segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

Castelo de Paiva | XXIII Encontro de Cantares das Janeiras contou com 10 grupos participantes. Iniciativa continua a ser um sucesso cultural

 José Rocha evidenciou testemunho e tradição ancestral
Depois de um interregno em virtude da situação pandémica, realizou-se no espaço do Auditório Municipal, na noite do passado sábado, a 23ª edição do Encontro de Cantares das Janeiras, uma iniciativa promovida pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, que este ano voltou a ter uma forte adesão, contando com a participação de 10 grupos locais, entre associações, grupos folclóricos, bandas de música, grupos corais e escolas de música.
     O cenário, que esteve lotado, foi preparado a preceito, e numa terra de músicos e de música, este continua a ser um evento cultural, que todos os anos renova e motiva sempre grande entusiasmo e alegria,  e como sempre autarquia paivense pretendeu juntar os grupos e associações que, no território concelhio, mantêm viva esta secular tradição de cantar os reis, promovendo este encontro anual.
Para além do presidente da edilidade, José Rocha, marcaram também presença os vereadores José António Vilela e Liliana Vieira, o presidente da ACI de Castelo de PaivaAntónio Novais, destacando-se ainda, a presença de presidentes de Juntas de Freguesia, membros da AM e outros autarcas do concelhoe vários dirigentes associativos.
O espectáculo deste ano, apresentado por Ricardo Ramalho, contou com as presenças de 10 grupos, nomeadamente a Academia de Música de Castelo de Paiva, Rancho Folclórico de Bairros, Banda Musical de Fornos, Universidade Sénior de Castelo de Paiva, Banda Marcial de Bairros, Rancho Folclórico de S. Martinho, Grupo “ As Camponesas de Real “, Grupo “ Os Amigos da Sexta “, Rancho Folclórico de Nossa Senhora das Amoras e o Rancho Folclórico de Castelo de Paiva, todos imbuídos no espírito festivo que se atravessa, procurando retratar a tradição de outros tempos. 
Congratulando-se com a iniciativa, a Vereadora da Cultura, Liliana Vieira, mostrou-se satisfeita com mais este sucesso cultural, recordando a propósito, a época em que se cantavam os reis ou as janeiras nas terras do interior, realçando o espírito de solidariedade que sempre existia entre todos no seio da comunidade, numa manifestação bem popular que continua a levar a tradição e a cultura de porta a porta.
     Segundo esta responsável municipal, “ trata-se de uma forma genuína de reviver velhas tradições que, apesar das mudanças evidenciadas na sociedade actual, ainda se mantém activa neste concelho, e na verdade, continuamos felizes por ver que ainda há gente e colectividades interessadas em manter este espírito”, evidenciando ainda a propósito, o orgulho de constatar o envolvimento das associações neste evento, traduzido numa bonita jornada cultural.
     Também satisfeito com o êxito desta iniciativa cultural, estava o presidente José Rocha, que na sua intervenção em palco, também se congratulou com a excelente adesão conseguida, com o belíssimo espectáculo proporcionado, com continuidade deste secular costume de cantar os reis, que na sua opinião, é um testemunho cultural que vai passando de geração em geração através da representação de grupos cada vez mais diversificados e com estilos diferentes, “ onde para além de se estimular a defesa do património cultural, se desperta os valores da etnografia, concretizados na antiguidade dos cantares, na riqueza dos trajes regionais e na adequação dos instrumentos utilizados, na musicalidade e no bom nível das interpretações, tudo evidenciado num espírito de solidariedade e fraternidade que interessa preservar, protagonizado num convívio saudável, uma raiz que nos identifica com a nossa terra, os nossos costumes e tradições ”.
         Deixando uma palavra de esperança e optimismo a todos os paivenses, ao seu valor e à sua força, o edil paivense evidenciou a esperança de um ano bom para os paivenses e para Castelo de Paiva, que represente para todos a efectivação de todos os anseios e a realização de todos os ideais de justiça, de trabalho, de tolerância, de solidariedade, de desenvolvimento e progresso social, na certeza de manter, como principal objectivo da sua governação, total empenhamento nas melhoria das condições de vida, na justiça social, no trabalho e no progresso do território municipal.
     Enquadrando as tradições numa simbologia especial para o concelho, o autarca de Castelo de Paiva falou ainda, nas diversas iniciativas realizadas no período de Natal, nomeadamente a Campanha de Compras de Natal no Comércio Local, presidindo ao sorteio inicial durante o intervalo das Janeiras, recordando uma acção que foi um sucesso e que registou boa adesão, destacando a habitual participação e colaboração da Associação Comercial e Industrial, na dinâmica do comércio local nestes dias festivos que se viveram.




Carlos Oliveira

Agrupamento de Escuteiros de Proença-a-Nova celebrou 60 anos de existência

 

O Agrupamento 157 de Escuteiros de Proença-a-Nova celebrou 60 anos de existência no dia 8 de janeiro. Presentes na cerimónia, que no total envolveu mais de uma centena de pessoas, estiveram o presidente e vice-presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo e João Manso, que fizeram questão de entregar pequenas recordações aos responsáveis do grupo.

Escrito na placa entregue ao Agrupamento de Escuteiros local pode ler-se o agradecimento do Executivo Municipal pelo serviço prestado: “envolvendo os jovens nos seu processo de formação, contribuindo para que sejam adultos interventivos, solidários e responsáveis. Reconheço o trabalho desenvolvido e agradeço a todos quantos ao longo destes 60 anos contribuíram para que o concelho mantenha vivo o Agrupamento 157”.

O regresso à atividade normal e o crescente número de escuteiros (mais 11 que no ano anterior)” são apontados como os principais motivos de incentivo a continuar o trabalho realizado até aqui, explica Eduardo Miguel, chefe do agrupamento local de escuteiros. À data, o Agrupamento de Escuteiros de Proença-a-Nova conta com 54 participantes, dos 6 aos 66 anos de idade.

A comemoração, com o desígnio “Escutismo: Festa, 60 anos”, teve início com a reunião do Concelho Regional no Auditório Municipal de Proença-a-Nova, liderada pelo chefe regional da área de Portalegre e Castelo Branco, José Gomes, tendo sido seguida pela celebração de missa na Igreja Matriz, dirigida pelo bispo da diocese Antonino Dias.

Na reta final a família escutista e convidados dirigiram-se até ao Seminário do Preciosíssimo Sangue, onde decorreu o convívio, com direito a almoço entre todos os presentes, bem como entrega de recordações aos responsáveis pelo grupo.





Mundial 2030: Ronaldo recebe 400 milhões para promover candidatura saudita

De acordo com a agência AFP, CR7 será embaixador de uma candidatura concorrente à de Portugal pela organização do Mundial 2030.

Cristiano Ronaldo irá receber 400 milhões de euros para promover a candidatura conjunta que a Arábia Saudita está a preparar, com Egito e Grécia, ao Mundial 2030. A agência AFP confirma a notícia que tinha sido avançada pelo jornal "Marca", mas agora revela valores. Ronaldo será apoiante da eventual candidatura saudita, contra a candidatura de Portugal, com Espanha e Ucrânia mas avança com os valores do acordo.
"Ronaldo irá receber 200 milhões pelo acordo para promover a candidatura e mais 200 milhões por ser embaixador da Arábia Saudita na candidatura", disse uma fonte a par do negócio que pediu anonimato à AFP.
Além destes 400 milhões de euros, Ronaldo tem um salário de 500 milhões de euros, pelos dois anos e meio de contrato com o Al Nassr.

RR

Homem detido na Gafanha da Encarnação por “posse ilegal de arma e tráfico”


O Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Aveiro deteve um homem de 33 anos por tráfico de estupefacientes e posse ilegal de arma, na localidade da Gafanha da Encarnação, dia 5 de Janeiro.

No decorrer de uma ação de fiscalização e patrulhamento costeiro, os militares da GNR procederam à fiscalização de uma viatura tendo o seu ocupante demonstrado um comportamento suspeito. Foi realizada uma busca ao veículo e uma revista pessoal de segurança ao suspeito. No seguimento das diligências realizou-se ainda uma busca domiciliária que culminou na apreensão do seguinte material:
  • 1.230 doses de haxixe;
  • Uma arma de fogo;
  • 51 munições;
  • 1.465 euros em numerário.
O detido foi constituído arguido e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Aveiro.

BERNARDO CARDOSO NADADOR DA COLUMBÓFILA DE CANTANHEDE INTEGROU ELITE DE ÁGUAS ABERTAS

 

A cidade de Rio Maior recebeu nos dias 6, 7 e 8 de janeiro a primeira concertação da época de águas abertas, com a presença dos melhores nadadores nacionais da disciplina, selecionados pela Federação Portuguesa de Natação, integrando esta convocatória Bernardo Cardoso nadador da Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense.

No final dos trabalhos desta primeira concentração, Daniel Viegas, diretor técnico nacional para as águas abertas, referiu que foram chamados para este estágio «os melhores nadadores nacionais das águas abertas assim como mais alguns dos nadadores de natação pura que mostraram aspetos positivos para a disciplina».

O técnico revelou também, que o objetivo desta concentração foi “criar o espírito de grupo das águas abertas, virado para o elevado volume de treino, referindo que o departamento técnico da Federação, pretende também promover junto de nadadores e treinadores presentes «a filosofia de rigor, assim como o elevado grau de exigência que é o padrão exigido a um nadador para as águas abertas».

Destaque, entre os 23 selecionados, para a presença dos olímpicos Angélica André (FC Porto) e Tiago Campos (CN Rio Maior) e os internacionais Mafalda Rosa (CN Rio Maior), Diogo Cardoso (Sporting) e Mariana Mendes (Sporting).

A época será marcada pelo Campeonato Nacional de Águas Abertas de Longa Distancia, a 25 de fevereiro, nas piscinas de Coimbra e o Campeonato Nacional de Águas Abertas Primavera a 13 e 14 de maio, na Aldeia do Mato, Abrantes.

No plano internacional os nadadores portugueses terão como grande objetivo o Mundial de Fukuoka (Japão) que decorre de 15 a 20 de julho e o europeu de juniores em Itália de 15 a 17 de setembro.

O enquadramento técnico desta concentração, foi assegurado pelos técnicos Daniel Viegas (FPN), Pedro Faia (GDNFAMA), Rui Fonseca (CNAC) e Nuno Ricardo (CNRM).



Cantanhede | SOCIEDADE COLUMBÓFILA RECORDA ALBERTO ABRANTES

 

A Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, deliberou regressar ao formato inicial, promovendo a já habitual homenagem ao seu Presidente Honorário, Alberto Abrantes, para perpetuar a sua memória.

Embora traduzindo-se numa pequena, mas singela homenagem, na passagem do décimo segundo aniversário do falecimento do Presidente Alberto Abrantes, a Direcção Geral da Associação sediada na cidade de Cantanhede, pretende voltar a reunir um conjunto de amigos, familiares e associados, possibilitando associarem-se pessoalmente a esta homenagem.

Alberto Abrantes, que dedicou à Columbófila, mais de 40 anos da sua vida, muitos na qualidade de presidente da direcção, sendo nos dias de hoje um dos maiores vultos da história da Sociedade Columbófila e dos que mais contribuiu para o progresso associativo no concelho de Cantanhede.

No dia 14 de janeiro, sábado, pelas 20h30 será celebrada missa por intenção da sua alma, na Igreja Matriz de Cantanhede, estando agendado para o dia seguinte, Domingo, no Cemitério Municipal, pelas 10h30, uma romagem de saudade à sepultura do Presidente Honorário Alberto Abrantes, onde para além de uma evocação à sua pessoa, será colocada uma coroa de flores.

A Direcção Geral da Associação da cidade de Cantanhede em colaboração com a sua Secção de Columbofilia e também para homenagear Alberto Abrantes, instituiu um Troféu, (Taça de Honra), que será disputado pelos associados concorrentes na Campanha Desportiva que se avizinha.

Falecido prematuramente na madrugada de 15 de janeiro de 2011, nos HUC, Alberto Abrantes de 63 anos de idade, é hoje recordado com muita saudade na Sociedade Columbófila, sendo o seu “legado” um verdadeiro tesouro daquela Colectividade e a sua atitude em vida, um exemplo para os mais jovens da sua dedicação pelo próximo.

A Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, convida todos os associados e amigos a associarem-se a esta homenagem ao Presidente Honorário Alberto Abrantes.

Marinha Grande | QUESTIONÁRIO SOBRE SAÚDE MENTAL À POPULAÇÃO


O Município da Marinha Grande elaborou um questionário sobre as necessidades referentes à saúde mental, dirigido à população, que deve ser respondido entre 9 e 31 de janeiro, no âmbito do Programa Municipal de Saúde Mental.

Sendo a saúde mental uma das preocupações do Município da Marinha Grande e constituindo a saúde uma matéria que diz respeito a todos nós, pretende-se o envolvimento e o contributo de toda a comunidade na construção de um documento que reflita as verdadeiras apreensões dos marinhenses.

Este questionário é anónimo e confidencial e as respostas serão utilizadas exclusivamente para a elaboração do Programa de Saúde Mental do Município da Marinha Grande. O tempo de resposta do mesmo está estimado em cerca de 4 minutos.

Para aceder ao questionário, basta visitar o link: https://forms.office.com/r/6t1ry08Jpy.

A saúde mental é uma área crucial para a saúde e bem-estar da população. Considera-se urgente estar atento à saúde mental, não apenas por meio de uma forma curativa, mas, acima de tudo, de um modo preventivo, promovendo as capacidades do ser humano para que este possa atingir o seu próprio equilíbrio.

Embora existam pessoas com potencialidades que lhes permitem lidar melhor com situações adversas e com a mudança, outras necessitam de ser capacitadas com literacia ao nível da saúde mental, para prevenir uma futura doença mental e para que consigam ter as suas próprias ferramentas e utilizarem-nas em situações de maior pressão e mudança.

Programa Formação + Próxima é o promovido pelo Turismo de Portugal. Cantanhede acolhe quatro ações de capacitação na área do Turismo

 

Cantanhede vai ser palco em janeiro e fevereiro de quatro formações gratuitas, no âmbito do programa Formação + Próxima, medida promovida pelo Turismo de Portugal com a finalidade de capacitar colaboradores do setor turístico de uma forma mais próxima e com conteúdos adaptados às exigências e necessidades do futuro.

Capacitar as empresas na “arte da hospitalidade”, descentralizar a formação em turismo e adaptá-la às necessidades locais e captar talento, qualificando pessoas de outros setores e/ou desempregados que queiram ingressar no setor do turismo são os objetivos destas ações.

Dirigido a empresários, gestores, quadros intermédios e operacionais, este programa pretende contribuir para um maior conhecimento das autarquias e dos seus agentes, através de processos de upskilling e reskilling que contribuam para acrescentar valor ao tecido empresarial local e aos respetivos territórios.

Este ciclo de ações de capacitação inicia já a 16 de janeiro com o tema “Vinhos tranquilos da Região da Bairrada – os brancos, os roses e os tintos”, que decorrerá entre as 15h30 e 18h30 no Centro Social e Paroquial de São Pedro. O formador é Paulo Vale.

Segue-se uma ação sobre “Enogastronomia - Harmonizações Perfeitas”, nos dias 19, 24 e 26 janeiro, no mesmo horário e no mesmo local, com Paulo Pechorro.

A terceira formação é dedicada aos “Espumantes da Região da Bairrada: da produção à prova”, a 30 de janeiro, das 15h30 às 18h30, também no Centro Social e Paroquial de São Pedro.

Marketing Digital: Como Promover o Seu Negócio Online” é o tema da última ação e decorre nos dias 9, 10, 16 e 17 fevereiro, das 18h30 às 21h30, na Biblioteca Municipal de Cantanhede.

Os interessados em participar nestas ações deverão, em primeiro lugar, registar-se em https://academiadigital.turismodeportugal.pt/ e inscrever-se, no catálogo disponível, através dos respetivos links.

Combustíveis mais baratos esta semana

O gasóleo ficará mais barato quatro cêntimos, já a gasolina descerá 2,5 cêntimos por litro.
Com a descida dos preços do gasóleo e da gasolina, abastecer a viatura esta semana vai custar menos dinheiro. O diesel vai ficar mais barato quatro cêntimos por litro e a gasolina, 2,5 cêntimos por litro.
Na base desta descida está a desvalorização do petróleo nos mercados internacionais registada ao longo da semana passada. A cotação do barril de Brent, que serve de referência para Portugal, terminou a sessão com um valor inferior a 79 dólares.
A confirmarem-se as descidas, quando abastecer, deverá pagar 1,594€ por litro de gasóleo simples e 1,645€ por litro de gasolina simples 95, tendo em conta os valores médios praticados nas bombas à segunda-feira, divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia.
O preço final nas bombas depende, no entanto, de cada posto de abastecimento, da marca e da zona onde se encontra.
Mesmo dentro da mesma rede de abastecimento, os preços podem ser muito diferentes de localização para localização.
Os novos preços já refletem a revisão das medidas fiscais temporárias aprovadas pelo Governo para mitigar o aumento do preço dos combustíveis e que são atualizados ao início de cada mês.
O efeito de mecanismo de compensação aplicado ditou uma redução do desconto do ISP mais pequena em 1,3 cêntimos por litro de gasóleo e em 1,2 cêntimos por litro de gasolina, face a dezembro.
De acordo com o mais recente boletim sobre combustíveis da Comissão Europeia, Portugal ocupa a décima posição no ranking dos países da UE com os preços da gasolina 95 mais elevados, 9 cêntimos mais cara do que em Espanha. Já o gasóleo ocupa a 18ª posição.

BTT TÁBUA 2023 - Inscrições Abertas

 
A Associação BTTábua já abriu as inscrições para a participação no “Paraíso BTT”, que vai decorrer no próximo dia 28 de Maio, no concelho de Tábua.
Este ano, o número de inscrições será limitado a  800 participantes, devendo as mesmas serem feitas através da plataforma da Portimer, parceira na organização, em https://www.portimer.pt/eventos/btt-tabua-2023.
O “Paraíso BTT” é um dos principais eventos desportivos promovidos pela BTTábua, a associação que promove desportos de natureza.


O MEIO MILHÃO DA ALEXANDRA


A democracia sai fragilizada sempre que um governante se envolve em dúvidas sobre a legalidade, transparência ou ética. Aplica-se nos casos a máxima de que à mulher de César não basta ser séria, tem de parecer.

Os danos à democracia, que é o mesmo que dizer, os danos na confiança dos cidadãos no sistema de governo democrático, se não podem ser evitados, tem que ser imediatamente reparados. A demissão dos cargos é o mínimo exigido.

Bem sabemos que a condenação na praça pública não deve significar a diminuição do direito de defesa. Mas, no exercício de cargos públicos, sobretudo no governo do país, a alta responsabilidade obriga a outra atitude.

Nem sempre os governantes apresentam a demissão ou são demitidos quando confrontados com dúvidas no exercício de funções públicas. O que deve ser condenado.

O caso da demitida (pelo ministro das Finanças) secretária de Estado do Tesouro, Alexandra Reis, por ter recebido meio milhão de euros de indemnização da TAP, onde era administradora (por suposta incompatibilidade com a presidente deste órgão), é um motivo para analisarmos essa atitude que deve ser comum a quem exerce cargos de governo.

Neste caso, a decisão dos nossos governantes correspondeu ao que se deve esperar. Não só foi demitida a governante em causa, como se demitiram o ministro (Pedro Nuno Santos) e o secretário de Estado (Hugo Santos Mendes) com a tutela da TAP. Apesar de não terem participado na decisão da referida e escandalosa indemnização, decidiram demitir-se.

Será de justiça elogiar a atitude, que eleva o prestígio da instituição Governo de Portugal.

EDUARDO COSTA, jornalista, presidente da Associação Nacional da Imprensa Regional

Silves | Dia 21 de janeiro. “O LEÃO QUE TEMOS CÁ DENTRO” É OBRA EM DESTAQUE NA PRÓXIMA SESSÃO DA “HORA DO CONTO”

  sessão de 21 de janeiro do projeto de mediação de leitura “Hora do Conto para pais e filhos” apresentará a obra “O leão que temos cá dentro”. A iniciativa, promovida pela Biblioteca Municipal de Silves, tem início pelas 15h30 e é dirigida a pais e filhos (dos 5 aos 10 anos). A entrada é livre.
Da autoria de Rachel Bright, esta obra explica, através da história de uma amizade improvável entre um leão e um ratinho, o significado de se ser corajoso, a importância de enfrentarmos os nossos próprios medos e de como devemos lutar pelos nossos sonhos e objetivos.
A iniciativa requer inscrição prévia, até dia 18 de janeiro, através do telefone 282 440 899 ou do endereço de correio eletrónico biblioteca@cm-silves.pt.

Ética e Deontologia Profissional em foco na Agrária de Coimbra


A Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) acolhe amanhã, dia 10 de janeiro, às 11h00, na sala D3.08, a palestra "Ética e Deontologia Profissional”.

A palestra é realizada no âmbito da Licenciatura em Tecnologia e Gestão Ambiental e tem como palestrante o Engenheiro Técnico Luís Filipe Silva, Presidente do Colégio Regional de Especialidade de Engenharia Agrária da Ordem dos Engenheiros Técnicos.

TEATRO MASCARENHAS GREGÓRIO RECEBE ESPETÁCULO ALGO DE MAC BETH



O Município de Silves irá receber no próximo dia 21 de janeiro, no Teatro Mascarenhas Gregório, pelas 21h00, o espetáculo ALGO DE MAC BETH, pela Janela Aberta de Teatro.
Inspirado na peça “A Tragédia de Macbeth” de William Shakespeare, o espetáculo é uma versão contemporânea interpretada por dois atores que dão vida a excêntricos personagens, grotescos e bufonescos, através de uma forte linguagem física, num cenário minimalista.
Corpos altamente plásticos e poéticos criam o espaço performativo que estimulará o público a entrar no mundo imaginário destes personagens, Sr. Delgado e Divina Palomeque, caricaturas modernas da sociedade em que vivemos, vítimas da sua própria ganância.
Uma visão sobre o lado obscuro da política atual e do poder, uma história frenética e romântica, onde o ser humano é capaz de ir até às últimas consequências motivado pelo medo e a ambição.
A entrada é livre.
Classificação etária: M/12
Duração: 80 minutos
 
Sinopse
Sr. Delgado, um corrupto e perturbado político, encontrando-se sozinho no seu próprio mundo, encomenda uma boneca hiper-realista, Divina Palomeque, para colmatar a solidão. Aparentemente inanimada, esta boneca será a sua companhia inseparável e máxima influência. Juntos levarão a cabo um absurdo plano para alcançar o poder, rodeados por um ambiente misterioso, onde três estranhas criaturas fazem previsões sobre o futuro.
Uma tragicomédia grotesca sobre o amor, a loucura e a ambição.
 

Anadia é “Município Amigo da Juventude”

A candidatura de Anadia à Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude foi aceite pela FNAJ – Federação Nacional das Associações Juvenis, entidade promotora do projeto.
A Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude é uma plataforma de contacto e compromisso do movimento associativo juvenil e do poder local, criada em 2020, para a implementação de reais políticas de juventude, potenciadora de uma abordagem inovadora na forma de encarar as questões da participação jovem.
Trata-se de um projeto, cujo objetivo principal é a partilha de boas práticas, a criação de estratégias e a promoção de sinergias associativas e municipais. Constitui-se como uma rede pioneira na conceção, implementação e avaliação de políticas locais de juventude estruturantes e sustentáveis, em clara sintonia e de forma articulada com a estratégia implementada pela FNAJ, através de um Diálogo Jovem de Base Local e tendo de suporte e fundamento o Plano Nacional de Políticas Locais de Juventude.
A FNAJ representa 1.200 organizações de juventude em Portugal e cerca de 500.000 jovens ativos/as, tendo por missão representar as associações juvenis junto dos poderes públicos e políticos, promover o associativismo juvenil e estimular a educação cívica e associativa.

Facebook vai eliminar conteúdos que promovam e apoiem invasão em Brasília

A empresa de Mark Zuckerberg classificou o acontecimento como “ato de violação”.
A empresa que detém o Facebook, o Instagram e o WhatsApp anunciou que vai bloquear as publicações que apoiem ou promovam a invasão que decorreram este domingo em Brasília. A Meta classificou este incidente como uma violação.
Milhares de apoiantes do ex-Presidente Jair Bolsonaro ocuparam a Esplanada dos Ministérios e invadiram o Congresso, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal. Protestavam contra as eleições Presidenciais, que deram a vitória a Lula da Silva. O Presidente tomou posse no passado dia 1 de janeiro.
Segundo um porta-voz da Meta, a empresa irá eliminar publicações onde seja pedido “que as pessoas peguem em armas ou invadam à força o Congresso, o Palácio do Planalto e outros prédios federais", cita a BBC.
O movimento violento foi classificado como “um ato de violação”, o que significa que a empresa irá remover “conteúdo que apoie ou enalteça essas ações”.
Estamos a acompanhar a situação ativamente e continuaremos a excluir conteúdo que viole as nossas políticas”, prossegue o porta-voz.
Não é a primeira vez que a empresa de Mark Zuckerberg considera um evento como violação. O mesmo aconteceu, por exemplo, a 6 de janeiro de 2021, quando apoiantes de Donald Trump atacaram o Capitólio para tentar impedir a ratificação da vitória de Joe Biden.

SIC Notícias

Diretores da TAP recebem cheque de 450 euros todos os meses para compensar a não renovação da frota

Companhia aérea fala em "solução transitória".
A TAP está a pagar um cheque de 450 euros, todos os meses, aos diretores e administradores.
O Correio da Manhã avança que o cheque é para utilizar na plataforma de transporte da Uber como forma de compensação por não ter sido renovada a frota para altos cargos.
Ao jornal, a TAP diz que esta é uma "solução transitória".
A polémica com a frota automóvel da TAP começou depois de ser noticiado que a transportadora aérea tinha encomendado uma nova frota de automóveis BMW para a administração e gestores, substituindo os da Peugeot.
Em causa estavam 79 carros que o grupo TAP iria receber.

SIC Notícias

Brasil: Lula falou com Marcelo e agradeceu-lhe manifestação de condenação e repúdio

O Presidente do Brasil, Lula da Silva, agradeceu hoje ao chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa, a condenação e repúdio que manifestou pela invasão das principais instituições brasileiras por apoiantes de Jair Bolsonaro.
Este agradecimento de Lula da Silva a Marcelo Rebelo de Sousa, através de uma conversa telefónica, foi divulgado no portal da Presidência da República.
“O Presidente da República Federativa do Brasil, Lula da Silva, falou telefonicamente com o Presidente da República, agradecendo a sua manifestação pública pela condenação e repúdio dos atos praticados em Brasília, tendo enaltecido o facto de Portugal ter sido o primeiro país a fazê-lo”, lê-se na nota.
Ainda segundo o Palácio de Belém, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, “considera que estes atos, além de inconstitucionais e ilegais, são inadmissíveis e intoleráveis em democracia, reforçando o apoio e a total solidariedade de Portugal para com o poder legitimamente eleito no Brasil”.
Numa primeira reação, o Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, condenou os "atos inadmissíveis e intoleráveis em democracia" protagonizados por apoiantes do ex-chefe de Estado brasileiro Jair Bolsonaro.
Em declarações ao telefone no Jornal da Noite da SIC, o chefe de Estado português manifestou a solidariedade de Portugal para com o novo "poder legitimamente investido" no Brasil após a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva como Presidente.
Marcelo reiterou o "apoio e a solidariedade de Portugal a um mandato que tem de ser respeitado", manifestando-se convicto de que a comunidade internacional, a CPLP e a União Europeia farão o mesmo.
"Todos os atos com caráter inconstitucional e ilegal são inaceitáveis", assinalou o chefe de Estado português, ao comentar os acontecimentos em Brasília.

Madremedia
Imagem: Lux24

Brasil: EUA condenam “veementemente” ataque “à democracia”

O encarregado de negócios da embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Douglas Koneff, condenou "veementemente" a invasão por apoiantes de Bolsonaro às sedes dos poderes brasileiro, considerando que se tratou de "ataques à democracia".
“A violência não tem lugar em nenhuma democracia. Condenamos veementemente os ataques contra as instituições dos poderes executivo, legislativo e judicial em Brasília, que são também um ataque à democracia”, disse Koneff, numa mensagem na rede social Twitter.
Segundo o diplomata, “não há justificação para estes atos”.
Esta mensagem foi igualmente divulgada na página oficial na Internet da Embaixada dos EUA em Brasília, que alertou para um “protesto antidemocrático” que se tornou violento em Brasília, instando os cidadãos norte-americanos a evitar aquela zona.

Madremedia

Europa condena violência e transmite apoio a Lula da Silva

A presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, afirmou-se hoje "profundamente preocupada" com a violência em Brasília, onde apoiantes do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram sedes dos poderes, e defendeu que "a democracia deve ser sempre respeitada".
“Profundamente preocupada com o que está a acontecer no #Brasil. A Democracia deve ser sempre respeitada”, afirmou hoje Roberta Metsola, numa publicação na rede social Twitter.
A líder afirma que o Parlamento Europeu “está ao lado do Governo” do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e “de todas as instituições legitima e democraticamente eleitas”.
Por seu lado, o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, expressou hoje a sua “condenação absoluta” do “ataque às instituições democráticas” no Brasil e transmitiu o “total apoio” do bloco ao Presidente Lula da Silva, que tomou posse há uma semana, após a vitória na segunda volta das eleições presidenciais, em 30 de outubro, sobre Jair Bolsonaro, que procurava a reeleição para um segundo mandato.
Também no Twitter, Michel recordou que Lula foi eleito “democraticamente”, em eleições que foram “justas e livres”, ao contrário do que o ex-presidente Jair Bolsonaro defendeu durante estes meses.
Por sua parte, o alto representante da União Europeia para a Política Externa, Josep Borrell, expressou o seu “desânimo” perante as “ações violentas e ocupação ilegal” de instituições por milhares de “extremistas”.
“A democracia brasileira prevalecerá sobre a violência e o extremismo”, sublinhou, no Twitter.
Também o Presidente francês, Emmanuel Macron, recorreu à mesma rede para defender que “a vontade do povo brasileiro e as instituições democráticas devem ser respeitadas!”.
Lula da Silva, acrescentou o líder francês, “pode contar com o apoio incondicional da França”.
O chefe do Governo espanhol, Pedro Sánchez, também transmitiu no Twitter “todo” o seu “apoio” ao chefe de Estado brasileiro e “às instituições eleitas livre e democraticamente pelo povo brasileiro”.
“Condenamos veementemente o assalto ao Congresso do Brasil e pedimos o regresso imediato à normalidade democrática”, referiu ainda o primeiro-ministro espanhol.

Manifestantes no Brasil invadem o Congresso e tentam chegar ao Palácio do Planalto

Um grupo de manifestantes bolsonaristas está, este domingo, a tentar entrar no Palácio do Planalto, a residência oficial do Presidente do Brasil, em Brasília, e já conseguiu entrar no edifício do Congresso, avança a CNN Brasil.
Os manifestantes conseguiram invadir a Esplanada durante esta tarde e chegaram mesmo ao Salão Verde da Câmara dos Deputados, disse o senador Vital do Rêgo à televisão brasileira.
Centenas de militantes radicais fiéis de Bolsonaro estão acampados em frente ao Quartel General do Exército, em Brasília, desde o dia seguinte às eleições de 30 de outubro, nas quais Lula derrotou Bolsonaro.

Gonçalo Teles