quinta-feira, 15 de setembro de 2022

Oração pela Paz junta Papa Francisco e o autor de Conversando com o Inimigo

 
Henrique Cymerman acaba de propor ao Papa Francisco, tendo obtido o seu consentimento, a realização da segunda Oração pela Paz. A primeira, que teve lugar em Junho de 2014, juntou o judeu Shimon Peres e o muçulmano Mahmud Abbas, presidentes israelita e palestiniano, respectivamente. Com esta segunda oração compromete-se também a ONU, tendo o vice-secretário geral, Miguel Ángel Moratinos, sido agora recebido pelo Papa, que se manifestou profundamente favorável à iniciativa.

Nessa audiência, o Papa Francisco recebeu o novo livro de Cymerman, Conversando com o Inimigo – Do Porto a Abu Dhabi via Telavive, editado pela Guerra e Paz, obra que saudou, desejando que possa ser publicada em muitas línguas e países.

Recorde-se que o livro de Cymerman, Conversando com o Inimigo é também, pela radical diversidade dos seus protagonistas, um manifesto pela tolerância cultural e religiosa, comungando da luta contra a «ascensão do ódio», de que Moratinos, alto representante das Nações Unidas para a Aliança de Civilizações, tem vindo a ser um dos principais agentes.

Conversando com o Inimigo, teve publicação também no Brasil, e vai ser lançado em breve em Israel e em Espanha, e atingiu, em Portugal, o 1.º lugar nos tops na rede de livrarias Bertrand e do El Corte Inglês, estando em 3.º no top da Fnac e no top da plataforma online Wook.

MUNICÍPIO DE SILVES ASSOCIA-SE À SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE

 
Consciente da importância e atualidade da mobilidade como condição de qualificação do território e da promoção da coesão social e da sustentabilidade ambiental, o Município de Silves associa-se à 21.ª edição da Semana Europeia da Mobilidade, que sob o lema  “Combina e Move-te!”, decorre de 16 a 22 de setembro, tendo o Município de Silves, preparado um conjunto de iniciativas para assinalar esta efeméride.
Será uma semana com atividades para todas as idades, em prol da sustentabilidade ambiental e da saúde, como: entrada em funcionamento do programa “Silves sobre Rodas”, que consiste na disponibilização de bicicletas elétricas para circulação na cidade de Silves e o lançamento online de vídeos de Marcha e Corrida, no âmbito do projeto Silves Runners, pelo concelho e no Território Aspirante a Geoparque Algarvensis. Neste conjunto de iniciativas, destaque, ainda, para o Dia Europeu Sem Carros – a 22 de setembro, convidando-se toda população a deixar o carro em casa ou num parque de estacionamento distante do seu local de trabalho, e a deslocar-se a pé, de bicicleta ou através de outro meio de transporte não poluente.
Encorajar os munícipes a apostar no bem-estar físico e mental, enquanto redescobrem as suas cidades, vilas e aldeias, respeitando o ambiente, e, simultaneamente, sensibilizar a população para a importância de andar a pé e de pensar na escolha de um meio de transporte mais sustentável, como forma de cuidar do ambiente, da sua saúde e da dos outros são os principais objetivos da Semana Europeia da Mobilidade.
O telefone 282 440 270 e o email desporto@cm-silves.pt são os contactos do Setor de Desporto do Município da autarquia disponíveis para o esclarecimento e fornecimento de informações adicionais.

MUNICÍPIO DE SILVES E AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SILVES UNEM-SE NA IMPLEMENTAÇÃO DE CENTRO TECNOLÓGICO ESPECIALIZADO

 O Município de Silves e o Agrupamento de Escolas de Silves assinaram, recentemente, um protocolo de colaboração, visando a apresentação de uma candidatura ao PRR – Plano de Recuperação e Resiliência para implementação de um Centro Tecnológico Especializado, na Escola Secundária de Silves.
 
Aumentar a capacidade de resposta do sistema educativo e formativo, para combater as desigualdades sociais e de género e aumentar a resiliência do emprego, sobretudo dos jovens e adultos com baixas qualificações, são os principais objetivos desta candidatura no âmbito da modernização e reabilitação das instalações e infraestruturas existentes e da aquisição de recursos educativos tecnológicos (equipamento).
 
Com a aprovação desta candidatura, Silves terá um dos 365 Centros Tecnológicos Especializados que serão implementados no país entre 2022 e 2025.

De 10 a 20 de outubro o MUNICÍPIO DE SILVES ASSINALA DIA MUNDIAL DA COLUNA


 



A Câmara Municipal de Silves irá assinalar o Dia Mundial da Coluna com um programa de atividades especial que terá lugar de 10 a 20 de outubro, no complexo das piscinas municipais de Silves (CPMS) e que contempla a realização de rastreios à coluna, uma tertúlia e classes terapêuticas de hidroginástica, pilates clínico e hidroterapia. A iniciativa, de entrada livre, conta com o apoio do Instituto Piaget.

Com o objetivo de detetar alguma alteração postural, com ênfase na avaliação da coluna vertebral, as comemorações terão início com a realização de rastreios à coluna, com sessões nos dias 10 e 11 de outubro, das 14h00 às 18h00, dirigidas a adultos; e com rastreios no dia 12 de outubro, das 13h30 às 17h30, dirigidos a crianças e jovens dos 10 aos 17 anos. De referir que os rastreios, dinamizados pela Escola Superior de Saúde Jean Piaget Algarve (ESSJPA) no CPMS, são gratuitos mas sujeitos a inscrição prévia até ao dia 6 de outubro, em https://www.cm-silves.pt/Preview.aspx?pageID=9325&ver=17928. Para as avaliações será utilizado um escoliómetro, que irá verificar a presença de alteração na coluna. Neste processo, o aparelho é posicionado nas costas do participante (avaliação não-invasiva e que não provoca dor); sendo necessário que os avaliados venham munidos de roupa confortável como biquíni ou calção de banho.

As comemorações prosseguem com a realização de uma tertúlia, no dia 14 de outubro, pelas 18h00, onde serão abordados temas como fatores de risco de desenvolvimento/manutenção de alterações posturais e dor na coluna; recomendações para a promoção da saúde ao nível da coluna com enfase na atividade física e em aspetos cognitivo-comportamentais; e atividades clínicas na comunidade e cientifico-académicas desenvolvidas ESSJPA.

As classes terapêuticas decorrerão de 17 a 20 de outubro, de acordo com a seguinte calendarização:

Hidroginástica » dias 17 e 19.outubro: 18h45 | dias 18 e 20.outubro: 12h15
Pilates Clínico » 18.outubro: 9h10
Hidroterapia » 19.outubro: 14h45
Para participação nestas classes, os interessados deverão efetuar inscrição prévia até ao dia 6 de outubro, em https://www.cm-silves.pt/Preview.aspx?pageID=9326&ver=17929.

De referir que o Dia Mundial da Coluna se assinala anualmente no dia 16 de outubro, tendo como principal objetivo alertar para a necessidade de prevenção de lesões na coluna vertebral.

O telefone 282 440 270 e o email desporto@cm-silves.pt são os contactos do sector de Desporto para o fornecimento de informação adicional no âmbito destas comemorações.

Identificados novos mecanismos no combate a infeções ligadas à covid-19

 

A aspergilose pulmonar associada à gripe e à covid-19 afeta entre 15 a 20% dos pacientes graves diagnosticados com estes vírus. A dificuldade de diagnóstico e a elevada taxa de mortalidade associada a esta condição levou a uma parceria entre o Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS) da Escola de Medicina da Universidade do Minho e os Hospitais Universitários de Leuven (Bélgica). O objetivo da equipa foi aprofundar o tema e identificar os mecanismos envolvidos neste processo.

Na UMinho, os investigadores Samuel Gonçalves e Cristina Cunha, coordenados por Agostinho Carvalho, caraterizaram o perfil de expressão génica e das proteínas inflamatórias de 169 doentes críticos com gripe ou covid-19. Foi possível observar uma regulação negativa de genes importantes ligados ao combate destas coinfecções, levando a uma evolução mais acelerada desta patologia, deixando assim um tempo limitado para realizar um tratamento.

O trabalho agora publicado na reputada revista “The Lancet Respiratory Medicine” revelou uma quebra em “dois momentos importantes no que toca à imunidade antifúngica: o dano na barreira epitelial e a capacidade destas células em eliminar o fungo”, explica Agostinho Carvalho. “Com as abordagens que nos propusemos, identificámos mecanismos que podem, potencialmente, ser alvos de novas imunoterapias”, acrescenta o investigador.

A velocidade de desenvolvimento da patologia condiciona as terapias antifúngicas já existentes. Um dos objetivos do estudo é obter um perfil individualizado destes doentes para realizar uma intervenção direta no sistema imunitário, potenciando o combate da aspergilose pulmonar. O trabalho é cofinanciado pela Fundação “la Caixa”, Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), Fundação de Investigação da Flandres, Coronafonds e FEDER/Horizonte 2020.

A aspergilose pulmonar é doença pulmonar obstrutiva crónica em que se desenvolve uma reação alérgica ao fungo Aspergillus, existente no ar que respiramos. Afeta milhares de doentes todos os anos em Portugal e mais de 250 milhões em todo o mundo

Cristina-Cunha-Samuel-Gonçalves-e-Agostinho-Carvalho 

Universidade do Minho

Projeto do Município da Marinha Grande integra Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior


O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, assinou o contrato de financiamento para a requalificação da antiga Albergaria Nobre, no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES), numa cerimónia realizada na Academia das Ciências de Lisboa, na tarde desta quinta-feira, 15 de setembro, que contou com a presença do Primeiro Ministro, António Costa, e da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato.
O presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, congratula-se com esta medida “que vai assegurar o direito de estudantes do ensino superior deslocados a habitação condigna, através da redução dos respetivos custos, em especial para os estudantes social e economicamente mais vulneráveis, trazendo-os para a Marinha Grande”. Por outro lado, “este programa vai permitir reabilitar um imóvel antigo e contribuir para a dinamização do centro tradicional da cidade”, acrescenta.
O projeto do edifício da antiga Albergaria Nobre, localizado na Rua Alexandre Herculano, foi submetido a candidatura pelo Município da Marinha Grande, na qualidade de promotor líder, em parceria com o Politécnico de Leiria, em 28 de fevereiro de 2022, na fase de manifestação de interesses, na qual foram concorrentes 202 candidaturas. Após ter passado por várias fases de avaliação, o projeto do Município da Marinha Grande foi aprovado para o financiamento no montante total de €2.481.780. O montante total do investimento estima-se em €2.991.719, onde estão incluídos o valor da aquisição do imóvel e custo do projeto.

A adaptação do edifício existente, com características que permitem projetar a disponibilização de uma residência com capacidade de 76 camas, permite ambicionar uma solução capaz de dar resposta à procura que se verifica e projeta com o crescente volume de investigadores e projetos de investigação internacionais, em desenvolvimento na cidade de Marinha Grande.

Na sessão realizada na Academia das Ciências de Lisboa, foram assinados os termos de aceitação de 119 contratos de financiamento do PNAES, entre a Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação e as entidades promotoras de projetos financiados pelo PRR, no âmbito do Plano Nacional de Alojamento para o Ensino Superior, num valor total de financiamento de 375 milhões de euros, que vão permitir criar 15.800 camas.
 
Os alojamentos para estudantes do ensino superior financiados através deste PRR não têm fins lucrativos, pelo que os preços dos alojamentos serão regulados tendo por base o valor do IAS.


Sessão Pública do COMSOLVE - Uma Comunidade de Energia Solar em Ílhavo

 Esta Sessão Pública vai ter lugar no dia 24 de setembro (sábado), às 10h, no Mercado Municipal de Ílhavo. Servirá para dar a conhecer o projeto COMSOLVE aos ilhavenses e esclarecer as suas dúvidas, mas sobretudo receber ideias para o desenho de uma Comunidade de Energia Renovável em Ílhavo e recolher potenciais participantes na mesma!

O que é uma Comunidade de Energia Renovável (CER)?

Uma CER é um modelo descentralizado de produção de eletricidade. Podem fazer parte de uma CER indivíduos e/ou organizações públicas ou privadas, incluindo empresas médias, entidades da economia social e autarquias, que se juntem para investir na produção de energia. Essa energia passará a ser de todos os membros, que a irão autoconsumir coletivamente, mediante regras definidas pelos mesmos. Basicamente, são projetos de Autoconsumo Coletivo (ACC) a funcionar sob uma entidade jurídica própria (por exemplo, uma Cooperativa de Interesse Público) que pode ter atividades para além da produção de energia (por exemplo, o combate à pobreza energética).

 

O objetivo principal de uma CER é propiciar benefícios ambientais, económicos e sociais aos seus membros e às localidades onde opera, em vez de lucros financeiros.

 

E para que serve o COMSOLVE?

COMSOLVE é um acrónimo para “COMunidade de energia SOLar com integração de Veículos Elétricos”. Este projeto visa:

  • Desenvolver soluções de gestão para Comunidades de Energia Renovável (CER e ACC), com integração de veículos elétricos e sistemas de armazenamento de energia com base em baterias de segunda vida;
  • Incluir a produção descentralizada de eletricidade a partir de painéis fotovoltaicos e a partilha da energia produzida pelos membros da comunidade, potenciando a criação de “prossumidores” (produtores que também são consumidores) no concelho de Ílhavo.

O consórcio do projeto é formado por quatro parceiros (Digitalmente, Coopérnico, Instituto de Telecomunicações e Magnum Cap), sendo financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Operacional Regional de Lisboa (POR LISBOA 2020) e do Programa Operacional Regional do Centro (CENTRO 2020) do Portugal 2020 [Projeto COMSOLVE com o nº 047019 (CENTRO-01-0247-FEDER-047019)].


CMOvar mantém redução da maioria dos Impostos Municipais

 Apesar do forte aumento de custos para o exercício das suas competências, a pensar nas famílias e nas micro e pequenas empresas

A pensar nas famílias e nas micro e pequenas empresas, Salvador Malheiro, presidente da autarquia, apresentou e viu aprovada, em sede de reunião de Câmara, as propostas de manutenção das taxas de IMI, IRS e TMDP (Taxa Municipal de Direitos de Passagem). Depois de dois anos consecutivos de não aplicação da taxa de Derrama para todas as empresas, a proposta agora aprovada prevê a não aplicação de taxa de derrama para Sujeitos Passivos, cujo volume de negócios seja igual ou inferior a 150.000,00 euros e o lançamento da taxa normal da Derrama em 1,5% para os restantes sujeitos passivos. 
O presidente da Câmara Municipal de Ovar recorda que “depois de dois anos de implementação de medidas de mitigação dos impactos negativos da pandemia COVID-19, vivenciamos uma nova conjuntura, motivada sobretudo pela Guerra na Ucrânia, que implica grande ponderação nas medidas a tomar para não por em causa a missão da autarquia. Nesse sentido e mantendo as taxas de IMI, participação no  IRS e TMDP, entendemos voltar a aplicar a taxa da derrama para empresas com volume de negócios superior a 150 mil euros, cujas receitas servirão fundamentalmente para reforçar, através do Fundo de Emergência Social, os apoios sociais às famílias que são quem mais vai sentir esta escalada de preços de bens de consumo e das taxas de juros.”
 
Lançamento da Taxa da Derrama apenas para empresas com volume de negócios superior a 150 mil euros
A Derrama foi um dos Impostos Municipais em discussão, tendo sido deliberado aprovar a não aplicação de uma taxa de derrama para Sujeitos Passivos cujo volume de negócios, em 2022, seja igual ou inferior a 150.000,00 euros, e o lançamento da taxa normal da Derrama, para o ano de 2022, a liquidar e cobrar no ano de 2023, em 1,5% para os restantes sujeitos passivos que cumpram as condições da Lei.
Recorde-se que em 2020 e 2021, manifestando sensibilidade às dificuldades vividas pelo tecido empresarial, fortemente agravadas pela pandemia da doença COVID-19, e por forma a segurar o emprego, a autarquia deliberou isentar de derrama todos os sujeitos passivos que estivessem sujeitos a esta taxa. Atualmente, e considerando que se encontra ultrapassado período de adaptação às alterações suscitadas pela pandemia da doença COVID-19, bem como estabilizado o desemprego registado no Município (julho 2013 -4275 desempregados; julho 2022- 1344 desempregados), e prevendo-se um aumento da despesa global para 2023 com as atribuições e competências municipais, sobretudo por força do processo cumulativo de alta de preços (inflação), a autarquia entendeu que deveria ser ponderada a manutenção e reforço das receitas orçamentais. Sendo de sublinhar que reconhece o indelével papel do tecido empresarial sedeado no concelho de Ovar, como principal fator de criação de riqueza, desenvolvimento económico e social local e que as receitas a arrecadar serão fundamentalmente canalizadas para o reforço dos apoios sociais às famílias que residem no Município, no âmbito do RASMO (Regulamento de Ação Social do Município de Ovar).
 
Fixação da Taxa de IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis)
A proposta de Fixação da Taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis aprovada prevê manter o desagravamento da carga fiscal das pessoas e das famílias, havendo um número relevante que apresenta sérias e crescentes dificuldades financeiras, contribuindo para o incremento da sua qualidade de vida. A autarquia mantém ainda o objetivo de criar condições, nomeadamente através do designado “IMI Familiar” para que mais agregados familiares se fixem no território vareiro.
Assim, o executivo municipal deliberou aprovar e remeter à Assembleia Municipal, a proposta de fixação das taxas de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para o ano de 2022, nos seguintes termos:
- Fixação das taxas do IMI de 0,35% para os prédios urbanos avaliados nos termos do Código do IMI;
- Redução em 50% da taxa aplicável aos prédios classificados como de interesse público, de valor municipal ou património cultural;
- Redução a aplicar ao prédio ou parte de prédio urbano destinado a habitação própria e permanente do sujeito passivo ou do seu agregado familiar, e que seja efetivamente afeto a tal fim, atendendo ao número de dependentes que, nos termos do Código do IRS, compõem o respetivo agregado familiar, mediante tabela própria: dedução de 20 euros para um agregado com um dependente a cargo, de 40 euros para um agregado com dois dependente a cargo e 70 euros para três ou mais dependentes a cargo;
- Redução da taxa de IMI em 12,5% para os prédios urbanos avaliados nos termos do Código de IMI com certificação energética igual ou superior a A; quando, em resultado da execução de obras de construção/conservação de edifícios, a classe energética atribuída ao prédio seja superior, em pelo menos duas classes, face à classe energética anteriormente certificada; ou quando o prédio aproveite águas residuais tratadas ou águas pluviais, nos termos a definir por portaria dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das finanças e do ambiente;
- Majoração em 100% da taxa aplicável aos prédios rústicos com áreas florestais que se encontrem em situação de abandono e majoração em 30% da taxa aplicável aos prédios urbanos degradados, nos termos do Código do IMI.
 
CMOvar mantém redução de 3 pontos percentuais na taxa de participação no IRS
No âmbito da taxa de participação no IRS - Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares, a Câmara Municipal de Ovar fixou, novamente, em 2% a respetiva taxa de participação para o ano de 2022, voltando a abdicar, de três pontos percentuais da parte que cabe à autarquia.
 
Taxa Municipal de Direitos de Passagem (TMDP) para 2023
A Câmara Municipal de Ovar deliberou, ainda, manter a TMDP (Taxa Municipal de Direitos de Passagem), fixando-a em 0,25%, para o ano de 2022, considerando que a aplicação desta taxa constitui uma forma do Município e os seus cidadãos serem ressarcidos pela ocupação do espaço público por parte das empresas de comunicações eletrónicas, reconhecendo-se o desgaste de bens de domínio público pela instalação e usufruto das redes de comunicação, e uma vez que estas empresas não podem repercutir este valor na fatura dos consumidores.

 

Costa aponta meta de 26 mil camas para estudantes até 2026

 O primeiro-ministro assumiu hoje a meta de Portugal ter 26 mil camas para estudantes até 2026, num discurso em que considerou a questão do alojamento como um dos maiores obstáculos no acesso ao ensino superior.
Este objetivo foi transmitido por António Costa na Academia das Ciências, em Lisboa, no encerramento de uma sessão destinada à assinatura de 119 projetos para residências de estudantes do ensino superior e que teve a presença dos ministros do Ensino Superior, Elvira Fortunato, e da Presidência, Mariana Vieira da Silva.
Nesta cerimónia, foram assinados contrativos relativos a projetos com financiamento já assegurado. Além de instituições de ensino superior, os contratos incluíram entidades sociais, autarquias, entre outros organismos públicos.
No total, segundo o Governo, os 119 projetos de residências de estudantes com verbas garantidas abrangem 51 municípios, dos quais 23 são relativos a edifícios que serão construídos de raiz, totalizando 9.356 novas camas.
“Estamos perante uma mobilização geral da sociedade portuguesa para assegurar um objetivo fundamental: Termos alojamento estudantil a preço acessível para eliminar uma das maiores barreiras de acesso ao Ensino Superior”, declarou o primeiro-ministro.
No seu discurso, António Costa salientou que, de 15 mil camas, Portugal vai passar para 26 mil camas até ao final de 2026.
“A meta não é individualizada por instituto politécnico, por universidade ou por municípios. Ou cumprimos tudo ou não recebemos nada”, advertiu, numa alusão às regras do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Segundo o primeiro-ministro, em matéria de estratégia para a melhoria das qualificações, até 2030, seis em cada 10 jovens com 20 anos deverá frequentar o ensino superior. Entre os 30 e os 34 anos, Portugal deverá ter 50% deste grupo etário com o ensino superior concluído também até ao final da década.
“Hoje, depois dos progressos nos últimos 20 anos, já temos 43,7%”, observou, antes de se referir à crescente diversificação da oferta ao nível do ensino superior, que já contempla 138 localidades.
De acordo com António Costa, essa subida em termos de oferta aumenta também o número de alunos deslocados em todo país – um movimento que considerou importante na aprendizagem cívica e no crescimento de cada jovem, mas que implica igualmente mais alojamentos.
“Sabemos bem como a liberalização do mercado da habitação é irreversível e aumentou significativamente a pressão sobre o custo do alojamento. O crescimento da procura turística do país também tem pressionado muito o preço da habitação, com muitas habitações convertidas em alojamento local”, apontou o líder do executivo.
Neste contexto, segundo o primeiro-ministro, o Estado “tem mesmo de fazer este investimento em alojamento para estudantes do ensino superior”.
“Temos de conseguir mobilizar todos os recursos e, por isso, no PRR uma das prioridades foi mesmo o investimento no alojamento para os estudantes do ensino superior. São 375 milhões de euros”, considerou.
No entanto, de acordo com António Costa, as necessidades fizeram com que o número de projetos aprovados ultrapassasse a dotação montante e essa situação levou o executivo a reforçar com mais 72 milhões de euros este programa.
“Brevemente teremos outra cerimónia para contratualizar com mais entidades”, adiantou.
Elvira Fortunato, que abriu a sessão, elogiou a ação do seu antecessor na pasta do Ensino Superior, Manuel Heitor, ao nível dos contratos de financiamento para residências de estudantes.
Depois, a ministra defendeu que o país está perante “o maior investimento de sempre em residências para estudantes do ensino superior”.
“Face ao reforço que foi possível efetuar no PRR será possível passar para a totalidade dos 134 projetos aprovados, o que irá envolver mais três concelhos, além dos 51 municípios já abrangidos. Teremos uma maior cobertura nacional, em especial na região dos Açores”, disse.
No total, o executivo, afirma ter financiamento do PRR garantido para novas 15.800 camas, projetos que serão concretizados até 2026, o que irá duplicar a oferta pública de alojamento estudantil.
Em linhas gerais, o Governo reforça agora o financiamento do Plano Nacional de Alojamento Estudantil (PNAES), para o qual já tinham sido destinados 375 milhões de euros do PRR. Em causa estão cerca de 2.500 camas novas do total das 12 mil anunciadas em julho pelo Governo. O Governo salienta ainda que estão garantidos 9400 lugares em residências que serão construídas ao longo dos próximos quatro anos.

Fonte: MadreMedia/Lusa

Governo aprova pacote de mais de 1400 milhões de euros para as empresas

O ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, anunciou esta quinta-feira um pacote de medidas de mais de 1400 milhões de euros para apoiar as empresas face ao aumento de custos com a energia, incluindo uma linha de crédito.
Em conferência de imprensa esta quinta-feira, em Lisboa, o governante deu conta de várias medidas, desde uma linha de crédito de 600 milhões de euros, o alargamento de apoios a indústrias de consumo intensivo de gás, apoios à formação, medidas de aceleração da eficiência e transição energética, fiscais, entre outras.
As medidas ultrapassam assim os 1.400 milhões de euros, de acordo com António Costa Silva.
Sabemos que a Comissão Europeia sugeriu e recomendou essa medida [taxação de lucros extraordinários]. Estamos a monitorizar os lucros das empresas do sistema", afirmou António Costa Silva, em conferência de imprensa, em Lisboa.
A Comissão Europeia propõe uma taxa de 33% para os lucros excessivos.
Contudo, o governante lembrou que Portugal tem um sistema com especificidades, nomeadamente com contribuições extraordinárias do setor.
Por outro lado, conforme vincou, o próprio mecanismo ibérico já inibe a criação de lucros excessivos.
"Temos que ter cuidado a desenhar as medidas", referiu.

Conheça as medidas na íntegra:
TSF

Estas são as camisolas de Portugal para o Mundial de Futebol



Uma camisola vermelha e verde e outra em tom "off-white", com uma lista das cores da bandeira. A seleção estreia os novos equipamentos a 24 de setembro.
Já são conhecidos os equipamentos que a seleção nacional masculina envergará no Mundial do Qatar, em novembro e dezembro de 2022.
O equipamento principal, com um "contraste entre tons profundos e vívidos de vermelho e verde", remete para a bandeira nacional.
A linha diagonal que atravessa o peito e as costas tentam retratar uma bandeira de Portugal que envolve o corpo dos atletas, ideia que serviu de base ao conceito "Veste a Bandeira", que irá marcar a comunicação das seleções nacionais.
Outro detalhe simbólico, segundo a FPF, é a presença da esfera armilar na gola traseira.
O novo equipamento alternativo utiliza um tom "off-white", com uma faixa com os mesmos tons verdes e vermelhos do equipamento principal que se estende para as costas, mantendo a mesma lógica da bandeira no peito dos atletas.

Os tons azuis nas mangas e na gola são uma alusão à vasta costa atlântica do país.
O equipamento de aquecimento tem o "design" mais arrojado de todos, como uma espécie de manta de retalhos com cores e padrões retirados da bandeira portuguesa.
Pela primeira vez, mais de 75% de toda a coleção da seleção é feita com poliéster 100% reciclado.
A seleção nacional vai estrear os equipamentos nos jogos com República Checa (fora) e Espanha (em Braga), a 24 e 27 de setembro, respetivamente, a contar para fase de grupos da Liga das Nações.

Portalegre | Comunicado: Jornada Diocesana de início de Ano Pastoral

 Estimados Membros da nossa Comunidade Paroquial 

Uma saudação amiga.

Como é habitual todos os anos, também este ano teremos no sábado 24 de setembro a Assembleia Diocesana em que serão apresentadas as linhas de orientação de trabalho pastoral para o ano que agora começa.

Remeto, nesse sentido, o mail que o P. Nuno Folgado, Secretário Diocesano da Pastoral, enviou com o pedido de difundir em toda a Diocese:

« No próximo dia 24, à imagem do que tem acontecido nos últimos anos, a diocese inaugura o ano pastoral com uma assembleia Diocesana
 
Como não poderia Deixar de Ser, o centro e a meta de toda a ação será a mobilização para a JMJ_22

Por isto, a assembleia terá a Pastoral Juvenil  e o Comité Organizador Diocesano como principais agentes, juntamente com o Secretariado Diocesano de Pastoral e o Próprio Bispo Diocesano.
 
É aberta a todos os que nela queiram participar,  sacerdotes, diáconos, consagrados, jovens, adolescentes de últimos anos de Catequese, catequistas, animadores, escuteiros (Pioneiros, Caminheiros e dirigentes), movimentos da pastoral da Família e da juventude, pais e mães de adolescentes e jovens, Conselhos Económicos Paroquiais...

Acontecerá na Casa da Cultura na Sertã (Tv. São Sebastião Nº6, 6100-737 Sertã)

Acolhimento 10:00

Fim 12:30

Peço a melhor divulgação
Cumprimentos 
P.e Nuno Folgado »

Plataforma digital Pressreader Biblioteca Municipal garante acesso gratuito a conteúdos digitais de Imprensa

Os utilizadores da Biblioteca Municipal de Cantanhede já têm à disposição a plataforma Pressreader, funcionalidade que lhes permite aceder via Internet, de forma gratuita e integral, a várias dezenas de publicações periódicas de todo o mundo, em pelo menos 60 línguas. No caso de Portugal, disponibiliza 19 jornais e 89 revistas.

A Pressreader é uma plataforma digital que permite o acesso remoto e gratuito a vários conteúdos de imprensa, possibilitando a consulta e leitura em formato digital de um significativo número de títulos de imprensa, nacional e estrangeira.

O acesso a este conteúdo pode ser feito, de forma cómoda, 24 horas por dia e em qualquer parte do mundo, através de computador ou de dispositivos móveis que possuam a APP adequada.

Os utilizadores da Biblioteca Municipal que queiram usufruir deste serviço gratuito deverão contactar os serviços, presencialmente ou via telefone (231 410 870), e de forma rápida terão a possibilidade de aceder à plataforma, através da respetiva inscrição.

Esta funcionalidade resultou de uma parceria entre a CIM – Região de Coimbra e as bibliotecas municipais que integram a sua Rede.

Arouca | Alteração ao Regulamento Municipal de Urbanização, Edificação e Taxas em Operações Urbanísticas

  
O executivo camarário aprovou, em reunião de câmara, a proposta de alteração ao Regulamento de Urbanização, Edificação e Taxas em Operações Urbanísticas que contempla a atualização deste documento datado de 2016 face à legislação atual e a redução de taxas para instalações afetas a explorações do setor primário.
 
Como alteração de base, o regulamento passa a ir de encontro à pretensão de ajustar algumas das taxas aplicadas, assim como prevê a redução em 50% das taxas para edificação e utilizações afetas ao setor primário, nomeadamente as que se destinam a alojamento e criação de animais às quais a Câmara Municipal reconheça interesse relevante para a sustentabilidade agrícola e pecuária do concelho.
 

Para a presidente da autarquia, Margarida Belém, esta alteração “vem de encontro à atenção que o executivo camarário tem dado às dificuldades sentidas pelos exploradores agropecuários arouquenses face ao crescente aumento de preços das matérias essenciais para a prática da sua atividade, facilitando também a conclusão de processos de legalização de algumas edificações cujas despesas eram incomportáveis para os proprietários”.
 
A nova versão do documento conta já com a utilização de contextos técnicos atualizados nos domínios do ordenamento do território e urbanismo, clarificando ainda as normas técnicas para a entrega de pedidos de operações urbanísticas em formato digital.
 
A proposta foi colocada em consulta pública, por deliberação em reunião de câmara de 7 de junho de 2022, tendo o processo encerrado a 9 de agosto, sem que fossem recebidos contributos. Após a aprovação da nova versão do documento em reunião de câmara de 6 de setembro, este será agora submetido à apreciação da Assembleia Municipal.

Águeda | Exposição exibe bicicletas com muita(s) história(s)

 Em exibição vão estar exemplares únicos com mais de 100 anos, que contam a história das profissões de antigamente e outras da atualidade

“Bicicletas com Histórias – Profissões de Antigamente” é uma exposição que vai estar patente no Centro de Artes de Águeda, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade e Dia Europeu Sem Carros, que vai ser inaugurada, amanhã, dia 16 de setembro, às 16h30 e vai estar patente ao público até dia 25 de setembro.
“Convidamos a população a visitar esta exposição única que proporciona uma autêntica viagem no tempo, exibindo bicicletas que contam histórias de vida, de pessoas e profissões; é uma oportunidade para conhecer um pouco mais sobre a história do setor das duas rodas, referência no nosso concelho e região”, disse Edson Santos, Vice- Presidente da Câmara Municipal de Águeda.
De facto, a bicicleta é um ícone e elemento identificativo da cidade de Águeda, fazendo parte da história do nosso território, que vai ser “contada” numa exposição a não perder, onde constam bicicletas que foram usadas nas artes e ofícios de antigamente, como as bicicletas de amolador, de carteiro, de leiteira ou de sapateiro, entre muitas outras.
Esta viagem interpretativa pela história das bicicletas conta com acervo expositivo da Associação Relíquias da Bairrada e arquivo familiar de André Caetano, entre as quais se contam uma bicicleta de competição e duas MACAL com mais de cem anos de história.
No momento da inauguração, amanhã, às 16h30, será desvendado um exemplar único produzido em Águeda, que era usado por um guarda florestal.
A par desta exposição, será apresentado um pequeno documentário “Usos e costumes da bicicleta antiga de outrora”.
Refira-se que esta exposição integra o programa da Semana Europeia da Mobilidade, que pode ser consultado em https://www.cm-agueda.pt/pages/1611, e que conta com várias iniciativas, como o CERCIAG em Movimento (amanhã, das 10 às 17 horas, no Largo 1.º de Maio), o Trail dos Arrozais (dia 18 de setembro), workshops, a iniciativa “Bicicleta: a tua energia” (em que a população pode pedalar em bicicletas geradoras de energia) e o Águeda Gravel Race (25 de setembro).
De salientar que, no dia 25 de setembro, a Avenida Eugénio Ribeiro, a Rua Dr. Adolfo Portela e a Rua Bombeiros Voluntários estarão encerradas ao trânsito durante todo o dia, até às 18 horas, para receber diversas atividades lúdicas e desportivas, como cycling, insufláveis, gincanas de bicicletas, entre outras.

Isabel II – Rainha e Mulher: biografia inédita de Alberto Miranda aborda em profundidade a vida pública e o universo íntimo da monarca


  • Isabel II desapareceu no passado dia 8 de Setembro, deixando um legado de 70 anos de reinado. Se a vida oficial desta rainha à escala planetária foi sempre amplamente mediatizada, a sua vida privada permanece um mistério. É nesse mistério que Alberto Miranda, jornalista, especialista na família real britânica e autor da página de Instagram @diario.da.realeza, nos convida a mergulhar em Isabel II – Rainha e Mulher: A Vida Pública e o Universo Íntimo, uma rara biografia da monarca, a primeira escrita exclusivamente por um autor português. A evolução e permanência no trono britânico; mortes, tristezas e atentados; a forma como lidou com Diana e aceitou Camilla; os hábitos, extravagâncias e protocolo. Encontramos tudo isto num livro que nos revela como viveu e quem era a mulher que se tornou num ícone dos séculos XX e XXI. Uma edição Guerra e Paz, prefaciada pelo Príncipe Dimitri da Jugoslávia, Isabel II – Rainha e Mulher: A Vida Pública e o Universo Íntimo chega à rede livreira nacional a partir do próximo dia 27 de Setembro, estando, desde já, disponível em pré-venda, no site da editora e, muito em breve, nas principais plataformas de distribuição de ebooks.


    Os insondáveis caminhos da vida levaram a que a biografia Isabel II – Rainha e Mulher: A Vida Pública e o Universo Íntimo estivesse pronta para impressão, na gráfica, no dia em que foi noticiada a morte da monarca britânica. Era tempo de tomar decisões, e tanto o autor, Alberto Miranda, como o editor, Manuel S. Fonseca, foram unânimes: «Decidimos, autor e editor, manter a biografia como estava, genuína, celebrando em vida a rainha Isabel II, sem nenhuma alteração. Era a essa rainha, viva, que em 2023 comemoraria o Jubileu da sua Coroação, que este livro queria homenagear e por isso nenhuma alteração foi feita.»

    Ao texto original, amplamente elogiado pelo Príncipe Dimitri da Jugoslávia, que assina o prefácio, Alberto Miranda apenas acrescentou a quente, num louvável esforço, um último capítulo «sobre essa morte física que só vem reforçar e tornar ainda mais lendária uma mulher que marcou os séculos XX e XXI, rainha e mulher para a eternidade».

    Mas o que faz desta uma biografia rara de Isabel II? Além de ser a primeira escrita por um autor português, resulta de uma rigorosa pesquisa, suportada nos relatos de próximos e de especialistas que com ela privaram ou tiveram uma relação directa. Ao longo de quase 300 páginas, são analisados os 70 anos de reinado de Isabel II, a vida pública e o universo íntimo, incluindo factos pouco revelados dos seus 96 anos de vida, numa perspectiva temática, cuja narração não obedece necessariamente à cronologia.

    Como encarou o passar dos anos? Como preparou a sua sucessão? Qual o seu papel na união dos Windsor e nos elementos desestabilizadores da família? Além das responsabilidades como soberana e chefe da Igreja Anglicana, quais os seus gostos, os seus hobbies, comidas, roupas e jóias? Qual a relação com as suas casas privadas? Questões respondidas num livro para a posterioridade, que inclui ainda uma lista de 96 curiosidades – uma por cada ano da rainha – um glossário, uma cronologia real, quatro árvores genealógicas e três dezenas de fotografias, que retratam o percurso de vida da rainha.

    Uma edição Guerra e Paz, disponível na rede livreira nacional a partir do próximo dia 27 de Setembro, Isabel II – Rainha e Mulher: A Vida Pública e o Universo Íntimo encontra-se já em pré-venda, no site da editora.


    Alberto Miranda
    Não-Ficção / Biografia
    296 páginas · 15x23 · 17 €
    Nas livrarias a 27 de Setembro

NA APRESENTAÇÃO DA NOVA ÉPOCA DESPORTIVA SECÇÃO DE NATAÇÃO DA COLUMBÓFILA ENTREGOU GALARDÕES AOS NADADORES QUE MAIS SE DISTINGUIRAM E HOMENAGEOU NADADORES DO LOUZAN

 

Retomando as suas actividades a Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, no passado dia 3 de setembro apresentou o seu projecto desportivo para a época de 2022/2023, no auditório da sede da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Cantanhede e Mira, na qual estiveram presentes para além dos treinadores, atletas e seus familiares, o Presidente Adjunto da Sociedade Columbófila, João Lucas, Célia Simões, Vereadora da Câmara Municipal de Cantanhede, Nuno Caldeira, Presidente da União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça e Manuel Milagres, administrador daquela Instituição de Crédito.
João Lucas abriu a sessão dando as boas-vindas a todos os presentes, agradecendo a presença dos representantes das entidades convidadas, começando por enaltecer o trabalho que foi desenvolvido nas épocas anteriores, pelos atletas, treinadores e restantes colaboradores da Secção, referindo-se igualmente ao apoio dos familiares dos nadadores, que estiveram em grande número, manifestando o reconhecimento da Direcção Geral pelo trabalho desenvolvido pela secção.

João Lucas, aproveitou também o momento, para reforçar o esforço que tem sido efectuado por todos os nadadores, reafirmando no momento, as vantagens que o trabalho desenvolvido diariamente no treino, tem na sua formação desportiva agradecendo, também, o apoio prestado por todos os patrocinadores, Município de Cantanhede e União de Freguesias Cantanhede e Pocariça.

Reiterou a disponibilidade da sua direcção, para prestar todo o apoio possível, congratulando-se por último, com o espírito de equipa patenteada por todos os jovens nadadores, nas provas e competições em que participam.

Manuel Milagres, após agradecer o convite referiu-se à parceria que foi estabelecida por ambas as entidades, reconhecendo que a aposta daquela instituição de crédito no apoio à Sociedade Columbófila, tinha sida acertada e merecida, referindo por último a disponibilidade da instituição continuar a apoiar todas estas iniciativas da Sociedade Columbófila.

Nuno Caldeira, após agradecer o convite, começou por se congratular com o trabalho que vêm sendo desenvolvido pela Sociedade Columbófila e em particular pela sua secção de natação, nomeadamente com o trabalho desenvolvido pelos nadadores e seus técnicos que tão bons resultados têm alcançado, reafirmando a disponibilidade do seu executivo em continuar a apoiar a modalidade.

Por último e para encerrar Célia Simões, Vereadora do Municipio de Cantanhede, após cumprimentar todos os presentes, começou por enaltecer o trabalho desenvolvido pela natação da Sociedade Columbófila, considerando tratar-se de elevado nível, agradecendo às entidades presentes os apoios concedidos, exortando de seguida, a família, que são o grande pilar e suporte de toda as actividades.

Por último, Paulo Ferreira, enquanto coordenador técnico, apresentou a estrutura profissional que se resume à presença de 1 treinador principal, 2 treinadores-adjuntos, 2 treinadores para o escalão de cadetes, 6 professores para as escolas de formação, complementando o trabalho técnico a presença de 1 fisioterapeuta, nutricionista, coaching e uma administrativa.

Referindo-se à época de trabalho que já se iniciou e que se perspetiva muito difícil e exigente para todos os nadadores, Paulo Ferreira, sensibilizou os atletas, para cada um, dar o seu melhor, para que seja possível alcançar no final os resultados esperados.

A exemplo do que já vem acontecendo nos últimos anos, aproveitando a sessão de apresentação do projecto desportivo, foram de seguida entregues os troféus aos nadadores que mais se distinguiram na última época desportiva.

Paulo Ferreira, coordenador desportivo da secção referiu detalhadamente a razão da atribuição de cada galardão, tendo os representantes das entidades presentes colaborado na entrega dos mesmos.

Beatriz Portulez, conquistou o Troféu Assiduidade no escalão de cadetes, registando no final da época 192 presenças e na categoria que reúne os escalões de infantis, juvenis, juniores e séniores, o Troféu Assiduidade Absoluto, foi conquistado por João Lucas, que registou 318 presenças.

Maria Fernandes, conquistou o Troféu Recordes individuais com 74 recordes.

O Troféu Evolução, coube a Rodrigo Silva, com 3570 pontos, conquistando igualmente o galardão Super Prémio, obtendo 10 pontos.

O Troféu Atleta do Ano, coube a Tomás Oliveira com 385 pontos.

A exemplo dos anos anteriores a Secção de Natação atribuiu o galardão Parceiro do Ano, distinguindo na última época desportiva, a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Cantanhede e Mira.

Por último, e para encerrar a cerimónia, Paulo Ferreira, convidou Célia Simões a entregar os galardões aos nadadores de alto rendimento da Associação Louzan Natação/ EFAPEL, Gonçalo Lopes, Camila Rebelo e Diogo Cancela, homenageados pela Sociedade Columbófila, sendo igualmente distinguidos os seus treinadores Vitor Ferreira e Gonçalo Neves, que igualmente receberam das mãos de Paulo Ferreira o seu galardão.


CATARINA MARQUES E LUÍSA SANTOS COMPETIRAM NO CROSS TRAIL FESTIVAL DE SAMBA DA MEALHADA

 

Realizou-se no dia 11 de setembro de 2022, com início pelas 10.00h e com partida e chegada ao Parque da Cidade da Mealhada, promovido e organizado pela Associação de Carnaval da Bairrada, contando com o apoio técnico da Associação Trilhos Luso Bussaco, o 1º CrossTrail “Festival de Samba da Mealhada”, com uma prova de corrida de 10km e uma caminhada, na mesma distância.

Participaram nesta competição duas atletas da Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, na prova de 10km, tendo no sector feminino, Catarina Marques, alcançado a 4ª posição na classificação geral feminina e o primeiro lugar no escalão F40 e Luísa Santos a 18ª posição na geral feminina e o 8º lugar no escalão F40.



AVEIRO | INÍCIO DA REQUALIFICAÇÃO URBANA DA PRACETA INFANTE D. HENRIQUE

 

Na próxima semana terá início a obra de requalificação urbana da Praceta Infante D. Henrique, situada entre a Avenida 25 de Abril e a Rua de São Martinho, no centro da Cidade de Aveiro, em mais um novo investimento da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), no valor de 486.540€, a executar pela empresa Vitor Almeida e Filhos, S.A..
Em termos globais o principal investimento será feito no aumento da qualidade do espaço público, com destaque para o aumento da largura dos corredores pedonais, as travessias para peões e a organização do estacionamento automóvel, complementado pela ativação recente do novo parque de estacionamento na Rua 4.ª Companhia de Caçadores Especiais.
Com esta obra a Câmara Municipal vai cuidar da zona da Praceta, com o aumento da sua área e a introdução de uma forte componente arbórea. As infraestruturas de águas pluviais e a rede de iluminação pública também vão ser qualificadas.
A opção pela qualificação deste local tem em conta a qualificação recente do Largo das “5 Bicas” e a intervenção de qualificação da Avenida 25 de Abril (em curso), trazendo harmonia entre os espaços, onde a mobilidade suave, os peões e as zonas de estar ganham importância na vivência urbana.
Nesta lógica estratégica de intervenção, os materiais utilizados na qualificação da Praceta Infante D. Henrique serão em muito semelhantes aos utilizados no Largo das “5 Bicas”.

Condicionamentos de trânsito durante a obra
De forma a minimizar o impacto na circulação e em boa articulação com a obra de Requalificação Urbana da Avenida 25 de abril, a obra na Praceta Infante D. Henrique será dividida em duas áreas.
A Câmara de Aveiro agradece por isso a compreensão dos Cidadãos para os incómodos causados à circulação, dando nota de que os desvios e percursos alternativos estarão devidamente assinalados no local da empreitada e na sua envolvente.

Prossegue assim o investimento regular distribuído por todo o Município, devidamente planificado e com sustentabilidade financeira, visando a conservação das infraestruturas rodoviárias existentes e a qualificação do espaço público, gerindo bem a opção de cumprirmos os compromissos que assumimos.


Imagem 1 - Faseamento da empreitada de qualificação da Praceta Infante D. Henrique

Hackers: Depois do Sporting, site do FC Porto também é alvo de ataque informático

De acordo com fonte do clube, os atacantes "não entraram na estrutura" do site do FC Porto.
FC Porto está a ser alvo de um ataque informático, disse esta quinta-feira à Lusa fonte do clube, que explicou que sítio oficial na internet está indisponível devido a "milhões de pedidos de acesso", sem entrarem no sistema.
Estamos a ser alvo de um ataque de DDoS (Distributed Denial of Service). São milhões de pedidos de acesso, que entopem o 'site', e fizeram com que este tenha ficado em baixo'", disse à Lusa fonte do clube.
Segundo a mesma fonte, o FC Porto aguarda que esta situação seja resolvida o mais rápido possível, garantindo que os atacantes "não entram na estrutura" do sítio dos 'dragões'.
O Sporting também informou que o seu sítio oficial na Internet está a ser alvo de um ataque informático, do tipo DDoS (Distributed Denial of Service), que está a provocar "sobrecarga nos servidores" e a indisponibilidade de acesso.

TSF/Lusa

MAIS DE DUAS DEZENAS DE RESTAURANTES DO CONCELHO DE SILVES MARCAM PRESENÇA NA 12.ª ROTA DO PETISCO

 O concelho de Silves continua ser passagem obrigatória em mais uma Rota do Petisco. O evento, que decorrerá de 14 de setembro a 16 de outubro, conta com o apoio da Câmara Municipal de Silves.
 
Participam nestes 33 dias, repletos de paladar e deliciosas propostas, mais de duas dezenas de restaurantes da cidade de Silves e da vila de Armação de Pêra, nomeadamente:

ARMAÇÃO DE PÊRA
Páteo das Pizzas
Cantinho da Dora
Gato Lambareiro
Tapas Palace
Restaurante Ingredientes
Nosolo Itália
Água Salgada Café
Pizzaria da Villa
Mafalda
Tasca’lado
Boca Xica Restaurante
Pastelaria Jimmy
 
SILVES
Cafetaria Lounge Bar - Chapim
Bifanas do Márinho
Flor de Laranjeira
Art’aska Lounge Caffé
Restaurante Marisqueira “Casa Velha”
Castelo dos Sabores
Café da Sé
Xelburger
Restaurante Recanto dos Mouros
A Quinta Garden Café

O funcionamento da iniciativa mantém-se semelhante ao de anos anteriores: os petiscadores deverão adquirir um Passaporte da Rota - que, em Silves, estará à venda no Museu Municipal de Arqueologia de Silves ou nos estabelecimentos aderentes - e, a partir daí, partir à descoberta e saborear um “menu Petisco”, pelo preço simbólico de 3,50€, ou um “menu Doce”, pelo valor de 2,50€. Há petiscos para todos os gostos, incluindo opções vegetarianas, estando, também de regresso as modalidades da Rota do Mundo (restaurantes com cozinha típica de outros países) e da Rota dos Chefs (pratos de autor com produtos regionais). Faz, ainda, parte desta edição da Rota do Petisco, uma estreia absoluta: a Rota da Memória, com sete petiscos que prometem recordar velhos tempos e que são intemporais na gastronomia algarvia.
Para além da vertente gastronómica, e com a apresentação do Passaporte da Rota, os petiscadores beneficiam, ainda, de diversas vantagens - como descontos e ofertas dos parceiros da rota – entre as quais a entrada gratuita no Castelo de Silves e no Museu Municipal de Arqueologia e a possibilidade de ganhar prémios para todos aqueles que colecionem pelo menos 12 carimbos.
De salientar que o valor da aquisição do passaporte – 1,50€ - reverte na íntegra para projetos desenvolvidos por instituições sociais das localidades que participam no evento nas áreas do combate à discriminação social, racial e de género; promoção da saúde mental dos jovens e voluntariado jovem. Este ano, seis projetos receberão apoio no âmbito da Rota Solidária (que assinala em 2022, 10 anos), sendo a Casa do Povo de SB Messines a instituição apoiada no concelho de Silves.
A Câmara Municipal de Silves convida todos a apreciar os excelentes petiscos deste território Geoparque Algarvensis, aspirante a Geoparque Mundial da UNESCO, e a desfrutar do seu património que se estende da Serra ao Mar.
 
» Consulte todas as propostas e informação dos estabelecimentos aderentes do concelho de Silves em https://www.rotadopetisco.com/loc/07-silves/