terça-feira, 26 de outubro de 2021

Cantanhede | Amanhã, 27 de outubro Eduardo Sterzi encerra Ciclo de Conferências "Carlos de Oliveira, 100 anos"

Vai terminar amanhã, 27 de outubro, o Ciclo de Conferências "Carlos de Oliveira, 100 anos", com Fluída? Vegetal? Animal? Confins e Metamorfoses da Prosa, de Água-Viva a Finisterra, tema que o professor e investigador Eduardo Sterzi irá explorar nesta iniciativa. Recorde-se que o Ciclo de Conferências dedicado a Carlos de Oliveira está inserido na vasta e diversificada programação que o Município de Cantanhede preparou para assinalar o centenário do nascimento do escritor. A sessão decorrerá no próximo dia 27 de outubro, a partir das 18h00, em formato online, através da plataforma YouTube.

A partir de uma leitura comparada de Finisterra, de Carlos de Oliveira, e Água-viva, de Clarice Lispector, o docente invocará esferas exteriores à cultura e à própria humanidade, com a emergência de algo como uma retórica extra-humana, que recorre com frequência às figuras do vegetal e do animal, mas também, em suas formas extremas, do inorgânico, passando a ser determinante para as reconfigurações da prosa romanesca nos anos 70, em obras que assinalam elas mesmas, não por acaso, os confins das experiências literárias de seus autores.

Com uma notável carreira reconhecida pelo seu contributo à língua portuguesa, Eduardo Sterzi é docente de teoria literária na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, Brasil) e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Publicou Por que ler Dante e A prova dos nove: alguma poesia moderna e a tarefa da alegria. Organizou Do céu do futuro: cinco ensaios sobre Augusto de Campos, é autor de livros de poesia, como Aleijão e Maus poemas, e de teatro, como por exemplo Cavalo sopa martelo. Como curador, foi responsável, com Veronica Stigger, pela exposição Variações do corpo selvagem, com Eduardo Viveiros de Castro, fotógrafo, exibida no Brasil, na Alemanha e em Portugal, da qual saiu o livro com o mesmo título. Atualmente, encontra-se a preparar um livro e uma exposição referentes ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, acontecimento fundamental da história da cultura no Brasil.

Recorde-se que o principal objetivo deste ciclo de conferências foi o de, por um lado, percorrer lugares bastante frequentados nas obras de Carlos de Oliveira, submetendo-os a perspetivas críticas novas, como foi o caso das intervenções de Pedro Serra, da Universidade de Salamanca, (Espanha) e será a de Eduardo Sterzi, da Universidade Estadual de Campinas (Brasil). Mas, por outro lado, uma visita ao espólio do autor, no caso de Ricardo Namora e Rui Mateus, que aproveitaram para questionar a ausência, nos conteúdos programáticos escolares, ambos membros do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra.


Carlos de Oliveira

Carlos de Oliveira nasceu em Belém do Pará, no Brasil, a 10 de agosto de 1921. Regressado a Portugal, juntamente com os pais, aos dois anos de idade, Carlos de Oliveira passou grande parte da sua infância no concelho de Cantanhede, inicialmente na Camarneira e depois em Febres, onde seu pai exercia medicina. A partir de 1933, passou a viver em Coimbra, onde permaneceu durante quinze anos, a fim de concluir os estudos liceais e universitários. Em 1941, ingressou na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde teve participação muito ativa nos movimentos intelectuais e políticos com outros jovens, entre os quais Joaquim Namorado, João Cochofel e Fernando Namora.

Depois de ter concluído a licenciatura em Ciências Histórico-Filosóficas, instalou-se definitivamente em Lisboa, sem, contudo, deixar de visitar regularmente Coimbra e a Região da Gândara, onde viveu a sua infância e cujo território é o cenário preferencial da sua obra narrativa e também referência constante na sua poesia.

É autor de diversas obras em diferentes géneros literários. Uma Abelha na Chuva (1953), Casa na Duna (1943), Finisterra. Paisagem e Povoamento (1978), Pequenos Burgueses (1948) e Alcateia (1944) são os seus romances mais conhecidos, enquanto na poesia são referência Mãe Pobre (1945), Descida aos Infernos (1949), Terra de Harmonia (1950), Cantata (1960), Sobre o Lado Esquerdo (1968), Micropaisagem (1968) e Entre Duas Memórias (1971). Publicou ainda contos e crónicas, com destaque para A Pequena Esperança (1946) e O Aprendiz de Feiticeiro (1971). Faleceu em Lisboa a 1 de julho de 1981.



Hoje, 26 de outubro “Flash mob da Igualdade” realizou-se em Cantanhede

A Semana da Igualdade é uma iniciativa da Câmara Municipal que contempla várias ações, uma das quais se realizou hoje, 26 de outubro, nomeadamente a Flash mob da Igualdade”, coreografia encenada ao som de “Imagine”, de John Lennon, com a participação de dezenas de pessoas. A presidente da autarquia, Helena Teodósio, acompanhou o desenrolar da apresentação na frente dos Paços do Concelho acompanhada pelo vice-presidente Pedro Cardoso, e pelos vereadores Célia Simões e Adérito Machado.

Foi um momento simbólico destinado “a assinalar um dos princípios que deve pautar a vida em comunidade, até porque está subjacente ao respeito pela diferença e ao reconhecimento dos mesmos direitos a todos os cidadãos”, afirmou a presidente da Câmara Municipal, congratulando-se com a adesão que o programa de sensibilização desenvolvido pela Divisão de Ação Social e Saúde está a suscitar”.

Helena Teodósio considera que “há uma maior consciencialização das pessoas relativamente aos valores de cidadania, mas é importante reforçar essa consciencialização, para caminharmos unidos rumo a uma sociedade mais justa e mais igual”.

A conclusão da Semana da Igualdade está prevista para amanhã, 27 de outubro, com o envio de uma mensagem subordinada ao tema “Igualdade em Rede”, que será difundido pelos parceiros do Conselho Local de Ação Social de Cantanhede, particularmente direcionado a todos os Parceiros da Rede.

Com organização do Município de Cantanhede, em parceria com o EAPN Portugal/Rede Europeia Anti Pobreza e AD ELO - Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego, a Semana da Igualdade visa estabelecer um compromisso coletivo com a igualdade, através de momentos de partilha e reflexão com diversos públicos, de forma a disseminar as políticas de Cidadania e Igualdade, bem como da prevenção da Irradicação da Pobreza.

Estas ações têm ainda, como objetivo dar visibilidade ao roteiro Cidadania em Portugal, desafiando as comunidades locais a uma viagem de descoberta, reflexão e ação sobre cidadania e participação cívica, assinalando diferentes momentos e iniciativas junto da comunidade.

Livros | A Missão das Cidades no Combate às Alterações Climáticas


O crescimento demográfico global, a concentração da população em áreas urbanas e o crescimento insustentável do consumo têm levado a um aumento da pegada ecológica sem precedentes. Ciente dos impactos devastadores que essas práticas têm vindo a causar na saúde planetária, Jorge Cristino, gestor público na área do ambiente, apresenta, no livro A Missão das Cidades no Combate às Alterações Climáticas, uma abordagem original da crise climática centrada no papel das cidades. Segundo o autor, serão elas, através da governança e da cooperação multinível, a contribuir para o desenvolvimento sustentável e a travar a crise climática. Com prefácio de João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e da Acção Climática, e posfácio de Francisco Ferreira, presidente da ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável, A Missão das Cidades no Combate às Alterações Climáticas chega à rede livreira nacional no próximo dia 2 de Novembro, numa edição Guerra e Paz com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e da iniciativa Lisboa Capital Verde Europeia 2020, da Comissão Europeia. A sessão de lançamento está marcada para o dia 3 de Novembro, pelas 18h30, no espaço do Âmbito Cultural do El Corte Inglés, em Lisboa.

Em 2014, a população urbana global atingiu cerca de 4 mil milhões de pessoas, prevendo-se mais 2,5 mil milhões até 2050. As áreas urbanas geram mais de 75 % do PIB global, mas também cerca de 75 % das emissões de carbono. Para responder a este crescimento insustentável, que nos conduziu a uma grave crise ambiental, as organizações internacionais têm vindo a definir estratégias, agendas e metas para o clima, como os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, o Acordo de Paris, a Nova Agenda Urbana ou o novo Green Deal.

Segundo Jorge Cristino, cabe cada vez mais às cidades o papel de implementar acções e medidas que contribuam para o êxito da saúde planetária e que envolvam mais as comunidades, através da cooperação multilateral e do trabalho em rede ao nível internacional, transnacional e intergovernamental. Agora, o gestor público na área do ambiente, apresenta A Missão das Cidades no Combate às Alterações Climáticas, uma abordagem original da crise climática, centrada no papel dos grandes centros urbanos, e que resulta de uma ampla investigação. Nele, o autor analisa, recorrendo a gráficos e esquemas, os problemas de sustentabilidade do planeta, o caminho que tem sido feito e o que podemos e devemos fazer num futuro próximo para salvar o planeta.

Segundo João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e da Acção Climática, que prefacia a obra, «o esforço que nos é pedido é imenso e obriga a mudar comportamentos e atitudes, muito para além de assumir compromissos». Saudando a obra de Jorge Cristino, o governante acrescenta ainda que este livro tem «inúmeras pistas para a aculturação do selvagem que há em cada um de nós. Já que não nascemos "bons", pode ser que nos consigamos transformar para melhor.»

A obra foi já recomendada pelo prémio Nobel da Paz Mohan Munasinghe. O físico, engenheiro e economista, antigo vice-presidente do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas das Nações Unidas, afirma que a abordagem prática de governança multinível e cooperação que o autor propõe será «um passo importante no caminho do crescimento verde inclusivo e equilibrado (BIGG) para o desenvolvimento sustentável», ao «gerir a maré crescente de urbanização, construindo cidades mais sustentáveis e resilientes».

O trabalho de Jorge Cristino foi também aplaudido pelos professores universitários, especialistas em biogeografia, João Ferrão, que o considerou «notável, rigoroso e inspirador»; Miguel Bastos Araújo, que diz que este «será útil para estudantes e profissionais envolvidos na discussão de soluções para um dos problemas centrais do século XXI»; e Helena Freitas, que afirma que «a governação, o planeamento e a gestão da cidade tornaram-se essenciais para assegurar um futuro sustentável; um desafio complexo, que o autor aborda com profundidade e entusiasmo».

E ainda por Francisco Ferreira, presidente da ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável, que, no posfácio da obra, reconhece a importância futura das propostas apresentadas por Jorge Cristino. «A humanidade […] pode e deve, como o livro esclarece e orienta, fundamentar‑se num novo olhar inspirado pela antecipação e pela firmeza em actuarmos para assegurar um melhor futuro comum, com melhor bem‑estar e qualidade de vida para todas e todos.»

A Missão das Cidades no Combate às Alterações Climáticas estará disponível, a partir do próximo dia 2 de Novembro, na rede livreira nacional, numa edição Guerra e Paz, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e da iniciativa Lisboa Capital Verde Europeia 2020, da Comissão Europeia. O livro poderá ainda ser adquirido através do site da editora. A sessão de lançamento está marcada para o dia 3 de Novembro, pelas 18h30, no espaço do Âmbito Cultural do El Corte Inglés, em Lisboa. O evento contará com a participação do autor, a apresentação de José Sá Fernandes, ex-vereador da Câmara Municipal de Lisboa, e a presença de João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e da Acção Climática, e de Francisco Ferreira, presidente da ZERO.

A Missão das Cidades no Combate às Alterações Climáticas
Jorge Cristino
Não-Ficção / Sociedade
216 páginas · 15x21,5 · 15,00 €
Nas livrarias a 2 de Novembro
Guerra e Paz, Editores

Maestro Carlos Gama homenageado pelo Município e pelo Grupo Coral de Proença-a-Nova

O Município e o Grupo Coral de Proença-a-Nova juntaram-se para homenagear o Maestro Carlos Gama pelos 37 anos de ligação como diretor artístico àquele que é considerado o maior embaixador cultural do concelho, numa cerimónia pública realizada no dia 23 de outubro no auditório municipal: “O Município de Proença-a-Nova reconhece publicamente o Maestro Carlos Gama pelo papel de relevante importância na qualidade que já realizam os 37 anos de ligação ao Grupo Coral de Proença-a-Nova”, lê-se no diploma que acompanhou o brasão do concelho, entregues pelo presidente da Câmara Municipal, João Lobo, e pelo vice-presidente, João Manso. Na sua intervenção, o presidente da autarquia destacou “a condição enérgica de olhar sempre para a frente” do maestro: “Para mostrar a vitalidade que o maestro tem, ele que já fez 50 anos de carreira, ainda há tempos veio bater-nos à porta com partituras de composições e harmonizações dele para não se perder muito da música popular da Beira Baixa, num conceito mais transversal à nossa região”, referiu João Lobo.

A poucas semanas de eleger uma nova direção, o autarca referiu estar confiante que haverá responsáveis para dar continuidade ao projeto do Grupo Coral. “Não há sociedade desenvolvida no mundo que não tenha esse pilar fundamental que é a cultura, associada àquilo que é a aculturação de cada um de nós enquanto cidadãos”. O ainda presidente da direção, Francisco Grácio, destacou os 44 anos de uma “história riquíssima em acontecimentos e boas recordações e, sobretudo, de levar a nossa cultura, através do canto e da música coral, a inúmeras localidades do concelho, da região, do país e a tantos países do mundo”.

Vários desses marcos foram recordados durante a apresentação do livro “40 anos a (en)cantar” em que contribuíram com as suas histórias Daniel Catarino, Francisco Grácio e Cândida Santos, com moderação de Isabel Gaspar, quatro dos mais de 200 coralistas que passaram pelo grupo desde a sua fundação, em 1977. António Gil Dias partilhou ainda uma ode festiva em que faz a viagem pelo percurso de vida do Maestro, terminando com o seguinte verso: “Se a alma pelos gestos é que fala | sempre com muita música à mistura | Sigam desenhando os seus ágeis braços | Arsis e tesis, ritmando a escala | Agora cada vez com mais ternura | Longa vida, lisos gestos, largos traços Maestro”.

O grupo Coral interpretou seis músicas, entre as quais o hino de Proença-a-Nova (com letra de Acúrcio Castanheira e música de Carlos Gama) e uma com letra e música da autoria de João Gama, filho do maestro, e harmonização de Carlos Gama. No início da cerimónia, Ana Sofia Ventura (voz) e Rita Pires (piano) – ambas ligadas ao Grupo Coral – interpretaram músicas típicas da Beira Baixa.

Proença-a-Nova | Atividades regressam nos polos das bibliotecas de Sobreira Formosa, Montes da Senhora e Atalaias

Os polos das bibliotecas de Sobreira Formosa, Montes da Senhora e Atalaias recebem atividades lúdicas, depois de pausa prolongada. Já está definido o calendário para o resto do mês de outubro e todo o mês de novembro, estando planeados os encontros em cada um destes espaços.

O polo da biblioteca de Sobreira Formosa, onde já aconteciam estas atividades, volta a ter todas as quintas-feiras, por volta das 14h30, até às 16h30, programas como “Minijardim de suculentas”, “Espanta espíritos”, “Ações de sensibilização sobre o stress”, “Iguarias com castanhas”, “Atelier de estimulação cognitiva” e “Efeitos de natal”. Destacar ainda que durante todo o mês de novembro estará no Polo da Sobreira a exposição Viagem no Tempo - PandiArte, que remete para trabalhos realizados por munícipes durante o período pandémico.

À iniciativa do polo da Sobreira Formosa juntaram-se outros dois. Na sede da biblioteca de Montes da Senhora o grupo reúne-se todas as quartas-feiras, como aconteceu no passado dia 20 de outubro, também das 14h30 às 16h30. As atividades previstas para os meses de outubro e novembro para o grupo dos Montes da Senhora são “Suporte para vasos com trapilhos”, “Ações de sensibilização sobre o stress”, “Iguarias com castanhas” “Atelier de estimulação cognitiva” e “Efeitos de natal”.

A terminar a semana, todas as sextas-feiras, há também encontro marcado no polo da biblioteca das Atalaias, que teve já a apresentação dia 15 de outubro a realizar-se à mesma hora que os restantes, estando previstas iniciativas de “Suporte para vasos com trapilhos”, “Espanta Espíritos e Mandalas”, “Ação de sensibilização sobre o stress”, “Iguarias com castanhas”, “Atelier de estimulação cognitiva” e “Efeitos de natal”. As inscrições continuam abertas para os interessados que se queiram inscrever.


Trabalhadores administrativos da saúde em greve a 12 de novembro

A Associação Sindical do Pessoal Administrativo da Saúde convocou uma greve para 12 de novembro dos trabalhadores que exercem funções administrativas em estabelecimentos e organizações prestadoras de cuidados de saúde, em protesto contra a degradação das condições de trabalho.

Em comunicado, a associação explica que o pré-aviso de greve para 12 de novembro – dia de greve nacional da administração pública -, engloba os trabalhadores dos serviços na dependência ou na tutela do Ministério da Saúde, independentemente da natureza do vínculo, cargo ou função, vinculados por contrato de trabalho a entidades prestadoras de cuidados de saúde que revistam natureza empresarial e pública.

A paralisação agora anunciada está prevista para decorrer entre as 00 horas do dia 12 de novembro e as 24 horas do dia 13 de novembro.

“Os assistentes técnicos e os demais trabalhadores que exercem funções administrativas no Serviço Nacional de Saúde sentem-se indignados pela crescente degradação das suas condições de trabalho, pelo desrespeito e desigualdade com que muitas vezes são tratados, não só pela tutela, mas também pela indiferença dos dirigentes máximos dos serviços onde laboram, que os veem apenas como números em vez de profissionais indispensáveis ao funcionamento do SNS onde executam as suas tarefas”, refere a associação em comunicado.

A Associação Sindical do Pessoal Administrativo da Saúde adianta que os trabalhadores contestam ainda os valores dos vencimentos explicando que estão cada vez mais próximos do salário mínimo e que uma boa fatia destes profissionais não tem uma valorização remuneratória há mais de 20 anos.

Estes trabalhadores exigem do Governo o cumprimento integral do Acordo Coletivo de Trabalho conferindo-lhes um regime de carreira em condições de igualdade com os demais profissionais, valorização remuneratória que traduza o aumento real do poder de compra, o pagamento do abono para falhas a todos os trabalhadores que manuseiem e cobrem quantias pecuniárias e a implementação da carreira específica de técnico administrativo da saúde com formação adequada ao exercício de funções.

Em comunicado, a associação sindical refere ainda que os trabalhadores assegurarão a prestação dos serviços mínimos indispensáveis à satisfação de necessidades de saúde impreteríveis, propondo-se indicativamente, em termos efetivos, um número igual àquele que garante o funcionamento aos domingos, no turno da noite, durante a época normal de férias, sendo que tais serviços serão fundamentalmente assegurados pelos trabalhadores que não pretendam exercer o direito à greve.

Serão ainda assegurados os tratamentos de quimioterapia e hemodiálise já anteriormente iniciados.

A associação explica também que a adesão à greve por parte dos trabalhadores que eventualmente laborem em regime de turnos far-se-á do seguinte modo: os trabalhadores cujo horário de trabalho se inicie antes das 00 horas ou termine depois das 24 horas do dia 13 de novembro, se a maior parte do seu período de trabalho coincidir com o período de tempo deste pré-aviso, o mesmo começará a produzir efeitos a partir da hora em que deveriam entrar ao serviço, ou prolongará os seus efeitos até à hora em que deveriam terminar o trabalho, consoante os casos.

Madremedia

Funcionário das Finanças admite ter cobrado coimas indevidamente por “estupidez”

Um funcionário da Autoridade Tributária (AT) confessou hoje, no Tribunal de Aveiro, ter cobrado coimas indevidamente a quase três centenas de contribuintes por “estupidez”, apropriando-se das quantias recebidas.

No início do julgamento, o arguido assumiu a prática dos factos, negando apenas ter utilizado em algumas das situações a ‘password’ de uma colega de trabalho.

“Não acredito que isso tenha acontecido. Nunca tive acesso à ‘password’ dela”, afirmou o arguido, que está acusado dos crimes de falsidade informática agravado, burla qualificada e falsificação de documento.

Questionado pelo juiz presidente, o arguido explicou que praticou estes factos por “estupidez”, para ajudar um irmão com dificuldades económicas e que tinha “uma séria de dívidas”.

O arguido pediu ainda desculpa “ao tribunal, ao serviço e todas as pessoas envolvidos neste processo”, e afirmou estar disposto a ressarcir os lesados.

Os factos remontam ao período compreendido entre os anos de 2013 e 2016, quando o arguido exercia o cargo de chefe da secção de cobrança em regime de substituição, na repartição de Finanças de Anadia.

Durante aquele período e à revelia da direção da AT, segundo a acusação do Ministério Público (MP), o arguido cobrou indevidamente coimas pelo atraso no pagamento de impostos (nomeadamente Imposto Único de Circulação e Imposto de Selo) aos contribuintes que se deslocaram ao Serviço de Finanças para procederem ao seu pagamento.

Apesar de saber que a coima não era devida e de inserir no sistema a informação de que a mesma era extinta, o MP diz que o arguido "solicitou e recebeu de cada contribuinte a quantia de 25 euros, montante do qual se apropriou".

Para simular perante os contribuintes o recebimento da quantia pela Autoridade Tributária, o arguido entregava um documento de cobrança, no qual apunha uma rubrica ilegível e um carimbo em desuso", refere a acusação.

Com tais condutas, de acordo com a investigação, o arguido ludibriou quase três centenas de contribuintes e apropriou-se de 7.470 euros.

O MP formulou igualmente um pedido de declaração de perda a favor do Estado da vantagem patrimonial obtida pelo arguido com a prática dos crimes, naquele montante.

Na sequência deste caso foi aberto um processo disciplinar que, entretanto, foi suspenso e está a aguardar a decisão do tribunal.

Madremedia/Lusa

Paraquedistas entoam Pátria Mãe

Castelo de Paiva | Uma filarmónica de referência com mais de 70 anos de existência

Banda de Musica dos Mineiros do Pejão promoveu concerto de encerramento de época.
A exemplo de anos anteriores, a Banda de Musica dos Mineiros do Pejão promoveu no passado Domingo, na Igreja Paroquial de Pedorido, o seu habitual Concerto de Encerramento da presente temporada, numa iniciativa marcada por uma salutar confraternização entre dirigentes, regente e músicos que integram a reconhecida filarmónica paivense, que este ano contabilizou 72 anos de actividade, tendo marcado presença o Presidente da Câmara Municipal, José Rocha, acompanhado da Vereadora da Cultura Liliana Vieira, entre muitos convidados.

Num encontro que reuniu mais de 200 pessoas em Pedorido, entre associados, amigos e convidados, o presidente da Direcção, Mário Faíca, agradeceu a presença de todos, assim como destacou o empenhamento e o contributo na consolidação do prestígio que a filarmónica ostenta, manifestando o desejo de que, a banda possa regressar em força na próxima época, com intensa actividade, assegurando participações em festas e arraiais por todo o país, como também em iniciativas municipais, tendo o presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva realçado a importância da iniciativa e, ao mesmo tempo, confirmando a razão porque esta associação se assume como uma referência na cultura paivense, desde logo porque se trata, de uma filarmónica reconhecida que soube impor-se graças a um assinalável crescimento técnico, agora com jovens e experientes músicos, ajudando a consolidar e a exaltar o mérito e o prestigio que esta banda musical orgulhosamente apresenta.
Em jeito de felicitação, depois de mais um ano de actividade, ainda muito condicionado pela pandemia em termos de actuações, e de um concerto memorável que encheu por completo a Igreja Paroquial de Pedorido, o edil José Rocha, destacou uma longa história de sucesso desta magnífica banda musical, cada vez mais rejuvenescida, mas sem esquecer o grande legado das Minas do Pejão, destacando de seguida, que esta é uma grande e valiosa instituição de Castelo de Paiva, onde a música é feita pelo maior valor que são as pessoas, e por isso é importante estar reconhecidos pela forma empenhada a estas instituições, que se dedicam com todo o gosto à música e à cultura no território municipal, deixando depois uma saudação de agradecimento aos seus dirigentes, colaboradores, maestro e aos músicos que integram a filarmónica.

Recorda-se que, a Banda de Música dos Mineiros do Pejão conta actualmente com cerca de 70 elementos, sob a regência do maestro Francisco Sousa Moreira, e mantém em funcionamento a sua Escola de Música, situada na área do Couto Mineiro, que conta com cerca de 50 alunos, orientada por professores de reconhecida competência artística e pedagógica. Neste momento, estão abertas as inscrições para a Escola de Música, com aulas de instrumento, classe de conjunto e formação musical, relativamente ao próximo ano lectivo, que devem ser realizadas até ao dia 31 de Outubro através da seguinte ficha de inscrição fornecida pela instituição.

Desde 2014 tem em funcionamento regular a sua Banda Juvenil, com o apoio dos chefes de naipe e professores da escola, dirigida por Nuno Pereira e através de protocolos estabelecidos com a Academia de Música de Castelo de Paiva e Conservatório de Música de Fornos – Santa Maria da Feira, procurando elevar o nível artístico dos alunos que manifestam vontade de oficializar os estudos musicais.

Carlos Oliveira

Halloween na Fábrica: Um fim de semana arrrrrrepiante de divertido!

Halloween na Fábrica: Um fim de semana arrrrrrepiante de divertido!
No fim de semana de 30 e 31 de outubro, a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro vai celebrar o Halloween de uma forma muito original. Miúdos e graúdos poderão usufruir de um conjunto de atividades com efeitos cientificamente surpreendentes e assustadores. Em cada um dos laboratórios haverá ciência divertida: robôs enfeitiçados, grudes e gosmas, pizzas com criaturas estranhas e desafios fantasmagóricos. 
No próprio dia de Halloween, 31 de outubro, o programa inclui ainda um workshop maker para famílias e uma feira de ciência assombrada, com bichos horripilantes, objetos tenebrosos e robôs bizarros.

As atividades têm lotação limitada, sendo que as inscrições podem ser feitas através do email fabrica.cienciaviva@ua.pt.
O programa detalhado e mais informações estão disponíveis em www.ua.pt/fabrica/halloween2021.

Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro

Rua dos Santos Mártires, 3810-171 Aveiro

Tel. +351 234 427 053

Silves | REPAVIMENTAÇÃO DO TROÇO URBANO DA EN124, ENTRE O EDIFÍCIO DO MERCADO MUNICIPAL E O ENTRONCAMENTO DE ACESSO À PONTE SOBRE O RIO ARADE, OBRIGA A CIRCULAÇÃO ALTERNADA DE TRÂNSITO NOS DIAS 2 E 3 DE NOVEMBRO


Nos próximos dias 2 e 3 de novembro, a circulação de trânsito entre o edifício do mercado municipal e o entroncamento de acesso à ponte sobre o rio Arade (correspondentes ao troço da EN124 entre o KM 18+340 e o KM18+650), em Silves, será efetuada de forma alternada, devido a trabalhos de repavimentação da via.

Durante o decurso dos trabalhos os semáforos do entroncamento junto à ponte do Arade serão desligados (passando a intermitentes). A repavimentação será efetuada de forma faseada, por forma a garantir a disponibilização em permanência de uma via, que garantirá a circulação alternada de trânsito. O trânsito será encaminhado e orientado através de adequada sinalética, a implementar atempadamente de acordo com as normas em vigor. Prevê-se, ainda, o recurso a um sinaleiro que irá controlar e coadjuvar a ligação entre os sinais luminosos de cor verde e vermelha para entrada dos veículos na EN 124 ou paragem antes da entrada na EN.

Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos automobilistas pelos transtornos causados.

Porto de Mós | "A última batalha"

 A última batalha é a nova criação do Leirena Teatro, que estreia no dia 30 de outubro. Um espetáculo com encenação de Frédéric da Cruz Pires, em coprodução com o Município de Porto de Mós, no âmbito da Rede Cultural – Batalha de Aljubarrota 1385.

O Leirena Teatro estreia, a sua nova criação “A última batalha” no próximo dia 30 de outubro, pelas 21h30, na Praça da República, em Porto de Mós. O espetáculo conta com a encenação do diretor do Leirena Teatro, Frédéric da Cruz Pires, e é uma co-produção com o Município de Porto de Mós, integrando a Rede Cultural – A Batalha de Aljubarrota 1385.

A criação aborda o acontecimento histórico da Batalha de Aljubarrota, remontando a 1385, e constrói-se a partir das linhas do teatro expressionista, do absurdo e do físico, onde o cenário toma um lugar de destaque e de interação com os interpretes.

A última batalha é um espetáculo de teatro de rua, criando uma ligação e um seguimento com Festival Teatro de Rua de Porto de Mós, um projeto de teatro comunitário da autoria do Leirena Teatro. É uma criação que não pretende ser uma recriação histórica, mas uma ficção que apresenta diferentes momentos, quadros, cenas e figuras que marcam o momento histórico, seguindo sempre uma

linguagem estética mais física e que estabeleça maior contacto com o público.

 

SINOPSE: D. Juan I de Castela, após a sua morte continua a não querer largar o sonho ou o desejo louco de se tornar senhor de Portugal. Mesmo estando no purgatório, continua a batalhar criando um confronto entre o absurdo apego ao poder e à vida após a morte.

Jovens revelam grandes preocupações ambientais

 

  • Depois das questões relacionadas com a igualdade, a transição energética é o tema que os jovens consideram ser de maior importância para a sociedade
  • Tendo em vista a sustentabilidade, os jovens procuram reduzir o desperdício, comprar menos, melhor e local.

O estudo internacional do Observador Cetelem “Ser jovem hoje: que caminhos para a independência”, revela que 97% dos jovens preocupa-se com o ambiente – mais 10 p.p. que a média dos seis países europeus onde se realizou o inquérito (Portugal, Bélgica, República Checa, Itália, Roménia e Reino Unido).

Apesar de a larga maioria dos jovens portugueses inquiridos considerarem que os temas da igualdade de género, orientação sexual e cor da pele são os mais importantes para a sociedade – 66% jovens portugueses vs. 56% jovens europeus –, a verdade é que os jovens também consideram que os temas relacionados com a sustentabilidade são extremamente importantes. A evolução das alterações climáticas é aliás, neste contexto, a maior fonte de pessimismo para os jovens portugueses (73%).

Por estas razões, mais de metade dos jovens portugueses (51%) consideram que a transição energética (redução da pegada de carbono, o aquecimento global, etc.) é o segundo tema mais importante para a sociedade - estando acima da média europeia (39%) -, sendo ainda mais relevante para os jovens portugueses com rendimentos acima dos 1.500 euros. Seguem-se as questões relacionadas com a economia circular (37%), a proteção dos dados pessoais (37%), a compra/utilização de produtos e serviços de fornecedores locais (24%) e o desenvolvimento de novas formas de mobilidade, mais económicas e que poluam menos o ambiente (18%).

Como forma de contribuírem para um planeta melhor no seu dia-a-dia, os jovens europeus inquiridos revelam que tentam adotar formas sustentáveis de comprar ou utilizar: 93% dos jovens portugueses procuram não desperdiçar, 82% procuram comprar menos, mas com melhor qualidade, 71% procuram produtos locais e 70% tentam comprar menos bens de consumo.

Metodologia

O inquérito quantitativo do Observador Cetelem “Ser Jovem hoje: que caminhos existem para a independência?” foi realizado pela empresa de estudos de mercado Harris Interactive, através de um inquérito online realizado de 30 de julho a 11 de agosto de 2021 simultaneamente em 6 países, com amostras representativas da população nacional de cada país com idade entre 18 e 30 anos. No total foram entrevistadas 4988 pessoas, distribuídos pelos diferentes países da seguinte forma: Bélgica 804 entrevistados, República Checa: 837 entrevistados, Itália: 839 entrevistados, Portugal: 835 entrevistados, Roménia: 822 entrevistados e Reino Unido: 851 entrevistados. A representatividade é assegurada pelo método das quotas e um ajuste aplicado às seguintes variáveis: sexo, idade, região de residência e situação profissional dos entrevistados em cada país. Dos 835 inquiridos em Portugal, 50% são do sexo masculino e 50% feminino. 54% têm entre 18 a 24 anos e 46% entre os 25 e os 30 anos; 52% estão empregados e 48% estão desempregados ou a estudar (28%). 66% frequentam ou têm um nível de escolaridade superior, e 34% habilitações anteriores ao ciclo superior.

Sobre o Cetelem

Cetelem é uma marca do BNP Paribas Personal Finance - entidade especialista em Crédito ao Consumo do Grupo BNP Paribas. Líder europeu no sector, está presente em mais de 30 países de 4 continentes, empregando mais de 20 mil pessoas. Em Portugal desde 1993, emprega 700 pessoas, serve mais de 1,35 milhões de clientes e está presente em mais de 3600 estabelecimentos de parceiros de negócio. Cartões de crédito, crédito pessoal, soluções automóvel e seguros são os principais produtos comercializados e estão disponíveis aos consumidores no site, na app, por telefone e nos estabelecimentos comerciais dos principais parceiros em Portugal, além de serem disponibilizados nas nossas lojas no Porto e em Lisboa. Para apoiar os seus clientes e parceiros, o BNP Paribas Personal Finance está empenhado em promover o acesso a um consumo mais responsável e sustentável.

Legenda épica e curiosidades na História do Brasil

 É com júbilo que apresentamos Legenda épica e curiosidades na História do Brasil.

Este trabalho vem a lume quando se iniciam as festividades do bicentenário da nossa Independência. Ele visa completar a formação moral e cultural de nossos leitores, descortinando novos horizontes para que descubram aspectos transcendentes da verdadeira história da Terra de Santa Cruz.

As forças revolucionárias que maquinam para minar os alicerces da civilização cristã sempre procuraram esconder as intervenções sobrenaturais no curso dos acontecimentos históricos.

Os autores de Legenda épica e curiosidades na História do Brasil pretendem retirar o véu de muitos elementos importantes e mal elucidados da História do Brasil, como milagres e prodígios dispostos pela Providência para edificar seus filhos.                                                                                              

Carlos Eduardo Sodré Lanna e Nelson Ramos Barretto, jornalistas e colaboradores da revista Catolicismo, se ufanam de ser discípulos de Plinio Corrêa de Oliveira (foto), a quem tributam um preito de eterna gratidão por lhes ter descortinado o magnífico panorama da teologia e da filosofia da História.

Sobretudo por lhes ter ensinado a conhecer e amar a Deus nos acontecimentos humanos, estimulando não apenas a vida de piedade, com ênfase especial na devoção a Nossa Senhora, como também de pensamento e ação. E para bem agir, nada melhor do que o estudo e a pesquisa, escrevendo depois sobre aquilo que observou e aprendeu.

Os autores de Legenda épica e curiosidades na História do Brasil foram felizes ao mostrarem ao longo de suas páginas o contraste entre o Brasil dos planos da Providência e o Brasil decadente, ferido pela grave crise moral e religiosa que o assola em nossos dias.

Entre os muitos milagres e prodígios ali descritos — a começar pela legendária presença de São Tomé no Brasil, bem como a aparição de Nosso Senhor ao primeiro Rei de Portugal —, a esperança dos autores é a de que, neste bicentenário de sua Independência, o Brasil volte às vias benditas da civilização cristã, das quais nunca deveria ter saído.

Terras muito remotas – milagres e prodígios

Os descobrimentos d’Além Mar são precedidos de um acontecimento pouco conhecido e cheio de mistério: a aparição de Nosso Senhor Jesus Cristo a Dom Afonso Henriques nos campos de Ourique em 1139 (gravura ao lado), quando instou o então Conde Portucalense a aceitar ser aclamado Rei de Portugal com a missão de levar o Evangelho a “terras muito remotas”.

Grandes missionários, como os Padres Manoel da Nóbrega e José de Anchieta, realizaram depois, nesta extensão de Portugal chamada Brasil, milagres da estatura dos primeiros apóstolos.

A própria Rainha do Céu e da Terra, séculos antes de aparecer aos três pastorzinhos em Fátima, despontou aqui “terrível como um exército em ordem de batalha”, pondo para correr os invasores holandeses e franceses, ansiosos por nos contaminar com a sua falsa religião.

Na verdade, deixou-os contrafeitos e aterrados ao transformar areia em pólvora na batalha do Monte das Tabocas… São ainda os mártires da Legião Tebana que aparecem no Espírito Santo para expulsar os holandeses.

Tais temas constituem a matéria deste livro que gostaríamos fosse o primeiro de uma série. Acontecimentos e fatos desconhecidos, e mesmo silenciados nos compêndios de História, nos fazem conhecer os misteriosos desígnios da Providência Divina para com o continente americano, e de modo especial o Brasil.

Quantos brasileiros conhecem essa parte épica e milagrosa de nossa história?

Missão providencial

O livro pretende resgatar a verdadeira História do Brasil, desmentindo a enorme contrapropaganda surgida por ocasião dos 500 anos do Descobrimento da América, bem como da grandiosa obra civilizadora do Cristianismo.

Como epílogo, os autores reproduzem uma entrevista de Dom Luiz de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil [foto ao lado], sobre a missão providencial que nos foi reservada. Resta-nos suplicar a intercessão de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, para que restaure e faça florescer o quanto antes entre nós uma civilização genuinamente católica.

ABIM

Pedidos do livro na

https://livrariapetrus.com.br/produto/legenda-epica-e-curiosidades-na-historia-do-brasil/

Évora lança próximas edições do Artes à Rua e Festival Imaterial na WOMEX - Worldwide Music Expo

O evento internacional dedicado à música realiza-se no Porto entre 27 e 31 de outubro 

As edições de 2022 dos Festivais Imaterial e Artes à Rua já têm datas. De 20 a 28 de maio do próximo ano a Câmara Municipal de Évora acolhe a segunda edição do IMATERIAL - PATRIMÓNIO PENSADO E VIVIDO, “festival que assenta no diálogo entre culturas distintas, entre passado e presente, entre património edificado e património que só existe dentro dos seus intérpretes, em busca de um reconhecimento do outro e de valorização das diferenças.” 

No Verão regressa o ARTES À RUA - Um festival, todas as artes e culturas, que vai decorrer entre 29 de julho e 14 de agosto depois de dois anos de interregno devido à pandemia. “Em Évora, durante a primeira quinzena de Agosto as Praças e as Ruas são lugares de afetos e fruição de músicas de todo o Mundo, que resultam de muitas tendências estéticas, que dialogam com as tradições, construindo permanentemente a identidade dos povos. As mesmas Ruas e Praças são lugares de encontro com a música, a dança, o teatro, a performance, o circo contemporâneo, as artes visuais.” 

O lançamento da próxima edição destes festivais acontece no Porto, na WOMEX – Worldwide Music Expo, na qual Évora vai estar representada com um stand desenvolvido pela equipa de missão de Évora, cidade candidata a Capital Europeia da Cultura 2027. 

A WOMEX é considerada a maior conferência do cenário musical a nível mundial, incluindo feira de negócios, palestras, filmes e concertos, caracterizando-se como o encontro musical global e culturalmente mais diversificado. É esperada a presença de mais de 2500 profissionais (incluindo 260 artistas) de 90 países que se reúnem, anualmente, naquela que é considerada a principal plataforma em rede para a indústria da música.

Dois jovens portugueses morrem em acidente em autoestrada em Badajoz

O acidente ocorreu no regresso a Portugal. Os jovens que morreram tinha 22 e 23 anos.

Dois jovens de nacionalidade portuguesa, um homem de 22 e uma mulher de 23 anos, morreram no domingo na sequência de um acidente rodoviário na autoestrada 5 (A5), junto a Torrefresneda, no município espanhol de Guareña, em Badajoz.

De acordo com o diário espanhol Hoy, o veículo ligeiro, que transportava quatro passageiros, despistou-se e saiu da estrada cerca das 11:40, quando regressava a Portugal.

Os outros dois ocupantes ficaram feridos.

Os dois homens foram transportados para o hospital de Mérida, sendo que o ferido mais grave, de 28 anos, continua sob observação, devido a um traumatismo craniano. O outro ferido, de 29 anos, sofreu apenas pequenos hematomas.

A polícia espanhola encontra-se ainda a investigar o acidente, acrescenta o Hoy.

Madremedia

YouTube suspende conta de Bolsonaro por desinformação

O Youtube suspendeu na segunda-feira o canal do Presidente brasileiro por pelo menos sete dias, após Jair Bolsonaro ter alegado num vídeo que o uso de vacinas contra covid-19 poderia facilitar o desenvolvimento de SIDA.

O vídeo, que foi transmitido em direto na conta oficial do Presidente na quinta-feira, também foi removido porque viola as diretrizes de “desinformação médica sobre a covid-19” da plataforma, explicou o YouTube.

“Aplicamos as nossas políticas de forma consistente em toda a plataforma, independentemente de quem for o criador ou qual a sua opinião política”, indicou a plataforma de vídeos em comunicado.

Porta-vozes do YouTube explicaram à agência espanhola Efe que a plataforma também optou por suspender a conta de Bolsonaro por pelo menos uma semana porque o seu canal já havia sido notificado em julho sobre a publicação de desinformação sobre a pandemia.

Assim, por se tratar de uma “reincidência”, o líder da extrema-direita brasileira não poderá publicar novos vídeos ou transmitir ao vivo pelos próximos sete dias.

É a primeira vez que uma rede social suspende o perfil de Bolsonaro, que se tem caracterizado pelo negacionismo diante da gravidade da pandemia da covid-19 e da eficácia das vacinas para combater a doença.

Antes do YouTube, também as redes sociais Facebook e Instagram retiraram das suas plataformas o vídeo em que Bolsonaro vinculava o uso de vacinas contra a covid-19 ao desenvolvimento de SIDA (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida).

Num vídeo em direto na última quinta-feira, o chefe de Estado citou uma notícia falsa na qual se defendia que relatórios oficiais do Governo do Reino teriam sugerido que algumas pessoas vacinadas contra a covid-19 estariam a desenvolver SIDA “muito mais rápido do que o previsto”, justificando assim a sua posição contra a imunização.

Eu só vou dar a notícia. Não a vou comentar porque já disse isso no passado e foi muito criticado. Relatórios oficiais do Governo do Reino Unido sugerem que pessoas totalmente vacinadas estão desenvolvendo SIDA 15 dias após a segunda dose. Leia essa notícia. Não vou ler aqui porque posso ter problemas com a minha transmissão ao vivo”, disse o Presidente.

As declarações de Bolsonaro geraram uma onda de críticas de diferentes associações médicas e científicas, que rapidamente negaram qualquer ligação entra a vacina e a SIDA, e as rotularam como notícias falsas.

O presidente da Câmara dos Deputados do Brasil, Arthur Lira, disse nesta segunda-feira que Jair Bolsonaro deve ser responsabilizado por divulgar informações falsas, ao comentar a decisão tomada pelas redes sociais.

“Se ele [Bolsonaro] não tiver nenhuma base científica, ele vai pagar sobre isso”, afirmou Lira, ao comentar o assunto durante um seminário sobre o agronegócio em São Paulo.

O negacionismo de Bolsonaro levou à instauração de uma comissão parlamentar que investigou durante seis meses as alegadas omissões do Governo em plena emergência sanitária, cujo relatório final, que deve ser votado hoje, acusa Bolsonaro de “crimes contra a humanidade” por ter agravado a pandemia.

Com mais de 605 mil mortes e 21,7 milhões de infetados pelo covid-19, o Brasil é, em números absolutos, um dos três países mais afetados pela pandemia no mundo, juntamente com os Estados Unidos e com a Índia.

A covid-19 provocou pelo menos 4.945.746 mortes em todo o mundo, entre mais de 243,56 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Madremedia/Lusa

Dois trabalhadores atropelados na A2

A autoestrada chegou a estar cortada ao trânsito. Acidente ocorreu no Seixal.

Dois trabalhadores ficaram gravemente feridos nesta terça-feira de manhã ao serem atropelados enquanto trabalhavam na A2, junto ao Seixal.

As vítimas foram levadas para o hospital Garcia de Orta, em Almada.

O acidente ocorreu pelas 7h00, ao quilómetro 17 da A2, no sentido Norte-Sul, e obrigou ao corte da circulação rodoviária até às 8h00, indicou fonte da Brisa à Renascença.

Marta Grosso/Redação RR

Câmara de Vagos definiu estrutura de trabalho para o mandato

 Na sequência da sessão extraordinária da Reunião de Câmara realizada no dia 21 de outubro na Câmara Municipal de Vagos e em função da tomada de posse dos órgãos autárquicos para o novo mandato a cumprir no quadriénio 2021/2025, foi deliberado, no que à periodicidade das reuniões de Câmara diz respeito, que estas se mantenham na 1ª e 3ª quinta-feira de cada mês, com início às 9h30m, sendo que a última reunião de Câmara de cada mês terá caráter público. Caso a reunião ordinária coincida com um dia feriado, a mesma terá lugar no primeiro dia útil seguinte com início à mesma hora.

Nesta sessão extraordinária ficou designado o Vereador João Paulo Sousa como Vice-Presidente da autarquia, assim como se procedeu à fixação dos Vereadores em Regime de Tempo Inteiro e a meio tempo.

Assim sendo, ficarão em Regime de Tempo Inteiro e exclusividade os Vereadores João Paulo Sousa, Sara Caladé, Pedro Bento e Susana Gravato, sendo que ficará a meio tempo a Vereadora Dulcínia Sereno.

No que à distribuição de pelouros diz respeito, o Presidente da Câmara Municipal, Silvério Regalado deterá os seguintes pelouros: Proteção Civil e Segurança; Gestão Financeira e Património; Planeamento, Mobilidade e Ordenamento do Território; Obras Públicas; Saúde e Gestão dos Fundos Comunitários.

O Vice-Presidente João Paulo Sousa, terá os seguintes pelouros: Recursos Humanos; Serviços Operacionais e Gestão de Infraestruturas; Desenvolvimento Económico e Empreendedorismo; Sustentabilidade e Eficiência Energética e Gestão do Domínio Público Hídrico.

A Vereadora Dulcínia Sereno terá a seu cargo o pelouro da Cultura.

Quanto à Vereadora Sara Caladé, terá os seguintes pelouros: Urbanismo; Modernização Administrativa, Informática e Inovação; Turismo; Comunicação; Fiscalização Municipal; Atendimento e Proximidade com o Cidadão.

Ao Vereador Pedro Bento foram atribuídos os pelouros que se seguem: Educação; Desporto e Juventude.

À Vereadora Susana Gravato foram destinados os pelouros: Administração Geral; Ambiente; Proteção e Saúde Animal; Justiça (Reinserção Social, Violência Doméstica, Julgados de Paz e Apoio a Vítimas de Crime); Coesão Social e Maioridade.

Finalmente, foram indicados os representantes do Executivo para a Assembleia Intermunicipal e Conselho Diretivo da Associação dos Municípios do Carvoeiro, assim como para os órgãos sociais da Mais Vagos.

Desta forma, para a Assembleia Intermunicipal dos Municípios do Carvoeiro, representarão o Município de Vagos, o Presidente da Câmara Municipal, Silvério Regalado, o Vice-Presidente João Paulo Sousa e a Vereadora Sara Caladé. No Conselho Diretivo, o Município de Vagos será representado pelo Vice-Presidente João Paulo Sousa.

No que à representação municipal nos órgãos sociais da Mais Vagos diz respeito, a estrutura é a seguinte: para o Conselho de Administração, representará o Município o Presidente da Câmara Municipal, Silvério Regalado. Para a Assembleia Geral o Vice-Presidente João Paulo Sousa, enquanto que, para o Conselho Fiscal foram indicados o João Domingues e Óscar Gaspar.

Crónica Postal | OS “REIZINHOS”


Uma caricatura às vezes diz mais do que mil palavras. Esta que vi, faz uns leitura confrangedora, mas, provavelmente, muito próxima da realidade. Dois pais de joelhos perante o filho, sentado num trono, com uma coroa. Dizia “reizinho”. E os pais aconselhavam-se: “não digas nada que o contrarie”.

A moda está para aí virada. Se não se fizer a vontade à criança esta fica desmotivada. Pode não comer, não querer ir à escola, etc. O melhor é fazer a vontade

Nós fazíamos birra quando não nos davam o que queríamos. Mas, as mais das vezes, ou quase todas, de nada valia. Hoje, as birras mantém-se. A consequência é que é diferente. As mais das vezes, os adultos cedem à vontade da criança. Com a máxima de que não se pode contrariar. Também há muitos bons educadores a defender que não se pode dizer-lhes que a vida é cheia de contrariedades. Quase parece que queremos ensinar as nossas crianças a fazerem como a avestruz. Ignorar o problema. Mas, bem sabemos que esconder a cabeça na areia não o resolve. Agrava-o!

A incapacidade dos pais modernos de contrariarem os filhos está a criar uma geração de tiranos. Impor barreiras dói, negar algo custa, mas é uma forma de amar. É uma prenda que se dá aos filhos e que lhes assegura uma entrada firme no mundo real". O conselho vem de uma psicoterapeuta infantil de mérito internacional (Asha Philipine).

Não” é uma palavra que as crianças e jovens tem que aprender a respeitar. Porque a vida vai dizer-lhes “não” muitas vezes!

EDUARDO COSTA, Jornalista, presidente da Associação Nacional da Imprensa Regional