sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Tondela | Comissário Europeu do Ambiente assistiu a ação de fogo controlado em Viseu Dão Lafões

  • Ação insere-se no projeto europeu LIFE Landscape Fire, que visa promover medidas de gestão de fogo eficazes na paisagem rural.

    O Comissário Europeu do Ambiente, Oceanos e Pescas realizou hoje uma visita ao território de Viseu Dão Lafões, no âmbito do projeto europeu LIFE Landscape Fire. Virginius Sinkevičius assistiu, in loco, a um fogo controlado, numa ação inserida no Curso de Operacional de Queima.

    O fogo controlado aconteceu junto ao Lago da Garça, na Aldeia da Coelheira, pertencente ao município de São Pedro do Sul.

    Recorde-se que a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, através da sua Unidade de Proteção Civil Intermunicipal, tem vindo a promover a capacitação e credenciação de Técnicos de Fogo Controlado e de Operacionais de Queima. O objetivo é dotar os agentes de proteção civil do território de ferramentas que lhes permitam realizar planos de fogo controlado e executar técnicas de ignição para queima prescrita, bem como a posterior avaliação dos impactes da queima.

    Estas ações são dirigidas a técnicos e operacionais provenientes de diversas estruturas do território da CIM Viseu Dão Lafões, nomeadamente Gabinetes Técnicos Florestais, Serviços Municipais de Proteção Civil, Bombeiros Sapadores Municipais, Bombeiros Voluntários, Sapadores Florestais, Organizações de Produtores Florestais e da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR.

    O fogo controlado consiste no uso planeado do fogo em condições ambientalmente favoráveis, tendo um papel fundamental na gestão dos combustíveis, na redução do risco de incêndio rural, na renovação das pastagens, na fertilização dos solos e no controlo de espécies invasoras, constituindo uma ferramenta muito eficiente de combate a incêndios rurais.

    Lançado em 2019, o LIFE Landscape Fire visa promover medidas de gestão de fogo eficazes na paisagem rural, a fim de proteger a biodiversidade e os ecossistemas. Além de formação teórica, o programa prevê simulações práticas de combate a incêndios no terreno. Foi o único projeto português a ser aprovado pelo Programa Europeu LIFE, em Bruxelas, e é liderado pela CIM Viseu Dão Lafões desde o seu início.

    De acordo com o Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, Fernando Ruas, “a visita do senhor Comissário Europeu reveste-se de grande significado para o território de Viseu Dão Lafões, sendo um reconhecimento da importância do projeto LIFE Landscape Fire. Estas ações permitem que a região fique mais bem preparada para prevenir e combater o flagelo dos incêndios rurais”.

    Para Virginius Sinkevičius, Comissário Europeu do Ambiente, Oceanos e Pescas, “a Europa não é apenas Lisboa ou Porto. Nesse sentido, é gratificante ver os projetos LIFE a contribuírem para o desenvolvimento das Regiões, ainda que mais distantes. Foi muito bom assistir a este projeto LIFE a ser implementado numa colaboração entre a CIM, os bombeiros, as universidades e a sociedade civil".

    "Esta iniciativa resume o sonho europeu", concluiu o Comissário.

Barcelos | Assembleia da República aprovou a outorga dos doutoramentos pelo Ensino Superior Politécnico e a denominação de Universidades Politécnicas

 Maria José Fernandes, Presidente do IPCA e Presidente do CCISP, diz que é um dia histórico para a coesão territorial e para o crescimento de Portugal
A Assembleia da República aprovou ontem a proposta que permite ao Ensino Superior Politécnico português a outorga de doutoramentos e a utilização da designação de Polytechnics University, já a partir do próximo ano letivo, bem como a alteração da denominação para Universidades Politécnicas, a partir de 2024. “É um momento muito importante para o Ensino Superior Politécnico e que, acreditamos, irá imprimir uma nova dinâmica a todo o ensino superior em Portugal”, salienta Maria José Fernandes, Presidente do IPCA e do CCISP.
A proposta do grupo parlamentar do PS foi aprovada por maioria expressiva por todos os grupos parlamentares, e dá resposta à ambição dos politécnicos portugueses. Segundo os responsáveis do conselho coordenador dos politécnicos, órgão presidido por Maria José Fernandes, “O Ensino Superior Politécnico pode desempenhar um papel determinante na dinamização dos territórios, desde logo porque aproxima as instituições ao mercado de trabalho e é um player fulcral nas cadeias de inovação das empresas”. Afirmam ainda que “com a outorga de doutoramentos mais profissionalizantes haverá um impacto direto nas cadeias de inovação das empresas. E é a relação privilegiada que permitirá desenvolver estes doutoramentos de interface em cocriação com as empresas e ao serviço do desenvolvimento regional e da coesão nacional”. 
A alteração da denominação para Universidades Politécnicas era outra das ambições do Ensino Superior Politécnico, que será alcançada já no próximo ano com o fim do processo de revisão do Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior (RJIES), o qual já está a decorrer, em que terá que ser também alterada a lei de bases do sistema educativo de forma a que sejam instituídas e criadas as Universidades Politécnicas. “O Ensino Superior Politécnico português é, já hoje, fundamental na atração de investimento estrangeiro para a área da Inovação e Desenvolvimento, mas também de talentos internacionais, os quais escolhem o nosso país para prosseguir os seus trabalhos numa vertente de aplicação empresarial”, sustenta a Presidente do IPCA e do CCISP.
Maria José Fernandes afirma, ainda, que com a decisão hoje tomada o reconhecimento internacional será ampliado, por similitude com as nomenclaturas utilizadas um pouco por toda a Europa, como no caso do IPCA que na Universidade Europeia a que pertence, a RUN-EU, tem como parceiras Universidades de Ciências Aplicadas e Politécnicas.
Consciente do seu papel na região, o IPCA congratula esta decisão que, indo ao encontro das aspirações da sua comunidade académica, possibilita o crescimento e a evolução da oferta formativa avançada em parceria com as empresas.
Esta alteração legislativa foi fortemente impulsionada pela Iniciativa Legislativa dos Cidadãos “Valorização do ensino politécnico nacional e internacionalmente”, que requeria a alteração da designação dos Institutos Politécnicos para Universidades Politécnicas, bem como a possibilidade legal de outorga do grau de doutor, que contava com o forte apoio das autarquias e do tecido empresarial, e que obteve, em junho de 2022, uma aprovação por unanimidade dos deputados da Assembleia da República.
 
Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

Num âmbito de uma parceria com Agrupamento de Escolas de Mira. Biblioteca Municipal de Cantanhede visitou Jardins de Infância da Lentisqueira e Casal de S. Tomé

 

A Biblioteca Municipal de Cantanhede promoveu, hoje, dia 24 de fevereiro, duas sessões de a Hora do Conto, nos Jardins de Infância da Lentisqueira e de Casal de S. Tomé, no concelho de Mira. Cerca de meia centena de crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos, que assim tiveram oportunidade de assistir a uma atividade que visa promover, desde a mais tenra idade, o contacto com os livros e com a leitura.

A obra escolhida para a atividade foi “O nabo gigante”, da autoria de Alexis Tolstoi, com ilustrações de Niamh Sharkey, que foi contada com o recurso a um tapete de histórias interativo, relacionado com o conto, executado pela escritora e contadora de histórias Milú Loureiro propositadamente para o efeito.
No final de cada uma das sessões, os pequenos participantes puderam interagir com os legumes nele referidos, compreender a importância dos vegetais para uma boa alimentação e efetuar uma exploração dos conteúdos abordados neste conto popular russo.
Esta iniciativa está integrada numa parceria que existe entre a Biblioteca Municipal de Cantanhede e o Agrupamento de Escolas de Mira, que se traduz na troca regular entre as referidas instituições, de atividades diversificadas, particularmente de leitura.


Correio eletrónico: cuidados a ter


Já ninguém passa sem o uso do correio eletrónico (email). Facilidade de utilização, velocidade de transmissão, facilidade de integração e fornecimento de contas gratuitas, fazem o seu sucesso. Este não escapa, porém, a tentativas menos bem intencionadas por parte de alguns internautas. Existem, no entanto, algumas boas práticas para o seu uso que melhoram a sua segurança.
Evite a utilização da sua conta de email empresarial para uso pessoal. Crie uma ou até mais contas pessoais num dos serviços gratuitos para o efeito tal como o gmail ou Yahoo. Sugerimos a criação de duas, uma para tratamento de assuntos pessoais ou para registos em sites importantes, outra para registo em sites de menor relevância. Além de permitir maior privacidade, garantirá alguma salvaguarda na divulgação das suas contas mais restritas, protegendo-se dos spammers.

Escolha uma palavra-passe (password) forte e distinta para cada conta. Evite como password datas, nome dos filhos ou do cão, (passwords fáceis de deduzir). Use letras minúsculas e maiúsculas, números e carateres especiais na sua criação e um mínimo de 8 carateres.

Caso o seu antivírus o permita, configure-o para efetuar a análise ao email em tempo real.

Não permita que o seu cliente de email guarde a sua password, sobretudo no caso do dispositivo de acesso ser partilhado por mais pessoas.

Nunca abra anexos que provenham de remetentes desconhecidos salvaguardando-se assim de possíveis vírus. Caso receba alguma mensagem com anexo de um seu conhecido mas cujo conteúdo lhe pareça suspeito (uma mensagem em inglês de alguém que lhe escreve sempre em português, por exemplo), antes de abrir valide com o remetente se a mensagem é fidedigna.

Desconfie de mensagens com links no seu interior, nunca clique sobre algum sem antes passar o cursor do rato sobre ele verificando no canto inferior esquerdo do seu browser se o link corresponde de facto ao site a que deve corresponder (faça-o cuidadosamente e tenha em atenção que um endereço do tipo www.empresa.xpto.com NÃO pertence à EMPRESA mas sim ao site da entidade XPTO). Nunca responda a mensagens de SPAM, nem clique em links do seu conteúdo. Ao fazê-lo, está a confirmar que o seu email é valido.

Caso lhe sejam solicitados dados pessoais ou credenciais de acesso, valide sempre com o remetente, por outra via, se a mensagem enviada é verdadeira. E evite enviar passwords por email.



Centro Nacional de Cibersegurança

Novo Hospital do Oeste: tomada de posição conjunta do Executivo Municipal de Torres Vedras

 Tomada de posição conjunta do Executivo Municipal de Torres Vedras – Partido Socialista, Unidos por Torres Vedras e Partido Social Democrata.
Na sequência das recentes tomadas de posição públicas sobre a localização do futuro Hospital do Oeste, vem o Executivo da Câmara Municipal de Torres Vedras, de forma unânime, lamentar a atitude das autarquias de Caldas da Rainha e de Óbidos relativamente à localização do futuro Hospital.
Ao fazer tábua rasa de todo o caminho percorrido em conjunto pelas autarquias do Oeste, ao contratar um novo estudo de forma unilateral e ao pressionar o Ministério da Saúde para retardar a decisão, as autarquias de Caldas da Rainha e de Óbidos põem em causa a coesão do Oeste e dificultam a rápida decisão sobre o futuro da resposta de saúde da região.
Torres Vedras teria certamente capacidade, por maioria de razão, para apresentar argumentos separatistas e isolacionistas similares aos que as autarquias de Caldas da Rainha e de Óbidos têm apresentado. Mas, em vez disso, tem tido e continuará a ter uma posição responsável e conciliadora, em prol dos torrienses e de todos os oestinos, salvaguardando os interesses e necessidades da população desta região no domínio da saúde.
Acreditamos que, depois do caminho já percorrido, não é hora de voltar atrás. É sim tempo de confiar que, tal como previsto, o Grupo de Trabalho constituído pelo Ministro da Saúde (Despacho n.º 556/2023, de 11 de janeiro) apresentará uma proposta integrada até ao dia 31 de março de 2023, na qual se incluirá a localização, perfil funcional, modelos de financiamento e cronograma de construção do novo Hospital.
Reiteramos que importa agora defender um novo Hospital que servirá Torres Vedras e o Oeste e não um Hospital para um dos concelhos da região. Exortamos por isso todos os oestinos e os autarcas que os representam a defenderem, a uma só voz, este desígnio.

  • Laura Rodrigues | Partido Socialista
  • Sérgio Galvão | Unidos por Torres Vedras
  • Ana Umbelino | Partido Socialista
  • Duarte Pacheco | Partido Social Democrata
  • Francisco Martins | Partido Socialista
  • Diogo Guia | Unidos por Torres Vedras
  • Nelson Aniceto | Partido Socialista
  • Secundino Oliveira | Partido Social Democrata
  • Dulcineia Ramos | Partido Socialista

Gastronomia e Enoturismo são as propostas principais do programa de Viseu Dão Lafões na BTL

 Diogo Rocha, único chef com Estrela Michelin na região Centro de Portugal, é uma das estrelas da programação da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorre de 1 a 5 de março. A Gastronomia, este ano potenciada pelo recente Mapa dos Segredos Gastronómicos, e o Enoturismo são dois eixos centrais do programa. 
O chef do restaurante Mesa de Lemos vai protagonizar uma sessão de showcooking e de prova de vinhos do Dão logo no arranque da feira, às 12h30 de dia 1. Uma vez que o reforço da presença digital é uma aposta forte da participação, Diogo Rocha estará acompanhado da conhecida atriz e apresentadora Liliana Santos, num momento de interação que irá marcar o primeiro dia do stand de Viseu Dão Lafões. 
À semelhança do que aconteceu na edição anterior, Viseu Dão Lafões vai dispor de um espaço próprio na BTL. Situado no Pavilhão 2 da FIL - Feira Internacional de Lisboa, o espaço apresentará uma programação recheada de momentos de interesse para os visitantes, tendo como base a diversidade de produtos turísticos da região e as principais valências turísticas dos 14 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal. 
O Turismo Ativo, Desportivo e de Natureza é outro eixo essencial da estratégia de promoção e ocupa também um lugar de referência na programação. Desde logo, o próprio espaço do stand remete o visitante para a presença da Natureza, emulando, de forma simbólica, um bosque com árvores. Está também presente um baloiço, ideal para fotografias “instagramáveis”, que convida a visitar as magníficas paisagens da região. Todo o stand é também ladeado pela representação das ecopistas, imagem de marca do território. 
Não faltarão também momentos de degustação gastronómica de sabores regionais e provas de vinhos do Dão, da responsabilidade de escolas profissionais, das confrarias gastronómicas e de restaurantes do território. 
 
Programa diversificado durante cinco dias 
No primeiro dia da programação do espaço, além do showcooking com Diogo Rocha, há a destacar as apresentações de alguns eventos que irão acontecer em 2023, por parte dos municípios de Vouzela, Viseu e Castro Daire. Ao fim do dia haverá lugar à inauguração oficial do stand, a partir das 16h30. 
O segundo dia da BTL tem como momentos mais altos a apresentação do projeto Craft – Turismo Criativo em Viseu Dão Lafões e a sessão "O Enoturismo e a Rota do Vinho do Dão", além da continuação das apresentações dos principais destaques dos municípios, desta vez a cargo das autarquias de São Pedro do Sul, Tondela e Aguiar da Beira. Ainda no âmbito da estratégia de reforço digital, há a salientar nesse dia a presença da modelo e empresária Diana Pereira no stand. 
As propostas dos municípios de Castro Daire, Oliveira de Frades, Mangualde e Nelas assumem o protagonismo no terceiro dia de feira, enquanto Vila Nova de Paiva, Sátão, Carregal do Sal e Penalva do Castelo são os destaques do quarto dia. A programação de Viseu Dão Lafões na BTL termina, no quinto e último dia, com momentos dedicados aos municípios de Sátão e Santa Comba Dão. 
 
Objetivo é estimular aumento de visitantes 
Fernando Ruas, Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, considera que a participação na BTL tem como grande objetivo estimular o aumento de visitantes e de dormidas na região, captando novos mercados, depois de um ano de recuperação. “O espaço da CIM Viseu Dão Lafões vai ser um espaço privilegiado para este território mostrar aos visitantes e aos profissionais da área do Turismo as principais mais-valias turísticas que tem para oferecer, e que fazem desta uma região de referência a vários níveis. Depois de um ano de recuperação, que foi o de 2022, queremos que 2023 seja um ano de franco crescimento, captando novos públicos e mercados e impulsionando as dormidas e as receitas da atividade turística”, afirma Fernando Ruas. 
“Ao longo dos cinco dias de feira, os 14 municípios da CIM vão ter a oportunidade de mostrar os eventos e produtos com que se querem afirmar no mercado turístico. Estou certo de que os visitantes vão ficar agradados com o que vão encontrar”, acrescenta Fernando Ruas.
 
Espaço tem mais de 200 metros quadrados 
O stand de Viseu Dão Lafões tem como base a forma hexagonal que compõe o logótipo da CIM. O núcleo central abre para o exterior as principais áreas da proposta: Cultura – Gastronomia & Vinhos – Show Room, interligadas por um percurso elevado que se destaca e que representa as ecopistas e a área do Turismo de Natureza. 
Enquanto os espaços do piso térreo configuram espaços de proximidade, o percurso elevado explora o aspeto cenográfico da paisagem, quer natural quer urbana, que caracteriza a região, permitindo uma diferente perspetiva das diferentes áreas do stand e da própria feira.
O elemento natural estende-se a todas as áreas, conjugando plantas naturais com diferentes materialidades para obter um sentido orgânico, rústico e moderno. 
A agenda de programação completa da presença da CIM Viseu Dão Lafões na BTL 2023 estará disponível no site oficial do evento, em www.btl.fil.pt, no site Visit Viseu Dão Lafões, em www.visitviseudaolafoes.pt, e nas páginas de Facebook e Instagram da CIM. 
A participação em tempo real poderá, também, ser acompanhada nas redes sociais.  

Produzido por cineasta de Cantanhede. Filme “Epopeia Gandareza” vence em festival na Malásia


O filme "Epopeia Gandareza", realizado por Vasco Espinhal Otero e produzido por Cabra Cor de Rosa / Cineclub Bairrada, foi o grande vencedor na categoria de "Melhor Longa-metragem Internacional - Best International feature film" na competição oficial do ”Indo – Malaysia Film Festival”, que decorreu já este mês em Kualla Lumpur, capital da Malásia.

Recorde-se que o filme já tinha sido premiado em janeiro no "Sittannavasal International Film Festival", na categoria de "Melhor Longa-metragem Internacional - Best International feature film", na Índia. Foi também selecionado para a competição oficial do "Aakruti-My Creation International Film Festivall", também na Índia, no início do ano, e para o "Black Cat Award International Film Festival", em La Paz, capital da Bolívia, no final de 2022.

O filme teve a sua estreia oficial em Portugal no Festival de Cinema de Avanca, em julho passado, tendo sido um dos 3 finalistas na categoria “Longa-metragem – Competição Avanca”.

Nesta epopeia, o espectador é convidado a adotar a visão de uma narrador divino ou extraterrestre, vindo dos confins do Cosmos e do início microscópico da vida, que chega ao nosso planeta até chegar à região da Gândara, em Portugal.

No entanto, e de acordo com o realizador Vasco Espinhal Otero, “o filme não se fecha nesta região geográfica, ela é apenas uma referência, um ponto de passagem, uma cultura própria e única, mas entre muitas desta aldeia global. Daí também o adotar do conceito de epopeia, um pouco como Camões fez com “Os Lusíadas”. Os desafios ambientais também são abordados, a ameaça de oblívio da humanidade, mas há também um apontar de soluções na diversidade cultural, partilha emocional e arte científica”.

Ainda segundo o cineasta de Cantanhede, “trata-se no fundo de experiência sensorial e intuitiva, uma viagem guiada ao longo dos vários capítulos, embalada pela música. É este o seu propósito principal. Pausar, sentir, incomodar, deliciar, confrontar, refletir e transpor para um plano de meta-análise. O seu ritmo e tom são estabelecidos pela justaposição intencional de imagens e som, é esta a sua linguagem, provavelmente universal”.

A conceção da obra “Epopeia Gandareza” foi iniciada em 2016, de forma independente, comportando elementos de vários géneros cinematográficos: filme manifesto, artístico, experimental, musical, ambiental, documental e ficção científica. Contém excertos de poemas do escritor Carlos de Oliveira, tendo sido já traduzida para 11 línguas diferentes. A edição esteve a cargo de Paulo Fajardo, Samuel Filipe e Vanessa Rodrigues.

Epopeia Gandareza” estará em exibição noutros festivais, salas e cineteatros do país e além-fronteiras. Brevemente, será realizada uma digressão com exibição em formato de cine-concerto com a interpretação ao vivo da banda sonora, com o filme, pelo projeto Cabra Cor de Rosa composto pelos músicos Sylvain Barreto, João Toscano, Vasco Faim, Gabriel Salvador, Vasco Carvalho, Francisco Saldanha, Carolina Pessoa, Paulo Viegas, José Miguel Pires, Carlos Pilu, Vasco Espinhal Otero, entre outros.

RUAS EÇA DE QUEIRÓS E ANTERO DE QUENTAL, EM PÊRA, SOFREM CORTE DE TRÂNSITO NA TARDE DO DIA 28 DE FEVEREIRO

 
O Município de Silves informa que as ruas Eça de Queirós e Antero de Quental, em Pêra, estarão encerradas à circulação automóvel na tarde do próximo dia 28 de fevereiro (3.ª feira), entre as 13h00 e as 17h00, na sequência de betonagem em obra particular. Como alternativa, os automobilistas deverão utilizar a rua Camilo Castelo Branco e o largo 25 de Abril.
A autarquia pede a atenção dos automobilistas e residentes para esta situação e agradece a compreensão e colaboração de todos.

Portalegre | DESTAQUE: Reabertura da Catedral e dedicação do Altar

Estimados Membros da nossa Comunidade Paroquial de Nª Sª da Assunção da Catedral de Portalegre

Saúde e paz.
Depois do já longo processo de recuperação e requalificação, vai reabrir a Catedral de Portalegre.

A data escolhida, hoje comunicada pelo Deão do Cabido e "Dono de obra", Cónego Bonifácio Bernardo, é o pf dia 16 de Março, quinta feira. Do programa, a ser detalhadamente publicado dentro de dias, fazem parte a reabertura da Catedral, a sessão protocolar e a Celebração da Dedicação do Altar na Eucaristia presidida pelo no Bispo, D. Antonino Dias.
Sendo a Catedral da Diocese é, por sua própria natureza, a casa de todos os Presbíteros e Diáconos, a casa de todo o Povo de Deus nesta nossa Diocese.
Comunica-se o dia para que Povo de Deus, os seus MInistros, Sacerdotes, Diáconos, Religiosos, Vida Consagrada, possam marcar presença.
Dentro de dias, como acima referido, seguirão informações detalhadas sobre o programa que ocupará, sobretudo, a tarde do dia 16 de Março.

Demos graças a Deus.
Emanuel Matos Silva p.

Balanço da GNR da Operação “Carnaval 2023”

 A GNR, entre 17 e 22 de fevereiro, realizou uma operação intensiva nos locais de festividades, estabelecimentos comerciais onde se procedeu à venda de artigos pirotécnicos e nos eixos rodoviários de acesso às principais zonas onde ocorram festividades do Carnaval.
Durante esta operação, foram fiscalizados 38 533 condutores tendo sido detetados 767 condutores com excesso de álcool, dos quais 412 foram detidos por possuírem uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l. Foram dos levantados 1 828 autos de contraordenação por excesso de velocidade.

Nesse período, destacam-se ainda as seguintes infrações:
·695 por falta de inspeção periódica;
·381 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
·305 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório;
·255 por utilização indevida do telemóvel durante a condução.
 No que diz respeito à sinistralidade rodoviária, a GNR, na sua área de responsabilidade, registou 1 922 acidentes, dos quais resultaram em 4 vítimas mortais45 feridos graves e 570 feridos leves.

Comissão Europeia proíbe TikTok em “smartphones” profissionais

A Comissão Europeia anunciou a interdição da aplicação TikTok nos "smartphones" profissionais dos funcionários da instituição. A decisão foi justificada com a "proteção dos dados da Comissão e o reforço da cibersegurança", mas foi rapidamente criticada pela rede social chinesa.
A Comissão Europeia, como definido no início do mandato, tem um foco bastante forte na cibersegurança, na proteção dos nossos colegas e, claro, de todos os que trabalham aqui na Comissão. E é nesse sentido que tomamos algumas decisões, como a que foi tomada".
Thierry Breton 
Comissário Europeu para o Mercado Interno
A rede TikTok, propriedade da chinesa ByteDance, é alvo de uma crescente vigilância por parte do Ocidente devido a receios sobre o acesso de Pequim aos dados dos utilizadores.
A aplicação também foi banida dos telefones oficiais do governo dos Estados Unidos.
A Comissão Europeia pediu aos seus funcionário que têm o TikTok instalado nos "smartphones" pessoais para também a desinstalarem, caso tenham aplicações de uso oficial, como de mensagens eletrónicas ou videoconferência.

Euronews