terça-feira, 12 de março de 2024

CIM Viseu Dão Lafões celebra 17 anos


Durante quase duas décadas, a CIM contribuiu de forma decisiva para o desenvolvimento de toda a região. Os próximos anos vão ser marcados por investimentos territoriais integrados.
A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões celebra hoje, dia 12 de março, os seus 17 anos de existência, pautados por uma dedicação contínua ao desenvolvimento sustentável do território. Fernando Ruas, Presidente da CIM, destaca as realizações significativas que foram alcançadas ao longo deste período.

“A CIM Viseu Dão Lafões tem vindo a desempenhar um papel de relevo em diversas áreas ao longo de quase duas décadas de atividade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e para a crescente atratividade e competitividade do nosso território. Estes 17 anos representam uma jornada de superação de desafios e de concretização de objetivos. Estamos comprometidos em enfrentar os desafios que se avizinham, pelo que a CIM continuará a trabalhar de mãos dadas com os seus municípios, com o objetivo de construir um futuro vibrante e pleno de oportunidades para todos”, sublinha Fernando Ruas.

Em jeito de balanço, Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM, recorda alguns setores em que o trabalho da CIM tem obtido resultados palpáveis.

“Na área da Proteção Civil e da defesa da floresta, em estreita colaboração com os 14 municípios e com os agentes do território, a CIM fortaleceu os mecanismos de resposta e prevenção em situações de emergência, promovendo a segurança dos residentes, nomeadamente em matéria de vigilância florestal para prevenir os incêndios rurais. Também a participação nos projetos europeus Life Landscape Fire e Life Nieblas transformam a CIM numa referência ao nível da proteção ambiental e da resiliência da floresta. É incontestável que lideramos ou colaboramos em projetos e inciativas que estão a transformar a região e estamos a fazê-lo com o território e com os atores locais e regionais”, refere Nuno Martinho.

“Na Educação, na qualificação e nas competências a CIM tem desenvolvido diversos projetos que visam a promoção do ensino de qualidade, reforçando não só a formação e capacitação dos jovens no território, ao mesmo tempo que promove literacias, sejam elas financeiras, ambiental, alimentar ou dedicadas à saúde, que os preparam para serem cidadãos mais capazes de enfrentar o que o futuro lhes reserva. A preocupação em levar projetos inovadores às escolas tem sido uma constante. Noutra vertente, a CIM empenhou-se, ainda, na otimização da rede de transportes, facilitando a mobilidade inteligente e a conectividade entre os municípios, contribuindo para uma maior coesão territorial. O serviço de transporte a pedido IR e VIR, por exemplo, tem alcançado resultados notáveis e mudou a vida das pessoas”, reforça o Secretário Executivo.
Contudo, há mais áreas que merecem realce. “A CIM é uma promotora, cada vez mais ativa, da atratividade e notoriedade do território, destacando-se pela criação de produtos turísticos integrados, com especial ênfase no turismo de natureza, nas Ecopistas do Dão e Vouga, reconhecidas a nível internacional no domínio do walking e do cycling. Também a promoção da Gastronomia e do Vinho do Dão tem sido uma aposta permanente da atuação da CIM, assim como a dinamização e fruição cultural em rede. Na transição digital, a CIM tem impulsionado novos processos, melhorando a eficiência e a qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos e empresas instaladas ou que querem investir no território”, lembra ainda Nuno Martinho.

Investimentos Territoriais Integrados a pensar no futuro

Comprometida em projetar o futuro, ao abrigo do Portugal 2030, a CIM Viseu Dão Lafões está focada em desenvolver investimentos territoriais integrados, em colaboração com os 14 municípios e outros parceiros do território, sinalizando um compromisso com o crescimento sustentável e a qualidade de vida dos habitantes.

Entre os eixos de intervenção considerados prioritários para os próximos investimentos, destacam-se a Sustentabilidade Demográfica e a Coesão Social, a Educação e as Competências, a Inovação, Competitividade e Qualificação, o Ambiente, a Transição Energética e a Economia Circular, a Transição Digital e a Inteligência Territorial e, também, as Alterações Climáticas, a Prevenção de Riscos e a Proteção Civil, assim como a Cultura, os Recursos, o Turismo e a Atratividade do Território.

*Miguel Fernandes
Gabinete de Comunicação CIM Viseu Dão Lafões

Cantanhede | No âmbito da iniciativa Ao sábado… há conto! Biblioteca Municipal promove encontro com escritora infantojuvenil Lurdes Breda

 
A Biblioteca Municipal de Cantanhede realizou no passado sábado, dia 9 de março, mais uma sessão da iniciativa Ao sábado… há conto! Destinada particularmente a pais e filhos, a ação contou com a presença de 30 crianças, que se fizeram acompanhar pelos seus progenitores.
A autora convidada para a atividade foi Lurdes Breda, escritora infantojuvenil que conta com uma vasta obra dedicada aos mais jovens. Num ambiente divertido e descontraído, para pais e filhos, a escritora contou algumas dos contos, com a participação de várias crianças, refletindo sobre as temáticas do afeto e do respeito ambiental.
No final da sessão os participantes tiveram oportunidade de adquirir livros da Lurdes Breda, com dedicatórias e devidamente autografados pela escritora.
Presente na sessão esteve Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal, que felicitou, uma vez mais, a escritora Lurdes Breda “pela qualidade literária do seu trabalho, para além do valoroso exemplo de perseverança e profissionalismo com que pauta a sua vida.” Na sua intervenção, o responsável pelo pelouro da Cultura aproveitou a ocasião para incentivar os presentes a utilizarem “a Biblioteca Municipal, um equipamento único de divulgação cultural e um importante espaço de partilha de conhecimento e sabres, ao serviço da comunidade e oferece muitas atividades aos seus utilizadores.”
A iniciativa Ao sábado… há conto! é um projeto desenvolvido pela Biblioteca Municipal de Cantanhede, desde janeiro de 2023, que promove aos sábados, em horários que permitam aos pais acompanharem os filhos, sessões de leitura e atividade lúdicas e pedagógicas em torno dos livros.
As sessões realizam-se quinzenalmente e os grupos participantes não deverão exceder as dez crianças. As inscrições podem fazer-se na Biblioteca Municipal pelo telefone 231 410 870 ou pelo email biblioteca@cm-cantanhede.pt

Sobre Lurdes Breda
Lurdes Breda nasceu em 1970, no concelho de Montemor-o-Velho. Frequentou o curso de Línguas e Literaturas Modernas – Variante Estudos Portugueses da Universidade Aberta. É autora de trinta e duas obras e coautora de outras doze, editadas em Portugal, no Brasil e em Moçambique. Embora possua livros para diferentes públicos, é conhecida, sobretudo, como escritora de livros para crianças e jovens. Alguns dos seus livros estão indicados no Plano Nacional de Leitura.
Premiada em vários certames literários nacionais e internacionais Lurdes Breda; em 2005, foi distinguida com o Prémio “Mulheres de Valor” e, em 2014, recebeu a Medalha de Mérito Municipal Cultural. Em 2021, e inserido no contexto das comemorações do Dia Internacional das Mulheres, foi uma das mulheres distinguidas no projeto “As Mulheres na Cultura e na Salvaguarda do Património Imaterial da Região Centro”, desenvolvido pela Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC).


Silves | TROÇO DA ESTRADA MUNICIPAL 1153, NA PEDREIRA, SOFRE CORTE DE TRÂNSITO NA MANHÃ DO DIA 13 DE MARÇO

O Município de Silves informa que um troço da Estrada Municipal 1153 (próximo do café Retiro dos Pescadores), na Pedreira, estará encerrado à circulação rodoviária na manhã do dia 13 de março (4.ª feira), entre as 8h00 e as 12h00, na sequência de betonagem de fundações em obra particular.
 
A autarquia pede a atenção dos automobilistas e residentes para esta situação e agradece a compreensão e colaboração de todos.
 

Géraldine Pillot apresenta exposição de escultura e fotografia em Monsaraz

 A pintora, fotógrafa e ceramista francesa Géraldine Pillot vai apresentar a exposição “Encontro” na vila medieval de Monsaraz. A mostra de escultura e fotografia vai estar patente de 16 de março a 28 de abril na Igreja de Santiago e pode ser apreciada diariamente das 9h30 às 13h e entre as 14h e as 17h.
Esta exposição surgiu quando Géraldine Pillot visitou Monsaraz. A artista afirma que “Monsaraz soube conquistar o meu coração, como um homem conquista uma mulher, envolvendo-a no seu encanto, no calor reconfortante dos seus braços. Desta inspiração nasceu a vontade de expor diversas obras de cerâmica, pintura e fotografia, bem como de produzir um livro com fotografias inéditas de Monsaraz, pequenos detalhes que fazem deste local um local tão grandioso e mágico”.
As esculturas e fotografias de Géraldine Pillot são inspiradas num “encontro com o calor do Alentejo, a brancura das ruas desta pequena vila no cimo de uma colina, que conservou a sua alma, como se permanecesse fora do tempo. Uma imagem da brancura, do azul claro do céu, da força dos contrastes, das linhas puras, suaves e nítidas. A cada esquina, novas perspetivas se abrem para nós. De repente, as luzes mutáveis de uma noite de verão envolvem-nos em suavidade. Aqui, o tempo parece ter parado. Sensações inesquecíveis que os meus olhos captaram”.
A artista francesa explica que há um “encontro entre a força da matéria-prima e a delicadeza da natureza. Encontro entre o barro esculpido pela força da casca de rolhas centenárias, tão poderosa e tão intensa. A matéria-prima é moldada, transportada, impregnada com a seiva da vida para criar peças únicas. Esculturas orgânicas, um encontro entre a suavidade do toque, a delicadeza das linhas, peças delicadas como um equilíbrio sensível entre poder e delicadeza. As formas sensuais, aéreas e envolventes formam uma decoração maternal para as esculturas. Jogando entre a força do arenito e a delicadeza da porcelana, as esculturas nascem desta intensidade”.
Géraldine Pillot vive em Portugal há alguns anos e o seu trabalho é inspirado na constante interação entre tensão e equilíbrio, força e delicadeza. A sua abordagem artística, através de diferentes meios, permite-lhe expressar a sua intenção de forma mais plena, para valorizar o espaço de um local. A artista refere que “cria-se um diálogo entre o lugar, a sua história e as obras para sensibilizar o olhar do espectador. O espaço volta à vida numa escala totalmente nova”.
Nos últimos anos, Géraldine Pillot tem apresentado as suas obras em exposições coletivas e individuais em Miami, Nova Iorque, Paris, Lyon, Lisboa e Genebra. Em 2021 fundou o seu próprio estúdio para desenvolver oficinas com uma abordagem multiartística, baseada na sensibilidade do toque e do olhar.
 
*Carlos Manuel Barão / Comunicação e Imagem

Proença-a-Nova | Frações D, F e H do Mercado Municipal em hasta pública


Até ao próximo dia 5 de abril de 2024 está aberto o procedimento de Hasta Pública para o arrendamento das frações D, F e H do Mercado Municipal. Os valores base de licitação da prestação mensal variam entre € 72,10 e € 121,70, consoante a fração, devendo as propostas apresentar um valor superior.

As propostas podem ser entregues pessoalmente até às 17h00 do dia 5 de abril de 2024 na Unidade Jurídica, no Edifício Paços do Concelho, ou remetidas pelo correio, sob registo com aviso de receção, para Av. do Colégio, 6150-401 Proença-a-Nova.

O ato público acontecerá a 8 de abril, pelas 09h30, na sala de sessões da Câmara Municipal e decorrerá perante a Comissão de hasta pública designada para o efeito.

As frações em causa destinam-se às atividades de comércio e serviços e as áreas variam entre os 10,55 m2 e os 35,35 m2.

As frações objeto deste procedimento podem ser visitadas por qualquer interessado durante o prazo de apresentação das propostas, das 10h00 às 11h30 e das 14h00 às 16h00, desde que tal seja requerido com antecedência de, pelo menos, dois dias úteis, relativamente à data pretendida.

Todos os elementos relativos ao procedimento estão disponíveis no site do Município ou na Câmara Municipal, podendo ser examinado, nos dias úteis durante as horas de expediente (das 09h00 às 12h30 e das 13h30 às 17h00), na Unidade Jurídica, até à data e hora limite da entrega das propostas.

Qualquer esclarecimento deve ser solicitado pelos interessados até às 12h00 do dia 1 de abril de 2024, sendo prestados até às 17h00 do dia 3 de abril de 2024.


*Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Eventos

Marinha Grande | HÁ EMPRESAS EXPORTADORAS NA MARINHA GRANDE ONDE SE FAZ TURISMO… INDUSTRIAL


A Marinha Grande vai acolher a terceira edição da iniciativa nacional “À Descoberta do Turismo Industrial”, de 16 a 30 de março de 2024, que proporciona experiências associados à indústria viva e ao património industrial, organizada pelo Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa do Turismo Industrial, do qual o Município faz parte.
Nesse âmbito, quatro das empresas da Marinha Grande dos setores de vidros, moldes e plásticos, que integram o Turismo Industrial, vão estar de portas abertas, para que os visitantes conheçam os seus processos de fabrico e descubram que, muitos dos objetos que usam no seu dia-a-dia ou as componentes dos seus automóveis são “made in Marinha Grande”.

Inscreva-se gratuitamente e não perca esta oportunidade!
18 de março . 14h30 . Grupo Moldoeste
CONHECER A INDÚSTRIA DE MOLDES E PLÁSTICOS
VISITAS GUIADAS AO GRUPO MOLDOESTE
A Moldoeste integra um grupo empresarial especializado no desenvolvimento, design e produção de moldes de injeção e peças plásticas de alta precisão.
O turista tem a oportunidade de conhecer uma unidade de produção de moldes para injeção de termoplásticos de engenharia e de produção de componentes em termoplástico. Irá ser detalhado todo o ciclo de produção, desde a negociação de um projeto até à produção do produto final, a peça plástica, e sua exportação.
Local: Grupo Moldoeste | Rua da Oliveira, nº 11, 2405-018 Campo, Maceira | GPS: 39.72051, -8.92904
Contactos: ana.vieira@grupomoldoeste.com | 917 244 847
Limitado a um grupo máximo de 30 px
Inscrição prévia obrigatória (até dia 18/03): ana.vieira@grupomoldoeste.com) | 917 244 847
Preço: gratuito
Acessibilidades e Estacionamento: não é uma atividade acessível a pessoas com necessidades específicas
19 e 26 de março . 10h00 . CRISAL
VISITAS GUIADAS À EMPRESA CRISAL
“Da Matéria à Forma”, a Crisal a escrever a história do vidro há mais de sete décadas
Com mais de 70 anos de uma história única na Indústria Vidreira, a Crisal oferece produtos icónicos de alta qualidade, elegantes e resistentes. A fábrica possui dois fornos com capacidade máxima total de fusão de 140 toneladas por dia, os quais alimentam 7 linhas de produção, que operam em três técnicas diferentes: soprado, pensado e caliçaria. O portefólio de produto inclui uma vasta gama de artigos desde copos, cálices, canecas, taças, vasos, entre outros.
A visita percorre todo o fascinante processo de produção de vidro automático desde a “Matéria até à Forma”, ou seja, desde a ensilagem da matéria-prima que é fundida a cerca de 1550 ͦC nos dois Fornos da Crisal, passando pela moldação da peça, onde a gota incandescente passa por mecanismos de sopro ou de prensas surgindo na forma de copos, cálices, taças, canecas, entre outros. De seguida, passa pela área de recozimento e posterior escolha criteriosa de cada um dos artigos, que serão depois enviados ao cliente e comercializados na Loja da Crisal, onde termina a visita.
Local: Crisal | Zona Industrial do Casal da Lebre Rua de Portugal, lote 1 | 2430-028 Marinha Grande | GPS: 39.72349, -8.92903
Contactos: rh.crisal@lcglass.com | 244 545 800 
Visita limitada a maiores de 12 anos
Inscrição prévia obrigatória (até dia 17/03): rh.crisal@lcglass.com 
Preço: gratuito
Acessibilidades e Estacionamento: visita não acessível a pessoas com mobilidade reduzida
Parque de estacionamento da empresa Crisal, limitado aos lugares existentes.

20 e 26 de março . 14h30 . PLIMAT-PLÁSTICOS INDUSTRIAIS MATOS, SA.
VISITAS GUIADAS À EMPRESA PLIMAT, S.A.
A PLIMAT foi fundada em 1978 e iniciou a sua atividade em 1980, após cerca de três anos de atividade preparatória. A PLIMAT é uma empresa altamente especializada em acessórios para canalizações, sendo a sua preocupação principal a produção de peças de superior qualidade.
Nesta visita o turista terá a oportunidade de conhecer todo o processo produtivo, de acessórios para canalização, incluindo fabrico do composto de PVC rígido para injeção, preparação de outros materiais plásticos, incluindo o processo de reciclagem e triagem bem como controle de qualidade em produção, em laboratório, armazenagem e expedição para cliente.
Inscrição prévia obrigatória (até dia 18/03): plimat@plimat.com 
Local: Plimat, S.A. | Zona Industrial de Casal da Lebre, Rua da Alemanha lote 35 | 2430-028 Marinha Grande | GPS: 39.7177953, -8.92795
Contactos: plimat@plimat.com | 244 572323
Preço: gratuito
Acessibilidades e Estacionamento: estacionamento para veículos ligeiros e estacionamento reservado para pessoas com mobilidade reduzida. Visita não acessível para pessoas com necessidades específicas.

25 e 27 de março . 14h30 . PLANIMOLDE, S.A.
VISITAS GUIADAS À EMPRESA PLANIMOLDE, S.A.
A Planimolde foi fundada em 1978 e dedica-se ao fabrico, produção e comercialização de moldes e à produção de peças plásticas.
Na visita à fábrica, o turista tem a oportunidade de conhecer a indústria, e ver in loco o processo produtivo, como o fabrico de moldes, e a execução da peça final. O mais provável é que o automóvel onde anda, o brinquedo que o seu filho tem…seja nosso… seja made in Planimolde.
Inscrição prévia obrigatória (até dia 13/03): rh@planimolde.pt
Local: Planimolde, S.A. | Rua do Lamarão da Embra, Pedrulheira | 2430-109 Marinha Grande | 
GPS: 39.7403675, -8.91161.
Contactos: rh@planimolde.pt | 963718050.
Preço: gratuito.
Acessibilidades e Estacionamento: estacionamento para veículos ligeiros e estacionamento reservado para pessoas com mobilidade reduzida. Boa acessibilidade para pessoas com necessidades específicas.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Évora celebra 50 anos do 25 de Abril com intensa programação ao longo de 2024


Sérgio Godinho atua na Praça de Giraldo na noite de 24 de abril
A Câmara de Évora e um grande número de associações culturais e outras entidades da sociedade civil estão a ultimar um vasto programa para assinalar os 50 anos do 25 de Abril. Música, exposições, cinema, teatro, dança e outras manifestações artísticas vão marcar, ao longo deste ano, as comemorações de meio século da Revolução dos Cravos. O concerto de Sérgio Godinho, na noite de 24 de abril, é um dos pontos altos da programação.
24 de abril, é um dos pontos altos da programação.
O programa comemorativo iniciou-se logo no início do ano com o Cante de Janeiras e, mais recentemente, o concerto de Vitorino, no Teatro García de Resende, e o desfile de Carnaval. A programação completa estará disponível, em breve, nos canais de divulgação do município, mas, para já, anuncia-se o concerto de Sérgio Godinho e Os Assessores como um dos momentos marcantes destas celebrações. Para além de ser um nome grande da música portuguesa, Sérgio Godinho é, reconhecidamente, um cantautor umbilicalmente ligado à Revolução. O espetáculo está agendado para a noite de 24 de abril, na Praça de Giraldo, com música e poesia que
marcam a essência da luta pela liberdade e justiça social. Antes, pelas 22h00, a Praça recebe uma atuação das Vozes de Abril.
Após o concerto de Sérgio Godinho, pela meia-noite, canta-se a Grândola Vila Morena, de Zeca Afonso, com a participação dos Cantares de Évora, culminando com o sempre aguardado espetáculo pirotécnico. As celebrações prosseguem na SOIR – Sociedade Joaquim António de Aguiar (Páteo do Salema), às 00h30, com concerto e participação dos Cantares de Évora, culminando com o sempre aguardado espetáculo pirotécnico. As celebrações prosseguem na SOIR – Sociedade Joaquim António de Aguiar (Páteo do Salema), às 00h30, com concerto e DJ set. 
A manhã de dia 25, como habitualmente, está reservada para atividades desportivas com demonstrações e prática de várias modalidades. 
Antes, no dia 23 de abril, às 21h30, a Praça de Giraldo acolhe os festejos comemorativos do 175.º aniversário da SHE – Sociedade Harmonia Eborense, com sede na mesma praça, com um concerto de Seiva, uma banda com música de identidade portuguesa. 
Este ano, as principais iniciativas promovidas pelo Município refletem a temática do 25 de Abril. Assim, entre os dias 12 e 21 de abril, realiza-se, no Largo Conde de Vila Flor, junto ao Templo Romano, mais uma edição da Feira do Livro de Évora, naquela que se espera uma grande festa de promoção dos livros e da leitura. Já as Vozes de Abril regressam, com miniconcertos perto de si, entre os dias 20 e 27 de abril. 
O calendário completo de eventos está em constante atualização e pode ser consultado em www.cm-evora.pt .

Sugestões para as férias da Páscoa e feriados


Olá Litoral,

Bom dia. Escrevo de São Tomé e Príncipe para dizer que o filme Central Alentejo ganhou mais um prémio no Brasil, desta feita no pequeno festival Arraial Cine Fest, em Arraial d'Ajuda. Estou muito feliz, até porque vim a São Tomé precisamente para fazer um vídeo para a ONG Leigos para o Desenvolvimento, pelo que esse prémio é mais um alento para estes dias de filmagens.

A propósito de festivais, aproveito a mensagem para chamar a atenção para o ABVP Travel Fest 2024, um evento super inspirador que vai decorrer em Guimarães nos dias 11 e 12 de maio. No ano passado foi assim e, para quem está em Portugal por esses dias e gosta de viagens, a edição deste ano vai ser igualmente imperdível!

Antes disso, será tempo de férias da Páscoa, e ainda há dois feriados a 25 de abril e 1 de maio (com cinco dias de férias fica com 11 para viajar). A esse respeito, deixo aqui uma dezena de sugestões de destinos para uns dias de descanso com o mar por perto:

Nos próximos dias começarei a partilhar no Alma de Viajante todas as informações sobre esta viagem a São Tomé e Príncipe (spoiler alerta ilha do Príncipe é dos lugares mais extraordinários onde já estive!).

A terminar, deixo o habitual pedido para que utilize estes links no planeamento das suas viagens. Para si é igual, mas para mim é uma grande ajuda (permite manter o blogue sem publicidade). Muito obrigado.

Grande abraço e boas viagens!

Filipe Morato Gomes

MUNICÍPIO DE SILVES ABRE PROCEDIMENTOS CONCURSAIS

 O Município de Silves informa que foi publicado na II Série, nº 48 (parte H), de 07 março de 2024, o aviso (extrato) referente à abertura de Procedimentos Concursais, com vista ao preenchimento dos seguintes postos de trabalho previstos e não ocupados no mapa de pessoal no mapa de pessoal, nomeadamente:
» Gabinete de Informação e Relações Públicas (GIRP):

.1 posto de trabalho na carreira/categoria de Técnico Superior (áreas de Comunicação Social, Ciências da Comunicação, Relações Públicas, Design, Comunicação Empresarial, Jornalismo)
Divisão de Ordenamento e Gestão Urbanística:
.1 posto de trabalho na carreira/categoria de Assistente Técnico (Desenhador)
Divisão de Serviços Urbanos e Ambiente:
.1 posto de trabalho na carreira/categoria de Encarregado Operacional, da carreira de Assistente Operacional;
O presente procedimento concursal é restrito a trabalhadores detentores de prévio vínculo emprego público.
Os eventuais interessados nos procedimentos concursais podem entregar as respetivas candidaturas até ao dia 21 de março de 2024, devendo formalizá-las obrigatoriamente, dentro do prazo estabelecido para o efeito, através da plataforma eletrónica disponível no seguinte endereço https://recrutamento.cm-silves.pt/processos-ativos (selecionar o procedimento concursal – clicar em Submeter Candidatura – Preencher o formulário com os dados solicitados e submeter).
Mais se informa que todas as comunicações e notificações referentes aos Procedimentos Concursais serão realizadas através do e-mail fornecido pelo candidato aquando da apresentação da candidatura.
Para mais informações, entre em contacto, através do email: concursos.drh@cm-silves.pt ou telefone:  282 440 819

 

CAMINHADA DÁ A CONHECER AS CHAMINÉS E A HISTÓRIA DA MARINHA GRANDE

 O Município da Marinha Grande organiza o passeio pedestre “Rota das Chaminés” no próximo domingo, 17 de março, das 09h00 às 12h00, com ponto de encontro marcado junto ao edifício do Arquivo Municipal.
Trata-se de uma iniciava que integra o vasto programa da Semana do Turismo Industrial, que decorre de 16 a 30 de março. A participação na caminhada é gratuita e não carece de inscrição prévia. 

Neste Percurso Pedestre, procura-se conciliar o prazer da caminhada com uma viagem no tempo, à era da revolução industrial na Marinha Grande, desde o estabelecimento da Real Fábrica de Vidros da Marinha Grande, em 1769, e a grande expansão da indústria no final do séc. XIX, até aos dias de hoje. 
Ao longo do percurso, os participantes irão conhecer as “chaminés” que assinalam a localização de “estruturas industriais” históricas, que desenharam a malha urbana da Marinha Grande e, hoje, ainda subsistem como “marcas do território industrial” da cidade.

Distância: 11,5 Km
Duração: 3 horas
Dificuldade: reduzido
Piso: urbano / alcatroado
Preço: gratuito
Local: ponto de partida: Arquivo da Marinha Grande | R. Bernardino José Gomes 8 | 2430-522 Marinha Grande | GPS: 39:44:56,968, -8:56:02,721
Estacionamento: estacionamento para viaturas ligeiras e autocarros no Parque da Cerca.
39.749735, -8.934647

Consulte o programa completo da Semana do Turismo Industrial acedendo ao link https://www.cm-mgrande.pt/pages/1324 

Gabinete de Comunicação e Imagem


Marinha Grande | CONHEÇA O MUSEU DO VIDRO GUIADO PELA FAMÍLIA STEPHENS E POR MARQUÊS DE POMBAL

 O Museu do Vidro, na Marinha Grande, realiza quatro visitas noturnas, no próximo sábado, 16 de março, às 20h00, 21h00, 22h00 e 23h00, tendo como guias Marquês de Pombal e os irmãos Guilherme e Philadelphia Stephens.
A iniciativa organizada pelo Município da Marinha Grande, integra-se no programa da Semana do Turismo Industrial. É de participação gratuita, limitada a 25 pessoas por grupo, sujeita a inscrição prévia através do email museu.vidro@cm-mgrande.pt, indicando o horário pretendido (20h00, 21h00, 22h00 e 23h00). 

As personagens - Marquês de Pombal e Guilherme e Philadelphia Stephens, interpretadas por atores do “Teatro do Botão”, darão as boas-vindas ao público no foyer, cumprimentando e acolhendo-o no palácio e interagindo entre si.

Marquês de Pombal e Guilherme Stephens apresentarão de forma sucinta a história do vidro em Portugal. De seguida, os três guiarão o público pelas escadas, para mais uma cena na Varanda dos Músicos. As personagens farão uma breve explicação das salas e do conteúdo dos 2 pisos visitáveis do Museu, incentivando o visitante à descoberta de curiosidades de forma autónoma sobre a exposição de longa duração.

Ficha técnica
Dramaturgia: Susana Rodrigues
Encenação: Cristóvão Carvalheiro
Interpretação: Cristóvão Carvalheiro, Maria Botas, Nuno Geraldo
Cenografia: Teatro do Botão
Atividade integrada na Semana do Turismo Industrial 2024.

Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | MUNICÍPIO VAI REFORMULAR ESPAÇOS DE JOGO E RECREIO EM ESCOLAS DE ALBERGARIA E AMIEIRINHA

 A Câmara Municipal da Marinha Grande aprovou a abertura do procedimento para a construção dos espaços de jogo e recreio na Escola Básica de Albergaria e no Jardim de Infância da Amieirinha, para os quais se prevê um investimento total superior a 100 mil euros.
Será instalado um equipamento multifunções, adequado às faixa etárias dos respetivos estabelecimentos de ensino, e executados pavimentos em piso sintético, como superfície de impacto.
Na Escola de Albergaria, será alargada a área a pavimentar para se proceder à marcação de jogos – caracol, macaca e malmequer alfabeto. No JI da Amieirinha, o pavimento terá marcados uma macaca e o malmequer alfabeto. Estes jogos permitem dinamizar o espaço, ampliar a área destinada à brincadeira e garantir um uso mais dinâmico, transversal e inclusivo de toda a área de intervenção.


Para cada um dos recintos escolares, o espaço foi desenhado de forma a funcionar como um todo, alternando e conjugando zonas de recreio ativo com zonas de recreio passivo, utilizando materiais adequados às funções definidas e salvaguardando as áreas envolventes.

Gabinete de Comunicação e Imagem

Silves | XXVI FEIRA DO FOLAR VOLTA A ANIMAR SÃO MARCOS DA SERRA


O Município de Silves volta a promover a Feira do Folar, que se realizará de 29 a 31 de março, em São Marcos da Serra.

Dedicada a celebrar o Folar nas suas mais diferentes formas e sabores, o evento reúne diversos produtores tradicionais, que fazem o folar e uma enorme variedade de produtos típicos, que vão desde os doces, aos licores e ao medronho, bem como uma série de outras produções locais.
Organizado pelo Município de Silves, o certame conta com o habitual apoio da Junta de Freguesia de São Marcos da Serra, da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo Terras do Arade, do Serrano Futebol Clube e da Sociedade de Recreio e Instrução de São Marcos da Serra.

São Marcos da Serra é uma freguesia do concelho de Silves, conhecida pelas suas características serranas e pelo fabrico do pão e do “Folar”, o “bolo” mais tradicional da Páscoa que complementa qualquer mesa com o seu perfume a canela e erva-doce, decorado com ovos inteiros e feito a partir de uma massa levedada com fermento de padeiro. O objetivo passa por promover o interior do concelho e a cultura popular, designadamente da Freguesia de S. Marcos da Serra, veiculando o saber fazer das gentes locais, as suas tradições, a gastronomia e o artesanato, envolvendo agentes e representantes da comunidade local.

Do programa fazem parte concertos, celebrações religiosas, grupos corais, ranchos folclóricos, bailes e muita animação de rua.

O Município de Silves convida todos a desfrutar das iguarias, da música e da alegria que a Feira do Folar de São Marcos da Serra tem para oferecer.

Conheça toda a programação em: https://www.cm-silves.pt

 

VISITA PELO INVESTIGADOR JORGE CUSTÓDIO DÁ A CONHECER COMO FOI A RESIDÊNCIA DA FAMÍLIA STEPHENS

 No âmbito da Semana do Turismo Industrial, a Câmara Municipal da Marinha Grande organiza uma visita interpretativa ao Palácio onde está instalado o Museu do Vidro, pelo investigador Jorge Custódio, que se realiza no próximo sábado, 16 de março, pelas 10h30, para dar a conhecer as curiosidades relacionadas com o edifício que foi a residência da família Stephens, no século XVIII.
A visita vai abordar a arquitetura, planta, construção, orientação, funções, pisos e decoração do imóvel, havendo, também, lugar à passagem pelo jardim, Casa da Ópera (Teatro Stephens). A participação é gratuita, sujeita a inscrição prévia através do e-mail museu.vidro@cm-mgrande.pt, indicando o nome e número de telemóvel.
A residência da família Stephens, na Marinha Grande, é o local onde, em 1998, foi criado o Museu do Vidro. O edifício foi construído no século XVIII para Guilherme & João Diogo Stephens, negociantes e empresários da fabricação de vidraça e vidros cristalinos.

Jorge Custódio nasceu em Santarém, em 1947. Doutorou-se pela Universidade de Évora, é investigador integrado do IHC (FCSH/UNL). Introduziu a Arqueologia Industrial em Portugal e especializou-se em Património Cultural e Industrial. No presente elabora os programas funcional e de valorização do Património Municipal da antiga Fábrica de Vidros da Marinha Grande com respetivo estudo histórico-arqueológico e patrimonial.
Duração da visita: 120 minutos
Limite de participantes: 25 pessoas.
Participação: gratuita, sujeita a inscrição prévia através do e-mail museu.vidro@cm-mgrande.pt , indicando nome e n.º de telemóvel.
Atividade integrada na Semana do Turismo Industrial 2024.

Gabinete de Comunicação e Imagem

UNIVERSIDADE DE COIMBRA | Descoberta nova espécie de orquídea de Madagáscar

 
João Farminhão, investigador do Centre for Functional Ecology (CFE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e do Jardim Botânico da UC (JBUC), liderou um estudo internacional, que revela uma nova espécie de orquídea de Madagáscar com um tubo de néctar que alcança os 33 centímetros (cm) de comprimento.
Nesta investigação, agora publicada na revista Current Biology, é descrita esta nova orquídea, denominada solenangis-gigante (Solenangis impraedicta). «Com as suas pequenas flores de 2 cm de comprimento, apresenta, proporcionalmente, o maior tubo floral existente entre as cerca de 370 mil espécies de plantas com flor, constituindo um novo paradigma de hiperespecialização ecológica, com grande valor para o ensino da evolução», explica João Farminhão.
O nome científico da solenangis-gigante, impraedicta (imprevista em latim), «é uma alusão à descoberta improvável de um novo caso de evolução independente de um esporão desmesurado e uma vénia à previsão de Darwin, que levou 130 anos a confirmar», revela o autor do estudo, contextualizando que esta previsão sobre a existência de borboletas com uma língua gigante, em Madagáscar, capazes de alcançar o néctar da orquídea angreco-cometa (Angraecum sesquipedale), com um tubo floral de mais de 30 cm de comprimento, é uma das mais famosas conjeturas da história da biologia, estando associada à génese do conceito de coevolução.
«A borboleta noturna Xanthopan praedicta é um dos únicos polinizadores possíveis. Além do angreco-cometa, até ao momento, só se conhecia mais duas espécies de orquídeas de Madagáscar com esporão de comprimento comparável. Desde 1965 que não se descobria uma espécie com uma adaptação tão extrema à polinização pelas borboletas de Darwin», afirma.

«Infelizmente, esta espécie encontra-se ameaçada de extinção, devido à destruição do seu habitat associada à exploração mineira e, potencialmente, à colheita ilegal de plantas para o lucrativo comércio internacional de orquídeas», lamenta o autor, acrescentando que, de forma a protegê-la da cobiça de colecionadores não foram divulgadas as coordenadas exatas dos locais onde ocorre na natureza.

Além disso, «para assegurar a sua conservação em jardins botânicos por todo o mundo e satisfazer a futura procura desta espécie em coleções particulares, iniciou-se já a produção de sementes para propagação da espécie em cultivo», conclui.

O artigo científico “A new orchid species expands Darwin's predicted pollination guild in Madagascar” pode ser consultado aqui.

*Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia