Já começa a ser um lugar-comum falar-se de António Reis e taças de campeão disto ou daquilo. Mas, como ele mesmo diz "ver a bandeira portuguesa lá no alto do mastro, supera tudo o que podemos imaginar nas nossas carreiras desportivas!"
Desta vez, António Reis foi campeão do mundo em equipas e arrecadou, também, um brilhantíssimo terceiro lugar individual no recente Campeonato Mundial de Pesca, que se realizou no País de Gales no passado mês de Outubro.
São dispensáveis as palavras para definir o atleta que se dedica afincadamente tanto a nível físico como mental, treinando com frequência na sua Praia de Mira. Porém, António é um funcionário da Acuinova e, por trabalhar por turnos, tem ainda uma maior dificuldade para conseguir conjugar a vida laboral, a familiar e a sua paixão pela pesca... mas, que ele vai "arranjando sempre um tempinho para os treinos e para as competições", disto ninguém tenha dúvidas!
António Reis garante "não sair de casa sem ver" a sua aplicação preferida para saber onde e quando está em condições de treinar como se de uma competição se tratasse. "Um atleta de alta competição não pode se dar ao luxo de não atuar como se fosse um profissional, pois o nível de exigência é enorme e temos de estar preparados para todas as situações", afirma este homem de 34 anos de idade que já foi praticante de futebol na juventude (chegou a jogar pelo Beira-mar, para além das equipas mirenses...)
Mas, voltando à pesca e ao campeonato do mundo, António Reis descreveu à reportagem do Jornal Mira Online um pouco das muitas emoções que sentiu quando este terminou e ainda não eram conhecidos os resultados finais: "Foi cerca de uma hora de uma espera terrível! Estivemos sempre a ver as pesagens e a aguardar pelos números finais. A Holanda e a Irlanda, por exemplo, também podiam ter conquistado o título mas calhou-nos a nós, uma equipa que fez jus a este nome, de tão unida que foi desde o embarque até à conquista. Meus colegas foram incansáveis  e o resultado final foi uma enorme festa de todos, por termos conquistado o nosso sonho!".

E AGORA?
Tendo recebido uma justa homenagem da Câmara Municipal de Mira, uma distinção que é dada aos que valorizam o nome do Concelho, restava perguntar ao atleta António Reis, sobre o futuro imediato. A resposta veio de uma forma um tanto quanto amargurada: "Bem, agora temos em mente participarmos nos próximos Jogos Mundiais, um tipo de "Jogos Olímpicos" da modalidade e onde estão inseridos todos os tipos de pescaria, em Fevereiro de 2019, na África do Sul. O problema é que a Federação Portuguesa de Pesca Desportiva não tem condições, nem capacidades suficientes para suportar as despesas de uma equipa masculina, outra feminina, uma de sub-21 e ainda outra de veteranos. São custos altíssimos e temos de contar com a boa-vontade de toda a gente".
Desta forma, para que estes atletas que, não se pode deixar cair no esquecimento, são campeões do mundo neste momento, é necessário que haja apoios das mais diversas entidades... incluindo a Câmara Municipal de Mira e as Juntas de Freguesia, por exemplo: todos os apoios são importantes para que possam existir equipas nacionais na África do Sul, em Fevereiro e estes apoios, afirma o atleta, "têm de ser conseguidos o quanto antes, o mais rápido possível".

AGRADECIMENTOS:
António Reis é daquelas pessoas a quem todos podemos chamar de agradecidas. Assim, fez questão de deixar o seu "enorme muito obrigado" à Câmara Municipal, à Junta de Freguesia da Praia de Mira, à Cormoura, pelo patrocínio, bem como à DOM Mira e à Mafipro. Por último, deixou um agradecimento "mais que especial" à família que compreende a sua paixão pelo desporto, apoiando-o integralmente na sua luta contínua para ser, cada vez mais, um atleta de eleição...
Jornal Mira Online