quarta-feira, 22 de novembro de 2023

Continua a aposta na melhoria da rede viária interna. CÂMARA MUNICIPAL PROMOVE OBRAS DE PROXIMIDADE POR TODO O TERRITÓRIO MUNICIPAL

A Câmara Municipal de Castelo de Paiva mantém a aposta na beneficiação e recuperação da rede viária interna, e nas últimas semanas avançou com empreitadas de pavimentação em várias zonas do concelho, procurando assegurar uma mobilidade mais funcional e uma melhor qualidade de vida às populações.



No âmbito das suas atribuições, a CM de Castelo de Paiva está a promover obras de proximidade por todo o concelho, procurando aproveitar todas as oportunidades de investimento e foco na concretização, sentir a dinâmica municipal, perceber as preocupações e necessidades da comunidade, avançar com ideias e projectos, ir mais além na melhoria da qualidade de vida da população paivense.

Neste contexto, foram realizadas recentemente obras de proximidade em várias freguesias do território municipal, estando já concluídos os trabalhos de requalificação no 𝗟𝗼𝘁𝗲𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗱𝗼 𝗩𝗮𝗹𝗲 𝗱𝗮 𝗠𝗼𝘁𝗮, na freguesia de 𝗥𝗲𝗮𝗹. A empreitada incluiu a requalificação das condutas águas pluviais, nova conduta de abastecimento de água, saneamento e pavimentação dos acessos, sendo que esta obra representa um investimento municipal superior a 156.645.00 Euros.


Já no território da União de Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso, está concluída a empreitada na Rua das Lages, em Almansôr – Paraíso, um investimento municipal de 22 mil euros e cuja empreitada contemplou obras ao nível da colocação de pavimentação, abastecimento de água, rede águas pluviais e reabilitação de muro existente.


Ainda nesta zona do concelho, foram realizados trabalhos por Administração Directa no Caminho Municipal de Vale Frio, na localidade de Nogueira –Paraíso, ao mesmo tempo que foi intervencionado o Largo de Santa Bárbara, em Folgoso, com trabalhos de conservação e pavimentação, traduzindo-se num investimento de 23, 852 euros, potenciando agora um espaço de circulação com mais conforto e segurança.


Já na Rua do Ponsouro, em Oliveira do Arda, também na UF de Raiva, Pedorido e Paraíso, foram realizados importantes trabalhos de pavimentação, com desvio de águas pluviais e drenagem de águas residuais, numa empreitada superior a 42 mil euros.


A autarquia paivense também realizou uma intervenção na Rua do Pinheiro, em Sá, freguesia de SM de Sardoura, num investimento superior a 91 mil euros, que contemplou trabalhos de pavimentação, sistema de abastecimento publico e drenagem de águas pluviais e residuais.


O Vice-Presidente da autarquia, José António Vilela, sublinhou que, outras intervenções estão agendadas, na perspetiva de concretizar melhoramentos importantes e debelar outras necessidades sinalizadas no território municipal, ajudando a criar melhor condições de vida e bem-estar à população, procurando sempre identificar carências, problemas e expectativas.


Carlos Oliveira
Gabinete de Imprensa e Relações Públicas

“Sem Sobras!”: Abertas as inscrições para aderir ao projeto de compostagem doméstica; Aveiro d’Eça 2023 no Centro de Congressos de Aveiro

 I – “Sem Sobras!”: Abertas as inscrições para aderir ao projeto de compostagem doméstica
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) no âmbito do projeto de compostagem doméstica “Sem Sobras”, está a ofercer kits de compostagem, aos cidadãos que se inscreverem através do formulário disponível no site<https://www.cm-aveiro.pt/servicos/ambiente/residuos-urbanos/sem-sobras-projeto-de-compostagem-domestica> da CMA, ou via postal, em correspondência dirigida ou entregue na área de Atendimento Público da CMA, no Cais da Fonte Nova.
Esta segunda fase do projeto, operacionalizado pela Biorumo, um dos nossos parceiros na gestão de resíduos urbanos, destina-se aos residentes em moradias, que dispõem de jardim, horta ou terreno, e às instituições localizadas em toda a área do Município de Aveiro.
Recordamos que este projeto teve inicio no último mês de setembro, em São Jacinto, e tem como objetivo principal estes transformar e valorizar os resíduos domésticos num fertilizante natural. Desta forma, haverá “Menos Resíduos, Mais Terra, Mais Ria e Melhor Futuro”, dando corpo ao lema desta nossa operação “Sem Sobras!”.

II – Aveiro d’Eça 2023 no Centro de Congressos de Aveiro
No âmbito do programa Aveiro D’ Eça, a Câmara Municipal de Aveiro dedica o próximo dia 23 de novembro, quinta-feira, a recordar a vida e a obra de Eça de Queiroz com a apresentação da versão dramatúrgica d'Os Maias pela ÉTER – Produção Cultural, evento pedagógico que decorrerá no auditório do Centro de Congressos de Aveiro, e que se dirige aos alunos do ensino secundário das escolas do Município.
Nesta adaptação dramatúrgica, salienta-se uma visão realista da obra e explora-se os ambientes românticos da Serra, louvados pelo maestro Cruges e pelo poeta romântico Tomás de Alencar, as estadias de Maria Eduarda no Hotel Lawrence e o encontro de Carlos Eduardo no Hotel Nunes com o raquítico Eusebiozinho e com o devasso jornalista Palma Cavalão e as suas espanholas.
A iniciativa pretende transmitir à comunidade escolar aveirense traços gerais da biografia do autor, a memória da sua passagem por Aveiro, a inspiração e a influência que Eça de Queiroz recebeu da arte e da sociedade, os enredos críticos e as personagens dramáticas ou cómicas que criou, marcas e estilo que o evidenciam na língua e literatura portuguesa.
O programa Aveiro D’Eça conta com a parceria das Bibliotecas Escolares da Rede de Bibliotecas do Município de Aveiro e com o apoio da Fundação Eça de Queiroz, entidade que tem por missão a divulgação e promoção nacional e internacional da obra de Eça de Queiroz, instituição com quem o Município de Aveiro tem um protocolo de colaboração para o desenvolvimento de programas de cooperação cultural de promoção do conhecimento da biografia e da obra do autor, que viveu parte da infância na casa dos avós paternos no lugar de Verdemilho, freguesia de Aradas, em Aveiro.

Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

Castelo de Paiva | Participa nas festividades em honra de Santa Barbára. BANDA DOS MINEIROS DO PEJÃO PROMOVE CONCERTO DE ENCERRAMENTO DA ÉPOCA

 
Em dia véspera do dia de Santa Bárbara, a padroeira dos mineiros, a Banda de Música dos Mineiros do Pejão vai promover no próximo dia 3 de Dezembro, uma jornada de actividades, onde a popular filarmónica e os Mineiros do Pejão, vão estar em destaque, evidenciando-se a realização do habitual concerto musical de encerramento da temporada.
Do programa apresentado pelo elenco directivo da Banda dos Mineiros do Pejão, presidida por Mário Faísca, consta a participação, durante a manhã, na festividade em honra de Santa Bárbara, que se realiza no lugar de Folgoso, na Raiva.

Da parte da tarde, regista-se a partir das 15h30 horas, a realização do Concerto de Encerramento da temporada de 2023, na Igreja Paroquial de Pedorido, sendo que, este dia à família da Banda dos Mineiros do Pejão vai terminar com um Jantar Convívio, a partir das 19h30 horas, com destaque para um animado momento de confraternização da “ Família Pejão “, entre dirigentes, músicos e entidades convidadas.

A organização afecta à Banda dos Mineiros do Pejão, recorda que, para participar no jantar, é necessário reservar através de um dos seguintes contatos: 933192842; 964209449; 914174816; 917266985.

*Carlos Oliveira
Gabinete de Imprensa e Relações Públicas



MUNICÍPIO DE SILVES EXECUTOU REQUALIFICAÇÃO DE ARRUAMENTO NOS MIÕES

 O Município de Silves concluiu recentemente obra de requalificação de arruamento no sítio dos Miões, na freguesia de São Bartolomeu de Messines.
A empreitada envolveu a pavimentação do arruamento em calçada portuguesa e a construção de rede de drenagem de águas pluviais junto à EN264 (estrada Messines/Algoz). O investimento ascendeu a 37 mil euros.
 
A intervenção integra-se na estratégia de valorização de espaços em zonas rurais, preservando a sua autenticidade, e de melhoria do bem-estar, acessibilidades e mobilidade dos residentes e utentes.

Aveiro | “Saúde à Mesa” envolve conversas, workshops e showcookings sobre alimentação saudável

 Estreia esta semana o “Saúde à Mesa”, um novo programa de Alimentação e Saúde promovido pela Fábrica Centro Ciência Viva e pela Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, que inclui conversas informais, workshops e showcookings. que inclui conversas informais, workshops e showcookings.
Com convidados e propostas muito diversos, o programa reúne momentos de esclarecimento e práticas essenciais ao nosso quotidiano, abordando temas como: os mitos da alimentação, os cuidados com o excesso de sal e açúcar, a prevenção e tratamento de doenças através dos hábitos alimentares, entre outros. Este desafio de consciencialização para formas de alimentação saudável, destina-se a público geral, ao fim de semana, e também ao escolar, em horário oportuno.
 
A estreia do novo programa acontece já na próxima sexta-feira, 24 de novembro, às 21h30, com a conversa “Os mitos da alimentação saudável”, que tem como convidado o nutricionista Pedro Carvalho. O evento terá lugar na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro e a entrada é livre.
No sábado, 25 de novembro, às 11h00, acontece o Workshop “Missão: Zero desperdício alimentar”, com Sara Oliveira, autora dos livros “Nem acredito que é saudável” e “Saudável e Sem Desperdício”. Os interessados em participar, podem inscrever-se através do email fabrica.cienciaviva@ua.pt.
 
Todas as informações sobre o programa “Saúde à Mesa” estão disponíveis aqui.

PROGRAMA:
Conversa | Os mitos da alimentação saudável
24 nov ´23 | 6ªf | 21h30

Workshop | Missão:  Zero desperdício alimentar
25 nov ´23| sáb | 11h00

Conversa | Sal e açúcar: de reis a vilãos
15 dez ´23 | 6ªf | 21h30

Workshop | Este Natal o Menu será saudável!
16 dez ´23 | sáb | 11h00

Conversa | Intestino: poderoso aliado!
5 jan ´24 | 6ªf | 21h30

Workshop | Minichef por um dia
7 jan ´24 | dom | 11h00

Conto infantil | À Roda na Cozinha Real
20 jan ´24 | sáb | 11h30

Workshop| O que nos dizem os rótulos dos alimentos
28 jan ´24 |dom | 10h30

Focus group | Triunfos e barreiras na senda da alimentação saudável
3 fev ´24 | sáb | 15h00

Conversa | A alimentação na prevenção e tratamento de doenças
9 fev ´24| 6ªf | 21h30
 
*Teresa Pereira
Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro

Algarve recebe comunidade SIRESP para cinco dias de capacitação


→ Realiza-se hoje, no Portimão Arena, um seminário dedicado às comunicações de emergência. 
 
→ Iniciativa está inserida na terceira edição do SIRESP Bootcamp que, de 20 a 24 de novembro, reúne a comunidade de utilizadores desta rede. 
 
→ Os cinco dias de trabalhos são dedicados à formação e inovação, bem como à realização de demonstrações e exercícios. 
“É com muito gosto que realizamos esta terceira edição do SIRESP Bootcamp”, começou por partilhar o presidente da SIRESP, o General Paulo Viegas Nunes, na abertura dos trabalhos do seminário integrado nesta iniciativa da Siresp, SA. Destacando a atual “emergência de ameaças transversais e de natureza híbrida”, Paulo Viegas Nunes realçou a importância de “estimular a colaboração enquanto fator fundamental para consolidar a inovação” e a ligação à indústria. 
Ao longo da próxima década, acrescentou, será dado um “salto tecnológico”, no âmbito de um processo em que a rede SIRESP é vista como “um ecossistema vivo que responde às necessidades dos seus utilizadores”. “A Siresp SA assenta a sua visão estratégica em três eixos: pessoas, processos e tecnologia”, reforçou. 
 
As palavras do General Paulo Viegas Nunes enquadram a abertura oficial da terceira edição do SIRESP Bootcamp. Durante cinco dias, entre 20 e 24 de novembro, a comunidade de utilizadores desta rede está reunida na região do Algarve. A iniciativa visa estabelecer – a nível regional e nacional – a ligação entre a indústria, o meio académico e os atores locais, desenvolvendo competências e discutindo conceitos para posterior aplicação prática e validação operacional.
Tal como nas edições anteriores, o programa destes cinco dias divide-se em quatro fases. Os primeiros dois dias foram dedicados à formação, com a realização de quatro workshops para os utilizadores da rede SIRESP em vários pontos da região do Algarve.
Imagens de uma das sessões de formação do SIRESP Bootcamp 

Os dois primeiros dias de trabalhos incluíram ainda uma das principais novidades desta edição: a realização de uma reunião internacional que reúne operadores da rede Dimetra TETRA de todo o mundo, para discussão de questões operacionais e para troca de ideias e experiências. “Esta é uma reunião colaborativa que permite partilhar as lições aprendidas pelas equipas de vários países”, explicou o moderador da sessão de trabalho, Aaron Donnelly, acrescentando que esta é também uma forma de facilitar a atualização tecnológica na área de comunicações de emergência e de consolidar o feedback oferecido pelos operadores. 
O grupo de trabalho da reunião internacional dedicada à rede Dimetra TETRA

Depois dos primeiros dois dias dedicados à formação, realiza-se hoje, durante todo o dia, o seminário para análise e discussão dos temas relevantes para o setor das comunicações de emergência. A evolução tecnológica das redes “Missão-Crítica” para LTE/5G, a interoperabilidade das comunicações de emergência no espaço europeu e a partilha de casos de estudo serão alguns dos pontos altos deste evento que foca cinco eixos: Transformação, Interoperabilidade, Resiliência, Capacitação e Modernização
 
Os últimos dois dias do SIRESP Bootcamp vão ser dedicados ao teste de ideias e soluções técnicas apresentadas por empresas e à realização de um exercício de validação operacional de conceitos, produtos e serviços. 
 
Ao longo das suas três edições, o SIRESP Bootcamp já envolveu mais de 500 formandos, nas áreas de operação e gestão. “O SIRESP Bootcamp pauta-se por dois fatores essenciais da transformação de qualquer ecossistema, que é o desenvolvimento de competências e a operacionalização de soluções”, destaca o Presidente da Siresp SA, o General Paulo Viegas Nunes, antes de reforçar: “São duas áreas estruturantes do ecossistema SIRESP”.

Pode saber mais sobre o SIRESP Bootcamp aqui.

Enviado pelo
SIRESP

 

Cantanhede | Gândara é o epicentro do romance “Marés vivas da vida”. Livro de Isolete Pessoa apresentado na Biblioteca Municipal

 
“Marés vivas da vida” é o título da mais recente obra da escritora Isolete Pessoa, cuja apresentação editorial decorreu no passado sábado, 18 de novembro, na Biblioteca Municipal de Cantanhede.
Perante várias dezenas de pessoas, a sessão contou com a presença de Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Rui Crisóstomo, médico, ex-autarca e autor das ilustrações do livro, e o editor da publicação, Jorge Castelo Branco.
Pedro Cardoso felicitou a autora por mais uma publicação, desta feita um romance, “nas páginas do qual Isolete Pessoa espraia a sua enorme sensibilidade e tão bem descreve a Gândara, sua terra amada e que traz sempre no coração. Uma Gândara cheia de vida, onde as agruras e as agitações interpessoais marcam presença num romance de leitura compulsiva, que prende o leitor num desfiar cativante de sucessivos acontecimentos implicativos e que não deixam ninguém apático”.
O autarca salientou as qualidades humanas e cívicas da autora – “já nos habituou à excelência do seu trabalho e testemunha plenamente a sua preparação cultural” -, mas também a qualidade literária de “Marés vivas da vida”.
Momentos antes, já as extraordinárias abordagens do editor da publicação, Jorge Castelo Branco, e do ilustrador Rui Crisóstomo, tinham realçado a forte personalidade e a resiliência da autora.
A condução da sessão esteve a cargo de Álvaro Maio, músico e escritor, responsável também por vários momentos musicais e pontuada, ainda, por diversas leituras de fragmentos do livro, por algumas convidadas da autora.

Sobre Isolete Pessoa
Maria Isolete Pessoa Miranda é natural de Cantanhede, onde nasceu a 29 de dezembro de 1951.
Fez parte dos seus estudos secundários no Colégio Infante de Sagres, em Cantanhede, tendo continuado o percurso académico no Liceu Salvador de Sá. Em Luanda, Angola, onde viveu três anos. De regresso a Portugal, fez os estudos universitários na Universidade de Coimbra, tendo obtido a Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas e o Bacharelato em Filologia Românica.
Dedicou a sua vida profissional ao ensino, tendo lecionado quase toda a sua carreira na Escola Secundária de Eça de Queirós, da Póvoa de Varzim.
Publicou, no jornal Gazeta de Cantanhede, o conto “Quando o Sol morre no Horizonte” e outros artigos literários, sob o pseudónimo Luzia Pessoa.
Isolete Pessoa é autora de “Diversos” (poesia) e “Contos Lunares” (contos), apresentados em Cantanhede, em junho de 2021 e em julho de 2022, respetivamente.
“Marés Vivas da Vida” é um romance que pretende ser uma humilde e singela homenagem à Gândara, onde a autora nasceu, terra que ama e traz em si. As personagens que lhe dão vida poderão não ser verdadeiras, os acontecimentos ficcionados, mas por que razão não poderiam mesmo ser reais?

*Paulo Cardantas 
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo



Reguengos de Monsaraz com muita atividade desportiva até ao final do ano


O concelho de Reguengos de Monsaraz vai receber diversos eventos desportivos até ao final do ano. A agenda desportiva integra as modalidades de xadrez, ginástica de trampolins, futebol, cicloturismo e atletismo.
O Reguengos de Monsaraz Chess Festival está a decorrer de 21 a 28 de novembro no Pavilhão Multiusos do Parque de Feiras e Exposições. Esta prova promovida pela AXPortugal – Associação para a Promoção, Prática e Ensino do Xadrez tem torneios de clássicas e de semirrápidas válidos para o ranking da Federação Internacional de Xadrez, abertos a todos os jogadores filiados na Federação Portuguesa de Xadrez nesta época desportiva.
A Secção de Ginástica e Trampolins da Sociedade Artística Reguenguense vai organizar de 24 de novembro a 15 de dezembro as Semanas dos Trampolins. Nestas semanas, os alunos do Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz podem praticar a modalidade no Centro de Treinos de Ginástica e Trampolins.

A final da Taça das Regiões em futebol, organizada pela Associação de Futebol de Évora, realiza-se de 7 a 10 de dezembro no Campo Virgílio Durão. Em competição vão estar as seleções seniores de Évora, Portalegre e Castelo Branco.

No dia 8 de dezembro decorre o Passeio Solidário de Cicloturismo, organizado pelo Clube de Cicloturismo de Reguengos de Monsaraz Trepadores da Planície. A Zona Desportiva de Reguengos de Monsaraz recebe no dia 12 de dezembro o Corta Mato CLDE Alentejo Central, promovido pelo Gabinete de Desporto Escolar.

A 3.ª São Silvestre, organizada pela Junta de Freguesia de Reguengos de Monsaraz, realiza-se no dia 17 de dezembro, com partida às 17h da Praça da Liberdade. De 18 a 22 de dezembro, a Secção de Ginástica e Trampolins da Sociedade Artística Reguenguense promove a Reguengos Cup – Ginástica de Trampolins, no Centro de Treinos de Ginástica e Trampolins e no Pavilhão Municipal.

A final da Taça das Regiões de futebol feminino no escalão de sub 16 vai decorrer de 19 a 22 de dezembro no Parque Desportivo de Corval, numa organização da Associação de Futebol de Évora. A vitória na competição vai ser disputada pelas seleções de Évora, Portalegre e Lisboa.

Carlos Manuel Barão / Comunicação e Imagem

Universidade de Coimbra promove mais uma edição da Feira Internacional de Minerais, Gemas e Fósseis no Museu da Ciência

 
O Departamento de Ciências da Terra (DCT) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) vai dinamizar nos próximos dias 24, 25 e 26 de novembro mais uma edição da Feira Internacional de Minerais, Gemas e Fósseis, no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra.
O certame deste ano, para além de apresentar uma série de expositores nacionais e estrangeiros de minerais de coleção, pedras preciosas, fósseis, material didático e objetos manufaturados de ourivesaria, conta também com o lançamento do 1º Encontro de Colecionadores de Minerais, Gemas e Fósseis.
Esta XXIX edição conta ainda com a apresentação do livro "A Mina em que Vivemos" de Sofia Pereira, investigadora do Centro de Geociências da Universidade de Coimbra, e com ilustração de Alexandra Couto, atividades educativas voltadas para o público mais jovem (Sala Pequenos Geólogos) e escolar, entre outras. Este ano, a Feira terá também a palestra intitulada “Trilobites de Portugal: do Minho ao Algarve”, ministrada pela investigadora Sofia Pereira.
«A Feira Internacional de Minerais, Gemas e Fósseis representa a oportunidade para qualquer individuo, através do colecionismo, da aquisição de um objeto, ou de simples visita, de se poder juntar a este universo natural e vislumbrar a diversidade geológica que é apresentada», consideram Gustavo Gonçalves Garcia e David Silva, membros da organização desta feira.
De acordo com a organização, «a variedade de peças atrai uma diversidade de colecionadores, podendo ser adquiridas peças de países como Afeganistão, Brasil, China, México, Namíbia e Portugal. Por entre gemas e cristais de rara beleza estética e interesse colecionístico, irá estar também presente, à semelhança de edições anteriores, uma enorme variedade de fósseis que registam diferentes idades e ambientes da história da Terra, pelos quais passou a evolução dos organismos. A diversidade parte desde dinossauros e outros répteis antediluvianos, peixes petrificados, trilobites, amonites, fetos gigantes e até insetos preservados em âmbar», conclui.

Este ano a Feira irá apoiar uma vez mais o projeto “O Sorriso da Mafalda”, mas também a organização Latitudes.

Para mais informações consultar o site do DCT ou as redes sociais da Feira.

Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia