quarta-feira, 18 de agosto de 2021

VIAGEM POÉTICA_Pelas ondas da poesia de Euclides Cavaco

Ultramaratonista João Paulo Félix recebido pela CPCJ de Anadia

O ultramaratonista João Paulo Félix, que está a realizar a “Volta a Portugal a Correr pelos Direitos da Criança”, passou esta quarta-feira, 18 de agosto, pelo concelho de Anadia, tendo sido recebido, na Praça do Município, pela Comissão de Proteção de Crianças de Jovens (CPCJ) de Anadia e pelos responsáveis do executivo da Câmara Municipal de Anadia. No seu percurso pelo concelho de Anadia, o ultramaratonista foi sempre acompanhado por um grupo de elementos do Clube Saca Trilhos de Anadia e da Adabem.

A CPCJ de Anadia, em articulação com o Município, organizou uma pequena receção ao atleta, com a presença da Presidente da CPCJ, Jennifer Pereira e alguns membros da Comissão Alargada, da presidente da Câmara Municipal, Maria Teresa Cardoso, e de dois grupos de crianças da Misericórdia da Freguesia de Sangalhos e da Santa Casa de Misericórdia de Anadia. Na ocasião foi lhe entregue pequenas lembranças e dirigidas algumas palavras de agradecimento e reconhecimento pela realização desta iniciativa em nome de uma causa tão nobre, como são os direitos das crianças.

João Paulo Félix iniciou a volta da Portugal, no passado dia 15 de julho de 2021, na Lourinhã. São 2.222 Km, 40 ultramaratonas e 40 dias a divulgar a sensibilizar para os direitos das crianças. A iniciativa termina, no próximo dia 23 de agosto, no mesmo local da partida, na Lourinhã. A iniciativa é apadrinhada pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ).

Imagem: Rádio Pax

Autarca: Chamas em Odemira “tocadas” a “vento forte” e “alguns montes” evacuados

 O incêndio que lavra no concelho de Odemira (Beja) está a evoluir "de forma imprevisível", devido "ao vento forte", e já levou a que "alguns montes" fossem evacuados, "por precaução", revelou o presidente da câmara.


"Já houve algumas situações de evacuação de alguns montes, por precaução, mas tudo foi tranquilo e decorreu de forma ordeira" e, agora, "estamos a acompanhar a operação de combate às chamas", disse à agência Lusa o autarca de Odemira, José Alberto Guerreiro.

Segundo o presidente da Câmara Municipal, o fogo "está com uma frente muito alongada", sobretudo devido "ao vento forte".

"Nesta altura [pouco depois das 17:00], esta frente do fogo deverá ter mais de cinco quilómetros" de extensão e "está tocada a vento para o lado sudeste, ou seja, de Espanha", acrescentou.

Contudo, o autarca referiu que este incêndio, numa zona "entre o Alentejo e o Algarve", está "a evoluir de forma imprevisível", por causa do "vento forte".

"Este vento é que está a fazê-lo andar muito rapidamente. Há muito vento", frisou.

Segundo José Alberto Guerreiro, "só a mudança do vento, que se espera para o final da tarde, é que pode dar alguma fraqueza para que os meios aéreos o consigam combater".

As chamas, que lavram em mato e povoamento florestal misto, têm destruído "sobretudo pinheiros e montado de sobro", assim como "alguns eucaliptos".

"Mesmo com esse tipo de floresta, está a evoluir, porque o vento neste vale, entre o Alentejo e o Algarve, é muito forte", sublinhou.

O autarca disse também que, no terreno, há "dificuldades para a coordenação dos meios" de combate e criticou as operadoras pela má rede de comunicações nesta área.

"Outro dos grande lamentos que deixo é o facto de, ao fim de tantos anos passados sobre o grande incêndio que tivemos em 2003 e de tantas insistências que temos feito com as operadoras, ainda não tenhamos comunicações em condições, o que torna mais difícil a coordenação dos meios terrestres", afirmou.

De acordo com a página de Internet da Autoridade Nacional e Emergência e Proteção Civil (ANEPC), às 17:20, o incêndio estava a ser combatido por 260 operacionais, apoiados por 75 viaturas e nove meios aéreos.

Os bombeiros receberam, às 13:14, o alerta para o fogo, que eclodiu perto do lugar de João Martins, na freguesia de Sabóia, no concelho de Odemira.

Fonte da ANEPC disse à Lusa que o incêndio tem duas frentes ativas e está a consumir mato e povoamento florestal misto, nomeadamente eucaliptos, pinheiros e sobreiros.

Por volta das 15:15, ou seja, cerca de uma hora depois de ter deflagrado, já se encontravam no local 176 operacionais, apoiados por 44 veículos e 11 meios aéreos.

Os 260 operacionais que agora estão no terreno estão "a fazer o combate direto ao incêndio, com meios terrestres e aéreos", mas também "continuam em proteção às habitações dispersas" na zona, disse a mesma fonte.

A operação de combate envolve meios dos bombeiros e da Força Especial de Proteção Civil, assim como a AFOCELCA, GNR e Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Lusa

Ansião | Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas já no terreno


Está já em curso o Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas 2021, promovido pelo Município de Ansião.
Resultante de uma candidatura apresentada ao IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, o programa visa promover a sustentabilidade ambiental, no âmbito da preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas, através de várias ações a levar a cabo por quatro jovens do concelho.

No arranque do programa, que decorrerá até ao dia 3 de setembro, os jovens foram recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal, António José Domingues, pelo Vereador da Juventude, Paulo Fernandes, e pela Coordenadora Municipal de Proteção Civil, Ana Rocha.

A preparação dos jovens para a implementação do programa contou com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Ansião, que, através de uma breve formação, prestaram auxílio na identificação dos percursos afetos a cada freguesia e na interpretação das cartas militares que os jovens utilizam como orientação.


Proença-a-Nova | Rede de transportes públicos mantém serviço durante a pausa escolar


Durante a pausa escolar, a carreira interurbana mantém as viagens regulares às aldeias todas as quintas-feiras, apresentando-se como uma alternativa aos munícipes que precisam de se deslocar à sede do concelho. Estão programados seis percursos diferentes: a partir de Vale Canhestro (com saída às 07h25 e chegada às 13h33), Pedras Brancas (saída às 8h25 e chegada às 15h14), Cimadas (saída às 7h50 e chegada às 13h20), Fórneas (saída às 7h30 e chegada às 14h15), Carregais (saída às 9h30 e chegada às 15h24) e Redonda (com saída às 7h45 e chegada às 14h56), com passagem pelas localidades mais próximas.

Estes horários estão ainda ativos durante outras pausas escolares, nomeadamente nas férias de Natal e da Páscoa, e resultam de um protocolo estabelecido entre o Município e a Rodoviária da Beira Interior, S.A, para garantir este serviço junto dos alunos (em época de aulas – com horários todos os dias da semana) e da população em geral. Em 2021, o Município atribuiu a esta empresa uma compensação financeira superior a 70 mil euros para garantir a continuidade dos serviços, apesar da reduzida afluência de utilizadores.







Corpo de Bombeiros de Proença-a-Nova reforçado com segunda Equipa de Intervenção Permanente


A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova terá uma segunda Equipa de Intervenção Permanente (EIP). Na passada manhã de segunda-feira, dia 16 de agosto, foi aprovada, em Reunião de Câmara Pública, a minuta do protocolo acordado entre a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova e a Câmara Municipal de Proença-a-Nova.

A nova EIP complementará o trabalho realizado até ao momento pela, até então, única equipa de intervenção permanente do concelho. Esta equipa terá o objetivo de melhorar a eficiência da proteção civil e as condições de prevenção e socorro às populações em caso de incêndios, inundações, desabamentos, abalroamentos e todos os acidentes ou catástrofes, garantindo prontidão no serviço à população e defesa dos seus bens. Segundo a Portaria n.º 1358/2007 - Diário da República n.º 198/2007, os elementos que constituem as EIP desempenham, ainda, outras tarefas de âmbito operacional, incluindo planeamento, formação, reconhecimento dos locais de risco e das zonas críticas, preparação física e desportos, limpeza e manutenção de equipamento, viaturas e instalações, sem prejuízo da prontidão e socorro.

A primeira equipa de intervenção permanente foi criada no dia 1 de maio de 2009 e a 21 dezembro de 2020 viu renovado o protocolo por mais três anos. Esta medida nasce de um esforço financeiro repartido entre a Câmara Municipal de Proença-a-Nova e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil. De realçar que a adição de equipas de intervenção permanente está prevista, no Decreto-Lei nº248/2012, de 21 de novembro, em municípios em que tal se justifique.

Praia da Tocha | A partir de hoje até domingo “Catraia”: Semana de festa na Tocha alerta para o ambiente através da arte

De 18 a 22 de agosto, a Praia da Tocha enche-se de música, exposições, instalações, conversas e oficinas, num exercício de consciencialização ambiental através da arte. A expressão “andar à catraia" significa na gíria da região da Gândara o “ato de caminhar à beira-mar em busca de materiais trazidos pelo mar com o fim de os reutilizar” (in Glossário de Termos Gandareses de Idalécio Cação), uma prática que no passado servia as necessidades da população, mas que, com o desenvolvimento social, económico e industrial das últimas décadas, caiu em desuso. O resultado tem sido uma costa cada vez mais repleta de lixo marinho.

O projeto CATRAIA surge, assim, em 2019, da emergência de criar uma nova geração de gente que “anda à catraia”, nomeadamente através da arte e da ação em comunidade, tendo como objetivos criar reflexão sobre os modelos de consumo da sociedade atual, celebrar a cultura da região e trabalhar em conjunto para construir um futuro mais sustentável e solidário.

Com organização a cargo da Associação de Moradores na Praia da Tocha, esta iniciativa, que no concelho de Cantanhede já vai na terceira edição, conta ainda com o apoio da Junta de Freguesia da Tocha e da Câmara Municipal de Cantanhede e pretende através destas ações unir gerações durante uma semana repleta de atividades ajustadas, naturalmente, ao contexto pandémico que se vive.

Arte urbana, exposições e instalações interagem com a localidade, assim como a feira de artesanato e os conhecidos Jogos do Helder. Por outro lado, os Sea Groove & The Ocean Travellers, Bia Maria, Vénus Matina, Eduardo Martins e The Social Distancing Band trazem música aos finais de tarde.

Por outro lado, o projeto Terra Educa, uma aula de yoga e uma oficina de instrumentos reciclados prometem entreter os mais catraios. Já os mais graúdos poderão encontrar oficinas de joalharia “upcycling”, detergentes “handmade” e cozinha macrobiótica, assim como desportos de mar apoiados pelas escolas locais Ticket2Surf e Associação de Bodyboard dos Palheiros da Tocha. Também haverá lugar para stand up comedy, contando para o efeito a participação de Afonso Paiva, para além de sessões de cinema ao ar livre, destacando-se o documentário “Wasted Waste” do realizador português Pedro Serra e “The Plastic Hike” de Andreas Noe (“The Trash Traveller”). Os momentos de conversa refletem a vontade de dar voz à comunidade, contando com a bióloga Filipa Bessa para expor a problemática do lixo marinho e elementos do Instituto Nacional de Conservação da Natureza para debater junto de entidades locais a gestão das florestas.

Em jeito de celebração do centenário do escritor Carlos de Oliveira, cuja obra viajou pela

paisagem gandaresa, o evento conclui-se com a tertúlia “Estórias e Escritores da Gândara” com os convidados Manuel Ribeiro, António Canteiro, Silvério Manata e Alves André.

Recorde-se que, para segurança de todos, as sessões são limitadas aos lugares disponíveis e os workshops carecem de inscrição prévia, assim como é exigido o cumprimento das normas da Direção Geral da Saúde.

Cantanhede | Inserido no programa desportivo do mês de agosto

Atividades físicas continuam no Parque Urbano de São Mateus

O Município de Cantanhede e a L Fitness Health Club têm vindo a desenvolver um conjunto de atividades desportivas gratuitas que irá continuar com aulas já nos próximos dias 19 e 21 de agosto, no Parque Urbano de São Mateus.

Inseridas no projeto Este Verão Mexa-se! Pratique Atividade Física, as ações preveem a realização de algumas iniciativas, na próxima quinta-feira, dia 19 de agosto, nomeadamente com a realização de aulas de Yourfit Mind, às 18h45, Crosstraining às 19h15, e de Yourfit Pump, às 19h30. Já no sábado, dia 21 de agosto os técnicos têm prevista para as 10h00, a realização de uma aula de Pilates.

Recorde-se que já ontem, decorreram neste espaço sessões de Fitdance, Bootcamp e Yourfit Fight, contando com a já habitual energia de meia centena de participantes, que responderam positivamente ao desafio proposto, tendo sido ministrada e auxiliada pelo corpo técnico da L Fitness Health Club. De salientar a eficácia do grupo de trabalho, para que as condições de contingência fossem rigorosamente cumpridas, tendo não só em vista a satisfação dos participantes, mas também a sua máxima segurança.

Inserido no vasto programa desportivo delineado para o mês de agosto, a iniciativa à semelhança do que já tem vindo a acontecer, seguindo o cumprimento das normas da Direção Geral da Saúde, designadamente, no que diz respeito ao distanciamento entre participantes e ao escrupuloso cumprimento da etiqueta respiratória, não esquecendo a regular desinfeção das mãos.

Com o intuito de fomentar a prática desportiva, o Município de Cantanhede tem vindo a assegurando o desenvolvimento de um conjunto de atividades desportivas e recreativas gratuitas, previamente preparado para todas as faixas etárias existentes no concelho, nomeadamente no Parque Urbano de São Mateus, nas praias do concelho e nos Percursos Pedestres.


Edição especial do Festival Andanças vai decorrer em Campinho, no concelho de Reguengos de Monsaraz


O Festival Andanças vai realizar a primeira edição em Campinho, no concelho de Reguengos de Monsaraz, nos dias 21 e 22 de agosto. Numa parceria da Associação PédeXumbo com a Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, com o apoio da União de Freguesias de Campo e de Campinho e da Associação Gente Nova de Campinho, esta edição do festival intitula-se “A Caminhar para o Andanças” e vai decorrer num formato e com a programação adaptada ao contexto de pandemia, limitado a 60 participantes.
O programa propõe no dia 21 de agosto, às 10h, a visita e passeio “Monsaraz e a Rota Megalítica & Comunidade no Andanças” com Isidro Pinto, do Grupo Caminhantes Monsaraz a Caminhar. O almoço será acompanhado pelo Cante Alentejano no Parque de Eventos de Campinho e às 17h realiza-se o passeio “Herdade do Esporão & Dança e Música no Andanças”.
O Parque de Eventos de Campinho recebe também a partir das 21h30 o concerto com os Burricos, um grupo de música tradicional portuguesa baseado nas tradições do planalto Mirandês. A fechar o primeiro dia do festival realiza-se às 23h um passeio noturno no Parque de Merendas de Campinho para observações astronómicas na Reserva Dark Sky Alqueva.

No dia 22 de agosto, às 9h30, decorre o passeio “A Caminhar para o Andanças”, com início no Parque de Merendas de Campinho, seguindo-se pelas 10h30 a conversa “Alqueva (EDIA) & Sustentabilidade no Andanças”, na Sociedade Recreativa Campinhense. A partir das 17h realiza-se a visita “Centro Interpretativo da Olaria de S. Pedro do Corval & Voluntariado no Andanças”, em S. Pedro do Corval. O festival vai encerrar com o concerto do espanhol Sérgio Cobos, às 21h30, no Parque de Eventos de Campinho.

Os participantes nesta edição especial do Andanças terão de apresentar o certificado de vacinação completa, um teste negativo ao covid-19 ou um autoteste realizado pela responsável do Espaço Saúde do Andanças, que estará localizado no Espaço Cultural de Campinho.

Carlos Manuel Barão

CANTANHEDE: Homem de 63 anos detido em fragrante por incêndio florestal

O Comando Territorial de Coimbra, através do Posto Territorial de Cantanhede, ontem, dia 17 de agosto, deteve em flagrante um homem de 63 anos por incêndio florestal, no concelho de Cantanhede.

No decorrer de uma ação de patrulhamento, os militares da Guarda detetaram um foco de incêndio tendo, em ato contínuo, presenciado o suspeito na posse de um isqueiro e de uma caixa de fósforos junto do local de ignição. Depois de ter sido abordado, o suspeito assumiu ter usado aqueles meios para atear o incêndio.

Calcula-se que a área ardida é de cerca de 1 000 metros quadrados, tendo ocorrido na proximidade de habitações.

O detido será presente ao Tribunal de Instrução Criminal de Coimbra hoje, 18 de agosto, para aplicação das medidas de coação.

No decorrer da ação foi contactada a Polícia Judiciária (PJ). No local estiveram presentes os Bombeiros Voluntários de Cantanhede.

MUBi reuniu com candidatos da Iniciativa Liberal à Câmara de Aveiro


No passado dia 12 de Agosto, a MUBi reuniu com os candidatos da Iniciativa Liberal à presidência da Câmara Municipal de Aveiro, Miguel Gomes, e à presidência da Assembleia Municipal de Aveiro, Tomás Pereira. A IL fez-se também representar por Diogo Gomes. A MUBi e os candidatos discutiram visões e propostas para a mobilidade urbana e gestão do espaço público no município.
O encontro teve lugar junto da estação de comboios de Aveiro, sendo este um local chave para a intermodalidade de transportes e consequentemente central na promoção de uma mobilidade mais sustentável através do uso dos transportes públicos complementados com os modos activos.

Os pontos abordados foram principalmente a promoção do uso do transporte público e dos modos activos e os principais entraves à sua efectiva utilização (oferta, frequência, usabilidade e segurança); a utilização do espaço público, com a importância de uma regulação que desencoraje a excessiva utilização do automóvel; e o equilíbrio entre investimento público e privado nos sistemas de mobilidade.

O encontro serviu para que a MUBi, além de transmitir a sua visão sobre os pontos anteriores, sensibilizar para que o principal é ter em mente a hierarquia de prioridades na organização do espaço público e garantia de segurança, sempre do mais vulnerável (peão) para o que representa mais perigo para os restantes utilizadores (automóvel). Para a Iniciativa Liberal, este encontro foi importante para ter um maior contacto com a sociedade civil e entender melhor a problemática da mobilidade.

Numa altura de urgência climática, garantir as condições para uma mobilidade verdadeiramente sustentável é um passo fundamental para garantir um futuro melhor e simultaneamente tornar as cidades mais humanas, saudáveis e agradáveis.

Com esse intuito, a MUBi, que esteve representada por Rui Igreja, João Almeida e Licínio Pereira, aproveitou a oportunidade para entregar a Miguel Gomes o Manifesto “Cidades Vivas: 10 medidas para devolver a cidade às pessoas” (https://cidadesvivas.mubi.pt/).

No geral, as preocupações e propostas da MUBi foram registadas e acompanhadas, com as principais discussões a focarem-se em quais as medidas mais eficazes para se conseguir atingir uma verdadeira mudança e quais os promotores dessas medidas.

A MUBi havia já reunido com o candidato da CDU e com o candidato da coligação Viva Aveiro (PS/PAN) e tem reunião marcada com o candidato do Bloco de Esquerda. Aguardamos ainda pela resposta da candidatura da coligação PSD/CDS-PP/PPM.

ALGARVE | FORNECIMENTO DE ÁGUA SERÁ INTERROMPIDO NA COLINA DOS MOUROS NA TARDE DO DIA 19 DE AGOSTO


O Município de Silves informa que, devido à necessidade de gestão, fiscalização e coordenação da segurança da Empreitada de Dispositivos de Controle e Redução de Perdas no Sistema de Abastecimento de Água, o fornecimento de água será interrompido no dia 19 de agosto, entre as 13h00 e as 17h00, afetando a zona da Colina dos Mouros.

Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a Autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.

 

Livros | A obra vencedora do VI Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal, é apresentada na Feira do Livro de Lisboa

Desaparecida, a obra vencedora do VI Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal, é apresentada na Feira do Livro de Lisboa
Uma viagem entre o real e o imaginário, com histórias dentro de histórias. É esta a proposta sedutora de Ricardo Lemos, jovem autor portuense radicado em Londres, no seu romance de estreia, Desaparecida. O romance venceu o VI Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal e é agora publicada pela Guerra e Paz com o patrocínio da Fundação Lions de Portugal. Chega à rede livreira nacional no próximo dia 24 de Agosto, podendo ser também adquirida no site da editora e nas principais plataformas de ebooks. O lançamento oficial de Desaparecida acontece no dia 4 de Setembro, na 91.ª Feira do Livro de Lisboa.

Superstições, milagres, embustes e aventureiros, pássaros, sinfonias, baleias e aguardente, assim se vive em Desaparecida, uma aldeia à beira-mar plantada, que gravita entre o imaginário e o real, com ecos que atravessam continentes e séculos e assombram a memória dos habitantes da aldeia.

Uma metáfora para Portugal, criada por Ricardo Lemos, jovem mestre em escrita criativa de 35 anos, que após correr o mundo – viveu no Tibete e em Nova Iorque, e vive hoje entre Londres e a cidade do Porto – sentiu um apelo para regressar à casa de partida, às suas raízes: «a obra nasce de uma vontade de conhecer melhor a terra de onde se vem. Do meu interesse por histórias de família, lendas, superstições e textos dos séculos xvi e xvii. De um gosto especial pela fabulação.» Tal como Maria, personagem do romance que procura, em Desaparecida, mergulhar nas suas origens: um universo de viagens, regressos, lendas e desaparecimentos.

A jovem é descendente de Bartolomeu Vagamundo, um pássaro feito gente, que escapou da Inquisição e embarcou numa odisseia. Conhecemo-lo no livro, assim como Fatimah, uma contadora de histórias que nos revela muito da alma desta aldeia misteriosa. As três vozes serão as nossas guias nesta viagem em que se revisitam temas e episódios da História de Portugal, como a Inquisição, os Descobrimentos, a Ditadura e a Revolução.

Um trabalho que revela «a arte de contar histórias dentro da história» do autor. Quem o disse foi o júri do Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal de 2021 aquando da atribuição do prémio a Ricardo Lemos, no último mês de Maio. Presidido pelo jornalista e romancista João Céu e Silva, o júri contou ainda com a presença do escritor João Nuno Azambuja e dos últimos vencedores do Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal, José Martinho Gaspar e Evelina Gaspar, assim como de Lucinda Fonseca.

O Prémio Nacional de Literatura é atribuído pelo Distrito 115 (Portugal) do Lions Clubs International, com o apoio da Fundação Lions, numa acção coordenada pelo Dr. Carlos Manitto Torres. A Guerra e Paz, editora associada a este prémio, em parceria com o Lions Club, publicará e distribuirá pela rede livreira nacional a obra de Ricardo Lemos, a partir do próximo dia 24 de Agosto. O livro será igualmente publicado em edição digital e comercializado nas principais plataformas de ebooks, com distribuição da Libranda.

O lançamento oficial da obra acontece no próximo dia 4 de Setembro, pelas 17h00, na 91.ª Feira do Livro de Lisboa. Imperdível, este evento contará com a presença do autor e de João Céu e Silva, que presidiu ao júri deste VI Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal.

Desaparecida
Ricardo Lemos
Ficção / Romance
304 páginas · 15x23 · 16,50 €
Nas livrarias a 24 de Agosto
Guerra e Paz, Editores

Mulher morre e criança fica ferida em atropelamento por veículo ligeiro em Barcelos

Uma mulher com cerca de 40 anos morreu e uma criança de quatro anos ficou ferida, vítimas de atropelamento ontem na localidade de Pousa, concelho de Barcelos, distrito de Braga, adiantaram à Lusa fontes da proteção civil.

Segundo explicou fonte dos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos, o acidente aconteceu junto à residência da vítima, depois de uma viatura ligeira ter-se destravado e atingido a mulher e a criança.

A menina, de quatro anos, com ferimentos ligeiros foi transportada para o Hospital de Braga, disse ainda.

Para o local foi ainda acionada a equipa de psicológos do INEM, acrescentou.

Segundo o Comando Operacional Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Braga, o alerta foi dado por volta das 21:00 e no local estiveram operacionais dos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos, a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Barcelos e Braga e a GNR.

Lusa

“A maioria das pessoas sente-se traída pelos EUA e governo afegão”

O medo e a incerteza reinam nas ruas de Cabul patrulhadas pelos taliban. A euronews recolheu o testemunho de uma jovem jornalista da capital afegã.

“Quando voltei do escritório, ontem, fui ao mercado para comprar algumas coisas de que precisava. O vendedor disse-me que eu devia ir para casa porque não estava acompanhada por um homem e os Taliban andavam por ali. Disse-me que eu não estava a usar um hijab ou uma burca e que, por isso, os Taliban podiam fazer-me mal. Achei que era melhor apressar o passo e voltei para casa imediatamente”, contou a jornalista de Cabul (cujo nome é omitido para proteger a sua identidade).

“Nunca imaginei que Cabul entraria em colapso de forma tão rápida”

Para a jornalista afegã, a rapidez da tomada de Cabul surpreendeu todaa gente. “Nunca imaginei que Cabul entraria em colapso de forma tão rápida e sem qualquer resistência. Os americanos estimavam que Cabul poderia entrar em colapso em sete dias", afirmou a jornalista.

"Agora, não há lugares seguros em Cabul. Estamos fechados em casa e não podemos correr o risco de sair de casa. A maioria da população de Cabul não gosta do Taliban e acha que os Estados Unidos e o governo afegão os traíram”, acrescentou a jornalista afegã.

Euronews

Imagens: Euronews



Pelo menos um morto no incêndio no sudeste de França

 A pessoa que morreu é a primeira vítima do maior incêndio deste verão em França, que teve o seu início na tarde de segunda-feira e que ainda mobiliza 1.200 bombeiros na manhã de hoje.

O fogo começou no município de Gonfaron, onde há vários parques de campismo.

Até hoje de manhã, entre 15 a 20 moradores, bem como cinco bombeiros, também ficaram feridos.

O grande incêndio que atinge o maciço dos Mouros, a poucos quilómetros da costa francesa de Côte d'Azur, "não está controlado" e já atingiu cerca de 7.000 hectares de floresta mediterrânica, dos quais 5.000 foram destruídos pelo fogo.

O porta-voz dos bombeiros da região francesa de Var explicou, em declarações à rádio France Info, que 1.000 desses 5.000 hectares foram queimados durante a noite de terça-feira.

Das 10.000 pessoas que foram retiradas da área desde que foi declarado o incêndio, 7.000 pessoas tiveram que ser alojados na noite de terça-feira e hoje ainda não poderão retornar às suas casas ou áreas de 'camping'.

O governo do departamento do Var, com capital em Toulon, insistiu que "as pessoas realojadas não devem regressar às suas casas ou aos campos de férias".

A porta-voz do corpo de bombeiros destacou que, apesar da destruição significativa da massa florestal e do facto de pelo menos uma centena de casas terem sido afetadas, as consequências poderiam ter sido muito mais graves, especialmente em termos humanos.

O Presidente francês, Emmanuel Macron, que passa férias em Fort Brégançon, a poucas dezenas de quilómetros do incêndio, foi na terça feira ao centro de controlo de bombeiros e lembrou que a França não teve este verão situações idênticas a outros países, nomeadamente Grécia, Turquia, Argélia ou Marrocos.

Macron sublinhou que embora fenómenos como este não sejam novos na região, quando há uma longa estiagem e ventos fortes, com o aquecimento global existe o risco de que sejam mais frequentes e ocorram em zonas do norte de França, mesmo ao norte do rio Loire, onde até agora não sucediam.

Lusa

Imagem: RFI

ICNF abre inquérito à morte de animais em abrigo ilegal no incêndio em Castro Marim

O Ministério do Ambiente e da Ação Climática anunciou hoje a abertura de um inquérito administrativo à morte de mais de uma dezena de animais num abrigo ilegal em Vila Real de Santo António, na sequência do incêndio que deflagrou em Castro Marim.

Em comunicado, o ministério tutelado por João Matos Fernandes informa que foi aberto um inquérito administrativo pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

"A abertura deste inquérito destina-se a analisar e apurar as circunstâncias que, do ponto de vista administrativo, permitiram o funcionamento do referido abrigo", é referido na nota.

O PAN denunciou na terça-feira a morte de "pelo menos 14 animais" num "abrigo ilegal no concelho de Vila Real de Santo António, no distrito de Faro, no incêndio que deflagrou na segunda-feira de madrugada em Castro Marim e que se estendeu àquele município e ao de Tavira à tarde, sendo dominado na tarde de terça-feira.

O partido anunciou que vai apresentar queixa porque os animais se encontravam "num abrigo ilegal, no local de Santa Rita (concelho de Vila Real de Santo António), já sinalizado", mas o presidente da Câmara, Luís Romão refutou esta ideia e assegurou que não havia conhecimento da sua existência na autarquia.

Em declarações à agência Lusa, Luís Romão afirmou que o abrigo, situado na localidade de Santa Rita, acolhia animais sem o conhecimento do município, pertencia a um privado e não fez qualquer pedido de ajuda para a sua retirada do local.

O autarca lamentou que, depois de a autarquia ter conduzido "com sucesso" a retirada dos animais do canil e gatil intermunicipal como precaução, devido à aproximação do fogo, transportando-os com o apoio de voluntários para instalações em Tavira e Loulé, tenha tido esta "surpresa" da morte de mais de uma dezena de animais.

"Da mesma forma que retirámos do canil e gatil municipal, podíamos ter feito o mesmo para esses, mas desconhecíamos", afirmou.

Numa nota, o PAN adiantou que a porta-voz, Inês Sousa Real, "em contacto com as estruturas locais do partido no Algarve, está já a diligenciar no sentido de apresentar uma queixa-crime junto do Ministério Público e de questionar os ministérios da Administração Interna e do Ambiente e Ação Climática" para que "venham cabalmente esclarecer as circunstâncias que levaram a este desfecho".

"De acordo com a informação feita chegar ao partido, a existência deste espaço, a funcionar em condições ilegais, ao que tudo indica, já havia sido denunciada, sendo, por isso do conhecimento das autoridades competentes", referiu também o partido.

Citada no comunicado, Inês Sousa Real salientou uma "enorme consternação" perante "mais um episódio com um desfecho trágico", pouco mais de um ano volvido desde a morte de cerca de 80 animais num incêndio em Santo Tirso.

Lusa

Fisco alerta para emails fraudulentos sobre reembolso

Autoridade Tributária diz que “estas mensagens são falsas e devem ser ignoradas”.

Estão a circular mensagens de correio eletrónico fraudulentas. Estes emails são enviados a alguns contribuintes para que recebam um alegado reembolso.

“A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) tem conhecimento de que alguns contribuintes têm recebido mensagens de correio eletrónico supostamente provenientes da AT nas quais é pedido que se carregue num lin’ que é fornecido para recebimento de um alegado reembolso”, lê-se no site das Finanças.

As mensagens em causa indicam que o destinatário “está qualificado para receber um reembolso de imposto” num determinado valor e indicam um link para a sua “solicitação”.

A AT avisa que “estas mensagens são falsas e devem ser ignoradas”.

O seu objetivo é convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando nos links sugeridos”, esclarece, salientando que, “em caso algum”, os destinatários devem efetuar a operação indicada.

Lusa

Quatro detidos por tráfico e cultivo de estupefacientes nos Concelhos de Cantanhede e Mealhada

A GNR, através de militares do Comando Territorial de Aveiro, deteve três homens e uma mulher, por tráfico e cultivo de estupefacientes, hoje, dia 17 de agosto, nos Concelhos de Cantanhede e Mealhada.

No âmbito de uma investigação que decorria há cerca de seis meses, os militares da Guarda encetaram diligências policiais que culminaram com o cumprimento de cinco mandados de busca domiciliária que permitiram a apreensão de diverso material, destacando-se:

• 36 plantas de canábis;
• 217,72 doses de liamba;
• Seis telemóveis;
• Duas estufas portáteis;
• Uma viatura;
• Um computador portátil;
• Um ar condicionado;
• Um desumidificador;
• 5 375 euros em numerário;
• Diverso material usado no acondicionamento do produto estupefaciente;
• Diverso material usado no cultivo de canábis.

Esta operação contou com o reforço do Destacamento Territorial de Anadia, do Destacamento Territorial de Cantanhede, do Destacamento de Intervenção (DI) de Aveiro e do Grupo de Intervenção de Ordem Pública da Unidade de Intervenção.

EM ALCANTARILHA » RUA 25 DE ABRIL COM INTERRUPÇÃO DE TRÂNSITO NO DIA 20 DE AGOSTO


O Município de Silves informa que a circulação de trânsito na Rua 25 de Abril, em Alcantarilha, estará interrompida no dia 20 de agosto, entre as 08h00 e as 12h00, devido à necessidade de execução de trabalhos de betonagem de pavimento.

Em face do exposto, a alternativa de circulação de trânsito passa pela Rua dos Bombeiros Voluntários.

A autarquia pede a atenção dos automobilistas e residentes para esta situação e agradece a compreensão e colaboração de todos.

Leiria | Abertas inscrições para XII Fórum da Educação


No próximo dia 7 de setembro, o Teatro José Lúcio da Silva recebe o XII Fórum da Educação, este ano dedicado ao tema “O Bem-Estar na Escola”.
As inscrições de educadores e professores decorrem junto dos Centro de Formação Rede de Cooperação e Aprendizagem e da Leiriamar, devendo os restantes profissionais interessantes inscrever-se para o email educacao@cm-leiria.pt.

Esta edição do Fórum conta com a participação de Paulo Pires, comissário do Plano Nacional das Artes, de Hugo Ferreira, produtor cultural, Ana Quitério e Rita Cordovil, professoras da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, e de Marisa Barroso, docente na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria.

A moderação do encontro estará a cargo de Catarina Carvalho, Chefe de Divisão da Ação Cultural, Museus e Turismo da Câmara Municipal de Leiria, e de Carlos Palheira, vereador do Desporto e da Juventude da Câmara Municipal de Leiria.

O tema escolhido, em contexto marcado pela pandemia da COVID-19, pretende promover a discussão em torno das vertentes que concorrem para o bem-estar das crianças e dos jovens e o consequente desenvolvimento integral das suas capacidades.

Lojas do Cidadão com funcionamento normal em setembro

As Lojas do Cidadão deverão regressar ao funcionamento normal no início de setembro, passando a prestar atendimento presencial sem necessidade de marcação prévia.

O Governo preparou um diploma, que será publicado hoje em Diário da República, o qual estabelece orientações para o atendimento sem marcação prévia nas Lojas do Cidadão e que determina, entre outros aspetos, que deve ser retomado o horário de funcionamento e atendimento completo e contínuo.

Em declarações à agência Lusa, o vogal da Agência Para a Modernização Administrativa Paulo Mauritti explicou que objetivo é, com planeamento, regressar à normalidade em setembro, se a evolução da pandemia e a vacinação o permitirem.

"Se a evolução pandémica permitir estamos a criar meios para estar preparados para o regresso das lojas em setembro com horário de funcionamento, atendimento completo e continuo", disse.

Paulo Mauritti alertou que apesar de o atendimento presencial nas 60 Lojas do Cidadão ser importante continuam a existir meios alternativos de atendimento que devem continuar a ser usados.

Segundo o diploma do Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública, por Resolução do Conselho de Ministros, que altera as medidas aplicáveis em situação de calamidade, no âmbito da pandemia de covid-19, foram previstas medidas a aplicar em função da progressão da pandemia.

Ao abrigo dessa resolução, quando seja atingido o patamar de 70 % da população com vacinação completa, o Governo deverá determinar, a aplicação de certas medidas de desconfinamento, designadamente que as lojas do cidadão passam a prestar atendimento presencial sem necessidade de marcação prévia.

Mais de 6,7 milhões de pessoas (66%) residentes em Portugal completaram a vacinação contra a covid-19, revela o relatório semanal da Direção-Geral da Saúde publicado na terça-feira.

De acordo com o relatório de vacinação, até domingo 6,76 milhões de pessoas (66%) concluíram a vacinação e 7,79 milhões (76%) tomaram pelo menos uma dose de vacina.

O diploma surge agora em conformidade com o definido pela resolução, antecipando um conjunto de orientações para o funcionamento das Lojas do Cidadão neste contexto, considerando que a Agência para a Modernização Administrativa, na qualidade de entidade gestora da rede de Lojas do Cidadão, deve considerar algumas orientações.

Além da retoma ao horário de funcionamento e atendimento completo e contínuo é aconselhado que o atendimento sem marcação e o atendimento previamente agendado devem ser compatibilizados, de forma a que este não seja prejudicado.

Por outro lado, o diploma refere que os serviços sujeitos a maior procura devem encontrar soluções para maior capacidade de resposta, designadamente revendo os tempos de agendamento, afetando trabalhadores para triagem ou agendamento e destacando postos de atendimento para atendimento sem marcação e/ou intercalando ambos os atendimentos.

Aos cidadãos que não consigam atendimento na sua deslocação, deve ser assegurado agendamento oportuno.

A entrada nestes serviços com acompanhantes só deve ser admitida quando indispensável e o número de senhas que pode ser distribuído aos cidadãos sem agendamento prévio, em cada entidade, deve ser comunicado ao coordenador/Unidade de Gestão da respetiva loja, em momento anterior à abertura, assegurando-se a sua publicitação.

Nos Espaços Cidadão situados nas Lojas do Cidadão que disponham de mais de um posto de atendimento, deve preferencialmente afetar-se um deles ao atendimento sem marcação e o outro ao atendimento agendado.

No diploma a que a Lusa teve acesso o Governo refere ainda que a ocupação máxima da loja deve ser respeitada em permanência, considerando sempre a informação do sistema de contagem de pessoas no interior das lojas que disponham do mesmo.

Os cidadãos em espera (com ou sem agendamento), que ultrapassem a lotação autorizada, devem aguardar fora do recinto das Lojas do Cidadão, cumprindo as regras de distanciamento social.

Aos que não efetuarem a higienização das mãos à entrada ou não usarem máscara ou viseira será vedado o acesso no interior das Lojas do Cidadão e também não é permitido o consumo de alimentos ou bebidas.

Lusa

Papa defende que vacinação é um “ato de amor” em campanha que inclui Brasil

O Papa Francisco defendeu hoje que vacinar-se contra a covid-19 é um "ato de amor" para proteger os mais frágeis, numa campanha para promover a vacinação, com representantes da Igreja Católica na América Latina, incluindo do Brasil.

"Vacinar-se é uma forma simples mas profunda de promover o bem comum e de cuidarmos uns dos outros, especialmente dos mais vulneráveis", disse o Papa, numa mensagem de vídeo que faz parte da campanha "It's up to you" ("Depende de ti"), da responsabilidade das organizações norte-americanas Ad Council e COVID Collaborative.

Na mensagem, divulgada nas redes sociais e no YouTube, o mais alto representante da Igreja Católica apelou ainda a que cada um contribua para erradicar a pandemia com um "pequeno gesto de amor".

"Graças a Deus e ao trabalho de muitos, hoje temos vacinas para nos protegermos da covid-19", disse o Papa, defendendo que estas "trazem a esperança de acabar com a pandemia", mas "apenas se estiverem disponíveis para todos e se todos colaborarem".

No vídeo em espanhol e português, com uma duração de três minutos, participam ainda os arcebispos José Gómez, dos Estados Unidos, e Miguel Cabrejos, do Peru, além dos cardeais do Brasil, Cláudio Hummes, do México, Carlos Aguir Retes, das Honduras, Rodríguez Maradiaga, e Gregorio Rosa Chávez, de El Salvador.

O cardeal brasileiro, que falou em português na mensagem, destacou os "esforços heroicos dos profissionais de saúde" na luta contra a pandemia, considerando as vacinas "seguras e eficazes para proteger toda a família humana".

"Do norte ao sul da América, apoiamos a vacinação para todos", afirmou também o cardeal mexicano.

A campanha, divulgada hoje, surge numa altura em que as infeções de covid-19 continuam a aumentar na Argentina, Brasil, Colômbia, El Salvador, Honduras, México e Peru, países em que a taxa de vacinação permanece baixa.

Nas Honduras, só 5,5% da população recebeu as doses necessárias da vacina para completar a inoculação.

No Brasil, apenas 23,6% dos habitantes receberam as duas doses ou a vacina de dose única, de acordo com dados oficiais.

Em El Salvador, a percentagem sobe para 30%, ainda assim aquém dos 51% nos Estados Unidos.

Segundo a agência Efe, cerca de metade dos imigrantes hispânicos nos Estados Unidos continuam sem tomar a vacina.

"Queremos mudar a perceção sobre a eficácia e a segurança das vacinas de covid-19", explicou uma das responsáveis da iniciativa, Tania Sanjurjo, do grupo Ad Council, citada pela Efe, sublinhando que os líderes religiosos que participam no vídeo "têm grande influência na população hispânica".

A campanha "It's up to you" já recorreu anteriormente a outras personalidades para "levar informação assente em factos e que pode salvar vidas às populações que têm dúvidas sobre as vacinas contra a covid-19", incluindo os ex-presidentes norte-americanos Barack Obama, George W. Bush, Bill Clinton e Jimmy Carter, além de músicos, atores e atletas, segundo um comunicado das organizações que criaram a iniciativa.

A covid-19 provocou pelo menos 4.370.427 mortes em todo o mundo, entre mais de 207,84 milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil ou Peru.

Lusa

A mais antiga imagem de madeira da Crucifixão

 O mais antigo crucifixo de madeira da Europa é o da Santa Face de Lucca (Itália), venerado em artística capelinha na Catedral.

Chegou a Lucca no ano 782, proveniente da Terra Santa. A superposição com o Santo Sudário de Turim apresenta identidade de proporções.

A confirmação foi dada pelo Instituto Nacional de Física Nuclear de Florença, por ocasião das comemorações da restauração da Catedral.

Sempre se acreditou que é a mais próxima imagem de Cristo na sua Crucifixão. Desde a Idade Média essa imagem é objeto de um fluxo ininterrupto de peregrinações de franceses, alemães e anglo-saxões a caminho de Roma.


ABIM

Covid-19: 66% das pessoas em Portugal já estão imunizadas

De acordo com o relatório semanal de vacinação emitido pela Direção-Geral da Saúde, 66% da população de Portugal já está imunizada contra a covid-19. 76% das pessoas já receberam a primeira dose da vacina.

O relatório semanal de vacinação, da Direção-Geral da Saúde, revela esta terça-feira que 66% da população portuguesa (6,76 milhões de pessoas) se encontra imunizada contra o novo coronavírus e que 76% das pessoas (7,79 milhões) já receberam a primeira dose.

Segundo o mesmo documento há três faixas etárias com níveis de vacinação completa acima dos 90%, são elas 80+ (97%), 65-79 (97%) e 50-64 (90%).

Comparativamente ao relatório precedente, numa semana o número de pessoas com a vacinação completa cresceu 4%, ao passo que com a primeira dose esse aumento foi de 5%.

Portugal recebeu 15,3 milhões de doses de vacinas e distribuiu 14,0 milhões por todo o território.

As regiões do Alentejo e do Centro são as que continuam com o processo de vacinação mais avançado, respetivamente com 69% e 68% da população com o ciclo vacinal completo, seguindo-se as do Algarve, Madeira e Norte, todas com 66%.

Açores e Lisboa e Vale do Tejo, respetivamente com 63% e 64% da população totalmente vacinada, são as regiões mais atrás no processo. A DGS ressalva que, no caso dos Açores, os dados "poderão estar subestimados", uma vez que houve um "atraso entre as vacinas administradas e o seu registo".

As pessoas mais velhas, que começaram a ser vacinadas mais cedo, estão entre as mais imunizadas, com 90% (50-64 anos) a 97% (65 anos em diante) com a vacinação completa.

As faixas etárias mais novas, que começaram a ser vacinadas mais tarde, são as que mais progrediram ultimamente: na dos 25-49 anos, 70% das pessoas já têm o ciclo vacinal completo e 83% pelo menos uma dose, no grupo acima, dos jovens entre 18 e 24 anos, 30% concluíram a vacinação e 54% iniciaram o processo.

O relatório contabiliza, ainda, entre os jovens dos 16 aos 17 anos, 152.292 (9%) com a primeira dose da vacina Pfizer/BioNTech e 3.780 com a segunda e última.

No anterior relatório, 10.178 jovens entre 16 e 17 anos tinham sido vacinados com uma dose.

O aumento registado numa semana de jovens nesta faixa etária com a primeira toma ocorre depois da campanha de vacinação em massa realizada no passado fim-de-semana.

Os dados mais recentes da campanha de vacinação recuam até domingo, 15 de agosto, e abrangem a inoculação de pessoas a partir dos 16 anos.

Em Portugal, a campanha de vacinação contra a covid-19 iniciou-se em 27 de dezembro de 2020, sendo administradas atualmente as vacinas de dose única (Janssen) e de dose dupla (Pfizer/BioNTech, Moderna e AstraZeneca).

Lusa