sexta-feira, 20 de agosto de 2021

“Merece o total repúdio”. Com os casos a aumentar, o presidente da câmara do Porto Santo diz que a atitude de alguns jovens de férias na ilha é “inqualificável”

O presidente da Câmara Municipal do Porto Santo considera que a atitude de alguns jovens de férias na ilha, relativamente às regras de prevenção da pandemia, é “inqualificável” e contribuiu para um aumento de casos de covid-19 naquele território.

“Foi inqualificável a atitude dos jovens, o que se passou no Porto Santo, e merece o total repúdio da Câmara Municipal”, disse hoje Idalino Vasconcelos à agência Lusa.

Os mais recentes dados, divulgados quinta-feira pela Direção Regional de Saúde (DRS), indicam que no Porto Santo estavam diagnosticados 81 casos ativos de covid-19.

A ilha tem uma população na ordem dos 5.000 residentes, mas nos meses de verão, sendo um destino de férias procurado sobretudo pelos habitantes na ilha Madeira, chega a registar 30.000 pessoas no seu território.

O aumento de casos de covid-19 registado nos últimos dias levou as autoridades de saúde a criar um novo espaço de confinamento com 50 camas, no Pavilhão Multiúsos, no centro da ilha, visto que a unidade hoteleira dedicada a esta tarefa, com 42 camas, tinha esgotado a sua capacidade.

Nas últimas semanas surgiram relatos sobre “comportamentos irresponsáveis” de muitos jovens que passam férias na ilha, com o registo de ajuntamentos, sem cumprimento das regras preventivas “entre a meia-noite e a 01:00, que é o recolher obrigatório, sobretudo junto aos bares”, mencionou o autarca.

“Diariamente somos informados sobre os problemas de concentração de jovens, muitos deles menores, bêbados”, apontou Idalino Vasconcelos, opinando que a situação se deve também à “falta de supervisão parental”.

O autarca lamentou que este tipo de situações aconteçam “apesar dos apelos do município”, porque prejudicam os residentes e comerciantes da ilha, além de afetarem a imagem do Porto Santo como destino turístico seguro.

“Foi pena não ter existido a ação pedagógica que foi pedida pela Câmara do Porto Santo às forças de segurança, tal como no ano passado”, declarou, recordando que decorreram reuniões com as autoridades de fiscalização e segurança antes do período de férias e foi “garantido um reforço de policiamento”.

Idalino Vasconcelos sublinhou que a situação na ilha “podia ser bem melhor se não houvesse a atitude irresponsável da maioria dos jovens” que ali estão de férias.

O município corrobora, por isso, a posição dos residentes que “têm manifestado a sua insatisfação”.

Contudo, Idalino Vasconcelos referiu que se verificam episódios de desacatos em quase todos os destinos turísticos nesta altura do verão.

“É necessário que todos façam a sua parte e apelo aos jovens para que sejam mais responsáveis, apelo ao seu civismo e para que tenham mais consciência sobre a consequência dos seus atos”, disse.

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, afirmou na segunda-feira que a situação no Porto Santo era “muito complicada” e anunciou que ia pedir uma maior intervenção das forças de segurança, nomeadamente com a aplicação de multas nos casos de incumprimento das regras preventivas.

A DRS refere que a ilha do Porto Santo registou um total de 201 infetados desde o início da pandemia, somando 120 doentes recuperados e um óbito associado à doença.

As autoridades de saúde da Madeira sinalizaram na quinta-feira 47 novos casos de covid-19 e 30 recuperações no arquipélago, sendo que o total de infeções ativas no arquipélago é de 352, com oito doentes hospitalizados e 75 vítimas mortais.

GNR detém em Águeda suposto incendiário retido por populares

Populares retiveram no concelho de Águeda um suposto incendiário, que veio a ser detido pelo crime de incêndio florestal pelos elementos do Posto Territorial de Águeda da GNR, informou hoje o Comando Territorial de Aveiro daquela força de segurança.

Na sequência de um alerta de incêndio, os militares da Guarda deslocaram-se rapidamente para o local, onde se depararam com um foco de incêndio já dominado por populares e com o alegado autor do incêndio retido", relata a GNR.

"No decorrer das diligências policiais foi detido o suspeito, um homem de 28 anos, e apreendido o material utilizado na ignição do incêndio" refere a GNR em comunicado, dando conta de que os factos ocorreram quinta-feira.

Segundo o comunicado a GNR, o detido será hoje presente a primeiro interrogatório no Tribunal de Águeda, para eventual aplicação de medidas de coação.

Lusa


Restaurantes com oito pessoas por grupo no interior e 15 na esplanada

Os restaurantes, cafés e pastelarias passam a ter limite máximo de oito pessoas por grupo no interior e de 15 pessoas por grupo em esplanadas, segundo as novas restrições contra a covid-19, aprovadas hoje em Conselho de Ministros.

A medida foi anunciada pela ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, primeira-ministra em exercício durante as férias do primeiro-ministro, António Costa, no final da reunião do Conselho Ministros extraordinário.

Segundo a ministra, esta medida integra a segunda fase do desconfinamento, por se ter atingido os 70% da população vacinada contra a covid-19 no dia 18 de agosto e entra em vigor a partir da próxima segunda-feira.

Atualmente, no que respeita ao número de pessoas por mesa nos restaurantes, cafés e pastelarias, a regra é de seis pessoas por mesa no interior e 10 pessoas por mesa nas esplanadas.

Segundo a ministra, nesta segunda fase do levantamento das restrições, os espetáculos culturais passam a ter 75% de lotação (contra os 66% de lotação atuais), assim como eventos como casamentos e batizados.

Lusa

Portugal deixa estado de calamidade e passa a estado de contingência

Portugal vai deixar de estar em estado de calamidade devido à pandemia de covid-19 e passa a estado de contingência, anunciou hoje a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, que enfatizou a evolução positiva.

"Assim, no que diz respeito às medidas gerais, deixamos de estar em estado de calamidade e passamos a estado de contingência, com regras aplicáveis em todo o território continental", disse a governante, na conferência de imprensa realizada após o Conselho de Ministros, que se reuniu de forma extraordinária para antecipar as alterações previstas na segunda fase do plano de desconfinamento.

Na sua intervenção inicial, a ministra -- que está a liderar nesta fase o governo face às férias do primeiro-ministro e dos outros ministros de Estado -- destacou que o país apresenta uma incidência de 316,6 casos por 100 mil habitantes a 14 dias e um índice de transmissibilidade (Rt) de 0,98.

Quando vemos a evolução, vemos que desde o início deste mês o Rt voltou a subir, mas continuando abaixo de 1. No mês de julho, quando se apresentou o quadro que atualmente seguimos, passámos a uma fase em que o elemento central passou a ser a percentagem de população vacinada com as duas doses. No dia 18 de agosto ultrapassámos os 70% e o país tem uma percentagem acima da média da União Europeia", salientou.

Mariana Vieira da Silva comparou ainda a última onda epidémica com a que ocorreu no início de 2021, vincando que Portugal não se aproximou nunca dos valores de janeiro e que a situação atual é de "planalto".

"Na comparação entre as duas ondas em relação aos internamentos, a diferença é ainda mais significativa. O mesmo no que diz respeito às unidades de cuidados intensivos, tendo o país neste momento valores que estão a cerca de metade daquela que é a linha vermelha de 255 camas", indicou, acrescentando: "No que diz respeito aos óbitos, os valores mantêm-se estáveis e a iniciar uma tendência descendente".

Lusa

POLÍTICA | Covid-19: Transportes públicos deixam de ter limites de lotação


Os transportes públicos vão deixar de ter limite de lotação a partir de segunda-feira, anunciou hoje a ministra de Estado e da Presidência, depois de o Conselho de Ministros ter decidido antecipado o alívio de restrições relativas à covid-19.

Mariana Vieira da Silva, primeira-ministra em exercício durante as férias do chefe do executivo, António Costa, falava após uma reunião de Conselho de Ministros extraordinária, que decidiu antecipar a segunda fase de desconfinamento para 23 de agosto, em virtude de se ter atingido uma taxa de vacinação contra a covid-19 de 70%.

“Os transportes públicos deixam de ter limitação da sua capacidade de lotação e passa a ser permitida a utilização dos bancos dianteiros no transporte em táxi e no transporte individual e remunerado de passageiros em veículos descaracterizados a partir de plataforma eletrónica”, lê-se no comunicado do Conselho de Ministros.

Os transportes públicos deixam assim de ter as limitações a que estavam sujeitos desde 10 de junho, ou seja, lotação de dois terços e, no caso de táxis e TVDE, proibição de utilização dos banco da frente.

Fonte: NC

Proença-a-Nova | Campo Senhora das Neves terá instalações reabilitadas e ampliadas


Já arrancaram as obras de reabilitação e ampliação das instalações de apoio do Campo de Futebol Senhora das Neves. A requalificação do espaço parte de uma candidatura apresentada ao programa de Reabilitação de Instalações Desportivas do IPDJ (Instituto Português do Desporto e da Juventude), à qual a Associação Desportiva e Cultural de Proença-a-Nova (ADCPN) se candidatou, com a ajuda e apoio próximo da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, no momento em que foi necessário preparar a candidatura e assegurar a parte do autofinanciamento, que garante a execução total do projeto.
A intensa utilização justifica também o estado atual destas instalações, agora comuns a várias equipas. O objetivo será reabilitar o edifício já existente, onde atualmente se preparam as equipas, que se reconverterá em balneários para árbitros, um ginásio e uma área técnica, entre outras funções de apoio ao clube. Serão construídos quatro novos balneários, assegurando as adequadas condições de salubridade, garantidas pelas condições de ventilação e pela altura interior disponível. A ampliação em curso foi condicionada pelo pouco espaço livre que existe em volta dos edifícios e das difíceis condições de implantação de novas construções na zona norte do campo.

Estas remodelações e construções serão fundamentalmente úteis para suportar todos os escalões de formação jovem que a ADCPN tem apresentado nos últimos anos, albergando neste momento, em todas as modalidades, entre 270 a 300 atletas.

Ainda no âmbito deste projeto, para dar resposta a este maior número de jovens, foi já construído um novo campo de treinos, que permite aos dirigentes organizar de forma mais flexível os seus horários. Foram também colocadas luzes LED em volta do campo, de modo a iluminar toda a superfície de forma mais abrangente.


Coimbra | Abertas candidaturas para os Mestrados da ESAC

 A 3.ª fase de candidaturas aos Mestrados da Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) a iniciarem no ano letivo de 2021/2022 decorre até ao próximo dia 13 de setembro.

São lecionados pela ESAC Mestrados em: Agricultura Biológica; Biotecnologia; Desenvolvimento Sustentável; Ecoturismo; Engenharia Agro-Pecuária; Engenharia Alimentar; Gestão Ambiental; Gestão de Empresas Agrícolas; Segurança Alimentar e Desenvolvimento Rural, e; Recursos Florestais.

Mais informações sobre a oferta formativa e relacionadas com as candidaturas encontram-se disponíveis no Site da Escola, em portal.esac.pt.

Os resultados das candidaturas são divulgados até 21 de setembro.

Costa admite baixa de IRS para classe média e aumento “significativo” do abono de família no OE2022

 O primeiro-ministro António Costa admite rever os escalões de IRS, de forma a subir o rendimento da classe média, e pretende um aumento "significativo" do abono de família no próximo Orçamento de Estado para 2022.

Em entrevista ao Expresso, hoje publicada, António Costa explica que o Governo está a trabalhar nas alterações aos abonos de família e IRS "numa prioridade clara que é o combate à pobreza infantil".

Sobre a mexida no IRS, com a criação de mais escalões de forma a aumentar o rendimento da classe média, o governante apontou que essa medida "está inscrita no programa do Governo".

"É uma matéria sobre a qual não só estamos a estudar, como estamos a conversar com os nossos parceiros e temos de medir se e como", sublinhou.

Questionado se a medida é aplicada já em 2022, António Costa referiu que o Governo está "a medir".

"Se me disser que vamos adotar uma única medida, posso escolher se vou mexer nos escalões, se vou aumentar as deduções para todas as crianças... Se me disser que ambas são necessárias, então tenho de compatibilizar o quadro orçamental", apontou.

"Está consolidada que, com uma inflação prevista de 0,8%, todos os ministérios terão um aumento do seu orçamento em pelo menos 1,2% e depois há um conjunto de ministérios que têm um aumento superior a 1,2%: Ciência, Educação, Saúde, Administração Interna e Cultura", acrescentou.

António Costa referiu ainda, questionado sobre a possibilidade de aumentar ou mudar o abono de família, que pretende que haja "aumento significativo relativamente às prestações para as famílias com crianças, em particular a partir do segundo filho".

Sabemos a grande dificuldade com que muitas das famílias têm passado do primeiro ao segundo filho e isso tem a ver com os seus rendimentos. Temos de continuar a investir no aumento do rendimento disponível que implica, por um lado, uma política salarial por parte das empresas, por outro, transferências não monetárias por parte do Estado, com bom investimento na educação, no pré-escolar, nas creches, na mobilidade acessível e na habitação a custos acessíveis. Mas também transferências monetárias, designadamente nos abonos de família", frisou.

Na entrevista do Expresso, António Costa aborda ainda a manutenção em 2022 do 'lay-off' simplificado e medidas de apoio urgente.

"O 'lay-off' normal existe desde 1980. Quanto ao simplificado, não vamos retirar nenhuma medida extemporaneamente. Vamos manter as medidas e elas serão utilizadas ou não consoante as necessidades. Progressivamente, tem vindo a haver menos utilização dessas medidas", vincou.

"A rede de segurança é fundamental que exista, porque a nossa ideia desde o início foi que esta crise [devida à pandemia de covid-19] tem uma natureza conjuntural, só não sabemos quanto tempo dura", explicou.

Costa realçou ainda que é necessário "manter os apoios às empresas, o apoio aos rendimentos dos que trabalham, aos que perderam o emprego e os que dependem de prestações sociais" admitindo que as medidas em vigor "podem ser modeladas".

Lusa

Imagem: Dinheiro Vivo

As aves do céu e os lírios dos campos

Pe. David Francisquini  (*)

Já revelei em outras ocasiões aos meus leitores o apreço que tenho pela vida campestre, a qual sempre nos remete à contemplação da arquitetonia do universo e aos ensinamentos de Jesus Cristo que estão contidos nas páginas dos Santos Evangelhos. Basta pensar na descrição tão poética quanto apropriada sobre as aves do céu e os lírios do campo.

Com a força física que lhe é própria, o homem prepara a terra e lança a semente, na esperança de tirar do seu trabalho o alimento material de cada dia. Com a sua força da vontade, ele deve procurar com afinco a luz, para entender a realidade mais profunda contida nas Sagradas Letras, haurindo assim sustento espiritual ao longo da vida terrena.

Nosso Senhor nos ensina: “Por que vos inquieteis com o que comereis e com o que vestireis? Olhai os lírios dos campos como crescem, não trabalham e nem fiam. Eu vos digo, pois, nem Salomão com toda sua glória se vestiu como um deles. Se Deus trata assim a erva do campo que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, o que fará por vós, homens de pouca fé?”. 

Ao falar assim da vestimenta que nos cobre e do alimento que nos sustenta, Nosso Senhor condena a inquietação que muitas vezes nos aflige quando nos entregamos ao desejo insaciável de riquezas. De si a riqueza não é má. Jesus Cristo apenas desaprova a inquietação, ou seja, a impaciência com a qual muitas pessoas procuram tais bens.

Quis Nosso Senhor nos instruir que não podemos servir ao mesmo tempo a dois senhores, a riqueza e a Deus. Nesse preceito se resume a conduta do homem neste vale de lágrimas: luta entre a luz e as trevas, entre o bem e o mal, entre o amor e o ódio; luta entre aqueles que pertencem à raça da Virgem e os que são da raça da Serpente.

Para Santo Agostinho, a Cidade de Deus é edificada no amor de Deus levado até ao esquecimento de si mesmo, enquanto a Cidade do Demônio é arquitetada sobre o amor de si mesmo até o esquecimento de Deus. Se colocarmos em primeiro lugar a cobiça dos bens terrenos, os sentidos ficarão destemperados, a inteligência obscurecida e abalada a nossa fé.

Deus toma exemplos inocentes – as aves do céu e os lírios dos campos – para introduzir no coração do homem valores mais altos. Ele fala dessas coisas para mover as almas no sentido de elevar os seus corações às sublimidades da vida divina.

Se Salomão com suas vestes foi superado pelas flores, ele que foi o mais rico dos reis, o que pensar de nós? Ponderam os Santos Padres que Salomão foi superado pelas flores em formosura não por um curto espaço de tempo, mas durante todo o seu reinado, para significar que nem um dia de Salomão superou as flores em beleza e esplendor.

Enquanto as roupas do rei Salomão eram tecidas por alguém que compreendia e conhecia a beleza dos trajes, o adorno com que Deus enriqueceu os lírios representa a claridade dos anjos dos Céus como luz reflexa da própria glória de Deus, sempre a nos inspirar a confiança de um dia estarmos igualmente revestidos dessa mesma luz.

ABIM
______________ 
(*) Sacerdote da igreja do Imaculado Coração de Maria, Cardoso Moreira – RJ 

Estrela do Mar, invocação à Virgem Maria

 

Pintura do séc. XVII. No estilo de Philippe de Champaigne, atualmente em Saint-Étienne-du-Mont (Paris)

Paulo Roberto Campos

Neste dia 20 celebramos o grande abade e doutor da Igreja, São Bernardo de Claraval (1090- 1153). O monge mais ilustre de seu século fundou o mosteiro de Cister [foto abaixo], foi conselheiro de Papas e príncipes, pregou a Segunda Cruzada, combateu os hereges. Devotíssimo de Nossa Senhora, o Doutor Melífluo é considerado o último dos Padres da Igreja latina.

Em memória desta efeméride, transcrevemos abaixo uma belíssima oração composta por ele,* muito apropriada para estes nossos dias, nos quais, metaforicamente, navegamos por mares borrascosos e necessitamos confiar mais do que nunca na intervenção da Santa Mãe de Deus, a Estrela que nos orienta nas dificuldades e provações.

Abadia de Claraval, na região de Champanha-Ardenas (França). Fundada por Bernardo, foi sua residência por mais de 40 anos. Ali foi abade e escreveu a maior parte de suas obras.

Invoque Maria, a Estrela do Mar

“Eo nome da Virgem era Maria” (Lc 1, 27). Falemos um pouco deste nome que significa, segundo se diz, Estrela do mar, e que convém maravilhosamente à Virgem Mãe. Ela é verdadeiramente esta esplêndida estrela que devia se levantar sobre a imensidade do mar, toda brilhante por seus méritos, radiante por seus exemplos.

Ó tu, quem quer que sejas, que te sentes longe da terra firme, arrastado pelas ondas deste mundo, no meio das borrascas e tempestades, se não queres soçobrar, não tires os olhos da luz desta estrela.

Se o vento das tentações se levanta, se o escolho das tribulações se interpõe em teu caminho, olha a estrela, invoca Maria.

Se és balouçado pelas vagas do orgulho, da ambição, da maledicência, da inveja, olha a estrela, invoca Maria.

Se a cólera, a avareza, os desejos impuros sacodem a frágil embarcação de tua alma, levanta os olhos para Maria.

Se, perturbado pela lembrança da enormidade de teus crimes, confuso à vista das torpezas de tua consciência, aterrorizado pelo medo do juízo, começas a te deixar arrastar pelo turbilhão da tristeza, a despencar no abismo do desespero, pensa em Maria.

Nos perigos, nas angústias, nas dúvidas, pensa em Maria, invoca Maria.

Que seu nome nunca se afaste de teus lábios, jamais abandone teu coração; e para alcançar o socorro da intercessão d´Ela, não negligencies os exemplos de sua vida.

Seguindo-A, não te transviarás; rezando a Ela, não desesperarás; pensando nela, evitarás todo erro.

Se Ela te sustenta, não cairás; se Ela te protege, nada terás a temer; se Ela te conduz, não te cansarás; se Ela te é favorável, alcançarás o fim.

E assim verificarás, por tua própria experiência, com quanta razão foi dito: “E o nome da Virgem, era Maria!”

ABIM

____________

* São Bernardo de Claraval. Louvores da Virgem Maria, Super missus, 2ª homília, 17 – apud Pierre Aubron SJ, L’oeuvre mariale de Saint Bernard, Editions du Cerf, Paris, Les Cahiers de la Vierge, nº 13-14, março de 1936, pp. 68-69.

México | Qué Requieren Los Centros De Datos Tras La Pandemia?

 


por Yesica Flores

Durante la pandemia, muchas empresas han tenido que migrar su procesamiento de datos local a la nube a fin de impulsar sus actividades de comercio electrónico, transacciones financieras, trabajo remoto, educación en línea y/o sus procesos de automatización, para continuar con sus operaciones, asegura Miguel Monterrosas, Director Técnico de Tripp Lite, fabricante de soluciones de energía y conectividad.

De hecho las PyMes y Microempresas incrementaron sus ventas a través de comercio electrónico 7.3% y 6.3%, de manera respectiva, de agosto del 2020 a febrero de este año, de acuerdo a la tercera encuesta sobre el impacto del Covid-19 en las empresas que publicó el INEGI.

Las reuniones virtuales en todas las empresas, a través de aplicaciones en la nube, aumentaron 12.8% a nivel nacional de abril a agosto 2020, para reducir ligeramente 0.6 puntos porcentuales, en febrero de este año.

Este panorama ha llevado a las empresas a trabajar con esquemas híbridos, ya que aunque adoptaron aplicaciones y servicios en la nube, requieren de cuartos de TI para instalar sus switches de red, servidores de procesamiento y almacenamiento local, cámaras de vigilancia y controles de acceso; y/o Micro Centros de Datos para implementar edge computing, a fin de aumentar su conectividad y la velocidad de su procesamiento de datos, explicó Monterrosas.

Las necesidades de los centros de datos o cuartos de TI de las empresas cambiaron y hoy requieren maximizar la protección y respaldo de energía eléctrica para lograr la continuidad de sus operaciones, y por ello los especialistas de Tripp Lite diseñaron sistemas UPS trifásicos más potentes y más compactos que ocupen menos espacio.

Hoy se requieren UPS más eficientes, con factor de potencia uno capaces de aprovechar absolutamente toda su energía y que reduzcan los costos de electricidad y de enfriamiento que produce el equipo TI.

 “Nuestros UPS trifásicos S3M ofrecen capacidades desde 10 a 100 kVA a fin de  proteger desde los dispositivos instalados en un sólo rack, hasta centros de datos o aplicaciones más grandes, ya que además se pueden conectar hasta 6 en paralelo e incluso utilizar solo un banco de baterías por cada 2 UPS para generar redundancia, a fin de reducir el costo y el espacio donde se implementará” explicó Monterrosas.

“La modalidad de trabajar y operar con esquemas híbridos cambiaron las necesidades de las empresas y ahora requieren implementar en espacios más pequeños, grandes capacidades en sus centros de datos y/o Micro Centros de Datos, que se puedan administrar y monitorear desde cualquier lugar, para garantizar la operación de los equipos críticos” finalizó Monterrosas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: FTC reinicia sua reclamação antitruste contra o Facebook

A Federal Trade Commission votou 3-2 junto com as linhas do partido para registrar uma nova queixa antitruste contra o Facebook, reiniciando o caso depois que um juiz federal rejeitou o processo original da agência em junho.

O processo, originalmente aberto em dezembro, busca separar o gigante da mídia social ao desfazer suas aquisições da era Obama do Instagram e do WhatsApp.

A presidente da FTC, Lina Khan, recusou-se a recusar-se à votação. O Facebook tentou tirar o defensor da antitruste progressista de seu caso por causa de suas declarações anteriores sobre a empresa e seu trabalho em uma grande investigação antitruste de tecnologia pelo Comitê Judiciário da Câmara.

Leia mais: https://www.politico.com/news/ 2021/08/19 / ftc-reboots-its- antitrust- claim-against- facebook-506248

Fonte: Político

México | Los 5 Secretos Revelados Por Shutterstock Para Tomar La Mejor Foto

 


por Yesica Flores

Desde su invención la fotografía nos ha ayudado a capturar momentos históricos, inspirar a las personas y recordar los días más especiales de nuestra vida.

¿Por qué celebramos hoy el Día Mundial de la Fotografía?  Recordar este día fue propuesto por el fotógrafo australiano Korske Ara, quien inició en 2007 un concurso el 19 de agosto, día en que, en 1839, el francés Louis Daguerre presentó la patente de la primera cámara que él creó y se le llamó daguerrotipo, en su honor. Y pensar que hoy, algunos años después, la fotografía está al alcance de la palma de tu mano, gracias a los dispositivos electrónicos que ayudan a captar momentos en segundos y a todas las plataformas que las ofrecen en línea.

Con una fotografía contamos historias y podemos crear un impacto que llegue a cambiar el mundo. Piensa en todas esas fotografías que te ayudan a recordar tu cumpleaños, el día de tu graduación, el día en que te enamoraste y momentos tan especiales como el día de tu boda; que te ayudan a sentirte más cerca de quienes están lejos, o que guardan momentos icónicos que pasarán a la historia.

En Shutterstock somos apasionados de la fotografía y trabajamos de cerca con muchos creadores para ofrecer una variedad de fotografías auténticas. Por eso, te queremos compartir 5 de sus secretos para que tomes las mejores fotos.

  1. Identifica las tendencias

Las imágenes coloridas se apoderan de las redes sociales, úsalo a tu favor. Hicimos un análisis de las mayores búsquedas dentro de la plataforma de imágenes y videos Shutterstock, y encontramos que las tendencias creativas también están presentes en la vida cotidiana de las personas. Esto se debe a que el análisis se basa en datos consolidados que reflejan las principales búsquedas de los profesionales que marcan tendencia en toda el área creativa, independientemente del sector de aplicación.

Descubre lo que la gente está buscando. Aquí te contamos las tendencias Creativas de 2021 para que te inspires:

  1. Caras surreales
  2. Paisajes de tinta
  3. Tie dye
  4. Identidad sin filtro
  5. Vida interior
  6. Lo sublime
  • Sin filtro

Hoy que los filtros son parte de la vida diaria de las personas gracias a las redes sociales, te invitamos a que te atrevas a capturar personas y momentos sin filtro. La identidad sin filtro es una de las tendencias creativas de 2021 en todo el mundo. Cada vez lo vemos más en la publicidad y redes sociales; te asegurará una foto exitosa capturar la realidad tal y como es.

  • Cuenta una historia real, donde todos se sientan identificados.

Usa la fotografía para crear conversación sobre los temas que de verdad importan, por ejemplo, ¿sabes qué aparece cuando escribes “líder” o “amor”, “belleza” o “masculino” en un buscador? Hombres de mediana edad usando trajes en una sala de juntas, parejas heterosexuales besándose, una mujer con piel radiante o un hombre bronceado mostrando sus músculos… esto refleja una parte muy pequeña de la realidad diversa que vivimos actualmente. Captura los momentos que importan para que todos encuentren fotografías con las que se sientan identificados. Este es el secreto para una buena fotografía. En Shutterstock nos encanta que haya variedad en los contenidos y que nuestros clientes puedan encontrar fotografías que representen exactamente lo que buscan, te invitamos a entrar a descubrirlas.

  • Hazte de un aliado

Si todos estos consejos suenan lindos pero complicados, ¡existe una solución! Consigue las mejores fotos en Shutterstock, Inc. (NYSE: SSTK), la plataforma global líder en ofrecer soluciones de servicio completo, contenido de alta calidad y herramientas para las marcas, negocios y empresas de medios.

Ahora ya lo sabes, si te encanta la fotografía y quieres conseguir fotos increíbles para ilustrar tus trabajos de manera fácil, entra a Shutterstock y conoce el mundo de fotografías y materiales que tenemos para ti.

México | Por Estas Razones Tu Empresa Está Cerca De Sufrir Un Ciberataque

 


por Yesica Flores

La ciberseguridad ha adquirido gran relevancia en el mundo digital durante el último año y el auge del home office provocado por la pandemia ha tenido mucho que ver.

Cada vez más usuarios son vulnerables a un ataque cibernético a causa del débil blindaje con el que cuentan sus dispositivos. Ya sea por estar conectados a una red casera o por trabajar con equipos personales que incluso otros familiares o amigos utilizan para estudiar, descargar archivos adjuntos, navegar en redes sociales, entre otros usos.

En México, un estudio de la firma de investigación Forrester Consulting de agosto 2020 explica que todas las empresas con más de 500 empleados fueron víctimas de este tipo de delincuencia  teniendo afectaciones en filtración de información confidencial, robo de identidad, pérdidas financieras y afectaciones en la productividad.

Sin embargo, este fenómeno ya no distingue del tamaño que tenga una empresa. Datos citados por la plataforma de financiación europea Fundera demuestran que a nivel global el 43% de los negocios afectados por los ciberataques son PyMes, las cuales tan sólo entre 2019 y 2020 detectaron un crecimiento en este tipo de amenazas superior al 400%.

Estas afectaciones también se trasladaron a los consumidores en línea, quienes según datos de la Comisión Nacional para la Protección y Defensa de los Usuarios de Servicios Financieros (CONDUSEF), representaron más de 3 mil 180 millones de pesos reclamados por fraudes cibernéticos.

Los 5 ciberataques de los que debes protegerte

Un ciberataque es toda acción ilegal que busca destruir y dañar software, servidores, sistemas eléctricos, plataformas, medios electrónicos, redes de Internet u otros dispositivos. Su objetivo es impedir el uso de los sistemas de información del adversario o su acceso a la misma.

Según Dylan Torres, facilitador de ciberseguridad de la tech school Ironhack, estos son los tipos de ciberataques más comunes:

– Malware: Uno de los ataques más populares en el ecosistema digital, el cual se reproduce a través de algún software dañino como un virus o un ransomware. Una vez que se instala en nuestro equipo puede causar todo tipo de problemas, desde tomar el control de la máquina y monitorear las acciones, hasta enviar datos confidenciales a la base de origen del ataque.

– Inyecciones SQL: Se trata de un ataque contra el servidor que utiliza un código malicioso para extraer información privada de los usuarios. Cabe mencionar que SQL (Structured Query Language) es el lenguaje usado para la mayoría de las bases de datos en la actualidad.

– Phishing: A este se le conoce también como suplantación de identidad. Los atacantes simulan ser una persona, organización o plataforma distinta con el objetivo de que el usuario abra el malware, provocando un acceso para infectar su equipo.

Ataque de tipo “Man-in-the-middle”: Este tipo de invasión se da cuando un atacante intercepta la comunicación entre dos individuos para robar datos.

Denegación de Servicio (DDOS): Consiste en saturar el tráfico de un sitio web sobrecargando su servidor para que le sea imposible publicar su contenido a los visitantes.

Educación digital, una solución para mitigar ciberataques

Ante los retos que supone la ciberseguridad, las organizaciones se han vuelto más conscientes sobre la importancia de estar preparados para afrontar este tipo de ataques. De hecho, tan sólo en 2020, su gasto en ciberseguridad aumentó 10%, cifra superior a otras áreas de las Tecnologías de la Información.

No obstante, expertos de Ironhack reconocen que aún falta mucho por hacer ante el déficit de especialistas en ciberseguridad que se vive al nivel global, que de acuerdo con el Consorcio Internacional de Certificación de Seguridad de Sistemas de Información (ISC), se traduce a una necesidad de más de 29.000 profesionales especializados en la materia.

Esta institución líder en formación tecnológica ha visto en la crisis de seguridad digital una oportunidad para fomentar conocimiento de manera rápida y práctica a través de bootcamps, un modelo de enseñanza que en pocas semanas garantiza un aprendizaje efectivo en diferentes ramas de la tecnología.

A través de este sistema, Ironhack ofrece capacitaciones a empresas y profesionales que buscan nutrirse de habilidades altamente demandadas como la misma ciberseguridad gracias a una formación basada en una metodología learning by doing, que contiene aplicaciones prácticas como vídeos, pruebas, juegos y simulaciones para aprender a defender sistemas reales.

Para más información visita: https://www.ironhack.com/es

México | Día Mundial De La Fotografía: Tres Consejos Para Construir Tu Marca Personal En Línea Y Ganar Clientes

 


por Yesica Flores

Las fotografías se han convertido, casi sin darnos cuenta, en una parte inherente a nuestra vida cotidiana. Si miramos a nuestro alrededor, las vemos en todas partes. Desde las que usamos para decorar nuestras casas, publicar en las redes sociales o simplemente guardar como recuerdo, hasta las que encontramos en los envases de los productos que usamos a diario, en la publicidad de las marcas y en las búsquedas de información en Internet: las fotografías siempre nos acompañan.

El Día Mundial de la Fotografía se celebra el 19 de agosto, en honor a la patente del daguerrotipo presentada en 1893 por el francés Louis Daguerre, considerado uno de los precursores de la fotografía junto a Joseph Nicéphore Niépce. Y gracias a la tecnología, actualmente disponemos de excelentes cámaras a nuestro alcance, que nos permiten tomar increíbles fotografías en apenas unos segundos, tanto si las utilizamos con fines personales como profesionales.

Si eres un fotógrafo establecido o simplemente te gustaría mejorar tu marca personal mediante el uso de la fotografía, este artículo es para ti. Sabemos que crear una marca personal para ofrecer tus servicios puede resultar abrumador, sin saber por dónde empezar o qué necesitas para lograr una estrategia que se adapte a tus necesidades. En GoDaddy queremos compartirte algunos consejos que puedes seguir para que tu marca se vea profesional y te ayude a conseguir más clientes.

  1. El primer paso: ¡Atrévete!

A menudo escuchamos que dar el primer paso es lo más difícil. Para crear tu marca personal a través de la fotografía o brindar a tu marca un aspecto profesional actualizado con imágenes, lo más importante es que te decidas a hacerlo. Hoy en día, existen varias herramientas a tu alcance, y son más fáciles de usar de lo que crees. Entre estas herramientas en las que puedes utilizar fotografías para promocionar tu negocio, están las redes sociales, , correo electrónico y principalmente: tu página web o tu tienda en línea y newsletters, donde puedes dar tu toque personal o el de tu negocio.

  • Crea tu página web profesional

Algo fundamental para tener en cuenta es que ahora tú y tus servicios son una marca, por lo que tener un aspecto profesional es esencial para atraer nuevos clientes y mantenerlos actuales. Tu propia página web puede dar ese aspecto profesional y de confianza, donde podrás personalizar tu imagen e incluso realizar citas en línea y pagos digitales.  Mostrar fotografías profesionales y atractivas en tu sitio web puede ayudar a que la gente conozca mejor tu negocio y tus productos y servicios, además de generar credibilidad para tu empresa.

Con el socio de servicios adecuado, es fácil elegir tu nombre de dominio, el cual es el nombre de tu marca en Internet. A partir de aquí, el camino es aún más emocionante, ya que empezarás a dar vida a tu sitio web con colores y diseños personalizados relacionados con tu marca para promocionar tu negocio en correos electrónicos, información de contacto, canales de redes sociales, información sobre tu empresa, entre otros muchos aspectos de tu presencia digital. Especialmente, las galerías de imágenes y videos disponibles pueden ayudar a mostrar tu trabajo de forma profesional y a segmentar tus proyectos para que sea más fácil que la gente encuentre tu negocio y lo que está buscando.

Si quieres llevar tus servicios al siguiente nivel, puedes incluir un calendario de citas para programar sesiones con los clientes, así como aceptar los pagos digitales más utilizados como tarjetas de crédito y débito, billeteras digitales, depósitos en tiendas de conveniencia e incluso pagos a través de enlaces de pago, directamente desde tu sitio web. De esta manera, tus clientes tendrán la certeza de que sus pagos son seguros. Incluir imágenes como parte de tu calendario de citas y en tu tienda en línea puede ayudar a captar la atención y el interés de los clientes en tu negocio.

  • Aprovecha las redes sociales

Todos conocemos el poder de las redes sociales. Incluso éstas pueden ser el primer paso para un fotógrafo o cualquier emprendedor y, sin duda, un canal indispensable para dar a conocer su trabajo. ¿Cuál es la mejor red social para ti? Hay dos que pueden generar el impacto más significativo.

El rey de la fotografía: La red social de fotografía por excelencia es Instagram, con un alcance potencial en México de 30 millones de personas. Su nuevo algoritmo también ha comenzado a dar mayor relevancia al contenido en video a través de Reels, IGTV e historias, en una estrategia para complementar tu página web y dar visibilidad a las pequeñas y medianas cuentas de nuevos creadores de contenido y marcas. Instagram es ideal para mostrar fotos de alta calidad a modo de álbum de fotos en tu perfil.

Con el socio adecuado, puedes vincular Instagram a tu página profesional para dirigir el tráfico de ida y vuelta, y mejor aún, puedes diseñar, publicar y gestionar el contenido de Instagram desde tu propia página web sin necesidad de tener conocimientos de diseño o programación.

La red social de moda: TikTok se ha posicionado como la red social del momento, gracias a su alcance orgánico y su estilo único, donde se pueden publicar videos cortos de hasta 3 minutos. Aunque esta red social nació como una plataforma de videos de baile y comedia para las nuevas generaciones, se ha posicionado firmemente entre diferentes grupos de edad, marcas y profesionales, ya que puede ofrecer contenidos educativos y valiosos para distintas audiencias. Lo más importante, además del contenido de calidad, es la constancia y el número de publicaciones que hagas al día.

Desde TikTok, puedes dirigir tu audiencia a tu página web profesional, lo que puede aumentar su confianza en tu trabajo, y podrán encontrar la información que necesitan para colaborar contigo.

Tanto en Instagram como en TikTok, puedes mostrar tu trabajo al público. Además, es muy atractivo exponer el detrás de escena en estas plataformas sociales, como las sesiones de fotos o compartir cómo editaste tus fotos, consejos para otros fotógrafos, o cómo es un día de trabajo para ti. Esto puede ayudarte a crear un vínculo emocional con tus seguidores y clientes. Te recomendamos que crees un perfil profesional en ambas redes sociales para mostrar tu trabajo o productos y hablar de fotografía. Además, recuerda mantener un tono personal y auténtico en tus publicaciones.

Ahora puede ser el momento adecuado para empezar a utilizar imágenes fotográficas profesionales y atractivas para promocionar tu negocio en Internet. En GoDaddy queremos ser el aliado de todos aquellos emprendedores y fotógrafos que comparten con el mundo su pasión por la fotografía para dar ese toque profesional a su propia marca en el mundo digital. ¡Disfruta este día haciendo “click”!

Por Arturo Lee, vicepresidente de GoDaddy para América Latina