segunda-feira, 4 de novembro de 2024

Teatro Aveirense anuncia a sua programação de novembro. Teatro, dança, música, cinema e um espetáculo para famílias fazem parte da programação


I – Teatro Aveirense anuncia a sua programação de novembro
Elmano Sancho, Artistas Unidos, Tindersticks, Kate Carr, Yola Pinto, Simão Costa, Ruy de Carvalho, Cláudia Gaiolas e Tónan Quito vão passar por Aveiro
A Câmara Municipal de Aveiro anuncia a programação do Teatro Aveirense para o mês de novembro, que contará com a estreia da mais recente peça da companhia Artistas Unidos, marcada para 09 de novembro, às 21h30, no Teatro Aveirense. 1984 de George Orwell é uma adaptação dos britânicos Robert Icke e Duncan Macmillan do clássico literário distópico que relata a jornada de Winston Smith, um homem que sonha com um mundo livre perante a realidade sombria e totalitária. A peça será ainda apresentada ao público escolar na véspera, dia 08 de novembro.
Associada a esta vinda da companhia Artistas Unidos ao Teatro Aveirense está a participação de Pedro Carraca, encenador de 1984 de George Orwell, em mais uma etapa da rubrica À Boca de Cena, feita de sessões em que se propõe a um artista que escolha um texto dramático e o partilhe com a plateia, para ser lido em conjunto. Encontro marcado para o dia 6 de novembro às 21h00.
O dia 07 de novembro fica guardado para a apresentação dos resultados finais do Laboratório de Criação Coreográfica. É o culminar de oito meses de trabalho, em que os participantes foram acompanhados por diferentes coreógrafos/formadores no desenvolvimento de um trabalho de criação individual. Serão, assim, apresentados os projetos na área da dança contemporânea de três dos participantes nesta edição: Gisela Ferreira, José Couteiro e Sissi Abrão.
No dia 10 de novembro o Teatro Aveirense recebe os Tindersticks para uma noite que se prevê memorável, recebendo os temas do novo disco e alguns clássicos desta banda de culto britânica.
A música volta a ocupar o palco do Teatro Aveirense no dia 14 de novembro, com o lançamento do projeto From Chronos to Kairos. Trata-se de uma edição discográfica, física e online, que teve nos sons de Aveiro a matéria-prima para a criação de oito faixas a artistas de várias latitudes geográficas e estéticas, num elenco formado por @c (PT), Coldcut ft. Svetti (UK/USA), Felicia Atkinson (FR), Joana de Sá (PT), Kate Carr (UK), KMRU (KE), Nory Kimijima (JP) e Piurso (PT). Apresentação às 21h30 com conversa e atuações de @c+Visiophone e Kate Carr. Uma encomenda de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura, integrada na programação digital do Teatro Aveirense.
Nos dois dias seguintes, 15 e 16 de novembro, o Teatro Aveirense recebe a estreia de O Meu Corpo Não é Só Uma Instância, de Yola Pinto e Simão Costa. Um espetáculo de dança, com músicos ao vivo, que vive da alteridade entre a presença dos corpos e as suas imagens projetadas em tempo real e diferido. Em parceria com o videasta João Catarino, Yola Pinto e Simão Costa convidam vários artistas a partilhar o palco.
No dia 17 de novembro é apresentado um espetáculo para as famílias que assume o corpo, os sons e o movimento como o centro das atenções. 10 Dobras é uma criação Clara Bevilaqua e Guilherme Calegari para a associação Baileia, com sessões às 10h00 e 11h30.
Também no dia 17 de novembro, às 21h30, haverá um concerto onde a capacidade criativa e de improvisação do pianista e compositor Júlio Resende se une ao talento interpretativo dos cantores Paulo Lapa (tenor) e Tiago Matos (barítono). ALMO & Júlio Resende é uma simbiose perfeita entre o jazz, a improvisação e o canto, procurando uma sonoridade diferenciadora que faça jus à essência do fado e do cancioneiro português. Uma atuação no âmbito do Festivais de Outono, da Universidade de Aveiro.
No cinema, além das habituais sessões da rubrica ‘Os Filmes das Nossas Terças’, o Teatro Aveirense recebe no dia 19 de novembro mais uma sessão temática de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura, desta feita dedicada ao tema ‘Cultura e Tecnologia’. A estreia da curta-metragem Aqui, em Aveiro, de Joaquim Pavão, e cinco curtas-metragens restauradas do espólio da Cinemateca Portuguesa compõem a sessão.
Para os dias 21 a 24 de novembro ficam marcadas as cinco recitas do espetáculo Fica Comigo Esta Noite, de Miguel Falabella e Marisa Orth, numa reencenação do texto de Flávio de Souza, colocando em cena o diálogo de uma viúva com o seu falecido marido.
No dia 29 de novembro é inaugurada a exposição Retratos Contados de Ruy de Carvalho, composta por um conjunto de fotografias do arquivo do Teatro Nacional D. Maria II que têm este ator como figura central. Com curadoria de Nélson Mateus, esta mostra é um pouco do muito que Ruy de Carvalho fez ao longo da vida, para ver no Teatro Aveirense até 21 de dezembro. No dia da inauguração, marcada para as 17h30, haverá uma conversa com o ator e o descerramento de uma placa que o homenageia.
Para o dia 29 de novembro fica marcada a estreia de Coro dos Amantes, de Cláudia Gaiolas e Tónan Quito. Trata-se de um espetáculo baseado na primeira peça de Tiago Rodrigues, estreada em 2007, uma narrativa lírica onde um jovem casal conta, a duas vozes, a situação de vida ou morte que está a experienciar quando um deles deixa de poder respirar.
O mês de novembro termina com o encerramento do Festivais de Outono, com um concerto que celebra os 200 anos da 9ª Sinfonia de Beethoven, a cargo da Orquestra Filarmonia das Beiras com a Orquestra e o Coro do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, sob a direção do maestro convidado Luís Carvalho. Apresentação no dia 30 às 21h30.
Consulte a programação completa em https://www.teatroaveirense.pt/ .

II – Alunos da EB Barrocas participam em exercício de sensibilização para o risco sísmico

No próximo dia 5 de novembro, coincidindo com o Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami, terá lugar a iniciativa “A Terra Treme”, um exercício de sensibilização para o risco sísmico promovido pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

A Proteção Civil Municipal, em colaboração com diversas entidades públicas e privadas, irá sensibilizar os alunos da Escola das Barrocas que estejam a frequentar as Atividades de Componente de Apoio à Família (CAF) no período de interrupção letiva que irá acontecer nos dias 4 e 5 de novembro.

Esta iniciativa procura chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas.

Tem a duração de apenas um minuto, durante o qual os participantes são convidados a executar os três gestos que salvam: BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR.

É objetivo da Câmara Municipal de Aveiro sensibilizar as nossas Crianças e Jovens, para o facto de viverem num mundo sujeito a fenómenos naturais cada vez mais recorrentes e mais intensos, desafiando-os a envolverem-se no processo de construção de sociedades mais seguras e resilientes a catástrofes.

III – Artista Aveirense selecionada para residência artística do projeto CreArt em Galeria polaca

A artista aveirense Gabriela Benedeti foi selecionado para participar na residência artística do projeto CreArt 3.0 organizada pela Cidade de Lubin, na Polónia, e que decorre entre os dias 04 de novembro e 06 de dezembro. Irá partilhar a residência com Daniil Revkovskyi, artista da cidade anfitriã e os trabalhos decorrem nas Galeria Labirynt, um espaço criado em 1956 para exposições e atividades culturais, que tanto mostram artistas consagrados como talentos emergentes.

O projeto de Gabriela Benedeti intitula-se Projechotomy || DIchotomy of light: exploring energy transitions between coal and pellets e explora a tensão existente entre o uso do carvão e das pellets de madeira num contexto de soluções energéticas. Na origem deste conceito está o facto de a Polónia ser um dos maiores produtores europeus de carvão e de Portugal liderar a exportação de pellets de madeira, realçando o impacto destas atividades na Natureza e despertando as consciências para esta problemática contemporânea com contornos económicos, sociais e ambientais.

A participação na residência artística em Lublin resulta de Aveiro ser parceiro do projeto CreArt 3.0 (2024-2026), uma rede de cidades que reúne 14 entidades de 13 países europeus, enquadrando-se no programa Europa Criativa. Um dos seus objetivos principais prende-se com o proporcionar aos artistas da Região de Aveiro oportunidades de desenvolver trabalho criativo e de contribuir para a sua formação e afirmação no universo das artes. Simultaneamente, o programa de atividades realizado em Aveiro permite acolher artistas provenientes das outras cidades, criando sinergias com os congéneres e com a comunidade e, deste modo, contribuindo para as dinâmicas culturais locais. É o caso das artistas Anne-Sophie Emard (Clermont-Ferrand, França) e de Michaela Lautenschlager (Regensburg, Alemanha) que estão, atualmente, a realizar uma residência em Aveiro no âmbito das artes digitais (26 de setembro a 11 de outubro).

As residências artísticas são uma das ações principais do projeto, uma vez que proporcionam a mobilidade de artistas numa escala europeia e são oportunidades privilegiadas para a criação artística em ambiente de partilha de experiência com outros artistas e em novos locais.

Gabriela Benedeti é uma artista multifacetada. Possui Mestrado em Comunicação Multimédia, pela Universidade de Aveiro (2017) e foi vencedora do primeiro e segundo prémios do concurso Jovem Criador Aveiro, na área da fotografia, em 2017. Nos anos mais recentes, como a própria refere, “mergulhou no domínio dos media audiovisuais, explorando as suas diversas linguagens e técnicas através de projetos predominantemente situados no âmbito dos setores cultural, ambiental e educativo.”

Colabora frequentemente com a VIC Aveiro Art’s House, destacando-se os projetos InterdisciplinArte, uma residência artística na escola (2022), e música documental, além de Funck Beach e Sala de Estar como parte do Festival dos Canais (2022 – 2023).

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro


INICIATIVA NO ÂMBITO DO “PROJECTO MICAS”. ENCERRAMENTO DO MÊS DO IDOSO REALIZOU-SE ONTEM NO PAVILHÃO MUNICIPAL

No âmbito do Projecto “ Micas “, a Rede Social de Castelo de Paiva, em parceria com as diversas IPSS – Instituições Particulares de Solidariedade Social, sedeadas no concelho, continua a desenvolver uma série de iniciativas direccionadas à população sénior e idosos institucionalizados, e ontem promoveu a jornada de encerramento do Mês do Idoso.

Nesta acção, estiveram envolvidos mais de 150 utentes, acompanhados dos responsáveis das respectivas IPSS, nomeadamente do Centro Social de Real, Centro Social de Santa Maria de Sardoura, Centro Social do Couto Mineiro do Pejão, ARPIP de Pedorido e ACUP de Castelo de Paiva, para além da entidade anfitriã e promotora da jornada social, a Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Paiva.
Marcaram presença na iniciativa, o edil paivense José Rocha, o Padre Fernando Sérgio e o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Paiva, Artur Beleza, sendo que, depois da celebração da missa e do almoço partilhado entre os utentes, houve uma exibição de patinagem artística, pelo Hóquei Clube Paivense, e uma representação teatral “ Quando a velhice bate à porta “, protagonizado por funcionárias da SC da Misericórdia de Castelo de Paiva, para além de um momento musical.
Recorda-se que, estas iniciativas promovidas têm como objectivo estimular a vida activa, quebrar o ciclo de solidão e de isolamento e fortalecer a auto estima dos idosos.

Entre as várias acções neste Projecto Micas, desenvolvido durante o ano, contempla-se diversas organizações a cargo de várias IPSS do concelho, destacando-se a celebração do Mês do Idoso, os desfiles de Carnaval e S. João, o Passeio a Fátima, Cantar das Janeiras, Magusto Popular, o Dia dos Avós, etc, durante o qual os utentes participam em almoços de confraternização e em jornadas de convívio com bailes, espectáculos musicais, representações teatrais e desfiles.








*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações-Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa

No âmbito da iniciativa “Ao sábado… há conto!” Biblioteca Municipal de Cantanhede realizou sessões de leitura de “O peixe Arco-Íris” para pais e filhos

 
A Biblioteca Municipal de Cantanhede realizou no último sábado, dia 2 de novembro, duas sessões da atividade “Ao sábado… há conto!”, especialmente destinada às famílias.
O evento contou com a participação de 23 crianças, acompanhadas pelos pais e mães, distribuídas em duas sessões que ocorreram ao longo da manhã e da tarde.
A obra escolhida para a atividade foi o conto “O peixe Arco-Íris”, de Marcus Pfister, ilustrador e escritor suíço.
Trata-se de uma fábula que aborda a importância de valores como humildade, generosidade e bondade nas relações entre seres humanos e animais.
No final da leitura, as sessões foram complementadas com uma atividade lúdica ao ar livre, realizada no espaço exterior da Biblioteca Municipal.
No final da leitura, as sessões foram complementadas com uma atividade lúdica ao ar livre, realizada no espaço exterior da Biblioteca Municipal.
A iniciativa “Ao sábado… há conto!” é um projeto desenvolvido pela Biblioteca Municipal de Cantanhede, desde janeiro de 2023, que promove aos sábados, em horários que permitam aos pais acompanharem os filhos, sessões de leitura e atividade lúdicas e pedagógicas em torno dos livros.
As sessões realizam-se quinzenalmente, às 11h00 e às 15h00, e os grupos participantes não deverão exceder as doze crianças.
As inscrições podem ser feitas na Biblioteca Municipal pelo telefone 231 410 870 ou pelo email biblioteca@cm-cantanhede.pt

Universidade de Coimbra lidera lançamento do foguetão Falcon 9 para a Estação Espacial Internacional da ESA

 
Rui Curado Silva, professor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e investigador do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP), em colaboração com Jorge Maia, investigador da Universidade da Beira Interior (UBI), vai liderar a experiência científica GLOSS - Gamma-ray Laue Optics and Solid State detectors, lançada pelo foguetão Falcon 9, da Space X, para a Estação Espacial Internacional da Agência Espacial Europeia (ESA), na madrugada de amanhã, dia 5 de novembro, pelas 02h29, na Flórida. A designação de código deste lançamento é Dragon CRS-2 SpX-31.

«Durante cerca de um ano, as amostras de materiais (CZT: telureto de cádmio e zinco) das câmaras dos futuros telescópios de raios gama estarão expostas ao ambiente espacial (radiação orbital, amplitudes térmicas extremas e oxidação). Estes sensores, quando em operação no espaço, degradam-se e perdem sensibilidade. Até ao presente, a relação entre o tempo de exposição destes sensores ao ambiente espacial e a degradação das suas prestações nunca foram estudadas com a requerida profundidade», revela o professor da FCTUC.
De acordo com o líder da experiência GLOSS, para observarmos o Universo nas bandas dos raios X e dos raios gama (astrofísica de altas energias), é necessário colocar no espaço telescópios equipados de sensores capazes de captar imagens do céu nestas bandas do espectro eletromagnético porque a atmosfera absorve este tipo de radiação antes de chegar à superfície da Terra.

«Estes sensores serão transportados amanhã até à Estação Espacial Internacional por uma cápsula Dragon da Space X. Após a atracagem da cápsula à Estação Espacial, os astronautas transportarão os sensores instalados num suporte metálico até à escotilha exterior da estação. De seguida, um braço robótico do Canada instalado no exterior, recolherá os sensores da escotilha e transportá-los-á até à plataforma Bartolomeo», descreve.

Esta plataforma exterior está exposta ao ambiente de radiação, bem como a variações de temperatura extremas, cerca de -150ºC quando a Estação Espacial orbita do lado noturno da Terra, e a temperaturas na ordem dos 120°C quando a Estação se encontra do lado do sol. «Após um ano de exposição à radiação e a ciclos extremos de variação de temperatura na plataforma Bartolomeo, os sensores de CZT vão ser devolvidos para Coimbra, onde será avaliado o nível de degradação operacional e comparadas as suas prestações com as prestações dos sensores antes do envio para o espaço», explica o físico.

A partir desta análise, a equipa poderá então validar ou não estes sensores para serem integrados nos futuros telescópios espaciais para astrofísica de altas energias, bem como perceber como será possível otimizá-los. «Este trabalho permite contribuir para desenvolver instrumentação para astrofísica de altas energias e por conseguinte a sensibilidade de observação, que poderá ter impactos importantes na compreensão da física das recém-descobertas ondas gravitacionais, que são medidas em instalações terrestres em simultâneo com fortes explosões de raios gama que são medidas no espaço por telescópios espaciais».

A experiência GLOSS foi financiada pelo programa PRODEX da ESA e pela Agência Espacial Portuguesa, tendo sido selecionada no âmbito do concurso Euro Material Ageing promovido pela ESA. Além da FCTUC, esta experiência integra equipas do Observatório de Astrofísica e Ciências do Espaço de Bolonha, do Instituto Nacional de Astrofísica de Itália (INAF/OAS-Bologna), e do Instituto de Materiais para Eletrónica e Magnetismo do Conselho Nacional de Investigação de Parma (CNR/IMEM-Parma, Itália).

Assista ao lançamento do Falcon 9 da Space X aqui.

*Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Proença-a-Nova recebe a 5ª etapa da Taça de Portugal de Enduro


A Serra das Talhadas, em Proença-a-Nova, irá ser palco da 5ª etapa da Taça de Portugal de Enduro, nos dias 9 e 10 de novembro.

“A Serra das Talhadas é um dos nossos pontos de referência do ponto de vista turístico, mas também desportivo, possuindo várias valências, não só para a prática desta modalidade, mas também pedestrianismo, paramotor, parapente e escalada. O incêndio de 2023 afetou esta área, mas estamos a trabalhar para melhorar todas as infraestruturas existentes, assim como devolver a sua capacidade de atração de provas como esta”, afirma João Manso, Vice-Presidente da autarquia.
Organizada pela Associação de Ciclismo da Beira Interior (ACBI) em parceria com o Município de Proença-a-Nova, esta última etapa da competição nacional de Enduro será aberta a atletas federados e não federados. Com seis trilhos de diferentes níveis de dificuldade, totalizando 14 km, a prova proporcionará uma experiência desportiva completa e uma vista panorâmica a partir do topo da serra, onde estará instalada a zona de partida.

O paddock estará instalado junto ao parque de caravanas de Chão do Galego. O primeiro dia, sábado, será dedicado aos treinos oficiais e no domingo decorrerá a competição com início marcado para as 8h30. A 5ª Taça de Portugal de Enduro marca o encerramento da época e a entrega dos troféus finais. Mais informações em: https://www.ac-beirainterior.net/enduro-proenca

*Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Evento




Marinha Grande | MUNICÍPIO APOSTA NA CONSERVAÇÃO DAS ÁRVORES URBANAS

 O Município da Marinha Grande está a realizar trabalhos de arboricultura no concelho, com o objetivo de assegurar a conservação do património arbóreo e orientar as novas plantações e substituições, de modo a melhorar as funções e os serviços de ecossistemas gerados pelas árvores urbanas.
Estas intervenções estão inseridas nas políticas de ambiente para a desenvolvimento sustentável do concelho e estão a decorrer na Escola Básica de Casal Galego, Escola Básica Prof. Alberto Nery Capucho Escola, Rua Manuel Fernandes dos Santos, Rua Ilha da Madeira, na Marinha Grande; em na Escola Secundária José Loureiro Botas,  Rua Artur Álvaro e Largo da República, em Vieira de Leiria.

As árvores em meio urbano proporcionam inúmeros benefícios para a saúde e qualidade de vida dos cidadãos, passando pela regulação da temperatura urbana, redução do nível de poluentes atmosféricos, proteção de taludes e retenção de água nos solos, redução da poluição sonora e visual e promoção da biodiversidade.

No entanto torna-se fundamental garantir a sua manutenção, nomeadamente através de ações de arboricultura que têm como objetivo assegurar a condução das árvores, avaliar o seu estado biomecânico e fitossanitário e atuar na redução do risco.



Câmara de Águeda promove Semana do Desporto para Todos

 Atividades incluem formação online e presencial, ações de experimentação de modalidades desportivas adaptadas e um fórum
 
A Câmara Municipal de Águeda vai realizar, entre 12 e 28 de novembro, um conjunto de atividades desportivas dedicadas à pessoa com deficiência, promovendo a inclusão e o desporto para todos, em colaboração com a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência e a Associação Juvenil Hugo Costa.
“Defendemos, nas nossas ações e políticas municipais, que o Desporto é de facto para todos, pode e deve ser praticado por todos, a bem da saúde física, mental e social”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, salientando que a realização desta semana é mais uma evidência da “consciência e atitude inclusiva” que o Município tem promovido também no Desporto.
As atividades programadas visam não só proporcionar ferramentas úteis para os técnicos e profissionais que lidam com crianças e jovens com necessidades educativas especiais, como alertar consciências e sensibilizar para a importância do desporto para todos, independente da condição e idade.
“Desporto para Todos” é, recorde-se, uma política municipal ativa, com um programa direcionado para o desporto adaptado e que representa um dos mais importantes fatores promotores da inclusão, coesão, desenvolvimento psicossocial e combate à discriminação das pessoas com deficiência, sendo catalisador da melhoria da qualidade de vida, saúde e bem-estar dos cidadãos.
A oferta desportiva, no âmbito deste programa, integra diversas modalidades: natação adaptada, paracanoagem, judo, paraciclismo, marcha/caminhada e e boccia sénior.
“Estamos certos de que o Desporto é para todos, independente das suas características físicas, (in)capacidades ou idade”, declarou ainda Edson Santos, que destacou a importância das atividades preparadas para esta semana dedicada ao desporto adaptado.
As ações preparadas incluem uma formação certificada para professores e treinadores, com componente teórica e prática, que abordará a inclusão das pessoas com deficiência nas atividades desportivas, para além de integrar na ação formativa uma área específica relacionada com algumas modalidades em concreto, como o Boccia, o Goalball e o Polybat.
A ação de formação, acreditada pelo IPDJ para os títulos profissionais de Treinador de Desporto, tem a duração de 15 horas, sendo que será dividida em sessões online (dias 12, 13 e 28 de novembro) e uma presencial (dia 16 de novembro).
Destinada a clubes, instituições, técnicos da área de desporto e da reabilitação, professores de educação física e de ensino especial, estudantes de educação física e público em geral, a formação “Iniciação à atividade física e desportiva em crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais” tem inscrições disponíveis em https://forms.gle/UvyDDiN814SxdXBQA.
 
Campeonato de Boccia e Dia do Desporto Inclusivo
No âmbito das atividades desta semana, está marcado para dia 20 de novembro, a partir das 9 horas, no Pavilhão da Liga dos Amigos de Aguada de Cima (LAAC), o Campeonato Nacional de Boccia Sénior da Zona Centro. Este é um evento organizado pela LAAC, com o apoio e colaboração do Município de Águeda.
Para o dia 22 de novembro, está programado o Dia do Desporto Inclusivo, que será o culminar da formação realizada e das sinergias criadas durante a ação formativa. Trata-se de uma atividade de experimentação de modalidades desportivas adaptadas, com uma demonstração de boas práticas, que contam com a parceria da ARCOR, CERCIAG, Clube Sport Algés e Águeda, e ainda os Agrupamentos de Escolas de Águeda, Águeda Sul e Escola Secundária Adolfo Portela.
Serão desenvolvidas ações de experimentação das modalidades de Goalball, Polybat e Boccia, em duas sessões: das 10 às 13 horas, na Escola Secundária Adolfo Portela; e das 14 às 16 horas, na Escola Secundária Marques de Castilho.
Ainda no dia 22, entre as 18 e as 20 horas, será dinamizado, na Sala Polivalente da Biblioteca Municipal Manuel Alegre, o Fórum “O Desporto como via para a inclusão”, numa ação que pretende, através da realização de uma mesa-redonda com responsáveis autárquicos, dirigentes de clubes e associações, entidades ligadas à inclusão, pessoas com deficiência e suas famílias (nomeadamente atletas), sensibilizar para a importância e vantagens da prática desportiva regular das pessoas com necessidades educativas especiais.
Este evento inclui testemunhos de boas práticas com a intervenção de praticantes, dirigentes e/ou treinadores ligados ao Desporto para Pessoas com Deficiência.
A participação neste fórum é gratuita, mas requer inscrição, disponível em https://forms.gle/JtFFHmPGfrr4oL6o8.
Para mais informações, contactar a Divisão de Cultura e Desporto, através do 234 610 070 ou pelo e-mail desporto@cm-agueda.pt.


*Gabinete de Comunicação e Imagem
Ana Sofia Pinheiro

 

Apresentado no 4.º aniversário do espaço museológico. Plano estratégico do Museu LOAD ZX reforça apostas na educação, gaming e inovação

 
O Museu LOAD ZX apresentou um novo plano estratégico com foco em três eixos essenciais com vista ao seu desenvolvimento: educação, gaming e inovação. Este novo plano pretende reafirmar-se como um espaço de referência na área educativa, cultural, promovendo a literacia digital e a inclusão.
Ao destacar o potencial do gaming como ferramenta educacional, o Museu LOAD ZX pretende fortalecer o seu papel como recurso fundamental para escolas, alunos e para a comunidade em geral.
Esta é uma excelente oportunidade para reafirmar o enorme potencial deste projeto inovador, o interesse museológico, cultural, histórico e científico do LOAD ZX, assim como a relevância educativa e lúdica-pedagógica desta unidade museológica para as escolas e para os alunos, um verdadeiro recurso educativo, determinante para uma verdadeira literacia digital, e para a promoção das TIC, numa lógica de igualdade de oportunidades e de inclusão”, sublinhou o vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Pedro Cardoso.
No dia de celebração do 4.º aniversário deste espaço, a 27 de outubro, o Museu LOAD ZX destacou as atividades ligadas à preservação da memória, das quais, uma das novidades, foi a recente parceria com a Hemeroteca Municipal de Lisboa que dá acesso a um espólio histórico sobre a tecnologia em Portugal e que irá estar disponível para consulta num quiosque no museu, conforme transmitido na sessão por André Luna Leão, o responsável pela preservação de software no museu.
Este tipo de parcerias é algo que procuramos ativamente e são parte essencial de um dos eixos que o museu apresenta hoje no seu novo plano estratégico 2025-2030, e que está agora disponível para consulta pública no nosso site”, afirmou o fundador e curador do museu, João Diogo Ramos.
Este documento identifica também um eixo estratégico para o setor educativo que foi alvo de atenção especial. Foram partilhados os projetos que o museu tem realizado com o TUMO Coimbra e as iniciativas mais recentes com a Shark Coders que visam ter naquele espaço atividades letivas em tecnologia.
O outro eixo estratégico destacado foi o do gaming e, sobre esse, houve diversas novidades relacionadas com o futuro do Street Gaming. Esta é iniciativa do Museu e do MF Gaming, onde foi apresentada a estratégia de expansão para novos locais e que está já em curso.
Para quem quer olhar para o futuro e antever os desafios e possibilidades que podem tornar o Museu LOAD ZX uma referência incontornável, este é o momento para ir mais longe, e por isso apresentar neste momento celebrativo o plano estratégico é mais um sinal evidente da determinação e empenho do Município de Cantanhede e da Associação Geração SPECTRUM em continuar esta parceria e dar novas possibilidades de crescimento a este projeto diferenciador, consolidando o Museu LOAD ZX como o mais significativo na área da computação e dos videojogos em Portugal, e uma instituição única no panorama cultural e tecnológico da nossa região e do país”, acrescentou Pedro Cardoso.
De acordo com o autarca, a Associação Geração SPECTRUM, com a sua dedicação incansável, merece um especial reconhecimento pelo seu papel na preservação da memória coletiva da computação.
As suas iniciativas, que vão desde eventos, a atividades de investigação e preservação, têm enaltecido o concelho e projetado o nome de Cantanhede a nível nacional e internacional. O Município de Cantanhede orgulha-se de apoiar este projeto de excelência, confiando no sucesso contínuo da sua missão e reconhecendo o inestimável valor que o Museu LOAD ZX traz para a nossa comunidade”, reafirmou.
Em termos de visibilidade das atividades, um dos capítulos mais surpreendentes na cerimónia foi a relacionado com a filmografia onde, à conversa com Pedro Ramalho da Galgo Filmes, foram passados em revista os trabalhos conjuntos e que já incluem o documentário “TIMEX: Uma Revolução por Contar” para a RTP e, agora, uma nova mini-série de 4 episódios, também para a RTP, sobre a qual foi partilhada pela primeira vez uma breve introdução.
O plano estratégico encontra-se disponível para consulta em www.loadzx.com/bplan mediante o fornecimento de um endereço de e-mail.



A TERRA TREME SILVES, 5 de novembro, 11h05

 Este ano, o exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico - “A Terra Treme” – vai ter o “epicentro” em Silves, na Escola E.B. 2,3 Dr. Garcia Domingues, no dia 5 de novembro, Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami.

Em simultâneo, para testar o Plano Especial de Emergência e Proteção Civil para o Risco Sísmico e de Tsunamis na Região do Algarve (PEERSTALG), a cidade vai também ser cenário de cinco catástrofes que a transformarão no palco de várias operações de socorro pelos diferentes agentes de proteção civil, envolvendo centenas de meios, viaturas, operacionais e figurantes em ação.

 

simulacro na Escola E.B. 2,3 Dr. Garcia Domingues, uma escola que tem medidas de autoproteção implementadas por iniciativa da Câmara Municipal desde 2021, acontecerá às 11h05 para demonstrar que a realização dos três gestos simples recomendados em caso de sismo – Baixar, Proteger e Aguardar – podem fazer a diferença no momento da catástrofe.

Quanto ao PEERSTALG, o exercício de teste envolve os seguintes cenários:

1.Desmoronamento parcial da antiga Fábrica Metalúrgica na Rua de Trás dos Muros – treino de busca e resgate em estruturas colapsadas, escoramentos e combate a incêndio urbano, triagem e evacuação de vítimas;

 

2.Queda das pontes sobre o Rio Arade, nas traseiras da Fissul – treino de intervenção na água com buscas subaquáticas, salvamentos e resgate em águas bravas, triagem e evacuação de vítimas;

 

3.Acidente com matérias perigosas na Piscinas Municipais – treino de intervenção em ambiente e com substâncias perigosas, com first responders e equipas especializadas HAZMAT, triagem e evacuação de vítimas;

 

4.Comprometimento/inoperacionalidade do Centro de Saúde de Silves – treino da instalação de Zona de Concentração e Apoio à População e Posto Médico Avançado;

 

5.Afetação da estrutura municipal de Proteção Civil de Silves – instalação de Posto de Comando e estruturas de coordenação institucional atrás do Tribunal.

 

Estarão presentes na Escola E.B. 2,3 Dr. Garcia Domingues o ministro da Educação, Fernando Alexandre, a ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, o presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Duarte Costa, e a presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma.

Dormidas turísticas em Viseu Dão Lafões crescem 14% até agosto e superam média nacional


Região regista mais 53 mil dormidas face a 2023, com um crescimento muito superior à média nacional, que é de 4,1%.

Viseu Dão Lafões continua a consolidar-se como um destino de referência no panorama turístico nacional. De acordo com os dados mais recentes divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a região registou, entre janeiro e agosto de 2024, um aumento de 14,2% nas dormidas face ao mesmo período do ano passado – um ritmo muito superior ao crescimento médio nacional, fixado em 4,1%.
No total, Viseu Dão Lafões contabilizou 425.894 dormidas nos primeiros oito meses do ano, um salto significativo em relação às 372.852 dormidas registadas em 2023, traduzindo-se em mais 53.042 pernoitas. O crescimento da região ultrapassou ainda a média da região Centro, que subiu 5,5% no mesmo período. Estes resultados refletem a atratividade crescente do território, assim como o impacto positivo de iniciativas e eventos culturais, desportivos e enoturísticos realizados ao longo do ano.

Analisando apenas os meses de julho e agosto – tradicionalmente o período mais movimentado para o setor – verificamos que as dormidas em Viseu Dão Lafões se mantiveram em alta, com uma subida de 13,4% em relação ao mesmo período de 2023.

Outro dado significativo é o aumento do número de hóspedes, que subiu 20% – de 195.427 para 234.554 – enquanto a nível nacional o crescimento foi de apenas 5,1%. A região Centro apresentou uma subida de 6,5% no mesmo indicador

Fernando Ruas, Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, sublinha a relevância do crescimento agora conhecido: “Estes resultados demonstram a capacidade da nossa região para atrair cada vez mais visitantes, oferecendo experiências diversificadas e de qualidade. Viseu Dão Lafões está a consolidar-se como um destino turístico estratégico no panorama nacional, com uma oferta que combina natureza, cultura, património, gastronomia e enoturismo, sem esquecer os eventos, a saúde e o bem-estar, numa combinação perfeita para quem procura o território. Continuaremos a trabalhar para garantir que este crescimento se mantenha sustentável e que beneficie todos os municípios e comunidades locais."

Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, acrescenta que este desempenho reforça a aposta na qualificação da oferta: “O crescimento das dormidas e dos hóspedes é um reflexo da qualidade do trabalho desenvolvido na região, tanto ao nível da oferta como da promoção e da capacidade de acolhimento. Este trabalho de fundo tem sido feito, em conjunto e de forma articulada, pela CIM, pelos municípios, e, ainda, pelos operadores privados que atuam no território. Assim, aos números que hoje apresentamos não é alheio o investimento e o contributo dos operadores turísticos e outros agentes locais ligados ao setor, seja ao nível do reforço da oferta hoteleira, da criação de novas infraestruturas turísticas ou de serviços de apoio".

"Por seu turno, a CIM, em conjunto com os municípios, tem feito a sua parte ao investir, incansavelmente, na valorização do nosso território e na criação de eventos diferenciadores que captam novos públicos. Estes números são um estímulo para darmos continuidade à aposta que temos feito na inovação e na promoção integrada da nossa oferta turística", concluiu o Secretário Executivo.

Sobre a CIM Viseu Dão Lafões:
A CIM Viseu Dão Lafões é uma associação de municípios, denominada como Comunidade Intermunicipal, sendo constituída pelos municípios de Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela.

*Miguel Fernandes
Gabinete de Comunicação CIM Viseu Dão Lafões


**Filipe Santos
Assessoria de Imprensa


2 

Cientista da Universidade de Coimbra publica livro sobre os rios da América do Sul


Manuel Graça, professor do Departamento de Ciências da Vida (DCV) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), acaba de publicar o livro “Rivers of South America”, no qual oferece uma ampla perspetiva sobre os rios sul-americanos, do seu ambiente, da biodiversidade de água doce, das ameaças, da conservação e do património cultural.
“Rivers of South America” examina o ambiente físico, químico e biológico dos rios sul-americanos e as pessoas que vivem nas suas bacias, explorando as principais bacias hidrográficas, com informações sobre a história, fisiografia, clima, hidrologia, biodiversidade, processos ecológicos, problemas ambientais, gestão e conservação de cada rio.

A obra de Manuel Graça, Marcos Callisto (Universidade Federal de minas Gerais, Brasil), Franco Teixeira de Mello (Universidad de la Republica, Uruguai) e Douglas Rodríguez-Olarte (Universidad Centro Occidental Lisandro Alvarado, Venezuela) identifica pontos críticos de conservação para ambientes fluviais e é enriquecido com um grande número de mapas, fotografias, gráficos e tabelas.
Os autores consideram esta publicação uma referência importante para ecologistas aquáticos, autoridades ambientais, governos locais e nacionais, académicos, ONGs e interessados na preservação e gestão de águas correntes.

O novo livro vem no seguimento de outras duas obras que visam dar a conhecer a importância dos rios para a humanidade: “Rivers of North America” e “Rivers of Europe”.

*Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia