ocorrência diária na guerra da Rússia, enquanto as forças de Kiev promovem uma contra-ofensiva destinada a reconquistar o território ocupado por Moscovo.
Dias de intenso bombardeamento russo em várias cidades ucranianas
Os ataques a Kiev era raros até esta segunda-feira, quando a capital foi atingida pelo menos quatro vezes numa série de ataques russos que, em todo o país, mataram pelo menos 19 pessoas e feriram mais de 100.
Fontes aliadas salientaram que, no ataque russo com mísseis a diferentes cidades ucranianas na segunda-feira, mais de metade deles foi intercetada pela defesa ucraniana.
Kiev tinha pedido aos seus aliados que ajudem a fortalecer a sua defesa antiaérea, após dois dias de intenso bombardeamento russo em todo o território, mas principalmente na capital, que causou dezenas de baixas civis e destruiu infraestruturas.
O Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky pediu a criação de um "escudo" antiaéreo sobre a Ucrânia.
As promessas de armamento para a Ucrânia
Ontem, o Reino Unido anunciou que vai fornecer à Ucrânia mísseis antiaéreos adicionais, incluindo pela primeira vez munições capazes de derrubar mísseis de cruzeiro.

SIC Notícias

 

Exército português e exército espanhol cumprem exercícios militares conjuntos

 Objetivo é testar as capacidades de defesa nuclear e radiológica dos dois países em tempos de guerra.
Duas centenas e meia de militares portugueses e espanhóis participaram esta quarta-feira num exercício internacional em Mafra. O objetivo é testar as capacidades de defesa nuclear e radiológica dos dois países em tempos de guerra.
Está a decorrer em Mafra, ao longo de cinco dias, um treino conjunto entre o exército português e o exército espanhol. Ambos os militares ibéricos lidam com cenários de suspeita de contaminação radioativas e também de um sismo de elevada magnitude. Estes treinos, levados a cabo pelos 250 militares, têm como foco reforçar as capacidades de defesa nuclear, biológica, química e radiológica dos dois países em tempo de guerra.
Apesar de tudo não passar de um teste, a exigência é elevada. Os militares têm de agir rapidamente para identificar e atenuar as consequências adversas graves para a segurança e saúde humanas.
Contrariamente a Portugal, em Espanha a legislação não permite realizar exercícios com agentes radioativos reais. Por esse motivo, as tropas do país vizinho têm de deslocar-se ao território nacional para executar este género de treinos, fator benéfico segundo os militares espanhóis.
É uma motivação e algo que faz com que tenhamos uma melhor preparação”, garantiu Alvarez Esteban, militar espanhol envolvido nos exercícios.
Em Mafra, no terreno, estão 20 entidades, tais como a Proteção Civil e a Agência Portuguesa do Ambiente pelo décimo ano consecutivo.

SIC Notícias

FC Porto vence em Leverkusen e sobe ao segundo lugar do grupo

O FC Porto venceu, esta quarta-feira, o Bayer Leverkusen por 3-0, na Alemanha, em jogo da quarta jornada do Grupo B da Liga dos Campeões.
Os “dragões” marcaram o único golo da partida aos 6 minutos. Um golo que começou nos pés do guarda-redes Diogo Costa e terminou com o remate de Wenderson Galeno para o fundo da baliza da equipa alemã.
Diogo Costa esteve também em destaque ao defender um penálti marcado por Kerem Demirbay aos 16 minutos.
O segundo golo do FC Porto foi marcado por Mehdi Taremi, de penálti, aos 53 minutos.
O avançado iraniano Taremi voltou a marcar de penálti aos 64 minutos e fez o resultado final dos “dragões”.
Com este resultado, o FC Porto sobe ao segundo lugar do Grupo B da Champions com seis pontos. Os “dragões” estão a quatro pontos do líder Club Brugge e têm mais dois do que o Atlético Madrid e três do que o Bayer Leverkusen.

SIC Notícias

Sporting perde frente ao Marselha com expulsões à mistura

O Sporting perdeu, esta quarta-feira, com o Marselha por 2-0, no Estádio José Alvalade, em jogo da quarta jornada do Grupo D da Liga dos Campeões.
O desaire dos “leões” começou a desenhar-se aos 19 minutos quando Ricardo Esgaio cometeu um penálti e foi expulso por acumulação de amarelos. Mattéo Guendouzi encarregou-se da marcação da grande penalidade e fez o primeiro golo da partida.
Alexis Sánchez aumentou a diferença no marcador com um golo aos 30 minutos, após assistência de Amine Harit.
O Sporting ficou a jogar com nove jogadores aos 61 minutos, depois da expulsão de Pedro Gonçalves por acumulação de cartões amarelos.
Com este resultado, o Sporting desce ao terceiro lugar do Grupo D da Champions Os “leões” têm seis pontos, os mesmos do que o Marselha - mas com desvantagem no confronto direto -, menos um do que o líder Tottenham e mais dois do que o Eintracht Frankfurt.

SIC Notícias