sexta-feira, 22 de abril de 2022

Covid-19: casos e internamentos subiram na semana em que a máscara caiu

Os dados constam no boletim epidemiológico semanal divulgado esta sexta-feira pela DGS.

O boletim semanal da Direção-geral da Saúde (DGS) indica que o número de casos positivos aumentou esta semana, assim como os internamentos. Também a incidência registou uma ligeira subida em comparação com a semana anterior, mas o relatório de Monitorização das Linhas Vermelhas alerta que o Rt é agora superior a 1 em três regiões: Norte, Centro e Alentejo. 

Do total de 60.083 novos casos (mais 706 em relação à semana anterior), a região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT) foi a que registou mais casos positivos – 20.703 (ainda assim, menos 458 do que na semana passada). Mas o destaque vai para o Norte, onde foram reportadas 16.100 novas infeções mas que correspondem a mais 2.124 do que na semana anterior.

Segue-se a região Centro com 11.762 casos (mais 588), o Alentejo com 4.102 (menos 132), o Algarve com 3.107 (menos 467), a Madeira com mais 2.240 (menos 563), e os Açores com 2.069 novos casos (menos 386 do que na semana anterior).

No que diz respeito aos internamentos que, recorde-se, correspondem à segunda-feira anterior à publicação do relatório, ou seja, a dia 18, estavam nesse dia hospitalizadas 1.207 pessoas (mais 35), das quais 46 em unidades de Cuidados Intensivos (UCI), menos 14.

Em sentido contrário, a mortalidade devido ao vírus SARS-CoV-2 desceu. Foram reportados 139 óbitos (menos nove), tendo a variação semanal sido de – 6%. A região de LVT foi a que reportou mais mortes (44), mas só a região Centro e a Madeira registaram subidas em comparação com a semana passada.

Gasóleo deve subir seis cêntimos para a semana e a gasolina dois


O Governo criou um mecanismo de compensação através do qual as taxas do ISP são ajustadas em função do acréscimo da receita do IVA resultante da subida dos preços.

O Governo criou um mecanismo de compensação através do qual as taxas do ISP são ajustadas em função do acréscimo da receita do IVA resultante da subida dos preços.

O Governo estima que, para a semana, o gasóleo aumente seis cêntimos por litro e a gasolina suba dois cêntimos, tendo decidido manter, ainda assim, as taxas do ISP inalteradas, segundo um comunicado.

"O desconto temporário do ISP manter-se-á inalterado na próxima semana, sendo de 4,7 cêntimos por litro de gasóleo e de 3,7 cêntimos por litro de gasolina" lê-se na mesma nota, do Ministério das Finanças.

"Segundo dados de mercado, o preço do gasóleo deverá registar uma subida de seis cêntimos por litro, enquanto o preço da gasolina deverá subir dois cêntimos por litro", explicou a tutela.

Segundo o Governo, "de acordo com o mecanismo semanal de revisão dos valores das taxas unitárias do ISP, esta evolução dos preços determinaria uma descida do ISP de 0,9 cêntimos por litro de gasóleo e 0,3 cêntimos por litro de gasolina".

No entanto, acrescenta, "atualmente verifica-se um desvio acumulado de dois cêntimos na taxa do ISP por litro de gasóleo e 0,8 cêntimos na taxa do ISP por litro de gasolina" e assim, "as descidas resultantes da aplicação da fórmula são descontadas aos desvios acumulados, não se concretizando, portanto, qualquer a alteração às taxas do ISP em vigor na próxima semana", sublinhou.

Por isso, rematou, "o Governo determina, através da Portaria hoje publicada, a manutenção do desconto temporário do ISP de 4,7 cêntimos por litro de gasóleo e 3,7 cêntimos por litro de gasolina".

Recorde-se que, como forma de mitigar a escalada dos preços dos combustíveis, o Governo decidiu criar um mecanismo de compensação através do qual as taxas do ISP são ajustadas em função do acréscimo da receita do IVA resultante da subida do preço de venda do litro de gasóleo e da gasolina.

Este ajustamento é feito semanalmente e soma-se ao desconto de um cêntimo por litro de gasóleo e de dois cêntimos na gasolina que está em vigor desde outubro.

TSF

Detidos dois jovens que violaram e ameaçaram seis colegas estudantes

Ficaram em prisão preventiva dois jovens de 16 e 17 anos detidos pela Polícia Judiciária (PJ) pelos crimes de violação, abuso sexual, ameaças, entres outros, a seis colegas estudantes. Crimes foram praticados no concelho de Vila Franca de Xira.
"Os suspeitos, atuando em grupo, conjuntamente com outros, atraíam as colegas, através de vários estratagemas, a diversos locais, sobretudo às suas residências" e, após as agressões, "ameaçavam e intimidavam as vítimas, como forma de garantir o silêncio das mesmas", refere a Judiciária.
Ainda segundo a nota da PJ, os "factos terão ocorrido desde o final do ano letivo anterior e no ano letivo em curso, até fins de janeiro de 2022".
A Polícia Judiciária teve conhecimento da situação "no final de março e desenvolveu a investigação que permitiu identificar várias vítimas e casos, bem como recolher fortes elementos indiciários, que conduziram às detenções dos suspeitos".
Os detidos foram presentes a primeiro interrogatório judicial, no Tribunal de Instrução Criminal de Vila Franca de Xira, tendo-lhes sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.

Madremedia

Papa desiste de ir a Kiev e de se encontrar com o patriarca russo


"De que serviria o Papa ir a Kiev se a guerra continuar no dia seguinte?", questionou o Papa para explicar a decisão.

O Papa desistiu de viajar para Kiev, para não colocar em risco o fim da guerra, e também não se irá encontrar com o patriarca ortodoxo russo Cirilo, apesar do seu bom relacionamento, noticiou esta sexta-feira o jornal La Nación.

Numa entrevista ao diário argentino, Francisco explicou que não pode "fazer algo que coloque em risco objetivos mais elevados, que são o fim da guerra, uma trégua ou mesmo um corredor humanitário".

"De que serviria o Papa ir a Kiev se a guerra continuar no dia seguinte?", questionou o Papa.

Francisco expressa diariamente a sua profunda preocupação com a guerra desencadeada pela invasão russa da Ucrânia e para a qual já propôs uma mediação do Vaticano.

Nas suas mensagens, o Papa nunca menciona o nome do Presidente russo, Vladimir Putin, nem se refere à Rússia por motivos diplomáticos.

"Um papa nunca nomeia um chefe de Estado, muito menos um país, que é superior ao seu chefe de Estado", explicou.

Por outro lado, o Vaticano esteve a trabalhar na preparação de um segundo encontro entre o Papa Francisco e o patriarca ortodoxo Cirilo, que apoiou a invasão russa na Ucrânia.

Francisco encontrou-se com o patriarca ortodoxo russo em 2016, em Havana, sendo esta a primeira vez que os chefes das duas igrejas se reuniram depois do Grande Cisma de 1054.

O Papa argentino sublinhou que o seu relacionamento com Cirilo é "muito bom" e lamentou que "o Vaticano tenha tido de suspender um segundo encontro" com o patriarca, que deveria ocorrer em junho, em Jerusalém, considerada um território neutro como Havana.

"A nossa diplomacia entendeu que um encontro dos dois neste momento poderia causar muita confusão. Sempre promovi o diálogo inter-religioso. Quando era arcebispo de Buenos Aires, reuni cristãos, judeus e muçulmanos num diálogo frutífero, iniciativas das quais mais me orgulho. É a mesma política que promovo no Vaticano", declarou Francisco.

De qualquer forma, o Papa insistiu que está "disposto a fazer qualquer coisa" para parar a guerra, porque considera que este tipo de conflitos são "anacrónicos neste mundo e nesta fase da civilização".

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de dois mil civis, segundo dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A ofensiva militar causou já a fuga de mais de 12 milhões de pessoas, mais de cinco milhões das quais para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU - a pior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

TSF/Lusa

Portugal acolhe primeira doente transferida através de mecanismo europeu


Segundo a DGS, a refugiada ucraniana, com doença oncológica, foi transferida a pedido das autoridades de saúde moldavas para tratamento médico em Portugal, através do sistema CECIS, coordenado pelo Mecanismo Europeu de Proteção Civil.
"Esta doente -- a primeira a ser transferida ao abrigo do referido mecanismo - será submetida a tratamento em ambulatório e acompanhada pelo Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil E.P.E., com o apoio da Liga Portuguesa Contra o Cancro", adianta a DGS em comunicado.
A DGS salienta que, "desde o início do conflito que Portugal tem feito ofertas sucessivas a solicitações da Polónia, Moldova, Ucrânia e Eslováquia para evacuação de doentes ucranianos utilizando o mecanismo europeu apropriado, sendo que a maioria dos doentes tem aceitado ofertas para tratamentos em países com proximidade à Ucrânia, nomeadamente a Alemanha".

Eduardo Cabrita formalmente constituído arguido no caso do atropelamento na A6


O ex-ministro da Administração Interna foi ouvido esta manhã no Departamento de Investigação e Acção Penal de Évora e, segundo o jornal Público, foi constituído arguido no caso do atropelamento mortal de um trabalhador da Brisa, em junho de 2021, na A6, pela viatura oficial em que seguia.

De acordo com o Público, Eduardo Cabrita foi constituído arguido pelo Ministério Público (MP) de Évora, tendo a justiça justificado a decisão com base em “factos capazes de integrar a eventual prática de um crime de homicídio por negligência por omissão”. A mesma informação é adiantada pelo Observador.

Inicialmente o MP só tinha deduzido acusação contra o motorista que conduzia a viatura, mas a Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados, que se constitui assistente no processo, considerou após consultas dos autos que havia provas suficientes para responsabilizar o antigo governante por um crime de homicídio por negligência.

Face à solicitação da Associação, o Ministério Público decidiu reabrir o caso e ordenou à procuradora titular do inquérito que constituísse como arguidos Eduardo Cabrita e o respetivo chefe de segurança pessoal, Nuno Dias.

Cabrita esteve uma hora do DIAP de Évora e, segundo o seu advogado, Magalhães e Silva, os depoimentos que prestou não divergiram das declarações que fez quando se encontrava na qualidade de testemunha.

À entrada, Eduardo Cabrita escusou-se a prestar declarações aos jornalistas, tendo sido, à saída, igualmente parco em palavras: “O que tinha a dizer, disse-o no processo”, afirmou.

Magalhães e Silva limitou-se a adiantar que Eduardo Cabrita “confirmou as declarações que tinha prestado perante o Ministério Público e respondeu aos esclarecimentos que lhe foram pedidos”.

Em 18 de junho de 2021, a viatura oficial em que seguia Eduardo Cabrita atropelou mortalmente Nuno Santos, trabalhador que fazia a manutenção da Autoestrada 6 (A6), ao quilómetro 77,600 da via, no sentido Estremoz-Évora.

Prevista para 28 de março, a constituição e interrogatório como arguido de Cabrita foi adiada devido à alteração da data de instalação do novo parlamento, provocada pela repetição das eleições no círculo da Europa.

No entanto, a convocatória do ex-ministro foi novamente protelada dada a indisponibilidade do seu advogado, tendo só hoje sido possível comparecem os dois em Évora, adianta o Observador.

A 3 de dezembro de 2021, o Ministério Público acusou Marco Pontes, que foi motorista de Eduardo Cabrita quando era ministro, de homicídio por negligência, tendo, nesse mesmo dia, o governante apresentado a sua demissão do cargo.

Em 18 de junho de 2021, quando ocorreu o acidente que envolveu o atropelamento mortal de Nuno Santos, funcionário da empresa que efetuava trabalhos de manutenção na Autoestrada 6 (A6), no sentido Estremoz-Évora, a comitiva do então ministro da Administração Interna (MAI) era constituída por três viaturas, seguindo Eduardo Cabrita na primeira delas. Nuno Dias seguia na viatura imediatamente atrás do automóvel do então MAI, juntamente com outros elementos da comitiva.

O à data ministro da Administração Interna, enviou um depoimento escrito às 15 perguntas colocadas pelo MP, na qualidade de testemunha, no dia 2 de novembro, dizendo não ter constatado qualquer limitação à circulação na A6, nem visto sinalização de trabalhos em curso no local do acidente.

Cabrita também alegou não ter visto a viatura de sinalização das obras parada na berma e que apenas a algumas centenas de metros após o local do acidente, quando já seguia numa outra viatura da comitiva rumo a Lisboa, é que viu trabalhadores na berma. O então ministro afiançou não ter dado indicação sobre a velocidade do automóvel onde seguia e que só muito próximo do acidente é que se apercebeu de um peão na faixa de rodagem, tendo o seu motorista infletido o veículo para a direita, reduzido a velocidade e feito sinais sonoros de aviso.

Vacinas antialérgicas podem diminuir risco de crianças desenvolverem asma


Investigadores do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) concluíram que a imunoterapia, também conhecida como vacina antialérgica, pode prevenir a progressão da doença alérgica e diminuir em 25% o risco de as crianças desenvolverem asma.

Em declarações à agência Lusa, André Moreira, investigador do ISPUP, esclareceu hoje que o estudo, publicado na revista científica Allergy, pretendia avaliar se as vacinas antialérgicas eram eficazes na prevenção do desenvolvimento de asma em indivíduos com sensibilidade a alergénios presentes no ar, como o pólen e os ácaros.

“Até agora havia uma questão importante que era perceber se as vacinas antialérgicas servem apenas para tratar ou não. No caso da doença alérgica, não temos nenhum fármaco ou intervenção conhecida, até agora, que pudesse mudar a história natural da doença”, referiu o coordenador do estudo.

Para avaliarem a eficácia das vacinas, os investigadores realizaram uma meta-análise de 18 estudos, previamente publicados, que somavam uma população de 325.826 pessoas avaliadas.

A compilação dos dados abrangidos pela meta-análise revelou uma “diminuição de 25% no risco de desenvolver asma após a realização de imunoterapia contra a alergia ao pólen e aos ácaros”.

“Este trabalho é o primeiro e único que demonstra que o uso das vacinas antialérgicas consegue reduzir em 25% o risco de desenvolver asma”, disse André Moreira, salientando que a investigação mostra ser possível “mudar a história natural da doença”.

A imunoterapia é usada há mais de 100 anos no tratamento da doença alérgica, consistindo na administração de doses controladas de extratos de alergénios ”de modo a reeducar o sistema imune no sentido da tolerância”.

Apesar do benefício deste tratamento ser “conhecido”, desconhecia-se se o mesmo melhorava a história natural da doença, o que, salientou o investigador, “ficou comprovado”.

“A diminuição global de risco é de 25%, se estivermos a falar de uma criança, a diminuição pode chegar aos 30%”, referiu o investigador, salientando que são três os fatores preditivos de maior sucesso na redução do risco de desenvolver asma: crianças entre os 5 e 12 anos (oportunidade de reeducar o sistema imune), duração do tratamento (pelo menos três anos) e ser sensível apenas a um alergénio.

“A doença de um indivíduo que está sensibilizado aos dois alergénios é mais complexa e difícil, além de que não há evidência científica suficientemente forte para que se façam as duas vacinas em simultâneo”, notou, dizendo ainda que o uso de vacinas antialérgicas depende sempre dos “marcadores biológicos” e do “tipo de doença” dos indivíduos.

À Lusa, André Moreira disse ainda que a investigação solidifica a hipótese de uma “solução terapêutica a longo prazo para as alergias e para a asma”, potenciando assim a prevenção da doença alérgica.

“A estratégia é prevenção primária e secundária e não esperar que as coisas aconteçam”, disse, salientando que nos países nórdicos a perceção para este problema começou há cerca de 30 anos, no Reino Unido há 20 e que Portugal “está a seguir esse caminho”.

“Há muito a fazer e a melhorar, mas estamos a seguir o nosso percurso enquanto país que tem uma velocidade diferente porque a epidemia é diferente consoante o país da Europa e isso está relacionado com a evolução economia e social”, afirmou, dizendo que o foco “não é a glorificação da doença, mas a prevenção da saúde”.

Intitulada ‘Allergen immunotherapy for asthma prevention: A systematic review and meta-analysis of randomized and non-randomized controlled studies’, a investigação tem como primeira autora Mariana Farraia, investigadora no Laboratório de Epidemiologia das doenças alérgicas do Laboratório Associado para a Investigação Populacional Translacional e Integrativa (ITR), coordenado pelo ISPUP.

Madremedia/Lusa

Petrópolis: Imagens de Nossa Senhora e de Santa Rita intactas

Na tragédia que fez mais de 230 mortos em Petrópolis, as equipes de busca acharam um oratório intacto numa casa levada pela enxurrada.

No vídeo o bombeiro mostra o altarzinho caseiro e diz: “Isso é para aqueles que não acreditam em Deus. [A enchente] Derrubou tudo aqui… Só sobrou o altar da casa”.

No oratório caseiro duas imagens de Santa Rita permaneciam em pé e intactas.

Também as equipes encontraram um oratório com uma imagem de Nossa Senhora das Graças ilesa no conjunto habitacional do bairro Alto da Serra. A imagem ficou incólume após parte da estrutura ser levada pelos deslizamentos.

ABIM

MUNICÍPIO DE SILVES ASSINALA DIA MUNDIAL DA DANÇA COM MEGA AULAS DE ZUMBA SOLIDÁRIAS

 O Município de Silves vai assinalar, através do setor de desporto, o Dia Mundial da Dança, com MEGA AULAS DE ZUMBA SOLIDÁRIAS, através da angariação de bens alimentares para a associação “Primavera sem Fome”, sediada no concelho de Silves.

A iniciativa terá lugar no dia 30 de abril, com duas sessões, no Jardim do Largo da República em Silves.

A participação está sujeita a inscrição prévia obrigatória, é dirigida à comunidade em geral e limitada às vagas existentes.

As inscrições para as MEGA AULAS DE ZUMBA SOLIDÁRIAS decorrem até dia 29 de abril, podendo ser efetuadas

https://www.cm-silves.pt/Preview.aspx?pageID=8759&ver=16851 , na receção do complexo das piscinas municipais, ou no próprio dia.

Propomos que no dia da atividade traga um bem alimentar não perecível (azeite, leite, arroz, massa, enlatados) para entrega à associação “Primavera sem Fome”.

Para mais informações poderá contatar o sector de desporto através do telefone: 282440270 ou via email: desporto@cm-silves.pt

Contamos com a sua presença e com a sua solidariedade!

 

Programa

16h00 – Receção dos Participantes

16h30 – Zumba Kids

17h00 – Zumba

 

Marinha Grande | CONCELHO REPRESENTADO NA FASE INTERMUNICIPAL DO CONCURSO NACIONAL DE LEITURA


O concelho da Marinha Grande vai estar representado por três alunos dos 1º e 3º ciclos, na prova de palco da Fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura, que se realiza no dia 27 de abril, em Figueiró dos Vinhos.

Nos dias 20 e 21 de abril realizaram-se as provas escritas, em formato digital, tendo sido apurados os alunos Ana Miguel Amado Quiaios, aluna do 3.º ano da Escola António Vitorino (Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria); Luana Gomes Santos, aluna do 8.º ano da Escola Guilherme Stephens (Agrupamento Poente da Marinha Grande); e Luís Filipe Sobreira Carqueijeiro, aluno do 7.º ano da Escola Básica de 2.º e 3.º ciclos Loureiro Botas de (Agrupamento de Escolas de Vieira da Leiria).

O Concurso Nacional de Leitura é uma iniciativa conjunta do Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL), da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), da Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e do Instituto Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, com o apoio da RTP e em articulação com os Agrupamentos de Escolas e os Municípios, com o objetivo de estimular o gosto e os hábitos de leitura e promover a importância da leitura na formação das crianças e jovens.

Parabéns aos representantes do concelho e boa sorte para a prova de palco!

Marinha Grande | COMITIVA VISITA PARQUE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

 
Uma comitiva do concelho da Marinha Grande deslocou-se ao Parque de Ciência e Tecnologia de São João da Madeira - SANJOTEC, esta quarta-feira, 20 de abril, no âmbito das diligências que o Município da Marinha Grande tem realizado com vista à concretização do MG Park- Parque de Ciência e Tecnologia da Indústria.
Participaram nesta visita o presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira; o vice-presidente do Politécnico de Leiria, Nuno Rodrigues; o secretário-geral da CEFAMOL - Associação Nacional da Indústria de Moldes, Manuel Oliveira; o presidente do conselho de administração do CENTIMFE - Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos, Nuno Silva; e o técnico da Câmara Municipal, Luís Barreiros.
A comitiva foi recebida pelo presidente da Câmara de João da Madeira e presidente da SANJOTEC, Jorge Vultos Sequeira; pelo diretor da Escola Superior Aveiro-Norte – Universidade de Aveiro, Martinho Oliveira, e pelo diretor da PortusPark – Rede de Parques de C&T da Região Norte, Alexandre Rios Paulo.
Esta visita serviu, essencialmente, para conhecer de perto a experiência do Município de São João da Madeira na criação e desenvolvimento do seu Parque de Ciência e Tecnologia, a que atribuiu a designação de "Sanjotec", tendo em vista a concretização do MG Park- Parque de Ciência e Tecnologia da Indústria, na Marinha Grande.

ENCONTRO NACIONAL DE USF NA MARINHA GRANDE

 O Encontro da Primavera, promovido pela Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiar (USF-AN), com o apoio do Município da Marinha Grande, está a decorrer durante esta sexta-feira, 22 de abril, no Auditório Dr. José Henriques Vareda. 

A iniciativa tem como tema "A USF do futuro. Governação clínica em contextos inovadores” e pretende fomentar a discussão em torno de áreas vitais para as USF e para os seus profissionais. São apresentados os resultados do estudo feito junto dos seus associados e as suas principais conclusões. Há ainda ocasião para discutir a liderança, nomeadamente a coordenação das equipas multidisciplinares abordando os desafios e oportunidades futuras, numa perspetiva geracional.

Para além dos painéis de debate, o evento integra demonstrações de artesanato em vidro, para assinalar o Ano Internacional do Vidro.

Na sessão de abertura, a vereadora da saúde da Câmara Municipal da Marinha Grande, Ana Laura Baridó, agradeceu à organização a escolha da Marinha Grande para a realização do encontro, destacando que, “com a reforma dos cuidados de saúde primários, houve uma remodelação do sistema e o foco é melhorar os cuidados de saúde à população, envolvendo todos os parceiros num projeto comum”. A autarca acrescentou que, “todos juntos podemos construir uma melhor saúde para os nossos munícipes e esse é o foco do Município da Marinha Grande”.

A presidente da comissão organizadora do Encontro da Primavera, Ana Paula Ferreira, salientou que “os profissionais das USF são a força dos serviços de saúde”. Ao escolherem a Marinha Grande para a realização desta iniciativa, “potenciamos a nossa capacidade de melhoria contínua”, permitindo um debate em torno “dos novos modelos de organização de trabalho, para promover contextos de felicidade”.

Em representação do conselho diretivo da Administração Regional de Saúde Centro, Mário Ruivo, agradeceu “todo o trabalho que os profissionais de saúde têm na USF, para responder às exigências da pandemia” e adiantou que “as USF têm contribuído para a melhoria dos cuidados de saúde primários”.



Câmara promove projeto Cultur’Águeda com primeiro concerto em Valongo do Vouga

 Iniciativa de descentralização da cultura está agendada para dia 29 de abril, na Casa do Povo de Valongo do Vouga
A Câmara Municipal de Águeda, no âmbito da sua estratégia de descentralização das atividades artísticas e da cultura, promove um concerto do pianista Gerardo Rodrigues, no próximo dia 29 de abril, às 21h, na Casa do Povo de Valongo do Vouga.
“Queremos apostar, de uma forma consciente e estratégica, na dinamização dos espaços culturais que existem em todo o concelho, levando até às freguesias atividades culturais das mais diversas áreas artísticas”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, salientando que este concerto intimista em Valongo do Vouga é disso mesmo exemplo.
O espetáculo a solo do pianista português, que em ano e meio lançou dois álbuns de originais, é gratuito e acontece ao abrigo do projeto municipal Cultur’Águeda, que promove iniciativas culturais por todo o concelho.
Refira-se que Gerardo Rodrigues, natural de New York (Estados Unidos da América), veio para Portugal muito novo, tendo iniciado os seus estudos musicais, Piano e Composição, na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa. A residir em Peniche, o seu curriculum inclui direção musica, músico, compositor e produtor, tendo lançado o seu primeiro álbum a solo em julho de 2020, na (con)sequência do confinamento social devido à Covid-19, que lhe permitiu reunir várias das suas improvisações ao Piano. Do “Improvisos”, Gerardo Rodrigues apresenta, agora, o seu mais recente trabalho de originais, “Estado de Alma”, que aponta como resultado da viagem de autodescoberta em tempo de pandemia.
Um ano depois de “Improvisos”, apresentado no grande auditório do CCC nas Caldas da Rainha, Gerardo Rodrigues revela agora os seus “Estados de Alma” nos palcos de todo o país, numa digressão nacional que vai passar por Águeda, em concreto Valongo do Vouga, onde promete emocionar, surpreender e inspirar.

 

Câmara de Águeda dinamiza projeto de natação e canoagem junto de alunos de 1.º Ciclo

 Iniciativa dirige-se aos alunos do 4.º ano do Agrupamento de Escolas de Águeda e está a decorrer no Centro de Atividades Náuticas Bério Marques

A Câmara Municipal de Águeda está a promover um projeto de aprendizagem de natação e canoagem, que tem como destinatários as crianças do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) que frequentam as “Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) – Educação Física/Desportiva”, nas escolas pertencentes ao Agrupamento de Escolas de Águeda, durante o ano letivo 2021-2022.
Iniciado em setembro do ano passado, com aulas de natação nas Piscinas Municipais, arrancou esta semana a segunda fase do projeto, com as aulas de canoagem, no Centro de Atividades Náuticas Bério Marques e Rio de Águeda. O projeto decorre até 29 de junho e envolve um total de seis turmas e cerca de duas centenas de crianças que estão a aprender aquela modalidade desportiva.
“Estimular o gosto pela atividade física, pelas várias modalidades, e aumentar o número de praticantes desportivos são pressupostos estratégicos que norteiam as iniciativas que vamos promovendo”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, salientando que, com estas atividades, pretende-se também contribuir para o desenvolvimento pessoal, psicomotor e social das crianças.
Este projeto em concreto “leva” a natação e a canoagem à escola, inserindo estas modalidades no programa de atividades das AEC, objetivando incutir nos alunos o gosto pelos desportos de água, bem como proporcionar a familiarização e adaptação das crianças ao meio aquático. A primeira fase (natação) decorreu nos 1.º e 2.º períodos letivos e atualmente está em curso a segunda fase (canoagem).
Nestas aulas, pretende-se que as crianças desenvolvam algumas competências, nomeadamente a noção de saberem estar na água, permitindo ainda ter contacto com uma modalidade com raízes históricas e desportivas fortes no concelho, com uma abordagem às técnicas básicas para a sua prática, seja de uma forma amadora ou mesmo competitiva. As crianças estão a aprender como fazer a entrada na água, como manter o equilíbrio no caiaque, o início ao gesto de pagaiar e como realizar percursos em linha reta com o caiaque.
Refira-se que, em cada sessão, as “aulas” são desenvolvidas pelo professor da AEC, em articulação e cooperação com um técnico da especialidade (natação e canoagem).

Comemorações do 25 de Abril voltam à Praça de Giraldo com concerto de Camané e participação de Mário Laginha e Cantares de Évora

 48 Anos de Revolução dos Cravos celebrados nas ruas devido ao alívio das restrições pandémicas.

Após dois anos de comemoração online e na Rádio, a liberdade deixa de estar confinada e volta ao seu lugar de sempre: as praças e as ruas voltam a receber, em 2022, as celebrações da Revolução dos Cravos. Em Évora, a Praça de Giraldo (PG) volta a ser palco das festividades, com o concerto de Camané com a participação de Mário Laginha e do Grupo de Cantares de Évora a merecer honras de destaque, na noite de 24 para 25 de abril.
Horas Vazias é o álbum que marca o regresso de uma das vozes de referência masculinas no campo do Fado, que regressa com um trabalho a solo após o já longínquo Infinito Presente, editado em 2015. Hora Vazias traz-nos 16 novos temas entre clássicos, inéditos e fados tradicionais, onde dá voz às palavras de autores como Amália Rodrigues, Amélia Muge, Maria do Rosário Pedreira, Teresa Muge, David Mourão-Ferreira, Fernando Pessoa, João Monge, Jorge Palma, Júlio Dinis, Pedro Abrunhosa, Sérgio Godinho ou Vitorino Salomé.
 Pelo meio, em 2019, o fadista juntou-se ao pianista e compositor Mário Laginha e, juntos, trouxeram à luz do dia o álbum Aqui está-se Sossegado que, certamente, poderemos revisitar no espetáculo agendado para Évora. Camané será ainda acompanhado por José Manuel Neto, na guitarra portuguesa, Carlos Manuel Proença, na viola, e Paulo Paz, no contrabaixo.
Após o concerto, pela meia-noite, segue-se o aguardado espetáculo de fogo-de-artifício, com as celebrações a prosseguirem na SOIR – Sociedade Joaquim António de Aguiar, com o “Café Abril”. A manhã de dia 25 é preenchida com a “Manhã Desportiva”, na PG, estando programada para as 10h30, nos Paços do Concelho (Praça de Sertório), a cerimónia do hastear da bandeira portuguesa, com atuação, seguida de arruada, pela Banda Filarmónica LIBERALITAS JULIA.
 Ainda no dia 25 de abril merecem destaque as inaugurações do Centro de Convívio de São Miguel de Machede e, também, do antigo Lavadouro público da Graça do Divor, propriedade da Câmara Municipal de Évora, agora convertido num edifício de caraterísticas multifuncionais, vocacionado para eventos culturais de pequena dimensão.
O 48.º aniversário da Revolução de Abril é celebrado com um amplo programa de iniciativas culturais, sociais e desportivas levadas a cabo pela autarquia, o qual pode ser consultado na íntegra em www.cm-evora.pt.

Cantanhede promove ação de capacitação digital de adultos. Dia 27 de abril na Biblioteca Municipal

O Município de Cantanhede e a Universidade Aberta promovem, a 27 de abril, no Auditório da Biblioteca Municipal, o EUSOUDIGITAL, iniciativa que tem o propósito de ajudar, de forma simples e gratuita, todos aqueles que queiram dar os primeiros passos na Internet.
Promover a literacia digital de um milhão de adultos, até ao final de 2023, através da promoção de ações de formação de adultos que nunca utilizaram a internet, é a missão desta iniciativa, inscrita no Plano de Ação de Transição Digital e que junta o Estado português, através da Estrutura de Missão Portugal Digital, a Caixa Geral de Depósitos e o MUDA – Movimento pela Utilização Digital Ativa.
Este programa assenta numa rede nacional de milhares de voluntários/mentores, apoiados em centros espalhados por todo o país, pronta a ajudar todos os portugueses que queiram dar os primeiros passos na internet, criando, assim, uma geração de novos digitais/alunos.
Qualquer adulto não-digital pode inscrever-se como aluno e fazer a sua sessão de capacitação, onde irá aprender a pesquisar e navegar na internet, criar uma identidade digital, uma conta pessoal numa rede social ou usar o correio eletrónico, de forma simples, gratuita e ao seu próprio ritmo.
No dia 27 de abril, os munícipes de Cantanhede poderão participar em duas sessões diferenciadas: uma da parte da manhã, a partir das 10h00; outra, da parte da tarde, às 14h30. Os interessados devem ligar para o número 800 210 397 e fazer a respetiva inscrição.
Já a inscrição de voluntários, assim como a sua certificação como mentores, é feita a partir de uma plataforma desenvolvida em exclusivo para o programa. Em Cantanhede, a ação EUSOUDIGITAL iniciará com uma formação de mentores para todos aqueles que estejam disponíveis para ajudar a ensinar o digital a quem mais precisa.
Mais do que ligar as pessoas através da internet, este programa de âmbito nacional pretende combater o isolamento e tornar mais fácil o dia-a-dia dos portugueses.



Câmara Municipal promove 3.ª edição do “Águeda Bike 4 Kids” em maio

 Iniciativa pretende ensinar as crianças dos 4 aos 12 anos a andar de bicicleta e decorre até ao final de junho. Inscrições estão abertas
A Câmara Municipal de Águeda está a promover a 3.ª edição do “Águeda Bike 4 Kids”, um projeto pedagógico que visa ensinar as crianças entre os 4 e os 12 anos a andar de bicicleta. A iniciativa, cujas inscrições estão abertas, vai começar a 7 de maio, prolongando-se até ao dia 25 de junho.
“Esta é não só uma forma de sensibilizar os mais novos para os benefícios da atividade física, como é uma oportunidade para mostrar a bicicleta como um meio de transporte sustentável”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, acrescentando que esta iniciativa tem uma forte componente didática, com o ensino das regras básicas e imprescindíveis de como se movimentar de bicicleta no espaço urbano.
Promover os meios de mobilidade suave e aumentar o número de praticantes de atividades físicas, sejam recreativas, amadoras ou competitivas, são objetivos estratégicos do Município de Águeda que tem apostado na implementação de vários projetos, de índole diferenciada, para concretizar esse propósito. “Acreditamos que o gosto pela prática desportiva ou pelo exercício físico devem ser incutidos desde cedo, alterando hábitos e promovendo a mudança de paradigma com vista à construção de uma sociedade cada vez mais inclusiva, tolerante e saudável”, concluiu Edson Santos, frisando que, no caso concreto das bicicletas, os praticantes podem desenvolver aptidões mais competitivas ou meramente lúdicas, aproveitando os diversos trilhos espalhados pelo concelho.
Nesta 3.ª edição do “Águeda Bike 4 Kids”, serão dadas oito aulas, sempre aos sábados de manhã, nos meses de maio (7, 14, 21 e 28) e junho (4, 11, 18 e 25), que estão divididas em três níveis, da seguinte forma: crianças que não sabem andar de bicicleta (nível 1); crianças que sabem andar mas necessitam de mais competências (nível 2); e crianças que sabem andar muito bem e que querem praticar as modalidades (ciclismo ou BTT – nível 3).
Deste modo, as crianças que estejam nos níveis 1 e 2 vão ter aulas na Escola Básica Fernando Caldeira, enquanto que as do nível 3, terão a sua formação específica e prática no Águeda Bike Park.
As aulas iniciarão com uma exposição pedagógica sobre as componentes da bicicleta e ainda sobre as regras de segurança rodoviária, que decorrerá na EB Fernando Caldeira para todos os níveis de formação. As aulas para as crianças do nível 3 transitarão para o Águeda Bike Park após esta formação inicial comum.
Para concluir esta 3.ª edição, a 25 de junho, as crianças de todos os níveis juntar-se-ão num momento único, para um passeio urbano de bicicleta, que irá acontecer em simultâneo com o Bairrada 150, uma ultramaratona de BTT que percorre vários trilhos do concelho. Neste passeio pela cidade, as crianças podem ser acompanhadas pelos pais ou outros familiares que se quiserem associar.
Refira-se que o Águeda Bike 4 Kids conta com a parceria do Clube Desportivo Águeda Bike Friends e Clube Desportivo Fullracing. Com vagas limitadas, as inscrições estão disponíveis através do link https://forms.gle/GhwBHKusCB3TrdBQ7 .

Nadador russo Evgeny Rylov suspenso nove meses pelo apoio à guerra

Segundo a FINA, o castigo está relacionado "com a participação e comportamento num evento realizado no estádio Luzhniki, em Moscovo, em 18 de março".

russo Evgeny Rylov, campeão olímpico dos 100 e 200 metros costas em Tóquio2020, foi suspenso por nove meses devido à participação num comício de apoio à invasão da Ucrânia, anunciou esta sexta-feira a Federação Internacional de Natação (FINA).
Comissão Disciplinar da FINA explicou que a suspensão de Rylov, de 25 anos, teve início na quarta-feira e está relacionada "com a participação e comportamento [do atleta] num evento realizado no estádio Luzhniki, em Moscovo, em 18 de março".
Rylov, que também conquistou a medalha de bronze olímpica no Rio2016 e tem vários títulos europeus e mundiais, esteve presente no comício que reuniu 95.000 pessoas no interior do recinto (e perto de 100.000 no exterior), realizado para celebrar o oitavo aniversário da anexação da Crimeia pela Rússia.
A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de dois mil civis, segundo dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.
A ofensiva militar causou já a fuga de mais de 12 milhões de pessoas, mais de 5 milhões das quais para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU -- a pior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Lusa
Imagem: CM

CASTELO DE SILVES VOLTA A RECEBER PRÉMIO 5 ESTRELAS REGIÕES NA CATEGORIA “MONUMENTOS NACIONAIS

 O Castelo de Silves voltou a receber o Prémio 5 Estrelas Regiões, na categoria “Monumentos Nacionais”, tendo sido um dos sete ícones distinguidos no Algarve.

Para Rosa Palma, Presidente da Câmara Municipal de Silves, “é um orgulho para o Município voltar a ter o Castelo de Silves no leque dos vencedores distritais do Prémio 5 estrelas. Trata-se de uma vitória motivada quer pelo trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela autarquia, quer do forte contributo não só dos munícipes mas, também, dos visitantes e dos agentes turísticos que fazem com que este seja o segundo monumento mais visitado do Algarve”. Acrescenta, ainda, que “mais uma vez, trata-se de uma dupla vitória do concelho de Silves, atendendo a quem entre os vencedores se encontra, igualmente, e numa feliz coincidência, a laranja do Algarve, vencedora na categoria «produtos tradicionais portugueses», uma vez que mais de metade da produção regional é proveniente do concelho de Silves”.

Relembramos que o Prémio Cinco Estrelas Regiões é um sistema de avaliação que mede o grau de satisfação que produtos, serviços e marcas de origem portuguesa conferem aos seus utilizadores, tendo como critérios de avaliação as cinco principais variáveis que influenciam a decisão de compra dos consumidores. Esta avaliação é feita através de votação nacional, onde cada cidadão é convidado a identificar o que de melhor existe em Portugal através de um inquérito. Participaram nesta edição 425 000 consumidores portugueses e tendo sido avaliadas 912 marcas e ícones de referência nacional.

O Município de Silves agradece a todos aqueles que contribuíram com a sua votação para esta distinção e pelo reconhecimento recebido.

Liga MEO Surf: Chamada para o Joaquim Chaves Saúde Porto Pro às 8 horas em Leça da Palmeira

Liga MEO Surf: Chamada para o Joaquim Chaves Saúde Porto Pro
às 8 horas de sábado em Leça da Palmeira

Quadro de competição masculino - Clique aqui
Quadro de competição feminino - Clique aqui
Spot do evento - Clique aqui

Fotos: Mafalda Lopes, Francisco Alves e Praia de Leça da Palmeira (Jorge Matreno/ANSurfistas)

Leça da Palmeira (22/04/2022) - O Joaquim Chaves Saúde Porto Pro vai tem a primeira chamada marcada para as 8 horas deste sábado, 23 de Abril, na praia de Leça da Palmeira. A segunda etapa da Liga MEO Surf 2022, a primeira divisão do surf nacional, leva as estrelas do surf nacional até às ondas do Norte. A sequência de prova já está definida e a ação vai começar com a realização dos trials masculinos, seguindo-se a ronda inaugural masculina.

Sequência Prova – 1º dia de Competição (sujeito a alteração)
– Fase de triagem – Masculino (4 heats)
– Round 1 – Masculino (16 heats)
– Round 1 – Feminino (8 heats)

Em prova vão estar as estrelas do surf nacional, com destaque para o trio de surfistas que garantiram recentemente os três primeiros postos do circuito europeu de qualificação da World Surf League e, consequentemente, o acesso ao circuito Challenger Series 2022, onde estão em disputa seis vagas para o circuito mundial de 2023. Mafalda Lopes, que se sagrou vice-campeã europeia a par da campeã nacional Kika Veselko, é uma das estrelas em prova e mostra ter expectativas altas para esta etapa nortenha.

Mafalda Lopes, top 3 nacional e atual vice-campeã europeia de surf
“Nesta etapa da Liga MEO Surf as minhas expectativas e objetivos são mostrar um bom nível de surf, ser consistente, conseguindo obter notas elevadas e alcançar o melhor resultado possível. Gosto muito do Porto, É uma cidade incrível que tem boas ondas por todo o lado. Tenho a certeza de que vai haver show de surf! O surf feminino português está com o nível super elevado, sendo o top 3 do ranking do circuito QS europeu apenas composto por surfistas portuguesas. Assim, a Liga MEO Surf acaba por nos dar uma grande rampa de lançamento e ser um excelente treino e preparação para o circuito Challenger Series, que arranca já em Maio.”

Em ação vão estar, igualmente, vários jovens surfistas locais do Porto, que serão “capitaneados” por Francisco Alves, um dos principais tops nacionais, que já está há vários anos radicado no Porto. Também ele espera que esta seja uma etapa especial.

Francisco Alves, top nacional e surfista local
“As expectativas são boas. No sábado poderemos ter ondas um pouco grandes demais, mas penso que domingo e segunda-feira teremos boas condições. As previsões são boas. A praia de Leça da Palmeira é boa para os surfistas que gostam de fazer manobras fortes. Muitos surfistas gostam de surfar ali. No ano passado fiquei em 5.º lugar e o campeonato foi em Leça. Este ano gostava de ficar no pódio, até porque este foi o primeiro campeonato que o meu filho veio ver. Leça da Palmeira tem todas as condições para receber os melhores surfistas nacionais. Podem esperar boas ondas e uma boa francesinha. É assim que o Norte recebe os melhores surfistas de todo o país.”

Ondas não deverão faltar na Praia de Leça da Palmeira, com as previsões a mostrarem uma entrada de um grande swell na sexta-feira, que vai arrastar-se para o fim-de-semana. Algo que deixa o diretor de prova, Francisco Morgado, com boas expectativas para o decorrer do campeonato.

Francisco Morgado, diretor de provas da Liga MEO Surf
“Vamos uma ondulação com algum tamanho a entrar na véspera do campeonato, que deverá oferecer ondas desafiantes para o primeiro dia de prova. No entanto, as condições prometem melhorar progressivamente ao longo dos dias de prova, o que nos dá a garantia de coroar os campeões do Joaquim Chaves Saúde Porto Pro no feriado de 25 de Abril, com muitas pessoas na praia a ver e com ondas de potencial para elevar ainda mais o espetáculo.”

Agenda do Joaquim Chaves Saúde Porto Pro (sujeito a alterações):
1º dia – Sábado, 23 de Abril
08h00 – Call primeiro dia para Trials – masculino (confirmado)
08h30 – Round 1 – masculino
11h30 – Passatempo Jerónimo Martins “Quem sabe, melhor defende”
14h00 – Visita do Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Correia

2º dia – Domingo, 24 de Abril
08h00 – Call do segundo dia de competição (por confirmar)
11h30 – Passatempo Jerónimo Martins “Quem sabe, melhor defende”
16h00 – DJ Zé Ferreira – Corona Extra & Somersby

3º dia – Segunda-feira, 25 de Abril
08h30 – Call terceiro dia de competição (por confirmar)
14h00 – Go Chill Expression feminina e masculina (por confirmar)
15h00 – Happy Hour Jerónimo Martins
16h00 – Finais do Joaquim Chaves Saúde Porto Pro (por confirmar)
17h00 – Entrega de prémios do Joaquim Chaves Saúde Porto Pro (por confirmar)

Destaque ainda para o facto de na sexta-feira acontecer uma limpeza de praia, pelas 10 horas, e sessões pedagógicas Amar o Amar – Jerónimo Martins, que vai envolver alunos as escolas dos concelhos do Porto e Matosinhos.

Em termos de troféus laterais, o grupo Joaquim Chaves Saúde vai premiar a melhor onda da etapa, enquanto o Bom Petisco Girls Score distinguirá o melhor score feminino. A isso junta-se a luta pela Go Chill Expression Session, tanto na vertente masculina como feminina.

Fantasy Surfer – Façam as V/ apostas em fantasy.ansurfistas.com
Prémio vencedor etapa: Relógio Rip Curl Search GPS 2
Prazo de constituição das equipas: até às 8 horas de sábado

Pelo segundo ano consecutivo, a Joaquim Chaves Saúde dá o nome a uma das etapas da Liga MEO Surf, reforçando, assim, não só o seu compromisso com o desporto e atletas nacionais, mas também com a promoção de hábitos de vida saudáveis, que são, sem dúvida, um complemento essencial aos cuidados de saúde prestados pelo grupo. Destes serviços destacam-se, para os amantes do desporto, as consultas de Medicina Desportiva, Ortopedia, com consultas vocacionadas para patologias relacionadas com a prática de atividade física, Fisioterapia ou Otorrinolaringologia, que, no caso dos surfistas, é particularmente importante, uma vez que muitos sofrem de exostoses, vulgarmente conhecidas como ‘doença ou ouvido de surfista”.

A nível televisivo, o Joaquim Chaves Saúde Porto Pro poderá ser acompanhado em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, e em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2022 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Joaquim Chaves Saúde, Allianz Seguros, Bom Petisco, Go Chill, Somersby, Corona e Rip Curl, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local da Câmara Municipal do Porto e da Câmara Municipal de Matosinhos, e o apoio técnico da Onda Pura e da Federação Portuguesa de Surf.


Mais informações em www.ansurfistas.com.


Projeto de investigação quer melhorar os mecanismos de gestão de risco em áreas transfronteiriças em situações de emergência


Os primeiros resultados do projeto VESPRA (Vulnerable Elements in Spain and Portugal and Risk Assessment), no qual participa uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra (UC), vão ser apresentados, no próximo dia 27 de abril, no auditório do Centro Ciência Viva da Floresta, em Proença-a-Nova.

O projeto VESPRA, financiado pelo Mecanismo Europeu de Proteção Civil (DG ECHO), é coordenado pela empresa espanhola Meteogrid e tem como parceiros a INFOEX da Junta de Extremadura e a Universitat Politècnica de Cataluña (UPC), também de Espanha, a Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), a Universidade de Aveiro (UA) e a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), em Portugal.

O objetivo «é melhorar os mecanismos de gestão de risco em áreas transfronteiriças em situações de emergência. Para tal, está a ser desenvolvida uma ferramenta para analisar e avaliar a vulnerabilidade de elementos localizados em regiões transfronteiriças relativamente aos riscos selecionados, nomeadamente incêndios florestais, inundações, dispersão de nuvens de poluentes industriais e nucleares e eventos climáticos severos», referem os responsáveis do projeto.

Esta ferramenta, acrescentam os cientistas da ADAI, «será disponibilizada numa plataforma de acesso livre que permitirá que as atividades de prevenção e resposta a eventos sejam realizadas de forma integrada e harmonizada por diferentes entidades de diferentes países».

Na sessão, que tem início às 9h30m, vão ser apresentadas as versões preliminares da ferramenta e plataforma desenvolvidas no projeto, «demonstrando a sua aplicação para as áreas abrangidas pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) e pela Região Autónoma da Extremadura espanhola», afirma a equipa do VESPRA. Após a apresentação, segue-se um debate que pretende compreender as expectativas dos potenciais utilizadores relativamente ao projeto, a fim de adaptar o desenvolvimento da ferramenta e da plataforma às necessidades reais.


A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia em (https://forms.gle/JNDknRFsjUMuVBMQ9).


A agenda da sessão é a seguinte:

Período

Tópico

09:30 – 09:50

Abertura

09:50 – 10:00

O Projeto VESPRA

10:00 – 10:10

A abordagem seguida

10:10 – 10:40

A Plataforma VESPRA

10:40 – 10:55

Esclarecimento de questões

10:55 – 11:10

Intervalo para café

11:10 – 11:20

Contribuições individuais

11:20 – 11:50

Partilha em grupo

11:50 – 12:20

Debate geral

12:20 – 13:30

Encerramento

Cristina Pinto