- Ação insere-se no projeto europeu LIFE Landscape Fire, que visa promover medidas de gestão de fogo eficazes na paisagem rural.O Comissário Europeu do Ambiente, Oceanos e Pescas realizou hoje uma visita ao território de Viseu Dão Lafões, no âmbito do projeto europeu LIFE Landscape Fire. Virginius Sinkevičius assistiu, in loco, a um fogo controlado, numa ação inserida no Curso de Operacional de Queima.O fogo controlado aconteceu junto ao Lago da Garça, na Aldeia da Coelheira, pertencente ao município de São Pedro do Sul.Recorde-se que a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, através da sua Unidade de Proteção Civil Intermunicipal, tem vindo a promover a capacitação e credenciação de Técnicos de Fogo Controlado e de Operacionais de Queima. O objetivo é dotar os agentes de proteção civil do território de ferramentas que lhes permitam realizar planos de fogo controlado e executar técnicas de ignição para queima prescrita, bem como a posterior avaliação dos impactes da queima.Estas ações são dirigidas a técnicos e operacionais provenientes de diversas estruturas do território da CIM Viseu Dão Lafões, nomeadamente Gabinetes Técnicos Florestais, Serviços Municipais de Proteção Civil, Bombeiros Sapadores Municipais, Bombeiros Voluntários, Sapadores Florestais, Organizações de Produtores Florestais e da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR.O fogo controlado consiste no uso planeado do fogo em condições ambientalmente favoráveis, tendo um papel fundamental na gestão dos combustíveis, na redução do risco de incêndio rural, na renovação das pastagens, na fertilização dos solos e no controlo de espécies invasoras, constituindo uma ferramenta muito eficiente de combate a incêndios rurais.Lançado em 2019, o LIFE Landscape Fire visa promover medidas de gestão de fogo eficazes na paisagem rural, a fim de proteger a biodiversidade e os ecossistemas. Além de formação teórica, o programa prevê simulações práticas de combate a incêndios no terreno. Foi o único projeto português a ser aprovado pelo Programa Europeu LIFE, em Bruxelas, e é liderado pela CIM Viseu Dão Lafões desde o seu início.De acordo com o Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, Fernando Ruas, “a visita do senhor Comissário Europeu reveste-se de grande significado para o território de Viseu Dão Lafões, sendo um reconhecimento da importância do projeto LIFE Landscape Fire. Estas ações permitem que a região fique mais bem preparada para prevenir e combater o flagelo dos incêndios rurais”.Para Virginius Sinkevičius, Comissário Europeu do Ambiente, Oceanos e Pescas, “a Europa não é apenas Lisboa ou Porto. Nesse sentido, é gratificante ver os projetos LIFE a contribuírem para o desenvolvimento das Regiões, ainda que mais distantes. Foi muito bom assistir a este projeto LIFE a ser implementado numa colaboração entre a CIM, os bombeiros, as universidades e a sociedade civil"."Esta iniciativa resume o sonho europeu", concluiu o Comissário.
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023
Tondela | Comissário Europeu do Ambiente assistiu a ação de fogo controlado em Viseu Dão Lafões
Barcelos | Assembleia da República aprovou a outorga dos doutoramentos pelo Ensino Superior Politécnico e a denominação de Universidades Politécnicas
Num âmbito de uma parceria com Agrupamento de Escolas de Mira. Biblioteca Municipal de Cantanhede visitou Jardins de Infância da Lentisqueira e Casal de S. Tomé
Correio eletrónico: cuidados a ter
Novo Hospital do Oeste: tomada de posição conjunta do Executivo Municipal de Torres Vedras
- Laura Rodrigues | Partido Socialista
- Sérgio Galvão | Unidos por Torres Vedras
- Ana Umbelino | Partido Socialista
- Duarte Pacheco | Partido Social Democrata
- Francisco Martins | Partido Socialista
- Diogo Guia | Unidos por Torres Vedras
- Nelson Aniceto | Partido Socialista
- Secundino Oliveira | Partido Social Democrata
- Dulcineia Ramos | Partido Socialista
Gastronomia e Enoturismo são as propostas principais do programa de Viseu Dão Lafões na BTL
Produzido por cineasta de Cantanhede. Filme “Epopeia Gandareza” vence em festival na Malásia
O filme "Epopeia Gandareza", realizado por Vasco Espinhal Otero e produzido por Cabra Cor de Rosa / Cineclub Bairrada, foi o grande vencedor na categoria de "Melhor Longa-metragem Internacional - Best International feature film" na competição oficial do ”Indo – Malaysia Film Festival”, que decorreu já este mês em Kualla Lumpur, capital da Malásia.
Recorde-se que o filme já tinha sido premiado em janeiro no "Sittannavasal International Film Festival", na categoria de "Melhor Longa-metragem Internacional - Best International feature film", na Índia. Foi também selecionado para a competição oficial do "Aakruti-My Creation International Film Festivall", também na Índia, no início do ano, e para o "Black Cat Award International Film Festival", em La Paz, capital da Bolívia, no final de 2022.
O filme teve a sua estreia oficial em Portugal no Festival de Cinema de Avanca, em julho passado, tendo sido um dos 3 finalistas na categoria “Longa-metragem – Competição Avanca”.
Nesta epopeia, o espectador é convidado a adotar a visão de uma narrador divino ou extraterrestre, vindo dos confins do Cosmos e do início microscópico da vida, que chega ao nosso planeta até chegar à região da Gândara, em Portugal.
No entanto, e de acordo com o realizador Vasco Espinhal Otero, “o filme não se fecha nesta região geográfica, ela é apenas uma referência, um ponto de passagem, uma cultura própria e única, mas entre muitas desta aldeia global. Daí também o adotar do conceito de epopeia, um pouco como Camões fez com “Os Lusíadas”. Os desafios ambientais também são abordados, a ameaça de oblívio da humanidade, mas há também um apontar de soluções na diversidade cultural, partilha emocional e arte científica”.
Ainda segundo o cineasta de Cantanhede, “trata-se no fundo de experiência sensorial e intuitiva, uma viagem guiada ao longo dos vários capítulos, embalada pela música. É este o seu propósito principal. Pausar, sentir, incomodar, deliciar, confrontar, refletir e transpor para um plano de meta-análise. O seu ritmo e tom são estabelecidos pela justaposição intencional de imagens e som, é esta a sua linguagem, provavelmente universal”.
A conceção da obra “Epopeia Gandareza” foi iniciada em 2016, de forma independente, comportando elementos de vários géneros cinematográficos: filme manifesto, artístico, experimental, musical, ambiental, documental e ficção científica. Contém excertos de poemas do escritor Carlos de Oliveira, tendo sido já traduzida para 11 línguas diferentes. A edição esteve a cargo de Paulo Fajardo, Samuel Filipe e Vanessa Rodrigues.
“Epopeia Gandareza” estará em exibição noutros festivais, salas e cineteatros do país e além-fronteiras. Brevemente, será realizada uma digressão com exibição em formato de cine-concerto com a interpretação ao vivo da banda sonora, com o filme, pelo projeto Cabra Cor de Rosa composto pelos músicos Sylvain Barreto, João Toscano, Vasco Faim, Gabriel Salvador, Vasco Carvalho, Francisco Saldanha, Carolina Pessoa, Paulo Viegas, José Miguel Pires, Carlos Pilu, Vasco Espinhal Otero, entre outros.
RUAS EÇA DE QUEIRÓS E ANTERO DE QUENTAL, EM PÊRA, SOFREM CORTE DE TRÂNSITO NA TARDE DO DIA 28 DE FEVEREIRO
Portalegre | DESTAQUE: Reabertura da Catedral e dedicação do Altar
Balanço da GNR da Operação “Carnaval 2023”