quinta-feira, 14 de abril de 2022

Detido cidadão romeno procurado há mais de uma década pela prática de crimes violentos em Portugal

Cidadão romeno pertencia a uma organização criminosa responsável por roubos violentos que “provocaram grande alarme social”.

A Polícia Judiciária (PJ) informa, esta quinta-feira que deu deteve um cidadão de nacionalidade romena membro de uma organização criminosa, que se “dedicava-se à prática de crimes particularmente violentos”. Esses factos ocorreram entre “os anos de 2007 e 2010, de norte a sul do país e que provocaram grande alarme social”.

Através da Unidade de Cooperação Internacional (UCI) e da Unidade Nacional de Contraterrorismo (UNCT), a PJ deu cumprimento a um Mandado de Detenção Europeu de cidadão de nacionalidade romena que, lê-se no comunicado enviado às redações, foi “localizado na Roménia”.

A PJ sublinha que se tratou de uma ação difícil no que diz respeito “à identificação, localização e detenção do suspeito” devido ao facto de este “pertencer a uma organização criminosa cujos elementos, todos estrangeiros, gozavam de enorme capacidade de mobilidade, quer em território nacional, quer no espaço europeu“.

Sem mencionar qualquer informação sobre o detido, nomeadamente o nome e idade, a PJ adianta apenas que estaorganização criminosa se dedicava “à prática de crimes particularmente violentos”, como “o roubo de ourivesarias”.

Factos que ocorreram no período compreendido entre os anos de 2007 e 2010, de Norte a Sul do país e que provocaram grande alarme social”, destaca a PJ.

Segundo o Correio da Manhã, este cidadão, agora detido na Roménia, será Petru Bordei, um homem considerado “muito perigoso” e que se suspeita que seja o responsável por “mais de uma dezena de crimes”.

O último assalto, de acordo com o jornal, terá ocorrido em 2010 em Torres Vedras. O alvo foi a Ourivesaria Miranda, tendo os proprietários sido “agredidos à martelada”.

SIC Notícias

Gasóleo sobe quatro cêntimos na próxima semana, gasolina e desconto do ISP inalterados

 Até ao final de abril, os consumidores podem beneficiar do Autovoucher no valor de 20 euros.

Depois da descida da semana passada, o Governo indica que o gasóleo vai subir quatro cêntimos. Já a gasolina mantém o preço inalterado.

Na próxima semana, o desconto temporário do ISP não oscila: 4,7 cêntimos por litro de gasóleo e 3,7 cêntimos por litro de gasolina.

TSF

Rússia ameaça com armas nucleares se Finlândia e Suécia aderirem à NATO

O vice-presidente do Conselho de Segurança e ex-presidente russo disse que "até ao verão deste ano, o mundo tornar-se-á mais seguro", porque a Rússia terá de reforçar as suas fronteiras terrestres com os países da NATO.

O vice-presidente do Conselho de Segurança e ex-presidente russo, Dmitri Medvedev, ameaçou esta quinta-feira com o destacamento de armas nucleares no Báltico se a Suécia e a Finlândia aderirem à NATO.

"Será necessário reforçar o agrupamento de forças terrestres, defesa antiaérea, destacar forças navais significativas nas águas do Golfo da Finlândia. E, então, já não poderemos falar de um Báltico sem armas nucleares. O equilíbrio deve ser restabelecido", escreveu Medvedev na rede social Telegram.

A Finlândia e a Suécia estão a analisar a possível adesão à Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), na sequência da guerra em curso na Ucrânia, desencadeada pela Rússia em 24 de fevereiro.

As autoridades de Moscovo usaram como uma das justificações para invadir a Ucrânia o objetivo de travar o avanço da NATO a Leste, dado que Kiev pretendia aderir à aliança militar ocidental.

A primeira-ministra finlandesa, Sanna Marin, disse na quarta-feira, no final de um encontro com a sua homóloga suecaMagdalena Andersson, em Estocolmo, que a decisão sobre a possível adesão será tomada antes da cimeira da NATO em Madrid, marcada para o final de junho.

No seu comentário no Telegram, citado pela agência russa TASS, Medvedev disse que "muito em breve, até ao verão deste ano, o mundo tornar-se-á mais seguro", porque a Rússia terá de reforçar as suas fronteiras terrestres com os países da NATO.

Segundo o também ex-primeiro-ministro russo, as fronteiras russas com a NATO "mais do que duplicarão" se a Finlândia e a Suécia aderirem à organização.

A Finlândia partilha uma fronteira de 1.340 quilómetros de extensão com a Rússia, que tem como vizinhos cinco membros da NATO: Estónia, Letónia, Lituânia, Noruega e Polónia.

Segundo a NATO, os membros da Aliança totalizam atualmente 1.215 quilómetros dos mais de 20.000 quilómetros da fronteira terrestre que a Rússia tem com 14 países.

A Rússia tem ainda fronteiras terrestres com Azerbaijão, Bielorrússia, Cazaquistão, China, Coreia do Norte, Geórgia, Mongólia e Ucrânia, e fronteiras marítimas com Suécia, Japão, Turquia e Estados Unidos.

Medvedev disse ainda que a NATO está disposta a aceitar os dois novos membros "no menor tempo possível e com o mínimo de procedimentos burocráticos".

TSF/Lusa

VAGOS: Reagendada a atividade “Praia Limpa”

 No sentido de garantir uma maior adesão ao evento Praia Limpa 2022, a Associação Charcos & Companhia em parceria com a associação A Balsa informam que o mesmo foi reagendado para o dia 8 de maio, com a concentração de todas as pessoas inscritas, pelas 8h30, na Praia da Vagueira e posterior saída para a limpeza do areal Praia da Vagueira / Praia do Areão.

As inscrições para a participação nesta iniciativa são gratuitas e estão abertas até ao dia 28 de abril, através do seguinte link: https://bit.ly/praialimpa2022.

Leve roupa e calçado confortáveis e ajude a limpar as praias de Vagos!

Praia Limpa 2022 é organizada pela Associação Ambiental Charcos e Companhia e pela A Balsa Marina, com o total apoio do Município de Vagos, bem como várias empresas sediadas no concelho e outras.

Esta é uma iniciativa que, anualmente, junta centenas de pessoas de todas as faixas etárias, que se juntam em prol de tornarem as praias de Vagos mais limpas, numa clara preocupação com o meio ambiente.

 

Ucrânia é “uma cena de crime”

 "Uma cena de crime": foi desta forma que o procurador do Tribunal Penal Internacional descreveu a Ucrânia, onde se multiplicam os relatos de atrocidades com a retirada de tropas russas de zonas previamente ocupadas.

Karim Khan visitou Bucha, o subúrbio da capital, Kiev, que se tornou sinónimo dos horrores atribuídos a soldados do Kremlin.

O procurador explicou que ele e a equipa de investigadores do TPI se deslocaram ao país "porque há boas razões para pensar que crimes da competência do Tribunal foram cometidos".

Se houve crimes, os juízes devem decidir se devem ser emitidos mandados ou convocações. Mas é preciso ir passo a passo.

Temos uma equipa de cientistas forenses, analistas, investigadores e advogados, para podermos garantir que separamos a verdade da ficção e avançamos, insistindo no direito de cada indíviduo, criança, mulher e homem, de ter a sua vida protegida e não arbitrariamente visada."

(Karim Khan 
procurador do Tribunal Penal Internacional)

O Tribunal, com base em Haia, investiga especificamente crimes de guerra, contra a humanidade e genocídio.

Se a ONU e a maioria dos países ocidentais continuam a evitar, deliberadamente, usar a palavra, o presidente norte-americano já definiu a atuação das tropas russas de "genocídio", acusação rejeitada pelo Kremlin que afirma que os alegados crimes de guerra foram encenados.

Ricardo Barbosa com AFP / Euronews

Covilhã | OPEN CALL PARA ARTISTAS NA ÁREA DA ILUSTRAÇÃO


A Call para artistas na área da ilustração destina-se a artistas residentes em qualquer um dos Municípios que integram a CIM Região de Aveiro (11 municípios) e a CIM Beiras e Serra da Estrela (15 municípios).

Terá a curadoria de Rachel Caiano, artista plástica e ilustradora, com formação em artes do palco, projetos nas áreas da pintura, cenografia e ilustração. Promove workshops e master classes de ilustração e educação pela arte em escolas e bibliotecas.

Conceito
A Call para artistas na área da ilustração pretende desenvolver um programa de instalações artísticas, na área da ilustração.

Os artistas são desafiados a criar obras em diálogo/confronto com o território e a paisagem, que transmitam o espírito do lugar, as vivências da relação do Homem com a Natureza, numa simbiose da qual a imperfeição da sua relação pode ser alvo de pensamento e reflexão.

Para mais informações: https://bit.ly/3M1YdpF

Troca de livros usados regressa ao Mercado Municipal de Cantanhede

O "Troca livros, troca ideias" está de regresso no próximo sábado, 16 de abril, ao Mercado Municipal. Trata-se de um projeto da oficina de artesanato “Artesanateria”, do qual o Município de Cantanhede é parceiro, e que visa estimular o hábito de leitura, permitindo que cada um tenha a possibilidade de adquirir livros em bom estado, através da troca. Além disso, promove a sustentabilidade ao dar uma segunda vida aos livros.

O projeto nasce com a intenção de estimular o hábito de leitura e tornar o acesso a livros possível para todas as pessoas que vivem ou visitam Cantanhede, estreitando assim os laços comunitários e exercitando a cidadania com a partilha de livros, para uso de toda a comunidade”, referem os promotores.

Iniciado a 19 de março último, a primeira edição permitiu a troca de uma dúzia de livros dos mais diversos géneros literários.

Assim, quem no próximo sábado se deslocar ao Mercado Municipal, entre as 9h00 e as 12h00, poderá trocar os seus livros, permitindo desta forma que cada um tenha a possibilidade de os adquirir em ótimo estado sem ter que comprar, conduzindo assim a hábitos de vida sustentáveis.

Um outro propósito deste projeto passa por dinamizar o espaço do Mercado Municipal associando-o a encontros e aprendizagens, proporcionando simultaneamente o contacto com outras formas de aquisição de bens alimentares e com o artesanato local.

12ª EDIÇÃO DO SILVES TOUR APOIA A APEXA

A 12ª edição do Silves Tour acontecerá no dia 1 de maio, sendo a APEXA – Associação de Apoio à Pessoa Excecional do Algarve -  aquela para o qual reverterão as verbas angariadas através da campanha “#Eu Ajudo!”. A intervenção da APEXA abrange a população infanto-juvenil, proveniente de contextos familiares e sociais mais vulneráveis e que revelam maiores dificuldades de integração social.

Esta campanha, criada pela autarquia para angariar todos os anos fundos de apoio a uma instituição com relevante intervenção social no concelho, terá à venda uma t-shirt com o custo de 5,00€ para adulto e 3,00€ para criança, que poderá ser adquirida a partir do dia 18 de abril, em diversos pontos do concelho: no Complexo de Piscinas Municipais de Silves, nos Pavilhões Desportivos do concelho, Juntas de Freguesia do concelho e na sede da APEXA.

Relembramos que o Silves Tour é uma atividade que permite que participantes de todas as idades se reúnam para a prática de atividade física, seja ela realizada a pé ou de bicicleta, e como dia 1 de maio é Dia da Mãe, estará associada a “Mini Mamã” com um programa diversificado de atividades para toda a família.

A partida do Silves Tour far-se-á junto do Complexo das Piscinas Municipais de Silves, pelas 09h30.

Programa:

Silves Tour
08h30 - Abertura do Secretariado
09h15 - Cerimónia de entrega do cheque
09h20 - Aquecimento
09h25 - Partida Bicicleta/BTT
09h30 - Partida Marcha e Corrida  
09h35- Partida Marcha da Mini Mamã                 

Espaço Mini Mamã
10h00 - Jogos Tradicionais                                         
10h15 - Aulas de Grupo

+ info: Sector de Desporto | 282 440 270 | desporto@cm-silves.pt

Câmara Municipal dá continuidade ao apoio às famílias deslocadas da Ucrânia a residir em Cantanhede

Teve início esta quarta-feira, 13 de abril, a primeira fase do cumprimento da Norma 003/2022 da Direção-Geral de Saúde. Assim, em parceria com a Unidade de Saúde Pública do Centro de Saúde de Cantanhede e Unidade de Cuidados na Comunidade, e com o apoio do Município de Cantanhede e da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila de Cantanhede, foram transportadas 22 pessoas (adultos e crianças) para o Centro de Diagnóstico Pneumológico de Coimbra.

De acordo com o programa especial de acolhimento, proteção e integração de cidadãos ucranianos provindos do conflito estão previstos cuidados de saúde, entre outros. Assim, uma das prioridades à chegada destes cidadãos ao concelho de Cantanhede é o cumprimento das normas e orientações da DGS, passando pelo cumprimento do estabelecido na referida norma.

É recomendável que adultos e, principalmente, crianças, tenham atualizado o calendário vacinal, relativamente à vacinação contra o sarampo, a poliomielite e à tuberculose.

Deste modo, residindo em Cantanhede e tendo sido atendidos quer na Casa Francisco Pinto, quer de forma individual, foram sendo encaminhados para o Centro de Saúde da área de residência para que pudessem ter acesso aos cuidados de saúde, em circunstâncias idênticas aos cidadãos nacionais.

Este foi primeiro procedimento neste âmbito, com uma atuação coesa entre os parceiros locais, encontrando-se prevista a abrangência da totalidade da população que venha a residir para o território de Cantanhede.

CASTELO DE PAIVA ACOLHE AMANHÃ FEIRA QUINZENAL EXTRAORDINÁRIA


Por deliberação municipal, realiza-se amanhã, Sexta Feira Santa, em Sobrado - Castelo de Paiva, uma Feira Quinzenal Extraordinária, para compensar a não realização da Feira de Reis, na ocasião suspensa por causa do agravamento da pandemia COVID-19 na região.

Segundo o presidente da Câmara Municipal, José Rocha, a autarquia concordou com a solicitação dos feirantes, na medida que esta é uma classe que foi bastante penalizada durante o período da pandemia, onde estiveram muito tempo sem actividade.

A autarquia solicita que, tal como noutras feiras, todos devem continuar com um rigoroso cumprimento das medidas de protecção contra a COVID-19, como o uso de máscara, distanciamento social, normas de etiqueta respiratória e higienização das mãos, para comerciantes e clientes.

Carlos Oliveira

Câmara de Águeda promove concertos das bandas filarmónicas nas freguesias

Evento inicia no próximo dia 24 de abril e prolonga-se até 15 de agosto

A Câmara Municipal de Águeda, numa parceria com a UBA - União de Bandas de Águeda, entre os dias 24 de abril e 15 de agosto, leva espetáculos com as bandas filarmónicas concelhias a várias freguesias (ver calendário em baixo).

O grande objetivo desta iniciativa é “divulgar a nossa cultura pelo nosso território e dinamizar o excelente trabalho que as nossas bandas realizam”, declarou Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, frisando que este projeto reconhece ainda o papel que aquelas estruturas associativas têm na formação cultural e musical dos jovens do concelho.

A atividade formativa e a educação cultural é uma premissa estratégia para a Câmara de Águeda que presta apoio aos alunos/formandos nas diferentes organizações concelhias, acreditando que a formação é essencial para a criação cultural “made in Águeda” e que é essa aposta que permite a Águeda afirmar-se, cada vez mais, como um concelho produtor de arte e cultura.

Esta iniciativa concretiza um outro objetivo estratégico do Município, que se prende com a descentralização da cultura, promovendo cada vez mais espetáculos e atividades culturais da mais diversa índole nas freguesias, ao mesmo tempo que dinamiza os equipamentos culturais existentes no concelho.

Para além da promoção dos espetáculos das bandas, esta iniciativa pretende integrar estes concertos nas romarias do concelho. “Pretendemos que este projeto seja o ponto de partida para algo mais abrangente e diferenciador que queremos implementar, dinamizando a participação das bandas nas festas e romarias do concelho, revitalizando e promovendo as nossas raízes culturais e tradicionais”, frisou ainda Edson Santos, que acredita que esta é uma oportunidade para que estas tradições não se percam e sejam passadas de geração em geração.

PROGRAMA

Dia 24 de abril (Aguada de Cima) – Banda Alvarense e Banda Nova de Fermentelos

Dia 15 de maio (Trofa, Crastovães) – Banda Castanheirense

Dia 22 de maio (Trofa, Os Pioneiros) – Orquestra Filarmónica 12 de Abril

Dia 10 de junho (Macinhata do Vouga) – Banda Marcial de Fermentelos

Dia 12 de junho (Águeda, São Sebastião) – Orquestra Filarmónica 12 de Abril

Dia 18 de junho (Travassô) – Banda Castanheirense

Dia 19 de junho (Fermentelos) – Banda Marcial de Fermentelos

Dia 19 de junho (Valongo do Vouga) – Orquestra Filarmónica 12 de Abril

Dia 15 de agosto (Travassô) – Banda Alvarense

Dia 15 de agosto (Fermentelos) – Banda Nova de Fermentelos

 

Monsaraz, praia fluvial de Monsaraz e Dark Sky Alqueva distinguidos com o Prémio Cinco Estrelas Regiões


A praia fluvial de Monsaraz, a vila medieval de Monsaraz e o Dark Sky Alqueva foram distinguidos com o Prémio Cinco Estrelas Regiões pelo segundo ano consecutivo. Na quinta edição deste galardão que pretende valorizar e dar a conhecer o melhor de cada região, o concelho de Reguengos de Monsaraz viu serem novamente premiados Monsaraz na categoria Aldeias e Vilas, a praia de fluvial de Monsaraz na categoria de Praias, mas também o Dark Sky Alqueva, que tem a sede na Cumeada, na categoria de Astroturismo.
A edição regional do Prémio Cinco Estrelas premeia a beleza e a riqueza das paisagens, a qualidade e a excelência das atrações turísticas, a gastronomia, as manifestações culturais, os monumentos e o património, assim como os negócios regionais que se distinguem pela sua qualidade.
A metodologia dos Prémios Cinco Estrelas mede o grau de satisfação global dos consumidores, tendo em conta os cinco principais critérios que influenciam a sua decisão de compra ou adesão, nomeadamente a satisfação pela experimentação, relação preço-qualidade, Intenção de compra ou recomendação, confiança na marca e Inovação, em três fases de avaliação distintas e complementares: Focus Group e Comité de Avaliação, Testes de Experimentação e Estudo de Mercado à Marca. Esta edição teve a participação de 425 mil consumidores portugueses e no total foram distinguidos 114 ícones regionais e 112 marcas locais.
A praia fluvial de Monsaraz foi inaugurada em 2017, tem 150 metros de extensão, uma torre de vigilância e posto para os nadadores salvadores, posto médico com desfibrilhador automático externo, duches públicos, cadeiras anfíbias, rampas de acesso à água para utilizadores com dificuldades de mobilidade e estacionamento para 500 lugares, incluindo para veículos de pessoas com mobilidade reduzida. A praia tem a bandeira azul, a bandeira de Praia Acessível e a classificação de Praia Saudável e os veraneantes podem usufruir das infraestruturas do Centro Náutico de Monsaraz, nomeadamente um bar/restaurante, parque infantil, zona de merendas, ancoradouro e rampa para acesso dos barcos à água.


Monsaraz recebe atualmente mais de 100 mil turistas por ano vindos de mais de 50 países de todos os continentes, que se deslocam à vila medieval para verem a sua monumentalidade e visitarem o Museu do Fresco, com o Fresco do Bom e do Mau Juiz, o Centro Interativo da História da Inquisição em Monsaraz, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Lagoa, a Igreja da Misericórdia de Monsaraz, os Paços da Audiência, a Igreja de Santiago e a Praça de Armas do Castelo, mas também para assistirem aos eventos culturais que acontecem ao longo do ano.
O Dark Sky Alqueva é um conceito e uma marca destino que representa um território certificado de cerca de 10 mil quilómetros quadrados, desenvolvido sob o tema do astroturismo, que oferece serviços próprios como sessões de observação astronómica, observação solar, workshops de astrofotografia, provas cegas de vinho e eventos como a Dark Sky Party e a Starlight Party. O Observatório oficial do Dark Sky Alqueva está localizado na Cumeada, uma aldeia do concelho de Reguengos de Monsaraz, e está equipado com telescópios de vanguarda para observação solar e astronómica, que permitem uma experiência visual única desde planetas às crateras da Lua, passando pelo céu mais profundo, com uma viagem cósmica por nebulosas, galáxias e enxames de estrelas que se erguem acima de um dos melhores céus do mundo.




Carlos Manuel Barão 

Professor da ESAC convidado a integrar grupo de especialistas do CEDEFOP


O professor da Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC), Rui Costa, foi convidado pelo Cedefop – Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional – a integrar um grupo de especialistas na área agro-alimentar.

O convite surgiu no âmbito do estudo de prospeção de competências que o Cedefop se encontra a realizar em quatro setores distintos, entre os quais o setor agroalimentar, com vista a identificar as consequências da implementação do Pacto Ecológico Europeu nas competências e no emprego, bem como todas as implicações no que diz respeito à conceção dos programas de ensino e formação profissional, incluindo ensino superior, e sua lecionação, reconhecendo a experiência do professor da ESAC nesta matéria.

Mais concretamente, o estudo tem como objetivo identificar: as mudanças no emprego (por exemplo, na estrutura ocupacional) e nas competências no setor, desencadeadas pela implementação do Pacto Ecológico Europeu e outros fatores-chave de mudança e; as respetivas possibilidades e desafios para as necessidades de qualificação e requalificação dos trabalhadores deste setor.

Este estudo contará com a participação de diversos especialistas, desde decisores políticos, a representantes de empresas privadas e de entidades de ensino e formação profissional, investigadores e académicos no setor em causa.

Enquanto elemento do grupo de especialistas do Cedefop, Rui Costa já participou ontem, dia 12 de abril, num workshop online, no qual os peritos discutiram as evoluções nesta matéria na última década e procuraram projetar as necessidades de formação para 2030/2050. O seu envolvimento neste grupo exigirá também a participação numa pesquisa Delphi, que será levada a cabo em duas fases: a primeira terá lugar em maio e a segunda fase ocorrerá em junho. Está ainda prevista a participação num workshop online final/de validação, agendado para a primeira semana de setembro (data a confirmar).

Município de Reguengos de Monsaraz implementa medidas de descentralização autárquica


O Município de Reguengos de Monsaraz está a implementar medidas de descentralização autárquica em três planos de ação, nomeadamente a “Presidência Mais Próxima”, o atendimento descentralizado da Presidência e a proposta ao executivo para a realização de reuniões de câmara nas freguesias. Com a constituição do pelouro de Cidadania e Participação, a presidência da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz iniciou o caminho para a promoção da cidadania ativa, numa política alicerçada nos principais valores da democracia: a liberdade, a igualdade, a solidariedade, a tolerância e o bem-estar de todos os que convivem na sociedade.
A “Presidência Mais Próxima” teve hoje início e pretende promover a aproximação da Presidente da Câmara aos munícipes, que se vai deslocar pelo concelho para estar junto do tecido social, empresarial, industrial e agrícola. Assim, auscultar-se-ão na primeira pessoa as entidades para apresentarem as suas atividades, preocupações, necessidades e projetos, para que a autarquia analise como as apoiar e que políticas municipais poderão ser definidas para o futuro.
O atendimento descentralizado tem início também em abril com o objetivo de que cada cidadão se sinta parte integrante da vida do município e do concelho. Neste âmbito, a Presidente da Câmara Municipal vai deslocar o seu atendimento uma vez por mês para que ao longo do ano esteja em todas as localidades do concelho.
A promoção da cidadania também se faz dando a hipótese a todos os cidadãos de tomarem conhecimento do funcionamento dos órgãos municipais. Neste sentido, a descentralização das reuniões de câmara pelas sedes de freguesia são ponto essencial para que o cidadão, enquanto indivíduo integrante de um coletivo, possa de forma consciente e organizada construir, praticar e defender os seus direitos, participando de forma ativa na construção da sociedade. Assim, vai ser proposto ao executivo que se realizem reuniões de câmara descentralizadas durante os meses de maio, julho, setembro e outubro de 2022.
Marta Prates, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, considera que “a cidadania participativa precisa de ter um poder político mais próximo das necessidades de todos, mais próximo de cada cidadão, para que possa ouvi-lo e apoiá-lo e, na mesma proporção, o poder político possa ser escrutinado e impulsionado a gerir a sua Terra e as suas Gentes de um modo mais ativo e consciencioso das dinâmicas e necessidades locais”. A autarca afirma que “o respeito pelo individuo, o acesso aos seus direitos através de políticas públicas, e a promoção do seu exercício individual em prol do coletivo - cidadania - são uma das principais ações traçadas como prioritárias pelo atual poder político autárquico em Reguengos de Monsaraz. A cidadania participativa e a descentralização do poder autárquico para junto de cada cidadão construirá uma sociedade viva, dinâmica, adaptada às constantes mudanças geracionais e do tempo, sendo assim um poder político mais apto aos avanços dessa mesma sociedade”.


Carlos Manuel Barão 

Marinha Grande | Aprovado o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil

O Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil (PMEPC) da Marinha Grande foi aprovado pela Comissão Municipal de Proteção Civil (CMPC) da Marinha Grande, no dia 13 de abril de 2022.

A reunião, realizada presencialmente no Centro Empresarial, foi presidida pelo presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira, tendo ainda participado o vereador da Proteção Civil, António Fragoso Henriques, o coordenador municipal de proteção civil, técnicos do Serviço Municipal de Proteção Civil e os representantes das diversas entidades na CMPC.
O Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil da Marinha Grande foi elaborado e coordenado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil com o contributo das diversas entidades da CMPC, e que pretende atualizar um instrumento de planeamento com 10 anos, e uma vez aprovado em sede de CMPC, segue agora para a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil para emissão de parecer.

O Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil é um documento formal que define o modo de atuação dos vários organismos, serviços e estruturas a empenhar em operações de proteção civil a nível municipal. Este permite antecipar os cenários suscetíveis de desencadear um acidente grave ou catástrofe, definindo a estrutura organizacional, os procedimentos para preparação e aumento da capacidade de resposta à emergência, exprimindo um conjunto de medidas, normas, procedimentos e missões, destinado à minimização das suas consequências, permitindo a proteção e socorro de pessoas e dos seus bens.

Marinha Grande | ENCERRAMENTO DO XX CONGRESSO DE MATERIAIS


O MATERIAIS 2022 - XX Congresso da Sociedade Portuguesa de Materiais fechou ao fim na quarta-feira, 13 de abril, através de uma sessão realizada no Teatro Stephens, que contou com a presença da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato; do presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira; e do presidente da Sociedade Portuguesa de Materiais (SPM), Fernando Jorge Alves.
Na sessão de encerramento, foi atribuído o Prémio SPM Carreira e Reconhecimento ao cientista Rodrigo Martins, que reconhece, incentiva e promove atividades de investigação e desenvolvimento de destaque na área dos Materiais em Portugal.

A Marinha Grande recebeu, de 11 a 13 de abril, no Teatro Stephens e no Edifício da Resinagem, o MATERIAIS 2022 - XX Congresso da Sociedade Portuguesa de Materiais, o XI Simpósio Internacional de Materiais e o II Encontro Ibérico de Ciência dos Materiais.

As iniciativas foram organizadas pela SPM, pelo Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto do Politécnico de Leiria (CDRSP-IPLeiria) e pela Sociedade Portuguesa de Cerâmica e Vidro (SPCV), com o apoio do Município, nas quais participaram cerca de 200 congressistas.

Ansião de mãos dadas com a Ucrânia

No âmbito da campanha “Vamos Ajudar a Ucrânia” lançada pelo Município de Ansião no passado mês de março, foi já possível reunir uma quantidade considerável de bens de primeira necessidade.

Ao apelo lançado para esta ajuda humanitária responderam particulares, empresas e instituições de todo o concelho.
O Agrupamentos de Escolas de Ansião, as Juntas de Freguesia, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ansião e algumas empresas apoiaram na angariação de bens.

Os bens recolhidos estão a ser organizados por voluntárias/os, sob orientação do CLDS 4G de Ansião, estando o transporte e toda a logística necessária a ser assegurados por empresas transportadoras do concelho.

A AEDA – Associação Empresarial de Ansião tem também sido fundamental na articulação que tem feito com as empresas.

Há ainda pessoas da comunidade que se disponibilizaram para prestar apoio aos refugiados ucranianos que virão para Ansião em termos de alojamento e de ensino do português.

O Município de Ansião deixa um agradecimento a quem, em nome da solidariedade, deu expressão a esta ação humanitária e recorda as diferentes formas de apoio criadas:

- Entrega de donativos no Centro de Negócios, nas Juntas de Freguesia e nos Bombeiros Voluntários

- Plataforma para registo da disponibilidade em termos de alojamento, emprego, aulas de português ou outros (https://tinyurl.com/vamosajudaraucrania)

- Linha telefónica para mais informações e esclarecimentos: 910 402 143


Proença-a-Nova |Prémio Cinco Estrelas Regiões distingue Praia Fluvial do Malhadal e Maranho


A Praia Fluvial do Malhadal e o Maranho de Proença-a-Nova foram distinguidos com o Prémio Cinco Estrelas Regiões 2022, no distrito de Castelo Brando, nas categorias “Praias” e “Cozinha Tradicional Portuguesa”, revelou a organização desta iniciativa no dia 11 de abril. No caso do Malhadal, este é o segundo ano consecutivo que esta praia fluvial é distinguida pelos portugueses que participaram neste inquérito nacional; quanto ao Maranho, o galardão é repartido com o concelho da Sertã, repartindo a notoriedade deste produto regional.
“É com satisfação que verificamos a escolha de várias vertentes, com a distinção, quer da Praia Fluvial do Malhadal, quer do produto gastronómico como o Maranho, que é uma expressão ao nível dos concelhos do Pinhal, afirmando a sua identidade. Estes prémios dão garantia que a estratégia que se tem vindo a desenvolver ecoa”, afirma João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova.

De acordo com a organização, o “Prémio Cinco Estrelas Regiões 2022” é um sistema de avaliação que mede o grau de satisfação que produtos, serviços e marcas de origem portuguesa conferem aos seus utilizadores, tendo como critérios de avaliação as cinco principais variáveis que influenciam a decisão de compra dos consumidores. “Desta forma, pretende dar-se visibilidade a estas marcas, que pela sua tipologia se caraterizam por oferecer um serviço de grande proximidade, tão valorizado por todos”. Para além das marcas, são também selecionados os ícones mais relevantes para os portugueses, ao nível de elementos culturais, recursos naturais, monumentos e património, aldeias | vilas e cidades, gastronomia e produtos naturais e típicos. Neste caso, o inquérito é realizado junto dos habitantes do distrito em causa.

Em Castelo Branco, foram ainda distinguidos Monsanto (na categoria Aldeias e Vilas), o adufe (artesanato), a cereja (produtos tradicionais portugueses), a Beira Dinâmica (mediadores de seguros), o Restaurante Clube de Tiro de Monfortinho (Restaurantes – Cozinha Tradicional), Óticas Lince (Serviços Óticos) e Floating Álvaro (Turismo de Natureza).


Proença-a-Nova | Grande Prémio da Cortiçada juntou 100 atletas de todas as idades


O Grande Prémio da Cortiçada reuniu em Proença-a-Nova 100 atletas, tanto federados, como não federados, de todas as idades, desde os mais novos até aos graúdos. A organização da Corrida esteve ao encargo do Núcleo de Juventude, com o auxílio próximo do Grupo de Desporto do Município de Proença-a-Nova.

A prova decorreu separada por escalões, com os setores mais jovens a partirem primeiro e os escalões seniores e veteranos a darem o mote para a partida só depois dos mais jovens terminarem o percurso. O circuito foi adequado a todas as idades, tendo sido circular e em torno da vila de Proença-a-Nova, com o Parque Urbano Comendador João Martins como referência central, local onde se realizou neste fim-de-semana o Festival das Sopas e Condutos.

Nuno Abade, organizador da prova, refere que a participação foi “bastante razoável” e que, apesar dos 100 atletas inscritos, “que é um bom número e com o qual ficamos contentes, não se viram assim tantos atletas inscritos mais jovens, gostávamos de ver ainda mais”, disse. “A captação no Atletismo é mais complicada e nos últimos dois anos, devido à pandemia, ao nível do distrito perderam-se muitos possíveis atletas jovens potencialmente interessantes; os mais adultos, esses, vão participando com regularidade”, frisou. Quanto à participação dos atletas do Núcleo de Juventude de Proença-a-Nova, Nuno Abade confessa ter sido “excelente”, com um total de 12 pódios e a conquista do primeiro lugar na Classificação geral coletiva.

Nuno Abade, responsável pela área do Atletismo do Núcleo da Juventude, aponta também ao recrutamento de cada vez mais atletas, independentemente das idades ou interesses, sejam eles competir ou simplesmente diversão e descontração: “estamos abertos a que todos treinem e ninguém é obrigado a participar em provas, mas normalmente quem treina connosco, quer sempre vir às competições”.

Já no próximo mês, decorrerá a VII Edição da Corrida das Cerejas, a dia 22 de maio, na aldeia dos Montes da Senhora, no concelho de Proença-a-Nova. As inscrições ainda não estão abertas, estando previsto abrirem nos próximos dias através da página oficial da Liga dos Amigos dos Montes da Senhora.

Pode consultar AQUI as classificações do 4º Grande Prémio da Cortiçada.


MIRA | Programa de Informação e Sensibilização da Comunidade

O Programa de Informação e Sensibilização da Comunidade, promovido pela equipa do Mover Mira 4G - CLDS 4G e a Câmara Municipal de Mira em parceria com as Juntas de Freguesia, GNR, Bombeiros, Proteção Civil e Centro de Saúde, irá desenvolver nas quatro freguesias do concelho sessões de informação. 

O objetivo desta ação é a de alertar a população face a questões pertinentes, enquadradas no raio de ação de cada um dos parceiros.

Será ainda possível, por meio desta ação, estabelecer mais um canal de comunicação entre todos os envolvidos que permita uma maior facilidade no esclarecimento de dúvidas da comunidade.

DATAS 

ÀS 19:00
21 de Abril -  Centro Cultural da Praia de Mira 
28 de Abril - Salão dos Carapelhos
5 de Maio - Salão Paroquial do Seixo de Mira
19 de Maio - Casa do Povo de Mira

TEMAS

Proteção Civil: 
Riscos e comportamentos de segurança;
GNR: 
Alerta à Burla;
Bombeiros: 
Prevenção de Incêndios Domésticos
Centro de Saúde:
Unidade de Cuidados na Comunidade.

Morreu o ex-futebolista Freddy Rincón

Freddy Rincón tinha 55 anos e lutava pela vida depois de o carro onde seguia ter sido abalrroado por um autocarro, em Cali. O antigo futebolista acabou por não resistir e deixa um país de luto.

O antigo futebolista colombiano Freddy Rincón não resistiu aos ferimentos provocados por um grave acidente de viação e acabou por morrer, avançam esta quinta-feira os médicos do hospital em Cali, onde Rincón esteve em estado crítico nos últimos dias. Rincón sofreu uma grave lesão na cabeça e foi operado durante duas horas e 45 minutos.

A comunicação social colombiana tem avançado que o veículo em que seguia o antigo médio terá desrespeitado um sinal vermelho, com a publicação de um vídeo de uma câmara de vigilância, embora o mesmo ainda não tenha sido confirmado como verdadeiro.

Os médicos anunciaram a morte de Freddy Rincón com pesar e com um pedido.

"Pedimos a todos, por favor, para que honrem e enalteçam a vida de Freddy Eusébio por todas as alegrias com que nos brindou", pediram os médicos.

Freddy Eusébio Rincón Valencia tinha 55 anos e lutava pela vida depois de o carro onde seguia ter sido abalrroado por um autocarro, em Cali. O antigo futebolista acabou por não resistir e deixa um país de luto.

Rincón foi uma das principais figuras da seleção colombiana na última década do século passado. Começou no Atlético Buenaventura, mas foi no América de Cali que se evidenciou. Saltou depois para o Palmeiras do Brasil e depois para a Europa: primeiro o Nápoles, depois o Real Madrid, embora sem o mesmo sucesso em termos de golos. Marcou apenas sete em 49 jogos entre Itália e Espanha.

Seguiu-se o regresso ao Brasil, em 1996, para o Palmeiras, por empréstimo. No ano seguinte mudou-se em definitivo para o Corinthians, onde voltou a veia goleadora: 37 remates certeiros em 151 jogos.

Na mudança de século passou ainda pelo Santos e Cruzeiro, mas foi no Corinthians que encerrou a carreira, em 2004.

O Real Madrid, clube que Rincón representou em 1996/97, tinha desejado, através das redes sociais, a "recuperação rápida" do antigo capitão da seleção colombiana, que no futebol europeu também representou o Nápoles, de Itália, na época anterior (1995/1996).

Um dos seus filhos, Sebastián Rincón, de 28 anos, passou pelo futebol português, no Vitória Guimarães, entre 2017 e 2020.

Rui Cid/Cátia Carmo/TSF