sexta-feira, 18 de agosto de 2023

Porto de Mós, o concelho com maior aumento de vagas em creche no Distrito

 O concelho de Porto de Mós irá ter um avanço significativo na oferta de resposta de creche à comunidade local, com a expansão das vagas gratuitas em creches nas IPSS do concelho.
No passado dia 16 de agosto foi assinado, entre o Instituto da Segurança Social de Leira e as IPSS Santa Casa da Misericórdia de Porto de Mós e o Centro Paroquial de Assistência do Juncal, um acordo ao abrigo da Portaria 190-A/2023 de 5 de julho, para o aumento em 42 do número de crianças em Creche.

Este aumento resulta de um esforço concertado entre o município e as instituições para expandir as infraestruturas nas IPSS com resposta social de creches, para que tenham as condições necessárias de forma a garantir um serviço de qualidade e obterem o respetivo aumento do número de vagas, reforçando assim o compromisso contínuo de proporcionar e garantir que as famílias tenham acesso a uma resposta de qualidade que lhes permita conciliar as suas responsabilidades parentais com as exigências profissionais, bem como garantir a igualdade de oportunidades às crianças, independentemente da sua situação socioeconómica.

Neste sentido, é com grande satisfação que anunciamos este aumento do número de vagas disponíveis nas creches existentes no concelho a partir do início do próximo mês, ficando o concelho com capacidade para acolher nas IPSS com esta resposta social, 296 crianças:

• Abrigo Familiar Casa de S. José, em Mira de Aire, capacidade máxima de resposta, 50 crianças.
• Associação de Apoio Infantil de Pedreiras, em Pedreiras, capacidade máxima de resposta, 38 crianças.
• Centro Paroquial de Assistência do Juncal, em Juncal, capacidade máxima de resposta, 116 crianças.
• Santa Casa da Misericórdia de Porto de Mós, em Porto de Mós, capacidade máxima de resposta, 92 crianças.

O Município reitera o seu compromisso em continuar a colaborar, quer com as instituições, quer com as famílias na educação e no crescimento saudável das suas crianças. Este aumento de vagas em creche é um passo significativo para aliviar a pressão sobre os pais e encarregados de educação, permitindo-lhes uma maior flexibilidade na gestão das suas vidas pessoais e profissionais. Juntos, estamos a construir um futuro promissor para as nossas crianças!
 
 
Patrícia Alves

Proença-a-Nova | Campo Arqueológico de Proença-a-Nova revela novas descobertas na Bateria das Baterias

 

A campanha de 2023 do Campo Arqueológico de Proença-a-Nova pôs a descoberto vestígios do piso original de um caminho de acesso ao forte a partir do lado sul na Bateria das Baterias, em Catraia Cimeira, e que se acredita ter tido influência naquela estrutura militar. Na Bateria das Baterias, o objetivo era dar continuidade aos trabalhos de 2018, com o objetivo de escavar o aterro interno, identificar a localização do armazém de pólvora e de outras estruturas que possam incorporar a bateria. De acordo com Mário Monteiro, responsável pelos trabalhos neste primeiro campo, cujos trabalhos decorreram entre 10 e 23 de julho, foi dado um grande avanço nas investigações.

Entre 10 e 23 de julho as investigações prosseguiram com o 2º Campo na Anta da Moita da Galinha, em Moitas, tendo como objetivo principal a salvaguarda física e de conhecimento acerca desta sepultura pré-histórica, integrável no conjunto megalítico das Moitas, prevenindo danos involuntários relacionados com o uso do solo (rede viária e povoamento florestal) e eventuais danos que possam ocorrer em consequência do aumento da carga humana sobre este sítio, com a sua integração no percurso pedestre PR1 PN História na Paisagem.

No total, a campanha deste ano contou com 14 estudantes, 5 arqueólogos e uma pintora/desenhadora de peças, a grande maioria repetente que regressam a Proença-a-Nova ano após ano, não só pelo contexto histórico das investigações, mas pela “comida, local, ambiente, as pessoas. Proença-a-Nova é acolhedora e somos sempre muito bem tratados aqui”, revelam as alunas de arqueologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. “Além disso, como estudantes aprendemos bastante no contexto prático, foi aqui que realizei o meu primeiro trabalho de campo em pré-história e isso também me influenciou a seguir esta linha de estudo no Mestrado”, acrescentou uma das alunas.

O CAPN de 2023 recebeu ainda a visita de 3 especialistas de ambas as cronologias investigadas – Invasões Peninsulares (desde 1762 a 1808) e Megalitismo (mais de 5000 anos de história na paisagem). O CAPN inclui ainda outras atividades lúdico-didáticas, como conferências, debates e visitas de estudo. Este ano realizaram-se duas conferências, a primeira com o tema “Avaliação de impacte ambiental e salvaguarda do património arqueológico”, que aconteceu a 9 de julho e contou com o orador João António Ferreira Marques, da Direção Geral do Património Cultural, e a segunda com o tema “Avaliação de Impacte Ambiental: antes, agora e depois”, a 19 de julho, com a intervenção de Gertrudes Branco da Direção Regional de Cultura do Centro. Os participantes realizaram as habituais visitas de estudo, este ano para conhecer as fortalezas de Marvão e de Castelo de Vide.

O Campo Arqueológico de Proença-a-Nova (CAPN) realizou a sua 12ª edição e é um modelo misto de campo de trabalho, investigação e aprendizagem para alunos, preferencialmente dos ramos da arqueologia, da história e das arqueociências. O intuito destes campos é estudar, preservar e divulgar os sítios arqueológicos do concelho dando a conhecer um património que ainda é desconhecido de muitos e conta com o apoio de diversas entidades nomeadamente o Município de Proença-a-Nova, a Associação de Estudos Alto do Tejo, o Seminário do Preciosíssimo Sangue, a União de Freguesias de Proença-a-Nova e Peral, a Junta de Freguesia de Montes da Senhora e a empresa Emerita.

 

Andreia Gonçalves


Festival Dunas de São Jacinto com atividades desportivas gratuitas

 Experiências de stand up paddle, surf, canoagem e vela são algumas das atividades deste evento organizado pela Câmara Municipal de Aveiro.
O Festival Dunas de São Jacinto 2023, um evento promovido pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e que se realiza de 25 a 27 de agosto, conta com várias atividades desportivas gratuitas para todas as idades.
Ao longo dos três dias do festival será possível participar em experiências de stand up paddle (SUP) (25 de agosto, 14h30-15h30 | 26 de agosto, 14h00-18h00 | 27 de agosto, 09h30-13h00), mas também em experiências de canoagem (25 e 27 de agosto, 14h00-18h00), vela (26 de agosto, 14h00-17h00) e surf (25 de agosto, 14h30-15h30 | 26 de agosto, 15h30-17h30 | 27 de agosto, 16h30-18h30. Os visitantes poderão experimentar estas modalidades com o acompanhamento de monitores, sendo necessária uma inscrição prévia em https://www.festivaldunassaojacinto.pt/inscricaoatividades.
Destaque, ainda, para a realização de um torneio de voleibol de praia (27 de agosto, 10h00-13h00) ou, no mesmo dia, uma Caminhada pelo Molhe Norte da Barra de Aveiro (09h30-12h00), uma Prova de Orientação (10h00) e uma Visita Guiada pelo Trilho da Descoberta da Natureza (10h00-13h30), também sujeitas a inscrição antecipada.
Estas atividades têm o apoio e a parceria de várias Associações e Clubes do Município, nomeadamente da Coletividade Popular de Cacia, da Associação Desportiva e Cultural de São Jacinto, da Associação dos Amigos da Canoagem de Cacia, do Sporting Clube de Aveiro, do Clube de Voleibol de Aveiro e do ORI-Estarreja.
O Centro de Alto Rendimento de Surf de São Jacinto (CAR Surf), a Estação Náutica de Aveiro e a Reserva Natural das Dunas de São Jacinto, são também parceiros fundamentais na organização das diversas atividades desportivas e ambientais que compõem o cartaz 2023 do “Festival Dunas”.
O Festival Dunas de São Jacinto será também uma oportunidade para assistir a vários momentos de competição: na manhã de sábado, 26 de agosto, à competição de canoagem 510 Ria Cup - II Etapa do Aveiro Summer (10h30-12h30); nas manhãs de sábado e domingo a um Torneio Internacional de Frisbee de Praia (10h00-12h00) e na manhã de domingo à Regata Dunas de São Jacinto (10h00-13h00).
A 7.ª edição do Festival Dunas de São Jacinto conta ainda com os concertos de Pedro Abrunhosa, Mimicat, The Black Mamba e Irma, entre outros, bem como com o conhecido PRIO Air Show e o Flyboard Show.
Os visitantes são convidados a desfrutar da beleza da natureza, a mergulhar na cultura local e a divertir-se num ambiente festivo, num evento inspirado no património ambiental preservado e que honra a herança militar recebida da água, da terra e do ar.
Serão três dias repletos de entretenimento e diversão, incentivando o convívio entre a população, os visitantes e as instituições e contando com um forte envolvimento de toda a comunidade neste evento que visa destacar todas as potencialidades de São Jacinto.

Consulte o programa completo em: https://www.festivaldunassaojacinto.pt/

Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

Incubadora COM.ESTRELA

 Incubadora COM.ESTRELA abre as suas portas para impulsionar a inovação e colaboração empresarial.
A incubadora COM.ESTRELA é um espaço concebido para catalisar o crescimento de startups promissoras, empreendedores visionários e empresas inovadoras. Localizada Seia, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, a COM.ESTRELA abre as suas portas para criar um ambiente dinâmico e inspirador, fomentando a criatividade, a aprendizagem colaborativa e o desenvolvimento de soluções inovadoras.
Com uma gama de serviços e recursos sob medida para as necessidades em constante evolução dos empreendedores, a incubadora e coworking destaca-se pelos seguintes pontos:
 
Espaços de Trabalho Versáteis e Modernos: A COM.ESTRELA oferece uma variedade de espaços de trabalho flexíveis, desde estações de trabalho colaborativas até escritórios privados e devidamente, criando um ambiente que promove a produtividade e o conforto.
Programas de Incubação: A COM.ESTRELA dispõe de 4 modalidades distintas, como a pré incubação, o coworking partilhado, a incubação física e a incubação virtual, de forma a dar resposta às diferentes necessidades dos empreendedores.
Eventos de Networking e Aprendizagem: Diversos eventos, workshops e sessões estão planeados para proporcionar oportunidades excecionais de conexões valiosas e inspiração contínua.
 
A Incubadora COM.ESTRELA tem associado um conjunto de entidades parceiras de renome, quer a nível regional como a nível nacional. Estas parcerias visam facilitar processos e procedimentos para um desenvolvimento sustentável da atividade dos empreendedores, acrescentando valor aos seus clientes. A incubadora visa ainda dar oportunidade aos trabalhadores remotos e nómadas digitais que se queiram fixar na região de desenvolverem o seu trabalho e as suas ideias num ambiente indicado para o efeito.
 
Propõe-se assim que neste espaço, a tranquilidade característica do interior do país se alie às facilidades e recursos disponibilizados na incubadora, para que todas as ideias cresçam, levando qualquer pessoa que usufrua dos seus serviços, a atingir os seus objetivos.
A Incubadora COM.ESTRELA

Índice de Sustentabilidade Municipal revela “evolução positiva” de Águeda

 Estudo anual coloca Águeda como referência nacional com uma média superior à conseguida pelos municípios na região e no país
O Município de Águeda obteve um resultado global de 68,6 no Índice de Sustentabilidade Municipal (ISM) 2023, que avalia o cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. O CESOP (Centro de Estudos e Sondagens de Opinião) da Universidade Católica divulgou esta semana os resultados desta avaliação, que revela uma evolução positiva do Município pelo quarto ano consecutivo e posiciona Águeda na liderança nos parâmetros avaliados face à região e ao país.
“Águeda continua a ser destacada pela sua performance e boas práticas, com um desempenho positivo nas várias áreas que dizem respeito ao desenvolvimento sustentável”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, salientando que, “embora haja sempre aspetos onde é necessário melhorar”, estes resultados validam o “bom trabalho que temos vindo a fazer em todo o concelho nos vários domínios”.
O estudo é, segundo o CESOP, um referencial para os municípios e um instrumento de trabalho para o desenvolvimento e implementação de medidas sustentáveis, assentando em três pilares fundamentais, designadamente a sustentabilidade ambiental, económica e social.
Segundo referiu recentemente Joana Abreu, daquele centro de investigação e responsável pelo estudo, numa sessão de apresentação do ISM em Águeda, estes resultados denotam “que Águeda cresceu bastante e continua muito à frente a nível nacional, das médias regionais e dos municípios comparáveis (socio-economicamente semelhantes)”.
O CESOP avaliou um conjunto de 133 indicadores, representativos das 66 metas previstas na Agenda 2030, com uma metodologia que é considerada “pioneira” no movimento internacional de monitorização dos ODS ao nível local. Na análise global aos 17 ODS, Águeda obteve um resultado de 68,6, um valor superior aos índices conseguidos pelo país (62,8), pela Região Centro (63,3), pela Região de Aveiro (63,2) e pela média do municípios comparáveis (63,4).
Este resultado demonstra que Águeda tem, atualmente, 68,6% do caminho para o desenvolvimento sustentável cumprido, revelando ainda uma evolução positiva em termos de Governança, Economia, Social e Ambiente, considerados pelo CESOP como representativos das “quatro esferas da sociedade que devem estar interligadas para assegurar um futuro sustentável, apoiadas por sistemas de governo inclusivos, coerentes e transparentes”.
Também nestes indicadores, Águeda tem um desempenho superior à média nacional, com 66,5 em Governança (56,8 no país); 69,6 em Economia (61,9 no país); 72,4 no Social (67,4 no país); e 64,6 em Ambiente (55,0 no país).
Destaque, nos 17 indicadores ODS, para a erradicação da pobreza, em que Águeda obtém um índice de 68,6 (superior aos 51,3 no total nacional); para a água potável e saneamento, com 96,4 (80,7 no país); para a redução das desigualdades, com 78,2 (56,0 no território nacional); ou ainda a ação climática, com um índice de 93,0 (55,2 em Portugal).
Refira-se que este estudo foi elaborado pelo CESOP e resulta de dados fornecidos por vários organismos públicos e privados, nacionais e internacionais, entre os quais o INE (Instituto Nacional de Estatística), a APA (Agência Portuguesa do Ambiente), o ICNF (Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas), o Alto Comissariado para as Migrações, o IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional), a Quercus, a Turismo de Portugal, o Pordata, Direções Gerais, entre muitas outras entidades.

Ana Sofia Pinheiro

Castelo de Paiva | Iniciativa municipal desperta boa adesão de participantes. Câmara Municipal leva idosos e reformados a visitar a Vila de Ponte de Lima

 

Viagens realizam-se na ultima semana de Agosto

A Câmara Municipal de Castelo de Paiva, através do Pelouro de Acção Social, vai promover durante a última semana de Agosto, o habitual “Passeio dos Idosos”, uma iniciativa de grande sucesso, que desperta sempre grande adesão e entusiasmo entre a população local.

O passeio deste ano terá como destino a vila de Ponte de Lima, na região do Minho, bem como uma passagem, na viagem de regresso, à cidade da Póvoa de Varzim, num espaço acolhedor que vai potenciar um animado convívio da família sénior paivense.

O almoço de confraternização vai ter lugar num dos parques em Ponte de Lima, onde os Seniores Paivenses vão ter possibilidade de visitar este lugar emblemático, carregado de história, e localizado junto ao Rio Lima, na mais antiga vila de Portugal

No regresso a casa, a paragem será na cidade costeira da Póvoa de Varzim, conhecida pela sua praia e passeio marítimo, local de grande beleza e atractividade, onde para além do lanche, os participantes voltam a ter um agradável momento de convívio e animação musical, para evidenciar a alegria desta grande jornada de confraternização da família paivense.

Recorde-se que  “Passeio Convívio Sénior” é uma iniciativa do programa “Viver Activo, Viver Melhor”, que tem como objectivo a promoção do bem-estar á população idosa do concelho e a sua inclusão na comunidade, e no qual se incluem acções de animação sociocultural e de ocupação dos tempos livres, sendo que o  “Passeio dos Idosos” promovido anualmente pela autarquia paivense, com a colaboração das Juntas de Freguesias, já conta mais de três décadas de existência, e ao  longo destes anos, tem permitido a descoberta de várias regiões do país, tornando-se uma tradição enraizada na população paivense, um evento esperado sempre com grande entusiasmo e ansiedade.

Os passeios estão programados para a última semana de Agosto, sendo que, no dia 28 viajam os idosos das freguesias de Bairros, Sobrado e Fornos, depois a 30 seguem os participantes das Freguesias de S. Martinho, Sardoura e Real, ficando para o dia 1 de Setembro agendada a viagem dos seniores das freguesias do Couto Mineiro (Raiva, Pedorido e S. Pedro do Paraíso).

Como habitualmente, esta jornada de convívio dos idosos de Castelo de Paiva, terá animação musical assegurada pela própria edilidade, e também com grupos oriundos das próprias freguesias, sendo que, destaca-se  a colaboração, em termos de assistência permanente, dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva.

As inscrições continuam abertas até amanhã, dia 18, nas Juntas de Freguesia do concelho.

Carlos Oliveira

The Lodge Porto Hotel nomeado para os Prémios de Excelência Condé Nast Johansens 2024

  

O The Lodge Porto Hotel, situado em Vila Nova de Gaia faz parte da exclusiva lista de hotéis que estão na corrida para vencer os prestigiados Prémios de Excelência Conde Nast Johansens 2024.

Todos os anos a Condé Nast Johansens divulga a lista de hotéis que se destacam no sector do turismo e hotelaria. Os Prémios são considerados uma referência mundial no sector e foram criados para reconhecer, recompensar e celebrar a excelência das unidades hoteleiras reconhecidas mundialmente por consumidores e profissionais de viagens.
 
As votações para a edição 2024 já se encontram abertas no website oficial da Conde Nast Johansens e os vencedores serão anunciados a 6 de novembro de 2023. Inicialmente os votos são feitos pelos leitores da publicação com base nas respostas da votação online, avaliação dos hóspedes e ainda através de relatórios dos hotéis, spas e locais apresentados na lista atual da Conde Nast.
 
A listagem dos pré-selecionados será anunciada no início de outubro, seguindo-se um curto período de votação adicional antes do anúncio dos vencedores a 6 de novembro.
 
Com uma vista privilegiada sobre a cidade do Porto e do Rio Douro, o The Lodge Porto Hotel é um hotel vínico que oferece além de uma vista soberba, o conforto e o ambiente elegante característicos de um hotel de cinco estrelas. A proximidade à cidade do Porto e o facto do edifício estar inserido nas centenárias caves de Vinho do Porto fazem do hotel o local perfeito para uma estadia inesquecível.
 
Para votar no The Lodge Porto Hotel, basta aceder ao seguinte link:


 PATRÍCIA GOMES
Senior Communication Consultant

Cantanhede | Investimento ascendeu a 15 mil euros. Município requalifica ponte pedonal em Ançã

Já está ao serviço da população desde o passado fim de semana a ponte pedonal da vila de Ançã, que liga as duas margens da ribeira entre a zona da Fonte e a rua 25 de Abril e cujo estado de conservação reclamava uma intervenção urgente.
O Município de Cantanhede decidiu avançar para a sua requalificação, tendo adjudicado a empreitada à empresa Inwood - Soluções de Madeira, S. A, pelo valor global de 15.295,80 €.
Há obras que podem parecer de pequena dimensão, mas que acabam por trazer benefícios para as populações. Esta ponte pedonal encontrava-se em avançado estado de degradação e por isso não hesitamos em avançar de imediato com a sua reabilitação”, explica a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio.
Entre outros trabalhos, a obra incluiu o levantamento para posterior reaplicação de guarda metálica em aço inox e de toda a estrutura de madeira existente, decorrendo de seguida a aplicação de ponte pedonal em madeira lamelada de pinho silvestre tratada.
Com esta nova estrutura, melhora o acesso entre as duas margens da ribeira de Ançã e promove-se a circulação pedonal, com todos os benefícios daí decorrentes”, concluiu a autarca.

Paulo Cardantas





Silves | ALUNOS DA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA EM MAIS UM CAMPO DE TRABALHOS ARQUEOLÓGICOS

 O Município de Silves, através Serviço de Arqueologia, recebe durante o mês de agosto, 12 alunos da licenciatura de arqueologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Durante duas semanas, os alunos integram a equipa de Arqueologia da Câmara Municipal, que tem em curso trabalhos de escavação arqueológica na Couraça Islâmica de Silves, uma importante e imponente estrutura de abastecimento de água à cidade, até há pouco tempo apenas conhecida pelos relatos das fontes históricas.
Com esta intervenção é revelada mais uma parte da história da cidade, sendo importante o contributo da Universidade Nova de Lisboa, que escolheu Silves para levar a cabo este campo de trabalho. Os alunos terão a oportunidade de desenvolver a componente prática que integra os conteúdos curriculares da licenciatura em arqueologia preparando-os para a complexidade das metodologias de escavação em contextos urbanos.
O Município de Silves mantem protocolos de colaboração no domínio da arqueologia com vários estabelecimentos de ensino universitário, estando previsto, de igual modo, a presença neste campo de trabalho de 8 alunos da licenciatura em Património e Arqueologia da Universidade do Algarve, que permanecerão entre 28 de Agosto e 2 de Setembro.

UCC de Monforte realiza ações de educação para crianças do concelho

 A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Monforte promoveu, entre os dias 1 e 10 de agosto, quatro ações de educação para a Saúde junto das crianças inscritas nas Atividades de Tempos Livres (ATL) do concelho de Monforte.
O objetivo destas ações de educação, em parceria com o Núcleo Regional do Sul, da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), foi sensibilizar as crianças para os riscos da exposição solar. Através desta parceria com a LPCC realizou-se um jogo lúdico-didático, “Heróis do Sol Saudável”, que permitiu ensinar as crianças sobre as regras da proteção solar e os perigos da exposição solar.

No final das ações de educação, todas as crianças receberam livros de atividades, “As minhas aventuras contra o Sr. Escaldão” e “Heróis do Sol Saudável”, cedidos pelo Núcleo Regional do Sul da LPCC, que lhes permite explorar mais sobre o tema em casa. No total participaram 30 crianças e 10 animadores dos respetivos ATL.

ULSNA
Enviado por José Rui Marmelo Rabaça"