sábado, 5 de novembro de 2022

“Espero que esse dia nunca chegue”: Marcelo “aperta” Ana Abrunhosa

Presidente da República referia-se à execução dos Fundos Europeus
Marcelo deixou bem claro que "não perdoa" a ministra da Coesão Territorial, caso os fundos vindos da Europa não sejam cumpridos atempadamente, "como se espera".
Afirmando, no ato da inauguração dos Paços do Concelho da Trofa, neste sábado pela manhã, que na vida política "há dias felizes e infelizes", Presidente deixou claro que “este é um dia super feliz, mas há dias super infelizes... e, verdadeiramente super infeliz para si será o dia em que eu descubra que a taxa de execução dos fundos europeus não é aquela que eu acho que deve ser. Nesse caso não lhe perdoo. Espero que esse dia não chegue, mas estarei atento para o caso de chegar”, referiu.
Marcelo fez esta declaração perante centenas de pessoas, dirigindo-se para a Ministra, um dia depois de avisar, durante a celebração do 50º anioversário do Grupo Solverde que, perante o atual cenário de crise, "é urgente aplicar o Plano de Recuperação e Resiliência"
Temos de tirar o máximo proveito possível daquilo que são fatores que são conjunturalmente, apesar de tudo, favoráveis. Um favor favorável é a disponibilidade de fundos que, pensados para compensar parcialmente a pandemia, estão disponíveis num período de guerra", referiu. Para ele, a atual crise "torna urgente a utilização desses fundos a tempo. E, naturalmente, será imperdoável se o tempo passar e não houver essa utilização".

SIC Notícias/Madremedia


Cantanhede | Até ao dia 30 de novembro. Exposição “Isto não é brincadeira de crianças – As crianças no Holocausto” patente na Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal de Cantanhede recebe até ao próximo dia 30 de novembro, a exposição documental “Isto não é brincadeira de crianças – As crianças no Holocausto”. A mostra é constituída por quinze painéis que descrevem algumas das vivências das crianças judias, designadamente como brincavam e se divertiam, mesmo prisioneiras em campos de concentração nazis ou confinadas nos guetos impostos pelas autoridades alemãs.

A partir de testemunhos de sobreviventes que vivenciaram na primeira pessoa, a exposição “Isto não é uma brincadeira de criançasAs crianças no Holocausto” apresenta como brincavam e se divertiam os mais pequenos, neste período difícil e negro da nossa história contemporânea, particularmente durante a Segunda Guerra Mundial.

Mesmo nas mais difíceis e trágicas condições humanas, onde a falta de liberdade era agravada pela fome, pelas doenças, o terror e a crueldade, as crianças construíam os seus jogos e brinquedos com recursos mínimos, mas muita criatividade. Bonecas, jogos e outros brinquedos, alguns que conseguiam preservar, mesmo em cativeiro, outros que elas próprias construíam, recorrendo a latas, papel, cartão, cordas ou tecidos que encontravam, as crianças nos campos de concentração e nos guetos usavam o engenho e muita criatividade para produzirem os seus divertimentos.

A exposição Isto não é brincadeira de crianças – As crianças no Holocausto foi produzida pelo Museu de História do Holocausto do Yad Vashem, em Jerusalém, Israel e cedida pela Associação MEMOSHOÁ - Associação Memória e Ensino do Holocausto, em Lisboa, para estar patente na Biblioteca Municipal de Cantanhede. A Associação MEMOSHOÁ foi fundada em Lisboa por Esther Mucznik, escritora e jornalista.

O Yad Vashem (The World Holocaust Remebrance Center) é um complexo de edifícios construídos no Monte Herzl, em Jerusalém, onde se localizam o moderno Museu da História do Holocausto e o Museu de Arte do Holocausto, vários memoriais, a International School for Holocaust Studies (Escola Internacional para o Estudo do Holocausto), entre outros serviços educativos e de pesquisa sobre o Holocausto.

INTERRUPÇÃO DO FORNECIMENTO DE ÁGUA DE 7 A 10 DE NOVEMBRO EM ALGUMAS ZONAS DA AVENIDA DO RIO, EM ARMAÇÃO DE PÊRA

 A Câmara Municipal de Silves informa que, devido à necessidade de execução de trabalhos na rede de abastecimento de água, no âmbito da empreitada de “Requalificação Urbana da Baixa de Armação de Pêra, 1ª Fase – Infraestruturas de Drenagem e Elevação de Pluviais e Saneamento”, o fornecimento de água será interrompido na Avenida do Rio, da referida vila, de acordo com a seguinte calendarização:

Dia 7.novembro: 9h00 - 18h00      
Edifício Lote 3 e Edifício Franco
Dia 8.novembro: 9h00 - 18h00      
Edifício Sapal e Edifício Riamar A
Dia 9.novembro: 9h00 - 12h00      
Edifício Riamar, Edifício Lote 10 e Edifício Lote 10 C
Dia 9.novembro: 9h00 - 18h00      
Edifício Riamar B e Edifício Riamar C
Dia 10.novembro: 9h00 - 18h00
Edifício Riamar, Edifício Lote 10 e Edifício Lote 10 C
A autarquia agradece a melhor compreensão e lamenta o eventual transtorno que a realização destes trabalhos poderá causar.

 

GNR: Balanço semanal a nível nacional

Entre os dias 28 de outubro e 3 de novembro

Detenções526 detidos em flagrante delito, destacando-se:
  • 274 por condução sob o efeito do álcool;
  • 133 por condução sem habilitação legal;
  • 28 por tráfico de estupefacientes;
  • 11 por posse ilegal de armas e arma proibida;
  • Nove por furto e roubo;
  • Três por violência doméstica.
Apreensões:
  • 3 419 979,18 doses de haxixe;
  • 1 736,8 doses de cocaína;
  • 101,924 doses de liamba;
  • 53 doses de heroína;
  • 12,5 doses de MDMA;
  • Quatro comprimidos de MDMA;
  • Quatro pés de canábis;
  • 24 armas de fogo;
  • 18 armas brancas ou proibidas;
  • 204 munições;
  • 12 viaturas;
  • 817,06 euros em numerário.
Trânsito:
Fiscalização: 7 546 infrações detetadas, destacando-se:
  • 1 632 excessos de velocidade;
  • 638 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei;
  • 601  por falta de inspeção periódica obrigatória;
  • 314 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
  • 273 por falta de seguro de responsabilidade civil;
  • 271 relacionadas com tacógrafos;
  • 252 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização;
  • 213 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução.

Ex-Ministro Mira Amaral participa no Fórum “Energia: Qual o preço a pagar?”, no Seixo

 Nos últimos meses, famílias, empresas e instituições estão a sofrer um brutal aumento do custo de vida, com o preço da generalidade dos bens e serviços a disparar motivado pela elevada taxa de inflação. A escalada de preços não pára (neste momento, em Portugal, a taxa de inflação situa-se em cerca de 10%, o que não acontecia há mais de 30 anos) e os recentes aumentos record da energia - eletricidade, gás, combustíveis – são extremamente preocupantes, pois afetam tudo o que consumimos diariamente.
A energia continua a ser o fator que mais impacta o custo de vida dos portugueses e dos povos de todo o mundo, exigindo dos países, da sociedade, mas também de cada um, um conhecimento aprofundado sobre estes impactos e, sobretudo, conhecer medidas, opções, que levem a tomadas de decisão sobre como diminuir os custos na vida e no bolso de cada um de nós, e da sociedade em geral
Numa fase em que os mercados mundiais estavam ainda em recuperação das consequências da pandemia da Covid-19, o conflito na Ucrânia obrigou os líderes mundiais a aplicar sanções à Rússia, que, como resposta e sabendo a dependência dos restantes países do fornecimento de gás, interrompeu esse fornecimento, instalando uma crise energética por toda a Europa, com os preços da eletricidade e do gás natural e dos combustíveis a escalar para níveis históricos, numa crise que pode atingir níveis ainda mais críticos agora que se aproximam os meses de inverno, com grande penalização para as empresas e famílias.
Com o objetivo de discutir esta problemática e que medidas podem empresas, instituições, autarquias e sobretudo famílias tomar, a Junta de Freguesia do Seixo Mira vai realizar um Fórum com o título: “Energia – Qual o preço a Pagar”, que decorrerá hoje, dia 5 de Novembro, às 17:00 hs, no Salão Paroquial, no Seixo, Mira, inserido num ciclo de conversas intitulado “À conversa com…” que terá como oradores o Engenheiro Luís Mira Amaral, ex Ministro da Indústria e da Energia, (é atualmente Presidente dos Conselhos da Indústria e Energia da CIP, chairman e investidor de uma empresa de venture capital, a Bynd Venture Capital; professor no Técnico, de economia e gestão para engenheiros, inseridas nas pós-graduações do Técnico para a Ordem dos Engenheiros; consultor de empresas para projetos de investigação e desenvolvimento tecnológico, entre muitas outras responsabilidades) e um dos maiores especialistas portugueses nestas áreas, Bruno Alcaide, Vereador da Câmara Municipal de Mira da área em debate, e o Engenheiro Calisto Coquim, profissional que com vasta experiência na área da Energia.
É uma oportunidade para ouvir, retirar ensinamentos e algumas dúvidas com especialistas, ainda que com diferentes perspetivas certamente - mas é essa a riqueza do Fórum – para a comunidade em geral se sentir mais informada nesta problemática que a todos afeta.


Águeda | Reunião de Câmara de dia 3 de novembro 2022

 As principais deliberações da Reunião de Executivo da Câmara Municipal de Águeda de dia 03 de novembro de 2022 foram as seguintes:

Câmara de Águeda apoia esterilização de animais de companhia
A Câmara Municipal de Águeda está a promover uma campanha de esterilização de animais de companhia (cães e gatos), sendo que as candidaturas a apoio devem ser efetuadas até ao dia 18 de novembro.
Com esta medida de saúde pública, pretende-se contribuir para o controlo da reprodução animal (que pode resultar na diminuição da população de animais alojados nos Centros de Recolha Oficial - CRO) e atuar de forma preventiva relativamente ao abandono dos animais, sensibilizando ainda os Munícipes para a proteção e bem-estar dos animais.
Esta campanha resulta de uma candidatura da Câmara de Águeda ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), no âmbito de um programa promovido pelo Governo, que fixa em 26 mil euros o limite máximo de apoio financeiro para cada Município, definindo os seguintes valores por animal: 72 euros para esterilização de cadelas; 40 euros para cães; 46 euros para gatas e 20 euros para gatos.
Podem candidatar-se a este apoio financeiro pessoas residentes no concelho de Águeda que tenham efetuado a esterilização do seu animal de estimação entre 1 de outubro de 2021 e 30 de setembro de 2022 (limitado a um animal por detentor), de forma presencial na Câmara Municipal, por correio registado ou através de correio eletrónico.
O requerimento (que deverá ser devidamente preenchido e assinado), está disponível na página do Município na Internet (www.cm-agueda.pt), devendo ser acompanhado dos seguintes documentos: identificação do animal de companhia, com declaração de esterilização e data (DIAC); comprovativo de pagamento (fatura com NIF); comprovativo de residência (morada fiscal) do requerente no município; comprovativo de IBAN (para transferência).
Refira-se que esta é uma das medidas implementadas pelo Município de Águeda com vista à defesa dos princípios de proteção e bem-estar animal e que têm por objetivo minimizar comportamentos de risco, desincentivar o abandono e contribuir para o controlo da população animal no concelho, considerando que o número de animais acolhidos pelo Centro de Recolha Oficial de Águeda é muito elevado, com uma taxa de ocupação superior em 90% à sua capacidade efetiva.
A par desta campanha concreta, a Câmara de Águeda tem desenvolvido, desde 2019, programas de controlo de animais errantes, que são retirados da rua e encaminhados para adoção e que se traduziram na esterilização de mais de 340 animais, entre cães e gatos, até final de 2021.
Para mais informações sobre esta campanha, os interessados devem contactar os serviços da Câmara Municipal, através do cro.agueda@cm-agueda.pt ou 234 644 264.
 

Câmara atribui apoio para Juntas e Uniões de Freguesias realizarem trabalhos de limpeza na Pateira de Fermentelos
A Câmara Municipal de Águeda vai celebrar contratos interadministrativos com quatro Juntas e Uniões de Freguesia (Fermentelos; Barrô e Aguada de Baixo; Recardães e Espinhel; e Travassô e Óis da Ribeira) para a realização trabalhos de limpeza junto às linhas de água da Pateira de Fermentelos, nas respetivas áreas confinantes à lagoa.
Este apoio, que se traduz num investimento global de 26.250 euros, resulta de uma candidatura apresentada pela Agência Portuguesa do Ambiente com o apoio do Município, aprovada e cofinanciada pelo Fundo Ambiental, com vista à requalificação ambiental e paisagística da Pateira e cujo protocolo prevê a colaboração com as autarquias locais para a realização das ações aprovadas.
Em concreto, serão atribuídos 4.000 euros a cada Junta (16.000 euros no total) para a vigilância e remoção manual das massas de espécies exóticas da flora Invasora (por exemplo erva-pinheira e jacintos-de-água) que surjam na lagoa e recursos hídricos limítrofes, complementando a remoção mecânica destas espécies que é feita pelo Município de Águeda com recurso a uma ceifeira aquática.
A este valor acresce um apoio à Junta de Freguesia de Fermentelos, de 10.250 euros, para a beneficiação dos acessos para o equipamento de recolha e remoção (descarga e transporte) das Espécies Exóticas Invasoras na lagoa, para a entrada e saída da ceifeira-aquática.

 

SORTEIO DE LUGARES DE VENDA AMBULANTE

 A Câmara Municipal da Marinha Grande tem abertas as candidaturas ao sorteio para a atribuição gratuita de 21 lugares de venda ambulante, para o período de 8 a 31 de dezembro, nas três freguesias do concelho.

A gratuitidade da atribuição dos lugares decorre no âmbito da dinamização das atividades de Natal, numa perspetiva de promoção e dinamização do comércio local, minimizando o impacto da atual conjuntura económica e social.

As candidaturas aos lugares devem ser feitas até ao dia 29 de novembro. O sorteio realiza-se no dia 30 de novembro, 14h00, no Auditório da Resinagem, na Marinha Grande.

Podem candidatar-se ao sorteio as pessoas singulares e coletivas que sejam portadoras de título válido para o exercício da atividade de comércio a retalho não sedentário.

A admissão dos candidatos à participação no sorteio para os lugares, pode ser formalizada, presencialmente no Balcão de Atendimento ao Munícipe, sito no Edifício da Resinagem, na Praça Guilherme Stephens, na Marinha Grande, cujo o horário de funcionamento é das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h00, todos os dias úteis, mediante o preenchimento do formulário de candidatura ao sorteio para a atribuição de lugares para a venda ambulante, dirigido ao Presidente da Câmara Municipal, ou via email para geral@cm-mgrande.pt, através de preenchimento do formulário disponibilizado online no sítio da Internet da Câmara Municipal.

Para mais informações deve ser consultado o endereço  https://www.cm-mgrande.pt/p/vendaambulante 


Especialistas portugueses avisam: “Vamos viver uma pandemia tripla no inverno”

O médico Filipe Froes e a especialista em Direito Patrícia Akester lançam um livro sobre o Covid-19 na próxima segunda-feira, com o nome "A Pandemia que revelou outras Pandemias".
Perante a aproximação do inverno, os dois especialistas, em entrevista ao Diário de Notícias, revelaram as suas preocupações para o que aí vem, em termos da pandemia. Embora salientem que nestes últimos a Europa sobre "aproveitar" o Covid-19, nomeadamente com a criação de "uma nova agência de preparação e monitorização na área da saúde, a HERA, que vai certamente obrigar a uma maior vigilância de novas ameaças, onde se incluem estas novas variantes", ambos não têm dúvidas que este 'pesadelo' ainda não terminou.
"Diria que vamos estar a viver aquilo a que se chama "pandemia tripla", uma pandemia com covid, com gripe e com vírus sincicial respiratório. Ou seja, vamos estar numa situação em que, apesar das pessoas estarem vacinadas contra a gripe e a covid, vão progressivamente diminuir a sua imunidade. Com as novas variantes de covid, poderá haver alguma diminuição da eficácia contra a infeção e, portanto, vamos ter um aumento de número de casos, um acréscimo da afluência às urgências e, previsivelmente, teremos um aumento da gravidade traduzida em internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. Além disso, necessariamente e infelizmente, vamos ter um aumento da mortalidade, nada que já não estejamos a ver lentamente noutros países", revelou o médico Filipe Froes.
Haverá assim medidas a tomar, pedem que sejam a breve trecho, nomeadamente a aceleração da vacinação contra a gripe e o Covid-19.
Temos de tomar algumas medidas essenciais: uma delas é aumentar rapidamente a vacinação contra a covid e contra a gripe - começando pelos mais velhos e depois alargando ao maior número de pessoas possível -, e temos de melhorar muito os sistemas de vigilância. (...) precisamos urgentemente de rever em que contextos podemos voltar a utilizar as medidas de intervenção não farmacológica, nomeadamente a máscara", salientou.

Madremedia

Cantanhede: Homem fica em prisão preventiva por suspeita de abusar da própria filha

A PJ, através da Diretoria do Centro deu conta nesta sexta-feira, que um homem de 32 anos, residente no Concelho de Cantanhede, ficou em prisão preventiva por "suspeita de ter abusado" da sua própria filha, com 13 anos de idade.
Os eventuais abusos terão ocorrido nos meses de Agosto e Setembro deste ano, meses em que a vítima terá passado mais tempo na presença do pai, na casa deste, já que está divorciado da mãe da vítima.
A mãe, segundo fonte ligada ao processo, ter-se-á apercebido "que algo se passava" ficando a saber dos eventuais abusos, pela vítima. De imediato, a mãe apresentou queixa.
Por decisão judicial, o homem, que não tem antecedentes criminais, encontra-se "detido preventivamente" 

População mundial chega aos 8 mil milhões

O diagnóstico da organização confirma que é na Ásia que vive mais de metade da população, mas indica uma mudança de paradigma: já no próximo ano, a Índia vai ultrapassar a China com mais cidadãos nacionais. 2023 marcará aliás o início do declínio formal da população chinesa que em 2058 deverá ter uma densidade semelhante à existente nos anos 90.
A natalidade diminuiu de forma assinalável nas últimas décadas. Mais de dois terços das pessoas vive em países onde há menos de 2 nascimentos por mulher.
Bulgária, Letónia, Lituânia estão entre os países que mais população vão perder - menos 20 por cento até 2050.
A contribuir para a mudança da demografia está também a emigração. Nos países ricos, são os migrantes que travam a descida da taxa de natalidade e nos próximos anos serão o único motor de crescimento da população.

População na China está a atingir o pico e entrará em declínio a partir de 2023 - Direitos de autor - Arquivo - Mrak Lennihan/AP  

Teresa Bizarro / Euronews