domingo, 21 de julho de 2019

Loulé | Campanha de promoção da produção local

No mês de agosto, o projeto “100% Local” dá início à campanha “Produzir e Consumir Local”. Em estreita articulação com a iniciativa de promoção do comércio tradicional da cidade de Loulé “7 Quintas”, organizada pela Câmara Municipal, a campanha arranca no Concelho no dia 1 de agosto, a partir das 19h00, na Praça da República, com um Mercado de Rua onde os produtores locais irão mostrar o melhor da sua produção aos consumidores.
A iniciativa “7 Quintas” e o projeto 100% Local partilham um objetivo comum: valorizar a produção e o comércio local, juntando esforços para que produtores e consumidores se cruzem num espaço de encontro privilegiado, onde são conhecidas as origens do que se consome. Este é o desafio e uma oportunidade para sensibilizar para o modelo vigente de consumo que compreende uma ameaça à sustentabilidade do Planeta.
Para além dos Mercados de Produtores a organizar em sete concelhos algarvios, a campanha aposta numa vertente de sensibilização pela arte, nomeadamente pela instalação de uma peça artística, inspirada nas tradicionais balanças de mercado. “A Balança” estará em itinerância a partir do mês de julho pelos municípios parceiros de Loulé, Faro, São Brás de Alportel, Olhão, Tavira, Albufeira e Silves, com intuito de ilustrar o equilíbrio frágil entre a sustentabilidade do Planeta e as atuais opções de consumo.
O projeto lançará ainda uma aplicação web e mobile, casefazem.pt para utilização gratuita pelos utilizadores. Na mesma constarão georreferenciados os produtores locais do Algarve.

Sul | Apoios financeiros para investigação e desenvolvimento tecnológico

O Programa Operacional CRESC ALGARVE 2020 abriu um novo concurso n.º 17/SI/2019, no contexto do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, devendo as candidaturas ser entregues até 15 de novembro.
O objetivo é estimular a cooperação empresarial e a articulação entre empresas e entidades de investigação, nomeadamente centros de interface tecnológico, acelerando a difusão, transferência e utilização de tecnologias, conhecimentos e resultados de I&D no tecido empresarial.
Em causa está o financiamento de 500 mil euros do FEDER a atividades de investigação industrial e desenvolvimento experimental, alinhadas com as prioridades da Estratégia de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente (RIS3) e realizadas por consórcios liderados por micro ou pequenas empresas do Algarve, envolvendo uma ou mais entidades de investigação.

Algarve | Festival de Gastronomia do Mar deu prémios

No decorrer do Festival de Gastronomia do Mar, que decorreu entre 8 e 30 de junho, em Tavira, foram sorteadas três estadias e dez atividades de animação turística, entre os 1.077 participantes na iniciativa. 
A organização revela que os premiados foram os seguintes: 
Alojamento
Prémio: Hotel Vila Galé
Premiado: Patrícia Rotelli, Inglaterra
1.º Suplente: Maria Bravo Reis, Beja
2.º Suplente: Bruno Miguel Gonçalves, Carnaxide
Duas noites em quarto duplo standard com pequeno-almoço. 
Voucher válido pelo período de 1 ano.

Prémio: Ozadi – Tavira Hotel
Premiado: Jean Evans, Liverpool
1.º Suplente: Nuno Neves, Ericeira
2.º Suplente: Sofia Milene Carvalho de Ferreira, Tocha
Oferta válida, para duas pessoas (quarto standard com dormida e pequeno-almoço incluído), entre outubro e novembro deste ano e fevereiro e abril de 2020, exceto feriados e épocas festivas.

Prémio: Aldeamento Turístico Pedras da Rainha
Premiado: Ana Rita Cardeira, Conceição de Tavira
1.º Suplente: Miguel Ângelo Horta, Tavira
2.º Suplente: June Brown, Vila Real de Santo António
Oferta válida, para duas pessoas, em estúdio, entre 15 de setembro e 27 de dezembro de 2019.
[Sujeito a marcação prévia e disponibilidade]

Animação turística
Prémio: Passeio no comboio turístico (Delgaturis)
Premiado: Ana Quaresma, Ericeira
1.º Suplente: Paula Cristina da Silva Ferreira Joaquim, Leiria
2.º Suplente: Luís Pereira, Alvarinho
Oferta de dois bilhetes.

Prémio: Rota do Polvo em barco tradicional do Algarve “saveiro” (Ocean4you)
Premiado: Joana Leiria, Rio Maior
1.º Suplente: Fiona Nancy Lee, Tavira
2.º Suplente: Isabel Maria dos Mártires Carepa Messias dos Santos, Tavira
Válido para duas pessoas
Duração: 1h30, a partir de Tavira.

Prémio: Passeio de barco (Costaboat Tours)
Premiado: Nelson José de Brito Pereira, Alcochete 
1.º Suplente: Esmeralda Rita, Tavira
2.º Suplente: Kylie O’ Neill, Estados Unidos da América
Válido para duas pessoas
Partida: Cabanas de Tavira

Prémio: Experiência de stand up paddle com instrutor (Eolis)
Premiado: Carla Silva, Tavira
1.º Suplente: Stefan Ziegler, Vila Nova de Cacela
2.º Suplente: Anabela Rodrigues, Loulé
Duração: 1 hora.

Prémio: Lição de golfe com o profissional Bart Van der Wind (Benamor Golf)
Premiado: Filipa Ferreira, Lisboa
1.º Suplente: Champlon Christine, Rueil
2.º Suplente: Ricardo Tavares, Lisboa
Válido para duas pessoas.
Duração: 1 hora.

Prémio: Lição de golfe com o profissional Bart Van der Wind (Benamor Golf)
Premiado: Maria Gabriela Bastos Neves, Santarém
1.º Suplente: Anabela Gonçalves, Serpa
2.º Suplente: Ramires, Espanha
Válido para duas pessoas.
Duração: 1 hora.

Prémio: Segway Tour (Segs and the City)
Premiado: Teresa Maria Calais Pires, Queluz
1.º Suplente: Mieke Van Bohensen-Zuaard, Moncarapacho
2.º Suplente: Marcus Maurer, Alemanha
Válido para duas pessoas.

Prémio: Passeio no barco solar (Solar Moves)
Premiado: Marina Pena, Lisboa
1.º Suplente: Nuno Gil, Tavira
2.º Suplente: Luz Ribeiro, Altura
Válido para duas pessoas
Duração: 2 horas

Prémio: Passeio de barco na Ria Formosa com almoço no Restaurante Sal, na Ilha de Tavira (Sequa Tours)
Premiado: Bas Van Den Brack, Irlanda
1.º Suplente: Clara Mota, Peniche
2.º Suplente: Armando Calado Pereira Gouveia, Lisboa
Válido para duas pessoas
Duração: 1 hora

Prémio: Voucher de 50% de desconto no restaurante Vale d’ El Rei (Alojamento Turístico Pedras d’ El Rei – Santa Luzia)
Premiado: Eliana Esteves, Tavira
1.º Suplente: Teresa Maria Teixeira, Mem Martins
2.º Suplente: Verónica Ribeiro, Oeiras
Válido de setembro a 27 de dezembro de 2019.

Faro | Ambifaro tem novos administradores

O Presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, decidiu destituir o Conselho de Administração da empresa municipal Ambifaro e nomear novos titulares.
Em comunicado, a autarquia revela que, a partir de agora, a presidente do conselho de administração da empresa é a vereadora Sophie Matias, enquanto que os também vereadores Adriano Guerra e Carlos Baía assumem as funções de vogais.
No documento diz-se que “esta decisão prende-se com a necessidade imperiosa de defender o interesse público, através da conservação de um clima de total estabilidade e serenidade na relação da Ambifaro E. M. e do Mercado Municipal com os colaboradores da empresa, com os operadores e, ainda, com todos os parceiros – fatores que consideramos essenciais para a assunção dos importantes desafios que se avizinham e para a manutenção do caminho de recuperação da credibilidade e da operacionalidade do Mercado Municipal e da Ambifaro E. M.”
Esta decisão surge na sequência da realização, por parte da PJ, de buscas na Câmara de Faro e na sede da Ambifaro, por suspeitas de terem sido cometidos crimes de participação económica em negócio, corrupção passiva e ativa, peculato, prevaricação e abuso de poderes.
Dessa investida resultou que quatro pessoas – entre as quais o vice-presidente, Paulo Santos, e a presidente da empresa municipal, Sandra Ramos – tenham sido constituídas arguidas.
Rogério Bacalhau diz, contudo, que “mantém a sua confiança pessoal em todos os membros e colaboradores do universo municipal, em quem, até prova em contrário, sempre acreditará sem reservas.”

Algarve | Cursos de verão apoiados

A Câmara de Lagoa estabeleceu um protocolo com a Universidade do Algarve (UALg), com o objetivo de apoiar cinco jovens do Concelho de Lagoa que integrem o quadro de excelência da Escola Secundário do Padre António Martins de Oliveira numa experiência de Cursos de Verão desta universidade.
Pretende-se, por este meio, refere a autarquia em comunicado, facultar a estes jovens “experiências que lhes permitam desenvolver o gosto pelas diversas áreas de ensino e investigação da Universidade da rede pública da região e facilitando assim um processo mais esclarecido de escolha vocacional no Ensino Superior.”
De 8 a 12 de julho, os alunos “vivenciarão a realidade académica dos campi e o contacto com alunos e docentes da UAlg, sendo proporcionadas experiências em diversas áreas de estudo: Artes e Design; Ciências; Economia, Gestão e Turismo; Engenharias e tecnologia; Línguas e Humanidades e Saúde.”

Lagos | Necessidades de água exigirão recurso à dessalinização

As alterações climáticas e a gestão da água, na perspetiva do que deve ser feito fazer já e a médio prazo, foram o tema do último Encontro promovido pelo Grupo dos Amigos de Lagos que, integrado no ciclo “Viver em Comunidade”, decorreu na Biblioteca Municipal Dr. Júlio Dantas.
Os participantes concluíam que, “pela sua importância vital, a água é um tema indispensável. A tendência aponta para um consumo crescente e uma menor disponibilidade dos recursos habituais. Tanto as reservas de superfície como as subterrâneas dependem da pluviosidade, havendo um quadro climático de maior incerteza, com probabilidade de precipitações anuais bastante escassas.”
Se, no pequeno prazo, “o sistema multimunicipal tem condições de assegurar o fornecimento, num quadro mais desfavorável, advirão problemas difíceis”, pelo que entendem ser preciso “aumentar e poupar as reservas de águas superficiais e subterrâneas, diversificar as fontes de captação”, referem em comunicado. Mais tarde ou mais cedo, entendem que as necessidades implicarão o recurso à dessalinização. Presentemente, esse processo apresenta custos de produção por m3 equiparáveis a outras origens da água. Embora o investimento inicial seja oneroso, “sem dúvida será o mais resiliente.”
A pressão sobre os aquíferos já não passa desapercebida a olho nu, no tom da paisagem. “No espaço de pouco mais de uma geração, em grande parte do território, perdemos o verde para o castanho” e o problema afeta todos os ecossistemas. “As raízes das árvores não conseguem superar o abaixamento do nível freático” e nota-se dificuldade na regeneração.
O quantitativo das extrações não se revela suficientemente prudente e há água de qualidade a servir para jardinagem e golfes. Tem-se adiado o projeto de uma rede de águas recicladas aptas para todo o tipo de regas e lavagens, mas tal ideia não deveria ser afastada, assim como o aproveitamento de águas pluviais em meio urbano. Também um maior investimento e eficiência das redes de baixa e dos dispositivos de utilização poderá contribuir para evitar as perdas de água no município, ainda tão consideráveis.
Por fim, entendeu-se que várias preocupações e exigências decorrentes das alterações climáticas deverão ser incluídas no PDM, para aplicar aos novos projetos e salvaguardar melhor as áreas ecológica e agrícola.  Relativamente à RAN, propõe-se que a agricultura intensiva com rega e dimensão se restrinja a perímetros de regadio ou sempre na base de reservas superficiais de água, públicas ou particulares, o que infelizmente não se verifica.

Silves | Investimento de 261 mil euros em obras de repavimentação de caminho

O Município de Silves pretende investir uma verba que poderá chegar a 261.325 euros na repavimentação do Caminho Municipal 1081 (Ribeira de Arade/Manteigas/Matosos).
O aviso de abertura do respetivo concurso foi publicado esta quinta-feira em Diário da República, tendo, a partir dessa data, as empresas interessadas 30 dias para apresentar propostas, sendo que a obra será adjudicada à que apresente o preço mais baixo.
Uma vez concluída esta fase, escolhida a empresa que vai executar a obra e celebrado o contrato, a empreitada deverá ficar concluída no prazo máximo de 120 dias.

Sul | Proposta de alteração do Plano de Urbanização de São Brás de Alportel em consulta pública

A proposta de alteração do Plano de Urbanização da Vila de São Brás de Alportel entra, na próxima sexta-feira, em discussão pública.
A partir dessa data, e ao longo de 20 dias úteis, podem os interessados formular, por escrito, as reclamações, observações e sugestões ou pedidos de esclarecimento que entendam.
Os documentos podem ser entregues presencialmente, nos serviços da Câmara Municipal ou ser enviado, por correio,  para Município de São Brás de Alportel, Rua Gago Coutinho n.º 1 8150-151, São Brás de Alportel ou ainda por correio eletrónico para o e-mail: camara@cm-sbras.pt.
A proposta, acompanhada pelos pareceres emitidos pode ser consultada na página da internet da Câmara Municipal, em www.cm-sbras.pt, e na Secção de Obras da Divisão Técnica Municipal sita na Rua Gago Coutinho n.º 1, em São Brás de Alportel, todos os dias úteis das 09:00 às 16:00 horas.

Desporto | CAMPEONATO NACIONAL DE JOVENS – P&P Campo Golfe Cantanhede - 20 julho 2019



77 jovens golfistas fizeram parte daquela que foi a maior participação de sempre no Campeonato Nacional de Jovens P&P. O Campo de Golfe de Cantanhede foi palco pela primeira vez deste torneio com enorme relevância nacional, tendo recebido jogadores dos seguintes clubes presentes: Amendoeira, Braga, CityNorte, Miramar, Paredes, Quinta do Fojo e Quinta das Lágrimas e o Clube da Casa - Cantanhede. 

A qualidade do field foi enorme e prova disso foi um novo recorde do Campo de Golfe de Cantanhede que foi estabelecido de 7 abaixo do PAR, de Daniel Costa Rodrigues do CityNorte 

Dois jogadores do Clube de Golfe de Cantanhede sagraram-se Campeões Nacionais:
SUB 25 - Miguel Pereira 

(CAMPEÃO NACIONAL GROSS)
SUB 10 - Gonçalo Pinto

(CAMPEÃO NACIONAL NET)

Destacaram-se ainda no TOP 10 GROSS de cada escalão os jovens golfistas de Cantanhede: 

- SUB 18 - Bernardo Pinto - 3º lugar 
- SUB 14 - Rafael Profírio, Romeu Lopes, António Seco - 5º,6º e 7º lugares respetivamente. 
- SUB 12 - Aline Marques - 7º Lugar, André Ferreira - 9º lugar 
- SUB 10 - Santiago Codinha - 4º lugar, Gonçalo Pinto - 5º Lugar, Carolina Almeida - 9º lugar. 

Dada a enorme participação e notório interesse dos jovens pelo P&P, a FPG irá estudar a realização do próximo Campeonato Nacional de Jovens em 2020, que deverá ter novos contornos.

Terminamos afirmando que o Futuro do Golfe em Portugal será certamente brilhante!

Religião | Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres dos Montes Guararapes

Atração pelo esguio, pelo ascético, voltada para o Céu
  • Plinio Corrêa de Oliveira
Tendo em primeiro plano o belo cruzeiro, a fotografia captou a igreja num ângulo muito feliz e poético. O elemento indispensável da paisagem nordestina está presente — as palmeiras, que parecem apostar corrida com as torres, sem conseguir superá-las. O nome da igreja diz tudo: Nossa Senhora dos Prazeres dos Montes Guararapes.*
A fachada apresenta uma nota que a distingue de outras igrejas do tempo colonial. Com certa frequência, os templos religiosos da época destacavam o horizontal, não o esguio. Nesta se encontra esse aspecto, para mim de grande mérito, visando ao esguio, ao mais elevado.
Ela é um pouco estreita em relação à sua altura. As janelas também são de altura um pouco maior que a comum, e isto é muito louvável. Os ornatos junto ao teto, no centro e nas torres, se voltam especialmente para cima, para o céu. Dir-se-ia que há no edifício uma procura do esguio, do ascético, daquilo que busca o Céu e as realidades superiores às desta Terra.
O conjunto esguio da igreja é muito propício a recordar as batalhas de Guararapes, que se travaram nas proximidades em defesa da fé católica. Lembra a ascese dos heróis naquele combate religioso contra o invasor holandês.
ABIM
______________________________________________________
Excertos de conferência do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira em 22 de maio de 1985. Esta transcrição não passou pela revisão do autor.
_________
* A igreja foi construída no século XVII, em ação de graças pelas vitórias alcançadas em 1648-49, nas guerras contra os invasores holandeses. Está localizada no município de Jaboatão dos Guararapes, região metropolitana do Recife (PE). Nela se conservam imagens barrocas de grande valor histórico e obras de arte dos séculos XVII e XVIII, além dos restos mortais de João Fernandes Vieira e André Vidal de Negreiros, heróis da Batalha de Guararapes.

Imobiliária “Casa Connosco” abre em Pampilhosa da Serra


A Casa Connosco, empresa do ramo imobiliário sediada em Coimbra, abriu hoje uma delegação junto à Praia Fluvial de Pampilhosa da Serra. 

À margem da inauguração da nova loja, Bruno Santos, dono e fundador da imobiliária que fez 5 anos em abril, assumiu que a empresa chega a Pampilhosa da Serra com o intuito de atrair e fixar mais gente na região. “Sinto que vou contribuir para diminuir a desertificação. De forma direta ou indireta é esse o objetivo principal”. 

Ainda que admita que se trata de um investimento audaz, Bruno não tem dúvidas de que se tratará de “uma mais valia para um concelho, que a Câmara também incentivou e reconheceu como tal”. 

De resto, a Casa Connosco, através de outras delegações, já realizou alguns negócios em Pampilhosa da Serra, nomeadamente na Freguesia de Fajão. “Já conseguimos vender imóveis nessa localidade para pessoas de Lisboa, por exemplo, que querem investir no concelho e ter uma casa para férias ou lazer”, considerou Bruno. 

Independentemente de os negócios abrangerem casas primeira ou segunda habitação, o fundador da imobiliária assinalou que o mais importante é conseguir contribuir para o crescimento demográfico do concelho e, se possível, “criar 3 ou 4 postos de trabalho diretos ou indiretos”. “Se vendermos 4 ou 5 casas, são 10 ou 15 pessoas que vêm passar um fim-de-semana, acabando por estimular a economia local”, acrescentou. 

A Imobiliária Casa Connosco, atua no mercado de venda, arrendamento e trespasse de imóveis, estendendo a sua área de negócio à gestão e administração de condomínios. Neste momento, para além da sede em coimbra, conta com delegações em Arganil, Coja e agora Pampilhosa da Serra. 

Flávio Neves Salgado

Mundo | Lusodescendente detido em França a 14 de Julho diz-se inocente

Resultado de imagem para Lusodescendente detido em França a 14 de Julho diz-se inocente

O lusodescendente francês Jérôme Rodrigues, perdeu um olho durante os protestos dos coletes amarelos, disse hoje que foi no desfile militar do 14 de Julho, nos Campos Elísios, apenas por ser "oposição política".
“Fui ver o desfile e nada mais. Nem levei nada amarelo vestido por respeito aos militares, tenho até familiares que também são militares em França. Nunca faria nada de mal no desfile. Quando passasse o Macron, era para mandar uns berros e uns gritos para que ele soubesse que os coletes amarelos ainda não acabaram”, contou Jérôme Rodrigues em declarações à Agência Lusa.
Jérôme Rodrigues tornou-se numa das figuras mais emblemáticas do movimento dos coletes amarelos em França depois de ter perdido um olho numa das manifestações em janeiro deste ano.
No último domingo, segundo o lusodescendente, chegou cedo aos Campos Elísios, foi autorizado a entrar no perímetro de segurança e detido por volta das 8:45.
“Cheguei às 6:30 da manhã e deixaram-me entrar. Havia muitos controlos da polícia e o último que passou por mim foi às 8:45 e fui preso. A justificação foi que eu estava a manifestar-me. Eu estava sozinho”, relatou Jérôme Rodrigues, que foi retirado da avenida antes mesmo do presidente ter passado revista às tropas.
O lusodescendente esteve detido durante cerca de oito horas, sendo depois libertado ao final do dia. Para além de Rodrigues, também Eric Drouet e Maxime Nicolle, outros dois destacados membros do movimento, foram detidos na avenida.
Mesmo assim, à passagem do carro que transportava o Presidente Emmanuel Macron, os apupos e os gritos, assim como alguns balões amarelos, não faltaram.
“Era para mostrar que os coletes amarelos ainda existem, ainda estão no combate. […] Eu sou, segundo o meu advogado, a oposição política ao Macron”, afirmou Jérôme Rodrigues.
O colete amarelo diz não ter medo das autoridades francesas, mas afirma ter ficado “assustado” com a detenção no domingo, por ter sido a primeira vez que foi preso.
Jérôme Rodrigues está a processar o Estado francês por ter pedido um olho depois de ter sido alegadamente atingido por uma bala de borracha disparada pela polícia durante uma manifestação dos coletes amarelos.
Apenas com um olho, o lusodescendente diz ser “complicado” calcular distâncias, avaliar volumes e impossível voltar ao seu antigo trabalho como canalizador.
No entanto, para dar seguimento ao processo é necessário que as autoridades partilhem com o juiz do processo penal a investigação interna ao incidente, algo que ainda não aconteceu.
Sem trabalhar desde Janeiro e com baixa médica, o lusodescendente diz ter uma vida incerta.
“Tenho duas incertezas, uma sobre a minha vida profissional futura ligada à incerteza também do movimento. Hoje em França sou a pessoa que está no centro dos coletes amarelos, há outros que também têm um papel importante no movimento, mas eu não tenho grupo, só funciono em nome próprio e tenho de ser eu a falar com toda a gente”, disse, indicando a necessidade de o movimento agora se estruturar para voltar a atrair o apoio da opinião pública.
Com a notoriedade que adquiriu nos últimos meses e que já o levou a passar pela maioria das rádios e televisões francesas, os convites multiplicam-se, com o lusodescendente a ter sido já convidado para falar ir à Argélia, à Grécia, a Itália e também a Portugal.
Um convite que caso volte a ser feito nestas férias do verão, Jerôme poderá aceitar já que passará um período junto da família e amigos numa aldeia perto de Coimbra de onde é originário o seu pai.
“Ouvi dizer muitas coisas que são mal ditas em Portugal sobre os coletes amarelos e eu posso dar a minha opinião sobre o que se está a passar. Há muitas coisas mal em França e Portugal precisa perceber isso. Em França parece que estamos a voltar a uma ditadura já que não posso andar na rua sem ser preso e os portugueses já conheceram isso há 40 anos”, concluiu.
O movimento dos “coletes amarelos” surgiu em novembro de 2018, inicialmente para contestar um aumento da taxa sobre combustíveis, mas tornou-se rapidamente numa revolta ampla contra a política de Emmanuel Macron, com manifestações violentas ao longo de três meses em várias das principais cidades francesas.
Fonte e Foto: Lusa

Nacional | IPMA prolonga até terça-feira aviso amarelo por tempo quente em sete distritos

Resultado de imagem para IPMA prolonga até terça-feira aviso amarelo por tempo quente em sete distritos
Antena Livre
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prolongou até terça-feira o aviso amarelo para sete distritos do Continente devido à previsão de tempo quente, segundo um aviso hoje emitido.
Na sexta-feira, o IPMA já tinha colocado sob aviso amarelo os distritos de Bragança, Évora, Guarda, Vila Real, Beja, Castelo Branco e Portalegre até às 21:00 de segunda-feira, tendo agora prolongado esse aviso até às 21:00 de terça-feira.
Para este período, o IPMA prevê “persistência de valores elevados de temperatura máxima”.
O aviso amarelo, o terceiro de uma escala de quatro, revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Segundo o IPMA, este fim de semana vai ser marcado por temperaturas mais amenas no litoral em oposição ao interior onde os termómetros podem chegar aos 37 graus em Castelo Branco e aos 36 em Évora e Beja.
Na sexta-feira, em declarações à agência Lusa, a meteorologista do IPMA Paula Leitão, disse que a partir de segunda-feira as temperaturas começam a subir, mas também vai haver alguma instabilidade com possibilidade de aguaceiros e trovoadas nas regiões do interior.
“Com a subida de temperatura na próxima semana, especialmente nas regiões do interior, o risco de incêndio vai agravar-se durante a semana”, frisou.
Também na sexta-feira o IPMA anunciou que na próxima semana está previsto num novo período de calor na Europa, incluindo Portugal, onde as temperaturas das regiões do interior poderão atingir 40 graus ou valores próximos.
“Durante próxima semana, Portugal, Espanha, França e, progressivamente, os países da Europa central e do Norte irão registar valores muito elevados de temperatura”, informava o IPMA num comunicado válido até à tarde de quarta-feira.
Na sequência das condições meteorológicas, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) divulgou na quinta-feira um aviso de aumento do risco de incêndios.
“De acordo com a informação disponibilizada pelo IPMA, prevê-se […] uma subida gradual da temperatura máxima e a diminuição da humidade relativa”, refere a ANEPC em comunicado, explicando que as condições meteorológicas são favoráveis à ocorrência de incêndios.
Lusa

Incêndios: Forças Armadas vão fornecer refeições em Vila de Rei

Resultado de imagem para Incêndios: Forças Armadas vão fornecer refeições em Vila de Rei
Notícias de Coimbra
As Forças Armadas reforçaram esta manhã o apoio à Proteção Civil no combate aos incêndios, tendo deslocado para Vila de Rei uma cozinha de campanha do Exército e alimentos para assegurar refeições a pelo menos 600 pessoas.
“Este apoio surge na sequência de um pedido da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil” devido aos incêndios que lavram desde a tarde de sábado no distrito de Castelo Branco, refere em comunicado o Estado-Maior General das Forças Armadas (EMGFA).
Segundo o EMGFA, os géneros alimentares enviados vão “permitir assegurar a refeição, já a partir do almoço de hoje, a pelo menos 600 pessoas”.
No âmbito do apoio à Proteção Civil, as Forças Armadas já tinham enviado no sábado para Vila de Rei quatro máquinas de rasto, três do Exército com 15 militares, e uma da Força Aérea com mais cinco militares.
Segundo o comunicado, estes meios estão a apoiar as operações para abertura de caminhos que facilitem o trabalho dos operacionais que combatem o incêndio nesta localidade.
O incêndio de Vila de Rei (Castelo Branco), que durante a noite passou também a afetar o concelho de Mação (Santarém), "tem cerca de 60% da sua área dominada", segundo disse esta manhã o Comandante do Agrupamento Centro Sul da Proteção Civil, Belo Morais.
Resultado de imagem para Incêndios: Forças Armadas vão fornecer refeições em Vila de Rei
Jornal de Notícias
A combater o fogo, com cabeça de incêndio em Mação, estão mais de 700 operacionais, com reforços que chegaram durante a noite e início da manhã, apoiados desde as 08:30 por oito meios aéreos, informou.

Segundo Belo Costa, o incêndio que começou em Vila de Rei andou cerca de 25 quilómetros, desde a sua origem até à frente mais distante, não tendo uma "largura muito significativa".
Os dois incêndios que lavravam no concelho da Sertã desde sábado foram dominados durante a noite, mantendo-se os operacionais no terreno para garantir que não há reativações durante o dia, explicou.
Durante a noite, foi necessário deslocar algumas pessoas para fora das suas áreas de habitação, mas já regressaram às casas, acrescentou.
Segundo a informação disponível do 'site' a Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), às 10:15 de hoje as chamas que lavram nos concelhos da Sertã e em Vila de Rei estavam a ser combatidas por 1.183 homens, apoiados por 357 meios terrestres e 13 meios aéreos.
Os três incêndios no distrito de Castelo Branco provocaram sete feridos ligeiros e um grave, que transportado para a Unidade de Queimados do Hospital de São José, em Lisboa.
Lusa

Politica | António Costa admite rever Constituição para combater violência doméstica

Resultado de imagem para António Costa admite rever Constituição para combater violência doméstica
RTP
O secretário-geral do PS, António Costa, admitiu hoje, se necessário, avançar na próxima legislatura para uma revisão da Constituição da República para combater a violência doméstica através de uma “abordagem judicial integrada”.Na sua intervenção no final na Convenção Nacional do PS, que hoje aprovou o programa do partido, o líder socialista e primeiro-ministro afirmou que, “pessoalmente e como jurista”, não acredita que essa abordagem judicial integrada, que combine direito de família e direito criminal, implique qualquer inconstitucionalidade.
“Mas quero ser ainda mais claro: se isso é inconstitucional, aqui está uma boa razão para haver uma revisão extraordinária da Constituição para garantir essa abordagem judicial integrada. Porque, com toda a franqueza, se não é combater a violência doméstica, se não é acabar com a violência de género que justifica a revisão da Constituição, então o que justificará uma revisão constitucional?”, questionou.
Classificando a violência doméstica como “uma vergonha” para a sociedade, António Costa disse que o tema já foi “estudado e reestudado”.
“Hoje ninguém tem dúvidas que, para o combate com eficácia à violência doméstica, é absolutamente fundamental ter uma abordagem judicial integrada, que combine o direito da família com o direito criminal, e isso tem de ser feito de uma forma integrada”, justificou.
Em 07 de março, dia de luto nacional pelas vítimas de violência doméstica, o Governo aprovou em Conselho de Ministros um grupo de trabalho para estudar a possibilidade de incluir um magistrado da área da família nos coletivos de juízes em causas de responsabilidades parentais, violência doméstica e maus tratos.
Em conferência de imprensa no final dessa reunião do executivo, a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, frisou que a intenção não seria "a criação de um tribunal especializado em violência doméstica”.
O objetivo do grupo de trabalho é “estudar se é possível, no quadro da Constituição da República, e se é eficaz […] prever um coletivo que, além de um juiz de direito penal, inclua também um magistrado da área da família”, explicou então a governante.
O artigo 209.º da Constituição refere que, à exceção do previsto quanto aos tribunais militares, “é proibida a existência de tribunais com competência exclusiva para o julgamento de certas categorias de crimes”.
Lusa

Visite o Parque da Cidade de Aveiro...

Estas instalações foram reabilitadas, já serviram para "armazenar" plantas e de mais flores, agora, como se pode ver, foram seladas, ou seja, não têm entrada nem saída. Investimento a fundo perdido, certamente, porque o seu destino vai a demolição, uma questão de tempo.
Outras na mesma situação, vedado o acesso ao seu interior com chapas de zinco. Os "artistas dos grafites" encarregam-se de lhes dar o colorido conforme o seu espírito de criatividade. Bem podíamos de apelidar de mentes coloridas.
Já trouxemos imagens iguais, a este espaço, como forma de chamarmos a atenção da Câmara Municipal de Aveiro, para a necessidade de limpar os lagos existentes na baixa do parque da cidade, nas traseiras do antigo estádio do Beira Mar.
A manutenção do seu estado de conservação (igual ao que vemos), deve estar relacionado com a preservação dos patos, rãs e sapos, além de outras espécies.
Não existem visitas guiadas, ao que nos é dado saber, mas, se elas acontecessem, o que seria dito aos visitantes sobre o interesse em manter os lagos nestes estado? 
Quanto ao historial do Parque D. Pedro já sabemos, que os macacos, as aves entre os seres foram todos de vela à já alguns anos.
Aqui fica o resgisto.

J. Carlos
Director