domingo, 15 de novembro de 2015

Crise existencial

Crise existencial

Será mesmo que a vida se resume em nascer, crescer, estudar, casar, formar uma família, trabalhar, envelhecer e morrer? Por que vivemos? Isto é que se chama de crise existencial. Mas, ainda que saibamos o que isto é, não temos a resposta: “Por que vivemos?” Certo dia Deus bateu à minha porta, e, sem saber quem era, eu abri e deixei entrar. Se eu soubesse que era Deus, de jeito nenhum lhe teria aberto a porta. Com as dúvidas e os problemas que tenho, a única coisa que não queria ouvir, era um sermão. Mas, como não gosto de tratar mal os outros, fiquei a ouvi-lo por alguns instantes. Pois estes instantes duram até hoje, porque Deus não me passou nenhum sermão. Ele me falou de como a vida do homem havia perdido o sentido ao se afastar de Deus lá no Jardim do Éden, e de como a vida do homem pode recuperar o sentido, se deixar que Jesus habite o seu coração.
Oração:
Querido Deus e Pai, muito obrigado por me concederes o dom da fé. Graças a este dom eu sei que Jesus Cristo é o meu Salvador. Eu creio, Senhor, que Jesus morreu para pagar o preço dos meus pecados. Esta é a maior prova de amor que existe. Ajuda-me a falar deste amor ao meu próximo, para que eles também creiam em Jesus. Capacita-me para esta tarefa. Em nome de Cristo. Amém.

Crise da vida ou vida em crise?

As crises fazem parte da vida. Poderíamos falar da crise da adolescência, da crise da meia idade, da crise da velhice, da crise provocada pela morte de entes queridos, da crise de deixar o lar paterno, e de muitas outras crises. Podemos deixar que as crises nos dominem e acabamos terminando a vida em crise. Ou, com a ajuda de Deus, com o passar do tempo e com a ajuda de profissionais, podemos superar a crise. Jesus disse: “Quem ouve esse meus ensinamentos e lhes obedece é como um homem sábio que construiu a casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Porém ela não caiu porque havia sido construída sobre a rocha. – Quem ouve esse meus ensinamentos e não lhes obedece, é como um homem sem juízo que construiu a sua casa na areia. Caiu a chuva, vieram enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Ela caiu, e a sua destruição foi completa.” Chegue mais perto de Deus, e faça de Jesus Cristo a base sobre a qual vai edificar a sua vida. Desta forma as crises da vida poderão sacudir você, mas nunca o derrubarão.
Oração:
Bondoso Deus, obrigado por mais um dia. Peço-te que abençoes este dia. Peço também pela minha família. Que a união e o amor estejam sempre presentes em nosso dia-a-dia. Em nome de Cristo, o elo da família. Amém.

Crises externas

Na vida acontecem coisas que são difíceis de explicar, como por exemplo, aquelas situações que nos fazem sofrer sem que as tenhamos provocado. Se um familiar morre de uma maneira imprevista, nós nos perguntamos “Por quê? Por que justamente eu?” Se preparamos a terra na época certa e semeamos boa semente, mas por causa da falta ou excesso de chuva, de frio fora da época, ou de outro fenómeno climático qualquer, tudo se perde, perguntamos: “Por quê?” “Como são grandes as riquezas de Deus! Como é profundo o seu conhecimento e a sua sabedoria! Quem pode explicar as suas decisões? Pois todas as coisas foram criadas por ele, e tudo existe por meio dele e para ele.” Existem coisas impossíveis de entender. Mas se aceitarmos que tudo o que temos vem de Deus, será mais fácil aceitar o incompreensível.
Oração:
Deus da paz, obrigado pelo dom da vida. Peço-te que enchas o meu coração com a tua paz. Que eu possa ser um instrumento da tua paz. Protege-me de todo o mal e guia-me pelo teu caminho. Em nome de Cristo. Amém.


(Adaptado)