quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Silves | PALESTRA E EXPOSIÇÃO “ARQUITECTUR’ARTE DE BEM DEFENDER” DÃO A CONHECER ARQUITETURA MILITAR MUNDIAL

 O Castelo de Silves irá acolher de 07 de outubro a 07 de janeiro próximos a exposição de fotografia “Arquitectur’Arte de Bem Defender”, de António F. Maia e Luís Reina. A exposição é retratada, também, em livro, que será apresentado a 09 de outubro, por ocasião da palestra “Omã um outro Ocidente”, que terá lugar pelas 15h00, no Museu Municipal de Arqueologia de Silves.  As iniciativas integram a programação do Dia Nacional dos Castelos.


“Arquitectur’Arte de Bem Defender” é uma exposição de fotografia a preto e branco que dá a conhecer a arquitetura militar mundial. A mesma encontra-se dividida em três partes:

A primeira é dedicada aos castelos e fortalezas de Portugal, sendo o seu autor António F. Maia.

A segunda parte é dedicada aos fortes portugueses de Omã e a sua influência na arquitetura militar omanita.

A terceira, e última parte, retrata a arquitetura militar no resto do mundo, numa viagem através de diversas civilizações ao longo dos tempos.

A inauguração desta exposição está agendada para o dia 07 de outubro, pelas 16h00, na Torre de Menagem do Castelo de Silves e contará com a presença dos autores.

 

De referir que, ainda neste contexto, o Museu Municipal de Arqueologia de Silves irá acolher no dia 9 de outubro, a palestra “Omã um outro Ocidente”, por Luís Reina, numa viagem ao passado e ao presente de Omã, que guiará os participantes a um encontro de culturas, cujas raízes lusitanas perduram até aos nossos dias. A iniciativa, cuja participação presencial é limitada à lotação da sala, será transmitida em direto através do facebook do Município e terminará com a apresentação do livro “Arquitectur’Arte de Bem Defender”, seguida de uma visita à exposição com o mesmo nome.

 

O telefone 282 440 854 e o email patrimoniocultural@cm-silves.pt são os contactos do sector de Património Cultural da Câmara Municipal de Silves para fornecimento de informações adicionais sobre as atividades.

 

 

SINOPSES

 

Exposição Arquitectur’arte de Bem Defender

Arquitectur’arte de Bem Defender II é um projecto de fotografia, da autoria de António F. Maia e Luís Reina que nos leva numa viagem no tempo e no espaço.

Imagens de cá… de um país que cedo deu novos mundos ao mundo.

Imagens de lá… de um mundo cada vez mais global e que se deixa descobrir massivamente por essa importante indústria contemporânea que dá pelo nome de turismo.

Imagens reunidas em exposição e em livro.

Uma partilha dessa arte enquanto arquitectura.

Arquitectura militar deste nosso mundo em constante ebulição, que sempre é imperioso defender.

 

Luís Reina

(Texto de acordo com a antiga ortografia)

Silves | LADO B LEVA CARLÃO AO AUDITÓRIO DO CENTRO PASTORAL DE PÊRA

 O auditório do Centro Pastoral de Pêra, em Pêra, irá receber o Lado B com Carlão num concerto solidário. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Silves, terá lugar no dia 08 de outubro, pelas 21h30.

Neste espetáculo o músico apresenta os seus maiores sucessos a solo, mas também canções mais intimistas e outros sons incontornáveis, acompanhado por Dj Glue, Bruno Ribeiro_ voz, Nuno Espírito Santo_baixo, Paulo Borges_teclas e Rui Berton na bateria.

Carlão, um dos maiores nomes da música urbana da atualidade, propõe um concerto com uma energia constante e uma entrega total e desprendida.

Com um custo associado de 10 euros, os ingressos para este espetáculo poderão ser adquiridos quer através da bilheteira online BOL em: https://cmsilves.bol.pt/ quer nos locais habituais de venda (FNAC, Worten, CTT, EI Corte Inglês e Pousadas de Juventude). Poderão, ainda, ser obtidos no próprio dia do espetáculo, no local, a partir das 20h00, caso haja disponibilidade de bilheteira.

As receitas resultantes deste concerto, que conta com o apoio do Centro Pastoral de Pêra, revertem na totalidade a favor do Centro Paroquial de Pêra, uma instituição particular de solidariedade social (IPSS), sediada na vila de Pêra.

Relembramos que a rúbrica Lado B, promovida pelo Município de silves, procura apresentar ao público uma versão mais descontraída e intimista dos artistas. Ao concerto, por norma, associa-se uma breve conversa como forma de aproximar o público ao artista.

+ info: tel. 282 440 800 (ext.2742) | cultura@cm-silves.pt

 

 

+ Info sobre Carlão

Carlão é um comunicador nato, com uma vasta experiência ganha, em grande parte, nos inúmeros espetáculos ao vivo que foi acumulando ao longo da sua carreira. Identifica-se facilmente com o público e estabelece com ele uma ligação quase imediata, tornando-se cúmplice nas aventuras e desventuras, dentro e fora das suas músicas, no palco e na vida.

Traz na bagagem o álbum “Quarenta” (que teve como primeiro single o estrondoso sucesso “Os Tais”), o EP “Na Batalha”, o disco de originais “Entretenimento?“ que conta os singles “Agulha No Palheiro”, “Viver PraSempre”, “Contigo” e “#demasia”, bem como os mais recentes singles “Bandida“ e “Assobia para o Lado”.

Sob o pseudónimo “Pacman”, entre 1993 e 2009 foi um dos vocalistas e o principal letrista dos “Da Weasel”, a mítica banda de Almada.

Após o término dos “Da Weasel” gravou dois discos com “Os Dias De Raiva” (em 2010 e 2011), banda trash/hardcore, e logo a seguir embarcou no projecto “Algodão”, viagem intimista onde a música serviu de pouco mais do que suporte para textos de cariz bastante pessoal, quase sempre ditos. Com “Algodão” gravou também dois discos, em 2011 e 2012.

No final de 2013 entra em estúdio com Fred Ferreira e Regula, e, sob o seu nome de sempre - Carlão - grava o disco “5-30” que é editado em 2014 e marca um regresso a sonoridades mais próximas do Hip-Hop e daquilo que tinha feito com os “Da Weasel", ao mesmo tempo que devolve a sua voz ao circuito de concertos em palcos grandes. Nesse mesmo ano começa a gravar “Esquadrão Do Amor”, programa televisivo do Canal Q criado e apresentado por Ana Markl, onde faz parte do painel de comentadores juntamente com Cláudio Ramos e São José Correia/Marta Bateira.

Em 2015, ano em que completa quarenta anos de idade, Carlão edita um álbum em nome próprio justamente intitulado “Quarenta”, e o sucesso do primeiro single “Os Tais”, bastante tocado pelas rádios mais ouvidas do país, torna-o imediatamente requisitado para uma intensa agenda de concertos.

No primeiro trimestre de 2016 lança (em edição digital) o EP “Na Batalha” com o tema-título como single, sendo este o mote para a sua digressão nesse ano. Juntamente com Boss Ac criou o temagenérico do programa de cariz sociológico “E Se Fosse Consigo”, da autoria de Conceição Lino que estreou no mês de Abril no canal televisivo SIC e foi líder de audiências, tendo granjeado vários prémios e menções honrosas na comunicação social.

Em 2017, desenvolve “Livres & Iguais”, um projeto pedagógico de promoção da Interculturalidade, em parceria com a empresa Betweien, consolidado num livro que já conta com mais de uma edição, tendo recebido para a mesma o selo de qualidade e reconhecimento do Plano Nacional de Leitura. Após desvendar “Agulha no Palheiro” e “Viver Pra Sempre” ainda em 2017, Carlão apresenta em 2018 o single “Contigo” (produzido por Branko e Pedro), antes de finalmente editar o álbum “Entretenimento?” nesse mesmo ano. O mais recente disco conta com várias participações de relevo, tais como Manel Cruz, António Zambujo, Slow J, Holly, Nelson Correia e Edi Ventura. Depois de VHILS ter assinado a capa de “Quarenta”, coube agora a responsabilidade do design da capa de “Entretenimento?” a Miguel Januário aka ±MAISMENOS±.

Ainda em 2018, colabora com os Xutos & Pontapés em “Duelo Ao Sol”, tema principal da banda sonora do filme “Linhas de Sangue” e junta-se a Moullinex e a Silk (Cais Sodré Funk Connection) para assinar a música do genérico da novela da SIC “Alma e Coração”.

Já em 2019, a música “Entretenimento” ganha uma nova dimensão num vídeo com autoria de Fernando Mamede, realizador que integra a equipa da Krypton Films. Partindo de uma crítica sarcástica aos códigos da sociedade atual e ao nosso papel na mesma, o músico veste a pele do personagem maior do mundo do entretenimento, o palhaço.

No verão de 2019, surge "Bandida", um single que marca uma nova colaboração entre os irmãos Nobre, ficando a letra a cargo do Carlão (Carlos Nobre) e a composição e produção da responsabilidade de João Nobre.

No início de 2020, lança o single “Assobia Para o Lado”, uma canção luminosa e positiva que, no fundo, chama a atenção para o lado bom da vida e se transformou num verdadeiro sucesso nas rádios nacionais. O vídeo oficial desta música conta com mais de 5 milhões de visualizações e tem a colaboração de cantores, produtores, atletas, humoristas, familiares e colegas de banda; é o caso de Branko, Conan Osíris, Conguito, Inês Lopes Gonçalves, Joana Cruz, Marco Fortes, Nuno Markl e Sara Tavares, entre muitos outros que participam desta nova colaboração com o realizador Fernando Mamede.

Inicia também um projeto muito especial com a dupla Beatbombers (Dj Ride e Stereossauro), lançando o tema "Aviões", em jeito de antecipação do Ep durante o corrente ano.

Nos últimos anos, celebra a colaboração com outros músicos, em canções como: "A Noite" de Stereossauro, com Marisa Liz, "Me Domina", de Blaya, “Bom Rapaz”, dos Quatro e Meia e mais recentemente com a música “Advogado” de Barbara Tinoco.

Em 2021, Carlão integrou a equipa de mentores do programa da RTP1 - The Voice Kids e lançou uma versão da música Na Margem, que contou com a participação dos finalistas da sua equipa – Marina Maranhão, Mia Benita e Nuno Siqueira. Foi ainda agraciado pelos Play-Prémios da Música Portuguesa, na categoria de Melhor Vídeoclipe com o tema Assobia para o Lado.

 

Vagos recebe espetáculo “Fado Flamenco” em Outubro


O espetáculo “Fado Flamenco” vai ser apresentado, em Vagos, no dia 9 de outubro, sábado. O evento realiza-se no Largo da Biblioteca Municipal João Grave, pelas 21h. A entrada é gratuita, mas sujeita a reserva e a levantamento de bilhetes na Biblioteca Municipal João Grave.

Esta iniciativa integra o projeto "Os nossos e os vossos pela Cultura", uma proposta cultural itinerante que une os municípios de Mira, Tábua e Vagos na criação de um projeto de programação cultural em rede, de modo a promover o acesso universal à cultura de todos os cidadãos com um conjunto de atividades que vão desde o teatro à música, passando pelo videomapping e pela dança.

"Os nossos e os vossos pela Cultura" visa promover e desenvolver o património cultural e natural, material e imaterial característico das regiões de Mira, Tábua e Vagos, bem como privilegiar o conceito de itinerância com eventos comuns a estes três concelhos. O projeto pretende também o envolvimento de associações locais e de outros agentes que, devido à pandemia COVID-19, viram a sua atividade drasticamente reduzida, valorizando desta forma a produção cultural local e criando condições para o desenvolvimento económico e social destes territórios.

O projeto "Os nossos e os vossos pela Cultura" é apoiado por fundos da União Europeia, com uma taxa de comparticipação FEDER (Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional) de 100%, cofinanciado através do Programa Operacional Regional - Centro 2020.

“Aeminium – Coimbra, cidade há dois mil anos”, uma exposição a não perder


A Sala da Cidade acolhe, até ao próximo dia 6 de novembro, a exposição “Aeminium – Coimbra, cidade há dois mil anos”, com curadoria de Pedro C. Carvalho e Ricardo Costeira da Silva e a colaboração do Museu Nacional de Machado de Castro.

A mostra tem por objetivo principal divulgar a história e a herança cultural e patrimonial do período da presença Romana na região.

A exposição pode ser visitada de terça a sábado, entre as 13h00 e as 18h00. Encerra às segundas-feiras, domingos e feriados.

COVID-19: Figueira da Foz encerra o centro de vacinação


Vacinação passa a ser efetuada nas unidades de saúde, a partir de 01 de outubro, mediante agendamento.

O centro de vacinação da Figueira da Foz, instalado no Centro de Formação da GNR, encerra esta quinta-feira, ao final do dia, passando a vacinação contra a COVID-19 a ser assegurada, a partir de 1 de outubro, nas unidades de saúde de Buarcos, São Julião, Alhadas e Paião, mediante agendamento prévio, deixando assim de existir a modalidade «Casa Aberta».
Os utentes que aguardam pela toma da segunda dose da vacina e também todos aqueles recuperaram da infeção covid-19 há pelo menos três meses, os imunodeprimidos, os doentes oncológicos, os adolescentes que forem atingindo os 12 anos e outros eventuais casos abrangidos pelo programa de vacinação da Direção Geral da Saúde, passarão a ser vacinados nas unidades de saúde.

Apreensão de mais de 200 quilos de bivalves em Estarreja

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, ontem, dia 28 de setembro, apreendeu 219 quilos de bivalves na localidade de Veiros, no concelho de Estarreja.

No âmbito de uma ação de fiscalização rodoviária dirigida ao transporte de pescado fresco e de moluscos bivalves, os militares da Guarda fiscalizaram um veículo, onde detetaram 219 quilos de amêijoa-japonesa (Ruditapes philippinarum). No decorrer das diligências policiais constatou-se que os bivalves tinham sido capturados em zona considerada insalubre, estando a sua captura temporariamente interdita por presença de biotoxinas, constituindo assim um perigo para a saúde pública, motivo que levou à sua apreensão.

Desta ação, resultou a identificação de um homem de 40 anos idade e da empresa proprietária dos bivalves, tendo sido elaborado o respetivo auto de contraordenação.

A GNR relembra que os moluscos bivalves, porque se alimentam por filtração da água, acumulam microrganismos e substâncias químicas. Assim, o seu estado de salubridade reflete a contaminação microbiológica e teor em metais tóxicos das zonas onde se encontram, podendo, mesmo, conter níveis superiores aos existentes no meio ambiente. Por outro lado, existem perigos químicos associados aos bivalves, como as biotoxinas marinhas que são compostos tóxicos, produzidos por microalgas, que podem causar intoxicações.

Silves | NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DE ILÍDIO RODRIGUES NETO


O Município de Silves manifesta o seu profundo pesar pela morte de Ilídio Rodrigues Neto, aos 92 anos de idade.

Desempenhou o cargo de Presidente da Junta de Freguesia de Algoz nos mandatos autárquicos de 1980 a 1982 e de 1986 a 1989, eleito pelo Partido Social Democrata.

Enquanto autarca, deixa lembranças e atos que perpetuarão a sua memória junto da população da sua terra natal e dos órgãos da administração local.

O funeral terá lugar no dia 01 de outubro, pelas 15:00 horas, na Igreja Matriz de Algoz.

À família e aos amigos, o Município de Silves deixa as mais sentidas condolências.

Câmara de Cantanhede distinguida pelo apoio aos Cuidadores Informais

A Câmara Municipal de Cantanhede foi distinguida como uma das autarquias "que adotam as melhores práticas e medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais".

Esta distinção foi alcançada pelas múltiplas respostas que o Município de Cantanhede tem dado no âmbito do apoio ao cuidador informal sendo agora reconhecidas na 1.ª edição da “Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais” (RACCI), iniciativa lançada pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais que atribuiu a 24 autarquias o Selo de Mérito instituído para o efeito, de acordo com a avaliação dos representantes das associações que constituem o movimento cumpriram os respetivos critérios.

Instituído pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais para reconhecer os municípios e as freguesias do território nacional português que desenvolvem as melhores práticas e medidas de apoio aos cuidadores informais, garantindo-lhe desta forma possam beneficiar de melhores condições para o desenvolvimento da sua ação.

No caso de Cantanhede, a Câmara Municipal foi distinguida, entre outras medidas desenvolvidas, pelo projeto CuidIN, que tem como principal objetivo favorecer as pessoas que venham a necessitar deste serviço em função dos resultados obtidos através de questionário próprio. A entidade promotora é o Centro de Estudos e Investigação em Saúde da Universidade de Coimbra (CEISUC), em parceria com Centro de Estudos e Desenvolvimento em Cuidados Continuados e Paliativos (CEDCCP) da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, e tem como investidores sociais o Município de Cantanhede e o Biocant - Associação de Transferência de Tecnologia.

A iniciativa parte do reconhecimento da necessidade de dignificar, credibilizar, apoiar e capacitar o papel do cuidador informal, o que está a ser concretizado através de uma rede integrada de capacitação e qualificação dos cuidadores informais, suportada numa rede de apoio social e interdisciplinar, designadamente numa intervenção com fundamentos técnico-científicos e pedagógicos, geradora de impacto social, dotando e preparando os cuidadores informais enormes desafios que enfrentam no seu dia-a-dia.

O Projeto CuidIN procura dar resposta a esses desafios, com ações específicas e direcionadas para as mais de 450 pessoas já identificadas, tendo em conta as necessidades sentidas (http://cuidin.pt).

De acordo com um inquérito realizado pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais “a atuação das autarquias neste domínio é diferenciada, podendo passar pelo apoio emocional/psicológico (64,6%), os apoios relacionados com Estado (59,1%) e os apoios financeiros (51,8%), até à formação específica em algum aspeto do processo de cuidar (41,2%)”, entre outros.

O Município de Cantanhede, enquanto um dos investidores sociais do projeto CuidIN, reconhece a importância das pessoas que cuidam, pelo que se associou à equipa CEISUC, CEDCCP, de modo a melhorar a qualidade de vida das pessoas que cuidam e desta forma dar também melhor qualidade de vida às pessoas cuidadas.

Cantanhede | Hoje, 29 de setembro, às 21h00 Pedro Ferrão realiza visita guiada ao Museu da Pedra

 

Terá lugar hoje, dia 29 de setembro, às 21h00m, uma visita guiada ao Museu da Pedra, em Cantanhede, no âmbito das Jornadas Europeias do Património 2021.

Neste sentido, a Câmara Municipal convida todos os interessados a participarem na visita guiada realizada por Pedro Ferrão, técnico do Museu Nacional Machado de Castro, à exposição Coimbra / Cantanhede - Relações esculpidas em Pedra, que se encontra patente no Museu da Pedra, numa ação que tem como principal objetivo reunir as pessoas em torno do seu património e da cultura que as envolve.

Esta é também uma oportunidade de revisitarem o equipamento cultural, após as recentes obras de requalificação realizadas ao longo do último ano, com a realização de uma viagem por esta exposição que percorre um trajeto de seiscentos anos, desde a austera arte românica dos inícios da nacionalidade, passando pelas formas verticais e angulosas do gótico, desabrochando na harmoniosa estética renascentista e terminando nas rebuscadas e movimentadas curvas barrocas.

É uma visita que demonstra a importância da famosa Pedra d’Ançã, que durante séculos constituiu um importante fator de desenvolvimento económico do concelho, e permitiu o incremento da atividade escultórica que tornou a região e a cidade de Coimbra no principal centro de produção nacional de escultura em pedra.

A visita é livre, bastando para o efeito efetuar a inscrição através do email museudapedra@cm-cantanhede.pt ou do contacto telefónico n.º 231 423730 (Museu da Pedra).

Proença-a-Nova | Inscrições para bolsas de estudo a alunos do Ensino Superior abrem dia 1 de outubro

No último fim-de-semana, mais concretamente de sábado para domingo, foram conhecidas as colocações dos alunos que ingressaram no Ensino Superior, depois de terem concluído com sucesso o ensino secundário. Como acontece habitualmente, o Município de Proença-a-Nova oferece bolsas de estudo a estes jovens alunos, apoiando os agregados familiares com menores recursos de forma a que a educação dos seus educandos não seja tão limitada por fatores económicos.

Para o presente ano letivo, tal como aconteceu no ano anterior, as candidaturas decorrem de 1 a 31 de outubro, devendo o formulário de candidatura, disponível em www.cm-proencanova.pt, ser entregue neste período no Balcão Único do Município.

Estas bolsas estão disponíveis para qualquer residente no concelho de Proença-a-Nova que frequente um Estabelecimento de Ensino Superior, reconhecido como tal pelo Ministério da Educação, que confira o grau de licenciatura, e em cursos técnicos superiores profissionais.

No Regulamento estão definidos quais os critérios de atribuição das bolsas municipais às famílias que se encontrem numa situação economicamente carenciada. Define também que estão disponíveis 20 bolsas no valor de 75€ mensais, pelo período máximo de 10 meses, podendo o Município determinar a atribuição de bolsas adicionais no valor de 50€ mensais.

Com base nos dados divulgados pelo Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova, entraram em primeira fase, 28 alunos no Ensino Superior. Destes 28 alunos, nove foram admitidos em Castelo Branco, oito em Lisboa, cinco em Coimbra, cinco entre Guarda e Covilhã, e um em Aveiro.

16.ª Edição do Estarrejazz dá destaque aos coletivos e ensembles

 O programa de 2021 conta com seis concertos: Colectivo DiJazz Band, Septeto Estarrejazz, Roberta Sá e Daniel Jobim, Pedro Moreira Sax Ensemble, César Cardoso e Orquestra de Jazz de Estarreja com Vitorino e Janita Salomé.


“A música é a linguagem que une pessoas e culturas.” Não há melhor pretexto para o arranque da 16.ª edição do Estarrejazz, agendado para dia 1 de outubro, sexta-feira, Dia Mundial da Música. O Festival decorre até dia 9 de outubro e todos os concertos têm início marcado para as 21h30.

 


Esta edição é dedicada aos coletivos e ensembles, formações entre os sextetos e decatetos, maioritariamente portuguesas, mas sempre com a presença do jazz praticado em Espanha, Coletivo DiJazz Band, e com o concerto “Chega de Saudade”, vindo do Brasil, com Daniel Jobim e Roberta Sá, que dá ao Festival um cunho internacional.

 

6 noites, 6 concertos únicos


O espetáculo de abertura, dia 1, sexta-feira, está a cargo do “Colectivo DiJazz Band”, que reúne alguns dos melhores instrumentistas e compositores do panorama jazzístico espanhol. A música deste Colectivo é baseada em composições originais e arranjos de todos os seus membros, que transmitem ao vivo uma energia com alto nível de interação com o espectador, que não deixa o público indiferente. 


Formado maioritariamente por músicos estarrejenses, o “Septeto Estarrejazz” sobe ao palco dia 2, sábado, com o objetivo de comprovar a importância da formação musical concelhia.

 


Dia 4, segunda-feira, o Festival celebra a leveza e a sofisticação harmónica da bossa através do legado dos dois grandes mestres da bossa nova, Tom Jobim e João Gilberto.

 


Em “Chega de Saudade”, Daniel Jobim e Roberta Sá, ao lado de Jaques Morelenbaum (violoncelo), Paulo Jobim (violão) e Paulo Braga (bateria) – músicos que integraram a “Banda Nova” de Tom Jobim, transportarão o público para a atmosfera dos tempos áureos da Bossa Nova.

 

“Pedro Moreira Sax Ensemble” apresenta “Two Maybe More”, dia 7, quinta-feira, uma adaptação da peça, com o mesmo nome, para um ensemble de 8 saxofones, contrabaixo e bateria, onde a improvisação é protagonista.

 

No dia 8, sexta-feira, César Cardoso apresenta o trabalho “Dice of Tenors” que tem uma identidade própria, e é composto por 8 temas, 6 dos quais são Standards do Jazz celebrizados por alguns dos maiores saxofonistas tenores, e compôs ainda 2 temas a completar o disco.

 

O Festival despede-se com a Orquestra de Jazz de Estarreja (OJE) que, este ano, convida dois nomes incontornáveis da música portuguesa e fora do panorama jazzístico, Vitorino e Janita Salomé, trazendo novas valências para os intervenientes e público. A não perder dia 9, sábado.

 

16 anos de Estarrejazz – Festival de Jazz de Estarreja


Desde 2005, que o CTE acolhe o Estarrejazz – Festival de Jazz de Estarreja. O Festival mantém um programa orientado para a divulgação e fruição do jazz, nas suas dimensões mainstream e contemporâneas. Em 2013 o festival lançou a sua própria orquestra. A OJE, resultado dos workshops e masterclasses promovidos durante o festival, reúne jovens músicos e teve a sua estreia na 8.ª edição. Uma extensão da marca Estarrejazz, mas também uma montra viva da qualidade dos jovens músicos da Região de Aveiro, que tem andado em digressão pelo país.

 

O festival já se encontrou com o inesquecível Bernardo Sassetti, bem como com Salvador Sobral, Mária João, Rita Maria, Bernardo Sassetti, Mário Laginha, Bernardo Moreira, Cristina Branco, Carlos Bica, Jeff Davis, Mário Delgado, Perico Sambeat, Carlos Barretto e Carles Benavent, sem esquecer o cantor norte-americano Kurt Elling.

Ansião | Escola Municipal de Natação com nível de excelência


A Escola Municipal de Natação de Ansião viu reconhecido o seu nível de excelência no passado dia 19 de outubro, na II Convenção Portugal a Nadar, da Federação Portuguesa de Natação (FPN).

O programa “Portugal a Nadar” pretende melhorar a qualidade das escolas de natação, acrescentando valor aos serviços prestados. Um dos componentes do programa é a certificação da qualidade, que a Escola Municipal de Natação de Ansião (EMNA) tem alcançado desde 2014.

São quatro os níveis de certificação, designadamente, o de bronze, o de prata, o de ouro e o de excelência, incidindo a avaliação da FPN na organização e na qualidade documental e teórica nas áreas administrativa, de gestão, de higiene e pedagógica. O patamar da EMNA no início do programa permitiu ascender rapidamente ao nível de prata. O nível de ouro foi o resultado da implementação das oportunidades de melhoria e dos requisitos identificados pelos auditores. Num espírito de melhoria contínua e com base no acompanhamento e na experiência da FPN, foram introduzidos novos sistemas que têm permitido aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem e contribuído para uma experiência do aluno mais gratificante e enriquecedora.

O objetivo estabelecido para o presente ano de se manter o nível de ouro, foi superado com a atribuição do galardão de “Escola de Natação Certificada – Nível de Excelência”.

Os alunos, atuais e futuros, merecem uma visão de olhos postos na excelência, ouvidos clínicos atentos a opiniões, sugestões e reclamações e que o trabalho seja de acompanhamento permanente das suas expetativas e necessidades, pelo que a Escola Municipal de Natação de Ansião continuará o seu caminho mantendo sempre presente a sua missão de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e do seu lema “Entre na água, ganhe vida”.


Anadia volta a receber o Portugal Wine Trophy

Após um interregno, devido à pandemia da Covid-19, Anadia volta a receber o “Portugal Wine Trophy”, entre os dias 25 e 28 de novembro, que irá decorrer nas instalações do Hotel das Termas da Curia, numa organização do DWM - Deutsche Wein Marketing e do Município de Anadia.

A organização prevê a participação de mais de 60 provadores, em representação de 15 países, que irão avaliar mais de 2000 vinhos provenientes das mais distintas regiões vitivinícolas de todo o mundo.

À semelhança de anos anteriores, os produtores da Região Demarcada da Bairrada contam com condições especiais de participação, nomeadamente com a isenção de pagamento para inscrição dos seus vinhos e espumantes. Um investimento do Município de Anadia que pretende, desta forma, incentivar e promover internacionalmente os vinhos Bairrada, bem como o enoturismo e outros recursos endógenos regionais.

De referir que o “Portugal Wine Trophy”, juntamente com o “Berliner Wein Trophy” e o “Asia Wine Trophy” constitui o maior concurso de vinhos do mundo, o qual conta com o patrocínio da OIV – International Organisation of Vine and Wine.


Outubro em cheio no Ciclo de Conferências Carlos de Oliveira

O Ciclo de Conferências Carlos de Oliveira 100 Anos tem o propósito de percorrer lugares bastante frequentados da obra de Carlos de Oliveira, submetendo-os a perspetivas críticas novas.

Será o caso das intervenções de Pedro Serra, da Universidade de Salamanca, (Espanha) e de Eduardo Sterzi, da Universidade Estadual de Campinas (Brasil).

As conferências visitam ainda o espólio do autor, no caso de Ricardo Namora, e interrogam a sua presença, e ausência, nos programas escolares, no caso de Rui Mateus, ambos membros do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra.

A decorrer nos dias 6, 13, 20 e 27 de Outubro. 

Mais informações e inscrições através do contacto 231429813 ou dcdt@cm-cantanhede.pt   

A participação é gratuita. 

McDonald’s vende água da torneira a 1,70 euros/copo

E se, em vez de uma garrafa de água, a McDonald’s lhe vendesse um copo de água da torneira? É isto que a cadeia de restauração está a fazer em França para tentar reduzir o consumo de plástico de utilização única.

Segundo o site Conexion France, esta é uma prática corrente desde Abril, quando a McDondald’s deixou de encomendar garrafas de água à Evian e à Badoit. Por essa altura, a empresa emitiu mesmo um comunicado em que justifica a sua opção com razões ambientais.

“Os restaurantes McDonald’s em França venderam uma média de 75 milhões de garrafas. Este novo compromisso irá salvar mais de mil toneladas adicionais de plástico”, indicava a McDonald’s em Abril.

Desde então, tem vindo a vender copos de cartão com água filtrada. A versão mais pequena, de 250ml, custa 1,70 euros, ao passo que o copo de 400ml chega aos 2,30 euros. Apesar de a situação já se arrastar há alguns meses, a mesma publicação avança que as autoridades francesas começam agora a mostrar descontentamento: Dan Lert, vice-presidente da Câmara de Paris e responsável pelos recursos hídricos, publicou um tweet em que sublinha como um litro de água numa cadeia de restauração custa sete euros, enquanto um litro de água fornecida pelo sistema urbano de Paris não passa dos 0,003 euros.

A McDonald’s, por seu turno, garante que o preço mais elevado da água que serve se deve ao processo de purificação a que é sujeita. Dan Lert contrapõe que não faz sentido filtrar a água da cidade porque já é de «excelente qualidade», além de que a purificação exclui nutrientes como o magnésio ou o cálcio.

A água servida nos restaurantes McDonald’s em França chega através de uma fonte que oferece água microfiltrada e com três opções possíveis: lisa, com gás ou com sabor. Para esta novidade, a cadeia criou uma marca específica, a Eau by McDo.

Marketeer

Na Guerra da Coréia, o milagre de São Miguel Arcanjo

 

Neste dia 29 de setembro, a Santa Igreja Católica celebra o dia de São Miguel Arcanjo. Em memória dessa efeméride, reproduzimos uma história impressionante ocorrida durante a Guerra da Coréia (1950).

Trata-se de uma verdadeira história que se passou com um marine (fuzileiro naval norte-americano), ferido naquela guerra.

Escrevendo para sua mãe, ele lhe contou sobre um fascinante encontro que teve durante a guerra. O Padre Walter Muldy, um capelão da Marinha que conversou com o jovem fuzileiro e sua mãe, como com o comandante do grupo de combate, sempre confirmou a veracidade desta história prodigiosa. Nós a ouvimos de uma pessoa que leu a carta original e relata a história em todos seus detalhes e o faz em primeira pessoa, para melhor transmitir algo do impacto que o fato deve ter causado quando pela primeira vez escrita pelo filho à sua mãe.

Querida mamãe:

Estou escrevendo à senhora de uma cama de hospital.

Mãe não se preocupe, eu estou bem. Fui ferido, mas o médico disse que logo estarei de pé. Mas, não é sobre isso que preciso escrever-lhe. Algo aconteceu comigo que não ouso contar a ninguém com medo de que não acreditem. Mas, preciso contar a senhora — única pessoa em quem posso confiar, embora mesmo a senhora possa julgar como inacreditável.

A senhora se recorda da oração a São Miguel que me ensinou a rezar, quando eu era pequeno? “Miguel, Miguel da manhã…*” Antes de partir para a Coréia, a senhora recomendou com insistência que eu me lembrasse dessa oração antes de qualquer confronto com o inimigo. Mas, realmente, mãe, a senhora não precisaria me ter lembrado isso. Eu sempre a rezei e quando cheguei à Coréia, freqüentemente eu a rezava, várias vezes durante o dia, enquanto marchava ou descansava.

Certo dia, fomos convocados para fazer um reconhecimento em busca de guerrilheiros comunistas.

Era um dia em que fazia muito frio. Quando já havia caminhado um tanto, percebi outro soldado andando ao meu lado e olhei para ver quem era. Era um rapaz alto, um fuzileiro alto de quase 2 metros e constituição forte. Estranho, mas eu não o conhecia e pensei que nunca o havia visto em minha unidade. Fiquei satisfeito por ter companhia e quebrei o silencio entre nós.

— “Faz frio, hoje, não?” Comecei então a rir baixinho, porque de repente me pareceu um absurdo conversar sobre o clima, quando estávamos avançando para enfrentar o inimigo!

Ele também sorriu.

— “Acho que conheço todo mundo em minha unidade, mas nunca o vi antes”.

— “Não”, ele concordou. “Eu acabo de chegar, meu nome é Miguel!”

— “Verdade? É também o meu nome”.

— “Eu sei. Miguel, Miguel da manhã…”

Mamãe; fiquei realmente surpreso que ele soubesse assim minha oração, mas eu havia falado dela a tantos rapazes, que supus que o recém-chegado ouvira falar disso através de algum deles. Na verdade, isso se tornara tão conhecido, que alguns de meus companheiros me chamavam de “São Miguel”.

Então, de repente, Miguel disse:

— “Vamos ter problemas à frente”.

Surpreendi-me, pois não podia perceber como ele sabia disso. Eu respirava fortemente, por causa da marcha e meu hálito enchia o ar frio com densas nuvens de neblina. Miguel parecia estar em ótima forma, porque eu não percebera sua respiração, até então. Nesse momento, começou a nevar tão fortemente, que logo não mais pude ouvir ou ver o restante da minha unidade. Fiquei um pouco assustado e gritei:

— Miguel !!”

Senti, então, sua forte mão em meu ombro e ouvi sua voz:

 “Vai clarear logo”.

De repente, a nevasca parou. E então, a uma pequena distância de nós, assustadoramente reais, estavam sete guerrilheiros comunistas, eu diria quase cômicos com seus chapéus típicos. Mas não havia nenhuma graça em suas atitudes: suas armas estavam engatilhadas e apontadas exatamente em nossa direção.

— “Para baixo, Miguel”, gritei, e mergulhei para me proteger.

No chão, olhei para cima e vi Miguel ainda em pé, paralisado, e achei que era por medo, como julguei naquele momento. Balas espocavam de todos os lados e não havia lugar que os comunistas não atingissem a tão curta distância.

Eu pulei para fazê-lo deitar-se e foi então que fui ferido. Senti a dor como uma forte queimadura em meu peito e desmaiei. Enquanto ia perdendo os sentidos, ainda me recordo que pensei: “devo estar morrendo”.

Alguém estava me erguendo, um braço forte me segurava e me colocava com cuidado sobre a neve. Apesar do choque, abri os olhos e o sol pareceu penetrar neles. Miguel ainda estava em pé e havia um enorme clarão em sua face. De repente, abrasou-se como o sol, um resplendor o rodeava intensamente, como as asas de um anjo. Quando perdi a consciência, ainda vi que Miguel segurava uma espada em sua mão e que ela faiscava como milhares de luzes.

Mais tarde, quando recobrei os sentidos, meus companheiros vieram me ver, com o sargento, que me perguntou:

— “Como você fez aquilo, rapaz?”

— “Onde está o Miguel?” O sargento pareceu perplexo. “Miguel, o fuzileiro alto, que andou comigo até o último momento. Eu o vi, quando desmaiei”

— O sargento disse gravemente: “Você é o único Miguel em minha unidade. Posso pesquisar entre todos os demais soldados, mas só há um Miguel, que é você. Ademais, você não estava caminhando com ninguém. Eu o observava, porque você se distanciou muito de nós, e fiquei preocupado. Agora, conte-me, como você fez aquilo?”

Era a segunda vez que me fazia essa pergunta, e eu me irritei.

— “O que eu fiz?”

— “Como você enfrentou e conseguiu matar aqueles sete guerrilheiros comunistas?”

— “O quê?”

— “Rapaz, os guerrilheiros estavam estendidos ao seu redor, cada um morto por um golpe de espada”.

Esta é, mamãe, a minha história. Pode ter sido o ferimento, o clarão do sol ou o frio. Eu não sei, mamãe, mas de uma coisa estou certo: ISTO REALMENTE ACONTECEU! …

Com todo amor de seu filho Miguel

* Eis o texto da oração (em inglês e a tradução):

Michael Michael of the morning
Fresh chord of dawn adorning
Keep me safe today
And in time of temptation
Drive the devil away.
Amen!

Miguel, Miguel da manhã,
Canção suave da aurora ornada
No dia de hoje me guarde em segurança
e na hora da tentação
leve o demônio embora.

Amém!

ABIM

__________

Fonte: Revista da TFP americana Cruzade, Novembro/dezembro de 2002.

Saint Michael the Archangel Saves U.S. Combat Marine – TFP Student Action

Figueiró dos Vinhos | Universidade Sénior abre portas a partir de segunda-feira



As aulas da Universidade Sénior de Figueiró dos Vinhos estão de volta e recomeçam já na próxima segunda-feira, dia 4 de outubro.

O início do ano letivo será assinalado, de forma especial, com a Sessão de Abertura marcada para sexta-feira, dia 1 de outubro, pelas 11h00, na Biblioteca Municipal Simões de Almeida (tio).

2021/2022 será preenchido com uma diversidade de atividades contemplando artes plásticas, cénicas e musicais, desporto, saúde, línguas, história, entre outras.

As inscrições decorrem durante todo ao ano, contudo algumas disciplinas têm número limite de alunos. Para mais informações, os interessados poderão consultar a página da Universidade Sénior em http://usfig.blogspot.com/ ou do município em http://www.cm-figueirodosvinhos.pt/index.php/universidade-senior, contactar diretamente através dos números 916 660 360 ou 236 559 552 ou, ainda do e-mail univseniorfv@gmail.com.

Proença-a-Nova acolhe projeto de apoio psicológico para crianças vítimas de violência doméstica

Depois de ver aprovada a candidatura RAP – Respostas de Apoio Psicológico para crianças e jovens vítimas de violência doméstica da Beira Baixa, a Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento, organização sem fins lucrativos, reuniu com os parceiros do concelho de Proença-a-Nova, onde deu a conhecer a equipa técnica do projeto, assim como as estratégias de atuação. A Associação estará na Casa das Associações uma vez por mês, na segunda quinta-feira do mês, entre as 10h e as 12h30m, para atendimento psicológico e psicoterapêutico a crianças e jovens expostas à violência interparental. Ainda assim, as deslocações ao concelho poderão fazer-se sempre que ocorra uma sinalização.

A ideia é fazer com que o Município, em estreita colaboração com a Associação Amato Lusitano, bem como todas as entidades com intervenção junto de crianças e jovens (entre os 3 e os 18 anos de idade) se dinamizem no combate, sinalização e encaminhamento destes casos para a RAP, contribuindo para a promoção da segurança, capacitação e autonomia destas crianças e jovens.

Além do Município de Proença-a-Nova, o projeto abrange os concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor e Vila Velha de Ródão. O programa foi promovido pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, cofinanciado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, pelo Portugal 2020 e ainda pela União Europeia.

Torna-te um Chef Zero Desperdício com a Phenix

 Cria e partilha a tua receita anti desperdício para te tornares o primeiro chef da Phenix Kitchen e ganhares um ano de cabazes grátis na app.

A Phenix, marca de referência no combate ao desperdício na Europa, quer descobrir e dar a conhecer os melhores cozinheiros “zero desperdício” de Portugal. Para assinalar o Dia Internacional da Consciencialização Sobre Perdas e Desperdício Alimentar, comemorado a 29 de setembro, a marca lança a Phenix Kitchen, uma iniciativa que desafia a comunidade a desenvolver e partilhar receitas que tenham como foco o reaproveitamento de alimentos e o uso sustentável de ingredientes.

Até dia 23 de outubro, os participantes deverão criar e apresentar uma receita original e criativa, tirando partido, por exemplo, de sobras de refeições anteriores ou de partes dos ingredientes que, de outra forma, seriam desperdiçadas. As participações devem incluir uma fotografia do prato, bem como o nome do mesmo e uma descrição que destaque o que é que torna a receita “zero desperdício”. Após uma primeira fase de seleção interna das propostas mais interessantes e criativas, o destino dos participantes decidir-se-á na página de Instagram da Phenix, onde as várias receitas serão sujeitas à apreciação da comunidade da marca.

O autor da receita “zero desperdício” vencedora será anunciado pela Phenix a 12 de novembro e tornar-se-á o protagonista do primeiro episódio da Phenix Kitchen, assumindo o papel de chef desta cozinha durante um ano. Para além disso, vai poder usufruir gratuitamente de cabazes anti desperdício, através da app da Phenix, que disponibiliza alimentos e refeições de qualidade, de uma rede de parceiros que conta já com mais de 700 estabelecimentos aderentes.

Queremos trabalhar cada vez mais em conjunto com a nossa comunidade e incentivar todos aqueles que se identificam com a causa do combate ao desperdício a contribuírem ativamente com as suas ideias e criações. Esta é uma luta que é de todos e, com a Phenix Kitchen, pretendemos dar voz e visibilidade a quem nos acompanha nesta missão”, explica Frederico Venâncio, Diretor-Geral da Phenix Portugal.

A aplicação anti desperdício da Phenix chegou a Portugal em outubro de 2019 e está disponível nas áreas da Grande Lisboa, Grande Porto, Braga e Aveiro. Conta, atualmente, com mais de 185 mil utilizadores e já permitiu salvar o equivalente a mais de 220 mil refeições.

O regulamento completo do concurso Phenix Kitchen pode ser consultado aqui. As participações devem ser submetidas até 23 de outubro, através do e-mail phenixkitchen@wearephenix.com.

------

Sobre a Phenix Portugal

A operar em Portugal desde 2016 como parte da expansão internacional da Phenix, somos responsáveis por evitar o desperdício de mais de 16 milhões de refeições e mais de 1 130 toneladas de produtos não alimentares, evitando assim que fossem emitidas mais de 18 mil toneladas de CO2 para a atmosfera, só em Portugal. Colaborando de perto com o Continente, Ludite, entre outros parceiros, ajudamos na redução do desperdício, encaminhando os seus excedentes para a nossa rede de mais de 900 instituições parceiras. Com escritórios em Lisboa e no Porto (Vila Nova de Gaia), contamos com uma equipa em expansão fortemente empenhada em reduzir o desperdício em Portugal. Em outubro de 2019, lançámos a nossa aplicação anti desperdício, a Phenix App, focada no comércio local e no público em geral, que conta já com mais de 185 000 utilizadores e mais de 700 estabelecimentos aderentes, em Lisboa, Porto, Braga e Aveiro. Mais informações em https://wearephenix.com/pt-pt/.