segunda-feira, 30 de abril de 2018

Guerras de robôs, o esporte do futuro!


por Yesica Flores
As guerras de robôs são competições cada vez mais populares entre as crianças, além de motivar o interesse pela ciência e inovação, esse novo esporte permite que elas experimentem sistemas de computadores e construção. Tudo indica que estamos nos aproximando de uma era robótica, então em Linio para celebrar o Dia das Crianças, queremos saber mais sobre as lutas de robôs para motivar o interesse pela tecnologia.  
A era robótica está aqui
O mercado internacional de robôs está crescendo rapidamente, de acordo com a empresa The Boston Consulting Group de 2025 o seu valor será de 87 mil milhões de dólares. Entre as principais causas de seu crescimento é a alta demanda para o consumidor comum para comprar robôs para uso doméstico, tais como drones ou aspiradores de pó. 

Na sua análise, BCG , lista quatro tipos de setores do mercado robóticos: militares, industriais, comerciais e consumidores domésticos. No ano passado, o consumo interno setor cresceu 156% em relação a 2016, entre as razões são: aumento do investimento privado, o número de empresas envolvidas em robótica e sucesso comercial dos produtos, reduzindo os preços de materiais de fabricação. 
Competência, destreza e engenhosidade: lutas de robôs
Os esportes do futuro incluem a tecnologia como seu principal ingrediente, este jogo futurista tem em sua história vários anos de constante evolução. Em todo o mundo existem diferentes ligas e tipos de combates classificados pelo tipo e peso dos robôs, os mais importantes são:

Tipos de lutas de robôs
SumoLute um por um. O vencedor é o primeiro robô a tirar seu oponente de uma área circular circunscrita.
Corrida de dronesCompetição de velocidade. Os drones são pilotados remotamente e transmitem o vídeo de sua jornada pelo circuito em tempo real.
Guerra de robotsConfronto, um por um, sem regras, os robôs têm todos os tipos de armas. A areia é delimitada por acrílico para proteger os competidores e assistentes, o primeiro participante a desativar seu oponente vence a batalha.
Seguidor de linhaOs robôs devem seguir fielmente uma linha e fazê-lo no menor tempo possível.
Categorías JuniorO robô luta onde as crianças participam, as competições podem ser as mesmas que as anteriores, mas com restrições de segurança, materiais, etc. O duelo também pode ser encontrado para construir um robô ou dirigir um drone.
Cada ofensiva tem suas próprias regras e requisitos para cuidar da integridade dos usuários e da concorrência justa. Outras qualidades que se destacam nos jogos são a proeza tecnológica e o conhecimento em sistemas computacionais. Há duas maneiras de começar nestes torneios, construindo seu próprio robô a partir do zero, ou adquirindo um drone preparado para as corridas, em Linio você pode encontrar os melhores drones para entrar neste esporte.  
Fonte:

* O aplicativo Linio foi selecionado na lista "Melhores de 2017" na App Store, faça o 
download do aplicativo aqui e torne suas compras fáceis, confortáveis ​​e seguras *  

Hora de Fecho: Inovação. Vamos comer carne sem matar animais

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Uma empresa em Silicon Valley quer pôr-nos a comer carne sem matar animais. Bill Gates, Richard Branson e a Tyson Foods já investiram na Memphis Meats, que quer revolucionar a indústria alimentar.
Ex-presidente do Grupo Espírito Santo que "nunca na vida" corrompeu alguém. Uma ideia que, garante, se estende a todos os processos judiciais em que está envolvido.
Em causa estão as contraordenações aplicadas pelo Banco de Portugal pela comercialização de títulos de dívida da Espírito Santo Internacional a clientes do BES
Partido quer forçar presença do ex-ministro da Economia no Parlamento, para responder sobre alegados recebimentos por parte do Banco Espírito Santo quando exercia funções públicas.
Vinhos com características únicas e que também merecem ser provados. O britânico The Guardian elogia os brancos portugueses e sugere oito referências de diferentes regiões, do Douro ao Dão.
Carlos Pinto, de 57 anos, tentou matar a mulher, ex-modelo romena, de 28, em abril de 2016, num hotel de Vigo. Agora, foi formalmente acusado de tentativa de homicídio. Queria receber o seguro.
Bruno de Carvalho escreve sobre a situação financeira do Sporting no DN, em vésperas de AG de obrigacionistas. E deixou recados nas entrelinhas a oposição interna, Holdimo e Benfica, entre outros.
As cenas de violência nas bancadas do encontro de râguebi entre as equipas de Direito e Agronomia, no sábado, levou a federação a suspender o campeonato. Veja o vídeo dos confrontos.
"Eu já tinha o meu álbum quase fechado mas há coisas que não dá para ficar calado", aponta Agir na sua nova canção, "Vai Madonna!!!", revelada este domingo.
Excrementos de Kim Jong-un revelam muito acerca do estado de saúde do ditador. Logo, não podem ficar ao alcance de qualquer um, escreve o Washington Post. Classe S servirá de casa de banho em viagem
O futebolista e a namorada podem estar perto de subir ao altar. Georgina Rodriguez publicou no Instagram uma fotografia onde mostra um anel de 700 mil euros. Nenhum dos dois confirmou o noivado. 
Opinião

Alexandre Homem Cristo
O silêncio dos partidos perante a corrupção que ronda o PS é uma vitória de Costa. O seu PS calou o debate e impôs-se através de uma posição de força, visto ser indispensável nas equações de poder.

João Carlos Espada
Os revolucionários relutantes anglo-americanos de 1688/1776 morreram na cama; os revolucionários ardentes franceses de 1789 mataram-se uns aos outros. As duas opções confrontaram-se após 25 de Abril.

Luís Rosa
Dificultar os despejos ou avançar com a requisição temporária de habitação privada, como a esquerda deseja, vai afetar o dinamismo da reconstrução urbanística e perturbar o investimento no turismo.

Helena Matos
A gaivota voava, voava… Em pouco tempo as gaivotas controlavam as demais aves. De símbolo da liberdade a gaivota passou a parasita. Uma praga, portanto. Um símbolo da oligarquia do regime.

João Marques de Almeida
Rui Rio apenas tem uma preocupação: ficar na liderança do PSD, independentemente do que acontecer em 2019, usando as distritais do “seu Norte”. Arrisca-se a transformar o PSD num partido regional.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Trabalhadores da saúde afetos à CGTP em greve no dia 25 de maio

Greve foi convocada pelos sindicatos dos trabalhadores da saúde afetos à CGTP. Reclamam a aplicação das 35 horas de trabalho semanais para todos os trabalhadores com contratos individuais de trabalho
Resultado de imagem para Trabalhadores da saúde afetos à CGTP em greve no dia 25 de maio
Os sindicatos dos trabalhadores da saúde afetos à CGTP vão estar em greve no dia 25 de maio, uma paralisação que não abrange médicos nem enfermeiros. Ana Avoila, coordenadora da Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública, disse à agência Lusa que a greve nacional de 24 horas abrange todo o pessoal da saúde, excetuando médicos e enfermeiros.
Os trabalhadores reclamam a aplicação das 35 horas de trabalho semanais para todos os trabalhadores com contratos individuais de trabalho (cerca de 75 mil funcionários) e pretendem também negociar uma carreira para os assistentes operacionais, “que são os únicos sem uma carreira específica”.
Segundo Ana Avoila, também a carreira dos técnicos de diagnóstico e terapêutica “ficou aquém do que é justo”. Os trabalhadores pretendem ainda um “aumento geral dos salários” e a abertura de concursos na área da saúde, queixando-se da falta de pessoal, que leva os trabalhadores a “um ritmo de trabalho muito pesado”.
Ana Avoila reclamou ainda mais investimento nos serviços públicos de saúde, considerando que o anterior Governo “delapidou os serviços” e que o atual executivo “não tem resolvido nem investido, deixando piorar a situação” na saúde. O Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública (Sintap) também já anunciou uma greve dos trabalhadores do setor público da Saúde para quarta e quinta-feira.
De acordo com o pré-aviso, estão abrangidos os trabalhadores, exceto médicos e enfermeiros, que trabalham nos serviços tutelados pelo Ministério da Saúde, como os hospitais, que “sentem forte indignação pela degradação crescente das suas condições de trabalho”.
Os trabalhadores do Sintap reivindicam a aplicação do horário de trabalho de 35 horas semanais, progressão de carreira, dignificação das carreiras da área da saúde, reforço de recursos humanos, pagamento de horas de trabalho extraordinário, e a aplicação do subsistema de saúde ADSE (para funcionários públicos) a todos os trabalhadores.
E querem ainda “a celebração de acordo coletivo de trabalho para os trabalhadores do contrato individual de trabalho, de forma a conferir-lhes um regime de carreira, em condições de igualdade com os colegas”. Quanto aos médicos, os dois sindicatos têm uma greve nacional de três dias marcada para dias 8, 9 e 10 de maio.
Lusa

Tribunal da Supervisão multa Ricardo Salgado em 3,7 milhões de euros

Resultado de imagem para Tribunal da Supervisão multa Ricardo Salgado em 3,7 milhões de euros
O antigo presidente do BES fica ainda impedido de exercer cargos em instituições financeiras durante oito anos.
O Tribunal da Supervisão condenou, esta segunda-feira, o ex-presidente do BES, Ricardo Salgado, a uma coima de 3,7 milhões de euros e o antigo administrador Amílcar Morais Pires ao pagamento de 350.000 euros.
Em causa estão as contraordenações aplicadas pelo Banco de Portugal (BdP), em agosto de 2016, nomeadamente por comercialização de títulos de dívida da Espírito Santo Internacional junto de clientes do Banco Espírito Santo (BES), tendo Ricardo Salgado sido multado pelo supervisor numa coima de 4 milhões de euros e Amílcar Pires de 600 mil euros, de que ambos recorreram para o Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão (TCRS), em Santarém.
O Tribunal decretou ainda a inibição do exercício de cargos em instituições financeiras de oito anos para Ricardo Salgado e de um ano para Amílcar Pires.

Fonte: Lusa
Foto: António Cotrim/Lusa

Pesca da sardinha volta a ser proibida até 21 de maio e limitada até 31 de julho

Resultado de imagem para Pesca da sardinha volta a ser proibida até 21 de maio e limitada até 31 de julho
A pesca da sardinha está proibida entre 01 e 20 de maio, e nos feriados, e limitada entre 21 de maio e 31 de Julho, segundo um diploma publicado hoje, dia em que terminava a proibição de captura.
Num despacho do secretário de Estado das pescas, José Apolinário, hoje publicado em Diário da República e que entra terça-feira em vigor, o governante explica os motivos do executivo para prolongar a proibição de pesca de sardinha, em vigor desde 11 de Janeiro, recordando os compromissos de limites de captura de Portugal e Espanha.
"Importa agora estabelecer as adequadas limitações de captura, que permitam assegurar a gestão da quota até julho, assim como, a proteção dos juvenis ajustando as quantidades de sardinha classificada como T4 pela frota de cerco, e implementando fechos em tempo real, medidas assumidas por ambos os países em sede de plano de recuperação", lê-se no preâmbulo do despacho.
No diploma, que entra em vigor na terça-feira, o governante interdita a captura, manutenção a bordo e descarga de sardinha, no período compreendido entre as 00 horas do dia 01 de maio e as 24 horas do dia 20 de maio de 2018, com qualquer arte de pesca, desde a Galiza ao Golfo de Cádis, a chamada zona 9 definida pelo Conselho Internacional para a Exploração do Mar (CIEM).
"No período compreendido entre as 00 horas do dia 21 de maio e as 24 horas do dia 31 de julho de 2018, o limite de descargas de sardinha capturada com a arte de cerco é de 4.855 toneladas, a repartir (...) entre o grupo de embarcações cujos armadores ou proprietários são membros de organizações de produtores (OP) reconhecidas para a sardinha e grupo de embarcações cujos armadores ou proprietários não são membros de OP reconhecidas para a sardinha, correspondendo a cada um dos grupos, respetivamente, 4.783 toneladas e 72 toneladas", define o diploma.
Além destas limitações, também é interdita a captura, manutenção a bordo, descarga e venda de sardinha em "todos os dias de feriado nacional" e no dia 23 de maio, sendo também proibida a transferência de sardinha para lota diferente da correspondente ao porto de descarga, bem como, uma mesma embarcação descarregar em mais de um porto durante um período de 24 horas.
O diploma também esclarece que não é permitido, em cada dia, manter a bordo ou descarregar sardinha para além dos limites definidos (por exemplo, para as embarcações com comprimento de fora a fora inferior ou igual a nove metros é de 1,250 toneladas), mas nesse limite pode ser incluído um máximo de 450 kg de sardinha calibrada como T4, independentemente da existência de outras classes de tamanho.
"No final de cada mês proceder-se-á a uma avaliação da utilização das possibilidades de pesca ponderando a eventual necessidade de ajustamento dos limites de captura ora fixados", determina o governante no despacho.
Também a proibição de pesca até 21 maio e nos feriados, assim como as limitações de pesca nos meses seguintes podem vir ainda a ser alteradas pela Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM): "As medidas previstas (...) podem ser alteradas, por despacho do diretor-geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos a publicitar no sítio da internet da DGRM, ouvida a Comissão de Acompanhamento (...) , em função das necessidades de gestão da pescaria e da evolução dos dados recolhidos", acrescenta.
O encerramento da pesca pode ainda ser determinado por despacho do diretor-geral de Recursos Naturais, a publicitar no sítio da internet da DGRM, podendo estabelecer "um fecho em tempo real com o encerramento da pesca de cerco, numa área centrada no local das capturas, e por um período mínimo de 10 dias".
Este fecho em tempo real, explica o Governo no diploma, pode acontecer nas seguintes circunstâncias: Deteção de uma percentagem superior a 30% de sardinha abaixo de 13 centímetros (cm) pelos observadores a bordo das embarcações de cerco ou pelos mestres das embarcações do cerco e ainda se for verificada descarga, numa mesma lota, durante 3 dias seguidos, de uma percentagem superior a 30% de sardinha abaixo de 13 cm a comunicar pela entidade que explora a lota à DGRM.
Um despacho desse diretor geral deve no entanto incluir a delimitação específica da área a encerrar e respetivo mapa e as datas e horas do início e do fim da interdição.
RTP

Poliglota, el sistema que cambiará la manera en que los mexicanos aprenden idiomas

por Yesica Flores
La plataforma latinoamericana ideó un método social que lleva el aprendizaje
fuera de los salones a un ambiente más real: cafeterías

Si bien desde la escuela primaria casi todos estudiamos idiomas, sólo 13%[1] de los mexicanos hablan otra lengua además del español. Aunque tu mamá, tu maestro o hasta la Organización para la Cooperación y el Desarrollo Económicos (OCDE)[2] te insistan que saber otro idioma te da muchas ventajas, superar el estrés y el aburrimiento de las típicas clases monótonas se convierten en una barrera.
Para revertir esto, tres emprendedores latinoamericanos —José Manuel Sánchez, Carlos Aravena y Nicolás Fuenzalida— decidieron crear Poliglota, un innovador sistema que transforma la manera en que las personas aprenden y dominan idiomas.
Esta startup que aterrizó en la Ciudad de México a finales de 2017 creó un método social que lleva el aprendizaje fuera de los salones de clase con la misión de lograr que estudiar idiomas sea una experiencia más cercana al estilo de vida de las personas.
“Pensando en cómo aprendimos nuestro propio idioma, así como otros que dominamos, nos dimos cuenta de que se necesitan dinámicas con un balance entre el lado teórico y la conversación que realmente atrape y motive a las personas”, explicó José Manuel Sánchez, director de Poliglota México. “Por ello, quisimos difuminar los límites de las aulas llevando a los estudiantes a un ambiente real, donde conversan, aprenden, ponen a prueba sus conocimientos y dejan atrás el rigor de las clases tradicionales”, agregó el directivo de la startup que ya cuenta con siete mil alumnos en el continente.
Para ello, Poliglota se planteó dejar atrás las largas horas frente a un pizarrón o una computadora repitiendo verbos. En su lugar, invita a los estudiantes a sumarse a un sistema que les ayuda a desarrollar habilidades de conversación más allá del conocimiento gramatical.
En éste, un coach, nativo en el idioma capacitado en la metodología de enseñanza de Poliglota, se reúne con los alumnos en alguna cafetería cercana. Los grupos, con un límite máximo de seis personas, se conforman de acuerdo con los niveles establecidos por el Marco Común Europeo de Referencia para las lenguas y permiten ver un avance real con base en los goals de las lecciones, tanto teóricas como prácticas.
En su primera etapa, Poliglota ofrece paquetes con varios esquemas y presupuestos para aprender y practicar inglés, alemán y francés, con la intención de brindar alternativas tanto para los estudiantes, como para hablantes de otras lenguas que desean sumarse al proyecto como coaches.

“Ya sea alguien experimentado o un estudiante que busca un curso básico, nuestra prioridad es ofrecer una experiencia personalizada, para que las clases de idiomas sean más accesibles y divertidas, ayudando a aprovechar los beneficios, tanto personales, como competitivos, que te ofrece dominar otra lengua”, concluyó José Manuel Sánchez.

Los ingenieros de LINE apuntan al futuro en DEV WEEK 2018


por Yesica Flores
• Desarrolladores de 7 países participan en el evento de 4 días
• Euivin Park, CTO de LINE, enfatiza la importancia de que los ingenieros de diferentes regiones y campos de TI trabajen juntos para crear innovaciones líderes en la industria
• El uso compartido de la hoja de ruta 2018: desarrollo de Blockchain para la construcción de token economy y más bases de desarrolladores de blockchain internacionalmente

DEV WEEK 2018 concluyó la semana pasada en donde se contó con más de 1000 desarrolladores de LINE Corporation de todo el mundo reunidos en Seúl, Corea del Sur. Durante cuatro días se llevaron a cabo talleres y presentaciones sobre los mayores desafíos que enfrenta el futuro de las IT (information technologies). Los ingenieros de LINE exploraron las ideas y tecnologías que llevarán a LINE al próximo nivel como un portal inteligente y una plataforma de comunicaciones, teniendo todo en uno.
Esta fue la cuarta DEV WEEK celebrada desde 2013, y una vez más el evento brindó a los desarrolladores una oportunidad importante para conocer las principales tendencias y avances recientes de LINE, así como para obtener una visión general de cómo la compañía está creciendo.
Ingenieros de Corea, Japón, Taiwán, Tailandia, Vietnam, Indonesia y China, los participantes disfrutaron de tres días de talleres sobre una amplia gama de temas, seguidos por un día de intercambio, debates y presentaciones. El último día de DEV WEEK los líderes de cada una de las secciones principales de LINE ofrecieron presentaciones, coronadas por un discurso de apertura del Director de Tecnología de LINE, Euivin Park, a todos los asistentes.
Un aspecto particular de la presentación de Park fue la expansión global de las bases de desarrolladores de LINE, que se inauguró recientemente en Japón (Kioto), Vietnam (Hanoi, Ciudad Ho Chi Mihn) y China (Dalian), y cómo los ingenieros de esos países han colaborado para completar una variedad de proyectos importantes. También señaló que LINE, como parte de su dedicación a la creación de un ecosistema tecnológico, tiene planes para permitir la adaptación de los servicios de mensajería a través de la oferta de PaaS (Plataforma como servicio) en varios mercados.
Desde que se lanzó la API de mensajería en DEVELOPER DAY 2016 en Japón, se han creado más de 283,000 chatbots de LINE, que muestran el compromiso de LINE para expandir el ecosistema de bot. Ahora LINE planea lanzar una diversidad aún mayor de mensajes para crear un mundo API abierto tanto para usuarios como para desarrolladores.
Park también explicó cómo LINE está trabajando en la construcción de una economía simbólica mediante la adopción de la tecnología blockchain y la apertura de dApps basadas en servicios de información de tipo incentivo. Además, LINE planea ayudar a acelerar el desarrollo de servicios dApp fuera de la plataforma LINE y desarrollar su propio mainchain blockchain en un futuro cercano. Para lograr esto, LINE está creando activamente bases de desarrolladores y acelerando la adquisición de talentos en otras regiones, además de agregar desbloqueo y Blockchain Lab en Corea y Japón.
"Las habilidades y la determinación de los desarrolladores de LINE han desempeñado un papel indispensable en la creación de los servicios líderes de la industria y una reputación confiable", dijo Euivin Park. "LINE está haciendo todo lo posible para construir una cultura donde los desarrolladores se animen mutuamente y crezcan juntos. DEV WEEK es una piedra angular para dar forma a ese enfoque colaborativo, proporcionar un foro para todos nuestros desarrolladores alrededor del mundo y ayudar a hacer de LINE un líder mundial en tecnología.”

Los mejores gadgets para celebrar el Día del Niño gamer


por Yesica Flores
Logitech® ofrece descuentos especiales para celebrar este 30 de abril con todos los niños que quieren tener un juego avanzado
Saber dar regalos es un talento que pocos tienen y por lo general sufrimos cuando hay que obsequiar algo a una persona especial. Si se trata de un hijo, la responsabilidad es mayor porque queremos hacerlo feliz y no es sencillo complacerlo; además la dificultad crece por la cantidad de regalos que debemos darle al año: Reyes, cumpleaños, buenas calificaciones, Navidad… y este Día del Niño.
Para facilitarte la búsqueda y además garantizarte el éxito, Logitech® te propone cinco gadgets infalibles para consentir a tu gamer. Forman parte de la línea de gaming Prodigy, pensados para los principiantes que quieren tener un juego avanzado. Lo mejor de todo es que los productos Logitech® tendrán un descuento especial para festejar el Día del Niño.
Teclado G213
Tu hijo se sentirá como un profesional con este teclado que tiene luces RGB personalizables y eso será lo que más lo impresionará. El G213 tiene teclas muy cómodas y con respuesta 4 veces más rápida que los teclados estándar; es resistente al agua; y tiene un descanso para el brazo, así como pies ajustables para colocarlo en la posición más cómoda. Lo puedes encontrar en Office Depot, Radio Shack o Amazon en $840 pesos, cuando su precio regular es de $1,199.
Mouse G203 y GPro
Si quieres acompañar el teclado con un mouse de la misma línea, tienes el G203, también de la línea Prodigy. Ofrece la iluminación RGB y una velocidad 8 veces superior a otros ratones. La respuesta inmediata no se la podrá creer tu hijo gamer. En Best Buy lo encontrarás en $349 pesos, 150 menos de lo que habitual.
Si tu hijo ya es un avanzado del juego y quiere sentirse como un profesional, busca el mouse GPro, con una velocidad y precisión sin precedentes, gracias al sensor óptico y la memoria integrada. Este ratón tendrá hasta un 40% para celebrar el Día del Niño.
Audífonos G231
Para completar la línea Prodigy está el headset G231, que tiene un sonido estéreo para sumergirse en el juego, un diseño ligero y cubiertas de tela lavables de estilo deportivo. No hay forma de que tu hijo no se sienta como un jugador avanzado después de probarlos, ni de que los encuentres más económicos que con la promoción de Radio Shack y Office Depot: de $1,209 a $809 pesos.
No pierdas tiempo pensando qué regalarle a tu hijo gamer y mucho menos desaproveches estos descuentos que Logitech® te ofrece. Ayúdalo a alcanzar el nivel superior en su juego.

Mira conclui desassoreamento da Barrinha e conquista 32.ª Bandeira Azul

Mira anunciou hoje a conclusão das obras de desassoreamento da barrinha da Praia de Mira, que vai ostentar pelo 32.º ano consecutivo a Bandeira Azul, galardão que distingue a qualidade ambiental, segurança e infraestruturas de apoio.
Resultado de imagem para Mira conclui desassoreamento da Barrinha e conquista 32.ª Bandeira Azul
"É uma enorme satisfação ser a única zona do balnear do mundo que sempre ergueu a Bandeira Azul, uma distinção que este ano tem ainda maior importância por ter sido atribuída após os incêndios que atingiram o concelho e numa altura em que se cumpre o sonho de desassorear a barrinha, o nosso 'ex-líbris'", disse à agência Lusa o presidente da câmara, Raul Almeida.
O autarca considera um "orgulho e uma responsabilidade" a atribuição da Bandeira Azul (que foi concedida também à Praia do Poço da Cruz pelo 12.º ano consecutivo), dizendo que o galardão motiva o concelho.
"Trabalhamos o ano inteiro para dotar as nossas praias com as melhores condições de segurança, limpeza e bem-estar. Quando arrancar oficialmente a época balnear, vamos ter tudo pronto para receber os visitantes", garante.
Para além do desassoreamento da barrinha, a Praia de Mira vai oferecer este ano aos banhistas um "conjunto de valências". A Internet gratuita vai este ano cobrir todas as zonas públicas da praia e o areal, onde está já instalado um conjunto de 'webcams' que permitem seguir 'online' as condições do mar e a eventual existência de "agueiros" (correntes de retorno), em articulação com a Universidade de Aveiro.
A praia dispõe ainda de um barómetro de raios ultravioletas e de um veículo que percorrerá o areal, oferecendo o despiste gratuito de lesões na pele provocados por excesso de sol e disponibilizando protetores solares.
Na barrinha, para além do desassoreamento há muito reclamado, irão continuar as operações de limpeza de praga infestante dos jacintos de água.
A empreitada de desassoreamento da Barrinha de Mira foi adjudicada por 545 mil euros e arrancou em setembro de 2017.

Fonte: Lusa

Inteligencia Artificial para impulsar la creatividad e innovación en el trabajo

por Yesica Flores
Todos tenemos un creador dentro y gracias a la tecnología, cada vez es más sencillo liberar nuestra creatividad y capacidad de innovación para crear cosas increíbles.
En la actualidad, la tecnología, aparte de ser una herramienta productiva, nos ayuda a potenciar nuestra creatividad e innovación sin importar profesión o conocimientos. Pero cada vez más, la tecnología hará más y más cosas, lo que permitirá a las personas tener más tiempo para enfocarse en otras actividades y ser más creativos e innovadores. De acuerdo con Andrew Zolli, Futurista, diseñador y autor, en el siglo XXI todo lo que pensamos que una máquina puede hacer, lo hará.
Gracias a las destacadas innovaciones en Inteligencia Artificial, es cada más sencillo que las máquinas se encarguen de las tareas rutinarias y nos liberen para ocupar ese tiempo en ser más creativos o innovadores.
Imaginen que tienen que dar una conferencia para un público que no habla su idioma, ni ustedes el de su audiencia. Les tomaría mucho tiempo traducir su presentación para que el mensaje llegue justo como lo quieren. Gracias a la Inteligencia Artificial, existe una característica en PowerPoint que subtitula de manera automática una presentación en cualquier idioma que esté disponible.
También, la Inteligencia Artificial infundida en PowerPoint les permite ahorrar tiempo en pensar cómo diseñar su presentación pues al momento de insertar una imagen, el programa en automático ofrece sugerencias de diseño, además de que coloca un pie de foto en la imagen, gracias a las funciones de reconocimiento de imagen.
Hablemos ahora de las llamadas de voz y los chats. Ahora más que nunca los equipos son globales, se encuentran en diferentes ciudades o países y hablan diferentes idiomas. Para romper esta barrera de comunicación, la Inteligencia Artificial genera una traducción en voz o en texto, en tiempo real, que les permite hablar con personas que no hablan su mismo idioma. Esta función la pueden utilizar en Skype y la encuentran como Skype Translator.
Estas funciones, y otras más disponibles en Office 365, que son invisibles a primera vista pero que es casi seguro que ya utilicen, les ayudan a ahorrar tiempo en cosas como pensar cómo acomodar una foto en una diapositiva o qué colores utilizar para su presentación. O en buscar palabras en un diccionario para comunicarse con otra persona que no habla su idioma. Y con este tiempo que ahora tendrán en sus manos, pueden dedicarse a hacer otras cosas.
Por su parte, el desarrollo de bots inteligentes ha transformado la manera en la que hacemos negocios. Al dar una respuesta inmediata y personalizada, los bots permiten aumentar la eficacia del servicio al cliente. Por ejemplo, se puede programar un chatbot para responder a los clientes las preguntas más frecuentes sobre un negocio, para cerrar una compra online, entre otras cosas. De esta manera la compañía tendrá más tiempo para crear nuevas estrategias e ideas, todo esto a través de la Inteligencia Artificial.
Sin duda, la integración de la tecnología e Inteligencia Artificial a las prácticas y rutinas laborales permitirá incrementar la productividad, creatividad e innovación, ya sea de una startup o de una gran compañía. Es por eso que, en este Día Internacional del Trabajo, quisimos exponer algunas de las funciones que son parte de Office 365 y que tienen integrada Inteligencia Artificial para ayudar a los trabajadores a conseguir más.

LG G7 ThinQ OFRECE UNA EXPERIENCIA INIGUALABLE EN AUDIO DE ALTA FIDELIDAD CON LAS BOCINAS BOOMBOX Y DTS:X


por Yesica Flores
Ofrece a sus consumidores Bigger Bass, 3D Surround Sound y Crystal Clear Audio
con las bocinas internas o audífonos

El nuevo smartphone premium de LG Electronics contará con una calidad de audio excepcional para los usuarios que buscan disfrutar de su música y películas favoritas en los auriculares o bocinas de sus smartphones. Disponible por primera vez en LG G7ThinQ, el Boombox Speaker aumenta el nivel de sonido base en más de 6dB (decibeles) con el doble de la cantidad de graves.
Al desarrollar el LG G7ThinQ, LG tuvo en cuenta que los consumidores de hoy en día usan cada vez más sus smartphones en el hogar o mientras hacen actividades al aire libre para escuchar sus canciones favoritas. Muchos optan por utilizar bocinas Bluetooth externas porque no están satisfechos con la calidad del sonido y el volumen de los altavoces convencionales del Smartphone.
Teniendo en cuenta estos comentarios de los consumidores, los ingenieros de audio de LG idearon una nueva forma de utilizar el espacio interior del smartphone como cámara de resonancia para amplificar el sonido más de diez veces en comparación con un smartphone típico. Con Boombox Speaker, el LG G7ThinQ es capaz de generar un impresionante sonido "boombox" sin la necesidad de altavoces externos. Cuando se coloca sobre una superficie o caja, el LG G7ThinQ usa su cámara de resonancia como woofer para amplificar aún más el efecto de graves.
Para los usuarios que prefieren auriculares, el LG G7ThinQ es el primer smartphone que ofrece DTS:X 3D Surround Sound, para un desempeño de hasta 7.1 canales sin la necesidad de costosos audífonos premium. A diferencia de otras tecnologías estereofónicas, que sólo ofrecen audio de alta gama con música específica, DTS:X admite cualquier tipo de contenido para crear una sensación de espacio y hacer que la experiencia auditiva sea aún más inmersiva.
El LG G7ThinQ mantiene el legado de LG de ofrecer un magnífico sonido, por ello cuenta con Hi-Fi Quad DAC que puede manejar auriculares de alta impedancia y alta calidad para obtener un sonido de calidad para audiófilos real. El Hi-Fi Quad DAC incluye cuatro convertidores digitales a analógicos en un solo chip de sonido, lo que reduce la tasa total de distorsión armónica (THD) a 0.0002 por ciento para una reproducción de sonido de alta precisión. El LG G7ThinQ también es compatible con el formato de audio Master Quality Authenticated (MQA), que brinda calidad de sonido de alta resolución en un tamaño de archivo pequeño.

Governo vai pagar menos 100 milhões nas rendas à EDP

O Governo vai cortar 100 milhões de euros nas rendas a pagar à EDP até 2027. A decisão foi tomada seguindo a recomendação da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) para o ajustamento final dos CMEC - Custos para a Manutenção do Equilíbrio Contratual. A empresa continua a reclamar 256 milhões e pode avançar para tribunal. O Governo já disse que as contas da entidade reguladora têm pleno acolhimento na lei.Resultado de imagem para Governo vai pagar menos 100 milhões nas rendas à EDP
O Governo acabou por homologar as contas da ERSE sobre o valor a pagar à EDP pela manutenção do equilíbrio contratual até 2027, de 154,1 milhões de euros, menos 102 milhões de euros do que o reclamado pela elétrica.
Na decisão sobre o ajustamento final dos CMEC, a que a Lusa teve acesso, a proposta daERSE tem ‘luz verde’, "ainda que com a reserva relativa ao que vier a ser apurado e decidido no âmbito dos procedimentos relativos à auditoria que foi efetuada a respeito do risco de sobrecompensação e à identificação e apuramento do efeito financeiro das situações consideradas inovatórias ponderadas nos CMEC, que não existiam nos CAE [contratos de aquisição de energia]".
A ERSE estimou em setembro do ano passado em 154,1 milhões de euros os CMEC – apoio à produção de 16 centrais hídricas da EDP – até 2027, sendo que o grupo de trabalho constituído pela REN – Redes Energéticas Nacionais e pela EDP Produção chegou a um valor superior, de 256,5 milhões de euros.
O Governo aguarda ainda os resultados da auditoria a respeito do risco de sobrecompensação e à identificação e apuramento do efeito financeiro das situações consideradas inovatórias ponderadas nos CMEC, que não existiam nos CAE [contratos de aquisição de energia], que está a ser feito pela Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), em articulação com a ERSE.
O objetivo, segundo o despacho de dezembro de 2017, é perceber “se foram ponderados, no cálculo dos CMEC e dos respetivos ajustamentos, aspetos inovatoriamente definidos nos acordos de cessação dos CAE, em termos que permitam aferir da validade dos atos administrativos praticados e, no caso de existir alguma invalidade, apurar o impacto financeiro que os mesmos tiveram”.
Isto é, o valor a pagar até 2027 poderá ser ainda inferior a 154,1 milhões de euros, se alguma das duas hipóteses em análise for verificada.
"Pleno acolhimento na lei", diz parecer
No parecer do consultor jurídico Gonçalo Capitão, a que o secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, dá seguimento, lê-se que "a diferença de valores [apurados pela ERSE e pela EDP/REN] resulta na sua quase totalidade do método de cálculo utilizado para apurar o preço médio de mercado disponível dos últimos dez anos", sendo que, refere, “a interpretação defendida e utilizada pela ERSE no apuramento do montante do ajustamento final tem pleno acolhimento na lei".
Além do apuramento dos custos, a ERSE defendeu então que a alteração do quadro legal aplicável aos CMEC ou a sua clarificação poderá reduzir ainda mais o valor agora apurado e comunicado ao Governo, podendo anular os 154 milhões de euros a pagar à EDP ou mesmo tornar este valor favorável aos consumidores.
No seguimento do Orçamento do Estado 2017, o apuramento dos CMEC passou a ser responsabilidade de uma unidade especializada da ERSE, em vez do grupo de trabalho REN e EDP.
Quando a ERSE divulgou as suas contas, em setembro, a EDP rejeitou a estimativa do regulador sobre a revisibilidade final dos CMEC de 154 milhões de euros até 2027, considerando que as variações propostas violam grosseiramente a lei, e prometeu tomar medidas.
OS CMEC estão a ser objeto de uma investigação do Ministério Público, que tem como arguido o antigo ministro da Economia Manuel Pinho e o presidente executivo da EDP, António Mexia, entre outros, que apura "o processo legislativo, bem como os procedimentos administrativos relativos à introdução no setor elétrico nacional dos CMEC”.
Os CMEC são uma compensação relativa à cessação antecipada dos CAE, o que aconteceu na sequência da transposição de legislação europeia no final de 2004, tendo depois sido revistos em 2007. Ainda assim, mantiveram-se dois CAE – Turbogás e Tejo Energia –, que são geridos pela REN Trading.
São atualmente abrangidos pelo regime dos CMEC 16 centrais hídricas da EDP, cujos contratos terminarão faseadamente até 2027 (Alto Lindoso, Touvedo, Venda Nova, Vilarinho das Furnas, Pocinho, Valeira, Vilar-Tabuaço, Régua, Carrapatelo, Torrão, Crestuma-Lever, Caldeirão, Aguieira, Raiva, Pracana, Fratel).
RTP / Lusa

Empresa, motorista e vigilante condenados a pagar 3.500 euros por menina de quatro anos esquecida em autocarro escolar

Resultado de imagem para Empresa, motorista e vigilante condenados a pagar 3.500 euros por menina de quatro anos esquecida em autocarro escolar
Uma empresa de transportes, um motorista e um vigilante foram condenados a pagar solidariamente 3.500 euros aos pais de uma menina que aos três anos, na Feira, ficou esquecida numa carrinha de transporte escolar durante quase quatro horas.
Num acórdão datado de 11 de abril, a que a Lusa teve hoje acesso, o Tribunal da Relação do Porto julgou improcedente o recurso apresentado pela empresa de transportes, confirmando a decisão da primeira instância.
Os pais pediam uma indemnização de 20 mil euros, mas o tribunal fixou o valor a pagar pelos réus em 1.500 euros para a menor e dois mil euros para a mãe.
Os juízes desembargadores defendem que a mãe "pode exigir da empresa transportadora responsabilidade pelo incumprimento da prestação de transporte da criança para o infantário" e consideram até que o valor da indemnização a pagar à menor poderia ser mais elevado.
"Aliás, se nos é permitido, o mais que se pode censurar na decisão recorrida é mesmo o ter fixado uma indemnização a favor da menor aquém do que no nosso critério devia ter ocorrido, situação que não nos é possível alterar por tal não ter sido objeto de recurso", lê-se no acórdão.
O caso remonta a 11 de novembro de 2014. Como era habitual, cerca das 08:40, a mãe colocou a sua filha no autocarro com destino ao Jardim de Infância de Vilares, em Canedo, Santa Maria da Feira (distrito de Aveiro), onde as crianças eram entregues pelo motorista e pelo vigilante que seguia no mesmo transporte.
Depois de terminado o serviço matinal de transporte das crianças, o motorista conduziu o vigilante a sua casa e depois deixou o autocarro estacionado na berma da estrada, junto a uma estação de abastecimento de combustível, onde esteve imobilizado toda a manhã.
Ao final da manhã, quando a mãe foi buscar a filha ao infantário e a funcionária perguntou-lhe o que estava ali a fazer, pois a menor não tinha ido à escola nessa manhã.
A menina só veio a ser encontrada cercas das 12:15 pela GNR, dentro da carrinha de transporte escolar, sem nenhum responsável por perto.
A GNR constatou ainda que uma das portas do autocarro estava aberta.
Lusa