segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Mira teve este ano “uma das melhores épocas balneares de sempre”

A Câmara Municipal de Mira, assinalou no domingo o fim da época balnear que foi uma das “melhores épocas balneares de sempre”.
Os dados finais da adesão às praias ainda não são conhecidos, mas é certo que “esta terá sido uma das melhores épocas balneares de sempre, tendo em conta os milhares de pessoas que marcaram presença nos areais das praias de Mira”, afirma a autarquia, num comunicado.
“Foi muito importante, após dois anos de pandemia, esta época balnear com muita gente. Importante para o nosso turismo e para a nossa economia local. Como recordistas da bandeira azul é um orgulho esta afluência de turistas”, disse hoje, o presidente da Câmara de Mira, Raul Almeida.
Durante a época balnear, nas praias do concelho, os nadadores-salvadores responderam a 659 ocorrências, fizeram 21 salvamentos e prestaram apoio a utentes com mobilidade reduzida, para além de trabalhos de primeiros socorros, de acordo com dados da Associação de Nadadores Salvadores de Mira (Adamastor), citada pela Câmara Municipal.
A época balnear terminou no domingo, em Mira, e foi assinalada pelo autarca, que se deslocou à Praia de Mira para agradecer o trabalho de todos os nadadores-salvadores pela vigilância de qualidade que protagonizaram nas praias do município.
“Tivemos uma época balnear de grande qualidade e, neste momento, é imperioso agradecer a todas as entidades que contribuíram para que tanta gente fizesse praia no nosso concelho”, frisou, Raul Almeida.
A Praia de Mira teve animação cultural e desportiva durante toda a época balnear, que “motivou a adesão de milhares de pessoas à praia, dando um sinal claro de que a cultura aliada ao desporto cativa cada vez mais os turistas”.
“A estratégia que temos feito de divulgação das nossas praias como destino de eleição no Centro de Portugal está a surtir efeito, pelo que temos de continuar a desenvolver a nossa estratégia para que os turistas nos continuem a escolher na época balnear”, concluiu.
Apesar de ter terminado a época balnear nas praias de Mira, a autarquia adiantou ainda que até dia 02 de outubro, vai continuar a ser desenvolvido o serviço de prevenção, composto por dois nadadores-salvadores e uma moto quatro.
O autarca frisou também que “a estratégia que temos feito de divulgação das nossas praias como destino de eleição no centro de Portugal está a surtir efeitos, pelo que temos de continuar a desenvolver a nossa estratégia para que os turistas nos continuem a escolher na época balnear”.
Recordamos que a Praia de Mira teve uma animação cultural e desportiva exemplar durante toda a época balnear, que motivou a adesão de milhares de pessoas à praia, dando um sinal claro que a cultura aliada ao desporto cativa cada vez mais os turistas.
Apesar de terminada a época balnear nas praias de Mira, a autarquia adianta que, até 2 de outubro, continua a ser desenvolvido o serviço de prevenção, composto por dois nadadores salvadores e uma moto quatro.

Fonte: Texto e imagem Mira Online

No passado dia 10 de setembro, Biblioteca de Cantanhede acolheu a conferência O Desafio de Viver em Sociedade – A convivência como desafio

 

Mais de três dezenas de pessoas participaram no passado sábado, dia 10 de setembro, na conferência O Desafio de Viver em Sociedade – A convivência como desafio, numa sessão que decorreu no auditório da Biblioteca Municipal.

Sob coordenação de Carlos Ramos, formador do Curso de Filosofia do Ocidente e Oriente da Nova Acrópole e vice-diretor na Nova Acrópole em Coimbra, onde também é responsável pela dinamização de atividades na área de voluntariado ecológico e social, a iniciativa contou ainda com a presença de Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal, entre os inúmeros participantes.

Durante a iniciativa, o conferencista abordou temáticas relacionadas com o mundo atual e com as dificuldades que se colocam às sociedades de todo o mundo no decurso das suas vivências. Segundo o orador “é importante refletirmos acerca do nosso papel e como nos inserimos na sociedade, para que mais conscientes, possamos caminhar individualmente e coletivamente no sentido de um maior respeito, compreensão e união.” A este propósito, todos os presentes foram convidados a fazerem uma reflexão sobre o desafio que significa viver em sociedade e os caminhos que cada um pode percorrer para enfrentar as dificuldades que surgem à Humanidade.

As diferenças religiosas, raciais, sociais, culturais e de sexo, que são cada vez mais motivos de separação, diferenciação e marginalização social, deverão tornar-se possibilidades de crescimento pessoal e de aperfeiçoamento da humanidade. Indagar e conhecer as causas e os fatores que geram separação e conflito são de vital importância para uma vivência pacífica e enriquecedora.

Sobre a Nova Acrópole

A Nova Acrópole é uma associação cultural internacional sem fins lucrativos, que tem como missão promover atividades culturais e sociais nos mais diversos campos. Esta organização integra pessoas de todas as idades, etnias, níveis socioculturais e nacionalidades.

Fundada em 1957 pelo professor Jorge Angel Livraga Rizzi, em Buenos Aires, Argentina, a Associação Nova Acrópole tem-se preocupado, especialmente, com a formação filosófica dos jovens, adaptada à época atual, de uma forma independente e alheia a qualquer influência religiosa, política ou socioeconómica.

Atualmente, a Associação Cultural Nova Acrópole está presente em mais de 50 países do mundo, reunindo mais de quinze mil membros ativos e centenas de milhar de simpatizantes que se exprimem em mais de dezoito idiomas e representam uma vasta gama de confissões religiosas, origens étnicas e heranças culturais, oferecendo um magnífico exemplo de coexistência fraterna e mútua compreensão.


Centro de Juventude de Águeda junta jovens de vários países em ação de voluntariado

Encontro, que visa a troca de experiências na área do voluntariado e mobilidade internacional, vai decorrer de 18 a 22 de setembro, em Amarante

O Centro de Juventude de Águeda (CJA), no âmbito de um projeto europeu de voluntariado, promove um encontro de jovens voluntários de vários países europeus numa atividade de mobilidade juvenil, em Amarante (Casa da Juventude, 18 a 22 de setembro).
Este é um encontro que acontece no âmbito do projeto Step 1 – O primeiro passo para o voluntariado, que tem criado uma rede jovem de voluntariado local em Águeda. Financiado pela Agência Nacional Erasmus + Juventude, Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade, trata-se de um projeto que conta com parceiros da Espanha, Polónia e Grécia.
Após meses de trabalho e mais de 300 jovens europeus que são voluntários em várias comunidades, na sequência deste projeto, o CJA organizou este evento internacional que junta 30 jovens provenientes dos 5 países parceiros com o intuito de partilharem a sua experiência enquanto voluntários locais, conhecerem mais sobre as práticas de voluntariado internacional, através do contacto com os jovens que estão a fazer voluntariado em Amarante, e ainda reforçar as suas competências.
Durante esta semana, para além de toda a partilha de experiências e boas práticas, esta será uma oportunidade para novas aprendizagens.
O CJA, que abraçou este projeto em setembro de 2020 e que conta com mais de 20 voluntários alocados a diferentes áreas do Município, pretende levar a Amarante cinco jovens aguedenses, que vão partilhar a sua experiência de voluntariado em Águeda.
Para quinta-feira, dia 22 de setembro, a partir das 14h30, está prevista uma exposição sobre o voluntariado, numa iniciativa de entrada livre e que servirá para demonstrar o trabalho realizado nesta área da mobilidade juvenil internacional.

Portalegre | Montargil recebe brigada de sangue

 

No limite da região alto-alentejana, realizou-se a primeira colheita de setembro da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP – em parceria com a Unidade Funcional de Imunohemoterapia da ULSNA. 

O local do encontro foi o Centro de Saúde de Montargil (Ponte de Sor). O número de voluntários que aqui ocorreram cifrou-se nos 21.

Dos presentes, 17 puderam doar sangue – assim determinou o exame a que os voluntários são antecipadamente sujeitos. Congratulamo-nos com as unidades de sangue total angariadas em Montargil e que contribuem para colmatar, de algum modo, as necessidades da região.

Motards Portalegre e em Arronches
Quanto às brigadas que temos agendadas, proximamente estaremos no aniversário do Grupo Motard Novo Milénio, a ter lugar a 17 de setembro no kartódromo de Portalegreaberto a toda a população que queira fazer a sua doação. Depois vamos estar na sede do Rancho Folclórico de Arronches, a 24 de setembro. Sábados e na parte da manhã.
Apareça! e saiba mais em:

JR

A CURA DO SNS

 

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) tem feito correr tinta. Com a demissão da ministra da saúde em destaque.

A reforma do SNS vai para a frente. Parece adquirido. É um ‘murro na mesa’, barulhento, pois tem que ser ruidosa a discussão, porque também é aflitiva a situação.

A solução, ao que várias vozes indicam, passa por retirar a gestão do SNS ao Ministério da Saúde. E entregar a sua gestão a técnicos em organismo independente. Na prática, está a ser concluído que a Saúde é um assunto demasiado sério para estar na esfera de gestão dos políticos.

Pode dizer-se que os governantes que têm ocupado o ministério e que sempre geriram o SNS levam um ‘cartão vermelho’. E o rótulo de incapazes de gerir o setor público da Saúde.

Com mais discussão ou menos, concluiu-se que a gestão do serviço público de Saúde deve ser entregue a gestores profissionais e com autonomia própria. Vai ser a solução? Oxalá seja. Oxalá seja o remédio necessário para curar este paciente denominado SNS.

Pouco importa quem fica bem ou menos bem na fotografia. O que importa é que os portugueses tenham a sua preciosa saúde ao cuidado de quem saiba assegurar a eficácia do sistema.

Algumas são as vozes a garantir que não se trata da necessidade de mais meios ou dinheiro. O ministro das Finanças lembrou isso. São muitos os que afirmam que uma boa gestão dos recursos existentes é capaz de melhorar o que agora está caótico.

O nosso sábio povo diz que ‘o que está mal pior não fica”. Faça-se a profunda reforma, tal como anunciado. O paciente SNS não pode ser um cancro sem cura! E também não pode demorar na cura para bem da saúde dos portugueses.

EDUARDO COSTA, jornalista, presidente da Associação Nacional da Imprensa Regional

Destaque

O paciente SNS não pode ser um cancro sem cura!”

Proença-a-Nova | ADCPN e GD Valverde vencem torneios triangulares em futebol de praia

 

A equipa de veteranos (masculinos) da Associação Desportiva e Cultural de Proença-a-Nova (ADCPN) e a equipa de seniores feminina do Grupo Desportivo de Valverde venceram os torneios triangulares de futebol de praia que a Associação de Futebol de Castelo Branco, em parceria com o Município de Proença-a-Nova, organizou no fim de semana de 10 e 11 de setembro no Campo de Jogos de Areia da Aldeia Ruiva. Para além do muito calor sentido este fim de semana, a exigência física do futebol de praia foi destacada por atletas de ambas as equipas. “Fisicamente é preciso muito mais esforço, o que não é fácil porque nós somos veteranos e começa sempre a custar um pouco mais”, referiu Américo Dias, da ADCPN, ressaltando a “boa experiência” deste torneio e a boa adaptação da equipa a um piso diferente daquele em que habitualmente joga.

Também Joana Santos, do GD Valverde, apontou as diferenças entre o futebol de praia e o futsal: primeiro temos o constrangimento da baliza que é maior, já é difícil quando é uma baliza de futsal, quanto mais uma de futebol de sete. E custa muito, não tem nada a ver com futsal, é muito exigente em termos físicos e técnicos. Mas como primeira vez foi muito positivo”. A treinadora do GD Valverde e selecionadora distrital de futsal feminino e de futebol de praia, Catarina Rondão, aproveitou para observar as jogadoras, já que está a ser preparada uma seleção feminina distrital de futebol de praia que irá defrontar a seleção feminina A de futebol de praia no âmbito do estágio que irá realizar na Aldeia Ruiva de 21 a 24 de setembro.

Relativamente aos torneios triangulares, na competição masculina, em veteranos, participaram as equipas da ADCPN, ACR Atalaia do Campo e GD Teixosense com os seguintes resultados: ADCPN 4 - 2 ACR Atalaia do Campo | ADCPN 8 – 4 GD Teixosense | ACR Atalaia do Campo 3 – 7 GD Teixosense. Nos femininos seniores, para além da equipa vencedora, jogaram ainda o Núcleo SCP de Castelo Branco e o Núcleo de Juventude de Proença-a-Nova: Núcleo SCP Castelo Branco 3 – 4 GD Valverde | Núcleo de Juventude 1 – 4 GD Valverde | Núcleo de Juventude 0 – 3 Núcleo SCP Castelo Branco.

Águeda | Ação de formação ensina a conduzir e operar tratores em segurança

 Curso, que visa proporcionar conhecimentos para uma condução de tratores em segurança, vai iniciar a 3 de outubro e as inscrições estão abertas


Numa parceria entre a Câmara Municipal de Águeda e o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), vai iniciar a 3 de outubro uma ação de formação dirigida a manobradores de tratores. As inscrições, limitadas a 15 pessoas, estão abertas e devem ser efetuadas para o Gabinete Municipal de Apoio ao Agricultor (gmaa@cm-agueda.pt).
“Condução e operação com o trator em segurança” é a designação do curso, que tem a certificação do IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional) e que se prolonga até dia 19 de outubro, que pretende complementar os conhecimento teóricos e práticos dos participantes sobre a condução e operação de tratores, tendo em vista a melhoria do seu desempenho na via pública e na exploração, objetivando ainda a redução da sinistralidade.
Pretende-se ainda que, com os conhecimentos adquiridos nesta formação, os participantes consigam identificar as causas dos acidentes com tratores em Portugal, conhecer as principais disposições do código da estrada para uma condução segura dos veículos agrícolas na via pública e para operá-los em segurança na exploração, bem como prestar informação sobre o código de trabalho e as recomendações de segurança nele constantes.
Quais os cuidados de segurança a ter na preparação e condução do trator, qual o equipamento de segurança e proteção que deve ter (individual e no trator), como conduzir com segurança (trator isoladamente ou com uma máquina montada/rebocada) são alguns dos aspetos que vão ser aplicados neste curso, que vai decorrer nas instalações da Câmara Municipal.
A formação, centrada no participante e que tem a duração de 50 horas no total, será baseada na experiência e participação ativa dos formandos, sendo que serão feitas demonstrações, simulações, estudos de caso, trabalho individual e de grupo. A formação prática será realizada tanto em sala como em campo.
Refira-se que os formandos devem ter mais de 18 anos e a escolaridade obrigatória e carta de condução de categoria B, C ou D.
A formação decorrerá em horário laboral, da seguinte forma: das 8h30 às 12h30 e das 14 às 17 horas, nos dias 3, 4, 10, 11 e 19 de outubro; e das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17 horas, nos dias 13 e 18. No último dia da formação será feita a avaliação final.
Para mais informações, os interessados devem usar os seguintes contactos: gmaa@cm-agueda.pt ou 961708267.

SILVES ASSINALA DIA MUNDIAL DA LITERACIA EM PARCERIA COM A MULTIOPTICAS

 
O Município de Silves assinala o Dia Mundial da Literacia, celebrado a 8 de setembro, com a iniciativa “VER BEM PARA APRENDER MELHOR”, em parceria com a MultiOpticas.

A ação realiza-se no dia de hoje, 12 de setembro, entre as 10h00 e as 17h00, no Complexo das Piscinas Municipais de Silves, onde a marca realizará rastreios visuais e doará óculos graduados à população local indicada pelo Setor de Ação Social do Município de Silves.

Visando o combate à iliteracia no interior do Algarve serão ainda oferecidos ao Município quatro computadores reutilizados, segundo a Política de Sustentabilidade da empresa, os quais se destinam aos Polos de Educação ao Longo da Vida, permitindo dotar os utilizadores destes equipamentos de competências informáticas, indo ao encontro de outros Projetos dinamizados pelo Município como é o caso do “Desafios da Escrita”, ou a formação “Segurança na Net”, os quais constituem breves testemunhos de um vasto leque de atividades que Silves oferece à comunidade mais experiente na vida.

Tocha | Herdeiros disponibilizam património artístico do pintor. Tocha vai ter um museu consagrado à vida e obra de Mário Silva

 

A Câmara Municipal de Cantanhede acaba de celebrar o protocolo que estabelece as condições para a constituição do Museu Mário Silva, na Tocha. Subscreveram o acordo, a presidente da autarquia, Helena Teodósio, os filhos do pintor, designadamente Mário Torres da Silva e Sandra Freitas Cardoso da Silva, na qualidade de herdeiros, juntamente com a mãe, e a Junta de Freguesia da Tocha, esta última enquanto entidade proprietária do imóvel onde vai ser instalado o novo equipamento cultural.

O objetivo é criar na Avenida D. João Garcia Bacelar (EN 109), numa zona contígua ao centro da vila, um espaço cultural que honre o valioso legado que o artista plástico deixou consubstanciado numa obra em que pintura assume particular relevância, mas que se estende por vários outros territórios artísticos, nomeadamente as artes gráficas (gravura, serigrafia e ilustração), a cerâmica, a escultura e a arte pública monumental.

Para a líder do executivo camarário cantanhedense “é um privilégio o Município de Cantanhede e a Junta de Freguesia da Tocha poderem dispor do valioso património artístico do Mestre Mário Silva, um pintor amplamente reconhecido, tanto pelo público como pela crítica nacional e até internacional. O potencial museológico desse património é imenso, como sabemos, e nós estamos naturalmente muito entusiasmados com o projeto que já estamos a desenvolver em torno dele, a partir da proposta arquitetónica elaborada pela Divisão de Estudos e Projetos para construção do edifício onde vai ser instalado o museu”, afirmou Helena Teodósio.

A autarca fez questão de “enaltecer o interesse e a atitude construtiva com que os herdeiros do Mestre Mário Silva acordaram a cedência do espólio, que vai ser dignificado não só com a exposição pública que merece, mas também com outras ações destinadas a evidenciar o indiscutível lugar de relevo que a sua obra ocupa no território das artes plásticas”.

Visivelmente agradado com o projeto de arquitetura que lhes foi apresentado, o filho do artista plástico, Mário Torres da Silva, sublinhou “a importância das valências educativas, artísticas e culturais previstas em espaços concebidos para o desenvolvimento de atividades, o que de facto corresponde àquele que era o desejo do meu pai, o desejo de que a sua obra servisse de estímulo para os mais novos e ajudasse a despontar novos talentos”.

Por seu lado, a filha do pintor, Sandra Freitas Cardoso da Silva, assinalou a qualidade da proposta arquitetónica e manifestou “interesse em ver a família envolvida no processo de musealização, sobretudo na organização das exposições, nomeadamente o meu irmão Mário Silva, porque de facto foi ele que mais acompanhou o trabalho do meu pai e portanto é quem melhor conhece todo o espólio”.

Por último, usou da palavra o presidente da Junta de Freguesia da Tocha, José Manuel Cruz, que enalteceu “o interesse e a disponibilidade da Câmara Municipal em investir na criação de um equipamento cultural que será uma grande mais-valia, não só para a Tocha, mas também para todo o concelho e a região. A Junta de Freguesia e, estou certo, toda a população, congratulam-se com a criação do Museu Mário Silva na Tocha, pois será um equipamento com condições para reforçar consideravelmente a atratividade da vila, além de estar dimensionado para desempenhar uma função estruturante ao nível da dinamização cultural local”, afirmou o autarca, destacando “o papel crucial do anterior presidente da Junta de Freguesia, Fernando Pais Alves, em todo o processo, e naturalmente também da família do pintor”.

O projeto elaborado pela Divisão de Estudos e Projetos do Departamento de Obras Municipais propõe a construção de um imóvel implantado numa parcela que no Plano de Urbanização da Tocha surge com uma parte identificada como equipamento de utilização coletiva e outra como área urbana complementar.

A obra deverá ser lançada a concurso brevemente para execução de um “edifício marcante no contexto em que está implantado e que, simultaneamente, permita resolver alguma desarticulação existente na frente urbana do local, quer em termos de cérceas, quer ao nível do distanciamento das construções confinantes relativamente ao eixo da via”.

Nesse sentido, o novo museu representará, do ponto de vista construtivo, uma certa rutura com a envolvente, mas com um recorte que, do ponto de vista arquitetónico e urbanístico, tende a mitigar o impacto visual das construções confinantes. De facto, a implantação da nova edificação foi definida de molde a fazer o remate de toda a frente urbana, ficando justaposta ao edifício existente a norte e desenvolvendo-se em forma de “L” através de uma transição gradual para a cércea dos outros imóveis, encostando às respetivas empenas a sul e a poente.

O projeto prevê a entrada na lateral/sul do edifício, onde surge uma pequena praceta que permite receber os visitantes, ao mesmo tempo que cria uma zona mais afastada da estrada facilitando desta forma a circulação e a aglomeração de pessoas junto da via.

ARRANQUE DA NOVA ÉPOCA DESPORTIVA 2022/2023 NO COMPLEXO DAS PISCINAS MUNICIPAIS DE SILVES

 
Arranca em pleno no dia de hoje, 12 de Setembro, a época desportiva 2022/2023, no Complexo das Piscinas Municipais de Silves.
As grandes novidades são o horário do Ginásio, que passa a abrir às 07h00, de segunda a sexta e a oferta de aulas para bebés e crianças (Yoga para Bebés, Yoga Kids e Zumba Kids).
Com um horário mais diversificado e alargado, as atividades são muitas e contemplam uma vasta gama de modalidades de Fitness Terra (3B+ABS, Yoga, Pilates, Zumba, Localizada, Strong, Cycling, Circuito Training, Stretching, Pilates, Pilates Clínico, Workout, HIIT, Core Training,) e de Fitness Água (Hidroterapia, Hidroginástica, Hidro Sénior,  Hidro Deep, Hidro Bike, Aqua Fow ou Aqua Training).
 
Consulte a oferta que temos para si.
Para mais informações contacte:
Receção do Complexo das Piscinas Municipais de Silves:
Telf.: 282 440 270
Documentos para Download: Horários Época Desportiva 2022/2023

Atividade da CIMRL "Criatividade+ HAPPY CODE" em Figueiró dos Vinhos

 
O Plano Inovador de Combate ao Insucesso Escolar - PICIE, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, proporcionou, entre os dias 29 de agosto e 9 de setembro, atividades de Programação Informática HAPPY CODE a um conjunto de crianças do 1.º ciclo do Concelho de Figueiró dos Vinhos.
Durante duas semanas, as crianças criaram aplicações e jogos através da programação informática, desenvolvendo competências essenciais para o seu percurso escolar e para a sua vida futura, tais como a criatividade, a comunicação, a colaboração e o pensamento crítico. De uma forma divertida, adquiriram aprendizagens importantes e gosto pela área tecnológica e pelas carreiras STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Matemática e Artes).
HAPPY CODE é uma escola de tecnologia e programação. O seu currículo é único em Portugal, e já́ impactou dezenas de milhares de crianças e jovens. Os seus cursos funcionam em modo presencial ou online, através de escolas de programação e através de parcerias com escolas, autarquias e empresas.

Celebração do Dia Internacional do Microrganismo junta centenas de estudantes


De forma a assinalar o Dia Internacional do Microrganismo que se comemora anualmente a 17 de setembro, a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica no Porto – única faculdade que leciona uma licenciatura em microbiologia em Portugal – vai realizar no dia 23 de setembro atividades relacionadas com micróbios. Esta iniciativa para alunos do 5º ao 12º ano pretende divulgar a diversidade, presença, impacto e potencial dos diferentes tipos de seres vivos invisíveis que estão presentes em todo o lado, desde o meio ambiente à alimentação e à saúde. Os alunos inscritos terão ainda a oportunidade de participar num concurso sobre os seus conhecimentos. As inscrições são gratuitas, decorrem até ao dia 16 de setembro.
A vida em geral, e a existência humana em particular, não seriam possíveis sem os mais variados microrganismos. No entanto, a cultura dominante ensina-nos que temos de esterilizar o máximo do nosso ambiente, como se todos fossem agentes patogénicos (e como se, mesmo os patogénicos, pudessem ser controlados criando desertos microbiológicos). A pandemia só veio acentuar essa perspetiva que, não só não funciona, como está cientificamente errada. É precisamente para desmistificar o mundo dos micróbios que os alunos do básico e secundário poderão conhecer bem de perto alguns exemplos práticos dos muitos milhões de espécies existentes, entre bactérias, vírus, fungos, microalgas e protozoários.

No final da visita, que tem uma duração de aproximadamente 2h30 de circulação por entre as várias bancas com atividades relacionadas com micróbios no ambiente (água e solo), na alimentação (produção de alimentos e segurança alimentar) e na saúde (microbioma intestinal e da pele), decorrerá ainda um concurso onde os participantes podem ganhar prémios pela sua compreensão desta dimensão tão vasta da vida.

O Dia Internacional do Microrganismo celebra-se todos os anos a 17 de setembro – o dia foi escolhido por corresponder à data, em 1683, em que pela primeira vez (que se saiba) estes seres foram descritos por escrito numa carta à Real Sociedade de Londres pelo holandês Antonie van Leeuwenhoek.

“Regresso às aulas 2022”: A GNR deixa informações importantes

A GNR, para assinalar o regresso às aulas, no período de 13 a 16 de setembro, vai realizar ações de sensibilização dirigidas aos alunos, professores e encarregados de educação, ao longo de cerca de 5 mil estabelecimentos escolares, com o objetivo de sensibilizar para a necessidade de adoção de comportamentos de autoproteção ao nível da segurança em geral, de "comportamentos inclusivos no seio da comunidade" e prevenindo comportamentos "desviantes da ordenação social."
Neste período a GNR divulgará o Programa Escola Segura, que celebra 30 anos de existência, e dará a conhecer os militares responsáveis pelo programa na respetiva escola, com a distribuição do número de contacto destes, contribuindo desse modo para uma maior proximidade e consequente maior consciencialização dos diversos intervenientes da comunidade escolar para a importância da segurança escolar dos jovens alunos e para uma melhor preparação das crianças e jovens, para os desafios que irão encontrar no regres

Destaca-se o lançamento para este ano letivo da Campanha de sensibilização “# A Vida Não É Um Jogo", dirigida especialmente para crianças e jovens, pais, comunidade escolar e sociedade em geral, que tem como mote “Aquilo que é feito no mundo digital tem consequências reais no mundo real”. Esta campanha tem como objetivo combater o ciberbullying e os fenómenos cada vez mais recorrentes, de desafios virais de risco, amplamente divulgados nas plataformas digitais, partilhando-se o vídeo da parceria entre a GNR e o YouTuber Nuno Agonia 
Os cerca de 400 militares das Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário irão então promover em exclusividade ações de sensibilização no âmbito da segurança na rua, em casa e ainda segurança rodoviária, uma vez que o fluxo de trânsito aumenta devido ao transporte dos alunos para a escola, sendo importante alertar os condutores para a utilização dos cintos de segurança e dos sistemas de retenção para crianças, pelo que partilhamos alguns conselhos de segurança que serão transmitidos a esta comunidade ao longo deste regresso às aulas:

Aos jovens estudantes:


  • No deslocamento de e para a escola circula sempre que possível acompanhado ou em grupo e evita passar em locais isolados ou com pouca luz;
  • Nem sempre o caminho mais perto é o caminho mais seguro;
  • Memoriza no telemóvel o número do Posto da GNR local, num dos números de marcação rápida;
  • Espera pelos teus pais, por algum familiar ou amigo, dentro da escola;
  • Na internet:Escolhe bem os conteúdos que publicas;
  • Palavras-passe: não as deixes acessíveis, não as mostres a amigos, altera-as e usa diferentes para vários serviços;
  • Se te sentires ameaçado na internet, pede ajuda a outra pessoa;
  • Qualquer pessoa pode estar online. Não acredites em tudo o que te dizem ou mostram;
  • Não te isoles. Se te acontecer algo perturbador online, denuncia.
  • Sempre que tiveres um problema, informa os teus pais ou encarregados de educação ou pede ajuda a um professor ou a um auxiliar da escola.

Aos pais:
  • Acompanhe o desenvolvimento escolar e as suas rotinas do seu filho;
  • Ensine o seu filho a colocar o número do Posto da GNR local, num número de marcação rápida;
  • Sempre que tiver conhecimento ou suspeita de que o seu filho ou colegas estejam a ser vítimas de ameaças, agressões ou outro tipo de crime, informe de imediato a GNR. A nossa ajuda poderá ser decisiva!

“Parcela Já” não tem autorização para conceder crédito em Portugal

O alerta é do Banco de Portugal
Em comunicado, o Banco de Portugal informa que a sociedade polaca Parcela Já "não se encontra habilitada a exercer, em Portugal, qualquer atividade financeira reservada às instituições sujeitas à supervisão do Banco de Portugal, nomeadamente, a concessão de crédito".
O regulador recorda ainda que a atividade de concessão de crédito "está reservada às entidades habilitadas a exercê-la, conforme o disposto no artigo 10.º daquele diploma, cuja lista pode ser consultada no site do Banco de Portugal."
A solução "Parcela Já" está disponível em mais de 20 marcas em Portugal, nomeadamente ópticas e vestuário. Segundo a marca, a solução permitia "parcelar" os pagamentos de bens e serviços de 2 a 6 vezes sem juros ou outros custos associados, através do cartão de crédito Visa ou Mastercard do cliente.
Recorde-se que entre as tendências de e-commerce para 2022, destaca-se o método de pagamento “Buy Now Pay Later” [compre agora, pague depois], uma solução que permite comprar online a prestações, sem juros. Saiba mais aqui.

Madremedia

Investigação da Universidade de Coimbra usa Inteligência Artificial para acelerar a descoberta de novos fármacos

Uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra (UC) criou um modelo computacional inovador que pode vir a tornar mais rápido e menos dispendioso o desenvolvimento de novos fármacos para serem aplicados no tratamento de cancro, focados no contexto biológico da doença. Os resultados do estudo foram publicados na revista “Briefings In Bioinformatics”.

Considerando que a descoberta de um fármaco é um processo extremamente complexo, moroso e dispendioso, este trabalho, que resulta de uma colaboração entre a Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCTUC) e a Faculdade de Farmácia (FFUC) da UC, teve como objetivo encurtar as etapas iniciais de desenvolvimento de fármacos, recorrendo à Inteligência Artificial (IA), através de métodos computacionais que consigam gerar compostos farmacologicamente interessantes de uma forma mais rápida e automatizada.

Para desenvolver o novo modelo, a equipa do Departamento de Engenharia Informática da FCTUC recorreu a técnicas de Machine Learning, designadamente Deep Learning – um método que utiliza redes neuronais artificiais. Estas estruturas permitem criar modelos inteligentes «através da mimetização da capacidade de aprendizagem dos modelos biológicos. Deste modo são capazes de identificar padrões embebidos em conjuntos de dados e, a partir daí, é possível obter modelos que geram novas estruturas moleculares e que preveem propriedades biológicas de interesse», explica Tiago Oliveira Pereira, primeiro autor do estudo, que faz parte do seu doutoramento, orientado pelos professores Maryam Abbasi e Joel P. Arrais.

Os investigadores utilizaram também o designado Reinforcement Learning (aprendizagem por reforço), que permite otimizar o modelo generativo durante a exploração do espaço químico existente. «À medida que o modelo gera novas moléculas, ele recebe uma recompensa, que será maior ou menor, dependendo do estado de otimização das propriedades dos compostos. Assim, ao longo deste processo de otimização, o gerador de compostos vai aprender a identificar as regiões do espaço químico que lhe permitam obter maior recompensa e melhores compostos», refere o investigador da FCTUC.

O modelo desenvolvido é inovador porque, explicam os autores, «é um modelo que combina informação química, através dos compostos, e biológica, por via de informação da expressão génica, de modo a encontrar moléculas promissoras na inibição do recetor e que não causem efeitos indesejados ao sistema biológico».

Com a colaboração do laboratório do professor Jorge Salvador da FFUC, foi possível aplicar o modelo num caso de estudo para a geração de compostos capazes de inibir a proteína USP7 (Ubiquitin specific protease 7). Esta proteína, sublinha Tiago Oliveira Pereira, assume um papel fundamental «na progressão de vários tipos de cancro e, atualmente, é vista como um recetor importante para o desenvolvimento de fármacos».

Os resultados obtidos nas experiências realizadas são altamente promissores, tendo o modelo demonstrado elevada capacidade para gerar moléculas potenciais inibidoras da USP7. «Mais de 90% das moléculas continham propriedades físicas, químicas e biológicas essenciais para que ocorra a interação com o recetor. Para além disto, verificámos que alguns compostos gerados pelo modelo apresentam semelhanças com fármacos anticancro ao nível dos seus grupos ativos, o que valida a abordagem implementada», relata Tiago Oliveira Pereira.

Apesar de ter sido validado com dados de cancro da mama, o novo modelo computacional pode ser aplicado a «diversos contextos em que se possam obter dados de expressão génica associados à progressão da doença», explica o investigador, adiantando ainda que os próximos passos da investigação vão incidir na melhoria da arquitetura implementada e na «definição de um conjunto de métodos de validação para filtrar as moléculas obtidas e, dependendo dos resultados, avançar para a síntese dos melhores compostos».

Este estudo foi cofinanciado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), pelo Programa de Investimento e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC) e por fundos europeus, através do projeto D4-Deep Drug Discovery and Deployment. O artigo científico está disponível: https://doi.org/10.1093/bib/bbac270.

Legenda da foto em anexo: da esquerda para a direita da foto_Joel P. Arrais (investigador principal), Maryam Abbasi (investigadora auxiliar) e Tiago Oliveira Pereira (primeiro autor do estudo).

Cristina Pinto

Sismo de 3,2 na escala de Richter sentido em Loulé

Tremor de terra na noite de domingo não causou danos pessoais nem materiais.
Um sismo de magnitude 3,2 na escala de Richter foi registado pelas 22:16 (hora local) de domingo, tendo sido sentido no concelho de Loulé, Algarve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que no dia 11-09-2022 pelas 22:16 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 3,2 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 60 km a Sul-Sudeste de Olhão.
De acordo com a informação disponível até cerca das 24:00 (hora de Portugal continental), o sismo “não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima II (escala de Mercalli modificada) no concelho de Loulé (Faro)”, refere o comunicado do IPMA.

SIC Noícias/Lusa

AVISO » CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS ADVERSAS: CHUVA INTENSA E VENTO FORTE

 

1. SITUAÇÃO

De acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a partir de amanhã, segunda-feira, dia 12 de setembro, prevê-se uma mudança gradual das condições meteorológicas, do litoral para o interior, com a ocorrência de precipitação forte e vento intenso, destacando-se:
» Precipitação, por vezes forte, acompanhada de trovoada. Podem ocorrer acumulados de precipitação significativos em curtos períodos e rajadas de origem convectiva, em especial nas regiões do Norte, Centro e entre os distritos de Lisboa e Setúbal.
» Vento do quadrante Sul, mais intenso durante o dia de amanhã e de terça-feira, dia 13 de setembro, a soprar por vezes forte (até 40 km/h) na faixa costeira ocidental, com rajadas até 65 km/h, e sendo por vezes forte (até 50 km/h) nas terras altas, com rajadas até 80 km/h.
» Ondulação de Oeste/Noroeste, durante o dia de amanhã, com uma altura significativa até 3,5 metros, em especial na costa oeste da região Sul e na noite de 12 para 13.
» Humidade relativa do ar baixa, com valores inferiores a 30%, no interior, sendo inferiores a 25% no extremo leste do território, e a manter-se amanhã no interior Norte e Centro.
Apesar da precipitação prevista, destaca-se a manutenção da dificuldade das ações de supressão dos incêndios rurais que venham a ocorrer, determinada pelas condições meteorológicas, nomeadamente pelo vento e pelo estado de secura da vegetação, especialmente na região interior do Norte e Centro, onde o risco de incêndio rural se mantém nos níveis muito elevado e máximo.
 
2. MEDIDAS PREVENTIVAS
A ANEPC recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, e em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, se recomenda a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações, nomeadamente:
» Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas;
» Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte;
» Ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a galgamentos costeiros, evitando a circulação e permanência nestes locais;
» Não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos muito próximos da orla marítima;
» Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;
» Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível acumulação de neve e formação de lençóis de água nas vias;
» Não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas;
» Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.

Pro Júnior Europeu – Francisco Ordonhas 3.º em La Torche

Foto: Francisco Ordonhas e Maria Salgado (Crédito: WSL)
La Torche (11/092022) – Francisco Ordonhas alcançou, este domingo, o 3.º posto do Pro Júnior de La Torche, em França. A penúltima etapa do circuito Pro Júnior Europeu viu ainda Maria Salgado, de apenas 15 anos, conquistar o 5.º posto na prova feminina. Os dois jovens foram os melhores representantes nacionais na prova gaulesa, naquele que foi o primeiro grande resultado internacional de ambos.

Após um sábado de ondas de grande potencial e em que os dois jovens lusos se destacaram ao longo de várias rondas, este domingo a sorte foi diferente para ambos. A ação retomou com os quartos-de-final femininos, onde Maria Salgado chegou a liderar o heat 3, mas acabou por ver o triunfo cair para o lado da francesa Sarah Leiceaga.

Apesar da derrota nos quartos-de-final, a jovem surfista de Santa Cruz, de apenas 15 anos, conseguiu uma prestação honrosa, naquela que é a temporada de estreia no Pro Júnior Europeu. Um resultado que permitiu-lhe a subida ao 12.º posto do ranking europeu.

Depois, foi a vez de as meias-finais masculinas irem para a água, com Francisco Ordonhas a enfrentar o espanhol Kai Odriozola no heat 2. Com 12,37 pontos, Ordonhas não conseguiu contrariar os 16,13 de Odriozola, despedindo-se de La Torche num honroso 3.º lugar. Algo que atirou o jovem surfista português, de apenas 17 anos, para o 7.º posto do ranking masculino.

Com Francisco Ordonhas no 7.º posto do ranking masculino e Gabriela Dinis no 9.º lugar do ranking feminino, a jovem armada lusa parte para a etapa final do circuito Pro Júnior Europeu relativamente longe dos lugares cimeiros, que darão acesso ao Mundial de Juniores da WSL.

A derradeira etapa do circuito acontece já em Outubro, nos Açores. É lá que se vão decidir os campeões europeus juniores, com os bascos Bitor Garitaonandia e Janira Gonzalez Etxabarri na liderança dos respetivos rankings. Isto depois dos triunfos do francês Nicolas Paulet e da basca Annette Gonzalez Etxabarri na etapa de La Torche terem baralhado as contas do ranking.
Mais informações em www.ansurfistas.com e em www.worldsurfleague.com

“Por que razão engordamos?”

"Os primeiros hominídeos evoluíram ao longo de milhões de anos alimentando-se do que a Natureza lhes dava: peixe, carne, ovos, bagas e partes aéreas das plantas. O desenvolvimento do cérebro humano terá sido favorecido por uma alimentação que fornecia essencialmente gorduras e proteínas extraídas dos animais que o homem primitivo caçava e pescava. A introdução em 1977 das novas orientações alimentares para os americanos, baseadas numa dieta rica em

carboidratos e pobre em gorduras, precisamente o oposto da alimentação que fizemos ao longo de milhões de anos, teve um efeito desastroso na nossa saúde. A obesidade, diabetes tipo 2, síndrome metabólica e cancro tem aumentado de forma galopante na população da maioria dos países ocidentais, atingindo valores nunca antes vistos.

De facto, é comum considerar que as gorduras saturadas são a principal causa de obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes, mas, na realidade, não há nenhum estudo que o comprove. Esta ideia de que as gorduras saturadas são o principal inimigo da nossa saúde cardíaca surgiu de um estudo realizado nos anos 50 do século XX sobre a relação entre o consumo de gorduras saturadas e a incidência de doenças cardiovasculares na população de dezenas de países. Todos acreditaram nas conclusões do autor desse estudo, Ancel Keys, e ninguém reparou que ele eliminara da sua estatística países como a Noruega e a Holanda, que, apesar de apresentarem consumos elevados de gorduras saturadas, tinham baixíssima incidência de problemas cardiovasculares. Por outro lado, eliminou também do estudo países como o Chile, que apesar de consumirem poucas gorduras saturadas tinham uma elevada incidência deste tipo de doenças. As conclusões, feitas à custa da manipulação dos resultados, ditaram as orientações nutricionais sobre as gorduras nas últimas décadas. Em particular, fizeram-nos temer as gorduras saturadas presentes nas carnes, lacticínios e ovos.

São numerosos os estudos que mostram que os carboidratos prejudicam mais a saúde do que as gorduras saturadas aumentando os níveis de açúcar e colesterol sanguíneo, e promovendo a diabetes tipo 2, as doenças cardiovasculares e o cancro. Tudo leva a crer que uma dieta bem formulada com baixo teor de carboidratos melhora a glicémia, o colesterol e os triglicerídeos do sangue e reduz os processos inflamatórios, evitando o recurso a medicação.

A Suécia foi o primeiro país ocidental a emitir orientações que rejeitam o dogma da dieta baixa em gorduras em favor da redução dos carboidratos e aumento das gorduras na alimentação. Essa mudança das orientações nutricionais seguiu-se à publicação de um estudo realizado pelo Conselho Sueco Independente de Avaliação das Tecnologias da Saúde, depois de rever 16.000 trabalhos científicos publicados até Maio de 2013. Daí resultou a proposta de uma nova pirâmide alimentar, recomendada desde 2013, onde os fornecedores de carboidratos como os cereais, tubérculos e leguminosas estão no topo e os legumes, com valores quase residuais deste macronutriente, são a base da alimentação.

Engordamos porque ingerimos demasiados carboidratos. Em vez de olharmos para os teores de gorduras dos alimentos, deveríamos antes olhar para o teor de açúcar e de outros carboidratos."

BIOGRAFIA

Ana Carvalhas é nutricionista licenciada pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. Iniciou a sua actividade no Departamento de Nutrição Infantil da Nestlé Portugal, colaborou com a McDonald’s na introdução da sopa nos seus restaurantes portugueses e fez parte, até ao final da época de 2014/2015, do Departamento Médico do Futebol Profissional da Académica de Coimbra.

Actualmente trabalha no Centro de Saúde Norton de Matos e dá consultas na Orisclinic, ambos em Coimbra. É autora do blog «Comer bem até aos 100» e da página de Facebook «Dieta para Sedentários». Colabora frequentemente com a revista Prevenir.

É membro da Ordem dos Nutricionistas (n.º 0626N).