quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Numa iniciativa do Município de Silves: SILVES ENTRE 4 PAREDES REGRESSA A 12 DE FEVEREIRO COM NOVA PROGRAMAÇÃO

“Silves Entre 4 Paredes” volta às redes sociais do Município de Silves a partir do dia 12 de fevereiro. Este programa de entretenimento lançado pela Autarquia de Silves, em abril de 2020, regressa como resposta cultural e desportiva às condições sociais impostas pela COVID-19.

As diferentes rúbricas que compõem este programa irão animar o dia a dia de adultos e crianças durante este período de estado de emergência, levando até às nossas casas uma diversidade de atividades que apostam no entretenimento, na valorização dos artistas locais e na promoção da atividade física dos munícipes.

 

O Município de Silves relembra a importância da adoção de comportamentos responsáveis e recomenda o cumprimento das orientações emanadas pela DGS, fruto da determinação do estado de emergência.

Águeda | Voluntários europeus recebem “kit” de boas-vindas

 As ofertas incluem entradas nos espaços culturais e desportivos do Município, para além de contributos de parceiros da comunidade aguedense

O Centro de Juventude de Águeda (CJA), no sentido de promover a inclusão dos voluntários europeus que todos os anos escolhem Águeda para aprenderem as boas práticas que o Município implementa na área da juventude, criou um “Kit Voluntário” que dá as boas-vindas a estes jovens de vários países europeus.

Fazer com que estes voluntários se sintam em casa sempre foi uma preocupação do CJA, que estabeleceu sinergias com muitas instituições que, ao longo dos anos, gentilmente oferecem a possibilidade de os voluntários participarem em atividades pontuais. A Câmara Municipal de Águeda (CMA), através dos Serviços Educativos, têm à disposição destes jovens várias ofertas que lhes permitem usufruir de eventos e formação, contribuindo desse modo para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Uma das atividades que o CJA promove é o VOLUNTEER(S)olidarity, um projeto de parcerias de voluntariado europeu, no âmbito do qual surgiu a necessidade de compilar as ofertas que o Município proporciona a estes jovens.

O “Kit Voluntário” integra, assim, para além das vantagens oferecidas pelo próprio Município (como entradas em espetáculos no Centro de Artes de Águeda, usufruto gratuito das beÁgueda - Bicicletas Élétricas de Águeda, utilização gratuita das Piscinas Municipais, formação no Águeda Living Lab, entre outros), algumas ofertas de alguns associados da Associação Comercial de Águeda (ACOAG), que se tornaram parceiros nesta iniciativa e que fazem descontos, inscrições gratuitas e outras ofertas.

Krisztina Hornyák, voluntária húngara de 26 anos, testemunha que “ter a oportunidade de receber descontos, frequentar instalações, ter ofertas e participar em eventos gratuitamente encoraja os voluntários a ambientarem-se de forma mais ajustada na comunidade, instituições e negócios locais, o que só por si promove interculturalidade na comunidade”.

Refira-se que o VOLUNTEER(S)olidarity é um projeto de voluntariado europeu financiado pelo Corpo Europeu de Solidariedade e apoiado pela Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação para promoção de inclusão social através de interculturalidade e solidariedade e desenvolvimento de competências-chave para o futuro num contexto multicultural.

 

CERC – Conselho Empresarial da Região de Coimbra “Unidos por uma Região”

 Associações empresariais exigem apoios claros e objetivos

Reunidas na manhã deste dia 11 de fevereiro de 2021 com os meios de comunicação social da região de Coimbra, em conferência de imprensa, as associações que em consórcio constituem o CERC - Conselho Empresarial da Região de Coimbra, elencaram muitas das suas preocupações "com a atual inércia e descoordenação das entidades competentes na gestão dos apoios às empresas e falta de clareza nos seus critérios".

Estiveram presentes as seguintes associações empresariais: ACIBA - Associação Comercial e Industrial da Bairrada e Aguieira, ACIFF - Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz, ADEC - Associação de Desenvolvimento Empresarial de Condeixa, ADI - Agência de Desenvolvimento Integrado Tábua e Oliveira do Hospital, AEC - Associação Empresarial de Cantanhede, AEDP - Associação Empresarial de Poiares, AEM - Associação Empresarial de Mira, AES - Associação Empresarial de Soure, AESL - Associação Empresarial Serra da Lousã, APBC - Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, CEMC - Clube Empresários Mirando do Corvo, NEP - Núcleo Empresarial de Penela e NERC - Associação Empresarial da Região de Coimbra.

As associações unidas em consórcio representam mais de 15.000 empresas sediadas nos 19 municípios da Região de Coimbra e representam um volume de negócios superior a 10 mil milhões de euros. 

Atuando a uma só voz, na representação e defesa dos interesses do Comércio, Serviços, Indústria e Turismo da Região de Coimbra, as associações "constituem o principal interlocutor entre as Empresas e Empresários da Região Coimbra com a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM), bem como da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), do Governo Português e demais entidades públicas e privadas".

Entre as muitas das preocupações apresentadas pelo tecido empresarial da Região de Coimbra, destacam-se as seguintes:

  1. Apoios à família devem ser comparticipados a 100% pelo estado, atualmente o funcionário recebe 66% de salário e a empresa suporta 33% (ou seja, as empresas suportam 50% da remuneração recebida pelo colaborador). Pretende-se que o trabalhador não perca rendimento, para não afetar o consumo com efeito negativo na economia circular e que as empresas não tenham que suportar um custo com um colaborador que não está disponível, numa fase de quebras resultante do confinamento.
  2. Alargar o apoio do Estado, na comparticipação aos testes à Covid-19, que neste momento estão a ser suportados pelas empresas. Resultando num avultado esforço das empresas, com o objetivo de salvaguardar a saúde dos seus trabalhadores e cumprimento dos contractos assumidos com os seus clientes.
  3. As regras de isolamento profilático e acompanhamento a filhos menores de 12 anos, devem ser claras e uniformes em todo o país. É importante que as regras do isolamento profilático sejam uniformes e claras em todo o país, quem, como e duração de quem deve ficar em isolamento profilático. Relativamente a assistência de menores temos assistido a alguns “braços de Ferro” entre empresários para ver quem é o conjugue que fica em casa com os filhos. É importante que as regras sejam claras e justas evitando conflitos desnecessários e em que habitualmente ganha o empresário mais intransigente, gerando uma sensação de injustiça.
  4. Alargar os apoios a mais empresas, que neste momento apenas contempla as empresas com quebras de faturação acima dos 25%. Por exemplo muitas empresas viram-se obrigadas a vender todos os seus produtos a preços de saldos para assim escoar o stock e realizar “dinheiro”, o que permitiu quebras de faturação abaixo de 25%, (muitas entre os 10% e os 20%) com margens muito perto de zero, penalizando a tesouraria desta empresa para futuros compromissos e investimentos. É urgente criar novos apoios, mais claros e objetivos que cheguem a mais empresas, pois a crise está a chegar a todos os sectores e a todas as empresas sem exceção.
  5. Criar linhas de apoios para as Associações Empresariais que neste momento desenvolvem um papel fulcral, desde a identificação e divulgação das medidas de apoio, na verificação da elegibilidade das empresas, no apoio às candidaturas, e que com os seus escassos meios, estão empenhadas em ajudar o máximo de empresas possível, mas sem apoios extra do estado será muito difícil a manutenção destes apoios.

Aquelas Associações consideram ser "urgente a resolução da maioria dos constrangimentos do tecido empresarial da Região Coimbra, para uma rápida e sustentada recuperação da economia e para que as empresas prosperem".

Por isso - ccontinuam - "perante esta nova realidade (COVID 19) e as dificuldades que as empresas atravessam neste momento sem precedentes, é urgente que os nossos governantes no imediato disponibilizem e reestruturem todas as medidas de apoio já anunciadas para a adaptação das empresas, por forma a que a nossa economia não entre em rutura, para que juntos possamos lutar pela manutenção do maior número de empresas e assim “conter” a subida abrupta da taxa de desemprego dos últimos meses". 

Fonte: Mira Online

Ministra da Saúde aponta para 70% da população vacinada até ao fim do verão


A ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou hoje que estima que 70% da população portuguesa esteja vacinada contra a covid-19 até ao fim do verão, salientando que as regras sanitárias deverão ser mantidas depois da vacinação.

“São passos, são pequenos passos, são passos que às vezes têm tropeções, que nós gostaríamos de evitar, mas não podemos perder de vista aquela que é a meta a que queremos chegar, que é, no final do verão, ter 70% da nossa população vacinada contra covid-19″, disse Marta Temido, no arranque do programa de vacinação dos bombeiros no Centro de Saúde da Damaia, na Amadora, no distrito de Lisboa.

De acordo com a governante, após a vacinação, a população não poderá deixar de cumprir as regras de higienização e de distanciamento físico.

“A vacina ajuda à proteção, mas não é um escudo completo, e, portanto, o resto das medidas têm de ser mantidas e temos de continuar a ter cuidados”, alertou.

Marta Temido acrescentou que é necessário ter em atenção as novas variantes, de modo a preservar a saúde para que “o mais depressa possível” se regresse à normalidade.

O programa de vacinação dos bombeiros começou hoje no Centro de Saúde da Damaia e contou, além de Marta Temido, com a presença do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, da secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, e do secretário de Estado Coordenador para o combate à pandemia na Região de Lisboa e Vale do Tejo, Duarte Cordeiro.

Cerca de 15.000 bombeiros voluntários, sapadores e municipais começaram hoje a ser vacinados contra a covid-19, num processo que se vai prolongar durante as próximas duas semanas.
O Ministério da Administração Interna (MAI) sustenta que os bombeiros, dada a dimensão operacional do transporte pré-hospitalar que executam, desempenham “uma função essencial do Estado e por isso vão ser vacinados ao longo das próximas duas semanas”.

Segundo o MAI, a ordem de vacinação destes 15.000 bombeiros foi definida com base em critérios operacionais da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e abrange o universo de voluntários, sapadores e municipais.

O Ministério tutelado por Eduardo Cabrita indica que os locais de vacinação, em vários concelhos de cada um dos 18 distritos do continente, foram estabelecidos de acordo com a distribuição geográfica dos 15.000 bombeiros.

De acordo com o MAI, Lisboa e Porto são os distritos com mais bombeiros que vão ser vacinados contra a covid-19, 2.181 e 1.916 respetivamente, seguido de Viseu (1.025), Aveiro (958), Coimbra (945), Leiria (945), Braga (910), Santarém (842), Setúbal (829) e Vila Real (687).

No distrito da Guarda vão ser vacinados 644 bombeiros, em Faro 617, em Castelo Branco 500, em Bragança 477, em Portalegre 388, em Viana do Castelo 347, em Beja 358 e em Évora 326.

 

Fonte: MadreMedia/Lusa

Covid-19: Marcelo Rebelo de Sousa fala ao país hoje às 20:00


O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai falar ao país às 20:00 de hoje, na sequência da votação no parlamento do diploma que renova o estado de emergência.

Esta informação foi avançada por fonte da Presidência da República.

A Assembleia da República vai debater e votar hoje à tarde o projeto de decreto presidencial que prolonga o estado de emergência até 1 de março, para permitir medidas de contenção da covid-19.

O diploma enviado na quarta-feira para o parlamento tem aprovação assegurada com o apoio de PS, PSD, CDS-PP e PAN.

Este é o décimo primeiro diploma do estado de emergência que o Presidente da República submete ao parlamento no atual contexto de pandemia de covid-19.

O projeto prevê que seja definido um plano faseado de reabertura das aulas presenciais, inclui uma ressalva a permitir a venda de livros e materiais escolares e admite limites ao ruído em certos horários nos edifícios habitacionais para não perturbar quem está em teletrabalho.

Nos termos da Constituição, cabe ao Presidente da República decretar o estado de emergência, por um período máximo de quinze dias, sem prejuízo de eventuais renovações, mas para isso tem de ouvir o Governo e de ter autorização do parlamento.

As duas anteriores renovações do estado de emergência foram autorizadas pela Assembleia da República com votos a favor de PS, PSD, CDS-PP e PAN e da deputada não inscrita Cristina Rodrigues, a abstenção do BE e votos contra de PCP, PEV, Chega, Iniciativa Liberal e da deputada não inscrita Joacine Katar Moreira.

O Conselho de Ministros reuniu-se hoje de manhã e está previsto que o Governo apresente as medidas a adotar ao abrigo do estado de emergência durante a tarde, após a votação no parlamento.

 

Fonte: MadreMedia/Lusa

Barcelos | IPCA de portas abertas às Escolas em formato online

Politécnico de Barcelos adaptou-se em época de pandemia

No âmbito da sua estratégia de comunicação e permanente interação com as escolas da região, o IPCA visita anualmente dezenas de escolas secundárias e profissionais com o intuito de dar a conhecer o seu projeto educativo e científico aos futuros estudantes do ensino superior.

Neste sentido, o IPCA tem vindo a desenvolver, em articulação com escolas de todo o país, principalmente da zona Norte e Centro Norte, um conjunto de atividades que visam aproximar a Instituição aos potenciais estudantes do IPCA.

Tradicionalmente as atividades passam por marcar presença em feiras e eventos onde o IPCA tem a oportunidade de fazer workshops e mostras educativas com demonstrações dinâmicas, experimentação de alguns equipamentos de apoio ao ensino e investigação e o uso de material gráfico (brochuras, flyeres, merchandising…) para dar a conhecer o que de melhor se estuda e investiga no IPCA.

Uma outra atividade bastante requisitada, passa pela realização de sessões de informação e de divulgação da oferta educativa diretamente nas Escolas que nos procuram.

Já pelo segundo ano consecutivo que, devido à situação pandémica em que nos encontramos, o IPCA continua a realizar estas ações em formato online, quer seja através de convite direto das escolas secundárias/profissionais, quer através do Projeto Inspiring Future.

Desde o dia 11 de janeiro que o IPCA está online no projeto da Inspiring Future (uma jovem associação que desenvolve atividades na área da educação e faz a ponte entre escolas secundárias/profissionais e as Instituições de Ensino Superior). No stand virtual estão representadas as 5 escolas do IPCA, são disponibilizados vídeos com testemunhos dos estudantes, material gráfico (como brochuras e flyeres) e a possibilidade de agendamento de conversa com o IPCA para esclarecimentos.

Paralelamente, a ligação do IPCA às escolas reflete-se também nas centenas de estudantes do ensino secundário/profissional que, todos os anos, visitam o Campus e Polos do IPCA para conhecerem e vivenciarem as atividades de ensino e investigação. Tal acontece no Open IPCA (dia aberto que no último ano se realizou em formato online) que acaba por constituir um primeiro cartão-de-visita importante para quem aspira a frequentar os cursos do IPCA.

Desta forma, o IPCA adapta-se ao contexto particular em que vivemos por fruto desta pandemia e mantém a sua ligação à rede de escolar secundárias/profissionais continuando assim a cumprir com a sua missão junto da comunidade.

Ana Teixeira

“Servir heróis” Restaurantes servem refeições a trabalhadores dos hospitais


Objetivo da iniciativa é apoiar os trabalhadores na linha da frente do combate à pandemia de Covid-19.

Vários restaurantes de Lisboa, Porto, Braga e Coimbra estão a servir refeições aos profissionais de saúde que estão na linha da frente no combate à pandemia. A iniciativa chama-se "Servir heróis" e foi lançada pela Betano, que paga as refeições, em parceria com a associação Pro.Var.

A iniciativa vai estender-se durante 10 dias, com distribuição de refeições em vários hospitais, como o Hospital de São João, no Porto, o Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, o Hospital Santa Maria, em Lisboa, o Hospital de Braga e o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

Desde o início da semana, a chef Justa Nobre está a servir uma centena de refeições por dia, aos profissionais de saúde do Hospital Amadora-Sintra, com um cardápio rico e doce.

Justa Nobre sublinha que ajudar os profissionais de saúde é também uma ajuda para os restaurantes, que têm de estar de portas fechadas.

"É uma forma de contribuir para o esforço que está a ser feito no combate à pandemia e de apoio à comunidade, através dos profissionais de saúde e dos restaurantes, que têm sofrido muito com o que temos enfrentado", afirma Ricardo Branquinho, representante da Betano em Portugal, em comunicado.

"O setor da restauração tem sido dos mais fustigados pelas consequências da pandemia e esta iniciativa permite-nos trabalhar, mostrar resiliência e contribuir para um esforço que tem de ser de todos", acrescenta o presidente da Pro.Var, Daniel Serra.

Cristina Lai Men / TSF

Imagens: Chef Justa Nobre © Orlando Almeida / Global Imagens e Projeto "Servir Heróis" © DR

Detidos por furtos em Montemor-o-Velho


A GNR de Coimbra, através do Núcleo de Investigação Criminal de Montemor-o-Velho, deteve ontem, dia 10 de fevereiro, dois homens de 31 e 37 anos por furtos em residências, em Montemor-o-Velho.

Na sequência de uma investigação que decorria há cerca de um mês por furto em residências na localidade de Caceira de Baixo, os militares da Guarda apuraram a identidade e a localização dos suspeitos, bem como o seu envolvimento em mais furtos, inclusive na igreja de Santana, no concelho da Figueira da Foz, na madrugada de ontem.

No decorrer das diligências policiais, foi dado cumprimento a seis mandados de busca domiciliária que levaram à recuperação de diversos artigos furtados em diferentes ocasiões.

Durante a ação foi apreendido diverso material, destacando-se:
Dois ciclomotores;
Uma bicicleta de BTT;
Uma impressora multifunções;
110 medalhas desportivas (nacionais e internacionais);
Um cartão de prova desportiva com a identificação do titular.

Os detidos, com antecedentes criminais por furtos em estabelecimentos comerciais e em residências, foram constituídos arguidos e serão presentes hoje, dia 11 de fevereiro, ao Tribunal Judicial de Coimbra.

Anadia promove Concurso Municipal de Jovens Empreendedores


O Município de Anadia criou o Concurso Municipal Jovens Empreendedores, no âmbito do Programa Municipal de Apoio Extraordinário ao Tecido Social e Económico “Anadia Estamos Juntos e Juntos Recuperamos”. Esta iniciativa é dirigida a jovens empreendedores, com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos, residentes no concelho de Anadia e tem como objetivo estimular o espírito de dinamismo e de iniciativa nos jovens promovendo o seu empreendedorismo.

Pretende-se com este concurso promover a angariação de ideias e de projetos empreendedores em determinadas áreas de atividade, os quais devem demonstrar a sua exequibilidade prática e o potencial económico do projeto em questão.

Serão considerados elegíveis os projetos focados nas seguintes áreas de atividade empresarial: Economia ambiental, Tecnologia informática e digital, e Inovação social. Os projetos podem ser apresentados em nome individual ou em grupo, desde que não exceda o número de cinco elementos.

As ideias a concurso deverão ser inovadoras, exequíveis e apresentar vantagens competitivas e de interesse económico, valorizando-se o caráter de inovação e diferenciação, bem como o potencial interesse para o desenvolvimento da comunidade onde se insere.

As candidaturas devem ser apresentadas, entre 8 de março e 31 de maio de 2021, através do preenchimento de um formulário disponível em www.cm-anadia.pt, juntamente com os documentos necessários à apresentação do projeto, dirigido à Presidente da Câmara Municipal, através do endereço eletrónico geral@cm-anadia.pt. Os projetos serão avaliados de acordo com o grau de inovação da ideia, exequibilidade da ideia, resposta a uma necessidade identificada/problema detetado e impacto económico.

Aos vencedores será atribuído um prémio pecuniário no valor de 2.500,00€ e caso criem empresa para o desenvolvimento e prossecução do projeto, terão ainda a possibilidade de alojamento na incubadora municipal do Curia Tecnoparque, pelo período de um ano, bem como o direito aos demais serviços de apoio a prestar pelo GAEE – Gabinete de Atendimento às Empresas e ao Empreendedor.

Árbitro Luís Godinho ameaçado de morte após Sporting de Braga-FC Porto


O árbitro Luís Godinho recebeu ameaças de morte após o jogo das meias-finais da Taça de Portugal entre Sporting de Braga e FC Porto, disse hoje à Lusa fonte do Conselho de Arbitragem da FPF.

Questionada pela Lusa, fonte do Conselho de Arbitragem (CA) indicou que Luís Godinho e a sua família "receberam ameaças de morte durante toda a noite passada, logo após o jogo em Braga" e que as autoridades policiais foram de imediato avisadas e a viagem do árbitro de regresso a casa foi monitorizada pela polícia.

O árbitro fará agora participação junto das autoridades, para tentar encontrar os autores das ameaças, precisou a mesma fonte, que referiu ainda que o CA vai continuar a acompanhar de perto toda a situação.

Sporting de Braga e FC Porto empataram 1-1 na noite de quarta-feira, na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal de futebol, num jogo em que os 'dragões' acabaram com nove unidades.

O jogo ficou marcado pela grave lesão de David Carmo, lance que ditou a expulsão de Luís Díaz (70), numa decisão polémica de Luís Godinho, após visionar as imagens, que motivou fortes protestos dos portistas. Uma agressão de Uribe a Esgaio provocou a expulsão de Uribe (90+7), pelo que os portistas terminaram o jogo reduzidos a nove.

Após o encontro, o presidente do FC Porto, Pinto da Costa, deixou duras críticas à equipa de arbitragem, liderada por Luís Godinho.

"Em relação às mensagens que recebi, algumas durante o jogo, para que a equipa abandonasse o terreno do jogo perante o que se estava a passar, quero pedir a todos os associados do FC Porto que mantenham a serenidade porque ninguém nos verga! Não é desta forma, como tem vindo a acontecer em relação às arbitragens com o FC Porto, que nos vão vergar", afirmou numa declaração sem direito a perguntas na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga.

Pinto da Costa disse querer "apenas falar em factos, não em intenções" e lembrou que o videoárbitro (VAR) do jogo, Hugo Miguel, foi o mesmo do FC Porto - Benfica que, "quando foi mostrado um cartão amarelo a Taremi interveio para pedir um vermelho".

"Mas todas as agressões que existiram nesse jogo, que já mostrámos e vamos voltar a mostrar, não chamou a atenção para nenhuma. Hoje [quarta-feira], voltou a chamar a atenção para um lance perfeitamente casual [lance entre Luís Díaz e David Carmo que ditou a lesão do central do Braga], mas não chamou para jogadas bem mais perigosas", disse.

Lusa

Imagem: record

Castelo de Paiva | Ajudas municipais ao Ensino à Distância

AUTARQUIA PAIVENSE DISPONIBILIZA MEDIDAS PARA MANTER O APOIO À EDUCAÇÃO
A Câmara Municipal de Castelo de Paiva, desde o início desta pandemia que assola o País e o Mundo, tem vindo a realizar um trabalho de proximidade junto das várias entidades e da população, numa acção de apoio constante que passa pela protecção da saúde, pelo apoio social às famílias, e também no auxílio à economia local, assim como na área da educação, com a criação de uma série de iniciativas municipais nas mais diversas áreas de actividade.

No sector da educação, e nesta fase em que está estabelecido o “ ensino à distância, tal como tinha acontecido na primeira fase desta pandemia, no anterior ano lectivo, foram disponibilizados por empréstimo até ao momento um total de 75 computadores e 12 “ hotspots “ de Internet, contemplando os alunos dos escalões A e B, pertencentes ao Agrupamento de Escolas do Couto Mineiro do Pejão e Agrupamento de Escolas de Castelo de Paiva.

No entanto, conforme refere Gonçalo Rocha, responsável pelo Pelouro da Educação, continuam a existir ainda imensas solicitações dos equipamentos informáticos, e nesse sentido a autarquia paivense está a aguardar a entrega para breve, de mais computadores, para assim conseguir abranger e alargar o apoio aos alunos de 1° Ciclo, Escalão B, do Agrupamento de Castelo de Paiva, com um equipamento por família.

Por outro lado, e a exemplo do que tem acontecido no âmbito das férias escolares, e no primeiro confinamento geral, a Câmara Municipal continua a apoiar aqueles alunos inseridos em agregados familiares mais desfavorecidos, fornecendo em regime de “ entrega em casa “ cerca de 38 refeições, através da colaboração de três instituições locais, contemplando crianças que frequentam o 1° Ciclo do Ensino Básico e pertencentes aos escalões A e B.

Carlos Oliveira

Leiria | Programa Municipal de Orientação Vocacional e Profissional - Orienta-TE! promove workshop “Job Shadowing”

O Município de Leiria promove o Workshop “Job Shadowing”, no próximo dia 12 de fevereiro, das 09:00 às 13:00, no âmbito do programa Municipal de Orientação Vocacional e Profissional - Orienta-TE!, destinado a todos os psicólogos dos Serviço de Psicologia e Orientação das escolas públicas e privadas do concelho de Leiria.

Promovido no âmbito do Projeto Educativo Municipal de Leiria, sob a coordenação do psicólogo Pedro Cordeiro e dinamizado por Vítor Gamboa*, da Universidade do Algarve, este workshop dá cumprimento às necessidades formativas identificadas pelos seus elementos.

De forma genérica, “Job Shadowing” é um processo através do qual o indivíduo passa algum tempo de observação da prática profissional em contexto organizacional, com o objetivo de aprender mais sobre a função e desenvolver competências integradas nessa área de atividade.

Pretende-se, com esta dinâmica de formação promover a exploração vocacional em contexto empresarial, no quadro das atribuições dos Serviços de Psicologia e Orientação, das escolas do concelho de Leiria.

*Vítor Gamboa é Professor Assistente de Psicologia e Ciências da Educação na Universidade do Algarve. Coordenador da Unidade de Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento Vocacional. Investigador e autor de vários artigos científicos, cuja tese de doutoramento em Psicologia, especialidade de Psicologia da Educação se intitulou: “O Impacto da Experiência de Estágio no Desenvolvimento Vocacional de Alunos dos Cursos Tecnológicos e Profissionais do Ensino Secundário” (2011).

 

Os grandes desafios do Antropoceno em debate

Debater os grandes e complexos desafios da era do Antropoceno, a era em que vivemos, é o objetivo de um projeto curatorial lançado por Gonçalo Santos e Ana Luísa Santos, investigadores do Centro de Investigação em Antropologia e Saúde (CIAS), da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), em parceria com a Fundação de Serralves e com a rede de pesquisa Sci-Tech Asia, o Centre for Functional Ecology—Science for People and the Planet e o Departamento de Ciências da Vida da FCTUC.

A primeira iniciativa no âmbito deste projeto materializa-se num ciclo de seis conferências e debates, designado “Pluralizando o Antropoceno: Reimaginando o Futuro do Planeta no Século XXI”. Entre 15 de fevereiro e 10 de maio, reputados especialistas vão partilhar reflexões importantes sobre «esta nossa condição plural de viver num mundo cheio de incertezas. Este ciclo contará com a presença de influentes pensadores das humanidades e ciências contemporâneas comprometidos com uma visão mais plural do Antropoceno e das grandes questões de resiliência, adaptação, e luta pela justiça ambiental», afirma Gonçalo Santos.

O ciclo arranca, no dia 15 de fevereiro, entre as 18h00m e as 19h30m, com a palestra de Tim Ingold, um dos mais conceituados antropólogos contemporâneos, que vai abordar o que ele chama “sustentabilidade de tudo.” Para a sustentabilidade da nossa economia se tornar uma realidade, nós teremos de pensar numa sustentabilidade que não seja sustentável apenas para algumas espécies ou algumas populações humanas. Nós teremos de começar a pensar na sustentabilidade do planeta.

Contextualizando o projeto curatorial agora lançado sobre o Antropoceno, Gonçalo Santos observa que «o mundo em que vivemos é muito diferente daquele em que os nossos avós e bisavós cresceram: mais quente, mais seco, mais poluído, mais incerto. O sistema de produção linear da sociedade de consumo trouxe muitos benefícios para um número significativo de pessoas e populações em todo o mundo mas também levou a uma devastação ambiental sem precedentes e gerou uma conjuntura de alterações climáticas com efeitos preocupantes».

«Olhando apenas para factos básicos em Portugal, como a redução da precipitação geral e o aumento acelerado da temperatura desde a segunda guerra mundial, as previsões mais conservadoras não são nada otimistas, apontando para um aumento significativo no número de incêndios e de secas nas próximas décadas. A presente década — a terceira do século XXI — será decisiva para começarmos a planear um pouco melhor o nosso futuro (e o futuro do nosso planeta) antes que seja tarde demais e tenhamos caído num ambiente de caos e confusão ainda mais perturbador do que aquele que estamos a viver no âmbito da atual pandemia de COVID-19», destaca o investigador da FCTUC.

O responsável pelo projeto curatorial sublinha ainda que «mesmo as pessoas que estão a negar este problema não podem ignorar os debates em curso sobre a destruição do ambiente, as alterações climáticas e o futuro da vida humana no planeta. Estes são os grandes desafios da era em que vivemos: a era do Antropoceno, ou a idade dos humanos. O Antropoceno não é apenas uma idade de crescentes incertezas ambientais resultantes do impacto destrutivo cumulativo das atividades humanas; é também uma idade de importantes desafios e escolhas civilizacionais no sentido de ultrapassar esta situação de crise e desastre iminentes e criar novas visões de esperança e de justiça».

O especialista em antropologia social-cultural lembra que «existem muitos lugares diferentes e muitas populações diferentes dentro do planeta. Os desafios que os portugueses ou os chineses estão a experienciar na idade do Antropoceno são diferentes dos desafios enfrentados pelos povos da Amazónia. O uso do termo Antropoceno para denominar esta nova era de incertezas antropogénicas crescentes abriu todo um novo campo de conversas multidisciplinares sobre as relações dos seres humanos com o ambiente no século XXI, mas também gerou um entendimento monolítico do Antropoceno como uma experiência humana unificada».

Por isso, conclui Gonçalo Santos, «é preciso pensar nestas diferenças para prevenir uma intensificação das desigualdades já existentes, da mesma forma que é preciso pensar naquilo que nos junta no planeta como uma comunidade global de populações humanas com um destino comum».

O programa integral sobre o ciclo “Pluralizando o Antropoceno: Reimaginando o Futuro do Planeta no Século XXI” está disponível em: https://www.serralves.pt/ciclo-serralves/2102-pluralizing-the-anthropocene/.


Cristina Pinto

ATRAVÉS DA SECÇÃO DE AR LIVRE E AVENTURA DIRECÇÃO GERAL ESTABELECE PROTOCOLOS DE COOPERAÇÃO PROPORCIONANDO CONDIÇÕES VANTAJOSAS AOS SEUS ATLETAS


Embora sem estar a competir devido à paragem “forçada” no circuito de provas integradas no calendário distrital de trail running da ADAC – Associação Desportiva de Atletismo de Coimbra e nas inúmeras provas promovidas e organizadas pelas Associações e Clubes Desportivos, os responsáveis pela Secção de Ar Livre e Aventura em colaboração com a Direcção Geral, tem vindo nestes últimos meses, a realizar alguns investimentos, tendo sempre em conta a melhoria de condições logísticas e de conforto oferecidas aos seus atletas, atenuando dessa forma, as imensas dificuldades criadas pela pandemia Covid – 19.

Mesmo sem a realização de provas desportivas a cerca de duas dezenas de atletas da Sociedade Columbófila, tem vindo regularmente a manter a sua preparação, através da realização diária dos seus treinos, o que só por si, justifica o investimento efectuado pela Secção de Ar Livre e Aventura e pela Associação.

Estas medidas, agora implementadas centraram-se na sua esmagadora maioria na aquisição de equipamentos e seus complementos e ao estabelecimento de vários protocolos nas áreas do nutricionismo, preparação física e alta performance, bem como nas áreas da fisioterapia e osteopatia, nomeadamente com Catarina Augusto – Nutricionismo e Bem Estar, NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta Performance e Ana Taraio – Fisioterapia e Osteopatia.

David Carmo sofreu fratura no tornozelo direito e perde o resto da temporada


O defesa central David Carmo sofreu uma fratura do tornozelo direito no jogo com o FC Porto e tem um tempo de paragem mínimo estimado em quatro meses, informou hoje o Sporting de Braga.

O jogador lesionou-se com gravidade na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal após um lance aos 65 minutos com Luís Díaz, que motivaria a expulsão do extremo do FC Porto, o que suscitou polémica e duras críticas dos responsáveis portistas.

O Sporting de Braga informou que David Carmo, de 21 anos, sofreu uma rutura bimaleolar do tornozelo direito com um tempo mínimo de paragem de quatro meses, pelo que o central não joga mais esta época.

Lusa


Cerca de 15.000 bombeiros começam hoje a ser vacinados


Cerca de 15.000 bombeiros voluntários, sapadores e municipais começam hoje a ser vacinados contra a covid-19, num processo que se vai prolongar durante as próximas duas semanas.

O Ministério da Administração Interna (MAI) sustenta que os bombeiros, dada a dimensão operacional do transporte pré-hospitalar que executam, desempenham "uma função essencial do Estado e por isso vão ser vacinados ao longo das próximas duas semanas".

Segundo o MAI, a ordem de vacinação destes 15.000 bombeiros foi definida com base em critérios operacionais da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e abrange o universo de voluntários, sapadores e municipais.

O Ministério tutelado por Eduardo Cabrita indica que os locais de vacinação, em vários concelhos de cada um dos 18 distritos do continente, foram estabelecidos de acordo com a distribuição geográfica dos 15.000 bombeiros.

De acordo com o MAI, Lisboa e Porto são os distritos com mais bombeiros que vão ser vacinados contra a covid-19, 2.181 e 1.916 respetivamente, seguido de Viseu (1.025), Aveiro (958), Coimbra (945), Leiria (945), Braga (910), Santarém (842), Setúbal (829) e Vila Real (687).

No distrito da Guarda vão ser vacinados 644 bombeiros, em Faro 617, em Castelo Branco 500, em Bragança 477, em Portalegre 388, em Viana do Castelo 347, em Beja 358 e em Évora 326.

O MAI refere ainda que a vacinação dos bombeiros marca o início da nova fase do programa nacional de vacinação.

O início do programa de vacinação dos bombeiros está marcado para o Centro de Saúde da Damaia, no concelho da Amadora, contando com a presença dos ministros da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e da Saúde, Marta Temido, da secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, e do secretário de Estado Coordenador para o combate à pandemia na Região de Lisboa e Vale do Tejo, Duarte Cordeiro.

Lusa
Imagem. Rádio Geice

Fundação EDP doa 3.000 computadores a escolas


A Fundação EDP vai doar cerca de 3.000 computadores, no valor de um milhão de euros, a escolas e alunos em situação de vulnerabilidade, informou hoje a instituição, num comunicado enviado à agência Lusa.

Segundo a Fundação EDP, os primeiros equipamentos eletrónicos, de apoio ao ensino à distância, são entregues "na próxima semana, na Escola N.º1 de Beja".

Os restantes computadores, destinados a alunos entre os 6 e os 14 anos, serão "distribuídos às escolas identificadas consoante a disponibilidade dos fornecedores", é referido na mesma nota.

A ação decorre no âmbito do Programa EDP Solidária, as escolas foram sinalizadas "em conjunto com o Ministério da Educação e fazem parte do Programa TEIP - Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, estando localizadas em territórios económica e socialmente desfavorecidos, marcados pela pobreza e exclusão social", salienta o comunicado hoje divulgado.

Os computadores vão ficar disponíveis para a utilização dos alunos das escolas selecionadas "durante o seu percurso letivo".

Criado em 2004, o Programa EDP Solidária tem o objetivo de apoiar projetos que melhorem a qualidade de vida de pessoas socialmente desfavorecidas e de promover a integração de comunidades em risco de exclusão social.

"A Fundação EDP tem no seu ADN o investimento social em áreas prioritárias da sociedade portuguesa. Perante o regresso do ensino à distância dos nossos jovens, queremos contribuir para a inclusão digital de alunos em situação vulnerável, ajudando assim a criar condições mais favoráveis ao sucesso escolar", frisou Vera Pinto Pereira, presidente da Fundação EDP, citada na mesma nota.

Lusa

Imagem: TEKsapo

Muitos veem, e mesmo assim não crêem

 

Em Lourdes, entrada das piscinas que contêm a água milagrosa que brotou dentro da gruta

Os milagres de Lourdes desmentem a obstinada incredulidade humana

Fonte: Revista Catolicismo, Nº 842, Fevereiro/2021

Em Lourdes há um bureau de constatações médicas, em que só se registram as curas instantâneas de moléstias sem origem nervosa, e cujas curas não possam ser obtidas por algum processo sugestivo.

As provas exigidas como autenticidade da moléstia são: em primeiro lugar, um exame médico do paciente, feito antes de sua imersão nas águas de Lourdes; em segundo lugar, ainda antes dessa imersão, a apresentação dos documentos médicos referentes ao caso, radiografias, análises de laboratório etc.

Ao longo de todo esse processo preliminar podem apresentar-se quaisquer médicos de passagem por Lourdes, ficando autorizados a realizar exame pessoal do doente e das peças radiográficas ou de laboratório que traga consigo.

Finalmente, verificada a cura, deve esta ser analisada pelo mesmo processo pelo qual se constatou a doença; e só é considerada efetivamente miraculosa quando, durante muito tempo, o mal não reaparece.

Aí estão os fatos. Sugestão? Para eliminar qualquer dúvida a este respeito, aponta-se o caso de curas verificadas em crianças sem uso da razão, pois sua tenríssima idade exclui a possibilidade de serem sugestionadas. A tudo isto, o que se responde? Quem tem nobreza como a de São Tomé, diante da verdade segura deve ajoelhar-se e proclamá-la sem rebuços.

Parece que Nosso Senhor multiplica os milagres à medida que cresce a impiedade. Quanta gente sabe desses casos?

Quem tem a coragem de proceder a um estudo sério, imparcial, seguro, antes de negar esses milagres?

ABIM

(Trecho de artigo de Plinio Corrêa de Oliveira em “O Legionário”, de 25-4-1943).

ASAE apreende 2.7 milhões de máscaras no valor de 100 mil euros em Aveiro

Proprietário do armazém foi alvo de um processo de contraordenação.

 A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu, esta semana, mais de 2.7 milhões de máscaras, num valor de 100 mil euros, num armazém localizado no distrito de Aveiro.

Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, a ASAE revelou que 454.400 das máscaras apreendidas eram ‘KN95’, “adquiridas a um operador económico sediado nos Países Baixos, sem quaisquer instruções ou informações de segurança em língua portuguesa, sem identificação do importador e sem declarações de conformidade válidas” e 2.284.000 eram máscaras de uso comunitário ou sociais, com a indicação de não serem destinadas a uso médico (Non-medical), mas com aparência de máscaras cirúrgicas.

De acordo com a ASAE, estas máscaras podiam induzir o consumidor em erro. Além disso, o operador económico alvo da fiscalização não tinha qualquer documento válido que atestasse tratar-se de um produto seguro. As mesmas apresentavam, ainda, irregularidades ao nível da rotulagem, nomeadamente, a falta de tradução para língua portuguesa das instruções de utilização, a falta de identificação do importador e do responsável pela colocação no mercado.

Além deste dois tipos de máscaras diferentes, a ASAE apreendeu ainda 24.300 máscaras ‘facial descartável’ (Disposable Face Mask), com a indicação de não serem destinadas a uso médico (Non-medical), ostentando a marcação ‘CE’, com aspeto idêntico ao das máscaras cirúrgicas, com marcação indevida.

Estas máscaras também apresentavam, segundo as autoridades, “irregularidades ao nível da rotulagem, designadamente a falta de tradução para língua portuguesa das instruções de utilização, a falta de identificação do importador e do responsável pela colocação no mercado, não tendo sido presente qualquer documento válido, no âmbito da segurança geral de produtos, que ateste que se trata de um produto seguro”.

Perante isso, além da apreensão das máscaras, foi instaurado um processo de contraordenação ao proprietário do armazém onde as mesmas estavam guardadas.

Fonte: NAOM