quarta-feira, 15 de março de 2023

Padre da lista enviada à Diocese de Setúbal já tinha sido afastado por abuso de menores

O padre em questão foi alvo de um processo por abuso sexual de menores. Na altura, foi afastado, mas, entretanto, retomou o exercício.
A Diocese de Setúbal recebeu cinco nomes de alegados padres abusadores, enviados pela Comissão IndependenteUm dos nomes é um padre que já tinha sido alvo de um processo, afastado e, entretanto, retomou o exercício.
De acordo com um comunicado assinado pelo administrador diocesano de Setúbal, o padre em causa esteve afastado preventivamente na sequência de um processo por abuso sexual de menores e está agora a exercer o ministério.
A Diocese diz que se a Comissão Independente tiver recolhido factos novos será iniciado um novo processo.
Outro padre está afastado do exercício público do ministério, mas na sequência de dois processos canónicos, que não envolvem o abuso de menores. A Diocese espera agora por mais pormenores da Comissão.
Um terceiro padre está "sob jurisdição de diferente autoridade eclesiástica" e, enquanto esteve sob jurisdição do bispo de Setúbal, "nada consta sobre denúncia de abuso de menores".
Em relação aos últimos dois sacerdotes, não existem informações nos arquivos diocesanos que comprovem as denúncias.
Quanto a estes casos, a diocese adianta que aguarda da comissão mais informações.
Serão devidamente tratadas, do mesmo modo como as que têm chegado diretamente à Comissão de Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis da nossa Diocese, a fim de continuarmos a dar o nosso contributo para erradicar, de modo justo e eficaz, os abusos contra menores e adultos vulneráveis, trabalhar na sensibilização e prevenção, adotando uma atitude de "tolerância zero" perante estas situações e prestar apoio e cuidado às vítimas", acrescenta.
Cinco padres já foram suspensos até ao momento
A Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais contra as Crianças na Igreja Católica Portuguesa validou 512 testemunhos e afirmou existir pelo menos 4.815 vítimas, de casos ocorridos entre 1950 e 2022.
Desde a apresentação dos resultados da Comissão, 21 dioceses no país já se pronunciaram sobre as listas de nomes. Em causa estão as dioceses do Funchal, Angra, Évora, Viana do Castelo, Algarve, Portalegre, Viseu, Guarda, Braga, Lisboa, Porto, Aveiro, Santarém, Setúbal, Leiria-Fátima, Bragança-Miranda e Vila Real.
Foram suspensos, até ao momento, cinco padres e um leigo suspeitos de abusos sexuais de menores.

SIC Notícias

Liga MEO Surf – Allianz Figueira Pro marca arranque da 1ª divisão do Surf Português


Figueira da Foz (15/03/2023) – O Allianz Figueira Pro, etapa inaugural da Liga MEO Surf 2023, realiza-se de 24 a 26 de Março na praia do Cabedelo, na Figueira da Foz. Os melhores surfistas nacionais estão de volta a uma das melhores ondas do país, no arranque da discussão dos títulos nacionais masculinos e femininos.
As longas direitas da praia do Cabedelo vão ser palco do mais alto nível de surf. Teresa Bonvalot e Guilherme Ribeiro, campeões em título da Liga MEO Surf, vão querer começar a defesa dos seus títulos com uma prestação forte na Figueira da Foz.

Pedro Santana Lopes, Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz
“É com alegria e grande satisfação que a Figueira da Foz recebe, mais uma vez, os melhores surfistas de Portugal para o arranque da Liga MEO Surf. As expetativas são sempre positivas para a receção dos atletas de elite da 1º divisão do surf português e dos milhares de turistas que os acompanham para assistir de perto o evento que marca o calendário desportivo do município.
A Figueira da Foz tem uma conexão profunda com o mar. São 34km de praias e, muitas delas, reúnem as condições ideais para a prática do surf, o que faz do concelho um destino turístico de excelência para os amantes da modalidade. É, sem dúvida, um orgulho acolher a etapa inicial da primeira divisão desta modalidade olímpica extraordinária, que se tornou um importante produto turístico para a nossa cidade. Que os ventos soprem a favor e que tenhamos um fim de semana repleto de boas ondas para todos!”

Além de dar o tiro de partida na luta pelos títulos nacionais, o Allianz Figueira Pro é, simultaneamente, a primeira de três etapas da Allianz Triple Crown, um sub-troféu que irá distinguir os melhores surfistas que obtenham os melhores resultados no conjunto das etapas da Figueira da Foz, Ericeira e Ribeira Grande.

Allianz Triple Crown - Quadro de Campeões
2022 - Guilherme Fonseca e Teresa Bonvalot
2021 – Vasco Ribeiro e Francisca Veselko
2020 – Afonso Antunes e Teresa Bonvalot
2019 – Miguel Blanco e Teresa Bonvalot
2018 – Gony Zubizarreta e Camilla Kemp

Guilherme Fonseca e Teresa Bonvalot são os atuais detentores do troféu que distribui um prémio igualitário para ambas as categorias e que este ano vai já para a sua nona edição.

José Francisco Neves, Membro do Comité Executivo da Allianz Portugal e Diretor de Transformação e Marketing

“Este ano celebramos 10 anos de associação da Allianz Portugal ao Surf nacional! Em 2013 tomámos a decisão de apoiar um dos desportos em maior crescimento no nosso país, o que se tem revelado numa parceria extremamente valiosa para ambas as partes. É notória a evolução do Surf em Portugal e quando se fala desta modalidade já existe uma associação natural à marca Allianz. Somos reconhecidos como a seguradora deste desporto e isso faz com que continuemos a apostar, ano após ano, na principal competição no nosso país. 2023 também marca o 8º ano em que lançámos o Allianz Triple Crown. A primeira etapa do nosso troféu - o Allianz Figueira Pro, acontece como habitualmente na praia do Cabedelo, onde já nos sentimos em casa. É com grande entusiamo que estamos de volta.”

Os atuais campeões nacionais, Guilherme Ribeiro e Teresa Bonvalot, vão ser os únicos a envergar a licra amarela de líderes do ranking Go Chill do ano passado. Guilherme Ribeiro fez história ao conquistar o primeiro título nacional da sua carreira levando-o para a Costa de Caparica, algo que já não acontecia há 24 anos. A afirmação da nova geração já era uma realidade nos últimos anos na Liga MEO Surf e o título do jovem surfista de 20 anos veio provar que através do trabalho e dedicação é possível enfrentar e vencer surfistas mais experientes. Já Teresa Bonvalot fez igualmente história ao tornar-se tetracampeã nacional juntando mais um importante título à sua brilhante carreira.

Guilherme Ribeiro, campeão nacional em título
“Este ano preparei-me melhor porque fui fazer a pré-época ao Havai com o objetivo de trabalhar os meus pontos fracos. E quero mostrar o fruto desse trabalho na Liga MEO e no circuito mundial de qualificação. Vou começar o ano de licra amarela e sei que outros olham para mim como um alvo, mas eu gosto de heats bem disputados. Gosto das ondas da Figueira da Foz seja no Cabedelo ou na Murtinheira. Apesar de nunca ter vencido a etapa, tenho tido sempre bons resultados nos últimos 4/5 anos. E este ano vou lá para ganhar.”

Historial de vencedores do Allianz Figueira Pro – Últimos quatro anos:
2022 – Vasco Ribeiro e Francisca Veselko
2021 – Vasco Ribeiro e Yolanda Hopkins
2020 – Frederico Morais e Teresa Bonvalot
2019 – Gony Zubizarreta e Yolanda Hopkins

Allianz Figueira Pro 2022 em números:
– Campeões da Etapa: Vasco Ribeiro e Francisca Veselko;
– 1093 ondas surfadas por 104 surfistas inscritos;
– Melhor onda (máximo 10 pontos): Vasco Ribeiro, 9.25 pontos. Yolanda Hopkins, 9.25 pontos.
– Melhor pontuação (máximo 20 pontos): Vasco Ribeiro, 17pontos.

Em termos de prémios paralelos, o Allianz Figueira Pro irá incluir o Joaquim Chaves Saúde Best Wave (melhor onda da etapa); Bom Petisco Girls Score (melhor pontuação exclusivamente dedicada às senhoras), Go Chill ExpressionSession (melhores manobras tanto no masculino como no feminino), Waversby Round (melhor performance desportiva no round 3) e ainda os prémios reservados aos melhores surfistas locais da Figueira da Foz.

Fantasy Surfer – Mais informações em fantasy.ansurfistas.com
Prémio vencedor da etapa: Relógio Rip Curl Search GPS 2
Prazo de constituição das equipas: hora do Call do primeiro dia de prova

A nível televisivo, o Allianz Figueira Pro poderá ser acompanhado em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, e em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2023 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Joaquim Chaves Saúde, Bom Petisco, Go Chill, Corona, Somersby, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local do Municípios da Figueira da Foz, o apoio técnico da Associação de Surf da Figueira da Foz e da Federação Portuguesa de Surf.

Mais informações em www.ansurfistas.com.

Fotos: Guilherme Ribeiro e Figueira da Foz. (Créditos: Jorge Matreno/ANSurfistas)

Cidade da Covilhã vai receber durante três dias o maior debate nacional sobre turismo interno

 

Fórum "Vê Portugal" leva à Serra da Estrela alguns dos maiores especialistas para "Tecer Novos Caminhos para o Turismo Interno".
A cidade da Covilhã vai acolher, de 29 a 31 de maio, a 9.ª edição do Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”. Esta é uma iniciativa emblemática da Turismo Centro de Portugal, que todos os anos junta especialistas nacionais e internacionais para uma discussão alargada sobre os desafios colocados pelo turismo interno.
Covilhã sucede a Viseu, Aveiro, Coimbra, Leiria, Guarda, Castelo Branco, Caldas da Rainha e Tomar, as cidades do Centro de Portugal que acolheram as edições anteriores. Este ano, o tema central do evento desafia a “Inspirar. Criar. Tecer Novos Caminhos para o Turismo Interno".
A apresentação do evento aconteceu hoje, no Teatro Municipal da Covilhã, com a participação de Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal, José Miguel Oliveira, vice-presidente da Câmara Municipal covilhanense, Jorge Loureiro, vogal da Comissão Executiva da Turismo Centro de Portugal, e Adriana Rodrigues, chefe do Núcleo de Comunicação, Imagem e Relações Públicas da Turismo Centro de Portugal.
Na ocasião, Pedro Machado explicou os motivos da realização deste fórum na Covilhã. “Ao escolhermos a Covilhã para sede desta edição do Vê Portugal, estamos a dar um sinal da relevância do interior para o turismo interno. Os números dão conta da importância do turismo interno. Desde a pandemia, o mercado interno respondeu de forma muito positiva, tendo reforçado a sua importância no ano de 2022.”, sublinhou Pedro Machado. “Neste Fórum”, acrescentou, "queremos estreitar ainda mais os laços com Espanha, que consideramos o nosso mercado interno alargado. Não podemos esquecer que Espanha e Portugal juntos constituem a maior plataforma mundial de receção de turistas, com cerca de 200 milhões de consumidores. Portugal deve rever a atenção que dedica a este mercado, que está disponível o ano inteiro e com o qual partilhamos muitas afinidades".
Outro fator que está na génese do Fórum Vê Portugal é "a diversidade que os diferentes polos turísticos do país oferece à marca Portugal", considerou Pedro Machado. "São os nossos territórios que, a montante, fazem a riqueza da oferta da marca Portugal. Com este fórum, queremos aumentar a perceção dos territórios do interior, muitas vezes injustamente esquecidos", justificou.

Na qualidade de anfitrião do evento, José Miguel Oliveira destacou que "a aposta no turismo tem dado frutos na Covilhã". "O turismo industrial, o turismo de natureza -- com a nossa Serra da Estrela --, o turismo gastronómico e a arte urbana são fatores que atraem cada vez mais portugueses. Neste fórum, convidamos todos os participantes a descobrir um interior com qualidade", considerou.

Um programa com debate e atividades para os participantes

Coube a Adriana Rodrigues apresentar com maior detalhe o programa do Fórum Vê Portugal, que durante três dias vai tornar a Covilhã a capital do turismo interno. O programa, ainda por completar, pode ser consultado em https://bit.ly/3yCiYU2 ou www.facebook.com/forumveportugal.

Os trabalhos começam na tarde de dia 29 de maio. Entre as 17h00 e as 19h00, o espaço do New Hand Lab recebe a segunda edição das "Reuniões B2B”. Esta é uma iniciativa que tem como objetivo juntar os agentes da oferta turística da sub-região Beiras e Serra da Estrela com operadores turísticos e agentes de viagens nacionais. Segue-se um Welcome Drink no Pena D´Água Boutique Hotel, reservado aos participantes nestas reuniões B2B.

O dia seguinte, 30 de maio, tem uma manhã preenchida com debates e apresentações no Teatro Municipal da Covilhã.

A Sessão de Abertura do evento terá a participação de Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal, Mário Raposo, reitor da Universidade da Beira Interior, Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, e Nuno Fazenda, secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços.

Seguem-se dois momentos que seguramente deixarão a audiência conquistada. Jorge Sequeira, um dos mais conhecidos "motivational speakers" nacionais, fará uma preleção a todos os presentes, com o tema "Dar ao Pedal - Destino e Partida Sem Igual"; e Luís Osório, escritor e jornalista, cronista diário na TSF, fará um "Postal do Dia" especial.

Às 12h00 tem lugar mais um momento alto do dia, com o debate "Turismo Interno - Desafios para Portugal". A conversa junta um painel alargado, que inclui Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, e quatro presidentes de regiões de turismo: Pedro Machado, do Centro de Portugal; Luís Pedro Martins, do Porto e Norte de Portugal; Vítor Silva, do Alentejo; e João Fernandes, do Algarve.

A tarde do segundo dia desafia todos os participantes no "Vê Portugal" a "Inspirar para Criar, na Covilhã". Esta iniciativa, em parceria com o Município da Covilhã, o Museu de Lanifícios da UBI e o New Hand Lab, pretende estimular a criatividade dos participantes e promover os principais ativos turísticos do concelho. Os participantes podem escolher entre cinco atividades, todas gratuitas mas limitadas ao número de vagas. As hipóteses são as seguintes:

Roteiro de Arte Urbana – Um passeio pelo centro histórico da cidade, onde o passado se cruza com o presente nos murais de conceituados artistas, como Vhils ou Bordalo II.
Visita ao Museu de Lanifícios da UBI – A visita percorre a história dos lanifícios e dá a conhecer os saberes-fazer que lhe estão associados. Revela uma indústria que, sendo das mais antigas, continua hoje bem viva na região.
Oficina de Criação no New Hand Lab – Uma oficina, com orientação de Ana Paula Almeida, que consiste em criar uma peça decorativa revestida a crochet, com fios de lã produzidos na própria fábrica.
Percurso pedestre pela Rota da Floresta – Em pleno Geopark Estrela, um momento de exploração do património natural que liga a Covilhã ao Parque Natural da Serra da Estrela, fará as delícias dos amantes da natureza.
Percurso Caminho de Santiago no Concelho da Covilhã – Percurso secular entre cerejais, onde se respira natureza, história e hospitalidade. Usufruir das belas paisagens, enchendo os pulmões de ar puro, é o desafio.

Jantar Oficial distingue personalidades do Turismo

À noite, terá lugar o Jantar Oficial “Vê Portugal”, um dos momentos mais altos do programa e que já é uma tradição instituída em edições anteriores deste fórum. Esta é a ocasião em que a Turismo Centro de Portugal homenageia empresas e personalidades que se destacam no setor turístico nacional e regional, nomeadamente ao nível da Sustentabilidade, Restauração e Hotelaria, assim como a marca e a personalidade do ano.

Durante o Jantar Oficial, serão também entregues os Prémios do Concurso de Empreendedorismo Turístico José Manuel Alves, instituído pela Turismo Centro de Portugal e que distinguem projetos inovadores no setor do Turismo, e os Prémios de Teses Académicas, que incidem igualmente sobre o Centro de Portugal. As informações sobre estes prémios e as candidaturas estão disponíveis em https://bit.ly/3ZqEIy5.

Ainda haverá tempo para a atribuição dos prémios “Best of Responsible Trails”. Estes são promovidos pela A2Z Consulting e distinguem anualmente os percursos ao ar livre (walking e cycling) que se destacaram no ano anterior pelas melhores práticas, com a atribuição dos “Best of Responsible Trails”, em três categorias (Inteligente, Conservação e Comunidade).

A participação no Jantar Oficial "Vê Portugal", tal como no Fórum, é gratuita e limitada, com obrigatoriedade de inscrição e sujeita a confirmação.

O dia 31 é integralmente dedicado ao debate. Começa com o painel "Inspirar para Garantir a Sustentabilidade do Turismo", que terá como oradores Luigi Cabrini, presidente do Conselho de Administração do Conselho Global de Turismo Sustentável; Alfredo Vasconcelos, Co-Owner e Produtor Executivo do Boom Festival; e João Leitão, professor e diretor da UBIExecutive Business School e do MBA@UBI e Presidente da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional.

Segue-se o painel "Marketing Territorial: como (re)criar e vender (bem) um destino", com dois grandes especialistas no tema: Edson Athaíde, CEO & diretor criativo na FCB Lisboa; e Luís Paixão Martins, consultor de comunicação.

A manhã termina com duas comunicações. David Vidal Cabaleiro, Diretor de Desenvolvimento e Sucesso Comercial do Cliente no Sul da Europa da Amadeus, falará sobre "Escassez de Recursos Humanos no Turismo: É a Transição Digital a Solução?" e Roberto Antunes, Diretor Executivo do Nest Portugal - Tourism Innovation Center, abordará "A Importância da Inovação e o Uso da Tecnologia na Cadeia de Valor do Turismo".

O painel "Turismo no Interior do País - Desafios e Oportunidades" marca o arranque da tarde do terceiro dia. Para esta conversa, contribuem Maria Regina Gouveia, vereadora da Câmara Municipal da Covilhã; Dulcineia Catarina Moura, Coordenadora Executiva da Territórios do Côa; Jorge Pessoa, empresário, e Miguel Martins, presidente da Associação Ibérica do Turismo do Interior.

Já a caminhar para o final do encontro, Cecília Meireles, advogada e ex-secretária de Estado, será uma das protagonistas do painel "Caminhos para o Futuro do Turismo Interno", com os restantes nomes ainda por confirmar.

A Sessão de Encerramento do Fórum Vê Portugal estará a cargo de Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal, Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã e Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal.

As inscrições, gratuitas, no Fórum "Vê Portugal" podem ser feitas em https://bit.ly/3FjOEBq.

INTERRUPÇÃO DE FORNECIMENTO DE ÁGUA NO DIA 16 DE MARÇO NA URBANIZAÇÃO DO VALE DO OLIVAL ENTRE AS 09H00 E AS 13H00

 A Câmara Municipal de Silves informa que, devido à necessidade de execução de trabalhos na rede de abastecimento de água no âmbito da empreitada “Repavimentação de arruamentos na Urbanização Vale do Olival”, o fornecimento de água será interrompido na Urbanização do Vale do Olival, na freguesia de Armação de Pêra, entre as 09h00 e as 13h00.
Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.
Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860.

Cantanhede | Até 10 de abril. Três projetos finalistas do Orçamento Participativo Jovem estão a votos

 

O Município de Cantanhede, enquanto entidade organizadora, congratula-se e felicita a participação de todos os candidatos à 1.ª edição do Orçamento Participativo Jovem (OPJ) 2023, enaltecendo o seu gesto de cidadania, pela apresentação das várias ideias/projetos.

Terminado o prazo da análise técnica das propostas/projetos apresentados, a Comissão de Análise do OPJ verificou a conformidade das propostas de investimento com as normas facultadas para o efeito, bem como, a viabilidade técnica, económica, público-alvo, carácter diferenciador, exequibilidade, custo de manutenção e competência de execução, face aos objetivos desta primeira edição do OPJ.

Assim, foram aprovadas para votação 3 candidaturas: “Catraia – A nova maré de arte sustentável”; “Cantanhede 2023 Young People Summer”; e “Escalada na Pedreira”.

Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal com o pelouro da Juventude, sublinhou “o importante trabalho da Comissão de Análise que nesta primeira fase selecionou os projetos que vão ser submetidos a votação”, tendo realçado “a importância deste processo de participação democrática e de maior envolvimento dos jovens nos processos de decisão, no qual lhes foi dada a oportunidade de identificar e propor projetos que considerem de interesse para o concelho. Nesta fase de votação, serão também os jovens a decidir qual desses projetos corresponde mais aos seus interesses e expectativas e qual destes, pretendem que seja alvo de investimento público municipal”.

O autarca espera “uma boa mobilização dos jovens, proponentes e votantes, o que constituirá um bom exemplo de manifestação e participação cívica”. “Este processo de consulta direta aos cidadãos mais jovens é também uma forma de promover e motivar ainda mais a cidadania ativa, pelo que esta primeira edição tem sobretudo o papel de incentivar à participação”, concluiu.

A votação está a decorrer até dia 10 de abril, no site do Município (https://www.cm-cantanhede.pt/participa/projetos/2/orcamento-participativo-jovem-2022), ou nas instalações da Câmara Municipal de Cantanhede, mediante apresentação do cartão de cidadão e de comprovativo de residência.

No Orçamento Participativo Jovem podem votar os jovens entre os 16 e 30 anos de idade.

Mais informações poderão ser obtidas no Gabinete da Juventude, presencialmente no edifício dos Paços de Concelho, ou através do email juventude@cm-cantanhede.pt, ou pelo número 231 410 154.

PROJETOS A VOTAÇÃO

Catraia - a nova maré de arte sustentável”, proposto por Mariana Andrade, é um projeto de intervenção comunitária que procura despertar a consciência ambiental através de atividades inovadoras e de uma oferta cultural diferenciada. Com lugar na Praia da Tocha, única praia balnear do Concelho de Cantanhede, que preserva ainda uma forte tradição piscatória e turismo pouco massificado, procura-se oferecer um programa multidisciplinar com atividades totalmente gratuitas (música, desporto, instalações, conversas e oficinas), cujo sucesso se baseia nos princípios fundamentais do voluntariado e associativismo e no envolvimento ativo dos jovens.

Valor orçamentado: 30.445,00€

Cantanhede Young People Summer 2023”, proposto por Tiago Vinagreiro, tem como objetivo dinamizar, desenvolver e potenciar o concelho de Cantanhede nas áreas temáticas do Turismo, Cultura e Desporto. Para alcançar este objetivo, foram definidos quatro objetivos: atrair potencial jovem ao concelho de Cantanhede; valorizar o património cultural e turístico da região; promover uma boa relação entre as instituições políticas do concelho e os jovens; e promover a saúde mental e o bem-estar físico e psicológico dos jovens. Para alcançar esses objetivos são propostas várias atividades nas áreas temáticas propostas.

Valor orçamentado: 44.000,00€

Escalada na pedreira” é um projeto proposto por Maria Faria, que consiste em equipar a pedreira do parque verde da aldeia da Pena com vias de escalada e, com isto, oferecer a possibilidade de praticar esta modalidade a todas os jovens que assim o desejem. Perante a ausência de locais para a prática de escalada no concelho de Cantanhede e a crescente visibilidade da mesma, pretende-se criar condições para promover a sua atividade e desenvolvimento, nomeadamente, oferecer a possibilidade de praticar esta modalidade a todos os jovens que assim o desejem, de forma segura e organizada.

Valor orçamentado: 7.620,00€

Cantanhede | Dia Internacional da Matemática assinalado com palestras no Agrupamento de Escolas Gândara Mar

 

Numa iniciativa conjunta com a Associação de Professores de Matemática (APM), o Agrupamento de Escolas Gândara Mar, na Tocha, comemorou esta terça-feira, 14 de março, o Dia Internacional da Matemática.

O programa da efeméride, que decorreu ao longo de todo o dia, incluiu palestras para alunos dos 1.º e 2.ºciclos, com transmissão online, e o anúncio dos vencedores do concurso “O que é a Matemática?”, promovido pela APM, nas categorias pré-escolar e 1.º ciclo.

Presente na sessão em representação do Município de Cantanhede, o vice-presidente com o pelouro da Educação, Pedro Cardoso, elogiou o Agrupamento de Escolas Gândara Mar “pela capacidade organizativa e por acolher e dinamizar esta iniciativa”, inserida nas comemorações do Dia Internacional da Matemática.

Este é uma excelente oportunidade para celebrar a importância da Matemática, um tesouro da inteligência humana, na ciência, no pensamento, no conhecimento, assim como o papel preponderante desta disciplina em todas as áreas da nossa vida, das coisas mais simples aos estudos mais complexos. O desafio é chegar a todos - alunos, professores, educadores, pessoal auxiliar, pais e encarregados de educação de forma a promover a literacia científica”, sublinhou.

Já Ricardo Valente, da Direção da APM, agradeceu disponibilidade do Agrupamento de Escolas Gândara Mar para a realização do evento e ao Município de Cantanhede por ter proporcionado todas as condições técnicas.

O diretor do Agrupamento de Escolas Gândara Ma, João Gomes, fez um balanço muito positivo do evento, destacando “o enorme sucesso das comemorações do Dia Internacional da Matemática que decorreram no nosso agrupamento” e sublinhando “o enorme reconhecimento nacional com destaque a vários níveis, em particular pelo extraordinário número de visualizações em direto”.

Destaque no programa foi também a palestra de Carlos Marinho, um dos matemáticos mais requisitados do país, que com o “Matemática Tem Magia!”, explicou aos alunos a disciplina de uma forma divertida.

Doutorado em Matemática pela Universidade de Vigo, Carlos Marinho é autor dos livros “Mundo da Matemática” e “Só Me Arranjas Problemas!”, para além de comentador televisivo para as áreas da Educação e da Matemática.

O Dia Internacional da Matemática é conhecido mundialmente como o Dia do PI, porque na nomenclatura anglo-saxónica, o dia 14 de março escreve-se 3/14, os primeiros algarismos do número PI. A partir de 2020, e por decisão da UNESCO, este dia passou a ser oficialmente o Dia Internacional da Matemática.


JAZZ NAS ADEGAS SILVES APRESENTA STRING REEED TRIO

 A próxima sessão do JAZZ NAS ADEGAS tem lugar já nos próximos dias 24 e 25 de março pelas 21h00 e 17h00, respetivamente, na Quinta do Rogel em Alcantarilha e conta com a atuação de STRING REED TRIO.
Os String Reed Trio, são um projecto sediado em Huelva (Espanha) constituído por três músicos da região que foram buscar as suas influências ao Swing dos anos 50 do século passado.
Na sua atuação vamos ouvir temas de artistas como Duke Ellington, Count Basie, Benny Godman, entre outros, onde a improvisação se converte no protagonista absolutamente necessário.
Um espetáculo imperdível com Antonio López_contrabaixo; Damián Fernández_clarinete, saxofone soprano e Rafa López_guitarras Selmer e Archtop.
As restantes sessões da 6ª Edição do Jazz nas Adegas, terão lugar nos seguintes dias/locais e com os seguintes artistas:
  
14.abril.23  21h00 | 15.abr.23  17h00
Quinta João Clara           
Nuno Carpinteiro                           
 
28.abr.23  21h00 | 29.abr.23 21h00         
Barranco Longo               
Las Guitarras Locas        
 
12.mai.23  21h00 | 13.mai.23  17h00
Paxá Wines       
Analog Music Project                   
 
26.mai.23  21h00 | 27.mai.23  17h00
Convento do Paraíso    
Manouche Station
 
O evento organizado pela Câmara Municipal de Silves, conta com a parceria dos Produtores de Vinhos de Silves aderentes, do Agrupamento de Escolas Silves Sul e da Associação Barmen Algarve.
Os ingressos têm um custo associado de 20 euros (inclui, para além do concerto, prova de vinhos do produtor, degustação de tapas de produtos locais, voucher de visita ao Castelo e Museu Municipal de Arqueologia e a oferta de uma garrafa de vinho), encontrando-se já à venda os bilhetes de STRING REED TRIO na plataforma BOL em: https://cmsilves.bol.pt/ ou num dos seguintes locais: FNAC, Worten, El Corte Inglés, CTT Correios. O evento destina-se a maiores de 18 anos.
+ Info: Sector de Turismo da CMS | tel.: 282 440 800 | email: turismo@cm-silves.pt

 

BUPi de Águeda com mais de 10 mil matrizes cadastradas

 O processo de cadastro simplificado, realizado através do Balcão Único do Prédio, é gratuito até janeiro de 2025
 

O BUPi – Balcão Único do Prédio de Águeda alcançou, este mês, um total de mais de 10 mil matrizes cadastradas. A funcionar desde julho de 2021, este é um serviço gratuito prestado por técnicos da Câmara Municipal de Águeda, no Espaço Cidade, no Jardim Conde de Sucena, onde realizam o desenho de prédios rústicos e mistos num mapa (Representação Gráfica Georeferenciada – RGG) e prestam apoio nos procedimentos necessários para cadastrar cada terreno.
“Este é um número que reflete um esforço partilhado pelos proprietários e pelos técnicos que diariamente ajudam na realização do cadastro das propriedades, quer no BUPi, em Águeda, quer nas freguesias, num formato de balcão descentralizado, mais próximo do cidadão”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, acrescentando que este modelo já esteve a apoiar os cidadãos em Macinhata do Vouga, Valongo do Vouga e Belazaima do Chão, devendo, em breve, seguir para Fermentelos e restantes freguesias.
O Edil sublinha que “o cadastro simplificado é já um motor na dinâmica concelhia rumo ao conhecimento do território, facto tão importante para as comunidades locais e para um planeamento local e regional assertivo, nomeadamente na valorização e desenvolvimento sustentável”, garantindo, pelo serviço que é prestado, uma melhor qualidade de vida aos cidadãos.
Isto porque este serviço “tem ganhos notórios para os cidadãos, como as garantias de direito de propriedade, permitindo deixar os registos prediais regularizados para os descendentes”.
O cadastro simplificado, obtido através do BUPi – gratuito até janeiro de 2025 –, permite aos proprietários clarificar a localização e configuração dos prédios para os seus descendentes, ao mesmo tempo que é uma oportunidade para registar as propriedades e garantir os seus direitos.
De notar que a inscrição dos terrenos nas finanças não é suficiente para garantir os direitos de propriedade; é exigido o registo na conservatória do registo predial (necessário para comprar, vender, permutar, doar ou emparcelar um terreno rústico), que será gratuito ao apresentar a localização da propriedade obtida através do BUPi.
Assim, mesmo que os marcos no terreno desapareçam, serão facilmente repostos, uma vez que os vértices e estremas estão guardados no mapa cadastral. O desenho e o registo feito permanecem para as gerações futuras.
Informa-se ainda que as propriedades que não forem identificadas no BUPi nem registadas na Conservatória estão sujeitas ao procedimento de reconhecimento de prédio sem dono conhecido, ficando provisoriamente registadas em nome do Estado.
Para qualquer informação, o BUPi de Águeda funciona no Jardim Conde de Sucena, em frente ao Hospital, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, sendo que o agendamento prévio deverá ser realizado através do 234180124 ou bupi@cm-agueda.pt.

Desafio bp SEGURANÇA AO SEGUNDO 2023 já começou!

 Já arrancou mais uma edição do Desafio bp Segurança ao Segundo! Até ao dia 21 de abril, os participantes deverão desenvolver a sua ideia e submeter um vídeo sobre prevenção e segurança rodoviária à votação do público e à aprovação do Júri bpSS.
Uma iniciativa da bp Portugal e da Forum Estudante, este desafio criativo propõe aos jovens do 9.º ao 12.º ano a criação de um vídeo de sensibilização para a importância da prevenção e da segurança rodoviária. Tendo em conta os cinco principais fatores de risco (excesso de velocidade, condução sob a influência de álcool ou estupefacientes, não utilização do cinto de segurança, manuseamento do telemóvel durante a condução e condução em estado de cansaço ou fadiga), o propósito é impulsionar a comunicação e a sensibilização “de jovens para jovens” neste tema tão sensível.
Os prémios incluem bilhetes para festivais de verão à escolha ou cartões presente, para os participantes, e cartões de combustível bp, para os professores coordenadores das cinco equipas finalistas.
Os vencedores serão revelados na final do Desafio bp Segurança ao Segundo, que terá lugar em maio, em Lisboa. Poderão encontrar mais informações em bpsegurancaaosegundo.pt.
Estamos ao dispor para qualquer esclarecimento adicional.
bp Segurança ao Segundo | uma iniciativa bp Portugal e Forum Estudante | +351 218 854 73


INTERRUPÇÃO DE FORNECIMENTO DE ÁGUA NO DIA 16 DE MARÇO EM MEDEIROS E MONTE JOIA ENTRE AS 14H00 E AS 18H00

 
A Câmara Municipal de Silves informa que, devido à necessidade de execução da campanha de higienização do reservatório de água, o fornecimento de água será interrompido em Medeiros e Monte Joia, na freguesia de Silves, entre as 14h00 e as 18h00.
Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.
Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860.

Dia do Pai com programa especial na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro

 Para celebrar o Dia do Pai, a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro preparou um programa especial para o domingo 19 de março. Há tantas propostas, atividades, desafios pensados de propósito para pais e filhos se divertirem juntos com ciência.
Neste dia especial, a proposta passa por construir um jogo com um circuito elétrico num workshop maker, entrar na aventura de uma história com ciência, construir e programar um carro de rali robô, saborear a química escondida num petit gateau e ainda fazer experiências científicas para construir um candeeiro inesquecível.
 
As inscrições podem ser feitas através do email fabrica.cienciaviva@ua.pt.
 
Mais informações sobre este programa de atividades estão disponíveis aqui

Assinalando o Dia Internacional do Livro Infantil. BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SILVES ASSOCIA-SE À ATIVIDADE “UMA NOITE NA BIBLIOTECA”

 A Biblioteca Municipal de Silves associa-se às comemorações do Dia Internacional do Livro Infantil com a dinamização da atividade “Uma noite...na Biblioteca”, no próximo dia 1 de abril, entre as 21h00 e as 22h15. A iniciativa, promovida no âmbito da Rede Intermunicipal das Bibliotecas do Algarve (BIBAL), é dirigida a crianças entre as 5 e os 10 anos e tem entrada livre.
Será, assim, uma noite diferente, na qual a Biblioteca abrirá as postas para um serão de aventuras, com experiências diferentes, que levarão os mais novos numa viagem única pelo universo dos livros; convidando-os a uma expedição “pelos corredores da Biblioteca”, através de uma visita guiada, seguida de um lanche. A aventura culminará com uma sessão especial da Hora do Conto dedicada a histórias sobre o escuro e os medos.
A iniciativa, limitada a 15 participantes, requer inscrição prévia, até dia 25 de março, através do telefone 282 440 899 ou do endereço de correio eletrónico biblioteca@cm-silves.pt.

Celorico da Beira | Inauguração do Canil Intermunicipal e Dia Internacional das Florestas | Dia Mundial da Água

 

No âmbito das comemorações do Dia Internacional das Florestas e Dia Mundial da Água, o município de Celorico da Beira, em parceria com a  Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente (ANEFA), vai levar a efeito, no próximo dia 19 de março, pelas 10H00, uma ação de reflorestação na freguesia de Linhares da Beira.

Esta ação compreende a plantação de 500 árvores de castanheiro e carvalho, num terreno assolado pelos incêndios de 2017, com o intuito de alertar e sensibilizar a população para a importância da árvore e da água para a VIDA.

Aproveite esta oportunidade para socializar no almoço convívio e, acima de tudo, dar o seu contributo para a sobrevivência da Humanidade e do Planeta Terra: vista-se com roupa adequada, leve uma sachola e vá plantar uma árvore neste dia.

A participação na iniciativa é gratuita mas, carece de inscrição até ao próximo dia 16 de março:

E-mail gtf@cm-celoricodabeira.pt; Telf. 271 747 400.

Venha plantar uma árvore. Faça renascer a vida, a partir das cinzas!

_________________

Inauguração Canil Intermunicipal | 22 de março

Vai ter lugar no próximo dia 22 de março, pelas 11H30, em Celorico da Beira, a inauguração do Centro Intermunicipal de Recolha Oficial e Parque de Bem Estar Animal São Francisco de Assis.

Esta infraestrutura intermunicipal vai permitir reduzir e controlar a população de animais vadios e errantes nos municípios de Celorico da Beira e Gouveia, combater os problemas que os mesmos causam junto das populações e, acima de tudo, vai fomentar a promoção da higiene e saúde pública nos dois municípios.



O futuro dos MBA vai estar em debate na Conferência da European Foundation for Management Development

 "MBA under tension: Leading through continuous turmoil" é o tema da Conferência internacional da European Foundation for Management Development (EFMD) que se realiza na Católica Porto Business School, entre os dias 19 e 21 de março. Durante três dias, mais de 100 diretores de programas de MBA e quadros de empresas de todo mundo, vão refletir e debater sobre os atuais avanços e desafios que estes programas enfrentam. Geopolítica, ChatGPT e Metaverso serão alguns dos temas em debate.

Para Rui Soucasaux Sousa, diretor da Católica Porto Business School, “é muito importante para a Católica Porto Business School estar na linha da frente a refletir sobre o presente e o futuro dos MBA, juntamente com a European Foundation for Management Development.” Luís Marques, diretor do MBA Executivo da Católica Porto Business School, refere “vivemos num mundo em constante mudança, onde questões como a geopolítica e a inteligência artificial influenciam o dia a dia dos profissionais e organizações, pelo que poder contribuir ativamente para uma possível mudança de paradigma nos MBA é uma oportunidade única.”
 
Durante os três dias vão estar em debate temas como as tensões geopolíticas, os desafios e as oportunidades do ChatGPT, o possível uso do Metaverso e a forma como o MBA pode proteger a carreira de um profissional, entre outros temas. No painel “Feedback from the corporate world” está confirmada a presença de Marta Cunha, diretora de Transformação da SONAE, e Luis Marques, membro do Conselho de Administração da Rangel e diretor do MBA da Católica Porto Business School. A sessão de abertura conta com a presença de Rui Soucasaux Sousa, diretor da Católica Porto Business School, e de Friedemann Schulze-Fielitz, diretor da Business School Services da EFMD.
 
A Conferência internacional da European Foundation for Management Development "MBA under tension: Leading through continuous turmoil" realiza-se na Católica Porto Business School entre os dias 19 e 21 de março, no Porto.
 
PATRÍCIA GOMES
Senior Communication Consultant

Proença-a-Nova | Resíduos eletrónicos e lâmpadas: troque-os por plantas

 

Sabia que pode trocar resíduos eletrónicos e lâmpadas por plantas? A iniciativa Troque Resíduos por Plantas está de regresso a 21 de março, no Viveiro Municipal, com objetivo duplo: consciencializar a população para a importância da reciclagem deste tipo de equipamentos em fim de vida e, ao mesmo tempo, incentivar a reflorestação do concelho.

Por cada 5 lâmpadas, 5 resíduos eletrónicos de pequena dimensão (telemóveis, carregadores, fones, etc) ou 3 aparelhos eletrónicos de grande dimensão (televisores, consolas, computadores, etc), cada munícipe recebe uma planta à escolha entre um conjunto selecionado, cuja listagem pode ser consultada aqui, até um limite de 5 plantas por pessoa. A iniciativa decorre entre as 10h00 e as 13h00 e destina-se apenas a residentes no concelho.

Na data em que se assinala o Dia Mundial da Árvore e o Dia Internacional das Florestas, esta ação desperta para a problemática do excesso de resíduos produzido em termos mundiais: entre as substâncias mais habituais que contêm estes resíduos há elementos como cádmio, chumbo, óxido de chumbo, níquel ou mercúrio, que provocam graves desequilíbrios nos ecossistemas.

A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE) define resíduo eletrónico como qualquer dispositivo alimentado com energia elétrica cuja vida útil tem um final, ou seja, lixo eletrónico inclui computadores, televisores, telemóveis, entre outros dispositivos. No caso das lâmpadas, quando colocadas no lixo, podem partir-se e libertar substâncias perigosas para o ambiente e saúde pública, como o mercúrio. Para além disso, quase todas as lâmpadas podem ser recicladas, uma vez que são compostas por 90% de vidro que pode ser utilizado na produção de novas lâmpadas.

De acordo um relatório da ONU (Organização das Nações Unidas), o mundo gera anualmente perto de 50 milhões de toneladas de lixo eletrónico e apenas se reciclam 20% desses resíduos. Se esta tendência se mantiver, a ONU estima que poderíamos chegar a 120 milhões de toneladas de lixo eletrónico em 2050.

No âmbito destas comemorações, no mesmo dia será apresentado o livro “Conversas entre Árvores”, de António Ferreira Borges, às 10h30, no Centro Ciência Viva da Floresta, com entrada livre. Também no CCVF, no dia 24, o Café de Ciência será sobre Plantas Invasoras e contará com a presença de Hélia Marchante, doutorada em biologia e especialista em ecologia. As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias em www.ccvfloresta.com. A 26 de março, o projeto Fôlego convida os munícipes a participar numa plantação de árvores, iniciativa resultante do projeto “Planta Party”, cujas inscrições estão a decorrer no Posto de Turismo.

Criado a partir de novas abordagens tecnológicas e de forma a combater o desperdício alimentar. Projeto português desenvolve novos produtos alimentares totalmente à base de alfarroba


A 15 de março, pelas 14h00 na Universidade Católica Portuguesa no Porto, vão ser apresentadas as principais conclusões do projeto de investigação português Alphamais - Desenvolvimento de novos preparados alimentares e ingredientes funcionais à base de alfarroba. Em três anos de projeto, financiado pelo Norte 2020 e pelo Algarve 2020, foi possível, através da biotecnologia, criar um conjunto de novos ingredientes e preparados alimentares funcionais utilizando apenas a alfarroba.
Portugal é um dos maiores produtores mundiais de alfarroba, mas a sua utilização ainda não está massificada. Em 2020, Portugal era o maior produtor de alfarroba do mundo e mais de metade da sua produção servia para exportar para outros países. Além do valor socioeconómico da alfarroba, junta-se o valor histórico desta cultura centenária, particularmente marcante no Algarve. Tendo em conta estes dados, a empresa Decorgel, em conjunto com investigadores do Centro de Biotecnologia e Química Fina da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa e de investigadores do Centro de Investigação MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento e do Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve, desenvolveram um projeto de investigação com a particularidade de olhar a alfarroba de uma forma global, criando valor num produto endógeno e explorando valor tecnológico do mesmo, numa abordagem de transformação totalmente natural.

O projeto também trouxe novas propostas de transformação para os subprodutos da transformação da alfarroba, promovendo a sua utilização total na obtenção de novos ingredientes. Além do impacto na valorização do portefólio da Decorgel, eleva o potencial da alfarroba como produto nacional, promovendo a sua integração em novos produtos como ingrediente natural e de elevado valor acrescentado. Manuela Pintado, investigadora do Centro de Biotecnologia e Química Fina da Universidade Católica Portuguesa, explica que “os principais resultados foram a obtenção de novos ingredientes e preparados alimentares funcionais, utilizando de forma integral a alfarroba, com recurso a soluções biotecnológicas de micronização e de extração de compostos. Foram ainda valorizados subprodutos de alfarroba com vista à obtenção de ingredientes e preparados alimentares funcionais, explorando o ingrediente na sua totalidade, numa lógica de desperdício zero.”

“O Alphamais está intrinsecamente ligado aos valores da Decorgel e àquilo que acreditamos ser o seu papel no tecido nacional,” refere António Nunes, CEO da Decorgel, acrescentando que “a abordagem à utilização de alfarroba de uma forma total e através do uma transformação natural procura elevar as suas componentes a uma utilização com vantagens nutricionais, funcionais e tecnológicas muito acima da sua utilização tradicional.”

Para Margarida Vieira, investigadora do MED­– Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento, e que tem vindo a desenvolver novos produtos à base de polpa de alfarroba, “este projeto veio trazer uma nova visão sobre produtos a desenvolver com este fruto e foi importante o estudo do comportamento deste novo produto em misturas aquosas e com leite na presença de açúcar.“

O consórcio do projeto acredita que esta abordagem possa alavancar a proposta de valor da alfarroba como ingrediente natural, fazendo-a ultrapassar a fronteira nacional e demonstrando o seu valor como imagem de produto com selo nacional para uma promoção internacional. “Faz parte da visão deste projeto a promoção da sua abordagem à alfarroba e disseminação a outros produtos nacionais de elevado potencial, para que possam acrescentar valor de forma natural e ser explorados de forma total, numa perspetiva de exportar a identidade dos produtos e ingredientes nacionais,” conclui o CEO da Decorgel.

A sessão de encerramento do projeto de investigação português Alphamais - Desenvolvimento de novos preparados alimentares e ingredientes funcionais à base de alfarroba, financiado pelo Norte 2020 (79%) e pelo Algarve 2020 (21%), realiza-se a 15 de março, pelas 14h00, no Auditório Arménio Miranda do Edifício de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa no Porto.

PATRÍCIA GOMES
Senior Communication Consultant

Digitalks Lisboa 2023 vai debater a economia digital e tecnologia entre Brasil, Portugal e Espanha

 A edição deste ano vai reunir mais de 500 executivos e profissionais e 60 oradores, entre eles representantes de marcas como a Worten, Gallo, Sport Zone, Google, Microsoft, FNAC, JCDecaux, Nestlé Business Services Lisbon, Control, Leroy Merlin, entre outras.

Debater o mercado digital, estabelecendo uma ligação entre Portugal, Espanha e Brasil de forma a preparar pessoas e transformar empresas para a nova economia digital será o tema da 4ª edição do Digitalks Lisboa 2023, o maior evento de negócios da Economia Digital e Tecnologia, que se realiza a 22 e 23 de março, no Lispolis – Polo Tecnológico de Lisboa.

Digitalks Lisboa 2023 pretende reunir líderes do mercado português e europeu para abordar temas da Economia Digital, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo, entre outros, ajudar a gerar negócios entre as empresas e fomentar o conhecimento entre profissionais e executivos.

 “A edição deste ano do Digitalks Lisboa pretende fazer a conexão entre Brasil, Portugal e Espanha, através da presença de líderes dos três mercados. Conhecemos o potencial destes países, e por isso queremos continuar a ajudar a preparar pessoas e transformar empresas para a nova economia digital. Vão ser dois dias intensos de muito conteúdo e networking, com discussões sobre transformação digital, experiência do cliente, liderança feminina no meio tecnológico, metaverso, inovação, segurança, e-commerce, investimentos e muito mais”, refere Flávio Horta, CEO do Digitalks.

Ao longo de dois dias, o Digitalks Lisboa 2023 vai reunir mais de 500 executivos e profissionais para ouvir 60 oradores e participar em mais de 30 tracks de conteúdo, distribuídos por dois auditórios em simultâneo. Além do tradicional auditório Congress, a 4ª edição do Digitalks Lisboa conta com o novo E-Commerce by VTEX, um espaço totalmente voltado para o comércio eletrónico, onde vão ser partilhadas informações valiosas sobre as tendências, desafios e oportunidades do mercado digital.

Entre os temas abordados destacam-se assuntos dentro do universo digital como inteligência artificial, e-commerce, marketing digital, lideranças femininas, proteção de dados, criatividade, ESG, empreendedorismo, comunicação, web3, inovação, e muito mais.

O Digitalks Lisboa 2023 vai ainda apresentar casos de sucesso de empresas que estão a transformar o e-commerce em Portugal, Espanha e no mundo. Em palco vão estar algumas das maiores empresas nacionais e internacionais, tais como, Worten, Gallo, Sport Zone, Google, Microsoft, VMWARE, FNAC, JCDecaux, Nestlé Business Services Lisbon, Control, Leroy Merlin, entre outras.

“O Digitalks Lisboa 2023 é certamente um evento imperdível para quem deseja atualizar-se e destacar-se no mercado de comércio eletrónico, além de ser uma excelente oportunidade de fazer networking com outros profissionais da área”, acrescenta Flávio Horta.

Transformar empresas para a atual e futura realidade digital, partilhar conhecimento e criar oportunidades de negócio às empresas nacionais é a missão do Digitalks, que “nasceu” no Brasil há 14 anos e chegou a Portugal, pela primeira vez, em 2018. O Digitalks surgiu com a necessidade de apresentar as qualidades e vantagens dos meios digitais para os anunciantes e profissionais de marketing.

DIGITALKS LISBOA 2023
Oradores e painéis

  • Gonçalo Farinha, Lead de IMS (Integrated Marketing Services) da NestléWinning in the Digital shelf
  • Manuel Dias, Director Nacional de Tecnologia e Membro da Comissão Executiva da Microsoft Portugal: Tendências tecnológicas: IA e ChatGPT
  • Ricardo Mendonza Castro, International Lead, Spain and Latinamerica da SemrushAs métircas e dicas mais importantes para campanhas de marketing internacionais
  • Patricia Mestre, CMO da Microsoft Portugal: Marketing com Propósito e Tecnologia no mercado B2B
  • Liliana Santos, Digital Marketing Coordinator da FNAC Portugal: Irá o ChatGPT/AI substituir o estagiário?
  • Lluis Altes, Senior Business Solutions Strategist da VMWare: O papel da convergência digital ESG na transformação dupla: verde e digital
  • Paulo Faustino, Head de Growth da Get Digital
  • Ana Alves, Advisory Board Member da Women In Tech PT: Women in Tech: desafios do empreendedorismo feminino na economia digital
  • Patricia Nunes Coelho, Marketing Director | International Business Unity da CONTROL: Humor na comunicação
  • André Novais de Paula, Director de Estratégia Criativa da Directimedia: Inovando para o Futuro: explorando estratégias criativas para o sucesso dos negócios
  • Christian Rôças, Chief of Creative Curation da Creative: Era da atenção: reflexões sobre criatividade e comunicação
  • Gonçalo Ramos, Leader Omnicommerce Experience, Ecosystem and New Business da Leroy Merlin: As novas tecnologias no Marketing
  • Sónia Araújo Pereira, Diretora de Marketing da Select Smart: Novas tecnologias no marketing