sexta-feira, 21 de junho de 2019

Castelo de Paiva | Milhares de pessoas são esperadas para quatro dias de folia - Festas do S. João de Castelo de Paiva Arrancaram com as Marchas Seniores

*Infantis desfilaram hoje no Largo do Conde
As grandiosas Festas de S. João 2019 de Castelo de Paiva arrancaram na quarta feira com a realização das Marchas Seniores dos utentes de todas as IPSS existentes no concelho e outras instituições convidadas, numa iniciativa que teve de ser transferida para o espaço do Pavilhão Municipal de Desportos, e hoje bem cedo, o Largo do Conde ficou repleto de gente para acolher o bonito desfile das Marchas Infantis, totalizando a participação de mais de 1500 crianças, pertencendo às escolas e jardins de infância dos Agrupamentos de Escolas de Castelo de Paiva e do Couto Mineiro do Pejão.
As Marchas Séniores, realizadas no âmbito do Projecto “ Micas “, envolveram este ano mais de400 participantes, pertencentes ao Centro Social de Sardoura, Centro Social de Real, Centro Social do Couto Mineiro do Pejão, APPACDM de Castelo de Paiva, Centro Cívico Viver S. Martinho, ARPIP – Associação de Reformados e Pensionistas e Idosos de Pedorido, Associação de Solidariedade Social de Souselo ( Cinfães ), Centro Social e Paroquial de Cepelos – Vale de Cambra, Santa Casa da Misericórdia de Arouca e a Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Paiva, a quem coube a responsabilidade organizativa, com o apoio da Câmara Municipal, tendo o presidente da edilidade, Gonçalo Rocha, que esteve acompanhado do Vereador da Acção Social, José Manuel Carvalho, e do provedor da SC da Misericórdia, Artur Beleza, presenciado o desfile e evidenciado palavras elogiosas para enaltecer o esforço e forte empenhamento de todas as instituições, que deram o seu melhor para realizar este evento, que já ganhou raízes em jeito de abertura das festas são joaninas em Castelo de Paiva.
As grandiosas Festas de S. João de Castelo de Paiva continuam e hoje de manhã potenciaram a primeira enchente com o Largo do Conde repleto de gente para acolher as Marchas Infantis, uma iniciativa emblemática dos festejos, totalizando a participação de mais de 1500 crianças, pertencendo às escolas e jardins de infância dos Agrupamentos de Escolas de Castelo de Paiva e do Couto Mineiro do Pejão, com milhares de pessoas no centro da vila, para assistir ao grande desfile dasMarchas Infantis, uma iniciativa que voltou a traduzir-se num rotundo sucesso e que cativou os presentes para as grandes festas de S. João, que este ano voltam a apresentar um programa bem atractivo para o espaço Largo do Conde, bem no “coração” da urbe paivense, naquele que marca 4dias de grande animação e folguedo.
Em frente aos Paços do Concelho e pelas principais artérias da vila, desfilaram as marchas representativas das Escolas e Jardins de Infância dos dois Agrupamentos Escolares, bem como várias entidades e IPSS do concelho que trabalham a área da infância, nomeadamente a Associação de Solidariedade Social “ Os Cucos “ de Bairros, os Serviços Sociais dos Trabalhadores da CM de Castelo de Paiva, do Centro Social e Paroquial de Sobrado, do Centro Social de Santa Maria de Sardoura, o e Centro Social do Couto Mineiro do Pejão, bem como a ARPIP, o Centro Social de Real, o Centro de Actividades Ocupacionais da SC da Misericórdia e o Centrun F de Fornos.
O edil paivense, Gonçalo Rocha, presenciou o desfile ao lado dos vereadores do Executivo Municipal, de presidentes das Juntas de Freguesia e do Reverendo Padre Sérgio Fernando, entre outros dirigentes associativos, registando com agrado a grande adesão popular deste ano e tendo dirigido palavras de carinho e de incentivo a todos os presentes, ao memo tempo um agradecimento a todas as entidades envolvidas neste grande evento de S. João, destacando o notável trabalho realizado ao nível escolar, com realce para o empenhamento dos professores, auxiliares e encarregados de educação, numa acção que, para além de prestigiar a comunidade escolar, continua a engrandecer e a valorizar muito os festejos de S. João deste concelho, que no Domingo à noite, vai ter como ponto alto o desfile das Marchas Populares do Vale da Rua, Fonte, Gração e Frutuária, para além do espectacular concerto de Anselmo Ralph.
Por terras de Paiva, a tradição ainda se vai mantendo e os paivenses preparam-se, uma vez mais, em maré de Santos Populares, para comemorar com grande alegria e animação, as Festas de S. João, tempo de foliões à solta, de loucura e de folguedo, num ambiente único e de convivialidade que, nesta terra, até dá direito a Feriado Municipal com bandas de musica e sardinhada gratuita para a população
Registando uma forte adesão por parte da população, as festas São Joaninas costumam atrair milhares de visitantes, em busca da diversão, da animação tradicional, dos bailaricos, das marchas populares, dos concertos musicais, e do premiado vinho verde e da famosa gastronomia regional.


Carlos Oliveira

Évora | Em reunião pública de 19 de Junho: Município de Évora manifestou-se contra prospeção mineira

A posição unânime do Município de Évora contra a prospeção mineira no concelho de Évora, nomeadamente na zona da Serra de Monfurado, foi expressa uma vez mais nesta reunião pública de Câmara por todo o Executivo.

O Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, explicou que o Governo, através da Direção-Geral de Energia e Geologia, publicou um aviso acerca de um pedido de uma multinacional para fazer prospeção mineira nos concelhos de Évora, Montemor-o-Novo e Vendas Novas. Tendo recebido informação que havia uma consulta pública até dia 21 de Junho, a Câmara Municipal enviou já a sua posição ao Governo, reiterando que se opõe a este tipo de exploração, à semelhança do que foi feito em 2014, mantendo-se todos os pressupostos que nessa ocasião foram aprovados por unanimidade em reunião pública de Câmara e em sessão da Assembleia Municipal de Évora.

Tal como afirmou em 2014, também neste caso considera que o impacto global do projeto, incluindo o enorme impacto negativo ambiental na zona de Monfurado, excede largamente os limitados benefícios para a freguesia, para o concelho e para a Região. Trata-se de uma importante zona silvícola, onde predominam espécies protegidas pela legislação nacional, sendo o Sítio de Monfurado classificado como Sítio de Interesse Comunitário e parte da Rede Natura 2000, além de abrigar diversos locais pré-históricos de significativo valor.

Foi aprovado por unanimidade o relatório final, aprovação de despesa e deliberação de adjudicação do concurso público para a empreitada de reabilitação do Salão Central Eborense à empresa Teixeira, Pinto & Soares, aprovação de minuta de contrato e assunção do compromisso. A presente adjudicação é feita pelo montante de 2.371.103,72 euros (+IVA à taxa legal em vigor). O documento segue agora para o Tribunal de Contas para obtenção do respectivo visto, antes de se poder iniciar a obra.

O pedido de aprovação de projecto de arquitectura/Quinta do Ferragial da Estrada, em Évora, requerido pela Universidade de Évora para construção de Residência Estudantil que vem colmatar as necessidades tão prementes sentidas neste sector, mereceu aprovação com os votos favoráveis da CDU e do PS e o voto contra do PSD.

De salientar ainda a aprovação (com duas abstenções do PS) do Regulamento do Mercado Municipal de Évora. Concluídos os procedimentos de discussão pública da Proposta de Regulamento, aprovada em reunião pública de 27 de Fevereiro de 2019, foi agora aprovado enviar o documento para deliberação em sessão da Assembleia Municipal de Évora.

Foi ainda aprovado por unanimidade o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios do Município de Évora para 2019-2028 e aprovada uma proposta de reestruturação dos serviços municipais (com os votos contra do PS e PSD), que aponta para a redução das unidades orgânicas e subunidades, que segue agora para deliberação em Assembleia Municipal.

No período antes da Ordem do Dia, o Presidente e Vereadores da CDU responderam também a um conjunto de assuntos colocados pelos Vereadores do PSD e PS. Questões variadas, referentes águas, saneamento, cultura, urbanismo, limpeza, ambiente e património, entre outras.

Oeste | Programa de verão coloca jovens em contacto com o mundo empresarial em Leiria


Resultado de imagem para Câmara Municipal de Leiria
Está de volta a Leiria mais uma edição do ‘Valoriza-te’, um programa que coloca jovens com idades entre os 16 e os 18 anos em contacto com o mundo empresarial.

Este programa tem início no próximo dia 28 de Junho, pelas 15:00, com a sessão de acolhimento aos jovens participantes e conta com a presença de representantes do Município, NERLEI e ACILIS, bem como de pais e encarregados de educação.

Este programa de verão, para jovens com idades entre os 16 e os 18 anos, promove o contacto com o mundo empresarial da comunidade e decorre de 1 a 12 e de 15 a 26 de julho.

A 6.ª edição do Valoriza-te pretende dar oportunidade aos jovens de adquirirem experiência profissional ao nível de hábitos de trabalho, partilha de responsabilidades, empreendedorismo, organização, trabalho em equipa, cooperação e assiduidade.

Os participantes terão direito a um voucher, no valor de 75,00 euros, seguro e certificado de participação, garantido pela empresa de acolhimento. 

O programa é desenvolvido pela Câmara Municipal de Leiria, com o apoio da NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria e da ACILIS - Associação Comercial e Industrial de Leiria, Batalha e Porto de Mós.

Évora | COMUNICADO "POSIÇÃO SOBRE O PEDIDO DE PROSPEÇÃO DE MINERAIS NA ZONA DA BOA FÉ"

Resultado de imagem para Câmara Municipal de Évora
Câmara Municipal de Évora
A Câmara Municipal de Évora (CME), reunida a 19/6/2019, analisou um novo pedido de atribuição de direitos de prospeção e pesquisa de depósitos minerais que volta a incluir a zona da Boa Fé, no concelho de Évora, e aprovou por unanimidade a seguinte tomada de posição:
  1. Está a decorrer um período de consulta pública (Aviso nº 8864/2019, DR de 22/5/19) sobre o pedido de atribuição de direitos acima referenciado pelo que, ao abrigo da lei, a Câmara Municipal de Évora vai exercer o direito de pronúncia nos termos abaixo explicitados.
  2. Consultado aquele processo e após análise técnica, a CME considera que se mantêm, integralmente, todos os pressupostos e fundamentos que foram apreciados e deliberados, por unanimidade, pela Câmara Municipal em 24/9/2014 e pela Assembleia Municipal em 26/9/2014, os quais conduziram a sucessivos pareceres desfavoráveis relativos à exploração mineira na zona da Boa Fé.
  3. Aquelas deliberações foram precedidas de amplas e abertas auscultações à população e instituições que levaram a um vasto consenso social, técnico e político, tendo resultado na recusa inequívoca de atribuição de Declaração de Interesse Municipal àquela exploração mineira, então solicitada pela empresa Aurmont.
Foi, oportunamente, emitido um parecer desfavorável à concretização do projeto por se entender não estarem reunidas condições mínimas de salvaguarda ambiental na Boa Fé (zona de Monfurado, integrada na Rede Natura), tendo sido demonstrado que os custos globais do projeto excediam largamente os benefícios socioeconómicos para o concelho e para a Região.
  1. Assim, a Câmara Municipal de Évora entende que a atribuição de uma licença de prospeção e exploração mineira na zona da Boa Fé, é contrária aos interesses da população, do concelho de Évora e da Região pelo que nos pronunciamos desfavoravelmente ao presente pedido.
  2. A Câmara Municipal de Évora irá alertar e denunciar publicamente esta situação junto da população, das instituições locais e regionais e dos órgãos de soberania (Governo, Assembleia da Republica e Presidente da República).
Paços do Concelho de Évora, 19 de junho de 2019    
O Presidente da CME

Carlos Pinto de Sá

Torres Vedras | CASAL DE S. PEDRO "VIAJOU" PELO SEGUNDO ANO À IDADE MÉDIA

A medieval Feira do Casal de S. Pedro, precursora da atual Feira de S. Pedro, foi pelo segundo ano recriada, nos dias 15 e 16 de junho.
Cerca de três mil pessoas passaram por este evento que proporcionou uma verdadeira “viagem” no tempo com figurantes vestidos à época, momentos de recriação histórica, tasquinhas, petiscos, vinho e doçaria da região.
Dos momentos de recriação histórica saliente-se os relativos à “Atribuição da primeira Carta de Feira anual a Torres Vedras”, à “Recriação de cobrança de impostos” e à leitura da “Carta de transferência da Feira para Torres Vedras“.
asda

Neste último momento esteve presente o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, que tal como o presidente da União das Freguesias de Dois Portos e Runa, João Tomás, salientou o trabalho e a dedicação de todos os que se empenharam na concretização desta iniciativa.
De referir também desta feira as atuações dos grupos de música e animação medieval itinerante, respetivamente, Sons da Serra e Impostoritos, as danças medievais apresentadas pelo grupo Flui, a atuação itinerante dos Gaiteiros da Freiria e o concerto de música medieval do grupo Albaluna.
A Feira do Casal de S. Pedro é uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras e da União das Freguesias de Dois Portos e Runa.
asda
Participaram nesta Feira:
  • Herdade da Estrela;
  • A.R.D. Caixaria;
  • Adega Cooperativa de Dois Portos, C. R. L.;
  • A.C.R.D. Bulegueira;
  • Associação de Caçadores de Dois Portos;
  • Associação de Socorros de Dois Portos;
  • A. D. R. C. M. Dois Portos;
  • C. A. S. Runa;
  • Centro Educativo de Dois Portos;
  • Centro Popular de Trabalhadores da Ribaldeira;
  • Comissão do Santuário de Nossa Senhora dos Milagres;
  • Fábrica da Igreja Paroquial de S. Pedro de Dois Portos;
  • Escola Profissional Agrícola Fernando Barro Leal - A.V.A.;
  • Grupo de Jovens da Catequese de Dois Portos;
  • Núcleo de Dois Portos do projeto “Clube Sénior”;
  • Rancho Folclórico “Os Rurais” do Furadouro;
  • U.R. Patameirense;
  • Moradores do Casal de São Pedro de Dois Portos.

Viseu | FEIRA DE SÃO MATEUS APRESENTA - Evento apresenta-se à comunidade no Campo de Viriato, pelas 21H30 de dia 26 de junho, quarta-feira.


Resultado de imagem para Feira de São Mateus
Sábado
A apresentação oficial da edição deste ano da Feira de São Mateus, em Viseu, está agendada para a próxima quarta-feira, dia 26 de junho, pelas 21H30. No Campo de Viriato, junto ao Museu da EDP, marcam presença o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, o Vereador da Cultura e Gestor da Feira, Jorge Sobrado, e a Presidente da Direção da VISEU MARCA, Cristina Paula Gomes.

Nesta noite, Município de Viseu e VISEU MARCA divulgam não apenas a programação integral do certame, mas também as várias novidades e inovações ao nível das infraestruturas, da revitalização histórica do certame e dos novos passos na política de sustentabilidade ambiental.

Além da apresentação de um novo projeto de storytelling, desenvolvido em paralelo com a Feira de São Mateus, o evento irá contar com a atuação de um artista surpresa que irá subir ao palco este ano, entre 8 de agosto e 15 de setembro.

Os principais dados do estudo económico levado a cabo em 2018 pelo Instituto Politécnico de Viseu serão, também, apresentados.

A Feira é uma iniciativa do Município de Viseu, com organização executiva da VISEU MARCA. O Santander, Super Bock, MEO, Sumol, Jornal do Centro, Delta, Galp, Turismo do Centro, JS Clínica Médica, Fidelidade, Litocar, Ribeiro Santo, Nutriva, Lugrade e Fnac são patrocinadores oficiais do evento. O Correio da Manhã e a CMTV são os Media Partners Nacionais deste ano.

Coimbra | Cientista da UC eleito presidente da Associação Internacional de Fotodinâmica

Luís Arnaut, professor catedrático do Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), acaba de ser eleito presidente da International Photodynamic Association(IPA), com sede nos Estados Unidos da América (EUA), sucedendo no cargo a Tayyaba Hasan, professora de Fotomedicina da Harvard Medical School.

Para o cientista da FCTUC, esta eleição expressa «o reconhecimento do trabalho que tem sido feito em Portugal, e em particular no Departamento de Química da Universidade de Coimbra, na investigação e desenvolvimento de novas soluções para terapia fotodinâmica do cancro, de perturbações cutâneas e de doenças infecciosas».

Como prioridades do seu mandato, que tem a duração de dois anos, Luís Arnaut elege «a formação de investigadores e clínicos em terapia fotodinâmica, a promoção das soluções clínicas já existentes para que possam chegar a mais pacientes, e o apoio científico a ensaios clínicos que resultem na aprovação da terapia fotodinâmica como primeira escolha terapêutica para o tratamento de mais doenças».

Fundada em 1986, a Associação Internacional de Fotodinâmica reúne cientistas de todo o mundo, profissionais de saúde e estudantes que investigam na área da terapia fotodinâmica (PDT, do inglês Photodynamic Therapy) e do fotodiagnóstico. A missão da IPA é promover o estudo, diagnóstico e tratamento usando fotossensibilizadores (fármacos ativados por luz), bem como difundir informação para os seus membros, a comunidade científica e para o público em geral.

A terapia fotodinâmica é uma terapia não invasiva que utiliza a luz para detetar e tratar várias doenças, por exemplo, vários tipos de cancro.


Cristina Pinto

COIMBRA | Sons da Cidade celebra liberdade

Alfredo Dias (presidente da RUAS) e Carina Gomes (vice-presidente da Ruas)
A VI edição do evento cultural Sons da Cidade, em Coimbra, decorre de 21 a 23 de junho, entre a Alta e Baixa, sob o signo da liberdade.
“Comemoramos esta edição em nome da liberdade, quando se assinalam os 45 anos da revolução do 25 de Abril de 1974 e os 50 anos da crise académica de 1969, que é um tema presente na nossa cidade”, salientou o vice-reitor da Universidade de Coimbra Alfredo Dias.
Na apresentação do evento, que decorreu no Parque Manuel Braga, Alfredo Dias, que preside à Associação RUAS (Recriar a Universidade, Alta e Sofia), disse que o programa da iniciativa inclui música, tertúlias, palestras, caminhadas, visitas guiadas e espetáculos de comédia e performances em diversos pontos da cidade.
O “Sons da Cidade” celebra a inscrição da “Universidade de Coimbra, Alta e Sofia” na lista do Património Mundial da UNESCO, procurando a “(re)descoberta e novas leituras da cidade através do cruzamento de vários patrimónios: do edificado à língua e à música, da imagem à palavra e da palavra ao corpo e ao seu movimento no espaço-tempo”.
O evento é organização pela Associação RUAS, com programação e produção a cargo do Jazz ao Centro Clube (JACC), da UC e da CMC.
“Sons da Cidade” teve início neste dia 21, às 16:00, na Casa das Caldeiras, com a tertúlia “Liberdade, Liberdade: Teatro, Palavra e Ser”, seguindo-se às 18:30 concerto de “Entre Paredes – A música de Carlos Paredes”, de Bernardo Moreira, no Teatro Académico Gil Vicente.
No mesmo dia, às 21:30, na antiga igreja do Convento São Francisco, Pedro Jóia dá um concerto de “Homenagem a José Afonso (Zeca)”, cantor de intervenção que estudou em Coimbra.
No dia 22, às 10:00, o programa prevê uma visita guiada aos edifícios universitários construídos durante o período do Estado Novo, sob o tema “Arquitetura do século XX – Património Mundial”.
Para a tarde, a partir das 15:00, está agendada uma vista guiada às ruas da Alta da cidade, com partida junto à Sé Nova. Duas horas depois, no Jardim Botânico, realiza-se a iniciativa “declAMAR Poesia”.
Ainda no mesmo dia, na República dos INKAS, às 18:00, tem início um concerto com um quarteto, “cuja música se desenvolve sob o signo da liberdade, seguindo uma longa tradição do jazz”.
Às 19:00, no Palácio da Justiça, na Rua da Sofia, é exibida a comédia “Bingo”, com João Moreira e Pedro Santos (criadores da personagem Bruno Aleixo).
O programa do dia 22 fecha com um espetáculo de performance, no Centro de Artes Visuais, às 21:30, intitulado “Ecos da Liberdade”, constituído por oficinas de escrita, produção musical e expressão dramática, e com um concerto no Terreiro da Erva, de Bernardo Fachada, a partir das 22:30.
O “Sons de Coimbra” termina no dia 23 com uma visita guiada pel'”A Coimbra de Zeca Afonso”, às 10:00, a iniciativa “RUCrirar Caminhos: Pelo Património de Coimbra”, às 14:30, e outra vista guiada, desta vez para “Viver o Património da Baixa”, às 15:00.
O evento cultural encerra com um concerto de “Pedro Iaco & Manuel Linhares”, no Largo do Poço, às 16:30.
 NDC

Caminhada Solidária em Cantanhede


__________________________


Marchas Populares de Vagos 2019

No próximo dia 22 de junho realiza-se, em Vagos, o tradicional desfile das Marchas Populares com início às 21h00, junto à Capela de Santo António, na saída de Vagos (sentido norte). As Marchas desfilarão pela estrada nacional (EN 109) até ao anfiteatro do centro da Vila, onde cada marcha fará a sua exibição.
A iniciativa volta a repetir-se no dia 20 de julho, na Praia da Vagueira. O desfile tem início, pelas 21h00, na Avenida Principal, junto a rotunda da escultura “Árvores” até ao Largo Parracho Branco, onde os vários grupos farão a sua atuação.
Esta iniciativa é organizada pela Câmara Municipal e conta com a participação de todas as Juntas de Freguesias do concelho de Vagos. Este projeto tem como principal objetivo a mobilização de toda a população num convívio salutar entre as freguesias.
As marchas, que terão a participação de, aproximadamente, 700 figurantes, serão realizadas pela seguinte ordem em Vagos:
  1. Junta de Freguesia de Fonte de Angeão e Covão do Lobo
  2. Junta de Freguesia de Soza
  3. Junta de Freguesia de Calvão
  4. Junta de Freguesia de Santo André
  5. Junta de Freguesia de Vagos e Sto. António
  6. Junta de Freguesia de Ponte de Vagos e Santa Catarina
  7. Junta de Freguesia de Ouca
  8. Junta de Freguesia da Gafanha da Boa-Hora
Na atuação do dia 20 de Julho, na Praia da Vagueira, a ordem de exibição será invertida.

Verão começa hoje mas o dia é de Primavera e Outono!

O verão começa nesta sexta-feira com alguma nebulosidade e temperaturas abaixo do normal para esta época do ano.
Hoje pode contar com temperaturas máximas de 24 graus em Coimbra e de 22 na Figueira da Foz.
O solstício de verão ocorrerá às 16:54 desta sexta-feira, marcando o início da estação no hemisfério norte, de acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa.
O verão vai prolongar-se por 93,66 dias até ao próximo equinócio, a 23 de setembro de 2019.
Patrícia Gomes, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), adiantou que o “verão vai começar tímido, mas ainda assim com temperaturas a rondar os 30 graus em Santarém, Castelo Branco, algumas zonas do Alentejo e sotavento algarvio.
“Sexta-feira ainda temos alguma nebulosidade em alguns locais do Norte e Centro e Alentejo. Ao longo do dia tornar-se-á pouco nublado ou limpo, prevendo-se também uma subida ligeira da temperatura entre 02 e 04 graus”, disse.
Segundo a meteorologista do IPMA, na sexta-feira, os valores da temperatura máxima vão variar entre os 18 e os 30 graus no continente.
“Nos últimos dias os valores da temperatura estiveram abaixo do normal para a época do ano. Apesar de estar prevista uma pequena subida, em alguns locais o início do verão terá valores abaixo do normal”, disse.
Quanto ao fim de semana, Patrícia Gomes destacou que já são esperados valores da temperatura máxima entre os 30 e os 35 graus em alguns locais como a região do Vale do Tejo, Alentejo e sotavento algarvio.
Para domingo já está prevista uma descida da temperatura devido à aproximação de uma superfície frontal fria que irá originar alguma precipitação nas regiões do Norte e Centro, em especial nas regiões do litoral.
NDC

Vagos criou o “Q´NICE – Programa Municipal de Ocupação de Jovens”


Resultado de imagem para Município de Vagos
Rota da Bairrada
O Município de Vagos desenvolveu o projeto Q’nice – Programa Municipal de Ocupação de Jovens que tem como objetivo promover, valorizar e qualificar a participação ativa dos jovens através da colaboração em projetos, atividades e/ou eventos locais.

Este projeto é dirigido aos jovens do Município de Vagos, dos 16 aos 30 anos (inclusive), com a finalidade de ocupar os tempos livres e permitir a exploração vocacional e profissional; aquisição de novas aprendizagens e de competências profissionais, sociais e profissionais. Desta forma, pretende-se envolver os jovens ativamente nas questões sócio-económicas locais, e permitir a promoção de uma juventude participativa, inclusiva, empreendedora e cooperante para um futuro auto-sustentável.

A participação no “Q´nice” pretende a colaboração na operacionalização de projetos, atividades e/ou eventos locais mediante a atribuição de uma contribuição monetária no valor de 2€/hora e com uma duração máxima de 30 dias, sendo a ocupação máxima diária de 6 horas. O horário de funcionamento pode variar de acordo com a atividade/ projeto em que o jovem será integrado.

As áreas de atuação são: ação social—arte/cultura/Património—Desporto—Juventude—Turismo—Emprego e Empreendedorismo—Saúde—Ambiente—Direito dos animais—Cidadania.

Para participar e saber quais os projetos ativos consultar o site:


Procura turística do Centro de Portugal cresceu mais de 10 por cento em abril

Resultados do INE revelam resultados extremamente promissores para o resto do ano no Centro de Portugal. 
O mês de abril foi muito positivo para o turismo no Centro de Portugal. Os números divulgados pelo INE – Instituto Nacional de Estatística mostram que a procura da região cresceu acima da média nacional no quarto mês do ano.
Abril foi, recorde-se, o mês em que este ano se celebrou a Páscoa, época em que tradicionalmente esta região recebe muitos visitantes.
No total de dormidas, o mês de abril de 2019, em comparação com o mesmo mês em 2018, registou um aumento percentual de 10,4% no Centro de Portugal: tinham sido 523.301 em abril de 2018 e foram 577.723 no mesmo mês de 2019. Ou seja, verificaram-se mais 54.422 dormidas. Este aumento de 10,4% é superior à média nacional, que se cifrou nos 9,5%.
É de sublinhar que a subida foi mais significativa entre os visitantes nacionais, cujas dormidas cresceram 13,3%, para 319.576 – um sinal de que esta região continua a ser uma das preferidas dos portugueses. As dormidas com origem no estrangeiro tiveram também um aumento expressivo de 7,0%, para 258.147.
No indicador do número de hóspedes, o Centro de Portugal cresceu também na ordem dos dois dígitos: 10,0%. Em abril de 2018 tinham sido contabilizados 312.374 hóspedes na região; em abril de 2019 foram 343.719.
Merecedor de destaque é também o indicador dos proveitos da atividade hoteleira, que subiram de 24,9 milhões para 27,2 milhões de euros (mais 9,4%) entre abril de 2018 e abril de 2019. São mais 2,3 milhões de euros que as unidades hoteleiras do Centro de Portugal ganharam no quatro mês do ano.
Estes números, muito positivos, confirmam a tendência dos últimos anos: a região Centro de Portugal está a crescer de forma sustentada ao longo de todo o ano e é a escolha de cada vez mais visitantes, de dentro e fora do país.
Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, não fica surpreendido com os indicadores hoje conhecidos. A atividade turística no Centro de Portugal caminha para um ano de 2019 muito positivo, à semelhança dos anos anteriores. É o resultado do prestígio crescente conquistado por esta região dentro e fora de portas. A marca Centro de Portugal está cada vez mais consolidada nos mercados, fruto do trabalho em conjunto entre organismos públicos e os empresários do setor, que são incansáveis no esforço desenvolvido para atrair visitantes à região, sublinha.
Conjunto dos quatro meses de 2018 é muito animador
Se consideramos o conjunto acumulado dos primeiros quatro meses de 2019, de Janeiro a abril, os números do Centro de Portugal são também promissores. As dormidas aumentaram 3,3% em relação ao mesmo período do ano passado, com as dormidas dos estrangeiros a subirem 4,2%. O número de hóspedes progrediu 3,8% e os proveitos melhoraram 5,0%.

Coimbra | Equipa da râguebi da APCC treinou com os mais jovens jogadores da Académica

A equipa de râguebi da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) esteve ontem (18 junho) presente no último treino da época das camadas jovens da Associação Académica de Coimbra, para mais uma ação de divulgação da vertente de ‘mixed ability rugby’, de que é a única praticante no país.
Os atletas da APCC – todos utentes da instituição – partilharam o campo com os jovens jogadores da Académica, em particular os sub-12, mostrando as especificidades da sua forma de jogar a modalidade, trocando dicas com os mais pequenos e proporcionando momentos de pura confraternização sem limites.
A iniciativa, que decorreu no Campo de Santa Cruz, marca um momento especial do ‘calendário’ da equipa da APCC que, depois de ter sido apresentada em abril, iniciou um programa de sessões de apresentação em instituições similares, com o objetivo de levar ao aparecimento de mais praticantes. Para isso, as entidades que estejam interessadas em desenvolver os seus próprios projetos devem contactar a Associação através do mail geral@apc-coimbra.pt.
Atualmente constituída exclusivamente por pessoas com deficiência, a equipa da APCC abrirá no futuro as portas à participação de outras pessoas, com ou sem experiência no râguebi ou em outros desportos. O objetivo deste projeto, coordenado por João Costa (fisioterapeuta na instituição, ex-jogador e atual árbitro) é criar um movimento verdadeiramente inclusivo, inspirado em alguns dos valores habitualmente associados ao râguebi, como o companheirismo ou a abnegação.

Governo diz que “não está previsto o encerramento de qualquer maternidade por nenhum período temporal”

Resultado de imagem para Governo diz que “não está previsto o encerramento de qualquer maternidade por nenhum período temporal”
Saúde Mais
O Ministério da Saúde disse que “as medidas de gestão de recursos” em estudo pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) “não preveem o encerramento de qualquer maternidade por nenhum período temporal”.
“O Ministério da Saúde está a acompanhar o trabalho preparatório que envolve a ARSLVT, o INEM e alguns hospitais da região de Lisboa. As medidas de gestão de recursos que estão em estudo pela ARSLVT não preveem o encerramento de qualquer maternidade por nenhum período temporal”, afirma o Ministério da Saúde numa resposta escrita à agência Lusa.
“Os trabalhos em curso versam sobre o encaminhamento de utentes pelo CODU (Centro de Orientação de Doentes Urgentes - INEM), prevendo-se que estejam sempre garantidos os serviços de urgência externa de três das quatro maternidades abrangidas e apenas durante o período de verão, mantendo-se as restantes respostas nas quatro unidades sem alterações”, avança a mesma nota.
O Governo sublinha que “esta é uma situação que ocorre à semelhança de anos anteriores, em que a ARSLVT entende estudar, de forma proativa, medidas que garantam o funcionamento pleno das urgências dos hospitais da região na área da ginecologia/obstetrícia”.
O Ministério da Saúde “assegura” ainda que “as utentes terão garantidas todas as respostas de que necessitam, cabendo à ARSLVT informar com a devida antecedência a população sobre as medidas que venham a ser decididas”.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse hoje esperar que o eventual fecho rotativo de urgências de obstetrícia em Lisboa seja "devidamente esclarecido e explicado", para "serenar os espíritos das pessoas".
O jornal Público avança hoje que as urgências de obstetrícia de quatro dos maiores hospitais de Lisboa vão estar encerradas durante o verão, fechando rotativamente uma de cada vez, devido à falta de especialistas.
"Eu espero que seja devidamente esclarecido, explicado, para as pessoas perceberem exatamente como vai ser e para não terem depois as preocupações que vi aparecer", defendeu Marcelo Rebelo de Sousa.
Na perspetiva do chefe de Estado, "essa explicação é muito importante para serenar os espíritos das pessoas numa comunidade tão vasta, numa área tão ampla" como é a de Lisboa.
"Eu não tenho exatamente a memória, mas penso que já não é nem a primeira, nem a segunda, nem a terceira vez, quando se aproxima o verão, se fala na hipótese de fecho de urgências, ou de obstetrícia ou de pediatria, enfim, várias especialidades, por causa problemas de funcionamento ou de falta de recursos humanos", lembrou.
Sobre quem é que deve prestar esclarecimentos, Marcelo Rebelo de Sousa pensa que a ARS "vai explicar isso ao parlamento".
O presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) garantiu hoje que as grávidas não vão andar de ambulância entre hospitais na região de Lisboa, durante o verão, período normalmente mais crítico de funcionamento hospitalar.
"O hospital que a gente diz como fechado, entre aspas, vai continuar a dar resposta à sua atividade programada. As senhoras vão continuar a ter lá os seus bebés em segurança e mesmo se houvesse uma urgência de uma pessoa que não viesse pelo CODU (Centro de Orientação de Doentes Urgentes) ou pelo INEM, teria a sua criança. Posso garantir que não vai haver grávidas de ambulância de hospitais para hospitais na região de Lisboa", assegurou Luís Pisco à agência Lusa.
Lusa

Anadia | Jovens Talentos de Anadia animam Praça da Juventude

“Jovens Talentos de Anadia” vão animar a noite deste dia 21 de junho, na Praça da Juventude, em Anadia, no âmbito do “Às Sextas na Praça”, promovido pelo Município de Anadia.
“Às Sextas na Praça” é um projeto de dinamização cultural ao ar livre, que pretende preencher com música, e não só, as noites de sexta-feira, numa organização da Câmara Municipal de Anadia, contribuindo assim para a animação do centro da cidade de Anadia nas noites de verão, seguindo a fórmula de sucesso que alia a cultura e a confraternização, num espaço ao ar livre, grátis, que dá palco a artistas e a géneros musicais variados, capazes de agradar aos mais diversos públicos.
Pelo palco da Praça da Juventude já passaram, nesta edição, os grupos “The Youngsters & an Old Guy” e o “InCantus”. O ciclo de espetáculos faz um interregno, no próximo dia 28, regressando no dia 5 de julho, com um “Especial FOLK Ancas – Anadia”, onde atuará o músico e compositor Kimi Djabaté (Guiné-Bissau).

Mundo | O PIB chinês vem sendo falsificado

Segundo o think tank americano Brookings, a cada ano a China distorce o tamanho de seu PIB anual em dois pontos percentuais — o PIB real seria 12% inferior ao oficial. Para The Economist, a redução seria 16%. A causa disso está no sistema comunista, segundo a Brookings, pois os governadores devem cumprir as metas do plano quinquenal de Pequim. Se não o fazem, podem perder o cargo ou até a cabeça, e isso os leva a falsificar os números. As economias do Ocidente estão sendo engolidas por um “tigre de papel”, que visa conquistá-las, e entre outros artifícios finge dispor de capitais que não possui.

ABIM