terça-feira, 26 de abril de 2022

Barcelos | IPCA celebra Dia da Mãe e do Trabalhador com tertúlia

 Várias convidadas vão deixar o testemunho como mães trabalhadoras 
Para a celebrar o Dia da Mãe e do Dia do Trabalhador que este ano coincidem, o IPCA convidou um conjunto de mulheres e mães trabalhadoras, para uma tertúlia que se realiza no dia 29 de abril. 
 
Sob tema “Trabalho e maternidade, hoje e amanhã” as nossas convidadas vão partilhar experiências inspiradoras e motivadoras para esta geração de estudantes do IPCA e afirmar que as mulheres do século XXI conciliam papéis eficazmente ocupando lugares cimeiros na sociedade. 
 
As nossas convidadas são empreendedoras, notáveis e mães. Mulheres do século XXI que partilharão connosco as suas ideias e experiências no desempenho de papéis de liderança, trabalho, vida familiar e maternidade. São mulheres inspiradas e inspiradoras que vamos conhecer melhor. 
Para esta tertúlia contamos com a Atleta Dulce Félix, campeã nacional e internacional; Elisa Braga, Vereadora da Cultura e Turismo do Município de Barcelos; Tânia Maio, Diretora do Departamento de Design da Valérius Hub; Eva Macedo, Investigadora e Professora no IPCA; Ângela Brandão, Vice-Presidente da Primavera e membro do Conselho de Curadores do IPCA; e Cláudia Coutinho, estudante do IPCA e gestora de agência de viagens 
 
A sessão decorre no dia 29 de abril, entre as 15h e as 18h, no auditório Engº António Tavares, no Campus do IPCA em Barcelos. 

Ana Teixeira
 

Festa do Município conta com concertos de José Cid e Rodrigo Lourenço

Nos dias 10, 11 e 12 de junho todos os caminhos vão dar ao Parque Urbano Comendador João Martins, em Proença-a-Nova, onde se realizará a Festa do Município, com a temática do desporto e aventura, em linha com o ano municipal que se assinala durante o ano de 2022. No dia 13 de junho decorrerá a Sessão Solene, este ano com a divulgação dos vencedores do Prémio Literário Pedro da Fonseca, nas categorias de prosa (conto) e poesia. Os cabeças de cartaz serão José Cid, músico que recentemente celebrou 80 anos, e Rodrigo Lourenço, vencedor do concurso “The Voice Portugal”, com raízes familiares no concelho de Proença-a-Nova. Palomita y Los Gringos Locos, I Love Baile Funk, Amigos do Presidente, Mário & Companhia, DJs, espetáculo pirotécnico e arruadas são outros dos momentos previstos ao longo dos três dias de festa.

Sendo a primeira Festa do Município a ter lugar depois da paragem forçada pela pandemia de COVID-19, o executivo decidiu reduzir a dimensão dos diferentes espaços expositivos. Desta forma, a zona da restauração contará com oito participantes, estarão disponíveis quatro tasquinhas e 20 áreas para os expositores. A participação está limitada a associações e empresas do concelho de Proença-a-Nova que têm até dia 18 de maio para formalizarem a inscrição, disponível na página do Município. Durante os três dias de festa, haverá ainda uma área dedicada ao desporto e aventura, com promoção da variada oferta existente no concelho, bem como dos eventos previstos para 2022, regressando, ao início da noite de sexta-feira, a tradicional aula de encerramento da Ginástica Sénior.



Homem armado faz pelo menos quatro mortos em infantário na Rússia

Jardim-de-infância está localizado na zona de Ulyanovsk.
Um homem armado matou duas crianças e uma educadora na região de Ulianovsk, no centro da Rússia, disseram as autoridades regionais, acrescentando ainda que o agressor se suicidou.
"De acordo com informações preliminares, houve um tiroteio num jardim-de-infância e, como resultado, duas crianças, uma professora e o atirador morreram", disse o diretor da polícia local, Dmitry Kamal, à AFP, confirmando que vários investigadores se encontram no para recolher mais informações. As idades das crianças que morreram ainda não são conhecidas, mas teriam entre três e seis anos de idade.
Uma fonte da polícia disse à agência noticiosa TASS que o tiroteio pode ter sido o resultado de um "conflito doméstico".
O homem terá entrado no infantário durante a hora da sesta com uma espingarda de cano duplo Izh-27 e não havia nenhum segurança de serviço.
Os tiroteios estão a tornar-se cada vez mais numerosos na Rússia nos últimos anos, a ponto de o Presidente russo, Vladimir Putin, ter ficado alarmado. Putin considerou que estes fenómenos são importados dos Estados Unidos e que são um efeito perverso da globalização, situação que o levou a endurecer a legislação sobre o porte de armas.
Em setembro de 2021, um estudante de 18 anos provocou um tiroteio com uma espingarda na Universidade de Perm, nos Urais, matando seis e ferindo cerca de 30 pessoas.
Em maio de 2021, um jovem de 19 anos disparou na sua antiga escola, matando sete alunos e dois professores. O tiroteio com mais vítimas mortais remonta a outubro de 2018, quando um estudante do ensino médio matou 19 pessoas antes de se suicidar numa escola em Kerch, na península da Crimeia.

Évora | Principais assuntos tratados na reunião pública de 20 de abril

- Saudação ao 25 de Abril e ao 1º de Maio, propostas pela CDU, para comemorar estas duas importantes datas históricas - Aprovadas por unanimidade

- Moção/Propostas do Município de Évora para inclusão no Orçamento de Estado/2022 (que inclui um conjunto de relevantes investimentos necessários em diversas áreas), apresentada pela CDU e consensualizada com o PSD e MCE – Aprovada por maioria, com 2 votos contra (PS)

- Reprogramação/Redistribuição de verbas do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Évora apresentado à Comissão Diretiva da Autoridade de Gestão do Alentejo 2020 – Aprovada por unanimidade

- Projeto de Área Recreativa para a prática de skate na Mata de S. Sebastião (desenvolvido no âmbito do programa Bairros Saudáveis, correspondente a candidatura apresentada pela Associação 100% ADN) – Aprovado por unanimidade

 - Voto de Louvor à Associação Triana pelo seu 25º aniversário, reconhecendo contributo para a oferta, diversidade e desenvolvimento cultural no nosso concelho, proposto pelos Vereadores do PSD eleitos pela Coligação Mudar com Confiança (Henrique Sim-Sim e Patrícia Raposinho) – Aprovado por unanimidade

- Voto de Felicitação, proposto pelos Vereadores do PSD eleitos pela Coligação Mudar com Confiança, pela eleição da Professora Doutora Ana Costa Freitas para Presidente da Associação Portuguesa de Mulheres Cientistas (AMONET), no passado dia 18 de abril, a qual tem como principal objetivo promover a igualdade e participação completa das mulheres cientistas residentes em Portugal em todos os aspetos da ciência, incluindo ciência, ensino, indústria e administração – Aprovado por unanimidade

- Nesta reunião foram ainda apresentados aos Eleitos, por técnicos camarários, o novo Logotipo da Feira de S. João 2022 (Divisão de Comunicação) e o projeto de requalificação da Ludoteca de Évora no Jardim Infantil Almeida Margiochi/Jardim Público de Évora (Divisão de Ordenamento e Reabilitação Urbana).

Consórcio desenvolve produtos alimentares inovadores com alto teor nutricional a partir de cereais - Apresentação de resultados 27 Abril

 Resultados do Co-CerealValue apresentados a 27 de abril na Universidade Católica no Porto 
Projeto transforma excedentes de cereais em novos produtos de alto valor para consumo humano e animal 
 
Todos os anos, toneladas de resíduos de cereais são desperdiçados ou tratados para que possam ser canalizados para a alimentação animal. Esta situação pode mudar depois dos resultados do projeto Co-CerealValue, que permitiu transformar estes resíduos em novos produtos para a alimentação humana com alto valor nutricional. O Co-CerealValue é um projeto 100% português que resulta de um consórcio entre os Silos de Leixões (entidade que lidera o projeto) e a empresa Germen, responsável pela moagem dos cereais, em parceria com a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica no Porto e o Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI). Os resultados do projeto serão apresentados a 27 de abril, a partir das 9h30, no Auditório Carvalho Guerra, na Universidade Católica no Porto. 
O défice na produção de cereais é um fator crónico em Portugal. A volatilidade dos preços, a livre circulação de mercadorias e a especialização de produções a nível global criaram elevados riscos de interdependência. Em paralelo, o sector agro-alimentar é fortemente afetado pela pressão exercida pelos custos de disposição de resíduos, regulações ambientais e preocupações sobre a degradação ambiental. As empresas têm que inovar nos seus processos de forma a aplicar o conceito de Economia Circular e, por isso, necessitam de rever as suas estratégias e definir políticas que estabeleçam relações benéficas entre as empresas integrantes de um ecossistema industrial. Assim, a sustentabilidade do sector pode ser alcançada através do aproveitamento e valorização dos desperdícios das atividades de outra empresa, criando assim uma relação sinérgica e mentora do desperdício zero. 

Neste enquadramento o projeto Co-CerealValue permitiudesenvolver produtos inovadores para a alimentação humana (Food), ricos em fibras, proteínas e antioxidantes, e animal (Feed) a partir da valorização de subprodutos do processamento e armazenamento de cereais, mas também desenvolver um smart-object que monitoriza a cadeia de valor, permitindo o controlo da qualidade da matéria-prima durante todo o transporte (desde o porto de origem ao destino final), garantindo a sua segurança e integridade durante todo o processo. 

“O sector dos cereais gera uma grande quantidade de subprodutos, que ainda mantêm na sua composição um manancial de nutrientes e compostos bioativos, que bem geridos podem voltar a ter valor acrescentado e contribuir com benefícios económicos e ambientais para os produtores/processadores e benefícios de saúde para o consumidor,” esclarece Manuela Pintado, investigadora e diretora do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) da Universidade Católica Portuguesa no Porto.  “O reaproveitamento destes sub-produtos foi uma mais-valia significativa pois permitiu enriquecer a alimentação humana com ingredientes nutritivos que podem trazer benefícios para a saúde, e que são provenientes de fontes naturais,” acrescenta Ana Maria Gomes, também investigadora do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF). 
 
Ema Dias, responsável de Qualidade e I+D da GERMEN – Moagem de Cereais S.A, acrescenta que “a transformação de cereais em farinhas gera anualmente cerca de 20 mil toneladas de subprodutos de grande valor nutricional e que são encaminhados atualmente para a alimentação animal. Estamos a falar do gérmen e sêmea de trigo que contribuem com dois nutrientes fundamentais para a alimentação humana: a fibra e a proteína. O Co-CerealValue permitiu valorizar esses subprodutos, desenvolvendo produtos ou formulados funcionais com alegações únicas de mercado,” acrescentando reunimos num só produto a proteína e a fibra, sem adição de açúcares, que podem ser aplicados em cereais de pequeno-almoço, barras energéticas, granola, entre outros”. 
 
Nuno Fernandes, diretor-geral da Silos de Leixões, explica que “o projecto Co-CerealValue foi desenvolvido para potenciar o hub existente, beneficiando já das sinergias e capacidade instalada, e permitiu que fosse desenvolvido um smart sensor em resposta à necessidade de controlar a temperatura dos agro-alimentares em instalações que não disponham de controlo termométrico.” Utilizando as suas competências na área da Indústria 4.0, uma equipa de investigação do INEGI desenvolveu o smart-object capaz de fazer a medição contínua da temperatura de cereais e farinhas armazenados em grandes silos. As medições são transmitidas através de um protocolo sem fios para um servidor central, integrado com um sistema monitorização logística. “Com este sensor, é possível identificar e prevenir contaminações e outros problemas no interior do volume de cereal armazenado, em zonas até hoje inacessíveis, melhorando a rastreabilidade e reduzindo o desperdício alimentar” explica António Baptista, investigador coordenador do INEGI. Foi ainda desenvolvida uma abordagem inovadora, em colaboração com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e Universidade de Cambridge, denominada de SymbioSPOTS, para a avaliação de Simbioses Industriais complexas, incluindo as sinergias logísticas.  Esta abordagem alia o mapeamento de excedentes com a avaliação do seu potencial de valorização económica e redução sustentada de impactos ambientais.

O evento é gratuito, mas requer inscrição aqui.

Piaget é finalista de prémio europeu de saúde na prevenção do cancro. 2021 EU Health Award on Cancer Prevention

 O Instituto Piaget é uma das instituições finalistas do Prémio de Saúde da União Europeia 2021 para a Prevenção do Cancro (2021 EU Health Award on Cancer Prevention) na categoria de instituições de ensino. O anúncio foi feito, a partir do Luxemburgo, pela presidente do júri, Isabel de la Mata Barranco, conselheira principal para a área de Saúde e Gestão de Crises da Comissão Europeia.
 
A instituição de ensino portuguesa concorre a este prestigiado prémio, instituído pela Comissão Europeia, com o projeto “Dar Palco à Saúde” que visa a prevenção do cancro capacitando crianças e jovens a adoptar estilos de vida saudáveis através de uma alimentação saudável, atividade física regular, prevenção/redução do consumo de álcool e evitar o tabagismo. 
 
Os vencedores nas várias categorias serão conhecidos na reunião anual da Plataforma de Política de Saúde da União Europeia, a realizar no próximo dia 4 de maio, em Bruxelas, e anunciados pela comissária europeia responsável pela Saúde e Segurança Alimentar, Stella Kyriakides.
 
O projeto apresentado pelo Instituto Piaget representa uma nova fase de outro projeto já em curso, denominado “Prevenção de Cancro em Almada”, no qual foram aplicados centenas de inquéritos nas escolas de 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Estes inquéritos tinham por objetivo avaliar as perceções sobre o cancro (o que a comunidade de alunos acha que sabe sobre cancro), conhecimentos sobre cancro (o que, de facto, sabem), comportamentos de risco relativamente ao cancro e o contexto socioeconómico familiar.
 
Esta caracterização – da qual resultaram também duas teses de mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde – permitiu conhecer aquela população específica e as suas fragilidades, desenhando-se com base nisso diferentes propostas de intervenção na comunidade. Uma das propostas é o recurso ao Teatro Fórum, com o projeto “Dar Palco à Saúde”, que será agora implementado numa fase já pós-pandemia.
 
O júri do concurso reconheceu os pressupostos apresentados pelo Instituto Piaget de que o pensamento crítico e a literacia em saúde são cruciais para uma boa qualidade de vida e sobrevivência da sociedade moderna. O objetivo do Instituto Piaget é, recorrendo à metodologia de transformação social Teatro Fórum, aumentar a literacia em saúde e o pensamento crítico numa comunidade escolar alargada no concelho de Almada, caracterizada como tendo uma alta percentagem de alunos “problemáticos” e ambientes familiares de baixo estatuto socioeconómico. 
 
“O projeto propõe-se usar o Teatro Fórum, uma ferramenta criativa, para desenvolver as competências cognitivas, sociais e emocionais dos alunos, aumentando a sua literacia em saúde, de forma a promover uma mudança sustentada na sua vida”, explica Luís Moreira, investigador responsável do projeto e coordenador executivo das áreas de investigação do Instituto Piaget.
 
Uma das características do Teatro Fórum é a oportunidade dada aos alunos, transformados em atores, de treinarem como criar uma nova narrativa de vida. Na apresentação da peça, a audiência é chamada a participar na resolução da “opressão” (a falta de literacia em saúde que cria indivíduos sem poder sobre a sua própria saúde/vida), permitindo a metodologia mudar não só os atores, mas também a audiência.
 

Dia de Portugal: Presidente Marcelo vai a Braga, Londres e Andorra

Deslocações do chefe de Estado vão ocorrer no âmbito das comemorações do 10 de junho, Dia de Portugal.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai também a Andorra encontrar-se com a comunidade portuguesa por ocasião do 10 de Junho, que neste ano será celebrado em Braga e Londres.
Segundo o pedido de autorização para estas deslocações ao estrangeiro, disponível no portal da Assembleia da República na Internet, o chefe de Estado prevê ausentar-se do país entre 10 e 13 de junho para ir a Londres e a Andorra.Marcelo Rebelo de Sousa refere que irá a Londres para participar nas comemorações do Dia de Portugal e a Andorra para um encontro com a comunidade portuguesa.
No início de fevereiro foi divulgado oficialmente que as comemorações do Dia de Portugal em 2022 decorrerão em Braga e junto das comunidades portuguesas no Reino Unido e o constitucionalista Jorge Miranda foi designado presidente da respetiva comissão organizadora.
Em abril do ano passado, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, António Costa, estiveram juntos em Andorra, para participar na 27.ª Cimeira Ibero-Americana.
À margem da cimeira, o Presidente da República e o primeiro-ministro reuniram-se com elementos da comunidade portuguesa, que é composta por perto de onze mil pessoas e representa cerca de 14% da população do principado.
Tenho a certeza que, se não foi para o ano, ainda durante o atual mandato do Presidente da República seguramente iremos celebrar aqui em Andorra o nosso 10 de Junho. Celebraremos com a presença do Presidente da República e, espero, também com a minha própria presença”, disse António Costa, na altura.
Quando assumiu a chefia do Estado, em 2016, Marcelo Rebelo de Sousa lançou, em articulação com o primeiro-ministro, António Costa, e com a participação de ambos, um modelo inédito de duplas comemorações do 10 de Junho, primeiro em Portugal e depois junto de comunidades portuguesas no estrangeiro.
Em 2016 o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas foi celebrado entre Lisboa e Paris, em 2017 entre o Porto e o Brasil, em 2018 entre os Açores e os Estados Unidos da América e em 2019 entre Portalegre e Cabo Verde.
Em 2020, face à evolução da pandemia da covid-19, Marcelo Rebelo de Sousa cancelou as comemorações do 10 de Junho que estavam previstas para a Madeira e para a África do Sul e optou por assinalar a data com uma “cerimónia simbólica” no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, apenas com os dois oradores e seis convidados.
Em 2021, as celebrações do Dia de Portugal decorreram na Região Autónoma da Madeira, com um programa intenso, durante três dias.
Inicialmente, esteve previsto as comemorações do 10 de Junho prosseguirem em Bruxelas, junto dos portugueses residentes na Bélgica, coincidindo com o final da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, mas esse programa no estrangeiro acabou por ser cancelado devido à situação sanitária local.
O assentimento da Assembleia da República às deslocações do chefe de Estado é uma formalidade imposta pela Constituição, que estabelece que o Presidente da República não pode ausentar-se do território nacional sem autorização do parlamento.

SIC Notícias/Lusa

Marinha Grande | PERFORMANCE DE DANÇA CONTEMPORÂNEA NO TEATRO STEPHENS

Na próxima sexta-feira, 29 de abril, pelas 21h21, a Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande, apresenta uma performance de dança contemporânea, musicada pelo compositor e pianista marinhense André Barros, intitulada “humana|m3nte”.

Neste espetáculo, as intérpretes recorrem à máscara como ferramenta de expressão atribuindo-lhe o significado mais obscuro, projetando através desta, o mais primitivo instinto animal que existe no ser humano.
Através do movimento procuram imergir no universo de Freud e na sua conceção e divisão da mente humana; usando o corpo como teatro de emoções, assumem em palco comportamentos e estados mentais da luta interior, com forças invisíveis aos olhos de quem não quer ver, que ora oprimem ora curam, acumulando memórias reprimidas no “baú” da inconsciência. Mas serão estas memórias apagadas?

Alienados, somos atirados para uma época em que eventos súbitos, angustiantes e consideravelmente perigosos fazem parte da nossa existência. Assombra-nos a ideia de que 90% da população irá passar por pelo menos uma situação potencialmente traumática ao longo da vida, despoletando um estado de desequilíbrio emocional do qual se vê incapaz de sair, não conseguindo vislumbrar formas de resolução dos problemas.

A batalha constante entre o nosso eu - o ego - com os nossos instintos mais básicos - o id- na busca pela satisfação imediata, contra um superego, espelho de uma sociedade ditadora de “bons costumes” e de uma moralidade exacerbada, fundamentam a dramaturgia da performance.

Questionamos.... SERÁ A M3NT3 A “COND1ÇÃO” ET3RN4M3NTE 1MP3RF31T4 D0 S3R HUM4N0?

Ficha artística:
interpretação, dramaturgia e criação coreográfica - Diana Rosa e Raquel Raposo  
design de cena - Ana Brum
design e técnico de luz – Marcus Trovão
audiovisual e espaço sonoro – Pedro Pacheco
músicas – André Barros
design gráfico – Guilherme Paulo
produção - Cães do Mar
aderecista – Carlos Raposo
Duração - 45 minutos (aprox.)  
Classificação Etária – M6
Preço – 3€

Bilheteira do Teatro de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, ou na bilheteira online em www.bol.pt

Recomenda-se aos espectadores que adquiram os bilhetes antecipadamente, através da bilheteira online (www.bol.pt) e compareçam no Teatro, pelo menos 30 minutos antes da hora marcada para início do espetáculo. Alerta-se que, depois de fechar portas, já não é permitida a entrada na sala.

Aveiro | Café de Ciência sobre a Doença de Alzheimer

 
Na próxima quinta-feira, 28 de abril, às 15h00, acontece online, mais uma conversa do ciclo de Cafés de Ciência “Comunidades Saudáveis”, inteiramente dedicado à Saúde. A investigadora Ana Gabriela Henriques, do Instituto de Biomedicina (iBiMED) e do Departamento de Ciências Médicas da Universidade de Aveiro, é a convidada desta sessão que tem como título “Diagnóstico molecular na Doença de Alzheimer, uma ferramenta valiosa”
Atualmente é possível diagnosticar a doença de Alzheimer em fases precoces recorrendo a análise de moléculas específicas relacionadas com a doença. Embora não exista cura para a doença, este diagnóstico molecular constitui uma ferramenta valiosa, pois permite uma intervenção terapêutica mais atempada, promovendo assim uma melhoria da qualidade de vida do paciente.
Neste Café de Ciência vai ser possível conversar com a especialista convidada sobre a doença de Alzheimer, bem como a investigação que tem vindo a realizar nesta área.
 
A conversa acontece em formato online e tem participação livre. Mais informações disponíveis aqui
 
Esta é uma iniciativa da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, da Escola Superior de Saúde e do Departamento de Ciências Médicas da Universidade de Aveiro, e acontece no âmbito do projeto "Comunidades Saudáveis", financiado pela Ciência Viva.

Abertas as candidaturas ao Prémio ANAM para os melhores trabalhos na área da valorização das Assembleias Municipais. 4ª Edição dos Prémios ANAM

 Os “Prémios ANAM”, lançados a nível nacional, visam reconhecer os melhores trabalhos relacionados com a valorização e dignificação das Assembleias Municipais, assim como o seu papel na organização democrática dos municípios.

A Associação Nacional de Assembleias Municipais lança a 4ª. Edição dos Prémios ANAM. Esta é uma iniciativa que visa reconhecer, no plano nacional, estudos, artigos, trabalhos de investigação científica e jornalística e trabalhos de âmbito escolar relacionados com matérias que valorizem e dignifiquem as Assembleias Municipais e o seu papel na organização democrática dos municípios.
 
Com três categorias distintas, os Prémios ANAM incluem o Prémio “boas práticas” nas Assembleias Municipais que reconhece o trabalho das Assembleias Municipais, na promoção das boas práticas no seu funcionamento e seu impacto local na relação com os munícipes; o Prémio trabalhos de âmbito escolar que destaca trabalhos ou atitudes originais que contenham um contributo relevante para o desenvolvimento e promoção da cidadania e participação democrática no seio da comunidade escolar e local; e o Prémio Dr. José́ Manuel Pavão dirigido a pessoas e entidades, autoras de estudos e trabalhos de investigação académica e jornalística que promovam a difusão dos direitos e liberdades fundamentais, reforço dos valores democráticos e valorização do poder local, nomeadamente da Assembleia Municipal.
 
Para Albino Almeida, Presidente da ANAM, a atribuição destes prémios “representa o reconhecimento do esforço que tem vindo a ser feito no âmbito da divulgação da valorização das Assembleias Municipais em prol dos cidadãos. Esta é uma iniciativa que visa contribuir para uma maior difusão das AM como órgãos fundamentais do poder local e essenciais no estado democrático”.
 
Para a ANAM é importante promover junto da sociedade um maior envolvimento naquelas que são as questões estruturantes do poder local. Sobre o envolvimento da comunidade estudantil na promoção do poder local,  Albino Almeida considera que “a participação dos jovens nos processos de tomada de decisão que afetem a sua vida é essencial para o seu desenvolvimento enquanto cidadão ativos e conscientes dos seus direitos e deveres. As escolas devem desempenhar um papel fundamental, como espaços de prática onde os jovens e demais elementos da comunidade escolar possam adquirir e reforçar conhecimentos e experiências de cidadania”.
 
No que a “boas práticas” diz respeito, Albino Almeida espera que as Assembleias Municipais partilhem o que de melhor se faz em Portugal a nível da elevação e dignificação do poder local e da proximidade com as populações: “nos últimos anos temos a assistido a uma aproximação das populações aos órgãos de poder local. Há de facto um reconhecimento da crescente importância do papel de relevo alcançado por órgãos deliberativos como as AM. Acredito que muita desta proximidade seja fomentada por um crescimento da Democracia local e, sobretudo, pelo trabalho desenvolvido pelas AM que estão cada vez mais presentes na vida dos seus munícipes, como voz ativa dos interesses coletivos”.   
                                                    
Os trabalhos deverão ser enviados até ao dia 30 de junho através do endereço eletrónico geral@anam.pt ou por correio registado com aviso de receção para a sede da ANAM. O regulamento está disponível em www.anam.pt.

1ª Descentralização da Assembleia de Freguesia de Mouronho

 Meus amigos e minhas amigas Mouronhenses,
Dirijo uma primeira palavra para agradecer a vossa presença nesta Sessão Ordinária da Assembleia de Freguesia de Mouronho, mas antes de mais à direção da Comissão de Melhoramentos dos Pousadouros, que logo que entrei em contacto para solicitar o espaço para esta Sessão, se prontificou na cedência do espaço e na sua colaboração para a preparação do mesmo.

Esta Comissão detém um espaço belo e digno fruto da colaboração de várias entidades e pessoas, em que viu a sua construção iniciar, segundo informação prestada, em 1985, é nos dias de hoje uma referência na sua população, prova disso é a sua afluência aos domingos, o que para nós é sem dúvida um motivo de orgulho, enquanto autarcas responsáveis da freguesia.

Tenho um carinho especial com os Pousadouros, não só pelos amigos de longa data, mas também pelas ilustres pessoas que muito colaboraram para o desenvolvimento desta associação e da nossa Freguesia, e perdoem-me a particularidade, mas não podia deixar de referir e homenagear desta forma simbólica estes dois amigos que já não estão entre nós, o Sr Carlos Figueiredo e o Sr Jaime Pimpão, duas pessoas exemplares, o que em sua homenagem pedia à Assembleia um minuto de silêncio.

As associações são um dos grandes pilares das suas localidades, tendo em si um papel bastante importante no que concerne ao desenvolvimento das mesmas. Estas são responsáveis maioritariamente pela camaradagem e movimentação, são obras criadas por aficionados das suas terras que insistem na sua valorização e dinamização. O voluntariado é sem dúvida um dos pontos fortes, no qual as populações se envolvem, mas que teve infelizmente uma pausa obrigatória devido à pandemia pelo qual todos nós passamos.

Não ficando indiferente a esta dinâmica, esta Assembleia eleita para o quadriénio 2021-2025, pretendeu desde logo iniciar um périplo pelas associações da freguesia, não só como forma de reconhecimento do seu exímio trabalho e posturas exemplares, mas também pela intenção da proximidade da Assembleia para com a sua população. Somos eleitos pelo povo para servir o povo, desta forma pretendemos reforçar esta relação de proximidade.
 
Saúdo todos os membros desta assembleia e espero de todos um comportamento de elevado civismo, respeito pelos outros e pelas suas ideias, as quais gostaria que fossem sempre suportadas numa linguagem correta simples e objetiva – postura digna de um eleito.

Carlos Mesquita

Presidente da Assembleia de Freguesia de Mouronho

Marchadora olímpica Inês Henriques denuncia “assédio sexual durante o treino”

A marchadora olímpica Inês Henriques denunciou hoje uma situação de “assédio sexual durante o treino” em Rio Maior, admitindo ter ficado “apreensiva e com medo” da situação.
“Piropos às vezes acontecem, não gosto! Porque estou a fazer o meu trabalho e gosto de ser respeitada, mas infelizmente tornou-se uma coisa banal. Uma situação destas é de deixar-nos apreensivas e com medo! E se nos tira a nossa tranquilidade tem que ser denunciada”, escreveu, no Facebook.
Inês Henriques, de 41 anos, campeã da Europa em Berlim2018 e do mundo em Londres2017, nos 50 quilómetros marcha, acusou um indivíduo de “raça negra e com mais de um metro e noventa” de lhe ter “exibido o pénis”, durante uma conversa de circunstância na qual fazia o aquecimento para o treino na estrada da Caniceira, na qual treina “há mais de 30 anos”.
“Por norma, sou simpática com todas as pessoas e dei os bons dias. Ele olhou, parou e perguntou-me se era atleta. Respondi que sim e estávamos a ter uma conversa circunstancial, senti que se estava a aproximar muito de mim e afastei-me e continuei a preparar-me para o meu treino. Abri o carro, para tirar as sapatilhas e, quando olho para ele, isto tudo em menos de dois ou três minutos, o indivíduo já estava a exibir o pénis”, revelou.
A atleta do Clube de Natação de Rio Maior, que aguardava pelo treinador Jorge Miguel, disse ter “reagido com palavras agressivas”, pois “não admitia tal falta de respeito” e posteriormente apresentou queixa na GNR assumindo que só poderá identificar o prevaricador, “que não avançou e foi-se embora”, caso o veja novamente.
“Como foi grave, é um crime e como mulher não me devo calar! Nenhuma mulher deve-se calar perante uma situação de assédio sexual, seja qual forma for! Estou a divulgar a situação para alertar e (as mulheres) terem cuidado”, concluiu.
Inês Henriques foi 20.ª em Atenas2004, 15.ª em Londres2012 e 12.ª no Rio2016.

Madremedia/Lusa
Imagem: Epa-Facundo Arrizabalaga

Sem restrições, com cravos vermelhos, “Grândola, Vila Morena” — e um desmaio. Foi assim a sessão do 25 de Abril

 Com cravos e sem restrições, mas há uma máscara que se destaca
Pela primeira vez desde o início da pandemia de covid-19, a Revolução dos Cravos está a ser assinalada na Assembleia da Republico sem número limitado de presentes e também sem uso obrigatório de máscara no parlamento – regra que deixou de vigorar na sexta-feira;
Na Sala das Sessões, foram muito poucos a usá-la, com destaque para o primeiro-ministro, António Costa;
Quarenta e cinco minutos antes de a sessão solene começar, às 09:15, já havia deputados, convidados e altas entidades dentro da Sala das Sessões e, em cada lugar (incluindo a bancada de imprensa), foram colocados um programa e um cravo, a flor símbolo da Revolução;
Como sempre, esta flor foi mais usada pelas bancadas à esquerda - com muitos deputados e deputados a estenderem o vermelho às gravatas e alguns pormenores de vestuário -, mas também vários deputados do PSD usaram cravo na lapela, casos de Joaquim Miranda Sarmento ou Afonso Oliveira, mas não o presidente do partido, Rui Rio;
Mais à direita, nas bancadas da IL e do Chega não se viram quaisquer cravos na lapela;
Nas galerias, cheias como não se via desde 2019, estiveram, como habitualmente, representantes da Associação 25 de Abril, entre os quais o seu presidente, Vasco Lourenço;
A secretária-geral da CGTP, Isabel Camarinha, o presidente da Comissão da Liberdade Religiosa, Vera Jardim, e muitos secretários de Estado foram alguns dos que ocuparam as galerias;
Entre os convidados com lugar entre a bancada dos deputados e a do Governo, estiveram a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, o chefe do Estado Maior General das Forças Armadas e os chefes militares dos três ramos;
Se o almirante Gouveia e Melo, que coordenou a task force da vacinação contra a covid-19, foi um dos convidados mais requisitados, quer para cumprimentos, quer até para fotografias, Carlos Moedas foi um dos mais ativos nos cumprimentos;
De cravo na mão, como tem feito o Presidente da República nestas sessões solenes, Moedas fez questão de ir cumprimentar vários ministros da bancada do Governo, dirigindo-se depois aos deputados do seu partido, o PSD, e também aos da IL;
Pelas 09:40, o Governo em peso ocupou a sua bancada, todos de cravo na lapela, e alguns ministros, como António Costa Silva e Ana Mendes Godinho, fizeram questão de ir cumprimentar os líderes do PCP e do BE, Jerónimo de Sousa e Catarina Martins;
Já Pedro Nuno Santos e Duarte Cordeiro também aproveitaram os momentos antes do arranque da sessão para ir conversando com deputados do PS;
Na tribuna ‘vip’, apenas esteve um presente um antigo Presidente da República, Ramalho Eanes, com a mulher Manuela Eanes, - Cavaco Silva já não marca presença nestas sessões há alguns anos - bem como os antigos presidentes da Assembleia da República Eduardo Ferro Rodrigues e Mota Amaral, todos de cravo na lapela.
Da manifestação no exterior aos discursos na Assembleia
Lá fora, um grupo de cerca de 20 pessoas manifestou-se quando chegaram as três principais figuras do Estado, usando um megafone para gritar “vergonha” e reivindicarem “um verdadeiro 25 de Abril”;
Minutos antes da sessão solene começar, no hemiciclo, deputados, convidados e altas entidades receberam de pé o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, de cravo na mão, e o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, na lapela, seguindo-se o hino nacional, com alguns deputados do Chega a ouvirem-no de mão no peito;
Seguem-se as intervenções dos partidos - com problemas de som no início da primeira intervenção, do deputado do Livre -, de Augusto Santos Silva e de Marcelo Rebelo de Sousa;
Rui Tavares, do Livre, é o primeiro a discursar na Assembleia da República e fala da "luta pela liberdade", comparando-a com a luta pela igualdade. O deputado único do Livre enalteceu o acesso ao ensino público para todos como uma das maiores conquistas do 25 de Abril de 1974, um dia que “valeu por séculos”. “A democracia que construímos com o 25 de Abril, representou finalmente uma possibilidade de acesso ao ensino para todos numa escala e de uma forma que nunca tinha existido na história de quase 900 anos deste país”, vincou;
Inês de Sousa Real, do PAN, é a segunda a discursar e lembra que a paz e a democracia "não são dados adquiridos", referindo a situação de guerra na Ucrânia. Refere também que "Abril ainda não tem rosto de mulher", evocando a existência de casos de violência doméstica, abusos sexuais, mutilação genital feminina e desigualdade salarial. "É preciso lutar pelo fim do sexismo e transformar a emancipação feminina em realidade. Só assim a manhã de Abril poderá acordar em plena igualdade e liberdade", defendeu a deputada única do partido;
José Soeiro, do Bloco de Esquerda, começa a sua intervenção por enumerar as funções das mulheres que se levantaram de madrugada "para que esta sessão aconteça". "Há centenas nos bastidores da democracia", disse. O deputado fez um discurso marcado pela defesa dos direitos dos portugueses, alegando que os bloquistas não olham para a “democracia como um protocolo sem conteúdo de igualdade”. “A Revolução não é um património a ser velado com zelo, mas um legado para iluminar as contradições do presente”, defendeu;
Paula Santos, do PCP, referiu que a Revolução de Abril "pôs fim à exploração e à miséria que afetava a esmagadora maioria da população" e possibilitou "profundas transformações na sociedade portuguesa". De seguida, o PCP insurgiu-se contra a “imposição do pensamento único” e a “hostilização de quem livremente emite uma opinião divergente”, rejeitando o que considera serem “tentativas de intimidação” do partido com a finalidade de silenciar a sua intervenção;
Bernardo Blanco, da Iniciativa Liberal, diz que "tivemos 50 anos de silêncio antes do 25 de Abril", com um "sistema político fantoche". “Falta a Portugal o inconformismo de Abril para romper a estagnação. Abril confiou-nos esta difícil missão: a de continuar a querer saber – da política, de Portugal, da Europa e do Mundo. A de continuar a querer saber do futuro”, disse ainda o deputado. “Como Abril nos demonstrou e a Guerra na Ucrânia nos confirma, a democracia é difícil de conquistar, mas fácil de perder”, vincou;
André Ventura, do Chega, começa a intervenção por dizer que "tanto falhou Abril" e pede para que não sejam condecorados "aqueles que mataram e expropriaram em Portugal". "Hoje devíamos olhar para os portugueses e dizer desculpem porque falhámos. Falhámos na justiça que construímos, falhámos no império que se dissolveu e que deixou outros países à sua mercê e famílias à sua sorte, nos jovens que querem emigrar como nunca no país que lhes tinha prometido ser o país da prosperidade, falhámos aos pensionistas e reformados que têm o pior poder de compra da União Europeia", afirmou. O líder do Chega foi aplaudido várias vezes pela sua bancada;
Rui Rio, do PSD, recorda que as celebrações do 25 de Abril devem ser "um momento de autocrítica sério". O presidente do PSD defendeu que a solução para travar o crescimento dos extremismos não é "absurdos cordões sanitários”. “A solução está em nós próprios. A solução está em enfrentar a realidade sem cobardia nem hipocrisia. Está em reformar, ou diria melhor, em romper com o que há muito está enquistado e ao serviço de interesses setoriais ou de grupo”, defendeu;
Pedro Delgado Alves, do PS, referiu que esta é a primeira celebração do 25 de Abril sem o ex-presidente da República Jorge Sampaio. "Junta-se aos eternos", apontou.  “Comemorar o 25 de Abril é, em primeiro lugar, honrar a memória dos que resistiram, sofreram e tombaram para que a liberdade fosse possível. No ano em que os dias em democracia superam o número de dias em ditadura, deu-se a coincidência dessa data ocorrer a 24 de março, dia da revolta estudantil que mobilizou a juventude contra quem a  privava do seu futuro”, declarou. A esta referência a Jorge Sampaio seguiu-se uma prolongada salva de palmas por parte dos deputados, com os socialistas a aplaudirem de pé;
Os discursos de Santos Silva e Marcelo (e uma interrupção devido a um desmaio na AR)
Santos Silva começou a sua intervenção na Assembleia da República com uma evocação à guerra na Ucrânia, que "constitui a mais grave ameaça em décadas". O presidente da AR sustentou hoje que a abertura de Portugal ao mundo é um bem precioso em tempos de ódio e está enraizada numa História de multissecular emigração que estruturou uma sociedade coesa;
O discurso do presidente da Assembleia da República foi interrompido devido à má-disposição de um funcionário parlamentar, que desmaiou junto à bancada do Governo. Vários ministros e deputados levantaram-se para prestar socorro;
Marcelo Rebelo de Sousa começou a sua intervenção com referência a Jorge Sampaio. O Presidente da República enalteceu ainda os capitães de Abril e defendeu que o seu "gesto refundador" deve ser agradecido "pense-se o que se pensar sobre o que foram antes e depois desse gesto";
A sessão terminou com o hino nacional e, de seguida, ouviu-se cantar "Grândola, Vila Morena" no Parlamento.
  • Madremedia

Campanha “Viajar sem pressa” tem início amanhã

 A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) lançam amanhã, dia 26 de abril, a Campanha de Segurança Rodoviária Viajar sem pressa”, inserida no Plano Nacional de Fiscalização de 2022.
A decorrer entre os dias 26 de abril e 2 de maio, a campanha tem como objetivo alertar os condutores para os riscos da condução em excesso de velocidade, dado que esta é uma das principais causas dos acidentes nas estradas e é responsável por mais de 50% das infrações registadas.
Num atropelamento, a probabilidade de existirem vítimas mortais aumenta em função da velocidade a que circulam os veículos. Se um veículo circular a 30 km/h, a probabilidade das consequências de um atropelamento serem mortais é de 10%. Aumentando a velocidade para 50 km/h, a probabilidade passa a ser de 80%.
A campanha Viajar sem pressa integrará:

Ações de sensibilização da ANSR em território continental e da Região Autónoma da Madeira pelos serviços das administrações regionais;
Operações de fiscalização, pela GNR e pela PSP, com especial incidência em vias e acessos com elevado fluxo rodoviário e de acordo com o Plano Nacional de Fiscalização
  • 2022, de forma a contribuir para a diminuição do risco de ocorrência de acidentes e para a adoção de comportamentos mais seguros por parte dos condutores no que respeita à condução em excesso de velocidade.
As ações de sensibilização ocorrerão em simultâneo com operações de fiscalização nas seguintes localidades:
.Dia 26 de abril, às 14h00: Saída do IC19 para Rio de Mouro, Sintra;
.Dia 27 de abril, às 7h00: AE3, Área de serviço da Trofa, Trofa;
Dia 28 de abril, às 10h00: Estrada da Papanata, Viana do Castelo;
.Dia 29 de abril, às 8h00: A1, sentido N/S, Área de Serviço de Antuã, Santa Maria da Feira;
.Dia 2 de maio às 9h00: Estrada Nacional N114 – Avenida Túlio Espanca, Évora.
A ANSR, a GNR e a PSP relembram que a condução em excesso de velocidade é um risco para a sua segurança e dos outros:
.A velocidade é a principal causa de um terço de todos os acidentes mortais;
.Quanto mais rápido conduzimos, menos tempo dispomos para imobilizar o veículo, quando algo de inesperado acontece;
.Numa viagem de 10 km, aumentar a velocidade de 45 para 50 km/hora permite ganhar apenas 1 minuto e 20 segundos. Viaje sem pressa.
A sinistralidade rodoviária não é uma fatalidade e as suas consequências mais graves podem ser evitadas através da adoção de comportamentos seguros na estrada.