terça-feira, 13 de julho de 2021

MUNICÍPIO DE SILVES CONTINUA A APOSTAR NA MODERNIZAÇÃO DO SISTEMA DE RECOLHA DE RESÍDUOS EM ARMAÇÃO DE PÊRA

Num investimento que ascendeu a cerca de 25 mil euros, o Município de Silves procedeu, recentemente, à substituição dos contentores semienterrados Molok por contentores enterrados de tipologia Green Bee para recolha de resíduos indiferenciados na Rua Dr. Henrique Gomes (na interceção com a Rua Coronel Santos Gomes), em Armação de Pêra. Os novos equipamentos, para além de possuírem uma capacidade superior à anterior, são esteticamente mais apelativos e enquadram-se melhor no ambiente urbano, reduzindo os maus cheiros pelo facto de serem totalmente enterrados.

Este investimento integra-se num conjunto de outros já realizados, dando-se como exemplo a colocação recente da ilha ecológica (cinco contentores para indiferenciados e recolha seletiva) na Praceta Dona Elisa dos Santos Gomes (traseiras da Igreja Matriz), também em Armação de Pêra, cujo investimento ascendeu a 46 mil euros.

Procura-se com este tipo de investimento a melhoria e a modernização do sistema público de higiene e limpeza, visando a elevação dos níveis de bem-estar e do ambiente urbano, e contribuindo, igualmente, para a adoção de práticas ambientais mais saudáveis no que respeita à manipulação/deposição dos resíduos.

Armação de Pêra: LIGAÇÃO DE CONDUTAS OBRIGA A INTERRUPÇÃO DO FORNECIMENTO DE ÁGUA NA MANHÃ DO DIA 15 DE JULHO, NA URBANIZAÇÃO SANTO ANTÓNIO DAS AREIAS E ENVOLVENTE

A Câmara Municipal de Silves (CMS) informa que, decorrente da necessidade de realização de trabalhos de ligação de condutas no âmbito da empreitada de “Requalificação de Arruamentos e Infraestruturas na TAT, em Armação de Pêra”, o fornecimento de água será interrompido no próximo dia 15 de julho (5.ª feira), entre as 09h00 e as 13h00, afetando a Urbanização Santo António das Areias, a rua de ligação da Via Dorsal à Avenida Beira Mar e Edifícios do Hipólito (freguesia de Armação de Pêra).

Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a CMS agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.

Livros | Atlas Histórico do Médio Oriente

Da Suméria ao Daesh, qual é a história daquilo a que chamamos Médio Oriente?


Se queremos compreender a mais escaldante região geográfica de conflitos do mundo contemporâneo, talvez seja melhor recuarmos no tempo e ler este Atlas Histórico do Médio Oriente. Conta-nos tudo sobre um dos berços da nossa civilização, o Médio Oriente, palco de criações humanas que viriam a universalizar‑se, da agricultura à escrita, passando pelo monoteísmo. Conheça a história desta região de grandes impérios, cidades-estado, disputas religiosas e territoriais no Atlas Histórico do Médio Oriente. Um livro brilhante que resulta do rigoroso trabalho do historiador francês Florian Louis em colaboração com o cartógrafo e geógrafo Fabrice Le Goff e que reúne mais de cem mapas e documentos que sublinham as realidades plurais deste centro nevrálgico da geoestratégia mundial desde 12 000 a. C. até à actualidade. O Atlas Histórico do Médio Oriente chega às livrarias no próximo dia 6 de Julho, com a chancela da Guerra e Paz Editores.

Da Suméria ao Daesh, da invenção da sedentariedade, da agricultura e da cidade à Primavera Árabe, do Egipto faraónico à questão palestina. Qual é a história daquilo a que hoje chamamos Médio Oriente? Porque foi tão influente este território no desenvolvimento civilizacional? Porque é esta uma região em fogo?

Questões às quais Florian Louis, especialista francês no Médio Oriente que é doutorado em História, pretende responder, de uma forma despretensiosa, no Atlas Histórico do Médio Oriente. Nesta obra de divulgação histórica que nos conta mais de 14 000 anos de História, o autor começa por explicar que mais do que «berço» da civilização, o Médio Oriente foi «leito conjugal» da civilização, tendo em conta que se assumiu como um ponto de confluência de povos, culturas e influências que permitiram revolucionar a Humanidade.

Esse destino singular deve-se sobretudo à posição de charneira daquele lugar em relação aos continentes africano, asiático e europeu e aos mares mediterrâneo e vermelho. «O Médio Oriente não é um facto natural, mas sim cultural. Não é um dado anterior à história da qual foi palco, mas o resultado desta. É preciso, então, que nos interroguemos sobre a sua génese e, a partir dela, sobre a própria pertinência deste topónimo.»

É essa génese que é explorada neste atlas que conta com várias dezenas de mapas legendados, com a assinatura do conceituado cartógrafo e geógrafo Fabrice Le Goff, e nos quais é possível acompanhar as transformações territoriais. O livro está dividido em cinco principais períodos: desde logo, a era das revoluções antropológicas do Oriente na antiguidade, com uma importância universal por nos ter deixado, por exemplo, a domesticação de animais e plantas, a comunicação escrita, ou o monoteísmo; seguida pela era de impérios e conquistadores, com os grandes Impérios do Egipto, da Pérsia e de Alexandre; daí, passamos à arabização e islamização, com o nascimento e expansão do Islão e dos impérios muçulmanos medievais; seguindo-se os diversos conflitos e cruzadas; e terminando com as histórias do Médio Oriente contemporâneo.

Um guia de História e Geografia que leva o leitor do Egipto faraónico, ao auge e declínio do Império Otomano, passando pelos choques com as potências ocidentais, sem esquecer o Médio Oriente contemporâneo com as suas, tão actuais, problemáticas: a questão de Israel, a questão palestiniana, a questão curda, a impossível união árabe, a relação com os Estados Unidos da América e a Primavera Árabe.

Um trabalho rigoroso e didáctico que nos apresenta mais de 14 000 anos de História de um território nevrálgico da geoestratégia mundial desde 12 000 a. C. até à actualidade, o Atlas Histórico do Médio Oriente chega às livrarias de todo o país no próximo dia 6 de Julho. O livro poderá ainda ser encomendado através do site oficial da editora. Este é o terceiro livro de uma colecção que a Guerra e Paz iniciou com a publicação do Atlas Histórico de África e do Atlas do Império Romano. Para breve, a Guerra e Paz prevê a edição do Atlas Histórico dos Estados Unidos da América.

Atlas Histórico do Médio Oriente
Autor: Florian Louis
Cartografia: Fabrice Le Goff
Não-Ficção / Atlas
168 páginas · 17x24,5 · 19,00 €
Nas livrarias a 6 de Julho
Guerra e Paz Editores

SOCIEDADE COLUMBÓFILA CONQUISTA 42 PÓDIOS NOS CAMPEONATOS REGIONAIS


A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, participou na edição de 2021 dos Campeonatos Regionais de Piscina Longa.
A prova que se destinou aos escalões de infantis, juvenis e absolutos contou com a participação de 174 atletas em representação de 11 clubes, que competiram no Complexo Olímpico de Coimbra, nas 5 sessões que decorreram nos dias 9,10 e 11 de julho.

Naquela que foi a última prova do calendário regional para os escalões em competição, a ASSSCC esteve presente com 22 atletas.

A coletividade de Cantanhede viria a conquistar 42 pódios, com 18 títulos de campeão regional, 10 títulos de vice-campeão e 14 terceiros lugares.

Em termos individuais os maiores destaques vão, no setor masculino para Guilherme Cardoso (Juv A), que se sagrou campeão por 4 vezes, tendo ainda obtido 2 terceiros lugares; Martim Silva (Inf A) sagrou-se campeão por 4 vezes; Martim Pascoal (Inf B) sagrou-se campeão por 3 vezes, e alcançou ainda 1 título de Vice-campeão

Já no setor feminino, os maiores destaques vão para Diana Tinoco (Juv A) que se sagrou campeã por 2 vezes, obteve 1 título de Vice-campeã e 2 terceiros lugares; Leonor Cavaleiro (Inf B) que se sagrou campeã por 2 vezes, obteve 1 título de Vice-campeã e 1 terceiro lugar e Anastácia Protolyuk que se sagrou campeã por 2 vezes, obteve 1 título de Vice-campeã.

De referir que dos 25 atletas que integraram a equipa principal da ASSSCC, 15 obtiveram mínimos para a última prova da época.

Assim, 9 Atletas Infantis irão competir nos próximos dias 23,24 e 25 de julho nos Campeonatos Nacionais da categoria em Setúbal, e nos dias 30,31 e 01 agosto 6 atletas irão competir no Open de Portugal, prova que encerra o calendário nacional e se realiza no Jamor.

Câmara de Cantanhede e INOVA-EM apresentaram estudo sobre biorresíduos


A Câmara Municippal de Cantanhede e a INOVA-EM realizaram hoje, 13 de junho, a apresentação e discussão pública do relatório preliminar do “Estudo para o Desenvolvimento de Sistemas de Recolha de Biorresíduos de Cantanhede”.

A sessão decorreu no salão nobre dos Paços do Concelho, com a presença da presidente da autarquia, Helena Teodósio, que afirmou ser “um privilégio o Município contar com uma empresa municipal que está sempre empenhada em melhorar a oferta que se pretende dar aos munícipes ao nível do abastecimento de água, saneamento e proteção ambiental”. A edil camarária enalteceu o “apoio da empresa 3Drivers - Engenharia, Inovação e Ambiente Lda na elaboração do estudo para o desenvolvimento do sistema de recolha de biorresíduos assumindo-se como uma estratégia relevante de apoio as decisões futuras do Município de Cantanhede”.

No que se refere ao tratamento caseiro dos biorresíduos a autarca sublinhou “o interesse do estudo da INOVA-EM no sentido de reforçar as condições tendentes a acentuar essa boa prática no concelho”, destacando ainda o importante “papel que as escolas têm vindo a desempenhar na sensibilização e formação das crianças para esse importante desígnio coletivo, em particular no que diz respeito aos comportamentos e atitudes a adotar relativamente à separação, seleção e reciclagem do lixo”.

Por seu lado, Idalécio Oliveira, presidente do Conselho de Administração da INOVA-EM destacou como principal objetivo “deste estudo, determinar a melhor estratégia a implementar no município de Cantanhede, tendo em consideração as suas características geográficas e territoriais, processo que passa, por isso, pela própria gestão global de todos os resíduos urbanos produzidos no território. Nesse sentido, a estratégia passa por diferentes fases, começando desde logo pelo diagnóstico com particular em foque nos biorresíduos, face às metas estabelecidas pela legislação em vigor que determinam que, até final de 2023, esta recolha seletiva deve estar devidamente operacionalizada”. Idalécio Oliveira salientou a “necessidade premente da implementação de uma solução que permita recuperar na origem, de forma eficaz, os resíduos alimentares produzidos no território de Cantanhede, referindo o percurso de tem sido feito e reforçando a importância da sensibilização e informação junto da população por forma a observar-se um ajustamento progressivo dos comportamentos e práticas para melhoria contínua dos indicadores e resultados. Reforçou também a importância da sustentabilidade ambiental e financeira que estes processos implicam, e da importância de reduzirmos os volumes de resíduos produzidos, da separação dos mesmos para valorização e reciclagem, da compostagem e da reintrodução nos solos”.

O estudo para o desenvolvimento do sistema de recolha de biorresíduos assume-se como uma estratégia de apoio à decisão para o Município de Cantanhede de avançar para a identificação de um conjunto soluções passíveis de serem implementadas, com vista a garantir que os biorresíduos produzidos possam ser separados e reciclados na origem, ou recolhidos seletivamente assegurando a sua máxima eficácia para posterior tratamento nas infraestruturas existentes na entidade gestora em alta. Este documento constitui-se por isso, como um objetivo para gerar benefícios económicos globais na sua valorização orgânica e/ou energética, a par com a premente necessidade de evitar, ou até mesmo eliminar custos e impactos decorrentes da eliminação desta tipologia de resíduos.

Com esta análise, a empresa municipal tem como principais objetivos disponibilizar equipamentos de separação e reciclagem, valorizar a orgânica dos biorresíduos recolhidos seletivamente, não sendo permitida a mistura de resíduos recolhidos seletivamente com os resíduos indiferenciados, para além da articulação entre as entidades gestoras responsáveis pela recolha seletiva dos biorresíduos, previstas no ponto 4.1. e os Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos responsáveis pelo seu tratamento. Este processo prevê ainda a implementação de recolha seletiva de biorresíduos assente na avaliação dos resultados das ações concretas implementadas/ a implementar no terreno, destinadas a diferentes público-alvo e o aproveitamento destes biorresíduos em cada área geográfica, nomeadamente através da sua valorização energética e valorização orgânica, através do uso do digesto e do composto para enriquecimento dos solos, entre outros usos

Deste modo a INOVA-EM, entende ser pertinente e importante a realização deste tipo de estudos para avaliar as melhores soluções e assegurar a racionalidade dos investimentos a realizar, de modo a identificar o potencial de recolha e valorização de biorresíduos no município de Cantanhede.

A este propósito o Fundo Ambiental, enquanto instrumento financeiro de apoio à política ambiental do governo, lançou um programa destinado a disponibilizar aos municípios, financiamento para a elaboração de um diagnóstico que conduza à definição de um Plano de Ação e de Investimento para a operacionalização da recolha seletiva de biorresíduos conducente à sua valorização, seja através da implementação de uma rede de recolha seletiva de biorresíduos seja pela separação e reciclagem na origem através implementação da compostagem doméstica ou comunitária, alinhados com a estratégia definida ou a definir pelos Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos.

Recorde-se que em 30 de maio de 2018 foi aprovada a Diretiva (UE) 2018/851 do Parlamento Europeu e do Conselho que altera a Diretiva 2008/98/CE relativa aos resíduos, que veio a estabelecer a obrigatoriedade dos estados membros assegurarem, até 31 de dezembro de 2023, que os biorresíduos são separados e reciclados na origem ou recolhidos seletivamente, a fim de evitar o tratamento de resíduos que relega os recursos para os níveis mais baixos da hierarquia de gestão dos resíduos, por exemplo aterro, e permitir uma reciclagem de elevada qualidade e de impulsionar a utilização de matéria-prima secundária de qualidade.

Proença-a-Nova | Grandes Férias com Arte, Ciência e Desporto com programação de verão

Atividades de ocupação de tempos livres para crianças dos 6 aos 12

Até esta quinta-feira, 15 de julho, decorrem as inscrições para o 2º programa das Grandes Férias com Arte, Ciência e Desporto, disponível para crianças entre os seis e os 12 anos e que queiram ocupar os seus tempos livres com atividades lúdicas entre 19 e 23 de julho. O primeiro programa das Grandes Férias com arte, ciência e deporto arrancou a 12 de julho e contou com a participação de 16 crianças. Está prevista a realização de mais 3 programas: de 26 a 30 de julho; de 30 de agosto a 3 de setembro; e de 6 a 10 de setembro.

Estas Grandes Férias, realizadas em parceria entre o Centro Ciência Viva da Floresta - onde se podem formalizar as inscrições até à quinta-feira que antecede o programa -, a Biblioteca Municipal e o Grupo de Desporto do Município, propõem a realização de diversas atividades. No Centro Ciência Viva da Floresta irão poder brincar de forma lúdica com as diversas propostas de ateliers de ciência e atividades interativas, como descobrir a Moura da Serra das Talhadas ou desvendar os Segredos do Vale Mourão. Estão incluídas visitas ao Parque do Barrocal e ao Centro Interpretativo Ambiental.

Ateliers de trabalhos manuais como plasticina comestível, tintas, t-shirts recicláveis, gomas caseiras, pinturas criativas, visionamento de filmes ou hora do conto e a oportunidade de ir conhecer diferentes profissões do concelho como bombeiro, projecionista de filmes ou operador de fábrica alimentar, entre outras, são as propostas da Biblioteca Municipal. Os técnicos de desporto irão acompanhar as crianças nas idas à praia de mar, às praias fluviais e às piscinas públicas do concelho.

Cada programa tem um custo de 25 euros e inclui transporte, almoço e seguro de acidentes pessoais e atividades. Existem ainda descontos de 20% na inscrição do 2º filho e 25% na inscrição do 3º. Para quem usufrui de subsídio escolar, o acesso ao ATL é gratuito para os alunos do escalão A e 50% de desconto para os alunos do escalão B. Há ainda transporte assegurado de ida e volta para as crianças nas seguintes localidades: São Pedro do Esteval, Pedra do Altar, Sobreira Formosa, Moitas e Proença-a-Nova, desde que haja um número mínimo de 4 crianças em cada localidade.

Tendo em conta as circunstâncias da pandemia, o número máximo de participantes é de 20 e o mínimo de 10. Foram ainda divulgadas várias recomendações, em linha com o definido pela Direção-Geral de Saúde, para garantir umas Grandes Férias em segurança para todos os participantes, como o uso obrigatório o uso de máscara (cirúrgica ou comunitária) para todas as crianças com idade superior a 10 anos, de acordo com a legislação em vigor. Sugere-se igualmente a utilização pelas crianças de idade inferior; é obrigatório higienizar as mãos à entrada e saída do autocarro e no início e final de cada atividade, é obrigatória a medição da temperatura à entrada (Biblioteca Municipal) e saída no autocarro: caso de verifique temperatura igual ou superior a 38°C, a criança terá de regressar a casa nesse momento; e as crianças devem respeitar o distanciamento físico.

Curta Metragem de Animação - Senhelo Calhim - Eu Sou Cigana


A Curta Metragem de Animação - Senhelo Calhim - Eu Sou Cigana, surge no âmbito da candidatura “Abordagens Integradas para a Inclusão Ativa – Norte 2020” e foi desenvolvido, pelo Centro de Criatividade Digital da Universidade Católica Portuguesa, em colaboração com a Câmara Municipal de Matosinhos, com o intuito de desconstruir estereótipos, mitos e representações associados à cultura cigana e não cigana, valorizar a multiculturalidade e a escola enquanto espaço integrador aberto a todas as crianças.

Este trabalho poderá ser um recurso interessante de utilização pelos/as vários/as agentes educativos nos diferentes fóruns de discussão e contribuir para a valorização da diversidade cultural dentro e fora das instituições escolares.

A Curta Metragem de Animação - Senhelo Calhim - Eu Sou Cigana, surge no âmbito da candidatura “Abordagens Integradas para a Inclusão Ativa – Norte 2020” e foi desenvolvido, pelo Centro de Criatividade Digital da Universidade Católica Portuguesa, em colaboração com a Câmara Municipal de Matosinhos, com o intuito de desconstruir estereótipos, mitos e representações associados à cultura cigana e não cigana, valorizar a multiculturalidade e a escola enquanto espaço integrador aberto a todas as crianças.

Este trabalho poderá ser um recurso interessante de utilização pelos/as vários/as agentes educativos nos diferentes fóruns de discussão e contribuir para a valorização da diversidade cultural dentro e fora das instituições escolares.​

Acesso à curta metragem através do seguinte link:

No âmbito da Estratégia Nacional de Integração de Comunidades Ciganas, Resolução do Conselho de Ministros n.º 154/2018:

ULSNA

Sete homens detidos por tráfico em Montemor-o-Velho

O CT da GNR de Coimbra, através do Núcleo de Investigação Criminal de Montemor-o-Velho, deteve sete homens com idades entre os 20 e 49 anos por tráfico de estupefacientes, em Montemor-o-Velho.

No âmbito de uma investigação que decorria há três meses, os militares da Guarda realizaram 14 buscas, seis domiciliárias, sete em veículos e uma em estabelecimento comercial, que culminaram na apreensão do seguinte material:

  • Cerca de quatro quilos de haxixe (cerca de oito mil doses);
  • 13 plantas canábis;
  • Duas balanças;
  • Duas facas de corte;
  • Diversas saquetas de acondicionamento;
  • Uma soqueira;
  • Seis doses de canábis;
  • Fertilizantes e equipamento de uma estufa.

Os detidos foram constituídos arguidos e dois serão presentes a interrogatório judicial no Tribunal Judicial de Condeixa-a-Nova, amanhã, dia 14 de Julho.

França não impedirá férias em Portugal, mas pede prudência

França não vai impedir que os seus cidadãos vão de férias para Portugal ou Espanha, apesar da mensagem da semana passada em que tal era desaconselhado devido ao agravamento da pandemia em ambos os países.

Apenas é pedida mais prudência, sobretudo em zonas onde o número de casos disparou, indicou hoje o porta-voz do Governo francês, Gabriel Attal, na conferência de imprensa após o Conselho de Ministros.

Attal insistiu que não está prevista a aplicação de restrições de viagem a Portugal e Espanha, anunciado ao mesmo tempo que passaram para a "lista vermelha" de França -- o que, na prática, torna quase impossíveis as deslocações -- a Tunísia, Cuba, Moçambique e a Indonésia.

O porta-voz descartou a hipótese de "proibir os franceses de irem de férias para Espanha ou Portugal" quando lhe perguntaram sobre uma eventual alteração das condições de viagem, depois de na quinta-feira passada o secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Clément Beaune, ter desaconselhado viagens para a Península Ibérica.

Acrescentou apenas que "se pede vigilância, onde quer que se vá de férias, em França ou no estrangeiro", ainda que "evidentemente, em alguns países ou em alguns territórios desses países onde a incidência epidémica é mais forte, por exemplo na Catalunha, onde a taxa de incidência entre os jovens é de até 1.000, pede-se uma vigilância reforçada".

Inquirido sobre se se exclui, por princípio, a possibilidade de outro país da União Europeia passar para a "lista vermelha", o porta-voz respondeu: "As considerações que nos guiam são sempre de caráter sanitário e de ordem operacional", além de "um certo pragmatismo".

Attal recordou que a passagem para a "lista vermelha" da Tunísia -- onde há milhares de franceses de férias -- implica que, a partir do próximo fim de semana, será exigido a quem pretender entrar em França vindo daquele país que apresente "um motivo imperioso", um teste negativo (mesmo que se esteja vacinado) e cumpra um período de isolamento.

Comunidade portuguesa “assustada” com distúrbios violentos na África do Sul

A secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, afirmou hoje que a comunidade portuguesa na África do Sul está "assustada" com os distúrbios violentos no país, mas que não há registo de mortos ou feridos entre os portugueses.

"As pessoas estão assustadas, o que é compreensível. Já fizeram alguns telefonemas, informando de situações de que estão a ter conhecimento e também pedindo orientações e manifestando preocupação. Essa preocupação é normal, é natural, e também deve levar as pessoas a ter o máximo de precaução", disse à Lusa Berta Nunes, por telefone.

"Na zona onde está boa parte da comunidade portuguesa em Joanesburgo, nomeadamente o consulado, até ao momento não tem havido quaisquer distúrbios, mas nós sabemos que, tanto em KwaZulu-Natal, como em Gauteng, houve situações de comércios de portugueses, várias atividades, que foram saqueados", afirmou a governante, que explicou que foram atingidos seis estabelecimentos: três na província de KwaZulu-Natal e três na província de Gauteng.

A secretária de Estado acrescentou que, "até ao momento, embora tenha havido essas seis situações já identificadas de estabelecimentos portugueses que foram saqueados e até incendiados, não há nenhuma morte na comunidade portuguesa".

Ainda assim, Berta Nunes lamentou "outras mortes" ocorridas durante os distúrbios. Segundo as autoridades, pelo menos 45 pessoas morreram e mais de 700 foram detidas nos distúrbios violentos que afligem a África do Sul pelo sexto dia consecutivo, depois da prisão de Jacob Zuma, antigo chefe de Estado e ex-líder do Congresso Nacional Africano (ANC, na sigla em inglês).

A secretária de Estado apelou para "a máxima precaução" e para que a comunidade portuguesa "siga as recomendações das autoridades".

Berta Nunes aconselhou a população a não se dirigir ao consulado em Joanesburgo, uma vez que está encerrado.

"Está encerrado no sentido de evitar que as pessoas se dirijam ao consulado, porque a recomendação que nós estamos a dar à comunidade é que evitem deslocações", apontou, detalhando que foi também feito o apelo para, caso consigam, os elementos da comunidade portuguesa não abram os comércios "em zonas mais complicadas".

"Hoje o senhor embaixador está a dirigir uma carta a toda a comunidade para dar algumas orientações", apontou, acrescentando que os elementos da comunidade na África do Sul poderão, "se tiverem necessidade de ajuda, utilizar o Gabinete de Emergência Consular" ou contactar o telefone de emergência do consulado de Joanesburgo.

A governante referiu que neste momento "é preciso ter calma, evitar sair de casa nas zonas onde existem esses distúrbios, se possível evitar também abrir os comércios nas zonas mais complicadas e, como o Governo está a tomar as medidas para normalizar a situação", também o executivo português irá "acompanhar de perto".

"Esperamos que muito em breve toda esta situação esteja resolvida", concluiu.

O Governo sul-africano destacou 2.500 militares para apoiar a Polícia a conter os distúrbios no KwaZulu-Natal e em Gauteng, o motor da economia do país.

Estima-se que mais de 30.000 portugueses vivam na Cidade do Cabo.

Lusa

Imagem: RTP

Sporting acusa Inter Milão e João Mário de “expediente” e promete agir

O Sporting disse hoje que irá defender os interesses do clube após a rescisão do Inter Milão e de João Mário, que resultou na ida do jogador para o Benfica, o que considera configurar um caso de "incumprimento".

"É convicção do Conselho de Administração da Sporting Clube de Portugal - Futebol, SAD que foi usado um expediente para que o Inter e o jogador João Mário se procurassem eximir ao que contrataram com a Sporting Clube de Portugal - Futebol, SAD em 2016", refere o clube em comunicado.

Na mesma nota, o Sporting lembra que em 2016, aquando da transferência do médio para o clube italiano, que o jogador e o Inter se comprometeram a efetuar um pagamento adicional de 30 milhões de euros, caso o jogador viesse a ser inscrito por clubes portugueses, entre os quais o Benfica.

Na segunda-feira, o Inter Milão e o jogador "acordaram" a rescisão do contrato que os unia, permitindo que o jogador se vinculasse com o Benfica, já depois de o Inter "ter recusado uma proposta do Sporting", referem os 'leões'.

"Esse expediente só ilustra que todas as partes sabiam as obrigações que assumiram em 2016 e a que, volvidos cinco anos, pretendem furtar-se", considera ainda no comunicado o clube campeão nacional.

O Sporting diz também que não alimentará publicamente "este folhetim, que visa desviar as atenções incómodas sobre outros assuntos da atualidade", mas que não deixará de defender os seus interesses.

A terminar, os 'leões' dizem que irão, em sede própria, responsabilizar "os intervenientes pelos danos causados e pelo incumprimento das obrigações assumidas".

O Benfica anunciou hoje a contratação do futebolista internacional português João Mário por cinco épocas, até 2026, depois de o jogador e o Inter Milão terem acordado a rescisão de contrato, na segunda-feira.

Na última temporada, o médio esteve cedido pelos italianos ao Sporting, conquistando a I Liga de futebol.

Lusa

Oficial: João Mário assina pelo Benfica

O médio desvinculou-se do Inter de Milão e assinou pelos encarnados. O jogador tinha, por empréstimo dos italianos, regressado ao Sporting no ano passado, onde se sagrou campeão nacional.

 

“O médio assinou contrato até 2026 e será apresentado nos próximos dias, no Estádio da Luz”, indicou o clube, já depois de, durante a manhã, ter anunciado que o médio era reforço, mas sem adiantar, inicialmente, a duração do vínculo.

Mais tarde, o clube apresentou um vídeo e imagens do jogador, no Centro de estágios do Seixal, juntamente com Rui Costa, que na sexta-feira anunciou assumir a presidência do Benfica, face à suspensão de funções de Luís Filipe Vieira, indiciado por vários crimes.

A confirmação dá-se depois de João Mário se desvincular do Inter de Milão, num processo polémico, já que o médio, de 28 anos, não só é formado nos rivais do Sporting como regressou ao clube leonino por empréstimo na época transata, tendo-se sagrado campeão. Confirmando-se, o atleta passa assim de um clube da Segunda Circular para o outro no espaço de duas temporadas.

“O Inter Milão informa ter chegado a acordo com o jogador João Mário para a resolução do contrato que o ligava ao clube”, pode ler-se na curta nota publicada ontem na página dos ‘nerazzurri’.

João Mário, que foi contratado ao Sporting em 2016, por 40 milhões de euros, tinha mais um ano de contrato com o Inter, no qual nunca se conseguiu impor, somando apenas 69 partidas e quatro golos pelos transalpinos.

Pelo meio, foi cedido aos ingleses do West Ham (2017/18), aos russos do Lokomotiv de Moscovo (2019/20) e, na temporada transata, ao Sporting, o qual ajudou a sagrar-se campeão nacional, ao fim de 19 anos. Em 2020/21, João Mário contabilizou 34 partidas e dois golos pelos ‘leões’, contribuindo ainda para a conquista da Taça da Liga.

Na carreira, João Mário fez grande parte do seu percurso no Sporting, clube a que chegou com 10 anos e pelo qual fez toda a formação, antes de chegar à equipa principal, em que se afirmaria nas épocas de 2014/15 e 2015/16, esta já com Jorge Jesus, que agora reencontra no clube da Luz.

O Sporting tinha, já no final da temporada passada, demonstrado interesse em manter João Mário em Alvalade, falando-se de uma possível transferência em definitivo. No entanto, as negociações com o Inter arrastaram-se e nunca houve um sinal claro de que o médio pudesse mesmo permanecer nos quadros leoninos.

Foi no âmbito desta indefinição que surgiu o interesse do Benfica para desviar o atleta. No entanto, no contrato de venda do Sporting ao Inter não só estava plasmado o direito de preferência dos leões numa possível recompra de João Mário, como ficou também assente que teriam direito a uma compensação financeira caso os italianos o vendessem a um dos rivais — a chamada "cláusula anti-rivais", cuja legalidade tem sido contestada.

Terá sido então com a rescisão do contrato com o Inter que os clubes e João Mário terão contornado estas circunstâncias legais firmadas pelo Sporting para que o médio tenha agora rumado à Luz, ficando os italianos livres de compensar os leões.

Lusa

Vacina portuguesa contra a Covid-19 termina ensaios não clínicos com “elevada segurança e eficácia”

A Immunethep afirma que, "através destes ensaios não clínicos e da taxa de sobrevivência de 100% observada, foi possível confirmar a eficácia da vacina em infeções letais por SARS-CoV-2".

A biotecnológica portuguesa Immunethep anunciou esta terça-feira que os ensaios não clínicos da sua vacina contra o coronavírus já terminaram e demonstraram "uma elevada segurança e eficácia" numa infeção letal por SARS-CoV-2.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a empresa sediada em Cantanhede, no distrito de Coimbra, refere que nos ensaios não clínicos foram usados como modelo animal os ratinhos transgénicos k18-hACE2 que, infetados com o coronavírus, desenvolvem uma doença semelhante aos humanos.

Citado no documento, o cofundador e diretor científico da Immunethep afirma que, "através destes ensaios não clínicos e da taxa de sobrevivência de 100% observada, foi possível confirmar a eficácia da vacina em infeções letais por SARS-CoV-2".

A biotecnológica portuguesa sediada em Cantanhede, Portugal, estava a realizar ensaios pré-clínicos da sua vacina SIlba (SARS-CoV-2 Inactivated for Lung B and T cell Activation), há vários meses.

Após a infeção com um inóculo letal do vírus verificamos que, comparativamente com ratinhos controlo (que não sobreviveram), os animais vacinados tinham uma sobrevivência de 100% nos animais vacinados com a vacina SIlba, observável logo na primeira semana após a infeção, além disso, não demonstraram quaisquer efeitos adversos após a vacinação", lê-se na nota.

Desde a sua fundação, em 2014, que a Immunethep se tem dedicado ao desenvolvimento de imunoterapias, principalmente contra infeções bacterianas multirresistentes, contando atualmente com 10 colaboradores.

"A realização deste projeto em Portugal permite o desenvolvimento de competências únicas à escala global no desenvolvimento de vacinas e outros produtos biológicos", conclui o cofundador e diretor executivo da Immunethep, Bruno Santos.

Este responsável sublinha ainda que o rápido apoio por parte das entidades governamentais "é essencial para que possamos dar continuidade aos ensaios clínicos da vacina, a tempo de contribuir para a resolução da pandemia da Covid-19".

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 4.044.816 mortos em todo o mundo, entre mais de 187,2 milhões de casos de infeção pelo coronavírus, segundo o balanço mais recente da agência France-Presse.

Em Portugal, desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram 17.173 pessoas e foram registados 912.406 casos de infeção, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino UnidoÍndiaÁfrica do SulBrasil e Peru.

Lusa

Mais nove mortos e 2650 novos casos de Covid-19 em Portugal. Internamentos continuam a subir

Nas últimas 24 horas, 3490 pessoas foram dadas como recuperadas.

Portugal regista esta terça-feira mais nove mortes e 2650 novos casos de infeção por Covid-19 do que os registados no boletim epidemiológico de segunda-feira.

Desde que a epidemia foi detetada em Portugal, já foram registados 17 173 óbitos devido à doença e 912 406 contágios com o coronavírus.

Segundo o boletim epidemiológico da DGS, a maioria das novas infeções foi registada na região de Lisboa e Vale do Tejo, com 1141, e o país regista esta terça-feira um total de 45 199 casos ativos.

Os mesmos dados indicam ainda que estão agora mais 13 pessoas internadas em enfermaria, num total de 742, e menos dois doentes em unidades de cuidados intensivos, que acolhem 161 pessoas.

As nove mortes registadas nas últimas 24 horas ocorreram sobretudo na região de Lisboa e Vale do Tejo, com seis, e as regiões do Alentejo, com dois óbitos, e o Norte, com um óbito, elevando o número de óbitos atribuídos à pandemia para um total de 17 173, dos quais 9020 relativos a homens e 8153 a mulheres.

De acordo com a autoridade de saúde, recuperaram da infeção nas últimas 24 horas mais 3490 pessoas, o que aumenta para 850 034 o número de recuperados desde o início da pandemia.

TSF

Celorico da Beira | "Dona Lopa e o Segredo Revelado".


No âmbito da 5ª edição do ciclo de eventos “12 em Rede- Aldeias em Festa” 2021, a Aldeia Histórica de Linhares da Beira recebe no próximo dia 31 de julho, o evento “Dona Lopa e o Segredo Revelado”, promovido pela Associação das Aldeias Históricas de Portugal, em parceria com a Câmara de Celorico da Beira e a Junta de Freguesia de Linhares da Beira.


Música, Mostra de Produtos Endógenos, Gastronomia e uma Visita Orientada Interativa, vão animar Linhares da Beira, numa iniciativa que tem o propósito de enfatizar, celebrar e divulgar a riqueza do património, os sabores únicos da sua gastronomia, a cultura e as tradições desta Aldeia Histórica de Portugal e Catedral do Parapente.

Um dia de grande festa, com momentos inesquecíveis, é o que a programação deste ano promete, a saber:

Das 16H30 às 18H30, espaço para a Mostra de Produtos Endógenos, a decorrer nos comércios, associações e comunidade local aderentes; Depois dos produtos locais despertarem os sentidos e aguçarem o apetite, chega o momento do Chef Rui Cerveira se inspirar e selecionar alguns dos produtos locais expostos para confecionar, com a sua arte mestria, a ementa que será degustada por cerca de 50 participantes e apresentada em livecooking, a partir do Hotel Rural do Inatel. Às 19H30, no largo do castelo, terá lugar uma visita orientada interativa, em que a lenda da Dona Lopa servirá de mote para os visitantes, munidos de um telemóvel, partirem à descoberta de lugares e personagens emblemáticos desta linda Aldeia Histórica de Portugal; E, como não há festa sem música, o evento encerra com chave de ouro, um momento apoteótico de sonoridades, luzes, cores e movimentos: o Concerto Moulinex, às 21H30, no castelo de Linhares da Beira.

Por força da situação epidemiológica que ainda estamos a atravessar, o evento vai desenrolar-se num registo digital e presencial, sujeito aos limites de distanciamento e lotação, impostos pela DGS.

A 5ª edição do ciclo de eventos “12 em Rede- Aldeias em Festa” 2021, promovido pela Associação das Aldeias Históricas de Portugal com vista à dinamização das 12 AHP, arrancou no dia 5 de junho em Trancoso e encerra a 6 de novembro, em Monsanto.

Rios Ibéricos 2021


Tâmega e Sousa promove o Triatlo e o Duatlo
Nos dias 24 e 25 de Julho a Região do Tâmega e Sousa proporciona um fim de semana focado no desporto, com várias provas de Duatlo e Triatlo, em mais uma edição do Rios Ibéricos.
É no belo cenário das marinas de Entre-os-Rios, Sardoura e Torrão, na confluência dos Rios Douro e Tâmega, que irá decorrer este evento desportivo, que contará com a presença dos melhores triatletas nacionais e dos atletas amadores que desejem experimentar e competir.
Os amantes do Triatlo sabem da importância desta prova para a modalidade, pois será definido nos Rios Ibéricos o clube campeão nacional de Triatlo 2021. Para além disso o Rios Ibéricos é também prova do campeonato nacional de Juvenis e prova dos Campeonatos Norte e Centro Norte da Federação Portuguesa de Triatlo.
Integrado no Rios Ibéricos irá decorrer o Duatlo Jovem, para as crianças nascidas entre 2006 e 2015, que será para grande parte dos pequenos atletas o primeiro contacto com o Duatlo, que consiste numa prova com os segmentos de corrida e ciclismo. A prova de Duatlo Jovem tem como foco da organização o incentivo à prática do desporto como um hábito saudável, bem como à promoção da modalidade junto dos mais pequenos.
Haverá ainda provas de Duatlo e Triatlo de promoção com distâncias sprint, abertas aos atletas não federados, em que todos são convidados a experimentar e progredir na modalidade. Aqueles que queiram podem também participar por estafetas, permitindo que qualquer possa participar somente na variante em que melhor se adapta.
O evento Rios Ibéricos 2021 conta uma vez mais com a cobertura televisiva dos principais meios de comunicação desportivos nacionais e é uma organização dos Gabinetes de Desporto, Social, Turismo, Cultura e Juventude do Centro Sol Nascente de Castelo de Paiva, em parceria com a Casa do Povo de Vila Boa do Bispo de Marco de Canaveses, Sebolido Activo - Associação para o Desenvolvimento Social, Cultural e Recreativo de Penafiel, Câmaras Municipais da região sul pertencentes à CIMTS - Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, Juntas de freguesia envolventes, Associações locais dos diversos municípios e o IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude com o apoio técnico da Federação de Triatlo de Portugal e sua Delegação Norte. O Rios Ibéricos 2021 está inserido nos Jogos Desportivos e Culturais de Castelo de Paiva, bem como nos programas desportivos dos municípios de Penafiel, Marco de Canaveses e Cinfães.
Todas as informações técnicas e inscrições estão disponíveis nas redes sociais do Rios Ibéricos e através dos contactos oficiais da delegação Norte e delegação Nacional da Federação Portuguesa de Triatlo.

Redes Sociais:

Deixamos link das transmissão televisivas das edições anteriores:
2019 - RTP Desporto 2 - Rios Ibéricos
2018 - RTP Desporto 2 - Rios Ibéricos
2017 - RTP Desporto 2 - Rios Ibéricos

Aveiro | Show de ciência "Química por Tabela 2.0" mostra como a química é divertida

 Na tarde do próximo domingo, 18 de julho, às 15h00, a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro convida miúdos e graúdos a assistirem ao show de ciência “Química por Tabela 2.0” e a surpreenderem-se com a Química que nos rodeia. O espetáculo destina-se a maiores de 6 anos e as inscrições estão abertas.


“Química por Tabela 2.0” é um show de ciência que procura fazer a ligação constante com a química que nos rodeia no quotidiano e onde as reações químicas são protagonistas. Consiste numa sequência de transformações químicas curiosas e surpreendentes, onde são explorados conceitos de ácido-base, oxidação-redução, precipitação, combustão, complexação, quimioluminescência, entre outros. As alterações de cor e de estado físico proporcionam efeitos visuais apelativos estimulando a participação do público.

 


Este show de ciência foi desenvolvido por Paulo Claro e Brian Goodfellow, do Departamento de Química da Universidade de Aveiro, em colaboração com a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro. 


O bilhete de entrada é de 5€ por participante. As inscrições podem ser feitas através do email fabrica.cienciaviva@ua.pt.

Na União de freguesias de Alcantarilha e Pêra

 REPARAÇÃO DO RESERVATÓRIO DE VALE DE LOUSAS OBRIGA A CORTE DE ÁGUA ENTRE AS 22H00 DO DIA 14 DE JULHO E AS 08H00 DO DIA 15 DE JULHO

A Câmara Municipal de Silves (CMS) informa que, devido a trabalhos de reparação da conduta distribuidora no Reservatório de Vale de Lousas, o fornecimento de água será interrompido, entre as 22h00 do dia 14 de julho (quarta-feira), e as 08h00 do dia 15 de julho (quinta-feira), em Alcantarilha e Quintas do Rogel (União de freguesias de Alcantarilha e Pêra).

 

Mais se informa, que na freguesia de Armação de Pêra, ocorrerá a redução de pressão, durante este período de interrupção de fornecimento de água.

 

Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860.

 

Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a CMS agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.

Mais um fiasco na Cúpula do Clima

Convocados pelo presidente norte-americano Joe Biden, 40 chefes de Estado e de Governo tiveram uma reunião virtual nos dias 22 e 23 de abril deste ano, na qual prometeram aquilo que é impossível ao homem: conter as mudanças climáticas.

Um membro da delegação espanhola, que não declinou seu nome, disse que país algum tem qualquer plano, e apenas três anunciaram novas reduções de emissões de gases estufa.

A China, proclamada a nº 1 na luta para “salvar o clima”, sequer revelou ter feito alguma coisa nesse sentido.

ABIM

A Cúpula do Clima foi um fracasso para o novo presidente americano e sua agitação contra as mudanças climáticas. Mas o ditatorialismo ecologista insiste em propostas utópicas e sempre mais estatizantes.

No âmbito da celebração do centenário do geneticista Filho de professor António Lima-de-Faria visitou Cantanhede

 Martin Lima-de-Faria, filho de António Lima-de-Faria, geneticista natural de Cantanhede e radicado na Suécia desde a década de 1950, esteve hoje, 12 de julho, nos Paços do Concelho de Cantanhede, onde foi recebido pelo vice-presidente da Câmara Municipal, Pedro Cardoso, juntamente com o ex-presidente da autarquia Rui Crisóstomo.

Na ocasião, em representação de Helena Teodósio, o vice-presidente “manifestou-se honrado por receber o filho de tão importante individualidade cantanhedense que infelizmente, devido às restrições impostas no âmbito do combate à pandemia de covid-19, se viu impedido de se deslocar a Cantanhede no passado dia 4 de julho para assistir às do centenário do seu nascimento organizadas pelo Município. Felizmente o streaming permitiu ultrapassar essa limitação e o Professor Lima-de-Faria pôde assistir à homenagem que contou com a colaboração empenhada de muita gente e que, estou certo, correspondeu às suas expetativas, como de resto transpareceu na sua intervenção final”, afirmou o autarca. 

Por seu lado, Martin Lima-de-Faria congratulou-se com “o grande reconhecimento que a Câmara Municipal tem demonstrado para com o percurso académico e científico do meu pai e também pelo acolhimento que, em seu nome, tem dado a ações em prol da ciência e do acesso ao conhecimento pelos mais novos, nomeadamente com o prémio que distingue o melhor aluno do ensino secundário e as bolsas de inovação científica”, tendo-se manifestado muito “agradecido pela forma inexcedível como o executivo camarário celebrou o centenário do seu nascimento. Foi um acontecimento muito especial para o meu pai e para toda a família”, concluiu.

No encontro, Pedro Cardoso entregou a Martin Lima-de-Faria algumas lembranças, entre as quais o DVD com o documentário apresentado pelo Município de Cantanhede no âmbito das comemorações do centenário do nascimento do Professor Doutor António Lima-de-Faria e alguns exemplares do livro com textos de alunos do agrupamento de escolas de que é patrono a partir de motes que o próprio enunciou. “A verdade e a beleza não se podem separar”, assim se intitula o livro, contém ainda textos de professores e amigos próximos do cientista.

Recorde-se que Martin Lima-de-Faria criou recentemente a empresa Sustentartillery Portugal, Lda. Sedeada na incubadora Instituto Pedro Nunes, em Coimbra, atua na área da produção de trabalhos na área da arte, inovação e sustentabilidades.

Sobre António Lima-de-Faria

António José Cortesão Lima de Faria nasceu em Cantanhede a 4 de julho de 1921 e doutorou-se em genética pela Universidade de Lund (Suécia), onde, desde o início da década de cinquenta do século passado, se destacou como proeminente cientista e docente.

Com uma carreira reconhecida a nível mundial pelo seu contributo para o avanço da ciência, particularmente no campo da citogenética molecular, do seu currículo académico e científico salienta-se a vasta atividade em algumas das mais prestigiadas universidades e institutos da sua área de investigação, nomeadamente nos Estados Unidos e Grã-Bretanha, bem como o seu trabalho como membro e consultor de influentes organismos e comités internacionais no domínio da pesquisa científica.