segunda-feira, 26 de março de 2018

Litoral Centro com problemas informáticos!

Bom dia Caros Amigos,

Infelizmente, o Litoral Centro ainda continua com alguns problemas informáticos que de certa forma, nos condiciona na actualização dos conteúdos.
Somos os primeiros a sentir-nos desconfortáveis com esta situação, que em breve estará resolvida.
Contamos com a vossa compreensão.

J. Carlos
Director

Viajar de Lisboa ao Porto na CP a partir de cinco euros

Resultado de imagem para Viajar de Lisboa ao Porto na CP a partir de cinco euros
CP - Comboios de Portugal vai lançar, na manhã de dia 27 de março, nova campanha promocional, idêntica à realizada no mês de janeiro, que confere descontosda ordem de 80%, para viagens em Alfa Pendular (classe turística) e Intercidades (2ª classe).
Com um contingente limitado por comboio, num total de 9.000 lugares disponíveis, os bilhetes podem ser comprados com uma antecedência mínima de 10 dias e máxima de60 dias, para viagens a efetuar no período entre 05 de abril e 31 de maio deste ano.
A promoção abrange todos os destinos Alfa Pendular e Intercidades, de que são exemplo, Lisboa - Porto desde 5 euros em Intercidades e 6,5 euros em Alfa Pendular; Lisboa - Covilhã desde 3,50 euros; Lisboa - Guarda e Lisboa - Faro desde 4,5 euros ou Lisboa - Braga e Lisboa - Guimarães desde 5,50 euros, entre outros.
O sucesso da campanha anterior contribuiu para o acréscimo da procura dos serviços de Longo Curso, que se refletiu em mais 43.000 viagens vendidas no mês de janeiro, comparativamente com o mês homólogo de 2017.


Se quer ver a imagem em tamanho grande clique em cima da mesma.
Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro

Suicídio é cada vez mais um fenómeno rural

Resultado de imagem para Suicídio é cada vez mais um fenómeno rural
Municípios de risco elevado e muito elevado ficam sobretudo em zonas rurais do país. Na região de Lisboa, pelo contrário, os suicídios são cada vez mais raros.
O suicídio é cada mais um fenómeno muito mais comum no Interior do país do que no Litoral. A conclusão é de um estudo que analisou 36 anos de suicídios em Portugal.
Durante décadas o Alentejo foi a região com mais mortes autoinfligidas, mas a investigação que analisou números de 1980 a 2015 (31 mil mortes), por município, conclui que, nos últimos anos, foi apanhada por concelhos rurais do Algarve, Centro e Trás-os-Montes.
O trabalho é assinado por quatro investigadores do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Coimbra.
O risco de suicídio agravou-se nos espaços rurais e Paula Santana, uma das autoras, adianta à TSF que esse agravamento foi mais acentuado nos anos de crise, o que mostra que estas zonas foram mais afetadas e estiveram mais vulneráveis à quebra da economia.
Os autores falam numa "ruralização do fenómeno suicidário" visível na "concentração de municípios de risco elevado em áreas rurais", apontando causas como o isolamento social, envelhecimento, falta de dinamismo social e económico, mas também o menor acesso a bens e serviços (por exemplo, cuidados de saúde e apoio social). Razões "potenciadoras", afirmam, "de ideação e comportamentos suicidas".
O trabalho destaca ainda que "os territórios rurais têm, tradicionalmente, maior estigma em relação à doença mental" e um acesso mais facilitado a armas.
No outro extremo, os municípios da Área Metropolitana de Lisboa que chegaram a ter, no passado, áreas de risco, "passaram a ter valores significativamente baixos de mortalidade por suicídio".

Fonte: TSF
Foto: Sara Matos/Global Imagens

Mariza e Matias Damásio são cabeças de cartaz em versão solidária do Leiria Festival

Resultado de imagem para Mariza e Matias Damásio são cabeças de cartaz em versão solidária do Leiria Festival
A portuguesa Mariza e o angolano Matias Damásio vão ser os cabeças de cartaz do Leiria Festival, que em 2018 assume a sua vocação solidária, reservando 20 % da receita de bilheteira para a reflorestação das áreas destruídas no incêndio que atingiu a região em outubro do ano passado.
A revelação foi feita esta quinta-feira pelo vereador da Cultura da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, na apresentação do cartaz, que volta a dar palco, como já é tradição, também aos nomes emergentes da música da região.
“O festival vai ter uma componente de responsabilidade social muito grande”, disse Gonçalo Lopes, assumindo o desafio de ter em Leiria “um palco para grandes artistas e para grandes causas”.
O festival, no Estádio Municipal de Leiria, abre dia 18 de maio, com a banda leiriense Whales, numa noite em que o hip hop estará em destaque, com as atuações de Regula e Piruka.
No segundo dia do festival, as honras de abertura cabem a outra formação leiriense, a Banda Catraia, que antecede um dos grandes nomes do cartaz, a consagrada cantora Mariza, um dos nomes da música portuguesa com maior projeção internacional.
No terceiro dia do festival, 20 de maio, o leiriense Ricardo Tininha será o primeiro a subir ao palco, numa noite que fecha com Matias Damásio, uma verdadeira estrela da música angolana.
Na apresentação, o vereador da Cultura realçou ainda que o Leiria Festival será um evento eco-responsável, com separação para reciclagem do lixo produzido.
A exploração dos bares no recinto será feita pelas associações de bombeiros voluntários, uma medida que pretende também apoiar as corporações na angariação de receitas.
Resultado de imagem para Mariza e Matias Damásio são cabeças de cartaz em versão solidária do Leiria Festival
Os bilhetes, que estarão à venda a partir das 18:00 desta quinta-feira no Teatro José Lúcio da Silva e de amanhã em https://ticketline.sapo.pt/, terão o custo de 10 euros por dia e de 25 para os três dias, valores verdadeiramente competitivos face aos nomes apresentado.


Se quer ver a imagem em tamanho grande clique em cima da mesma.
Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro

Ministro dos Negócios Estrangeiros inteirou-se das dificuldades inerentes à limpeza florestal

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, esteve, sábado pela manhã, na Câmara Municipal da Mealhada, numa operação de sensibilização relativa à limpeza da floresta. O governante quis saber o que está a ser feito no Município, mas também quais as dificuldades e preocupações sentidas no terreno.
"Na Mealhada tudo está a ser feito para dar cumprimento à lei, posicionando-se o Município com uma ação de colaboração e cooperação com os proprietários no sentido de os apoiar na limpeza da floresta". A garantia foi dada por Rui Marqueiro, presidente da Câmara da Mealhada, que explicou que, nesta fase, o município atua de forma pedagógica, informando e contactando os proprietários e que só em casos extremos de completo desrespeito e reincidência adotará outra postura. "Estamos a trabalhar com as pessoas, com a GNR, com as juntas de freguesia, com diversas entidades e espero que tenhamos um verão incólume, já que os dois últimos foram algo complicados, com incêndios vindos de outros municípios", referiu Rui Marqueiro.
Augusto Santos Silva assumiu esta operação de sensibilização para a limpeza das matas como um desígnio do Governo, das Autarquias e da sociedade em geral, referindo inclusive os emigrantes que, pela distância, precisarão de apoio, mas quis saber dos técnicos e dos autarcas das juntas de freguesia quais as maiores dificuldades que se vão sentindo.
Do encontro, onde estiveram presentes técnicas (florestal e do Setor de Ação Social) e autarcas (Luso, Barcouço, Casal Comba, Vacariça e Pampilhosa e vereadores, Nuno Canilho e Hugo Silva), o governante leva preocupações como a distância entre árvores preconizada pela nova lei, que inviabiliza a exploração florestal em propriedades de minifúndio da região, a distância de árvores para as edificações, neste caso considerada insuficiente, o aumento dos preços dos profissionais de limpeza florestal, e a falta de mão de obra, a falta do cadastro de terras, que dificulta a identificação dos proprietários das parcelas e ainda os impactos na flora e fauna do corte de árvores.
Rui Marqueiro deixou ainda ao Governo o desafio de criar instrumentos financeiros para os Municípios poderem receber e limpar terrenos cujos donos, envelhecidos ou com dificuldades económicas, queiram entregar aos municípios.

ÍLHAVO: Funzone nos Fóruns Municipais da Juventude

Os Fóruns Municipais da Juventude de Ílhavo, da Gafanha da Nazaré e da Gafanha do Carmo vão oferecer, nestas férias, momentos de convívio, dinâmicas de grupo, atividades lúdicas e educativas, permitindo que os jovens tenham alternativas de qualidade para a ocupação dos seus tempos livres, não apenas nas interrupções letivas, mas também durante todo o ano.
Estas atividades Funzone na Páscoa, diferentes em cada um dos Fóruns Municipais da Juventude, são gratuitas e decorrem entre os dias 26 Março e 6 de abril, a partir das 15:00 horas.
Estas iniciativas são, também, uma oportunidade de promoção destes três espaços municipais destinados aos jovens.


Se quer ver a imagem em tamanho grande clique em cima da mesma.
Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro

Fé e devoção em Montemor-o-Velho

Resultado de imagem para Fé e devoção em Montemor-o-Velho
Resultado de imagem para Fé e devoção em Montemor-o-Velho
Resultado de imagem para Fé e devoção em Montemor-o-Velho
A procissão diurna do Senhor dos Passos voltou a atrair muito público e centenas de fiéis a Montemor-o-Velho, no dia 25 de março.
A sentida manifestação de fé, saiu da igreja de Santa Maria de Alcáçova, no Castelo, passou pelas ruas do centro histórico e terminou na igreja do Convento de Nª Sr.ª dos Anjos, tendo contado também com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal, José Veríssimo.
Abrilhantada pela Associação Filarmónica 25 de Setembro, a Solenidade do Senhor dos Passos foi uma organização da Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Velho.
Aos sermões do calvário, do pretório e do encontro, em Montemor-o-Velho, a procissão do Senhor dos Passos conta ainda com o canto da Verónica: “O vos omnes, qui transitis per viam, attendite, et videte si est dolor imilis sicut dolor meus (Ó vós todos que passais por este caminho, vede se há dor igual à minha dor)”.
A Solenidade do Senhor dos Passos continua a encontrar no concelho de Montemor-o-Velho uma forte tradição, realizando-se, nas semanas anteriores à celebração da Páscoa, na Carapinheira, Pereira, Tentúgal e Montemor-o-Velho.

Filho de ex-presidente de Angola constituído arguido

Filho de José Eduardo dos Santos está a ser investigado na sequência de uma alegada transferência irregular de 500 milhões de dólares para um banco britânico.
José Filomeno dos Santos, filho do ex-Presidente angolano, foi constituído arguido e está impedido de sair do país, disse o sub-procurador-geral da República de Angola, Luís Benza Zanga.
Em causa está uma investigação a uma alegada transferência irregular de 500 milhões de dólares para um banco britânico, que já levou à constituição como arguido de Valter Filipe, ex-governador do Banco Nacional de Angola.

Fonte: Lusa
_________________________________________

Se quer ver a imagem em tamanho grande clique em cima da mesma.
Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro


Diplomatas russos expulsos de 14 países

Funcionários estão a receber ordem de expulsão após o envenenamento do ex-espião Serguei Skripal
Resultado de imagem para Diplomatas russos expulsos de 14 países
Os Estados Unidos anunciaram hoje a expulsão de 60 "espiões" russos e uma ordem de encerramento do consulado da Rússia em Seattle, em resposta ao envenenamento com gás tóxico do ex-espião Serguei Skripal no Reino Unido.
A medida insere-se numa ação coordenada dos países ocidentais e foi divulgada no mesmo dia em que a Alemanha, França, Polónia e Canadá anunciaram a expulsão de quatro diplomatas russos cada um, a República Checa e a Lituânia três, a Itália, a Holanda e a Dinamarca dois, a Estónia um e a Ucrânia 13.
Entretanto, o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, anunciou que 14 países membros da UE decidiram expulsar diplomatas russos devido ao caso Skripal e que medidas adicionais serão anunciadas nos próximos dias e meses.
Em Washington, um responsável da administração norte-americana precisou que 48 dos diplomatas são "agentes de informações conhecidos" a trabalhar na embaixada em Washington e os outros 12 na representação da Rússia na ONU em Nova Iorque.
O responsável disse que a medida visa transmitir a Moscovo que a administração norte-americana recusa o número "inaceitavelmente alto" de agentes dos serviços secretos russos nos Estados Unidos.
O encerramento do consulado em Seattle deve-se a preocupações de segurança devido à proximidade de uma base naval norte-americana.
Os diplomatas expulsos têm sete dias para abandonar o território.
Na Alemanha, o Ministério dos Negócios Estrangeiros justificou a expulsão dos quatro diplomatas russos com o facto de "a Rússia não ter contribuído para esclarecer o envenenamento de Salisbury", que vitimou o ex-espião e a filha, em estado crítico desde que foram encontrados inconscientes naquela cidade do sul de Inglaterra, a 4 de março.
O caso Skripal provocou uma crise diplomática entre a Rússia e os países ocidentais e levou o Reino Unido a expulsar 23 diplomatas russos do território britânico e a congelar as relações bilaterais, ao que Moscovo respondeu expulsando 23 diplomatas britânicos e suspendendo a atividade do British Council na Rússia.

Fonte: DN/Lusa
FOTO EPA/ANDY RAIN

Anadia atenta à Vespa Asiática

Museu do Vinho Bairrada acolheu sessão de esclarecimento

A Associação de Apicultores do Litoral Centro (AALC) esteve em Anadia, no passado dia 16 de março, para a realização de uma sessão de esclarecimento sobre a Vespa Velutina, ou Vespa Asiática, uma ação que contou com a colaboração da Câmara Municipal de Anadia e que encheu por completo o auditório do Museu do Vinho Bairrada.

Nws 2018 066 0316 Amb Vespa foto


Lino Pintado, vereador responsável pelo pelouro do Ambiente, deu a conhecer as ações que o município tem vindo a desenvolver no sentido de poder exterminar o maior número possível de ninhos no concelho, considerando que “tem sido efetuado um bom trabalho”, nomeadamente pelo Gabinete Técnico Florestal. Sublinhando que a vespa asiática “não é um problema que afeta apenas as abelhas, mas todo o meio ambiente”, o autarca defendeu que “esta praga tem de ser exterminada”.

José Pedro Alves, do Gabinete Técnico Florestal Municipal, lembrou que “tem sido uma grande preocupação da autarquia combater estes ninhos, tendo o Município exterminado, em 2017, mais de 300, um pouco por todo o concelho”, acrescentando que “continuamos a ser chamados para eliminar ninhos”. Destacou ainda o facto de o Plano de Ação de Combate à Vespa Velutina responsabilizar as autarquias, entre outras entidades, pelo extermínio dos ninhos, pese embora tal não estar previsto no quadro legal em vigor.

Na sua apresentação, Andrea Chasqueira, representante da AALC, frisou que a vespa asiática é um problema transversal a todas as pessoas, tendo abordado diversas temáticas, designadamente o “Ciclo biológico da Vespa Velutina”, as “Medidas de combate e controlo”, e as “Dificuldades sentidas e perspetivas futuras”. Deu a conhecer algumas das armadilhas que existem para se poder prevenir a expansão das vespas, as quais devem começar a ser colocadas nesta altura do ano, dado que as vespas estão a sair do processo de hibernação e a criar os primeiros ninhos. Considerou que “é necessário salvar as abelhas desta praga”, alertando para o facto de “o número de abelhas estar a ficar reduzido”.

Após esta intervenção, vários participantes tomaram a palavra para apresentarem as suas ideias e sugestões para o combate da vespa. De recordar que esta espécie não indígena é proveniente de regiões tropicais e subtropicais do norte da Índia, do leste da China, da Indochina e do arquipélago da Indonésia. Os principais efeitos da sua presença manifestam-se em diversos domínios, sendo de realçar a apicultura, pois a vespa asiática é carnívora e predadora das abelhas, tendo já destruído várias colmeias, inclusive no concelho. A construção dos ninhos, de grandes dimensões, é feita, preferencialmente, em pontos altos e isolados.

Em Portugal, os primeiros ninhos começaram a ser detetados há cinco anos, no norte de Portugal, tendo paulatinamente vindo a descer, estando agora já muito perto de Lisboa. Em Anadia, os primeiros ninhos de vespa asiática foram detetados em 2016, e, no ano seguinte, o serviço municipal de proteção civil exterminou mais de 300 ninhos desta espécie um pouco por todo o concelho, tanto em árvores, como em edificações.

No final da sessão, foram oferecidas armadilhas artesanais, muito simples, feitas com garrafas de plástico pelos alunos das escolas do 1º ciclo da Mealhada, para dessa forma poderem apanhar as vespas no período da construção dos ninhos primários. Adiantou que as armadilhas devem ser colocadas um pouco por todo o lado, preferencialmente junto aos apiários e no interface urbano rural.

A Câmara Municipal de Anadia tem vindo a apelar aos anadienses para que estejam atentos a esta situação. Quem detetar ou suspeitar da existência deste tipo de ninhos, deve, de imediato, comunicar aos serviços camarários os locais onde os mesmos se encontram, utilizando para tal a Linha Verde 800 207 081 ou os endereços de correio eletrónico geral@cm-anadia.pt ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..">floresta.j.alves@cm-anadia.pt.Uma das precauções a ter é não mexer nos ninhos, devido ao perigo de eventuais ataques por parte destes insetos.

______________________


Se quer ver a imagem em tamanho grande clique em cima da mesma.
Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro



Litoral Centro com problemas informáticos!

Bom dia Caros Amigos,

Infelizmente, o Litoral Centro ainda continua com alguns problemas informáticos que de certa forma, nos condiciona na actualização dos conteúdos.
Somos os primeiros a sentir-nos desconfortáveis com esta situação, que em breve estará resolvida.
Contamos com a vossa compreensão.

J. Carlos
Director

Colheita de Sangue dia 28 das 15 às 19:30 horas no Posto Fixo da ADASCA

Não fiquem indiferentes… o próximo pode ser um de nós no dia seguinte!


MARÇO
Dia 28 das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras)
Dia 31 das 9 horas às 13 horas (Sábados)

ABRIL
Dias 4, 11, 18 e 25 das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras)
Dias 7, 14, 21 e 28 das 9 horas às 13 horas (Sábados)

MAIO
Dias 2, 9, 16, 23 e 30 das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras)
Dias 5, 12, 19 e 26 das 9 horas às 19:30 horas (Sábados)

JUNHO
Dias 6, 13, 20 e 27 das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras)
Dias 2, 9, 16, 23 e 30 das 9 horas às 13 horas (Sábados)
                                                                            
Estão criadas as condições para os aveirenses aderirem à dádiva, como ainda os que vivem nos arredores de Aveiro. As oportunidades ajustam-se, assim haja vontade.

J. Carlos

Centeno, vitória e derrota # Avisos da Concertação # Catalunha em alerta

P
 
 
Enquanto Dormia
 
David Dinis, Director
 
Ora viva!
A semana de Páscoa começa com notícias tristes:

Na Sibéria, um incêndio num centro comercial fez 53 mortos, pelo menos. Segundo a BBC, que cita as autoridades locais, pode haver 41 crianças entre as vítimas mortais.
Na América, uma 'estrela' porno diz ter sido ameaçadapara que mantivesse o affair com Trump em segredo. Stormy Daniels foi ao 60 Minutes, daCBS, lembrar um caso com 12 anos.
Em Itália, anuncia-se um casamento de populistaso líder do Movimento 5 Estrelas elogiou a “lealdade” de Salvini, depois de os dois fecharem um acordo para liderarem as duas câmaras do Parlamento. Um acordo para formar Governo já pareceu mais longe.
Na Catalunha houve distúrbios e protestos contra a detenção de PuigdemontAs secretas espanholas seguiram o antigo presidente da Generalitat e este acabou por ser detido este domingo. Hoje de manhã, Puigdemont é ouvido num tribunal alemão - e o mais provável é que seja entregue a Madrid. Em Barcelona, a noite foi difícil de gerir para as polícias. Politicamente, mantêm-se abertas todas as hipóteses, mesmo a tentativa de voltar a tentar investir o ex-líder, conta a Sofia Lorena.
Por cá, morreu Manuel Reiso “príncipe da noite que iluminou Lisboa”. Que descanse em paz.

O que marca o dia

Uma vitória de Centenoo peso dos salários do Estado na economia está em mínimos de 29 anos. E é quase um ovo de Colombo, como explica o Sérgio Aníbal.
Uma notícia chata para o OrçamentoA recapitalização da CGD vai contar mesmo para o défice, diz o ECO esta manhã.
Um problema de contas no negócio do Montepio. Problema, porque a Mutualista e a Santa Casa fazem as contas com números diferentes, explica oNegócios.
Um aviso da CAP sobre a limpeza das matas“Se o Estado ultrapassar o razoável tem de indemnizar os proprietários”, diz em entrevista ao PÚBLICO o presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa.
... E também sobre a legislação laboral“É inadmissível”, hoje, reabrir uma “reforma estrutural” feita há poucos anos, diz Oliveira e Sousa.
... onde o PCP deixou o Governo sem garantiasa taxa sobre a rotatividade de contratos a prazo não tem maioria à esquerda, já avisava no sábado a Raquel Martins. Jerónimo de Sousa confirmou-o este fim-de-semana.
Um novo 'polícia' para controlar os políticos. Melhor dizendo, para verificar os seus rendimentos. A ideia foi do Bloco, mas já tem o apoio de toda a esquerda, garante o DN
Serão nulas as listas eleitorais que não cumpram 40% por género. As alterações à Lei da Paridade têm aprovação garantida no Parlamento: PSD e BE juntam-se ao PS para votar “sim”, o CDS terá liberdade de voto e Cristas assume que vota a favor, conta-nos a São José Almeida.

Acrescentar um ponto

1. A vida debaixo do microscópio do Facebook é normal? A gigante das redes sociais admitiu que milhões de dados dos utilizadores foram vendidos a campanhas políticas - mas o número de utilizadores pouco mudou desde que o escândalo rebentou. Ter empresas a usar os nossos dados começa a ser visto como normal, diz a Karla Pequenino, mas isso não quer dizer que viver assim o seja. Para ficarmos conscientes, isto é o que os gigantes da Internet sabem da nossa vida (e os culpados somos nós?); e isto é o que esta ferramenta pode fazer a ditadores e genocidas (quanto sono perderá o Facebook com isto?).
2. “Andamos a comer animais stressados”. Susete Estrela nasceu no campo e orgulha-se de ser filha de agricultores. Estudou Engenharia Alimentar e já foi auditora, formadora e consultora. Escreveu Sabe o Que Anda a Comer? onde alerta para os problemas de segurança alimentar. A nossa Bárbara Wong leu-o e pensou: “Agora não vou comer mais… na vida!”. Mas o que o livro fez foi abrir-lhe o apetite para uma boa conversa, saudável e sem stress
3. Silvina está cá há oito anos, mas o filho ainda não tem direito ao SNS. Parece Kafka, mas é não é dos livros: "Silvina esteve anos até conseguir trazer os filhos de Cabo Verde. Quando finalmente chegaram, o SEF marcou a data de entrega do cartão de autorização – que já tinha aprovado – para seis meses depois. Nesse período um dos filhos de Silvina Lopes ficou doente. E as contas no hospital já somam quase tanto como a renda de casa." Não é Kafka, é real. E a Joana Gorjão Henriques não deixa nada por contar.
4. O Egipto vai a votos, mas o resultado é o que menos conta. Os cartazes gigantescos do Presidente Abdel Fatah al-Sissi estão por todo o lado na movimentada capital. “Yalla Sissi” ou “Vai Sissi”, lê-se, num apelo a que cumpra um segundo mandato. O problema é que os egípcios terão dificuldades em encontrar cartazes do único rival que terá hoje o seu nome nos boletins. Hoje há presidenciais no Cairo, mas Sissi controla o Egipto de uma forma nunca feita pelos seus antecessores.

A agenda de hoje

O INE confirma como ficou o défice de 2017, antecipando num ano a meta do Governo. No dia em que os ministros das Finanças e Saúde apresentam a equipa que vai controlar as contas do SNS.
Rui Rio vai finalmente para o terreno, reunindo-se com a associação das vítimas dos incêndios de Outubro (e com os deputados ao lado). Os Verdes lançam umas jornadas parlamentares dedicadas ao tema "Rio Tejo - Poluição e outros conflitos", que levarão os deputados a Santarém, Almada (Setúbal) e Lisboa.
Lá por fora, temos as tais eleições presidenciais no Egipto, um encontro entre UE e Turquia (na Bulgária) e o regresso de um Varoufakispródigo ou maldito, com um partido novo na Grécia.
E no futebol há um Portugal-Holanda, para um último tubo de ensaio antes do mundial.
Que venha uma vitória.
E um bom dia de trabalho, feliz e produtivo. 
Até já!

Hora de Fecho: Paulo Moniz estudou com Hawking: "Era esmagador"

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Paulo Moniz almoçava com Stephen Hawking em Cambridge. Lembra-se da personalidade vincada, de escrever nas mesas, de querer a confiança "do génio quase mágico". Se o visse outra vez, pedia desculpa.
Carles Puigdemont foi detido durante a manhã este domingo pelas autoridades alemãs quando tentava atravessar a fronteira com a Dinamarca. Vai ser ouvido por uma juíza alemã esta segunda-feira.
O catalão refugiou-se na Bélgica, onde não há crime de sedição, para tentar fugir à justiça espanhola mas acabou por ser detido num país que prevê pena perpétua por crime idêntico.
O papa Francisco pediu aos jovens que resistam à tentação dos mais velhos para os silenciarem, um apelo feito durante a missa do domingo de Ramos, na Praça de São Pedro, Roma.
O secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural considera que os portugueses estão empenhados na "guerra" contra os incêndios florestais.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) confirmou a existência de mais dois casos de sarampo. Há 29 casos em investigação e nenhum dos doentes se encontra internado.
Duas pessoas ficaram feridas com golpes de armas brancas após desacatos entre dois grupos num restaurante junto ao estádio José Alvalade, em Lisboa, disse à Lusa fonte policial.
O Reino Unido proibiu temporariamente a venda para fora do país do último telefone-lagosta branco de Salvador Dalí em solo britânico. A peça foi avaliada em cerca de 850 mil libras.
A portuguesa Vanessa Fernandes terminou hoje na 17.ª posição o triatlo de New Plymouth, na Nova Zelândia, com a norte-americana Kirsten Kasper a vencer esta etapa da Taça do Mundo.
A cantora suíça Lys Assia, conhecida por ser a vencedora do primeiro Festival da Eurovisão da Canção, morreu no sábado, aos 94 anos, segundo o site oficial da Eurovisão.
Os Boogarins encabeçaram o cartaz, mas o Tremor é um monstro com muitas cabeças. Um monstro que não precisa de amigos porque, caramba, é impossível não estar apaixonado por ele. 
Opinião

Helena Matos
A ideologia tornou-se biologia. O comunista hoje é o activista. Luta das comunidades em vez de luta de classes. Por isso o dirigente homossexual do CDS é como o preto de cabeleira loura: não é natural

Telmo Azevedo Fernandes
A compaixão não se pratica com o dinheiro de terceiros. Quando a responsabilidade individual é menosprezada, a liberdade individual é perdida. Não existe consciência social. A consciência é individual

Alberto Gonçalves
Dado que Marielle Franco partilhava uma religião que se limita a considerar a vida dos fiéis e a desprezar as vidas restantes, o barulho selectivo e sonso em volta da sua morte é inteiramente adequado

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
A boa nova de Jesus é a caridade, um amor que não é lírico, mas tão exigente que requer uma abnegação total, até à entrega da própria vida.

Matilde Sousa Franco
Há quase quatro décadas que defendo a criação deste museu no nosso país que foi autor não só da primeira Globalização como, no séc. XXI, continua a destacar-se como “pioneiro” no diálogo intercultural
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa